istartin pointi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Querido estudante,

Provavelmente, hoje é sua primeira aula de inglês.

Agora, você é um English student! O que acha disso?

PRIMEIRA PARTE

Você já deve conhecer muitas palavras em inglês e talvez use algumas no seu dia a dia. Além disso, lembre-se de que é possível descobrir (inferir) o sentido de palavras desconhecidas pelo contexto em que elas são usadas. O que você já sabe sôbre vários assuntos ajuda a fazer essas descobertas (inferências).

As atividades seguintes têm o objetivo de levar você a verificar o que já sabe em inglês e o que pode aprender usando os conhecimentos que já tem.

Ícone de atividade oral.
  1. Observem as imagens e façam o que se pede.
Fotografia. Solo com pista de corrida em marrom e listras em branco. À direita, vista parcial de pessoas agachadas, com as mãos sobre o chão, antes da primeira listra branca. Em segundo plano, solo com grama em verde-claro e árvores. No alto, céu nublado em cinza.

II.

Fotografia. Vista do alto de uma mesa de madeira em azul,  uma tigela azul com salada verde, cenoura ralada, azeitonas pretas, fatias de cebola e pedaços de tomates em vermelho. Na parte superior, texto à esquerda: PEÇA AGORA. Na parte inferior, à esquerda, texto: SALADA DELIVERY. À direita, três linhas de texto: SALADA, abaixo, SALADA mais MOLHO, abaixo SALADA mais PROTEÍNA.

III.

Ilustração. Uma barra na horizontal. Texto: Downloading new updates... Do not turn off the system. Abaixo, uma barra mostrando alguns pequenos retângulos. Metade destes retângulos estão pintados em amarelo, como se estivessem acesos, e a outra metade está em cinza, como se estivessem apagados. Abaixo, à esquerda, em amarelo: thirty-five minutes left. Ao centro: fifty percent e à direita, um botão com o texto: Cancel.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar conhecimento prévio e fazer inferências.

STARTING POINT

professor ou professora

Os objetivos principais desta unidade são realizar uma breve introdução à coleção e motivar os estudantes a ativar seus conhecimentos prévios para aprender inglês.

É importante observar que esta unidade não tem a mesma extensão nem a mesma organização que as demais.

As questões estão divididas em duas partes. Na primeira, busca-se inicialmente levar os estudantes a observar palavras em inglês que costumam ser empregadas no Brasil em diversas áreas, para mostrar que, na verdade, eles já sabem alguns vocábulos nessa língua. Em seguida, as questões partem de um tema recente para estimular o uso do conhecimento prévio.

Na segunda parte, são apresentados vocabulário e enunciados que costumam ser utilizados durante as aulas de inglês e outros que aparecem com frequência nos quatro volumes desta obra. É feito também um trabalho de orientação à pesquisa autônoma em relação à língua inglesa.

Destaca-se a inferência como uma estratégia de compreensão fundamental, presente ao longo da coleção. É relevante que, logo em seu primeiro contato formal com a língua na sala de aula, eles percebam que podem entender enunciados em outro idioma mesmo sem terem tido a oportunidade de estudá-lo anteriormente.

A questão 1 começa explorando o próprio título da unidade. Espera-se que a turma, mesmo não conhecendo o termo starting point, possa inferir seu significado por meio da imagem, associando-o também ao sentido que tem no título desta introdução ao livro. Pode ser importante destacar que, ao contrário das competições esportivas, no estudo de uma língua, a méta não é chegar primeiro, mas sim fazer um percurso que conhecimentos. Desse modo, cada atividade realizada representa um passo dado no sentido de aprender mais. As palavras em inglês nas duas imagens seguintes devem ser conhecidas pela turma, mas se não forem, é possível chegar ao sentido delas analisando a relação entre as linguagens verbal e não verbal.

Competências gerais desenvolvidas em Starting point


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 4, 5, 10.

  1. A imagem um retrata um istartin pointi. O que vocês acham que significa esse termo?
  1. Na opinião de vocês, por que esta unidade se chama istartin pointi?
  1. A que se refere a imagem dois? Vocês conseguem se lembrar de outros termos em inglês normalmente utilizados nesse contexto?
  1. O que vocês acham que a imagem três representa?
  1. Qual é o significado da palavra dauloldin? Caso não conheçam a palavra, tentem imaginar o sentido com base na imagem.
  1. tãrti faivi minutes léfiti significa que
  1. ainda faltam 35 minutos
  2. já transcorreram 35 minutos
Ícone de atividade oral.
  1. Tentem se lembrar de duas palavras em inglês utilizadas com frequência em cada um dos seguintes contextos.
    1. esportes
    2. moda
    3. música
    4. tecnologia
Ícone de atividade oral.
  1. Observem as imagens e façam o que se pede.
Ilustração. Um teclado de computador na horizontal em cinza-claro, com botões que indicam letras, sinais gráficos e números. Em destaque dentro de balões azuis, temos as teclas escape, tab, caps lock e shift do lado esquerdo. Do lado direito, temos: backspace, delete, enter e shift.

II.

Ilustração. Uma pedra cinza de formato quadrado, na parte superior há uma faixa amarela com o texto: LEVEL ONE HUNDRED AND FORTY-EIGHT. À direita da faixa, botão vermelho redondo com um x em cor  branca. Na parte central há duas estrelas em amarelo. Mais abaixo, há o texto: Select Resources. Abaixo do texto, há seis botões de formatos diferentes: um botão azul-claro com triângulo branco; um diamante rosa; um objeto amarelo em formato de trapézio; uma caixa branca; um coração vermelho e outro círculo azul-claro com triângulo branco dentro. Na parte inferior, há um botão verde, com texto: Play! À direita há uma outra pedra com o texto, Ranking. Abaixo, em lista, há o texto: one, Peter, one hundred and four thousand two hundred and three; two, Anonym, ninety-two thousand three hundred and fifty; three, User underscore twenty-three, seventy-five thousand eighty; four 4; Dasat, fifty-three thousand one hundred and ninety-one. Abaixo da lista, há um botão com o texto: Invite Friends. Em segundo plano, há local com vegetação rasteira e árvore com folhas em verde. No alto, céu em azul-claro e nuvens em branco, à direita.
  1. Identifiquem, em cada imagem, três palavras em inglês.
  1. Que sentido têm essas palavras nas imagens? Se não sabem, consultem os demais colegas.

c. Na opinião de vocês, por que é comum encontrarmos palavras em inglês quando usamos o computador e o ismartifône ou quando jogamos videogueime?

Respostas e comentários

1a Resposta esperada: linha de largada, ponto de partida.

1b Resposta pessoal.

1c Resposta esperada: refere-se à entrega de diferentes tipos de salada em domicílio. Resposta pessoal. Resposta possível: self-service, light, drive-thru.

1d Resposta pessoal. Resposta possível: representa uma barra de progresso de download em uma tela de computador ou videogame.

1e Resposta pessoal. Resposta possível: significa “baixando”. Pode fazer referência a arquivos ou dados para o computador ou videogame.

1f: um

2 Respostas pessoais. Respostas possíveis: esportes: replay, set, skate, surf; moda: fashion, shorts, jeans, cropped; música: rock, funk, DJ, rap; tecnologia: laptop, tablet, mouse, download. Objetivo da questão 2: ativar conhecimento prévio.

Objetivos da questão 3: fazer inferências e refletir sôbre o uso do inglês.

3a Respostas esperadas: Imagem 1 - backspace, delete, enter, lock e shift; Imagem 2 - friends, invite, level, play, ranking, resources e select.

3b Respostas pessoais.

3c Resposta pessoal.

Esse é um passo muito importante e significativo para a realização de inferências e sugerimos que seja sempre estimulado nas atividades de compreensão leitora. Além disso, como o procedimento nesta unidade é prioritariamente indutivo, verifique se em seu contexto é importante reforçar a autoestima dos estudantes, mostrando que eles estão construindo seus próprios conhecimentos sobre a língua com base no que já sabem.

As questões 2 e 3 avançam no sentido de ativar conhecimentos prévios dos estudantes acerca do uso de palavras em inglês em diversos contextos. A realização dessas questões oralmente, com toda a turma, contempla os diferentes interesses e saberes presentes na sala de aula. De acordo com o perfil dos estudantes e dos recursos disponíveis, avalie a conveniência de utilizar outros materiais acessíveis que tenham palavras ou textos em inglês, como rótulos, embalagens, fichas técnicas de aparelhos eletrônicos e manuais de instrução. Essa é uma fórma de preparar a turma para o tema da Unidade 2.

Competências específicas desenvolvidas em Starting point


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 3, 5.

Ícone de atividade no caderno.

4. Leia a charge e, em seguida, faça o que se pede.

Charge. Um menino em pé, em frente a uma lousa, com o corpo para a direita, de olhos grandes, nariz comprido, camiseta branca e calça escura. Ele olha para um cálculo na lousa: duzentos e quarenta e um mais trezentos e cInquenta e nove. Ele está segurando  um giz na mão esquerda e pensando: DOWLOADING ANSWER. ESTIMATED TIME REMAINING FOUR MINUTES AND FOURTEEN SECONDS.

GLASBERGEN Cartoon Service. Disponível em: https://oeds.link/ELduiY. Acesso em: 20 abr. 2023.

Did you know?

randi glasbergen (1957-2015) foi um cartunista estadunidense que teve seu trabalho publicado em revistas, jornais, cartões, calendários, mídias sociais, sáites e livros didáticos em todo o mundo.

  1. Onde o personagem está? Quem é ele e o que está tentando fazer?
  1. Ele parece estar achando fácil ou difícil resolver a tarefa? Justifique sua resposta.
  1. De acordo com o balão de pensamento, quanto tempo falta para o cérebro do personagem “baixar” a resposta?
  1. Que comparação podemos perceber no texto?
    1. Entre a matemática e a informática.
    2. Entre o cérebro humano e o computador.
  1. A palavra , no balão de pensamento do personagem, indica que o tempo necessário para concluir o dãunlôud
    1. é exatamente o que está indicado.
    2. pode ser maior ou menor que o indicado.

f. O que possibilitou a você entender o significado da palavra ?

Ícone de atividade no caderno.

5. Leia as instruções nos folhetos sobre prevenção à covid-19 e, em seguida, faça o que se pede.

I.

Folheto. Fundo verde, com texto em amarelo na parte superior: HOW TO PUT ON, USE, TAKE OFF AND DISPOSE OF A MASK  Na linha abaixo, o texto em amarelo e branco: BEFORE PUTTING ON A MASK, CLEAN HANDS WITH ALCOHOL-BASED HAND RUB OR SOAP AND WATER. À esquerda, no canto inferior, há uma ilustração de mãos de uma pessoa sendo lavadas com água jorrando sobre elas e um torneira cinza. Na ponta da direita, há um logotipo e texto em branco: WORLD HEALTH ORGANIZATION.

II.

Folheto. fundo verde, com texto em amarelo na parte superior: HOW TO PUT ON, USE, TAKE OFF AND DISPOSE OF A MASK  Na linha abaixo, o texto em amarelo e branco: COVER MOUTH AND NOSE WITH MASK AND MAKE SURE THERE ARE NO GAPS BETWEEN YOUR FACE AND THE MASK. Na ponta da esquerda inferior, há uma ilustração de um rosto de um garoto de cabelos escuros, com máscara branca cirúrgica tampando o nariz e a boca. Na ponta da direita, logotipo e texto em branco: WORLD HEALTH ORGANIZATION.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: ativar conhecimento prévio; relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

4a Respostas esperadas: em uma sala de aula; é um estudante tentando resolver uma operação de adição no quadro.

4b Resposta esperada: difícil, pela expressão em seu rosto, pela ausência de resposta para a operação e pelo conteúdo do balão de pensamento, que indica que ele ainda vai demorar para “baixar” (encontrar) a resposta.

4c Resposta esperada: faltam 4 minutos e 14 segundos.

4d dois

4e dois

4f Resposta possível: a semelhança com a palavra “estimado” e o conhecimento do processo de download no computador e no smartphone.

Objetivos da questão 5: ativar conhecimento prévio; relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

A questão 4 é uma atividade de compreensão leitora ampliada que explora mais uma vez a relação entre as linguagens verbal e não verbal, baseada no uso de conhecimentos já adquiridos, como estratégia para a construção de sentidos. Além disso, a semelhança entre as palavras estimated e “estimado” pode funcionar como pista para que os estudantes façam inferências e para que passem a observar semelhanças desse tipo nos textos das próximas unidades. Se julgar oportuno, estimule a turma a perceber a relação entre time remaining 4:14 e 35 minutes left, que aparece na imagem três da questão 1.

A questão 5 apresenta um grau maior de dificuldade em comparação às anteriores; no entanto, por abordar fórmas de prevenção da covid-19, um tema recente e bem difundido, a turma certamente terá condições de compreender o propósito principal de cada folheto, mesmo sem saber o significado de cada palavra. Antes de orientar os estudantes a fazer o que é solicitado nos itens, pode ser interessante explorar detalhadamente cada texto, fazendo perguntas que os levem a observar a linguagem não verbal e, com base nela, a formular hipóteses sobre o contexto e o assunto ao qual se referem. Identificar palavras cujo significado pode ser inferido devido à semelhança com o português, como mask, alcohol e face, também funciona como apoio para a construção de sentidos.

Habilidades desenvolvidas em Starting point


  • Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
  • Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • Localizar informações específicas em texto.
  • Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on láine) para construir repertório lexical.
  1. A que imagem se refere a palavra nos folhetos?
Ilustração. Uma máscara com o formato de um gato em amarelo, decorada com traços e formas em laranja, visto do focinho para cima. As orelhas são pontudas, de tamanho médio e com estampas em marrom

II.

Fotografia. Uma máscara cirúrgica em azul-claro e cordão na ponta em branco.

III.

Fotografia. Uma máscara arredondada em vermelho, com linhas de teia de aranha em preto e olhos com o contorno da mesma cor.
  1. Relacione as palavras às imagens correspondentes.
    1. uóter

A

Fotografia. Duas mãos de uma pessoa com a palma da mão direita para cima e a esquerda com a palma para baixo.

B

Fotografia. Foco em torneira cinza, de onde saia água transparente para baixo.

C

Fotografia. Uma embalagem plástica transparente com válvula pump em azul.

D

Fotografia. Uma saboneteira cinza com um sabão branco na horizontal, em cima.
  1. A palavra no folheto um significa
    1. abra.
    2. limpe.
    3. examine.
  1. Relacione as palavras em inglês às correspondentes em português.

A boca

B nariz

C rosto

  1. A palavra no folheto dois significa
    1. dobras.
    2. aberturas.
    3. obstáculos.
Ícone de atividade oral.
  1. Considerem as atividades anteriores e discutam as seguintes questões.
    1. Vocês acharam as atividades difíceis? Por quê?
    1. Acham que conhecer um assunto ajuda a inferir o significado de palavras desconhecidas? Expliquem ou deem exemplos.
    1. Quais palavras vocês não conheciam e cujo significado conseguiram inferir?
Respostas e comentários

5a: dois

5b: um - D

5b: dois - B

5b: três - A

5b: quatro - C

5c: dois

5d: um - C

5d: dois - B

5d: três - A

5e: dois

6 Respostas pessoais. Objetivo da questão 6: refletir criticamente sobre a própria aprendizagem.

Por fim, a questão 6 promove a reflexão dos estudantes com o intuito de favorecer a conscientização sobre o processo de aprendizagem de uma língua adicional. A princípio, parece que tudo é desconhecido e difícil, mas aos poucos é possível perceber que nunca se parte do zero, porque os conhecimentos anteriores – do mundo, da língua portuguesa, dos gêneros discursivos e dos textos – formam a base para continuar aprendendo mais.

Habilidades desenvolvidas em Starting point


  • Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
  • Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

SEGUNDA PARTE

A partir de agora, você precisará entender e usar algumas palavras e frases em sala de aula para se comunicar com os colegas e com o professor de inglês. Vamos começar a praticar?

Ícone de atividade no caderno.
  1. Relacione as imagens com as frases a seguir.
Fotografia. Vista geral de uma sala de aula, com crianças vistas de costas, sentadas de frente para carteiras escolares e olhando para a lousa. À frente da lousa, há uma criança de camiseta vermelha, calça azul-claro, morena de cabelos escuros olhando para um poster colado na lousa. Na ponta esquerda da lousa, há uma mulher morena, de blusa amarela, vista parcialmente, que também olha para o poster colocado na lousa.
Fotografia. Vista geral de sala de aula com piso em branco e oito alunos adolescentes sentados em carteiras escolares dispostas em forma de círculo. Há meninos e meninas, com blusa em cor branca. Em segundo plano, à direita, outras carteiras escolares de madeira marrom e vista parcial de lousa verde na parede.

b.

Fotografia. Vista geral de uma sala de aula com carteiras escolares organizadas uma ao lado da outra, com materiais escolares sobre elas e mochilas penduradas nas cadeiras. Mais ao fundo, à direita, há uma parede com duas lousas grandes na horizontal. À esquerda, há duas janelas azuis na parede, por onde entra luz solar.
Fotografia. Vista geral de uma  sala de aula com carteiras em branco e cadeiras em azul, uma ao lado da outra. Ao fundo, uma parede em branco e azulejos com quadrados pequenos em preto e branco e uma lousa verde na horizontal.  Sobre a lousa, à esquerda, há uma outra lousa pequena em branco. Na ponta esquerda, há um mural verde com folhas de papel brancas fixadas.

c.

Fotografia. Um garoto sentado em cadeira de frente para carteira escolar em cinza e azul. Ele tem cabelos pretos, com camiseta verde, olhando para frente, sorrindo, com caderno e livro sobre a carteira, escrevendo com a mão esquerda. Ele olha para frente. Ao fundo, há uma parede de cor bege.
Fotografia. Uma menina sentada de frente para carteira escolar, vista da cintura para cima. Ela tem cabelos longos escuros com franja para a esquerda, usando óculos de grau redondos, de regata azul com contornos em azul mais escuro na gola e nas mangas. Ela segura na mão esquerda uma folha de caderno e olha para frente. Ao fundo, à esquerda, vista parcial de carteiras com outras crianças sentadas.

d.

Fotografia. Um homem em pé, de frente para uma lousa. Ele está à esquerda, em pé, com o corpo para a direita, de cabelos escuros, com camiseta em cinza e listras em laranja e branco, de calça jeans cinza. Ele olha para frente, com o braço esquerdo para trás do corpo e com a outra mão, segura apagador, passando sobre a lousa com texto escrito em amarelo.
Fotografia. Uma mulher vista de costas, da cintura para cima, de cabelos curtos em castanho, com camiseta em branco e roxo, escrevendo um cálculo em uma lousa com giz amarelo.
  1. .
  2. .
  3. .
  4. .
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

1 um: a

1 dois: c

1 três: d

1 quatro: b

Na questão 1 da segunda parte, consideramos que os estudantes podem inferir o sentido dos vocábulos students, por ser uma palavra cognata, e teachers, por circular socialmente incorporada ao português em contextos escolares. Sugerimos explicar que para o item 1a também pode ser escolhida a resposta “They are students”, mas como eles estão retratados em grupo, indicamos a resposta “They are classmates” como prioritária, por exclusão. Se achar necessário, mostre essa diferença à turma.

Pode ser que seu professor ou um colega queira conhecer você um pouco melhor e pergunte, por exemplo, What is your name?. Nesse caso, você pode responder My name is (seu nome)”.

Ícone de atividade no caderno.

2. Complete os balões de fala com a pergunta e a resposta que você acaba de aprender.

Fotografia. Dois meninos sentados de frente para uma mesa. Eles são vistos da cintura para cima. À esquerda, menino de cabelos curtos pretos, vestido com camiseta azul-claro, de gola e pequenos botões em branco, mão esquerda sobre um livro aberto. Nele, há o balão de fala um. Ele olha para a direita, sorrindo para outro menino ao lado dele. Este tem cabelos pretos lisos, com camiseta de gola amarela e braços estendidos e está olhando para um livro aberto, sorrindo. Nele, há o balão de fala dois. Ícone. Notebook.

Você pode não saber como se escreve o nome do professor ou de um colega e pedir a ele que o soletre. Supondo que o nome do professor seja William, você diria How do you spell ‘William’?.

Você também pode utilizar essa pergunta quando quiser perguntar ao professor ou aos colegas como se escreve uma palavra em inglês. Por exemplo, se você não souber escrever book (livro), pergunte How do you spell ‘book’?. O professor ou um colega poderá responder “”.

Ícone de atividade no caderno.

3. Complete os balões de fala com a pergunta e a resposta que você acaba de aprender.

Fotografia. Uma menina e um homem vistos da cintura para cima. À esquerda, menina de cabelos cacheado e blusa de mangas curtas em branco com listras pretas. Nela, há o balão de fala um. Ela olha para o homem ao seu lado, e está com a mão esquerda sobre um livro de capa azul aberto, sendo segurando pelo homem. Este tem cabelos e barba pretos, com camiseta branca e camisa de mangas compridas por cima  da camiseta, em cor verde. Ele olha para ela sorrindo e com a mão esquerda sobre a página do livro. Ao fundo, mesa com cadeiras em preto e parede em branco, com folhas de papel coloridas em mural. Nele, há o balão de fala dois. Ícone. Notebook.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

2um: What is your name?

2dois: My name isreticências

Objetivos da questão 3: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

3um: How do you spell “book”?

3dois:

Quanto às questões 2 e 3, avalie se seria o caso de mostrar outras fórmas de fazer as perguntas e formular as respostas apresentadas. Também pode ser interessante propor alguma atividade oral, estimulando os estudantes a dizer para um colega algumas palavras em inglês, tais como as que aparecem na questão 1.

Para responder a essas duas últimas perguntas, precisamos conhecer o alfabeto em inglês. Como você pronuncia a palavra “OK”?

Fotografia. Dois cubos de madeira em bege, cada um com uma letra em azul, formando a palavra: OK.

Se você fala algo como “ouquei”, já sabe soletrar duas letras em inglês. Agora vamos aprender as outras.

Ícone de atividade de áudio.

4. Ouça o alfabeto em inglês e faça o que é solicitado.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Recortes de folhas de revista com todas as letras do alfabeto coloridas.
Ícone de atividade oral.

a. Como se pronuncia a letra inicial de seu nome?

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

b. Agora ouça as letras do alfabeto que estão faltando nos nomes de alguns objetos que você usa na sala de aula.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Uma mochila de tamanho médio, na vertical, em preto e detalhes em cinza. Ícone. Notebook.

 Ba(um)

espaço para resposta
Fotografia. Uma caneta com tampa e tinta em azul.

 P(dois)

espaço para resposta

n

Capa de livro. Na parte de superior, há o texto: The Adventures of Robinson Crusoe. Abaixo, há uma ilustração de um homem de cabelos escuros, com blusa azul, chapéu e calça em marrom, agachado, com as mãos sobre um cachorro branco em local aberto. Solo arenoso, vegetação e mar ao fundo em azul.

 Boo(três)

espaço para resposta
Fotografia. Um lápis de escrever com a ponta superior dourada com borracha e na ponta inferior, parte de madeira e ponta de grafite.

 Penci(quatro)

espaço para resposta
Fotografia. Um caderno aberto com folhas brancas e pautas: linhas finas na horizontal.

 No(cinco)

espaço para resposta

e(seis)

espaço para resposta

ook

Fotografia. Uma borracha na horizontal em azul e listra ao centro em branco.

 (sete)

espaço para resposta

raser

Veja agora outras palavras e frases em inglês que podem ser usadas durante a aula.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: identificar informações explícitas no texto.

4a Resposta pessoal.

4b: um g

4b: dois e

4b: três k

4b: quatro l

4b: cinco – t; seis b

4b: sete E

A questão 4 propicia um primeiro contato com os nomes das letras do alfabeto em inglês. Caso julgue necessário, você pode destacar que não é necessário memorizar todos os nomes. Se houver interesse da turma e você considerar conveniente, explore os nomes de outros objetos escolares estimulando-os a dizer como são escritos.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Relacione cada frase com a imagem correspondente.
    1. reticências
    1. reticências
Ilustração um. Emoji com formato de cabeça redonda, amarela, com a mão direita, sobre a orelha, sobrancelhas para cima e boca aberta em o. Ilustração dois. Emoji com a mão direita segurando uma placa branca onde está escrito: PAY ATTENTION.Ilustração três. Emoji segurando nas mãos um livro de capa azul, fechando-o. Ilustração quatro. Emoji com a mão direita perto do rosto, olhando ao longe com a boca aberta, fala: REPEAT, REPEAT, REPEAT. Ilustração cinco. Emoji segurando nas mãos, um livro de capa em azul, olhando para ele, de boca aberta e expressão feliz.Ilustração seis Dois emojis um de frente para o outro, ambos com os braços abertos, sorrindo. O da esquerda, com os olhos e boca bem abertos, com sobrancelhas para cima. Ilustração sete Emoji escrevendo com lápis vermelho na mão esquerda sobre caderno de página branca e capa em laranja.Ilustração oito. Emoji, com os olhos para cima e uma mão sobre o queixo. Perto dele, balão de pensamento onde está escrito: Lição de casa? Ilustração nove. Emoji com a boca bem aberta, sobrancelhas para cima e com uma mão  para frente e fechada, com o polegar para cima. Ilustração dez. Emoji, com os olhos para cima e uma sobre o queixo. Perto dele, balão de fala onde está escrito: Notebook?
  1. Relacione as frases da questão 5 às seguintes situações.
    1. Ler questões e respondê-las.
    2. Abrir o livro para fazer as atividades.
    3. Pedir a alguém que repita uma informação.
    4. Prestar atenção ao que está acontecendo.
    5. Perguntar como se diz uma palavra em inglês.
    6. Discutir com um colega sobre alguma questão.
    7. Ouvir um áudio ou o que alguém está falando.
    8. Perguntar o que significa uma palavra em inglês.
    9. Agradecer por uma ajuda ou um objeto emprestado.
    10. Fechar o livro para fazer uma atividade que não está nele.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 5: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

5a: dois

5b: cinco

5c: oito

5d: sete

5e: um

5f: quatro

5g: nove

5h: três

5i: seis

5j: dez

Objetivo da questão 6: fazer inferências.

6 um: d

6 dois: b

6 três: f

6 quatro: a

6 cinco: c

6 seis: i

6 sete: e

6 oito: j

6 nove: g

6 dez: h

Na questão 5, a relação entre linguagens verbal e não verbal volta a ser um meio para o procedimento indutivo, favorecendo a relação de imagens com enunciados em inglês. Foram usados emojis devido à sua proximidade com o universo de crianças e adolescentes, a fim de atrair a atenção e o interesse pelo estudo da língua inglesa e facilitar a realização de inferências. Para garantir a compreensão dos enunciados, na questão 6, os estudantes devem associá-los às situações apresentadas. Se for oportuno, a turma pode ser motivada a pensar em outras situações, no que se deve dizer em inglês em cada caso e a criar outros emojis.

Nas aulas de inglês, talvez você precise descobrir o significado de palavras desconhecidas. Além de perguntar ao professor e aos colegas, você pode consultar diferentes fontes de informação.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Escolha a fonte ou as fontes que você consultaria para saber o significado de palavras em inglês. Justifique sua resposta.
Página de internet. Captura de tela. Fundo em cinza, com texto à esquerda: EN seta PT, campo de busca. À esquerda, texto em lista: engine, engineer, engineering, English, engrave, enhance, enjoy, enjoyable. Á direita, o texto em lista: English noun, Inglês, abre parêntesis Idioma fecha parêntesis, adjective, Inglês abre parêntesis relativo à Inglaterra fecha parêntesis

b.

Capa de  dicionário. Fundo branco com ilustração de bolas coloridas em marrom, azul e ao centro, o texto: DICIONÁRIO – INGLÊS barra PORTUGUÊS, PORTUGUÊS barra INGLÊS.

c.

Capa de  dicionário. Fundo em cinza e à direita, detalhes em azul e cinza. Ao centro, o texto: ENGLISH DICTIONARY.

d.

Página da internet. Na parte superior, texto: DICTIONARY, GRAMMAR, WORD OF THE DAY, SIGN IN. Abaixo, o texto: ENGLISH DICTIONARY. À direita, barra de busca. Mais abaixo, menus: WORD, STARTS WITH, ENDS WITH, TEXT.

e.

Página da internet Texto na parte superior: ALL, IMAGES, MAPS, NEWS. Na parte inferior, barra de busca com o texto: SEARCH. Na ponta da direita, uma lupa.

Você já consultou um dicionário bilíngue impresso? Sabe como ele é organizado? Se não sabe, a próxima questão vai ajudá-lo.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Relacione as informações a seguir com as imagens para entender como consultar um dicionário bilíngue impresso.
    1. Procure um dicionário no qual esteja escrito, na capa, “Inglês/Português” e “Português/Inglês”.
    1. Caso queira saber o significado de uma palavra em inglês, abra o dicionário na seção “Inglês/Português”.
    1. Se quiser saber como se escreve em inglês uma palavra em português, procure no dicionário a seção “Português/Inglês”.
    1. Cada seção do dicionário está organizada em ordem alfabética; então, para procurar a palavra búk, por exemplo, você precisa encontrar a letra “b” na seção “Inglês/Português”.
    1. Em seguida, procure “” e siga até chegar a búk.
    1. Leia o verbete búk e verifique o que essa palavra significa em português.
Respostas e comentários

7 Resposta pessoal. Objetivo da questão 7: conhecer materiais que permitem construir repertório lexical em inglês.

Objetivos da questão 8: relacionar linguagens verbal e não verbal e conhecer a organização de dicionários bilíngues.

8a: cinco

8b: quatro

8c: seis

8d: um

8e: três

8f: dois

Na questão 7, serão apresentados aos estudantes recursos diferentes, tanto impressos quanto digitais, que podem ser empregados na realização de pesquisas autônomas relacionadas a vocabulário e a enunciados em língua inglesa. Se for possível, leve para a sala de aula dicionários impressos de inglês, tanto bilíngues quanto monolíngues. Outra recomendação seria levar os estudantes ao laboratório de informática, caso haja um em sua escola, ou, se seu contexto permitir, usar celulares para mostrar recursos on-line e aplicativos.

É provável que os estudantes já saibam consultar dicionários monolíngues de português; no entanto, talvez nunca tenham visto um dicionário bilíngue. Dessa fórma, as questões 8 e 9 abordam esse instrumento de pesquisa. Em um primeiro momento, os estudantes são incentivados a usar o dicionário de maneira mais indutiva, observando a sua organização geral; e, em seguida, são estimulados a pesquisar autonomamente. Caso julgue necessário, explique aos estudantes que “verbete” é o conjunto de definições e exemplos de uma palavra em um dicionário ou uma enciclopédia e, se possível, mostre a eles alguns exemplos.

I.

Página de dicionário. Na parte superior, letra B. Abaixo, o texto: B maiúsculo, b mínúsculo, transcrição fonética da letra b em inglês, noun, um, segunda letra do alfabeto, consoante. Dois, Music, si: sétima nota na escala. Na linha seguinte, o texto: palavra baby com um ponto entre as silabas ba e by,  transcrição fonética da palavra baby em inglês, noun, um, bebê. Dois caçula. Três, colloquial, tratamento afetuoso, especialmente para moça. Quatro, filhote de animal.
Na linha seguinte, o texto: palavra babysitter  com pontos entre as sílabas ba, by, sit e ter,  ba.by-sit.ter, transcrição fonética da palavra babysitter em inglês, noun, babá, pessoa que cuida do bebê durante a ausência dos pais.

MICHAELIS dicionário escolar inglês. segunda edição São Paulo: Melhoramentos, 2008.

II.

Página de dicionário. Verbete: book, transcrição fonética da palavra book, substantivo, verbo. Na linha abaixo: substanativo, um, livro: book club, clube do livro, a phrase book, um guia de conversação, the phone book, a lista telefônica. Dois, caderno, três, caderno de exercícios, quatro, the books em negito, abre colchete plural fecha colchete, as contas: to do the books fazer a contabilidade, locução, be in somebody’s bad, good books, especialmente na Grã-Bretanha, coloquial, estar na lista negra, gozar do favor de alguém do something by the book, fazer algo como manda o figurino, corretamente. Ver também COOK, LEAF, TRICK. Um verbo transitivo, verbo intransitivoo reservar, fazer uma reserva,. Dois, verbo transitivo, contratar. Três, verbo transitivo, coloquial, polícia, fichar. Quatro verbo transitivo, Grã-Bretanha, coloquial, Esporte, penalizar.  Locução be booked up; be fully booked. Um ter a lotação esgotada. Dois coloquial I’m booked up. Não tenho hora na agenda. Phrasal verb book in; book into something, Grã-Bretanha, registrarse em algo.

DICIONÁRIO Oxford escolar. segunda edição. Oxford: Oxford University Press, 2007.

III.

Página de dicionário online. bony, transcrição fonética da palavra bony, adjetivo. Um, ossudo, a bony face, um rosto ossudo. Dois cheio de espinhas, peixe, comparativo “bonier”, superlativo “the boniest”. boo transcrição fonética da palavra boo, verbo,  to boo, vaiar, sunstantivo vaia. book transcrição fonética da palavra book, substantivo. Um, livro, I read it in a book. Li num livro. Dois, caderno, Carlos wrote it down in his book. Carlos anotou no caderno. the book, os livros contábeis, to do the books, fazer a contabilidade, verbo to book. Um, reservar, to be booked up, um estar esgotado, concerto, espetáculo, dois, estar lotado, hotel, dois, fichar,  polícia, ver concert, library. Word Partnership. Use book com: substantivos, address book, book award, children’s book, book club, copy of a book, book cover, library book, phone book, book review, subject of a book, title of a book, substantivo um. Adjetivos, latest, new, recent book, substantivo um. Verbo, publish a book, read a book, write a book, substantivo um. bookcase, transcrição fonética da palavra bookcase, substantivo, estante para livros. booking transcrição fonética da palavr booking, substantivo, Inglês Britânico, reserva. booking office substantivo bilheteria. Word Link. let, little: booklet, inlet pamphlet. booklet, transcrição fonética da palavra booklet, substantivo, livreto.

COLLINS Escolar Plus Dictionary. Glasgow: HarperCollins Publishers, 2009.

IV.

Capa de dicionário. Fundo em cinza, com letras em cinza mais escuro, na ponta da esquerda. Ao centro, texto em preto: INGLÊS PORTUGUÊS.

V.

Capa de dicionário. Fundo branco com ilustrações em círculo em vermelho, azul e ao centro, texto: Dicionário, na linha abaixo, Inglês barra Português, na linha abaixo, Português barra Inglês.

VI.

Capa de dicionário. Fundo em tons de cinza, azul, verde e branco. Ao centro, texto em cinza-escuro: Português Inglês.
  1. Procure em um dicionário bilíngue, impresso ou on láine, em um aplicativo digital ou em um sáite de busca da internet os significados das seguintes palavras, que serão usadas diversas vezes nesta coleção.
    1. lúqui
    1. métch
    1. ispíqui

Depois de todas essas atividades, você está mais bem preparado para continuar a usar seu livro de inglês!

Respostas e comentários

9 Respostas pessoais. Objetivo da questão 9: consultar dicionários e meios digitais para construir repertório lexical relacionado a enunciados de questões.

Para a questão 9, seria, portanto, ainda mais recomendável levar dicionários bilíngues para a sala de aula ou proporcionar meios para a consulta a dicionários digitais. Como sabemos que isso nem sempre é viável, apresentamos as seguintes respostas possíveis para as definições das palavras solicitadas:

a choose (verb) escolher, selecionar (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007);

b discuss (verb) discutir (MICHAELIS dicionário escolar inglês, 2008);

c following seguinte (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007);

d listen (verb) escutar (COLLINS Escolar Plus Dictionary, 2009);

e look (verb) 1 olhar 2 parecer (COLLINS Escolar Plus Dictionary, 2009);

f match (verb) 1 combinar 2 unir (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007);

g read (verb) ler (MICHAELIS dicionário escolar inglês, 2008);

h speak (verb) falar (COLLINS Escolar Plus Dictionary, 2009);

i think (verb) 1 pensar, achar 3 considerar 4 refletir, meditar (MICHAELIS dicionário escolar inglês, 2008);

j write (verb) escrever (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007).

Na impossibilidade de consultar dicionários, é possível colocar essas definições no quadro e pedir aos estudantes que as relacionem com os vocábulos da questão.

Referências bibliográficas

COLLINS Escolar Plus Dictionary. Glasgow: HarperCollins Publishers, 2009.

DICIONÁRIO Oxford escolar. segunda edição Oxford: Oxford University Press[, 2007.

MICHAELIS dicionário escolar inglês. segunda edição São Paulo: Melhoramentos, 2008.