iuniti siquis – gueimis conéquitin de uorld
Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogos.
Tema: jogos ao redor do mundo.
Os objetivos da unidade são:
- familiarizar-se com os seguintes gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobraduras e tutorial de jogos.
- refletir sobre jogos como parte da identidade cultural e como práticas sociais e educacionais.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
- O que as duas imagens têm em comum?
- Pelas imagens, como seriam essas brincadeiras? Vocês conhecem alguma brincadeira parecida?
c. Para vocês, qual é a importância de brincadeiras como as representadas nas imagens para crianças e jovens?
Did you know?
• é um grupo de jogos de tabuleiro originados na África. Os tabuleiros são normalmente de madeira, com duas ou mais fileiras de casas. As peças costumam ser pequenas conchas ou sementes secas. O nome desse grupo de jogos varia segundo a região.
II.
III.
- Jogo semelhante ao hóquei sobre grama, é jogado em um campo de tamanho similar ao de futebol.
- Jogo de contato e de velocidade cujo objetivo consiste em passar e segurar uma bola tecida em linho, em um campo circular.
c. Jogo em formato de roda, em que cada um só pode dar até dois toques por vez na bola, sem usar as mãos. O objetivo é não deixar a bola cair no chão.
-
- Vocês conhecem algum dos jogos descritos na questão 2 ou algum jogo parecido com eles? qual ou quais?
- Qual jôgo pareceu mais interessante? Por quê?
- Ao comparar esses jogos com os eletrônicos, que semelhanças e diferenças vocês observam?
- Que jogos ou brincadeiras são muito populares em sua região?
4.
RELEMBRANDO o passado. Jornal do Trem, Osasco, 14 outubro 2016.
- No lugar onde vocês moram, essas são brincadeiras do passado ou ainda são comuns? Por quê?
- Vocês acham que, em alguns lugares, essas brincadeiras não fazem mais a alegria de crianças e adolescentes? Por quê?
- Quais brincadeiras atuais vocês acham que serão do passado daqui a alguns anos? Por quê?
d. Vocês acham que as brincadeiras estão bem explicadas no texto? Justifiquem a resposta.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
II.
- Que brincadeira as imagens retratam? Destaquem semelhanças e diferenças entre as imagens.
- Essa brincadeira é popular em sua região? Expliquem suas regras.
- Procurem se lembrar de outras brincadeiras semelhantes que vocês conhecem. Quais são as regras dessas brincadeiras? Compartilhem com a turma.
d. A imagem dois foi retirada do texto que vocês vão ler em ríd tchu lârn. Quais informações vocês acham que vão encontrar sobre essa brincadeira?
Did you know?
• (1808-1879) foi um pintor alemão. Seus trabalhos retratam especialmente cenas da vida cotidiana, pintadas com um realismo cuidadoso.
-
- Em inglês, a brincadeira retratada na questão 1 se chama “ raidi end siqui ”. Baseando-se nas ações envolvidas nessa brincadeira, como vocês traduziriam esse nome? Consultem o dicionário para confirmar a hipótese.
- Comparem os nomes que essa brincadeira tem em sua região e em inglês.
ríd tchu lârn
-
- identificar o propósito do texto;
- verificar como as regras da brincadeira em questão são descritas no verbete de enciclopédia.
Eyes on grammar – egzâmpol uan
Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. In one of many forms of the game, the hiders try to run back to base while the seeker is away looking for them; if all of the hiders return safely, the seeker repeats as seeker in the next round.
HIDE-AND-SEEK. In: THE New Encyclopædia Britannica. décima quinta edição Chicago: Encyclopædia Britannica, 1993. página 913.
constrãquitchion minins
-
- Na questão 1b de bifór rídin, você explicou as regras que conhece para a brincadeira esconde-esconde. Quais semelhanças existem entre elas e as regras que você acabou de ler?
- Observe a primeira frase do texto: “ ”. De que fórma a brincadeira de esconder é descrita?
- Volte ao texto e relacione os participantes da brincadeira com as ações que podem realizar.
- reticências
- reticências
- reticências
- reticências reticências reticências Clôses reticências reticências
-
- Esse jogo se destina a que faixa etária?
- Normalmente se conta até que número?
- Em que trecho do texto é explicado
- quem ganha a brincadeira?
- quem será a próxima pessoa a procurar?
- o que acontece se todos os que estavam escondidos conseguirem voltar ao ponto de partida?
- reticências
- reticências
- reticências
tésqui tchu
bifór rídin
-
- Vocês conhecem a arte representada nesta imagem? Sabem como ela se chama?
- Essa arte teve origem em um país oriental. De que país vocês acham que ela é?
- Vocês já fizeram algo parecido? O que fizeram e como aprenderam a fazer? Se não fizeram, gostariam de aprender? Por quê?
d. As figuras representadas nesse tipo de arte têm diferentes significados para seus criadores. Na opinião de vocês, qual seria o significado da seguinte figura?
- rigidez
- lentidão
- vida curta
- longevidade
Did you know?
• O origâmi é uma arte tradicional japonesa que consiste em dobrar uma folha de papel, transformando-a em figuras de animais, flores, objetos utilitários e geométricos. A palavra vem do japonês ori (dobrar) mais cami (papel). Muitas pessoas praticam essa arte como um passatempo.
-
- Qual é o propósito do texto?
- Onde textos como esse podem ser encontrados?
ríd tchu lârn
- origâmi
- relacionar texto verbal e texto não verbal;
- identificar características de instruções de origâmi.
Eyes on grammar – egzâmpol tchu
constrãquitchion minins
-
- Qual é a característica principal desse texto?
- Por que são usados números no texto?
- O que indicam as setas pretas e brancas? Elas são importantes para a compreensão do texto? Por quê?
- origâmi
- A palavra é usada com frequência no texto. O que ela significa? Como você conseguiu chegar a essa resposta?
- Relacione as seguintes palavras do texto com as imagens a seguir.
c. Relacione as seguintes palavras às imagens que as representam.
half pocket scissors
- origâmi
- Sigam as instruções do texto e façam o origâmi da tartaruga da seguinte fórma: um de vocês vai ler as instruções enquanto o outro faz o origâmi. Caso o colega que esteja fazendo o origâmi não entenda alguma parte das instruções, deve pedir explicações àquele que está lendo e vendo as imagens. Não se esqueçam de que é importante falar em inglês nesse momento.
- Caso alguma parte do origâmi não esteja correta, repitam cuidadosamente as instruções e refaçam os procedimentos.
think a lítol mór
-
- Na opinião de vocês, é possível fazer um origâmi como o da tartaruga da tésqui tchu ( rídin) sem seguir as instruções? Por quê?
- Na tesqui uon ( rídin), vocês leram um verbete de enciclopédia sobre a brincadeira esconde-esconde. Como vocês acham que deveria ser um verbete sobre o origâmi?
- Vocês já sabiam que a brincadeira esconde-esconde é antiga e existe em vários países? Por que vocês acham que ela é tão popular?
- Por que as brincadeiras precisam ter instruções?
- Vocês acham que as brincadeiras são parte da cultura de um povo? Justifiquem.
- Os jogos e brincadeiras podem ser úteis no aprendizado de uma língua? Por quê? Caso respondam positivamente, deem exemplos.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
- Para ensinar as regras de um jôgo precisamos dar explicações sobre
- o objetivo do jôgo.
- a fórma de começar o jôgo.
- o local onde comprar o jôgo.
- o número de participantes.
- o modo de marcar os pontos.
- o que cada jogador deve fazer.
- Que tipos de palavra são importantes para ensinar essas regras?
- Vocês já utilizaram a internet para aprender as regras de um jôgo? Como foi essa experiência ou como vocês imaginam que seria?
- Para ensinar as regras de um jôgo precisamos dar explicações sobre
-
II.
III.
a. O tutorial de jôgo que vocês vão ouvir se chama . Qual dessas imagens vocês acham que está relacionada ao tutorial?
- Com base na imagem escolhida, selecionem as palavras que vocês acreditam que vão ouvir no tutorial. Caso seja necessário, consultem um dicionário ou perguntem ao professor.
- bóu
- carrrd
- diôuquer
- Piquitchãr
- pleier
- têibou
líssen tchu lârn
-
- identificar os passos para jogar;
- verificar características de tutoriais de jogos.
Tutorial de jogo – Partes um e dois
Título: How to play “crazy ”
Data: 12/7/2013
Fonte: MomsMinivan
HOW to play crazy 8s -kids card game - tutorial. [ sem local], 12 julho 2013. 1 vídeo (2 minutos42 segundos). Publicado pelo canal MomsMinivan. Disponível em: https://oeds.link/n6CMUf. Acesso em: 10 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo do tutorial?
- Ordene as imagens de acordo com a sequência das regras do jôgo.
I.
II.
III.
IV.
V.
VI.
Eyes on grammar –
2.
- Numere as instruções do jôgo de acordo com a sequência apresentada.
- Com base no item 2a, escolha as palavras que marcam a sequência das ações no jogo.
- carrrd
- dáun
- fãrst
- dên
c. Relacione as palavras do quadro com seu sentido no texto.
deal place remove shuffle turn over
- coloque
- distribua
- embaralhe
- remova
- vire
- Para que foram usados os verbos do item 2c no texto?
- Fazer pedidos.
- Dar instruções.
- Apresentar possibilidades.
e. Ouça uma vez mais o tutorial para se certificar de que você aprendeu o jogo. Chame seus colegas para jogar “ creizi eitchis ” em casa. Durante a partida, se alguém tiver dúvidas, procurem perguntar e dar as instruções em inglês.
think a lítol mór
-
- As instruções de jogos apresentadas em fórma de tutorial na internet podem ser úteis para um iniciante? Justifiquem sua resposta.
- Vocês consideraram fáceis ou difíceis as instruções de “ creizi eitchis ”? Por quê?
- Como vocês acham que devem ser as instruções para que uma pessoa consiga entender como participar de um jogo ou de uma brincadeira?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. reticências
- Que letras formam a terminação comum a todas as palavras em destaque?
- Por que algumas palavras terminam com a letra s?
- Relacione as palavras a seguir aos seus significados.
- plêi
- brincar, jogar
- esconder
- ganhar, vencer
- procurar
- Compare as palavras do item c com as palavras em destaque no texto. O que a terminação comum às palavras em destaque indica?
- Uma pessoa que realiza a ação.
- Uma comparação entre dois elementos.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a e d.
- Que letras formam a terminação comum as palavras "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner"?
- Compare as palavras do item c com as palavras em "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner. O que a terminação comum às palavras indica?
- Uma pessoa que realiza a ação.
- Uma comparação entre dois elementos.
2. crêizi
play player players
Here’s how to ( um)
crazy . It’s a great game for kids learning how to ( dois)
cards for the first time. The object of the game is to be the first person to get rid of all your cards. Here’s how to ( três)
: deal five cards to each ( quatro)
, or seven cards if you have only two ( cinco)
. The ( seis)
to the left of the dealer goes first . The first ( sete)
to get rid of all their cards wins. ( página 127, Tutorial de jogo - Partes um e um um)
3.
Here’s how to play. First, remove the jokers reticências. You don’t need them for this game. Then shuffle the deck. Next, deal five cards to each player, or seven cards if you have only two players. Place the rest of the deck in the center. Turn over the top card. The player to the left of the dealer goes first. Then it’s the next player’s turn. The first player to get rid of all their cards wins. ( página 127, Tutorial de jogo - Partes um e um um)
- As palavras em destaque ajudam a marcar
- a sequência de ações antes e durante o jogo.
- a localização dos jogadores em tôrno da mesa.
b. Complete o fragmento de texto a seguir com as palavras adequadas.
Chinese jump rope
( um) (First – Next), you begin with the rope around the ankles of two children. Another child jumps in the rope with both feet. ( dois) (First – Then), the child jumps out of the rope with both legs straddling each outside rope. ( três) (First – Next), the child jumps from side to side. Finally, the child takes the rope, crosses it using their legs, so that their legs are inside of an décima.
CHINESE Jump Rope. Kids Games. [ sem local]. [2011 símbolo de ponto de interrogação].
Versão adaptada acessível
Atividade 3, item a.
As palavras "first", "then" e "next" ajudam a marcar
- a sequência de ações antes e durante o jogo.
- a localização dos jogadores em torno da mesa.
4. origâmi pê ponto
Versão adaptada acessível
Atividade 4, item b.
As palavras "fold", "open", "cut" e "fold" são
- verbos.
- adjetivos.
- advérbios.
- pronomes.
“Fold in half” (steps 1 and 2)
“Open the pocket ” (step 3)
“Cut with a pair of scissors ” (step 10)
“Fold along the dotted lines” (steps 12 to 15)
- Qual é a função das frases?
- Dar instruções.
- Fazer afirmações.
- Descrever situações.
- As palavras em destaque são
- verbos.
- adjetivos.
- advérbios.
- pronomes
c. Complete as instruções usando a fórma apropriada dos verbos que estão no quadro.
to cut to draw to finish to fold to turn over
1. ( um) espaço para resposta along the dotted line to make creases and ( dois) espaço para resposta back.
2. espaço para resposta along the dotted lines to meet the center.
3. espaço para resposta.
4. espaço para resposta along the dotted lines.
5. ( um) espaço para resposta with a pair of scissors and ( dois) espaço para resposta along the dotted lines.
6. espaço para resposta along the dotted lines.
7. espaço para resposta along the dotted line.
8. espaço para resposta.
9. ( um) espaço para resposta lines and ( dois) espaço para resposta.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é criar, com três colegas, um tutorial de um jogo que vocês conhecem. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele no Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Instruções para fazer uma dobradura.
Qual é o tema? Dobradura.
Qual é o objetivo? Ensinar o passo a passo de como fazer uma dobradura para um iniciante.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Por escrito, no mural da sala de aula.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, em grupos de quatro.
túlbóks
-
- Definam qual dobradura pretendem ensinar. Vocês devem saber fazer a dobradura para decidir quais passos deverão aparecer nas instruções.
- Antes de começar a escrever, vocês precisam fazer um roteiro com as imagens e os passos que precisarão apresentar aos leitores. É importante lembrar que as instruções devem ser breves e objetivas, ou seja, somente as instruções necessárias deverão ser apresentadas. Para isso, façam uma lista dos pontos que precisam ser explicados para, em seguida, elaborarem as instruções.
- De acordo com a dobradura que vocês escolherem, consultem o vocabulário específico necessário para as instruções. Se possível, pesquisem em dicionários ou na internet e busquem as palavras que não conhecem.
- Ao elaborar o roteiro, lembrem-se de usar números e setas de diferentes tipos para auxiliar no entendimento.
- Em textos que têm a função de dar instruções, geralmente se usam verbos no modo imperativo, tais como os que aparecem no lissenin e no rídin (, , tãrni , , , cãt). Em áison grémer, vocês podem estudar esse modo verbal.
- É importante se lembrar de escrever as instruções próximas às ilustrações correspondentes.
g. Uma vez que as instruções estejam prontas, vocês devem testá-las com outro grupo. Vejam se eles são capazes de construir a dobradura seguindo as instruções que vocês acabaram de escrever. Caso tenham tido dúvidas, anotem o que perceberem que precisa ser melhorado.
istép béqui
-
- estão breves e objetivas;
- contêm todos os passos importantes;
- apresentam o uso adequado do modo imperativo.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que as imagens mostram? Qual é a relação entre elas e o título da unidade?
- Em sua opinião, por que atualmente não é tão comum as crianças brincarem na rua, principalmente nas cidades grandes?
- Qual jogo ou brincadeira é muito popular em sua região? Façam uma pesquisa sobre esse jogo ou brincadeira. Procurem saber se existe em outros países e qual seria o nome em inglês.
- Pesquisem na internet ou na biblioteca um jôgo ou brincadeira originário de um país falante de inglês. Expliquem a história e as regras do jôgo ou da brincadeira para a turma.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você aprendeu sôbre jogos e brincadeiras com base nas atividades realizadas?
- Como você avalia o seu desempenho na realização das atividades desta unidade?
A = ótimo
B = bom
C = razoável
c. Qual atividade você mais gostou de fazer? Por quê?
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“ reticências The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders reticências.”
( página 121)
Verb + suffix = new word |
||
---|---|---|
deal |
+ -er |
dealer |
hide |
+ -r |
hider |
play |
+ -er |
player |
seek |
+ -er |
seeker |
• O sufixo êr é acrescentado a verbos para formar novas palavras. Em alguns casos, as palavras formadas indicam a pessoa que realiza a ação expressa pelo verbo. Quando o verbo termina em ê, acrescenta-se apenas .
egzâmpol tchu
“Fold in half”
( página 123)
“Open the pocket reticências”
( página 123)
INFINITIVE / INFINITIVO |
IMPERATIVE / IMPERATIVO |
|
---|---|---|
Affirmative |
Negative |
|
to fold |
Fold in half. |
Don’t fold in half. |
to open |
Open the pocket. |
Don’t open the pocket. |
• O imperativo é o modo verbal usado para expressar ordens, pedidos e sugestões. Ele também é empregado em instruções.
“First, remove the jokers from the deck . Then, shuffle the deck. Next, deal five cards to each player .”
( página 127; Tutorial de Jogo - Parte um)
first |
at first |
next |
after |
finally |
at the end |
• Para dar instruções de jogos e outras instruções em geral, normalmente precisamos de palavras para indicar a ordem (sequência) em que as ações devem acontecer. Essas palavras são chamadas de .