iuniti séven eti de endi ofi de dei femili is femili

Fotografia um. Vista geral de local com solo em marrom-claro, com vinte pessoas em pé em fila, homens, mulheres, jovens e crianças. Eles são negros, todos estão descalços, alguns estão sem camisa, outros vestem panos enrolados na cintura formando saias, alguns seguram bexigas, outras parecem apenas esperar por algo. No alto, céu em azul-claro.
Fotografia dois. Três indígenas, uma mulher à esquerda e duas crianças à direita, vistos da cintura para cima. A mulher tem cabelos escuros penteados para a esquerda, com um tipo de colar de palha comprido cobrindo seu peito. Ela olha para a direita e ao lado dela, uma criança com a mão direita lhe segurando o braço esquerdo. Esta usa faixa em azul nos cabelos, sem camiseta e saiote em vermelho. À direita, o menino, mais velho que a menina, está sem camisa e usa um adereço de palha semelhante ao da mulher, mas cobrindo a parte de baixo de seu tronco.
Fotografia três. Vista geral de local com solo em barro de cor marrom-claro, com casa feita de palha, toras de madeira e uma lona branca como telhado. Na parte direita da casa há uma entrada. Há dois homens e uma mulher sentados em frente da casa, com lenços coloridos ao redor da cabeça e vestes longas em branco. Também há uma criança com roupas marrons compridas de frente para a casa. Próximo deles, panelas, bacias e outros utensílios. Ao fundo há morro com vegetação escassa. Mais à frente da casa, há uma pilha de gravetos e galhos finos.
Fotografia quatro. Vista geral de local aberto com pedaços de madeiras fincadas no solo formando uma cerca circular baixa. Perto delas, dois adultos, com vestes em marrom, tecidos coloridos e colar no pescoço. A mulher do lado esquerdo carrega um vasilhame alto com gargalo fino e uma alça, e à direita, o homem, sem camiseta e com saiote da cintura para baixo em azul e vermelho, apoia-se em uma das estacas. Há duas crianças também, uma atrás da cerca e outra do lado direito da fotografia, atrás do adulto. Perto desta, uma galinha preta e marrom. Em segundo plano, à esquerda, uma casa feita com pedaços de madeira com palhas na parte superior. Em segundo plano, árvores com folhas verdes. No alto, céu em azul-claro com nuvens em branco.
Fotografia cinco. Sete crianças e uma mulher em pé, negros, carecas,  em local com vegetação seca em bege. Na ponta da esquerda para a direita, crianças menores até a maior. Ambas usam vestes longas em roxo e com colares brancos no pescoço. Ao centro, uma criança com capa por cima em azul. A mulher à direita com um tecido em azul e rosa carrega uma criança nas costas. No alto, céu com muitas nuvens em cinza.
Fotografia seis. Uma mulher agachada ao centro, entre duas crianças. Ela tem cabelos escuros penteados para trás, com lenço em vermelho sobre a cabeça, casaco pesado de mangas compridas em cinza e na ponta inferior em marrom. Ela tem olhos puxados e lábios finos. À esquerda e à direita, duas crianças com capuzes de pele pesados e grossos em marrom, blusa de mangas compridas em azul e detalhes em vermelho, amarelo, branco e verde. As mangas dos casacos de todos têm uma extensão que serve como luvas. Ao fundo, outra mulher carregando um bebê.
Fotografia sete. Em um local aberto, um homem sentado com uma criança sobre o colo dele entre outros dois meninos. O homem tem cabelos e bigode escuro, de vestes brancas e lenço sobre a cabeça em quadriculado marrom e bege. A criança tem cabelos castanhos, veste blusa de mangas compridas em verde, calça em rosa e amarelo e sapatos em marrom. À esquerda, um menino de cabelos pretos lisos, de camisa vermelha de botões debaixo de um colete fechado na cor bege com detalhes em vermelho e outro colete verde aberto, além de calçado cinza com detalhes em amarelo. Do lado direito, menino de cabelos escuros, de blusa de mangas compridas e calçados, tudo em tons de vermelho com detalhes em preto. Ao fundo, local com grama em verde e árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro, sem nuvens e morros ao longe, em bege.
Fotografia oito. Três mulheres em pé, uma ao lado da outra. À esquerda, mulher de cabelos pretos, com chapéu em amarelo com franjas, blusa de mangas compridas em vermelho com detalhes de linhas coloridas em azul, amarelo, vermelho e saiote grande em preto, com estampas. Ela segura na mão esquerda uma ovelha branca. Ao centro, uma outra pessoa com o mesmo tipo de vestimenta, chapéu azul com franjas sobre a cabeça que também segura nas mãos, uma ovelha branca com manchas pretas. A última mulher, à direita, veste o mesmo tipo de roupa, chapéu amarelo mas não segura nenhum animal. Ela olha para frente sorrindo. Ao fundo, local com paredes em marrom-claro e porta verde com rebites e puxadores de ferro.
Famílias ao redor do mundo.

Gêneros discursivos: pôster e sinopse de filme e diálogo familiar.

Tema: vida familiar.

Os objetivos desta unidade são:

  • conhecer os gêneros discursivos pôster e sinopse de filme e diálogo familiar;
  • refletir sôbre a vida familiar.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. À direita, um homem de cabelos pretos, de camiseta azul, segurando no colo, uma bebê. Ele olha para frente, sorrindo e a bebê, de cabelos pretos, tem uma faixa sobre a cabeça em azul-claro e blusa de mangas curtas em branco e preto. Atrás deles, uma mulher vista da cintura para cima, de cabelos pretos com tiara vermelha sobre a cabeça, blusa regata em vermelho e gola em branco, bordada. Ela olha ao longe, com leve sorriso para a esquerda. Ao fundo, vista parcial de um menino moreno, cabelos escuros, de camiseta azul-claro, olhando para a esquerda.

II.

Fotografia. Uma mulher sentada em cadeira de plástico amarela e ao lado dela, três crianças à direita, em pé. A mulher é negra, tem cabelos pretos presos, de blusa de mangas curtas em azul, bermuda em branco e preto, olhando para frente, sorrindo. Perto dela, menino moreno, de cabelos pretos, sem camiseta e com bermuda em vermelho. Na ponta da direita, duas meninas negras de cabelos encaracolados, sendo que uma delas veste regata rosa e a outra uma regata branca e saiote rosa. Ambas olham para frente sorrindo.

III.

Fotografia. Três mulheres e um menino, deitados sobre grama verde, olhando para frente. Da esquerda para a direita: Menina de cabelos crespos escuros, de blusa de alças finas em rosa e branco. Ao lado, mulher de cabelos encaracolados, metade penteada para trás, de blusa de alças em vermelho. As duas têm a cabeça apoiada nos punhos cerrados e cotovelos em contato com a grama. À direita, mulher de cabelos castanhos até os ombros, de blusa de alças em verde-claro, com a mão direita apoiando a cabeça perto da bochecha direita enquanto a mão esquerda segura o punho da mão direita. Mais à direita, um menino de  cabelos castanhos. Todos olham para frente sorrindo, com as pernas dobradas e mostrando as solas dos pés.

IV.

Fotografia. Dois senhores e duas crianças de frente para mesa em um cozinha, vistos da cintura para cima. Da esquerda, para a direita: homem de cabelos grisalhos, com camisa de gola em azul-claro, olhando para baixo, sorrindo, com a mão esquerda sobre um livro aberto. À direita, menina de cabelos trançados, blusa em amarelo e alças em rosa. À direita dela, uma senhora de cabelos grisalhos penteados para trás, segurando nas mãos, um livro e a sua direita, um menino negro, de cabelos pretos, olhando para baixo, de camiseta branca com o dedo indicador da mão esquerda apontando para livro aberto e sorrindo. Ao fundo, paredes com azulejos em branco e geladeira branca.
  1. Para vocês, o que é uma família?
  1. Vocês conhecem famílias como as apresentadas nas imagens?
  1. Como essas famílias se assemelham ou se diferenciam da família de vocês?

d. Vocês consideram importante viver em família? Por quê?

Ícone de atividade oral.
Cena de filme. Filme: O Menino No Espelho. Um homem à esquerda sentado sobre cama, de frente para um menino deitado nela, à direita. O homem tem cabelos escuros, de camisa social roxa claro de mangas compridas e colete em preto. O menino tem cabelos escuros lisos. Ambos se entreolham com um leve sorriso. Ao fundo, quarto com paredes em azul, moveis em madeira, cadeiras e abajur aceso com a saia amarela.
O menino no espelho (2014, Brasil).

II.

Cena de animação. Filme: Valente.  À esquerda, uma menina ruiva de cabelos longos e fartos, encaracolados, com olhos em verde e blusa de mangas compridas em azul-claro. À direita, de frente para a menina, uma mulher de cabelos longos castanhos, com coroa e laço nos cabelos em dourado e roupa de mangas compridas em verde. Ambas se entreolham com olhos arregalados. Ao fundo, local com paredes em pedras.
(2012, iunáited istêits )

III.

Cena de animação. Animação: Bino e Fino. Cinco adultos em pé ano fundo, uma ao lado da outra e quatro crianças à frente delas. No canto superior direito há uma menina muito pequena pairando no ar com par de asas em amarelo, de vestido em preto, cabelos curtos pretos com barra laranja, de braços abertos, sorrindo. Ao fundo, da esquerda para a direita: Homem de cabelos, sobrancelhas e barba em branco, de roupa de mangas compridas em marrom, verde e bege, com par de óculos de grau no rosto. Ao lado dele, um homem de cabelos pretos, de camiseta em amarelo e azul, de botões brancos. Ao lado dele, uma mulher negra de cabelos pretos em coque e blusa de mangas compridas em preto, marrom e bege. Ao lado dela, uma mulher negra, de lenço amarelo cobrindo a cabeça e camiseta da mesma cor e mais a direita, um homem com lenço e vestes de mangas longas com estampa em linhas nas cores azul, bege e marrom. Todos olham para frente, com leve sorriso. As crianças são negras também. Duas meninas de cabelos pretos, uma à esquerda de roupa em preto, marrom e branco, com chuquinhas enquanto a outra tem cabelo preso formando dois coques grandes, vestido em branco e preto e sapatos em vermelho. À direita, há uma criança de cabelos pretos, negra, com par de óculos de grau, olhos vermelhos, de camiseta laranja, bermuda preta e sapatos cinzas. E mais à direita, há um menino de cabelos pretos, de blusa de mangas compridas em verde, calça em preto. Todos olham para frente, sorrindo e de braços abertos.
bino i fino (2011, Nigeria).
  1. Que relações familiares as imagens mostram?
  1. Quais aspectos do relacionamento entre os membros de uma família vocês acham que esses filmes mostram?

c. Caso não conheçam todos esses personagens e as produções em que aparecem, como vocês podem obter mais informações sobre eles?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês gostam de assistir a filmes? Que tipos de filme preferem? Se não gostam, expliquem por quê.
    1. Vocês já viram um pôster de filme? Onde? Caso nunca tenham visto, onde acham que encontrariam um?
    1. Quais informações vocês acham que aparecem em um pôster de filme?
ríd tchu lârn
    • observar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
    • identificar características de pôsteres de filmes.
Pôster de filme. Orientação na vertical, com fundo em azul-claro, com um círculo ao centro nas cores amarelo, laranja, rosa roxo e azul em círculos concêntricos. Ao redor do círculo mais externo, há prédios e construções de formatos e cores diferentes e árvores. Entre eles, uma roda-gigante e torres de alturas diferentes. Há frases espalhadas pelo poster. Na parte superior: BOY & THE WORLD A FILM BY ALÊ ABREU. Na parte inferior: “DAZZLING!” “EXHILARATING” ‘VIBRANT!”, "A FILM OF BEAUTY, WONDER, SADNESS AND JOY". Há duas setas roxas que apontam para caixas de textos. Primeira caixa de texto: A film by Alê Abreu. Segunda caixa de texto: “Dazzling!”, Variety. “Exhilarating!”, The Skinny. “Vibrant!”, The Hollywood Reporter. “A film of beauty, wonder, sadness and joy”, Twitch Film.

II.

Poster da animação. Nome da animação The Legacy of Rubies, mostrando um jovem ao centro, de cabelos crespos pretos, de camiseta em azul, rasgada, um colar com pedra vermelha e calça amarela. Ele olha para a direita, com o braço e mão esquerdos levantados na altura do queixo. Ao fundo, um senhor negro, visto parcialmente dos joelhos para cima. Ele é careca, com sobrancelhas e barba brancas, vestindo toga longa branca, com a mão direita levantada na altura do queixo. Ao fundo, do lado esquerdo, há um grupo de três adultos, sendo um homem e duas mulheres, além de uma criança. Eles usam vestimentas leves, em cores variadas. O homem está sem camisa. Mais ao fundo, desfocada, há uma cidade em tons de verde. No alto, texto: A GERMAN NIGERIAN USA SHORT ANIMATION COPRODUCTION, INSPIRED BY AN AFRICAN FAIRY TALE; WRITTEN & DIRECTED BY EBELE OKOYE, PRODUCED BY SHRINKFISH LTD & EBELE OKOYE WITH THE SUPPORT OF THE FOCUS FEATURES AFRICA FIRST SHORT FILM PROGRAMME.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quais informações estão presentes nos pôsteres?
    1. Qual pôster tem imagens representando:
      1. o título do filme.
      2. os personagens do filme.
    1. Observe atentamente os dois pôsteres e tente levantar hipóteses sôbre a história de cada filme.
    1. Com base nos pôsteres e em suas hipóteses, qual seria o gênero de cada filme?
      1. aventura
      2. drama
    1. Um dos pôsteres é de um filme brasileiro. Qual deles você acha que é? Justifique sua resposta.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês sabem o que é uma sinopse e para que ela serve? Caso não saibam, perguntem a outros colegas de turma.
  1. Quais informações vocês acham que uma sinopse deve conter para explicar bem ao leitor o conteúdo de um filme?

c. O texto a seguir é a sinopse do filme brasileiro Eu e meu guarda-chuva. Qual vocês acham que é a história desse filme?

ríd tchu lârn
    • verificar como o enredo de um filme é apresentado em uma sinopse;
    • identificar características de sinopses de filmes.
Contracapa de DVD. Nome do filme Eu e Meu Guarda-Chuva, na vertical, com fundo preto, mostrando um menino da cintura para cima de cabelos escuros, de camisa xadrez em bege, mochila nas costas em preto e olhando ao longe com os olhos bem abertos, no canto superior do poster. Na parte central da imagem há três quadros mostrando cenas do filme. Logo abaixo, texto em branco. Na parte inferior, informações técnicas do filme em branco.

EU e meu guarda-chuva. Direção: Toni Vanzolini. Produção: Conspiração Filmes. Brasil: Fox Film do Brasil, 2010. 1 dêvedê (88 minutos)

Eu e meu guarda-chuva (Brasil, 2010)

Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola – embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Após ler a sinopse, o que você entendeu sobre a história contada no filme?
    1. Quais das seguintes informações estão presentes na sinopse?
      1. O lugar onde a história se passa.
      2. A fórma como a história começa.
      3. A maneira como a história termina.
      4. A história que vai ser desenvolvida.
      5. A época em que a história acontece.
      6. O nome dos principais personagens.
      7. O papel dos personagens principais na história.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Você sabe o que significa a palavra Espóiler, que tem sido usada com frequência no Brasil? Veja um dos significados em inglês e depois responda: uma sinopse deve conter ispóilers? Por quê? A sinopse de Eu e meu guarda-chuva tem algum Espóiler? Justifique sua resposta.

spoiler êne

5. information that you are given about what is going to happen in a film, television series, etc. before it is shown to the public.

SPOILER. In: Oxford Learner’s Dictionaries. Oxford: Oxford University Press. Disponível em: https://oeds.link/YWNpn3. Acesso em: 20 abr. 2023.

b. As hipóteses levantadas na questão 1c em bifór rídin estavam corretas? Justifique sua resposta.

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

Pôster de filme. Orientação vertical da animação Rio Two. Em um rio de água azul, em primeiro plano há um  jacaré de cor marrom, com os dentes para fora e parte superior à amostra, de frente. Ele está com os olhos para cima, observando várias araras azuis, filhotes e adultos. Um pouco acima deles, à esquerda, um tucano voa seguindo as araras. Em segundo plano, outros animais e mata densa com folhas em tons de verde. Na parte superior, texto: IT’S ON IN THE AMAZON. Na parte inferior, título do filme: RIO Two.
  1. Vocês conhecem esse filme? Relembrem sua história e seus personagens. Se não conhecem, comentem qual poderia ser o enredo e quais poderiam ser os personagens do filme.
  1. Vocês acham que o pôster chama a atenção para o conteúdo do filme? Por quê?

c. A seguir, vocês vão ler a sinopse desse filme. Que informações vocês esperam encontrar no texto?

ríd tchu lârn
    • observar as informações disponíveis sobre o filme;
    • identificar características de sinopses de filmes.

Eyes on grammar egzâmpols uan en tchu

Contracapa do DVD. Nome da animação Rio 2. Na parte superior, balões mostram personagens dos filmes, entre pássaros e outros animais e pessoas. Na parte superior, texto: WE NEED TO GO INTO THE WILD AND BE BIRDS. Ao centro, texto com a sinopse da animação e logo abaixo, várias araras azuis em local aberto, com a cidade do Rio ao fundo. Céu em azul-claro e nuvens brancas. Na parte inferior, texto em branco e fundo em preto com informações técnicas do filme.

Rio 2 (United States, 2014)

Blu, Jewel and their three kids leave their domesticated life in the city of Rio de Janeiro for a journey to the Amazon rainforest, where they encounter a menagerie of characters born to be wild. Upon arrival, the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws. But things get worse when they realize their Amazonian habitat is under threat and that Blu and Jewel’s old nemesis Nigel the cockatoo is back for revenge.

RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos da América, 2014. 1 dêvedê (101 min).

Did you know?

ararinhas-azuis.

Fotografia. Pousadas em um galho marrom, duas araras em azul-claro, com bico pequeno e olhos em preto. Ao fundo, vegetação de mata.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Que informações você encontrou na sinopse?
      1. Os lugares onde a história se passa.
      2. A época em que a história acontece.
      3. O nome dos principais personagens.
      4. A trama que é narrada.
      5. A fórma como a história começa.
      6. A maneira como a história termina.
    1. Relacione cada uma das seguintes palavras à caracterização feita na sinopse sobre a vida na cidade e na floresta.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Identifique as seguintes informações na sinopse do filme.
      1. O nome do filme.
      2. O nome dos principais personagens.
      3. O lugar onde a história começa.
      4. O lugar para onde os personagens vão no decorrer da história.
      5. O vilão do filme.
    1. Selecione as relações familiares mencionadas na sinopse.
      1. Pai e filha.
      2. Avós e netos.
      3. Avós, pais e filhos.
      4. Pai, mãe e filhos.
    1. Em da sinopse você conseguiu identificar as informações do item 2b?
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Qual pôster da tesqui uon (rídin) despertou mais o interesse de vocês em assistir ao filme? Por quê?
    1. Qual das sinopses vocês acharam mais informativa? Por quê?
    1. Tanto pôsteres quanto sinopses apresentam informações sobre filmes, mas com propósitos diferentes. Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem sua resposta.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Task 1

bifór listenin

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Ilustração. Uma mulher negra, de cabelos pretos com bastante volume e formato arredondado, sentada no sofá com o corpo virado para a direita. Ela usa blusa de mangas compridas de gola em branco, bermuda em verde musgo. À direita, um homem sentado de cabelos e barba escuros, com blusa laranja de mangas compridas e calça azul-claro. A mulher está com a mão esquerda para cima, cenho franzido e homem com as mãos com as palmas unidas. O sofá é cinza e ao fundo, paredes bege e janela branca à esquerda.

II.

Ilustração. A mulher da ilustração anterior está em pé, com a mão direita levantada na altura do peito e de frente para ela, o homem também em pé. Ao fundo, sofá com duas almofadas em bege. No canto direito, escadaria em branco, com corrimão marrom escuro.
  1. As imagens um e dois retratam uma situação semelhante à da conversa que vocês vão ouvir. Que tipo de relação vocês acham que há entre essas pessoas? O que está acontecendo com elas?

b. Na opinião de vocês, qual será o contexto da conversa que vocês vão ouvir?

Ícone de atividade oral.
    1. A segunda conversa que vocês vão ouvir é com crianças em um orfanato. Qual pode ser o assunto da conversa?
    1. Uma dessas crianças recebe uma correspondência. O que pode ser? Quem vocês acham que pode ter enviado?

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • compreender as situações representadas;
    • identificar características de conversas em família.

Eyes on grammar

Conversa um

Título: The Incredibles

Data: 2004

Fonte: dêvedê The Incredibles

THE Incredibles. Direção: Brad Bird. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2004. 1 dêvedê (115 ême ih êne).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Eyes on grammar

Conversa dois

Título: My Life as a Zucchini

Data: 2016

Fonte: dêvedê My Life as a Zucchini

MY Life as a Zucchini. Direção: Claude Barras. Produção: Armelle Glorennec, Éric Jacquot, Marc Bonny. França, Suíça, 2016. 1 dêvedê (66 minutos).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Quais personagens iniciam a conversa?
      1. filho e filha
      2. mãe e filha
      3. pai e mãe
    1. Essa conversa ocorre em qual momento do dia? Como você conseguiu descobrir essa informação?
      1. pela manhã
      2. à tarde
      3. à noite
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

2.

a.

espaço para resposta
  1. lissenin

b.

espaço para resposta
  1. tâlqui
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual das opções a seguir seria um bom resumo do diálogo?
      1. Uma conversa dos pais com os filhos que brigam muito.
      2. Uma discussão de casal que é interrompida pelos filhos.
    1. As hipóteses que vocês levantaram em bifór listenin sobre a conversa 1 estavam corretas?
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. As crianças do orfanato estão conversando sobre uma correspondência. A princípio, elas pensam tratar-se de
      1. uma roupa.
      2. uma carta.
      3. um brinquedo.
    1. Quem é a pessoa citada na conversa?
      1. a avó
      2. a mãe
      3. a tia
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

5.

a.

espaço para resposta
  1. rídin

b. améd

espaço para resposta
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual das opções a seguir seria um bom resumo para a conversa 2?
      1. Uma criança órfã triste e ansiosa por receber uma carta da mãe.
      2. Um órfão que está feliz por receber um presente inesperado de um desconhecido.
    1. As hipóteses que vocês levantaram em bifór listenin sobre a conversa 2 estavam corretas?

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês já passaram por uma situação parecida com a da conversa 1? Como resolveram a discussão?
    1. Caso vocês não se sentissem à vontade para conversar sobre determinado assunto com sua família, com quem vocês conversariam?
    1. Vocês gostariam de receber, como na conversa 2, uma carta ou uma mensagem de alguém da família de vocês que estivesse distante? Por quê?
    1. Na opinião de vocês, as crianças que vivem em um orfanato formam uma família? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

“Blu, Jewel and their three kids leave their domesticated life in the city of Rio de Janeiro for a journey to the Amazon rainforest, where they encounter a menagerie of characters born to be wild. Upon arrival, the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws.”

RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos da América, 2014. 1 dêvedê (101 minutos).

Bob: Come on. Come on out. It’s OK, kids. We’re just having a discussion.

Violet: Pretty loud discussion.

Bob: Yeah. But that’s OK. But what’s important is that Mommy and I are always a team.

Helen: We’re sorry we woke you. Everything’s OK. Go back to bed. It’s late.

Dash: Good night, Mom. Night, Dad.

THE Incredibles. Direção: Brad Bird. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2004. 1 dêvedê (115 minutos).

  1. Encontre nos fragmentos anteriores
    1. duas palavras que se referem a “mãe”.
    2. duas palavras que se referem a “pai”.
    3. uma palavra que pode se referir a “filhos” (e “filhas”).
Ícone de atividade no caderno.

2.

“Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy e a jovem Eep. Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior.

OS Croods. Direção: Chris Sanders, Kirk DeMicco. Estados Unidos da América: DreamWorks Animation, 2013. 1 dêvedê (98 minutos), color.

brother  children  father  mother  siblings  sister  wife

The Croods Family

Eep Crood has two espaço para resposta um: Thunk, her espaço para resposta dois, and Sandy, her espaço para resposta três. Their espaço para resposta quatro is Uga Crood, espaço para resposta cinco of Grug Crood, the espaço para resposta seis of the three espaço para resposta sete. Gran Crood is Uga’s espaço para resposta oito.

Ícone de atividade no caderno.
  1. página
    1. Que sentido o (apóstrofo seguido da letra indica em e em ”?
      1. abreviação
      2. plural
      3. posse
      4.  tempo
    1. A que personagem do filme se refere cada um dos trechos citados?
Ícone de atividade no caderno.

4. iuse

a.

espaço para resposta
. (irmãos do Jorel)

b.

espaço para resposta
. (amiga da Monica)

c.

espaço para resposta
. (pai do Jorel)

d.

espaço para resposta
(o nome do Cebolinha)
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

5.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. A frase dita por bóbi a déchi na conversa 1 foi
  1. A segunda frase da conversa 2, uma pergunta de jujubi a Sáimon, foi
  1. As frases ditas por déchi e jujubi se relacionam com o que
    1. aconteceu antes da conversa.
    2. vai acontecer depois da conversa.
    3. está acontecendo no momento da conversa.
  1. Neste contexto, as fórmas verbais lissenin e corresponderiam em português, respectivamente, a
    1. “ouvir” e “fazer”.
    2. “ouvido” e “feito”.
    3. “ouvindo” e “fazendo”.

6. faindin nimo (2003)

Reprodução de página de internet.

Coral: Shh, you’re gonna wake the kids.

Marlin: Oh, right. Right.

Coral: Aww, look. They (A) dream / ’re dreaming. We still (B) have / are having to name them.

Dory: Hey! How about we (C) play / ’re playing a game?

Marlin: All right.

FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 minutos).

Reprodução de página de internet.

Dory: OK, I (D) think / ’m thinking of something orange, and it’s smallreticências

Marlin: It’s me.

Dory: Right!

Nemo: Excuse me. Are you all right?

Dory: I don’t know where I amreticências I don’t know what (E) goes on / ’s going on. I think I lost somebody but I, I can’t rememberreticências and I can’t rememberreticências

Nemo: It’s OK, it’s OK. I (F) look / ’m looking for someone, too. Hey, we can look together.

Dory: I’m Dory.

Nemo: I’m Nemo.

FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 minutos).

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar e representar, com seus colegas, uma cena de conversa em família. A encenação será uma fórma de brincar de teatro. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com eles no Listening.

1.

sôbre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Conversa em família.

Qual é o tema?Vida em família.

Qual é o objetivo?Encenar para a turma, como se fosse um dia típico na vida de uma família.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Oralmente, na sala de aula ou em outro local da escola.

Quem participará?Todos os estudantes criarão e representarão a cena em grupos.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. O grupo deve decidir o assunto a ser tratado na encenação da conversa em família. Lembrem-se de que alguns temas da vida familiar podem ser delicados para colegas da turma, então é melhor evitá-los.
Ícone de atividade de áudio.

b. No lissenin, vocês ouviram e trabalharam com duas conversas que tinham como assunto a vida em família. Ouçam-nas novamente e observem:

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. a troca de turnos de fala, ou seja, a mudança do falante, costuma ser rápida, pois as frases geralmente são curtas;
  2. o uso da linguagem informal, como se pode perceber por meio do vocabulário empregado: , , , ”;
  3. o emprego de expressões como “ãn” e “um”;
  4. outras características que considerem importantes.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

2.

Ícone de atividade no caderno.

a. Verifiquem o vocabulário e a construção das frases que vocês vão utilizar. É provável que seja necessário ampliar o vocabulário sobre família. Consultem a seção áison grémer e, se possível, um dicionário impresso ou digital.

Ícone de atividade no caderno.

b. Para criar um bom diálogo, é importante elaborar um roteiro. Leiam as transcrições a seguir, de duas cenas de filmes. A primeira, de (2003), é uma cena com Nemo e seu pai, Marlin, acordando para o primeiro dia de aula de Nemo; a segunda, de Rio 2 (2014), traz uma discussão entre o pai, blu, a mãe, jiél, e os filhos Carla e Tiago.

Transcrição 1

Nemo: First day of school! First day of school! Wake up, wake up! C’mon, first day of school!

Marlin: I don’t wanna go to school. Five more minutes.

Nemo: Not you, Dad. Me!

Marlin: OKreticências huh?

Nemo: Get up, get up! It’s time for school! It’s time for school! It’s time for school! It’s time for school! Oh boy! Oh boy!

Marlin: All right, I’m up, it’s time for school.

FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 minutos).

Transcrição 2

Blu: Kids, next time, ask me.

Carla: But you always say “no.”

Blu: No, I don’t.

Tiago: Dad, you’re in denial.

Blu: OK. Honey, do I always say “no?”

Jewel: Yes. I mean, uhreticências no.

Carla: Great. Now Mom’s saying it, too.

RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos da América, 2014. 1 dêvedê (101 minutos).

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.

c. Preparem uma primeira versão do roteiro e mostrem a colegas de outros grupos. Anotem as sugestões deles, façam os ajustes necessários e, em seguida, ensaiem a encenação de vocês.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • roteiro bem organizado de uma conversa em família;
    • conteúdo adequado, vocabulário e construções utilizadas corretamente.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que as imagens mostram?
    1. Ao observar as imagens dessas famílias, de onde você imagina que elas sejam? Como você acha que é a vida dessas famílias?
    1. Caso você tivesse a chance de viver com sua família por algum tempo em qualquer lugar do mundo, que lugar você escolheria? Justifique sua resposta.
    1. Após ter estudado esta unidade, como você explicaria o título eti de endi ofi de dei femili is femili”?
    1. Qual dos textos da unidade você acha que ilustra melhor seu título?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você achou mais interessante nesta unidade?
    1. Os pôsteres observados deixaram você com vontade de assistir aos filmes? Por quê?
    1. O que você consegue lembrar sobre as histórias lidas nas sinopses dos filmes?

d. No caderno, que (

Ilustração. Três emojis de rosto amarelo redondo. O primeiro tem olhos pretos e sorriso, o segundo tem olhos pretos e boca em risco, e o terceiro tem olhos pretos tristes e boca em formato de curva para baixo.
) você desenharia para representar seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos?
  1. Leitura de pôsteres de filmes.
  2. Leitura de sinopses de filmes.
  3. Compreensão de conversas em família em filmes.
  4. Apresentação da cena de conversa em família para a turma.
  5. Participação durante as aulas.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item d.

Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:

  1. Leitura de pôsteres de filmes.
  2. Leitura de sinopses de filmes.
  3. Compreensão de conversas em família em filmes.
  4. Apresentação da cena de conversa em família para a turma.
  5. Participação durante as aulas.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras/expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Jewel’s long-lost father

(página 141)

Bob: Yeah. But that’s okay. Because what’s important is that Mommy and I are always a team.

Dash: Good night, Mom. Night, Dad.”

(página 143; Conversa um)

FAMILY MEMBERS / MEMBROS DA FAMÍLIA

Male / Masculino

Female / Feminino

grandfather

grandmother

father/dad/daddy

mother/mom/mommy

son

daughter

brother

sister

uncle

aunt

nephew

niece

husband

wife

OTHER WORDS ABOUT FAMILY / OUTRAS PALAVRAS SOBRE FAMÍLIA

Who / Quem

Example / Exemplo

parent

father/mother

Marlin and Coral are my parents.

grandparent

grandfather/grandmother

John and Mary are my grandparents.

sibling

brother/sister

Bino and Fino are siblings.

child

son/daughter

Dash and Violet are Bob and Helen’s children.

egzâmpol tchu

the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws.”

(página141)

Genitive case

  • Em inglês, acrescentamos um apóstrofo seguido de ésse () ao substantivo que queremos indicar como possuidor de algo.
  • Quando o substantivo já está no plural e termina em ésse, acrescentamos apenas o apóstrofo apóstrofo. Exemplo: .
  • Caso mais de uma pessoa possua
  • a mesma coisa: acrescentamos apenas ésse ao final do último nome. Exemplo: ().
  • coisas diferentes: acrescentamos ésse após cada nome. Exemplo: ().

Bob: All right, Dash. I know you’re listening. Come on out.

Helen: Vi? You, too, young lady.

Bob: Come on. Come on out. It’s OK, kids. We’re just having a discussion.”

(página 143; Conversa um)

Simon: You guys aren’t sleek, you know?

Jujube: What are you doing?

Simon: Nothing.”

(página 143; Conversa umum)

PRESENT CONTINUOUS / PRESENTE CONTÍNUO

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Interrogative / Interrogativo

I’m watching a movie.

I’m not watching a movie.

Am I watching a movie?

You’re listening to the dialogues.

You’re not/You aren’t listening to the dialogues.

Are you listening to the dialogues?

He’s reading a movie poster.
She’s reading a movie poster.
It’s raining now.

He’s not/He isn’t reading a movie poster.
She’s not/She isn’t reading a movie poster.
It’s not/It isn’t raining now.

Is he reading a movie poster?
Is she reading a movie poster?
Is it raining now?

We’re reading the movie synopsis.

We’re not/We aren’t reading the movie synopsis.

Are we reading the movie synopsis?

You’re discussing the movie.

You’re not/You aren’t discussing the movie.

Are you discussing the movie?

They’re reading the script.

They’re not/They aren’t reading the script.

Are they reading the script?

  • O présenti contínuous é usado, na maior parte das vezes, para expressar situações que estejam acontecendo no exato momento em que estamos falando ou escrevendo.
  • Para formá-lo, usamos sujeito + verbo tchu bi + verbo principal, ao qual acrescentamos . Em alguns casos, a ortografia dos verbos principais precisa ser alterada:
    • para verbos terminados em ê (quando essa letra não é pronunciada), remove-se a letra e acrescenta-se . Exemplo: tchu révi > .
    • para verbos terminados em consoante + vogal + consoante (cuja única ou última sílaba seja a tônica), dobra-se a última consoante e acrescenta-se . Exemplo: > .
    • para verbos terminados em í ê, substitui-se oí ê por ípsilon e acrescenta-se . Exemplo: > .