iuniti fór uon lenguage, diferent realities

Fotografia um. Um homem visto da cintura para cima, de frente para uma grande frigideira com comida dentro. O homem tem barba longa e bigode grisalhos, de turbante sobre a cabeça e tecido perto do pescoço. Ele usa camisa cinza clara e casaco azul. Segura na mão esquerda, um talher de aço e na mão direita, uma tigela cinza. Ao fundo, rua por onde passam pessoas e automóveis.
Fotografia dois. Vista geral de local com homens sentados de frente para uma bancada, com uma peça de madeira entalhada com vários ornamentos na horizontal. Um homem em primeiro plano, sentado de frente para a bancada com uma peça entalhada, esfrega a peça com uma escova na mão direita. Ele usa blusa branca de frio de mangas longas, par de óculos de sol branco e azul, sorrindo. À direita, ao fundo, outros homens sentados e fazendo a mesma atividade.
Fotografia três. Uma mulher vista do peito para cima, com gorro e colar com triângulos coloridos em vermelho, verde, branco, vermelho e azul. Ela olha para a esquerda, sorrindo. Ao fundo, parede com pinturas coloridas em azul e lápis na vertical em branco e contornos em preto.
Fotografia quatro. Homens sentados em local com solo de terra marrom. À esquerda, um homem de cabelos e sobrancelhas grossas em preto, com pinturas em lama nos braços e nas pernas, segurando um didgeridoo, um tubo de madeira oco com pinturas em vermelho, amarelo e bege-claro. Ao fundo, à direita, um homem sentado, de cabelos e barba grisalhos, com pinturas em lama pelo corpo e com dois cones pequenos na cor bege. Mais ao fundo, à direita, um homem em pé, com pinturas em lama no corpo e didgeridoo nas mãos. Em segundo plano, local com partes de árvores e madeiras e ao fundo, vegetação com folhas verdes de árvores.
Fotografia cinco. Duas meninas vistas dos ombros para cima, negras. À esquerda, cabelos pretos trançados para trás e fitas em azul, com blusa azul, amarela e vermelha. À direita, menina com o mesmo tipo de penteado e roupa, olhando para frente sorrindo, com os dentes à mostra.
Fotografia seis. Duas jovens abraçadas e olhando para frente sorrindo, de frente para um muro de uma ponte. A jovem da esquerda tem cabelos castanhos longos, camisa de mangas três quartos azul, com os braços sobre os ombros da outra. Esta tem cabelos castanhos longos, par de óculos de grau quadrado preto e com blusa de mangas compridas e mochila nas costas. Em segundo plano, rua cinza, carros passando e à esquerda,  uma construção antiga com torre e um relógio redondo na parte superior. A torre está de frente para o rio. No alto, céu nublado.
Fotografia sete. Um busto de homem com barba grisalha. Ele está vestido com roupa xadrez nas cores branco, cinza e azul claro. Sobre a cabeça, um gorro colorido cm faixas horizontais nas cores verde, amarelo, vermelho e preto. Em segundo plano, folhas verdes.
Fotografia oito.  Três mulheres vistas dos ombros para cima, uma ao lado da outra. Todas são morenas e de cabelos pretos, lisos, penteados para trás. Da esquerda para a direita: uma mulher de véu longo vermelho, com a borda verde e bege. Ao centro, mulher com véu azul e colar dourado no pescoço e à direita, mulher com véu laranja e marrom sobre a cabeça e ombros. A mulher ao centro, com o braço esquerdo em volta do pescoço da mulher que está à direita. As três têm uma marca vermelha na testa, sorrindo e olhando para frente. Em segundo plano, parede em tons de bege e manchas pretas.
Fotografia nove. Sobre um local com paredes em pedra, um menino de cabelos claros, com blusa de frio cinza-escuro, calça jeans azul e protetores de orelha para o frio. Ele segura uma gaita de fole, com três tubos de madeira saindo de um saco e apontando para a direita, mais um tubo pelo qual ele assopra e outro que está apontado para frente e tem bocal em forma de corneta. Em segundo plano, cidade com construções antigas e morros. No alto, céu nublado.
Fotografia dez. À esquerda, mulher vista da cintura para cima de cabelos castanhos com uma trança de lado à esquerda. Ela usa um par de óculos de sol preto, blusa vermelha de alça e mãos sobre barras de ferro. Em segundo plano, as águas de um porto e mais ao fundo, cidade com prédios modernos. No alto, céu azul e nuvens brancas.
Pessoas originárias de países que têm o inglês como língua oficial ou principal.

Gênero discursivo: mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula.

Tema: Inglês ao redor do mundo.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula;
  • refletir sobre línguas e sôbre a presença do inglês no mundo.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Quais línguas vocês sabem que existem no mundo?
    1. Considerando que há 195 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ônu), quantas línguas vocês imaginam que existam, aproximadamente, no mundo?
      1. 180
      2. 450
      3. 2.000
      4. 7.000
    1. Quantas línguas vocês acham que são faladas no Brasil, aproximadamente?
      1. 1
      2. 25
      3. 220
      4. 570
    1. E nos Estados Unidos?
      1. 1
      2. 2
      3. 210
      4. 350
    1. Vocês se surpreenderam com essas respostas? Por quê? Conseguem explicar os resultados do Brasil e dos Estados Unidos?
Ícone de atividade oral.
    1. Com base nas respostas à questão 1, o que vocês acham que este mapa retrata?
Ilustração.  Mapa mundi com continentes em branco e fundo cinza. No canto inferior direito, há uma rosa dos ventos, com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. Escala: zero to two thousand and two hundred kilometers. Ao lado da rosa dos ventos, quadro branco com legenda que diz: Living Languages, two thousand seventeen — by Ethnologue. Em seguida, texto dizendo: REGION. Na cor roxa: ASIA. Na cor verde: AFRICA. Na cor laranja: PACIFIC. Na cor cinza: AMERICAS. Na cor amarela: EUROPE. Nas Américas, vemos uma concentração de pontos verdes na América do Sul e Central, com pontos mais espalhados na América do Norte. Quanto mais para cima, menos pontos há.
Na África os pontos azuis se concentram nas áreas centrais e sul, com uma grande área em branco no norte. Na Europa, a concentração de pontos amarelos está ao oeste. Quanto mais ao leste, menos pontos há. Na Ásia a distribuição dos pontos roxos está bem distribuída, cobrindo quase todo o continente. Na Oceania, praticamente todo o continente está coberto de pontos laranjas, com exceção de duas partes na Austrália. Os territórios nos continentes mais ao norte estão praticamente sem pontos de qualquer cor.

EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição. Dallas: SIL International, 2022.

b. O gráfico a seguir mostra os dez países do mundo com mais línguas faladas em seus territórios. Vocês sabem em quais continentes ficam esses países? Na opinião de vocês, por que há tantas línguas faladas neles?

Gráfico com barras. Imagem na horizontal.  Título Some countries have hundreds of languages, Countries with the most languages. Legenda na parte de baixo do gráfico. Cor roxa: Languages. Dados de países diferentes na vertical e na horizontal de zero a oitocentos. Papua New Guinea:  oitocentos e quarenta. Indonesia:  setecentos e quinze. Nigeria:  quinhentos e vinte e sete. India:  quatrocentos e cinquenta e seis. United States:  trezentos e trinta e sete. Australia:  trezentos e dezessete
China:  trezentos e sete. Mexico:  trezentos e um. Cameroon: duzentos e setenta e sete. Brazil: duzentos e trinta e oito

EBERHARD, ; SIMONS, ; FENNING, editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.

c. Observem na tabela a seguir as línguas com maior número de falantes (como primeira língua) no mundo. Na opinião de vocês, por que essas línguas são as mais faladas no mundo? Analisem, especialmente, os números do inglês.

Languages with at least 50 million first-language speakers

Rank

Language

Primary country

Total countries

Speakers (millions)

1

Chinese

China

35

1,302

2

Spanish

Spain

31

427

3

English

United Kingdom

106

339

4

Arabic

Saudi Arabia

58

267

5

Hindi

India

4

260

6

Portuguese

Portugal

12

202

7

Bengali

Bangladesh

4

189

8

Russian

Russian Federation

17

171

9

Japanese

Japan

2

128

10

Lahnda

Pakistan

8

117

EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Que informações podem ser encontradas em um mapa?
    1. Em os mapas costumam ser estudados? Em que outros contextos é possível ver mapas?
    1. Vocês já estudaram um mapa-múndi? O que é representado nele? Se não estudaram, procurem saber com os colegas.
    1. Qual é a função das legendas nos mapas?
Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, o que os países identificados no mapa têm em comum?
    1. Qual seria a razão para destacar esses países com duas cores diferentes?
ríd tchu lârn
    • observar as informações presentes no mapa;
    • identificar características de mapas.
Ilustração. Mapa. No canto inferior direito: Rosa dos ventos com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. 
Escala: zero – two thousand two hundred eighty kilometers. No lado esquerdo baixo está a legenda: cor laranja: Mother tongue, cor verde: Official or semiofficial. Mais abaixo o texto: Mother tongue: Alaska (U.S.), Canada, United States, Hawaii, Jamaica, United Kingdom e Australia e New Zealand. Em seguida: Official or semiofficial: Puerto Rico, Trinidad and Tobago, Guyana, Bahamas, Barbados, Gambia, Sierra Leone Liberia, Ghana, Cameroon, Nigeria, Sudan, South Sudan, Uganda, Kenya, Tanzania, Malawi, Mauritius, Zambia, Zimbabwe, South Africa, Swaziland, Lesotho, Mauritius, India, Sri Lanka, Malaysia, Philippines, Pakistan and Papua New Guinea.

Adaptado de: CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language, terceira edição Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 2010. página 371.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o objetivo do mapa?
      1. Identificar regiões falantes de línguas internacionais.
      1. Mostrar os países que têm as línguas mais faladas no mundo.
      2. Apresentar os países que têm o inglês como primeira língua ou como língua oficial ou semioficial.
    1. Para atingir esse objetivo, como ele está organizado?
    1. O que as cores laranja e verde representam no mapa?
    1. Onde estão localizados os países destacados em laranja e em verde?
      1. Em vários continentes.
      2. Em um único continente.
      3. Em dois continentes específicos.
    1. A Índia tem mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, dos quais pouco mais de 250 milhões falam inglês. Com base no que você aprendeu em taimi tchu finqui, o que poderia explicar esse fato?

Task 2

Before reading

1.

Ícone de atividade oral.

a. Vocês gostam de aprender sobre outros países? O que buscam descobrir sobre eles?

Ícone de atividade oral.

b. Em quais meios vocês conseguem informações sobre outros países?

Ícone de atividade no caderno.

c. O que vocês sabem sobre: Sudão, Índia e Reino Unido? Façam no caderno uma tabela semelhante ao modelo a seguir e preencham com as informações sobre esses países.

Ícone. Notebook.

Sudão

Índia

Reino Unido

Continente

Capital

Língua(s)

Ícone de atividade oral.

d. Os textos que vocês vão ler sobre esses três países são chamados em inglês de féquits endi figuires ou . Que informações vocês esperam ler?

ríd tchu lârn
    • identificar os tipos de informações apresentadas;
    • verificar características de dados e fatos.

Eyes on grammar egzâmpol uan

I.

Composição mapa e texto.  Boxe com texto onde se lê: Our World This supplement to USA TODAY was produced by United World LTD. 4410 Massachussetts Ave NW, Washington - DC 20016 THURSDAY, MAY 26, 2022 FACTS & FIGURES Country name: Republic of the Sudan [...] Capital: Khartoum [...] Area: 1,861,484 squarte miles, or slightly more than one-­fifth the size of the United States [...] Population: 41,802,000 (2018 est.) [...] Religions: Sunni Muslim 70% (in the north), indigenous beliefs 25%, Christian 5% (mostly in the south and Khartoum) Languages: Arabic (official), Ta Bedawie, diverse dialects of Nilotic, Nilo-Hamitic, Sudanic languages, English […]. Do boxe de texto sai uma seta laranja apontando para o mapa. Mapa. Legenda: Verde: Sudan. No canto inferior esquerdo, uma rosa dos ventos, com direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. Escala: zero – one thousand one hundred ninety kilometers. O país esta no nordeste do continente africano e está pintado de verde. Ao lado, há um boxe com texto.

OUR world. USA Today, Washington dê cê, Estados Unidos da América: United World, 26 maio 2022. Suplemento.

II.

Composição foto e mapa. Fotografia do Taj Mahal, em primeiro plano, jardim com rio na vertical, à esquerda e à direita, árvores compridas com folhas verdes. Em segundo plano, uma construção antiga branco, grande, com três cúpulas arredondadas. Ao centro, uma de tamanho médio e à esquerda e à direita, outra menor. Perto da construção, quatro torres finas na vertical, duas à esquerda e duas à direita. No alto, céu azul e nuvens branco. Abaixo, há uma bandeira com faixa em laranja na parte superior, no meio em branco com círculo e linhas dentro em azul e faixa inferior em verde e um boxe com texto onde se lê: fast facts Official name: Republic of India, Bharat Form of government: Federal republic Capital: New Delhi Population: 1,296,834,042 Official languages: Hindi, English, 21 others Money: Rupee Area: 1,269,345 square miles (3,287,590 square kilometers) Major mountain range: Himalaya Major rivers: Ganges, Yamuna, Indus, Brahmaputra. Do boxe de texto sai uma seta laranja apontando para o mapa. Mapa. Rosa dos ventos, com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: zero - one thousand ten kilometers. Segue a legenda: Laranja: Índia; Ao sul da Asia, perto do Indian Ocean e Bay or Bengal.

NATIONAL Geographic Kids. India. [sem local], [1996-2015]. Disponível em: https://oeds.link/WxjHOo. Acesso em: 10 maio 2022.

III.

Composição foto e mapa. Foto da rainha Elizabeth da Inglaterra sentada em um carro aberto de cor preta. Ela tem cabelos brancos curtos, com chapéu sobre a cabeça e roupa azul clara, Atrás dela, seu marido, o Príncipe Philip, de cabelos grisalhos, de chapéu sobre a cabeça e terno preto. Também há uma bandeira da Inglaterra, com o fundo em azul, retas em vermelho e contorno em branco, de formato de uma cruz e outras duas, nas diagonais. Abaixo da fotografia da Rainha Elizabeth há o seguinte texto: Fast facts Official name:  United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland Form of government: Constitutional monarchy with parliamentary government Capital: London Population: 65,105,246 Official language English Money: Pound sterling Area: 93,635 square miles (242,514 square kilometers) Major rivers: Thames, Severn, Tyne. Do boxe de texto sai uma seta laranja apontando para o mapa. Mapa.
Rosa dos ventos com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. Escala: zero - three hundred twenty kilometers. Ao norte da Europa, grande território na vertical: England. À oeste dela, Wales, território pequeno. Mais acima, ao norte da England, Scottand. Em outra ilha, com pequena parte ao nordeste: Nothern Ireland.

NATIONAL Geographic Kids. United Kingdom. [sem local], [1996­‑2015]. Disponível em: https://oeds.link/B0ZwU2. Acesso em: 10 maio 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o objetivo dos textos?
    1. Em qual continente está localizado cada país apresentado nos textos?
    1. O que há em comum entre os três países apresentados nos textos?
    1. Qual é a relação das imagens com as informações presentes nos textos?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Identifique os textos nos quais as seguintes informações são encontradas.
      1. Capital
      2. Religião
      3. População
      4. Línguas faladas.
      5. Extensão do país.
    1. As informações que você e seu colega haviam anotado na questão 1c em bifór rídin estavam corretas? Quais faltaram?
Ícone de atividade no caderno.
  1. um
    1. Qual é a língua oficial do Sudão?
    1. Com qual país é comparada a área do Sudão? Qual é a diferença de tamanho entre os dois países?
Ícone de atividade no caderno.
  1. dois
    1. Que relação existe entre o rio Ganges e a Índia?
    1. O que é ?
      1. A moeda indiana.
      2. Uma dança típica da Índia.
      3. Um traje da cultura indiana.
Ícone de atividade no caderno.
  1. três
    1. Observando o texto e o mapa, que nações fazem parte do Reino Unido? E da Grã-Bretanha?
    1. Qual é a moeda do Reino Unido?
      1. Dólar.
      2. Euro.
      3. Libra esterlina.
    1. Por que , e são mencionados no texto?
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Depois de tudo o que viram até aqui, por que vocês acham que se fala inglês em tantos lugares do mundo?
    1. Como vocês relacionam as diferentes realidades encontradas nos países apresentados à brasileira?
    1. Qual é a importância de estudar os países e suas características?
    1. Sobre que países vocês gostariam de ter mais informações? Por quê?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

1.

Ícone de atividade oral.

a. Qual é a primeira língua de vocês? Na sua escola ou comunidade, vocês conhecem pessoas que tenham uma primeira língua diferente da que vocês falam?

Ícone de atividade oral.

b. Vocês sabem outra língua além e do inglês? Qual? E qual outra língua gostariam de aprender?

Ícone de atividade no caderno.

c. O áudio de líssen tchu lârn é um fragmento de um programa educativo sobre as línguas mais faladas no mundo. Quais línguas podem ser mencionadas?

Ícone de atividade oral.

d. O inglês apareceu na lista que vocês fizeram? Em qual posição? Por quê?

Did you know?

Primeira língua ou língua 1 (L1), também chamada de língua materna, é aquela que normalmente adquirimos primeiro, desde bebês, e que é falada na comunidade na qual vivemos. Quando uma pessoa nasce em uma comunidade com mais de uma língua ou vai viver em um lugar em que se fala uma língua diferente de sua L1, ela adquire também uma segunda língua (L2).

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar o objetivo do programa;
    • verificar características de programas educativos.

Eyes on grammar

Programa educativo – Parte um

Título: What’s the Most Common Language in the World?

Data: 20/4/2015

Fonte: NowThis World

WHAT'S The Most Common Language In The World?[2000­‑2020]. Vídeo (2minutos28segundos). Publicado pelo canal NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 27 dezembro 2021.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. O programa aborda o número de falantes de qual língua?
      1. Árabe
      2. Espanhol
      3. Inglês
    1. Em que posição no rãnquin das línguas mais faladas essa língua está? Você acertou a resposta à questão 1d em bifór listenin?
    1. Quantas pessoas falam essa língua como primeira língua no mundo?
    1. Quantas pessoas falam essa língua como primeira ou segunda língua no mundo?
    1. Escolha a alternativa que completa a seguinte afirmação: o número de falantes de espaço para resposta no mundo supera o número de falantes de espanhol, mas não de espaço para resposta.
      1. chinês; árabe
      2. francês; inglês
      3. inglês; chinês
    1. O que se afirma no áudio sobre a língua oficial nos Estados Unidos?
    1. Qual é a porcentagem de residentes dos Estados Unidos que falam inglês?
      1. 97%
      2. 87%
      3. 70%
Ícone de atividade de áudio.

2.

Ícone de atividade no caderno.

a. Tome nota das informações mais importantes do texto em formato de itens.

Ícone de atividade oral.

b. Troque suas anotações com um colega e conversem sobre o que cada um escreveu.

Ícone de atividade no caderno.

3.

Ícone de atividade de áudio.

a. Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronúncia das palavras destacadas.

“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.

But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.

Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly, 97 percent of its residents speak English.”

Ícone de atividade de áudio.

b. Alguns fonemas da língua inglesa não existem na língua portuguesa e vice-versa. , em inglês, possui duas pronúncias principais: voiciléss ti eiti (tãrd) e vóiced ti eiti (), nenhuma das quais existe em português. Ouça e repita agora somente as palavras destacadas e perceba a diferença entre as pronúncias.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

θ

third, with

ð

the, those, that

Ícone de atividade de áudio.

c. Reproduza a tabela a seguir no caderno. Ouça as palavras do quadro, todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as nas linhas correspondentes de acordo com a pronúncia.

Earth  North  Northern  sixth  South  than  thousand  weather

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Ícone. Notebook.

θ

ð

Versão adaptada acessível

Atividade 3, itens a e c.

  1. Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronuncia das palavras "the", "third", "with", "those" e "that" no texto.

c. Ouça as palavras "Earth", "North", "Northern", "sixth", "South", "than", "thousend" e ""weather", todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as em linhas diferentes, de acordo com a pronúncia.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, por que se afirma no áudio que nos Estados Unidos não há uma língua oficial?
    1. Como é a situação no Brasil? Existe uma língua oficial?
    1. De acordo com o programa, o inglês é a terceira língua mais falada no mundo. Voltem à tabela da questão 2c em taimi tchu finqui e comentem o motivo de a primeira e a sexta línguas no rãnquin ocuparem tais posições.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1. página

“So, what are the biggest languages in the world? Well by a landslide, the most common language comes from the most populated country, China.

Technically, Chinese is a macro language made up of 7 major groups spread out over more than 200 different dialects. In particular, Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers. Some 70%.

Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly 97% of its residents speak English.”

Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e c.

  1. Os verbos "are", "comes", "is", "represents", "is not", "doesn't have" e "speak" estão no
    1. futuro.
    2. passado.
    3. presente.
  1. O -s final em “comes” e “represents”  indica que o verbo está na 3ª pessoa do
    1. plural.
    2. singular.
  1. Os verbos destacados nos fragmentos estão no
    1. futuro.
    2. passado.
    3. presente.
  1. Esse uso verbal ocorre porque o texto expressa uma
    1. ação habitual.
    2. descrição de características.
  1. O -s final em “comes” (linha 2) e “represents” (linha 5) indica que o verbo está na 3ª pessoa do
    1. plural.
    2. singular.

d. Identifique no último fragmento duas frases com verbos na fórma negativa.

Ícone de atividade no caderno.

2.

Pedro: — Maria Luiza, um (do/does) your cousin really dois (speak/speaks) Chinese?

Maria Luiza: Ana Maria? No, she um (don’t/doesn’t). She dois (speak/speaks) Japanese.

Pedro: Really? That’s also nice. My mother (speak/speaks) Spanish.

Maria Luiza: What about English? um (Do/Does) she dois (speak/speaks) English, too?

Pedro: Yes, she does. But she (do not speak/does not speak) it fluently.

    1. umdois
    1. um dois(
    1. %umdois
Ícone de atividade no caderno.

4.

areacitieskilometerofficial  population

féquits endi figuires

Official name: Commonwealth of Puerto Rico

Status: Self-governing Commonwealth Territory of the United States of America

Capital: San Juan

Major (um) espaço para resposta: Bayamón, Carolina

(dois) espaço para resposta: 3,460 square miles (8,960 square kilometers)

Population: 3,800,000

(três) espaço para resposta density: 1,098 per square mile (424 per square (quatro) espaço para resposta)

Peoples: 75 percent mixed (European-African-Native American) descent; 25 percent other, including Afro-Caribbean, European and Chinese descent

(cinco) espaço para resposta languages: English, Spanish

Currency:Iunáidéd Istêits dollar

National days: Constitution Day (July 25); Grito de Lares (September 23)

Country’s name: From the Spanish, meaning “rich port”

GRAY, J. P. (edição). Peoples of the Americas. Nova York: 8. página 435.

Ícone de atividade no caderno.
    1. As línguas foram apresentadas de acordo com a sua posição no rãnquin mundial. Escreva, em inglês, a posição de cada uma das seguintes línguas:
    1. Escreva por extenso o número de falantes de cada uma das três línguas mais faladas no mundo.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é fazer anotações sobre as informações de um programa educativo. Vocês já ouviram um exemplo de programa desse tipo e trabalharam com anotações no Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Anotações de aula.

Qual é o tema?As línguas mais faladas no mundo.

Qual é o objetivo?Tomar nota das informações ouvidas para facilitar o estudo.

A quem se dirige?Ao próprio estudante e aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Em uma folha de papel a ser compartilhada com a turma.

Quem participará?Todos os estudantes, individualmente.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. No lissenin, você ouviu um programa educativo sobre uma das línguas mais faladas no mundo e tomou nota sobre ele na questão 2a em constrãquitchion minins. Cada pessoa tem um jeito de anotar informações importantes. Compare o exemplo seguinte com suas anotações e verifique se os dados coincidem.
Ilustração de página de caderno pautada onde se lê: Language: English Position in the ranking: 3rd (third) Number of L1 speakers: 335 million Number of L1 + L2 speakers: 830 million English is more spoken than: Portuguese English is NOT more spoken as first language than: Chinese and Spanish The United States’ o•cial language: no ocial language Percentage of the population that speaks English in the United States: 97%
  1. Com base no exemplo da questão 1a, aponte as alternativas que apresentam as informações corretas sobre características de anotações de aula.
    1. Texto longo e corrido, com linguagem complexa.
    2. Texto breve, organizado em itens, com linguagem simples e objetiva.
    3. Frases curtas, às vezes sem verbos.
    4. Frases extensas, com muitos verbos.
    5. Frases que utilizam sempre as mesmas palavras do áudio.
    6. Frases que possibilitam identificar a ideia principal do que foi ouvido.
  1. É importante, ao tomar nota de um texto oral, identificar as palavras-chave. Você pensou nisso ao fazer as anotações na questão 2a em constrãquitchion minins?

d. Você vai tomar nota de outro trecho do mesmo programa que ouviu no lissenin, abordando as línguas mais faladas no mundo. Que informações você acha que vai precisar anotar sobre esse assunto?

Ícone de atividade de áudio.

e. Ouça o programa educativo e faça suas primeiras anotações. Esta será uma versão inicial.

Programa educativo – Parte dois

Título: What’s the Most Common Language in the World?

Data: 20/4/2015

Fonte: NowThis World

WHAT'S The Most Common Language In The World? 2015. Vídeo (2minutos28segundos). Publicado pelo canal NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 26 dezembro 2021.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

f. Quando a primeira versão das suas anotações estiver pronta, mostre-a para um colega e compare-a com as anotações de aula dele. Observem se faltam informações importantes e completem o que for necessário.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • contêm uma síntese das informações ouvidas;
    • estão organizadas em frases curtas;
    • apresentam o conteúdo de maneira objetiva;
    • possibilitam identificar a ideia principal do programa educativo;
    • usam a língua adequadamente.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Quais elementos nos levam a crer que as pessoas representadas nas imagens não são brasileiras ou não estão no Brasil?
    1. Em sua opinião esses elementos são suficientes para definir a nacionalidade de uma pessoa? Por quê?
    1. Se você fosse escolher imagens de brasileiros para as páginas de abertura desta unidade, quais seriam? Por quê?
    1. Que características costumam ser associadas aos brasileiros? Você acha que todos os brasileiros têm as mesmas características? Justifique suas respostas.
Ícone de atividade oral.
    1. Apontem as diferenças ou semelhanças que podem ser observadas entre os países apresentados nas imagens de abertura e nos textos desta unidade.
    1. Comentem as diferenças que podem ser estabelecidas entre os países falantes de inglês como língua principal e o Brasil.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Você conseguiu ler mapas e compreender dados sobre países? Dê um exemplo.
    1. Identificou informações principais em programas educativos? Justifique sua resposta.
    1. Tomou notas com facilidade do que escutou? Que estratégias usou?
    1. Adquiriu novos conhecimentos sobre países que falam a língua inglesa? Dê exemplos.
    1. De que fórma colaborou com o professor e os colegas durante as atividades?

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Country name: Republic of the Sudan reticências

Capital: Khartoum reticências

Area: 1,861,484 square miles, or slightly more than one-quarter the size of the United States reticências

Population: 41,802,000 (2018 est.) reticências

reticências

Languages: Arabic (official), Nubian, Ta Bedawie, diverse dialects of Nilotic, Nilo-Hamitic, Sudanic languages, English

reticências

(página 78)

FACTS AND FIGURES / DADOS E FATOS

archipelago

climate

mountain range

area

continent

nation

border

currency

population

capital

flag

main/principal/official language(s)

city

island

weather

egzâmpol tchu

“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”

(página 81; Programa educativo - Parte um)

Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers.”

(página 81; Programa educativo - Parte dois)

PRESENT SIMPLE – AFFIRMATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA AFIRMATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person / 3ª pessoa

bump

bumps

represent

represents

Na terceira pessoa do singular do Prézent simpou, na fórma afirmativa, em geral, acrescenta-se à fórma do verbo no infinitivo: > > .

PRESENT SIMPLE – AFFIRMATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA AFIRMATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa singular

miss

goes

go

misses

finish

finishes

teach

teaches

fix

fixes

buzz

buzzes

study

studies

try

tries

  • Nos casos de verbos terminados em óh, ésse, , cê agá, xis e , acrescenta-se e ésse.
  • Para verbos terminados em ípsilon precedido de consoante, retira-se o ípsilon e acrescenta-se .
  • O verbo hév não segue a regra da terceira pessoa do singular (fórma afirmativa) no Prézent simpou. Sua fórma é , uma exceção.

“The U.S. doesn’t even have an official language.”

(página 81; Programa educativo – Parte um)

PRESENT SIMPLE – AFFIRMATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA AFIRMATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa singular

have

has

PRESENT SIMPLE – NEGATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA NEGATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa do singular

represent

English doesn't represent the vast mayority of chinese speakers.

have

The U.S. doesn’t even have an official language.

PRESENT SIMPLE – INTERROGATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA INTERRROGATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa singular

represent

Does Mandarin represent the vast majority of chinese speakers?

have

Does the U.S. have an official language?

“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”

(página81; Programa educativo – Parte um)

COUNTRIES, NATIONALITIES AND MAIN LANGUAGES / PAÍSES, NACIONALIDADES E LÍNGUAS PRINCIPAIS

Country / País

Nationality / Nacionalidade

Main language / Língua principal

Australia

Australian

English

Brazil

Brazilian

Portuguese

China

Chinese

Chinese/Mandarin

England

English

English

India

Indian

English, Hindi

Jamaica

Jamaican

English

Nigeria

Nigerian

English

Northern Ireland

Northern Irish

English

Pakistan

Pakistani

English, Urdu

Russia

Russian

Russian

Scotland

Scottish

English

South Africa

South African

Afrikaans, English

Spain

Spanish

Spanish

Sudan

Sudanese

Arabic, English

The United States of America

American

English

Wales

Welsh

English

“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.”

(página81; Programa educativo – Parte um)

CARDINAL NUMBERS / NÚMEROS CARDINAIS

100

a/one hundred

30,000

thirty thousand

200

two hundred

384,000

three hundred eighty-four thousand

500

five hundred

2,900,000/2.9 million

two million nine hundred thousand/ two point nine million

1,000

a/one thousand

335,000,000/335 million

three hundred thirty-five million

2,012

two thousand and twelve

830,000,000/830 million

eight hundred thirty million

ORDINAL NUMBERS / NÚMEROS ORDINAIS

1st

first

3rd

third

5th

fifth

7th

seventh

9th

ninth

2nd

second

4th

fourth

6th

sixth

8th

eighth

10th

tenth