iuniti fór – uon lenguage, diferent realities
Gênero discursivo: mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula.
Tema: Inglês ao redor do mundo.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula;
- refletir sobre línguas e sôbre a presença do inglês no mundo.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Quais línguas vocês sabem que existem no mundo?
- Considerando que há 195 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas ( ônu), quantas línguas vocês imaginam que existam, aproximadamente, no mundo?
- 180
- 450
- 2.000
- 7.000
- Quantas línguas vocês acham que são faladas no Brasil, aproximadamente?
- 1
- 25
- 220
- 570
- E nos Estados Unidos?
- 1
- 2
- 210
- 350
- Vocês se surpreenderam com essas respostas? Por quê? Conseguem explicar os resultados do Brasil e dos Estados Unidos?
-
- Com base nas respostas à questão 1, o que vocês acham que este mapa retrata?
EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição. Dallas: SIL International, 2022.
b. O gráfico a seguir mostra os dez países do mundo com mais línguas faladas em seus territórios. Vocês sabem em quais continentes ficam esses países? Na opinião de vocês, por que há tantas línguas faladas neles?
EBERHARD, ; SIMONS, ; FENNING, editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.
c. Observem na tabela a seguir as línguas com maior número de falantes (como primeira língua) no mundo. Na opinião de vocês, por que essas línguas são as mais faladas no mundo? Analisem, especialmente, os números do inglês.
Rank |
Language |
Primary country |
Total countries |
Speakers (millions) |
---|---|---|---|---|
1 |
Chinese |
China |
35 |
1,302 |
2 |
Spanish |
Spain |
31 |
427 |
3 |
English |
United Kingdom |
106 |
339 |
4 |
Arabic |
Saudi Arabia |
58 |
267 |
5 |
Hindi |
India |
4 |
260 |
6 |
Portuguese |
Portugal |
12 |
202 |
7 |
Bengali |
Bangladesh |
4 |
189 |
8 |
Russian |
Russian Federation |
17 |
171 |
9 |
Japanese |
Japan |
2 |
128 |
10 |
Lahnda |
Pakistan |
8 |
117 |
EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- Que informações podem ser encontradas em um mapa?
- Em os mapas costumam ser estudados? Em que outros contextos é possível ver mapas?
- Vocês já estudaram um mapa-múndi? O que é representado nele? Se não estudaram, procurem saber com os colegas.
- Qual é a função das legendas nos mapas?
-
- Na opinião de vocês, o que os países identificados no mapa têm em comum?
- Qual seria a razão para destacar esses países com duas cores diferentes?
ríd tchu lârn
-
- observar as informações presentes no mapa;
- identificar características de mapas.
Adaptado de: CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language, terceira edição Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 2010. página 371.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo do mapa?
- Identificar regiões falantes de línguas internacionais.
- Mostrar os países que têm as línguas mais faladas no mundo.
- Apresentar os países que têm o inglês como primeira língua ou como língua oficial ou semioficial.
- Para atingir esse objetivo, como ele está organizado?
- O que as cores laranja e verde representam no mapa?
- Onde estão localizados os países destacados em laranja e em verde?
- Em vários continentes.
- Em um único continente.
- Em dois continentes específicos.
- A Índia tem mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, dos quais pouco mais de 250 milhões falam inglês. Com base no que você aprendeu em taimi tchu finqui, o que poderia explicar esse fato?
- Qual é o objetivo do mapa?
Task 2
Before reading
1.
a. Vocês gostam de aprender sobre outros países? O que buscam descobrir sobre eles?
b. Em quais meios vocês conseguem informações sobre outros países?
c. O que vocês sabem sobre: Sudão, Índia e Reino Unido? Façam no caderno uma tabela semelhante ao modelo a seguir e preencham com as informações sobre esses países.
Sudão |
Índia |
Reino Unido |
|
---|---|---|---|
Continente |
|||
Capital |
|||
Língua(s) |
d. Os textos que vocês vão ler sobre esses três países são chamados em inglês de féquits endi figuires ou . Que informações vocês esperam ler?
ríd tchu lârn
-
- identificar os tipos de informações apresentadas;
- verificar características de dados e fatos.
Eyes on grammar – egzâmpol uan
I.
OUR world. USA Today, Washington dê cê, Estados Unidos da América: United World, 26 maio 2022. Suplemento.
II.
NATIONAL Geographic Kids. India. [], [1996-2015]. Disponível em: sem local https://oeds.link/WxjHOo. Acesso em: 10 maio 2022.
III.
NATIONAL Geographic Kids. United Kingdom. [], [1996‑2015]. Disponível em: sem local https://oeds.link/B0ZwU2. Acesso em: 10 maio 2022.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo dos textos?
- Em qual continente está localizado cada país apresentado nos textos?
- O que há em comum entre os três países apresentados nos textos?
- Qual é a relação das imagens com as informações presentes nos textos?
-
- Identifique os textos nos quais as seguintes informações são encontradas.
- Capital
- Religião
- População
- Línguas faladas.
- Extensão do país.
- As informações que você e seu colega haviam anotado na questão 1c em bifór rídin estavam corretas? Quais faltaram?
- Identifique os textos nos quais as seguintes informações são encontradas.
- um
- Qual é a língua oficial do Sudão?
- Com qual país é comparada a área do Sudão? Qual é a diferença de tamanho entre os dois países?
- dois
- Que relação existe entre o rio Ganges e a Índia?
- O que é ?
- A moeda indiana.
- Uma dança típica da Índia.
- Um traje da cultura indiana.
- três
- Observando o texto e o mapa, que nações fazem parte do Reino Unido? E da Grã-Bretanha?
- Qual é a moeda do Reino Unido?
- Dólar.
- Euro.
- Libra esterlina.
- Por que , e são mencionados no texto?
think a lítol mór
-
- Depois de tudo o que viram até aqui, por que vocês acham que se fala inglês em tantos lugares do mundo?
- Como vocês relacionam as diferentes realidades encontradas nos países apresentados à brasileira?
- Qual é a importância de estudar os países e suas características?
- Sobre que países vocês gostariam de ter mais informações? Por quê?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
1.
a. Qual é a primeira língua de vocês? Na sua escola ou comunidade, vocês conhecem pessoas que tenham uma primeira língua diferente da que vocês falam?
b. Vocês sabem outra língua além e do inglês? Qual? E qual outra língua gostariam de aprender?
c. O áudio de líssen tchu lârn é um fragmento de um programa educativo sobre as línguas mais faladas no mundo. Quais línguas podem ser mencionadas?
d. O inglês apareceu na lista que vocês fizeram? Em qual posição? Por quê?
Did you know?
• Primeira língua ou língua 1 (L1), também chamada de língua materna, é aquela que normalmente adquirimos primeiro, desde bebês, e que é falada na comunidade na qual vivemos. Quando uma pessoa nasce em uma comunidade com mais de uma língua ou vai viver em um lugar em que se fala uma língua diferente de sua L1, ela adquire também uma segunda língua (L2).
líssen tchu lârn
-
- identificar o objetivo do programa;
- verificar características de programas educativos.
Eyes on grammar –
Programa educativo – Parte um
Título: What’s the Most Common Language in the World?
Data: 20/4/2015
Fonte: NowThis World
WHAT'S The Most Common Language In The World?[2000‑2020]. Vídeo (228 minutos). Publicado pelo canal segundos NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 27 dezembro 2021.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- O programa aborda o número de falantes de qual língua?
- Árabe
- Espanhol
- Inglês
- Em que posição no rãnquin das línguas mais faladas essa língua está? Você acertou a resposta à questão 1d em bifór listenin?
- Quantas pessoas falam essa língua como primeira língua no mundo?
- Quantas pessoas falam essa língua como primeira ou segunda língua no mundo?
- Escolha a alternativa que completa a seguinte afirmação: o número de falantes de espaço para resposta no mundo supera o número de falantes de espanhol, mas não de espaço para resposta.
- chinês; árabe
- francês; inglês
- inglês; chinês
- O que se afirma no áudio sobre a língua oficial nos Estados Unidos?
- Qual é a porcentagem de residentes dos Estados Unidos que falam inglês?
- 97%
- 87%
- 70%
- O programa aborda o número de falantes de qual língua?
2.
a. Tome nota das informações mais importantes do texto em formato de itens.
b. Troque suas anotações com um colega e conversem sobre o que cada um escreveu.
3.
a. Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronúncia das palavras destacadas.
“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.
But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.
Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly, 97 percent of its residents speak English.”
b. Alguns fonemas da língua inglesa não existem na língua portuguesa e vice-versa. , em inglês, possui duas pronúncias principais: voiciléss ti eiti () tãrd e vóiced ti eiti () dê, nenhuma das quais existe em português. Ouça e repita agora somente as palavras destacadas e perceba a diferença entre as pronúncias.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
θ |
third, with |
---|---|
ð |
the, those, that |
c. Reproduza a tabela a seguir no caderno. Ouça as palavras do quadro, todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as nas linhas correspondentes de acordo com a pronúncia.
Earth North Northern sixth South than thousand weather
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
θ |
|
---|---|
ð |
Versão adaptada acessível
Atividade 3, itens a e c.
- Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronuncia das palavras "the", "third", "with", "those" e "that" no texto.
c. Ouça as palavras "Earth", "North", "Northern", "sixth", "South", "than", "thousend" e ""weather", todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as em linhas diferentes, de acordo com a pronúncia.
think a lítol mór
-
- Na opinião de vocês, por que se afirma no áudio que nos Estados Unidos não há uma língua oficial?
- Como é a situação no Brasil? Existe uma língua oficial?
- De acordo com o programa, o inglês é a terceira língua mais falada no mundo. Voltem à tabela da questão 2c em taimi tchu finqui e comentem o motivo de a primeira e a sexta línguas no rãnquin ocuparem tais posições.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. página
“So, what are the biggest languages in the world? Well by a landslide, the most common language comes from the most populated country, China.
Technically, Chinese is a macro language made up of 7 major groups spread out over more than 200 different dialects. In particular, Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers. Some 70%.
Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly 97% of its residents speak English.”
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a e c.
- Os verbos "are", "comes", "is", "represents", "is not", "doesn't have" e "speak" estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
- O -s final em “comes” e “represents” indica que o verbo está na 3ª pessoa do
- plural.
- singular.
- Os verbos destacados nos fragmentos estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
- Esse uso verbal ocorre porque o texto expressa uma
- ação habitual.
- descrição de características.
- O -s final em “comes” (linha 2) e “represents” (linha 5) indica que o verbo está na 3ª pessoa do
- plural.
- singular.
d. Identifique no último fragmento duas frases com verbos na fórma negativa.
2.
Pedro: — Maria Luiza, um (do/does) your cousin really dois (speak/speaks) Chinese?
Maria Luiza: — Ana Maria? No, she um (don’t/doesn’t). She dois (speak/speaks) Japanese.
Pedro: — Really? That’s also nice. My mother (speak/speaks) Spanish.
Maria Luiza: — What about English? um (Do/Does) she dois (speak/speaks) English, too?
Pedro: — Yes, she does. But she (do not speak/does not speak) it fluently.
-
- um dois
- um dois(
- % um dois
4.
area cities kilometer official population
féquits endi figuires
Official name: Commonwealth of Puerto Rico
Status: Self-governing Commonwealth Territory of the United States of America
Capital: San Juan
Major ( um) espaço para resposta: Bayamón, Carolina
( dois) espaço para resposta: 3,460 square miles (8,960 square kilometers)
Population: 3,800,000
( três) espaço para resposta density: 1,098 per square mile (424 per square ( quatro) espaço para resposta)
Peoples: 75 percent mixed (European-African-Native American) descent; 25 percent other, including Afro-Caribbean, European and Chinese descent
( cinco) espaço para resposta languages: English, Spanish
Currency: Iunáidéd Istêits dollar
National days: Constitution Day (July 25); Grito de Lares (September 23)
Country’s name: From the Spanish, meaning “rich port”
GRAY, J. P. ( edição). Peoples of the Americas. Nova York: 8. página 435.
-
- As línguas foram apresentadas de acordo com a sua posição no rãnquin mundial. Escreva, em inglês, a posição de cada uma das seguintes línguas:
- Escreva por extenso o número de falantes de cada uma das três línguas mais faladas no mundo.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é fazer anotações sobre as informações de um programa educativo. Vocês já ouviram um exemplo de programa desse tipo e trabalharam com anotações no Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Anotações de aula.
Qual é o tema? As línguas mais faladas no mundo.
Qual é o objetivo? Tomar nota das informações ouvidas para facilitar o estudo.
A quem se dirige? Ao próprio estudante e aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Em uma folha de papel a ser compartilhada com a turma.
Quem participará? Todos os estudantes, individualmente.
túlbóks
-
- No lissenin, você ouviu um programa educativo sobre uma das línguas mais faladas no mundo e tomou nota sobre ele na questão 2a em constrãquitchion minins. Cada pessoa tem um jeito de anotar informações importantes. Compare o exemplo seguinte com suas anotações e verifique se os dados coincidem.
- Com base no exemplo da questão 1a, aponte as alternativas que apresentam as informações corretas sobre características de anotações de aula.
- Texto longo e corrido, com linguagem complexa.
- Texto breve, organizado em itens, com linguagem simples e objetiva.
- Frases curtas, às vezes sem verbos.
- Frases extensas, com muitos verbos.
- Frases que utilizam sempre as mesmas palavras do áudio.
- Frases que possibilitam identificar a ideia principal do que foi ouvido.
- É importante, ao tomar nota de um texto oral, identificar as palavras-chave. Você pensou nisso ao fazer as anotações na questão 2a em constrãquitchion minins?
d. Você vai tomar nota de outro trecho do mesmo programa que ouviu no lissenin, abordando as línguas mais faladas no mundo. Que informações você acha que vai precisar anotar sobre esse assunto?
e. Ouça o programa educativo e faça suas primeiras anotações. Esta será uma versão inicial.
Programa educativo – Parte dois
Título: What’s the Most Common Language in the World?
Data: 20/4/2015
Fonte: NowThis World
WHAT'S The Most Common Language In The World? 2015. Vídeo (228 minutos). Publicado pelo canal segundos NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 26 dezembro 2021.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
f. Quando a primeira versão das suas anotações estiver pronta, mostre-a para um colega e compare-a com as anotações de aula dele. Observem se faltam informações importantes e completem o que for necessário.
istép béqui
-
- contêm uma síntese das informações ouvidas;
- estão organizadas em frases curtas;
- apresentam o conteúdo de maneira objetiva;
- possibilitam identificar a ideia principal do programa educativo;
- usam a língua adequadamente.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Quais elementos nos levam a crer que as pessoas representadas nas imagens não são brasileiras ou não estão no Brasil?
- Em sua opinião esses elementos são suficientes para definir a nacionalidade de uma pessoa? Por quê?
- Se você fosse escolher imagens de brasileiros para as páginas de abertura desta unidade, quais seriam? Por quê?
- Que características costumam ser associadas aos brasileiros? Você acha que todos os brasileiros têm as mesmas características? Justifique suas respostas.
-
- Apontem as diferenças ou semelhanças que podem ser observadas entre os países apresentados nas imagens de abertura e nos textos desta unidade.
- Comentem as diferenças que podem ser estabelecidas entre os países falantes de inglês como língua principal e o Brasil.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Você conseguiu ler mapas e compreender dados sobre países? Dê um exemplo.
- Identificou informações principais em programas educativos? Justifique sua resposta.
- Tomou notas com facilidade do que escutou? Que estratégias usou?
- Adquiriu novos conhecimentos sobre países que falam a língua inglesa? Dê exemplos.
- De que fórma colaborou com o professor e os colegas durante as atividades?
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“Country name: Republic of the Sudan reticências
Capital: Khartoum reticências
Area: 1,861,484 square miles, or slightly more than one-quarter the size of the United States reticências
Population: 41,802,000 (2018 est.) reticências
reticências
Languages: Arabic (official), Nubian, Ta Bedawie, diverse dialects of Nilotic, Nilo-Hamitic, Sudanic languages, English
reticências
( página 78)
archipelago |
climate |
mountain range |
area |
continent |
nation |
border |
currency |
population |
capital |
flag |
main/principal/official language(s) |
city |
island |
weather |
egzâmpol tchu
“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”
( página 81; Programa educativo - Parte um)
Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers.”
( página 81; Programa educativo - Parte dois)
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person / 3ª pessoa |
---|---|
bump |
bumps |
represent |
represents |
• Na terceira pessoa do singular do Prézent simpou, na fórma afirmativa, em geral, acrescenta-se à fórma do verbo no infinitivo: > > .
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa singular |
---|---|
miss |
goes |
go |
misses |
finish |
finishes |
teach |
teaches |
fix |
fixes |
buzz |
buzzes |
study |
studies |
try |
tries |
- Nos casos de verbos terminados em óh, ésse, , cê agá, xis e zê, acrescenta-se e ésse.
- Para verbos terminados em ípsilon precedido de consoante, retira-se o ípsilon e acrescenta-se .
- O verbo hév não segue a regra da terceira pessoa do singular ( fórma afirmativa) no Prézent simpou. Sua fórma é , uma exceção.
“The U.S. doesn’t even have an official language.”
( página 81; Programa educativo – Parte um)
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa singular |
---|---|
have |
has |
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa do singular |
---|---|
represent |
English doesn't represent the vast mayority of chinese speakers. |
have |
The U.S. doesn’t even have an official language. |
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa singular |
---|---|
represent |
Does Mandarin represent the vast majority of chinese speakers? |
have |
Does the U.S. have an official language? |
“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”
( página81; Programa educativo – Parte um)
Country / País |
Nationality / Nacionalidade |
Main language / Língua principal |
---|---|---|
Australia |
Australian |
English |
Brazil |
Brazilian |
Portuguese |
China |
Chinese |
Chinese/Mandarin |
England |
English |
English |
India |
Indian |
English, Hindi |
Jamaica |
Jamaican |
English |
Nigeria |
Nigerian |
English |
Northern Ireland |
Northern Irish |
English |
Pakistan |
Pakistani |
English, Urdu |
Russia |
Russian |
Russian |
Scotland |
Scottish |
English |
South Africa |
South African |
Afrikaans, English |
Spain |
Spanish |
Spanish |
Sudan |
Sudanese |
Arabic, English |
The United States of America |
American |
English |
Wales |
Welsh |
English |
“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.”
( página81; Programa educativo – Parte um)
100 |
a/one hundred |
30,000 |
thirty thousand |
200 |
two hundred |
384,000 |
three hundred eighty-four thousand |
500 |
five hundred |
2,900,000/2.9 million |
two million nine hundred thousand/ two point nine million |
1,000 |
a/one thousand |
335,000,000/335 million |
three hundred thirty-five million |
2,012 |
two thousand and twelve |
830,000,000/830 million |
eight hundred thirty million |
1st |
first |
3rd |
third |
5th |
fifth |
7th |
seventh |
9th |
ninth |
2nd |
second |
4th |
fourth |
6th |
sixth |
8th |
eighth |
10th |
tenth |