istartin pointi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Querido estudante,
Provavelmente, hoje é sua primeira aula de inglês.
Agora, você é um English student! O que acha disso?
PRIMEIRA PARTE
Você já deve conhecer muitas palavras em inglês e talvez use algumas no seu dia a dia. Além disso, lembre-se de que é possível descobrir (inferir) o sentido de palavras desconhecidas pelo contexto em que elas são usadas. O que você já sabe sôbre vários assuntos ajuda a fazer essas descobertas (inferências).
As atividades seguintes têm o objetivo de levar você a verificar o que já sabe em inglês e o que pode aprender usando os conhecimentos que já tem.
- Observem as imagens e façam o que se pede.
II.
III.
- A imagem um retrata um istartin pointi. O que vocês acham que significa esse termo?
- Na opinião de vocês, por que esta unidade se chama ? istartin pointi
- A que se refere a imagem dois? Vocês conseguem se lembrar de outros termos em inglês normalmente utilizados nesse contexto?
- O que vocês acham que a imagem três representa?
- Qual é o significado da palavra dauloldin? Caso não conheçam a palavra, tentem imaginar o sentido com base na imagem.
- “” tãrti faivi minutes léfiti significa que
- ainda faltam 35 minutos
- já transcorreram 35 minutos
- Tentem se lembrar de duas palavras em inglês utilizadas com frequência em cada um dos seguintes contextos.
- esportes
- moda
- música
- tecnologia
- Observem as imagens e façam o que se pede.
II.
- Identifiquem, em cada imagem, três palavras em inglês.
- Que sentido têm essas palavras nas imagens? Se não sabem, consultem os demais colegas.
c. Na opinião de vocês, por que é comum encontrarmos palavras em inglês quando usamos o computador e o ismartifône ou quando jogamos videogueime?
4. Leia a charge e, em seguida, faça o que se pede.
GLASBERGEN Cartoon Service. Disponível em: https://oeds.link/ELduiY. Acesso em: 20 abr. 2023.
Did you know?
• randi glasbergen (1957-2015) foi um cartunista estadunidense que teve seu trabalho publicado em revistas, jornais, cartões, calendários, mídias sociais, sáites e livros didáticos em todo o mundo.
- Onde o personagem está? Quem é ele e o que está tentando fazer?
- Ele parece estar achando fácil ou difícil resolver a tarefa? Justifique sua resposta.
- De acordo com o balão de pensamento, quanto tempo falta para o cérebro do personagem “baixar” a resposta?
- Que comparação podemos perceber no texto?
- Entre a matemática e a informática.
- Entre o cérebro humano e o computador.
- A palavra , no balão de pensamento do personagem, indica que o tempo necessário para concluir o dãunlôud
- é exatamente o que está indicado.
- pode ser maior ou menor que o indicado.
f. O que possibilitou a você entender o significado da palavra ?
5. Leia as instruções nos folhetos sobre prevenção à covid-19 e, em seguida, faça o que se pede.
I.
II.
- A que imagem se refere a palavra nos folhetos?
II.
III.
- Relacione as palavras às imagens correspondentes.
- uóter
A
B
C
D
- A palavra no folheto um significa
- abra.
- limpe.
- examine.
- Relacione as palavras em inglês às correspondentes em português.
A boca
B nariz
C rosto
- A palavra no folheto dois significa
- dobras.
- aberturas.
- obstáculos.
- Considerem as atividades anteriores e discutam as seguintes questões.
- Vocês acharam as atividades difíceis? Por quê?
- Acham que conhecer um assunto ajuda a inferir o significado de palavras desconhecidas? Expliquem ou deem exemplos.
- Quais palavras vocês não conheciam e cujo significado conseguiram inferir?
SEGUNDA PARTE
A partir de agora, você precisará entender e usar algumas palavras e frases em sala de aula para se comunicar com os colegas e com o professor de inglês. Vamos começar a praticar?
- Relacione as imagens com as frases a seguir.
b.
c.
d.
- .
- .
- .
- .
Pode ser que seu professor ou um colega queira conhecer você um pouco melhor e pergunte, por exemplo, “What is your name?”. Nesse caso, você pode responder “My name is (seu nome)”.
2. Complete os balões de fala com a pergunta e a resposta que você acaba de aprender.
Você pode não saber como se escreve o nome do professor ou de um colega e pedir a ele que o soletre. Supondo que o nome do professor seja William, você diria “How do you spell ‘William’?”.
Você também pode utilizar essa pergunta quando quiser perguntar ao professor ou aos colegas como se escreve uma palavra em inglês. Por exemplo, se você não souber escrever “book” (livro), pergunte “How do you spell ‘book’?”. O professor ou um colega poderá responder “”.
3. Complete os balões de fala com a pergunta e a resposta que você acaba de aprender.
Para responder a essas duas últimas perguntas, precisamos conhecer o alfabeto em inglês. Como você pronuncia a palavra “OK”?
Se você fala algo como “ouquei”, já sabe soletrar duas letras em inglês. Agora vamos aprender as outras.
4. Ouça o alfabeto em inglês e faça o que é solicitado.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
a. Como se pronuncia a letra inicial de seu nome?
b. Agora ouça as letras do alfabeto que estão faltando nos nomes de alguns objetos que você usa na sala de aula.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Ba() um
P( dois)
n
Boo( três)
Penci( quatro)
No( cinco)
e( seis)
ook
( sete)
raser
Veja agora outras palavras e frases em inglês que podem ser usadas durante a aula.
- Relacione cada frase com a imagem correspondente.
- reticências
- reticências
- Relacione as frases da questão 5 às seguintes situações.
- Ler questões e respondê-las.
- Abrir o livro para fazer as atividades.
- Pedir a alguém que repita uma informação.
- Prestar atenção ao que está acontecendo.
- Perguntar como se diz uma palavra em inglês.
- Discutir com um colega sobre alguma questão.
- Ouvir um áudio ou o que alguém está falando.
- Perguntar o que significa uma palavra em inglês.
- Agradecer por uma ajuda ou um objeto emprestado.
- Fechar o livro para fazer uma atividade que não está nele.
Nas aulas de inglês, talvez você precise descobrir o significado de palavras desconhecidas. Além de perguntar ao professor e aos colegas, você pode consultar diferentes fontes de informação.
- Escolha a fonte ou as fontes que você consultaria para saber o significado de palavras em inglês. Justifique sua resposta.
b.
c.
d.
e.
Você já consultou um dicionário bilíngue impresso? Sabe como ele é organizado? Se não sabe, a próxima questão vai ajudá-lo.
- Relacione as informações a seguir com as imagens para entender como consultar um dicionário bilíngue impresso.
- Procure um dicionário no qual esteja escrito, na capa, “Inglês/Português” e “Português/Inglês”.
- Caso queira saber o significado de uma palavra em inglês, abra o dicionário na seção “Inglês/Português”.
- Se quiser saber como se escreve em inglês uma palavra em português, procure no dicionário a seção “Português/Inglês”.
- Cada seção do dicionário está organizada em ordem alfabética; então, para procurar a palavra , búk por exemplo, você precisa encontrar a letra “b” na seção “Inglês/Português”.
- Em seguida, procure “” e siga até chegar a búk.
- Leia o verbete búk e verifique o que essa palavra significa em português.
I.
MICHAELIS dicionário escolar inglês. segunda edição São Paulo: Melhoramentos, 2008.
II.
DICIONÁRIO Oxford escolar. . segunda edição Oxford: Oxford University Press, 2007.
III.
COLLINS Escolar Plus Dictionary. Glasgow: HarperCollins Publishers, 2009.
IV.
V.
VI.
- Procure em um dicionário bilíngue, impresso ou on láine, em um aplicativo digital ou em um sáite de busca da internet os significados das seguintes palavras, que serão usadas diversas vezes nesta coleção.
- lúqui
- métch
- ispíqui
Depois de todas essas atividades, você está mais bem preparado para continuar a usar seu livro de inglês!