iuniti séven – eti de endi ofi de dei femili is femili
Gêneros discursivos: pôster e sinopse de filme e diálogo familiar.
Tema: vida familiar.
Os objetivos desta unidade são:
- conhecer os gêneros discursivos pôster e sinopse de filme e diálogo familiar;
- refletir sôbre a vida familiar.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
III.
IV.
- Para vocês, o que é uma família?
- Vocês conhecem famílias como as apresentadas nas imagens?
- Como essas famílias se assemelham ou se diferenciam da família de vocês?
d. Vocês consideram importante viver em família? Por quê?
II.
III.
- Que relações familiares as imagens mostram?
- Quais aspectos do relacionamento entre os membros de uma família vocês acham que esses filmes mostram?
c. Caso não conheçam todos esses personagens e as produções em que aparecem, como vocês podem obter mais informações sobre eles?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- Vocês gostam de assistir a filmes? Que tipos de filme preferem? Se não gostam, expliquem por quê.
- Vocês já viram um pôster de filme? Onde? Caso nunca tenham visto, onde acham que encontrariam um?
- Quais informações vocês acham que aparecem em um pôster de filme?
ríd tchu lârn
-
- observar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
- identificar características de pôsteres de filmes.
II.
constrãquitchion minins
-
- Quais informações estão presentes nos pôsteres?
- Qual pôster tem imagens representando:
- o título do filme.
- os personagens do filme.
- Observe atentamente os dois pôsteres e tente levantar hipóteses sôbre a história de cada filme.
- Com base nos pôsteres e em suas hipóteses, qual seria o gênero de cada filme?
- aventura
- drama
- Um dos pôsteres é de um filme brasileiro. Qual deles você acha que é? Justifique sua resposta.
tésqui tchu
bifór rídin
-
- Vocês sabem o que é uma sinopse e para que ela serve? Caso não saibam, perguntem a outros colegas de turma.
- Quais informações vocês acham que uma sinopse deve conter para explicar bem ao leitor o conteúdo de um filme?
c. O texto a seguir é a sinopse do filme brasileiro Eu e meu guarda-chuva. Qual vocês acham que é a história desse filme?
ríd tchu lârn
-
- verificar como o enredo de um filme é apresentado em uma sinopse;
- identificar características de sinopses de filmes.
EU e meu guarda-chuva. Direção: Toni Vanzolini. Produção: Conspiração Filmes. Brasil: Fox Film do Brasil, 2010. 1 dêvedê (88 minutos)
Eu e meu guarda-chuva (Brasil, 2010)
Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola – embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.
constrãquitchion minins
-
- Após ler a sinopse, o que você entendeu sobre a história contada no filme?
- Quais das seguintes informações estão presentes na sinopse?
- O lugar onde a história se passa.
- A fórma como a história começa.
- A maneira como a história termina.
- A história que vai ser desenvolvida.
- A época em que a história acontece.
- O nome dos principais personagens.
- O papel dos personagens principais na história.
-
- Você sabe o que significa a palavra Espóiler, que tem sido usada com frequência no Brasil? Veja um dos significados em inglês e depois responda: uma sinopse deve conter ispóilers? Por quê? A sinopse de Eu e meu guarda-chuva tem algum Espóiler? Justifique sua resposta.
spoiler êne
5. information that you are given about what is going to happen in a film, television series, etc. before it is shown to the public.
SPOILER. In: Oxford Learner’s Dictionaries. Oxford: Oxford University Press. Disponível em: https://oeds.link/YWNpn3. Acesso em: 20 abr. 2023.
b. As hipóteses levantadas na questão 1c em bifór rídin estavam corretas? Justifique sua resposta.
tésk thri
bifór rídin
1.
- Vocês conhecem esse filme? Relembrem sua história e seus personagens. Se não conhecem, comentem qual poderia ser o enredo e quais poderiam ser os personagens do filme.
- Vocês acham que o pôster chama a atenção para o conteúdo do filme? Por quê?
c. A seguir, vocês vão ler a sinopse desse filme. Que informações vocês esperam encontrar no texto?
ríd tchu lârn
-
- observar as informações disponíveis sobre o filme;
- identificar características de sinopses de filmes.
Eyes on grammar – egzâmpols uan en tchu
Rio 2 (United States, 2014)
Blu, Jewel and their three kids leave their domesticated life in the city of Rio de Janeiro for a journey to the Amazon rainforest, where they encounter a menagerie of characters born to be wild. Upon arrival, the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws. But things get worse when they realize their Amazonian habitat is under threat and that Blu and Jewel’s old nemesis Nigel the cockatoo is back for revenge.
RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. , 2014. 1 Estados Unidos da América dêvedê (101 min).
Did you know?
• ararinhas-azuis.
constrãquitchion minins
-
- Que informações você encontrou na sinopse?
- Os lugares onde a história se passa.
- A época em que a história acontece.
- O nome dos principais personagens.
- A trama que é narrada.
- A fórma como a história começa.
- A maneira como a história termina.
- Relacione cada uma das seguintes palavras à caracterização feita na sinopse sobre a vida na cidade e na floresta.
- Que informações você encontrou na sinopse?
-
- Identifique as seguintes informações na sinopse do filme.
- O nome do filme.
- O nome dos principais personagens.
- O lugar onde a história começa.
- O lugar para onde os personagens vão no decorrer da história.
- O vilão do filme.
- Selecione as relações familiares mencionadas na sinopse.
- Pai e filha.
- Avós e netos.
- Avós, pais e filhos.
- Pai, mãe e filhos.
- Em da sinopse você conseguiu identificar as informações do item 2b?
- Identifique as seguintes informações na sinopse do filme.
think a lítol mór
-
- Qual pôster da tesqui uon () rídin despertou mais o interesse de vocês em assistir ao filme? Por quê?
- Qual das sinopses vocês acharam mais informativa? Por quê?
- Tanto pôsteres quanto sinopses apresentam informações sobre filmes, mas com propósitos diferentes. Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem sua resposta.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Task 1
bifór listenin
1.
I.
II.
- As imagens um e dois retratam uma situação semelhante à da conversa que vocês vão ouvir. Que tipo de relação vocês acham que há entre essas pessoas? O que está acontecendo com elas?
b. Na opinião de vocês, qual será o contexto da conversa que vocês vão ouvir?
-
- A segunda conversa que vocês vão ouvir é com crianças em um orfanato. Qual pode ser o assunto da conversa?
- Uma dessas crianças recebe uma correspondência. O que pode ser? Quem vocês acham que pode ter enviado?
líssen tchu lârn
-
- compreender as situações representadas;
- identificar características de conversas em família.
Eyes on grammar –
Conversa um
Título: The Incredibles
Data: 2004
Fonte: dêvedê The Incredibles
THE Incredibles. Direção: Brad Bird. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. , 2004. 1 Estados Unidos da América dêvedê (115 ). ême ih êne
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Eyes on grammar –
Conversa dois
Título: My Life as a Zucchini
Data: 2016
Fonte: dêvedê My Life as a Zucchini
MY Life as a Zucchini. Direção: Claude Barras. Produção: Armelle Glorennec, Éric Jacquot, Marc Bonny. França, Suíça, 2016. 1 dêvedê (66 ). minutos
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Quais personagens iniciam a conversa?
- filho e filha
- mãe e filha
- pai e mãe
- Essa conversa ocorre em qual momento do dia? Como você conseguiu descobrir essa informação?
- pela manhã
- à tarde
- à noite
- Quais personagens iniciam a conversa?
2.
a.
- lissenin
b.
- tâlqui
-
- Qual das opções a seguir seria um bom resumo do diálogo?
- Uma conversa dos pais com os filhos que brigam muito.
- Uma discussão de casal que é interrompida pelos filhos.
- As hipóteses que vocês levantaram em bifór listenin sobre a conversa 1 estavam corretas?
- Qual das opções a seguir seria um bom resumo do diálogo?
-
- As crianças do orfanato estão conversando sobre uma correspondência. A princípio, elas pensam tratar-se de
- uma roupa.
- uma carta.
- um brinquedo.
- Quem é a pessoa citada na conversa?
- a avó
- a mãe
- a tia
- As crianças do orfanato estão conversando sobre uma correspondência. A princípio, elas pensam tratar-se de
5.
a.
- rídin
b. améd
-
- Qual das opções a seguir seria um bom resumo para a conversa 2?
- Uma criança órfã triste e ansiosa por receber uma carta da mãe.
- Um órfão que está feliz por receber um presente inesperado de um desconhecido.
- As hipóteses que vocês levantaram em bifór listenin sobre a conversa 2 estavam corretas?
- Qual das opções a seguir seria um bom resumo para a conversa 2?
think a lítol mór
-
- Vocês já passaram por uma situação parecida com a da conversa 1? Como resolveram a discussão?
- Caso vocês não se sentissem à vontade para conversar sobre determinado assunto com sua família, com quem vocês conversariam?
- Vocês gostariam de receber, como na conversa 2, uma carta ou uma mensagem de alguém da família de vocês que estivesse distante? Por quê?
- Na opinião de vocês, as crianças que vivem em um orfanato formam uma família? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
“Blu, Jewel and their three kids leave their domesticated life in the city of Rio de Janeiro for a journey to the Amazon rainforest, where they encounter a menagerie of characters born to be wild. Upon arrival, the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws.”
RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. , 2014. 1 Estados Unidos da América dêvedê (101 ). minutos
Bob: Come on. Come on out. It’s OK, kids. We’re just having a discussion.
Violet: Pretty loud discussion.
Bob: Yeah. But that’s OK. But what’s important is that Mommy and I are always a team.
Helen: We’re sorry we woke you. Everything’s OK. Go back to bed. It’s late.
Dash: Good night, Mom. Night, Dad.
THE Incredibles. Direção: Brad Bird. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. , 2004. 1 Estados Unidos da América dêvedê (115 ). minutos
- Encontre nos fragmentos anteriores
- duas palavras que se referem a “mãe”.
- duas palavras que se referem a “pai”.
- uma palavra que pode se referir a “filhos” (e “filhas”).
2.
“Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy e a jovem Eep. Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior.
OS Croods. Direção: Chris Sanders, Kirk DeMicco. : Estados Unidos da América DreamWorks Animation, 2013. 1 dêvedê (98 ), minutos color.
brother children father mother siblings sister wife
The Croods Family
Eep Crood has two espaço para resposta um: Thunk, her espaço para resposta dois, and Sandy, her espaço para resposta três. Their espaço para resposta quatro is Uga Crood, espaço para resposta cinco of Grug Crood, the espaço para resposta seis of the three espaço para resposta sete. Gran Crood is Uga’s espaço para resposta oito.
- página
- Que sentido o (apóstrofo seguido da letra indica em “” e em “”?
- abreviação
- plural
- posse
- tempo
- A que personagem do filme se refere cada um dos trechos citados?
- Que sentido o (apóstrofo seguido da letra indica em “” e em “”?
4. iuse
a.
. (irmãos do Jorel)b.
. (amiga da Monica)c.
. (pai do Jorel)d.
(o nome do Cebolinha)5.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
- A frase dita por bóbi a déchi na conversa 1 foi
- A segunda frase da conversa 2, uma pergunta de jujubi a Sáimon, foi
- As frases ditas por déchi e jujubi se relacionam com o que
- aconteceu antes da conversa.
- vai acontecer depois da conversa.
- está acontecendo no momento da conversa.
- Neste contexto, as fórmas verbais “” lissenin e “” corresponderiam em português, respectivamente, a
- “ouvir” e “fazer”.
- “ouvido” e “feito”.
- “ouvindo” e “fazendo”.
6. faindin nimo (2003)
Coral: Shh, you’re gonna wake the kids.
Marlin: Oh, right. Right.
Coral: Aww, look. They (A) dream / ’re dreaming. We still (B) have / are having to name them.
Dory: Hey! How about we (C) play / ’re playing a game?
Marlin: All right.
FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 ). minutos
Dory: OK, I (D) think / ’m thinking of something orange, and it’s small reticências
Marlin: It’s me.
Dory: Right!
Nemo: Excuse me. Are you all right?
Dory: I don’t know where I am reticências I don’t know what (E) goes on / ’s going on. I think I lost somebody but I, I can’t remember reticências and I can’t remember reticências
Nemo: It’s OK, it’s OK. I (F) look / ’m looking for someone, too. Hey, we can look together.
Dory: I’m Dory.
Nemo: I’m Nemo.
FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 ). minutos
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é criar e representar, com seus colegas, uma cena de conversa em família. A encenação será uma fórma de brincar de teatro. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com eles no Listening.
1.
sôbre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Conversa em família.
Qual é o tema? Vida em família.
Qual é o objetivo? Encenar para a turma, como se fosse um dia típico na vida de uma família.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Oralmente, na sala de aula ou em outro local da escola.
Quem participará? Todos os estudantes criarão e representarão a cena em grupos.
túlbóks
-
- O grupo deve decidir o assunto a ser tratado na encenação da conversa em família. Lembrem-se de que alguns temas da vida familiar podem ser delicados para colegas da turma, então é melhor evitá-los.
b. No lissenin, vocês ouviram e trabalharam com duas conversas que tinham como assunto a vida em família. Ouçam-nas novamente e observem:
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
- a troca de turnos de fala, ou seja, a mudança do falante, costuma ser rápida, pois as frases geralmente são curtas;
- o uso da linguagem informal, como se pode perceber por meio do vocabulário empregado: “” ié, “”, “”, “”;
- o emprego de expressões como “ ãn” e “ um”;
- outras características que considerem importantes.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
2.
a. Verifiquem o vocabulário e a construção das frases que vocês vão utilizar. É provável que seja necessário ampliar o vocabulário sobre família. Consultem a seção áison grémer e, se possível, um dicionário impresso ou digital.
b. Para criar um bom diálogo, é importante elaborar um roteiro. Leiam as transcrições a seguir, de duas cenas de filmes. A primeira, de (2003), é uma cena com Nemo e seu pai, Marlin, acordando para o primeiro dia de aula de Nemo; a segunda, de Rio 2 (2014), traz uma discussão entre o pai, , a mãe, blu , e os filhos Carla e Tiago. jiél
Transcrição 1
Nemo: First day of school! First day of school! Wake up, wake up! C’mon, first day of school!
Marlin: I don’t wanna go to school. Five more minutes.
Nemo: Not you, Dad. Me!
Marlin: OK reticências huh?
Nemo: Get up, get up! It’s time for school! It’s time for school! It’s time for school! It’s time for school! Oh boy! Oh boy!
Marlin: All right, I’m up, it’s time for school.
FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 ). minutos
Transcrição 2
Blu: Kids, next time, ask me.
Carla: But you always say “no.”
Blu: No, I don’t.
Tiago: Dad, you’re in denial.
Blu: OK. Honey, do I always say “no?”
Jewel: Yes. I mean, uh reticências no.
Carla: Great. Now Mom’s saying it, too.
RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos da América, 2014. 1 dêvedê (101 ). minutos
c. Preparem uma primeira versão do roteiro e mostrem a colegas de outros grupos. Anotem as sugestões deles, façam os ajustes necessários e, em seguida, ensaiem a encenação de vocês.
istép béqui
-
- roteiro bem organizado de uma conversa em família;
- conteúdo adequado, vocabulário e construções utilizadas corretamente.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que as imagens mostram?
- Ao observar as imagens dessas famílias, de onde você imagina que elas sejam? Como você acha que é a vida dessas famílias?
- Caso você tivesse a chance de viver com sua família por algum tempo em qualquer lugar do mundo, que lugar você escolheria? Justifique sua resposta.
- Após ter estudado esta unidade, como você explicaria o título “”? eti de endi ofi de dei femili is femili
- Qual dos textos da unidade você acha que ilustra melhor seu título?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você achou mais interessante nesta unidade?
- Os pôsteres observados deixaram você com vontade de assistir aos filmes? Por quê?
- O que você consegue lembrar sobre as histórias lidas nas sinopses dos filmes?
d. No caderno, que (
) você desenharia para representar seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos?- Leitura de pôsteres de filmes.
- Leitura de sinopses de filmes.
- Compreensão de conversas em família em filmes.
- Apresentação da cena de conversa em família para a turma.
- Participação durante as aulas.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item d.
Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
- Leitura de pôsteres de filmes.
- Leitura de sinopses de filmes.
- Compreensão de conversas em família em filmes.
- Apresentação da cena de conversa em família para a turma.
- Participação durante as aulas.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras/expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
Jewel’s long-lost father
( página 141)
“Bob: Yeah. But that’s okay. Because what’s important is that Mommy and I are always a team.
Dash: Good night, Mom. Night, Dad.”
( página 143; Conversa um)
Male / Masculino |
Female / Feminino |
---|---|
grandfather |
grandmother |
father/dad/daddy |
mother/mom/mommy |
son |
daughter |
brother |
sister |
uncle |
aunt |
nephew |
niece |
husband |
wife |
Who / Quem |
Example / Exemplo |
|
---|---|---|
parent |
father/mother |
Marlin and Coral are my parents. |
grandparent |
grandfather/grandmother |
John and Mary are my grandparents. |
sibling |
brother/sister |
Bino and Fino are siblings. |
child |
son/daughter |
Dash and Violet are Bob and Helen’s children. |
egzâmpol tchu
the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws.”
( página141)
Genitive case
- Em inglês, acrescentamos um apóstrofo seguido de ésse () ao substantivo que queremos indicar como possuidor de algo.
- Quando o substantivo já está no plural e termina em , acrescentamos apenas o apóstrofo ésse . Exemplo: apóstrofo .
- Caso mais de uma pessoa possua
- a mesma coisa: acrescentamos apenas ésse ao final do último nome. Exemplo: ().
- coisas diferentes: acrescentamos ésse após cada nome. Exemplo: ().
“Bob: All right, Dash. I know you’re listening. Come on out.
Helen: Vi? You, too, young lady.
Bob: Come on. Come on out. It’s OK, kids. We’re just having a discussion.”
( página 143; Conversa um)
“Simon: You guys aren’t sleek, you know?
Jujube: What are you doing?
Simon: Nothing.”
( página 143; Conversa um um)
Affirmative / Afirmativo |
Negative / Negativo |
Interrogative / Interrogativo |
---|---|---|
I’m watching a movie. |
I’m not watching a movie. |
Am I watching a movie? |
You’re listening to the dialogues. |
You’re not/You aren’t listening to the dialogues. |
Are you listening to the dialogues? |
He’s reading a movie poster. |
He’s not/He isn’t reading a movie poster. |
Is he reading a movie poster? |
We’re reading the movie synopsis. |
We’re not/We aren’t reading the movie synopsis. |
Are we reading the movie synopsis? |
You’re discussing the movie. |
You’re not/You aren’t discussing the movie. |
Are you discussing the movie? |
They’re reading the script. |
They’re not/They aren’t reading the script. |
Are they reading the script? |
- O présenti contínuous é usado, na maior parte das vezes, para expressar situações que estejam acontecendo no exato momento em que estamos falando ou escrevendo.
- Para formá-lo, usamos sujeito + verbo tchu bi + verbo principal, ao qual acrescentamos . Em alguns casos, a ortografia dos verbos principais precisa ser alterada:
- para verbos terminados em ê (quando essa letra não é pronunciada), remove-se a letra e acrescenta-se . Exemplo: tchu révi > .
- para verbos terminados em consoante + vogal + consoante (cuja única ou última sílaba seja a tônica), dobra-se a última consoante e acrescenta-se . Exemplo: > .
- para verbos terminados em , substitui-se o í ê í ê por ípsilon e acrescenta-se . Exemplo: > .