iúnit uán  rru ar iu

Fotografia em duas partes. Primeira parte: três crianças vistas da cintura para cima, uma ao lado da outra, mostrando com as mãos, uma folha com uma ilustração do rosto delas mesmas na folha. Todas estão de blusa branca com detalhes na gola e nas mangas em laranja. Da esquerda para a direita: menina de cabelos castanhos presos para trás. Na folha que ela segura, rosto de uma menina de cabelos longos lisos em marrom. Ao centro, menino de cabelos castanhos, de óculos de grau quadrado em azul-escuro, segurando na folha de papel. Na folha há um desenho de menino de cabelos castanhos e par de óculos em azul. Na ponta da direita, uma menina de cabelos cacheados pretos, com faixa bege sobre a cabeça, segurando nas mãos uma folha de papel com ilustração de menina de cabelos longos encaracolados, com olhos em vermelho. As três crianças estão olhando para frente e sorrindo. Ao fundo, parede em cinza.
Fotografia em duas partes. Segunda parte: três crianças vistas da cintura para cima, uma ao lado da outra, mostrando com as mãos, uma folha com uma ilustração do rosto delas mesmas na folha. Todas estão de blusa branca com detalhes na gola e nas mangas em laranja. Da esquerda para a direita: menino de cabelos pretos. Ele segura uma folha de papel branca com ilustração de rosto de criança em tons de marrom e cabelos pretos. Ao centro, uma menina de cabelos lisos pretos presos para trás, de franja. Ela segura uma folha de papel com ilustração de rosto de menina de cabelos pretos presos à esquerda, com um laço rosa na cabeça à direita. Na ponta da direita, há um menino de cabelos curtos. Ele segura nas mãos, uma folha branca com rosto de menino de cabelos curtos cinza. Os três olham para frente, sorrindo. Ao fundo, parede em cinza.
Estudantes de escola pública brasileira exibem seus autorretratos.

Gêneros discursivos: documento pessoal e apresentação pessoal escrita e oral.

Tema: identidade e cidadania.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos documento pessoal e apresentação pessoal oral e escrita;
  • refletir sobre identidade e cidadania.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Fotografia. Um documento de identidade na horizontal, de cor verde-claro e contorno em verde-escuro. À esquerda, há uma fotografia de um menino visto dos ombros para cima, de cabelos e sobrancelhas escuros e camiseta em azul-escuro. Na parte inferior, impressão da digital do dedo polegar. Mais abaixo, na horizontal, assinatura manuscrita em azul que diz: José da Silva Carvalho. À direita, há o texto: Registro Geral: oito oito quatro sete dois oito seis três dígito um. Data de Expedição: vinte e dois de julho de dois mil e vinte e dois.  Nome: José da Silva Carvalho. Filiação: Pedro Carvalho e Maria da Silva. Naturalidade: Santo André, estado de São Paulo. Doc. Origem: Santo André estado de São Paulo. Data de Nascimento: dez de setembro de dois mil e doze. CN: LV. A três quatro cinco barra FLS. dois sete nove barra N. três quatro um zero sete cinco CPF: quatro cinco seis dois um oito zero nove dois barra trinca e quatro.
  1. Como vocês acham que uma pessoa pode comprovar sua identidade?
  1. Vocês já viram seus documentos? qual ou quais? Que dados aparecem ?

c. Em várias situações, é necessário fornecer nossos dados pessoais (nome, endereço, data de nascimento etcétera). Vocês já passaram por situações assim? Quando?

Ícone de atividade oral.
Pintura. Um homem visto dos ombros para cima. Ele  está sério e tem cabelos, sobrancelhas e barba em preto. Veste lenço no pescoço em marrom-claro com bolinhas em bege e blusa em verde e azul-claro. Ao fundo, pinceladas em branco e roxo, com linhas fina em verde-claro
ider luve mi ór livi mi alon (2007), de mustafa maluka. Óleo e acrílico sôbre tela, 183 centímetros por 133 centímetros. Coleção privada, África do Sul.

II.

Fotografia. Uma jovem vista da cintura para cima. Ela tem cabelos cacheados em castanho, de blusa com estampa em preto, amarelo, azul e roxo, de roupa em amarelo embaixo. Ela olha para frente sorrindo, segurando na sua mão direita um celular cinza com contorno em azul, na horizontal. Ao fundo, mar com  água em azul-claro. No alto, céu da mesma cor.
Adolescente tirando uma céufí.

Did you know?

mustafa maluka (1976) é um pintor nascido na África do Sul especializado em retratos.

  1. Vocês sabem o que significa “autorretrato”? Se não sabem, conversem com outros colegas sobre o possível significado dessa palavra.
  1. A imagem um é um autorretrato (sélf-pórtreit) e a imagem dois é uma céufí. Com base nos exemplos, quais vocês acham que são as semelhanças e as diferenças entre autorretratos e céufis?

c. Em sua opinião, quais razões levam uma pessoa a pintar um autorretrato ou a tirar uma céufí?

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Um homem visto dos ombros para cima, de barba e bigode castanhos, de gorro sobre a cabeça em vermelho, usando camisa de mangas compridas em azul.  Ele segura dois  peixes cinzas, um com cada mão, na frente do rosto.

II.

Fotografia. Uma mulher à esquerda, vista agachada, com o corpo para a direita. Ela tem cabelos escuros, presos para a esquerda, com  óculos de sol em verde e preto, cachecol sobre o pescoço em rosa-claro, blusa de mangas compridas em cinza-claro, de calça em cinza-escuro. Ela olha para a direita, com a mão aberta e palma para cima, e com um homem em pé, de tamanho pequeno sobre sua mão. Ele tem cabelos escuros, camiseta em cinza, calça e sapatos em preto. Ao fundo, solo arenoso em bege e em segundo plano, morros e céu e azul-claro, com nuvens em branco.
  1. O que vocês observam nas imagens?

b. Vocês acham que elas retratam fielmente a realidade? Por quê?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. qual ou quais destes documentos vocês possuem?
      1. Carteira de estudante.
      2. Carteira de identidade.
      3. Certidão de nascimento.
      4. cê pê éfe.
    1. Qual desses documentos vocês acham mais importante? Por quê?
    1. Na opinião de vocês, quais informações são indispensáveis nesses documentos?
Ícone de atividade oral.
    1. O que os textos têm em comum?
    1. Em que situações as pessoas precisam apresentar seus documentos pessoais?
ríd tchu lârn
    • identificar os tipos de documentos;
    • verificar as informações presentes neles.
Documento. Um cartão na horizontal em bege-claro, com um chip à esquerda, de cor dourada. No topo há o texto: Republic of Malawi Chiphaso cha Nzika barra citizen identification. Ao lado esquerdo, há uma bandeira com listras verde, vermelha e preta. Ao lado direito, um brasão.  Abaixo, o texto: Dzina la Bambo barra Surname, Phiri. Na linha seguinte, Dzina, Maina Ena barra Name, Other Names Chikondi. Na linha abaixo, Mwamuna-Mkazi barra Sex F. Ao lado, Tsiku Lobadwa barra Date of Birth thirteenth September nineteen ninety-five. Na linha seguinte:  Nambala ya Chiphaso barra identification No KGTRFZ zero four. Ao lado: Dziko Lobadwira barra Nationality MWIT. Na linha abaixo: Tsiku Lolandira Chiphaso barra Date of Issue first June two thousand and seventeen. Ao lado:  Tsiku Lothera Chipaso barra Date of Expiry thirteenth September two thousand and twenty-one. Na parte à direita, fotografia de uma mulher negra, vista do busto para cima. Ela tem cabelos escuros divididos pela metade, blusa de mangas compridas em rosa-claro e bege. Na parte inferior, assinatura em preto.

II.

Documento. Cartão na horizontal retangular. Fundo em azul-claro. À esquerda, fotografia de uma jovem vista do busto para cima. Ela tem cabelos pretos presos. Ela usa camisa de gola em azul-claro com blusa de frio preto por cima. À direita no topo, há o texto: COLLEGE. Abaixo: Student ID: eleven dash six five three four. Na linha abaixo, Forename: Sarah. Na linha abaixo, Surname: Lewis. Na linha abaixo, Course:Pre-Nursing Studies. Na linha abaixo, Expiry Date: first June two thousand and twenty-five. Na ponta da direita, há um código de barra preta na vertical.

Eyes on grammar – egzâmpol uan

III.

Documento. Cartão na horizontal de cor verde-claro. À esquerda, na ponta superior, há o brasão brasileiro. Ao lado, o texto: República Federativa do Brasil, Ministério da Justiça, Registro de Identidade Civil, Estado do Brasil. Abaixo do brasão, há um chip e numeração: Nímero RIC barra ID number zero zero zero zero zero zero zero zero zero cinco dígito nove. Á direita há o texto:  Nome barra Name Fernanda de Carvalho da Silva. Na linha abaixo: Sexo barra Sex Fem. Na linha abaixo, Nacionalidade barra Nationality Brasileira. Na linha abaixo: Data de Nasc barra Date of Birth doze de julho de mil novecentos e sessenta. Na linha abaixo: Data de Validade barra Expiry vinte de agosto de dois mil e trinta. À direita, há uma fotografia em preto e branco, vista do busto para cima de uma mulher de cabelos curtose ondulados, ela usa argolas finas nas orelhas e camisa de gola branca. Ela olha para frente, sorrindo.

Did you know?

O documento do item três é a nova Identificação Civil Nacional () brasileira, aprovada pela Lei norte 13.444, de 2017.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Indique as informações que estão presentes em cada documento.
Ícone. Notebook.

I

II

III

Nome

Sobrenome

País

Data de nascimento

Validade

Número de identificação

  1. Por que algumas informações não aparecem em todos os documentos?
  1. Relacione cada documento de ríd tchu lârn com os tipos a seguir.
    1. Carteira de estudante.
    2. Carteira de identidade.

d. Em sua opinião, por que os documentos de identificação costumam ter data de validade?

Ícone de atividade no caderno.
    1. Sarah
    1. LIUÍS
    1. ca gê tê érre éfe ze zero quatro
    1. brasileira
    1. 20/08/2030
    1. 13 1995

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. É um direito de todos os brasileiros ter certidão de nascimento. Vocês sabem por quê? Justifiquem sua resposta.
    1. Quais dados constam em uma certidão de nascimento?
    1. Vocês acham que certidões de nascimento emitidas em outros países são iguais à brasileira? Por quê?
ríd tchu lârn
Ícone de atividade oral.
    • verificar dados informados em certidões de nascimento;
    • comparar as duas certidões.
Certidão de nascimento. Folha de papel na vertical, com os contornos em amarelo, listras finas em verde e amarelo. Ao centro, na ponta superior, brasão do Brasil e abaixo, o texto: República Federativa do Brasil, Registro Civil das Pessoas Naturais, Certidão de nascimento, Nome  CPF: espaço para resposta, Matrícula  nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove,  Data de Nascimento Por extenso: Espaço para resposta, Dia: Espaço para resposta, Mês: Espaço para resposta, Ano: Espaço para resposta, Hora de nascimento: Espaço para resposta, Naturalidade: Espaço para resposta, Município de Registro e Unidade da Federação: Espaço para resposta, Local, Município de Nascimento e UF: Espaço para resposta, Sexo: Espaço para resposta, Filiação: Espaço para resposta, Avós: Espaço para resposta, Gêmeos: Espaço para resposta, Nomes e Matrícula dos Gêmeos: Espaço para resposta, Data do registro por extenso: Espaço para resposta, Número da DNV barra Declação de Nascido Vivo: Espaço para resposta, Averbações barra Anotações e acrescer: Espaço para resposta,  Anotações de Cadastro. Tabela. Tipo de documento. RG, Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta. Tipo de documento: PIS barra NIS: Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta. Tipo de documento. Passaporte: Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta, Tipo de documento. Cartão Nacional de Saúde Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta, Tipo de documento: Título do Eleitor Número: Espaço para resposta, Zona/Seção: Espaço para resposta, Munícipio: Espaço para resposta, UF: Espaço para resposta, CEP residencial: Espaço para resposta, Grupo Sanguíneo: Espaço para resposta. Asterisco As anotações de cadastro acima não dispensam a parte interessada da apresentação do documento original, quando exigido pelo órgão solicitante ou quando necessário para identificação de seu portador. Nome do ofício, Oficial Registrador, Munícipio barra UF, Endereço, Telefone, E-mail. O conteúdo da certidão é verdadeiro. Dou fé. Data e local: Espaço para resposta. Assinatura do Oficial.

II.

Certidão de nascimento. Folha de papel na vertical em tons de rosa-claro. Na parte superior, texto: Births, Deaths and Marriages Registration Act nineteen ninety-six  SOUTH AUSTRALIA, BIRTH CERTIFICATE. À direita, brasão redondo em preto. Na parte inferior, tabela com o texto: CHILD, Surname, DELANEY,  Given Names, NOAH WILLIAM, Sex, MALE, Date of Birth, WOMEN’S AND CHILDREN’S HOSPITAL, NORTH ADELAIDE. MOTHER Surname, DELANEY, Maiden Surname, RICHMOND, Given Names, LINDA KIM, Age, THIRTY-TWO YEARS, Place of Birth, NORTH ADELAIDE, SOUTH AUSTRALIA Occupation, TEACHER, Address ONE THREE TWO WESTERN PARADE.  TORRENSVILLE FIVE OH THREE ONE. FATHER, Surname, DENALEY, Given Names, ANDREW DAVID, Age, THIRTY-TWO YEARS, Place of Birth, NORTH ADELAIDE, SOUTH AUSTRALIA Occupation, MEDICAL PRACTITIONER, Address, ONE THREE TWO WESTERN PARADE TORRENSVILLE FIVE OH THREE ONE. MARRIAGE OF PARENTS, Year of Marriage TOW THOUSAND AND THREE, Place of Marriage DELAIDE, SOUTH AUSTRALIA. PREVIOUS CHILDREN OFPARENTS, Given Names (sex, date of birth). INFORMANTS, Name K. DELANEY,  Relationship to ChildL. MOTHER, .D. DELANEY, FATHER. REGISTRATION, Registration Number NINE SEVEN SIX FIVE FOUR THREE FIVE SEVEN, Date FOURTEENTH MARCH TWO THOUSAND AND EIGHT.  A esquerda, brasão em preto. Aibaixo, o número: ONE ZERO NINE NINE ZERO FIVE ONE e o texto Certificate Number. Ao final odocumento, o texto: BIRTHS, DEATHS AND MARRIAGES REGISTRATION OFFICE, ADELAIDE. I hereby certify that the above particulars are contained in an entry in the Register kept in this Offiice in the State of South Australia. Given under my hand and seal this. Issue date: fourteenth day of March, two thousand and eight.Assinatura em preto, REGISTRAR.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Indique as informações que aparecem nas duas certidões de nascimento.
      1. Nome dos pais.
      2. Sexo da criança.
      3. Nome da criança.
      4. Nome do irmão gêmeo.
      5. Número do documento.
      6. Local de nascimento da mãe.
      7. Data de nascimento da criança.
      8. Local de nascimento da criança.
      9. Número do documento de identidade da mãe.
    1. Quais são as diferenças entre a certidão de nascimento do Brasil e a da Austrália?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Seria possível existir uma certidão de nascimento sem os dados assinalados na questão 1a? Justifique sua resposta.
    1. Observe as certidões de nascimento do Brasil e da Austrália. Como seria possível diferenciar duas pessoas que tivessem nome e sobrenome iguais?

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. De onde vocês acham que o texto foi retirado?
      1. Blogue.
      2. Notícia.
      3. Poema.
    1. Na opinião de vocês, qual pode ser o tema do texto?
    1. Vocês já escreveram um texto semelhante? Com que finalidade?
    1. Vocês sabem dizer estas palavras em inglês? Caso não saibam, perguntem aos colegas ou consultem um dicionário.
      1. irmã
      2. irmão
      3. mãe
      4. pai
ríd tchu lârn
    • verificar o propósito do texto;
    • identificar características de apresentações pessoais em blogues.
Reprodução de página da internet. Três círculos pequenos coloridos na ponta da esquerda, respectivamente, nas cores: vermelho, amarelo e verde.  Na parte superior, ao centro, título em cinza Tales of a pre-teen nerd. Mais abaixo, texto em uma faixa azul : My life, My blog, My nerdiness. Abaixo os menus: Home, About e Contact Blossom.

Hello there, people of the Internet My name is Blossom, and I'm 12. I have brown hair and boring sparkling green eyes. I have an adorable 2-years-old shih-tzu called Kiki.

I have a 16-year-old sister called Summer (oh, the irony!). I am self-confessed nerd with an obsession for anything sugary, and I am not a very patient person. I love reading and writing, and getting into very awkward situations easily.

Me=

TALES of a pre-teen nerd. Lilaccupcakex. [sem local], [2013símbolo de ponto de interrogação]. Disponível em: https://oeds.link/GC4Wf7. Acesso em: 25 maio 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Sintetize o que você entendeu sobre a pessoa que se apresentou.
    1. Retire do texto fragmentos que contenham as seguintes informações sobre quem o escreveu.
      1. O nome.
      2. Uma característica física.
      3.  A idade.
      4. Algo de que gosta.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quem tem 16 anos?
      1. A amiga de blóssom.
      2. A irmã de blóssom.
      3. A boneca de blóssom.
    1. blóssom afirma que não é muito
      1. divertida.
      2. esperta.
      3. paciente.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês gostariam de ter algum dos documentos que viram anteriormente? Qual? Por quê?
    1. Que problemas uma pessoa sem certidão de nascimento pode ter?
    1. Vocês acham que no Brasil há pessoas que não têm certidão de nascimento?
    1. Que conselhos vocês dariam a Blossom sobre alimentação e comportamento?
    1. Vocês acham que crianças e adolescentes podem ter blogues? Por quê?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês chegam a um lugar novo, onde ninguém os conhece, e alguém pede que se apresentem. Como vocês começariam essa apresentação?
    1. O que vocês diriam nessa situação?
    1. Já aconteceu algo assim com vocês? Como foi?
    1. Verifiquem se outros colegas da turma já passaram por essa situação e se fizeram o mesmo que vocês.
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês encontram dois colegas que não se conhecem. O que vocês fariam?
    1. Vocês já passaram por uma situação assim? O que fizeram?
Ícone de atividade no caderno.
Fotografia. Rosto de uma menina, de cabelos castanhos para a direita, lisos, de traços orientais. Ela olha para frente, sorrindo.

II.

Fotografia. À esquerda, um carro vermelho visto parcialmente, com a porta direita aberta, com um homem em pé, perto de um menino e uma menina. O homem tem cabelos escuros, de camiseta em verde-claro e calça jeans e sorri para o menino. O menino é loiro, de blusa de mangas compridas em vermelho, calça cinza. À direita, a menina está com blusa em vermelho, saia cinza, meias em branco e sapatos pretos. Em segundo plano, muro e árvore e folhas verdes.

III.

Fotografia. Um menino sentado de frente para mesa cinza, com um notebook branco aberto na sua frente.  À direita, há um caderno de folhas em branca com uma lapizeira  azul em cima.  O menino tem cabelos pretos, de camiseta em amarelo, braços cruzados e par de fone nas orelhas, conectado ao computador. Ao fundo, paredes em branco, com porta à direita, vista parcialmente em marrom e à esquerda, janela grande, na horizontal por onde entra luz solar.
  1. Com base nas imagens, do que você imagina que cada apresentação vai tratar?

b. O que você acha que as pessoas vão dizer? Você saberia dizer isso em inglês?

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar o assunto e relacioná-lo aos textos presentes nesta unidade;
    • verificar características de apresentações pessoais.

Apresentação pessoal um

Título: Let me introduce myself

Data: 12/7/2019

Fonte: Canal de Games

LET me introduce myself. 2019. Vídeo (25segundos). Publicado pelo Canal de Games. Disponível em: https://oeds.link/muTZcD. Acesso em: 25 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Apresentação pessoal dois

Título: Introduce myself in English

Data: 11/11/2010

Fonte: annking1992823

INTRODUCE myself in English. 2010. Vídeo (3minutos12segundos). Publicado pelo canal annking1992823. Disponível em: https://oeds.link/n9FOJr. Acesso em: 25 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Apresentação pessoal três

Título: Sleepless in Seattle

Data: 1993

Fonte: dêvedê Sleepless in Seattle

SLEEPLESS in Seattle. Direção: Nora Ephron. Produção: Gary Foster. Estados Unidos da América: TriStar Pictures, 1993. 1 dêvedê (106 minutos).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Relacione cada apresentação às imagens que estão na questão 3 de bifór listenin.
    1. Ouça novamente as apresentações e explique o que acontece em cada uma delas. As hipóteses que você formulou na questão 3 de bifór listenin estavam corretas? Justifique sua resposta.

Eyes on grammar

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Relacione as transcrições a seguir com as apresentações que você ouviu.
    1. Nas transcrições presentes no item 2a, encontre fragmentos que indiquem uma
      1. saudação usada quando nos apresentamos ou encontramos alguém.
      2. fórma de dizer seu nome.
      3. maneira de dizer sua idade.
      4. fórma de dizer seu lugar de origem.
      1. maneira de apresentar alguém.
      1. fórma de saudar alguém que você acaba de conhecer.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês acham que as apresentações pessoais podem variar de acordo com a situação? Justifiquem sua resposta.
    1. Em apresentações como as que ouviram, vocês consideram possível conhecer de fato a pessoa? Justifiquem sua resposta.
    1. Já aconteceu de vocês terem uma impressão errada de uma pessoa quando a conheceram? E o que os fez mudar de opinião? Contem aos colegas como foi.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

Ilustração. Retângulo em azul-claro, na horizontal, com texto à esquerda: Student. Abaixo, Identity Card. Name: Espaço para resposta. Abaixo, Date of Birth: Espaço para resposta. Abaixo, Nationality: Espaço para resposta. A direita, espaço na vertical com o texto: Photo. Ícone. Notebook.
Ícone de atividade no caderno.

2.

date of birth   neimi ór neimi   place of birth     sex

Documento. Folha de papel na horizontal com contornos em azul-escuro. Nas pontas, símbolos redondos e ao centro, no topo, texto: City Of Austin. Abaixo,  FILE NUMBER: NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE Espaço para resposta um: DEE HEAD. Espaço para resposta dois: January fourth two thousand and four. Espaço para resposta três:  FEMALEE. Espaço para resposta four: TRAVIS COUNTY, TEXAS. Nas linhas seguintes: FATHER: JAY HERNANDEZ, MOTHER: AMY VASQUEZ. DATE FILED: January seventh two thousand and four. One one three three six six. I hereby certify that this abstract of birth facts has been provided to this office by the Texas Department of Health, Bureau of Vital Statistics, from a document officially in its custody. DATE ISSUED April fifteenth two thousand and four. This copy is not valid unless prepared on engraved border displaying seal and signature of Registrar.A direita, uma assinatura manuscrita em preto, ilegível e carimbo em azul em cima, dizendo: VOID. Ícone. Notebook.
Ícone de atividade no caderno.

3.

Hello, everyone! My name is Ann.” (página 31)

Hi. My name is Antônio. I am 11 years old.” (página 31)

Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.” (página 31)

a. Complete as frases a seguir, em inglês, com seus dados pessoais.

I.

espaço para resposta

II.

espaço para resposta
  1. Como você cumprimentaria em inglês seus colegas de turma?

c. Como você apresentaria em inglês dois colegas de turma que ainda não se conhecem?

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

4. página

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Antônio e estão falando sobre
    1. eles mesmos.
    2. outras pessoas.
  1. Quais palavras presentes nos áudios ajudaram a saber de quem estão falando?

c. Complete as frases sobre Antônio e com as informações do quadro:

11    he    is    is    she    student    years old

I. (A)

espaço para resposta
aiapóstrofo s .xi (B)
espaço para resposta
(C)
espaço para resposta
.

II. (A)

espaço para resposta
(B)
espaço para resposta
(C)
espaço para resposta
(D)
espaço para resposta
Ícone de atividade no caderno.

5. página

a. xi um

espaço para resposta
dois
espaço para resposta
    1. espaço para resposta
      dois
      espaço para resposta
      três
      espaço para resposta
Ícone de atividade no caderno.
  1. 

Hi, everyone! (um) (I’m We’re They’re) Gabrielle, I’m 14 years old, and I’m from England.

b.

Hi! My name (um) (am is are) Isabel and (dois) (I am she is they are) almost 13. I live in Australia and I love reading and photography. I have two dogs, Buzz and Rosie.

c.

Jason – I’m Jason McCallister, Bob’s younger brother.

Jane – Oh, my God!!! You’re kidding! It’s so good to finally (um) (love you see you meet you).

Jason – (dois) (It’s They’re We’re) nice to meet you.

tê vê Brothers & Sisters. Direção: Ken Olin, Matt Shakman, Sandy Smolan. Estados Unidos da América: ABC Studios, 2006-2011.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar, com um colega, uma apresentação oral. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com eles na seção Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Apresentação pessoal.

Qual é o tema?Informações pessoais.

Qual é o objetivo?Apresentar-se para a turma, como se fosse o primeiro dia de aula.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Oralmente, na sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes prepararão suas falas com a ajuda de um colega e as apresentarão individualmente.

túlbóks

1.

Ícone de atividade no caderno.

a. Em inglês, como em todas as línguas, há diversas maneiras de fazer uma apresentação pessoal. Voltem às apresentações na seção líssen tchu lârn e, depois, pesquisem outras fórmas de se apresentar. Se possível, consultem materiais como dicionários, ambientes virtuais e aplicativos. Assim, vocês vão ter diferentes exemplos de como fazer a apresentação.

Ícone de atividade no caderno.

b. Em algumas ocasiões, pode ser importante elaborar um roteiro antes de falar. Assim, preparem a apresentação que vão fazer. Vocês não vão ler o texto escrito, mas ele vai ajudar a deixar a apresentação organizada. As informações que estão na seção áison grémer podem ajudá-los.

Ícone de atividade oral.

c. Façam a apresentação para o colega da dupla. Vocês devem observar a fala um do outro e anotar as qualidades e o que poderia ser modificado ou ajustado, a fim de ajudar o colega a melhorar sua apresentação.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • roteiro bem organizado;
    • conteúdo adequado e informações fundamentais sobre você;
    • vocabulário e construções usados adequadamente.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que a imagem mostra?
    1. Qual é a relação entre a imagem e o que foi tratado nesta unidade?
    1. O que é possível expressar em um autorretrato?
Ícone de atividade no caderno.

a. Faça seu autorretrato ou céufí.

Ícone de atividade oral.

b. Explique à turma o que ele expressa sobre você.

Ícone de atividade no caderno.

c. Com base nas apresentações pessoais que estudou nesta unidade, escreva no caderno uma apresentação sobre você como legenda para seu autorretrato ou sua céufí.

Ícone de atividade oral.

d. Leia a sua apresentação para a turma e ouça atentamente a dos colegas.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que foi mais fácil estudar nesta unidade? E o que foi mais difícil?
    1. O que você aprendeu sobre documentos e apresentações pessoais?
    1. Que conhecimentos novos, tanto sobre o tema quanto sobre a língua inglesa, você aprendeu nesta unidade?
    1. Você considera que sua participação nas aulas foi positiva? Justifique sua resposta.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os acompanham.

egzâmpol

Documento. Cartão na horizontal de cor verde-claro. À esquerda, na ponta superior, há o brasão brasileiro. Ao lado, o texto: República Federativa do Brasil, Ministério da Justiça, Registro de Identidade Civil, Estado do Brasil. Abaixo do brasão, há um chip e numeração: Nímero RIC barra ID number zero zero zero zero zero zero zero zero zero cinco dígito nove. Á direita há o texto:  Nome barra Name Fernanda de Carvalho da Silva. Na linha abaixo: Sexo barra Sex Fem. Na linha abaixo, Nacionalidade barra Nationality Brasileira. Na linha abaixo: Data de Nasc barra Date of Birth doze de julho de mil novecentos e sessenta. Na linha abaixo: Data de Validade barra Expiry vinte de agosto de dois mil e trinta. À direita, há uma fotografia em preto e branco, vista do busto para cima de uma mulher de cabelos curtose ondulados, ela usa argolas finas nas orelhas e camisa de gola branca. Ela olha para frente, sorrindo.

(página 24)

PERSONAL INFORMATION / INFORMAÇÕES PESSOAIS

name
forename / given name
surname / family name

sex
male
female

nationality
place of birth
country

date of birth
father’s name
mother’s name

egzâmpol

Hi. My name is Antônio.”

(página 32)

Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”

(página 32)

GETTING TO KNOW EACH OTHER / APRESENTAÇÃO PESSOAL

Greeting

Hi! / Hello!

Introducing yourself

My name is… / I’m…

Introducing someone

This is…

Meeting someone for the first time

It’s nice to meet you.

My name is Ann. And now I’m going to introduce myself to you.”

Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”

(página 32)

SUBJECT PRONOUNS / PRONOMES PESSOAIS

SINGULAR

1st

I

2nd

you

3rd

he / she / it

PLURAL

1st

we

2nd

you

3rd

they

  • ít é o pronome pessoal que, no papel de sujeito, se refere a animais, objetos ou situações. Não se refere a pessoas.
  • Em inglês, todas as frases têm de ter um sujeito. Quando em português esse sujeito é impessoal ou inexistente, em inglês devemos usar ít. Exemplos:

SUBJECT PRONOUNS + VERB TO BE (PRESENT SIMPLE) / PRONOMES PESSOAIS + VERBO TO BE (PRESENTE SIMPLES)

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Full form

Contracted form

Full form

Contracted form

I am Ann.

I’m Ann.

I am not Ann.

I’m not Ann.

You are 17 years old.

You’re 17 years old.

You are not 17 years old.

You’re not / You aren’t 17 years old.

He is Michael.
She is Emma.
It is 8 years old.

He’s Michael.
She’s Emma.
It’s 8 years old.

He is not Michael.
She is not Emma.
It is not 8 years old.

He’s not / He isn’t Michael.
She’s not / She isn’t Emma.
It’s not / It isn’t 8 years old.

We are William and Olivia.

We’re William and Olivia.

We are not William and Olivia.

We’re not / We aren’t William and Olivia.

You are 10 years old.

You’re 10 years old.

You are not 10 years old.

You’re not / You aren’t 10 years old.

They are Benjamin and Harper.

They’re Benjamin and Harper.

They are not Benjamin and Harper.

They’re not / They aren’t Benjamin and Harper.

SUBJECT PRONOUNS + VERB TO BE (PRESENT SIMPLE) / PRONOMES PESSOAIS + VERBO TO BE (PRESENTE SIMPLES)

Affirmative

She is a teacher.

They are classmates.

Interrogative

Is she a teacher?

Are they classmates?

Para fazer perguntas com o verbo tchu bi, é preciso colocar o verbo antes do sujeito.

I am a Brazilian student and I am 11 years old.”

(página 32)

NUMBERS − NUMERAIS

0

zero

3

three

6

six

9

nine

12

twelve

15

fifteen

18

eighteen

1

one

4

four

7

seven

10

ten

13

thirteen

16

sixteen

19

nineteen

2

two

5

five

8

eight

11

eleven

14

fourteen

17

seventeen

20

twenty