Project 2 de pleici ui bilongui

Produto final: um blogue para discutir questões sobre o lugar onde moramos.

Gêneros discursivos: dados e fatos, infográfico, entrevista, introdução de blogues e cartaz.

Tema: nossa cidade.

Os objetivos deste projeto são:

  • criar um blogue para discutir questões sobre o lugar onde moramos;
  • praticar a compreensão leitora de postagens de blogue;
  • produzir dados e fatos, infográfico, entrevista, introdução de um blogue e cartaz;
  • discutir questões relacionadas à cidade;
  • desenvolver a colaboração por meio de um projeto em grupo.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Como vocês descreveriam o lugar onde vivem?
    1. Que lugares da cidade onde vocês moram recomendariam para alguém conhecer?
    1. Quais são os aspectos positivos e negativos da cidade onde vocês moram? Justifiquem a resposta.
    1. Como a população poderia melhorar a cidade onde vocês vivem?
    1. Como vocês poderiam contribuir para essas melhorias?
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês sabem o que é um blogue? Que tipos de blogue vocês conhecem? Caso não saibam, como vocês acham que é um blogue?
    1. Os blogues, muitas vezes, são criados para compartilhar experiências pessoais ou divulgar informações sobre pessoas, instituições e ações em favor de alguma causa. Que experiências vocês poderiam compartilhar em um blogue sobre a cidade onde vivem? Justifiquem sua resposta.
    1. Que textos vocês acham que encontrariam em um blogue de campanha social?
    1. Vocês sabem se existe algum blogue sobre o bairro ou a cidade onde vocês moram? Do que ele trata? Caso não haja, o que poderia ser interessante tratar nele?
    1. Pesquisem blogues que tratam de questões relacionadas a uma cidade ou um bairro e relatem o que encontraram. Vocês acham que esses blogues contribuem para a melhoria da região de que tratam? Como isso acontece?
    1. Se vocês fossem criar um blogue para uma campanha relacionada à cidade onde vivem, que causa defenderiam? Por quê?
    1. Como vocês acham que deveria ser esse blogue?
Ícone de atividade oral.

3.

Reprodução de página da internet.  Em azul-claro, uma esfera terrestre com ícones no contorno em prédio, árvores e pessoas caminhando. Ao centro, forma do mapa do Brasil em branco. Ilustração. Local com grama e silhueta de um menino sobre uma bicicleta para a direita e uma árvore. Acima, no céu, um pássaro sobrevoando. Descrição de post de blog. Espaço Ciência e Natureza Blog para divulgar as atividades de Educação Ambiental de Sapucaia do Sul. março 01, 2018. V Conferência Nacional. Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. VAMOS CUIDAR DO BRASIL. CUIDANDO DAS ÁGUAS Dia 28 de janeiro aconteceu no auditório da EMEF Júlio Ströher a 1a reunião de formação continuada do Coletivo Educador de Sapucaia do Sul. Esta atividade acontece uma vez por mês com o objetivo de instrumentalizar os professores no desenvolvimento dos projetos nas escolas. As atividades do Coletivo Educador acontecem através da parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. [...]

FORMAÇÃO de janeiro – Coletivo Educador/Sapucaia do Sul. In: Espaço Ciência e Natureza. Sapucaia do Sul, 1º março 2018. Disponível em: https://oeds.link/NC9k13. Acesso em: 3 janeiro2022.

  1. Que tipo de informação esse blogue divulga?
  1. Quem se interessaria em ler esse blogue?
  1. Na opinião de vocês, como o nome do blogue se relaciona à proposta da campanha? Justifiquem sua resposta.
  1. A postagem, isto é, o texto publicado no blogue, inicia-se com
    1. uma apresentação.
    2. um cartaz.
    3. uma entrevista.
    4. um infográfico.
Ícone de atividade oral.

4.

Reprodução de página da internet.
No topo da página, o texto: Instituto Jô Clemente, hashtag Inclusão. O blog oficial do Instituto Jô Clemente.  Abaixo, texto com o tótulo About. ilustração. Fundo em roxo, com texto em branco à esquerda: Instituto Jô Clemente #INCLUSÃO O blog oficial do Instituto Jô Clemente. Na ponta superior, à direita, ícones de redes sociais: facebook, twitter, LinkedIn, Instagram, youtube e lupa.

Sobre

O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.

SOBRE. In: rréchitégui (cerquilha, sustenido)Inclusão. abre colchetesem localfecha colchete: Instituto Jô Clemente. 2022. Disponível em: https://oeds.link/7CSxfk. Acesso em: 3 janeiro 2022.

  1. Qual é o propósito desse blogue?
  1. O texto intitulado “Sobre” tem qual finalidade?
  1. Na opinião de vocês, por que o nome do blogue é rréchitégui (cerquilha, sustenido)inclusão? Por qual motivo se usou rréchitégui (cerquilha, sustenido) (réchitégui) em seu nome?
  1. Vocês já conheciam o Instituto Jô Clemente, antiga apae de São Paulo? O que vocês aprenderam sobre ele após ler o texto?
  1. Vocês acham importante a atuação de organizações sem fins lucrativos, como o Instituto Jô Clemente? Por quê?

f. Vocês entrariam em contato com uma organização como esta? Que tipo de mensagem vocês enviariam?

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    Ícone de atividade oral.

    5.

    Reprodução de página da internert. À esquerda, logotipos coloridos e à direita, menus: About, #recyclingheroes v, Seventh resource, sponsors, resources, blog, media e contact. À esquerda, logotipo com planisfério em verde, com setas coloridas ao redor em rosa, laranja, azul e texto: Global Recycling Day, eighteen three. À direita, fotografia com partes coloridas em azul, verde, vermelho e amarelo. Texto em branco: Seven Questions We need to ask ourselves to ensure we create households and communities which recycle as responsibly as possible. Ao centro, uma fotografia. Uma mão de uma pessoa segurando embalagem em rosa amassada, perto de lixeira em laranja. Ao fundo, local com vegetação em verde. Ao redor textos enumerados: One. Do I dispose of everything I have used (from plastic bottles to refrigerators to cars) properly, so it can be recycled? Two. Do I know my municipality's policies on recycling and do I follow them? Three. Do I know what happens to my recyclables once they are taken away by my local municipality? Four. Do I, my family and my friends mend, repair and reuse in order to sustain the usefulness of the items around us for as long as possible? Five. Am I committed to producing as little waste as I can? Six. Do I know how, and do the brands that I buy make it easy for me, to make the right “recycling friendly” purchasing decisions? Seven. Am I sufficiently aware of my government's recycling legislation, or should I be demanding more? To learn more about our role in supporting a thriving recycling industry log on to www. Globalrecyclingday.com. To join voices across the world to have Global Recycling Day recognized by the UN please sign our petition by clicking here.

    SEVEN questions. In: Are you asking yourself the right recycling questions? sem local: Global Reclycling Day 18.03, [2022. Disponível em: https://oeds.link/nmg5KQ. Acesso em: 13 maio 2022.

    1. Pelo nome da campanha e pela logomarca, qual é a finalidade desse blogue?
    1. Para vocês, qual é a relação entre o nome da campanha e as ações que ela realiza?
    1. Na postagem do blogue há
      1. uma apresentação.
      2. um cartaz.
      3. uma entrevista.
      4. um infográfico.
    Ícone de atividade oral.
      1. O que os blogues apresentados neste projeto têm em comum?
      1. Com qual dessas campanhas vocês gostariam de colaborar? Por quê? Como vocês poderiam colaborar?

    pripérin dâ prôujéct

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    1.

    Neste projeto, você vai:

    um criar, com sua turma, um blogue com o tema The place where we live, apresentando uma proposta de ação social direcionada à cidade de vocês;

    dois integrar um dos cinco grupos da turma; cada um será responsável por um texto: apresentação do blogue, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico;

    três analisar, com a ajuda do professor, as possibilidades de hospedar o blogue na internet ou organizar o material e expô-lo em um mural da escola;

    quatro planejar o trabalho considerando:

    • como e onde será realizado o trabalho de elaboração do blogue;
    • qual texto será responsabilidade de cada grupo;
    • quanto tempo será necessário para realizar o projeto;
    • quando será feita a apresentação do blogue para a comunidade.
    Ícone de atividade no caderno.

    a. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno, completando-o com os dados que faltam.

    Ícone: NOTEBOOK.

    Sobre a produção proposta

    Qual é o produto final? Um blogue tematizando os problemas da nossa cidade que requerem a atenção da comunidade local.

    Quais são os gêneros discursivos? Apresentação de blogue, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico.

    Qual é o objetivo? Desenvolver uma proposta de ação social para melhorar nossa cidade.

    Qual é o tema? O lugar onde vivemos.

    A quem se dirige? À comunidade escolar.

    Como e onde será divulgado? Na internet ou em um mural da escola.

    Qual será a data de apresentação?

    espaços para respostas.

    Quais serão os recursos materiais necessários?

    espaços para respostas.
    Ícone de atividade no caderno.

    b. Organizem o cronograma e as tarefas em uma agenda da turma, escrita em língua inglesa.

    Ilustração.  Calendário mensal. Retângulo na horizontal em amarelo. À esquerda, texto: November twenty twenty-four. À direita, dias da semana: Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday e Saturday.  Dia um em Friday e trinta em Saturday. Todos os dias com espaço para resposta. Ícone. Notebook.

    hénds ón

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade no caderno.

    1.

    Ícone: NOTEBOOK.

    Aspecto

    Como está a nossa cidade

    O que precisa melhorar

    Área verde

    Há parques, praças, bosques ou matas?

    Transporte

    Como as pessoas costumam se locomover?

    Moradia

    As moradias, sejam casas ou apartamentos, estão em bom estado? moradia para todos?

    Educação

    Há boas escolas públicas, de todos
    os níveis educativos, para todos?

    Outros

    Ícone de atividade no caderno.
      1. Qual será o nome do blogue?
      1. Como será o visual do blogue (cores, imagens, leiáuti etcétera)?
      1. Quem ficará responsável por toda a parte técnica do blogue: encontrar uma plataforma gratuita, selecionar o leiáuti conforme as preferências da turma e postar os textos?
      1. Além dos textos indicados para integrar o blogue (apresentação, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico), vocês pensam em incluir mais algum? Se a resposta for afirmativa, pensem em qual seria e quem ficaria responsável por ele.
      1. As tarefas de cada grupo também precisam ser bem divididas entre seus membros e anotadas na agenda da turma:
        1. cartazes e infográficos precisam de responsáveis pelas imagens, pela pesquisa e pelo texto escrito;
        2. dados e fatos requerem uma pesquisa ampla para que as informações estejam corretas;
        3. entrevistas precisam de um roteiro escrito previamente elaborado, da escolha e de transcrição ou gravação da entrevista realizada;
        4. apresentações de blogue requerem um texto muito bem escrito e interessante para incentivar o leitor a continuar navegando e lendo os pôustes.
    Ícone de atividade oral.
      1. Selecionem com cuidado da cidade onde vocês moram que no blogue. Lembrem-se de que o objetivo é criar uma campanha; portanto, o ideal é selecionar algo que requeira bastante atenção da comunidade.
      1. Usem linguagem adequada ao público-alvo (pessoas da sua comunidade) e ao texto que ficou sob responsabilidade do seu grupo.
      1. Voltem às unidades nas quais os textos que vocês produzirão foram trabalhados: cartaz, Unidade 3; dados e fatos, Unidade 4; entrevista, Unidade 5; infográfico, Unidade 8. Na Unidade 1, há apresentações pessoais em blogues; neste projeto, contudo, o foco não é uma apresentação pessoal, mas dos objetivos do projeto.
    Ícone de atividade no caderno.
      1. Comecem pela pesquisa que vocês vão abordar e busquem textos que tenham esse conteúdo. Anotem suas conclusões e definam seus objetivos.
      1. Façam um rascunho da postagem de blogue e mostrem aos outros grupos para que eles façam comentários e deem sugestões.

    istép béqui

      • título adequado, que tenha relação com o objetivo proposto;
      • leiáuti visualmente organizado, com imagens, cores e linques adequados;
      • textos com linguagem adequada e que aproximem os leitores dos problemas apresentados;
      • proposta de ações com a participação da comunidade.
    Ícone de atividade no caderno.

    2.

    djóinin aidías

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade oral.
      1. Após criarem o blogue da turma, vocês vão apresentá-lo à comunidade escolar com suas propostas e seus diferentes pontos de vista sobre a cidade. Esse é um momento em que os colegas e o professor podem trocar ideias e sugerir melhorias para a cidade.
      1. Um blogue como esse tem um caráter de manifestação e de colaboração, por isso precisa circular para que mais pessoas possam se conscientizar da necessidade de cuidar da cidade.
      1. É importante manter o blogue ativo. Organizem-se para incluir gradativamente novas informações.
      1. Considerem a possibilidade de consultar a comunidade escolar sobre sugestões para enriquecer o blogue.