iuniti eitchi a pleici in de san
Gêneros discursivos: infográfico e álbum de fotos.
Tema: o lugar onde vivemos.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos infográfico e álbum de fotos;
- refletir sobre a diversidade das condições de vida em diferentes lugares e sobre as relação entre urbanização e questões ambientais.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
- Qual é a principal diferença entre as duas imagens?
- Na opinião de vocês, quais são as vantagens de viver em cidades como as das duas imagens?
- Algumas pessoas consideram muito estressante a vida em uma cidade como a da imagem dois. Vocês concordam? Por quê?
- Em qual tipo de cidade vocês imaginam que a vida seja melhor? Expliquem.
- Indiquem qual imagem mostra a cidade em que provavelmente há mais
- carros.
- poluição.
- áreas verdes.
- lazer e eventos.
- lojas e restaurantes.
- silêncio e tranquilidade.
- prédios e construções altas.
-
- Como é a cidade onde vocês vivem?
- De quais lugares e características de sua cidade vocês gostam? Por quê?
- Existe algo de que vocês não gostem em sua cidade? Do quê?
- Na opinião de vocês, o que pode ser feito para que a vida em sua cidade se torne melhor?
- Vocês sentem falta de algo na cidade onde vivem? Inspirem-se no que é mencionado na questão 1e.
II.
- As imagens mostram duas áreas de uma mesma cidade. Que diferenças vocês observam entre elas? Quais seriam as razões da existência dessas diferenças?
- Na opinião de vocês, quais são as prováveis diferenças de estilo de vida dos moradores de cada um desses lugares?
- Em qual país vocês acham que essas fotos foram tiradas? Por quê?
d. Vocês acham que todos os países do mundo têm desigualdades sociais? Por quê?
-
- Quais serviços vocês consideram fundamentais para o bom funcionamento de uma cidade?
- Internet.
- Transporte.
- Luz elétrica.
- Coleta de lixo.
- Água canalizada.
- Esgoto canalizado.
- Esses serviços básicos que vocês assinalaram existem em sua cidade? Algum deles precisa ser melhorado? Por quê?
- Quais serviços vocês consideram fundamentais para o bom funcionamento de uma cidade?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- Na opinião de vocês, por que a água é importante para nossas vidas?
- De onde vem a água que vocês bebem e usam em suas casas? Vocês sabem se há fontes naturais de água na cidade onde vivem?
- Vocês consideram que as pessoas se preocupam com o meio ambiente na cidade onde vocês vivem? Por quê?
- Vocês já viram um infográfico? Como vocês explicariam a um colega o que é um infográfico? Se nunca viram, imaginem pelo nome como seria.
ríd tchu lârn
-
- observar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
- identificar características de infográficos.
Eyes on grammar –
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo do infográfico?
- Quais são as instituições internacionais responsáveis pelo infográfico? Como você identificou essa informação?
-
- Segundo as informações do infográfico, 2,1 bilhões de pessoas
- já têm acesso à água potável em suas cidades.
- ainda não têm acesso à água potável em suas casas.
- Segundo as informações do infográfico, 2,1 bilhões de pessoas
- De acordo com o infográfico, 159 milhões de pessoas
- têm acesso a água potável e encanada.
- bebem água diretamente de riachos e lagos.
- Conforme o texto, 263 milhões de pessoas
- têm fornecimento de água em suas casas.
- gastam mais de 30 minutos cada vez que precisam buscar água.
- O objetivo até o ano de 2030 é que haja acesso universal e igualitário
- à água potável.
- às fontes de água, como riachos e lagos.
3. Complete as informações de acordo com o infográfico e relacione-as com as imagens.
a. Tempo que
de pessoas gastam para buscar água.b. Fontes superficiais onde
de pessoas coletam água para beber.c. Fornecimento de água potável, ao qual
de pessoas não têm acesso.I.
II.
III.
d. Que expressões no texto correspondem a “água potável”?
tésqui tchu
bifór rídin
-
- O que as imagens têm em comum?
- O que as imagens têm em comum?
II.
- Qual é a diferença entre elas?
c. Em qual das duas cidades vocês acham que a qualidade de vida é melhor? Por quê?
II.
- Algum dos meios de locomoção retratados nas imagens é comum em sua cidade para a ir de casa até o trabalho e até a escola? qual ou quais?
- Mencionem pelo menos uma vantagem e uma desvantagem de se locomover
- a pé.
- a cavalo.
- de carro.
- de ônibus.
- de bicicleta.
- de motocicleta.
c. Quais meios de locomoção vocês acham mais adequados à preservação do meio ambiente? Por quê?
-
- Em sua cidade há áreas verdes, como parques, praças, bosques ou matas? Que atividades vocês realizam nesses lugares? Caso não haja áreas verdes, onde as pessoas praticam atividades ao ar livre em sua cidade?
- Vocês já ouviram a expressão “cidade verde”? O que acham que ela significa?
- Na opinião de vocês, que ações podem ser tomadas para que uma cidade se torne “verde”?
- Observem o título do infográfico em ríd tchu lârn. Qual pode ser o objetivo deste texto?
ríd tchu lârn
-
- verificar a relação entre o título do texto e as informações apresentadas;
- identificar características de infográficos.
Eyes on grammar –
constrãquitchion minins
-
- O infográfico, publicado em 2014, apresenta dados sobre algumas cidades. Quais são as informações apresentadas?
- Quantas cidades são mencionadas no texto?
- Quais destas informações sobre as cidades podem ser encontradas no infográfico?
- População.
- Disponibilidade de áreas verdes.
- Quantidade de animais de estimação.
- Número de bicicletas.
- Quantidade de escolas.
- Porcentagem de pessoas que possuem automóvel.
-
- Identifique no infográfico:
- a cidade com a maior população.
- a cidade com grande quantidade de bicicletas.
- as cidades cuja porcentagem de pessoas que têm automóveis foi citada.
- Relacione as cidades com suas respectivas informações.
- Amsterdam
- Copenhagen
- London
- Stockholm
- Vancouver
- Possui seiscentas mil bicicletas.
- Utiliza energia de hidrelétricas.
- Dispõe de 11,7% de áreas verdes.
- Tem uma população estimada de 8.174.100 pessoas.
- Exige que as novas construções tenham telhados cobertos de vegetação.
- Identifique no infográfico:
tésk thri
bifór rídin
-
- Vocês gostam de ver fotos de lugares que não conhecem? Por quê?
- Que tipos de paisagem vocês gostam de ver em fotos?
- Cachoeiras.
- Cidades.
- Florestas.
- Jardins.
- Montanhas.
- Monumentos arquitetônicos.
- Praias.
- Rios.
- Trilhas.
- Se vocês tivessem de mostrar características da cidade onde vivem, que lugares fotografariam? Como vocês descreveriam esses lugares em poucas palavras?
- O que vocês esperam encontrar em um texto com fotos urbanas mais importantes de determinado ano?
ríd tchu lârn
-
- observar a relação entre linguagem verbal e não verbal;
- identificar características de álbuns de fotos.
Eyes on grammar – egzâmpol tchu
BLASON, J. Urban photos of the year – in pictures. The Guardian, Londres, Reino Unido, 29 dezembro 2014. Seção Urban Eye. Disponível em: https://oeds.link/vyGrbl. Acesso em: 13 janeiro 2022.
constrãquitchion minins
-
- Em que cidades ocorreram as seguintes situações representadas nas imagens?
- Mercado rodeado de apartamentos.
- Pessoas reunidas durante a Copa do Mundo.
- Parede de neve formada por uma forte nevasca.
- Construções muito diferentes compartilhando a mesma área.
- Depois de observar as imagens e ler as fotos-legendas, que fato é possível afirmar que elas têm em comum?
- Mostram lugares isolados.
- Revelam cenas surpreendentes.
- Mostram catástrofes ambientais.
- Representam acontecimentos diários.
- Em que cidades ocorreram as seguintes situações representadas nas imagens?
-
- Identifique as características das fotos-legendas.
- São curtas e descritivas, retratando um lugar.
- São longas e narrativas, contando uma história.
- Indicam sempre o nome do país onde as fotos foram tiradas.
- Indicam sempre o lugar específico onde as fotos foram tiradas.
- Contêm muitas informações sobre os lugares representados.
- Contêm poucas informações sobre os lugares representados.
- Qual seria o propósito dessas fotos-legendas?
- Apresentar informações sobre como a foto foi tirada.
- Descrever as fotos, destacando o aspecto surpreendente da situação representada.
- Identifique as características das fotos-legendas.
think a lítol mór
-
- O infográfico da mostra a falta de acesso à água potável ao redor do mundo. Na opinião de vocês, de que fórma a falta de água potável afeta a vida das pessoas?
- O infográfico da foi publicado há cêrca de dez anos. Como vocês acreditam que a situação esteja hoje? Por quê? Pesquisem sobre o assunto e atualizem os dados presentes no texto.
- Em comparação com as cidades apresentadas no infográfico da , o município onde vocês vivem pode ser considerado uma “cidade verde”? Por quê?
- O infográfico da mostra cidades de quais continentes? Qual poderia ser a razão da ausência de cidades de outros lugares do mundo na lista dos mais “verdes”?
- Qual foto da vocês acharam mais interessante? Por quê?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Before Listening
1.
No pré-pandemia, quase 38 por cento da população tinha alguma dificuldade de acesso à água
23/06/2021 10h00 | Atualizado em 23/06/2021 12h42
Resumo
- Apenas 62,2% da população consumia água oriunda de rede geral de distribuição, com abastecimento diário e tinha estrutura de armazenamento.
- 3,4% viviam em domicílios que não estavam ligados à rede geral de água nem tinham canalização. No Norte do país esse percentual era ainda maior, 10,7%.
BARROS, A. No pré-pandemia, quase 38% da população tinha alguma dificuldade de acesso à água. Agência de Notícias í bê gê É, abre colchete sem local fecha colchete, 23 junho 2021. Disponível em: https://oeds.link/h7CDpK. Acesso em: 14 janeiro 2022.
- Vocês tinham ideia de que essa situação de falta de acesso à água acontecia no Brasil? Justifiquem.
- Como é viver sem acesso diário à água? Que dificuldades acontecem no dia a dia de quem passa por essa situação?
c. Vocês vão ouvir o áudio de uma campanha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( unêsco) sobre o acesso à água. Por que uma instituição como a unêsco promove uma campanha com esse tema?
líssen tchu lârn
-
- identificar o objetivo do texto;
- verificar características de anúncios de campanha social.
Anúncio de campanha social
Título: How far would you walk to find clean drinking water? | UNICEF
Data: 27/08/2017
Fonte: Unicef
HOW far would you walk to find clean drinking water? | UNICEF : sem local Unicef, 27 agosto 2017. 1 vídeo (157 minutos). Publicado pelo Canal segundos Unicef. Disponível em: https://oeds.link/Jer5v3. Acesso em: 14 janeiro 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Numere as seguintes imagens do vídeo “” de acôrdo com o que você ouve na gravação. Três imagens já têm os números.
- Numere as seguintes imagens do vídeo “” de acôrdo com o que você ouve na gravação. Três imagens já têm os números.
II.
III.
IV.
V.
VI.
VII.
VIII.
IX.
X.
b. Que relação existe entre o tema dessa campanha social e o infográfico da ( rídin)?
-
- Qual é o objetivo da campanha apresentada no vídeo?
- As pessoas que aparecem no vídeo não aceitam a oferta de água. Por quê?
think a lítol mór
-
- Na cidade ou no bairro onde vocês moram, acontece o problema mencionado no áudio, ou seja, as pessoas não têm água em casa? Nesses casos, o que a população faz para ter acesso à água? Caso isso não aconteça, como vocês imaginam que é viver sem água encanada?
- Vocês acham que muitas pessoas no mundo passam pelo problema mencionado no áudio, de precisarem caminhar quilômetros para conseguir água? Justifiquem.
- É importante haver campanhas como essa, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o acesso à água potável no mundo? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
all new buildings have ‘green roofs’.” ( um)
“44% of households have access to a car.” ( dois)
“There are 600,000 bicycles in Amsterdam ( três)
“In industrialized countries everybody has access to safe water ( quatro)
- Posse.
b. Existência.
Versão adaptada acessível
Atividade 1.
Match the verb forms "have", "there are" and "has" to the ideas they carry in each of the sentences.
A DAY in the life of Aysha, 13. : sem local Unicef, [2018]. 1 vídeo (1 símbolo de ponto de interrogação58 minutos). Publicado pelo Canal segundos Unicef. Disponível em: https://oeds.link/okOPtR. Acesso em: 7 janeiro 2022.
- hév
- hév
d. hév
THE JOURNEY. Episode 2: Life without clean water. : sem local Unicef, [2017]. 1 vídeo (6 símbolo de ponto de interrogação39 minutos). Publicado pelo Canal segundos Charitywater. Disponível em: https://oeds.link/0VFlj7. Acesso em: 7 janeiro 2022.
- ríd tchu lârn página
- Que tipo de numeral eles são?
- Cardinal.
- Decimal.
- Qual é a diferença entre a grafia deles em inglês e em português?
- Nos infográficos lidos nesta unidade, aparecem vários números. Por que eles costumam ser usados em infográficos?
- Que tipo de numeral eles são?
-
- Reescreva os numerais no caderno usando as convenções da escrita em português.
- 1,000
-
- 7
- 8,174,100
-
- 85
- Quais numerais anteriores são cardinais e quais são decimais?
- Agora escreva no caderno os numerais do item a por extenso em inglês. Você pode consultar a seção áison grémer se achar necessário.
- Reescreva os numerais no caderno usando as convenções da escrita em português.
I.
II.
III.
IV.
d. Complete as frases a seguir com os números dos parênteses por extenso.
I.
II.
III.
IV.
6.
- Quais desses elementos estão presentes na imagem?
b. Que itens se referem a meios de transporte?
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é produzir, com um colega, um álbum com imagens e fotos-legendas que apresentem a cidade ou o bairro onde vocês moram. Vocês já viram um exemplo e trabalharam com ele na Task 3 (Reading).
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Álbum de fotos.
Qual é o tema? O lugar onde vivemos.
Qual é o objetivo? Retratar lugares da cidade ou do bairro onde se vive.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? No mural da sala de aula ou da escola.
Quem participará? Todos os estudantes, em duplas.
túlbóks
-
- A primeira decisão é da turma toda: se vão abordar o bairro ou a cidade onde vivem. Pensem nas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
- Cada dupla deve escolher o aspecto que vai destacar em suas imagens do álbum. Por exemplo, no álbum da tésk thri, todas as imagens mostram um aspecto surpreendente dos lugares, mas vocês podem retratar paisagens (áreas verdes, parques, praças), lugares públicos (hospitais, escolas) ou situações cotidianas (crianças brincando, pessoas fazendo compras ). etcétera
- Decidam também como vão obter as imagens. Se tiverem um celular com câmera ou uma máquina fotográfica, considerem a viabilidade de tirar as fotos. Nesse caso, o álbum poderá ser digital. Caso isso não seja possível, verifiquem com parentes, vizinhos e amigos se eles têm fotos como as que vocês querem e se podem emprestá-las para montar o álbum. Outra opção é pesquisar em jornais, revistas, catálogos, folhetos etcétera – tanto em papel quanto na internet – fotos que possam usar.
- Observem novamente as imagens do álbum na e analisem suas fotos-legendas. Nelas são descritos brevemente a situação e o lugar retratados. Da mesma , façam descrições das imagens que vocês escolheram para o álbum. fórma
- Caso precisem saber palavras novas em inglês para redigir as fotos-legendas, consultem o professor, dicionários impressos e on láine, aplicativos e buscadores na internet. Lembrem-se de que as fotos-legendas devem ser curtas e descritivas.
- Pensem, com toda a turma, no título do álbum. Lembrem-se de que o título deve dar uma ideia do que as fotos representam, como o do álbum da : “”.
- Organizem as imagens e as fotos-legendas e montem a parte de vocês do álbum. Em seguida, troquem as imagens e as fotos-legendas com as de outra dupla, para que uma informe à outra o que considerou pertinente e o que pode ser melhorado.
istép béqui
-
- fotos adequadas ao aspecto que querem destacar do lugar escolhido;
- fotos-legendas apropriadas, que descrevem a cena retratada de fórma concisa;
- vocabulário adequado ao que é representado nas fotos.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Em sua opinião, como as imagens das páginas de abertura ilustram o título da unidade?
- Que relação você pode estabelecer entre os textos trabalhados na unidade e essas imagens?
- Observe atentamente as imagens, converse com os colegas e tente relacionar cada imagem ao país que ela retrata.
- África do Sul
- Austrália
- Brasil
- Colômbia
- Estados Unidos
- Panamá
- Senegal
- Alguma resposta do item 1 cê surpreendeu você? Por quê?
- Você acha que os moradores das cidades representadas nas imagens têm o mesmo estilo de vida? Por quê?
- Após as reflexões propostas nesta unidade, como você avalia a qualidade de vida em sua cidade?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você achou mais interessante nesta unidade? Por quê?
- Os infográficos fizeram você refletir sobre questões ambientais e o lugar onde mora? De que maneira?
- Conte resumidamente o que você aprendeu nesta unidade sobre o acesso à água no mundo.
d. Em seu caderno, desenhe um emoji (
) para seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:- Leitura de infográficos.
- Leitura de álbuns de fotos.
- Produção de álbuns de fotos.
- Participação ao longo das aulas.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item d.
Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
- Leitura de infográficos.
- Leitura de álbuns de fotos.
- Produção de álbuns de fotos.
- Participação ao longo das aulas.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
1 egzâmpol
“844 million do not have basic drinking water services.”
( página156)
“44% of households have access to a car.”
( página 159)
Affirmative / Afirmativo |
Negative / Negativo |
Interrogative / Interrogativo |
---|---|---|
I have basic drinking water services. |
I do not/don’t have basic drinking water services. |
Do I have basic drinking water services? |
You have access to a car. |
You do not/don’t have access to a car. |
Do you have access to a car? |
He/She/It has access to safe water. |
He/She/It does not/doesn’t have access to safe water. |
Does he/she/it have access to safe water? |
We have piped water. |
We do not/don’t have piped water. |
Do we have piped water? |
You have basic drinking water services. |
You do not/don’t have basic drinking water services. |
Do you have basic drinking water services? |
They have access to safe water. |
They do not/don’t have access to safe water. |
Do they have access to safe water? |
2 egzâmpol
“159 million drink water directly from surface sources, such as streams or lakes.”
( página 156)
“44% of New Yorkers own a car. There are 600,000 bicycles in Amsterdam
( página 159)
“A train passes through slums in central Dhaka, with the buildings of the Karwan Bazaar district rising up in the background
( página 161)
lake |
apartment/flat |
park |
by |
on |
---|---|
bike/bicycle |
foot |
“2.1 billion people
( página 156)
“8.4 million 27,700 people/ 13,051 people/ 11.7% of the city is covered with green spaces 13,466 people/ 9,080 people/ There are 600,000 bicycles in Amsterdam
( página 159)
2.1 |
two point one |
8.4 |
eight point four |
11.7 |
eleven point seven |
15.25 |
fifteen point two five |
1,000 |
a/one thousand |
9,080 |
nine thousand eighty |
13,051 |
thirteen thousand fifty-one |
13,466 |
thirteen thousand four hundred sixty-six |
27,700 |
twenty-seven thousand seven hundred |
201,000 |
two hundred one thousand |
600,000 |
six hundred thousand |
• Em inglês, usa-se vírgula para separar milhares e ponto para separar decimais.