iuniti fór uon lenguage, diferent realities

Fotografia um. Um homem visto da cintura para cima, de frente para uma grande frigideira com comida dentro. O homem tem barba longa e bigode grisalhos, de turbante sobre a cabeça e tecido perto do pescoço. Ele usa camisa cinza clara e casaco azul. Segura na mão esquerda, um talher de aço e na mão direita, uma tigela cinza. Ao fundo, rua por onde passam pessoas e automóveis.
Fotografia dois. Vista geral de local com homens sentados de frente para uma bancada, com uma peça de madeira entalhada com vários ornamentos na horizontal. Um homem em primeiro plano, sentado de frente para a bancada com uma peça entalhada, esfrega a peça com uma escova na mão direita. Ele usa blusa branca de frio de mangas longas, par de óculos de sol branco e azul, sorrindo. À direita, ao fundo, outros homens sentados e fazendo a mesma atividade.
Fotografia três. Uma mulher vista do peito para cima, com gorro e colar com triângulos coloridos em vermelho, verde, branco, vermelho e azul. Ela olha para a esquerda, sorrindo. Ao fundo, parede com pinturas coloridas em azul e lápis na vertical em branco e contornos em preto.
Fotografia quatro. Homens sentados em local com solo de terra marrom. À esquerda, um homem de cabelos e sobrancelhas grossas em preto, com pinturas em lama nos braços e nas pernas, segurando um didgeridoo, um tubo de madeira oco com pinturas em vermelho, amarelo e bege-claro. Ao fundo, à direita, um homem sentado, de cabelos e barba grisalhos, com pinturas em lama pelo corpo e com dois cones pequenos na cor bege. Mais ao fundo, à direita, um homem em pé, com pinturas em lama no corpo e didgeridoo nas mãos. Em segundo plano, local com partes de árvores e madeiras e ao fundo, vegetação com folhas verdes de árvores.
Respostas e comentários

UNIT 4

professor ou professora

Esta unidade tem como objetivo principal, no que diz respeito aos gêneros discursivos nela explorados, familiarizar os estudantes com mapas, dados e fatos (facts and figures) sobre países, programas educativos e anotações de aula. O tema explorado é a presença da língua inglesa ao redor do mundo, visando à ampliação do conhecimento sobre o alcance do inglês no globo. Busca-se valorizar países anglófonos que talvez sejam menos conhecidos pelos estudantes, sem, contudo, desconsiderar o país originário da língua inglesa. Para isso, são explorados textos verbais e não verbais dos gêneros centrais da unidade, que abordam características de diferentes países onde o inglês é língua principal ou oficial.

As atividades propostas propiciam a interdisciplinaridade com Geografia e com História, favorecendo a ampliação do letramento cartográfico e histórico, em especial por incentivar a reflexão sobre a relação entre a expansão de uma língua e questões de ordem econômica e política. Um conceito subjacente a esta unidade é o de glotopolítica, que atua na interseção entre os estudos de linguagem, a sociologia e a ciência política.

Nesta unidade, dá-se continuidade à proposta temática das anteriores, especialmente da Unit 2, a qual encoraja os estudantes a fazer uma reflexão crítica sobre a língua inglesa na vida cotidiana dos brasileiros. Assim, há uma ampliação de perspectiva: do inglês no dia a dia do Brasil, caminha-se para a reflexão sobre a presença dessa língua em outras regiões do mundo, especialmente nos países em que ela é considerada língua oficial por ser efetivamente a mais falada ou por estar prevista em lei.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia cinco. Duas meninas vistas dos ombros para cima, negras. À esquerda, cabelos pretos trançados para trás e fitas em azul, com blusa azul, amarela e vermelha. À direita, menina com o mesmo tipo de penteado e roupa, olhando para frente sorrindo, com os dentes à mostra.
Fotografia seis. Duas jovens abraçadas e olhando para frente sorrindo, de frente para um muro de uma ponte. A jovem da esquerda tem cabelos castanhos longos, camisa de mangas três quartos azul, com os braços sobre os ombros da outra. Esta tem cabelos castanhos longos, par de óculos de grau quadrado preto e com blusa de mangas compridas e mochila nas costas. Em segundo plano, rua cinza, carros passando e à esquerda,  uma construção antiga com torre e um relógio redondo na parte superior. A torre está de frente para o rio. No alto, céu nublado.
Fotografia sete. Um busto de homem com barba grisalha. Ele está vestido com roupa xadrez nas cores branco, cinza e azul claro. Sobre a cabeça, um gorro colorido cm faixas horizontais nas cores verde, amarelo, vermelho e preto. Em segundo plano, folhas verdes.
Fotografia oito.  Três mulheres vistas dos ombros para cima, uma ao lado da outra. Todas são morenas e de cabelos pretos, lisos, penteados para trás. Da esquerda para a direita: uma mulher de véu longo vermelho, com a borda verde e bege. Ao centro, mulher com véu azul e colar dourado no pescoço e à direita, mulher com véu laranja e marrom sobre a cabeça e ombros. A mulher ao centro, com o braço esquerdo em volta do pescoço da mulher que está à direita. As três têm uma marca vermelha na testa, sorrindo e olhando para frente. Em segundo plano, parede em tons de bege e manchas pretas.
Fotografia nove. Sobre um local com paredes em pedra, um menino de cabelos claros, com blusa de frio cinza-escuro, calça jeans azul e protetores de orelha para o frio. Ele segura uma gaita de fole, com três tubos de madeira saindo de um saco e apontando para a direita, mais um tubo pelo qual ele assopra e outro que está apontado para frente e tem bocal em forma de corneta. Em segundo plano, cidade com construções antigas e morros. No alto, céu nublado.
Fotografia dez. À esquerda, mulher vista da cintura para cima de cabelos castanhos com uma trança de lado à esquerda. Ela usa um par de óculos de sol preto, blusa vermelha de alça e mãos sobre barras de ferro. Em segundo plano, as águas de um porto e mais ao fundo, cidade com prédios modernos. No alto, céu azul e nuvens brancas.
Pessoas originárias de países que têm o inglês como língua oficial ou principal.

Gênero discursivo: mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula.

Tema: Inglês ao redor do mundo.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula;
  • refletir sobre línguas e sôbre a presença do inglês no mundo.
Respostas e comentários

O tema sobre a presença do inglês no mundo é apresentado nas páginas de abertura, cujas imagens buscam incitar nos estudantes uma reflexão sobre as fotos e o que elas representam. O título da unidade – One language, different realities – também pode auxiliar na compreensão da proposta. Embora na seção Pit stop, ao final da unidade, haja questões dedicadas à discussão acerca das imagens introdutórias, você, professor ou professora, pode considerar conveniente explorá-las ao iniciar a unidade no intuito de verificar se a turma consegue reconhecer os países de origem das pessoas retratadas com base em características de suas culturas. Nesse momento, caso julgue pertinente, pode-se abordar a questão dos estereótipos. Avalie também se seria interessante pedir aos estudantes que justifiquem as suas hipóteses sobre os países retratados nessas imagens. Esse procedimento pode contribuir não somente para a ativação do conhecimento prévio, mas também para a ampliação do conhecimento de mundo da turma, pois talvez não saibam que todos esses países (um – Paquistão, dois – Nova Zelândia, três – África do Sul, quatro – Austrália, cinco – Nigéria, seis – Reino Unido, sete – Jamaica, oito – Índia, nove – Escócia e dez – Estados Unidos) têm o inglês como língua principal ou oficial.

Para ler

Caso seja de seu interesse se aprofundar no conceito de glotopolítica, sugerimos o livro de Calvet (2007) e o texto de Rajagopalan (2013).

Se quiser ampliar seus conhecimentos sobre o inglês e as demais línguas em todo o mundo, recomendamos a leitura do material editado por Eberhard, Simons e Fennig (2022).

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Quais línguas vocês sabem que existem no mundo?
    1. Considerando que há 195 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ônu), quantas línguas vocês imaginam que existam, aproximadamente, no mundo?
      1. 180
      2. 450
      3. 2.000
      4. 7.000
    1. Quantas línguas vocês acham que são faladas no Brasil, aproximadamente?
      1. 1
      2. 25
      3. 220
      4. 570
    1. E nos Estados Unidos?
      1. 1
      2. 2
      3. 210
      4. 350
    1. Vocês se surpreenderam com essas respostas? Por quê? Conseguem explicar os resultados do Brasil e dos Estados Unidos?
Ícone de atividade oral.
    1. Com base nas respostas à questão 1, o que vocês acham que este mapa retrata?
Ilustração.  Mapa mundi com continentes em branco e fundo cinza. No canto inferior direito, há uma rosa dos ventos, com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. Escala: zero to two thousand and two hundred kilometers. Ao lado da rosa dos ventos, quadro branco com legenda que diz: Living Languages, two thousand seventeen — by Ethnologue. Em seguida, texto dizendo: REGION. Na cor roxa: ASIA. Na cor verde: AFRICA. Na cor laranja: PACIFIC. Na cor cinza: AMERICAS. Na cor amarela: EUROPE. Nas Américas, vemos uma concentração de pontos verdes na América do Sul e Central, com pontos mais espalhados na América do Norte. Quanto mais para cima, menos pontos há.
Na África os pontos azuis se concentram nas áreas centrais e sul, com uma grande área em branco no norte. Na Europa, a concentração de pontos amarelos está ao oeste. Quanto mais ao leste, menos pontos há. Na Ásia a distribuição dos pontos roxos está bem distribuída, cobrindo quase todo o continente. Na Oceania, praticamente todo o continente está coberto de pontos laranjas, com exceção de duas partes na Austrália. Os territórios nos continentes mais ao norte estão praticamente sem pontos de qualquer cor.

EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição. Dallas: SIL International, 2022.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1b Resposta possível: quatro

1c Resposta possível: três

1d Resposta possível: quatro

1e Resposta possível: nos dois países são faladas centenas de línguas de povos originários e também de imigrantes.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2a Resposta possível: o número de línguas faladas em cada lugar do mundo.

professor ou professora, este mapa tem caráter ilustrativo.

Time to think

Objetivo da seção

Refletir sobre a multiplicidade linguística, ampliando a contextualização temática iniciada nas páginas de abertura.

Se, por um lado, a turma observará, ao longo da unidade, que a presença do inglês em todos os continentes é bastante significativa, por outro, poderá refletir, já nessa primeira seção, sobre a diversidade linguística, uma realidade presente em todas as partes do mundo. Caso considere oportuno, dependendo da localização de sua escola, os estudantes podem mencionar as línguas presentes na região, sejam de povos indígenas, sejam de imigrantes, no intuito de reconhecer a importância da cultura local.

A primeira questão busca incitar a reflexão e a discussão sobre o número de línguas no mundo e, em especial, sobre as línguas existentes no Brasil e nos Estados Unidos. Caso julgue produtivo e oportuno no seu contexto, a questão 1a pode ser transformada em uma brincadeira, como um quiz, para motivar os estudantes. Na questão 1b, o número de 195 países no mundo é o registrado pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2018): 193 membros e dois observadores, que são o Vaticano e a Palestina. Para os números relativos às línguas presentes nessa questão, a fonte utilizada foi a publicação Ethnologue, editada por Eberhard Simons e Fennig (2022). Sugerimos que avalie a necessidade de atualizar esses números quando for utilizar este livro com sua turma.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero três) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
  • (ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

b. O gráfico a seguir mostra os dez países do mundo com mais línguas faladas em seus territórios. Vocês sabem em quais continentes ficam esses países? Na opinião de vocês, por que há tantas línguas faladas neles?

Gráfico com barras. Imagem na horizontal.  Título Some countries have hundreds of languages, Countries with the most languages. Legenda na parte de baixo do gráfico. Cor roxa: Languages. Dados de países diferentes na vertical e na horizontal de zero a oitocentos. Papua New Guinea:  oitocentos e quarenta. Indonesia:  setecentos e quinze. Nigeria:  quinhentos e vinte e sete. India:  quatrocentos e cinquenta e seis. United States:  trezentos e trinta e sete. Australia:  trezentos e dezessete
China:  trezentos e sete. Mexico:  trezentos e um. Cameroon: duzentos e setenta e sete. Brazil: duzentos e trinta e oito

EBERHARD, ; SIMONS, ; FENNING, editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.

c. Observem na tabela a seguir as línguas com maior número de falantes (como primeira língua) no mundo. Na opinião de vocês, por que essas línguas são as mais faladas no mundo? Analisem, especialmente, os números do inglês.

Languages with at least 50 million first-language speakers

Rank

Language

Primary country

Total countries

Speakers (millions)

1

Chinese

China

35

1,302

2

Spanish

Spain

31

427

3

English

United Kingdom

106

339

4

Arabic

Saudi Arabia

58

267

5

Hindi

India

4

260

6

Portuguese

Portugal

12

202

7

Bengali

Bangladesh

4

189

8

Russian

Russian Federation

17

171

9

Japanese

Japan

2

128

10

Lahnda

Pakistan

8

117

EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.

Respostas e comentários

2 Respostas possíveis: Papua-Nova Guiné e Austrália – Oceania; Indonésia, Índia e China – Ásia; Nigéria e Camarões – África; Estados Unidos, México e Brasil – América. Nesses países, além das línguas oficiais ou majoritárias, há centenas de línguas de povos originários e também muitas de imigrantes.

É possível que a questão surpreenda os estudantes por causa do alto número de línguas faladas no mundo e, especialmente, no Brasil e nos Estados Unidos. Se considerar relevante, sugerimos que reforce o reconhecimento das línguas originárias e daquelas de imigrantes como parte da formação da identidade brasileira. Recomendamos, ainda, que você faça a correção das questões 1a-1d com os estudantes antes de solicitar que respondam à questão 1e.

Em seguida, na questão 2, três textos (mapa, gráfico e tabela) são apresentados a fim de fornecer informações que fomentam a criticidade dos estudantes e os convidam a se engajar ativamente na construção de sentidos dos textos que virão a seguir.

professor ou professora, avalie se seria adequado discutir com a turma o fato de que as línguas europeias presentes na tabela da questão 2c são oriundas de países colonizadores e, portanto, foram impostas aos povos colonizados.

Sugerimos estimular, sempre que possível, interações em língua inglesa em sala de aula. Com isso, realiza-se, gradualmente, a aproximação dos estudantes com a língua em estudo.

Considerando-se que esta seção tem como propósito preparar os estudantes para as atividades seguintes, sugerimos que você observe se é necessário aprofundar as questões propostas em função da possível falta de conhecimentos prévios importantes sôbre o tema da unidade.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Que informações podem ser encontradas em um mapa?
    1. Em os mapas costumam ser estudados? Em que outros contextos é possível ver mapas?
    1. Vocês já estudaram um mapa-múndi? O que é representado nele? Se não estudaram, procurem saber com os colegas.
    1. Qual é a função das legendas nos mapas?
Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, o que os países identificados no mapa têm em comum?
    1. Qual seria a razão para destacar esses países com duas cores diferentes?
ríd tchu lârn
    • observar as informações presentes no mapa;
    • identificar características de mapas.
Ilustração. Mapa. No canto inferior direito: Rosa dos ventos com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. 
Escala: zero – two thousand two hundred eighty kilometers. No lado esquerdo baixo está a legenda: cor laranja: Mother tongue, cor verde: Official or semiofficial. Mais abaixo o texto: Mother tongue: Alaska (U.S.), Canada, United States, Hawaii, Jamaica, United Kingdom e Australia e New Zealand. Em seguida: Official or semiofficial: Puerto Rico, Trinidad and Tobago, Guyana, Bahamas, Barbados, Gambia, Sierra Leone Liberia, Ghana, Cameroon, Nigeria, Sudan, South Sudan, Uganda, Kenya, Tanzania, Malawi, Mauritius, Zambia, Zimbabwe, South Africa, Swaziland, Lesotho, Mauritius, India, Sri Lanka, Malaysia, Philippines, Pakistan and Papua New Guinea.

Adaptado de: CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language, terceira edição Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 2010. página 371.

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta esperada: informações sobre continentes, oceanos, rios, países e suas regiões, relevo, línguas etcétera.

1b Respostas esperadas: principalmente em Geografia e História; em aplicativos de localização geográfica, atlas, meios de comunicação (tê vê, jornais, revistas) etcétera.

1c Respostas pessoais.

1d Resposta esperada: indicar os significados das informações que o mapa apresenta.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta pessoal. Resposta possível: todos eles são falantes de inglês.

2b Resposta pessoal. Resposta possível: para dividi-los em dois grupos de acordo com a legenda.

Leitura

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora por meio de atividades com os gêneros mapa e dados e fatos sobre países.

Task 1

Na Task 1, o ponto de partida é a leitura de um mapa, gênero frequente na escola e em outras esferas do mundo social. Caso julgue necessário, você pode explorar o conhecimento prévio dos estudantes sobre esse gênero ou levar um mapa do Brasil ou um mapa-múndi com legendas para explorar primeiro a leitura em língua portuguesa, o que é um bom recurso para aproximá-los, em Before reading, do gênero a ser trabalhado em inglês.

O texto apresentado em Read to learn é um mapa-múndi que mostra os países falantes de língua inglesa como língua materna ou oficial/semioficial. O mapa apresenta os dados publicados em Crystal (2010), porém, está adaptado às atualizações de divisão política e territorial e de nome de países, bem como às mudanças de uso das línguas inglesas citadas pela publicação Ethnologue (EBERHARD; SIMONS; FENNIG, 2022).

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
  • (ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o objetivo do mapa?
      1. Identificar regiões falantes de línguas internacionais.
      1. Mostrar os países que têm as línguas mais faladas no mundo.
      2. Apresentar os países que têm o inglês como primeira língua ou como língua oficial ou semioficial.
    1. Para atingir esse objetivo, como ele está organizado?
    1. O que as cores laranja e verde representam no mapa?
    1. Onde estão localizados os países destacados em laranja e em verde?
      1. Em vários continentes.
      2. Em um único continente.
      3. Em dois continentes específicos.
    1. A Índia tem mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, dos quais pouco mais de 250 milhões falam inglês. Com base no que você aprendeu em taimi tchu finqui, o que poderia explicar esse fato?

Task 2

Before reading

1.

Ícone de atividade oral.

a. Vocês gostam de aprender sobre outros países? O que buscam descobrir sobre eles?

Ícone de atividade oral.

b. Em quais meios vocês conseguem informações sobre outros países?

Ícone de atividade no caderno.

c. O que vocês sabem sobre: Sudão, Índia e Reino Unido? Façam no caderno uma tabela semelhante ao modelo a seguir e preencham com as informações sobre esses países.

Ícone. Notebook.

Sudão

Índia

Reino Unido

Continente

Capital

Língua(s)

Ícone de atividade oral.

d. Os textos que vocês vão ler sobre esses três países são chamados em inglês de féquits endi figuires ou . Que informações vocês esperam ler?

ríd tchu lârn
    • identificar os tipos de informações apresentadas;
    • verificar características de dados e fatos.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar características composicionais do gênero mapa; identificar informações específicas no texto e ler criticamente.

1a: três

1b Resposta esperada: ele é composto dos países do mundo, alguns deles identificados pelos nomes e por cores diferentes, e uma legenda.

1c Resposta esperada: o laranja indica países que têm o inglês como língua materna; o verde, aqueles em que a língua inglesa é oficial ou semioficial.

1: um

1e Resposta esperada: na Índia, outras línguas são faladas, como o hindi, quinta língua com maior número de falantes no mundo.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre dados e fatos.

Leitura

professor ou professora, ressaltamos que, quando você for usar esta unidade, pode ser necessário verificar se houve mudanças nesses dados. Se for de seu interesse pesquisar sobre o assunto, recomendamos procurar uma edição mais recente da obra Ethnologue.

A questão 1 em Constructing meanings, entre outros propósitos, busca estabelecer comparações com as informações apresentadas na seção Time to think, permitindo uma leitura crítica dos textos. Os dados sobre o número de falantes de inglês na Índia foram extraídos da obra Ethnologue (EBERHARD; SIMONS; FENNIG, 2022), a mesma referência usada para os números relativos às línguas em toda a unidade.

Task 2

O gênero discursivo abordado na Task 2 é dados e fatos (facts and figures ou fast facts). As questões propostas em Before reading buscam não só propiciar a formulação de hipóteses, mas também ativar conhecimentos prévios acerca do gênero e de alguns países. Avalie se seria o momento de explicar o conceito de falso cognato, pois é possível que os estudantes entendam figures como “figuras”, e não como “números”.

Eyes on grammar egzâmpol uan

I.

Composição mapa e texto.  Boxe com texto onde se lê: Our World This supplement to USA TODAY was produced by United World LTD. 4410 Massachussetts Ave NW, Washington - DC 20016 THURSDAY, MAY 26, 2022 FACTS & FIGURES Country name: Republic of the Sudan [...] Capital: Khartoum [...] Area: 1,861,484 squarte miles, or slightly more than one-­fifth the size of the United States [...] Population: 41,802,000 (2018 est.) [...] Religions: Sunni Muslim 70% (in the north), indigenous beliefs 25%, Christian 5% (mostly in the south and Khartoum) Languages: Arabic (official), Ta Bedawie, diverse dialects of Nilotic, Nilo-Hamitic, Sudanic languages, English […]. Do boxe de texto sai uma seta laranja apontando para o mapa. Mapa. Legenda: Verde: Sudan. No canto inferior esquerdo, uma rosa dos ventos, com direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. Escala: zero – one thousand one hundred ninety kilometers. O país esta no nordeste do continente africano e está pintado de verde. Ao lado, há um boxe com texto.

OUR world. USA Today, Washington dê cê, Estados Unidos da América: United World, 26 maio 2022. Suplemento.

II.

Composição foto e mapa. Fotografia do Taj Mahal, em primeiro plano, jardim com rio na vertical, à esquerda e à direita, árvores compridas com folhas verdes. Em segundo plano, uma construção antiga branco, grande, com três cúpulas arredondadas. Ao centro, uma de tamanho médio e à esquerda e à direita, outra menor. Perto da construção, quatro torres finas na vertical, duas à esquerda e duas à direita. No alto, céu azul e nuvens branco. Abaixo, há uma bandeira com faixa em laranja na parte superior, no meio em branco com círculo e linhas dentro em azul e faixa inferior em verde e um boxe com texto onde se lê: fast facts Official name: Republic of India, Bharat Form of government: Federal republic Capital: New Delhi Population: 1,296,834,042 Official languages: Hindi, English, 21 others Money: Rupee Area: 1,269,345 square miles (3,287,590 square kilometers) Major mountain range: Himalaya Major rivers: Ganges, Yamuna, Indus, Brahmaputra. Do boxe de texto sai uma seta laranja apontando para o mapa. Mapa. Rosa dos ventos, com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: zero - one thousand ten kilometers. Segue a legenda: Laranja: Índia; Ao sul da Asia, perto do Indian Ocean e Bay or Bengal.

NATIONAL Geographic Kids. India. [sem local], [1996-2015]. Disponível em: https://oeds.link/WxjHOo. Acesso em: 10 maio 2022.

III.

Composição foto e mapa. Foto da rainha Elizabeth da Inglaterra sentada em um carro aberto de cor preta. Ela tem cabelos brancos curtos, com chapéu sobre a cabeça e roupa azul clara, Atrás dela, seu marido, o Príncipe Philip, de cabelos grisalhos, de chapéu sobre a cabeça e terno preto. Também há uma bandeira da Inglaterra, com o fundo em azul, retas em vermelho e contorno em branco, de formato de uma cruz e outras duas, nas diagonais. Abaixo da fotografia da Rainha Elizabeth há o seguinte texto: Fast facts Official name:  United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland Form of government: Constitutional monarchy with parliamentary government Capital: London Population: 65,105,246 Official language English Money: Pound sterling Area: 93,635 square miles (242,514 square kilometers) Major rivers: Thames, Severn, Tyne. Do boxe de texto sai uma seta laranja apontando para o mapa. Mapa.
Rosa dos ventos com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L e NE. Escala: zero - three hundred twenty kilometers. Ao norte da Europa, grande território na vertical: England. À oeste dela, Wales, território pequeno. Mais acima, ao norte da England, Scottand. Em outra ilha, com pequena parte ao nordeste: Nothern Ireland.

NATIONAL Geographic Kids. United Kingdom. [sem local], [1996­‑2015]. Disponível em: https://oeds.link/B0ZwU2. Acesso em: 10 maio 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o objetivo dos textos?
    1. Em qual continente está localizado cada país apresentado nos textos?
    1. O que há em comum entre os três países apresentados nos textos?
    1. Qual é a relação das imagens com as informações presentes nos textos?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Identifique os textos nos quais as seguintes informações são encontradas.
      1. Capital
      2. Religião
      3. População
      4. Línguas faladas.
      5. Extensão do país.
    1. As informações que você e seu colega haviam anotado na questão 1c em bifór rídin estavam corretas? Quais faltaram?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente os textos; identificar informações explícitas e relacionar linguagens verbal e não verbal.

1a Resposta esperada: apresentar algumas informações sobre os países destacados.

1b Resposta esperada: Sudão na África, Índia na Ásia e Reino Unido na Europa.

1c Resposta esperada: em todos eles, o inglês é uma das línguas oficiais ou principais.

1d Respostas esperadas: as imagens ilustram um conjunto de informações sobre os lugares apresentados: os mapas dos países nos três textos e símbolos nos textos dois (o Taj Mahal) e três (a família real britânica).

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas nos textos e comprovar hipóteses.

2a um: textos um, dois e três.

2a dois: texto um.

2a três: textos um, dois e três.

2a quatro: textos um, dois e três.

2a cinco: textos um, dois e três.

2b Respostas pessoais.

A questão 1 em Constructing meanings busca levar os estudantes a compreender o objetivo do gênero e a identificar os elementos presentes nos três textos de Read to learn. Para tanto, estimula-se a reflexão sobre características composicionais do gênero em foco, como a linguagem não verbal. Caso julgue pertinente, sugere-se propor aos estudantes que realizem uma pesquisa a respeito dos símbolos dos países representados na atividade no intuito de ampliar o conhecimento sobre o assunto. A questão 2 tem como finalidade a identificação de características geopolíticas dos três países apresentados. Pode ser interessante ressaltar que o inglês não é a língua oficial do Reino Unido por lei, como acontece com o português no Brasil, mas é oficial de facto, ou seja, é a língua com o maior número de falantes, a mais difundida e a usada pelo Estado e pelos meios de comunicação. As questões de 3 a 5 trabalham cada país separadamente, no intuito de explorar os três textos por meio de estratégias de leitura e de objetivos diversificados, permitindo aos estudantes o uso de diferentes competências para atingir o esperado pela proposta.

As atividades presentes nessa Task, além de promover a compreensão leitora, têm como propósito chamar a atenção para as informações de diferentes naturezas sobre países com realidades distintas. Procura-se ressaltar a diversidade linguística própria dos países, fato que pode não fazer parte do conhecimento de mundo dos estudantes da faixa etária do 6º ano.

Ícone de atividade no caderno.
  1. um
    1. Qual é a língua oficial do Sudão?
    1. Com qual país é comparada a área do Sudão? Qual é a diferença de tamanho entre os dois países?
Ícone de atividade no caderno.
  1. dois
    1. Que relação existe entre o rio Ganges e a Índia?
    1. O que é ?
      1. A moeda indiana.
      2. Uma dança típica da Índia.
      3. Um traje da cultura indiana.
Ícone de atividade no caderno.
  1. três
    1. Observando o texto e o mapa, que nações fazem parte do Reino Unido? E da Grã-Bretanha?
    1. Qual é a moeda do Reino Unido?
      1. Dólar.
      2. Euro.
      3. Libra esterlina.
    1. Por que , e são mencionados no texto?
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Depois de tudo o que viram até aqui, por que vocês acham que se fala inglês em tantos lugares do mundo?
    1. Como vocês relacionam as diferentes realidades encontradas nos países apresentados à brasileira?
    1. Qual é a importância de estudar os países e suas características?
    1. Sobre que países vocês gostariam de ter mais informações? Por quê?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

1.

Ícone de atividade oral.

a. Qual é a primeira língua de vocês? Na sua escola ou comunidade, vocês conhecem pessoas que tenham uma primeira língua diferente da que vocês falam?

Ícone de atividade oral.

b. Vocês sabem outra língua além e do inglês? Qual? E qual outra língua gostariam de aprender?

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.

3a Resposta esperada: árabe.

3b Respostas esperadas: com os Estados Unidos; a área do Sudão equivale a pouco mais de Um quinto da estadunidense.

Objetivos da questão 4: identificar informações específicas e inferir o sentido de uma palavra no texto.

4a Resposta esperada: o rio Ganges é um dos principais rios do país.

4b: um

Objetivos da questão 5: identificar informações explícitas e implícitas e refletir sobre o sentido de palavras no texto.

5a Respostas esperadas: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales fazem parte do Reino Unido; Escócia, Inglaterra e País de Gales compõem a Grã-Bretanha.

5b: três

5c Resposta esperada: porque são os principais rios do Reino Unido.

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-lo com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal.

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

Think a little more

O aprofundamento da reflexão crítica acerca dos textos de cada Task é propiciado em Think a little more. As perguntas destacam a contribuição da unidade para a ampliação do conhecimento geopolítico dos estudantes e os convidam a compartilhar informações adquiridas e novas opiniões. Além disso, busca-se ressaltar a importância de estudar esse assunto.

Sugerimos que você considere apresentar aos estudantes, como atividade de pesquisa, a atualização dos números da população dos países retratados na Task 2. Como esses dados são flutuantes, certamente não estarão atualizados quando você usar esta coleção com sua turma. Pode ser interessante analisar a dimensão do aumento populacional em cada país e sua relação com questões econômicas e sociais.

Listening

Objetivo da seção

Expandir os conhecimentos sobre os gêneros do programa educativo por meio da compreensão oral.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
  • (ê éfe zero seis éle ih um oito) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
  • (ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
Ícone de atividade no caderno.

c. O áudio de líssen tchu lârn é um fragmento de um programa educativo sobre as línguas mais faladas no mundo. Quais línguas podem ser mencionadas?

Ícone de atividade oral.

d. O inglês apareceu na lista que vocês fizeram? Em qual posição? Por quê?

Did you know?

Primeira língua ou língua 1 (L1), também chamada de língua materna, é aquela que normalmente adquirimos primeiro, desde bebês, e que é falada na comunidade na qual vivemos. Quando uma pessoa nasce em uma comunidade com mais de uma língua ou vai viver em um lugar em que se fala uma língua diferente de sua L1, ela adquire também uma segunda língua (L2).

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar o objetivo do programa;
    • verificar características de programas educativos.

Eyes on grammar

Programa educativo – Parte um

Título: What’s the Most Common Language in the World?

Data: 20/4/2015

Fonte: NowThis World

WHAT'S The Most Common Language In The World?[2000­‑2020]. Vídeo (2minutos28segundos). Publicado pelo canal NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 27 dezembro 2021.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. O programa aborda o número de falantes de qual língua?
      1. Árabe
      2. Espanhol
      3. Inglês
    1. Em que posição no rãnquin das línguas mais faladas essa língua está? Você acertou a resposta à questão 1d em bifór listenin?
    1. Quantas pessoas falam essa língua como primeira língua no mundo?
    1. Quantas pessoas falam essa língua como primeira ou segunda língua no mundo?
    1. Escolha a alternativa que completa a seguinte afirmação: o número de falantes de espaço para resposta no mundo supera o número de falantes de espanhol, mas não de espaço para resposta.
      1. chinês; árabe
      2. francês; inglês
      3. inglês; chinês
    1. O que se afirma no áudio sobre a língua oficial nos Estados Unidos?
    1. Qual é a porcentagem de residentes dos Estados Unidos que falam inglês?
      1. 97%
      2. 87%
      3. 70%
Respostas e comentários

Audição

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e específicas no texto e comprovar hipóteses.

1a: três

1b Resposta esperada: terceira posição. Resposta pessoal.

1c: três

1: três

1e: três

1f Resposta esperada: que não há uma língua oficial nesse país.

1g: um

Apresenta-se a audição de um programa educativo sôbre as línguas mais faladas no mundo. Para explorar o assunto, são discutidas questões acerca do conceito de primeira e de segunda língua em Before listening, com o auxílio do boxe Did you know?, que apresenta uma breve explicação a esse respeito. Pode ser interessante, caso assim o entenda, comentar o conceito de língua adicional, que se refere a qualquer outra língua usada pelo indivíduo além de sua primeira língua; isso pode ocorrer em razão da imigração, da aprendizagem de idiomas, da presença de outra língua oficial no país, entre outras situações.

Nesta seção, os estudantes podem ainda retomar o que já aprenderam, em Time to think, sobre as línguas mais faladas no mundo. Se considerar necessário, aproveite para aprofundar a discussão sobre esse assunto.

Ícone de atividade de áudio.

2.

Ícone de atividade no caderno.

a. Tome nota das informações mais importantes do texto em formato de itens.

Ícone de atividade oral.

b. Troque suas anotações com um colega e conversem sobre o que cada um escreveu.

Ícone de atividade no caderno.

3.

Ícone de atividade de áudio.

a. Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronúncia das palavras destacadas.

“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.

But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.

Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly, 97 percent of its residents speak English.”

Ícone de atividade de áudio.

b. Alguns fonemas da língua inglesa não existem na língua portuguesa e vice-versa. , em inglês, possui duas pronúncias principais: voiciléss ti eiti (tãrd) e vóiced ti eiti (), nenhuma das quais existe em português. Ouça e repita agora somente as palavras destacadas e perceba a diferença entre as pronúncias.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

θ

third, with

ð

the, those, that

Ícone de atividade de áudio.

c. Reproduza a tabela a seguir no caderno. Ouça as palavras do quadro, todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as nas linhas correspondentes de acordo com a pronúncia.

Earth  North  Northern  sixth  South  than  thousand  weather

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Ícone. Notebook.

θ

ð

Versão adaptada acessível

Atividade 3, itens a e c.

  1. Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronuncia das palavras "the", "third", "with", "those" e "that" no texto.

c. Ouça as palavras "Earth", "North", "Northern", "sixth", "South", "than", "thousend" e ""weather", todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as em linhas diferentes, de acordo com a pronúncia.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, por que se afirma no áudio que nos Estados Unidos não há uma língua oficial?
    1. Como é a situação no Brasil? Existe uma língua oficial?
    1. De acordo com o programa, o inglês é a terceira língua mais falada no mundo. Voltem à tabela da questão 2c em taimi tchu finqui e comentem o motivo de a primeira e a sexta línguas no rãnquin ocuparem tais posições.
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

Objetivo da questão 3: reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua portuguesa.

θ

Earth, sixth, North, South, thousand

ð

Northern, than, weather

Pós-audição

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: os Estados Unidos não têm uma língua oficial determinada por lei federal, mas o inglês é a língua principal.

1b Resposta esperada: de acordo com a Constituição Brasileira, a língua oficial do Brasil é o português.

1c Resposta esperada: a primeira é o chinês, língua oficial da China, país mais populoso do mundo; a sexta é o português, que tem muitos falantes em virtude da colonização portuguesa no Brasil, na África e na Ásia.

Outro ponto importante é o da pronúncia, pois a questão 3 de Constructing meanings chama a atenção para as duas principais maneiras de pronunciar o grupo consonântico tê aga, tendo em vista que são fonemas inexistentes em português. Caso julgue necessário, amplie os exemplos e, se for oportuno e houver recursos, avalie a possibilidade de apresentar outros excertos de áudio para que os estudantes tenham a oportunidade de observar como falam pessoas oriundas de diferentes países ou regiões.

Think a little more

A questão de Think a little more retoma a discussão sobre línguas oficiais e principais. Nem sempre as constituições definem a língua oficial dos países, mas, em geral, existe uma língua principal, que é aquela usada nos meios de comunicação, nos órgãos públicos e nos documentos. No Brasil, a constituição indica o português como língua oficial e garante às comunidades indígenas o reconhecimento e a aprendizagem, durante o Ensino Fundamental, em suas línguas originárias. Com relação às línguas mais faladas no mundo, professor ou professora, avalie a conveniência de promover uma reflexão sobre os diferentes fatores relacionados à posição que os países ocupam no ranking, entre eles: o tamanho da população, como no caso da China, a colonização e a consequente disseminação da língua dos países colonizadores nas respectivas colônias, como é o caso do inglês, do português e do espanhol.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1. página

“So, what are the biggest languages in the world? Well by a landslide, the most common language comes from the most populated country, China.

Technically, Chinese is a macro language made up of 7 major groups spread out over more than 200 different dialects. In particular, Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers. Some 70%.

Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly 97% of its residents speak English.”

Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e c.

  1. Os verbos "are", "comes", "is", "represents", "is not", "doesn't have" e "speak" estão no
    1. futuro.
    2. passado.
    3. presente.
  1. O -s final em “comes” e “represents”  indica que o verbo está na 3ª pessoa do
    1. plural.
    2. singular.
  1. Os verbos destacados nos fragmentos estão no
    1. futuro.
    2. passado.
    3. presente.
  1. Esse uso verbal ocorre porque o texto expressa uma
    1. ação habitual.
    2. descrição de características.
  1. O -s final em “comes” (linha 2) e “represents” (linha 5) indica que o verbo está na 3ª pessoa do
    1. plural.
    2. singular.

d. Identifique no último fragmento duas frases com verbos na fórma negativa.

Ícone de atividade no caderno.

2.

Pedro: — Maria Luiza, um (do/does) your cousin really dois (speak/speaks) Chinese?

Maria Luiza: Ana Maria? No, she um (don’t/doesn’t). She dois (speak/speaks) Japanese.

Pedro: Really? That’s also nice. My mother (speak/speaks) Spanish.

Maria Luiza: What about English? um (Do/Does) she dois (speak/speaks) English, too?

Pedro: Yes, she does. But she (do not speak/does not speak) it fluently.

    1. umdois
    1. um dois(
    1. %umdois
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: refletir sobre o uso do presente simples.

1a: três

1b: dois

1c: dois

1d Resposta esperada: English is not the official language of the United States./ The Iunáidéd Istêits doesn't even have an official language.

Objetivo da questão 2: praticar o presente simples.

2 Resposta: Pedro: um - does; dois - speak.

Maria Luiza: um - doesn't; dois - speaks.

Pedro: speaks.

Maria Luiza: um - Does; dois - speak.

Pedro: does not speak.

Objetivo da questão 3: praticar os numerais cardinais.

3a: um - seven thousand; dois - twelve.

3b: um - seven; dois - two hundred.

3c: um - seventy percent; dois - four hundred.

3d: three hundred and thirty-five.

Language in action

Objetivo da seção

Aprofundar os recursos linguístico-discursivos do gênero principal da unidade: dados e fatos, especialmente, o uso do present simple e o vocabulário.

O foco das questões está nas escolhas linguísticas relacionadas ao tempo verbal predominante – o present simple – e ao vocabulário relativo ao gênero sob análise. Dependendo de seu contexto, pode ser necessário, especialmente na questão 5a, que os estudantes retornem aos textos da unidade e consultem a seção Eyes on grammar para melhor elaborar o que se pede.

Ao final desta seção, espera-se que os estudantes estejam familiarizados e preparados para compreender e produzir textos simples que exponham informações básicas sobre países.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
Ícone de atividade no caderno.

4.

areacitieskilometerofficial  population

féquits endi figuires

Official name: Commonwealth of Puerto Rico

Status: Self-governing Commonwealth Territory of the United States of America

Capital: San Juan

Major (um) espaço para resposta: Bayamón, Carolina

(dois) espaço para resposta: 3,460 square miles (8,960 square kilometers)

Population: 3,800,000

(três) espaço para resposta density: 1,098 per square mile (424 per square (quatro) espaço para resposta)

Peoples: 75 percent mixed (European-African-Native American) descent; 25 percent other, including Afro-Caribbean, European and Chinese descent

(cinco) espaço para resposta languages: English, Spanish

Currency:Iunáidéd Istêits dollar

National days: Constitution Day (July 25); Grito de Lares (September 23)

Country’s name: From the Spanish, meaning “rich port”

GRAY, J. P. (edição). Peoples of the Americas. Nova York: 8. página 435.

Ícone de atividade no caderno.
    1. As línguas foram apresentadas de acordo com a sua posição no rãnquin mundial. Escreva, em inglês, a posição de cada uma das seguintes línguas:
    1. Escreva por extenso o número de falantes de cada uma das três línguas mais faladas no mundo.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é fazer anotações sobre as informações de um programa educativo. Vocês já ouviram um exemplo de programa desse tipo e trabalharam com anotações no Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Anotações de aula.

Qual é o tema?As línguas mais faladas no mundo.

Qual é o objetivo?Tomar nota das informações ouvidas para facilitar o estudo.

A quem se dirige?Ao próprio estudante e aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Em uma folha de papel a ser compartilhada com a turma.

Quem participará?Todos os estudantes, individualmente.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar vocabulário.

4um: cities

4dois: Area

4três: Population; quatro: kilometer

4cinco: Official

Objetivo da questão 5: praticar números ordinais e cardinais.

5a Resposta esperada: Chinese: first; Spanish: second; English: third; Hindi: fourth; Portuguese: sixth; Lahnda: tenth.

5b Resposta esperada: Chinese: one thousand, one hundred and ninety-eight millions; Spanish: three hundred and ninety-nine millions; English: three hundred and thirty-five millions.

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

Writing

Objetivo da seção

Ampliar os conhecimentos sobre o gênero anotações de aula por meio da produção escrita.

Nesta seção, os estudantes são orientados a tomar nota de um programa educativo no intuito de desenvolver esse recurso como estratégia de estudo. As anotações realizadas em sala de aula, em momentos de exposição oral ou em alguma atividade, como apresentações de trabalho e exibição de vídeos, são frequentes no mundo escolar e representam uma importante estratégia para o estudo, em casa, dos conteúdos trabalhados na escola. Nesta unidade, consideramos que o programa educativo é uma parte da aula, ou seja, constitui-se parte do conteúdo estudado. Dessa fórma, assim como resumos, resenhas e seminários, as anotações de aula constituem um gênero discursivo que, se trabalhado nos componentes curriculares da área de linguagem, certamente colaborará de fórma direta também para o estudo dos demais componentes curriculares, além de contribuir para o desenvolvimento de uma habilidade que poderá ser necessária futuramente na vida profissional dos estudantes.

Como exemplo de anotações de aula, apresentamos um texto produzido para a coleção na questão 1b de Toolbox, com base no áudio da seção Constructing meanings do Listening. Consideramos fundamental, para a compreensão das características do gênero, que os estudantes conheçam o texto oral do qual resultaram as anotações.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • (ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um cinco) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, xétis, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. No lissenin, você ouviu um programa educativo sobre uma das línguas mais faladas no mundo e tomou nota sobre ele na questão 2a em constrãquitchion minins. Cada pessoa tem um jeito de anotar informações importantes. Compare o exemplo seguinte com suas anotações e verifique se os dados coincidem.
Ilustração de página de caderno pautada onde se lê: Language: English Position in the ranking: 3rd (third) Number of L1 speakers: 335 million Number of L1 + L2 speakers: 830 million English is more spoken than: Portuguese English is NOT more spoken as first language than: Chinese and Spanish The United States’ o•cial language: no ocial language Percentage of the population that speaks English in the United States: 97%
  1. Com base no exemplo da questão 1a, aponte as alternativas que apresentam as informações corretas sobre características de anotações de aula.
    1. Texto longo e corrido, com linguagem complexa.
    2. Texto breve, organizado em itens, com linguagem simples e objetiva.
    3. Frases curtas, às vezes sem verbos.
    4. Frases extensas, com muitos verbos.
    5. Frases que utilizam sempre as mesmas palavras do áudio.
    6. Frases que possibilitam identificar a ideia principal do que foi ouvido.
  1. É importante, ao tomar nota de um texto oral, identificar as palavras-chave. Você pensou nisso ao fazer as anotações na questão 2a em constrãquitchion minins?

d. Você vai tomar nota de outro trecho do mesmo programa que ouviu no lissenin, abordando as línguas mais faladas no mundo. Que informações você acha que vai precisar anotar sobre esse assunto?

Ícone de atividade de áudio.

e. Ouça o programa educativo e faça suas primeiras anotações. Esta será uma versão inicial.

Programa educativo – Parte dois

Título: What’s the Most Common Language in the World?

Data: 20/4/2015

Fonte: NowThis World

WHAT'S The Most Common Language In The World? 2015. Vídeo (2minutos28segundos). Publicado pelo canal NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 26 dezembro 2021.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

f. Quando a primeira versão das suas anotações estiver pronta, mostre-a para um colega e compare-a com as anotações de aula dele. Observem se faltam informações importantes e completem o que for necessário.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero anotações de aula; identificar suas principais características composicionais e estilísticas; planejar e preparar uma versão inicial do texto.

1a Resposta pessoal.

1b: dois, três, seis

1c Resposta pessoal.

1d Resposta pessoal. Resposta possível: o nome do país, a posição que ocupa entre as línguas mais faladas no mundo e o número de falantes.

Após as questões sobre as características composicionais e estilísticas do gênero discursivo, outro fragmento do programa educativo presente no Listening é explorado a partir do item 1f. É com base nele que a atividade de produção escrita de anotações de aula será realizada.

Para ler

Caso você queira aprofundar seus conhecimentos sobre o conceito de língua adicional e ainda observar um plano de estudos para o Ensino Fundamental que inclui o gênero dados e fatos (facts and figures), recomendamos a leitura do livro de Schlatter e Garcez (2012).

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • contêm uma síntese das informações ouvidas;
    • estão organizadas em frases curtas;
    • apresentam o conteúdo de maneira objetiva;
    • possibilitam identificar a ideia principal do programa educativo;
    • usam a língua adequadamente.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Quais elementos nos levam a crer que as pessoas representadas nas imagens não são brasileiras ou não estão no Brasil?
    1. Em sua opinião esses elementos são suficientes para definir a nacionalidade de uma pessoa? Por quê?
    1. Se você fosse escolher imagens de brasileiros para as páginas de abertura desta unidade, quais seriam? Por quê?
    1. Que características costumam ser associadas aos brasileiros? Você acha que todos os brasileiros têm as mesmas características? Justifique suas respostas.
Ícone de atividade oral.
    1. Apontem as diferenças ou semelhanças que podem ser observadas entre os países apresentados nas imagens de abertura e nos textos desta unidade.
    1. Comentem as diferenças que podem ser estabelecidas entre os países falantes de inglês como língua principal e o Brasil.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Você conseguiu ler mapas e compreender dados sobre países? Dê um exemplo.
    1. Identificou informações principais em programas educativos? Justifique sua resposta.
    1. Tomou notas com facilidade do que escutou? Que estratégias usou?
    1. Adquiriu novos conhecimentos sobre países que falam a língua inglesa? Dê exemplos.
    1. De que fórma colaborou com o professor e os colegas durante as atividades?
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial das anotações de aula.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final das anotações de aula.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens das páginas de abertura da unidade como fórma de levar os estudantes a assumir uma nova perspectiva em relação a elas, considerando os conhecimentos adquiridos e as reflexões propostas ao longo da unidade.

Espera-se que, com base nas perguntas propostas, os estudantes reflitam criticamente acerca das imagens que construímos sobre os países, seus habitantes e suas culturas. Por uma série de razões, parece-nos natural ter como pressuposto que todas as pessoas oriundas de um mesmo país se vistam da mesma maneira e se comportem do mesmo modo. No entanto, essas imagens são generalizações. Os países albergam diferentes culturas, distintas fórmas de ser, pensar e agir.

Verifique se em sua cidade há algum espaço que favoreça uma aproximação maior dos estudantes a questões culturais dos países falantes de inglês para planejar uma visita. Outra possibilidade seria estimular a pesquisa de sites sobre esses países para ampliar o conhecimento da turma sobre eles.

Recomendamos que, se possível, os estudantes interajam em inglês.

Think it over

Objetivo da seção

Realizar uma autoavaliação considerando, em especial, a compreensão de mapas, de dados e fatos sobre países de programas educativos, bem como a produção de anotações de aula.

Recomendamos que você analise as respostas dadas pela turma para identificar quais estudantes eventualmente requerem um atendimento especial. Sugerimos que aproveite as questões do There is more e das Atividades complementares para tentar solucionar algumas dessas dificuldades. Os passos propostos para anotações de aula em Writing podem ser repetidos em diversos momentos e contribuir para o desempenho escolar em outros componentes curriculares.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
  • (ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Country name: Republic of the Sudan reticências

Capital: Khartoum reticências

Area: 1,861,484 square miles, or slightly more than one-quarter the size of the United States reticências

Population: 41,802,000 (2018 est.) reticências

reticências

Languages: Arabic (official), Nubian, Ta Bedawie, diverse dialects of Nilotic, Nilo-Hamitic, Sudanic languages, English

reticências

(página 78)

FACTS AND FIGURES / DADOS E FATOS

archipelago

climate

mountain range

area

continent

nation

border

currency

population

capital

flag

main/principal/official language(s)

city

island

weather

egzâmpol tchu

“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”

(página 81; Programa educativo - Parte um)

Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers.”

(página 81; Programa educativo - Parte dois)

PRESENT SIMPLE – AFFIRMATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA AFIRMATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person / 3ª pessoa

bump

bumps

represent

represents

Na terceira pessoa do singular do Prézent simpou, na fórma afirmativa, em geral, acrescenta-se à fórma do verbo no infinitivo: > > .

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o léxico relativo a países e nacionalidades, a terceira pessoa do singular do present simple (fórmas afirmativa, negativa e interrogativa) e os numerais ordinais e cardinais complexos, tomando como referência os textos explorados na unidade.

Para aprofundar os conteúdos presentes nessa sistematização, avalie a conveniência de propor atividades lúdicas. Sugerimos o jôgo da memória para a prática de vocabulário de países e nacionalidades. Os cartões podem ser feitos pelos próprios estudantes: um contendo o nome do país e o outro, a nacionalidade correspondente (por exemplo, India e Indian e, assim, sucessivamente). A atividade pode ser realizada em pequenos grupos ou em duplas. Outra sugestão seria um tic-tac-toe (jôgo da velha) para praticar o present simple. Nesse caso, o jôgo é desenhado no quadro e cada um dos nove espaços deverá ter uma frase com uma lacuna, a ser completada com o verbo entre parênteses. Os estudantes, organizados em dois grupos, escolherão uma frase para conjugar o verbo. Caso a resposta esteja certa, ganham o direito de colocar o símbolo de seu grupo, xis ou óh, no espaço correspondente. Vencerá o grupo que completar a linha primeiro, seja horizontal, vertical ou diagonal. professor ou professora, caso julgue mais adequado, a atividade também pode ser realizada com o auxílio de material impresso.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
PRESENT SIMPLE – AFFIRMATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA AFIRMATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa singular

miss

goes

go

misses

finish

finishes

teach

teaches

fix

fixes

buzz

buzzes

study

studies

try

tries

  • Nos casos de verbos terminados em óh, ésse, , cê agá, xis e , acrescenta-se e ésse.
  • Para verbos terminados em ípsilon precedido de consoante, retira-se o ípsilon e acrescenta-se .
  • O verbo hév não segue a regra da terceira pessoa do singular (fórma afirmativa) no Prézent simpou. Sua fórma é , uma exceção.

“The U.S. doesn’t even have an official language.”

(página 81; Programa educativo – Parte um)

PRESENT SIMPLE – AFFIRMATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA AFIRMATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa singular

have

has

PRESENT SIMPLE – NEGATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA NEGATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa do singular

represent

English doesn't represent the vast mayority of chinese speakers.

have

The U.S. doesn’t even have an official language.

PRESENT SIMPLE – INTERROGATIVE FORM / PRESENTE SIMPLES – FORMA INTERRROGATIVA

Bare infinitive / Infinitivo

Third person singular / Terceira pessoa singular

represent

Does Mandarin represent the vast majority of chinese speakers?

have

Does the U.S. have an official language?

“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”

(página81; Programa educativo – Parte um)

COUNTRIES, NATIONALITIES AND MAIN LANGUAGES / PAÍSES, NACIONALIDADES E LÍNGUAS PRINCIPAIS

Country / País

Nationality / Nacionalidade

Main language / Língua principal

Australia

Australian

English

Brazil

Brazilian

Portuguese

China

Chinese

Chinese/Mandarin

England

English

English

India

Indian

English, Hindi

Jamaica

Jamaican

English

Nigeria

Nigerian

English

Northern Ireland

Northern Irish

English

Pakistan

Pakistani

English, Urdu

Russia

Russian

Russian

Scotland

Scottish

English

South Africa

South African

Afrikaans, English

Spain

Spanish

Spanish

Sudan

Sudanese

Arabic, English

The United States of America

American

English

Wales

Welsh

English

“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.”

(página81; Programa educativo – Parte um)

CARDINAL NUMBERS / NÚMEROS CARDINAIS

100

a/one hundred

30,000

thirty thousand

200

two hundred

384,000

three hundred eighty-four thousand

500

five hundred

2,900,000/2.9 million

two million nine hundred thousand/ two point nine million

1,000

a/one thousand

335,000,000/335 million

three hundred thirty-five million

2,012

two thousand and twelve

830,000,000/830 million

eight hundred thirty million

ORDINAL NUMBERS / NÚMEROS ORDINAIS

1st

first

3rd

third

5th

fifth

7th

seventh

9th

ninth

2nd

second

4th

fourth

6th

sixth

8th

eighth

10th

tenth

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

CALVET, L.-J. As políticas linguísticas. Florianópolis: Ipol/Parábola, 2007.

CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language. terceira ediçãoCambridge: cê u pê, 2010. página 371.

EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNIG, C. D. (edição). Ethnologue: Languages of the World. vigésima primeira ediçãoDallas, Texas: SIL International, 2022.

RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C. et al. (organizador). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes: Aalb, 2013. página 19-42.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.

UNITED NATIONS. Member states. Disponível em: https://oeds.link/JqxMVf. Acesso em: 29 abril 2022.