iúnit uán  rru ar iu

Fotografia em duas partes. Primeira parte: três crianças vistas da cintura para cima, uma ao lado da outra, mostrando com as mãos, uma folha com uma ilustração do rosto delas mesmas na folha. Todas estão de blusa branca com detalhes na gola e nas mangas em laranja. Da esquerda para a direita: menina de cabelos castanhos presos para trás. Na folha que ela segura, rosto de uma menina de cabelos longos lisos em marrom. Ao centro, menino de cabelos castanhos, de óculos de grau quadrado em azul-escuro, segurando na folha de papel. Na folha há um desenho de menino de cabelos castanhos e par de óculos em azul. Na ponta da direita, uma menina de cabelos cacheados pretos, com faixa bege sobre a cabeça, segurando nas mãos uma folha de papel com ilustração de menina de cabelos longos encaracolados, com olhos em vermelho. As três crianças estão olhando para frente e sorrindo. Ao fundo, parede em cinza.
Respostas e comentários

UNIT 1

professor ou professora

O objetivo principal desta unidade, no que concerne aos gêneros discursivos nela explorados, é proporcionar aos estudantes o contato com documentos de identificação, como documento de identidade e certidão de nascimento, e apresentações pessoais escritas e orais. Com isso, busca-se favorecer o reconhecimento das funções sociais e das características mais relevantes desses gêneros. O tema estudado diz respeito às diferentes maneiras de expressar nossa identidade, seja por meio dos documentos que atestam como nos chamamos e onde e quando nascemos, ratificando nossa cidadania, seja por meio de apresentações acerca de nossa personalidade ou de nossos hábitos e gostos.

O tema é introduzido nas páginas de abertura por meio das imagens que as ilustram e do próprio título da unidade. Como se trata de uma pergunta, considere a conveniência de introduzir a unidade pedindo à turma que responda à questão do título. Essa é uma fórma de observar como cada um se vê e quais de seus traços destaca ou silencia, além de motivar a interação entre os estudantes recém-chegados aos anos finais do Ensino Fundamental, muitos talvez advindos de outras instituições escolares. Da mesma maneira, as imagens de abertura procuram estimular a identificação da turma com as crianças de uma escola pública de Ensino Fundamental, fotografadas depois de uma atividade em uma aula de língua estrangeira, na qual confeccionaram um autorretrato. Assim, o título da unidade e as imagens buscam criar o contexto para o aprofundamento da discussão sobre identidade.

Competências gerais desenvolvidas na unidade 1


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia em duas partes. Segunda parte: três crianças vistas da cintura para cima, uma ao lado da outra, mostrando com as mãos, uma folha com uma ilustração do rosto delas mesmas na folha. Todas estão de blusa branca com detalhes na gola e nas mangas em laranja. Da esquerda para a direita: menino de cabelos pretos. Ele segura uma folha de papel branca com ilustração de rosto de criança em tons de marrom e cabelos pretos. Ao centro, uma menina de cabelos lisos pretos presos para trás, de franja. Ela segura uma folha de papel com ilustração de rosto de menina de cabelos pretos presos à esquerda, com um laço rosa na cabeça à direita. Na ponta da direita, há um menino de cabelos curtos. Ele segura nas mãos, uma folha branca com rosto de menino de cabelos curtos cinza. Os três olham para frente, sorrindo. Ao fundo, parede em cinza.
Estudantes de escola pública brasileira exibem seus autorretratos.

Gêneros discursivos: documento pessoal e apresentação pessoal escrita e oral.

Tema: identidade e cidadania.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos documento pessoal e apresentação pessoal oral e escrita;
  • refletir sobre identidade e cidadania.
Respostas e comentários

Por meio do tema e dos conteúdos abordados na unidade, espera-se contribuir, em especial, para a discussão de questões identitárias. Busca-se, igualmente, dar ênfase à dimensão intercultural da educação linguística em inglês, procurando favorecer o respeito à diversidade no convívio com o outro e no conhecimento de outros povos.

Competências específicas desenvolvidas na unidade 1


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Fotografia. Um documento de identidade na horizontal, de cor verde-claro e contorno em verde-escuro. À esquerda, há uma fotografia de um menino visto dos ombros para cima, de cabelos e sobrancelhas escuros e camiseta em azul-escuro. Na parte inferior, impressão da digital do dedo polegar. Mais abaixo, na horizontal, assinatura manuscrita em azul que diz: José da Silva Carvalho. À direita, há o texto: Registro Geral: oito oito quatro sete dois oito seis três dígito um. Data de Expedição: vinte e dois de julho de dois mil e vinte e dois.  Nome: José da Silva Carvalho. Filiação: Pedro Carvalho e Maria da Silva. Naturalidade: Santo André, estado de São Paulo. Doc. Origem: Santo André estado de São Paulo. Data de Nascimento: dez de setembro de dois mil e doze. CN: LV. A três quatro cinco barra FLS. dois sete nove barra N. três quatro um zero sete cinco CPF: quatro cinco seis dois um oito zero nove dois barra trinca e quatro.
  1. Como vocês acham que uma pessoa pode comprovar sua identidade?
  1. Vocês já viram seus documentos? qual ou quais? Que dados aparecem ?

c. Em várias situações, é necessário fornecer nossos dados pessoais (nome, endereço, data de nascimento etcétera). Vocês já passaram por situações assim? Quando?

Ícone de atividade oral.
Pintura. Um homem visto dos ombros para cima. Ele  está sério e tem cabelos, sobrancelhas e barba em preto. Veste lenço no pescoço em marrom-claro com bolinhas em bege e blusa em verde e azul-claro. Ao fundo, pinceladas em branco e roxo, com linhas fina em verde-claro
ider luve mi ór livi mi alon (2007), de mustafa maluka. Óleo e acrílico sôbre tela, 183 centímetros por 133 centímetros. Coleção privada, África do Sul.

II.

Fotografia. Uma jovem vista da cintura para cima. Ela tem cabelos cacheados em castanho, de blusa com estampa em preto, amarelo, azul e roxo, de roupa em amarelo embaixo. Ela olha para frente sorrindo, segurando na sua mão direita um celular cinza com contorno em azul, na horizontal. Ao fundo, mar com  água em azul-claro. No alto, céu da mesma cor.
Adolescente tirando uma céufí.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Despertar a atenção para as diferentes fórmas de representação da identidade, dando continuidade à contextualização do tema iniciada nas páginas de abertura.

Pode ser que alguns estudantes de sua turma já tenham documento de identidade; nesse caso, reconhecerão facilmente o documento representado na questão 1. Se lhe parecer oportuno, converse sobre a função desse documento, os dados que constam nele e por que é necessário possuí-lo. Da mesma maneira, as imagens presentes na questão 2 evidenciam o autorretrato e a selfie como fórmas de se representar. Dependendo de seu contexto, a discussão pode ser ampliada pedindo aos estudantes que mostrem suas selfies, caso as tenham, e expliquem o que quiseram expressar por meio delas. Sugerimos que avalie se os estudantes sabem o que é um autorretrato e, caso julgue necessário, explique que se trata da representação que alguém faz de si mesmo, geralmente por meio de pintura, desenho ou fotografia. A própria obra de arte da questão ajudará nesse entendimento.

Habilidade desenvolvida em Time to think


(ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sôbre o que o texto informa/comunica.

Did you know?

mustafa maluka (1976) é um pintor nascido na África do Sul especializado em retratos.

  1. Vocês sabem o que significa “autorretrato”? Se não sabem, conversem com outros colegas sobre o possível significado dessa palavra.
  1. A imagem um é um autorretrato (sélf-pórtreit) e a imagem dois é uma céufí. Com base nos exemplos, quais vocês acham que são as semelhanças e as diferenças entre autorretratos e céufis?

c. Em sua opinião, quais razões levam uma pessoa a pintar um autorretrato ou a tirar uma céufí?

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Um homem visto dos ombros para cima, de barba e bigode castanhos, de gorro sobre a cabeça em vermelho, usando camisa de mangas compridas em azul.  Ele segura dois  peixes cinzas, um com cada mão, na frente do rosto.

II.

Fotografia. Uma mulher à esquerda, vista agachada, com o corpo para a direita. Ela tem cabelos escuros, presos para a esquerda, com  óculos de sol em verde e preto, cachecol sobre o pescoço em rosa-claro, blusa de mangas compridas em cinza-claro, de calça em cinza-escuro. Ela olha para a direita, com a mão aberta e palma para cima, e com um homem em pé, de tamanho pequeno sobre sua mão. Ele tem cabelos escuros, camiseta em cinza, calça e sapatos em preto. Ao fundo, solo arenoso em bege e em segundo plano, morros e céu e azul-claro, com nuvens em branco.
  1. O que vocês observam nas imagens?

b. Vocês acham que elas retratam fielmente a realidade? Por quê?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. qual ou quais destes documentos vocês possuem?
      1. Carteira de estudante.
      2. Carteira de identidade.
      3. Certidão de nascimento.
      4. cê pê éfe.
    1. Qual desses documentos vocês acham mais importante? Por quê?
    1. Na opinião de vocês, quais informações são indispensáveis nesses documentos?
Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre documentos pessoais.

Na questão 3, as imagens mostram que é possível criar uma impressão ilusória da realidade, com base em alguns recursos, até muito simples. Desse modo, procura-se levar os estudantes a refletir sobre o fato de que uma foto nem sempre é uma representação fidedigna da realidade e, ao mesmo tempo, sobre as diferentes interpretações que podemos fazer não só das imagens, mas também de nós mesmos e dos outros. Essa discussão pode ser interessante considerando o contexto atual, no qual os meios virtuais disseminam uma gama muito ampla de informações, algumas verdadeiras e outras falsas, o que requer um trabalho de conscientização dos estudantes sobre a necessidade de verificação dessas informações para evitar reforçar a divulgação de inverdades.

Para ler

Caso queira ampliar seus conhecimentos sobre o tema identidade, recomendamos a leitura do livro de Hall (2006).

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver competência leitora, considerando-a um processo ativo de construção de sentidos, por meio dos gêneros discursivos documento de identidade, certidão de nascimento e apresentação pessoal.

Task 1

Na Task 1, o ponto de partida é a experiência pessoal dos estudantes. Eles certamente possuem certidão de nascimento, carteira de estudante e talvez documento de identidade. Desse modo, com base em sua própria realidade, poderão falar das situações em que eles ou seus responsáveis precisam usar esses documentos e dos dados que constam neles. Esses são conhecimentos prévios importantes para a leitura dos textos seguintes.

Ícone de atividade oral.
    1. O que os textos têm em comum?
    1. Em que situações as pessoas precisam apresentar seus documentos pessoais?
ríd tchu lârn
    • identificar os tipos de documentos;
    • verificar as informações presentes neles.
Documento. Um cartão na horizontal em bege-claro, com um chip à esquerda, de cor dourada. No topo há o texto: Republic of Malawi Chiphaso cha Nzika barra citizen identification. Ao lado esquerdo, há uma bandeira com listras verde, vermelha e preta. Ao lado direito, um brasão.  Abaixo, o texto: Dzina la Bambo barra Surname, Phiri. Na linha seguinte, Dzina, Maina Ena barra Name, Other Names Chikondi. Na linha abaixo, Mwamuna-Mkazi barra Sex F. Ao lado, Tsiku Lobadwa barra Date of Birth thirteenth September nineteen ninety-five. Na linha seguinte:  Nambala ya Chiphaso barra identification No KGTRFZ zero four. Ao lado: Dziko Lobadwira barra Nationality MWIT. Na linha abaixo: Tsiku Lolandira Chiphaso barra Date of Issue first June two thousand and seventeen. Ao lado:  Tsiku Lothera Chipaso barra Date of Expiry thirteenth September two thousand and twenty-one. Na parte à direita, fotografia de uma mulher negra, vista do busto para cima. Ela tem cabelos escuros divididos pela metade, blusa de mangas compridas em rosa-claro e bege. Na parte inferior, assinatura em preto.

II.

Documento. Cartão na horizontal retangular. Fundo em azul-claro. À esquerda, fotografia de uma jovem vista do busto para cima. Ela tem cabelos pretos presos. Ela usa camisa de gola em azul-claro com blusa de frio preto por cima. À direita no topo, há o texto: COLLEGE. Abaixo: Student ID: eleven dash six five three four. Na linha abaixo, Forename: Sarah. Na linha abaixo, Surname: Lewis. Na linha abaixo, Course:Pre-Nursing Studies. Na linha abaixo, Expiry Date: first June two thousand and twenty-five. Na ponta da direita, há um código de barra preta na vertical.

Eyes on grammar – egzâmpol uan

III.

Documento. Cartão na horizontal de cor verde-claro. À esquerda, na ponta superior, há o brasão brasileiro. Ao lado, o texto: República Federativa do Brasil, Ministério da Justiça, Registro de Identidade Civil, Estado do Brasil. Abaixo do brasão, há um chip e numeração: Nímero RIC barra ID number zero zero zero zero zero zero zero zero zero cinco dígito nove. Á direita há o texto:  Nome barra Name Fernanda de Carvalho da Silva. Na linha abaixo: Sexo barra Sex Fem. Na linha abaixo, Nacionalidade barra Nationality Brasileira. Na linha abaixo: Data de Nasc barra Date of Birth doze de julho de mil novecentos e sessenta. Na linha abaixo: Data de Validade barra Expiry vinte de agosto de dois mil e trinta. À direita, há uma fotografia em preto e branco, vista do busto para cima de uma mulher de cabelos curtose ondulados, ela usa argolas finas nas orelhas e camisa de gola branca. Ela olha para frente, sorrindo.

Did you know?

O documento do item três é a nova Identificação Civil Nacional () brasileira, aprovada pela Lei norte 13.444, de 2017.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre documentos pessoais; formular hipóteses e fazer inferências.

2a Resposta esperada: são documentos pessoais.

2b Resposta esperada: quando precisam comprovar seus dados pessoais, como ao fazer matrícula em uma escola.

Leitura

Em Read to learn, são focalizados documentos emitidos em outros países que têm o inglês como língua oficial ou principal e a nova Identificação Civil Nacional brasileira. Espera-se que os estudantes sejam capazes de inferir os dados presentes nesses documentos, com base no trabalho realizado em Before reading. Caso seja necessário, sugerimos estimulá-los a fazer inferências, mostrando outros documentos em português, incluindo os seus próprios documentos, caso queiram mostrá-los, e os dados que eles apresentam.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sôbre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sôbre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Indique as informações que estão presentes em cada documento.
Ícone. Notebook.

I

II

III

Nome

Sobrenome

País

Data de nascimento

Validade

Número de identificação

  1. Por que algumas informações não aparecem em todos os documentos?
  1. Relacione cada documento de ríd tchu lârn com os tipos a seguir.
    1. Carteira de estudante.
    2. Carteira de identidade.

d. Em sua opinião, por que os documentos de identificação costumam ter data de validade?

Ícone de atividade no caderno.
    1. Sarah
    1. LIUÍS
    1. ca gê tê érre éfe ze zero quatro
    1. brasileira
    1. 20/08/2030
    1. 13 1995

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. É um direito de todos os brasileiros ter certidão de nascimento. Vocês sabem por quê? Justifiquem sua resposta.
    1. Quais dados constam em uma certidão de nascimento?
    1. Vocês acham que certidões de nascimento emitidas em outros países são iguais à brasileira? Por quê?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações específicas; compreender globalmente os textos e fazer inferências.

1a

I

II

III

Nome

X

X

X

Sobrenome

X

X

X

País

X

X

Data de nascimento

X

X

Validade

X

X

X

Número de identificação

X

X

X

1b Resposta esperada: dependendo do tipo de documento, nem todas as informações são necessárias. Por exemplo, as carteiras de estudante não costumam apresentar o país dos estudantes.

1c I: dois; 1c II: um/três

1d Resposta pessoal.

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas no texto e fazer inferências.

2a: três; 2b: seis; 2c: quatro; 2d: cinco; 2e: dois; 2f: um

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre certidões de nascimento.

1a Resposta pessoal.

1b Resposta esperada: nome, data e hora de nascimento, sexo, nome dos pais etcétera.

1c Respostas pessoais.

Em Constructing meanings, o reconhecimento desses dados é feito primeiro em português e, depois, em inglês, pois se busca levar os estudantes a perceber que a familiaridade com o gênero discursivo em sua língua facilita a leitura em outro idioma. Esse recurso está presente em algumas unidades, principalmente neste volume da coleção. De acordo com Maingueneau (2004, página 41), o componente essencial da competência comunicativa é “o domínio das leis do discurso e dos gêneros discursivos”. Assim, considerando que os estudantes, em geral, ainda têm, no 6º ano do Ensino Fundamental, uma competência linguística em inglês em processo inicial de aprendizado, a sua participação na atividade verbal de leitura avança de fórma mais produtiva quando há um trabalho prévio consistente com textos em português do mesmo gênero discursivo.

Task 2

O gênero discursivo estudado na Task 2 é a certidão de nascimento. Uma vez mais, parte-se do universo dos estudantes, apresentando o documento brasileiro. Se você julgar conveniente e puder planejar a atividade com antecedência, sugerimos solicitar que observem suas certidões em casa, verifiquem as informações presentes nelas e tragam para a discussão proposta em Before reading. Contudo, dependendo de seu contexto, considere se essa tarefa poderá originar situações delicadas, já que, segundo o Conselho Nacional de Justiça, com base em dados do Censo Escolar de 2011, cêrca de 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento (cê êne jota, 2015).

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih um um) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
ríd tchu lârn
Ícone de atividade oral.
    • verificar dados informados em certidões de nascimento;
    • comparar as duas certidões.
Certidão de nascimento. Folha de papel na vertical, com os contornos em amarelo, listras finas em verde e amarelo. Ao centro, na ponta superior, brasão do Brasil e abaixo, o texto: República Federativa do Brasil, Registro Civil das Pessoas Naturais, Certidão de nascimento, Nome  CPF: espaço para resposta, Matrícula  nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove nove,  Data de Nascimento Por extenso: Espaço para resposta, Dia: Espaço para resposta, Mês: Espaço para resposta, Ano: Espaço para resposta, Hora de nascimento: Espaço para resposta, Naturalidade: Espaço para resposta, Município de Registro e Unidade da Federação: Espaço para resposta, Local, Município de Nascimento e UF: Espaço para resposta, Sexo: Espaço para resposta, Filiação: Espaço para resposta, Avós: Espaço para resposta, Gêmeos: Espaço para resposta, Nomes e Matrícula dos Gêmeos: Espaço para resposta, Data do registro por extenso: Espaço para resposta, Número da DNV barra Declação de Nascido Vivo: Espaço para resposta, Averbações barra Anotações e acrescer: Espaço para resposta,  Anotações de Cadastro. Tabela. Tipo de documento. RG, Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta. Tipo de documento: PIS barra NIS: Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta. Tipo de documento. Passaporte: Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta, Tipo de documento. Cartão Nacional de Saúde Número: Espaço para resposta, Data de expedição: Espaço para resposta, Órgão expedidor: Espaço para resposta, Data de validade: Espaço para resposta, Tipo de documento: Título do Eleitor Número: Espaço para resposta, Zona/Seção: Espaço para resposta, Munícipio: Espaço para resposta, UF: Espaço para resposta, CEP residencial: Espaço para resposta, Grupo Sanguíneo: Espaço para resposta. Asterisco As anotações de cadastro acima não dispensam a parte interessada da apresentação do documento original, quando exigido pelo órgão solicitante ou quando necessário para identificação de seu portador. Nome do ofício, Oficial Registrador, Munícipio barra UF, Endereço, Telefone, E-mail. O conteúdo da certidão é verdadeiro. Dou fé. Data e local: Espaço para resposta. Assinatura do Oficial.
Respostas e comentários

Em Read to learn, a observação da certidão de nascimento brasileira é relevante para que a turma retome o conhecimento do gênero e depois faça a leitura da certidão australiana. Pode ser necessário explicar que esse modelo brasileiro é o mais novo, em vigor desde o final de 2017, e, portanto, é diferente das certidões de nascimento dos estudantes.

professor ou professora, se julgar conveniente, de acordo com o perfil de sua turma, incentive a observação detalhada dos dados que constam na certidão de nascimento brasileira. Se for possível, mostre o modelo da certidão antiga para que os estudantes identifiquem as mudanças feitas na versão atual do documento.

II.

Certidão de nascimento. Folha de papel na vertical em tons de rosa-claro. Na parte superior, texto: Births, Deaths and Marriages Registration Act nineteen ninety-six  SOUTH AUSTRALIA, BIRTH CERTIFICATE. À direita, brasão redondo em preto. Na parte inferior, tabela com o texto: CHILD, Surname, DELANEY,  Given Names, NOAH WILLIAM, Sex, MALE, Date of Birth, WOMEN’S AND CHILDREN’S HOSPITAL, NORTH ADELAIDE. MOTHER Surname, DELANEY, Maiden Surname, RICHMOND, Given Names, LINDA KIM, Age, THIRTY-TWO YEARS, Place of Birth, NORTH ADELAIDE, SOUTH AUSTRALIA Occupation, TEACHER, Address ONE THREE TWO WESTERN PARADE.  TORRENSVILLE FIVE OH THREE ONE. FATHER, Surname, DENALEY, Given Names, ANDREW DAVID, Age, THIRTY-TWO YEARS, Place of Birth, NORTH ADELAIDE, SOUTH AUSTRALIA Occupation, MEDICAL PRACTITIONER, Address, ONE THREE TWO WESTERN PARADE TORRENSVILLE FIVE OH THREE ONE. MARRIAGE OF PARENTS, Year of Marriage TOW THOUSAND AND THREE, Place of Marriage DELAIDE, SOUTH AUSTRALIA. PREVIOUS CHILDREN OFPARENTS, Given Names (sex, date of birth). INFORMANTS, Name K. DELANEY,  Relationship to ChildL. MOTHER, .D. DELANEY, FATHER. REGISTRATION, Registration Number NINE SEVEN SIX FIVE FOUR THREE FIVE SEVEN, Date FOURTEENTH MARCH TWO THOUSAND AND EIGHT.  A esquerda, brasão em preto. Aibaixo, o número: ONE ZERO NINE NINE ZERO FIVE ONE e o texto Certificate Number. Ao final odocumento, o texto: BIRTHS, DEATHS AND MARRIAGES REGISTRATION OFFICE, ADELAIDE. I hereby certify that the above particulars are contained in an entry in the Register kept in this Offiice in the State of South Australia. Given under my hand and seal this. Issue date: fourteenth day of March, two thousand and eight.Assinatura em preto, REGISTRAR.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Indique as informações que aparecem nas duas certidões de nascimento.
      1. Nome dos pais.
      2. Sexo da criança.
      3. Nome da criança.
      4. Nome do irmão gêmeo.
      5. Número do documento.
      6. Local de nascimento da mãe.
      7. Data de nascimento da criança.
      8. Local de nascimento da criança.
      9. Número do documento de identidade da mãe.
    1. Quais são as diferenças entre a certidão de nascimento do Brasil e a da Austrália?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Seria possível existir uma certidão de nascimento sem os dados assinalados na questão 1a? Justifique sua resposta.
    1. Observe as certidões de nascimento do Brasil e da Austrália. Como seria possível diferenciar duas pessoas que tivessem nome e sobrenome iguais?

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. De onde vocês acham que o texto foi retirado?
      1. Blogue.
      2. Notícia.
      3. Poema.
    1. Na opinião de vocês, qual pode ser o tema do texto?
    1. Vocês já escreveram um texto semelhante? Com que finalidade?
    1. Vocês sabem dizer estas palavras em inglês? Caso não saibam, perguntem aos colegas ou consultem um dicionário.
      1. irmã
      2. irmão
      3. mãe
      4. pai
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.

1a: um, dois, três, cinco, sete, oito

1b Resposta esperada: a certidão brasileira apresenta a hora de nascimento, o nome dos avós e informação sobre irmão gêmeo; a certidão australiana contém mais informações sobre os pais (idade, local de nascimento, profissão, endereço e local de casamento) e informações sobre irmãos (se houver).

Objetivo da questão 2: refletir sobre as características composicionais do gênero certidão de nascimento.

2a Resposta esperada: não, porque são dados minimamente necessários para identificar uma pessoa.

2b Resposta esperada: por meio da data, do local de nascimento e dos nomes dos pais.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: formular hipóteses sobre o texto e ativar o conhecimento prévio sobre apresentação pessoal.

1a um – blogue

1b Resposta possível: a apresentação da pessoa que criou o blogue (um blogueiro ou blogger).

1d Respostas possíveis: sister, brother, mother, father.

A certidão de nascimento da Austrália difere consideravelmente da brasileira. Por essa razão, a questão 1 de Constructing meanings chama a atenção dos estudantes para as informações diferentes nessas certidões e, logo em seguida, para as informações coincidentes. Desse modo, eles poderão verificar que os dados presentes em ambos os documentos são os indispensáveis para a identificação de uma pessoa e que os demais dados são complementares. Uma vez que muitas crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento, conforme ressaltado anteriormente, preferimos não enfatizar dados sobre a filiação nas questões, mas sugerimos que você analise seu contexto e inclua alguma proposta se julgar relevante. Além disso, de acordo com os conhecimentos prévios e com a maturidade da turma, avalie se é pertinente aprofundar a discussão sobre a função social da certidão de nascimento, por ser ela a comprovação legal de que uma pessoa existe e a referência indispensável para a emissão dos demais documentos pessoais necessários ao longo da vida.

Task 3

O gênero discursivo estudado na Task 3 é a apresentação pessoal. Como o texto trabalhado foi extraído de um blogue, os estudantes podem identificá-lo como um “perfil”, nome geralmente dado à apresentação pessoal do autor nesse tipo de suporte e em outros meios digitais. Essa possível identificação certamente favorecerá o reconhecimento das características composicionais do gênero.

ríd tchu lârn
    • verificar o propósito do texto;
    • identificar características de apresentações pessoais em blogues.
Reprodução de página da internet. Três círculos pequenos coloridos na ponta da esquerda, respectivamente, nas cores: vermelho, amarelo e verde.  Na parte superior, ao centro, título em cinza Tales of a pre-teen nerd. Mais abaixo, texto em uma faixa azul : My life, My blog, My nerdiness. Abaixo os menus: Home, About e Contact Blossom.

Hello there, people of the Internet My name is Blossom, and I'm 12. I have brown hair and boring sparkling green eyes. I have an adorable 2-years-old shih-tzu called Kiki.

I have a 16-year-old sister called Summer (oh, the irony!). I am self-confessed nerd with an obsession for anything sugary, and I am not a very patient person. I love reading and writing, and getting into very awkward situations easily.

Me=

TALES of a pre-teen nerd. Lilaccupcakex. [sem local], [2013símbolo de ponto de interrogação]. Disponível em: https://oeds.link/GC4Wf7. Acesso em: 25 maio 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Sintetize o que você entendeu sobre a pessoa que se apresentou.
    1. Retire do texto fragmentos que contenham as seguintes informações sobre quem o escreveu.
      1. O nome.
      2. Uma característica física.
      3.  A idade.
      4. Algo de que gosta.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quem tem 16 anos?
      1. A amiga de blóssom.
      2. A irmã de blóssom.
      3. A boneca de blóssom.
    1. blóssom afirma que não é muito
      1. divertida.
      2. esperta.
      3. paciente.
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e fazer inferências.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: é uma menina de 12 anos que tem uma irmã e um cachorro e gosta de estudar, ler e escrever.

1b um: Resposta esperada: My name is Blossom reticências

1b dois: Resposta esperada: I have brown hair and boring sparkling green eyes.”

1b três: Resposta esperada: reticências I’m 12.”

1b quatro: Resposta esperada: I love reading and writing

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

2a: dois

2b: três

As questões de Constructing meanings incidem especialmente sobre informações pontuais e explícitas no texto, pois consideramos que, nessa fase inicial, supondo o primeiro contato formal dos estudantes com o inglês no 6º ano, o aprofundamento da língua deve se dar de modo gradativo. No entanto, como você conhece seu contexto escolar, avalie a pertinência de propor outras perguntas e chamar a atenção para os enunciados usados no texto para informar nome, idade e gostos. Nesse momento, com base na leitura, os estudantes podem ter contato com conhecimentos novos e ser estimulados a falar algo sobre si mesmos em inglês. Dessa fórma, possivelmente constatarão que aprender outra língua não é algo tão complicado.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês gostariam de ter algum dos documentos que viram anteriormente? Qual? Por quê?
    1. Que problemas uma pessoa sem certidão de nascimento pode ter?
    1. Vocês acham que no Brasil há pessoas que não têm certidão de nascimento?
    1. Que conselhos vocês dariam a Blossom sobre alimentação e comportamento?
    1. Vocês acham que crianças e adolescentes podem ter blogues? Por quê?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês chegam a um lugar novo, onde ninguém os conhece, e alguém pede que se apresentem. Como vocês começariam essa apresentação?
    1. O que vocês diriam nessa situação?
    1. Já aconteceu algo assim com vocês? Como foi?
    1. Verifiquem se outros colegas da turma já passaram por essa situação e se fizeram o mesmo que vocês.
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês encontram dois colegas que não se conhecem. O que vocês fariam?
    1. Vocês já passaram por uma situação assim? O que fizeram?
Ícone de atividade no caderno.
Fotografia. Rosto de uma menina, de cabelos castanhos para a direita, lisos, de traços orientais. Ela olha para frente, sorrindo.

II.

Fotografia. À esquerda, um carro vermelho visto parcialmente, com a porta direita aberta, com um homem em pé, perto de um menino e uma menina. O homem tem cabelos escuros, de camiseta em verde-claro e calça jeans e sorri para o menino. O menino é loiro, de blusa de mangas compridas em vermelho, calça cinza. À direita, a menina está com blusa em vermelho, saia cinza, meias em branco e sapatos pretos. Em segundo plano, muro e árvore e folhas verdes.
Respostas e comentários

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos.

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o gênero apresentação pessoal.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio acerca do tema e do gênero apresentação pessoal.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre os textos.

Think a little more

Em Think a little more os estudantes são instigados a pensar sobre os brasileiros que não possuem certidão de nascimento e sobre as dificuldades que uma criança sem esse documento enfrentará. Se você considerar oportuno, chame a atenção deles para algumas consequências, como: sem certidão de nascimento uma criança não pode ser matriculada na escola e não tem direito a atendimento médico e vacinação. Quando adulta, não poderá ter outros documentos e isso a impossibilitará de ter emprego com carteira assinada, ter habilitação para dirigir e abrir conta bancária, entre vários outros problemas. Também não poderá alistar-se nas fôrças armadas e votar.

Também pode ser interessante, em função da pergunta d, levar os estudantes a refletir sobre alimentação em face da necessidade de uma dieta saudável e equilibrada.

Além disso, se considerar relevante, proponha uma discussão sobre a fórma de autodefinir-se (I am a selfconfessed nerd reticênciasfecha parênteses com a finalidade de desconstruir estereótipos relacionados ao estilo de cada pessoa.

Para ler

Se você quiser saber um pouco mais sobre a escrita a respeito de si em blogues, sugerimos o texto de Komesu (2004).

Listening

Objetivo da seção

Ampliar os conhecimentos sobre apresentações pessoais orais.

Nessa atividade, são abordadas três apresentações breves. Como essas situações fazem parte do cotidiano da turma, os conhecimentos prévios poderão facilitar a compreensão do que será ouvido.

Habilidade desenvolvida em Listening


(ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

III.

Fotografia. Um menino sentado de frente para mesa cinza, com um notebook branco aberto na sua frente.  À direita, há um caderno de folhas em branca com uma lapizeira  azul em cima.  O menino tem cabelos pretos, de camiseta em amarelo, braços cruzados e par de fone nas orelhas, conectado ao computador. Ao fundo, paredes em branco, com porta à direita, vista parcialmente em marrom e à esquerda, janela grande, na horizontal por onde entra luz solar.
  1. Com base nas imagens, do que você imagina que cada apresentação vai tratar?

b. O que você acha que as pessoas vão dizer? Você saberia dizer isso em inglês?

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar o assunto e relacioná-lo aos textos presentes nesta unidade;
    • verificar características de apresentações pessoais.

Apresentação pessoal um

Título: Let me introduce myself

Data: 12/7/2019

Fonte: Canal de Games

LET me introduce myself. 2019. Vídeo (25segundos). Publicado pelo Canal de Games. Disponível em: https://oeds.link/muTZcD. Acesso em: 25 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Apresentação pessoal dois

Título: Introduce myself in English

Data: 11/11/2010

Fonte: annking1992823

INTRODUCE myself in English. 2010. Vídeo (3minutos12segundos). Publicado pelo canal annking1992823. Disponível em: https://oeds.link/n9FOJr. Acesso em: 25 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Apresentação pessoal três

Título: Sleepless in Seattle

Data: 1993

Fonte: dêvedê Sleepless in Seattle

SLEEPLESS in Seattle. Direção: Nora Ephron. Produção: Gary Foster. Estados Unidos da América: TriStar Pictures, 1993. 1 dêvedê (106 minutos).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Relacione cada apresentação às imagens que estão na questão 3 de bifór listenin.
    1. Ouça novamente as apresentações e explique o que acontece em cada uma delas. As hipóteses que você formulou na questão 3 de bifór listenin estavam corretas? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; relacionar elementos verbais e não verbais e comprovar hipóteses.

1a Resposta esperada: apresentação um, imagem três; apresentação dois, imagem um; apresentação três, imagem dois

1b Resposta esperada: nas apresentações um e dois há jovens se apresentando, dizendo quem são; na três, um menino apresenta uma amiga ao pai. Resposta pessoal.

Para isso, as questões de Before listening buscam contextualizar as apresentações, primeiro remetendo a experiências que os estudantes tenham vivenciado de precisar dizer quem são ou quem outra pessoa é. Se você achar necessário, a contextualização pode ser ampliada por meio da rápida simulação de duas cenas: uma na qual um estudante novo se apresenta à turma e outra na qual ele é apresentado à turma por alguém que já o conhece. Em seguida, as questões remetem às apresentações trabalhadas nesta seção, duas extraídas de vídeos de bloggers e uma extraída de um filme.

Considerando o contato com a apresentação escrita na Task 3 da seção anterior, se você julgar conveniente, poderá pedir aos estudantes, na resposta ao item 3b, que mencionem frases em inglês que possivelmente serão usadas nas apresentações.

As questões de Constructing meanings, a exemplo do tra­balho de compreensão leitora feito nesta unidade, privilegiam informações explícitas e buscam assegurar que os estudantes compreendam detalhadamente os textos. Essa estratégia é usada no intuito de levá-los a se familiarizar com os sons da língua inglesa, associando-os também à representação escrita; por isso, avalie a quantidade de vezes que as apresentações devem ser reproduzidas, de acordo com a menor ou maior dificuldade dos estudantes para compreender o que ouvem. Sugerimos, caso lhe pareça propício, incentivar a turma a usar as apresentações como exemplos para eles próprios se apresentarem e apresentarem os colegas em uma espécie de encenação, preparando-se, assim, para a atividade da seção Speaking.

Eyes on grammar

Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Relacione as transcrições a seguir com as apresentações que você ouviu.
    1. Nas transcrições presentes no item 2a, encontre fragmentos que indiquem uma
      1. saudação usada quando nos apresentamos ou encontramos alguém.
      2. fórma de dizer seu nome.
      3. maneira de dizer sua idade.
      4. fórma de dizer seu lugar de origem.
      1. maneira de apresentar alguém.
      1. fórma de saudar alguém que você acaba de conhecer.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês acham que as apresentações pessoais podem variar de acordo com a situação? Justifiquem sua resposta.
    1. Em apresentações como as que ouviram, vocês consideram possível conhecer de fato a pessoa? Justifiquem sua resposta.
    1. Já aconteceu de vocês terem uma impressão errada de uma pessoa quando a conheceram? E o que os fez mudar de opinião? Contem aos colegas como foi.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

Ilustração. Retângulo em azul-claro, na horizontal, com texto à esquerda: Student. Abaixo, Identity Card. Name: Espaço para resposta. Abaixo, Date of Birth: Espaço para resposta. Abaixo, Nationality: Espaço para resposta. A direita, espaço na vertical com o texto: Photo. Ícone. Notebook.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas.

2a um: Apresentação pessoal três.

2a dois: Apresentação pessoal um.

2a três: Apresentação pessoal dois.

2b um: Hi”; “Hello”.

2b dois: My name is Ann”; “My name is Antônio”.

2b três: reticências I am 11 years old.”

2b quatro: I am a Brazilian studentreticências

2b cinco: This is Jessica.”

2b seis: it’s nice to meet you

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema e o gênero do texto.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: praticar vocabulário relacionado a documentos de identidade.

Think a little more

Em Think a little more, busca-se levar os estudantes a pensar de modo mais crítico sobre as apresentações pessoais. Embora tenham pouca idade, provavelmente serão capazes de constatar que, para conhecermos bem uma pessoa, é preciso conviver com ela. Muitas vezes podemos tirar conclusões precipitadas sobre alguém, e a apresentação é apenas um primeiro contato com aquela pessoa que acabamos de conhecer, insuficiente para saber de fato como ela é. Refletir sobre isso é relevante, principalmente no comêço do ano letivo, quando geralmente chegam estudantes novos à escola e, mais ainda, por ser o início de um novo segmento de educação, o que implica uma mudança para todos; portanto, é necessário incentivar a integração.

Language in action

Objetivo da seção

Trabalhar aspectos linguístico-gramaticais dos gêneros trabalhados na unidade: vocabulário relacionado a documentos e a apresentações pessoais, verbo to be, pronomes pessoais e artigos.

Com relação à questão 1, como os estudantes devem reproduzir e completar um documento de identidade com seus dados, caso haja recursos e você julgar adequado, proponha que confeccionem os documentos em papel-cartão ou similar.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
Ícone de atividade no caderno.

2.

date of birth   neimi ór neimi   place of birth     sex

Documento. Folha de papel na horizontal com contornos em azul-escuro. Nas pontas, símbolos redondos e ao centro, no topo, texto: City Of Austin. Abaixo,  FILE NUMBER: NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE NINE Espaço para resposta um: DEE HEAD. Espaço para resposta dois: January fourth two thousand and four. Espaço para resposta três:  FEMALEE. Espaço para resposta four: TRAVIS COUNTY, TEXAS. Nas linhas seguintes: FATHER: JAY HERNANDEZ, MOTHER: AMY VASQUEZ. DATE FILED: January seventh two thousand and four. One one three three six six. I hereby certify that this abstract of birth facts has been provided to this office by the Texas Department of Health, Bureau of Vital Statistics, from a document officially in its custody. DATE ISSUED April fifteenth two thousand and four. This copy is not valid unless prepared on engraved border displaying seal and signature of Registrar.A direita, uma assinatura manuscrita em preto, ilegível e carimbo em azul em cima, dizendo: VOID. Ícone. Notebook.
Ícone de atividade no caderno.

3.

Hello, everyone! My name is Ann.” (página 31)

Hi. My name is Antônio. I am 11 years old.” (página 31)

Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.” (página 31)

a. Complete as frases a seguir, em inglês, com seus dados pessoais.

I.

espaço para resposta

II.

espaço para resposta
  1. Como você cumprimentaria em inglês seus colegas de turma?

c. Como você apresentaria em inglês dois colegas de turma que ainda não se conhecem?

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

4. página

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Antônio e estão falando sobre
    1. eles mesmos.
    2. outras pessoas.
  1. Quais palavras presentes nos áudios ajudaram a saber de quem estão falando?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar vocabulário relacionado a documentos de identidade.

2: um. NAME(S); dois. DATE OF BIRTH; três. SEX; quatro. PLACE OF BIRTH

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: praticar apresentação pessoal.

Objetivo da questão 4: praticar o verbo to be, pronomes pessoais e vocabulário.

4a: um; 4b: dois

Do mesmo modo, eles podem reproduzir duas vezes a certidão de nascimento apresentada na questão 2: uma para preencher com os dados que faltam, conforme solicitado na questão, e outra para substituir as informações do modelo por informações sobre si. Nesse caso, de acordo com a observação feita anteriormente, considere se essa proposta pode ser constrangedora para aqueles que eventualmente tenham pai desconhecido. Sugerimos, ainda, avaliar se esse seria o momento de explicar que, em geral, nos países de língua inglesa, as pessoas, quando não são próximas, costumam se dirigir umas às outras pelo sobrenome (palavra que tem variantes em inglês, como last name e surname) precedido por ., ., Mato Grosso do Sul. ou Miss. Apenas quando existe alguma intimidade entre os falantes é que o primeiro nome (name, given name, first name ou forename) é usado.

Nas questões 3, 4, 5 e 6, há práticas controladas de apresentações pessoais e de vocabulário, destacando, principalmente, o verbo to be e os pronomes pessoais. Todos esses conteúdos foram abordados ao longo das atividades de leitura e de audição, além de terem sido sistematizados ao final da unidade, na seção Eyes on grammar.

Sugerimos que avalie a necessidade de fazer a leitura das explicações presentes em Eyes on grammar antes da realização das questões de Language in action.

Mais exercícios de gramática e de léxico podem ser encontrados no apêndice There is more, então recomendamos que avalie a necessidade de trabalhá-los de acordo com o perfil da turma.

c. Complete as frases sobre Antônio e com as informações do quadro:

11    he    is    is    she    student    years old

I. (A)

espaço para resposta
aiapóstrofo s .xi (B)
espaço para resposta
(C)
espaço para resposta
.

II. (A)

espaço para resposta
(B)
espaço para resposta
(C)
espaço para resposta
(D)
espaço para resposta
Ícone de atividade no caderno.

5. página

a. xi um

espaço para resposta
dois
espaço para resposta
    1. espaço para resposta
      dois
      espaço para resposta
      três
      espaço para resposta
Ícone de atividade no caderno.
  1. 

Hi, everyone! (um) (I’m We’re They’re) Gabrielle, I’m 14 years old, and I’m from England.

b.

Hi! My name (um) (am is are) Isabel and (dois) (I am she is they are) almost 13. I live in Australia and I love reading and photography. I have two dogs, Buzz and Rosie.

c.

Jason – I’m Jason McCallister, Bob’s younger brother.

Jane – Oh, my God!!! You’re kidding! It’s so good to finally (um) (love you see you meet you).

Jason – (dois) (It’s They’re We’re) nice to meet you.

tê vê Brothers & Sisters. Direção: Ken Olin, Matt Shakman, Sandy Smolan. Estados Unidos da América: ABC Studios, 2006-2011.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar, com um colega, uma apresentação oral. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com eles na seção Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Apresentação pessoal.

Qual é o tema?Informações pessoais.

Qual é o objetivo?Apresentar-se para a turma, como se fosse o primeiro dia de aula.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Oralmente, na sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes prepararão suas falas com a ajuda de um colega e as apresentarão individualmente.

Respostas e comentários

4c um: A – She; B – Is; C – years old

4c dois: A – Is; B – He; C – 11; D – student

Objetivo da questão 5: praticar o verbo to be, pronomes pessoais e vocabulário.

5a: um. is; dois. years old

5b: um. She; dois. is not; três. patient

Objetivo da questão 6: praticar o verbo to be, pronomes pessoais, artigos e vocabulário.

6a: um I’m

6b: um is; dois I am

6c: um meet you; dois It’s

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

Speaking

Objetivo da seção

Aprofundar conhecimentos sobre apresentações pessoais, por meio da produção oral.

Os estudantes deverão se preparar para fazer uma apresentação oral individual. Embora esse talvez seja o primeiro contato deles com uma atividade de produção de texto em língua inglesa, consideramos que, após o trabalho realizado até este momento, eles poderão fazer uma breve apresentação pessoal, elaborando antes um roteiro para se sentirem mais seguros. De acordo com a quantidade de estudantes de sua turma, avalie a melhor dinâmica para a execução da atividade, pois, apesar de as apresentações serem curtas, o tempo de uma aula pode não ser suficiente. Assim, uma opção é realizar o trabalho em grupos ou, conforme sua carga horária, em duas aulas. Consideramos importante que todos possam falar, pois essa é uma fórma de praticar as construções, o vocabulário e a pronúncia em inglês.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero cinco) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • (ê éfe zero seis éle ih um um) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.

túlbóks

1.

Ícone de atividade no caderno.

a. Em inglês, como em todas as línguas, há diversas maneiras de fazer uma apresentação pessoal. Voltem às apresentações na seção líssen tchu lârn e, depois, pesquisem outras fórmas de se apresentar. Se possível, consultem materiais como dicionários, ambientes virtuais e aplicativos. Assim, vocês vão ter diferentes exemplos de como fazer a apresentação.

Ícone de atividade no caderno.

b. Em algumas ocasiões, pode ser importante elaborar um roteiro antes de falar. Assim, preparem a apresentação que vão fazer. Vocês não vão ler o texto escrito, mas ele vai ajudar a deixar a apresentação organizada. As informações que estão na seção áison grémer podem ajudá-los.

Ícone de atividade oral.

c. Façam a apresentação para o colega da dupla. Vocês devem observar a fala um do outro e anotar as qualidades e o que poderia ser modificado ou ajustado, a fim de ajudar o colega a melhorar sua apresentação.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • roteiro bem organizado;
    • conteúdo adequado e informações fundamentais sobre você;
    • vocabulário e construções usados adequadamente.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que a imagem mostra?
    1. Qual é a relação entre a imagem e o que foi tratado nesta unidade?
    1. O que é possível expressar em um autorretrato?
Ícone de atividade no caderno.

a. Faça seu autorretrato ou céufí.

Ícone de atividade oral.

b. Explique à turma o que ele expressa sobre você.

Ícone de atividade no caderno.

c. Com base nas apresentações pessoais que estudou nesta unidade, escreva no caderno uma apresentação sobre você como legenda para seu autorretrato ou sua céufí.

Ícone de atividade oral.

d. Leia a sua apresentação para a turma e ouça atentamente a dos colegas.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: planejar o estilo e o conteúdo da apresentação pessoal; consultar dicionários e meios digitais para construir repertório lexical e preparar uma versão inicial do texto.

1 Respostas pessoais.

1 Resposta pessoal. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial da apresentação pessoal.

2 Resposta pessoal. Objetivo da questão 2: fazer a versão final da apresentação pessoal.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre a imagem da abertura e sua relação com o tema da unidade.

1a Resposta esperada: crianças mostrando os autorretratos que desenharam.

1b Resposta esperada: a unidade trata de questões de identidade e, quando alguém faz seu autorretrato, expressa como vê a si mesmo.

1c Resposta esperada: a fórma como cada um se vê.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: praticar os conteúdos abordados na unidade.

Pit stop

Objetivo da seção

Fazer uma retrospectiva da unidade a fim de retomar a reflexão sobre o tema identidade e cidadania por meio da imagem das páginas de abertura, que apresenta estudantes de uma escola pública exibindo seus autorretratos.

As imagens de abertura podem ser revisitadas agora, com base em uma nova perspectiva fundamentada nos conhecimentos adquiridos e nas reflexões feitas ao longo da unidade. Do mesmo modo, ao fazer seu autorretrato, os estudantes poderão considerar as discussões suscitadas ao longo das atividades a respeito da imagem que cada um faz de si mesmo e dos outros. Por fim, espera-se que, ao associar o autorretrato ao texto de apresentação elaborado anteriormente, os estudantes possam também perceber seu desenvolvimento na aprendizagem de inglês. Sugerimos que avalie a possibilidade de os estudantes já começarem a interagir em inglês durante a realização das atividades desta seção. Se houver em sua cidade ou região algum museu de arte com autorretratos, uma visita pode ser interessante, caso haja condições de organizá-la. Outra proposta seria uma visita virtual a museus que exibam autorretratos, se houver um laboratório de informática na escola.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero cinco) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que foi mais fácil estudar nesta unidade? E o que foi mais difícil?
    1. O que você aprendeu sobre documentos e apresentações pessoais?
    1. Que conhecimentos novos, tanto sobre o tema quanto sobre a língua inglesa, você aprendeu nesta unidade?
    1. Você considera que sua participação nas aulas foi positiva? Justifique sua resposta.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os acompanham.

egzâmpol

Documento. Cartão na horizontal de cor verde-claro. À esquerda, na ponta superior, há o brasão brasileiro. Ao lado, o texto: República Federativa do Brasil, Ministério da Justiça, Registro de Identidade Civil, Estado do Brasil. Abaixo do brasão, há um chip e numeração: Nímero RIC barra ID number zero zero zero zero zero zero zero zero zero cinco dígito nove. Á direita há o texto:  Nome barra Name Fernanda de Carvalho da Silva. Na linha abaixo: Sexo barra Sex Fem. Na linha abaixo, Nacionalidade barra Nationality Brasileira. Na linha abaixo: Data de Nasc barra Date of Birth doze de julho de mil novecentos e sessenta. Na linha abaixo: Data de Validade barra Expiry vinte de agosto de dois mil e trinta. À direita, há uma fotografia em preto e branco, vista do busto para cima de uma mulher de cabelos curtose ondulados, ela usa argolas finas nas orelhas e camisa de gola branca. Ela olha para frente, sorrindo.

(página 24)

PERSONAL INFORMATION / INFORMAÇÕES PESSOAIS

name
forename / given name
surname / family name

sex
male
female

nationality
place of birth
country

date of birth
father’s name
mother’s name

egzâmpol

Hi. My name is Antônio.”

(página 32)

Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”

(página 32)

GETTING TO KNOW EACH OTHER / APRESENTAÇÃO PESSOAL

Greeting

Hi! / Hello!

Introducing yourself

My name is… / I’m…

Introducing someone

This is…

Meeting someone for the first time

It’s nice to meet you.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Think it over

Objetivo da seção

Analisar o próprio aprendizado, especialmente, a leitura de documentos pessoais e a audição e produção oral de apresentações pessoais.

Como momento propício para o diagnóstico da aprendizagem relativa a esta unidade, a autoavaliação permite identificar os estudantes que precisam de atividades complementares em função dos diferentes níveis de conhecimento alcançados. Sugerimos que o foco seja, nesse primeiro momento, a compreensão leitora da seção Reading e a pequena produção oral que foi realizada em Speaking. Caso seja necessário, use as questões presentes no apêndice There is more e nas Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor. Outra proposta seria uma nova rodada de apresentações orais, caso haja tempo.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o léxico relativo a informações pessoais, alguns enunciados usados em apresentações, os pronomes pessoais, a conjugação do verbo to be e os numerais de 0 a 20.

Alguns desses conteúdos reaparecerão nas unidades seguintes. No entanto, como pode ser a primeira vez que os estudantes têm contato com a língua inglesa, é recomendável propor atividades para reforçar a aprendizagem. Atividades lúdicas sempre são bem-vindas para praticar gramática e vocabulário, por isso sugerimos jôgo da memória, bingo e dominó. Existem, ainda, canções para a fixação dos números e, caso você considere relevante e seu contexto possibilite, a prática dos numerais de 1 a 9 pode se dar por meio de pequenos diálogos nos quais os estudantes informem um número de telefone, como resposta à pergunta: What is your phone number? Os estudantes também podem ser motivados a dizer, em inglês, os nomes dos objetos escolares que têm à mão, empregando os artigos indefinidos. Nesse caso, avalie se é necessário ampliar o vocabulário por meio de consulta a um dicionário bilíngue, se houver recursos materiais para isso.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.

My name is Ann. And now I’m going to introduce myself to you.”

Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”

(página 32)

SUBJECT PRONOUNS / PRONOMES PESSOAIS

SINGULAR

1st

I

2nd

you

3rd

he / she / it

PLURAL

1st

we

2nd

you

3rd

they

  • ít é o pronome pessoal que, no papel de sujeito, se refere a animais, objetos ou situações. Não se refere a pessoas.
  • Em inglês, todas as frases têm de ter um sujeito. Quando em português esse sujeito é impessoal ou inexistente, em inglês devemos usar ít. Exemplos:

SUBJECT PRONOUNS + VERB TO BE (PRESENT SIMPLE) / PRONOMES PESSOAIS + VERBO TO BE (PRESENTE SIMPLES)

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Full form

Contracted form

Full form

Contracted form

I am Ann.

I’m Ann.

I am not Ann.

I’m not Ann.

You are 17 years old.

You’re 17 years old.

You are not 17 years old.

You’re not / You aren’t 17 years old.

He is Michael.
She is Emma.
It is 8 years old.

He’s Michael.
She’s Emma.
It’s 8 years old.

He is not Michael.
She is not Emma.
It is not 8 years old.

He’s not / He isn’t Michael.
She’s not / She isn’t Emma.
It’s not / It isn’t 8 years old.

We are William and Olivia.

We’re William and Olivia.

We are not William and Olivia.

We’re not / We aren’t William and Olivia.

You are 10 years old.

You’re 10 years old.

You are not 10 years old.

You’re not / You aren’t 10 years old.

They are Benjamin and Harper.

They’re Benjamin and Harper.

They are not Benjamin and Harper.

They’re not / They aren’t Benjamin and Harper.

SUBJECT PRONOUNS + VERB TO BE (PRESENT SIMPLE) / PRONOMES PESSOAIS + VERBO TO BE (PRESENTE SIMPLES)

Affirmative

She is a teacher.

They are classmates.

Interrogative

Is she a teacher?

Are they classmates?

Para fazer perguntas com o verbo tchu bi, é preciso colocar o verbo antes do sujeito.

I am a Brazilian student and I am 11 years old.”

(página 32)

NUMBERS − NUMERAIS

0

zero

3

three

6

six

9

nine

12

twelve

15

fifteen

18

eighteen

1

one

4

four

7

seven

10

ten

13

thirteen

16

sixteen

19

nineteen

2

two

5

five

8

eight

11

eleven

14

fourteen

17

seventeen

20

twenty

Respostas e comentários

Para aprofundar o conteúdo gramatical, sugerimos que os estudantes sejam estimulados a falar e a escrever sôbre outras pessoas, como amigos e parentes, usando a 3ª pessoa do singular e do plural do verbo to be e seguindo os exemplos de apresentação pessoal trabalhados na unidade. Assim, poderão compor textos com títulos, como: About my friend/brother/sister/parents. Nesse caso, o uso do dicionário bilíngue, mais uma vez, seria de grande ajuda.

Referências bibliográficas

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Pai presente e certidões. Brasília: cê êne jota, 2015.

HALL, A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: dê pêa, 2006.

KOMESU, Blogs e as práticas de escrita sôbre si na internet. In: MARCUSCHI, éle a; XAVIER, á cê organização. Hipertexto e gêneros digitais: novas fórmas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. página 110-119.

MAINGUENEAU, Análise de textos de comunicação. terceira edição São Paulo: Cortez, 2004.