O objetivo principal desta unidade, no que concerne aos gêneros discursivos nela explorados, é proporcionar aos estudantes o contato com documentos de identificação, como documento de identidade e certidão de nascimento, e apresentações pessoais escritas e orais. Com isso, busca-se favorecer o reconhecimento das funções sociais e das características mais relevantes desses gêneros. O tema estudado diz respeito às diferentes maneiras de expressar nossa identidade, seja por meio dos documentos que atestam como nos chamamos e onde e quando nascemos, ratificando nossa cidadania, seja por meio de apresentações acerca de nossa personalidade ou de nossos hábitos e gostos.
O tema é introduzido nas páginas de abertura por meio das imagens que as ilustram e do próprio título da unidade. Como se trata de uma pergunta, considere a conveniência de introduzir a unidade pedindo à turma que responda à questão do título. Essa é umaformafórmade observar como cada um se vê e quais de seus traços destaca ou silencia, além de motivar a interação entre os estudantes recém-chegados aos anos finais do Ensino Fundamental, muitos talvez advindos de outras instituições escolares.Da mesma maneira, as imagens de abertura procuram estimular a identificação da turma com as crianças de uma escola pública de Ensino Fundamental, fotografadas depois de uma atividade em uma aula de língua estrangeira, na qual confeccionaram um autorretrato.Assim, o título da unidade e as imagens buscam criar o contexto para o aprofundamento da discussão sobre identidade.
Competências gerais desenvolvidas na unidade 1
• As competências gerais daBNCCBê êne cê cêdesenvolvidas nesta unidade são1,2,4,5,6,7,8,9,10.
Page twenty-one
Estudantes de escola pública brasileira exibem seus autorretratos.
Gêneros discursivos:documento pessoal e apresentação pessoal escrita e oral.
Tema:identidade e cidadania.
Os objetivos desta unidade são:
familiarizar-se com os gêneros discursivos documento pessoal e apresentação pessoal oral e escrita;
refletir sobre identidade e cidadania.
Respostas e comentários
Por meio do tema e dos conteúdos abordados na unidade, espera-se contribuir, em especial, para a discussão de questões identitárias. Busca-se, igualmente, dar ênfase à dimensão intercultural da educação linguística em inglês, procurando favorecer o respeito à diversidade no convívio com o outro e no conhecimento de outros povos.
Competências específicas desenvolvidas na unidade 1
• As competências específicas daBNCCBê êne cê cêdesenvolvidas nesta unidade são1,2,3,4,5,6.
Page twenty-two
TIME TO THINKtaimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Take a look at this image. Then discuss the questions with a classmate.
Como vocês acham que uma pessoa pode comprovar sua identidade?
Vocês já viram seus documentos?Qual(is)qual ou quais? Que dados aparecemnele(s)?
c. Em várias situações, é necessário fornecer nossos dados pessoais (nome, endereço, data de nascimentoetc.etcétera). Vocês já passaram por situações assim? Quando?
Take a look at the images and discuss the questions with a classmate.
Either love me or leave me aloneider luve mi ór livi mi alon(2007), deMustafa Malukamustafa maluka. Óleo e acrílicosobresôbretela, 183cmcentímetros×por133cmcentímetros. Coleção privada, África do Sul.
II.
Adolescente tirando umaselfiecéufí.
Respostas e comentários
1Respostas pessoais.Objetivos da questão 1:ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
2Respostas pessoais.Objetivos da questão 2:ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
Time to think
Objetivo da seção
Despertar a atenção para as diferentesformasfórmasde representação da identidade, dando continuidade à contextualização do tema iniciada nas páginas de abertura.
Pode ser que alguns estudantes de sua turma já tenham documento de identidade; nesse caso, reconhecerão facilmente o documento representado na questão1. Se lhe parecer oportuno, converse sobre a função desse documento, os dados que constam nele e por que é necessário possuí-lo. Da mesma maneira, as imagens presentes na questão2evidenciam o autorretrato e aselfiecomoformasfórmasde se representar. Dependendo de seu contexto, a discussão pode ser ampliada pedindo aos estudantes que mostrem suasselfies, caso as tenham, e expliquem o que quiseram expressar por meio delas. Sugerimos que avalie se os estudantes sabem o que é um autorretrato e, caso julgue necessário, explique que se trata da representação que alguém faz de si mesmo, geralmente por meio de pintura, desenho ou fotografia. A própria obra de arte da questão ajudará nesse entendimento.
Habilidade desenvolvida emTime to think
• (EF06LI12ê éfe zero seis éle ih um dois)Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideiassobresôbreo que o texto informa/comunica.
Page twenty-three
Did you know?
• Mustafa Malukamustafa maluka(1976) é um pintor nascido na África do Sul especializado em retratos.
Vocês sabem o que significa “autorretrato”? Se não sabem, conversem com outros colegas sobre o possível significado dessa palavra.
A imagemIumé um autorretrato (self-portraitsélf-pórtreit) e a imagemIIdoisé umaselfiecéufí. Com base nos exemplos, quais vocês acham que são as semelhanças e as diferenças entre autorretratos eselfiescéufis?
c. Em sua opinião, quais razões levam uma pessoa a pintar um autorretrato ou a tirar umaselfiecéufí?
Take a look at the following images. Then discuss the questions with a classmate.
II.
O que vocês observam nas imagens?
b. Vocês acham que elas retratam fielmente a realidade? Por quê?
READINGrídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Task 1tesqui uon
Before readingbifór rídin
Discuss with a classmate and answer the questions.
Qual(is)qual ou quaisdestes documentos vocês possuem?
Carteira de estudante.
Carteira de identidade.
Certidão de nascimento.
CPFcê pê éfe.
Qual desses documentos vocês acham mais importante? Por quê?
Na opinião de vocês, quais informações são indispensáveis nesses documentos?
Respostas e comentários
3Respostas pessoais.Objetivos da questão 3:ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
Pré-leitura
1Respostas pessoais.Objetivo da questão 1:ativar o conhecimento prévio sobre documentos pessoais.
Na questão3, as imagens mostram que é possível criar uma impressão ilusória da realidade, com base em alguns recursos, até muito simples. Desse modo, procura-se levar os estudantes a refletir sobre o fato de que uma foto nem sempre é uma representação fidedigna da realidade e, ao mesmo tempo, sobre as diferentes interpretações que podemos fazer não só das imagens, mas também de nós mesmos e dos outros. Essa discussão pode ser interessante considerando o contexto atual, no qual os meios virtuais disseminam uma gama muito ampla de informações, algumas verdadeiras e outras falsas, o que requer um trabalho de conscientização dos estudantes sobre a necessidade de verificação dessas informações para evitar reforçar a divulgação de inverdades.
Para ler
Caso queira ampliar seus conhecimentos sobre o tema identidade, recomendamos a leitura do livro deHall(2006).
Reading
Objetivo da seção
Desenvolver competência leitora, considerando-a um processo ativo de construção de sentidos, por meio dos gêneros discursivos documento de identidade, certidão de nascimento e apresentação pessoal.
Task1
NaTask1, o ponto de partida é a experiência pessoal dos estudantes. Eles certamente possuem certidão de nascimento, carteira de estudante e talvez documento de identidade. Desse modo, com base em sua própria realidade, poderão falar das situações em que eles ou seus responsáveis precisam usar esses documentos e dos dados que constam neles. Esses são conhecimentos prévios importantes para a leitura dos textos seguintes.
Page twenty-four
Take a look at the texts in Read to learn. Then discuss the questions with a classmate.
O que os textos têm em comum?
Em que situações as pessoas precisam apresentar seus documentos pessoais?
Read to learnríd tchu lârn
Read the documents with these objectives in mind:
identificar os tipos de documentos;
verificar as informações presentes neles.
II.
Eyes on grammar –EXAMPLE 1egzâmpol uan
III.
Did you know?
• O documento do itemIIItrêsé a nova Identificação Civil Nacional (ICN) brasileira, aprovada pela Leinnorteº13.444, de 2017.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 2:ativar o conhecimento prévio sobre documentos pessoais;formular hipóteses e fazer inferências.
2aResposta esperada: são documentos pessoais.
2bResposta esperada: quando precisam comprovar seus dados pessoais, como ao fazer matrícula em uma escola.
Leitura
EmRead to learn, são focalizados documentos emitidos em outros países que têm o inglês como língua oficial ou principal e a nova Identificação Civil Nacional brasileira. Espera-se que os estudantes sejam capazes de inferir os dados presentes nesses documentos, com base no trabalho realizado emBefore reading. Caso seja necessário, sugerimos estimulá-los a fazer inferências, mostrando outros documentos em português, incluindo os seus próprios documentos, caso queiram mostrá-los, e os dados que eles apresentam.
Habilidades desenvolvidas emReading
(EF06LI02ê éfe zero seis éle ih zero dois)Coletar informações do grupo, perguntando e respondendosobresôbrea família, os amigos, a escola e a comunidade.
(EF06LI07ê éfe zero seis éle ih zero sete)Formular hipótesessobresôbrea finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
(EF06LI08ê éfe zero seis éle ih zero oito)Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
(EF06LI09ê éfe zero seis éle ih zero nove)Localizar informações específicas em texto.
Page twenty-five
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Read the texts again and do the following.
Indique as informações que estão presentes em cada documento.
I
II
III
Nome
Sobrenome
País
Data de nascimento
Validade
Número de identificação
Por que algumas informações não aparecem em todos os documentos?
Relacione cada documento deRead to learnríd tchu lârncom os tipos a seguir.
Carteira de estudante.
Carteira de identidade.
d. Em sua opinião, por que os documentos de identificação costumam ter data de validade?
Now match the following items.
Sarah
LewisLIUÍS
KGTRFZ04ca gê tê érre éfe ze zero quatro
brasileira
20/08/2030
13Sept1995
date of birth
date of expiry
forename
ID number
nationality
surname
Task 2tésqui tchu
Before readingbifór rídin
Discuss the questions with a classmate.
É um direito de todos os brasileiros ter certidão de nascimento. Vocês sabem por quê? Justifiquem sua resposta.
Quais dados constam em uma certidão de nascimento?
Vocêsachamque certidões de nascimento emitidas em outros países são iguais à brasileira? Por quê?
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1:identificar informações específicas;compreender globalmente os textos e fazer inferências.
1a
I
II
III
Nome
X
X
X
Sobrenome
X
X
X
País
X
X
Data de nascimento
X
X
Validade
X
X
X
Número de identificação
X
X
X
1bResposta esperada: dependendo do tipo de documento, nem todas as informações são necessárias. Por exemplo, as carteiras de estudante nãocostumam apresentar opaísdos estudantes.
1c I:IIdois;1c II:Ium/IIItrês
1dResposta pessoal.
Objetivos da questão 2:identificar informações específicas no texto e fazer inferências.
Objetivo da questão 1:ativar o conhecimento prévio sobre certidões de nascimento.
1aResposta pessoal.
1bResposta esperada: nome, data e hora de nascimento, sexo, nome dos paisetcetcétera.
1cRespostas pessoais.
EmConstructing meanings, o reconhecimento desses dados é feito primeiro em português e, depois, em inglês, pois se busca levar os estudantes a perceber que a familiaridade com o gênero discursivo em sua língua facilita a leitura em outro idioma. Esse recurso está presente em algumas unidades, principalmente neste volume da coleção. De acordo comMaingueneau(2004,p.página41), o componente essencial da competência comunicativa é “o domínio das leis do discurso e dos gêneros discursivos”. Assim, considerando que os estudantes, em geral, ainda têm, no 6ºano do Ensino Fundamental, uma competência linguística em inglês em processo inicial de aprendizado, a sua participação na atividade verbal de leitura avança deformafórmamais produtiva quando há um trabalho prévio consistente com textos em português do mesmo gênero discursivo.
Task2
O gênero discursivo estudado naTask2é a certidão de nascimento. Uma vez mais, parte-se do universo dos estudantes, apresentando o documento brasileiro. Se você julgar conveniente e puder planejar a atividade com antecedência, sugerimos solicitar que observem suas certidões em casa, verifiquem as informações presentes nelas e tragam para a discussão proposta emBefore reading. Contudo, dependendo de seu contexto, considere se essa tarefa poderá originar situações delicadas, já que, segundo o Conselho Nacional de Justiça, com base em dados do Censo Escolar de 2011,cercacêrcade 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento (CNJcê êne jota, 2015).
Habilidades desenvolvidas emReading
(EF06LI11ê éfe zero seis éle ih um um)Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
(EF06LI12ê éfe zero seis éle ih um dois)Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
(EF06LI17ê éfe zero seis éle ih um sete)Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
Page twenty-six
Read to learnríd tchu lârn
Read the birth certificates with these objectives in mind:
verificar dados informados em certidões de nascimento;
comparar as duas certidões.
Respostas e comentários
EmRead to learn, a observação da certidão de nascimento brasileira é relevante para que a turma retome o conhecimento do gênero e depois faça a leitura da certidão australiana. Pode ser necessário explicar que esse modelo brasileiro é o mais novo, em vigor desde o final de 2017, e, portanto, é diferente das certidões de nascimento dos estudantes.
Professor/aprofessor ou professora, se julgar conveniente, de acordo com o perfil de sua turma, incentive a observação detalhada dos dados que constam na certidão de nascimento brasileira. Se for possível, mostre o modelo da certidão antiga para que os estudantes identifiquem as mudanças feitas na versão atual do documento.
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II.
Page twenty-eight
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Read the texts again and do the following.
Indique as informações que aparecem nas duas certidões de nascimento.
Nome dos pais.
Sexo da criança.
Nome da criança.
Nome do irmão gêmeo.
Número do documento.
Local de nascimento da mãe.
Data de nascimento da criança.
Local de nascimento da criança.
Número do documento de identidade da mãe.
Quais são as diferenças entre a certidão de nascimento do Brasil e a da Austrália?
Answer the following questions.
Seria possível existir uma certidão de nascimento sem os dados assinalados na questão1a? Justifique sua resposta.
Observe as certidões de nascimento do Brasil e da Austrália. Como seria possível diferenciar duas pessoas que tivessem nome e sobrenome iguais?
Task 3tésk thri
Before readingbifór rídin
Take a look at the personal presentation in Read to learn and discuss the questions with a classmate.
De onde vocês acham que o texto foi retirado?
Blogue.
Notícia.
Poema.
Na opinião de vocês, qual pode ser o tema do texto?
Vocês já escreveram um texto semelhante? Com que finalidade?
Vocês sabem dizer estas palavras em inglês? Caso não saibam, perguntem aos colegas ou consultem um dicionário.
irmã
irmão
mãe
pai
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivo da questão 1:identificar informações específicas no texto.
1a:Ium,IIdois,IIItrês,Vcinco,VIIsete,VIIIoito
1bResposta esperada: a certidão brasileira apresenta a hora de nascimento, o nome dos avós e informação sobre irmão gêmeo; a certidão australiana contém mais informações sobre os pais (idade, local de nascimento, profissão, endereço e local de casamento) e informações sobre irmãos (se houver).
Objetivo da questão 2:refletir sobre as características composicionais do gênero certidão de nascimento.
2aResposta esperada: não, porque são dadosminimamentenecessários para identificar uma pessoa.
2bResposta esperada: por meio da data, do local de nascimento edos nomesdos pais.
Pré-leitura
1Respostas pessoais.Objetivosda questão 1:formular hipóteses sobre o texto e ativar o conhecimento prévio sobre apresentação pessoal.
1aIum– blogue
1bResposta possível: a apresentação da pessoa que criou o blogue (um blogueiro oublogger).
A certidão de nascimento da Austrália difere consideravelmente da brasileira. Por essa razão, a questão1deConstructing meaningschama a atenção dos estudantes para as informações diferentes nessas certidões e, logo em seguida, para as informações coincidentes. Desse modo, eles poderão verificar que os dados presentes em ambos os documentos são os indispensáveis para a identificação de uma pessoa e que os demais dados são complementares. Uma vez que muitas crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento, conforme ressaltado anteriormente, preferimos não enfatizar dados sobre a filiação nas questões, mas sugerimos que você analise seu contexto e inclua alguma proposta se julgar relevante. Além disso, de acordo com os conhecimentos prévios e com a maturidade da turma, avalie se é pertinente aprofundar a discussão sobre a função social da certidão de nascimento, por ser ela a comprovação legal de que uma pessoa existe e a referência indispensável para a emissão dos demais documentos pessoais necessários ao longo da vida.
Task3
O gênero discursivo estudado naTask 3é a apresentação pessoal. Como o texto trabalhado foi extraído de um blogue, os estudantes podem identificá-lo como um “perfil”, nome geralmente dado à apresentação pessoal do autor nesse tipo de suporte e em outros meios digitais. Essa possível identificação certamente favorecerá o reconhecimento das características composicionais do gênero.
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Read to learnríd tchu lârn
Read the personal presentation with these objectives in mind:
verificar o propósito do texto;
identificar características de apresentações pessoais em blogues.
ABOUT
Hello there, people of the Internet My name is Blossom, and I'm 12. I have brown hair andboringsparkling green eyes. I have an adorable 2-years-old shih-tzu called Kiki.
I have a 16-year-old sister called Summer (oh, the irony!). I am self-confessed nerd with an obsession for anything sugary, and I am not a very patient person. I love reading and writing, and getting into very awkward situations easily.
Me=
TALES of a pre-teen nerd.Lilaccupcakex. [S. l.sem local], [2013?símbolo de ponto de interrogação]. Disponível em:https://oeds.link/GC4Wf7.Acesso em: 25 maio2022.
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Read the text again and do the following.
Sintetize o que você entendeu sobre a pessoa que se apresentou.
Retire do texto fragmentos que contenham as seguintes informações sobre quem o escreveu.
O nome.
Uma característica física.
A idade.
Algo de que gosta.
Read the personal presentation one more time and choose the correct answer.
Quem tem 16 anos?
A amiga deBlossomblóssom.
A irmã deBlossomblóssom.
A boneca deBlossomblóssom.
Blossomblóssomafirma que não é muito
divertida.
esperta.
paciente.
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1:compreender globalmente o texto; identificar informações específicase fazerinferências.
1aResposta pessoal. Resposta possível: é uma menina de 12 anos que tem uma irmã e um cachorro e gosta de estudar, ler e escrever.
1bIum:Resposta esperada:“My name is Blossom[...]reticências.”
1bIIdois:Resposta esperada:“I have brown hair and boring sparkling green eyes.”
1bIVquatro:Resposta esperada:“I love reading and writing[…].”
Objetivo da questão 2:identificar informações específicas no texto.
2a:IIdois
2b:IIItrês
As questões deConstructing meaningsincidem especialmente sobre informações pontuais e explícitas no texto, pois consideramos que, nessa fase inicial, supondo o primeiro contato formal dos estudantes com o inglês no 6ºano, o aprofundamento da língua deve se dar de modo gradativo. No entanto, como você conhece seu contexto escolar, avalie a pertinência de propor outras perguntas e chamar a atenção para os enunciados usados no texto para informar nome, idade e gostos. Nesse momento, com base na leitura, os estudantes podem ter contato com conhecimentos novos e ser estimulados a falar algo sobre si mesmos em inglês. Dessaformafórma, possivelmente constatarão que aprender outra língua não é algo tão complicado.
Page thirty
Think a little morethink a lítol mór
Discuss the following questions with a classmate.
Vocês gostariam de ter algum dos documentos que viram anteriormente? Qual? Por quê?
Que problemas uma pessoa sem certidão de nascimento pode ter?
Vocês acham que no Brasil há pessoas que não têm certidão de nascimento?
Que conselhos vocês dariam a Blossom sobre alimentação e comportamento?
Vocês acham que crianças e adolescentes podem ter blogues? Por quê?
LISTENINGlissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Before listeningbifór listenin
Consider the context in 1a. Then discuss with a classmate and answer the questions.
Vocês chegam a um lugar novo, onde ninguém os conhece, e alguém pede que se apresentem. Como vocês começariam essa apresentação?
O que vocês diriam nessa situação?
Já aconteceu algo assim com vocês? Como foi?
Verifiquem se outros colegas da turma já passaram por essa situação e se fizeram o mesmo que vocês.
Now consider this new context and discuss the questions with a classmate.
Vocês encontram dois colegas que não se conhecem. O que vocês fariam?
Vocês já passaram por uma situação assim? O que fizeram?
Take a look at these images. They are part of the personal presentations you are going to listen to. Then answer the questions.
II.
Respostas e comentários
Pós-leitura
1Respostas pessoais.Objetivo da questão 1:refletir criticamente sobre o tema dos textos.
Pré-audição
1Respostas pessoais.Objetivo da questão 1:ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o gênero apresentação pessoal.
2Respostas pessoais.Objetivo da questão 2:ativar o conhecimento prévio acerca do tema e do gênero apresentação pessoal.
3Respostas pessoais.Objetivo da questão 3:formular hipóteses sobre os textos.
Think a little more
EmThink a little moreos estudantes são instigados a pensar sobre os brasileiros que não possuem certidão de nascimento e sobre as dificuldades que uma criança sem esse documento enfrentará. Se você considerar oportuno, chame a atenção deles para algumas consequências, como: sem certidão de nascimento uma criança não pode ser matriculada na escola e não tem direito a atendimento médico e vacinação. Quando adulta, não poderá ter outros documentos e isso a impossibilitará de ter emprego com carteira assinada, ter habilitação para dirigir e abrir conta bancária, entre vários outros problemas. Também não poderá alistar-se nasforçasfôrçasarmadas e votar.
Também pode ser interessante, em função da perguntad, levar os estudantes a refletir sobre alimentação em face da necessidade de uma dieta saudável e equilibrada.
Além disso, se considerar relevante, proponha uma discussão sobre aformafórmade autodefinir-se (I am a selfconfessed nerd[...]reticências)fecha parêntesescom a finalidade de desconstruir estereótipos relacionados ao estilo de cada pessoa.
Para ler
Se você quiser saber um pouco mais sobre a escrita a respeito de si em blogues, sugerimos o texto deKomesu(2004).
Listening
Objetivo da seção
Ampliar os conhecimentos sobre apresentações pessoais orais.
Nessa atividade, são abordadas três apresentações breves. Como essas situações fazem parte do cotidiano da turma, os conhecimentos prévios poderão facilitar a compreensão do que será ouvido.
Habilidade desenvolvida emListening
• (EF06LI04ê éfe zero seis éle ih zero quatro)Reconhecer, com oapoioapôiode palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
Page thirty-one
III.
Com base nas imagens, do que você imagina que cada apresentação vai tratar?
b. O que você acha que as pessoas vão dizer? Você saberia dizer isso em inglês?
Listen to learnlíssen tchu lârn
Listen to the personal presentations with these objectives in mind:
identificar o assunto e relacioná-lo aos textos presentes nesta unidade;
verificar características de apresentações pessoais.
Apresentação pessoalIum
Título:Let me introduce myself
Data:12/7/2019
Fonte:Canal deGames
LET me introduce myself. 2019. Vídeo (25ssegundos). Publicado pelo Canal deGames. Disponível em:https://oeds.link/muTZcD.Acesso em:25maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoalIIdois
Título:Introduce myself in English
Data: 11/11/2010
Fonte:annking1992823
INTRODUCE myself in English. 2010. Vídeo (3minminutos12ssegundos). Publicado pelo canalannking1992823. Disponível em:https://oeds.link/n9FOJr.Acesso em: 25maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoalIIItrês
Título:Sleepless in Seattle
Data:1993
Fonte:DVDdêvedêSleepless in Seattle
SLEEPLESS in Seattle.Direção:Nora Ephron. Produção:Gary Foster.EUAEstados Unidos da América:TriStar Pictures, 1993. 1DVDdêvedê(106minminutos).
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Constructing meaningsconstrãquitchion minins
Listen to the personal presentations carefully and do the following.
Relacione cada apresentação às imagens que estão na questão3deBefore listeningbifór listenin.
Ouça novamente as apresentações e explique o que acontece em cada uma delas. As hipóteses que você formulou na questão3deBefore listeningbifór listeninestavam corretas? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários
Audição
Compreensão auditiva
Objetivos da questão 1:compreender globalmente o texto;relacionar elementos verbais e não verbais e comprovar hipóteses.
1bResposta esperada: nas apresentaçõesIumeIIdoishá jovens se apresentando, dizendo quem são; naIIItrês, um menino apresenta uma amiga ao pai. Resposta pessoal.
Para isso, as questões deBefore listeningbuscam contextualizar as apresentações, primeiro remetendo a experiências que os estudantes tenham vivenciado de precisar dizer quem são ou quem outra pessoa é. Se você achar necessário, a contextualização pode ser ampliada por meio da rápida simulação de duas cenas: uma na qual um estudante novo se apresenta à turma e outra na qual ele é apresentado à turma por alguém que já o conhece. Em seguida, as questões remetem às apresentações trabalhadas nesta seção, duas extraídas de vídeos debloggerse uma extraída de um filme.
Considerando o contato com a apresentação escrita naTask3da seção anterior, se você julgar conveniente, poderá pedir aos estudantes, na resposta ao item3b, que mencionem frases em inglês que possivelmente serão usadas nas apresentações.
As questões deConstructing meanings, a exemplo do trabalho de compreensão leitora feito nesta unidade, privilegiam informações explícitas e buscam assegurar que os estudantes compreendam detalhadamente os textos. Essa estratégia é usada no intuito de levá-los a se familiarizar com os sons da língua inglesa, associando-os também à representação escrita; por isso, avalie a quantidade de vezes que as apresentações devem ser reproduzidas, de acordo com a menor ou maior dificuldade dos estudantes para compreender o que ouvem. Sugerimos, caso lhe pareça propício, incentivar a turma a usar as apresentações como exemplos para eles próprios se apresentarem e apresentarem os colegas em uma espécie de encenação, preparando-se, assim, para a atividade da seçãoSpeaking.
Page thirty-two
Eyes on grammar–EXAMPLES 2, 3 and 4
Listen to the personal presentations again and do the following.
Relacione as transcrições a seguir com as apresentações que você ouviu.
“Hi, Dad. This is Jessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”
“Hi. My name is Antônio.I am a Brazilian student, and I am 11 years old.”
“Hello, everyone! My name is Ann. And now I’m going to introduce myself to you.”
Nas transcrições presentes no item2a, encontre fragmentos que indiquem uma
saudação usada quando nos apresentamos ou encontramos alguém.
formafórmade dizer seu nome.
maneira de dizer sua idade.
formafórmade dizer seu lugar de origem.
maneira de apresentar alguém.
formafórmade saudar alguém que você acaba de conhecer.
Think a little morethink a lítol mór
Discuss the following questions with a classmate.
Vocês acham que as apresentações pessoais podem variar de acordo com a situação? Justifiquem sua resposta.
Em apresentações como as que ouviram, vocês consideram possível conhecer de fato a pessoa? Justifiquem sua resposta.
Já aconteceu de vocês terem uma impressão errada de uma pessoa quando a conheceram? E o que os fez mudar de opinião? Contem aos colegas como foi.
LANGUAGE IN ACTIONlenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Complete the document with your personal information.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2:identificar informações específicas.
2aIum:Apresentação pessoalIIItrês.
2aIIdois:ApresentaçãopessoalIum.
2aIIItrês:Apresentação pessoalIIdois.
2bIum:“Hi”; “Hello”.
2bIIdois:“My name is Ann”; “My name is Antônio”.
2bIIItrês:“[...]reticênciasI am 11 years old.”
2bIVquatro:“I am a Brazilian student[...]reticências”
2bVcinco:“This is Jessica.”
2bVIseis:“[…]it’s nice to meet you[…]”
Pós-audição
1Respostas pessoais.Objetivo da questão 1:refletir criticamente sobre o tema e o gênero do texto.
1Respostas pessoais.Objetivo da questão 1:praticar vocabulário relacionado a documentos de identidade.
Think a little more
EmThink a little more, busca-se levar os estudantes a pensar de modo mais crítico sobre as apresentações pessoais. Embora tenham pouca idade, provavelmente serão capazes de constatar que, para conhecermos bem uma pessoa, é preciso conviver com ela. Muitas vezes podemos tirar conclusões precipitadas sobre alguém, e a apresentação é apenas um primeiro contato com aquela pessoa que acabamos de conhecer, insuficiente para saber de fato como ela é. Refletir sobre isso é relevante, principalmente nocomeçocomêçodo ano letivo, quando geralmente chegam estudantes novos à escola e, mais ainda, por ser o início de um novo segmento de educação, o que implica uma mudança para todos; portanto, é necessário incentivar a integração.
Language in action
Objetivo da seção
Trabalhar aspectos linguístico-gramaticais dos gêneros trabalhados na unidade: vocabulário relacionado a documentos e a apresentações pessoais, verboto be, pronomes pessoais e artigos.
Com relação à questão1, como os estudantes devem reproduzir e completar um documento de identidade com seus dados, caso haja recursos e você julgar adequado, proponha que confeccionem os documentos em papel-cartão ou similar.
Habilidades desenvolvidas emLanguage in action
(EF06LI17ê éfe zero seis éle ih um sete)Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
(EF06LI19ê éfe zero seis éle ih um nove)Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verboto betchu bi) e descrever rotinas diárias.
Page thirty-three
2. Complete the birth certificate with the following information.
date of birthname(s)neimi ór neimiplace of birthsex
3. Read the examples and do the following.
“Hello, everyone!My name isAnn.”(p.página 31)
“Hi.My name isAntônio.[…]I am 11 years old.”(p.página 31)
“Hi, Dad.This isJessica.”/“Hello, it’snice to meet you, Jessica.”(p.página31)
a. Complete as frases a seguir, em inglês, com seus dados pessoais.
I. My name is
.
II. I am
years old.
Como você cumprimentaria em inglês seus colegas de turma?
c. Como você apresentaria em inglês dois colegas de turma que ainda não se conhecem?
4. Listen to the personal presentation I and II (p.página31) again and choose the correct answer.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Antônio eAnnestão falando sobre
eles mesmos.
outras pessoas.
Quais palavras presentes nos áudios ajudaram a saber de quem estão falando?
It is.
I am.
We are.
Respostas e comentários
Objetivoda questão 2:praticar vocabulário relacionado a documentos de identidade.
2:Ium.NAME(S);IIdois.DATE OF BIRTH;IIItrês.SEX;IVquatro.PLACE OF BIRTH
3Respostas pessoais.Objetivo da questão 3:praticar apresentação pessoal.
Objetivo da questão 4:praticar o verboto be, pronomes pessoais e vocabulário.
4a:Ium;4b:IIdois
Do mesmo modo, eles podem reproduzir duas vezes a certidão de nascimento apresentada na questão2: uma para preencher com os dados que faltam, conforme solicitado na questão, e outra para substituir as informações do modelo por informações sobre si. Nesse caso, de acordo com a observação feita anteriormente, considere se essa proposta pode ser constrangedora para aqueles que eventualmente tenham pai desconhecido. Sugerimos, ainda, avaliar se esse seria o momento de explicar que, em geral, nos países de língua inglesa, as pessoas, quando não são próximas, costumam se dirigir umas às outras pelo sobrenome (palavra que tem variantes em inglês, comolast nameesurname) precedido porMrs.,Mr.,MsMato Grosso do Sul.ouMiss. Apenas quando existe alguma intimidade entre os falantes é que o primeiro nome (name,givenname,firstnameouforename) é usado.
Nas questões3,4,5e6, há práticas controladas de apresentações pessoais e de vocabulário, destacando, principalmente, o verboto bee os pronomes pessoais. Todos esses conteúdos foram abordados ao longo das atividadesdeleitura e de audição, além de terem sido sistematizados ao final da unidade, na seçãoEyes on grammar.
Sugerimos que avalie a necessidade de fazer a leitura das explicações presentes emEyes on grammarantes da realização das questões deLanguagein action.
Mais exercícios de gramática e de léxico podem ser encontrados no apêndiceThereismore, então recomendamos que avalie a necessidade de trabalhá-los de acordo com o perfil da turma.
Page thirty-four
c. Complete asfrases sobre Antônio eAnncom as informaçõesdo quadro:
11heisisshestudentyears old
I. (A)
iaisapóstrofo sAnn.Shexi(B)from Taiwan, and she is 18(C).
II. He(A)
Antônio.(B)is an(C)-year-old(D)from Brazil.
5. Read again about Blossom (p.página29) and complete the sentences.
a. ShexiIum
12.She has a 16IIdoissister called Summer.
is a self-confessed nerd, and sheIIdoisa veryIIItrêsperson.
Choose the correct answer.
Presentation 1
Hi, everyone!(Ium) (I’m–We’re–They’re)Gabrielle, I’m 14 years old, and I’m from England.
b. Presentation 2
Hi! My name(Ium) (am–is–are) Isabeland(IIdois) (I am–she is–they are)almost 13.I live in Australia and I love reading and photography. I have two dogs, Buzz and Rosie.
c. Presentation 3
Jason –I’m Jason McCallister, Bob’s younger brother.
Jane –Oh, my God!!! You’re kidding! It’s so good to finally(Ium) (love you–see you–meet you).
Jason – (IIdois) (It’s–They’re–We’re)nice to meet you.
TVtê vêBrothers & Sisters. Direção: Ken Olin, Matt Shakman, Sandy Smolan.EUAEstados Unidos da América:ABC Studios, 2006-2011.
SPEAKINGispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Hit the roadrit de rroudi
Sua tarefa é criar, com um colega, uma apresentação oral. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com elesna seçãoListening.
1. Before preparing your personal presentation, pay close attention to the chart.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo?Apresentação pessoal.
Qual é o tema?Informações pessoais.
Qual é o objetivo?Apresentar-se para a turma, como se fosse o primeiro dia de aula.
A quem se dirige?Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada?Oralmente, na sala de aula.
Quem participará?Todos os estudantes prepararão suas falas com a ajuda de um colega e as apresentarão individualmente.
Respostas e comentários
4cIum:A –She; B –Is; C –years old
4cIIdois:A –Is; B –He; C –11; D –student
Objetivo da questão 5:praticar o verboto be, pronomes pessoais e vocabulário.
5a:Ium.is;IIdois.years old
5b:Ium.She;IIdois.is not;IIItrês.patient
Objetivo da questão 6:praticar o verboto be, pronomes pessoais, artigos e vocabulário.
6a:Ium–I’m
6b:Ium–is;IIdois–I am
6c:Ium–meet you;IIdois–It’s
Objetivo da questão 1:conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.
Speaking
Objetivo da seção
Aprofundar conhecimentos sobre apresentações pessoais, por meio da produção oral.
Os estudantes deverão se preparar para fazer uma apresentação oral individual. Embora esse talvez seja o primeiro contato deles com uma atividade de produção de texto em língua inglesa, consideramos que, após o trabalho realizado até este momento, eles poderão fazer uma breve apresentação pessoal, elaborando antes um roteiro para se sentirem mais seguros. De acordo com a quantidade de estudantes de sua turma, avalie a melhor dinâmica para a execução da atividade, pois, apesar de as apresentações serem curtas, o tempo de uma aula pode não ser suficiente. Assim, uma opção é realizar o trabalho em grupos ou, conforme sua carga horária, em duas aulas. Consideramos importante que todos possam falar, pois essa é umaformafórmade praticar as construções, o vocabulário e a pronúncia em inglês.
Habilidades desenvolvidas emSpeaking
(EF06LI01ê éfe zero seis éle ih zero um)Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
(EF06LI02ê éfe zero seis éle ih zero dois)Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
(EF06LI05ê éfe zero seis éle ih zero cinco)Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
(EF06LI11ê éfe zero seis éle ih um um)Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
Page thirty-five
Toolboxtúlbóks
1. Follow these steps. They will help you prepare a personal presentation.
a. Em inglês, como em todas as línguas, há diversas maneiras de fazer uma apresentação pessoal. Voltem às apresentações na seçãoListen to learnlíssen tchu lârne, depois, pesquisem outrasformasfórmasde se apresentar. Se possível, consultem materiais como dicionários, ambientes virtuais e aplicativos. Assim, vocês vão ter diferentes exemplos de como fazer a apresentação.
b. Em algumas ocasiões, pode ser importante elaborar um roteiro antes de falar. Assim, preparem a apresentação que vão fazer. Vocês não vão ler o texto escrito, mas ele vai ajudar a deixar a apresentação organizada. As informações que estão na seçãoEyes on grammaráison grémerpodem ajudá-los.
c. Façam a apresentação para o colega da dupla. Vocês devem observar a fala um do outro e anotar as qualidades e o que poderia ser modificado ou ajustado, a fim de ajudar o colega a melhorar sua apresentação.
Step backistép béqui
After getting your classmate’s feedback, check if your personal presentation has the following characteristics:
roteiro bem organizado;
conteúdo adequado e informações fundamentais sobre você;
vocabulário e construçõesusadosadequadamente.
2. Present yourself to the class.
PIT STOPpiti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Look back at the introductory pages of this unit (20-21) and answer the following questions.
O que a imagem mostra?
Qual é a relação entre a imagem e o que foi tratado nesta unidade?
O que é possível expressar em um autorretrato?
Think about the introductory pages and do the following.
a. Faça seu autorretrato ouselfiecéufí.
b. Explique à turma o que ele expressa sobre você.
c. Com base nas apresentações pessoais que estudou nesta unidade, escreva no caderno uma apresentação sobre você como legenda para seu autorretrato ou suaselfiecéufí.
d. Leia a sua apresentação para a turma e ouça atentamente a dos colegas.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1:planejar o estilo e o conteúdo da apresentação pessoal; consultar dicionários e meios digitais para construir repertório lexicalepreparar uma versão inicial do texto.
1Respostas pessoais.
1Resposta pessoal.Objetivo da questão 1:revisar a produção inicial da apresentação pessoal.
2Resposta pessoal.Objetivo da questão 2:fazer a versão final da apresentação pessoal.
Objetivo da questão 1:refletir criticamente sobre a imagem da abertura e sua relação com o tema da unidade.
1aResposta esperada: crianças mostrando os autorretratos que desenharam.
1bResposta esperada: a unidade trata de questões de identidade e, quando alguém faz seu autorretrato, expressa como vê a si mesmo.
1cResposta esperada: aformafórmacomo cada um se vê.
2Respostas pessoais.Objetivo da questão 2:praticar os conteúdos abordados na unidade.
Pit stop
Objetivo da seção
Fazer uma retrospectiva da unidade a fim de retomar a reflexão sobre o tema identidade e cidadania por meio da imagem das páginas de abertura, que apresenta estudantes de uma escola pública exibindo seus autorretratos.
As imagens de abertura podem ser revisitadas agora, com base em uma nova perspectiva fundamentada nos conhecimentos adquiridos e nas reflexões feitas ao longo da unidade. Do mesmo modo, ao fazer seu autorretrato, os estudantes poderão considerar as discussões suscitadas ao longo das atividades a respeito da imagem que cada um faz de si mesmo e dos outros. Por fim, espera-se que, ao associar o autorretrato ao texto de apresentação elaborado anteriormente, os estudantes possam também perceber seu desenvolvimento na aprendizagem de inglês. Sugerimos que avalie a possibilidade de os estudantes já começarem a interagir em inglês durante a realização das atividades desta seção. Se houver em sua cidade ou região algum museu de arte com autorretratos, uma visita pode ser interessante, caso haja condições de organizá-la. Outra proposta seria uma visita virtual a museus que exibam autorretratos, se houver um laboratório de informática na escola.
Habilidades desenvolvidas emPit stop
(EF06LI01ê éfe zero seis éle ih zero um)Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
(EF06LI05ê éfe zero seis éle ih zero cinco)Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
(EF06LI12ê éfe zero seis éle ih um dois)Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
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THINK IT OVERthinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Think about this unit and consider the questions.
O que foi mais fácilestudarnesta unidade? E o que foi mais difícil?
O que você aprendeu sobre documentos e apresentações pessoais?
Que conhecimentos novos, tanto sobre o tema quanto sobre a língua inglesa, vocêaprendeunesta unidade?
Você considera que sua participaçãonasaulas foi positiva? Justifiquesuaresposta.
EYES ON GRAMMARáison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os acompanham.
Exampleegzâmpol1
(p.página24)
PERSONAL INFORMATION / INFORMAÇÕES PESSOAIS
name
forename / given name
surname / family name
sex
male
female
nationality
place of birth
country
date of birth
father’s name
mother’s name
Exampleegzâmpol2
“Hi. My name is Antônio.”
(p.página32)
“Hi, Dad.This isJessica.”/“Hello, it’s nice to meet you, Jessica.”
(p.página32)
GETTING TO KNOW EACH OTHER/APRESENTAÇÃO PESSOAL
Greeting
Hi! / Hello!
Introducing yourself
My name is… / I’m…
Introducing someone
This is…
Meeting someone for the first time
It’s nice to meet you.
Respostas e comentários
1Respostas pessoais.
Think it over
Objetivo da seção
Analisar o próprio aprendizado, especialmente, a leitura de documentos pessoais e a audição e produção oral de apresentações pessoais.
Como momento propício para o diagnóstico da aprendizagem relativa a esta unidade, a autoavaliação permite identificar os estudantes que precisam de atividades complementares em função dos diferentes níveis de conhecimento alcançados. Sugerimos que o foco seja, nesse primeiro momento, a compreensão leitora da seçãoReadinge a pequena produção oral que foi realizada emSpeaking. Caso seja necessário, use as questões presentes no apêndiceThereismoree nasAtividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor. Outra proposta seria uma nova rodada de apresentações orais, caso haja tempo.
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar o léxico relativo a informações pessoais, alguns enunciados usados em apresentações, os pronomes pessoais, a conjugação do verboto bee os numerais de 0 a 20.
Alguns desses conteúdos reaparecerão nas unidades seguintes. No entanto, como pode ser a primeira vez que os estudantes têm contato com a língua inglesa, é recomendável propor atividades para reforçar a aprendizagem. Atividades lúdicas sempre são bem-vindas para praticar gramática e vocabulário, por isso sugerimosjogojôgoda memória, bingo e dominó. Existem, ainda, canções para a fixação dos números e, caso você considere relevante e seu contexto possibilite, a prática dos numerais de 1 a 9 pode se dar por meio de pequenos diálogos nos quais os estudantes informem um número de telefone, como resposta à pergunta:What is your phone number?Os estudantes também podem ser motivados a dizer, em inglês, os nomes dos objetos escolares que têm à mão, empregando os artigos indefinidos. Nesse caso, avalie se é necessário ampliar o vocabulário por meio de consulta a um dicionário bilíngue, se houver recursos materiais para isso.
Habilidades desenvolvidas emEyes on grammar
(EF06LI17ê éfe zero seis éle ih um sete)Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
(EF06LI19ê éfe zero seis éle ih um nove)Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verboto betchu bi) e descrever rotinas diárias.
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Example 3
“My nameisAnn. And nowI’mgoing to introduce myself to you.”
“Hello,it’snice to meet you, Jessica.”
(p.página32)
SUBJECT PRONOUNS/PRONOMES PESSOAIS
SINGULAR
1st
I
2nd
you
3rd
he / she / it
PLURAL
1st
we
2nd
you
3rd
they
Itíté o pronome pessoal que, no papel de sujeito, se refere a animais, objetos ou situações. Não se refere a pessoas.
Em inglês, todas as frases têm de ter um sujeito. Quando em português esse sujeito é impessoal ou inexistente, em inglês devemos usaritít. Exemplos:It is beautiful! / It’s five o’clock. / It’s sunny!
• Para fazer perguntas com o verboto betchu bi, é preciso colocar o verbo antes do sujeito.
Example 4
“I am a Brazilian student and I am11years old.”
(p.página32)
NUMBERS − NUMERAIS
0
zero
3
three
6
six
9
nine
12
twelve
15
fifteen
18
eighteen
1
one
4
four
7
seven
10
ten
13
thirteen
16
sixteen
19
nineteen
2
two
5
five
8
eight
11
eleven
14
fourteen
17
seventeen
20
twenty
Respostas e comentários
Para aprofundar o conteúdo gramatical, sugerimos que os estudantes sejam estimulados a falar e a escreversobresôbreoutras pessoas, como amigos e parentes, usando a 3ªpessoa do singular e do plural do verboto bee seguindo os exemplos de apresentação pessoal trabalhados na unidade. Assim, poderão compor textos com títulos, como:About my friend/brother/sister/parents. Nesse caso, o uso do dicionário bilíngue, mais uma vez, seria de grande ajuda.
Referências bibliográficas
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MAINGUENEAU,D.Análise de textos de comunicação.3. ed.terceira ediçãoSão Paulo: Cortez, 2004.