Project 2 – de pleici ui bilongui
Produto final: um blogue para discutir questões sobre o lugar onde moramos.
Gêneros discursivos: dados e fatos, infográfico, entrevista, introdução de blogues e cartaz.
Tema: nossa cidade.
Os objetivos deste projeto são:
- criar um blogue para discutir questões sobre o lugar onde moramos;
- praticar a compreensão leitora de postagens de blogue;
- produzir dados e fatos, infográfico, entrevista, introdução de um blogue e cartaz;
- discutir questões relacionadas à cidade;
- desenvolver a colaboração por meio de um projeto em grupo.
guétin stárted
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Como vocês descreveriam o lugar onde vivem?
- Que lugares da cidade onde vocês moram recomendariam para alguém conhecer?
- Quais são os aspectos positivos e negativos da cidade onde vocês moram? Justifiquem a resposta.
- Como a população poderia melhorar a cidade onde vocês vivem?
- Como vocês poderiam contribuir para essas melhorias?
-
- Vocês sabem o que é um blogue? Que tipos de blogue vocês conhecem? Caso não saibam, como vocês acham que é um blogue?
- Os blogues, muitas vezes, são criados para compartilhar experiências pessoais ou divulgar informações sobre pessoas, instituições e ações em favor de alguma causa. Que experiências vocês poderiam compartilhar em um blogue sobre a cidade onde vivem? Justifiquem sua resposta.
- Que textos vocês acham que encontrariam em um blogue de campanha social?
- Vocês sabem se existe algum blogue sobre o bairro ou a cidade onde vocês moram? Do que ele trata? Caso não haja, o que poderia ser interessante tratar nele?
- Pesquisem blogues que tratam de questões relacionadas a uma cidade ou um bairro e relatem o que encontraram. Vocês acham que esses blogues contribuem para a melhoria da região de que tratam? Como isso acontece?
- Se vocês fossem criar um blogue para uma campanha relacionada à cidade onde vivem, que causa defenderiam? Por quê?
- Como vocês acham que deveria ser esse blogue?
3.
FORMAÇÃO de janeiro – Coletivo Educador/Sapucaia do Sul. In: Espaço Ciência e Natureza. Sapucaia do Sul, 1º março 2018. Disponível em: https://oeds.link/NC9k13. Acesso em: 3 janeiro2022.
- Que tipo de informação esse blogue divulga?
- Quem se interessaria em ler esse blogue?
- Na opinião de vocês, como o nome do blogue se relaciona à proposta da campanha? Justifiquem sua resposta.
- A postagem, isto é, o texto publicado no blogue, inicia-se com
- uma apresentação.
- um cartaz.
- uma entrevista.
- um infográfico.
4.
Sobre
O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.
SOBRE. In: rréchitégui (cerquilha, sustenido)Inclusão. abre colchete sem local fecha colchete: Instituto Jô Clemente. 2022. Disponível em: https://oeds.link/7CSxfk. Acesso em: 3 janeiro 2022.
- Qual é o propósito desse blogue?
- O texto intitulado “Sobre” tem qual finalidade?
- Na opinião de vocês, por que o nome do blogue é rréchitégui (cerquilha, sustenido)inclusão? Por qual motivo se usou rréchitégui (cerquilha, sustenido) ( réchitégui) em seu nome?
- Vocês já conheciam o Instituto Jô Clemente, antiga apae de São Paulo? O que vocês aprenderam sobre ele após ler o texto?
- Vocês acham importante a atuação de organizações sem fins lucrativos, como o Instituto Jô Clemente? Por quê?
f. Vocês entrariam em contato com uma organização como esta? Que tipo de mensagem vocês enviariam?
Texto do Infografico
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
5.
SEVEN questions. In: Are you asking yourself the right recycling questions? sem local: Global Reclycling Day 18.03, [2022. Disponível em: https://oeds.link/nmg5KQ. Acesso em: 13 maio 2022.
- Pelo nome da campanha e pela logomarca, qual é a finalidade desse blogue?
- Para vocês, qual é a relação entre o nome da campanha e as ações que ela realiza?
- Na postagem do blogue há
- uma apresentação.
- um cartaz.
- uma entrevista.
- um infográfico.
-
- O que os blogues apresentados neste projeto têm em comum?
- Com qual dessas campanhas vocês gostariam de colaborar? Por quê? Como vocês poderiam colaborar?
pripérin dâ prôujéct
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
Neste projeto, você vai:
um criar, com sua turma, um blogue com o tema The place where we live, apresentando uma proposta de ação social direcionada à cidade de vocês;
dois integrar um dos cinco grupos da turma; cada um será responsável por um texto: apresentação do blogue, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico;
três analisar, com a ajuda do professor, as possibilidades de hospedar o blogue na internet ou organizar o material e expô-lo em um mural da escola;
quatro planejar o trabalho considerando:
- como e onde será realizado o trabalho de elaboração do blogue;
- qual texto será responsabilidade de cada grupo;
- quanto tempo será necessário para realizar o projeto;
- quando será feita a apresentação do blogue para a comunidade.
a. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno, completando-o com os dados que faltam.
Sobre a produção proposta
Qual é o produto final? Um blogue tematizando os problemas da nossa cidade que requerem a atenção da comunidade local.
Quais são os gêneros discursivos? Apresentação de blogue, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico.
Qual é o objetivo? Desenvolver uma proposta de ação social para melhorar nossa cidade.
Qual é o tema? O lugar onde vivemos.
A quem se dirige? À comunidade escolar.
Como e onde será divulgado? Na internet ou em um mural da escola.
Qual será a data de apresentação?
Quais serão os recursos materiais necessários?
b. Organizem o cronograma e as tarefas em uma agenda da turma, escrita em língua inglesa.
hénds ón
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
Aspecto |
Como está a nossa cidade |
O que precisa melhorar |
---|---|---|
Área verde |
Há parques, praças, bosques ou matas? |
|
Transporte |
Como as pessoas costumam se locomover? |
|
Moradia |
As moradias, sejam casas ou apartamentos, estão em bom estado? Há moradia para todos? |
|
Educação |
Há boas escolas públicas, de todos |
|
Outros |
-
- Qual será o nome do blogue?
- Como será o visual do blogue (cores, imagens, leiáuti )? etcétera
- Quem ficará responsável por toda a parte técnica do blogue: encontrar uma plataforma gratuita, selecionar o leiáuti conforme as preferências da turma e postar os textos?
- Além dos textos indicados para integrar o blogue (apresentação, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico), vocês pensam em incluir mais algum? Se a resposta for afirmativa, pensem em qual seria e quem ficaria responsável por ele.
- As tarefas de cada grupo também precisam ser bem divididas entre seus membros e anotadas na agenda da turma:
- cartazes e infográficos precisam de responsáveis pelas imagens, pela pesquisa e pelo texto escrito;
- dados e fatos requerem uma pesquisa ampla para que as informações estejam corretas;
- entrevistas precisam de um roteiro escrito previamente elaborado, da escolha e de transcrição ou gravação da entrevista realizada;
- apresentações de blogue requerem um texto muito bem escrito e interessante para incentivar o leitor a continuar navegando e lendo os . pôustes
-
- Selecionem com cuidado da cidade onde vocês moram que no blogue. Lembrem-se de que o objetivo é criar uma campanha; portanto, o ideal é selecionar algo que requeira bastante atenção da comunidade.
- Usem linguagem adequada ao público-alvo (pessoas da sua comunidade) e ao texto que ficou sob responsabilidade do seu grupo.
- Voltem às unidades nas quais os textos que vocês produzirão foram trabalhados: cartaz, Unidade 3; dados e fatos, Unidade 4; entrevista, Unidade 5; infográfico, Unidade 8. Na Unidade 1, há apresentações pessoais em blogues; neste projeto, contudo, o foco não é uma apresentação pessoal, mas dos objetivos do projeto.
-
- Comecem pela pesquisa que vocês vão abordar e busquem textos que tenham esse conteúdo. Anotem suas conclusões e definam seus objetivos.
- Façam um rascunho da postagem de blogue e mostrem aos outros grupos para que eles façam comentários e deem sugestões.
istép béqui
-
- título adequado, que tenha relação com o objetivo proposto;
- leiáuti visualmente organizado, com imagens, cores e linques adequados;
- textos com linguagem adequada e que aproximem os leitores dos problemas apresentados;
- proposta de ações com a participação da comunidade.
2.
djóinin aidías
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Após criarem o blogue da turma, vocês vão apresentá-lo à comunidade escolar com suas propostas e seus diferentes pontos de vista sobre a cidade. Esse é um momento em que os colegas e o professor podem trocar ideias e sugerir melhorias para a cidade.
- Um blogue como esse tem um caráter de manifestação e de colaboração, por isso precisa circular para que mais pessoas possam se conscientizar da necessidade de cuidar da cidade.
- É importante manter o blogue ativo. Organizem-se para incluir gradativamente novas informações.
- Considerem a possibilidade de consultar a comunidade escolar sobre sugestões para enriquecer o blogue.