UNIDADE 4 África e Europa medieval
O que estudaremos na unidade
Na unidade três, você estudou os gregos e os romanos na Antiguidade e como esses povos exploraram o Mar Mediterrâneo, transformando-o em um espaço de trocas. Nesta unidade, você estudará a África, as transformações no continente europeu após a desintegração do Império Romano e como africanos, árabes e europeus constituíram novas fórmas de interação quando os desafios da travessia do Deserto do Saara foram superados, incrementando ainda mais as trocas culturais e comerciais na região do Mediterrâneo.
Sumário da unidade
Capítulo 10
A expansão do islã e os reinos africanos, 184
Capítulo 11
A Europa feudal, 203
Capítulo 12
Transformações na Europa medieval, 219
CAPÍTULO 10 A expansão do islã e os reinos africanos
O islamismo começou a ser praticado na Península Arábica, no século sete, e difundiu-se rapidamente pelo Oriente Médio, pelo norte da África, pela Ásia e pelo sul da Espanha.
Atualmente, os muçulmanos constituem o segundo grupo religioso mais numeroso do globo, com mais de 1,8um reais e oitenta centavos bilhão de pessoas, o que corresponde a mais de um quinto da população mundial. É a segunda religião mais praticada no mundo – o cristianismo é a primeira, com cêrca de 2,3dois reais e trinta centavos bilhões de adeptos.
A prática do comércio contribuiu para a difusão da religiosidade islâmica e da cultura árabe islâmica pelo mundo. Da invenção dos números indo-arábicos à manivela, da descoberta do álcool destilado à bebida feita com café, é fácil perceber a influência dessa cultura em nosso cotidiano.
- Você conhece alguém que professe a fé islâmica?
- O que você sabe sobre o islã?
- Você reconhece outros elementos da cultura árabe islâmica presentes no nosso dia a dia?
- Como o islã é mostrado na mídia?
A fundação do islamismo
A religião islâmica foi oficialmente fundada em 622, na Península Arábica, localizada no Oriente Médio. No início do século , as partes norte e central da península, ocupadas por grandes desertos, eram habitadas por grupos nômades ou seminômades conhecidos como sete beduínos. Eles criavam camelos, carneiros e cabras e participavam do comércio de caravanas. Organizavam-se em tribosglossário , que eram chefiadas por um líder chamado sheik, escolhido entre seus membros. Os integrantes das tribos estavam ligados uns aos outros por laços de parentesco e mantinham fortes vínculos de lealdade, defendendo-se mutuamente. Por causa da severidade das condições de sobrevivência em grande parte da península, onde o clima é extremamente árido, as tribos disputavam o contrôle sobre os oásisglossário , o que fazia com que estivessem constantemente em conflito.
Numa faixa de terra mais ao sul da Península Arábica conhecida como Arábia Feliz, o regime de chuvas mais favorável à agricultura permitiu o estabelecimento de assentamentos permanentes. Além disso, a posição estratégica entre os continentes asiático e africano e a proximidade com o Mar Vermelho e o Oceano Índico propiciavam a atividade comercial. Por isso, ali se desenvolveram cidades populosas e prósperas.
A Península Arábica (século sete)
Fonte: mantram róbert. Expansão muçulmana: séculos - sete onze. São Paulo: Pioneira, 1977. página 57.
Saiba mais
Árabes e muçulmanos
Os termos árabe e muçulmano têm sido erroneamente utilizados como sinônimos. Na Idade Média, a palavra árabe designava o povo semita originário da Península Arábica. Hoje, ela se refere ao habitante de um país falante da língua árabe. Muçulmano é o seguidor do islã. Portanto, nem todo árabe é muçulmano, assim como nem todo muçulmano é árabe. Aliás, o país com maior número de muçulmanos no mundo é a Indonésia, cuja população não é de origem árabe.
Meca: cidade sagrada
Localizada nas proximidades da grande feira de ôcás, a cidade de Meca servia como posto de abastecimento de água para as caravanas de comerciantes que cruzavam a região. Em razão do intenso movimento de mercadores na cidade, as tribos locais enriqueceram e se tornaram intermediárias nas transações comerciais entre povos da Europa, da África e da Ásia.
No século cinco, Meca transformou-se em um importante centro de peregrinação religiosa porque abrigava a Caaba (do termo de origem árabe caáb, que significa “cubo”), um grande santuário em fórma cúbica. Na Caaba ficava guardada a Pedra Negra, um meteorito sagrado, rodeada por imagens das principais divindades árabes. Na época, os árabes eram politeístas e cada tribo adorava um deus protetor. Assim, milhares de pessoas se dirigiam a Meca para venerar seus deuses e símbolos sagrados, o que contribuía para o fortalecimento da tribo dos coraixitas, a quem cabia a segurança da Pedra Negra e a manutenção da paz na cidade.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
- Por que a posição geográfica da Península Arábica favoreceu o desenvolvimento do comércio na região?
- Explique a importância de Meca segundo as perspectivas econômica e religiosa.
Maomé: o profeta do islã
Maomé (ou ), o fundador do islã, nasceu na cidade de Meca por volta de 570. Ele fazia parte da tribo dos coraixitas e desde jovem acompanhava as caravanas que partiam da Península Arábica. murrãmad
Maomé, seguindo as atividades comerciais do tio abú tálib, foi contratado para conduzir caravanas de uma rica viúva chamada radíja. No papel de mercador, estabeleceu contatos com tribos judias e cristãs que habitavam o Oriente Médio, sendo influenciado pelo monoteísmo. Aos 25 anos, casou-se com radíja e com ela teve quatro filhos. Aos 40 anos, Maomé desfrutava de uma posição social confortável: era um mercador bem-sucedido, pertencente à tribo mais poderosa de Meca.
Segundo a tradição, Maomé tinha o hábito de meditar em uma caverna no Monte íra, nas proximidades de Meca. Em 610, durante um desses momentos de reflexão, ele viveu uma experiência mística: segundo a tradição, o arcanjo Gabriel apareceu para o mercador e lhe revelou que Deus o havia escolhido para ser seu último profeta e pregar a fé em um Deus único.
A aparição do arcanjo Gabriel no Monte íra foi a primeira de muitas outras que se sucederiam durante 23 anos, até a morte do profeta, em 632. As revelações recebidas por Maomé deram origem ao Alcorão (ou Corão), o livro sagrado dos muçulmanos.
Alcorão, o livro sagrado do islã
A palavra Alcorão vem do árabe côrán e significa “leitura” ou “recitação”. Originalmente, os versos que o compõem eram memorizados e transmitidos pela oralidade. Só mais tarde os seguidores de Maomé os colocaram por escrito, reunindo-os em um só texto. Como os muçulmanos acreditam que os versos do Alcorão são as próprias palavras de Deus, eles devem ser reproduzidos exatamente como foram transmitidos por Maomé. Por isso, todos os muçulmanos, independentemente de seu idioma nativo, devem aprender o árabe para poder ler e recitar os textos corânicos.
No Alcorão estão definidos os pilares da fé islâmica e são oferecidas orientações referentes à família, ao casamento e às questões legais, éticas e sociais.
Além do Alcorão, os muçulmanos também se guiam pela Suna, texto que reúne leis islâmicas e feitos de Maomé. A Suna foi composta com base nos hadiths, que são os ditos e os atos do profeta, memorizados pelos seus seguidores mais próximos e transmitidos às gerações seguintes.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
3. O que é o Alcorão?
A Hégira e o início de um novo calendário
As pregações de Maomé foram mal recebidas pelos líderes coraixitas. Elas contrariavam as crenças politeístas tradicionais e colocavam em risco as peregrinações de fiéis a Meca, o que poderia causar a ruína dos negócios. Por esse motivo, os coraixitas perseguiram Maomé e seus seguidores, que migraram para a cidade de Iátrib, episódio conhecido como Hégira. Esse evento foi adotado para marcar o ano 1 do calendário muçulmano (622 da cronologia cristã) por sua importância para o islã.
A expansão do islã pela Península Arábica
Em Iátrib, Maomé aliou-se aos chefes tribais, converteu grande número de pessoas e organizou a primeira comunidade islâmica, a úma. Com isso, Iátrib passou a se chamar Medina, que significa “cidade do profeta”. Lá foi construída a Mesquitaglossário de côba, que hoje é um lugar de oração e um espaço comunitário no qual os fiéis se encontram e estudam o Alcorão.
Enquanto isso, em Meca, os conflitos entre islâmicos e os líderes da cidade continuavam. Em 630, Maomé reuniu cêrca de 3 mil guerreiros e entrou em Meca, ocupando-a quase sem resistência. A Caaba assumiu novo significado, sendo absorvida pela fé islâmica, e a cidade transformou-se em centro de peregrinação para os muçulmanos e local de difusão do islã. Quando Maomé morreu, em 632, a Península Arábica estava quase totalmente islamizada e unificada em torno de um grande Estado árabe.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
4. Por que os coraixitas combatiam as pregações de Maomé?
Os califados e a expansão do império
A morte de Maomé em 632 abriu um cenário de incertezas para os muçulmanos. O profeta não havia definido regras para a escolha de seu sucessor (califaglossário ). Uma parte dos muçulmanos, os xiitas, defendia a escolha do sucessor entre os parentes do profeta. Assim, o califa deveria ser ali êbnú abú tálib, primo e genro de Maomé. Para os xiitas, a única fonte de autoridade era o Alcorão. O outro grupo, o dos sunitas (aqueles que reconheciam também a Suna como fonte), defendia a escolha do sucessor mediante eleições. A disputa foi vencida pelos sunitas, e abú bácr, um dos mais antigos seguidores de Maomé, tornou-se o primeiro califa.
A expansão do islã para fóra da Península Arábica começou no segundo califado, com a conquista da Síria, do Egito, do Irã, do Iraque e da Palestina. Com o quinto califa, teve início a dinastia omíada (661-750), quando o califado se tornou hereditário e a capital do Império Muçulmano foi transferida de Meca para Damasco, na Síria. Nesse período, o islã cresceu no norte da África e chegou ao Afeganistão e à Península Ibérica.
Em 750, os abássidasglossário derrotaram os omíadas e estabeleceram um novo califado com séde em Bagdá, no atual Iraque. Com a nova dinastia, houve uma prolongada paz interna e um considerável desenvolvimento científico e cultural. Contudo, a enorme extensão do império trouxe muitas dificuldades. A formação de dinastias regionais enfraqueceu o poder dos abássidas e permitiu a invasão do território pelos turcos otomanos, que passaram a controlar a parte oriental do império.
Expansão do Império Islâmico
Fonte: dubí jórj. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 1987. página 196-197, 209.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
- Qual foi a importância política de Maomé para os povos árabes?
- Como ocorreu o processo de sucessão do profeta Maomé?
Cotidiano e costumes no islã
Diferentes sociedades e culturas atuais têm como religião o islamismo. Costumes e tradições unem muçulmanos de várias partes do mundo, sobretudo em questões alimentares. Há os alimentos e bebidas permitidos e os proibidos. Entre os proibidos estão a carne de porco, considerada impura, e as bebidas alcoólicas. Também não é permitido participar de jogos de azar.
Embora muitos traços culturais unam os adeptos do islamismo no mundo todo, é importante destacar o fato de que os costumes islâmicos foram adaptados à cultura e às condições de cada país.
Os cinco pilares
Os princípios do islã, conhecidos como os “cinco pilares”, constituem os deveres básicos do muçulmano. Conheça-os a seguir.
- Credo ( charráda): ao professar a fé no islã, o fiel deve reconhecer que não há outro Deus senão Alá e que seu profeta é Maomé. Esse é o primeiro ato para aquele que deseja se converter e fazer parte da comunidade islâmica ( úma).
- Oração ( sálaa): o fiel deve orar cinco vezes ao dia, sempre voltado para Meca. Toda sexta-feira, dia considerado sagrado, deve interromper suas atividades ao meio-dia para uma oração comum na mesquita.
- Caridade ( zacát): o religioso deve fazer caridade ou dar esmola aos necessitados. Hoje, nos países islâmicos, a zacát está embutida nos impostos recolhidos pelo Estado e equivale a 2,5% da renda anual do muçulmano.
- Jejum ( sáum): o Ramadã, nono mês do calendário muçulmano, é considerado sagrado, pois foi nesse mês que Maomé recebeu sua primeira revelação. Durante o Ramadã, os muçulmanos adultos em boas condições de saúde estão proibidos de comer, beber, fumar e manter relações sexuais do amanhecer até o anoitecer.
- Peregrinação ( rájj): todo fiel com condições físicas e financeiras deve peregrinar por Meca pelo menos uma vez na vida. Nessa visita à cidade sagrada, o muçulmano faz um exame de consciência e passa o dia rezando e pedindo perdão.
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jirrád
jirrád é um termo árabe que significa “empenho” ou “esforço”. Para o islã, esse empenho pode ser entendido como a missão de propagar a mensagem de Deus. Pode significar também a luta individual do muçulmano contra as tentações e as práticas politeístas. Em última instância, jirrád diz respeito ao sacrifício individual feito em nome da proteção da comunidade islâmica de agressores externos. Portanto, a jirrád não pode ser confundida com práticas violentas, pois o próprio Alcorão proíbe a conversão forçada. As demonstrações de violência e intolerância são consequências de uma interpretação radical da mensagem do Alcorão.
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Recapitulando
7. Que elementos da tradição islâmica unem os muçulmanos de diferentes partes do mundo?
A mulher no islã
Em alguns países islâmicos, a mulher muçulmana vive em posição subalterna, cercada por regras que limitam sua liberdade, como a proibição de estudar, trabalhar e usar roupas de sua preferência. Porém, de acordo com alguns estudiosos, essas regras que limitam os direitos da mulher contrariam as recomendações do profeta Maomé descritas no Alcorão. Para saber mais sobre o assunto, leia o texto a seguir.
“O Alcorão reticências dava às mulheres direitos legais de herança e divórcio; a maioria das [mulheres] ocidentais nada teve de comparável até o século dezenove. Maomé encorajava as mulheres a desempenhar um papel ativo nos assuntos da úma [comunidade islâmica], e elas manifestavam suas opiniões sem rodeios, confiantes em que seriam ouvidas.”
armstrông cáren. Uma história de Deus: quatro milênios de busca do judaísmo, cristianismo e islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. página 164-165.
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• De acordo com o texto, que tipo de tratamento era dado às mulheres segundo as determinações do Alcorão?
Os trajes da mulher muçulmana estão ligados à fórma pela qual cada comunidade islâmica interpreta os escritos sagrados. Grande parte das muçulmanas cobre apenas os cabelos e o pescoço com um lenço ou véu chamado ríjab. O tudún, uma peça fechada que cobre a cabeça, o pescoço e parte do tronco, é comum entre as muçulmanas da Malásia e da Indonésia. Já no Irã e na Arábia Saudita, recomenda-se o uso do xádor, traje que envolve a mulher da cabeça até os pés, com exceção do rosto. O ní-cab, por sua vez, é popular na Arábia Saudita, no Iêmen, no Omã e nos Emirados Árabes. Ele cobre todo o corpo, deixando apenas os olhos à vista. A burca, traje típico do Afeganistão e de algumas regiões do Paquistão, não permite nem que os olhos fiquem aparentes.
Refletindo sobre
A falta de conhecimento sobre o islã gera uma série de preconceitos. Você sabe o que é um comportamento preconceituoso? Como identificá-lo? Como esse tipo de comportamento produz efeitos negativos para a vida em sociedade? Como nos sentimos quando agem de maneira preconceituosa conosco? Debata com os ou as colegas.
Ciências no islã
Com a expansão do islã pelo Oriente Médio, pela Ásia Central, pelo norte da África e pela Península Ibérica, diversos povos entraram em contato com a cultura árabe. O resultado dessa expansão foi a formação de uma cultura diversificada, com elementos de várias origens. Por onde passou, a civilização árabe muçulmana deixou sua marca na arquitetura, na literatura, na língua, na culinária etcétera
Na matemática, abú mussá ál rauáruzmiô ( cêrca de 780-850) redigiu um tratado sobre os símbolos numéricos indianos, que conhecemos como indo-arábicos (de 0 a 9) – a palavra algarismo se originou de seu nome. No campo da medicina, destacou-se abú alí ál russã êbnú Sina, conhecido no Ocidente como Avicena ( cêrca de 980-1037). Em sua obra Cânone, ele descreveu diversos órgãos do corpo humano, assim como doenças e fórmas de tratamento. Avicena traduziu para a língua árabe obras de pensadores gregos, que assim puderam ser utilizadas como referência para estudos posteriores na Europa Ocidental.
Arquitetura: mesquitas e palácios
Na arquitetura, os muçulmanos destacaram-se na construção de mesquitas e palácios. A representação artística de Alá, de Maomé e de animais é proibida pelo islã. Por isso, a decoração é caracterizada pelo uso de arabescos, ornamento em que ocorre a repetição de fórmas geométricas, linhas e folhagens. Há também o uso de desenhos e de caligrafia, com inscrições estilizadas de trechos do Alcorão.
A presença nas construções de arcos, ovais ou em fórma de ferradura, é uma característica da arquitetura muçulmana. Outra é a do minarete, torre em que o álmuadí (o encarregado de chamar os muçulmanos para a oração) convoca os fiéis para a mesquita.
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As mil e uma noites
A obra As mil e uma noites narra a história do rei xariá, que, após ser traído por sua esposa, todos os dias escolhia uma jovem com quem passava a noite e, na manhã seguinte, ordenava a execução dela. xerazáde, ao ser escolhida por ele, elaborou um plano para não morrer: a cada noite, contava parte de uma história. Curioso, o rei poupou-lhe a vida por mil e uma noites. No fim, ela conseguiu que o rei desistisse de condená-la à morte.
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8. Cite dois campos da ciência islâmica que se destacaram na Idade Média.
O estudo da África
O continente africano abrigou – e ainda abriga – grande diversidade de povos e culturas. Como muitas sociedades africanas baseavam-se na cultura oral e não na escrita, os pesquisadores da história africana estudam documentos escritos por outros povos sobre as culturas africanas, vestígios arqueológicos encontrados no continente e relatos orais de comunidades tradicionais.
Fontes escritas importantes para o estudo da história africana são os relatos de viajantes árabes, como os de Ibn Battutaglossário e Ibn Khaldunglossário , que viveram no século catorze. Depois deles, outros viajantes, principalmente europeus interessados no comércio entre a Europa, as colônias da América e as sociedades africanas, produziram documentos sobre os povos africanos.
Muitas sociedades africanas baseiam-se na cultura oral, assim, as fontes orais são importantes fontes históricas sobre costumes, fórmas de governo, crenças e outras características dessas sociedades. As narrativas dos griôs têm importância fundamental no estudo dos povos da África.
O papel dos griôs
Os griôs são homens e mulheres contadores de histórias, que têm o compromisso de preservar a memória dos acontecimentos importantes para seu povo. Eles utilizam a música e a dança para contar histórias antigas ou relembrar os grandes feitos de personagens africanos.
No passado, os griôs também serviam como conselheiros de nobres e reis, revelando a eles os exemplos que deviam ser seguidos ou rejeitados. Por causa de sua importância social, os griôs eram poupados até pelos inimigos nas guerras, pois todos sabiam que eles guardavam conhecimentos essenciais.
Ainda hoje, vários povos africanos têm os griôs como guardiões de sua história.
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9. Cite algumas fontes disponíveis para o estudo da história do continente africano.
A expansão do islã pela África
A partir do século sete, os árabes muçulmanos construíram um enorme império, que se estendia pelo Oriente Médio e passava por todo o norte da África, chegando até a Península Ibérica, no sul da Europa. Na África, o início da expansão do islã ocorreu principalmente por meio da conquista militar. A primeira área islamizada foi a região norte do continente (retome o mapa da página 189). Em pouco tempo, tanto os povos que viviam ao norte do Deserto do Saara quanto os que habitavam o sul da Europa tornaram-se uma sólida parte do mundo islâmico.
Os árabes que penetraram na África a partir do século sete eram beduínos do Deserto da Arábia. Vivendo basicamente da criação de animais, muitos garantiam a subsistência assaltando as caravanas de comerciantes que cruzavam o deserto ou servindo como mercenários nos exércitos islâmicos.
Movidos por necessidades econômicas e pela promessa de um rico espólioglossário , esses grupos integraram as tropas dos califas. Nesse processo de expansão dos árabes em direção ao Mediterrâneo (norte da África e Península Ibérica), razões econômicas se misturaram à motivação religiosa de expandir o islã pelo mundo e ampliar a comunidade muçulmana.
Partindo de suas bases no Egito, os árabes conquistaram as tribos berberes do deserto. Povos predominantemente nômades, os berberes eram profundos conhecedores das rotas do comércio transaarianoglossário . Aos poucos, eles se converteram ao islã e, no século doze, já estavam islamizados.
Responda em seu caderno.
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10. Quem eram os árabes que se espalharam pelo continente africano? Quais eram as principais motivações desses grupos?
O comércio transaariano e a islamização da região do Sael
O domínio árabe no norte da África modificou as relações estabelecidas entre os povos ao norte e ao sul do Deserto do Saara. Graças à experiência comercial e à introdução do camelo e do dromedárioglossário no continente, caravanas passaram a cruzar o deserto com regularidade, dinamizando a interação entre a região do Sahelglossário , as cidades do norte da África e os portos do Mediterrâneo. Os produtos mais valiosos comercializados pelas rotas do Saara eram o ouro, a noz-de-colaglossário , o cobre e o sal. O comércio de seres humanos escravizados também ocupava lugar de destaque nas trocas comerciais encabeçadas pelos muçulmanos.
A expansão do comércio impulsionou o desenvolvimento de vários reinos na África Subsaarianaglossário . Os comerciantes foram os principais difusores do islã por toda essa região, que corresponde aos atuais Mali, Níger, Sudão, Chade, Burkina Fasso e Mauritânia, além do Saara Ocidental. Foi lá que se formaram os antigos impérios de Gana, Mali e sôngai.
Comércio transaariano (século catorze)
Fontes: nianê dibríl tamsír ( edição). História geral da África: África do século doze ao dezesseis. terceira edição São Paulo: Cortez; Brasília, Distrito Federal: unêsco, 2011. volume 4, página 173. (Coleção História geral da África); í bê gê É. Atlas geográfico escolar. quinta edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2009. página 58.
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11. Como o islã se difundiu no norte da África e na região do Sael?
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Transcrição do áudio
O comércio caravaneiro
[Locutor]: As viagens regulares das caravanas pelo deserto do Saara na África começaram há cerca de 2 mil anos. Com o tempo, os viajantes passaram a ser favorecidos pela unidade islâmica no norte da África, que proporcionava maior segurança no trajeto das caravanas. Até o final do século XIX, caravanas com centenas de camelos carregados de mercadorias percorriam o Saara.
Os principais produtos levados do norte do continente para o sul do deserto eram sal, tâmaras, passas, raízes, gado, cavalos e artefatos de metais. Do sul do Saara para o norte do continente, eram negociados especialmente ouro, noz-de-cola, resinas, gomas, couro, escravos e alimentos.
Do século XIII ao XVI, o sal era uma das mercadorias mais importantes e caras do comércio caravaneiro. Em algumas regiões subsaarianas, o sal tinha o mesmo valor do ouro. Até hoje, o sal retirado das minas de Taudeni é levado pelas caravanas para os mercados próximos a Timbuctu. Taudeni está a 800 quilômetros de distância de Timbuctu. Em média, uma caravana leva 40 dias para completar a viagem de ida e volta nesse trecho. As caravanas de sal viajam nas épocas de temperaturas mais baixas e tempo mais seco.
Os camelos são utilizados nas caravanas por serem resistentes às longas travessias no deserto. Eles podem ficar de 10 a 15 dias sem beber água. Além disso, conseguem carregar até 200 quilos de carga. No deserto, os condutores das caravanas se orientam observando as constelações, a direção do vento, a formação das dunas e a cor da areia. Para muitos povos nômades do Saara, as caravanas e os camelos são parte de sua cultura.
Leitura complementar
O camelo e o comércio no norte da África
O emprego do camelo como meio de transporte possibilitou aos mercadores atravessar o Saara, dinamizando o comércio e favorecendo o desenvolvimento das cidades portuárias caravaneiras.
“O carro de rodas, puxado a boi, asno ou cavalo, não pôde resistir, onde a encontrou, à competição do camelo. Este, nas regiões áridas e semiáridas, era mais resistente reticências à carência de água e de alimento. reticências Enquanto um carro de um par de bois reticências só podia vencer por jornada entre 12 e 15 quilômetros, uma cáfilaglossário alcançava trinta ou até mesmo 40 quilômetros. Cada carro tinha de ter condutor próprio; um só cameleiro era capaz de conduzir de três a seis dromedários. O carro exigia boas estradas; ao camelo elas eram indiferentes. O carreiro tinha de cuidar não apenas de seus animais, mas manter-se também constantemente atento ao estado do veículo, cujos eixos, rodas e varais com frequência se partiam. reticências.
A posse do dromedário alteraria completamente a vida dos berberes do deserto reticências. Deixava o Saara de ser uma espécie de terra de ninguém, para ver-se apossado pelas tribos nômades que conheciam os seus caminhos reticências e deles cuidavam, desde os litorais nortenhos às praias do Sael. O deserto tornava-se assim um mar interior, um mar de aridez que, graças ao dromedário, podia ser percorrido pelo homem. reticências
O camelo atravessava o deserto, mas não se adaptava ao clima da savana. Por isso, as mercadorias que trazia tinham de ser transferidas, no , para as costas dos bois e dos jumentos. E por isso, não podia o cameleiro ir trocar diretamente os seus bens Sael . A intermediação nas trocas transformaria as aldeias de alguns reticências régulosglossário em centros de comércio, riqueza e poder. Nos portos caravaneiros do , cobravam-se tributos de passagem e direitos alfandegários, prestavam-se serviços de descarga e recarga de animais, consertavam-se cabrestos, selas e odres, fabricavam-se artigos de couro e metal, armazenavam-se escravos e cereais para a exportação e recebia-se o sal, que era em parte consumido localmente, mas servia sobretudo como moeda de escambo com outros povos. Comprava-se e vendia-se. As manufaturas prosperavam, assim como todas as atividades ligadas à chegada, ao recebimento, à hospedagem e à partida das caravanas. Sael”
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. página 230-253.
Responda em seu caderno.
Questões
- Qual era a fórma mais vantajosa de se deslocar pelas regiões áridas e semiáridas? Explique.
- Qual é a relação entre a presença dos caravaneiros árabes no Saara e o desenvolvimento das aldeias africanas do Sael?
Os grandes reinos do Sael
No século quinze, havia no continente grandes reinos e impérios, com variadas fórmas de organização social, política e econômica.
Na parte ocidental da África, em que hoje se localizam Níger, Mali, Senegal, Mauritânia e Gana, desenvolveram-se os três maiores impérios da região (Gana, Mali e sôngai), que se beneficiaram do comércio estabelecido com o norte do continente.
Reinos e impérios do Sael (séculos dez a dezesseis)
Fontes: munãnga cabenguelê. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009. página 57-87; ; LOVETT, Robert parquer djéfri A. Atlas Verbo de história universal. Lisboa: Verbo, 1997. página 54-55; HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. página 34, 41.
O Reino de Gana
O primeiro grande reino da África Ocidental foi Gana, que floresceu a partir do século três e dominou a região até o século treze. A partir do século sete, o contato com os árabes expandiu o comércio pelo deserto, contribuindo para o engrandecimento do reino.
A maior fonte de riqueza de Gana era o ouro. O metal era trocado por sal, cobre, tecidos, joias e alimentos, como figos e tâmaras, vindos do norte da África, da Ásia e da Europa. Ele também era utilizado no pagamento de tributos cobrados sobre os produtos que cruzavam o reino. A prosperidade econômica do Reino de Gana também era resultado da agricultura, da criação de animais, do curtumeglossário , da serralheria e do contrôle do transporte pelos rios Níger, Gâmbia e Senegal e das praças mercantis do . Sael
A partir do século nove, os governantes ganenses permitiram que mercadores, intelectuais e líderes religiosos islâmicos, chamados marabutos, se instalassem na capital, formando uma vila muçulmana. Esse contato deu início à penetração do islã no Reino de Gana. Muitos letrados, funcionários da côrte e assessores do rei se converteram ao islamismo. Entretanto, as camadas populares e o próprio rei (chamado gana, “rei guerreiro”) permaneceram fiéis às crenças tradicionais.
A partir do século onze, várias batalhas contra berberes islamizados vindos do deserto enfraqueceram o Reino de Gana, que se fragmentou em pequenos grupos tribais, os quais foram conquistados pelo Reino do Mali no século treze.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
12. Que produto abundante em Gana possibilitou sua riqueza e poder?
O Império do Mali
O Reino do Mali desenvolveu-se entre os séculos treze e dezesseis. Era habitado por vários grupos étnicos, predominando os mandingas. No Mali, a conversão ao islã foi mais completa do que em Gana. Os próprios governantes adotaram a crença islâmica, interessados em comercializar com os muçulmanos e em aumentar seu poder. Graças às alianças estabelecidas com os comerciantes muçulmanos, o governo do Mali formou um grande império na região do Sael.
A cultura islâmica passou a ser oficialmente divulgada nas escolas, formando quadros para assumir a administração pública. A cidade de Timbuctu tornou-se um dos maiores centros culturais da África e do mundo árabe. Suas bibliotecas, escolas e a Universidade de sancore atraíam intelectuais e artistas de todo o continente.
Dijenê foi outra cidade muçulmana importante do Império do Mali. Próspero entreposto comercial, a cidade abrigou muitas mesquitas e madrasasglossário . A mesquita mais conhecida é a Grande Mesquita de , declarada patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( Dijenê) em 1988. unêsco
História em construção
O islã entre os malineses
Após visitar o Mali no século catorze, êbnú batiúta relatou a prática do islã entre os malineses.
“[Num dia de festa na côrte do Mali] apresentam-se os poetas, os jula reticências. Cada um deles cobre-se com uma vestimenta feita de penas, a imitar uma ave reticências. Sobre essa roupagem fixa-se uma cabeça de madeira com um bico vermelho reticências. Põem-se diante do rei reticências e recitam os seus poemas. Explicaram-me que esses poemas são uma espécie de exortação ao rei. Dizem-lhe: ‘Nesta plataforma ou bandi em que estás sentado, sentou-se o rei fulano, cujas façanhas foram tais e tais; faz, portanto, o bem para que sejas lembrado pela posteridade’. reticências Informaram-me que este é um costume antigo, de antes da conversão ao islamismo, e que persiste entre eles.”
BATTUTA, Êbnú. Virtudes e defeitos da gente do Mali. In: SILVA, Alberto da Costa e. Imagens da África. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2012. página 51.
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Questões
- Segundo êbnú batiúta, quem eram os jula? Que papel social desempenhavam entre os malineses?
- Na África Subsaariana, o islã foi pouco a pouco adaptado às crenças tradicionais. Houve coexistência entre as religiões africanas e o islamismo. O relato de êbnú batiúta confirma ou nega essa afirmação? Justifique sua resposta.
O Império sôngai
No início do século quinze, formou-se no Sael o Império sôngai, última grande civilização da África Subsaariana anterior à chegada dos europeus. suní alí ber foi o grande imperador da primeira dinastia sôngai, tendo governado de 1464 a 1492. Nesse período, o império foi estendido para toda a região do Rio Níger, a economia desenvolveu-se e a administração interna foi reorganizada. Após sua morte, uma dinastia muçulmana assumiu o poder, transformando o sôngai em um Estado islâmico, governado segundo as leis do Alcorão. O poder foi centralizado na figura de seu dirigente, chamado ásquia. Suas três principais cidades – Gao, Dijenê e Timbuctu –, que tinham pertencido ao Império do Mali, tornaram-se grandes centros comerciais e culturais islâmicos.
No século dezesseis, a invasão de Timbuctu pelos marroquinos e as lutas internas entre os imperadores e a nobreza contribuíram para o fim do império. Mesquitas, escolas e bibliotecas foram derrubadas, os órgãos do Estado se desorganizaram e as crenças tradicionais voltaram a florescer. A economia urbana ficou arruinada, obrigando grande parte dos habitantes a retornar à atividade agropastoril. Tudo isso facilitou o estabelecimento dos portugueses na costa do Senegal e na região da Costa do Ouro, entre os séculos quinze e dezesseis.
Saiba mais
A cultura islâmica na África
Na África, os muçulmanos investiram parte dos lucros do comércio na criação de bibliotecas, escolas e universidades. Na cidade de Timbuctu, por exemplo, havia cêrca de 120 escolas islâmicas, frequentadas por milhares de alunos africanos e asiáticos. Na Universidade de sancore, que chegou ao auge durante o domínio sôngai, aprendia-se árabe, direito, gramática, retórica, lógica, matemática, história e geografia.
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• Compare essa mesquita africana com a que você observou na página 192. O que você nota a respeito desse tipo de construção religiosa?
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Recapitulando
13. Cite duas razões que contribuíram para o fim do Império sôngai.
A escravidão na África
Assim como em diversas sociedades da Antiguidade (Mesopotâmia, Grécia e Roma), a escravidão no continente africano foi bastante comum. Embora o emprego dessa mão de obra pudesse variar entre as diversas sociedades africanas, o escravizado era quase sempre o “outro”, encarado como um inimigo ou um estrangeiro, e não como um semelhante.
No continente africano, os prisioneiros de guerra formavam a maior população de escravizados. Havia também outros motivos que levavam à perda da liberdade e da condição de membro de uma sociedade: a condenação por crimes e a impossibilidade de quitar dívidas, por exemplo. Em poucos casos, os escravizados eram bem tratados, pois, no geral, o uso da violência era a regra que garantia a manutenção da escravidão.
Era comum a utilização dos escravizados em tarefas domésticas, em trabalhos de cultivo agrícola, de cuidado com o gado, de pesca e de caça.
No sistema escravista, cada família possuía poucos escravizados e a posse deles estava ligada a prestígio social e poder econômico.
A escravidão pós-expansão islâmica
A partir do final do século , com a progressiva ocupação muçulmana do norte do continente africano, a prática da escravidão foi sistematizada e transformada em atividade comercial de grande escala. Com o desenvolvimento de grandes reinos como os de Gana, Mali e sete , os escravizados passaram a realizar a agricultura em maiores extensões de terra, e o produto do trabalho deles alimentava os membros da sôngai côrte e do exército. Parte da produção de alguns vegetais, como o milhete (variedade de milho) no Mali, era vendida para localidades fóra dos reinos.
Além disso, vários reinos africanos passaram a promover guerras com o propósito de aprisionar pessoas para vendê-las como escravizados dentro e fóra do continente africano. O comércio de africanos escravizados abasteceu entrepostos comerciais no Mar Mediterrâneo e no Oriente Médio, além de mercados chineses e indianos, por exemplo.
Embora as fontes documentais sejam escassas, estima-se que os muçulmanos movimentaram o comércio de mais de 5 milhões de africanos escravizados entre os anos 650 e 1600.
Conexão
Sundiata, o leão do Mali: uma lenda africana
uíl áisner. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
uíl áisner reconta em quadrinhos as aventuras de Sundiata Keita, imperador do Mali durante o século catorze: sua infância, os anos de exílio e a reconquista do trono malinês contra o poderoso Sumanguru, o rei de Sasso.
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Recapitulando
14. Aponte uma diferença entre a escravização na África antes da expansão islâmica e a ocorrida depois dela.
Atividades
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Aprofundando
- Sobre a Península Arábica, responda às questões a seguir.
- O que diferenciava a “Arábia Feliz” das partes norte e central da península?
- Quem eram os beduínos? Como eles viviam?
- Por que nem todo árabe é muçulmano, assim como nem todo muçulmano é árabe?
- Identifique a afirmação incorreta. Depois, corrija-a em seu caderno.
- A cidade de Meca se tornou um importante centro de peregrinação somente após a conversão dos árabes ao islamismo.
- Embora o islã tenha surgido na Península Arábica, a cultura islâmica está presente em outros continentes, como o europeu e o africano.
- Desenvolver meios para cruzar o Deserto do Saara foi fundamental para estabelecer o comércio entre o norte da África e a região do Sael.
- A penetração muçulmana na África começou com as conquistas militares no norte do continente. Em seguida, os muçulmanos estenderam sua influência para a região do Sael por meio do comércio e da conversão dos nativos ao islã.
- No século sete, os povos árabes beduínos, motivados por interesses e vantagens econômicas, vincularam-se aos califas e passaram a trabalhar na expansão do islã e da comunidade islâmica na África.
- Sobre a África Subsaariana, identifique quais afirmações se referem ao Reino de Gana, quais se referem ao Império do Mali e quais se referem ao Império sôngai.
- Invasões marroquinas e lutas internas contribuíram para seu fim.
- Transformou a cidade de Timbuctu em um grande centro cultural.
- Considerado o primeiro grande reino do Sael africano islamizado.
- Transformou-se em um Estado islâmico, governado segundo as leis do Corão.
- Reino localizado entre os atuais Mali e Mauritânia, ficou conhecido como “Terra do Ouro”.
- A islamização de seu povo se aprofundou, pois os próprios governantes se converteram ao islã.
- Enfraqueceu-se em razão de batalhas contra berberes islamizados. Foi conquistado no século treze.
- Última grande civilização da África Subsaariana anterior à chegada dos europeus.
- Leia o texto a seguir sobre a escravidão nas sociedades africanas para responder às questões.
“Ao ampliar o número dos dependentes do chefe de família, o escravo incrementava-lhe a riqueza e lhe fortalecia o poder. reticências. Podia ser estimulado a ter filhos, que pertenciam ao senhor, quer fossem de casais cativos, quer, em certas sociedades, de um homem livre com uma jovem escrava. Em outras, a criança acompanhava a condição do pai. Na maior parte dos casos, os escravos nascidos na casa do amo não podiam ser vendidos e recebiam tratamento mais brando. Seus descendentes iam, de geração em geração, perdendo a condição servil e sendo paulatinamente assimilados à linhagem do dono. reticências Acresce que o processo de absorção, em boa parte das sociedades africanas, não era completo. Mesmo depois de incorporados à linhagem do amo, os descendentes de escravos continuavam, em muitas comunidades, a ser estigmatizados como tais.”
SILVA, Alberto da Costa e. A manilha e o libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. página 82-83.
- Segundo o texto, qual era a função do escravizado na sociedade africana?
- Na África, a escravidão era hereditária?
- Construa no caderno uma linha do tempo situando os principais acontecimentos relacionados à história do islã e a outros assuntos estudados até agora.
- Hégira.
- Morte de Maomé.
- Tomada de Meca.
- Nascimento de Maomé.
- Primeira revelação do anjo Gabriel.
- Queda do Império Romano do Ocidente.
- Inauguração da Grande Mesquita de abú dábi.
- Oficialização do cristianismo como religião do Império Romano.
Versão adaptada acessível
- A seguir estão listados os principais acontecimentos relacionados à história do islã e a outros assuntos estudados até agora.
- Hégira.
- Morte de Maomé.
- Tomada de Meca.
- Nascimento de Maomé.
- Primeira revelação do anjo Gabriel.
- Queda do Império Romano do Ocidente.
- Inauguração da Grande Mesquita de Abu Dhabi.
- Oficialização do cristianismo como religião do Império Romano.
Com base nesses eventos, construa uma linha do tempo tátil. Para isso, selecione materiais de diferentes texturas e elabore uma linha horizontal com um material mais espesso, como papelão ou emborrachado. Em seguida, divida essa linha em oito espaços, utilizando materiais mais finos, como palitos ou pedaços de barbante. Cada um dos acontecimentos vinculados à história do islã e dos outros assuntos estudados devem ser relacionados aos anos correspondentes. Após demarcar os intervalos na linha do tempo para contemplar os eventos, escreva as datas de cada um deles. Por fim, compartilhe a sua produção com os colegas.
Aluno cidadão
- Desde o século passado, ataques terroristas praticados por grupos radicais islâmicos levaram à associação entre islamismo e violência. Mesmo que os responsáveis por tais ataques representem uma minoria entre os muçulmanos, o impacto causado por essas ações produziu rejeição à comunidade islâmica.
- Reúnam-se em grupo para fazer uma pesquisa em jornais e sites sobre como a comunidade islâmica reage às ações desses grupos terroristas.
- Sob a coordenação do seu professor, debatam: A ação desses grupos minoritários justifica afirmar que o islamismo é uma religião intolerante?
Conversando com língua portuguesa
7. Leia a seguir o relato de um griô ao historiador Dibríl Nianê.
“Sou griô. Meu nome é djeli mamádu cuiatê, filho de bintu cuiatê e de djeli quediã cuiatê, mestre na arte de falar. reticências A arte da palavra não apresenta qualquer segredo para nós; sem nós, os nomes dos reis cairiam no esquecimento; nós somos a memória dos homens; através da palavra, damos vida aos fatos e façanhas dos reis perante as novas gerações.
Recebi minha ciência de meu pai djeli quediã, que a recebeu igualmente de seu pai; a história não tem mistério algum para nós reticências.”
nianê dibríl tamsír. Sundjata ou a epopeia mandinga. São Paulo: Ática, 1982. página 11.
- Qual é a importância dos griôs para a história e a cultura dos mandingas?
- Segundo o relato, como mamádu cuiatê se tornou um griô? Indique a importância da cultura oral nesse processo.
Mão na massa
8. As máscaras estão presentes em muitas sociedades africanas. Elas são usadas em cerimônias e rituais e, segundo as crenças africanas, permitem que o corpo do mascarado seja momentaneamente habitado pelo espírito dos ancestrais ou de uma divindade. As máscaras africanas costumam ser feitas de madeira – pois às árvores são atribuídos poderes mágicos e espirituais – e também de cobre, ouro ou moldadas em cerâmica. Algumas são coloridas. Observe a máscara africana apresentada a seguir e inspire-se nela para criar uma máscara. Você pode usar papéis coloridos, papel machê ou argila. Ao criar sua máscara, pense em um significado para ela.
Glossário
- Tribo
- : grupo social autônomo com origem comum, que ocupa o mesmo território, tem laços de parentesco e apresenta certas características semelhantes, como a língua e os costumes.
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- Oásis
- : área fértil com presença de lagos naturais em meio ao deserto.
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- Mesquita
- : do árabe méxi, significa “lugar de prosternação”, no qual o fiel deve se curvar em sinal de respeito.
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- Califa
- : sucessor do profeta Maomé, na qualidade de guia ou líder temporal e espiritual da comunidade islâmica.
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- Abássidas
- : descendentes de Abas ibne Abedal Mutalibe, tio de Maomé, não aceitavam a legitimidade da dinastia omíada e se consideravam os verdadeiros herdeiros do profeta.
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- : explorador e viajante marroquino que viveu no século catorze. Ele percorreu regiões que correspondem a cêrca de 44 países da atualidade, passando pela África, pelo Oriente Médio e pela Ásia Central.
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- : intelectual muçulmano nascido em Túnis, em 1332, que estudou diversas áreas do conhecimento, como história e astronomia.
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- Espólio
- : conjunto de riquezas tomadas do inimigo pelo vencedor em uma guerra.
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- Transaariano
- : que cruza o Deserto do Saara.
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- Dromedário
- : animal da família do camelo. Tem apenas uma corcova, enquanto o camelo apresenta duas corcovas.
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- : zona fronteiriça ao sul do Deserto do Saara.
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- Noz-de-cola
- : semente de planta utilizada como estimulante e revigorante.
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- África Subsaariana
- : região da África situada ao sul do Deserto do Saara.
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- Cáfila
- : caravana de mercadores transportada por camelos.
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- Régulo
- : chefe de pequeno Estado africano.
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- Curtume
- : local onde se processa o curtimento do couro; atividade de mergulhar o couro em líquido para deixá-lo mais flexível.
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- Madrasa
- : instituição de ensino de estudos islâmicos.
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