istartin pointi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Querido estudante,
Provavelmente, hoje é sua primeira aula de inglês.
Agora, você é um English student! O que acha disso?
PRIMEIRA PARTE
Você já deve conhecer muitas palavras em inglês e talvez use algumas no seu dia a dia. Além disso, lembre-se de que é possível descobrir (inferir) o sentido de palavras desconhecidas pelo contexto em que elas são usadas. O que você já sabe sôbre vários assuntos ajuda a fazer essas descobertas (inferências).
As atividades seguintes têm o objetivo de levar você a verificar o que já sabe em inglês e o que pode aprender usando os conhecimentos que já tem.
- Observem as imagens e façam o que se pede.
II.
III.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: ativar conhecimento prévio e fazer inferências.
STARTING POINT
professor ou professora
Os objetivos principais desta unidade são realizar uma breve introdução à coleção e motivar os estudantes a ativar seus conhecimentos prévios para aprender inglês.
É importante observar que esta unidade não tem a mesma extensão nem a mesma organização que as demais.
As questões estão divididas em duas partes. Na primeira, busca-se inicialmente levar os estudantes a observar palavras em inglês que costumam ser empregadas no Brasil em diversas áreas, para mostrar que, na verdade, eles já sabem alguns vocábulos nessa língua. Em seguida, as questões partem de um tema recente para estimular o uso do conhecimento prévio.
Na segunda parte, são apresentados vocabulário e enunciados que costumam ser utilizados durante as aulas de inglês e outros que aparecem com frequência nos quatro volumes desta obra. É feito também um trabalho de orientação à pesquisa autônoma em relação à língua inglesa.
Destaca-se a inferência como uma estratégia de compreensão fundamental, presente ao longo da coleção. É relevante que, logo em seu primeiro contato formal com a língua na sala de aula, eles percebam que podem entender enunciados em outro idioma mesmo sem terem tido a oportunidade de estudá-lo anteriormente.
A questão 1 começa explorando o próprio título da unidade. Espera-se que a turma, mesmo não conhecendo o termo starting point, possa inferir seu significado por meio da imagem, associando-o também ao sentido que tem no título desta introdução ao livro. Pode ser importante destacar que, ao contrário das competições esportivas, no estudo de uma língua, a méta não é chegar primeiro, mas sim fazer um percurso que conhecimentos. Desse modo, cada atividade realizada representa um passo dado no sentido de aprender mais. As palavras em inglês nas duas imagens seguintes devem ser conhecidas pela turma, mas se não forem, é possível chegar ao sentido delas analisando a relação entre as linguagens verbal e não verbal.
Competências gerais desenvolvidas em Starting point
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 4, 5, 10.
- A imagem um retrata um istartin pointi. O que vocês acham que significa esse termo?
- Na opinião de vocês, por que esta unidade se chama ? istartin pointi
- A que se refere a imagem dois? Vocês conseguem se lembrar de outros termos em inglês normalmente utilizados nesse contexto?
- O que vocês acham que a imagem três representa?
- Qual é o significado da palavra dauloldin? Caso não conheçam a palavra, tentem imaginar o sentido com base na imagem.
- “” tãrti faivi minutes léfiti significa que
- ainda faltam 35 minutos
- já transcorreram 35 minutos
- Tentem se lembrar de duas palavras em inglês utilizadas com frequência em cada um dos seguintes contextos.
- esportes
- moda
- música
- tecnologia
- Observem as imagens e façam o que se pede.
II.
- Identifiquem, em cada imagem, três palavras em inglês.
- Que sentido têm essas palavras nas imagens? Se não sabem, consultem os demais colegas.
c. Na opinião de vocês, por que é comum encontrarmos palavras em inglês quando usamos o computador e o ismartifône ou quando jogamos videogueime?
Respostas e comentários
1a Resposta esperada: linha de largada, ponto de partida.
1b Resposta pessoal.
1c Resposta esperada: refere-se à entrega de diferentes tipos de salada em domicílio. Resposta pessoal. Resposta possível: self-service, light, drive-thru.
1d Resposta pessoal. Resposta possível: representa uma barra de progresso de download em uma tela de computador ou videogame.
1e Resposta pessoal. Resposta possível: significa “baixando”. Pode fazer referência a arquivos ou dados para o computador ou videogame.
1f: um
2 Respostas pessoais. Respostas possíveis: esportes: replay, set, skate, surf; moda: fashion, shorts, jeans, cropped; música: rock, funk, DJ, rap; tecnologia: laptop, tablet, mouse, download. Objetivo da questão 2: ativar conhecimento prévio.
Objetivos da questão 3: fazer inferências e refletir sôbre o uso do inglês.
3a Respostas esperadas: Imagem 1 - backspace, delete, enter, lock e shift; Imagem 2 - friends, invite, level, play, ranking, resources e select.
3b Respostas pessoais.
3c Resposta pessoal.
Esse é um passo muito importante e significativo para a realização de inferências e sugerimos que seja sempre estimulado nas atividades de compreensão leitora. Além disso, como o procedimento nesta unidade é prioritariamente indutivo, verifique se em seu contexto é importante reforçar a autoestima dos estudantes, mostrando que eles estão construindo seus próprios conhecimentos sobre a língua com base no que já sabem.
As questões 2 e 3 avançam no sentido de ativar conhecimentos prévios dos estudantes acerca do uso de palavras em inglês em diversos contextos. A realização dessas questões oralmente, com toda a turma, contempla os diferentes interesses e saberes presentes na sala de aula. De acordo com o perfil dos estudantes e dos recursos disponíveis, avalie a conveniência de utilizar outros materiais acessíveis que tenham palavras ou textos em inglês, como rótulos, embalagens, fichas técnicas de aparelhos eletrônicos e manuais de instrução. Essa é uma fórma de preparar a turma para o tema da Unidade 2.
Competências específicas desenvolvidas em Starting point
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 3, 5.
4. Leia a charge e, em seguida, faça o que se pede.
GLASBERGEN Cartoon Service. Disponível em: https://oeds.link/ELduiY. Acesso em: 20 abr. 2023.
Did you know?
• randi glasbergen (1957-2015) foi um cartunista estadunidense que teve seu trabalho publicado em revistas, jornais, cartões, calendários, mídias sociais, sáites e livros didáticos em todo o mundo.
- Onde o personagem está? Quem é ele e o que está tentando fazer?
- Ele parece estar achando fácil ou difícil resolver a tarefa? Justifique sua resposta.
- De acordo com o balão de pensamento, quanto tempo falta para o cérebro do personagem “baixar” a resposta?
- Que comparação podemos perceber no texto?
- Entre a matemática e a informática.
- Entre o cérebro humano e o computador.
- A palavra , no balão de pensamento do personagem, indica que o tempo necessário para concluir o dãunlôud
- é exatamente o que está indicado.
- pode ser maior ou menor que o indicado.
f. O que possibilitou a você entender o significado da palavra ?
5. Leia as instruções nos folhetos sobre prevenção à covid-19 e, em seguida, faça o que se pede.
I.
II.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 4: ativar conhecimento prévio; relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.
4a Respostas esperadas: em uma sala de aula; é um estudante tentando resolver uma operação de adição no quadro.
4b Resposta esperada: difícil, pela expressão em seu rosto, pela ausência de resposta para a operação e pelo conteúdo do balão de pensamento, que indica que ele ainda vai demorar para “baixar” (encontrar) a resposta.
4c Resposta esperada: faltam 4 minutos e 14 segundos.
4d dois
4e dois
4f Resposta possível: a semelhança com a palavra “estimado” e o conhecimento do processo de download no computador e no smartphone.
Objetivos da questão 5: ativar conhecimento prévio; relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.
A questão 4 é uma atividade de compreensão leitora ampliada que explora mais uma vez a relação entre as linguagens verbal e não verbal, baseada no uso de conhecimentos já adquiridos, como estratégia para a construção de sentidos. Além disso, a semelhança entre as palavras estimated e “estimado” pode funcionar como pista para que os estudantes façam inferências e para que passem a observar semelhanças desse tipo nos textos das próximas unidades. Se julgar oportuno, estimule a turma a perceber a relação entre time remaining 4:14 e 35 minutes left, que aparece na imagem três da questão 1.
A questão 5 apresenta um grau maior de dificuldade em comparação às anteriores; no entanto, por abordar fórmas de prevenção da covid-19, um tema recente e bem difundido, a turma certamente terá condições de compreender o propósito principal de cada folheto, mesmo sem saber o significado de cada palavra. Antes de orientar os estudantes a fazer o que é solicitado nos itens, pode ser interessante explorar detalhadamente cada texto, fazendo perguntas que os levem a observar a linguagem não verbal e, com base nela, a formular hipóteses sobre o contexto e o assunto ao qual se referem. Identificar palavras cujo significado pode ser inferido devido à semelhança com o português, como mask, alcohol e face, também funciona como apoio para a construção de sentidos.
Habilidades desenvolvidas em Starting point
- Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
- Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
- Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
- Localizar informações específicas em texto.
- Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on láine) para construir repertório lexical.
- A que imagem se refere a palavra nos folhetos?
II.
III.
- Relacione as palavras às imagens correspondentes.
- uóter
A
B
C
D
- A palavra no folheto um significa
- abra.
- limpe.
- examine.
- Relacione as palavras em inglês às correspondentes em português.
A boca
B nariz
C rosto
- A palavra no folheto dois significa
- dobras.
- aberturas.
- obstáculos.
- Considerem as atividades anteriores e discutam as seguintes questões.
- Vocês acharam as atividades difíceis? Por quê?
- Acham que conhecer um assunto ajuda a inferir o significado de palavras desconhecidas? Expliquem ou deem exemplos.
- Quais palavras vocês não conheciam e cujo significado conseguiram inferir?
Respostas e comentários
5a: dois
5b: um - D
5b: dois - B
5b: três - A
5b: quatro - C
5c: dois
5d: um - C
5d: dois - B
5d: três - A
5e: dois
6 Respostas pessoais. Objetivo da questão 6: refletir criticamente sobre a própria aprendizagem.
Por fim, a questão 6 promove a reflexão dos estudantes com o intuito de favorecer a conscientização sobre o processo de aprendizagem de uma língua adicional. A princípio, parece que tudo é desconhecido e difícil, mas aos poucos é possível perceber que nunca se parte do zero, porque os conhecimentos anteriores – do mundo, da língua portuguesa, dos gêneros discursivos e dos textos – formam a base para continuar aprendendo mais.
Habilidades desenvolvidas em Starting point
- Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
- Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
- Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
- Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.
SEGUNDA PARTE
A partir de agora, você precisará entender e usar algumas palavras e frases em sala de aula para se comunicar com os colegas e com o professor de inglês. Vamos começar a praticar?
- Relacione as imagens com as frases a seguir.
b.
c.
d.
- .
- .
- .
- .
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.
1 um: a
1 dois: c
1 três: d
1 quatro: b
Na questão 1 da segunda parte, consideramos que os estudantes podem inferir o sentido dos vocábulos students, por ser uma palavra cognata, e teachers, por circular socialmente incorporada ao português em contextos escolares. Sugerimos explicar que para o item 1a também pode ser escolhida a resposta “They are students”, mas como eles estão retratados em grupo, indicamos a resposta “They are classmates” como prioritária, por exclusão. Se achar necessário, mostre essa diferença à turma.
Pode ser que seu professor ou um colega queira conhecer você um pouco melhor e pergunte, por exemplo, “What is your name?”. Nesse caso, você pode responder “My name is (seu nome)”.
2. Complete os balões de fala com a pergunta e a resposta que você acaba de aprender.
Você pode não saber como se escreve o nome do professor ou de um colega e pedir a ele que o soletre. Supondo que o nome do professor seja William, você diria “How do you spell ‘William’?”.
Você também pode utilizar essa pergunta quando quiser perguntar ao professor ou aos colegas como se escreve uma palavra em inglês. Por exemplo, se você não souber escrever “book” (livro), pergunte “How do you spell ‘book’?”. O professor ou um colega poderá responder “”.
3. Complete os balões de fala com a pergunta e a resposta que você acaba de aprender.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 2: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.
2 um: What is your name?
2 dois: My name is reticências
Objetivos da questão 3: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.
3 um: How do you spell “book”?
3 dois:
Quanto às questões 2 e 3, avalie se seria o caso de mostrar outras fórmas de fazer as perguntas e formular as respostas apresentadas. Também pode ser interessante propor alguma atividade oral, estimulando os estudantes a dizer para um colega algumas palavras em inglês, tais como as que aparecem na questão 1.
Para responder a essas duas últimas perguntas, precisamos conhecer o alfabeto em inglês. Como você pronuncia a palavra “OK”?
Se você fala algo como “ouquei”, já sabe soletrar duas letras em inglês. Agora vamos aprender as outras.
4. Ouça o alfabeto em inglês e faça o que é solicitado.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
a. Como se pronuncia a letra inicial de seu nome?
b. Agora ouça as letras do alfabeto que estão faltando nos nomes de alguns objetos que você usa na sala de aula.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Ba() um
P( dois)
n
Boo( três)
Penci( quatro)
No( cinco)
e( seis)
ook
( sete)
raser
Veja agora outras palavras e frases em inglês que podem ser usadas durante a aula.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: identificar informações explícitas no texto.
4a Resposta pessoal.
4b: um – g
4b: dois – e
4b: três – k
4b: quatro – l
4b: cinco – t; seis – b
4b: sete – E
A questão 4 propicia um primeiro contato com os nomes das letras do alfabeto em inglês. Caso julgue necessário, você pode destacar que não é necessário memorizar todos os nomes. Se houver interesse da turma e você considerar conveniente, explore os nomes de outros objetos escolares estimulando-os a dizer como são escritos.
- Relacione cada frase com a imagem correspondente.
- reticências
- reticências
- Relacione as frases da questão 5 às seguintes situações.
- Ler questões e respondê-las.
- Abrir o livro para fazer as atividades.
- Pedir a alguém que repita uma informação.
- Prestar atenção ao que está acontecendo.
- Perguntar como se diz uma palavra em inglês.
- Discutir com um colega sobre alguma questão.
- Ouvir um áudio ou o que alguém está falando.
- Perguntar o que significa uma palavra em inglês.
- Agradecer por uma ajuda ou um objeto emprestado.
- Fechar o livro para fazer uma atividade que não está nele.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 5: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.
5a: dois
5b: cinco
5c: oito
5d: sete
5e: um
5f: quatro
5g: nove
5h: três
5i: seis
5j: dez
Objetivo da questão 6: fazer inferências.
6 um: d
6 dois: b
6 três: f
6 quatro: a
6 cinco: c
6 seis: i
6 sete: e
6 oito: j
6 nove: g
6 dez: h
Na questão 5, a relação entre linguagens verbal e não verbal volta a ser um meio para o procedimento indutivo, favorecendo a relação de imagens com enunciados em inglês. Foram usados emojis devido à sua proximidade com o universo de crianças e adolescentes, a fim de atrair a atenção e o interesse pelo estudo da língua inglesa e facilitar a realização de inferências. Para garantir a compreensão dos enunciados, na questão 6, os estudantes devem associá-los às situações apresentadas. Se for oportuno, a turma pode ser motivada a pensar em outras situações, no que se deve dizer em inglês em cada caso e a criar outros emojis.
Nas aulas de inglês, talvez você precise descobrir o significado de palavras desconhecidas. Além de perguntar ao professor e aos colegas, você pode consultar diferentes fontes de informação.
- Escolha a fonte ou as fontes que você consultaria para saber o significado de palavras em inglês. Justifique sua resposta.
b.
c.
d.
e.
Você já consultou um dicionário bilíngue impresso? Sabe como ele é organizado? Se não sabe, a próxima questão vai ajudá-lo.
- Relacione as informações a seguir com as imagens para entender como consultar um dicionário bilíngue impresso.
- Procure um dicionário no qual esteja escrito, na capa, “Inglês/Português” e “Português/Inglês”.
- Caso queira saber o significado de uma palavra em inglês, abra o dicionário na seção “Inglês/Português”.
- Se quiser saber como se escreve em inglês uma palavra em português, procure no dicionário a seção “Português/Inglês”.
- Cada seção do dicionário está organizada em ordem alfabética; então, para procurar a palavra , búk por exemplo, você precisa encontrar a letra “b” na seção “Inglês/Português”.
- Em seguida, procure “” e siga até chegar a búk.
- Leia o verbete búk e verifique o que essa palavra significa em português.
Respostas e comentários
7 Resposta pessoal. Objetivo da questão 7: conhecer materiais que permitem construir repertório lexical em inglês.
Objetivos da questão 8: relacionar linguagens verbal e não verbal e conhecer a organização de dicionários bilíngues.
8a: cinco
8b: quatro
8c: seis
8d: um
8e: três
8f: dois
Na questão 7, serão apresentados aos estudantes recursos diferentes, tanto impressos quanto digitais, que podem ser empregados na realização de pesquisas autônomas relacionadas a vocabulário e a enunciados em língua inglesa. Se for possível, leve para a sala de aula dicionários impressos de inglês, tanto bilíngues quanto monolíngues. Outra recomendação seria levar os estudantes ao laboratório de informática, caso haja um em sua escola, ou, se seu contexto permitir, usar celulares para mostrar recursos on-line e aplicativos.
É provável que os estudantes já saibam consultar dicionários monolíngues de português; no entanto, talvez nunca tenham visto um dicionário bilíngue. Dessa fórma, as questões 8 e 9 abordam esse instrumento de pesquisa. Em um primeiro momento, os estudantes são incentivados a usar o dicionário de maneira mais indutiva, observando a sua organização geral; e, em seguida, são estimulados a pesquisar autonomamente. Caso julgue necessário, explique aos estudantes que “verbete” é o conjunto de definições e exemplos de uma palavra em um dicionário ou uma enciclopédia e, se possível, mostre a eles alguns exemplos.
I.
MICHAELIS dicionário escolar inglês. segunda edição São Paulo: Melhoramentos, 2008.
II.
DICIONÁRIO Oxford escolar. . segunda edição Oxford: Oxford University Press, 2007.
III.
COLLINS Escolar Plus Dictionary. Glasgow: HarperCollins Publishers, 2009.
IV.
V.
VI.
- Procure em um dicionário bilíngue, impresso ou on láine, em um aplicativo digital ou em um sáite de busca da internet os significados das seguintes palavras, que serão usadas diversas vezes nesta coleção.
- lúqui
- métch
- ispíqui
Depois de todas essas atividades, você está mais bem preparado para continuar a usar seu livro de inglês!
Respostas e comentários
9 Respostas pessoais. Objetivo da questão 9: consultar dicionários e meios digitais para construir repertório lexical relacionado a enunciados de questões.
Para a questão 9, seria, portanto, ainda mais recomendável levar dicionários bilíngues para a sala de aula ou proporcionar meios para a consulta a dicionários digitais. Como sabemos que isso nem sempre é viável, apresentamos as seguintes respostas possíveis para as definições das palavras solicitadas:
a choose (verb) escolher, selecionar (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007);
b discuss (verb) discutir (MICHAELIS dicionário escolar inglês, 2008);
c following seguinte (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007);
d listen (verb) escutar (COLLINS Escolar Plus Dictionary, 2009);
e look (verb) 1 olhar 2 parecer (COLLINS Escolar Plus Dictionary, 2009);
f match (verb) 1 combinar 2 unir (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007);
g read (verb) ler (MICHAELIS dicionário escolar inglês, 2008);
h speak (verb) falar (COLLINS Escolar Plus Dictionary, 2009);
i think (verb) 1 pensar, achar 3 considerar 4 refletir, meditar (MICHAELIS dicionário escolar inglês, 2008);
j write (verb) escrever (DICIONÁRIO Oxford escolar, 2007).
Na impossibilidade de consultar dicionários, é possível colocar essas definições no quadro e pedir aos estudantes que as relacionem com os vocábulos da questão.
Referências bibliográficas
COLLINS Escolar Plus Dictionary. Glasgow: HarperCollins Publishers, 2009.
DICIONÁRIO Oxford escolar. segunda edição Oxford: Oxford University Press[, 2007.
MICHAELIS dicionário escolar inglês. segunda edição São Paulo: Melhoramentos, 2008.