iuniti thrii – auer iscul
Gêneros discursivos: quadro de horário escolar, cartaz de campanha social, quote poster e enquete.
Tema: escolas e educação.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos quadro de horário escolar, cartaz de campanha social, cuote pôster e enquete;
- refletir sobre escolas e educação.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
a O que as imagens retratam? b Na opinião de vocês, como esses lugares seriam representados hoje?2.
- Qual é o papel da educação segundo Malala?
- Na opinião de vocês, por que Malala pensa assim?
c. Vocês concordam com Malala? Por quê?
d. Completem a frase: “Educação é a única solução para
”.Did you know?
• Malala iuçáfizái (1997) é uma jovem ativista paquistanesa que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, aos 17 anos de idade. Ela defende o direito à educação, os direitos humanos e os direitos das mulheres.
II.
III.
IV.
V.
VI.
- Que diferenças vocês observam nas salas de aula representadas?
- Na opinião de vocês, por que essas diferenças existem?
- Vocês acreditam que os estudantes dessas diferentes escolas têm as mesmas oportunidades de aprendizado? Por quê?
d. Vocês gostariam de estudar em alguma dessas escolas? Por quê?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- Na sua escola, quantas disciplinas vocês têm no 6º ano? Quais são elas?
- Como vocês sabem quais disciplinas terão em cada dia da semana?
- Quais são suas disciplinas favoritas? Por quê?
- Vocês vão ler em ríd tchu lârn um quadro de horários de turmas de 5º e 6º anos de uma escola dos Estados Unidos. Vocês acham que as disciplinas de lá são diferentes das oferecidas em sua escola? Por quê?
ríd tchu lârn
-
- observar os dados presentes no texto;
- identificar características de quadros de horários escolares.
Eyes on grammar – egzâmpol uan
Did you know?
• pê é a sigla para e aga érre é a sigla para romerum, que é um período em que os professores fazem registros de frequência dos estudantes, enquanto estes aproveitam para se dedicar a ler, terminar a lição de casa, estudar ou fazer atividades em grupo.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo do texto? Que informações ajudaram a chegar a essa conclusão?
- No quadro de horários, há alguma disciplina que você não tenha em sua escola? qual ou quais?
- Que língua pouco estudada atualmente é oferecida nessa escola?
- Quantas horas por dia os estudantes ficam nessa escola?
- Que atividade acontece todos os dias às 11 horas?
- lazer
- lanche
- almoço
- esportes
- Quais das seguintes disciplinas são oferecidas às segundas-feiras?
- Arte
- Latim
- Ciências
- Matemática
- Em que dias da semana os estudantes têm Educação Física?
- Como você conseguiu responder às perguntas anteriores?
tésqui tchu
bifór rídin
-
- A volta às aulas é um momento importante para estudantes, professores e funcionários das escolas. Como vocês se sentem com o início das aulas?
- Sua escola realiza algum evento especial para celebrar o retorno às aulas? O que acontece? Se não realiza, o que vocês gostariam que ela fizesse?
- Que tipo de cartazes vocês costumam ver na sua escola nesse período?
2.
- Quando sua escola promove campanhas como essa? Como vocês podem participar?
- Vocês consideram “Mochila Solidária” um bom título para essa campanha? Por quê?
- Vocês acham que iniciativas como essa podem contribuir para que os estudantes tenham mais consciência social? Por quê?
d. Observem os cartazes de ríd tchu lârn e apontem possíveis semelhanças com o cartaz da campanha “Mochila Solidária”.
ríd tchu lârn
-
- identificar o objetivo dos textos;
- verificar características de cartazes de campanha social.
Eyes on grammar – egzâmpol tchu
I.
Eyes on grammar – egzâmpol tchu
II.
constrãquitchion minins
-
- O que os dois cartazes têm em comum?
- Divulgam uma campanha social.
- Anunciam a venda de um produto.
- Informam a data de volta às aulas.
- Em que cartaz ou cartazes você pode encontrar as seguintes informações?
- Nome da instituição organizadora.
- Data limite para fazer doações.
- Referência à volta às aulas.
- Destinatários das doações.
- Locais onde as doações podem ser entregues.
- Que expressão presente nos cartazes corresponde a “materiais escolares”?
- Que materiais escolares se repetem nos dois cartazes? Mostre a um colega quais desses materiais você tem.
- O que os dois cartazes têm em comum?
-
- No cartaz , aparece a expressão um e, no cartaz , dois . Qual é o sentido dessas expressões nos textos?
- Por que essas expressões aparecem nos cartazes?
- Aponte alguma característica visual dos cartazes. Exemplo: uso de várias cores.
- Qual dos dois cartazes você acha que chama mais a atenção das pessoas? Por quê?
bifór rídin
-
- Vocês costumam ver , como o de Malala, que está em , taimi tchu finqui questão 2, em papel ou na internet? Qual vocês acham que é a função deles?
- Citem aspectos positivos de sua disciplina favorita.
- Observem os textos em . ríd tchu lârn Em qual ou quais deles consta a autoria ou origem da frase? Justifiquem sua resposta.
ríd tchu lârn
-
- verificar o propósito dos textos;
- identificar características de .
Eyes on grammar –
I.
II.
III.
Eyes on grammar –
IV.
Did you know?
- máicou críchiton (1942-2008) foi um escritor, roteirista, produtor e diretor de cinema estadunidense, mais conhecido por trabalhos nos gêneros de ficção científica e suspense, como . jurássic párc
- Pérsia é o nome pelo qual os gregos antigos se referiam à região que hoje corresponde ao Irã, na Ásia.
constrãquitchion minins
-
- O que os textos têm em comum?
- Com quais finalidades as frases são usadas nos ?
- Motivar atitudes violentas.
- Estimular atitudes positivas.
- Apresentar algo engraçado.
- Transmitir algum ensinamento.
- As frases que não têm indicação de autoria teriam sido criadas por quem elaborou os ou seriam ideias que já circulam no mundo? Justifique sua resposta.
- Que profissão está relacionada ao texto dois?
- professores em geral
- professores universitários
- professores de Matemática
- A que disciplinas podemos associar os textos um e quatro, respectivamente?
f. O texto três aborda qual área do conhecimento?
-
- No texto dois, a que é associado o ensino de Matemática? Você concorda com essa relação? Por quê?
- Escolha a frase que expressa a ideia do texto um.
- História se aprende na escola.
- Sem história, não sabemos nada.
- Com a história, conhecemos o presente.
- No texto quatro, a ciência é relacionada a
- opiniões pessoais.
- dados comprovados.
think a lítol mór
-
- Considerando os textos lidos, vocês acham que falta ou faltam em sua escola?
- Quais informações vocês acham indispensáveis em cartazes de campanha social? Por quê?
- Vocês estão de acordo com as frases dos ? Justifiquem sua resposta.
- Qual é a importância do que se aprende nas aulas de cada disciplina escolar para a vida das pessoas?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
- Quais disciplinas escolares são as preferidas de vocês? Quais vocês acham que são as preferidas da turma?
- O que vocês fariam para saber qual é a disciplina mais popular entre os colegas?
- As entrevistas apresentadas em líssen tchu lârn mencionam a preferência por algumas disciplinas escolares. Quais vocês acham que serão mencionadas?
líssen tchu lârn
-
- identificar o objetivo dos textos;
- verificar características de enquetes.
Eyes on grammar –
Enquete um
Título: What’s your favorite subject?
Data: 26/10/2015
Fonte:
WHAT’S your favorite subject? 2015. Vídeo. (116 minutos). Publicado pelo canal segundos Columbia Christian School. Disponível em: https://oeds.link/LDnYaZ. Acesso em: 24 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Enquete dois
Título: What is your favorite subject?
Data: 5/5/2015
Fonte: FIL School
WHAT’S your favorite subject? 2015. Vídeo (254 minutos). Publicado pelo canal segundos FILSchool. Disponível em: https://oeds.link/NAqb3w. Acesso em: 24 maio 2022.
Enquete três
Título: What was your favorite subject in school?
Data:
Fonte: Bay Today
WHAT’S your favorite subject in school? 2017. Vídeo (256 minutos). Publicado pelo canal segundos BayToday. Disponível em: https://oeds.link/n317BR. Acesso em: 24 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Sobre qual assunto as pessoas falam nas enquetes?
- Algum entrevistado menciona mais de uma disciplina? Em caso afirmativo, em qual ou quais enquetes?
- As hipóteses que você imaginou no item 1c de bifór listenin estavam corretas? Justifique sua resposta.
-
- Identifique em qual enquete as pessoas mencionam as disciplinas a seguir.
- Arte
- História
- Ciências
- Geografia
- Estudos Sociais
- Educação Física
- Leia o motivo da preferência de alguns estudantes e identifique em cada caso. Relacione as colunas.
- Identifique em qual enquete as pessoas mencionam as disciplinas a seguir.
A Arte.
B História.
C Geografia.
D Educação Física.
think a lítol mór
-
- As enquetes apresentam pessoas falando sobre suas disciplinas favoritas na escola. As preferências de vocês equivalem às de algum entrevistado? De qual? Se não equivalem, quais vocês preferem?
- Na opinião de vocês, por que algumas disciplinas são mais populares do que outras?
- Que outras disciplinas vocês gostariam de estudar na escola?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
III.
IV.
- Que palavra em inglês pode substituir o coração no texto um?
- Como o texto dois poderia ser escrito se Tio Sam não quisesse que as pessoas estudassem Ciências e Matemática?
- Como o texto três poderia ser escrito se Einstein acreditasse em matemática?
d. Como o texto quatro poderia ser escrito se a história se repetisse?
Did you know?
- Tio sém (o senhor de cartola no texto dois) é um símbolo dos Estados Unidos associado ao poder que esse país quer exercer sobre o mundo.
- Álbert Ainstén (1879-1955) foi um físico alemão, autor da Teoria da Relatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921.
2.
doesn’t don’t is kill know play study
I.
II.
III.
IV.
3. um ênd dois
“Help us collect school supplies ”
“Please donate ”
“Donate school supplies ”
“Drop supplies ”
- um comentário
- uma ordem
- um pedido
- uma reclamação
4. página
“ reticências because I like running and sports.”
“I think the two go hand in hand”
“I like the reticências teacher reticências”.
- uma fórma de expressar gosto pessoal.
b. uma maneira de expressar opinião.
5.
be give help make recycle save volunteer
a.
b.
c.
d.
6.
a.
b.
c.
d.
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é criar, junto com um colega, uma enquete para saber as disciplinas favoritas da sua turma. Vocês já viram exemplos e trabalharam com eles na seção Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Enquete.
Qual é o tema? Disciplinas mais apreciadas pelos alunos.
Qual é o objetivo? Perguntar e responder sobre a disciplina favorita.
A quem se dirige? Aos colegas da turma.
Como e onde será divulgada? Oralmente, para sua turma.
Quem participará? Todos os estudantes, em duplas.
túlbóks
-
- Na seção lissenin, vocês ouviram algumas enquetes que têm o mesmo objetivo desta que vocês vão criar. Ouçam esses exemplos novamente, considerando especialmente as seguintes características:
- a pergunta que é feita aos estudantes;
- as respostas que são dadas por eles;
- os nomes das disciplinas que são mencionadas;
- as razões que alguns entrevistados mencionam.
- Como vocês viram, tanto as perguntas como as respostas são simples e objetivas. Para elaborar a enquete, sigam estes passos.
- Pesquisem os nomes em inglês das disciplinas que não são mencionadas nas enquetes que vocês ouviram, caso vocês tenham disciplinas na escola que ainda não foram mencionadas. O quadro de horários na página 58 pode ajudá-los.
- Pensem nas razões que podem ser apresentadas para ter preferência por algumas disciplinas e verifiquem como podem expressá-las em inglês. Se for necessário, consultem a seção áison grémer.
- Agora, ensaiem a enquete com outra dupla. Uma dupla faz as perguntas, enquanto os colegas da outra dupla respondem, e vice-versa.
- Verifiquem com os colegas se é necessário fazer algum ajuste nas perguntas e nas respostas.
- Na seção lissenin, vocês ouviram algumas enquetes que têm o mesmo objetivo desta que vocês vão criar. Ouçam esses exemplos novamente, considerando especialmente as seguintes características:
istép béqui
-
- as perguntas e as respostas são curtas e objetivas;
- a pronúncia e a entonação são adequadas;
- as razões apresentadas são coerentes com as disciplinas escolhidas.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que as imagens mostram? Em sua opinião, como elas se relacionam com o que foi tratado nesta unidade?
- Relacione cada imagem ao país que ela retrata. Justifique sua resposta.
- Somália
- Índia
- Japão
- Quênia
- Rússia
-
- Que diferenças e semelhanças podem ser observadas entre sua escola e as apresentadas nesta unidade?
- Comentem sua rotina escolar. O que gostariam que fosse diferente? Por quê?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Quais nomes de disciplinas escolares você sabe dizer em inglês?
- De acordo com o que você estudou, quais elementos são importantes em um cartaz de campanha social?
- O que você aprendeu a dizer em inglês sobre suas matérias preferidas?
- O que você mais gostou de estudar nesta unidade? Por quê?
e. Em seu caderno, desenhe um (
) para seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:- leitura de cartazes de campanha social;
- leitura de ;
- compreensão oral de enquetes;
- produção oral de enquetes;
- participação nas aulas.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item e.
Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
- leitura de cartazes de campanha social;
- leitura de quote posters;
- compreensão oral de enquetes;
- produção oral de enquetes;
- participação nas aulas.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
Monday |
Tuesday |
Wednesday |
Thursday |
Friday |
---|---|---|---|---|
8:45 a.m. |
8:45 a.m. |
8:45 a.m. |
8:45 a.m. |
8:45 a.m. |
8:55 a.m. |
8:55 a.m. |
8:55 a.m. |
8:55 a.m. |
9:00 a.m. |
9:45 a.m. |
9:45 a.m. |
10:00 a.m. |
9:45 a.m. |
9:50 a.m. |
11:00 a.m. |
10:35 a.m. |
11:00 a.m. |
10:35 a.m. |
10:40 a.m. |
12:00 p.m. |
11:00 a.m. |
12:00 p.m. |
11:00 a.m. |
11:00 a.m. |
12:55 p.m. |
12:00 p.m. |
12:40 p.m. |
12:00 p.m. |
12:00 p.m. |
1:45 p.m. |
12:50 p.m. |
12:55 p.m. |
12:55 p.m. |
1:45 p.m. |
1:55 p.m. |
1:40 p.m. |
1:50 p.m. |
2:40 p.m. |
|
3:00 p.m. |
2:00 p.m. |
|||
3:30 p.m. |
Monday (Mon) |
Friday (Fri) |
Art |
Languages |
Portuguese |
egzâmpol tchu
“Donate school supplies reticências”
( página 60)
“Help us collect school supplies reticências”
( página 60)
INFINITIVE / INFINITIVO |
IMPERATIVE / IMPERATIVO |
---|---|
to donate |
“Donate school supplies.” |
to help |
“Help us collect school supplies.” |
• O imperativo é o modo verbal usado para expressar ordens, pedidos e sugestões. Sua fórma afirmativa é constituída pelo infinitivo sem o “ tiú”.
“Science doesn’t care what you believe.”
( página 62)
“If you don’t know history, you don’t know anything.” Michael Crichton
( página 62)
“My favorite subject is Art. I like the Art teacher reticências.”
( página 64; Enquete um)
Affirmative (full form) / Afirmativo (forma completa) |
Negative (full form) / Negativo (forma completa) |
Negative (contracted form) / Negativo (forma contraída) |
---|---|---|
I like the Art teacher. |
I do not like the Art teacher. |
I don’t like the Art teacher. |
You know History. |
You do not know History. |
You don’t know History. |
He makes music in Music classes. |
He does not make music in Music classes. |
He doesn’t make music in Music classes. |
We play football. |
We do not play football. |
We don’t play football. |
You think Math is important. |
You do not think Math is important. |
You don’t think Math is important. |
They need to study Geography. |
They do not need to study Geography. |
They don’t need to study Geography. |
• O Prézent simpou é um tempo verbal utilizado para expressar ações habituais que fazem parte da rotina. Também é usado para expressar verdades universais e fatos científicos ou da natureza.
“Geography, Geography and History. I think the two go hand in hand.”
( página 64; Enquetes dois e dois um)
Asking about favorite subjects |
What’s your favorite subject? |
---|---|
Answering about favorite subjects |
My favorite subject is… |
Introducing the reason |
… because… |
Expressing an opinion |
I think… / I find… |
Talking about something you like |
I like… |