CAPÍTULO 2  Humanismo, Renascimento e Reformas Religiosas

Pintura. Pessoas em meio a montanhas com pouca vegetação. Seus corpos e expressões respeitam as feições e proporções humanas. Em primeiro plano, um homem de túnica azul e dourada carrega uma trouxa sobre os ombros, e com a outra mão puxa a guia de um burro. Sobre o animal, uma mulher com um longo manto e um bebê no colo. Os três possuem auréolas douradas ao redor de suas cabeças. À pé, atrás, duas pessoas. Ao fundo, dois anjos voam sobre as montanhas. No canto direito, as muralhas de um castelo.
A fuga para o Egito, afresco de Dióto di Bondône, século catorze. Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Itália.

A arte do período conhecido como Renascimento buscou resgatar os valores e os conceitos da tradição cultural clássica e greco-romana, porém absorveu e transformou essa tradição. Esse movimento artístico aplicou novas ideias, técnicas e materiais, os quais foram bastante influenciados pela modernidade, pelos avanços científicos e por uma nova fórma de pensar, que ousava romper com os dogmas e os pensamentos da Igreja.

O Renascimento foi um movimento que se originou de fórma gradual na Itália e se difundiu pela Europa e pelo mundo, modificando significativamente a pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a literatura e a música. Uma das características mais marcantes da arte renascentista é a proposta de recriar a realidade de maneira fidedigna, isto é, espelhando com perfeição as figuras humanas e os elementos da natureza. Assim, as obras do período foram criadas com base no rigor científico, apoiando-se em estudos de anatomia, matemática, geometria, física e química para representar elementos com perspectiva e profundidade o mais realistas possível.

Dióto di Bondône é considerado o precursor da pintura renascentista. A imagem desta abertura é a reprodução de uma de suas obras criada para decorar a Basílica de São Francisco de Assis, na cidade de Assis, na Itália.

Você consegue perceber nessa pintura de djôto alguma característica da arte renascentista? Se sim, qual?


Respostas e comentários

Bê êne cê cê

Este capítulo contempla a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro (ao discutir as características do Humanismo e do Renascimento, suas variações regionais e seus impactos na construção de uma nova sensibilidade estética e racional). O capítulo contempla parcialmente as habilidades ê éfe zero sete agá ih zero cinco e ê éfe zero sete agá ih zero sete (ao identificar o contexto da Reforma Protestante e da Contrarreforma e os processos políticos e socioculturais por elas desencadeados). O trabalho para o desenvolvimento dessas habilidades se completa ao longo de outros capítulos, conforme indicações no quadro de habilidades do ano.

Objetivos do capítulo

  • Caracterizar o Renascimento cultural, relacionando-o ao contexto europeu do final da Idade Média.
  • Identificar a variedade de linguagens, estilos e manifestações artísticas no Renascimento.
  • Reconhecer as mudanças econômicas, sociais e políticas que contribuíram para a formação de um pensamento humanista e racional.
  • Compreender as motivações da Reforma Protestante e relacioná-las ao contexto europeu do início do século dezesseis.
  • Caracterizar as principais doutrinas reformistas.
  • Avaliar o impacto da Reforma Protestante no interior da Igreja Católica, analisando sua reação e as transformações internas pelas quais essa instituição passou.
  • Desenvolver uma atitude de tolerância religiosa.

Abertura do capítulo

A análise da imagem de abertura deste capítulo permite introduzir alguns aspectos centrais do Renascimento cultural, como a busca pela representação do ser humano e da natureza de modo realista. O afresco de djôto pode ser comparado com pinturas e iluminuras medievais para salientar a preocupação desse artista com aspectos até então ausentes na pintura europeia: expressões corporais e faciais humanas, proporção, criação de perspectiva, efeitos de luz e sombra, entre outros. Espera-se que os alunos apontem esses elementos como características da arte renascentista presentes na obra de djôto. Se necessário, retome os conteúdos sobre a Idade Média, discutidos no final do 6º ano, e apresente pinturas e/ou iluminuras do período para que os alunos comparem as obras e compreendam a ruptura estética provocada pelo Renascimento.

Um mundo em transição

Na Baixa Idade Média, o comércio entre a Europa e o Oriente teve grande expansão e muitas cidades europeias enriqueceram. Famílias das cidades-Estado italianas de Gênova, Veneza e Florença acumularam imensas fortunas com a atividade comercial nas feiras locais e com as relações mercantis com os povos do Oriente.

A crise que atingiu a Europa no século catorze acelerou o ritmo das mudanças que já estavam em curso. O feudalismo entrou em declínio, o trabalho assalariado começou a substituir as relações de servidão, os reis conquistaram muito poder e a burguesia fortaleceu-se economicamente. Nesse contexto, os europeus aventuraram-se em viagens que os levaram a outros continentes, em busca de novas rótas comerciais e terras para exploração de recursos.

Impressionados com essas transformações, muitos pensadores defenderam a ideia de que viviam um período de renovação em todos os aspectos da vida humana, que rompia com o mundo medieval. Esse movimento, caracterizado por transformações culturais e científicas, desenvolvido entre os séculos catorze e dezesseis, ficou conhecido como Renascimento.

Nesse período, a invenção ou o aprimoramento de instrumentos de navegação e a elaboração de mapas mais precisos contribuíram para as viagens ultramarinas; estudos de anatomia e da circulação sanguínea auxiliaram na descoberta de várias doenças; a invenção da imprensa proporcionou a divulgação dos novos conhecimentos. Por fim, as chamadas Reformas Religiosas romperam a unidade da cristandade, até então assegurada pela Igreja Católica.

Fotografia. Multidão aglomerada em frente à Basílica de São Pedro. Estão agrupados, com espaços para passagem entre os grandes grupos. A Basílica é uma construção grande com muitas colunas circulares, janelas e portas altas, com uma cúpula em cima.
Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto de 2019. Projetada pelo arquiteto renascentista Donato Bramante, a basílica começou a ser construída em 1506 e foi concluída em 1626, apresentando, ao final, as marcas dos diferentes arquitetos que interferiram no projeto original.

Saiba mais

Renascimento: um conceito controverso

A partir do século vinte, alguns estudiosos questionaram o uso do termo Renascimento por ser fundado na ideia equivocada de que na Idade Média não houve produção cultural importante e que o mundo greco-romano (“cultura clássica”) teria desaparecido nesse período. Segundo esses estudiosos, a produção cultural foi diversificada durante a Idade Média e a tradição clássica não desapareceu, mas foi preservada principalmente pela Igreja.


Respostas e comentários

Bê êne cê cê

Ao apresentar alguns aspectos do Renascimento, o conteúdo contempla parcialmente a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro.

Renascimento ou uma longa Idade Média?

A polêmica em tôrno do Renascimento ainda não acabou. Para alguns historiadores, o Renascimento revela continuidades do pensamento do homem medieval. O historiador medievalista Jaques Le Gófi, por exemplo, chega a defender uma “longa Idade Média”, que para ele teria se estendido até o século dezoito. Para outros, ao contrário, as mudanças culturais entre os séculos catorze e dezesseis foram fundamentais por serem referências para uma nova fórma de pensar, delineada no período moderno e consolidada na Idade Contemporânea.

O Humanismo

Na Idade Média, predominava a ideia de que os acontecimentos cotidianos e os destinos das pessoas eram determinados por Deus. A partir do século catorze, essa visão de mundo começou a esbarrar nos novos modos de vida urbanos que floresciam na Europa, sobretudo nas cidades da Península Itálica. Nesse contexto, muitos artistas e intelectuais adotaram em seus trabalhos uma perspectiva humanista. O Humanismo valoriza as capacidades e os potenciais humanos, tanto físicos quanto intelectuais.

Isso não significa que os humanistas eram antirreligiosos ou descrentes; eles defendiam a possibilidade de a fé em Deus conviver com a confiança no ser humano e em sua capacidade criativa. Para eles, seus ideais poderiam ser encontrados na Antiguidade Clássica. Eles viam a civilização greco-romana como modêlo de vida, de arte e de valores, em que o ser humano e a natureza eram o centro das atenções de filósofos e artistas. Os humanistas buscavam nos autores e nas obras de arte da Antiguidade, assim como na natureza e na sociedade em que viviam, inspiração para criar suas obras.

Desenho. Homem nu, em pé, em um círculo. Ele tem cabelos grandes e cacheados, quatro braços e quatro pernas. Os braços estão abertos para os lados. Um par de pernas está aberto e o outro está fechado, com os pés juntos.
Detalhe de Homem vitruviano, desenho de Leonardo da vinti, 1492. Galeria da Academia, Veneza, Itália. Da vinti inspirou-se nos estudos do arquiteto romano Marcos Vitrúvio (século um antes de Cristo) para representar as proporções ideais do corpo humano.

História em construção

Mirandola e o pensamento humanista

O filósofo italiano Píco Déla Mirândola, em seu Discurso sobre a dignidade do homem, escrito no final do século quinze, trata da essência do pensamento humanista. Leia um trecho.

Não te dei, ó Adão, nem rosto, nem um lugar que te seja próprio, nem qualquer dom particular, para que teu rosto, teu lugar e teus dons, os desejes, os conquistes e sejas tu mesmo a obtê-los. Existem na natureza outras espécies que obedecem a leis por mim estabelecidas. Mas tu, que não conheces qualquer limite, só mercê do teu arbítrio, em cujas mãos te coloquei, te defines a ti próprio reticências. Ó suma liberdade de Deus pai, ó suma e admirável felicidade do homem, ao qual é concedido obter o que deseja, ser aquilo que quer reticências.

Mirândola Píco Déla. Discurso sobre a dignidade do homem. In: PENA, Sergio Danilo. O narrativismo evolucionário e o camaleão. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 8 junho 2007. Disponível em: https://oeds.link/h3O5Nx. Acesso em: 17 fevereiro 2022.


Responda em seu caderno.

Questão

De que maneira o filósofo Píco Déla Mirândola expressa, nesse trecho, a ideia de conciliação da crença em Deus com a crença na capacidade do ser humano?


Responda em seu caderno.

Recapitulando

  1. O que foi o Humanismo?
  2. De que fórma a Antiguidade Clássica influenciou o Humanismo?
  3. É correto afirmar que os humanistas eram antirreligiosos? Explique.

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.


Respostas e comentários

Bê êne cê cê

Ao abordar as características do Humanismo, o conteúdo contempla parcialmente a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro.

História em construção

A conciliação da crença em Deus com a crença na capacidade do ser humano é expressa pelos personagens de Adão e de Deus. Píco Déla Mirândola dá voz à figura de Deus como criador de tudo. É Deus quem se dirige a Adão e lhe diz que não há regras preestabelecidas, pois ele tem a liberdade de ser o que quiser. Dessa fórma, diferentemente do pensamento cristão medieval, na visão desse filósofo, Deus criou o ser humano para ser livre, para construir o próprio destino. Reconhecemos, nessa perspectiva, a ideia do livre-arbítrio.

Bê êne cê cê

A atividade favorece o desenvolvimento da Competência específica de História nº 3 por possibilitar interpretações de documentos sobre contextos históricos específicos.

Recapitulando

  1. O Humanismo foi um movimento intelectual do Renascimento que situava o ser humano no centro do universo, valorizando o espírito crítico, o potencial criativo e o pensamento racional do ser humano.
  2. A Antiguidade Clássica serviu de inspiração para os humanistas, pois eles viam na cultura greco-romana o espírito de valorização do ser humano e da sua capacidade de realização.
  3. Não. Os humanistas valorizavam o ser humano e sua capacidade criativa. Essas características, porém, não seriam incompatíveis com a fé em Deus.

A imprensa e os novos conhecimentos

O processo de fabricação do papel, inventado na China por volta do século dois, só chegou à Europa no século doze, por intermédio de mercadores árabes e italianos. Em pouco tempo, um número considerável de pessoas especializou-se na produção de papel na Europa. Mas, no mundo ocidental, a grande revolução no processo de divulgação do conhecimento ocorreu com o aperfeiçoamento da prensa, com o uso dos tipos móveis metálicos, no século quinze, pelo alemão Iorranes Gutembergue.

Os tipos móveis eram pequenas peças de metal com letras, números e outros sinais gráficos gravados em relêvo. O processo de impressão consistia em tintar as peças e pressioná-las contra o papel usando a prensa. A Bíblia de quarenta e duas linhas, composta entre 1450 e 1455 na oficina de Gutembergue, é considerada o primeiro livro impresso no Ocidente.

O uso da prensa de tipos móveis metálicos permitiu um aumento significativo da produção e venda de livros. Calcula-se que, no final do século quinze, cêrca de 1,5 milhão de exemplares tenham sido produzidos. Mas isso não significa que os manuscritos tenham deixado de existir; até o século dezenove, com o início da produção industrial de livros, as obras impressas conviveram com os livros manuscritos.

Com o aumento na produção e circulação de livros, os conhecimentos se difundiram de fórma cada vez mais ampla, estimulando o espírito investigativo e crítico dos leitores. Os estudiosos já não se contentavam em aceitar os ensinamentos dos mestres; buscavam comprovar tudo o que liam. Teorias desenvolvidas por pensadores da Antiguidade, por exemplo, foram testadas repetidas vezes pelos renascentistas. Muitas das concepções até então admitidas como verdadeiras foram questionadas.

Gravura. Quatro homens em um ambiente fechado. Um deles, de barbas longas, casaco comprido verde escuro e sapatilhas pretas, tem uma grande folha de papel nas mãos. A seu lado, dois homens observam a folha. Um deles usa touca e roupas verdes e avental branco. Em segundo plano, à esquerda, um homem apoiado em uma bancada, com uma das mãos sobre uma alavanca horizontal. Ela está encaixada em um grande parafuso vertical.
Iorranes Gutembergue conferindo impressão feita com a prensa de tipos móveis metálicos, gravura do século dezenove.

Saiba mais

A imprensa no Oriente

Muito antes de Gutembergue, no século onze, o ferreiro chinês Bi chêngui inventou tipos móveis de argila, criação que fez do povo chinês o primeiro do mundo a publicar livros impressos. O método foi aperfeiçoado na Coreia em 1377, quando foram inventados tipos móveis de metal, os quais só chegariam à Europa em 1445, com a (re)invenção de Gutembergue.

Refletindo sobre

O formato da imprensa se atualizou com o tempo. Jornais, revistas, radiojornais, telejornais e a internet nos mantêm informados sobre os acontecimentos do Brasil e de outros países, influenciando nossos costumes, comportamentos e posturas políticas. Você acredita em tudo que lê? Você verifica as informações a que tem acesso? Em sua opinião, a imprensa deve se responsabilizar pelo conteúdo que veicula? Debata essas questões com os colegas.


Respostas e comentários

Refletindo sobre

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação democratizou o acesso e a produção da informação na contemporaneidade. Além da diversificação dos veículos da mídia convencional, muitos sites, blogs e vlogs, difundidos pela internet, disputam audiência e influenciam os costumes e as posturas políticas de milhões de pessoas. No entanto, a difusão da informação se transformou em um mercado altamente rentável, e vários veículos de comunicação disponibilizam conteúdos nem sempre confiáveis. Essa problematização visa estimular os alunos a questionar as informações que leem e ouvem. Nesse sentido, é importante argumentar a favor da checagem dos conteúdos, verificando a existência e a confiabilidade das fontes.

Se pertinente, o debate dos alunos pode ser incrementado com base em outros questionamentos, tais como: Quem está veiculando o conteúdo? O conteúdo beneficia a quem? O conteúdo combate ou difunde ideias preconceituosas de qualquer natureza?

Bê êne cê cê

A atividade contribui para o desenvolvimento das Competências gerais da Educação Básica nº 5 e nº 7 e da Competência específica de História nº 7.

O espírito científico e a Teoria Heliocêntrica

Até o século dezesseis, os fenômenos astronômicos eram explicados pelo chamado modêlo geocêntrico, elaborado no século dois pelo astrônomo grego Ptolomeu. Segundo esse modêlo, adotado pela Igreja, a Terra ocupava o centro do universo e o Sol e os outros planetas giravam em tôrno dela. Todavia, o modêlo geocêntrico não foi o único desenvolvido pelos gregos. Antes de Ptolomeu, Aristarco tinha proposto um modêlo diferente, que estabelecia o Sol como o centro em tôrno do qual orbitavam os planetas.

As ideias de Aristarco, esquecidas por quase 2 mil anos, foram retomadas pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico. Estudando livros e teorias de astrônomos da Antiguidade e observando os movimentos planetários, Copérnico propôs um sistema de organização do universo fundamentado no princípio de que a Terra e os demais planetas giravam em tôrno do Sol. Ele criou, assim, a Teoria Heliocêntrica.

A teoria de Copérnico foi essencial para o desenvolvimento da astronomia moderna, abrindo caminho para outros estudiosos. Um deles foi o italiano Galileu Galilei, que aprimorou as observações de Copérnico e provou que a Terra se movia em tôrno do Sol. Por seus estudos, Galileu foi perseguido pela Igreja e obrigado a negar publicamente suas conclusões para evitar ser condenado à morte.

Litografia. Diversas pessoas em um ambiente fechado diante de uma grande janela. Ao centro, um homem de barba marrom, com o corpo inclinado para frente e com as mãos em um telescópio. Perto dele outro homem, de barba grisalha, aponta para o horizonte. Ao redor diversas pessoas observam. Ao fundo, pela grande janela, a vista de um rio, cercado por grandes construções.
Galileu Galilei demonstrando o funcionamento do telescópio, litografia de L. Turgis, século dezenove.
Inovações na medicina

Os renascentistas também se dedicaram ao estudo do corpo humano. O belga Andreas Vesalius, um dos mais destacados médicos do século dezesseis, estudou a anatomia e a fisiologiaglossário humanas por meio da dissecaçãoglossário de cadáveres. Como essa prática era proibida pela Igreja, Vesalius foi condenado a peregrinar até Jerusalém como penitência.

As pesquisas científicas realizadas nesse período foram essenciais para reformular concepções incorretas sobre o funcionamento do corpo humano, como as criadas na Roma antiga, no século dois, pelo médico Cláudio Galeno. Mesmo tendo feito descrições muito precisas dos músculos, dos ossos, dos nervos e das artérias, Galeno cometeu várias imprecisões, pois descreveu a anatomia humana com base na dissecação de outros animais.


Responda em seu caderno.

Recapitulando

  1. Como a Teoria Heliocêntrica foi desenvolvida?
  2. Explique de que maneira o desenvolvimento da medicina no século dezesseis rompeu com o conhecimento produzido durante a Antiguidade Clássica.

Respostas e comentários

Bê êne cê cê

Ao discutir o impacto do espírito humanista e renascentista na produção de novos saberes apoiados na ciência, o conteúdo contempla parcialmente a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro.

Recapitulando

  1. A Teoria Heliocêntrica foi desenvolvida por Copérnico com base em suas observações e nas ideias do astrônomo grego Aristarco, refutando o modêlo proposto por Ptolomeu na Antiguidade. As demonstrações copernicanas foram aprimoradas por Galileu, que provou que a Terra gira em tôrno do Sol.
  2. As inovações da medicina romperam com o conhecimento produzido na Antiguidade Clássica quando a anatomia do corpo humano deixou de ser estudada com base em observações feitas com o corpo de outros animais.

Influência das Igrejas na contemporaneidade

É possível aproveitar o momento para conversar com os alunos sobre a influência que as Igrejas exercem nas questões políticas e sociais do Brasil e de vários países atualmente. Pode-se discutir, por exemplo, as pressões religiosas sobre o desenvolvimento das pesquisas com células-tronco embrionárias e a divulgação de materiais sobre educação sexual voltados para crianças e jovens.

As artes no Renascimento

O centro da arte renascentista foi a Península Itálica. Entre os séculos catorze e dezesseis, o florescimento econômico e intelectual das cidades-Estado italianas, principalmente Florença e Roma, criou as condições necessárias para a produção de uma arte extremamente refinada. Boa parte dessa produção contou com o patrocínio dos mecenas – comerciantes e banqueiros que financiavam e protegiam artistas plásticos, escritores e cientistas. O mecenato, como ficou conhecida essa prática, era também realizado por príncipes, reis e papas, interessados em ampliar sua influência e seu poder na sociedade.

Um dos principais representantes do mecenato na época foi a poderosa família Médici, formada por banqueiros e comerciantes da cidade-Estado de Florença, que ocupavam cargos importantes no govêrno. Financiar artistas e intelectuais era, ao mesmo tempo, uma fórma de aumentar o prestígio social e um investimento relativamente seguro para os mecenas. Importantes pintores, como mazátchio e Sandro Botitcheli, trabalharam na Florença dos Médici.

Escultura, arquitetura e pintura

Os artistas do período procuravam reproduzir as fórmas reais que observavam e valorizar a sua beleza e harmonia, pois julgavam que assim exaltavam a grandeza do ser humano e a sua capacidade criadora. Escultores como Donatello tornaram-se estudiosos da arte clássica e da anatomia humana, perseguindo o ideal de representar o corpo humano com a máxima fidelidade.

Escultura. Feita em mármore, representa um homem de rosto fino, olhos grandes, cabelos curtos e cacheados. Tem uma capa sobre os ombros, amarrada à frente do pescoço. Está com as mãos apoiadas em um escudo no formato de um losango.
São Jorge, escultura de Donatello, século quinze. Museu Nacional do Bargello, Florença, Itália.

Na arquitetura, essa tendência se manifestou na pesquisa sobre as ruínas romanas para aplicação de algumas características clássicas, como o uso intenso de linhas retas nos novos edifícios. Donato Bramante, autor do projeto inicial da Basílica de São Pedro, em Roma, e Filippo Brunelêsqui, que projetou a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore e o Hospital dos Inocentes, ambos em Florença, foram dois arquitetos de destaque no período.

Afresco. À esquerda, homem nu sentado com uma perna esticada e a outra dobrada. Ele tem a pele branca, cabelos curtos e lisos, e rosto pequeno. Os músculos de seu corpo são definidos. Está com o tronco inclinado para trás, apoiado em um dos cotovelos. O outro braço está esticado e a mão está com os dedos para baixo. Em sua direção, à direita, um senhor de pele branca, barba e cabelos grisalhos e compridos veste uma túnica branca. Está rodeado por anjos de cabelos dourados e cacheados. Seu braço está esticado com o dedo indicador apontando para o homem nu à esquerda.
Detalhe de A criação de Adão, afresco de miquelângelo buonarôti, 1510. Capela Sistina, Museus Vaticanos, Vaticano.

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Bê êne cê cê

Ao discorrer sobre o Renascimento nas artes e as inovações técnicas e temáticas, o conteúdo contempla parcialmente a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero quatro.

Atividade complementar

Proponha uma atividade de análise de obras de arte renascentistas com base em uma visita virtual ao Museu de Arte de São Paulo (disponível em: https://oeds.link/l51G2I. Acesso em: 20 abril 2022). Organize a turma em grupos e atribua a cada grupo a pesquisa de um artista ou de um tema presente nas pinturas disponíveis no museu. Peça que identifiquem nas obras aspectos relativos às rupturas estéticas propostas pelo Renascimento. Ao final, solicite que apresentem o resultado das análises para o restante da turma. Essa atividade pode ser realizada em conjunto com o professor ou a professora do componente arte, favorecendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe seis nove á érre zero sete.

Os renascentistas desenvolveram materiais e técnicas inovadores com base em estudos de anatomia, matemática, geometria, física e química. No século quinze, produziram as primeiras tintas feitas à base de óleo, em que corantes naturais eram misturados ao óleo extraído de sementes de linho. Essa tinta secava mais lentamente que as produzidas até aquele momento. Assim, os artistas podiam alterar suas obras com a tinta ainda fresca, sem comprometer o resultado da pintura.

Procurando reproduzir a realidade na tela, os pintores renascentistas aplicaram a técnica da perspectiva. Com isso, conferiram a ilusão de tridimensionalidade (altura, largura e profundidade) para imagens pintadas em uma superfície plana. Para conseguir esse efeito, os artistas usavam tintas claras e escuras para produzir sombras nas imagens. Desse modo, os corpos e objetos representados nas pinturas pareciam ter relêvo e volume, acentuando o realismo das obras.

Alta Renascença

A chamada “Alta Renascença” é considerada por muitos a fase áurea da produção artística do Renascimento. A arte produzida entre os séculos quinze e dezesseis resultou do aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos desenvolvidos anteriormente. Nesse período, três artistas se tornaram referência da arte ocidental: miquelângelo buonarôti, Leonardo da vinti e Rafael Sãnzio.

Pintura. Interior de um palácio. O teto é alto e curvo. Nas laterais há grandes estátuas. À frente, pessoas nos degraus e na parte mais alta. Sobre a imagem linhas horizontais pontilhadas e duas retas diagonais se cruzando no centro da pintura.
Escola de Atenas, afresco de Rafael Sãnzio, 1511. Palácio Apostólico, Vaticano. A técnica da perspectiva implica a divisão geométrica do espaço da pintura traçando linhas que convergem para determinado ponto da composição, chamado ponto de fuga. Note a simulação do traçado do ponto de fuga sobre essa pintura.

Responda em seu caderno.

Recapitulando

6. Descreva quais foram as principais inovações da arte renascentista na pintura e o impacto artístico dessas inovações.


Respostas e comentários

Recapitulando

6. Os renascentistas transpuseram para o campo da arte os estudos de outras áreas do conhecimento, como a anatomia e a geometria. Aplicaram a técnica da perspectiva e desenvolveram as primeiras tintas à base de óleo, além do recurso da representação de sombras, técnica usada para destacar o relêvo e o volume dos objetos pintados. Essas características resultaram na produção de uma arte mais realista.

Ponto de fuga

O encontro das linhas traçadas para orientar a produção das obras de arte renascentistas é denominado ponto de fuga e geralmente se localiza no centro da representação. Essa técnica permitia aos artistas criar a ilusão de profundidade nas obras, aumentando o realismo das imagens.

Reformas Religiosas: a cristandade em crise

Nos séculos catorze e quinze, teve início na Igreja Católica uma crise de grandes proporções. Tornaram-se comuns os casos de bispos, cardeais e até papas que levavam uma vida desregrada, de luxo e devassidão, o que estimulou a desconfiança e a insatisfação dos fiéis. Além disso, a venda de cargos eclesiásticos, de relíquias e de indulgênciasglossário gerava muitas críticas ao alto clero.

Enquanto isso, principalmente na França e na região da atual Alemanha, o baixo clero vivia em condições quase miseráveis. Grande parte de seus membros era acusada de desrespeitar as regras monásticas e de ter formação intelectual insuficiente para lidar com as exigências do sacerdócio.

As primeiras críticas conhecidas à conduta do clero católico foram feitas no século catorze. O teólogo inglês Djon Uiclifi, por exemplo, condenou a corrupção na Igreja e defendeu o retorno do clero a uma vida de pobreza nos moldes dos primeiros cristãos. Em Praga, na atual República Tchéca, o sacerdote e reitor da universidade Ian Rus também se revoltou contra a corrupção do alto clero e a venda de indulgências.

Mas foi na região da atual Alemanha que as críticas, sobretudo à venda de indulgências, provocaram uma fratura definitiva no interior da Igreja. Nessa região, em 1517, o monge Martinho Lutéro tornou públicas suas 95 teses, em que combatia diversas práticas e dogmas da Igreja, como a validade da venda de indulgências para a remissão dos pecados. Esse ato de ruptura iniciou o movimento que convulsionou a Europa: a Reforma Protestante.

Pintura. Três homens em ambiente fechado. Um homem de roupas eclesiásticas vermelha sentado em um trono vermelho. Ele está com uma das mãos sobre a mesa ao seu lado. Sentado, do outro lado da mesa, um homem calvo, escrevendo com a cabeça baixa. Em pé, à frente deles, um homem com roupa monástica preta. Está com a testa franzida e um dos braços à frente do corpo, com a mão levantada atrás da orelha.
Lutéro em frente ao cardeal Caetano durante a controvérsia de suas 95 teses, pintura de Fêrdiândi Póvêls, 1870. Museu Casa de Lutéro, áizenach, Alemanha.

Um dos princípios defendidos por Lutéro era a salvação pela fé, em contraposição ao princípio da Igreja de salvação pelas boas obras ou por meio de indulgências.

Leia algumas das teses apresentadas por Lutéro.

21. Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa. reticências

27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. reticências

36. Qualquer cristão que está verdadeiramente contritoglossário tem remissão plena tanto da pena como da culpa, que são suas dívidas, mesmo sem uma carta de indulgência.

Lutéro, Martinho. Martinho Lutéro: obras selecionadas. segunda edição São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia; Canoas: Ulbra, 2004. volume 1, página 24-29.


Responda em seu caderno.

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Explique o que Lutéro defende nessas teses.


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O debate entre Lutéro e o cardeal Tomás Caetano

Após a escrita das 95 teses, Lutéro recebeu uma intimação para comparecer em Roma e explicar seu comportamento. Temendo represália, Lutéro não se apresentou. Em 1518, o cardeal Tomás Caetano o convocou para um debate em Augsburgo, na Alemanha. Dessa vez, Lutéro foi. Caetano tinha a tarefa de conseguir uma retratação de Lutéro ou de levantar elementos para condená-lo por heresia.

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Nessas teses, Lutéro declara que as indulgências do papa não absolvem as pessoas de seus pecados, que o dinheiro não pode redimir os pecadores e que a redenção é possível para qualquer cristão contrito, não sendo necessária, para isso, a compra de indulgência.

A doutrina luterana

Em 1521, Lutéro foi excomungado pelo papa, sob a acusação de heresia. Àquela altura, ele já era muito conhecido no Sacro Império Romano-Germânico. Alguns príncipes e outros membros da nobreza o apoiavam, e ele contava também com a simpatia da burguesia e dos camponeses. Pressionado pela situação, o imperador católico Carlos quinto convocou a Dieta de Worms, uma reunião de nobres e clérigos do império, em que pretendia coagir Lutéro a abandonar suas posições. Lutéro, porém, reafirmou suas teses e foi expulso do império.

Na ocasião, nobres e setores populares que o apoiavam protestaram contra a decisão e, por isso, ficaram conhecidos como protestantes. Lutéro acreditava que a Bíblia era a única fonte da verdade cristã e que cada pessoa tinha o direito de interpretá-la livremente, sem a mediação dos sacerdotes. No entanto, para que todos a compreendessem, ela deveria estar escrita na língua falada pela população. Naquele momento, Lutéro iniciou o trabalho de tradução da Bíblia para o alemão.

Muitos nobres do império converteram-se ao luteranismo por concordar com a nova doutrina e pela oportunidade de confiscar as terras da Igreja e de fazer frente ao poder do imperador, afirmando sua própria autoridade. Entre os camponeses, a adesão ao luteranismo foi uma fórma de se livrar do pagamento dos altos tributos cobrados pelo clero. Motivados pelos acontecimentos, em 1524, camponeses liderados por tômas munzá iniciaram uma revolta contra a nobreza. A rebelião, condenada por Lutéro, foi violentamente reprimida, deixando cêrca de 100 mil camponeses mortos.

Ilustração. Diversos homens no interior de uma sala. No centro, um homem de roupa monástica preta, em pé, com uma das mãos erguida para o alto. Ao redor homens sentados observam. Dentre eles, um rei sentado no trono à esquerda e, abaixo dele, sentado em uma cadeira, uma autoridade religiosa utilizando a mitra na cabeça e um manto dourado.
Lutéro perante a Dieta de Worms, ilustração alemã, século dezenove.

Responda em seu caderno.

Recapitulando

  1. Descreva os fatores que ocasionaram a crise da cristandade entre os séculos catorze e dezesseis.
  2. Quais foram as críticas apresentadas por uáiclifi, rãs e Lutéro?

Respostas e comentários

Recapitulando

  1. Os fatores que ocasionaram a crise da cristandade foram a desigualdade econômica entre o alto e o baixo clero e o comportamento de cardeais, bispos e outros membros do clero. Segundo os críticos, esses sacerdotes levavam uma vida desregrada, de luxo e devassidão. Além disso, a venda de indulgências, relíquias e cargos religiosos gerava muitas críticas ao alto clero.
  2. De maneira geral, uáiclifi, rãs e Lutéro criticaram a corrupção do clero e a venda de indulgências como fórma de redenção.

Ampliando: a leitura da Bíblia

reticências na leitura direta, em vulgar, do Antigo e do Novo Testamento, a cristandade latina manifestava uma gradual recusa a tudo o que significava mediação ou intersecção da Igreja na vivência da espiritualidade cristã. Isto era válido para os camponeses livres ou servis – germânicos, ingleses, franceses ou italianos, para os quais a mediação eclesiástica equivalia a uma exploração senhorial direta ou à sua justificativa. Também era válido aos olhos de mercadores, banqueiros, mestres de oficinas artesanais, tipógrafos porque a mediação das autoridades eclesiásticas, em última instância, apagava seus esforços pessoais, seus méritos.”

PATUZZI, Silvia. O retorno à Roma Antiga. In: CAVALCANTE, Berenice (organizador). Modernas tradições: percursos da cultura ocidental (séculos quinze a dezessete). Rio de Janeiro: áquices, 2002. página 153.

O movimento reformista espalha-se pela Europa

A Reforma Religiosa proposta por Martinho Lutéro favoreceu a formação de outras Igrejas protestantes em diversas regiões da Europa. Na Suíça e na Inglaterra foram formuladas duas importantes doutrinas cristãs reformadas que até hoje contam com muitos adeptos: o calvinismo e o anglicanismo.

A doutrina calvinista

João Calvino nasceu em 1509, na França. Na universidade em que cursou direito, entrou em contato com as ideias de Lutéro e aderiu ao movimento reformista. Perseguido pelas autoridades católicas na França, mudou-se para a Suíça, onde escreveu Instituições da religião cristã. Nessa obra, ele sintetizou as ideias de Lutéro e de outros reformadores.

A doutrina de Calvino diferenciava-se em alguns pontos da proposta de Lutéro. Calvino retomou as ideias de Santo Agostinho para desenvolver o princípio da predestinação. Segundo ele, Deus escolheu, desde o início, os indivíduos abençoados com a salvação e os condenados à perdição eterna. O homem, por sua natureza pecadora, não é digno de mudar essa decisão nem de conhecê-la. Para não viver angustiado pela dúvida, o crente deveria buscar sinais da graça divina perseverando em sua fé e mantendo uma vida de virtudes e de obediência a Deus.

Como Calvino via os bens materiais adquiridos pelo homem como uma prova da bondade de Deus, seus seguidores passaram a interpretar a riqueza pessoal como sinal da graça divina, ou seja, a fortuna acumulada por uma pessoa revelava que ela havia sido escolhida por Deus para a salvação.

Essas ideias estimulavam a poupança e o trabalho. Para alguns autores, essa conduta contribuiu para impulsionar o desenvolvimento da economia capitalista nas regiões em que a adesão ao calvinismo foi maior, como o norte da Alemanha, a Holanda e, posteriormente, os Estados Unidos.

Gravura em preto e branco. Grande salão com teto alto, janelas em arco e pilares. No centro, dois homens de túnica preta e barba comprida. Estão atrás de uma mesa comprida. Sobre ela dois cálices. Ao redor da mesa muitos homens aglomerados, alguns empunham espadas.
Calvino se recusa a dar o sacramento aos libertinos, gravura do século dezesseis. Biblioteca Pública e Universitária, Genebra, Suíça. A imagem representa João Calvino na Catedral de Genebra se recusando a dar o sacramento da comunhão àqueles que, segundo ele, não levavam uma vida virtuosa e de obediência a Deus.

Respostas e comentários

Ampliando: Calvino e a predestinação

“Mas porque o pacto da vida não é pregado igualmente a todos os homens, e porque, entre aqueles aos quais é pregado, não é sempre recebido da mesma fórma, mostra-se nessa diversidade um admirável segredo do julgamento divino. Pois não há dúvida de que essa variedade serve também ao decreto da eterna eleição de Deus. E se é evidente que da vontade de Deus depende que a uns seja oferecida gratuitamente a salvação e que a outros se lhes negue, daí nascem grandes e muitos árduos problemas, que não é possível explicar nem solucionar se os fiéis não compreenderem o que devem com respeito ao mistério da eleição e da predestinação. reticências Jamais nos convenceremos como é devido de que nossa salvação procede e emana da fonte da gratuita misericórdia de Deus enquanto não tivermos compreendido sua eleição eterna. reticências

Como o tema da predestinação é de certa fórma obscuro em si, a curiosidade dos homens o torna muito perigoso reticências. É necessário que lhes avisemos oportunamente com respeito a como conduzir-se nesse tema. A primeira coisa é que se lembrem de que, quando querem saber os segredos da predestinação, penetram no santuário da sabedoria divina, no qual todo aquele que entra com ousadia não encontra como satisfazer sua curiosidade e mete-se num labirinto do qual não pode sair. reticências

reticências Porque saberemos que, no momento em que ultrapassarmos os limites assinalados pela Escritura, ficaremos perdidos, fóra do caminho e entre grandes trevas reticências. A Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual nem se deixou de pôr coisa alguma necessária e útil de conhecer, tampouco se ensina mais do que o é preciso saber. Devemos, pois, guardar-nos muito de impedir que os fiéis queiram saber tudo o que está consignado na palavra de Deus com relação à predestinação, a fim de que não pareça que queremos defraudá-los ou privar-lhes do bem e do benefício que Deus quis comunicar-lhes, ou acusar o Espírito Santo de ter manifestado coisas que teria sido preferível manter secretas.”

CALVINO, João. A instituição da religião cristã. São Paulo: Editora Unésp, 2009. Tomo dois, página 375-378.

A Igreja Anglicana

Na Inglaterra, o principal movimento reformador da Igreja aconteceu por iniciativa do próprio monarca. O rei Henrique oitavo, que subiu ao trono em 1509, era casado com Catarina de Aragão, tia do imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Carlos quinto. O objetivo desse casamento era estabelecer uma importante aliança política entre esses governantes.

Descontente com Catarina, a quem culpava por não lhe dar um herdeiro masculino, Henrique pediu ao papa Clemente sétimo que anulasse o casamento. O papa, porém, querendo evitar atritos com Carlos quinto, negou o pedido. Henrique oitavo, contrariado, proclamou-se, em 1531, chefe da Igreja na Inglaterra. Em seguida, pressionou o Parlamento a aprovar leis para abolir todas as taxas pagas ao papa e desligar a Inglaterra da Igreja de Roma. Em mais uma atitude de ruptura, Henrique oitavo divorciou-se de Catarina e se casou com Ana Bolena.

Em 1534, Henrique oitavo formalizou o rompimento com a Igreja Católica proclamando o Ato de Supremacia, pelo qual se tornou chefe absoluto da Igreja na Inglaterra. Muitos nobres, burgueses, intelectuais e até mesmo camponeses apoiaram a decisão do monarca. Formou-se, assim, a Igreja Anglicana. Outras leis aprovadas posteriormente obrigaram o clero inglês a jurar lealdade ao rei, confiscaram grande parte das propriedades da Igreja Católica e fecharam os monastérios. Quem se contrapôs a essas medidas sofreu perseguições. Muitos foram presos e condenados à morte.

Pintura. Henrique Oitavo, homem branco, de rosto arredondado, olhos pequenos e barba clara. Usa um chapéu achatado e roupas largas decoradas em branco, vermelho e dourado. Tem nas mãos um papel semiaberto.
Henrique oitavo, pintura de iús van clívi, cêrca de 1530-1535. Casa bãrgâl, línconchér, Reino Unido.

A Reforma Católica

No século quinze, intelectuais católicos iniciaram um movimento para promover mudanças na organização da Igreja e aproximá-la dos fiéis. Esse movimento se fortaleceu com a criação das doutrinas reformadas, que conquistaram adeptos em grande parte da Europa. Preocupada com a crise religiosa, a Igreja tomou uma série de medidas com o objetivo de combater os abusos do clero, fortalecer a doutrina católica e conter o avanço protestante. Essas mudanças receberam o nome de Contrarreforma ou Reforma Católica, e sua implementação demorou anos para ser concluída.

Um dos principais responsáveis pela Reforma Católica foi o papa Paulo terceiro. Ao assumir o pontificado, em 1534, ele renovou o grupo dos cardeais, promovendo para a função apenas homens de grande capacidade intelectual e retidão de caráter, e os encarregou de produzir um relatório sobre a situação da Igreja Católica. O relatório ficou pronto em 1537, e nele ficaram evidentes os abusos do clero. Com base nesse documento, Paulo terceiro colocou em ação uma série de medidas: ordenou a criação de seminários, universidades e colégios, autorizou o funcionamento da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola em 1534, criou a Santa Inquisição Romana e Universal e convocou o Concílio de Trento.


Responda em seu caderno.

Recapitulando

  1. Explique o princípio da predestinação desenvolvido por João Calvino.
  2. Como a Igreja Católica reagiu à Reforma Protestante?

Respostas e comentários

Bê êne cê cê

Ao abordar a criação da Igreja Anglicana na Inglaterra pelo rei Henrique oitavo e ao mostrar a relação entre a Reforma Protestante e a afirmação do poder monárquico nesse país, o conteúdo contempla parcialmente a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero sete.

As esposas de Henrique oitavo

Catarina de Aragão e Ana Bolena não foram as únicas esposas de Henrique oitavo. Após a execução de Ana Bolena por traição, o rei inglês casou-se com Joana Sêimor, que lhe deu um herdeiro, mas morreu no parto. Em seguida, casou-se com Ana de Cleves, cateríne ráuardi e cateríne pár.

A Igreja Anglicana

É importante ressaltar os aspectos políticos da fundação da Igreja Anglicana, já que, em termos de doutrina e rituais, poucas diferenças existem entre seus princípios e práticas e aqueles da Igreja Católica. Nesse caso, tratava-se de um conflito de poderes entre a monarquia inglesa e a autoridade do papa.

Recapitulando

  1. Segundo o princípio da predestinação desenvolvido por João Calvino, Deus escolhe previamente os abençoados e os condenados. Aos seres humanos não é possível conhecer tais desígnios, entretanto, caberia aos crentes encontrar sinais da graça divina ao longo da vida.
  2. Visando combater os abusos do clero e conter o avanço protestante, a Igreja Católica tomou uma série de medidas: renovou o grupo de cardeais; ordenou a criação de seminários, universidades e colégios; autorizou o funcionamento da Companhia de Jesus; reorganizou a Inquisição; e convocou o Concílio de Trento.
O Concílio de Trento

Em 1545, na cidade de Trento, na Itália, iniciou-se a primeira sessão do concílioglossário convocado pelo papa Paulo terceiro para discutir importantes questões relacionadas à Igreja. O Concílio de Trento, como ficou conhecido, só terminou em 1563, após várias interrupções por desentendimentos políticos. O concílio reafirmou os principais dogmas católicos questionados pelas doutrinas reformadas e procurou fortalecer o poder da Igreja Católica. Conheça algumas de suas decisões.

  • Tanto a fé quanto as boas ações eram necessárias para a salvação.
  • Reafirmou-se que as Escrituras eram importantes fontes da verdade cristã, mas que as tradições da Igreja também tinham o mesmo valor.
  • A Igreja continuava a ser a única com poder para interpretar as Escrituras.
  • Confirmou-se a eficácia das indulgências como instrumento para obter o perdão das penas temporais aplicadas aos pecadores.
  • Os Sete Sacramentos foram mantidos, assim como o culto à Virgem Maria e aos santos.

O concílio também estabeleceu algumas regras que visavam moralizar o clero e instruí-lo. Por exemplo, ficou decidido que os bispos deviam ser responsáveis por instruir e preparar os padres da região em que viviam. Desse modo, eles não podiam mais deixar suas paróquias e continuar arrecadando dinheiro delas para viver em Roma. O clero também foi proibido de receber dinheiro em troca da concessão de indulgências. Com essas decisões, a Igreja combatia as principais queixas feitas pelos reformadores: a cobrança indevida de dinheiro e o despreparo intelectual do baixo clero.


Responda em seu caderno.

Recapitulando

11. Quando o Concílio de Trento foi concluído? Qual era seu principal objetivo?

Saiba mais

Inquisição

Criada no século treze e reorganizada em 1542 com o nome de Santa Inquisição Romana e Universal, ou simplesmente Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição era a instituição responsável por julgar e condenar as pessoas que questionavam dogmas da Igreja. A condenação à morte na fogueira era a pena mais temida. O tribunal também foi responsável por censurar os livros considerados perigosos à doutrina católica e aos “bons costumes”, por meio do Índequis librórum proibitórum, o Índice dos Livros Proibidos.

Conexão

Afrescos da Capela Sistina

Disponível em: https://oeds.link/5O1jms. Acesso em: 10 maio 2022.

A Capela Sistina é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes do Renascimento. Sua construção foi concluída em 1481. Entre 1508 e 1541, a capela teve seu interior decorado com afrescos de vários artistas, entre eles miquelângelo buonarôti. Na visita virtual, é possível conhecer algumas obras desses artistas.


Fotografia. No centro, um altar de pedra clara com degraus à frente. Atrás e no teto uma grande pintura, com fundo azul e nuvens, de grupo de pessoas em situações diversas, representando cenas do Antigo Testamento.
Juízo Final, afresco de miquelângelo buonarôti, 1536-1541. A obra decora o altar da Capela Sistina. Museus Vaticanos, Vaticano.

Respostas e comentários

Bê êne cê cê

Ao identificar a reação católica ao avanço do movimento reformista, com destaque para o Concílio de Trento, o conteúdo contempla parcialmente a habilidade ê éfe zero sete agá ih zero cinco.

Recapitulando

11. O Concílio de Trento foi concluído em 1563 e seu principal objetivo era fortalecer o poder da Igreja Católica por meio da afirmação de dogmas católicos que foram questionados pelas doutrinas reformadoras.

Ampliando: discussão sobre a santidade

“A importância central do fenômeno da santidade no Ocidente medieval salta aos olhos quando se considera o período que vai do final da Idade Média ao início dos tempos modernos. A multiplicação de polêmicas irônicas ou das contestações teológicas reticências é a clara prova disso. Entre o final do século quinze e a primeira metade do século dezesseis novas exigências religiosas e culturais suscitam o aparecimento de uma atitude fortemente crítica diante de cultos considerados supersticiosos ou diante de relatos julgados mais prejudiciais do que favoráveis à causa dos santos. reticências

No que toca aos teólogos da Reforma, a rejeição da função mediadora dos santos foi acompanhada de violentas críticas contra fórmas culturais consideradas idólatras reticências, sem todavia abalar a fé que têm nos mártires antigos reticências, nem a admiração que manifestam pelos mártires atuais, dignos de memória reticências. Do lado católico, a defesa teológica que culmina com os decretos do Concílio de Trento é acompanhada de um forte engajamento nos âmbitos pastoral e histórico-cultural.”

GAJANO, Sofia. Santidade. In: LE GÓFI, Jaques; chimit jean clôde (organizador). Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru: êdúsqui, 2006. volume dois, página 462.

Conexão

Durante a navegação virtual pela Capela Sistina, é possível solicitar aos alunos que reflitam sobre como cada obra foi recebida e fruída na época de sua criação. Pergunte a eles sobre as emoções e sensações que têm ao observar a capela e peça que imaginem como um cristão da época se sentiria durante a celebração de uma missa nesse lugar em que é possível observar uma representação tão vívida de Deus com características físicas humanas.

Ao longo do tempo, as obras presentes na Capela Sistina foram se transformando em referências visuais do Renascentismo para um amplo público, visto que a capela é um ponto turístico intensamente visitado e é considerada um patrimônio cultural da humanidade pela unêsco.

Leitura complementar

O Renascimento no norte da Europa

Leia o texto sobre algumas características do Renascimento nórdico.

Na Itália, a Renascença foi um ressurgimento e principalmente uma redescoberta dos ensinamentos e da cultura da Grécia e Roma antigas. Essas culturas não eram tão relevantes para os europeus do norte, para os quais as representações da mitologia clássica eram muito mais raras do que nos países do Mediterrâneo reticências.

Artistas italianos utilizaram sistemas matemáticos precisos para ajudá-los na representação de proporções humanas, perspectiva e espaço. Os artistas do norte da Europa ficaram impressionados com os resultados e Albrechi Durrár reticências dedicou boa parte de seu tempo e de seus esforços escrevendo dois tratados sobre geometria, A arte da medição (1525) e Sobre a proporção humana (1528). Muito antes disso, contudo, os artistas do norte da Europa já haviam alcançado um sucesso considerável ao produzirem representações naturalísticas da fórma humana. O resultado pode ser visto nas esculturas de cláus slãter reticências e rãs multichêr reticências, assim como na pintura de artistas flamengos reticências como iân van êiqui reticências e rôgiê van dêr vêiden reticências. Os pintores nórdicos trabalhavam instintivamente em vez de usarem fórmulas matemáticas e contaram com a ajuda dos avanços na técnica da pintura a óleo, da qual van êiqui foi um pioneiro. Essas inovações permitiram aos artistas criar imagens que eram muito mais detalhadas e realistas do que se eles estivessem trabalhando com a têmpera. Isso teve um efeito visível em vários campos, como na pintura de retratos. Os artistas do norte foram pioneiros na composição em três quartos, que lhes permitiu criar uma imagem mais bem-acabada de seus modelos numa época em que os pintores italianos ainda preferiam o perfil, uma fórma bidimensional de retratar as pessoas.


Pintura. Um casal no interior de uma residência. O homem tem pele branca e usa roupas escuras, com um longo poncho marrom sobre elas. Usa uma cartola preta e larga, de aba redonda. Está de mãos dadas com uma mulher grávida. Ela tem a pele branca e usa um longo vestido verde e um lenço branco sobre a cabeça. Sua outra mão está sobre a barriga. Entre eles, no chão, um cachorro peludo marrom. Ao fundo, à esquerda, uma janela aberta. Na parede ao fundo um espelho redondo refletindo a imagem do casal. No teto um lustre.
O casal Arnolfini, pintura de iân van êiqui, 1434. Galeria Nacional, Londres, Reino Unido.

Respostas e comentários

Bê êne cê cê

Ao relacionar a difusão do Renascimento e da Reforma Protestante à produção artística e cultural dos povos do norte da Europa, a seção contempla parcialmente as habilidades ê éfe zero sete agá ih zero quatro e ê éfe zero sete agá ih zero cinco e favorece o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas nº 5.

Os artistas da Renascença nórdica buscavam alcançar o mesmo tipo de realismo sempre que retratavam o mundo físico, de cenas de interiores e paisagens a naturezas-mortas e estudos de fisionomia humana. reticências

O Renascimento nórdico foi moldado por outros dois elementos importantes: a difusão da gravura e a Reforma Protestante. A gravação foi uma invenção alemã atribuída a Iorranes Gutembergue reticências e era usada em várias cidades pioneiras do país. O desenvolvimento de imagens impressas foi uma dádiva para os artistas, que agora podiam vender suas próprias gravações em mercados e feiras e, no processo, construir uma reputação. reticências

Os conflitos da Reforma tiveram muito mais impacto no norte da Europa do que na Itália. Alguns artistas foram pessoalmente afetados. mátis grínvald perdeu seu principal mecenas por causa de suas afinidades protestantes reticências. Já Lucas cránar, o Velho reticências, tirou proveito de sua proximidade com o líder protestante Martinho Lutéro reticências. Os dois eram amigos e cránar se tornou de fato o pintor oficial do movimento reformista, criando vários retratos de Lutéro e xilogravuras para sua tradução do Novo Testamento. Ele continuou produzindo pinturas sacras como A Virgem e o Menino reticências, numa tentativa de reinterpretar temas tradicionalmente católicos, mas para expressar interesses luteranos; em sua obra, a Virgem tem uma aparência germânica.

O mercado para altares e imagens de santos entrou em declínio no norte da Europa por causa da revolução religiosa. Temas morais e religiosos eram tratados com mais discrição. Artistas como iêrônimus bós reticências e Píter Brúguel preferiam se ater à loucura humana em obras como O jardim das delícias, de bóchi, e a mitológica A queda de Ícaro reticências, de brúguel. Outros, como píter ártissên reticências tiveram o cuidado de disfarçar os temas religiosos. ártissên começou a carreira como artista eclesiástico, mas depois que vários de seus retábulos foram destruídos por iconoclastas, ele começou a esconder os temas de seus quadros em naturezas-mortas ou cenas de interior.

fárting, istífen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. página 182-185.

Pintura. Partes de corpos de animais variados pendurados ou expostos sobre uma bancada a céu aberto. Dispostos pela pintura há galinhas mortas, linguiças e uma cabeça de porco. Sobre a bancada, uma cabeça de vaca, costelas e outras partes. Ao fundo, pessoa abaixada com um balde na mão e crianças em um gramado.
Fuga para o Egito (O mercado das carnes), pintura de píter ártissên, 1551. Universidade de ãp sála, Suécia.

Responda em seu caderno.

Questões

  1. Quais são as principais semelhanças e diferenças entre a Renascença nórdica e a italiana?
  2. Como a invenção da prensa tipográfica e a difusão do protestantismo impactaram o Renascimento nórdico?
  3. Compare a pintura Fuga para o Egito, de píter ártissên, com o afresco A fuga para o Egito, de Dióto di Bondône, reproduzida na abertura do capítulo. De que maneira a influência religiosa resultou em abordagens distintas do mesmo tema?

Respostas e comentários

Leitura complementar

  1. A Renascença italiana voltou-se a um olhar retrospectivo da Antiguidade Clássica e significou uma produção original no campo das artes e das ciências, rompendo com o paradigma medieval. A exemplo do movimento italiano e influenciados por ele, os nórdicos aplicaram novas técnicas à arte. Sua produção artística, entretanto, foi mais inspirada pela difusão da imprensa e da Reforma Protestante do que pela Antiguidade Clássica, circunscrita ao mundo mediterrâneo.
  2. A invenção da prensa tipográfica e o desenvolvimento das técnicas de gravura pelos alemães significaram uma possibilidade de produção e comercialização artística. Com a difusão do protestantismo, alguns artistas adaptaram sua produção de gravuras e pinturas às temáticas reformistas e tiveram boa aceitação pelo mercado. Outros, no entanto, perderam seus mecenas em razão da diferença de crenças. A Reforma Protestante, acompanhada do movimento iconoclasta, fez declinar o mercado da pintura sacra e, em seu lugar, desenvolveram-se temáticas mais ligadas à paisagem e à psicologia humana, cenas de interiores, além de naturezas-mortas.
  3. Ambos os artistas partiram da mesma temática para produzir suas obras. O afresco de djôto combina elementos do Renascentismo e do Humanismo. Na obra de ártissên, esses elementos também estão presentes. Como o movimento iconoclasta que acompanhou a Reforma Protestante destruiu várias de suas produções eclesiásticas, ártissên passou a disfarçar o tema de seus quadros em naturezas-mortas.

Atividades

Responda em seu caderno.

Aprofundando

  1. O método de impressão desenvolvido por Iorrãn gutembérgue superou algumas limitações existentes na época. Que limitações eram essas?
  2. Que relação é possível estabelecer entre o surgimento da imprensa no século quinze e o movimento renascentista?
  3. No trecho a seguir, o artista Leonardo da vinti expressa sua percepção sobre o ofício do artista.

O pintor é amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginação do homem, porque se ele sente o desejo de contemplar belezas que o encantem, é dono de sua criação, e se quer ver coisas monstruosas, que causem terror reticências, pode ser amo e criador delas.

reticências Tudo o que está no Universo em sua essência, em presença ou na imaginação, ele o tem primeiro na mente e depois nas mãos, e elas são tão excelsasglossário , que, da mesma fórma que as coisas, criam ao tempo uma harmonia proporcional com um só olhar.

DA vinti, Leonardo. Tratado da pintura. In: MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2003. página 97.

Explique de que modo o texto de Leonardo da vinti expressa ideias renascentistas sobre a função do artista.

4. Leia o texto e analise a imagem que representa o frade e inquisidor iôrrãn tétizel vendendo indulgências na Alemanha.

reticências eu, por sua autoridade, e de seus benditos apóstolos Pedro e Paulo, e do santíssimo papa, a mim concedida e transmitida nestas partes, absolvo-te, primeiro de todas as condenações eclesiásticas, seja qual for o modo com que incorreste nelas, e em seguida de todos os teus pecados, transgressões e excessos, reticências redimo-te de todo o castigo que mereças no Purgatório reticências.

tétizel, iôrrãn. In: séfner, Fernando. Da Reforma à Contrarreforma. São Paulo: Atual, 1993. página 22-23. (Coleção História Geral em Documentos).

Gravura. Homem de batina vermelha sobre um animal. Carrega nas mãos objetos e um ramo de folhas. Acima de sua cabeça, diversos pássaros. À sua frente, no chão, duas pessoas representadas em tamanho menor esticam as mãos em sua direção. Entre as pessoas e o homem montado no animal, uma caixa azul apoiada no chão.
Frade dominicano iôrrãn tétizel vendendo indulgências, gravura alemã, século dezesseis.
  1. Que elementos da imagem indicam que o homem montado no animal é um membro da Igreja Católica?
  2. Como é possível relacionar a imagem ao texto de iôrrãn tétizel?
  3. Com base no texto, relacione o contexto que precedeu a Reforma Protestante com a declaração difundida pelos críticos da Igreja na época: “Assim que as moedas tilintam em minha sacola, a alma do fiel entra para o céu”.
  1. Sobre as Reformas Religiosas do século dezesseis, responda às questões.
    1. Qual era o contexto social, econômico e político da Europa desse período que favoreceu a difusão da Reforma Protestante?
    2. Explique o que foi o Ato de Supremacia, declarado por Henrique oitavo, na Inglaterra.

Respostas e comentários

Atividades

  1. O uso da imprensa de Gutembergue permitiu um aumento significativo na produção e venda de livros, que até então era limitada à lenta reprodução à mão.
  2. A imprensa contribuiu para ampliar o alcance dos textos clássicos, científicos e das novas ideias renascentistas. Apesar de grande parte da população não saber ler, ela representou uma possibilidade inédita de acesso a informações.
  3. Para Leonardo da vinti, o pintor dominava tudo o que pudesse passar pela imaginação das pessoas e, por meio de sua obra, podia captar a essência das coisas. Em comparação com o período no qual Deus era considerado o centro da vida, o texto reproduzido mostra o ser humano no domínio de sua vontade e com possibilidade de criar segundo suas necessidades ou vontade.
    1. O homem montado no animal veste um traje típico de alguns membros da Igreja Católica; acima de sua cabeça estão pássaros, símbolo utilizado pela Igreja Católica para representar o Espírito Santo.
    2. Na imagem, o membro do clero, provavelmente iôrrãn tétizel, vende indulgências a dois fiéis, representados em tamanho menor. O poder do sacerdote de absolvição dos pecados, citado no texto, é expresso pela venda de indulgências na imagem.
    3. Nos séculos catorze e quinze, muitos clérigos distorceram o sentido do perdão divino e passaram a “garantir” a salvação aos fiéis por meio da venda de indulgências. Esse comércio da salvação foi considerado inadequado e ofensivo aos princípios do cristianismo, tornando-se alvo de críticas de religiosos e intelectuais.
    1. Tratava-se do contexto da passagem da Idade Média para a Idade Moderna: centralização do poder real; enriquecimento da burguesia; surgimento de uma visão de mundo em que as riquezas materiais e as realizações humanas passavam a ser vistas com orgulho e não como pecado; valorização da ciência, do pensamento racional e da investigação da natureza.
    2. Por meio do Ato de Supremacia, Henrique oitavo declarou-se chefe absoluto da Igreja na Inglaterra, formalizando o rompimento com a Igreja Católica e abrindo caminho para a formação da Igreja Anglicana.

Conversando com arte

6. Analise as imagens e responda às questões.

Pintura. Em primeiro plano, representação realista, utilizando traços finos, do busto de uma mulher sorrindo sutilmente com os lábios fechados. Ela tem o rosto arredondado, queixo pequeno e lábios finos. Seu cabelo é escuro, liso e comprido. Está repartido ao meio. Os olhos são pequenos. Veste roupa escura com mangas compridas e parece ter uma túnica sobre os ombros. Ela está sentada com um dos braços apoiados sobre o outro. No segundo plano, existe a representação de uma mata com árvores e um caminho de terra. O uso de luz na obra, no primeiro plano da pintura abarcando colo, rosto e mãos se sobressai em relação ao segundo plano da pintura, que está escura, quase totalmente preta. No segundo plano, também há diferenciação usando-se o contraste entre claro e escuro na parte superior, que representa uma paisagem, e a parte inferior, que faz uso destacado da cor preta. O destaque da mulher no primeiro plano ocorre em oposição à menor dimensão empregada na representação da paisagem no segundo plano.
Mona Lisa, pintura de Leonardo da vinti, 1503-1506. Museu do Louvre, Paris, França.
Pintura. Formas geométricas coloridas, sobretudo retângulos e sobrepostos, como se fossem cartões, estão dispostas sobre um fundo branco e bege, formando uma composição abstrata. Dentre eles há um retângulo cuja parte de cima parece ter sido rasgada com a reprodução do rosto da personagem Monalisa da obra renascentista de Leonardo da Vinci. Sobre a reprodução do rosto de Monalisa, encontra-se a letra X riscada em vermelho. Na parte superior e inferior da pintura, logo abaixo da representação de Monalisa, há algumas letras do alfabeto cirílico.
Composição com Mona Lisa, obra de cazimir málevítch, 1914. Museu Estatal Russo, São pétersbúrgo, Rússia.
Desenho. No primeiro plano, no centro da imagem, há a representação estilizada do desenho infantil de uma menina que possui grandes olhos pretos, cabelos pretos e lisos, dentes protuberantes e orelha destacada. Ela veste uma blusa vermelha com mangas compridas e parece ter uma túnica vermelha sobre os ombros. Está sentada com um dos braços apoiados sobre o outro. No segundo plano, há a representação de uma paisagem com árvores, rio, ponte e um caminho de terra. A personagem central, a menina, está mais iluminada em comparação à paisagem ao fundo e à parte inferior da obra, onde se destaca o uso da cor preta. Ela também possui dimensão maior que os elementos presentes no segundo plano, que possuem dimensão menor em relação à representação da menina. A menina do primeiro plano foi representada na mesma posição que a personagem Monalisa da obra renascentista de Leonardo da Vinci, mas com a cabeça desproporcionalmente maior do que o corpo e com traços de desenho.
Mônica Lisa, desenho de Mauricio de Sousa, 1989.
  1. Que características da pintura renascentista é possível reconhecer na Mona Lisa, de Leonardo da vinti?
  2. As características mencionadas na questão anterior foram mantidas nas releituras da Mona Lisa? Que diferenças você destacaria entre a pintura original e as outras duas obras?

Aluno cidadão

  1. O século dezesseis, na Europa, foi marcado por diversas disputas religiosas que desencadearam conflitos violentos. Atualmente, as disputas que envolvem diferentes grupos religiosos continuam a existir. O Brasil é um Estado laico, ou seja, não está vinculado a nenhuma religião. Com base nessas informações, debata estas questões com os colegas.
    1. Por que algumas pessoas não respeitam a diversidade religiosa?
    2. Que ações podem contribuir para eliminar os conflitos de caráter religioso?

Mão na massa

  1. A obra Mona Lisa inspira peças de publicidade, quadrinhos, filmes e memes de internet. Mas será que quem acessa essas produções conhece a obra original de Leonardo da vinti? Reúna-se com mais 3 ou 4 colegas para fazer uma pesquisa sobre o assunto, seguindo estes passos.
    1. Selecionem duas ou mais produções inspiradas na obra Mona Lisa e uma reprodução da obra original de Da vinti para apresentar a pessoas de sua convivência.
    2. Preparem um questionário para verificar se as pessoas conhecem a obra de Da vinti. Vocês podem formular questões como: A qual obra de arte essas produções se referem? Quem pintou a obra de referência dessas produções (apresentando opções de nomes de pintores renascentistas, sendo uma delas Leonardo da vinti)? Em que século a obra de referência foi pintada (apresentando opções de séculos, sendo uma delas o século dezesseis)? Que característica da obra original é muito comentada por ser enigmática?
    3. Apresentem as produções inspiradas na Mona Lisa e, depois, a obra original para as pessoas entrevistadas. Em seguida, apliquem o questionário, anotando o nome e as respostas de cada pessoa entrevistada.
    4. Ao final, avaliem se a maioria das pessoas conhecia a obra original e suas características e discutam, com base nos dados coletados, se a grande difusão de produções culturais inspiradas na Mona Lisa indica que a obra é de fato conhecida pelas pessoas.

Respostas e comentários
    1. No quadro Mona Lisa, de Leonardo da vinti, os alunos poderão identificar a representação realista do ser humano, em seus traços sutis, e a utilização da técnica de luz e sombra e da perspectiva.
    2. Na obra de cazimir málevítch, uma reprodução de Mona Lisa é inserida ao lado de outras. É possível reparar que há um “xis” sobrepondo a imagem que pode ser interpretado como uma crítica à tradição renascentista. Já Mônica Lisa segue os padrões estéticos da obra de referência, porém combinadas com características da linguagem dos quadrinhos, como a representação desproporcional entre o corpo e a cabeça, que tem tamanho maior, além das vestimentas vermelhas, que fazem referência à cor do vestido que a personagem Mônica dos quadrinhos usa.

Interdisciplinaridade

A atividade relaciona-se com o componente curricular arte, contemplando parcialmente as habilidades ê éfe seis nove á érre zero um e ê éfe seis nove á érre zero cinco.

    1. Espera-se que os alunos reflitam sobre a intolerância religiosa. É possível relacionar o problema com a intolerância étnica ou o preconceito racial, que leva à rejeição da religiosidade ligada a determinados grupos culturais, como as religiões de matriz afro, por exemplo. Além disso, a intolerância pode ser fomentada no seio das instituições religiosas que, como estudado neste capítulo, tem raízes históricas. Outro fator a ser considerado é o fato de que a fé religiosa envolve questões emocionais que podem levar as pessoas a comportamentos irracionais. Vale salientar a importância de promover a cultura de paz por meio do combate a preconceitos de qualquer natureza na comunidade escolar e na sociedade.
    2. Os alunos podem apresentar diversas propostas de combate à intolerância religiosa, como a realização de campanhas de conscientização sobre o tema e de palestras com praticantes de diferentes religiões, a fim de desconstruir visões equivocadas e estereotipadas. Vale destacar a existência de legislações que versam sobre o assunto: Constituição Federal de 1988, artigo 5º, inciso sexto; Lei número 9.459, de 1997; Lei número 11.635, de 2007, que instituiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa; Lei número 12.288, de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial.

Bê êne cê cê

A atividade contribui para promover o respeito às diferenças culturais entre as pessoas, à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas à tolerância religiosa, e está relacionada ao tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos, além de favorecer o desenvolvimento das Competências gerais da Educação Básica nº 8 e nº 9 e da Competência específica de Ciências Humanas nº 1.

8. Espera-se que os alunos elaborem um questionário orientado para a análise do conhecimento e da percepção das pessoas sobre a obra Mona Lisa de Leonardo da vinti com base na observação da obra original e de produtos secundários inspirados nela. A construção e o uso do questionário para analisar os dados obtidos durante as entrevistas permite aos alunos desenvolver noções de estudo de recepção de produtos da indústria cultural.

Glossário

Fisiologia
: estudo dos processos que ocorrem no corpo humano, como a digestão e a excreção.
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Dissecação
: ato de cortar e examinar órgãos e músculos de um cadáver.
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Indulgência
: perdão total ou parcial das penas aplicadas pela Igreja àqueles que haviam cometido pecado.
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Contrito
: pessoa arrependida por ter cometido algum pecado.
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Concílio
: reunião de autoridades da Igreja Católica.
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Excelso
: grandioso, opulento, elevado.
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