CAPÍTULO 11 A Europa feudal
“Pouca gente se dá conta, mas muitos hábitos, conceitos e objetos tão presentes no nosso dia a dia, inclusive o próprio idioma que falamos, vêm daquela época [Idade Média]. reticências Ao tratarmos da história do Brasil, por exemplo, a tendência é começar no dia 22 de abril de 1500, quando Pedro Álvares Cabral e os tripulantes de sua esquadra ‘descobriram’ nossa terra. Mas aqueles homens não traziam atrás de si, dentro de si, toda uma história? Não trouxeram para cá amplo conjunto de instituições, comportamentos e sentimentos? Aquilo que é até hoje o Brasil não tem boa parte da sua identidade definida pela longa história anterior de seus ‘descobridores’? Dizendo de outro modo, nossas raízes são medievais, percebamos ou não esse fato.”
FRANCO JÚNIOR, Hilário. Somos todos da Idade Média. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ano 3, número 30, página 58, março 2008.
O que vem à sua mente quando você ouve a expressão Idade Média? Provavelmente, castelos, guerras, cavaleiros armados, bruxas, magos reticências
Esse período da história inspira a criação de filmes, séries televisivas, livros e jogos de videogame, que nos fazem imaginar como seria a vida dos homens e das mulheres daquele tempo.
Além disso, muitos aspectos culturais, saberes e técnicas desenvolvidos na Idade Média estão presentes em nosso dia a dia. Os botões, os livros, a calça, o uso da colher e do garfo, os óculos e as universidades, por exemplo, são originários dessa época.
- Você conhece algum filme, livro, série e/ou jogo de videogame que tenha como tema a Idade Média? Se a resposta for positiva, quais?
- O que o historiador Hilário Franco Júnior quis dizer com a frase “nossas raízes são medievais”?
A transição para a Idade Média
Historiadores europeus adotaram a data da queda do Império Romano do Ocidente, em 476, como marco inicial da Idade Média. Entretanto, o processo que levou ao colapso do império começou muito antes.
Como você estudou no capítulo 9, por volta do século três, o Império Romano começou a enfrentar uma grave crise. As despesas para vigiar as fronteiras e impedir as invasões germânicas eram enormes. Para repor o que era gasto, o governo aumentou os impostos. Ao mesmo tempo, deixou de conquistar novos territórios, provocando a redução da mão de obra escravizada, o que levou à queda na produção, ao aumento dos preços dos alimentos e ao surgimento de diversas revoltas.
Com as sucessivas invasões germânicas, as estradas romanas foram arrasadas, e as cidades, saqueadas. O comércio decaiu e a fome agravou-se. Muitas pessoas fugiram para o campo, iniciando um processo de ruralização da sociedade europeia.
Entre os séculos cinco e dez, ocorreu a fixação dos povos germânicos nas antigas terras do império e a formação do feudalismo. Essa época ficou conhecida como Alta Idade Média. Do século onze ao século quinze, o feudalismo consolidou-se, expandiu-se e entrou em crise. Nesse período, conhecido por Baixa Idade Média, teve início a formação dos Estados europeus modernos.
História em construção
O termo Idade Média
O termo Idade Média foi usado pela primeira vez por Petrarca, no século catorze. Ele e outros pensadores dessa época estudavam o latim e buscavam encontrá-lo em sua fórma “pura” na Antiguidade Clássica, a partir de quando teria começado a ser “corrompido” pela influência das línguas bárbaras. A desvalorização do período histórico que se seguiu à queda do Império Romano fez com que ele fosse associado ao fanatismo religioso, à ignorância e à violência. A Idade Média teria sido, para aqueles intelectuais, um “período de trevas”, um intervalo obscuro entre a Antiguidade Clássica e a época em que viviam. Hoje, reconhecemos que a Idade Média europeia foi uma época de importantes realizações artísticas e culturais. Durante esse período, houve diversas inovações técnicas, foram fundadas as primeiras universidades e foi instituído o primeiro Parlamento. Essas e outras realizações lançaram algumas das bases do mundo ocidental moderno.
Responda em seu caderno.
Questões
- Por que o termo Idade Média pode ser considerado inapropriado para identificar o período histórico entre a Idade Antiga e a Idade Moderna?
- Que relação pode ser estabelecida entre o questionamento do personagem da tirinha e a origem da expressão Idade Média?
Os povos germânicos
No início da era cristã, os germanos, ou germânicos, já estavam estabelecidos ao norte das terras romanas, sobretudo onde hoje se situam Alemanha, França, Bélgica e Holanda. Entre esses povos, estavam os visigodos, os anglos, os saxões, os hérulos e os francos. Eles se organizavam em tribos (grupos de famílias ligadas por laços de parentesco e de dependência pessoal), adoravam vários deuses e não conheciam a escrita. As terras que ocupavam pertenciam à comunidade e eram divididas periodicamente entre as famílias para o cultivo.
Os povos germânicos tinham forte tradição guerreira. Durante as guerras, os chefes das famílias, reunidos em assembleias, escolhiam um líder para comandar as batalhas. O líder militar mantinha com seus guerreiros estreitos laços de lealdade e companheirismo com base em um juramento de fidelidade e de obrigações recíprocas. Os vínculos que uniam as duas partes formavam uma instituição conhecida como comitatus.
As guerras desempenhavam um papel muito importante na vida dos povos germânicos. Por meio delas, garantiam-se terras para a agricultura e a criação de animais. Garantiam-se ainda o aumento da riqueza e do poder dos líderes e o fortalecimento dos laços entre os membros das tribos.
Os povos germânicos (séculos cinco e seis)
Fonte: ; vidal naquet piérre bertã jac. Atlas histórico: da Pré-história aos nossos dias. Lisboa: Círculo de Leitores, 1990. página 85.
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- Quais povos germânicos você identifica no mapa?
- Em que parte do Império Romano os povos germânicos se estabeleceram?
- Após a incursão dos povos germânicos no Império Romano, este manteve a unidade? Explique.
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Recapitulando
- Qual era a fórma de organização das sociedades germânicas?
- Qual era a importância da guerra para os povos germânicos?
Do Reino Franco ao Império Carolíngio
Após a queda de Roma, os povos germânicos estabeleceram-se nas regiões que hoje correspondem a Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Itália, nas quais fundaram importantes reinos. No século cinco, por exemplo, os francos ocuparam a Gália, região que hoje corresponde à França. Por volta de 495, o rei franco Clóvis, pertencente à dinastia Merovíngia, converteu-se ao cristianismo. Com o apoio da Igreja, ele uniu as tribos francas e submeteu-as a seu poder. Formou-se, assim, o Reino Franco.
Com a conversão de tribos e chefes guerreiros germânicos ao cristianismo, a Igreja adquiriu considerável poder espiritual e material. Seus dirigentes a consideravam a legítima herdeira do Império Romano, já que sua séde se localizava na cidade de Roma. Após a conversão do rei Clóvis, a Igreja selou uma forte aliança com os francos. Com isso, ela ajudava o rei franco a administrar seus domínios e legitimava seu poder, enquanto ele se comprometia a defendê-la e a apoiar a cristianização dos francos.
Entretanto, os sucessores de Clóvis envolveram-se em conflitos pelo poder, enfraquecendo a realeza. Dessa fórma, a dinastia Merovíngia transferiu as funções reais mais importantes aos grandes senhores de confiança, conhecidos como “mordomos” ou “prefeitos” do palácio.
Um desses “mordomos” era Carlos Martel. Sob seu comando, em 732, na Batalha de Poitiers, os francos enfrentaram e venceram os muçulmanos, que haviam ocupado a Península Ibérica e avançavam em direção ao Reino Franco. Após a morte de Carlos Martel, seu filho, Pepino, o Breve, foi aclamado rei dos francos, dando início à dinastia Carolíngia.
Carlos Magno, filho e sucessor de Pepino, o Breve, reforçou a aliança com a Igreja e ampliou seus domínios em direção ao leste. Sob seu governo, o Reino Franco passou por uma fase de grande prosperidade. Além de conquistar novos territórios, Carlos Magno combateu os muçulmanos na fronteira com a Península Ibérica. Foi graças a essa política de defesa da cristandade contra o islã que Carlos Magno recebeu do papa a coroa e o título de “Imperador dos Romanos”, na noite de Natal do ano 800.
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• Nas mãos do imperador há dois símbolos de poder. Que símbolos são esses? O que eles representam?
Saiba mais
A Canção de Rolando
A luta da cristandade contra os muçulmanos inspirou A Canção de Rolando, poema épico popular escrito no século doze, em que os personagens são mais lendários que históricos. Rolando, sobrinho de Carlos Magno e valente guerreiro, integrava os Doze Pares de França, grupo que atuava como guarda pessoal de Carlos Magno. A canção ajudou a imortalizar o imperador carolíngio como defensor da cristandade.
A organização do Império Carolíngio
Para fortalecer seu poder, Carlos Magno concedeu benefícios a seus fiéis seguidores, estabelecendo com eles laços de vassalagem. Essa era uma relação de dependência pessoal que unia o suserano, no caso o imperador, ao vassalo. Os vassalos comprometiam-se a prestar serviço militar e outras obrigações ao suserano. Em troca, recebiam proteção e terras, ou benefícios, como o direito de cobrar taxas.
Carlos Magno dividiu o império em condados, marcas e ducados, que deviam ser administrados, respectivamente, por condes, marqueses e duques, escolhidos diretamente por ele. Esses representantes do poder imperial eram responsáveis pelo recolhimento de impostos e pelo comando dos exércitos locais.
Além desses servidores, o imperador carolíngio contava com funcionários especiais, os missi dominiti (“enviados do senhor”), que visitavam os domínios e faziam relatórios sobre eles.
O Império Carolíngio (séculos - oito nove
Fonte: dubí jórj. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003. página 36.
Renascimento Carolíngio
No século nove, a maioria dos europeus, mesmo os que pertenciam à nobrezaglossário , não sabiam ler nem escrever. O próprio Carlos Magno só foi alfabetizado depois de adulto e, segundo alguns, aprendeu somente a ler. Por julgar importante a conservação de obras da Antiguidade e a difusão da cultura, o imperador tomou medidas que ficaram conhecidas como Renascimento Carolíngio.
Para preparar melhor os servidores imperiais, Carlos Magno fundou em seus palácios as escolas palatinas. Nelas, os filhos dos nobres estudavam com mongesglossário , preparando-se para administrar domínios e servir ao imperador. Entretanto, a maioria da população permanecia analfabeta.
Nos mosteiros, Carlos Magno incentivou o trabalho de monges copistas, especializados em copiar livros inteiros à mão, já que a imprensa ainda não existia. Obras de pensadores latinos, como Cícero, Virgílio e Tácito, só chegaram a nossos dias graças ao trabalho desses monges.
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Recapitulando
- Qual foi a importância política da conversão do rei franco Clóvis ao cristianismo?
- Explique a relação entre suserano e vassalos no Império Carolíngio.
- Justifique esta afirmação: “O Renascimento Carolíngio promoveu um grande desenvolvimento cultural”.
A fragmentação do Império Carolíngio
O exercício do poder imperial dependia da fidelidade de muitos senhores. Enquanto Carlos Magno era imperador, os nobres não questionaram seu poder pessoal e permaneceram fiéis. Entretanto, após sua morte, seus herdeiros tiveram dificuldade para exercer o poder, o que era agravado pelas constantes disputas entre eles.
Carlos Magno morreu em 814, e seu filho, Luís primeiro, o Piedoso, assumiu o trono. Mesmo não tendo a fôrça política do pai, Luís conseguiu manter a unidade do império. Após sua morte, contudo, as disputas entre os herdeiros evoluíram para uma guerra civil, que só terminou com a assinatura, em 843, do Tratado de Verdun. O tratado dividiu o Império Carolíngio em três grandes regiões: Carlos, o Calvo, ficou com a França ocidental, Lotário recebeu a Lotaríngia, região central do império, e Luís, o Germânico, ficou com a França oriental.
Para agravar as dificuldades, a partir do século nove os ataques de árabes, húngaros e vikingsglossário aumentaram a insegurança da população. Muitos recorreram à proteção militar dos senhores locais, refugiando-se em seus domínios. O medo desses ataques levou à edificação de muitos castelos e fortalezas, protegidos por muralhas e fossos, nos quais viviam guerreiros bem treinados.
A fragmentação política e territorial, a afirmação da Igreja Católica e a síntese de tradições romanas e germânicas forneceram as condições para a formação de um novo sistema político, econômico e social: o feudalismo.
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Recapitulando
6. Que fatores contribuíram para o declínio do Império Carolíngio?
A formação do feudalismo
O sistema de suserania-vassalagem sobreviveu à desintegração do Império Carolíngio. A aliança firmada entre o suserano e o vassalo, ambos integrantes da nobreza, se estabelecia em uma cerimônia conhecida como homenagem. Nela, o vassalo, que recebia o benefício, jurava fidelidade ao suserano, que fazia a doação. O benefício poderia ser em fórma de cavalos, armas, joias, direito de cobrar taxas e, principalmente, terras. A partir do século onze, o benefício passou a se chamar feudo, que significa “bem doado em troca de algo”; daí a origem do termo feudalismo.
Em troca do feudo, o vassalo aconselhava seu suserano sobre diversos assuntos e lhe prestava auxílio econômico e militar. Os vassalos que recebiam os feudos se tornavam senhores feudais. Com o tempo, nobres que eram vassalos do rei passaram a doar benefícios a outros aristocratas, tornando-se seus suseranos.
Os senhores dos feudos territoriais passaram a exercer funções que até aquele momento cabiam ao rei: em seus domínios, impunham taxas e obrigações aos camponeses, elaboravam leis, julgavam os crimes, cunhavam moedas e mobilizavam exércitos para defender seus territórios. Assim, o poder político, antes centralizado nas mãos do rei, ficou fragmentado em vários feudos.
Em caso de falecimento do suserano ou do vassalo, o juramento de fidelidade era renovado entre os primogênitos do sexo masculino das famílias envolvidas. Caso não houvesse descendentes do sexo masculino, o benefício retornava ao suserano. Se a mulher de um vassalo ficasse viúva, o suserano escolhia um marido para ela e o tornava tutor dos bens da família.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
7. Explique o que era a cerimônia de homenagem, citando os deveres e os direitos de suseranos e vassalos.
A organização do feudo
Na Idade Média, a terra era a riqueza mais importante, e a agricultura, a atividade econômica que garantia o sustento dos aristocratas, dos membros do clero, dos camponeses e dos moradores das cidades. A unidade agrícola senhorial chamava-se senhorio. Nela, viviam o senhor e sua família, nobres protegidos pelo senhor, servos, vilõesglossário e, às vezes, escravizados.
No senhorio, eram produzidos cereais, leguminosas, queijo, manteiga, vinho, utensílios domésticos, tecidos e outros artigos necessários à subsistência dos moradores. Como o comércio reduziu-se muito no período, muitos senhorios eram autossuficientes.
Cada senhorio era dividido em partes (mansos).
- Manso senhorial. Parte do senhorio reservada à exploração exclusiva do senhor. Nela, camponeses em situação servil trabalhavam gratuitamente no cultivo de alimentos.
- Manso servil. Terra destinada aos camponeses. Nessa área, os camponeses podiam cultivar alimentos para a própria sobrevivência, mas deviam pagar taxas ao senhor pelo uso da terra e pela proteção.
- Terras comunais. Pastos, bosques e terrenos baldios utilizados pelos senhores e pelos camponeses. Serviam para pastagem de animais, coleta de mel e frutos e extração de madeira. A caça nas florestas, no entanto, era exclusiva dos senhores.
O castelo era o centro da vida do senhorio. Nele, residiam o senhor, sua família e dependentes, como nobres e cavaleiros. Era uma construção fortificada com muralhas e torres, na qual também viviam guerreiros encarregados de defender o senhorio de invasões.
Representação de um senhorio medieval
Fonte: ; luí alã pomiê môrrice. Les châteaux forts. Paris: Hachette, 2000. página 18-19.
Uma sociedade de ordens
Como era a organização social na Europa feudal? De acordo com um texto do bispo Adalberón de Laon, escrito no século onze, a sociedade estava dividida em três ordens, ou seja, em três grupos sociais com diferentes funções, estabelecidas pela vontade de Deus.
Havia os integrantes do clero, que, por meio de suas orações, seriam responsáveis pela salvação dos homens. Os aristocratas ou senhores, por sua vez, deveriam proteger a população com armas. Já os trabalhadores eram encarregados de garantir o sustento de toda a sociedade.
É importante frisar que essa estrutura não correspondia exatamente à realidade da época, mas a uma representação do que seria ideal para a Igreja. A sociedade feudal era muito mais complexa e estava organizada em várias outras subdivisões.
Os que rezam e os que lutam
O clero era formado por dois grupos: o clero secular e o clero regular. O primeiro vivia em contato com os fiéis, ensinava o Evangelho e cuidava dos bens da Igreja. Na base da hierarquia do clero secular, estava o pároco; no topo, o papa. Já os integrantes do clero regular viviam em mosteiros, isolados do mundo, e seguiam uma vida regrada pela oração e pela penitência. Eles também se dedicavam a copiar e a estudar obras da Antiguidade pagã e cristã.
Os aristocratas eram os senhores feudais. Entre eles, também havia uma hierarquia: no topo estava o rei; abaixo, vinham os duques, os condes e os marqueses. Esses aristocratas formavam a verdadeira nobreza feudal, que em geral descendia dos antigos servidores de Carlos Magno. Abaixo deles, estavam os viscondes e os barões. Os aristocratas viviam à custa do trabalho dos camponeses. Moravam em castelos fortificados, protegidos por cavaleirosglossário .
Responda em seu caderno.
Recapitulando
8. Como estava dividida a sociedade feudal, segundo a visão da Igreja?
Os que trabalham
No campo, onde residia a maior parte da população, havia trabalhadores de três tipos: os servos, os vilões e os escravizados.
Os servos eram camponeses ligados à terra, sujeitos ao trabalho compulsório. Eles não podiam abandonar a propriedade em que viviam nem podiam ser expulsos dela. Se o feudo passasse para outro senhor, os servos deviam permanecer nele. Eles também deviam pagar taxas ao senhor pelo uso da terra e pela proteção recebida. Conheça, a seguir, algumas delas.
- Corveia. Taxa paga em fórma de trabalho não remunerado no lote exclusivo do senhor.
- Talha. Parte da produção do manso servil que o servo era obrigado a entregar ao senhor.
- Banalidades. Taxa paga em fórma de produtos pelo uso dos moinhos, fornos e celeiros instalados nas reservas senhoriais.
Os vilões eram camponeses livres. Eles não estavam presos à terra e, assim, podiam vagar pelos feudos em busca de trabalho. Alguns eram proprietários de pequenos lotes de terra, de onde tiravam seu sustento. Com o tempo, diante das pressões dos grandes senhores e da insegurança causada pelas invasões externas, os vilões foram obrigados a se colocar sob a proteção dos senhores.
Os escravizados, por sua vez, pertenciam ao senhor. A escravidão, herança romana, gradativamente perdeu espaço para a servidão. Os poucos escravizados existentes trabalhavam nos domínios do senhor, executando tarefas domésticas.
Para garantir o domínio sobre suas terras e sobre os camponeses, os senhores utilizavam a fôrça militar. Os camponeses, porém, resistiam de diversas fórmas: fugiam para as cidades, promoviam revoltas ou apelavam à justiça (onde ela existia, como na Inglaterra) contra medidas senhoriais abusivas e serviços exigidos pelo senhor.
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- Que grupos sociais da Europa medieval foram representados na pintura? Justifique sua resposta com base nos elementos da imagem.
- Considerando a divisão da sociedade feudal difundida pela Igreja, que grupo social não foi representado na pintura?
Ser mulher na Europa medieval
Na Idade Média, a mulher era comumente representada ora como santa e mãe, ora como pecadora. No primeiro caso, o exemplo era a Virgem Maria, mãe de Jesus. No segundo, a referência era Eva, mulher de Adão, que seria a grande responsável pelo pecado original e por todos os males que ele causou para a humanidade.
Em geral, as mulheres eram representadas e vistas como seres inferiores que deviam ser disciplinadas e submetidas à figura masculina do pai, do marido, do filho ou de outro familiar. Mas, apesar de serem marginalizadas e não poderem exercer, por exemplo, cargos públicos, elas tinham muita importância na vida econômica da Europa medieval.
No campo, as mulheres assumiam praticamente as mesmas tarefas que os homens. Além disso, desempenhavam as atividades domésticas e cuidavam das crianças. As nobres também exerciam algumas funções: muitas teciam e bordavam; outras eram especialistas em confeccionar tapetes. Algumas mulheres da nobreza também eram responsáveis pela educação das crianças.
Outras mulheres escolhiam se dedicar à vida religiosa nos mosteiros. Algumas nobres, geralmente viúvas, chegaram a fundar mosteiros femininos, tendo muita autonomia e exercendo um protagonismo de que não podiam desfrutar fóra desses espaços.
Refletindo sobre
Na Idade Média, as mulheres não tinham direitos iguais aos dos homens nem liberdade de ir e vir. Apesar de, com o tempo, terem conquistado diversos direitos, as mulheres ainda sofrem com o preconceito e a desigualdade. De que fórma o desrespeito pelas mulheres está presente em nossa sociedade? Que atitudes podem ser tomadas para que esse problema seja erradicado? Converse com os colegas sobre essas questões.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
- Defina os termos:
- corveia;
- talha;
- banalidades;
- manso senhorial;
- manso servil;
- terras comunais.
- A afirmação “As mulheres tinham ampla autonomia na Europa medieval”está correta? Justifique.
Mentalidade e cultura na Idade Média
Ao longo da Idade Média, o pensamento religioso permeou praticamente todas as esferas da vida: os fenômenos da natureza, por exemplo, como as chuvas e as secas, eram explicados como vontade divina e acreditava-se que doenças podiam ocorrer pelo não cumprimento de deveres religiosos. Nesse sentido, como a religião regrava a vida, as pessoas naturalmente preocupavam-se com o ciclo de nascimento, envelhecimento e morte. Havia duas fórmas de encarar a morte: por um lado, ela era considerada a passagem para a vida eterna, para a qual os cristãos preparavam-se ao longo de sua vida terrena; por outro, era vista como uma espécie de fantasma que rondava e destruía a todos.
Acreditava-se que, após o Juízo Final, a alma dos fiéis iria para o paraíso ou para o inferno, dependendo de suas ações na Terra. No inferno, imaginado como um lugar de sofrimento e de tortura, os condenados iriam se deparar com fogo, demônios, tormentos e dores. No paraíso, ao contrário, um local harmonioso, iluminado e belo, as almas encontrariam paz eterna.
No final do século doze, a ideia da existência de um lugar intermediário entre o céu e o inferno começou a se difundir no Ocidente medieval. O purgatório, como ficou conhecido, seria destinado às almas que deveriam pagar por seus pecados antes de serem salvas. Em uma sociedade em que o essencial era a conquista do paraíso, a condição servil e o sofrimento que ela impunha aos camponeses eram considerados necessários à salvação.
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• Como o inferno foi representado pelo artista nesta pintura? Você imagina por que ele o representou dessa fórma?
O teatro
As encenações teatrais mais difundidas na Idade Média estavam centradas em temas religiosos, como o nascimento e a paixão de Cristo, a história da Virgem Maria e a dos santos etcétera As apresentações eram organizadas pelo clero, que considerava o teatro um veículo eficiente de transmissão da fé católica.
Havia também encenações populares, um tipo de teatro que misturava perfórmances acrobáticas, palhaços e representações de histórias. Essas peças eram encenadas pelos saltimbancos, atores que andavam de cidade em cidade fazendo apresentações. Muitos foram perseguidos pela Igreja por criticarem certos hábitos do clero.
A literatura
No século doze, a literatura teve um extraordinário desenvolvimento. Conheça a seguir alguns gêneros literários dessa época.
- Romances. Histórias inspiradas em lendas da Antiguidade, adaptadas aos valores medievais. Eram escritas em línguas neolatinas ou românicas – daí o nome romance – e circulavam principalmente nas cortes dos importantes senhores.
- Canções de gesta. Longas narrativas escritas em versos. Tratavam dos feitos dos heróis medievais e eram transmitidas oralmente, cantadas nas cortes dos reis. A obra A Canção de Rolando é um exemplo desse tipo de produção literária.
• Novelas de cavalaria. Expressavam o código de conduta do cavaleiro, destacando sua bravura, sua honra e sua lealdade. Uma das narrativas mais populares, ainda nos dias de hoje, é a dos feitos do rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda.
Saiba mais
O lendário Artur
As histórias sobre o rei Artur misturam heranças da cultura oral celta e tradições cristãs, como a da busca pelo Graal, cálice que teria sido usado por Cristo na Santa Ceia. O primeiro registro dessas histórias se encontra nas crônicas História dos reis da Bretanha, do clérigo jofré de monmóf, escritas por volta de 1138. Até os dias de hoje, Artur é um dos reis lendários que mais povoam o imaginário popular.
Conexão
O Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda
Rosalind Quérven. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
Nesse livro, você vai se divertir com as aventuras de personagens conhecidos da literatura, como o Rei Artur, o mago Merlim e a Fada Morgana. Além disso, poderá consultar textos informativos, que relacionam a ficção à realidade e exploram as diferentes versões da lenda, apresentadas na literatura, no teatro e no cinema.
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Recapitulando
- Como a religiosidade estava presente na mentalidade medieval?
- De que modo o teatro foi usado pela Igreja durante o período medieval?
Enquanto isso…
O Império Bizantino
Enquanto o Império Romano do Ocidente declinou em 476, criando as condições para a formação do feudalismo na Europa, o Império Romano do Oriente ou Império Bizantino continuou a se desenvolver e a se destacar.
O termo bizantino origina-se de Bizâncio, cidade fundada pelos gregos no século sete antes de Cristo Em 330, quando o imperador Constantino a escolheu como séde do Império Romano, a cidade de Bizâncio foi rebatizada de Constantinopla, a “Cidade de Constantino”. Alguns autores adotaram essa data para marcar o início do Império Bizantino.
Outros historiadores, porém, datam essa fundação em 395, quando o imperador Teodósio dividiu os domínios romanos em Império Romano do Ocidente, com capital em Milão e depois em Ravena, e Império Romano do Oriente, com séde em Constantinopla.
No Império Bizantino, o imperador detinha os poderes político e religioso, como destaca o historiador chárlem díel no texto a seguir.
“Poucos soberanos no mundo foram mais poderosos que o imperador de Bizâncio. Poucos Estados reticências tiveram concepção mais absoluta da autoridade monárquica. Herdeiro dos césares romanos, reticências o cristianismo fez dele o eleito de Deus, o ungido do Senhor, o representante de Deus sobre a Terra reticências.”
díel chárlem. Os grandes problemas da história bizantina. São Paulo: Editora das Américas, 1961. página 82.
A cidade de Constantinopla chegou a abrigar 500 mil habitantes por volta do ano 1000. Entre os séculos nove e doze, a cidade impressionava pela imponência e pela beleza de seus palácios, igrejas e teatros. Por sua localização geográfica, Constantinopla tornou-se um dos maiores entrepostos comerciais daquele período.
Império Bizantino (séculos - seis onze)
Fonte: dubí jórj. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. página 78, 99, 103.
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Questão
• Considerando o que você leu no texto de chárlem díel, esclareça a relação que existia entre o poder político e o poder religioso no Império Bizantino.
Atividades
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Aprofundando
1. Hagar, o Horrível, é um guerreiro viking protagonista de uma tira em quadrinhos criada por Diqui Bráun. Ele comanda um exército atrapalhado que realiza campanhas de invasão e saques pela Europa medieval. Porém, em sua casa, quem comanda é sua mulher, Helga. Leia uma de suas tirinhas a seguir e responda às questões.
- Que eventos históricos são citados no diálogo da tirinha?
- Podemos afirmar que esse diálogo tem mais relação com a época contemporânea do que com a Idade Média? Justifique.
- Considerando que Hagar é um guerreiro viking, qual seria sua terra de origem? Quais seriam suas pretensões territoriais?
- Por que o uso da expressão Idade das Trevas é atualmente muito criticado pelos historiadores?
2. Leia o texto e responda às questões.
“Glorioso Rei da glória, assim como os lavradores restituem a saúde à terra e a maduram para semear nela a semente, da mesma fórma vemos que Vós, Senhor, tendes semelhantes homens pobres diante da presença de homens ricos para que os ricos dividam suas riquezas com os pobres, pois aquelas riquezas dão frutos e se duplicam para os homens ricos.
Portanto, bendito sejais Vós, Senhor Deus, pois assim como haveis dado muitas e diferentes sementes aos lavradores para que semeiem a terra, da mesma fórma haveis dado aos homens ricos muitas e diferentes riquezas para que eles possam dar e dividi-las com os homens pobres que, pelo Vosso amor, desejam ser pobres e adquiri-las dos homens ricos.”
lúl rámon. O livro da contemplação em Deus (1232-1316). Extratos de documentos medievais sobre o campesinato (séculos - cinco quinze). Disponível em: https://oeds.link/kXcVbY. Acesso em: 12 abril 2022.
- O texto cita duas características importantes sobre a economia e a sociedade na Europa medieval. Identifique-as.
- Como o autor do texto justifica as diferenças econômicas entre os homens na sociedade feudal?
3. No texto a seguir, o historiador Gêórge Dubí analisa o papel das mulheres na sociedade medieval.
“Aos homens competia a ação exterior e pública; as mulheres se encontravam normalmente acantonadas no interior, nesse quarto que era, no coração da casa, uma espécie de matriz. Nós reconhecemos nessa interioridade o que era a função feminina essencial: a procriação reticências.
A mulher só alcança a existência jurídica, só entra (podemos dizê-lo) na vida, casada reticências.”
dubí jórj. Idade Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. página 95-97.
- Segundo o texto, qual era o papel das mulheres na sociedade medieval? Como elas alcançavam a existência jurídica?
- Explique o trecho: “Aos homens competia a ação exterior e pública; as mulheres se encontravam normalmente acantonadas no interior”.
- Em sua opinião, na sociedade atual ainda existe divisão de papéis entre homens e mulheres? As mulheres da atualidade têm as mesmas funções que as europeias na sociedade medieval? Explique.
Aluno cidadão
- Na Idade Média, os camponeses eram muito explorados pelos senhores feudais. Junte-se a alguns colegas para debater a questão da exploração de trabalhadores com base no que se pede a seguir.
- Vocês conhecem casos atuais de trabalhadores do meio rural ou urbano submetidos a condições extremas de exploração? Procurem informações nos jornais e na internet e as compartilhem com os demais grupos.
- Atualmente, existem leis que garantem direitos aos trabalhadores. Pesquisem informações sobre as últimas mudanças da legislação trabalhista brasileira e discutam a sua importância.
Conversando com língua portuguesa
5. No final do século doze, começaram a ser produzidas em Portugal composições chamadas cantigas. Elas podiam ser de dois tipos: líricas ou satíricas. As cantigas líricas tinham como tema principal o amor. As cantigas satíricas faziam críticas bem-humoradas a pessoas desonestas, covardes, decadentes etcétera Leia, a seguir, um exemplo de cantiga.
“A mulher que eu amo e tenho por senhor,
mostrai-a, Deus, se for de vosso agrado.
Senão, dai-me a morte.
A que eu tenho por lume destes olhos meus
e por quem choram sempre, mostrai-a
a mim, Deus.
Senão, dai-me a morte.
Essa que vós fizeste a de melhor aparência
de quantas conheço,
ai, Deus!, fazei-me vê-la.
Senão, dai-me a morte.
Ai, Deus!, me fizeste amá-la mais,
Mostrai-me onde posso falar com ela.
Senão, dai-me a morte.”
BONAVAL, Bernal de. Cantigas medievais galego-portuguesas. Disponível em: https://oeds.link/NkqvCk. Acesso em: 12 abril 2022. [Tradução nossa].
- Essa cantiga é lírica ou satírica? Por quê?
- Cite as passagens da cantiga nas quais o eu lírico refere-se à mulher amada.
Você é o autor
6. Na questão 5, você leu um exemplo de cantiga elaborada no período medieval. Agora é a sua vez! Crie uma cantiga lírica ou satírica com base em algum tema abordado no capítulo. Você pode escrever seu texto com base na medida de estrofes e versos feitos por Bernal de Bonaval. Esse trabalho pode ser feito em grupo para que, juntos, você e seus colegas organizem um acompanhamento musical.
Glossário
- Nobreza
- : nesse caso, grupo de aristocratas que descendiam dos servidores diretos de Carlos Magno.
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- Monge
- : religioso que dedica sua vida à oração e à contemplação em um mosteiro.
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- : povo originário do extremo norte da Europa que conquistou terras na Irlanda, na Rússia, no Reino Unido, no norte da França e em áreas dos mares Báltico e Mediterrâneo entre os séculos nove e dez.
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- Vilão
- : camponês livre.
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- Cavaleiro
- : guerreiro montado a cavalo, pertencente à camada inferior da aristocracia.
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