Project 1 – auer iscul in comic istreepis
Produto final: uma coleção de tirinhas.
Gênero discursivo: tirinha.
Tema: nossa escola.
Os objetivos deste projeto são:
- criar com os colegas uma coleção de tirinhas sobre a escola;
- praticar a compreensão e a produção de tirinhas para uma coleção;
- discutir em perspectiva crítica questões relacionadas à escola;
- desenvolver a criatividade e a colaboração por meio de um projeto coletivo.
guétin stárted
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Vocês costumam ler tirinhas ou histórias em quadrinhos? Por quê?
- Pensem nas tirinhas que vocês conhecem e façam uma lista das características que esses textos costumam apresentar.
- O que vocês acham necessário para contar uma história ou produzir um diálogo por meio de quadrinhos?
- Quais tipos de balões de tirinhas vocês conhecem?
2.
I.
Did you know?
• Cascão, Mônica, Cebolinha, Magali, Chico Bento e Bidu são os personagens principais da Turma da Mônica, história em quadrinhos criada pelo cartunista Mauricio de Sousa. Cada um deles tem uma característica marcante. Por exemplo, Cebolinha fala éle no lugar de érre e Cascão tem pavor de água.
II.
Did you know?
• Armandinho é um personagem de tirinhas criado por Alexandre Beck em 2009. Suas tirinhas são normalmente publicadas em jornais e na internet.
- Como vocês contariam a história do texto um para uma pessoa que não a leu?
- Por que a expressão de Dorinha muda no final do texto um?
- Vocês conhecem o personagem que aparece no último quadrinho do texto um? O que sabem sobre ele? Caso não o conheçam, verifiquem com os colegas.
- Na opinião de vocês, por que no último quadrinho do texto um aparece uma palavra em negrito? Justifiquem sua resposta.
- Em que lugar estão os personagens do texto dois?
- Nesse lugar, habitualmente ficamos em silêncio ou falamos baixinho. Por quê?
- No texto dois, qual é a outra razão mencionada para não fazermos barulho nesse lugar? Vocês concordam com ela? Por quê?
h. Há dois personagens no texto dois, mas apenas um aparece por inteiro. Na opinião de vocês, por que eles são representados dessa maneira?
-
- As duas tirinhas têm as características que vocês mencionaram nas questões 1b e 1c? Quais? Caso não tenham, indiquem o que faltou.
- As imagens são muito importantes nas tirinhas. Justifiquem essa afirmação com exemplos dos textos um e dois.
- Em geral, as tirinhas representam histórias e diálogos engraçados. Vocês acham que os textos um e dois têm essa característica? Por quê?
- As falas dos personagens são representadas da mesma fórma nas duas tirinhas? Justifiquem sua resposta.
- Em algumas tirinhas, há frases que não são falas de personagens. O que elas são?
- O que vocês acham necessário para criar uma história bem-humorada em poucos quadrinhos?
4.
Did you know?
• pínãts é uma tirinha com dois personagens principais, Chárli bróun e seu cachorro bígou snúpi, criada em 1950 pelo cartunista estadunidense chárlis chuls .
- Para Chárli bróun, o que snúpi precisa aprender?
- De que fórma ele tenta ensinar snúpi?
- Quais recursos são utilizados na tirinha para expressar o comando dado por Tchárli Bráun?
- Por que a tirinha é engraçada?
-
- fala
- grito
- pensamento
- cochicho (sussurro)
pripérin dâ prôujéct
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Neste projeto, você vai:
• elaborar, com um colega, três tirinhas com o tema Our school;
• organizar as tirinhas criadas por vocês e pelos outros colegas em uma coletânea da turma;
• planejar o trabalho, considerando:
um como as tirinhas serão elaboradas (por exemplo, à mão, no computador ou com outro recurso);
dois como a coletânea será divulgada (por exemplo, em versão impressa e/ou eletrônica);
três quais serão os recursos necessários para elaborar as tirinhas e organizar a coletânea (por exemplo, diferentes tipos de papel, lápis de cor, caneta hidrográfica, programas de computador etcétera);
quatro quanto tempo será necessário para realizar o projeto e quando será feito o lançamento da coletânea.
b. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno e o completem com os dados que faltam.
Sobre a produção proposta
Qual é o produto final? Uma coletânea de tirinhas.
Qual é o gênero discursivo? Tirinha.
Qual é o objetivo? Retratar situações do cotidiano escolar com humor para compor uma coletânea.
Qual é o tema? A nossa escola. A tirinha 1 será sobre um estudante novo na escola. A tirinha 2 abordará a rotina escolar. A tirinha 3 enfocará algum professor da escola.
A quem se dirige? À turma e à comunidade escolar.
Como e onde será divulgada?
Quem participará? Os estudantes, em duplas.
Qual será a data de divulgação?
Quais serão os recursos materiais necessários?
COMIC STRIP #1
hénds ón
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Que informações vocês acham que são importantes quando apresentamos uma pessoa a outra?
- Se sua turma recebesse um estudante novo, quais informações seriam trocadas nesse primeiro encontro? Quais perguntas vocês fariam a ele?
- Como vocês representariam essa situação em uma tirinha?
-
- Quantos personagens participam da história e quais os nomes deles?
- Quem é o estudante novo e de onde ele é?
- Há alguma característica dele que se destaca? Qual?
-
- Quantos quadrinhos a tirinha terá?
- O que acontecerá em cada quadrinho?
- Quais personagens participarão de cada cena?
- O que os personagens vão dizer ou pensar?
Ao planejar as falas dos personagens, fiquem atentos para não usar muito texto. O ideal é incluir no máximo dois balões de fala por quadrinho.
-
- Façam desenhos que estejam relacionados às características dos personagens.
- Observem a coerência entre as expressões faciais e corporais e o conteúdo do texto.
- Se acharem necessário para a ação, acrescentem um cenário para contextualizar a história.
Versão adaptada acessível
Atividade 4, itens a e b.
Think about the images. Use your creativity to create appropriate representations. Take a look at the tips.
- Façam representações que estejam relacionados às características dos personagens.
b. Observem a coerência entre as representações e o conteúdo do texto.
-
- Façam um rascunho da tirinha, considerando a distribuição de personagens e de falas nos quadrinhos.
- Lembrem-se de deixar espaço para os balões e fiquem atentos aos seus diversos formatos e significados.
- Se necessário, usem diferentes tamanhos de letras para registrar modos de falar diversos. Letras maiúsculas, por exemplo, podem expressar um grito ou irritação.
- Decidam se a tirinha será colorida ou em preto e branco.
istép béqui
-
- apresentação do colega novo;
- texto coerente com a situação proposta;
- frases curtas e diretas;
- balões de fala, de pensamento e outros bem distribuídos nos quadrinhos;
- uso de letras apropriadas de acordo com as falas;
- ilustrações apropriadas à história e aos personagens.
2.
COMIC STRIP #2
hénds ón
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Quando alguém pergunta sobre a rotina de vocês na escola, o que vocês contam?
- Pensem em uma conversa entre colegas em que a rotina na escola seja o tema. Como seria essa conversa?
- Como vocês representariam essa conversa em uma tirinha?
-
- Quem são os personagens dessa história?
- O que eles gostam de fazer na escola?
- Quais são suas disciplinas favoritas?
- Qual é o horário das disciplinas?
-
- Como será a história que vocês vão contar?
- O que cada personagem vai dizer?
- Quantos quadrinhos serão necessários?
- O que vai acontecer em cada quadrinho?
-
- Pensem em imagens que representem os assuntos mencionados no diálogo entre os personagens. Por exemplo, se eles falarem sobre a disciplina favorita, vocês podem pensar em uma imagem associada a essa matéria.
- O cenário contribui para a compreensão da história. Avaliem se seria interessante desenhar como fundo o lugar onde os personagens estão conversando.
- As ilustrações e as falas dos personagens devem estar conectadas. Verifiquem como as expressões faciais e os gestos dos personagens podem se relacionar com o que eles dizem.
-
- Façam o rascunho da tirinha. Considerem a distribuição dos personagens nos quadrinhos.
- Desenhem os balões de fala de cada personagem e usem letras adequadas ao conteúdo das falas.
- Ajustem o tamanho das frases de acordo com os balões e os quadrinhos.
istép béqui
-
- diálogos e imagens coerentes com a situação proposta;
- distribuição adequada dos personagens e dos balões;
- frases curtas e letras apropriadas ao conteúdo das falas.
2.
COMIC STRIP #3Time to think about teachers
hénds ón
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- De quais matérias escolares vocês gostam mais? Por quê?
- Quais professores são seus preferidos? Eles são os professores das matérias favoritas? Justifiquem.
- Que situação divertida relacionada com um desses professores vocês poderiam representar em uma tirinha?
-
- Quem é o professor que participa dessa história?
- Qual é o nome dele?
- Que aspecto do trabalho dele na escola vocês vão destacar na tirinha?
- Quem serão os outros personagens da história?
-
- Pensem sobre a situação escolhida. Como será o diálogo entre os personagens?
- Todos os personagens aparecerão em todos os quadrinhos? O que cada um deles dirá?
- Onde acontecerá esse diálogo?
- Quantos quadrinhos serão necessários?
-
- Avaliem se é importante incluir na tirinha algum elemento visual relacionado à função do professor representado.
- Decidam se alguma característica desse professor deve ser ressaltada por meio de imagem.
- Imaginem como os demais personagens serão representados em seus desenhos.
- Verifiquem como os personagens serão posicionados em cada quadrinho.
-
- Façam a primeira versão da tirinha. Observem a organização do espaço para incluir os balões nos quadrinhos.
- Utilizem os balões adequados, de acordo com o que as falas expressam.
- Usem recursos como tamanhos diferentes de letras e negrito, se forem necessários.
- Façam ajustes nas frases, se for preciso, para adequá-las aos balões.
- Considerem a possibilidade de usar onomatopeias para dar mais expressividade à tirinha.
istép béqui
-
- a situação proposta está representada de fórma coerente;
- o professor está bem representado;
- o conteúdo do diálogo está claro;
- os personagens estão distribuídos de fórma equilibrada nos quadrinhos;
- os balões, as letras e o tamanho das frases estão de acordo com o que se quer expressar.
2.
djóinin aidías
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Após a criação de todas as tirinhas, a turma deverá se organizar para planejar a coletânea. Algumas decisões precisam ser tomadas:
- o meio de divulgação (impresso e/ou eletrônico);
- os materiais necessários de acordo com o meio escolhido (papel, computador etcétera);
- o título da coletânea.
- A elaboração da coletânea pode ser feita em grupos, cada um com uma tarefa, conforme as seguintes sugestões:
- Após a criação de todas as tirinhas, a turma deverá se organizar para planejar a coletânea. Algumas decisões precisam ser tomadas:
Grupo 1 Decidir como as tirinhas serão organizadas na coletânea.
Grupo 2 Criar a capa da coletânea.
Grupo 3 Montar a coletânea reunindo as tirinhas produzidas pela turma e organizando-as, por exemplo, de acordo com os temas.
Grupo 4 Planejar o lançamento da coletânea na escola (data, fórma de divulgação, organização do espaço ). etcétera