iuniti siquis  gueimis conéquitin de uorld

Fotografia um. Uma menina e um homem vistos da cintura para cima, com corpo voltado para a esquerda, rindo e entretidos. Mais ao fundo, menina de cabelos escuros penteados para trás, com blusa de mangas compridas em azul-claro, olhando para cima sorrindo. Ao lado, um senhor de cabelos escuros e grisalhos, de camisa branca e relógio preto no braço. No rosto, par de óculos de grau e ambos seguram nas mãos controles pretos de videogame.
Fotografia dois. Um menino visto da cintura para cima atrás de uma mesa, à esquerda, de frente para uma mesa vestindo camiseta amarela de mangas compridas em uma sala de estar de frente para outra pessoa que está quase totalmente fora de quadro. Ele está sentado em uma cadeira preta, preso com cintos de segurança no tórax e nos braços há próteses de plástico. Ele olha para frente rindo. Sobre a mesa, botões pequenos em preto e vermelho em um tabuleiro de jogo de damas.
Fotografia três. Vista do alto para baixo de duas crianças sentadas de frente um para o outro em uma mesa baixa, brincando com um jogo de tabuleiro feito à mão com um caminho de pequenos quadrados. Ao centro, título: Jogo do Conhecimento. À esquerda, uma menina de cabelos escuros com duas tranças grandes e vestido em rosa-claro e bolinhas pretas. À direita, menino de cabelos pretos curtos, com camiseta em cinza e calça jeans azul. Eles estão em uma sala de recreação onde se praticam outras atividades, como é possível notar ao fundo, onde há duas pessoas com os pés descalços em cima de um piso de borracha.
Fotografia quatro. Três crianças vistas da cintura para cima, de frente para um tabuleiro de madeira marrom com peças de xadrez em bege e em marrom escuro. À esquerda, um menino com camiseta vermelha, camisa em azul por cima, olhando para baixo, com a mão esquerda tocando a peça do rei com dois dedos. À sua direita, menina negra o observa, olhando para a peça que ele toca, com cabelos pretos penteados para trás, de blusa branca e outra por cima em azul-claro, com os braços cruzados e apoiados na mesa onde está o tabuleiro. Á direita, um homem negro com o corpo parcialmente à mostra, trajando camiseta azul escura.
Crianças e adultos participando de jogos e brincadeiras.

Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogos.

Tema: jogos ao redor do mundo.

Os objetivos da unidade são:

  • familiarizar-se com os seguintes gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobraduras e tutorial de jogos.
  • refletir sobre jogos como parte da identidade cultural e como práticas sociais e educacionais.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista do alto para baixo, de duas crianças brincando com um brinquedo tradicional feito em madeira, com doze pares de buracos escavados, onde há várias sementes verdes. Os dois são negros, cabelos pretos, de blusa e calça estampadas em amarelo, laranja e cinza. À direita, ao fundo, outro menino mostrado parcialmente, sentado. Ele aparece do pescoço para baixo, usando camiseta azul e bermuda vermelha.
Crianças brincando de “”.

II.

Fotografia. Imagem de um menino pulando amarelinha desenhada no chão de uma rua. O menino é pardo, os cabelos escuros, camiseta vermelho claro, bermuda azul e tênis pretos, com o corpo no ar. Em segundo plano, outras quatro crianças em pé, vistos de forma desfocado ao fundo. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes. No alto, céu azul com nuvens.
Crianças brincando de “amarelinha”.
  1. O que as duas imagens têm em comum?
  1. Pelas imagens, como seriam essas brincadeiras? Vocês conhecem alguma brincadeira parecida?

c. Para vocês, qual é a importância de brincadeiras como as representadas nas imagens para crianças e jovens?

Did you know?

é um grupo de jogos de tabuleiro originados na África. Os tabuleiros são normalmente de madeira, com duas ou mais fileiras de casas. As peças costumam ser pequenas conchas ou sementes secas. O nome desse grupo de jogos varia segundo a região.

Ícone de atividade no caderno.
Fotografia. Vista geral de campo com grama verde, com jovens jogando com camiseta vermelha, bermuda preta. À esquerda, uma pessoa com os braços para cima e à direita e perto dela uma bolinha amarela. À direita, um menino com o corpo no ar e pernas separadas. Eles têm cintos pretos com sacos compridos de diferentes cores, amarelo e vermelho. Ao fundo, outros jovens com o mesmo tipo de uniforme, carros, casas e árvores.
jôgo de “quiorarri” na Nova Zelândia.

II.

Fotografia. Local com solo arenoso claro, com seis homens indígenas jogando. Eles têm cabelos pretos, sem camiseta e bermuda em azul e vermelho, alguns com cocares sobre a cabeça com penas em amarelo. Todos seguram hastes de madeira que usam para empurrar algo que não está identificado na foto e ao fundo, outras pessoas vistas parcialmente acompanham a partida.
jôgo de “ronkrã” no Pará, Brasil.

III.

Fotografia. Vista geral de local com areia clara e jovens jogando. À esquerda, um menino visto de costas, com camiseta e bermuda em branco. No alto, bola de futebol em branco e preto. À direita, um jovem branco, cabelos escuros, de blusa clara e bermuda em azul-escuro, com o corpo para inclinado para baixo e mão direita para cima, que acabou de cabecear a bola. Na parte direita, uma menina em pé, parda. cabelos escuros compridos, blusa colorida e shorts azul, de chapéu em bege sobre cabeça. Ao fundo, outros jovens em pé observam os três jogando. Ao fundo, o mar com ondas. No alto, céu em azul sem nuvens.
jôgo de “altinho” no Rio de Janeiro, Brasil.
  1. Jogo semelhante ao hóquei sobre grama, é jogado em um campo de tamanho similar ao de futebol.
  1. Jogo de contato e de velocidade cujo objetivo consiste em passar e segurar uma bola tecida em linho, em um campo circular.

c. Jogo em formato de roda, em que cada um só pode dar até dois toques por vez na bola, sem usar as mãos. O objetivo é não deixar a bola cair no chão.

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês conhecem algum dos jogos descritos na questão 2 ou algum jogo parecido com eles? qual ou quais?
    1. Qual jôgo pareceu mais interessante? Por quê?
    1. Ao comparar esses jogos com os eletrônicos, que semelhanças e diferenças vocês observam?
    1. Que jogos ou brincadeiras são muito populares em sua região?
Ícone de atividade oral.

4.

Cartaz. Fundo em verde-claro. Texto:RELEMBRANDO O PASSADO. Brincadeiras divertidas que faziam a alegria da garotada podem ser resgatadas pelos pais. BOLINHA DE GUDE. Com as opções mata-mata ou jogo do mata, a bolinha de gude reunia a molecada nas ruas em grandes disputas. Muitas crianças tinham coleções das mais variadas bolinhas. QUEIMADA. Dois times separados por uma linha central tentavam acertar a bola no adversário para poder retirá-lo da partida. O time com menos eliminações vencia. AMARELINHA. Dez quadrados desenhados no chão cavam entre o céu e o inferno. Uma pedra era jogada no número um e a criança deveria pular o devido quadrado e dar sequência nos outros números. PEGA-PEGA. Uma das brincadeiras mais conhecidas, exigia habilidade e fôlego das crianças. Enquanto uma começava a rodada, as outras corriam para não serem pegas.

RELEMBRANDO o passado. Jornal do Trem, Osasco, 14 outubro 2016.

  1. No lugar onde vocês moram, essas são brincadeiras do passado ou ainda são comuns? Por quê?
  1. Vocês acham que, em alguns lugares, essas brincadeiras não fazem mais a alegria de crianças e adolescentes? Por quê?
  1. Quais brincadeiras atuais vocês acham que serão do passado daqui a alguns anos? Por quê?

d. Vocês acham que as brincadeiras estão bem explicadas no texto? Justifiquem a resposta.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Fotografia. Um menino em pé com o corpo para a esquerda, de frente para tronco de árvore encostando os olhos fechados em seu braço direito. Ele tem cabelos escuros, de camiseta em verde, bermuda em bege. Ao fundo, local com grama verde e duas crianças vistas de costas, correndo em direção oposta a da criança que está na árvore. À esquerda, uma menina de cabelos escuros e vestes brancas. O menino usa camiseta vermelha e bermuda em preto.
Crianças brincando em um parque.

II.

Pintura. Em uma floresta com árvores durante o dia, há três crianças trajando roupas antigas. À esquerda, há uma criança bem jovem, de cabelo loiro e vestes brancas e colete regata em preto, com um galho fino na mão esquerda levantada e apontando para cima. À direita, escondidas atrás de árvores, há uma pessoa agachada, com lenço rosa sobre a cabeça e ombros, de saia marrom e perto dela, um cesto de palha em marrom e ao fundo, uma menina em pé loira, de blusa de mangas compridas em branco. Há um cesto vazio no chão atrás da pessoa de lenço rosa.
1840. Óleo sobre metal, 17 centímetros por 20 centímetros. Coleção privada, Alemanha.
  1. Que brincadeira as imagens retratam? Destaquem semelhanças e diferenças entre as imagens.
  1. Essa brincadeira é popular em sua região? Expliquem suas regras.
  1. Procurem se lembrar de outras brincadeiras semelhantes que vocês conhecem. Quais são as regras dessas brincadeiras? Compartilhem com a turma.

d. A imagem dois foi retirada do texto que vocês vão ler em ríd tchu lârn. Quais informações vocês acham que vão encontrar sobre essa brincadeira?

Did you know?

(1808-1879) foi um pintor alemão. Seus trabalhos retratam especialmente cenas da vida cotidiana, pintadas com um realismo cuidadoso.

Ícone de atividade oral.
    1. Em inglês, a brincadeira retratada na questão 1 se chama “raidi end siqui ”. Baseando-se nas ações envolvidas nessa brincadeira, como vocês traduziriam esse nome? Consultem o dicionário para confirmar a hipótese.
    1. Comparem os nomes que essa brincadeira tem em sua região e em inglês.
ríd tchu lârn
    • identificar o propósito do texto;
    • verificar como as regras da brincadeira em questão são descritas no verbete de enciclopédia.

Eyes on grammar egzâmpol uan

Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. In one of many forms of the game, the hiders try to run back to base while the seeker is away looking for them; if all of the hiders return safely, the seeker repeats as seeker in the next round.

HIDE-AND-SEEK. In: THE New Encyclopædia Britannica. décima quinta edição Chicago: Encyclopædia Britannica, 1993. página 913.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Na questão 1b de bifór rídin, você explicou as regras que conhece para a brincadeira esconde-esconde. Quais semelhanças existem entre elas e as regras que você acabou de ler?
    1. Observe a primeira frase do texto: “ ”. De que fórma a brincadeira de esconder é descrita?
    1. Volte ao texto e relacione os participantes da brincadeira com as ações que podem realizar.
      1. reticências
      2. reticências
      3. reticências
      4. reticênciasreticênciasreticênciasClôsesreticênciasreticências
Ícone de atividade no caderno.
    1. Esse jogo se destina a que faixa etária?
    1. Normalmente se conta até que número?
    1. Em que trecho do texto é explicado
      1. quem ganha a brincadeira?
      2. quem será a próxima pessoa a procurar?
      3. o que acontece se todos os que estavam escondidos conseguirem voltar ao ponto de partida?
      • reticências
      • reticências
      • reticências

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês conhecem a arte representada nesta imagem? Sabem como ela se chama?
Fotografia. Dobradura de um elefante de cor verde, com o corpo para a esquerda, com a tromba para cima, com uma ponta e rabo na outra ponta, pequeno.
  1. Essa arte teve origem em um país oriental. De que país vocês acham que ela é?
  1. Vocês já fizeram algo parecido? O que fizeram e como aprenderam a fazer? Se não fizeram, gostariam de aprender? Por quê?

d. As figuras representadas nesse tipo de arte têm diferentes significados para seus criadores. Na opinião de vocês, qual seria o significado da seguinte figura?

Fotografia. Dobradura de uma tartaruga de cor verde, com quatro patas pequenas, um rabo para a esquerda e a cabeça arredondada à direita.
  1. rigidez
  2. lentidão
  3. vida curta
  4. longevidade

Did you know?

O origâmi é uma arte tradicional japonesa que consiste em dobrar uma folha de papel, transformando-a em figuras de animais, flores, objetos utilitários e geométricos. A palavra vem do japonês ori (dobrar) mais cami (papel). Muitas pessoas praticam essa arte como um passatempo.

Ícone de atividade oral.
    1. Qual é o propósito do texto?
    1. Onde textos como esse podem ser encontrados?
ríd tchu lârn
  1. origâmi
    • relacionar texto verbal e texto não verbal;
    • identificar características de instruções de origâmi.

Eyes on grammar egzâmpol tchu

Ilustração. Instruções para criar uma dobradura com dezessete passos. Título na parte inferior direita: A turtle. One. Fold in Half. Um papel quadrado com a parte interna branca e externa amarela, na diagonal, com uma linha pontilhada ao centro, mostrando o vinco da dobradura, formando um triângulo na parte superior e na parte inferior, com uma flecha de cima para baixo mostrando a direção que o papel deve ser dobrado. Two. Fold in Half. O papel com o formato triangular para baixo com uma linha pontilhada na metade do triângulo, com a seta indicando a dobra da direita para a esquerda. Three. Open the pocket from. O papel com o formato triangular tem duas camadas e abertura na base, com uma flecha branca indicando a abertura na camada superior e linha pontilhada no meio do triângulo, além de uma seta indicando a dobra da esquerda para a direita. Four. Flatten to square. A camada de baixo do triângulo continua igual, enquanto a superior está dobrada em formato de losango, com seta apontando para baixo, mostrando a dobra que é feita para deixar a parte de cima em forma de quadrado. Five. Turn over. Há uma seta indicando que é preciso virar a dobradura e deixar o outro lado para cima. Six. Open and flatten the pocket like steps three and four. Uma seta indica o movimento da direita para a esquerda, nos moldes do que foi feito nos passos três e quatro, para criar um quadrado do outro lado do que foi feito anteriormente. Seven. Fold to make creases and fold back. A dobradura em formato de quadrado está com a parte que é aberta para baixo e mostra três linhas pontilhadas formando um triângulo de ponta cabeça, com a ponto dele terminando na parte aberta da dobradura. Eight. Lift the corner up to make pockets. Seta indicando que a parte inferior da dobradura deve ser levantada para cima. Nine. Flatten the pockets. A dobradura está com uma espécie de bolsa em formato de losango e duas setas apontando para o centro indicam que elas devem ser dobradas até se encontrarem no meio. Ten. Cut with a pair of scissors and fold them along the dotted lines.  A dobradura é mostrada do avesso, ainda com a ponta mais fina para cima. Há um ícone de tesoura na ponta, indicando que deve ser feito um corte em linha reta até a metade do losango. Duas setas indicam que cada ponta deve ser aberta em direções diferentes, uma para a esquerda e a outra para a direita. Eleven. Step fold. Atrás das pontas que fora abertas no último passo, há uma pequena ponta da dobradura que deve ser dobrada para frente e para baixo, formando um triângulo e em seguida dobrada para frente e para cima, formando um triângulo menor. É possível notar que se trata da cabeça da tartaruga. Twelve. Fold along the dotted lines. Linhas pontilhadas indicam que as pontas dos triângulos que foram criados após o corte devem ser ocultas dobrando-as para dentro, deixando as bordas retas e não pontudas. É possível notar que são as nadadeiras dianteiras da tartaruga. Thirteen. Fold along the dotted lines. Duas setas indicam que as pontas na parte de baixo da dobradura devem ser levantadas para lados opostos, não ultrapassando a metade da dobradura, formando dois triângulos menores. É possível notar que se tratam das nadadeiras traseiras da tartaruga. Fourteen. Fold along the dotted lines. Setas indicam que as abas que estão entre as nadadeiras frontais e traseiras devem ser dobradas para dentro, formando um hectágono que é o casco da tartaruga. Há uma seta mostrando uma dobra na ponta de baixo, abaixo das nadadeiras. A dobra é semelhante a que foi mostrada no passo para formar a cabeça e é possível notar que se trata do começo da dobra para formar a cauda da tartaruga. Fifteen. Fold along the dotted lines. Seta indicando a última dobra para baixo da parte que foi dobrada no passo anterior, finalizando a dobra que forma a cauda da tartaruga. Sixteen. Turn over. Uma seta indica que é preciso virar a dobradura do avesso. Seventeen. Finished. Dobradura finalizada mostrando um hectágono formando o casco, duas nadadeiras frontais mais longas, duas nadadeiras traseiras em formato de triângulos menores, assim como um triângulo um pouco maior que as nadadeiras traseiras formando a cabeça e finalmente um triângulo muito pequeno na parte de trás, formando a cauda da tartaruga.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é a característica principal desse texto?
    1. Por que são usados números no texto?
    1. O que indicam as setas pretas e brancas? Elas são importantes para a compreensão do texto? Por quê?
Ícone de atividade no caderno.
  1. origâmi
    1. A palavra é usada com frequência no texto. O que ela significa? Como você conseguiu chegar a essa resposta?
    1. Relacione as seguintes palavras do texto com as imagens a seguir.
Fotografia. Vista do alto das mãos de uma criança segurando um papel retangular dobrado no meio formando um triângulo, segurando nas pontas e em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos.
Fotografia. Vista do alto dos dedos de uma criança apertando uma dobradura cirando um vinco em um papel vermelho, com o polegar sobre forma triangular e o indicador na ponta inferior, de triângulo invertido e em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos.
Fotografia. Vista do alto das mãos de uma criança cortando uma dobradura em papel vermelho em formato de quadrado com uma tesoura  e em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos, além de algumas folhas de cores diversas.
Fotografia. Vista do alto das mãos de uma criança sobre uma mesa, segurando triângulo feito com papel bege dobrado ao meio. Ao centro da folha, uma dobra demarcada. Em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos e folhas de papel em cores diversas.

c. Relacione as seguintes palavras às imagens que as representam.

half  pocket  scissors

Ilustração. Instruções para criar uma dobradura com três passos. Imagem um. Um papel verde dobrado em formato de um triângulo, com uma linha pontilhada na vertical bem no meio e uma seta indo da esquerda para a direita. Na parte inferior, há uma seta branca entrando no meio das camadas da dobradura. Mais abaixo, seta laranja em curva apontando para cima.  Imagem dois. Na parte superior, desenho em traço em forma de quadrado mostrando uma linha pontilhada bem no meio e uma seta indicando movimento de cima para baixo. Há uma seta laranja em curva indicando para baixo, onde há uma dobradura de triângulo com o topo voltado para baixo, com uma linha pontilhada ao centro e seta indicando movimento da direita para a esquerda.  Imagem três. Papel com um losango comprido na parte da frente da dobradura, com uma linha pontilhada em formato de V na ponta de cima. Há um ícone de tesoura indicando um corte nessa ponta. Setas apontando para lados opostos indicam que cada ponta deve ser dobrada em direções opostas, para a esquerda e para a direita, em formato triangular. À esquerda, há uma seta laranja em curva para a direita.
Ícone de atividade oral.
  1. origâmi
    1. Sigam as instruções do texto e façam o origâmi da tartaruga da seguinte fórma: um de vocês vai ler as instruções enquanto o outro faz o origâmi. Caso o colega que esteja fazendo o origâmi não entenda alguma parte das instruções, deve pedir explicações àquele que está lendo e vendo as imagens. Não se esqueçam de que é importante falar em inglês nesse momento.
    1. Caso alguma parte do origâmi não esteja correta, repitam cuidadosamente as instruções e refaçam os procedimentos.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, é possível fazer um origâmi como o da tartaruga da tésqui tchu (rídin) sem seguir as instruções? Por quê?
    1. Na tesqui uon (rídin), vocês leram um verbete de enciclopédia sobre a brincadeira esconde-esconde. Como vocês acham que deveria ser um verbete sobre o origâmi?
    1. Vocês já sabiam que a brincadeira esconde-esconde é antiga e existe em vários países? Por que vocês acham que ela é tão popular?
    1. Por que as brincadeiras precisam ter instruções?
    1. Vocês acham que as brincadeiras são parte da cultura de um povo? Justifiquem.
    1. Os jogos e brincadeiras podem ser úteis no aprendizado de uma língua? Por quê? Caso respondam positivamente, deem exemplos.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
    1. Para ensinar as regras de um jôgo precisamos dar explicações sobre
      1. o objetivo do jôgo.
      2. a fórma de começar o jôgo.
      3. o local onde comprar o jôgo.
      4. o número de participantes.
      5. o modo de marcar os pontos.
      6. o que cada jogador deve fazer.
    1. Que tipos de palavra são importantes para ensinar essas regras?
    1. Vocês já utilizaram a internet para aprender as regras de um jôgo? Como foi essa experiência ou como vocês imaginam que seria?
Fotografia. Vista geral de tabuleiro de madeira, com círculos pequenos em linha, em diversas direções, peças de peões coloridos em amarelo, azul, vermelho e verde, com dois dados, um branco e outro preto.

II.

Fotografia. Vista parcial de cartas de baralho em preto e vermelho do numero 8 com naipe de paus, ouros, espadas e copas.

III.

Fotografia. Vista geral de tabuleiro com peças de xadrez de madeira em cor mais clara à esquerda e cor mais escura à direita. Os reis estão em frente ao outro no meio do tabuleiro.
Ícone de atividade oral.

a. O tutorial de jôgo que vocês vão ouvir se chama . Qual dessas imagens vocês acham que está relacionada ao tutorial?

Ícone de atividade no caderno.
  1. Com base na imagem escolhida, selecionem as palavras que vocês acreditam que vão ouvir no tutorial. Caso seja necessário, consultem um dicionário ou perguntem ao professor.
    1. bóu
    2. carrrd
    3. diôuquer
    4. Piquitchãr
    5. pleier
    6. têibou

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar os passos para jogar;
    • verificar características de tutoriais de jogos.

Tutorial de jogo – Partes um e dois

Título: How to play “crazy

Data: 12/7/2013

Fonte: MomsMinivan

HOW to play crazy 8s -kids card game - tutorial. [sem local], 12 julho 2013. 1 vídeo (2minutos42segundos). Publicado pelo canal MomsMinivan. Disponível em: https://oeds.link/n6CMUf. Acesso em: 10 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Qual é o objetivo do tutorial?
    1. Ordene as imagens de acordo com a sequência das regras do jôgo.

I.

Fotografia. Mãos de uma pessoa segurando várias cartas de costas em tons coloridos de preto, amarelo, vermelho e branco. Perto dela, à direita, dois montes de cartas separados.

II.

Fotografia. À esquerda, uma pilha de cartas com a face voltada para baixo e à direita outras cartas com a face voltada para cima mostrando os naipes oito de espadas e seis de paus.

III.

Fotografia. A mão esquerda de uma pessoa segura a carta do coringa com imagem de um bobo da corte, um homem com roupa de palhaço em tons de vermelho, amarelo, azul e preto. À direita, uma pilha de cartas com a face voltada para baixo.

IV.

Fotografia. À esquerda, mão de uma pessoa segurando cinco cartas com os naipes valete de ouros, três de espadas, Às de copas, rei de copas e quatro de espadas. À direita, pilha de cartas com a face voltada para baixo, e ao lado direito a carta três de ouros com a face voltada para cima.

V.

Fotografia. Mãos de uma pessoa embaralhando as cartas. Com a mão direita ela segura metade do maço de cartas e mistura com outra metade do maço de cartas que segura com a mão esquerda logo abaixo.

VI.

Fotografia. Mão esquerda de uma pessoa segurando as cartas reis de copas, valete de ouros, seis de copas e três de copas. Com a mão direita, a pessoa pega uma carta do monte com a face voltada para baixo e ao lado, um pilha de cartas com a face voltada para cima, com a carta quatro de espadas com a face voltada para cima.

Eyes on grammar

Ícone de atividade de áudio.

2.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Numere as instruções do jôgo de acordo com a sequência apresentada.
Ícone de atividade no caderno.
  1. Com base no item 2a, escolha as palavras que marcam a sequência das ações no jogo.
    1. carrrd
    2. dáun
    3. fãrst
    4. dên
Ícone de atividade no caderno.

c. Relacione as palavras do quadro com seu sentido no texto.

deal  place  remove  shuffle  turn over

  1. coloque
  2. distribua
  3. embaralhe
  4. remova
  5. vire
Ícone de atividade no caderno.
  1. Para que foram usados os verbos do item 2c no texto?
    1. Fazer pedidos.
    2. Dar instruções.
    3.  Apresentar possibilidades.
Ícone de atividade oral.

e. Ouça uma vez mais o tutorial para se certificar de que você aprendeu o jogo. Chame seus colegas para jogar “creizi eitchis ” em casa. Durante a partida, se alguém tiver dúvidas, procurem perguntar e dar as instruções em inglês.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. As instruções de jogos apresentadas em fórma de tutorial na internet podem ser úteis para um iniciante? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês consideraram fáceis ou difíceis as instruções de “creizi eitchis ”? Por quê?
    1. Como vocês acham que devem ser as instruções para que uma pessoa consiga entender como participar de um jogo ou de uma brincadeira?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. reticências

  1. Que letras formam a terminação comum a todas as palavras em destaque?
  1. Por que algumas palavras terminam com a letra s?
  1. Relacione as palavras a seguir aos seus significados.
    1. plêi
    • brincar, jogar
    • esconder
    • ganhar, vencer
    • procurar
  1. Compare as palavras do item c com as palavras em destaque no texto. O que a terminação comum às palavras em destaque indica?
    1. Uma pessoa que realiza a ação.
    2. Uma comparação entre dois elementos.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e d.

  1. Que letras formam a terminação comum as palavras "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner"?
  1. Compare as palavras do item c com as palavras em "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner. O que a terminação comum às palavras indica?
    1. Uma pessoa que realiza a ação.
    2. Uma comparação entre dois elementos.
Ícone de atividade no caderno.

2. crêizi

play  player  players

Here’s how to (um)

espaço para resposta

crazy . It’s a great game for kids learning how to (dois)

espaço para resposta

cards for the first time. The object of the game is to be the first person to get rid of all your cards. Here’s how to (três)

espaço para resposta

: deal five cards to each (quatro)

espaço para resposta

, or seven cards if you have only two (cinco)

espaço para resposta

. The (seis)

espaço para resposta

to the left of the dealer goes first . The first (sete)

espaço para resposta

to get rid of all their cards wins. (página 127, Tutorial de jogo - Partes um e umum)

Ícone de atividade no caderno.

3.

Here’s how to play. First, remove the jokers reticências. You don’t need them for this game. Then shuffle the deck. Next, deal five cards to each player, or seven cards if you have only two players. Place the rest of the deck in the center. Turn over the top card. The player to the left of the dealer goes first. Then it’s the next player’s turn. The first player to get rid of all their cards wins. (página 127, Tutorial de jogo - Partes um e umum)

  1. As palavras em destaque ajudam a marcar
    1. a sequência de ações antes e durante o jogo.
    2. a localização dos jogadores em tôrno da mesa.

b. Complete o fragmento de texto a seguir com as palavras adequadas.

Chinese jump rope

(um) (First – Next), you begin with the rope around the ankles of two children. Another child jumps in the rope with both feet. (dois) (First – Then), the child jumps out of the rope with both legs straddling each outside rope. (três) (First – Next), the child jumps from side to side. Finally, the child takes the rope, crosses it using their legs, so that their legs are inside of an décima.

CHINESE Jump Rope. Kids Games. [sem local]. [2011símbolo de ponto de interrogação].

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item a.

As palavras "first", "then" e "next" ajudam a marcar

  1. a sequência de ações antes e durante o jogo.
  2. a localização dos jogadores em torno da mesa.
Ícone de atividade no caderno.

4. origâmipê ponto

Versão adaptada acessível

Atividade 4, item b.

As palavras "fold", "open", "cut" e "fold" são

  1. verbos.
  2. adjetivos.
  3. advérbios.
  4. pronomes.

Fold in half” (steps 1 and 2)

Open the pocket (step 3)

Cut with a pair of scissors (step 10)

Fold along the dotted lines” (steps 12 to 15)

  1. Qual é a função das frases?
    1. Dar instruções.
    2. Fazer afirmações.
    3. Descrever situações.
  1. As palavras em destaque são
    1. verbos.
    2. adjetivos.
    3. advérbios.
    4.  pronomes

c. Complete as instruções usando a fórma apropriada dos verbos que estão no quadro.

to cut  to draw  to finish  to fold  to turn over

Ilustração. Instruções para criar uma dobradura com nove passos. Título no canto inferior direito: A pineapple. Um. Uma folha de papel quadrada, com as pontas voltadas para a parte superior e inferior. Há uma linha pontilhada ao centro indicando a dobra, com uma seta com duas pontas mostrando à esquerda e outra para a direita, indicando que o papel deve ser aberto após criar-se o vinco no meio. Dois. A folha de papel quadrada está na mesma posição e há duas linhas pontilhadas indicando que as pontas da esquerda e da direita devem ser dobradas e se encontrar no meio do quadrado, onde há um vinco. Três. A dobradura agora mostra um triângulo longo de ponta cabeça na cor amarela, que é a outra face do papel, e um triângulo menor e baixo na parte de cima, na cor branca, que é a face interna do papel. Uma seta que dá a volta em si mesma indica que a dobradura deve ser virada com a face para baixo. Quatro. A dobradura agora mostra a face amarela do papel. Duas setas, uma da esquerda e a direita e duas linhas pontilhadas formando um V invertido indicam que as pontas devem ser dobradas e se unir ao centro. Uma outra seta na ponta de baixo da dobradura indica que ela deve ser dobrada verticalmente para dentro, de acordo com uma linha pontilhada de cerca de um quinto do comprimento total da altura da dobradura. Cinco. A dobradura agora tem a ponta superior mais alongada, mostrando a parte interna do papel. Um ícone de tesoura no topo da ilustração indica um corte vertical no meio de cerca de um terço do comprimento da altura da dobradura. Duas setas apontando para a esquerda e para a direita indicam que após o corte as pontas devem ser dobradas para fora. Seis. A parte superior da dobradura ficou com dois triângulos, um à esquerda e outro à direita. Há linhas pontilhadas no meio desses dois triângulos indicando uma dobra bem no meio deles. Setas de fora para dentro indicam que as pontas devem ser dobradas para o centro, se sobrepondo. Sete. As pontas que foram dobradas no passo anterior e que se sobrepõem agora devem ser dobradas novamente, desta vez deixando as pontas apontadas para cima, formando dois picos que ficam lado a lado na parte de cima da dobradura. Oito. Uma seta em curva indica que a dobradura deve ser virada do avesso. Nove. Dobradura finalizada mostrando um tipo de hexágono comprido, onde no topo há quatro pontas, sendo duas delas maiores à esquerda e à direita, e duas menores e pontudas, lado a lado no centro e no topo da dobradura.

1. (um) espaço para resposta along the dotted line to make creases and (dois) espaço para resposta back.

2. espaço para resposta along the dotted lines to meet the center.

3. espaço para resposta.

4. espaço para resposta along the dotted lines.

5. (um) espaço para resposta with a pair of scissors and (dois) espaço para resposta along the dotted lines.

6. espaço para resposta along the dotted lines.

7. espaço para resposta along the dotted line.

8. espaço para resposta.

9. (um) espaço para resposta lines and (dois) espaço para resposta.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar, com três colegas, um tutorial de um jogo que vocês conhecem. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele no Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Instruções para fazer uma dobradura.

Qual é o tema?Dobradura.

Qual é o objetivo?Ensinar o passo a passo de como fazer uma dobradura para um iniciante.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Por escrito, no mural da sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes da turma, em grupos de quatro.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. Definam qual dobradura pretendem ensinar. Vocês devem saber fazer a dobradura para decidir quais passos deverão aparecer nas instruções.
    1. Antes de começar a escrever, vocês precisam fazer um roteiro com as imagens e os passos que precisarão apresentar aos leitores. É importante lembrar que as instruções devem ser breves e objetivas, ou seja, somente as instruções necessárias deverão ser apresentadas. Para isso, façam uma lista dos pontos que precisam ser explicados para, em seguida, elaborarem as instruções.
    1. De acordo com a dobradura que vocês escolherem, consultem o vocabulário específico necessário para as instruções. Se possível, pesquisem em dicionários ou na internet e busquem as palavras que não conhecem.
    1. Ao elaborar o roteiro, lembrem-se de usar números e setas de diferentes tipos para auxiliar no entendimento.
  1. Em textos que têm a função de dar instruções, geralmente se usam verbos no modo imperativo, tais como os que aparecem no lissenin e no rídin (, , tãrni , , , cãt). Em áison grémer, vocês podem estudar esse modo verbal.
  1. É importante se lembrar de escrever as instruções próximas às ilustrações correspondentes.

g. Uma vez que as instruções estejam prontas, vocês devem testá-las com outro grupo. Vejam se eles são capazes de construir a dobradura seguindo as instruções que vocês acabaram de escrever. Caso tenham tido dúvidas, anotem o que perceberem que precisa ser melhorado.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • estão breves e objetivas;
    • contêm todos os passos importantes;
    • apresentam o uso adequado do modo imperativo.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.
    1. O que as imagens mostram? Qual é a relação entre elas e o título da unidade?
    1. Em sua opinião, por que atualmente não é tão comum as crianças brincarem na rua, principalmente nas cidades grandes?
    1. Qual jogo ou brincadeira é muito popular em sua região? Façam uma pesquisa sobre esse jogo ou brincadeira. Procurem saber se existe em outros países e qual seria o nome em inglês.
    1. Pesquisem na internet ou na biblioteca um jôgo ou brincadeira originário de um país falante de inglês. Expliquem a história e as regras do jôgo ou da brincadeira para a turma.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você aprendeu sôbre jogos e brincadeiras com base nas atividades realizadas?
    1. Como você avalia o seu desempenho na realização das atividades desta unidade?

A = ótimo

B = bom

C = razoável

c. Qual atividade você mais gostou de fazer? Por quê?

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

reticências The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders reticências.”

(página 121)

SUFFIX -ER / SUFIXO -ER

Verb + suffix = new word

deal

+ -er

dealer

hide

+ -r

hider

play

+ -er

player

seek

+ -er

seeker

O sufixo êr é acrescentado a verbos para formar novas palavras. Em alguns casos, as palavras formadas indicam a pessoa que realiza a ação expressa pelo verbo. Quando o verbo termina em ê, acrescenta-se apenas .

egzâmpol tchu

Fold in half”

(página 123)

Open the pocket reticências

(página 123)

INFINITIVE / INFINITIVO

IMPERATIVE / IMPERATIVO

Affirmative

Negative

to fold

Fold in half.

Don’t fold in half.

to open

Open the pocket.

Don’t open the pocket.

O imperativo é o modo verbal usado para expressar ordens, pedidos e sugestões. Ele também é empregado em instruções.

First, remove the jokers from the deck . Then, shuffle the deck. Next, deal five cards to each player .”

(página 127; Tutorial de Jogo - Parte um)

SEQUENCE WORDS / PALAVRAS DE LIGAÇÃO

first

at first
before
earlier
once upon a time

next
then

after
afterwards
later
meanwhile
once
second
soon
the next day

finally

at the end
lastly

Para dar instruções de jogos e outras instruções em geral, normalmente precisamos de palavras para indicar a ordem (sequência) em que as ações devem acontecer. Essas palavras são chamadas de .