iuniti thrii auer iscul

Fotografia um. Vista geral de local aberto, solo arenoso amarelo, com carteiras escolares de madeira-clara. Há sete crianças e uma jovem, negros, sentados no entorno. À direita, atrás, lousa em verde-escuro, com contorno em marrom e texto em giz em branco. Na ponta da direita, uma mulher em pé, negra e de cabelos pretos curtos, com blusa de mangas compridas em rosa e saia longa em cinza. Ao fundo, árvores de troncos em marrom e pouca vegetação. No alto, céu em cinza-claro.
Fotografia dois. Jovens sentadas de frente para uma mesa na horizontal em cinza-claro. Duas meninas asiáticas, de cabelos lisos escuros, usando camisa de gola em branco e terno em preto. À esquerda, uma menina de franja, par de óculos de grau quadrados e à direita, de cabelos para trás e ambas de frente para notebook em cinza-claro. À esquerda, outra menina, vista parcialmente. Na mesa, um globo terrestre, cadernos e outros materiais escolares. Em segundo plano, parede branca e janela em marrom, com cortinas em bege-claro.
Fotografia três. Várias crianças sentadas no chão, sobre tapetes em marrom-claro, de costas. Ao fundo, lousas verdes na horizontal sobre parede e à esquerda, um homem negro, cabelos em preto, com par de óculos de grau, camisa de gola em laranja e calça em bege-claro.  Algumas crianças, com o braço direito para cima, com o dedo indicador para o alto. O homem olha para baixo, com as palmas da mão uma de frente para outra.
Fotografia quatro. Vista geral de sala de paredes em bege-claro, com carteiras escolares em madeira marrom. Na sala, dezenas de meninas com véu sobre a cabeça, branco, tampando cabelos, pescoço e colo. À frente, à esquerda, uma menina em pé, segurando livro na mão direita e com a mão esquerda erguida, apontando para cima o dedo indicador. A maioria das meninas olham para frente. Ao fundo, uma outra menina com o braço para cima.
Fotografia cinco. Vista geral de sala de aula, com carteiras escolares em bege, com dezenas de crianças sentadas: meninas com laços no cabelo e camisa de gola alta em branco e meninos de terno, de cabelos claros. Sobre as carteiras, cadernos e livros. Ao fundo, uma mulher em pé, de cabelos longos e franja castanhos, com vestido de mangas curtas até os joelhos em azul-claro. Na parede ao fundo, lousa em verde e uma projeção de imagem. À esquerda e à direita, estante de madeira com livros.
Salas de aula ao redor do mundo.

Gêneros discursivos: quadro de horário escolar, cartaz de campanha social, quote poster e enquete.

Tema: escolas e educação.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos quadro de horário escolar, cartaz de campanha social, cuote pôster e enquete;
  • refletir sobre escolas e educação.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Ilustração. Em preto e branco. Dentro de uma sala de aula, fechada, com uma porta ao fundo e meninos de frente para carteiras escolares. À esquerda, um homem em pé, de cabelos escuros, camisa branca, casaca, calça e sapatos escuros, segurando na mão direita um livro de capa escura aberta. Perto dele, à esquerda, menino em pé, visto parcialmente com chapéu comprido e pontudo sobre a cabeça.

II.

Ilustração. Em preto e branco. Vista geral de uma sala de aula. À direita, uma mulher vista de costas, em pé, com os cabelos escuros e vestes longas e cabelos presos.  Mais atrás há várias meninas sentadas de frente para carteiras escolares. Elas estão usando vestidos escuros com avental claro e na ponta da esquerda, uma mesa com uma cadeira. Em segundo plano, janelas na vertical.
a O que as imagens retratam? b Na opinião de vocês, como esses lugares seriam representados hoje?
Ícone de atividade oral.

2.

Fotografia. Rosto de uma menina de cabelos escuros presos e com um véu em azul-escuro sobre a cabeça, cobrindo o pescoço. Ela tem sobrancelhas grossas, nariz fino e olhando ao longe. Ao lado da fotografia, há uma citação: Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. Educação é a única solução. Malala Yousafzai
  1. Qual é o papel da educação segundo Malala?
  1. Na opinião de vocês, por que Malala pensa assim?

c. Vocês concordam com Malala? Por quê?

d. Completem a frase: “Educação é a única solução para

espaço para resposta
”.

Did you know?

Malala iuçáfizái (1997) é uma jovem ativista paquistanesa que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, aos 17 anos de idade. Ela defende o direito à educação, os direitos humanos e os direitos das mulheres.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de local com solo em bege-claro com mobílias e mesas de criança em marrom-claro. Na sala, meninas e meninos com uniforme em camiseta e calça em amarelo, com detalhes em azul-claro. As meninas de cabelos escuros lisos e menino de cabelos em preto. Ao fundo, paredes em branco e quadros na horizontal com contornos em preto. Cada criança está sentada ou agachada no chão ao lado de peças coloridas e um tapete branco. Á esquerda, há uma mulher de óculos apontando para um menino.

II.

Fotografia. Vista geral de uma sala de solo em cinza-claro, com várias crianças sentadas, vestidos com camiseta branca e detalhes em azul-claro. Todos estão com um computador pequeno preto sobre as carteiras e à esquerda, uma mulher em pé, perto de um menino. Esta tem cabelos escuros presos para trás, camiseta vermelha e calça jeans em azul. Está apontando para a tela do computador de um dos meninos.

III.

Fotografia. Vista geral de uma sala de aula, de solo cinza, com várias carteiras escolares em marrom e crianças sentadas. Em pé, à frente das crianças, um homem, de cabelos escuros, sem camiseta e de saiote em bege da cintura para baixo. Em segundo plano, há uma lousa branca na horizontal e uma lousa verde.  No alto, telhado de palha em bege, com alguns furos por onde entra luz solar.

IV.

Fotografia. Dentro de uma sala de aula, de chão em cinza, paredes em azul, com carteiras escolares à esquerda em cinza-claro e atrás, há uma lousa verde na horizontal, vista parcialmente. Ao centro, há cinco crianças sentadas no chão, de camiseta em cinza, calça ou bermuda jeans e entre elas, uma mulher sentada. Esta tem cabelos escuros longos  e jaleco de mangas compridas em branco. De frente das crianças, uma folha de papel  branca.

V.

Fotografia. Vista geral de uma sala de aula. Paredes de cor bege, com folhas de papel e cartazes pendurados. As crianças estão sentadas em carteiras escolares de costas. Ao fundo há uma jovem em pé, de cabelos escuros e curtos, com blusa de mangas até os cotovelos em branco e bege e em segundo plano, lousa na horizontal em branco e uma mulher em pé, vista parcialmente.

VI.

Fotografia. Vista geral de uma sala de aula de paredes em bege. Na parte inferior da parede há com manchas e no centro, uma viga na vertical. Há jovens sentados em carteiras escolares, a maioria com camiseta em azul. Em segundo plano, um homem em pé, de costas, de frente para uma lousa na horizontal em branco, escrevendo sobre ela.
  1. Que diferenças vocês observam nas salas de aula representadas?
  1. Na opinião de vocês, por que essas diferenças existem?
  1. Vocês acreditam que os estudantes dessas diferentes escolas têm as mesmas oportunidades de aprendizado? Por quê?

d. Vocês gostariam de estudar em alguma dessas escolas? Por quê?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Na sua escola, quantas disciplinas vocês têm no 6º ano? Quais são elas?
    1. Como vocês sabem quais disciplinas terão em cada dia da semana?
    1. Quais são suas disciplinas favoritas? Por quê?
    1. Vocês vão ler em ríd tchu lârn um quadro de horários de turmas de 5º e 6º anos de uma escola dos Estados Unidos. Vocês acham que as disciplinas de lá são diferentes das oferecidas em sua escola? Por quê?
ríd tchu lârn
    • observar os dados presentes no texto;
    • identificar características de quadros de horários escolares.

Eyes on grammar – egzâmpol uan

Ilustração. Tabela. Coluna: Monday, eight forty-five a.m., Warm-up, fifty-five a.m., Math, nine forty-five a.m., H R, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., Science, twelve fifty-five p.m., Latin, one forty-five p.m., H R, three thirty p.m. End of day. Coluna: Tuesday, eight forty-five a.m., Warm-up, eight fifty-five a.m., Math, nine forty-five, a.m., Music, ten thirty-five a.m., H R, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve fifty p.m., H R, one fifty-five p.m., P.E., three p.m., H R, three thirty p.m. End of day. Coluna: Wednesday, eight forty-five a.m., Warm-up, eight fifty-five a.m., H R, ten a.m., P.E.,  Eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., H R, twelve forty p.m., Clean lunchroom, twelve fifty-five p.m., Latin, one forty p.m., H R, two p.m. H R Electives, three thirty p.m. End of day. Coluna: Thursday, eight forty-five a.m., Warm-up, eight fifty-five a.m., Math, nine forty-five a.m., Languages, ten thirty-five a.m., H R, Library, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., H R, twelve fifty-five p.m., Music, one fifty p.m., H R, three thirty p.m. End of day. Coluna: Friday, eight forty-five a.m., Whole school assembly, nine a.m., Math, nine fifty a.m., Languages, ten forty a.m., H R, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., Art, one forty-five p.m., Science two forty p.m., H R, three thirty p.m. End of day.
Quadro de horários de 5º e 6º anos, sãmers nóll iscul, Estados Unidos.

Did you know?

é a sigla para e aga érre é a sigla para romerum, que é um período em que os professores fazem registros de frequência dos estudantes, enquanto estes aproveitam para se dedicar a ler, terminar a lição de casa, estudar ou fazer atividades em grupo.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o objetivo do texto? Que informações ajudaram a chegar a essa conclusão?
    1. No quadro de horários, há alguma disciplina que você não tenha em sua escola? qual ou quais?
    1. Que língua pouco estudada atualmente é oferecida nessa escola?
    1. Quantas horas por dia os estudantes ficam nessa escola?
    1. Que atividade acontece todos os dias às 11horas?
      1. lazer
      2. lanche
      3. almoço
      4. esportes
    1. Quais das seguintes disciplinas são oferecidas às segundas-feiras?
      1. Arte
      2. Latim
      3. Ciências
      4. Matemática
    1. Em que dias da semana os estudantes têm Educação Física?
    1. Como você conseguiu responder às perguntas anteriores?

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. A volta às aulas é um momento importante para estudantes, professores e funcionários das escolas. Como vocês se sentem com o início das aulas?
    1. Sua escola realiza algum evento especial para celebrar o retorno às aulas? O que acontece? Se não realiza, o que vocês gostariam que ela fizesse?
    1. Que tipo de cartazes vocês costumam ver na sua escola nesse período?
Ícone de atividade oral.

2.

Cartaz. Folha na vertical. Fundo azul claro, com partes azuis escuras no canto superior esquerdo e inferior direito. Ao centro, ilustrações espalhadas: três livros empilhados um sobre a outra em rosa, azul e roxo. Abaixo, uma mochila em lilás com dois olhos e uma boca aberta e no canto direito, um copo em vermelho com três lápis coloridos em azul, lilás e verde. Texto: MOCHILA SOLIDÁRIA. O ANO LETIVO ESTÁ COMECANDO E MUITA GENTE NÃO TEM CONDICÕES DE COMPRAR MATERIAL ESCOLAR. VAMOS AJUDAR? VOCÊ PODE DEIXAR SUAS DOACÕES NAS CAIXAS ESPALHAADAS PELO CAMPUS. E SE NÃO TEM MATERIAL, NÃO PRECISA TER VERGONHA, É SÓ PEGAR O QUE PRECISA!  SUGESTÕES DE DOACÕES: LÁPIS, CANETAS, BORRACHAS, LIVROS, CADERNOS E APOSTILAS DE PRÉ-VESTIBULAR. Na parte de baixo, ao centro, logotipo do Instituto Federal. No canto superior direito, uma etiqueta rosa com texto: QUEM TEM DOA. QUEM NÃO TEM PEGA!
  1. Quando sua escola promove campanhas como essa? Como vocês podem participar?
  1. Vocês consideram “Mochila Solidária” um bom título para essa campanha? Por quê?
  1. Vocês acham que iniciativas como essa podem contribuir para que os estudantes tenham mais consciência social? Por quê?

d. Observem os cartazes de ríd tchu lârn e apontem possíveis semelhanças com o cartaz da campanha “Mochila Solidária”.

ríd tchu lârn
    • identificar o objetivo dos textos;
    • verificar características de cartazes de campanha social.

Eyes on grammar egzâmpol tchu

I.

Cartaz. Uma mochila grande em vermelho e sobre ela, uma caixa de texto quadrada bege, com texto: Two Thousand seventeen, Annual Back to School Supply Drive. Help us collect school supplies for Broward. Em seguida, uma lista de palavras: Glue Sticks, Pink Erasers, Crayons (twenty-four Pack), Composition Books (one hundred pages), Filler Paper, Dry Erase Markers, Rulers, Pencils, Colored Pencils, Pens, Two-pocket Folders, Copy Paper eight and a half by eleven. Dentro do quadrado há Ilustrações de um apontador transparente, uma borracha rosa, um caderno de capa preta com partes brancas, uma caneta azul claro, folhas de caderno  branco, um lápis amarelo, caneta vermelha, pasta roxa e caixa de gizes coloridos. Abaixo do quadrado, há texto em branco: Tools for Schools Broward provides free school supplies to Broward County Public Schools teachers. Teachers who would normally pay for school supplies from their own funds may visit. Tools for Schools Broward twice a year and get those vital. THANK YOU for making a difference in the lives of deserving students!

Eyes on grammar  egzâmpol tchu

II.

Cartaz. Fundo em preto. Na parte inferior, fotografia de vários objetos escolares juntos, espalhados: lápis coloridos com pontas finas, cadernos de capas coloridas, calculadora em cinza vista parcialmente, clips coloridos, canetinhas coloridas, tesoura vista parcialmente em rosa, um apontador pequeno em amarelo, pinos coloridos e uma maçã verde. Um texto ocupa o restante do cartaz com os dizeres: Back to School, Supply Drive, Donate School Supplies: Composition notebooks, backpacks, pencils, pens, erasers, glue sticks, etc. By September second. All supplies will be donated to children in need within our surrounding communities. Drop Supplies at any of our communities: ten sixty-five Smithtown Avenue, Bohemia, Fifteen fifteen Veterans Highway, Islandia
Seventeen forty Expressway Drive South, Hauppauge, Forty-five Jericho Turnpike, Jericho.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. O que os dois cartazes têm em comum?
      1. Divulgam uma campanha social.
      2. Anunciam a venda de um produto.
      3. Informam a data de volta às aulas.
    1. Em que cartaz ou cartazes você pode encontrar as seguintes informações?
      1. Nome da instituição organizadora.
      2. Data limite para fazer doações.
      3. Referência à volta às aulas.
      4. Destinatários das doações.
      5. Locais onde as doações podem ser entregues.
    1. Que expressão presente nos cartazes corresponde a “materiais escolares”?
    1. Que materiais escolares se repetem nos dois cartazes? Mostre a um colega quais desses materiais você tem.
Ícone de atividade no caderno.
    1. No cartaz um, aparece a expressão e, no cartaz dois, . Qual é o sentido dessas expressões nos textos?
    1. Por que essas expressões aparecem nos cartazes?
    1. Aponte alguma característica visual dos cartazes. Exemplo: uso de várias cores.
    1. Qual dos dois cartazes você acha que chama mais a atenção das pessoas? Por quê?

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês costumam ver , como o de Malala, que está em taimi tchu finqui, questão 2, em papel ou na internet? Qual vocês acham que é a função deles?
    1. Citem aspectos positivos de sua disciplina favorita.
    1. Observem os textos em ríd tchu lârn. Em qual ou quais deles consta a autoria ou origem da frase? Justifiquem sua resposta.
ríd tchu lârn
    • verificar o propósito dos textos;
    • identificar características de .

Eyes on grammar  

I.

Cartaz. Fundo azul com duas aspas brancas grandes entre o texto: If you don’t Know HISTORY, you don’t know ANYTHING. Abaixo da citação, o nome Michael Crichton.

II.

Cartaz. Fundo amarelo com um homem visto parcialmente, da cintura para cima, com camiseta amarela, casaco marrom, sendo aberto com as mãos. No peito, estampa em círculo azul com o símbolo de pi. Texto em vermelho: I TEACH MATH. What’s your SUPERPOWER?

III.

Cartaz. Fundo bege e texto em laranja: A NEW LANGUAGE IS A NEW LIFE. Persian Proverb.

Eyes on grammar –

IV.

Cartaz. Fundo preto com texto com letras estilizadas em bege, marrom e laranja: SCIENCE DOESN’T CARE WHAT YOU BELIEVE.

Did you know?

  • máicou críchiton (1942-2008) foi um escritor, roteirista, produtor e diretor de cinema estadunidense, mais conhecido por trabalhos nos gêneros de ficção científica e suspense, como jurássic párc.
  • Pérsia é o nome pelo qual os gregos antigos se referiam à região que hoje corresponde ao Irã, na Ásia.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. O que os textos têm em comum?
    1. Com quais finalidades as frases são usadas nos ?
      1. Motivar atitudes violentas.
      2. Estimular atitudes positivas.
      3. Apresentar algo engraçado.
      4. Transmitir algum ensinamento.
  1. As frases que não têm indicação de autoria teriam sido criadas por quem elaborou os ou seriam ideias que já circulam no mundo? Justifique sua resposta.
  1. Que profissão está relacionada ao texto dois?
    1. professores em geral
    2. professores universitários
    3. professores de Matemática
  1. A que disciplinas podemos associar os textos um e quatro, respectivamente?

f. O texto três aborda qual área do conhecimento?

Ícone de atividade no caderno.
    1. No texto dois, a que é associado o ensino de Matemática? Você concorda com essa relação? Por quê?
    1. Escolha a frase que expressa a ideia do texto um.
      1. História se aprende na escola.
      2. Sem história, não sabemos nada.
      3. Com a história, conhecemos o presente.
    1. No texto quatro, a ciência é relacionada a
      1. opiniões pessoais.
      2. dados comprovados.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Considerando os textos lidos, vocês acham que falta ou faltam em sua escola?
    1. Quais informações vocês acham indispensáveis em cartazes de campanha social? Por quê?
    1. Vocês estão de acordo com as frases dos ? Justifiquem sua resposta.
    1. Qual é a importância do que se aprende nas aulas de cada disciplina escolar para a vida das pessoas?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin
Ícone de atividade oral.
    1. Quais disciplinas escolares são as preferidas de vocês? Quais vocês acham que são as preferidas da turma?
    1. O que vocês fariam para saber qual é a disciplina mais popular entre os colegas?
    1. As entrevistas apresentadas em líssen tchu lârn mencionam a preferência por algumas disciplinas escolares. Quais vocês acham que serão mencionadas?
líssen tchu lârn
Ícone de atividade de áudio.
    • identificar o objetivo dos textos;
    • verificar características de enquetes.

Eyes on grammar  

Enquete um

Título: What’s your favorite subject?

Data: 26/10/2015

Fonte:

WHAT’S your favorite subject? 2015. Vídeo. (1minutos16segundos). Publicado pelo canal Columbia Christian School. Disponível em: https://oeds.link/LDnYaZ. Acesso em: 24 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Enquete dois

Título: What is your favorite subject?

Data: 5/5/2015

Fonte: FIL School

WHAT’S your favorite subject? 2015. Vídeo (2minutos54segundos). Publicado pelo canal FILSchool. Disponível em: https://oeds.link/NAqb3w. Acesso em: 24 maio 2022.

Enquete três

Título: What was your favorite subject in school?

Data:

Fonte: Bay Today

WHAT’S your favorite subject in school? 2017. Vídeo (2minutos56segundos). Publicado pelo canal BayToday. Disponível em: https://oeds.link/n317BR. Acesso em: 24 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Sobre qual assunto as pessoas falam nas enquetes?
    1. Algum entrevistado menciona mais de uma disciplina? Em caso afirmativo, em qual ou quais enquetes?
    1. As hipóteses que você imaginou no item 1c de bifór listenin estavam corretas? Justifique sua resposta.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Identifique em qual enquete as pessoas mencionam as disciplinas a seguir.
      1. Arte
      2. História
      3. Ciências
      4. Geografia
      5. Estudos Sociais
      6. Educação Física
    1. Leia o motivo da preferência de alguns estudantes e identifique em cada caso. Relacione as colunas.

A Arte.

B História.

C Geografia.

D Educação Física.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. As enquetes apresentam pessoas falando sobre suas disciplinas favoritas na escola. As preferências de vocês equivalem às de algum entrevistado? De qual? Se não equivalem, quais vocês preferem?
    1. Na opinião de vocês, por que algumas disciplinas são mais populares do que outras?
    1. Que outras disciplinas vocês gostariam de estudar na escola?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
Ilustração. Fundo amarelo com texto: I (ícone de coração vermelho) MY PUBLIC SCHOOL.

II.

Ilustração. Fundo bege com ilustração de um homem à esquerda. Este tem cabelos e barba grisalhos, com camisa branca por dentro, casaco azul e gravata borboleta vermelha. Sobre a cabeça, uma cartola branca com faixa em azul e estrelas em branco. Ele está com o dedo indicador da mão esquerda apontado para frente. Há um texto que diz: I WANT YOU TO STUDY SCIENCE AND MATH.

III.

Ilustração. Fundo roxo claro, com uma ilustração à direita de um homem de cabelos arrepiados e bigode na cor roxa. À esquerda, texto:
I DON’T BELIEVE IN MATHEMATICS. Albert Einstein

IV.

Ilustração. Uma caixa de texto horizontal com bordas arredondadas e pontas na parte de cima e de baixo com texto azul escuro: HISTORY DOESN’T REPEAT ITSELF, BUT IT OFTEN RHYMES.
  1. Que palavra em inglês pode substituir o coração no texto um?
  1. Como o texto dois poderia ser escrito se Tio Sam não quisesse que as pessoas estudassem Ciências e Matemática?
  1. Como o texto três poderia ser escrito se Einstein acreditasse em matemática?

d. Como o texto quatro poderia ser escrito se a história se repetisse?

Did you know?

  • Tio sém (o senhor de cartola no texto dois) é um símbolo dos Estados Unidos associado ao poder que esse país quer exercer sobre o mundo.
  • Álbert Ainstén (1879-1955) foi um físico alemão, autor da Teoria da Relatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921.
Ícone de atividade no caderno.

2.

doesn’t  don’t  is  kill  know  play  study

Ícone. Notebook.

I.

Composição de ilustração e foto. À esquerda, fundo bege claro. À direita, um homem visto da cintura para cima, de cabelos castanhos, com camisa de gola branca, colete e casaco marrom com corpo virado para a esquerda. À esquerda, texto em preto: THOSE WHO (Espaço para resposta) HISTORY ARE DESTINED TO REPEAT IT. Edmund Burke

II.

Ilustração. Fundo marrom com imagem em traço estilizado de um cérebro de cor marrom claro, com texto em preto: SCIENCE (Espaço para resposta) A WAY OF THINKING. C. SAGAN

III.

Ilustração. Fundo lilás com texto em preto: KEEP CALM AND (Espaço para resposta) ENGLISH.

IV.

Ilustração. Fundo vermelho, com texto em branco. WHAT (Espaço para resposta) ME MAKES ME STRONGER.
Ícone de atividade no caderno.

3. umênddois

“Help us collect school supplies

“Please donate

“Donate school supplies

“Drop supplies

  1. um comentário
  2.  uma ordem
  3. um pedido
  4.  uma reclamação

4. página

reticências because I like running and sports.”

“I think the two go hand in hand”

“I like the reticências teacher reticências”.

  1. uma fórma de expressar gosto pessoal.

b. uma maneira de expressar opinião.

Ícone de atividade no caderno.

5.

be  give  help  make  recycle  save  volunteer

a.

Cartaz. Da metade para baixo, três jovens em pé, um atrás do outro, de costas  para uma parede preta com grafite de asas grandes, abertas e coloridas em branco, verde, laranja, vermelho e amarelo. O menino à frente, de cabelos castanhos, com camiseta branca, calça em jeans azul e sapatos cinza e branco. Na parte superior, fundo em verde e texto: Art is calling. Let’s paint a new mural on our schoool wall. (Espaço para resposta) a volunteer.

b.

Cartaz. Fundo branco com ilustração de duas folhas verdes com a palavra Recyle no meio. Há também cinco lixeiras de rodinhas grandes ao redor de cores diferentes: verde, amarelo, laranja, vermelho e azul. Na parte inferior, texto: (Espaço para resposta) your waste. (Espaço para resposta) a difference.

c.

Cartaz.  Fundo branco com uma gota de sangue vermelho, com a ponta superior fina e a inferior, arredondada e larga. Texto: (Espaço para resposta) blood. (Espaço para resposta) lives.

d.

Cartaz. Fundo em preto. Ilustração em branco ao centro, na vertical, de duas linhas paralelas, na vertical e na parte superior, três braços erguidos de cor amarela, formando um traçado que lembra um garfo. Mais abaixo, texto: FEED THE HUNGRY.  (Espaço para resposta) in our charity restaurant. (Espaço para resposta) feed the people in need.
Ícone de atividade no caderno.

6.

a.

espaço para resposta

b.

espaço para resposta

c.

espaço para resposta

d.

espaço para resposta

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar, junto com um colega, uma enquete para saber as disciplinas favoritas da sua turma. Vocês já viram exemplos e trabalharam com eles na seção Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Enquete.

Qual é o tema?Disciplinas mais apreciadas pelos alunos.

Qual é o objetivo?Perguntar e responder sobre a disciplina favorita.

A quem se dirige?Aos colegas da turma.

Como e onde será divulgada?Oralmente, para sua turma.

Quem participará?Todos os estudantes, em duplas.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. Na seção lissenin, vocês ouviram algumas enquetes que têm o mesmo objetivo desta que vocês vão criar. Ouçam esses exemplos novamente, considerando especialmente as seguintes características:
      1. a pergunta que é feita aos estudantes;
      2. as respostas que são dadas por eles;
      3. os nomes das disciplinas que são mencionadas;
      4. as razões que alguns entrevistados mencionam.
    1. Como vocês viram, tanto as perguntas como as respostas são simples e objetivas. Para elaborar a enquete, sigam estes passos.
      1. Pesquisem os nomes em inglês das disciplinas que não são mencionadas nas enquetes que vocês ouviram, caso vocês tenham disciplinas na escola que ainda não foram mencionadas. O quadro de horários na página 58 pode ajudá-los.
      2. Pensem nas razões que podem ser apresentadas para ter preferência por algumas disciplinas e verifiquem como podem expressá-las em inglês. Se for necessário, consultem a seção áison grémer.
    1. Agora, ensaiem a enquete com outra dupla. Uma dupla faz as perguntas, enquanto os colegas da outra dupla respondem, e vice-versa.
    1. Verifiquem com os colegas se é necessário fazer algum ajuste nas perguntas e nas respostas.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • as perguntas e as respostas são curtas e objetivas;
    • a pronúncia e a entonação são adequadas;
    • as razões apresentadas são coerentes com as disciplinas escolhidas.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que as imagens mostram? Em sua opinião, como elas se relacionam com o que foi tratado nesta unidade?
    1. Relacione cada imagem ao país que ela retrata. Justifique sua resposta.
      • Somália
      • Índia
      • Japão
      • Quênia
      • Rússia
Ícone de atividade oral.
    1. Que diferenças e semelhanças podem ser observadas entre sua escola e as apresentadas nesta unidade?
    1. Comentem sua rotina escolar. O que gostariam que fosse diferente? Por quê?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Quais nomes de disciplinas escolares você sabe dizer em inglês?
    1. De acordo com o que você estudou, quais elementos são importantes em um cartaz de campanha social?
    1. O que você aprendeu a dizer em inglês sobre suas matérias preferidas?
    1. O que você mais gostou de estudar nesta unidade? Por quê?

e. Em seu caderno, desenhe um (

Ilustração. Três emojis de cabeça em amarelo com rosto. Um emoji, de olhos abertos e boca bem aberta sorrindo. Outro emoji, de olhos abertos e boca fechada em formato reto na horizontal. O último emoji, de olhos abertos, sobrancelhas para baixo e boca para baixo.
) para seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
  1. leitura de cartazes de campanha social;
  2. leitura de ;
  3. compreensão oral de enquetes;
  4. produção oral de enquetes;
  5. participação nas aulas.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item e.

Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:

  1. leitura de cartazes de campanha social;
  2. leitura de quote posters;
  3. compreensão oral de enquetes;
  4. produção oral de enquetes;
  5. participação nas aulas.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Monday

Tuesday

Wednesday

Thursday

Friday

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Whole school assembly

8:55 a.m.
Math

8:55 a.m.
Math

8:55 a.m.
HR

8:55 a.m.
Math

9:00 a.m.
Math

9:45 a.m.
HR

9:45 a.m.
Music

10:00 a.m.
P.E.

9:45 a.m.
Languages

9:50 a.m.
Languages

11:00 a.m.
Lunch/Recess

10:35 a.m.
HR

11:00 a.m.
Lunch/Recess

10:35 a.m.
HR (Library)

10:40 a.m.
HR

12:00 p.m.
Science

11:00 a.m.
Lunch/Recess

12:00 p.m.
HR

11:00 a.m.
Lunch/Recess

11:00 a.m.
Lunch/Recess

12:55 p.m.
Latin

12:00 p.m.
Languages

12:40 p.m.
Clean lunchroom

12:00 p.m.
HR

12:00 p.m.
Art

1:45 p.m.
HR

12:50 p.m.
HR

12:55 p.m.
Latin

12:55 p.m.
Music

1:45 p.m.
Science

1:55 p.m.
P.E.

1:40 p.m.
HR

1:50 p.m.
HR

2:40 p.m.
HR

3:00 p.m.
HR

2:00 p.m.
HR (Electives)

3:30 p.m.
End of Day

DAYS OF THE WEEK / DIAS DA SEMANA

Monday (Mon)
Tuesday (Tue)
Wednesday (Wed)
Thursday (Thu)

Friday (Fri)
Saturday (Sat)
Sunday (Sun)

SCHOOL SUBJECTS / DISCIPLINAS ESCOLARES

Art
English
Geography
History

Languages
Math
Music
Physical
Education (P.E.)

Portuguese
Science
Spanish
Social Studies

egzâmpol tchu

Donate school supplies reticências

(página 60)

Help us collect school supplies reticências

(página 60)

INFINITIVE / INFINITIVO

IMPERATIVE / IMPERATIVO

to donate

“Donate school supplies.”

to help

“Help us collect school supplies.”

O imperativo é o modo verbal usado para expressar ordens, pedidos e sugestões. Sua fórma afirmativa é constituída pelo infinitivo sem o “tiú”.

“Science doesn’t care what you believe.”

(página 62)

“If you don’t know history, you don’t know anything.” Michael Crichton

(página 62)

“My favorite subject is Art. I like the Art teacher reticências.”

(página 64; Enquete um)

PRESENT SIMPLE / PRESENTE SIMPLES

Affirmative (full form) / Afirmativo (forma completa)

Negative (full form) / Negativo (forma completa)

Negative (contracted form) / Negativo (forma contraída)

I like the Art teacher.

I do not like the Art teacher.

I don’t like the Art teacher.

You know History.

You do not know History.

You don’t know History.

He makes music in Music classes.
She makes music in Music classes.
The guitar (it) makes music in Music classes.

He does not make music in Music classes.
She does not make music in Music classes.
The guitar (it) does not make music in Music classes.

He doesn’t make music in Music classes.
She doesn’t make music in Music classes.
The guitar (it) doesn’t make music in Music classes.

We play football.

We do not play football.

We don’t play football.

You think Math is important.

You do not think Math is important.

You don’t think Math is important.

They need to study Geography.

They do not need to study Geography.

They don’t need to study Geography.

O Prézent simpou é um tempo verbal utilizado para expressar ações habituais que fazem parte da rotina. Também é usado para expressar verdades universais e fatos científicos ou da natureza.

“Geography, Geography and History. I think the two go hand in hand.”

(página 64; Enquetes dois e doisum)

TALKING ABOUT FAVORITE SCHOOL SUBJECTS / FALANDO SOBRE DISCIPLINAS ESCOLARES FAVORITAS

Asking about favorite subjects

What’s your favorite subject?

Answering about favorite subjects

My favorite subject is…
My favorite subjects are…

Introducing the reason

… because…

Expressing an opinion

I think… / I find…

Talking about something you like

I like…