iuniti faivi – dei-tchu-dei laifi ét iscul
Gêneros discursivos: relato pessoal; entrevista escrita e oral.
Tema: diversidade de ocupações e de pessoas que trabalham na escola.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos relato pessoal e entrevista escrita e oral.
- refletir sobre a diversidade de pessoas trabalhando na escola, suas atividades e sua importância para o funcionamento diário da escola.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
- Que local está representado nas fotos?
- Que profissionais vocês conseguem identificar nas imagens? Quem mais aparece nelas?
c. Vocês consideram importantes as funções representadas nas imagens? Justifiquem.
2.
- Que profissões vocês conseguem distinguir nessa imagem?
- Entre os profissionais que vocês reconheceram, quais estão presentes na sua escola?
- Considerando a imagem, o que vocês acham que significa a expressão “ éf”?
d. Que problemas podem existir em escolas que funcionam apenas com professores e estudantes?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Task 1
bifór rídin
II.
III.
- Que momento do cotidiano escolar está representado nas imagens?
- Vocês consideram esse momento importante? Por quê?
c. Quem trabalha na escola para tornar esse momento possível?
-
- Que tipo de informação é possível encontrar em um sáite como esse? Justifiquem sua resposta.
- Considerando as imagens da questão 1 e o sáite, o que vocês esperam encontrar nesse texto?
ríd tchu lârn
-
- conhecer as atividades de trabalhadores da escola;
- verificar características de relatos pessoais.
Eyes on grammar – egzâmpols uan en tchu
Caroline Tait – School cook
Name: Caroline Tait
Job role: School cook
School: Dunrossness Primary School, Shetland
Bio: Cook-in-charge at a primary school
I work at Dunrossness Primary School, Dunrossness, Shetland where I am cook-in-charge. I was encouraged to apply for this position by my supervisor, the SIC Catering Manager. I already worked for the Shetland Islands Council in another primary school as a kitchen assistant.
My tasks are to prepare and cook both courses (main meal and pudding) to be served that day with the help of my assistant cook and two kitchen assistants. I supervise the team ensuring that the health, safety, hygiene and security rules are followed.
[...]
I like providing a nutritious and economic meal to the pupils, ensuring they go back to class with a full tummy ready for an afternoon’s learning. We like to encourage them to try new dishes and flavours to broaden their minds. I enjoy the company of the staff and the good teamwork we have. The parents are great and very supportive too.
[...]
CAROLINE Tait. Skills for schools. [Reino Unido], [202- símbolo de ponto de interrogação]. Real Life Stories. Disponível em: https://oeds.link/Hm3Re8. Acesso em: 12 março 2022.
constrãquitchion minins
-
- Qual é a profissão de quérolaine e onde ela trabalha?
- Considerando a fonte do texto (isto é, o sáite de onde ele foi retirado, isquils fór ischools ) e seu conteúdo, a quem o texto se destina em primeiro lugar?
- Caroline já tinha experiência na profissão? Em caso afirmativo, onde ela trabalhou anteriormente e qual era o seu cargo?
-
- O trecho que indica quem compõe a equipe de .
- Três palavras utilizadas para denominar refeições.
- O parágrafo em que descreve sua rotina.
-
- A atitude de em relação à sua equipe é positiva ou negativa? Localize fragmentos no texto que justifiquem sua resposta.
- E em relação aos pais dos alunos, qual é a atitude de ? Justifique sua resposta com fragmentos do texto.
tésqui tchu
bifór rídin
-
- Na escola de vocês, existe um jornal escolar? Que seções ele tem? Se não existe, vocês gostariam de criar um?
- Se vocês fossem responsáveis por um jornal da turma, o que gostariam de publicar nele?
2.
Avenews, Leicester, issue 7, 2013.
- Em sua opinião, que assunto será abordado nesse texto?
- Qual é o gênero desse texto?
- Tirinha.
- Entrevista.
- Reportagem.
- Considerando onde o texto foi publicado e seu provável assunto, quem poderia ser o Senhor nicols?
- Diretor da escola.
- Professor de Educação Física.
- Médico que atende os estudantes dessa escola.
ríd tchu lârn
-
- informar-se sobre as atividades de um profissional de educação;
- identificar características de entrevistas escritas.
Eyes on grammar –
DO you like sports? Avenews. Leicester, Reino Unido, número 7, 2013.
constrãquitchion minins
-
- Quem é o Senhor nicols?
- Como obtemos a maioria das informações sobre ele no texto?
- Em um jornal, um texto com perguntas e respostas é característico de
- notícias.
- entrevistas.
- reportagens.
- cartas de leitores.
-
- Indique se cada frase sobre o texto é vê (verdadeira) ou éfe (falsa).
- Aborda os esportes de fórma geral.
- Dá informações sobre o Senhor nicols.
- Oferece informações sobre os esportes preferidos dos estudantes.
- Quais são os assuntos abordados no texto?
- Indique se cada frase sobre o texto é vê (verdadeira) ou éfe (falsa).
-
- Leia as abreviações e as relacione às expressões correspondentes.
- A1, 2, 3, 4
- Q1, 2, 3, 4
- 1, 2, 3, 4
- 1, 2, 3, 4
-
- Levando em consideração as informações do segundo assunto do texto, que significado você atribuiria à palavra “”?
- Leia as abreviações e as relacione às expressões correspondentes.
-
- O Senhor nicols tem experiência prévia como professor? Justifique sua resposta.
- Qual é o esporte preferido da maioria dos estudantes? E o do Senhor nicols?
- Quais são os esportes de que os estudantes menos gostam?
- Quais esportes a maior parte dos estudantes deseja que sejam praticados na escola?
- Qual argumento o professor usa para justificar seu esporte favorito? Você acha que esse argumento é válido? Justifique sua resposta.
think a lítol mór
-
- Quais profissionais da sua escola exercem funções semelhantes às que foram abordadas nos textos? Há diferenças entre as tarefas que eles desempenham e as que foram descritas nos textos? Em caso afirmativo, quais são elas?
- Comentem a importância do trabalho de pelo menos três profissionais apresentados até este ponto da unidade para o bom funcionamento da escola.
- Como vocês e os demais estudantes costumam tratar os trabalhadores da sua escola? Há algo que poderiam melhorar na relação com eles? Comentem.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
- O que vocês sabem sôbre o trabalho realizado pelos diferentes profissionais de sua escola?
- Se vocês pudessem entrevistar um desses profissionais, qual deles escolheriam? Por quê?
- Que perguntas vocês fariam a esse profissional?
2.
- Quais semelhanças e diferenças existem entre a sala de aula de vocês e a sala da imagem?
- Quais problemas vocês podem prever que existam na sala de aula da imagem?
- Vocês gostariam de ser professores por um dia? Por quê?
d. O que vocês acham que vão ouvir na entrevista em líssen tchu lârn?
líssen tchu lârn
-
- verificar o assunto da entrevista e relacioná-lo com o tema da unidade;
- identificar características de entrevistas orais.
Eyes on grammar –
Entrevista
Título: Interview Kunda Mary a teacher at Kisimbiri School
Data: 27/03/2015
Fonte: ajleon
INTERVIEW Kunda Mary a teacher at Kisimbiri School. Ajleon, [ sem local]. 2015. Áudio (1 minutos25 segundos). Disponível em: https://oeds.link/flUoZX. Acesso em: 6 junho 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o tema da entrevista?
- Qual destas perguntas é feita à professora?
- Quantos estudantes a professora têm em sua turma?
- 29
- 92
- 102
- 192
- Quais desafios são mencionados pela professora?
- Dificuldade para corrigir tantos livros.
- Falta de carteiras para todos os estudantes.
- Falta de interesse por parte de muitos estudantes.
- Dificuldade para controlar todos os estudantes durante uma aula.
e. A palavra “” corresponde a “problema” em português. Que diferença você percebe na pronúncia dessas duas palavras?
think a lítol mór
-
- Vocês acham que a professora consegue realizar bem o trabalho dela apesar das dificuldades mencionadas? Justifiquem sua resposta.
- Qual é o propósito de entrevistar uma pessoa?
- Na opinião de vocês, o entrevistador prepara as perguntas antes ou pensa nelas na hora da entrevista? Justifiquem sua resposta.
- Que pergunta ou perguntas vocês acham que deveria ou deveriam ser feita ou feitas a um profissional para conhecer melhor o seu trabalho?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- página página
- Quais dêsses fragmentos expressam gostos pessoais?
- Qual expressão de cada um deles comprova se tratar de gosto pessoal?
- míster página
- Encontre nos textos duas perguntas sôbre gostos pessoais.
- Escreva três frases sôbre os gostos esportivos dos alunos da . Você pode usar os verbos ou na afirmativa ou na negativa bem como as expressões destacadas nos exemplos.
- a lóróv
“Q2. Where did you work before or train for P.E.?
A2. I trained at Loughborough College. This is my first job.
Q3. What is your favourite sport and why?
A3. Football is my favourite sport because it is very competitive.” ( pê ponto 104)
II.
“— How do you think what you do impacts students’ learning?
— I just want to make a difference in their lives too. I see a lot of kids are in trouble. Sometimes I try to encourage them to do the right thing.”
PERSONNEL Interview-School Secretary. 2019. Vídeo (7 minutos12 segundos). Publicado pelo canal Courtney Hallford. Disponível em: https://oeds.link/FF86Su. Acesso em: 27 maio 2022.
How What Where Why
- Onde (o lugar)
- Por que (a causa, a razão)
- Como (a maneira)
d. Qual, o que (o item, o tópico)
4.
how how long what where why
a.
Interview with míster Victor (custodian)
Victor: Hi, my name is Victor.
Dylan: I’m Dylan, and today I’m interviewing Victor about how it is being a custodian. um espaço para resposta bad is our mess when we don’t pick it up after lunch?
Victor: It’s pretty bad reticências Yeah, we spend a lot of time cleaning.
Dylan: dois espaço para resposta can we change that?
Victor: três espaço para resposta? By hmm reticências being more responsible [for] yourself.
Dylan: quatro espaço para resposta do you mostly pick our trash or mess?
Victor: Most of it is on the places where, like, where you sit down.
Dylan: cinco espaço para resposta does it take you to clean up our mess?
Victor: It depends. Sometimes it’ll take me like 20 to 25 minutes, sometimes it takes like 5 to 10 minutes.
INTERVIEW with míster Victor (custodian). 2015. Vídeo (4 minutos). Publicado pelo canal T0astykid 420. Disponível em: https://oeds.link/wDBEhn. Acesso em: 27 maio 2022.
b.
“
Q1. um espaço para resposta is your job at Avenue and dois espaço para resposta did you choose it?
A1. I am a I love doing por exemplo because it keeps you fit and I love teaching it too.
Q2. três espaço para resposta did you work before or train for P.E.?
A2. I trained at Loughborough College. This is my first job.
Q3. quatro espaço para resposta is your favourite sport and cinco espaço para resposta?
A3. Football is my favourite sport because it is very competitive.
Q4. seis espaço para resposta do you think sports are good for children?
A4. You are moving all the time and it’s good for a healthy lifestyle.
”
DO you like sports? Avenews. Leicester, Reino Unido, número 7, 2013.
5. míster pê ponto
“We have a new sports teacher at our school who helps with por exemplo lessons. His name is míster Nicholls
reticências
Q3. What is your favourite sport and why?
A3. Football is my favourite sport because it is very competitive.”
- Qual é a função das palavras em destaque?
- Indicar posse.
- Substituir um nome.
- Indique as palavras em destaque que correspondem aos seguintes pronomes:
- ai
- iú
- uí
- iór
- mai
c. Leia o seguinte texto e passe os fragmentos sublinhados para a primeira pessoa do singular.
“
Mrs. Krisuk uses her passion for her work to participate in various creative learning experiences with her students. Just this year they started their coffee cart service, which provides the students practice on social and job skills, filling them with a sense of pride and ownership.
It is fairly obvious that Mrs. Krisuk is very dedicated to her work and her students. ”
MICCO, C. February's Spotlight Teacher. The Arrow, 31 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/kAvnPc. Acesso em: 18 junho 2022.
Versão adaptada acessível
Atividade 5, itens a até c.
- Qual é a função das palavras "our", "his", "your" e "my"?
- Indicar posse.
- Substituir um nome.
- Indique, entre as palavras "our", "his", "your" e "my", quais correspondem aos seguintes pronomes "I", "You", "He" e "We".
- Leia o seguinte texto e passe as frases indicadas a seguir para a primeira pessoa do singular.
- Mrs. Krisuk uses her passion for her work to participate in various creative learning experiences with her students.
- Mrs. Krisuk is very dedicated to her work and her students.
6. página
“ reticências My tasks are to prepare and cook both courses (main meal and pudding) to be served that day with the help of my assistant cook and two kitchen assistants. I supervise the team ensuring that the health, safety, hygiene and security rules are followed.
- O trecho se refere a ações que
- ocorreram às vezes.
- ocorrem rotineiramente.
- estão ocorrendo no momento da fala.
- Os verbos em destaque no fragmento estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
Versão adaptada acessível
Atividade 6, item b.
Os verbos "are" e "supervise" estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
7.
wake up watch TV have lunch go to school
take a shower have breakfast brush my teeth do my homework
I usually wake up at 7
8.
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é realizar, com três colegas, uma entrevista oral com um profissional de sua escola. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com entrevistas no Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Entrevista oral.
Qual é o tema? O trabalho de um profissional de sua escola.
Qual é o objetivo? Conseguir informações sobre o trabalho de algum profissional de sua escola para apresentá-las em sala de aula, comparando a rotina dele com a da turma.
A quem se dirige? À turma.
Como e onde será divulgada? Será apresentada em sala de aula.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, organizados em grupos de quatro integrantes, e os profissionais da escola que forem escolhidos e quiserem dar entrevista.
túlbóks
1.
a. Escolham a pessoa a ser entrevistada, perguntem a ela se aceita participar e agendem um dia, hora e local para a entrevista.
b. Pensem em quais informações seus colegas gostariam de saber sobre o entrevistado e sobre seu trabalho na escola. Façam uma lista com essas informações, começando com as mais básicas, como o nome e a profissão do entrevistado. Vocês também podem escolher algumas informações da lista a seguir.
- Qual é o nome do cargo ou da função.
- Por que escolheu essa profissão.
- Quando começou a trabalhar na escola.
- De que mais gosta no trabalho.
- De que não gosta no trabalho.
- Quais são as tarefas e as responsabilidades profissionais.
- Como é um dia típico de trabalho na escola.
c. Façam pesquisas em dicionários, aplicativos ou na internet para elaborar perguntas em inglês adequadas a cada informação que vocês selecionaram.
d. Antes de prosseguir com o planejamento, observem na seção áison grémer o uso de palavras e expressões interrogativas (). Fiquem atentos ao uso adequado dessas palavras e expressões no roteiro da entrevista.
e. Façam uma primeira versão do roteiro da entrevista colocando as perguntas em uma ordem adequada. Lembrem-se de começar a entrevista cumprimentando o entrevistado e de terminar agradecendo.
f. Ensaiem as perguntas entre si e, em seguida, apresentem-nas a outro grupo. Troquem ideias com esses colegas e modifiquem o que acharem necessário. Este pode ser um bom momento para treinar a gravação da entrevista ou, caso não seja possível gravá-la, praticar as anotações das respostas do entrevistado.
g. Verifiquem se o profissional que vocês escolheram conseguirá entender as perguntas em inglês. Caso não entenda, perguntem em inglês e, em seguida, em português.
h. Para a apresentação à turma, tentem responder, em inglês, às perguntas que elaboraram para a entrevista e pensem nas diferenças que pode haver entre a rotina de vocês e a do trabalhador da escola. Se tiverem dúvidas, consultem a seção áison grémer.
istép béqui
-
- saudação ao entrevistado;
- informação ou pergunta sobre seu nome;
- informação ou pergunta sobre o nome de sua profissão ou função na escola;
- pergunta sobre suas tarefas e responsabilidades no cotidiano escolar;
- pergunta sobre o que mais gosta em seu trabalho;
- pergunta sobre aquilo de que não gosta em seu trabalho;
- outras perguntas que você e seus colegas considerem importantes;
- agradecimento final.
-
- a pronúncia de vocês está adequada;
- o equipamento para a gravação ou o material para tomar notas está preparado.
3.
-
- Preparem a apresentação que farão para a turma, comparando a rotina do profissional entrevistado com a de vocês. Usem a gravação e/ou as anotações que fizeram como base para a apresentação.
- Apresentem-se à turma no dia indicado pelo professor. Tentem responder às dúvidas dos colegas em inglês.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que as imagens mostram?
- O que essas imagens têm em comum?
- Qual é a importância das atividades representadas nas imagens para a vida cotidiana? Qual seria o impacto da interrupção de cada uma dessas atividades?
- Qual é a relação entre as imagens e o que foi tratado nesta unidade?
- Você acha que o trabalho de todos os profissionais da sua escola é reconhecido, respeitado e valorizado pela comunidade escolar? Dê exemplos. Responda pensando especificamente em sua escola.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que foi mais fácil nesta unidade? E o que foi mais difícil?
- O que você refletiu sobre o cotidiano escolar? E sobre as pessoas que trabalham na escola e suas funções?
- O que você aprendeu sobre as relações entre fala e escrita ao ler relatos pessoais e compreender e produzir entrevistas?
- Você achou a compreensão e a produção dos textos fáceis ou difíceis? Por quê?
- Que conhecimentos novos sobre a língua inglesa você adquiriu nesta unidade?
- Como você avaliaria sua participação nas aulas? O que considerou positivo? E negativo?
- O que você poderia mudar para melhorar seu aproveitamento? Comente.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“I like providing a nutritious and economic meal to the pupils . We like to encourage them to try new dishes and flavours to broaden their minds. I enjoy the company of the staff and the good teamwork we have.”
( página 102)
“Do you like sports?
reticências
I love doing P.E. because it keeps you fit and I love teaching it too.”
( página 104)
Subject/Sujeito |
Verb/Verbo |
Noun/Phrase/Complemento |
---|---|---|
I/You |
like |
sports |
He/She/It |
loves |
playing with friends |
We/You/They |
enjoy |
P.E. |
Subject/Sujeito |
Auxiliary verb + main verb/Verbo auxiliar + verbo principal |
Noun/Phrase/Complemento |
---|---|---|
I/You |
don’t like |
rugby |
He/She/It |
doesn’t enjoy |
playing with friends |
We/You/They |
don’t like |
waking up early |
Auxiliary verb/Verbo auxiliar |
Subject/Sujeito |
Main verb/Verbo principal |
Noun/Phrase/Complemento |
---|---|---|---|
Do |
I/you |
enjoy |
sports? |
Does |
he/she/it |
love |
playing with friends? |
Do |
we/you/they |
like |
teaching? |
• Quando queremos falar que gostamos, gostamos muito ou não gostamos de fazer algo, podemos empregar o verbo que expressa nossa preferência tanto na fórma do infinitivo com to quanto na fórma do gerúndio com .
egzâmpol tchu
“My tasks are to prepare and cook both courses (main meal and pudding) . I supervise the team .”
( página 102)
wake up/get up |
leave to/come back from school |
brush (my/your/his/her/our/their) teeth |
have lunch |
take a shower/a bath |
do homework |
have breakfast |
chat with friends |
go to school |
work out |
have classes |
play video games/soccer |
take a test |
have dinner |
have a break/a snack |
go to bed |
• O presente simples ( Prézent simpou) é utilizado para falar de rotinas. Por exemplo: /./.
“Football is my favourite sport .”
( página 104)
“Do you like sports?
Most popular:
Football 21%
Tennis 18%
Athletics 16%
Cricket 10%
Least popular:
Netball 5%
Rugby 5%
Clubs:
There are two clubs that most people wanted to be started at school:
Badminton and Basketball”
( página 104)
athletics |
judo |
badminton |
netball |
basketball |
rugby |
cricket |
swimming |
football (soccer) |
tennis |
golf |
volleyball |
“ We have a new sports teacher at our school who helps with P.E. lessons. His name is Mr. Nicholls and we asked him some questions:
Q1. What is your job at Avenue and why did you choose it?
A2. I trained at Loughborough College. This is my first job.”
( página 104)
SUBJECT / SUJEITO |
POSSESSIVE ADJECTIVES / ADJETIVOS POSSESSIVOS |
---|---|
I |
my |
you |
your |
he |
his |
she |
her |
it |
its |
we |
our |
you |
your |
they |
their |
• Os adjetivos possessivos ( pozéssiv ádjequitifs) indicam uma relação de posse, isto é, que algo pertence a alguém.
“ Q1. What is your job at Avenue and why did you choose it?
Q2. Where did you work before or train for P.E.?”
( página 104)
"And what are the challenges that you face teaching 192 children in this class?"
( página 106; Entrevista)
how |
como |
how long |
por quanto tempo |
what |
qual/quais/o que |
when |
quando |
where |
onde |
which |
qual/quais/o que |
who |
quem |
whom |
quem |
whose |
de quem/a quem pertence |
why |
por que |
• Os pronomes interrogativos () são palavras e expressões utilizadas na construção de perguntas. Elas revelam o tipo de informação que está sendo pedido e sempre iniciam a frase interrogativa.