iuniti thrii auer iscul

Fotografia um. Vista geral de local aberto, solo arenoso amarelo, com carteiras escolares de madeira-clara. Há sete crianças e uma jovem, negros, sentados no entorno. À direita, atrás, lousa em verde-escuro, com contorno em marrom e texto em giz em branco. Na ponta da direita, uma mulher em pé, negra e de cabelos pretos curtos, com blusa de mangas compridas em rosa e saia longa em cinza. Ao fundo, árvores de troncos em marrom e pouca vegetação. No alto, céu em cinza-claro.
Fotografia dois. Jovens sentadas de frente para uma mesa na horizontal em cinza-claro. Duas meninas asiáticas, de cabelos lisos escuros, usando camisa de gola em branco e terno em preto. À esquerda, uma menina de franja, par de óculos de grau quadrados e à direita, de cabelos para trás e ambas de frente para notebook em cinza-claro. À esquerda, outra menina, vista parcialmente. Na mesa, um globo terrestre, cadernos e outros materiais escolares. Em segundo plano, parede branca e janela em marrom, com cortinas em bege-claro.
Fotografia três. Várias crianças sentadas no chão, sobre tapetes em marrom-claro, de costas. Ao fundo, lousas verdes na horizontal sobre parede e à esquerda, um homem negro, cabelos em preto, com par de óculos de grau, camisa de gola em laranja e calça em bege-claro.  Algumas crianças, com o braço direito para cima, com o dedo indicador para o alto. O homem olha para baixo, com as palmas da mão uma de frente para outra.
Respostas e comentários

UNIT 3

professor ou professora

O objetivo principal desta unidade é trabalhar os gêneros quadro de horários escolar, cartaz de campanha social, quote poster e enquete, tendo como tema predominante o contexto escolar e a educação. A família e a escola formam os primeiros e principais ambientes de circulação social das crianças. Assim, enfocar a instituição escolar tem a finalidade de promover uma aproximação com a língua inglesa por meio de temáticas que fazem parte de seu dia a dia. Ressaltamos que a Unit 4 e o Projeto Our school in comic strips também tratarão desse tema, porém sob vieses diferentes.

Esta unidade apresenta, portanto, uma progressão temática com relação à Unit 1. Se aquela priorizava questões identitárias, esta envolve a coletividade e a interação com o outro na escola.

Sabemos que o cartaz, gênero presente na atividade de leitura, é uma fórma comum de comunicação que pode ser facilmente encontrada em nosso cotidiano, tanto em formato impresso quanto digital. Esse gênero estabelece a interação com o leitor de maneira eficaz e objetiva por meio de textos curtos e diretos, explorando, geralmente, as linguagens verbal e não verbal. Os estudantes provavelmente já tiveram contato com campanhas sociais e cartazes usados para sua divulgação, escritos em língua portuguesa. Além disso, o tema escolar já faz parte de sua realidade. Esses conhecimentos prévios favorecem o compartilhamento e a comparação de suas experiências com aquelas que fundamentam os cartazes em língua inglesa.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia quatro. Vista geral de sala de paredes em bege-claro, com carteiras escolares em madeira marrom. Na sala, dezenas de meninas com véu sobre a cabeça, branco, tampando cabelos, pescoço e colo. À frente, à esquerda, uma menina em pé, segurando livro na mão direita e com a mão esquerda erguida, apontando para cima o dedo indicador. A maioria das meninas olham para frente. Ao fundo, uma outra menina com o braço para cima.
Fotografia cinco. Vista geral de sala de aula, com carteiras escolares em bege, com dezenas de crianças sentadas: meninas com laços no cabelo e camisa de gola alta em branco e meninos de terno, de cabelos claros. Sobre as carteiras, cadernos e livros. Ao fundo, uma mulher em pé, de cabelos longos e franja castanhos, com vestido de mangas curtas até os joelhos em azul-claro. Na parede ao fundo, lousa em verde e uma projeção de imagem. À esquerda e à direita, estante de madeira com livros.
Salas de aula ao redor do mundo.

Gêneros discursivos: quadro de horário escolar, cartaz de campanha social, quote poster e enquete.

Tema: escolas e educação.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos quadro de horário escolar, cartaz de campanha social, cuote pôster e enquete;
  • refletir sobre escolas e educação.
Respostas e comentários

A fim de despertar o interesse pelo tema da unidade, as imagens das páginas de abertura apresentam salas de aula distintas, localizadas em diferentes lugares do mundo e com composições diversas. Caso haja interesse seu e da turma, essas imagens poderiam ser exploradas no início do trabalho com a unidade, embora haja questões sobre elas na seção Pit stop.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Ilustração. Em preto e branco. Dentro de uma sala de aula, fechada, com uma porta ao fundo e meninos de frente para carteiras escolares. À esquerda, um homem em pé, de cabelos escuros, camisa branca, casaca, calça e sapatos escuros, segurando na mão direita um livro de capa escura aberta. Perto dele, à esquerda, menino em pé, visto parcialmente com chapéu comprido e pontudo sobre a cabeça.

II.

Ilustração. Em preto e branco. Vista geral de uma sala de aula. À direita, uma mulher vista de costas, em pé, com os cabelos escuros e vestes longas e cabelos presos.  Mais atrás há várias meninas sentadas de frente para carteiras escolares. Elas estão usando vestidos escuros com avental claro e na ponta da esquerda, uma mesa com uma cadeira. Em segundo plano, janelas na vertical.
a O que as imagens retratam? b Na opinião de vocês, como esses lugares seriam representados hoje?
Ícone de atividade oral.

2.

Fotografia. Rosto de uma menina de cabelos escuros presos e com um véu em azul-escuro sobre a cabeça, cobrindo o pescoço. Ela tem sobrancelhas grossas, nariz fino e olhando ao longe. Ao lado da fotografia, há uma citação: Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. Educação é a única solução. Malala Yousafzai
  1. Qual é o papel da educação segundo Malala?
  1. Na opinião de vocês, por que Malala pensa assim?

c. Vocês concordam com Malala? Por quê?

d. Completem a frase: “Educação é a única solução para

espaço para resposta
”.

Did you know?

Malala iuçáfizái (1997) é uma jovem ativista paquistanesa que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, aos 17 anos de idade. Ela defende o direito à educação, os direitos humanos e os direitos das mulheres.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a Resposta esperada: as imagens retratam salas de aula antigas, uma apenas com meninos e outra apenas com meninas.

1b Resposta pessoal.

Objetivo da questão 2: refletir sobre o tema da unidade.

2a Resposta esperada: provocar mudanças no mundo.

2b Resposta pessoal.

2c Respostas pessoais.

2d Resposta pessoal.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio por meio de uma reflexão inicial sobre o tema central da unidade: a escola e a educação.

Por fazer parte do dia a dia de estudantes e constituir um dos primeiros espaços de socialização das crianças, a escola pode muitas vezes ser vista de fórma naturalizada, gerando um possível entendimento de que todas as unidades educacionais são iguais. Assim, busca-se, ao iniciar a reflexão nas páginas de abertura e nesta seção, ressaltar permanências e diferenças.

As permanências são abordadas na questão 1, na qual há imagens de salas de aula do século dezenove. Sugere-se estimular os estudantes a tentar estabelecer uma ponte entre contextos educacionais do passado e a escola do século vinte e um. Uma atividade que pode ser interessante é pedir que circulem pela instituição onde estudam, anotando os aspectos que acreditam ser iguais aos das escolas das imagens e os que acreditam ser diferentes.

Na questão 2, reforça-se o papel transformador da educação, principalmente em contextos socialmente desprivilegiados, ou seja, a educação como um meio de fortalecimento na luta contra a desigualdade. As diferenças destacadas nesta seção dizem respeito mais especificamente a escolhas pedagógicas.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero três) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de local com solo em bege-claro com mobílias e mesas de criança em marrom-claro. Na sala, meninas e meninos com uniforme em camiseta e calça em amarelo, com detalhes em azul-claro. As meninas de cabelos escuros lisos e menino de cabelos em preto. Ao fundo, paredes em branco e quadros na horizontal com contornos em preto. Cada criança está sentada ou agachada no chão ao lado de peças coloridas e um tapete branco. Á esquerda, há uma mulher de óculos apontando para um menino.

II.

Fotografia. Vista geral de uma sala de solo em cinza-claro, com várias crianças sentadas, vestidos com camiseta branca e detalhes em azul-claro. Todos estão com um computador pequeno preto sobre as carteiras e à esquerda, uma mulher em pé, perto de um menino. Esta tem cabelos escuros presos para trás, camiseta vermelha e calça jeans em azul. Está apontando para a tela do computador de um dos meninos.

III.

Fotografia. Vista geral de uma sala de aula, de solo cinza, com várias carteiras escolares em marrom e crianças sentadas. Em pé, à frente das crianças, um homem, de cabelos escuros, sem camiseta e de saiote em bege da cintura para baixo. Em segundo plano, há uma lousa branca na horizontal e uma lousa verde.  No alto, telhado de palha em bege, com alguns furos por onde entra luz solar.

IV.

Fotografia. Dentro de uma sala de aula, de chão em cinza, paredes em azul, com carteiras escolares à esquerda em cinza-claro e atrás, há uma lousa verde na horizontal, vista parcialmente. Ao centro, há cinco crianças sentadas no chão, de camiseta em cinza, calça ou bermuda jeans e entre elas, uma mulher sentada. Esta tem cabelos escuros longos  e jaleco de mangas compridas em branco. De frente das crianças, uma folha de papel  branca.

V.

Fotografia. Vista geral de uma sala de aula. Paredes de cor bege, com folhas de papel e cartazes pendurados. As crianças estão sentadas em carteiras escolares de costas. Ao fundo há uma jovem em pé, de cabelos escuros e curtos, com blusa de mangas até os cotovelos em branco e bege e em segundo plano, lousa na horizontal em branco e uma mulher em pé, vista parcialmente.

VI.

Fotografia. Vista geral de uma sala de aula de paredes em bege. Na parte inferior da parede há com manchas e no centro, uma viga na vertical. Há jovens sentados em carteiras escolares, a maioria com camiseta em azul. Em segundo plano, um homem em pé, de costas, de frente para uma lousa na horizontal em branco, escrevendo sobre ela.
  1. Que diferenças vocês observam nas salas de aula representadas?
  1. Na opinião de vocês, por que essas diferenças existem?
  1. Vocês acreditam que os estudantes dessas diferentes escolas têm as mesmas oportunidades de aprendizado? Por quê?

d. Vocês gostariam de estudar em alguma dessas escolas? Por quê?

Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Na questão 3, busca-se sensibilizar os estudantes sobre o tema e incitar a discussão não só acerca das diferenças pedagógicas entre as instituições retratadas, mas também sobre as implicações dessas diferenças para a formação educacional, buscando estabelecer uma conexão com a realidade vivida pela turma em seu ambiente escolar. Todos esses assuntos promovem um excelente debate levando à desnaturalização de possíveis crenças sobre a escola e a educação. Caso queira saber mais sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), você pode consultar as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

Sugerimos o incentivo às interações em língua inglesa a partir desta seção, sempre que possível e viável em seu contexto de ensino. Também pode ser interessante ressaltar que, ao tentar interagir em inglês, os estudantes podem perguntar sobre o sentido de palavras, expressões ou fragmentos de textos orais e escritos que não consigam inferir pelo contexto.

As questões desta seção, por terem como função principal a ativação do conhecimento prévio, também permitem a você observar o posicionamento crítico dos estudantes. Como a escola é comum a todos, torna-se mais fácil a participação na discussão proposta. De acordo com o maior ou menor envolvimento de cada um com o tema, pode ser conveniente propor outros questionamentos.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Na sua escola, quantas disciplinas vocês têm no 6º ano? Quais são elas?
    1. Como vocês sabem quais disciplinas terão em cada dia da semana?
    1. Quais são suas disciplinas favoritas? Por quê?
    1. Vocês vão ler em ríd tchu lârn um quadro de horários de turmas de 5º e 6º anos de uma escola dos Estados Unidos. Vocês acham que as disciplinas de lá são diferentes das oferecidas em sua escola? Por quê?
ríd tchu lârn
    • observar os dados presentes no texto;
    • identificar características de quadros de horários escolares.

Eyes on grammar – egzâmpol uan

Ilustração. Tabela. Coluna: Monday, eight forty-five a.m., Warm-up, fifty-five a.m., Math, nine forty-five a.m., H R, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., Science, twelve fifty-five p.m., Latin, one forty-five p.m., H R, three thirty p.m. End of day. Coluna: Tuesday, eight forty-five a.m., Warm-up, eight fifty-five a.m., Math, nine forty-five, a.m., Music, ten thirty-five a.m., H R, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve fifty p.m., H R, one fifty-five p.m., P.E., three p.m., H R, three thirty p.m. End of day. Coluna: Wednesday, eight forty-five a.m., Warm-up, eight fifty-five a.m., H R, ten a.m., P.E.,  Eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., H R, twelve forty p.m., Clean lunchroom, twelve fifty-five p.m., Latin, one forty p.m., H R, two p.m. H R Electives, three thirty p.m. End of day. Coluna: Thursday, eight forty-five a.m., Warm-up, eight fifty-five a.m., Math, nine forty-five a.m., Languages, ten thirty-five a.m., H R, Library, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., H R, twelve fifty-five p.m., Music, one fifty p.m., H R, three thirty p.m. End of day. Coluna: Friday, eight forty-five a.m., Whole school assembly, nine a.m., Math, nine fifty a.m., Languages, ten forty a.m., H R, eleven a.m., Lunch, Recess, twelve p.m., Art, one forty-five p.m., Science two forty p.m., H R, three thirty p.m. End of day.
Quadro de horários de 5º e 6º anos, sãmers nóll iscul, Estados Unidos.
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta esperada: por meio de um quadro de horários.

1c Respostas pessoais.

1d Respostas pessoais.

Leitura

Reading

Objetivo da seção

Construir sentidos por meio da interação com textos dos gêneros quadro de horários escolar, cartaz de campanha social e quote poster.

Task 1

Em Before reading, são apresentadas perguntas sobre disciplinas escolares. Caso você julgue relevante, já poderá introduzir os nomes das disciplinas em inglês. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para reforçar a importância de todos os componentes curriculares do Ensino Fundamental, objetivando desconstruir noções equivocadas que circulam socialmente sobre alguns deles serem supostamente mais importantes do que outros. Nesse momento em que os estudantes estão ingressando nos Anos Finais do Ensino Fundamental e começam a ter aulas com professores diferentes, com um horário estipulado para cada componente curricular, talvez esse debate possa proporcionar avanços.

Em Read to learn, promove-se a leitura de um quadro de horários escolar de uma escola estadunidense para turmas de nível equivalente aos de 5º e 6º anos. Como o ano escolar a que se refere o quadro é aproximadamente o mesmo da turma, é possível estabelecer comparações entre o contexto dos estudantes e o texto de leitura ao longo da Task 1.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero três) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

Did you know?

é a sigla para e aga érre é a sigla para romerum, que é um período em que os professores fazem registros de frequência dos estudantes, enquanto estes aproveitam para se dedicar a ler, terminar a lição de casa, estudar ou fazer atividades em grupo.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o objetivo do texto? Que informações ajudaram a chegar a essa conclusão?
    1. No quadro de horários, há alguma disciplina que você não tenha em sua escola? qual ou quais?
    1. Que língua pouco estudada atualmente é oferecida nessa escola?
    1. Quantas horas por dia os estudantes ficam nessa escola?
    1. Que atividade acontece todos os dias às 11horas?
      1. lazer
      2. lanche
      3. almoço
      4. esportes
    1. Quais das seguintes disciplinas são oferecidas às segundas-feiras?
      1. Arte
      2. Latim
      3. Ciências
      4. Matemática
    1. Em que dias da semana os estudantes têm Educação Física?
    1. Como você conseguiu responder às perguntas anteriores?

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. A volta às aulas é um momento importante para estudantes, professores e funcionários das escolas. Como vocês se sentem com o início das aulas?
    1. Sua escola realiza algum evento especial para celebrar o retorno às aulas? O que acontece? Se não realiza, o que vocês gostariam que ela fizesse?
    1. Que tipo de cartazes vocês costumam ver na sua escola nesse período?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações explícitas e específicas no texto e fazer inferências.

1a Resposta esperada: informar aos estudantes os dias e horários das disciplinas do 5º e 6º anos em uma escola estadunidense. Resposta pessoal.

1b Respostas pessoais.

1c Resposta esperada: latim.

1d Resposta esperada: cêrca de 7 horas por dia.

1e: três

1f: dois, três, quatro

1g Resposta esperada: às terças e quartas-feiras.

1h Resposta pessoal.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema dos textos e sobre o gênero cartaz.

Em Constructing meanings, os estudantes são orientados a responder a uma série de perguntas que trabalham inicialmente a inferência lexical, tanto relativa às disciplinas e às atividades escolares quanto aos dias da semana e as aproximações e distanciamentos do contexto configurado no quadro de horários apresentado com o da sua própria escola. Caso julgue necessário, poderiam ser apresentados, em língua portuguesa, quadros de horários de outras turmas para que os estudantes percebam a função social do gênero, haja vista que alguns deles podem nunca ter lido textos desse gênero com finalidade linguístico-discursiva. Esse tipo de abordagem deve facilitar a compreensão dos textos em inglês explorados na seção.

Um aspecto que certamente será percebido pela turma durante a leitura do texto é o tempo de permanência na escola e os horários dedicados ao Homeroom. A comparação com o horário de uma escola brasileira de tempo integral pode ser rica e propiciar momentos de reflexão sobre diferentes entendimentos do que é pertinente para ocupar espaços escolares. Sugerimos que você avalie também a necessidade de explorar com os estudantes o uso de ao mês e pi êm nas indicações de horários do quadro escolar apresentado.

Task 2

Na Task 2, apresentam-se cartazes de campanhas sociais de doação de materiais escolares. A questão 1 de Before reading leva os estudantes a refletir sobre a função desse gênero discursivo e, ainda, sobre os assuntos relacionados à volta às aulas, tema que será mencionado no cartaz da questão seguinte.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
Ícone de atividade oral.

2.

Cartaz. Folha na vertical. Fundo azul claro, com partes azuis escuras no canto superior esquerdo e inferior direito. Ao centro, ilustrações espalhadas: três livros empilhados um sobre a outra em rosa, azul e roxo. Abaixo, uma mochila em lilás com dois olhos e uma boca aberta e no canto direito, um copo em vermelho com três lápis coloridos em azul, lilás e verde. Texto: MOCHILA SOLIDÁRIA. O ANO LETIVO ESTÁ COMECANDO E MUITA GENTE NÃO TEM CONDICÕES DE COMPRAR MATERIAL ESCOLAR. VAMOS AJUDAR? VOCÊ PODE DEIXAR SUAS DOACÕES NAS CAIXAS ESPALHAADAS PELO CAMPUS. E SE NÃO TEM MATERIAL, NÃO PRECISA TER VERGONHA, É SÓ PEGAR O QUE PRECISA!  SUGESTÕES DE DOACÕES: LÁPIS, CANETAS, BORRACHAS, LIVROS, CADERNOS E APOSTILAS DE PRÉ-VESTIBULAR. Na parte de baixo, ao centro, logotipo do Instituto Federal. No canto superior direito, uma etiqueta rosa com texto: QUEM TEM DOA. QUEM NÃO TEM PEGA!
  1. Quando sua escola promove campanhas como essa? Como vocês podem participar?
  1. Vocês consideram “Mochila Solidária” um bom título para essa campanha? Por quê?
  1. Vocês acham que iniciativas como essa podem contribuir para que os estudantes tenham mais consciência social? Por quê?

d. Observem os cartazes de ríd tchu lârn e apontem possíveis semelhanças com o cartaz da campanha “Mochila Solidária”.

ríd tchu lârn
    • identificar o objetivo dos textos;
    • verificar características de cartazes de campanha social.

Eyes on grammar egzâmpol tchu

I.

Cartaz. Uma mochila grande em vermelho e sobre ela, uma caixa de texto quadrada bege, com texto: Two Thousand seventeen, Annual Back to School Supply Drive. Help us collect school supplies for Broward. Em seguida, uma lista de palavras: Glue Sticks, Pink Erasers, Crayons (twenty-four Pack), Composition Books (one hundred pages), Filler Paper, Dry Erase Markers, Rulers, Pencils, Colored Pencils, Pens, Two-pocket Folders, Copy Paper eight and a half by eleven. Dentro do quadrado há Ilustrações de um apontador transparente, uma borracha rosa, um caderno de capa preta com partes brancas, uma caneta azul claro, folhas de caderno  branco, um lápis amarelo, caneta vermelha, pasta roxa e caixa de gizes coloridos. Abaixo do quadrado, há texto em branco: Tools for Schools Broward provides free school supplies to Broward County Public Schools teachers. Teachers who would normally pay for school supplies from their own funds may visit. Tools for Schools Broward twice a year and get those vital. THANK YOU for making a difference in the lives of deserving students!

Eyes on grammar  egzâmpol tchu

II.

Cartaz. Fundo em preto. Na parte inferior, fotografia de vários objetos escolares juntos, espalhados: lápis coloridos com pontas finas, cadernos de capas coloridas, calculadora em cinza vista parcialmente, clips coloridos, canetinhas coloridas, tesoura vista parcialmente em rosa, um apontador pequeno em amarelo, pinos coloridos e uma maçã verde. Um texto ocupa o restante do cartaz com os dizeres: Back to School, Supply Drive, Donate School Supplies: Composition notebooks, backpacks, pencils, pens, erasers, glue sticks, etc. By September second. All supplies will be donated to children in need within our surrounding communities. Drop Supplies at any of our communities: ten sixty-five Smithtown Avenue, Bohemia, Fifteen fifteen Veterans Highway, Islandia
Seventeen forty Expressway Drive South, Hauppauge, Forty-five Jericho Turnpike, Jericho.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema dos textos e sobre o gênero cartaz de campanha social.

2 Respostas pessoais.

Leitura

Na questão 2 há um cartaz de doação de material escolar em português. Essa estratégia, apresentar um texto em português do gênero que depois será trabalhado em inglês, está presente em algumas unidades deste volume porque os estudantes ainda estão em processo inicial de aprendizado da língua inglesa, e conhecer características do gênero em português pode ajudá-los na compreensão dos textos em inglês.

Em Read to learn, há dois cartazes de campanhas sociais para doação de material escolar.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. O que os dois cartazes têm em comum?
      1. Divulgam uma campanha social.
      2. Anunciam a venda de um produto.
      3. Informam a data de volta às aulas.
    1. Em que cartaz ou cartazes você pode encontrar as seguintes informações?
      1. Nome da instituição organizadora.
      2. Data limite para fazer doações.
      3. Referência à volta às aulas.
      4. Destinatários das doações.
      5. Locais onde as doações podem ser entregues.
    1. Que expressão presente nos cartazes corresponde a “materiais escolares”?
    1. Que materiais escolares se repetem nos dois cartazes? Mostre a um colega quais desses materiais você tem.
Ícone de atividade no caderno.
    1. No cartaz um, aparece a expressão e, no cartaz dois, . Qual é o sentido dessas expressões nos textos?
    1. Por que essas expressões aparecem nos cartazes?
    1. Aponte alguma característica visual dos cartazes. Exemplo: uso de várias cores.
    1. Qual dos dois cartazes você acha que chama mais a atenção das pessoas? Por quê?

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês costumam ver , como o de Malala, que está em taimi tchu finqui, questão 2, em papel ou na internet? Qual vocês acham que é a função deles?
    1. Citem aspectos positivos de sua disciplina favorita.
    1. Observem os textos em ríd tchu lârn. Em qual ou quais deles consta a autoria ou origem da frase? Justifiquem sua resposta.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente, identificar informações explícitas e inferir o sentido de palavras nos textos.

1a: um

1b I: cartaz um

1b II: cartaz dois

1b III: cartazes um e dois

1b IV: cartazes um e dois

1b V: cartaz dois

1c: três

1d Resposta esperada: pencils, pens, erasers, glue sticks. Resposta pessoal.

Objetivos da questão 2: inferir o sentido de palavras, informações implícitas e características composicionais do gênero cartaz de campanha social.

2a Resposta esperada: estudantes/crianças em situação de risco social.

2b Resposta esperada: porque as doações se destinam a crianças que não podem comprar materiais escolares.

2c Resposta esperada: uso de imagens; uso de letras de diferentes fórmas, cores e tamanhos.

2d Respostas pessoais.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero quote poster.

1c Resposta esperada: no texto I, pois se especifica o nome do autor, e no texto três, que é um provérbio persa.

Em Constructing meanings, procura-se levar os estudantes a refletir e se posicionar criticamente sobre a relevância social de atitudes solidárias. Sugerimos que avalie a pertinência de abordar, em seu contexto, os diferentes papéis ocupados em campanhas dessa natureza: quem doa e quem recebe a doação. Talvez alguma atividade lúdica com uma inversão de papéis, entre os próprios estudantes, possa mostrar que ambos são importantes no processo e que não há papéis superiores nem inferiores.

Task 3

Em Read to learn, o gênero discursivo explorado é o quote poster. Esse gênero verbo-visual contém citações, com indicação de autoria, ou frases que circulam socialmente, sem autoria definida, propiciando a abordagem da noção de intertextualidade, que é anunciada em Before reading. Sugerimos avaliar a maturidade da turma para a compreensão desse conceito por meio dos exemplos apresentados.

ríd tchu lârn
    • verificar o propósito dos textos;
    • identificar características de .

Eyes on grammar  

I.

Cartaz. Fundo azul com duas aspas brancas grandes entre o texto: If you don’t Know HISTORY, you don’t know ANYTHING. Abaixo da citação, o nome Michael Crichton.

II.

Cartaz. Fundo amarelo com um homem visto parcialmente, da cintura para cima, com camiseta amarela, casaco marrom, sendo aberto com as mãos. No peito, estampa em círculo azul com o símbolo de pi. Texto em vermelho: I TEACH MATH. What’s your SUPERPOWER?

III.

Cartaz. Fundo bege e texto em laranja: A NEW LANGUAGE IS A NEW LIFE. Persian Proverb.

Eyes on grammar –

IV.

Cartaz. Fundo preto com texto com letras estilizadas em bege, marrom e laranja: SCIENCE DOESN’T CARE WHAT YOU BELIEVE.

Did you know?

  • máicou críchiton (1942-2008) foi um escritor, roteirista, produtor e diretor de cinema estadunidense, mais conhecido por trabalhos nos gêneros de ficção científica e suspense, como jurássic párc.
  • Pérsia é o nome pelo qual os gregos antigos se referiam à região que hoje corresponde ao Irã, na Ásia.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. O que os textos têm em comum?
    1. Com quais finalidades as frases são usadas nos ?
      1. Motivar atitudes violentas.
      2. Estimular atitudes positivas.
      3. Apresentar algo engraçado.
      4. Transmitir algum ensinamento.
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações explícitas e específicas nos textos.

1a Resposta esperada: eles apresentam citações e frases relacionadas a disciplinas escolares ou áreas do conhecimento.

1b V: dois, quatro

Não encontramos uma tradução estabelecida para quote poster em português; por isso, optamos por manter o termo em inglês. Os estudantes podem questionar esse fato e, igualmente, podem ter uma ideia de que “citação” se refere apenas à retomada de alguma voz de autoridade, como a de um autor conhecido. Se isso ocorrer, sugerimos que avalie a necessidade de abordar a noção de discurso citado como representação “de falas outras que não a do locutor” (MAINGUENEAU, 2004, página 172). Essas outras falas podem incluir, por exemplo, frases como as presentes em alguns quote posters desta unidade, sem origem definida, mas que circulam socialmente.

Outro aspecto destacado nos quote posters selecionados é o fato de que o contato com esses enunciados promove a reflexão sobre as disciplinas escolares e as áreas do conhecimento, sua importância e os estereótipos construídos sobre algumas delas. Esse pode ser um momento oportuno para aprofundar a discussão sobre essas crenças.

  1. As frases que não têm indicação de autoria teriam sido criadas por quem elaborou os ou seriam ideias que já circulam no mundo? Justifique sua resposta.
  1. Que profissão está relacionada ao texto dois?
    1. professores em geral
    2. professores universitários
    3. professores de Matemática
  1. A que disciplinas podemos associar os textos um e quatro, respectivamente?

f. O texto três aborda qual área do conhecimento?

Ícone de atividade no caderno.
    1. No texto dois, a que é associado o ensino de Matemática? Você concorda com essa relação? Por quê?
    1. Escolha a frase que expressa a ideia do texto um.
      1. História se aprende na escola.
      2. Sem história, não sabemos nada.
      3. Com a história, conhecemos o presente.
    1. No texto quatro, a ciência é relacionada a
      1. opiniões pessoais.
      2. dados comprovados.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Considerando os textos lidos, vocês acham que falta ou faltam em sua escola?
    1. Quais informações vocês acham indispensáveis em cartazes de campanha social? Por quê?
    1. Vocês estão de acordo com as frases dos ? Justifiquem sua resposta.
    1. Qual é a importância do que se aprende nas aulas de cada disciplina escolar para a vida das pessoas?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin
Ícone de atividade oral.
    1. Quais disciplinas escolares são as preferidas de vocês? Quais vocês acham que são as preferidas da turma?
    1. O que vocês fariam para saber qual é a disciplina mais popular entre os colegas?
    1. As entrevistas apresentadas em líssen tchu lârn mencionam a preferência por algumas disciplinas escolares. Quais vocês acham que serão mencionadas?
Respostas e comentários

1c Resposta esperada: são frases ou ideias que já circulam no mundo, pois as vemos em contextos diferentes.

1d: três

1e Resposta esperada: um – História; quatro – Ciências.

1f Resposta esperada: linguagens.

Objetivos da questão 2: identificar informação específica e inferir o sentido de palavra no texto.

2a Resposta esperada: a um superpoder. Respostas pessoais.

2b: dois

2c: dois

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-lo com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal.

Listening

Pré-audição

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero entrevista e formular hipóteses.

1 Respostas pessoais.

1b Resposta possível: perguntariam diretamente a eles, fariam enquetes ou entrevistas.

Think a little more

Em Think a little more, procuramos dar ênfase, por meio de discussão, à visão crítica dos estudantes em relação ao seu ambiente escolar e às questões trazidas pelos textos lidos. Dependendo da maturidade dos estudantes e de acordo com sua avaliação, essa discussão pode ser ampliada, com o intuito de levá-los a refletir sobre os conhecimentos que adquirem na escola e sua relevância para sua vida cotidiana e seu futuro profissional, assim como sobre os componentes curriculares que podem variar de uma escola para outra ou em diferentes regiões.

Como o tema desta unidade e as questões propostas são muito próximos do mundo dos estudantes, pode ser interessante estimulá-los a aproveitar essa familiaridade para interagir em língua inglesa e questionar, sempre que não souberem ou não entenderem pelo contexto e por inferência, o sentido de alguma palavra, expressão ou fragmento de texto oral ou escrito.

Para ler

Sugerimos, caso ainda não os conheça, a leitura do capítulo de Dionísio (2008) assim como do livro de Hemais (2015), considerando que os cartazes e os quote posters são gêneros multimodais. O texto de Pedrosa (2003) sobre frases também pode contribuir para suas reflexões sobre os quote posters. Sobre a intertextualidade e suas relações com a interdiscursividade, sugerimos o capítulo de Fiorin (2006).

Listening

Objetivo da seção

Aproximar-se da compreensão do gênero enquete, ampliando a discussão sobre disciplinas escolares com os estudantes, que devem mencionar suas preferências e apontar as razões.

Habilidade desenvolvida em Listening


(ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

líssen tchu lârn
Ícone de atividade de áudio.
    • identificar o objetivo dos textos;
    • verificar características de enquetes.

Eyes on grammar  

Enquete um

Título: What’s your favorite subject?

Data: 26/10/2015

Fonte:

WHAT’S your favorite subject? 2015. Vídeo. (1minutos16segundos). Publicado pelo canal Columbia Christian School. Disponível em: https://oeds.link/LDnYaZ. Acesso em: 24 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Enquete dois

Título: What is your favorite subject?

Data: 5/5/2015

Fonte: FIL School

WHAT’S your favorite subject? 2015. Vídeo (2minutos54segundos). Publicado pelo canal FILSchool. Disponível em: https://oeds.link/NAqb3w. Acesso em: 24 maio 2022.

Enquete três

Título: What was your favorite subject in school?

Data:

Fonte: Bay Today

WHAT’S your favorite subject in school? 2017. Vídeo (2minutos56segundos). Publicado pelo canal BayToday. Disponível em: https://oeds.link/n317BR. Acesso em: 24 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Sobre qual assunto as pessoas falam nas enquetes?
    1. Algum entrevistado menciona mais de uma disciplina? Em caso afirmativo, em qual ou quais enquetes?
    1. As hipóteses que você imaginou no item 1c de bifór listenin estavam corretas? Justifique sua resposta.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Identifique em qual enquete as pessoas mencionam as disciplinas a seguir.
      1. Arte
      2. História
      3. Ciências
      4. Geografia
      5. Estudos Sociais
      6. Educação Física
    1. Leia o motivo da preferência de alguns estudantes e identifique em cada caso. Relacione as colunas.

A Arte.

B História.

C Geografia.

D Educação Física.

Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente, identificar informações específicas nos textos e comprovar hipóteses.

1a Resposta esperada: sobre suas disciplinas escolares preferidas.

1b Respostas esperadas: sim; nas enquetes dois e três.

1c Resposta pessoal.

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e específicas nos textos.

2a I Resposta esperada: enquete um.

2a II Resposta esperada: enquete três.

2a III Resposta esperada: enquete dois.

2a IV Resposta esperada: enquete três.

2a V Resposta esperada: enquete dois.

2a VI Resposta esperada: enquete um.

Objetivos: identificar informações específicas e inferir o sentido de palavras nos textos.

2b um: Educação Física

2b dois: História e Geografia

2b três: Arte

Em Listen to learn, os estudantes ouvirão três entrevistados falando sobre sua disciplina escolar favorita. O intuito é explorar não somente o gênero entrevista e o vocabulário sobre as disciplinas escolares, mas também o motivo pelo qual esses componentes curriculares são considerados favoritos, a fim de promover a reflexão e a discussão sobre esse assunto.

Tal discussão é subsidiada pelas questões apresentadas em Constructing meanings, que estão organizadas em duas etapas: a primeira com o objetivo de levar a turma a compreender globalmente as entrevistas e verificar se as hipóteses levantadas em Before listening foram confirmadas; a segunda visa à compreensão mais detalhada das entrevistas. Um aspecto que pode ser abordado, se julgar relevante, é a comparação entre as respostas por pessoas de gerações diferentes, considerando que, nas duas primeiras, os entrevistados são crianças e adolescentes e, na terceira, são adultos que falam.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. As enquetes apresentam pessoas falando sobre suas disciplinas favoritas na escola. As preferências de vocês equivalem às de algum entrevistado? De qual? Se não equivalem, quais vocês preferem?
    1. Na opinião de vocês, por que algumas disciplinas são mais populares do que outras?
    1. Que outras disciplinas vocês gostariam de estudar na escola?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
Ilustração. Fundo amarelo com texto: I (ícone de coração vermelho) MY PUBLIC SCHOOL.

II.

Ilustração. Fundo bege com ilustração de um homem à esquerda. Este tem cabelos e barba grisalhos, com camisa branca por dentro, casaco azul e gravata borboleta vermelha. Sobre a cabeça, uma cartola branca com faixa em azul e estrelas em branco. Ele está com o dedo indicador da mão esquerda apontado para frente. Há um texto que diz: I WANT YOU TO STUDY SCIENCE AND MATH.

III.

Ilustração. Fundo roxo claro, com uma ilustração à direita de um homem de cabelos arrepiados e bigode na cor roxa. À esquerda, texto:
I DON’T BELIEVE IN MATHEMATICS. Albert Einstein

IV.

Ilustração. Uma caixa de texto horizontal com bordas arredondadas e pontas na parte de cima e de baixo com texto azul escuro: HISTORY DOESN’T REPEAT ITSELF, BUT IT OFTEN RHYMES.
  1. Que palavra em inglês pode substituir o coração no texto um?
  1. Como o texto dois poderia ser escrito se Tio Sam não quisesse que as pessoas estudassem Ciências e Matemática?
  1. Como o texto três poderia ser escrito se Einstein acreditasse em matemática?

d. Como o texto quatro poderia ser escrito se a história se repetisse?

Did you know?

  • Tio sém (o senhor de cartola no texto dois) é um símbolo dos Estados Unidos associado ao poder que esse país quer exercer sobre o mundo.
  • Álbert Ainstén (1879-1955) foi um físico alemão, autor da Teoria da Relatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921.
Respostas e comentários

Pós-audição

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: compreender globalmente os textos e praticar o present simple.

1a Resposta esperada: love.

1b Resposta esperada: I don’t want you to study Science and Math.

1c Resposta esperada: I believe in Mathematics.

1d Resposta esperada: History repeats itself.

Think a little more

Em Think a little more, a reflexão sobre o tema enfocado na Task 1 avança. Pode ser um momento propício para trabalhar a quebra de estereótipos sobre as disciplinas, discussão que tem estado presente desde o início desta unidade.

Language in action

Objetivo da seção

Refletir sobre aspectos lexicais e gramaticais dos gêneros quadro de horários escolar, cartaz de campanha social, quote poster e enquete, e praticar o uso do present simple, do Imperativo e da expressão de gostos e opiniões.

Para aprofundar os conhecimentos sobre os recursos linguístico-discursivos dos gêneros explorados nesta unidade, são propostas questões voltadas para seus elementos estilísticos.

Na questão 1, objetiva-se refletir sobre as fórmas negativa e afirmativa do present simple e sobre o vocabulário explorado ao longo da unidade. Cabe destacar que, nesta unidade, não se aprofunda o trabalho com a 3ª pessoa do singular nesse tempo verbal em razão do grau de dificuldade que representa para os estudantes que começam a estudar inglês. Esse conteúdo será abordado na Unit 5.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero seis éle ih um seis) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
Ícone de atividade no caderno.

2.

doesn’t  don’t  is  kill  know  play  study

Ícone. Notebook.

I.

Composição de ilustração e foto. À esquerda, fundo bege claro. À direita, um homem visto da cintura para cima, de cabelos castanhos, com camisa de gola branca, colete e casaco marrom com corpo virado para a esquerda. À esquerda, texto em preto: THOSE WHO (Espaço para resposta) HISTORY ARE DESTINED TO REPEAT IT. Edmund Burke

II.

Ilustração. Fundo marrom com imagem em traço estilizado de um cérebro de cor marrom claro, com texto em preto: SCIENCE (Espaço para resposta) A WAY OF THINKING. C. SAGAN

III.

Ilustração. Fundo lilás com texto em preto: KEEP CALM AND (Espaço para resposta) ENGLISH.

IV.

Ilustração. Fundo vermelho, com texto em branco. WHAT (Espaço para resposta) ME MAKES ME STRONGER.
Ícone de atividade no caderno.

3. umênddois

“Help us collect school supplies

“Please donate

“Donate school supplies

“Drop supplies

  1. um comentário
  2.  uma ordem
  3. um pedido
  4.  uma reclamação

4. página

reticências because I like running and sports.”

“I think the two go hand in hand”

“I like the reticências teacher reticências”.

  1. uma fórma de expressar gosto pessoal.

b. uma maneira de expressar opinião.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar o present simple.

2: um don't know; dois is; três study; quatro doesn't kill

Objetivo da questão 3: refletir sobre os usos do Imperativo.

Objetivo da questão 4: refletir sobre fórmas de expressar gostos e opiniões.

4a Resposta esperada: I like”.

4b Resposta esperada: I think.

Nas questões 2, 3 e 4, o preenchimento de cartazes, quote posters e transcrições de entrevistas é feito com opções para a escolha dos estudantes, em virtude de esta unidade estar prevista para o primeiro semestre letivo de aprendizagem da língua inglesa.

Ícone de atividade no caderno.

5.

be  give  help  make  recycle  save  volunteer

a.

Cartaz. Da metade para baixo, três jovens em pé, um atrás do outro, de costas  para uma parede preta com grafite de asas grandes, abertas e coloridas em branco, verde, laranja, vermelho e amarelo. O menino à frente, de cabelos castanhos, com camiseta branca, calça em jeans azul e sapatos cinza e branco. Na parte superior, fundo em verde e texto: Art is calling. Let’s paint a new mural on our schoool wall. (Espaço para resposta) a volunteer.

b.

Cartaz. Fundo branco com ilustração de duas folhas verdes com a palavra Recyle no meio. Há também cinco lixeiras de rodinhas grandes ao redor de cores diferentes: verde, amarelo, laranja, vermelho e azul. Na parte inferior, texto: (Espaço para resposta) your waste. (Espaço para resposta) a difference.

c.

Cartaz.  Fundo branco com uma gota de sangue vermelho, com a ponta superior fina e a inferior, arredondada e larga. Texto: (Espaço para resposta) blood. (Espaço para resposta) lives.

d.

Cartaz. Fundo em preto. Ilustração em branco ao centro, na vertical, de duas linhas paralelas, na vertical e na parte superior, três braços erguidos de cor amarela, formando um traçado que lembra um garfo. Mais abaixo, texto: FEED THE HUNGRY.  (Espaço para resposta) in our charity restaurant. (Espaço para resposta) feed the people in need.
Ícone de atividade no caderno.

6.

a.

espaço para resposta

b.

espaço para resposta

c.

espaço para resposta

d.

espaço para resposta
Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: praticar o modo imperativo.

5: a Be; b Recycle, Make; c Give, Save; d Volunteer, Help

Objetivo da questão 6: praticar a 3ª pessoa do singular no present simple.

6a: doesn’t like

6b: prefers

6c: loves

6d: doesn't like

Na questão 5, inicia-se a abordagem do Imperativo, modo verbal característico de cartazes dessa natureza. Pode ser importante remeter os estudantes, nesse momento, ao Eyes on grammar, para que observem a síntese gramatical inicial sobre esse modo verbal, que voltará a ser explorado na Unit 6.

As questões 5 e 6 oferecem prática escrita do Imperativo em seu contexto de uso trabalhado nesta unidade e do presente simples na 3ª pessoa do singular e podem ser ampliadas se você considerar conveniente.

Sugerimos que avalie a necessidade de fazer mais atividades sobre os elementos gramaticais e lexicais presentes nesta unidade. Como existe uma crença bastante forte de que aprender uma língua é conhecer seu vocabulário, talvez seja interessante trabalhar o léxico relacionado à escola circulando em seus ambientes, mas, ao mesmo tempo, aproveitando o momento para desconstruir essa crença e mostrar que saber palavras soltas não é ter competência para compreender e produzir textos em uma língua. As palavras só adquirem sentido em enunciados construídos com um propósito, em função de um contexto de interação entre dois ou mais interlocutores.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar, junto com um colega, uma enquete para saber as disciplinas favoritas da sua turma. Vocês já viram exemplos e trabalharam com eles na seção Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Enquete.

Qual é o tema?Disciplinas mais apreciadas pelos alunos.

Qual é o objetivo?Perguntar e responder sobre a disciplina favorita.

A quem se dirige?Aos colegas da turma.

Como e onde será divulgada?Oralmente, para sua turma.

Quem participará?Todos os estudantes, em duplas.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. Na seção lissenin, vocês ouviram algumas enquetes que têm o mesmo objetivo desta que vocês vão criar. Ouçam esses exemplos novamente, considerando especialmente as seguintes características:
      1. a pergunta que é feita aos estudantes;
      2. as respostas que são dadas por eles;
      3. os nomes das disciplinas que são mencionadas;
      4. as razões que alguns entrevistados mencionam.
    1. Como vocês viram, tanto as perguntas como as respostas são simples e objetivas. Para elaborar a enquete, sigam estes passos.
      1. Pesquisem os nomes em inglês das disciplinas que não são mencionadas nas enquetes que vocês ouviram, caso vocês tenham disciplinas na escola que ainda não foram mencionadas. O quadro de horários na página 58 pode ajudá-los.
      2. Pensem nas razões que podem ser apresentadas para ter preferência por algumas disciplinas e verifiquem como podem expressá-las em inglês. Se for necessário, consultem a seção áison grémer.
    1. Agora, ensaiem a enquete com outra dupla. Uma dupla faz as perguntas, enquanto os colegas da outra dupla respondem, e vice-versa.
    1. Verifiquem com os colegas se é necessário fazer algum ajuste nas perguntas e nas respostas.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: identificar e planejar características composicionais e estilísticas do gênero enquete e preparar uma versão inicial do texto.

Speaking

Objetivo da seção

Praticar a produção oral de uma enquete sobre os componentes curriculares favoritos dos estudantes.

Nesta seção, há uma atividade de produção oral cuja proposta focaliza um dos gêneros trabalhados nesta unidade: a enquete, mais especificamente sobre as disciplinas escolares favoritas, assim como os que foram abordados no Listening.

Propomos a realização de uma enquete com os colegas da turma, como as que foram exploradas no Listening. O projeto de elaboração da enquete requer planejamento dos elementos do gênero: estilo, tema e construção composicional, que são abordados em Toolbox.

Espera-se que esse projeto possa ser uma alternativa para difundir a língua inglesa na escola e valorizar o trabalho e o empenho dos estudantes. Os resultados da enquete podem propiciar uma reflexão sobre as razões que levam os alunos a preferir uma disciplina a outras.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero cinco) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero seis) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • as perguntas e as respostas são curtas e objetivas;
    • a pronúncia e a entonação são adequadas;
    • as razões apresentadas são coerentes com as disciplinas escolhidas.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que as imagens mostram? Em sua opinião, como elas se relacionam com o que foi tratado nesta unidade?
    1. Relacione cada imagem ao país que ela retrata. Justifique sua resposta.
      • Somália
      • Índia
      • Japão
      • Quênia
      • Rússia
Ícone de atividade oral.
    1. Que diferenças e semelhanças podem ser observadas entre sua escola e as apresentadas nesta unidade?
    1. Comentem sua rotina escolar. O que gostariam que fosse diferente? Por quê?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Quais nomes de disciplinas escolares você sabe dizer em inglês?
    1. De acordo com o que você estudou, quais elementos são importantes em um cartaz de campanha social?
    1. O que você aprendeu a dizer em inglês sobre suas matérias preferidas?
    1. O que você mais gostou de estudar nesta unidade? Por quê?

e. Em seu caderno, desenhe um (

Ilustração. Três emojis de cabeça em amarelo com rosto. Um emoji, de olhos abertos e boca bem aberta sorrindo. Outro emoji, de olhos abertos e boca fechada em formato reto na horizontal. O último emoji, de olhos abertos, sobrancelhas para baixo e boca para baixo.
) para seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
  1. leitura de cartazes de campanha social;
  2. leitura de ;
  3. compreensão oral de enquetes;
  4. produção oral de enquetes;
  5. participação nas aulas.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item e.

Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:

  1. leitura de cartazes de campanha social;
  2. leitura de quote posters;
  3. compreensão oral de enquetes;
  4. produção oral de enquetes;
  5. participação nas aulas.
Respostas e comentários

1 Resposta pessoal. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial da enquete.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final da enquete.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens e sua relação com o tema da unidade.

1a Resposta esperada: mostram diferentes salas de aula ao redor do mundo. Resposta pessoal.

1b: Somália – imagem quatro, Índia – imagem três, Japão – imagem dois, Quênia – imagem um, Rússia – imagem cinco

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir sobre o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens de salas de aula presentes nas páginas de abertura desta unidade para concluir as reflexões desenvolvidas ao longo da unidade.

A retomada das imagens repro­­­duzidas nas páginas de abertura visa a estimular a reflexão crítica sobre os diferentes tipos de escola, relacionando essa discussão com os conteúdos estudados ao longo desta unidade. Além disso, propomos que os estudantes descrevam sua escola, ressaltando possíveis semelhanças ou diferenças em relação àquelas retratadas nas imagens, a fim de aprofundar o senso crítico. De acordo com as possibilidades, sugerimos incentivar os estudantes a fazer pelo menos uma parte dessa conversa em inglês.

Think it over

Objetivo da seção

Promover a autoavaliação da aprendizagem, especialmente sobre a leitura de quadros de horários escolares, cartazes de campanhas sociais e quote posters.

Recomendamos que analise as respostas que os estudantes fornecerão na autoavaliação e, em conjunto com a avaliação das enquetes produzidas em Speaking, observe quais atividades precisam ser reforçadas com a turma toda ou com alguns estudantes especificamente. Para isso, podem ser usados o apêndice There is more e as Atividades complementares da introdução do Manual do Professor. Caso seja necessário, sugerimos ainda outra refação da produção escrita para alguns estudantes.

Habilidade desenvolvida em Speaking


(ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Monday

Tuesday

Wednesday

Thursday

Friday

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Warm-up

8:45 a.m.
Whole school assembly

8:55 a.m.
Math

8:55 a.m.
Math

8:55 a.m.
HR

8:55 a.m.
Math

9:00 a.m.
Math

9:45 a.m.
HR

9:45 a.m.
Music

10:00 a.m.
P.E.

9:45 a.m.
Languages

9:50 a.m.
Languages

11:00 a.m.
Lunch/Recess

10:35 a.m.
HR

11:00 a.m.
Lunch/Recess

10:35 a.m.
HR (Library)

10:40 a.m.
HR

12:00 p.m.
Science

11:00 a.m.
Lunch/Recess

12:00 p.m.
HR

11:00 a.m.
Lunch/Recess

11:00 a.m.
Lunch/Recess

12:55 p.m.
Latin

12:00 p.m.
Languages

12:40 p.m.
Clean lunchroom

12:00 p.m.
HR

12:00 p.m.
Art

1:45 p.m.
HR

12:50 p.m.
HR

12:55 p.m.
Latin

12:55 p.m.
Music

1:45 p.m.
Science

1:55 p.m.
P.E.

1:40 p.m.
HR

1:50 p.m.
HR

2:40 p.m.
HR

3:00 p.m.
HR

2:00 p.m.
HR (Electives)

3:30 p.m.
End of Day

DAYS OF THE WEEK / DIAS DA SEMANA

Monday (Mon)
Tuesday (Tue)
Wednesday (Wed)
Thursday (Thu)

Friday (Fri)
Saturday (Sat)
Sunday (Sun)

SCHOOL SUBJECTS / DISCIPLINAS ESCOLARES

Art
English
Geography
History

Languages
Math
Music
Physical
Education (P.E.)

Portuguese
Science
Spanish
Social Studies

egzâmpol tchu

Donate school supplies reticências

(página 60)

Help us collect school supplies reticências

(página 60)

INFINITIVE / INFINITIVO

IMPERATIVE / IMPERATIVO

to donate

“Donate school supplies.”

to help

“Help us collect school supplies.”

O imperativo é o modo verbal usado para expressar ordens, pedidos e sugestões. Sua fórma afirmativa é constituída pelo infinitivo sem o “tiú”.

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o present simple, a fórma afirmativa do modo Imperativo, enunciados para falar das disciplinas escolares preferidas e o léxico relativo aos dias da semana e aos componentes curriculares, tópicos presentes nos textos da unidade.

Avalie a necessidade de propor algumas atividades para aprofundar os conteúdos presentes nesta sistematização, especialmente o uso do present simple. Nas Units 4 e 5, será reforçado o trabalho com esse tempo verbal e, na Unit 6, será ampliado o trabalho com o modo Imperativo.

O vocabulário sistematizado nesta seção faz parte do dia a dia dos estudantes na escola. Por isso, pode ser válido realizar um trabalho mais amplo de fixação do conteúdo lexical, como em uma brincadeira conhecida como stop ou “adedanha”, tendo como itens a serem preenchidos, de acordo com a letra sorteada, os dias da semana, os componentes curriculares e outros vocábulos que eles já conheçam em língua inglesa. Uma atividade que pode ser divertida é pesquisar a origem dos nomes dos dias da semana em inglês, que se parecem com os nomes em outras línguas, diferenciando-se do português.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero seis éle ih um seis) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
  • (ê éfe zero seis éle ih dois um) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.

“Science doesn’t care what you believe.”

(página 62)

“If you don’t know history, you don’t know anything.” Michael Crichton

(página 62)

“My favorite subject is Art. I like the Art teacher reticências.”

(página 64; Enquete um)

PRESENT SIMPLE / PRESENTE SIMPLES

Affirmative (full form) / Afirmativo (forma completa)

Negative (full form) / Negativo (forma completa)

Negative (contracted form) / Negativo (forma contraída)

I like the Art teacher.

I do not like the Art teacher.

I don’t like the Art teacher.

You know History.

You do not know History.

You don’t know History.

He makes music in Music classes.
She makes music in Music classes.
The guitar (it) makes music in Music classes.

He does not make music in Music classes.
She does not make music in Music classes.
The guitar (it) does not make music in Music classes.

He doesn’t make music in Music classes.
She doesn’t make music in Music classes.
The guitar (it) doesn’t make music in Music classes.

We play football.

We do not play football.

We don’t play football.

You think Math is important.

You do not think Math is important.

You don’t think Math is important.

They need to study Geography.

They do not need to study Geography.

They don’t need to study Geography.

O Prézent simpou é um tempo verbal utilizado para expressar ações habituais que fazem parte da rotina. Também é usado para expressar verdades universais e fatos científicos ou da natureza.

“Geography, Geography and History. I think the two go hand in hand.”

(página 64; Enquetes dois e doisum)

TALKING ABOUT FAVORITE SCHOOL SUBJECTS / FALANDO SOBRE DISCIPLINAS ESCOLARES FAVORITAS

Asking about favorite subjects

What’s your favorite subject?

Answering about favorite subjects

My favorite subject is…
My favorite subjects are…

Introducing the reason

… because…

Expressing an opinion

I think… / I find…

Talking about something you like

I like…

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

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DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (organizador). Gêneros textuais: reflexões e ensino. terceira edição Rio de Janeiro: Lucerna, 2008. página 131-144.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, B. (organizador). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. página 161-194.

HEMAIS, B. J. W. (organizador). Gêneros discursivos e multimodalidade: desafios, reflexões e propostas no ensino de inglês. Campinas: Pontes, 2015.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. terceira edição São Paulo: Cortez, 2004.

PEDROSA, C. E. F. “Frase”: caracterização do gênero e aplicação pedagógica. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (organizador). Gêneros textuais & ensino. segunda edição Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. página151-165.