Estudantes de escola pública brasileira exibem seus autorretratos.
Gêneros discursivos:documento pessoal e apresentação pessoal escrita e oral.
Tema:identidade e cidadania.
Os objetivos desta unidade são:
familiarizar-se com os gêneros discursivos documento pessoal e apresentação pessoal oral e escrita;
refletir sobre identidade e cidadania.
Page twenty-two
TIME TO THINKtaimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Take a look at this image. Then discuss the questions with a classmate.
Como vocês acham que uma pessoa pode comprovar sua identidade?
Vocês já viram seus documentos?Qual(is)qual ou quais? Que dados aparecemnele(s)?
c. Em várias situações, é necessário fornecer nossos dados pessoais (nome, endereço, data de nascimentoetc.etcétera). Vocês já passaram por situações assim? Quando?
Take a look at the images and discuss the questions with a classmate.
Either love me or leave me aloneider luve mi ór livi mi alon(2007), deMustafa Malukamustafa maluka. Óleo e acrílicosobresôbretela, 183cmcentímetros×por133cmcentímetros. Coleção privada, África do Sul.
II.
Adolescente tirando umaselfiecéufí.
Page twenty-three
Did you know?
• Mustafa Malukamustafa maluka(1976) é um pintor nascido na África do Sul especializado em retratos.
Vocês sabem o que significa “autorretrato”? Se não sabem, conversem com outros colegas sobre o possível significado dessa palavra.
A imagemIumé um autorretrato (self-portraitsélf-pórtreit) e a imagemIIdoisé umaselfiecéufí. Com base nos exemplos, quais vocês acham que são as semelhanças e as diferenças entre autorretratos eselfiescéufis?
c. Em sua opinião, quais razões levam uma pessoa a pintar um autorretrato ou a tirar umaselfiecéufí?
Take a look at the following images. Then discuss the questions with a classmate.
II.
O que vocês observam nas imagens?
b. Vocês acham que elas retratam fielmente a realidade? Por quê?
READINGrídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Task 1tesqui uon
Before readingbifór rídin
Discuss with a classmate and answer the questions.
Qual(is)qual ou quaisdestes documentos vocês possuem?
Carteira de estudante.
Carteira de identidade.
Certidão de nascimento.
CPFcê pê éfe.
Qual desses documentos vocês acham mais importante? Por quê?
Na opinião de vocês, quais informações são indispensáveis nesses documentos?
Page twenty-four
Take a look at the texts in Read to learn. Then discuss the questions with a classmate.
O que os textos têm em comum?
Em que situações as pessoas precisam apresentar seus documentos pessoais?
Read to learnríd tchu lârn
Read the documents with these objectives in mind:
identificar os tipos de documentos;
verificar as informações presentes neles.
II.
Eyes on grammar –EXAMPLE 1egzâmpol uan
III.
Did you know?
• O documento do itemIIItrêsé a nova Identificação Civil Nacional (ICN) brasileira, aprovada pela Leinnorteº13.444, de 2017.
Page twenty-five
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Read the texts again and do the following.
Indique as informações que estão presentes em cada documento.
I
II
III
Nome
Sobrenome
País
Data de nascimento
Validade
Número de identificação
Por que algumas informações não aparecem em todos os documentos?
Relacione cada documento deRead to learnríd tchu lârncom os tipos a seguir.
Carteira de estudante.
Carteira de identidade.
d. Em sua opinião, por que os documentos de identificação costumam ter data de validade?
Now match the following items.
Sarah
LewisLIUÍS
KGTRFZ04ca gê tê érre éfe ze zero quatro
brasileira
20/08/2030
13Sept1995
date of birth
date of expiry
forename
ID number
nationality
surname
Task 2tésqui tchu
Before readingbifór rídin
Discuss the questions with a classmate.
É um direito de todos os brasileiros ter certidão de nascimento. Vocês sabem por quê? Justifiquem sua resposta.
Quais dados constam em uma certidão de nascimento?
Vocêsachamque certidões de nascimento emitidas em outros países são iguais à brasileira? Por quê?
Page twenty-six
Read to learnríd tchu lârn
Read the birth certificates with these objectives in mind:
verificar dados informados em certidões de nascimento;
comparar as duas certidões.
Page twenty-seven
II.
Page twenty-eight
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Read the texts again and do the following.
Indique as informações que aparecem nas duas certidões de nascimento.
Nome dos pais.
Sexo da criança.
Nome da criança.
Nome do irmão gêmeo.
Número do documento.
Local de nascimento da mãe.
Data de nascimento da criança.
Local de nascimento da criança.
Número do documento de identidade da mãe.
Quais são as diferenças entre a certidão de nascimento do Brasil e a da Austrália?
Answer the following questions.
Seria possível existir uma certidão de nascimento sem os dados assinalados na questão1a? Justifique sua resposta.
Observe as certidões de nascimento do Brasil e da Austrália. Como seria possível diferenciar duas pessoas que tivessem nome e sobrenome iguais?
Task 3tésk thri
Before readingbifór rídin
Take a look at the personal presentation in Read to learn and discuss the questions with a classmate.
De onde vocês acham que o texto foi retirado?
Blogue.
Notícia.
Poema.
Na opinião de vocês, qual pode ser o tema do texto?
Vocês já escreveram um texto semelhante? Com que finalidade?
Vocês sabem dizer estas palavras em inglês? Caso não saibam, perguntem aos colegas ou consultem um dicionário.
irmã
irmão
mãe
pai
Page twenty-nine
Read to learnríd tchu lârn
Read the personal presentation with these objectives in mind:
verificar o propósito do texto;
identificar características de apresentações pessoais em blogues.
ABOUT
Hello there, people of the Internet My name is Blossom, and I'm 12. I have brown hair andboringsparkling green eyes. I have an adorable 2-years-old shih-tzu called Kiki.
I have a 16-year-old sister called Summer (oh, the irony!). I am self-confessed nerd with an obsession for anything sugary, and I am not a very patient person. I love reading and writing, and getting into very awkward situations easily.
Me=
TALES of a pre-teen nerd.Lilaccupcakex. [S. l.sem local], [2013?símbolo de ponto de interrogação]. Disponível em:https://oeds.link/GC4Wf7.Acesso em: 25 maio2022.
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Read the text again and do the following.
Sintetize o que você entendeu sobre a pessoa que se apresentou.
Retire do texto fragmentos que contenham as seguintes informações sobre quem o escreveu.
O nome.
Uma característica física.
A idade.
Algo de que gosta.
Read the personal presentation one more time and choose the correct answer.
Quem tem 16 anos?
A amiga deBlossomblóssom.
A irmã deBlossomblóssom.
A boneca deBlossomblóssom.
Blossomblóssomafirma que não é muito
divertida.
esperta.
paciente.
Page thirty
Think a little morethink a lítol mór
Discuss the following questions with a classmate.
Vocês gostariam de ter algum dos documentos que viram anteriormente? Qual? Por quê?
Que problemas uma pessoa sem certidão de nascimento pode ter?
Vocês acham que no Brasil há pessoas que não têm certidão de nascimento?
Que conselhos vocês dariam a Blossom sobre alimentação e comportamento?
Vocês acham que crianças e adolescentes podem ter blogues? Por quê?
LISTENINGlissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Before listeningbifór listenin
Consider the context in 1a. Then discuss with a classmate and answer the questions.
Vocês chegam a um lugar novo, onde ninguém os conhece, e alguém pede que se apresentem. Como vocês começariam essa apresentação?
O que vocês diriam nessa situação?
Já aconteceu algo assim com vocês? Como foi?
Verifiquem se outros colegas da turma já passaram por essa situação e se fizeram o mesmo que vocês.
Now consider this new context and discuss the questions with a classmate.
Vocês encontram dois colegas que não se conhecem. O que vocês fariam?
Vocês já passaram por uma situação assim? O que fizeram?
Take a look at these images. They are part of the personal presentations you are going to listen to. Then answer the questions.
II.
Page thirty-one
III.
Com base nas imagens, do que você imagina que cada apresentação vai tratar?
b. O que você acha que as pessoas vão dizer? Você saberia dizer isso em inglês?
Listen to learnlíssen tchu lârn
Listen to the personal presentations with these objectives in mind:
identificar o assunto e relacioná-lo aos textos presentes nesta unidade;
verificar características de apresentações pessoais.
Apresentação pessoalIum
Título:Let me introduce myself
Data:12/7/2019
Fonte:Canal deGames
LET me introduce myself. 2019. Vídeo (25ssegundos). Publicado pelo Canal deGames. Disponível em:https://oeds.link/muTZcD.Acesso em:25maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoalIIdois
Título:Introduce myself in English
Data: 11/11/2010
Fonte:annking1992823
INTRODUCE myself in English. 2010. Vídeo (3minminutos12ssegundos). Publicado pelo canalannking1992823. Disponível em:https://oeds.link/n9FOJr.Acesso em: 25maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoalIIItrês
Título:Sleepless in Seattle
Data:1993
Fonte:DVDdêvedêSleepless in Seattle
SLEEPLESS in Seattle.Direção:Nora Ephron. Produção:Gary Foster.EUAEstados Unidos da América:TriStar Pictures, 1993. 1DVDdêvedê(106minminutos).
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Listen to the personal presentations carefully and do the following.
Relacione cada apresentação às imagens que estão na questão3deBefore listeningbifór listenin.
Ouça novamente as apresentações e explique o que acontece em cada uma delas. As hipóteses que você formulou na questão3deBefore listeningbifór listeninestavam corretas? Justifique sua resposta.
Page thirty-two
Eyes on grammar–EXAMPLES 2, 3 and 4
Listen to the personal presentations again and do the following.
Relacione as transcrições a seguir com as apresentações que você ouviu.
“Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”
“Hi. My name is Antônio.I am a Brazilian student, and I am 11 years old.”
“Hello, everyone! My name is Ann. And now I’m going to introduce myself to you.”
Nas transcrições presentes no item2a, encontre fragmentos que indiquem uma
saudação usada quando nos apresentamos ou encontramos alguém.
formafórmade dizer seu nome.
maneira de dizer sua idade.
formafórmade dizer seu lugar de origem.
maneira de apresentar alguém.
formafórmade saudar alguém que você acaba de conhecer.
Think a little morethink a lítol mór
Discuss the following questions with a classmate.
Vocês acham que as apresentações pessoais podem variar de acordo com a situação? Justifiquem sua resposta.
Em apresentações como as que ouviram, vocês consideram possível conhecer de fato a pessoa? Justifiquem sua resposta.
Já aconteceu de vocês terem uma impressão errada de uma pessoa quando a conheceram? E o que os fez mudar de opinião? Contem aos colegas como foi.
LANGUAGE IN ACTIONlenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Complete the document with your personal information.
Page thirty-three
2. Complete the birth certificate with the following information.
date of birthname(s)neimi ór neimiplace of birthsex
3. Read the examples and do the following.
“Hello, everyone!My name isAnn.”(p.página 31)
“Hi.My name isAntônio.[…]I am 11 years old.”(p.página 31)
“Hi, Dad.This isJessica.”/“Hello, it’snice to meet you, Jessica.”(p.página31)
a. Complete as frases a seguir, em inglês, com seus dados pessoais.
I. My name is
.
II. I am
years old.
Como você cumprimentaria em inglês seus colegas de turma?
c. Como você apresentaria em inglês dois colegas de turma que ainda não se conhecem?
4. Listen to the personal presentation I and II (p.página31) again and choose the correct answer.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Antônio eAnnestão falando sobre
eles mesmos.
outras pessoas.
Quais palavras presentes nos áudios ajudaram a saber de quem estão falando?
It is.
I am.
We are.
Page thirty-four
c. Complete asfrases sobre Antônio eAnncom as informaçõesdo quadro:
11heisisshestudentyears old
I. (A)
iaisapóstrofo sAnn.Shexi(B)from Taiwan, and she is 18(C).
II. He(A)
Antônio.(B)is an(C)-year-old(D)from Brazil.
5. Read again about Blossom (p.página29) and complete the sentences.
a. ShexiIum
12.She has a 16IIdoissister called Summer.
is a self-confessed nerd, and sheIIdoisa veryIIItrêsperson.
Choose the correct answer.
Presentation 1
Hi, everyone!(Ium) (I’m–We’re–They’re)Gabrielle, I’m 14 years old, and I’m from England.
b. Presentation 2
Hi! My name(Ium) (am–is–are) Isabeland(IIdois) (I am–she is–they are)almost 13.I live in Australia and I love reading and photography. I have two dogs, Buzz and Rosie.
c. Presentation 3
Jason –I’m Jason McCallister, Bob’s younger brother.
Jane –Oh, my God!!! You’re kidding! It’s so good to finally(Ium) (love you–see you–meet you).
Jason – (IIdois) (It’s–They’re–We’re)nice to meet you.
TVtê vêBrothers & Sisters. Direção: Ken Olin, Matt Shakman, Sandy Smolan.EUAEstados Unidos da América:ABC Studios, 2006-2011.
SPEAKINGispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Hit the roadrit de rroudi
Sua tarefa é criar, com um colega, uma apresentação oral. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com elesna seçãoListening.
1. Before preparing your personal presentation, pay close attention to the chart.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo?Apresentação pessoal.
Qual é o tema?Informações pessoais.
Qual é o objetivo?Apresentar-se para a turma, como se fosse o primeiro dia de aula.
A quem se dirige?Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada?Oralmente, na sala de aula.
Quem participará?Todos os estudantes prepararão suas falas com a ajuda de um colega e as apresentarão individualmente.
Page thirty-five
Toolboxtúlbóks
1. Follow these steps. They will help you prepare a personal presentation.
a. Em inglês, como em todas as línguas, há diversas maneiras de fazer uma apresentação pessoal. Voltem às apresentações na seçãoListen to learnlíssen tchu lârne, depois, pesquisem outrasformasfórmasde se apresentar. Se possível, consultem materiais como dicionários, ambientes virtuais e aplicativos. Assim, vocês vão ter diferentes exemplos de como fazer a apresentação.
b. Em algumas ocasiões, pode ser importante elaborar um roteiro antes de falar. Assim, preparem a apresentação que vão fazer. Vocês não vão ler o texto escrito, mas ele vai ajudar a deixar a apresentação organizada. As informações que estão na seçãoEyes on grammaráison grémerpodem ajudá-los.
c. Façam a apresentação para o colega da dupla. Vocês devem observar a fala um do outro e anotar as qualidades e o que poderia ser modificado ou ajustado, a fim de ajudar o colega a melhorar sua apresentação.
Step backistép béqui
After getting your classmate’s feedback, check if your personal presentation has the following characteristics:
roteiro bem organizado;
conteúdo adequado e informações fundamentais sobre você;
vocabulário e construçõesusadosadequadamente.
2. Present yourself to the class.
PIT STOPpiti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Look back at the introductory pages of this unit (20-21) and answer the following questions.
O que a imagem mostra?
Qual é a relação entre a imagem e o que foi tratado nesta unidade?
O que é possível expressar em um autorretrato?
Think about the introductory pages and do the following.
a. Faça seu autorretrato ouselfiecéufí.
b. Explique à turma o que ele expressa sobre você.
c. Com base nas apresentações pessoais que estudou nesta unidade, escreva no caderno uma apresentação sobre você como legenda para seu autorretrato ou suaselfiecéufí.
d. Leia a sua apresentação para a turma e ouça atentamente a dos colegas.
Page thirty-six
THINK IT OVERthinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Think about this unit and consider the questions.
O que foi mais fácilestudarnesta unidade? E o que foi mais difícil?
O que você aprendeu sobre documentos e apresentações pessoais?
Que conhecimentos novos, tanto sobre o tema quanto sobre a língua inglesa, vocêaprendeunesta unidade?
Você considera que sua participaçãonasaulas foi positiva? Justifiquesuaresposta.
EYES ON GRAMMARáison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os acompanham.
Exampleegzâmpol1
(p.página24)
PERSONAL INFORMATION / INFORMAÇÕES PESSOAIS
name
forename / given name
surname / family name
sex
male
female
nationality
place of birth
country
date of birth
father’s name
mother’s name
Exampleegzâmpol2
“Hi. My name is Antônio.”
(p.página32)
“Hi, Dad.This isJessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”
(p.página32)
GETTING TO KNOW EACH OTHER/APRESENTAÇÃO PESSOAL
Greeting
Hi! / Hello!
Introducing yourself
My name is… / I’m…
Introducing someone
This is…
Meeting someone for the first time
It’s nice to meet you.
Page thirty-seven
Example 3
“My nameisAnn. And nowI’mgoing to introduce myself to you.”
“Hello,it’snice to meet you, Jessica.”
(p.página32)
SUBJECT PRONOUNS/PRONOMES PESSOAIS
SINGULAR
1st
I
2nd
you
3rd
he / she / it
PLURAL
1st
we
2nd
you
3rd
they
Itíté o pronome pessoal que, no papel de sujeito, se refere a animais, objetos ou situações. Não se refere a pessoas.
Em inglês, todas as frases têm de ter um sujeito. Quando em português esse sujeito é impessoal ou inexistente, em inglês devemos usaritít. Exemplos:It is beautiful! / It’s five o’clock. / It’s sunny!