iuniti fór – uon lenguage, diferent realities
Respostas e comentários
UNIT 4
professor ou professora
Esta unidade tem como objetivo principal, no que diz respeito aos gêneros discursivos nela explorados, familiarizar os estudantes com mapas, dados e fatos (facts and figures) sobre países, programas educativos e anotações de aula. O tema explorado é a presença da língua inglesa ao redor do mundo, visando à ampliação do conhecimento sobre o alcance do inglês no globo. Busca-se valorizar países anglófonos que talvez sejam menos conhecidos pelos estudantes, sem, contudo, desconsiderar o país originário da língua inglesa. Para isso, são explorados textos verbais e não verbais dos gêneros centrais da unidade, que abordam características de diferentes países onde o inglês é língua principal ou oficial.
As atividades propostas propiciam a interdisciplinaridade com Geografia e com História, favorecendo a ampliação do letramento cartográfico e histórico, em especial por incentivar a reflexão sobre a relação entre a expansão de uma língua e questões de ordem econômica e política. Um conceito subjacente a esta unidade é o de glotopolítica, que atua na interseção entre os estudos de linguagem, a sociologia e a ciência política.
Nesta unidade, dá-se continuidade à proposta temática das anteriores, especialmente da Unit 2, a qual encoraja os estudantes a fazer uma reflexão crítica sobre a língua inglesa na vida cotidiana dos brasileiros. Assim, há uma ampliação de perspectiva: do inglês no dia a dia do Brasil, caminha-se para a reflexão sobre a presença dessa língua em outras regiões do mundo, especialmente nos países em que ela é considerada língua oficial por ser efetivamente a mais falada ou por estar prevista em lei.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gênero discursivo: mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula.
Tema: Inglês ao redor do mundo.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula;
- refletir sobre línguas e sôbre a presença do inglês no mundo.
Respostas e comentários
O tema sobre a presença do inglês no mundo é apresentado nas páginas de abertura, cujas imagens buscam incitar nos estudantes uma reflexão sobre as fotos e o que elas representam. O título da unidade – One language, different realities – também pode auxiliar na compreensão da proposta. Embora na seção Pit stop, ao final da unidade, haja questões dedicadas à discussão acerca das imagens introdutórias, você, , pode considerar conveniente explorá-las ao iniciar a unidade no intuito de verificar se a turma consegue reconhecer os países de origem das pessoas retratadas com base em características de suas culturas. Nesse momento, caso julgue pertinente, pode-se abordar a questão dos estereótipos. Avalie também se seria interessante pedir aos estudantes que justifiquem as suas hipóteses sobre os países retratados nessas imagens. Esse procedimento pode contribuir não somente para a ativação do conhecimento prévio, mas também para a ampliação do conhecimento de mundo da turma, pois talvez não saibam que todos esses países ( professor ou professora um – Paquistão, dois – Nova Zelândia, três – África do Sul, quatro – Austrália, cinco – Nigéria, seis – Reino Unido, sete – Jamaica, oito – Índia, nove – Escócia e dez – Estados Unidos) têm o inglês como língua principal ou oficial.
Para ler
Caso seja de seu interesse se aprofundar no conceito de glotopolítica, sugerimos o livro de Calvet (2007) e o texto de Rajagopalan (2013).
Se quiser ampliar seus conhecimentos sobre o inglês e as demais línguas em todo o mundo, recomendamos a leitura do material editado por Eberhard, Simons e Fennig (2022).
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Quais línguas vocês sabem que existem no mundo?
- Considerando que há 195 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas ( ônu), quantas línguas vocês imaginam que existam, aproximadamente, no mundo?
- 180
- 450
- 2.000
- 7.000
- Quantas línguas vocês acham que são faladas no Brasil, aproximadamente?
- 1
- 25
- 220
- 570
- E nos Estados Unidos?
- 1
- 2
- 210
- 350
- Vocês se surpreenderam com essas respostas? Por quê? Conseguem explicar os resultados do Brasil e dos Estados Unidos?
-
- Com base nas respostas à questão 1, o que vocês acham que este mapa retrata?
EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição. Dallas: SIL International, 2022.
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
1b Resposta possível: quatro
1c Resposta possível: três
1d Resposta possível: quatro
1e Resposta possível: nos dois países são faladas centenas de línguas de povos originários e também de imigrantes.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
2a Resposta possível: o número de línguas faladas em cada lugar do mundo.
professor ou professora, este mapa tem caráter ilustrativo.
Time to think
Objetivo da seção
Refletir sobre a multiplicidade linguística, ampliando a contextualização temática iniciada nas páginas de abertura.
Se, por um lado, a turma observará, ao longo da unidade, que a presença do inglês em todos os continentes é bastante significativa, por outro, poderá refletir, já nessa primeira seção, sobre a diversidade linguística, uma realidade presente em todas as partes do mundo. Caso considere oportuno, dependendo da localização de sua escola, os estudantes podem mencionar as línguas presentes na região, sejam de povos indígenas, sejam de imigrantes, no intuito de reconhecer a importância da cultura local.
A primeira questão busca incitar a reflexão e a discussão sobre o número de línguas no mundo e, em especial, sobre as línguas existentes no Brasil e nos Estados Unidos. Caso julgue produtivo e oportuno no seu contexto, a questão 1a pode ser transformada em uma brincadeira, como um quiz, para motivar os estudantes. Na questão 1b, o número de 195 países no mundo é o registrado pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2018): 193 membros e dois observadores, que são o Vaticano e a Palestina. Para os números relativos às línguas presentes nessa questão, a fonte utilizada foi a publicação Ethnologue, editada por Eberhard Simons e Fennig (2022). Sugerimos que avalie a necessidade de atualizar esses números quando for utilizar este livro com sua turma.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- ( ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero três) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
- ( ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
b. O gráfico a seguir mostra os dez países do mundo com mais línguas faladas em seus territórios. Vocês sabem em quais continentes ficam esses países? Na opinião de vocês, por que há tantas línguas faladas neles?
EBERHARD, ; SIMONS, ; FENNING, editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.
c. Observem na tabela a seguir as línguas com maior número de falantes (como primeira língua) no mundo. Na opinião de vocês, por que essas línguas são as mais faladas no mundo? Analisem, especialmente, os números do inglês.
Rank |
Language |
Primary country |
Total countries |
Speakers (millions) |
---|---|---|---|---|
1 |
Chinese |
China |
35 |
1,302 |
2 |
Spanish |
Spain |
31 |
427 |
3 |
English |
United Kingdom |
106 |
339 |
4 |
Arabic |
Saudi Arabia |
58 |
267 |
5 |
Hindi |
India |
4 |
260 |
6 |
Portuguese |
Portugal |
12 |
202 |
7 |
Bengali |
Bangladesh |
4 |
189 |
8 |
Russian |
Russian Federation |
17 |
171 |
9 |
Japanese |
Japan |
2 |
128 |
10 |
Lahnda |
Pakistan |
8 |
117 |
EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. editor. Ethnologue: Languages of the World. 25. edição Dallas: SIL International, 2022.
Respostas e comentários
2 bê Respostas possíveis: Papua-Nova Guiné e Austrália – Oceania; Indonésia, Índia e China – Ásia; Nigéria e Camarões – África; Estados Unidos, México e Brasil – América. Nesses países, além das línguas oficiais ou majoritárias, há centenas de línguas de povos originários e também muitas de imigrantes.
É possível que a questão surpreenda os estudantes por causa do alto número de línguas faladas no mundo e, especialmente, no Brasil e nos Estados Unidos. Se considerar relevante, sugerimos que reforce o reconhecimento das línguas originárias e daquelas de imigrantes como parte da formação da identidade brasileira. Recomendamos, ainda, que você faça a correção das questões 1a-1d com os estudantes antes de solicitar que respondam à questão 1e.
Em seguida, na questão 2, três textos (mapa, gráfico e tabela) são apresentados a fim de fornecer informações que fomentam a criticidade dos estudantes e os convidam a se engajar ativamente na construção de sentidos dos textos que virão a seguir.
professor ou professora, avalie se seria adequado discutir com a turma o fato de que as línguas europeias presentes na tabela da questão 2c são oriundas de países colonizadores e, portanto, foram impostas aos povos colonizados.
Sugerimos estimular, sempre que possível, interações em língua inglesa em sala de aula. Com isso, realiza-se, gradualmente, a aproximação dos estudantes com a língua em estudo.
Considerando-se que esta seção tem como propósito preparar os estudantes para as atividades seguintes, sugerimos que você observe se é necessário aprofundar as questões propostas em função da possível falta de conhecimentos prévios importantes sôbre o tema da unidade.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- Que informações podem ser encontradas em um mapa?
- Em os mapas costumam ser estudados? Em que outros contextos é possível ver mapas?
- Vocês já estudaram um mapa-múndi? O que é representado nele? Se não estudaram, procurem saber com os colegas.
- Qual é a função das legendas nos mapas?
-
- Na opinião de vocês, o que os países identificados no mapa têm em comum?
- Qual seria a razão para destacar esses países com duas cores diferentes?
ríd tchu lârn
-
- observar as informações presentes no mapa;
- identificar características de mapas.
Adaptado de: CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language, terceira edição Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 2010. página 371.
Respostas e comentários
Pré-leitura
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
1a Resposta esperada: informações sobre continentes, oceanos, rios, países e suas regiões, relevo, línguas etcétera.
1b Respostas esperadas: principalmente em Geografia e História; em aplicativos de localização geográfica, atlas, meios de comunicação ( tê vê, jornais, revistas) etcétera.
1c Respostas pessoais.
1d Resposta esperada: indicar os significados das informações que o mapa apresenta.
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
2a Resposta pessoal. Resposta possível: todos eles são falantes de inglês.
2b Resposta pessoal. Resposta possível: para dividi-los em dois grupos de acordo com a legenda.
Leitura
Reading
Objetivo da seção
Desenvolver a competência leitora por meio de atividades com os gêneros mapa e dados e fatos sobre países.
Task 1
Na Task 1, o ponto de partida é a leitura de um mapa, gênero frequente na escola e em outras esferas do mundo social. Caso julgue necessário, você pode explorar o conhecimento prévio dos estudantes sobre esse gênero ou levar um mapa do Brasil ou um mapa-múndi com legendas para explorar primeiro a leitura em língua portuguesa, o que é um bom recurso para aproximá-los, em Before reading, do gênero a ser trabalhado em inglês.
O texto apresentado em Read to learn é um mapa-múndi que mostra os países falantes de língua inglesa como língua materna ou oficial/semioficial. O mapa apresenta os dados publicados em Crystal (2010), porém, está adaptado às atualizações de divisão política e territorial e de nome de países, bem como às mudanças de uso das línguas inglesas citadas pela publicação Ethnologue (EBERHARD; SIMONS; FENNIG, 2022).
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
- ( ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo do mapa?
- Identificar regiões falantes de línguas internacionais.
- Mostrar os países que têm as línguas mais faladas no mundo.
- Apresentar os países que têm o inglês como primeira língua ou como língua oficial ou semioficial.
- Para atingir esse objetivo, como ele está organizado?
- O que as cores laranja e verde representam no mapa?
- Onde estão localizados os países destacados em laranja e em verde?
- Em vários continentes.
- Em um único continente.
- Em dois continentes específicos.
- A Índia tem mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, dos quais pouco mais de 250 milhões falam inglês. Com base no que você aprendeu em taimi tchu finqui, o que poderia explicar esse fato?
- Qual é o objetivo do mapa?
Task 2
Before reading
1.
a. Vocês gostam de aprender sobre outros países? O que buscam descobrir sobre eles?
b. Em quais meios vocês conseguem informações sobre outros países?
c. O que vocês sabem sobre: Sudão, Índia e Reino Unido? Façam no caderno uma tabela semelhante ao modelo a seguir e preencham com as informações sobre esses países.
Sudão |
Índia |
Reino Unido |
|
---|---|---|---|
Continente |
|||
Capital |
|||
Língua(s) |
d. Os textos que vocês vão ler sobre esses três países são chamados em inglês de féquits endi figuires ou . Que informações vocês esperam ler?
ríd tchu lârn
-
- identificar os tipos de informações apresentadas;
- verificar características de dados e fatos.
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: identificar características composicionais do gênero mapa; identificar informações específicas no texto e ler criticamente.
1a: três
1b Resposta esperada: ele é composto dos países do mundo, alguns deles identificados pelos nomes e por cores diferentes, e uma legenda.
1c Resposta esperada: o laranja indica países que têm o inglês como língua materna; o verde, aqueles em que a língua inglesa é oficial ou semioficial.
1 dê: um
1e Resposta esperada: na Índia, outras línguas são faladas, como o hindi, quinta língua com maior número de falantes no mundo.
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre dados e fatos.
Leitura
professor ou professora, ressaltamos que, quando você for usar esta unidade, pode ser necessário verificar se houve mudanças nesses dados. Se for de seu interesse pesquisar sobre o assunto, recomendamos procurar uma edição mais recente da obra Ethnologue.
A questão 1 em Constructing meanings, entre outros propósitos, busca estabelecer comparações com as informações apresentadas na seção Time to think, permitindo uma leitura crítica dos textos. Os dados sobre o número de falantes de inglês na Índia foram extraídos da obra Ethnologue (EBERHARD; SIMONS; FENNIG, 2022), a mesma referência usada para os números relativos às línguas em toda a unidade.
Task 2
O gênero discursivo abordado na Task 2 é dados e fatos (facts and figures ou fast facts). As questões propostas em Before reading buscam não só propiciar a formulação de hipóteses, mas também ativar conhecimentos prévios acerca do gênero e de alguns países. Avalie se seria o momento de explicar o conceito de falso cognato, pois é possível que os estudantes entendam “figures” como “figuras”, e não como “números”.
Eyes on grammar – egzâmpol uan
I.
OUR world. USA Today, Washington dê cê, Estados Unidos da América: United World, 26 maio 2022. Suplemento.
II.
NATIONAL Geographic Kids. India. [], [1996-2015]. Disponível em: sem local https://oeds.link/WxjHOo. Acesso em: 10 maio 2022.
III.
NATIONAL Geographic Kids. United Kingdom. [], [1996‑2015]. Disponível em: sem local https://oeds.link/B0ZwU2. Acesso em: 10 maio 2022.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo dos textos?
- Em qual continente está localizado cada país apresentado nos textos?
- O que há em comum entre os três países apresentados nos textos?
- Qual é a relação das imagens com as informações presentes nos textos?
-
- Identifique os textos nos quais as seguintes informações são encontradas.
- Capital
- Religião
- População
- Línguas faladas.
- Extensão do país.
- As informações que você e seu colega haviam anotado na questão 1c em bifór rídin estavam corretas? Quais faltaram?
- Identifique os textos nos quais as seguintes informações são encontradas.
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente os textos; identificar informações explícitas e relacionar linguagens verbal e não verbal.
1a Resposta esperada: apresentar algumas informações sobre os países destacados.
1b Resposta esperada: Sudão na África, Índia na Ásia e Reino Unido na Europa.
1c Resposta esperada: em todos eles, o inglês é uma das línguas oficiais ou principais.
1d Respostas esperadas: as imagens ilustram um conjunto de informações sobre os lugares apresentados: os mapas dos países nos três textos e símbolos nos textos dois (o Taj Mahal) e três (a família real britânica).
Objetivos da questão 2: identificar informações específicas nos textos e comprovar hipóteses.
2a um: textos um, dois e três.
2a dois: texto um.
2a três: textos um, dois e três.
2a quatro: textos um, dois e três.
2a cinco: textos um, dois e três.
2b Respostas pessoais.
A questão 1 em Constructing meanings busca levar os estudantes a compreender o objetivo do gênero e a identificar os elementos presentes nos três textos de Read to learn. Para tanto, estimula-se a reflexão sobre características composicionais do gênero em foco, como a linguagem não verbal. Caso julgue pertinente, sugere-se propor aos estudantes que realizem uma pesquisa a respeito dos símbolos dos países representados na atividade no intuito de ampliar o conhecimento sobre o assunto. A questão 2 tem como finalidade a identificação de características geopolíticas dos três países apresentados. Pode ser interessante ressaltar que o inglês não é a língua oficial do Reino Unido por lei, como acontece com o português no Brasil, mas é oficial de facto, ou seja, é a língua com o maior número de falantes, a mais difundida e a usada pelo Estado e pelos meios de comunicação. As questões de 3 a 5 trabalham cada país separadamente, no intuito de explorar os três textos por meio de estratégias de leitura e de objetivos diversificados, permitindo aos estudantes o uso de diferentes competências para atingir o esperado pela proposta.
As atividades presentes nessa Task, além de promover a compreensão leitora, têm como propósito chamar a atenção para as informações de diferentes naturezas sobre países com realidades distintas. Procura-se ressaltar a diversidade linguística própria dos países, fato que pode não fazer parte do conhecimento de mundo dos estudantes da faixa etária do 6º ano.
- um
- Qual é a língua oficial do Sudão?
- Com qual país é comparada a área do Sudão? Qual é a diferença de tamanho entre os dois países?
- dois
- Que relação existe entre o rio Ganges e a Índia?
- O que é ?
- A moeda indiana.
- Uma dança típica da Índia.
- Um traje da cultura indiana.
- três
- Observando o texto e o mapa, que nações fazem parte do Reino Unido? E da Grã-Bretanha?
- Qual é a moeda do Reino Unido?
- Dólar.
- Euro.
- Libra esterlina.
- Por que , e são mencionados no texto?
think a lítol mór
-
- Depois de tudo o que viram até aqui, por que vocês acham que se fala inglês em tantos lugares do mundo?
- Como vocês relacionam as diferentes realidades encontradas nos países apresentados à brasileira?
- Qual é a importância de estudar os países e suas características?
- Sobre que países vocês gostariam de ter mais informações? Por quê?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
1.
a. Qual é a primeira língua de vocês? Na sua escola ou comunidade, vocês conhecem pessoas que tenham uma primeira língua diferente da que vocês falam?
b. Vocês sabem outra língua além e do inglês? Qual? E qual outra língua gostariam de aprender?
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.
3a Resposta esperada: árabe.
3b Respostas esperadas: com os Estados Unidos; a área do Sudão equivale a pouco mais de Um quinto da estadunidense.
Objetivos da questão 4: identificar informações específicas e inferir o sentido de uma palavra no texto.
4a Resposta esperada: o rio Ganges é um dos principais rios do país.
4b: um
Objetivos da questão 5: identificar informações explícitas e implícitas e refletir sobre o sentido de palavras no texto.
5a Respostas esperadas: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales fazem parte do Reino Unido; Escócia, Inglaterra e País de Gales compõem a Grã-Bretanha.
5b: três
5c Resposta esperada: porque são os principais rios do Reino Unido.
Pós-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-lo com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal.
Pré-audição
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
Think a little more
O aprofundamento da reflexão crítica acerca dos textos de cada Task é propiciado em Think a little more. As perguntas destacam a contribuição da unidade para a ampliação do conhecimento geopolítico dos estudantes e os convidam a compartilhar informações adquiridas e novas opiniões. Além disso, busca-se ressaltar a importância de estudar esse assunto.
Sugerimos que você considere apresentar aos estudantes, como atividade de pesquisa, a atualização dos números da população dos países retratados na Task 2. Como esses dados são flutuantes, certamente não estarão atualizados quando você usar esta coleção com sua turma. Pode ser interessante analisar a dimensão do aumento populacional em cada país e sua relação com questões econômicas e sociais.
Listening
Objetivo da seção
Expandir os conhecimentos sobre os gêneros do programa educativo por meio da compreensão oral.
Habilidades desenvolvidas em Listening
- ( ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
- ( ê éfe zero seis éle ih um oito) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
- ( ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
c. O áudio de líssen tchu lârn é um fragmento de um programa educativo sobre as línguas mais faladas no mundo. Quais línguas podem ser mencionadas?
d. O inglês apareceu na lista que vocês fizeram? Em qual posição? Por quê?
Did you know?
• Primeira língua ou língua 1 (L1), também chamada de língua materna, é aquela que normalmente adquirimos primeiro, desde bebês, e que é falada na comunidade na qual vivemos. Quando uma pessoa nasce em uma comunidade com mais de uma língua ou vai viver em um lugar em que se fala uma língua diferente de sua L1, ela adquire também uma segunda língua (L2).
líssen tchu lârn
-
- identificar o objetivo do programa;
- verificar características de programas educativos.
Eyes on grammar –
Programa educativo – Parte um
Título: What’s the Most Common Language in the World?
Data: 20/4/2015
Fonte: NowThis World
WHAT'S The Most Common Language In The World?[2000‑2020]. Vídeo (228 minutos). Publicado pelo canal segundos NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 27 dezembro 2021.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- O programa aborda o número de falantes de qual língua?
- Árabe
- Espanhol
- Inglês
- Em que posição no rãnquin das línguas mais faladas essa língua está? Você acertou a resposta à questão 1d em bifór listenin?
- Quantas pessoas falam essa língua como primeira língua no mundo?
- Quantas pessoas falam essa língua como primeira ou segunda língua no mundo?
- Escolha a alternativa que completa a seguinte afirmação: o número de falantes de espaço para resposta no mundo supera o número de falantes de espanhol, mas não de espaço para resposta.
- chinês; árabe
- francês; inglês
- inglês; chinês
- O que se afirma no áudio sobre a língua oficial nos Estados Unidos?
- Qual é a porcentagem de residentes dos Estados Unidos que falam inglês?
- 97%
- 87%
- 70%
- O programa aborda o número de falantes de qual língua?
Respostas e comentários
Audição
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e específicas no texto e comprovar hipóteses.
1a: três
1b Resposta esperada: terceira posição. Resposta pessoal.
1c: três
1 dê: três
1e: três
1f Resposta esperada: que não há uma língua oficial nesse país.
1g: um
Apresenta-se a audição de um programa educativo sôbre as línguas mais faladas no mundo. Para explorar o assunto, são discutidas questões acerca do conceito de primeira e de segunda língua em Before listening, com o auxílio do boxe Did you know?, que apresenta uma breve explicação a esse respeito. Pode ser interessante, caso assim o entenda, comentar o conceito de língua adicional, que se refere a qualquer outra língua usada pelo indivíduo além de sua primeira língua; isso pode ocorrer em razão da imigração, da aprendizagem de idiomas, da presença de outra língua oficial no país, entre outras situações.
Nesta seção, os estudantes podem ainda retomar o que já aprenderam, em Time to think, sobre as línguas mais faladas no mundo. Se considerar necessário, aproveite para aprofundar a discussão sobre esse assunto.
2.
a. Tome nota das informações mais importantes do texto em formato de itens.
b. Troque suas anotações com um colega e conversem sobre o que cada um escreveu.
3.
a. Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronúncia das palavras destacadas.
“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.
But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.
Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly, 97 percent of its residents speak English.”
b. Alguns fonemas da língua inglesa não existem na língua portuguesa e vice-versa. , em inglês, possui duas pronúncias principais: voiciléss ti eiti () tãrd e vóiced ti eiti () dê, nenhuma das quais existe em português. Ouça e repita agora somente as palavras destacadas e perceba a diferença entre as pronúncias.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
θ |
third, with |
---|---|
ð |
the, those, that |
c. Reproduza a tabela a seguir no caderno. Ouça as palavras do quadro, todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as nas linhas correspondentes de acordo com a pronúncia.
Earth North Northern sixth South than thousand weather
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
θ |
|
---|---|
ð |
Versão adaptada acessível
Atividade 3, itens a e c.
- Ouça o programa acompanhando a transcrição e observe a pronuncia das palavras "the", "third", "with", "those" e "that" no texto.
c. Ouça as palavras "Earth", "North", "Northern", "sixth", "South", "than", "thousend" e ""weather", todas presentes nos textos desta unidade, e anote-as em linhas diferentes, de acordo com a pronúncia.
think a lítol mór
-
- Na opinião de vocês, por que se afirma no áudio que nos Estados Unidos não há uma língua oficial?
- Como é a situação no Brasil? Existe uma língua oficial?
- De acordo com o programa, o inglês é a terceira língua mais falada no mundo. Voltem à tabela da questão 2c em taimi tchu finqui e comentem o motivo de a primeira e a sexta línguas no rãnquin ocuparem tais posições.
Respostas e comentários
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.
Objetivo da questão 3: reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua portuguesa.
θ |
Earth, sixth, North, South, thousand |
ð |
Northern, than, weather |
Pós-audição
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.
1a Resposta pessoal. Resposta possível: os Estados Unidos não têm uma língua oficial determinada por lei federal, mas o inglês é a língua principal.
1b Resposta esperada: de acordo com a Constituição Brasileira, a língua oficial do Brasil é o português.
1c Resposta esperada: a primeira é o chinês, língua oficial da China, país mais populoso do mundo; a sexta é o português, que tem muitos falantes em virtude da colonização portuguesa no Brasil, na África e na Ásia.
Outro ponto importante é o da pronúncia, pois a questão 3 de Constructing meanings chama a atenção para as duas principais maneiras de pronunciar o grupo consonântico tê aga, tendo em vista que são fonemas inexistentes em português. Caso julgue necessário, amplie os exemplos e, se for oportuno e houver recursos, avalie a possibilidade de apresentar outros excertos de áudio para que os estudantes tenham a oportunidade de observar como falam pessoas oriundas de diferentes países ou regiões.
Think a little more
A questão de Think a little more retoma a discussão sobre línguas oficiais e principais. Nem sempre as constituições definem a língua oficial dos países, mas, em geral, existe uma língua principal, que é aquela usada nos meios de comunicação, nos órgãos públicos e nos documentos. No Brasil, a constituição indica o português como língua oficial e garante às comunidades indígenas o reconhecimento e a aprendizagem, durante o Ensino Fundamental, em suas línguas originárias. Com relação às línguas mais faladas no mundo, , avalie a conveniência de promover uma reflexão sobre os diferentes fatores relacionados à posição que os países ocupam no professor ou professora ranking, entre eles: o tamanho da população, como no caso da China, a colonização e a consequente disseminação da língua dos países colonizadores nas respectivas colônias, como é o caso do inglês, do português e do espanhol.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. página
“So, what are the biggest languages in the world? Well by a landslide, the most common language comes from the most populated country, China.
Technically, Chinese is a macro language made up of 7 major groups spread out over more than 200 different dialects. In particular, Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers. Some 70%.
Fun fact: English is not the official language of the United States. The Iunáidéd Istêits doesn’t even have an official language. And yet, reportedly 97% of its residents speak English.”
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a e c.
- Os verbos "are", "comes", "is", "represents", "is not", "doesn't have" e "speak" estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
- O -s final em “comes” e “represents” indica que o verbo está na 3ª pessoa do
- plural.
- singular.
- Os verbos destacados nos fragmentos estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
- Esse uso verbal ocorre porque o texto expressa uma
- ação habitual.
- descrição de características.
- O -s final em “comes” (linha 2) e “represents” (linha 5) indica que o verbo está na 3ª pessoa do
- plural.
- singular.
d. Identifique no último fragmento duas frases com verbos na fórma negativa.
2.
Pedro: — Maria Luiza, um (do/does) your cousin really dois (speak/speaks) Chinese?
Maria Luiza: — Ana Maria? No, she um (don’t/doesn’t). She dois (speak/speaks) Japanese.
Pedro: — Really? That’s also nice. My mother (speak/speaks) Spanish.
Maria Luiza: — What about English? um (Do/Does) she dois (speak/speaks) English, too?
Pedro: — Yes, she does. But she (do not speak/does not speak) it fluently.
-
- um dois
- um dois(
- % um dois
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: refletir sobre o uso do presente simples.
1a: três
1b: dois
1c: dois
1d Resposta esperada: English is not the official language of the United States./ The Iunáidéd Istêits doesn't even have an official language.
Objetivo da questão 2: praticar o presente simples.
2 Resposta: Pedro: um - does; dois - speak.
Maria Luiza: um - doesn't; dois - speaks.
Pedro: speaks.
Maria Luiza: um - Does; dois - speak.
Pedro: does not speak.
Objetivo da questão 3: praticar os numerais cardinais.
3a: um - seven thousand; dois - twelve.
3b: um - seven; dois - two hundred.
3c: um - seventy percent; dois - four hundred.
3d: three hundred and thirty-five.
Language in action
Objetivo da seção
Aprofundar os recursos linguístico-discursivos do gênero principal da unidade: dados e fatos, especialmente, o uso do present simple e o vocabulário.
O foco das questões está nas escolhas linguísticas relacionadas ao tempo verbal predominante – o present simple – e ao vocabulário relativo ao gênero sob análise. Dependendo de seu contexto, pode ser necessário, especialmente na questão 5a, que os estudantes retornem aos textos da unidade e consultem a seção Eyes on grammar para melhor elaborar o que se pede.
Ao final desta seção, espera-se que os estudantes estejam familiarizados e preparados para compreender e produzir textos simples que exponham informações básicas sobre países.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
- ( ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
4.
area cities kilometer official population
féquits endi figuires
Official name: Commonwealth of Puerto Rico
Status: Self-governing Commonwealth Territory of the United States of America
Capital: San Juan
Major ( um) espaço para resposta: Bayamón, Carolina
( dois) espaço para resposta: 3,460 square miles (8,960 square kilometers)
Population: 3,800,000
( três) espaço para resposta density: 1,098 per square mile (424 per square ( quatro) espaço para resposta)
Peoples: 75 percent mixed (European-African-Native American) descent; 25 percent other, including Afro-Caribbean, European and Chinese descent
( cinco) espaço para resposta languages: English, Spanish
Currency: Iunáidéd Istêits dollar
National days: Constitution Day (July 25); Grito de Lares (September 23)
Country’s name: From the Spanish, meaning “rich port”
GRAY, J. P. ( edição). Peoples of the Americas. Nova York: 8. página 435.
-
- As línguas foram apresentadas de acordo com a sua posição no rãnquin mundial. Escreva, em inglês, a posição de cada uma das seguintes línguas:
- Escreva por extenso o número de falantes de cada uma das três línguas mais faladas no mundo.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é fazer anotações sobre as informações de um programa educativo. Vocês já ouviram um exemplo de programa desse tipo e trabalharam com anotações no Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Anotações de aula.
Qual é o tema? As línguas mais faladas no mundo.
Qual é o objetivo? Tomar nota das informações ouvidas para facilitar o estudo.
A quem se dirige? Ao próprio estudante e aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Em uma folha de papel a ser compartilhada com a turma.
Quem participará? Todos os estudantes, individualmente.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: praticar vocabulário.
4 um: cities
4 dois: Area
4 três: Population; : quatro kilometer
4 cinco: Official
Objetivo da questão 5: praticar números ordinais e cardinais.
5a Resposta esperada: Chinese: first; Spanish: second; English: third; Hindi: fourth; Portuguese: sixth; Lahnda: tenth.
5b Resposta esperada: Chinese: one thousand, one hundred and ninety-eight millions; Spanish: three hundred and ninety-nine millions; English: three hundred and thirty-five millions.
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.
Writing
Objetivo da seção
Ampliar os conhecimentos sobre o gênero anotações de aula por meio da produção escrita.
Nesta seção, os estudantes são orientados a tomar nota de um programa educativo no intuito de desenvolver esse recurso como estratégia de estudo. As anotações realizadas em sala de aula, em momentos de exposição oral ou em alguma atividade, como apresentações de trabalho e exibição de vídeos, são frequentes no mundo escolar e representam uma importante estratégia para o estudo, em casa, dos conteúdos trabalhados na escola. Nesta unidade, consideramos que o programa educativo é uma parte da aula, ou seja, constitui-se parte do conteúdo estudado. Dessa fórma, assim como resumos, resenhas e seminários, as anotações de aula constituem um gênero discursivo que, se trabalhado nos componentes curriculares da área de linguagem, certamente colaborará de fórma direta também para o estudo dos demais componentes curriculares, além de contribuir para o desenvolvimento de uma habilidade que poderá ser necessária futuramente na vida profissional dos estudantes.
Como exemplo de anotações de aula, apresentamos um texto produzido para a coleção na questão 1b de Toolbox, com base no áudio da seção Constructing meanings do Listening. Consideramos fundamental, para a compreensão das características do gênero, que os estudantes conheçam o texto oral do qual resultaram as anotações.
Habilidades desenvolvidas em Writing
- ( ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um cinco) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, xétis, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
túlbóks
-
- No lissenin, você ouviu um programa educativo sobre uma das línguas mais faladas no mundo e tomou nota sobre ele na questão 2a em constrãquitchion minins. Cada pessoa tem um jeito de anotar informações importantes. Compare o exemplo seguinte com suas anotações e verifique se os dados coincidem.
- Com base no exemplo da questão 1a, aponte as alternativas que apresentam as informações corretas sobre características de anotações de aula.
- Texto longo e corrido, com linguagem complexa.
- Texto breve, organizado em itens, com linguagem simples e objetiva.
- Frases curtas, às vezes sem verbos.
- Frases extensas, com muitos verbos.
- Frases que utilizam sempre as mesmas palavras do áudio.
- Frases que possibilitam identificar a ideia principal do que foi ouvido.
- É importante, ao tomar nota de um texto oral, identificar as palavras-chave. Você pensou nisso ao fazer as anotações na questão 2a em constrãquitchion minins?
d. Você vai tomar nota de outro trecho do mesmo programa que ouviu no lissenin, abordando as línguas mais faladas no mundo. Que informações você acha que vai precisar anotar sobre esse assunto?
e. Ouça o programa educativo e faça suas primeiras anotações. Esta será uma versão inicial.
Programa educativo – Parte dois
Título: What’s the Most Common Language in the World?
Data: 20/4/2015
Fonte: NowThis World
WHAT'S The Most Common Language In The World? 2015. Vídeo (228 minutos). Publicado pelo canal segundos NowThis World. Disponível em: https://oeds.link/i7uNJY. Acesso em: 26 dezembro 2021.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
f. Quando a primeira versão das suas anotações estiver pronta, mostre-a para um colega e compare-a com as anotações de aula dele. Observem se faltam informações importantes e completem o que for necessário.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero anotações de aula; identificar suas principais características composicionais e estilísticas; planejar e preparar uma versão inicial do texto.
1a Resposta pessoal.
1b: dois, três, seis
1c Resposta pessoal.
1d Resposta pessoal. Resposta possível: o nome do país, a posição que ocupa entre as línguas mais faladas no mundo e o número de falantes.
Após as questões sobre as características composicionais e estilísticas do gênero discursivo, outro fragmento do programa educativo presente no Listening é explorado a partir do item 1f. É com base nele que a atividade de produção escrita de anotações de aula será realizada.
Para ler
Caso você queira aprofundar seus conhecimentos sobre o conceito de língua adicional e ainda observar um plano de estudos para o Ensino Fundamental que inclui o gênero dados e fatos (facts and figures), recomendamos a leitura do livro de Schlatter e Garcez (2012).
istép béqui
-
- contêm uma síntese das informações ouvidas;
- estão organizadas em frases curtas;
- apresentam o conteúdo de maneira objetiva;
- possibilitam identificar a ideia principal do programa educativo;
- usam a língua adequadamente.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Quais elementos nos levam a crer que as pessoas representadas nas imagens não são brasileiras ou não estão no Brasil?
- Em sua opinião esses elementos são suficientes para definir a nacionalidade de uma pessoa? Por quê?
- Se você fosse escolher imagens de brasileiros para as páginas de abertura desta unidade, quais seriam? Por quê?
- Que características costumam ser associadas aos brasileiros? Você acha que todos os brasileiros têm as mesmas características? Justifique suas respostas.
-
- Apontem as diferenças ou semelhanças que podem ser observadas entre os países apresentados nas imagens de abertura e nos textos desta unidade.
- Comentem as diferenças que podem ser estabelecidas entre os países falantes de inglês como língua principal e o Brasil.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Você conseguiu ler mapas e compreender dados sobre países? Dê um exemplo.
- Identificou informações principais em programas educativos? Justifique sua resposta.
- Tomou notas com facilidade do que escutou? Que estratégias usou?
- Adquiriu novos conhecimentos sobre países que falam a língua inglesa? Dê exemplos.
- De que fórma colaborou com o professor e os colegas durante as atividades?
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial das anotações de aula.
Objetivo da questão 2: apresentar a versão final das anotações de aula.
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir criticamente sobre o tema da unidade.
1 Respostas pessoais.
Pit stop
Objetivo da seção
Retomar as imagens das páginas de abertura da unidade como fórma de levar os estudantes a assumir uma nova perspectiva em relação a elas, considerando os conhecimentos adquiridos e as reflexões propostas ao longo da unidade.
Espera-se que, com base nas perguntas propostas, os estudantes reflitam criticamente acerca das imagens que construímos sobre os países, seus habitantes e suas culturas. Por uma série de razões, parece-nos natural ter como pressuposto que todas as pessoas oriundas de um mesmo país se vistam da mesma maneira e se comportem do mesmo modo. No entanto, essas imagens são generalizações. Os países albergam diferentes culturas, distintas fórmas de ser, pensar e agir.
Verifique se em sua cidade há algum espaço que favoreça uma aproximação maior dos estudantes a questões culturais dos países falantes de inglês para planejar uma visita. Outra possibilidade seria estimular a pesquisa de sites sobre esses países para ampliar o conhecimento da turma sobre eles.
Recomendamos que, se possível, os estudantes interajam em inglês.
Think it over
Objetivo da seção
Realizar uma autoavaliação considerando, em especial, a compreensão de mapas, de dados e fatos sobre países de programas educativos, bem como a produção de anotações de aula.
Recomendamos que você analise as respostas dadas pela turma para identificar quais estudantes eventualmente requerem um atendimento especial. Sugerimos que aproveite as questões do There is more e das Atividades complementares para tentar solucionar algumas dessas dificuldades. Os passos propostos para anotações de aula em Writing podem ser repetidos em diversos momentos e contribuir para o desempenho escolar em outros componentes curriculares.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- ( ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
- ( ê éfe zero seis éle ih dois quatro) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“Country name: Republic of the Sudan reticências
Capital: Khartoum reticências
Area: 1,861,484 square miles, or slightly more than one-quarter the size of the United States reticências
Population: 41,802,000 (2018 est.) reticências
reticências
Languages: Arabic (official), Nubian, Ta Bedawie, diverse dialects of Nilotic, Nilo-Hamitic, Sudanic languages, English
reticências
( página 78)
archipelago |
climate |
mountain range |
area |
continent |
nation |
border |
currency |
population |
capital |
flag |
main/principal/official language(s) |
city |
island |
weather |
egzâmpol tchu
“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”
( página 81; Programa educativo - Parte um)
Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers.”
( página 81; Programa educativo - Parte dois)
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person / 3ª pessoa |
---|---|
bump |
bumps |
represent |
represents |
• Na terceira pessoa do singular do Prézent simpou, na fórma afirmativa, em geral, acrescenta-se à fórma do verbo no infinitivo: > > .
Respostas e comentários
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar o léxico relativo a países e nacionalidades, a terceira pessoa do singular do present simple ( fórmas afirmativa, negativa e interrogativa) e os numerais ordinais e cardinais complexos, tomando como referência os textos explorados na unidade.
Para aprofundar os conteúdos presentes nessa sistematização, avalie a conveniência de propor atividades lúdicas. Sugerimos o jôgo da memória para a prática de vocabulário de países e nacionalidades. Os cartões podem ser feitos pelos próprios estudantes: um contendo o nome do país e o outro, a nacionalidade correspondente (por exemplo, India e Indian e, assim, sucessivamente). A atividade pode ser realizada em pequenos grupos ou em duplas. Outra sugestão seria um tic-tac-toe ( jôgo da velha) para praticar o present simple. Nesse caso, o jôgo é desenhado no quadro e cada um dos nove espaços deverá ter uma frase com uma lacuna, a ser completada com o verbo entre parênteses. Os estudantes, organizados em dois grupos, escolherão uma frase para conjugar o verbo. Caso a resposta esteja certa, ganham o direito de colocar o símbolo de seu grupo, xis ou , no espaço correspondente. Vencerá o grupo que completar a linha primeiro, seja horizontal, vertical ou diagonal. óh , caso julgue mais adequado, a atividade também pode ser realizada com o auxílio de material impresso. professor ou professora
Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar
- ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
- ( ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa singular |
---|---|
miss |
goes |
go |
misses |
finish |
finishes |
teach |
teaches |
fix |
fixes |
buzz |
buzzes |
study |
studies |
try |
tries |
- Nos casos de verbos terminados em óh, ésse, , cê agá, xis e zê, acrescenta-se e ésse.
- Para verbos terminados em ípsilon precedido de consoante, retira-se o ípsilon e acrescenta-se .
- O verbo hév não segue a regra da terceira pessoa do singular ( fórma afirmativa) no Prézent simpou. Sua fórma é , uma exceção.
“The U.S. doesn’t even have an official language.”
( página 81; Programa educativo – Parte um)
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa singular |
---|---|
have |
has |
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa do singular |
---|---|
represent |
English doesn't represent the vast mayority of chinese speakers. |
have |
The U.S. doesn’t even have an official language. |
Bare infinitive / Infinitivo |
Third person singular / Terceira pessoa singular |
---|---|
represent |
Does Mandarin represent the vast majority of chinese speakers? |
have |
Does the U.S. have an official language? |
“But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.”
( página81; Programa educativo – Parte um)
Country / País |
Nationality / Nacionalidade |
Main language / Língua principal |
---|---|---|
Australia |
Australian |
English |
Brazil |
Brazilian |
Portuguese |
China |
Chinese |
Chinese/Mandarin |
England |
English |
English |
India |
Indian |
English, Hindi |
Jamaica |
Jamaican |
English |
Nigeria |
Nigerian |
English |
Northern Ireland |
Northern Irish |
English |
Pakistan |
Pakistani |
English, Urdu |
Russia |
Russian |
Russian |
Scotland |
Scottish |
English |
South Africa |
South African |
Afrikaans, English |
Spain |
Spanish |
Spanish |
Sudan |
Sudanese |
Arabic, English |
The United States of America |
American |
English |
Wales |
Welsh |
English |
“Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world, with 335 million speakers – barely the populations of the Iunáidéd Istêits and the iu quei combined.”
( página81; Programa educativo – Parte um)
100 |
a/one hundred |
30,000 |
thirty thousand |
200 |
two hundred |
384,000 |
three hundred eighty-four thousand |
500 |
five hundred |
2,900,000/2.9 million |
two million nine hundred thousand/ two point nine million |
1,000 |
a/one thousand |
335,000,000/335 million |
three hundred thirty-five million |
2,012 |
two thousand and twelve |
830,000,000/830 million |
eight hundred thirty million |
1st |
first |
3rd |
third |
5th |
fifth |
7th |
seventh |
9th |
ninth |
2nd |
second |
4th |
fourth |
6th |
sixth |
8th |
eighth |
10th |
tenth |
Respostas e comentários
Referências bibliográficas
CALVET, L.-J. As políticas linguísticas. Florianópolis: Ipol/Parábola, 2007.
CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language. terceira ediçãoCambridge: , 2010. cê u pê página 371.
EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNIG, C. D. (). edição Ethnologue: Languages of the World. vigésima primeira ediçãoDallas, Texas: SIL International, 2022.
RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C. et al. ( organizador). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes: Aalb, 2013. página 19-42.
SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.
UNITED NATIONS. Member states. Disponível em: https://oeds.link/JqxMVf. Acesso em: 29 abril 2022.