iúnit uán – rru ar iu
Gêneros discursivos: documento pessoal e apresentação pessoal escrita e oral.
Tema: identidade e cidadania.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos documento pessoal e apresentação pessoal oral e escrita;
- refletir sobre identidade e cidadania.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
- Como vocês acham que uma pessoa pode comprovar sua identidade?
- Vocês já viram seus documentos? qual ou quais? Que dados aparecem ?
c. Em várias situações, é necessário fornecer nossos dados pessoais (nome, endereço, data de nascimento etcétera). Vocês já passaram por situações assim? Quando?
II.
Did you know?
• mustafa maluka (1976) é um pintor nascido na África do Sul especializado em retratos.
- Vocês sabem o que significa “autorretrato”? Se não sabem, conversem com outros colegas sobre o possível significado dessa palavra.
- A imagem um é um autorretrato ( sélf-pórtreit) e a imagem dois é uma céufí. Com base nos exemplos, quais vocês acham que são as semelhanças e as diferenças entre autorretratos e céufis?
c. Em sua opinião, quais razões levam uma pessoa a pintar um autorretrato ou a tirar uma céufí?
II.
- O que vocês observam nas imagens?
b. Vocês acham que elas retratam fielmente a realidade? Por quê?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- qual ou quais destes documentos vocês possuem?
- Carteira de estudante.
- Carteira de identidade.
- Certidão de nascimento.
- cê pê éfe.
- Qual desses documentos vocês acham mais importante? Por quê?
- Na opinião de vocês, quais informações são indispensáveis nesses documentos?
- qual ou quais destes documentos vocês possuem?
-
- O que os textos têm em comum?
- Em que situações as pessoas precisam apresentar seus documentos pessoais?
ríd tchu lârn
-
- identificar os tipos de documentos;
- verificar as informações presentes neles.
II.
Eyes on grammar – egzâmpol uan
III.
Did you know?
• O documento do item três é a nova Identificação Civil Nacional () brasileira, aprovada pela Lei norte 13.444, de 2017.
constrãquitchion minins
-
- Indique as informações que estão presentes em cada documento.
I |
II |
III |
|
---|---|---|---|
Nome |
|||
Sobrenome |
|||
País |
|||
Data de nascimento |
|||
Validade |
|||
Número de identificação |
- Por que algumas informações não aparecem em todos os documentos?
- Relacione cada documento de ríd tchu lârn com os tipos a seguir.
- Carteira de estudante.
- Carteira de identidade.
d. Em sua opinião, por que os documentos de identificação costumam ter data de validade?
-
- Sarah
- LIUÍS
- ca gê tê érre éfe ze zero quatro
- brasileira
- 20/08/2030
- 13 1995
tésqui tchu
bifór rídin
-
- É um direito de todos os brasileiros ter certidão de nascimento. Vocês sabem por quê? Justifiquem sua resposta.
- Quais dados constam em uma certidão de nascimento?
- Vocês acham que certidões de nascimento emitidas em outros países são iguais à brasileira? Por quê?
ríd tchu lârn
-
- verificar dados informados em certidões de nascimento;
- comparar as duas certidões.
II.
constrãquitchion minins
-
- Indique as informações que aparecem nas duas certidões de nascimento.
- Nome dos pais.
- Sexo da criança.
- Nome da criança.
- Nome do irmão gêmeo.
- Número do documento.
- Local de nascimento da mãe.
- Data de nascimento da criança.
- Local de nascimento da criança.
- Número do documento de identidade da mãe.
- Quais são as diferenças entre a certidão de nascimento do Brasil e a da Austrália?
- Indique as informações que aparecem nas duas certidões de nascimento.
-
- Seria possível existir uma certidão de nascimento sem os dados assinalados na questão 1a? Justifique sua resposta.
- Observe as certidões de nascimento do Brasil e da Austrália. Como seria possível diferenciar duas pessoas que tivessem nome e sobrenome iguais?
tésk thri
bifór rídin
-
- De onde vocês acham que o texto foi retirado?
- Blogue.
- Notícia.
- Poema.
- Na opinião de vocês, qual pode ser o tema do texto?
- Vocês já escreveram um texto semelhante? Com que finalidade?
- Vocês sabem dizer estas palavras em inglês? Caso não saibam, perguntem aos colegas ou consultem um dicionário.
- irmã
- irmão
- mãe
- pai
- De onde vocês acham que o texto foi retirado?
ríd tchu lârn
-
- verificar o propósito do texto;
- identificar características de apresentações pessoais em blogues.
Hello there, people of the Internet My name is Blossom, and I'm 12. I have brown hair and boring sparkling green eyes. I have an adorable 2-years-old shih-tzu called Kiki.
I have a 16-year-old sister called Summer (oh, the irony!). I am self-confessed nerd with an obsession for anything sugary, and I am not a very patient person. I love reading and writing, and getting into very awkward situations easily.
Me=
TALES of a pre-teen nerd. Lilaccupcakex. [ sem local], [2013 símbolo de ponto de interrogação]. Disponível em: https://oeds.link/GC4Wf7. Acesso em: 25 maio 2022.
constrãquitchion minins
-
- Sintetize o que você entendeu sobre a pessoa que se apresentou.
- Retire do texto fragmentos que contenham as seguintes informações sobre quem o escreveu.
- O nome.
- Uma característica física.
- A idade.
- Algo de que gosta.
-
- Quem tem 16 anos?
- A amiga de blóssom.
- A irmã de blóssom.
- A boneca de blóssom.
- blóssom afirma que não é muito
- divertida.
- esperta.
- paciente.
- Quem tem 16 anos?
think a lítol mór
-
- Vocês gostariam de ter algum dos documentos que viram anteriormente? Qual? Por quê?
- Que problemas uma pessoa sem certidão de nascimento pode ter?
- Vocês acham que no Brasil há pessoas que não têm certidão de nascimento?
- Que conselhos vocês dariam a Blossom sobre alimentação e comportamento?
- Vocês acham que crianças e adolescentes podem ter blogues? Por quê?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
- Vocês chegam a um lugar novo, onde ninguém os conhece, e alguém pede que se apresentem. Como vocês começariam essa apresentação?
- O que vocês diriam nessa situação?
- Já aconteceu algo assim com vocês? Como foi?
- Verifiquem se outros colegas da turma já passaram por essa situação e se fizeram o mesmo que vocês.
-
- Vocês encontram dois colegas que não se conhecem. O que vocês fariam?
- Vocês já passaram por uma situação assim? O que fizeram?
II.
III.
- Com base nas imagens, do que você imagina que cada apresentação vai tratar?
b. O que você acha que as pessoas vão dizer? Você saberia dizer isso em inglês?
líssen tchu lârn
-
- identificar o assunto e relacioná-lo aos textos presentes nesta unidade;
- verificar características de apresentações pessoais.
Apresentação pessoal um
Título: Let me introduce myself
Data: 12/7/2019
Fonte: Canal de Games
LET me introduce myself. 2019. Vídeo (25 segundos). Publicado pelo Canal de Games. Disponível em: https://oeds.link/muTZcD. Acesso em: 25 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoal dois
Título: Introduce myself in English
Data: 11/11/2010
Fonte: annking1992823
INTRODUCE myself in English. 2010. Vídeo (3 minutos12 segundos). Publicado pelo canal annking1992823. Disponível em: https://oeds.link/n9FOJr. Acesso em: 25 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoal três
Título: Sleepless in Seattle
Data: 1993
Fonte: dêvedê Sleepless in Seattle
SLEEPLESS in Seattle. Direção: Nora Ephron. Produção: Gary Foster. Estados Unidos da América: TriStar Pictures, 1993. 1 dêvedê (106 minutos).
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Relacione cada apresentação às imagens que estão na questão 3 de bifór listenin.
- Ouça novamente as apresentações e explique o que acontece em cada uma delas. As hipóteses que você formulou na questão 3 de bifór listenin estavam corretas? Justifique sua resposta.
Eyes on grammar –
-
- Relacione as transcrições a seguir com as apresentações que você ouviu.
- Nas transcrições presentes no item 2a, encontre fragmentos que indiquem uma
- saudação usada quando nos apresentamos ou encontramos alguém.
- fórma de dizer seu nome.
- maneira de dizer sua idade.
- fórma de dizer seu lugar de origem.
- maneira de apresentar alguém.
- fórma de saudar alguém que você acaba de conhecer.
- Relacione as transcrições a seguir com as apresentações que você ouviu.
think a lítol mór
-
- Vocês acham que as apresentações pessoais podem variar de acordo com a situação? Justifiquem sua resposta.
- Em apresentações como as que ouviram, vocês consideram possível conhecer de fato a pessoa? Justifiquem sua resposta.
- Já aconteceu de vocês terem uma impressão errada de uma pessoa quando a conheceram? E o que os fez mudar de opinião? Contem aos colegas como foi.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
2.
date of birth neimi ór neimi place of birth sex
3.
“Hello, everyone! My name is Ann.” ( página 31)
“Hi. My name is Antônio. I am 11 years old.” ( página 31)
“Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.” ( página 31)
a. Complete as frases a seguir, em inglês, com seus dados pessoais.
I.
II.
- Como você cumprimentaria em inglês seus colegas de turma?
c. Como você apresentaria em inglês dois colegas de turma que ainda não se conhecem?
4. página
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
- Antônio e estão falando sobre
- eles mesmos.
- outras pessoas.
- Quais palavras presentes nos áudios ajudaram a saber de quem estão falando?
c. Complete as frases sobre Antônio e com as informações do quadro:
11 he is is she student years old
I. (A)
ai apóstrofo s . xi (B) (C) .II. (A)
(B) (C) (D)5. página
a. xi um
dois-
- dois três
-
Hi, everyone! ( um) (I’m – We’re – They’re) Gabrielle, I’m 14 years old, and I’m from England.
b.
Hi! My name ( um) (am – is – are) Isabel and ( dois) (I am – she is – they are) almost 13. I live in Australia and I love reading and photography. I have two dogs, Buzz and Rosie.
c.
Jason – I’m Jason McCallister, Bob’s younger brother.
Jane – Oh, my God!!! You’re kidding! It’s so good to finally ( um) (love you – see you – meet you).
Jason – ( dois) (It’s – They’re – We’re) nice to meet you.
tê vê Brothers & Sisters. Direção: Ken Olin, Matt Shakman, Sandy Smolan. Estados Unidos da América: ABC Studios, 2006-2011.
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é criar, com um colega, uma apresentação oral. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com eles na seção Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Apresentação pessoal.
Qual é o tema? Informações pessoais.
Qual é o objetivo? Apresentar-se para a turma, como se fosse o primeiro dia de aula.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Oralmente, na sala de aula.
Quem participará? Todos os estudantes prepararão suas falas com a ajuda de um colega e as apresentarão individualmente.
túlbóks
1.
a. Em inglês, como em todas as línguas, há diversas maneiras de fazer uma apresentação pessoal. Voltem às apresentações na seção líssen tchu lârn e, depois, pesquisem outras fórmas de se apresentar. Se possível, consultem materiais como dicionários, ambientes virtuais e aplicativos. Assim, vocês vão ter diferentes exemplos de como fazer a apresentação.
b. Em algumas ocasiões, pode ser importante elaborar um roteiro antes de falar. Assim, preparem a apresentação que vão fazer. Vocês não vão ler o texto escrito, mas ele vai ajudar a deixar a apresentação organizada. As informações que estão na seção áison grémer podem ajudá-los.
c. Façam a apresentação para o colega da dupla. Vocês devem observar a fala um do outro e anotar as qualidades e o que poderia ser modificado ou ajustado, a fim de ajudar o colega a melhorar sua apresentação.
istép béqui
-
- roteiro bem organizado;
- conteúdo adequado e informações fundamentais sobre você;
- vocabulário e construções usados adequadamente.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que a imagem mostra?
- Qual é a relação entre a imagem e o que foi tratado nesta unidade?
- O que é possível expressar em um autorretrato?
a. Faça seu autorretrato ou céufí.
b. Explique à turma o que ele expressa sobre você.
c. Com base nas apresentações pessoais que estudou nesta unidade, escreva no caderno uma apresentação sobre você como legenda para seu autorretrato ou sua céufí.
d. Leia a sua apresentação para a turma e ouça atentamente a dos colegas.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que foi mais fácil estudar nesta unidade? E o que foi mais difícil?
- O que você aprendeu sobre documentos e apresentações pessoais?
- Que conhecimentos novos, tanto sobre o tema quanto sobre a língua inglesa, você aprendeu nesta unidade?
- Você considera que sua participação nas aulas foi positiva? Justifique sua resposta.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os acompanham.
egzâmpol
( página 24)
name |
sex |
nationality |
date of birth |
egzâmpol
“Hi. My name is Antônio.”
( página 32)
“Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”
( página 32)
Greeting |
Hi! / Hello! |
---|---|
Introducing yourself |
My name is… / I’m… |
Introducing someone |
This is… |
Meeting someone for the first time |
It’s nice to meet you. |
“My name is Ann. And now I’m going to introduce myself to you.”
“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”
( página 32)
SINGULAR |
1st |
I |
---|---|---|
2nd |
you |
|
3rd |
he / she / it |
|
PLURAL |
1st |
we |
2nd |
you |
|
3rd |
they |
- ít é o pronome pessoal que, no papel de sujeito, se refere a animais, objetos ou situações. Não se refere a pessoas.
- Em inglês, todas as frases têm de ter um sujeito. Quando em português esse sujeito é impessoal ou inexistente, em inglês devemos usar ít. Exemplos:
Affirmative / Afirmativo |
Negative / Negativo |
||
---|---|---|---|
Full form |
Contracted form |
Full form |
Contracted form |
I am Ann. |
I’m Ann. |
I am not Ann. |
I’m not Ann. |
You are 17 years old. |
You’re 17 years old. |
You are not 17 years old. |
You’re not / You aren’t 17 years old. |
He is Michael. |
He’s Michael. |
He is not Michael. |
He’s not / He isn’t Michael. |
We are William and Olivia. |
We’re William and Olivia. |
We are not William and Olivia. |
We’re not / We aren’t William and Olivia. |
You are 10 years old. |
You’re 10 years old. |
You are not 10 years old. |
You’re not / You aren’t 10 years old. |
They are Benjamin and Harper. |
They’re Benjamin and Harper. |
They are not Benjamin and Harper. |
They’re not / They aren’t Benjamin and Harper. |
Affirmative |
She is a teacher. |
They are classmates. |
---|---|---|
Interrogative |
Is she a teacher? |
Are they classmates? |
• Para fazer perguntas com o verbo tchu bi, é preciso colocar o verbo antes do sujeito.
“I am a Brazilian student and I am 11 years old.”
( página 32)
0 |
zero |
3 |
three |
6 |
six |
9 |
nine |
12 |
twelve |
15 |
fifteen |
18 |
eighteen |
1 |
one |
4 |
four |
7 |
seven |
10 |
ten |
13 |
thirteen |
16 |
sixteen |
19 |
nineteen |
2 |
two |
5 |
five |
8 |
eight |
11 |
eleven |
14 |
fourteen |
17 |
seventeen |
20 |
twenty |