Project 1 auer iscul in comic istreepis

Produto final: uma coleção de tirinhas.

Gênero discursivo: tirinha.

Tema: nossa escola.

Os objetivos deste projeto são:

  • criar com os colegas uma coleção de tirinhas sobre a escola;
  • praticar a compreensão e a produção de tirinhas para uma coleção;
  • discutir em perspectiva crítica questões relacionadas à escola;
  • desenvolver a criatividade e a colaboração por meio de um projeto coletivo.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês costumam ler tirinhas ou histórias em quadrinhos? Por quê?
    1. Pensem nas tirinhas que vocês conhecem e façam uma lista das características que esses textos costumam apresentar.
    1. O que vocês acham necessário para contar uma história ou produzir um diálogo por meio de quadrinhos?
    1. Quais tipos de balões de tirinhas vocês conhecem?
Ícone de atividade oral.

2.

I.

Tirinha. Composta por três quadros. Apresenta como personagens: Cascão, menino de cabelos curtos e cacheados em preto, de camiseta em amarelo, jardineira curta de uma alça em vermelho e manchas em preto de sujeira nas bochechas. Dorinha, uma menina de cabelos curtos, usando par de óculos de sol preto, camiseta em rosa, saia azul e par de tênis em rosa e branco. Ela é deficiente visual, segura na mão direita uma bengala branca. Cebolinha, menino de cabelos finos pretos, vestido com camiseta em verde, bermuda em preto, meias brancas e sapatos em marrom. As cenas se passam em local aberto com grama em verde-claro e arbustos em verde-escuro. Título: Cascão. Quadro um: à esquerda, Cascão caminhando para a direita, diz: OI, DORINHA! À direita, Dorinha, com o corpo para a esquerda, pergunta: CASCÃO? Quadro dois: Cascão e Dorinha, um de frente para o outro, vistos dos ombros para cima. Cascão à esquerda, olhando sorrindo, para a direita. Ela diz: UAU! QUE CHEIRINHO BOM! QUE TRUQUE VOCÊ USA PRA FICAR COM UM CHEIRINHO ASSIM? Quadro três: à esquerda, Cascão sorrindo, com três gotas de suor e mãos para frente, com expressão de constrangimento. Ao centro, Dorinha, com os cabelos esvoaçados pelo vento que sopra por detrás dela com feições de surpresa. À direita e atrás da Dorinha, Cebolinha, olhando para a esquerda, com as palmas das mãos para cima e diz: FICAR CONTLA O VENTO! No extremo direito do quadro, flores com pétalas coloridas, vistas parcialmente, atingidas pelo vento.
Cascão, Mauricio de Sousa.

Did you know?

Cascão, Mônica, Cebolinha, Magali, Chico Bento e Bidu são os personagens principais da Turma da Mônica, história em quadrinhos criada pelo cartunista Mauricio de Sousa. Cada um deles tem uma característica marcante. Por exemplo, Cebolinha fala éle no lugar de érre e Cascão tem pavor de água.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero tirinha.

1b Resposta possível: apresentam divisões em quadrinhos e personagens conversando neles, possuem falas ou pensamentos dentro de balões com diferentes formatos e costumam ser humorísticas.

1d Resposta possível: balões de fala, balões de pensamento, balões de grito e balões de cochicho (sussurro).

Objetivos da questão 2: compreender globalmente o texto; fazer inferência; identificar informação explícita e refletir criticamente sobre o texto.

PROJECT 1

professor ou professora

O Projeto 1 tem como objetivo principal envolver os estudantes em uma tarefa colaborativa chamada Our school in comic strips, visto ser a escola o ambiente em que eles passam grande parte de seu tempo e uma vez que a tirinha, um gênero de caráter lúdico já abordado na Unit 2, costuma ser de grande interesse nessa faixa etária. Assim, a proposta é que a turma produza uma coletânea de tirinhas sobre a escola.

O tema e o gênero estudados buscam propiciar uma reflexão crítica sobre a escola e as situações que acontecem cotidianamente nesse espaço, além de visar ao desenvolvimento da criatividade, ao aprofundamento do léxico e dos conteúdos gramaticais de inglês estudados nas unidades anteriores e ao incentivo ao trabalho coletivo. Espera-se, desse modo, que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das Units 1 a 4, sobretudo aqueles relacionados às fórmas de apresentação e à rotina escolar.

Em Getting started, após uma discussão inicial que ativa o conhecimento prévio sobre o gênero, o projeto apresenta duas tirinhas em português, além de inspirar os estudantes a criar seus próprios textos. Sugerimos que você, professor ou professora, explore essas tirinhas da maneira que julgar apropriada, com perguntas e debates com a turma e oferecendo aos estudantes a oportunidade de partilhar suas experiências com esse gênero em língua portuguesa.

Dessa fórma, eles podem levantar as características dos elementos constitutivos do gênero que já conhecem.

Competências gerais desenvolvidas no projeto


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

II.

Tirinha. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagem: Armadinho, menino de cabelos azuis, com camiseta laranja, bermuda em vermelho e sapatos em preto. Pai de Armandinho, visto da cintura para baixo, de calça em azul, sapatos em azul escuro. Quadro um – Armandinho em pé, com o corpo para a direita. Ele fala: FALAR BAIXO POR QUÊ? NÃO TEM MAIS NINGUÉM AQUI! O pai fora do quadro, responde: POR RESPEITO ÀS MEMÓRIAS, FILHO...Quadro dois – Armandinho, com o corpo para a direita, escuta o pai falar: EM UMA BIBLIOTECA VOCÊ PODE VIAJAR PELO MUNDO...Quadro três – Armandinho olhando para cima, em direção ao pai que entrega um livro de capa verde e folhas brancas dentro. Este diz: ... CONHECER LUGARES, ENCONTRAR PESSOAS...Quadro quatro – Armandinho, com a cabeça para baixo, olhando o livro, o folheando. À direita, vê-se o pai da cintura para baixo, dizendo: ... INCLUSIVE A NÓS MESMOS!
Armandinho, Alexandre Beck.

Did you know?

Armandinho é um personagem de tirinhas criado por Alexandre Beck em 2009. Suas tirinhas são normalmente publicadas em jornais e na internet.

  1. Como vocês contariam a história do texto um para uma pessoa que não a leu?
  1. Por que a expressão de Dorinha muda no final do texto um?
  1. Vocês conhecem o personagem que aparece no último quadrinho do texto um? O que sabem sobre ele? Caso não o conheçam, verifiquem com os colegas.
  1. Na opinião de vocês, por que no último quadrinho do texto um aparece uma palavra em negrito? Justifiquem sua resposta.
  1. Em que lugar estão os personagens do texto dois?
  1. Nesse lugar, habitualmente ficamos em silêncio ou falamos baixinho. Por quê?
  1. No texto dois, qual é a outra razão mencionada para não fazermos barulho nesse lugar? Vocês concordam com ela? Por quê?

h. Há dois personagens no texto dois, mas apenas um aparece por inteiro. Na opinião de vocês, por que eles são representados dessa maneira?

Ícone de atividade oral.
    1. As duas tirinhas têm as características que vocês mencionaram nas questões 1b e 1c? Quais? Caso não tenham, indiquem o que faltou.
    1. As imagens são muito importantes nas tirinhas. Justifiquem essa afirmação com exemplos dos textos um e dois.
    1. Em geral, as tirinhas representam histórias e diálogos engraçados. Vocês acham que os textos um e dois têm essa característica? Por quê?
    1. As falas dos personagens são representadas da mesma fórma nas duas tirinhas? Justifiquem sua resposta.
    1. Em algumas tirinhas, há frases que não são falas de personagens. O que elas são?
    1. O que vocês acham necessário para criar uma história bem-humorada em poucos quadrinhos?
Respostas e comentários

2a Resposta pessoal. Resposta possível: Cascão encontra sua amiga Dorinha, que é cega. Ela pergunta o que ele faz para ficar com cheiro bom. Cebolinha chega e responde que Cascão fica contra o vento, perto das flores, que cheiram bem.

2b Resposta esperada: porque ela se admira ao saber que o cheiro bom não vem de Cascão.

2c Resposta pessoal. Resposta possível: é o Cebolinha, um personagem que troca o érre pelo éle e cria “planos infalíveis” para ser o dono da rua.

2d Resposta pessoal. Resposta possível: o negrito foi usado para destacar a fórma de falar do Cebolinha, ou seja, em vez de falar “contra”, ele fala “contla”.

2e Resposta esperada: em uma biblioteca.

2f Resposta esperada: por respeito às pessoas que estão lendo ou estudando.

2g Resposta esperada: por respeito às memórias. Respostas pessoais.

2h Resposta pessoal. Resposta possível: para mostrar a diferença de tamanho entre os personagens e destacar que a tirinha adota a perspectiva de uma criança.

Objetivos da questão 3: identificar e refletir sobre as características temáticas, estilísticas e composicionais do gênero tirinha.

3a Resposta pessoal.

3b Resposta esperada: um – as imagens permitem identificar a expressão envergonhada de Cascão e a surpresa de Dorinha; dois – podemos perceber que os personagens são uma criança e um adulto.

3c Respostas pessoais. Respostas possíveis: um – Sim, porque Cascão fica perto das flores para parecer cheiroso; dois – Não, porque a conversa sobre falar baixo na biblioteca é séria.

3d Resposta esperada: Não. um – As falas estão dentro de balões de fala; dois – Não há balões.

3e Resposta esperada: são falas do narrador ou onomatopeias.

3f Resposta pessoal.

No encaminhamento para a realização das etapas do projeto, há indicações para chamar a atenção dos estudantes para os componentes do gênero tirinha, como os elementos não verbais (o desenho dos personagens, os balões de fala, diferentes tamanhos de fonte e tipos diversificados de balões). Se julgar conveniente, oriente a turma a retornar às unidades anteriores para que revisem os elementos lexicais e gramaticais necessários para a preparação dos textos verbais.

Competências específicas desenvolvidas no projeto


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

Ícone de atividade oral.

4.

Tirinha. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Charlie Brown, menino com um fio de cabelo preto à frente, de camiseta em amarelo e listra preta em zig zag, com bermuda em preto e sapatos marrons. Snoopy, cachorro beagle de tamanho médio, branco e com orelhas e focinho e preto. As cenas se passam em uma sala de estar onde vemos uma TV.Quadro um: Snoopy em pé, com o corpo para a esquerda, próximo de Charlie Brown, também com o corpo para a esquerda, que diz: YOU KNOW WHAT YOU NEED TO DO? YOU NEED TO LEARN TO OBEY COMMANDS. Quadro dois: Snoopy, coma cabeça para a direita, olhando para Charlie Brown. Este está com o braço esquerdo levantado e apontando para o chão e diz: SIT! Quadro três: Snoopy caminha para a esquerda, observado por Charlie Brown. Quadro quatro: Snoopy sentado sobre uma poltrona em verde e linhas em preto. Ele está de olhos fechados. À direita, Charlie Brown, olhando para frente com a boca reta e olhos virados para cima.
pínãts

Did you know?

pínãts é uma tirinha com dois personagens principais, Chárli bróun e seu cachorro bígou snúpi, criada em 1950 pelo cartunista estadunidense chárlis chuls .

  1. Para Chárli bróun, o que snúpi precisa aprender?
  1. De que fórma ele tenta ensinar snúpi?
  1. Quais recursos são utilizados na tirinha para expressar o comando dado por Tchárli Bráun?
  1. Por que a tirinha é engraçada?
    1. fala
    1. grito
    1. pensamento
    1. cochicho (sussurro)
Ilustração. Balões de fala. Um. Balão de pensamento, de formato de nuvem. Dois. Balão de fala arredondado com contorno pontilhado. Três. Balão de fala com contornos com várias pontas. Quatro. Balão de fala de formato arredondado e alongado na horizontal.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: identificar e refletir sôbre as características temáticas, estilísticas e composicionais do gênero tirinha.

4a Resposta esperada: aprender a obedecer a comandos.

4b Resposta esperada: dando um comando para ele se sentar.

4c Resposta esperada: uma fala com letras maiúsculas em negrito e ponto de exclamação, além do gesto com a mão apontando para o chão.

4d Resposta esperada: porque Snoopy obedece, mas, em vez de se sentar imediatamente no chão como um cachorro comum, ele se senta confortavelmente em uma poltrona.

Objetivo da questão 5: identificar características composionais do gênero tirinha.

5a: quatro

5b: três

5c: um

5d: dois

As atividades propostas têm por objetivo construir com os estudantes as etapas de elaboração das três tirinhas, bem como oferecer as ferramentas necessárias para o planejamento e a criação dos textos, que envolvem o uso das linguagens verbal e não verbal. Nesse processo, os estudantes podem precisar de suporte para se apropriar das características do gênero (já tratadas na Unit 2), como a presença de balões de fala, a criação de ilustrações e a importância da representação de uma situação cotidiana, que pode ter um tom de humor ou de reflexão.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um cinco) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, xétis, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

pripérin dâ prôujéct

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Neste projeto, você vai:

• elaborar, com um colega, três tirinhas com o tema Our school;

• organizar as tirinhas criadas por vocês e pelos outros colegas em uma coletânea da turma;

• planejar o trabalho, considerando:

um como as tirinhas serão elaboradas (por exemplo, à mão, no computador ou com outro recurso);

dois como a coletânea será divulgada (por exemplo, em versão impressa e/ou eletrônica);

três quais serão os recursos necessários para elaborar as tirinhas e organizar a coletânea (por exemplo, diferentes tipos de papel, lápis de cor, caneta hidrográfica, programas de computador etcétera);

quatro quanto tempo será necessário para realizar o projeto e quando será feito o lançamento da coletânea.

Ícone de atividade no caderno.

b. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno e o completem com os dados que faltam.

Ícone: NOTEBOOK.

Sobre a produção proposta

Qual é o produto final?Uma coletânea de tirinhas.

Qual é o gênero discursivo?Tirinha.

Qual é o objetivo?Retratar situações do cotidiano escolar com humor para compor uma coletânea.

Qual é o tema?A nossa escola. A tirinha 1 será sobre um estudante novo na escola. A tirinha 2 abordará a rotina escolar. A tirinha 3 enfocará algum professor da escola.

A quem se dirige?À turma e à comunidade escolar.

Como e onde será divulgada?

espaços para respostas.

Quem participará?Os estudantes, em duplas.

Qual será a data de divulgação?

espaços para respostas.

Quais serão os recursos materiais necessários?

espaços para respostas.

COMIC STRIP #1

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Que informações vocês acham que são importantes quando apresentamos uma pessoa a outra?
    1. Se sua turma recebesse um estudante novo, quais informações seriam trocadas nesse primeiro encontro? Quais perguntas vocês fariam a ele?
    1. Como vocês representariam essa situação em uma tirinha?
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: conhecer a proposta do projeto e iniciar o planejamento de sua execução.

1b Respostas pessoais.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da tirinha.

1b Respostas possíveis: nome, idade, de onde a pessoa vem, onde mora etcétera.

Conforme se apresenta na seção Preparing the project, o projeto propõe a elaboração, em duplas, de três tirinhas em torno do cotidiano escolar. A primeira, Getting to know each other at school, resgata o tema tratado nas Units 1 e 2, em que os estudantes aprenderam a falar de si mesmos e de outra pessoa, especialmente no contexto escolar; a segunda, The school routine, remete especialmente à Unit 3, que apresenta conteúdo lexical voltado para as disciplinas escolares e a grade curricular dos estudantes, relacionando esse conteúdo às fórmas de falar sobre gostos e preferências em inglês; finalmente, a terceira, Time to think about teachers também retoma as Units 2 e 4.

O trabalho de elaboração das tirinhas é realizado em Hands on. Considerando que a turma ainda está em uma fase inicial de estudo da língua inglesa, é importante que haja um trabalho específico para cada uma das três tirinhas.

A escolha do gênero tirinha está em consonância com a perspectiva dos multiletramentos, do mundo multimodal ao qual os jovens estão vinculados e com o qual estão familiarizados. Além disso, estabelece-se relação interdisciplinar com o componente curricular Arte.

O trabalho com tirinhas oferece aos estudantes uma oportunidade para pensar sobre a representação dos colegas, dos professores com quem convivem e de si mesmos, sobre a descrição de sua escola, sobre seus hábitos e suas preferências com base em uma perspectiva crítica.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • (ê éfe zero seis éle ih um seis) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quantos personagens participam da história e quais os nomes deles?
    1. Quem é o estudante novo e de onde ele é?
    1. Há alguma característica dele que se destaca? Qual?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quantos quadrinhos a tirinha terá?
    1. O que acontecerá em cada quadrinho?
    1. Quais personagens participarão de cada cena?
    1. O que os personagens vão dizer ou pensar?

Ao planejar as falas dos personagens, fiquem atentos para não usar muito texto. O ideal é incluir no máximo dois balões de fala por quadrinho.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Façam desenhos que estejam relacionados às características dos personagens.
    1. Observem a coerência entre as expressões faciais e corporais e o conteúdo do texto.
    1. Se acharem necessário para a ação, acrescentem um cenário para contextualizar a história.
Versão adaptada acessível

Atividade 4, itens a e b.

Think about the images. Use your creativity to create appropriate representations. Take a look at the tips.

  1. Façam representações que estejam relacionados às características dos personagens.

b. Observem a coerência entre as representações e o conteúdo do texto.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Façam um rascunho da tirinha, considerando a distribuição de personagens e de falas nos quadrinhos.
    1. Lembrem-se de deixar espaço para os balões e fiquem atentos aos seus diversos formatos e significados.
    1. Se necessário, usem diferentes tamanhos de letras para registrar modos de falar diversos. Letras maiúsculas, por exemplo, podem expressar um grito ou irritação.
    1. Decidam se a tirinha será colorida ou em preto e branco.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • apresentação do colega novo;
    • texto coerente com a situação proposta;
    • frases curtas e diretas;
    • balões de fala, de pensamento e outros bem distribuídos nos quadrinhos;
    • uso de letras apropriadas de acordo com as falas;
    • ilustrações apropriadas à história e aos personagens.
Ícone de atividade no caderno.

2.

Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: definir os personagens que vão compor a tirinha e suas características.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: planejar as características temáticas, composicionais e estilísticas da tirinha.

Objetivo da questão 4: planejar os elementos não verbais da tirinha.

Objetivo da questão 5: preparar a versão inicial da tirinha.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da tirinha.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da tirinha.

Os temas das três tirinhas proporcionam aos estudantes a oportunidade de retomar discussões e conteúdos relacionados ao contexto escolar por meio de um gênero familiar de grande circulação entre os jovens de sua faixa etária. Assim, eles são levados a usar a língua inglesa em uma prática social contextualizada e podem vivenciar seu uso sistêmico de maneira indutiva.

Ao final das atividades de elaboração de cada uma das tirinhas, os estudantes encontram a subseção Step back, cujo objetivo é revisar o rascunho e observar com cuidado os detalhes para preparar a versão final do texto, como já é feito nas unidades.

COMIC STRIP #2

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Quando alguém pergunta sobre a rotina de vocês na escola, o que vocês contam?
    1. Pensem em uma conversa entre colegas em que a rotina na escola seja o tema. Como seria essa conversa?
    1. Como vocês representariam essa conversa em uma tirinha?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quem são os personagens dessa história?
    1. O que eles gostam de fazer na escola?
    1. Quais são suas disciplinas favoritas?
    1. Qual é o horário das disciplinas?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Como será a história que vocês vão contar?
    1. O que cada personagem vai dizer?
    1. Quantos quadrinhos serão necessários?
    1. O que vai acontecer em cada quadrinho?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Pensem em imagens que representem os assuntos mencionados no diálogo entre os personagens. Por exemplo, se eles falarem sobre a disciplina favorita, vocês podem pensar em uma imagem associada a essa matéria.
    1. O cenário contribui para a compreensão da história. Avaliem se seria interessante desenhar como fundo o lugar onde os personagens estão conversando.
    1. As ilustrações e as falas dos personagens devem estar conectadas. Verifiquem como as expressões faciais e os gestos dos personagens podem se relacionar com o que eles dizem.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Façam o rascunho da tirinha. Considerem a distribuição dos personagens nos quadrinhos.
    1. Desenhem os balões de fala de cada personagem e usem letras adequadas ao conteúdo das falas.
    1. Ajustem o tamanho das frases de acordo com os balões e os quadrinhos.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da tirinha.

1a Resposta possível: o que fazemos na escola, as aulas que temos, nossa disciplina favorita.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: definir os personagens da tirinha e suas características.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: planejar as características temáticas, composicionais e estilísticas da tirinha.

Objetivo da questão 4: planejar os elementos não verbais da tirinha.

Objetivo da questão 5: preparar a versão inicial da tirinha.

É importante ressaltar que, a cada tirinha, o nível de complexidade aumenta, considerando o tema e os elementos linguísticos necessários para a elaboração da história. Assim, professor ou professora, considere a possibilidade de levantar essas questões com os estudantes, estimulando-os a pesquisar e a revisar os conteúdos estudados. Além disso, em especial para a terceira tirinha, avalie a possibilidade de reforçar com os estudantes, em sala de aula, a reflexão sobre o papel dos trabalhadores da escola. É recomendável, também, chamar a atenção deles para a inadequação do uso de estereótipos na representação desses trabalhadores quando forem elaborar as tirinhas.

Outro aspecto fundamental para esse projeto é ajudar os estudantes a pensar em fórmas de promover o efeito de humor por meio do texto, quando for o caso. Seria interessante reforçar que não se trata de usar elementos linguísticos complexos, mas de fazer escolhas adequadas, considerando tanto a linguagem verbal quanto a não verbal e, principalmente, a relação entre elas.

Como conclusão do projeto, em Joining the ideas, os estudantes realizarão uma atividade coletiva para a elaboração da coletânea de tirinhas da turma. professor ou professora, sugerimos a organização da turma em quatro grupos para a distribuição das tarefas entre eles com o objetivo de planejar todos os passos necessários para a coletânea, desde a criação até a divulgação.

Caso haja possibilidade, o projeto pode culminar em um evento de lançamento da coletânea, com a participação da comunidade escolar e dos familiares dos estudantes. O tempo necessário para a produção das tirinhas e a confecção da coletânea depende da fórma como o trabalho será realizado: em sala, durante as aulas, ou como atividade extraclasse; em duplas, como sugerimos para a etapa de criação das tirinhas, ou em grupos. Portanto, essas decisões cabem a você, de acordo com as especificidades de seu contexto.

Para ler

Sugerimos, se for do seu interesse, retornar à Unidade 2 deste Manual do Professor, na qual há mais comentários e sugestões de leituras sobre o gênero tirinha no ensino de línguas. Sobre esse assunto, também são interessantes trabalhos de Souza e Machado (2005), Santos e Vergueiro (2012) e Vergueiro et al. (2014).

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • diálogos e imagens coerentes com a situação proposta;
    • distribuição adequada dos personagens e dos balões;
    • frases curtas e letras apropriadas ao conteúdo das falas.
Ícone de atividade no caderno.

2.

COMIC STRIP #3Time to think about teachers

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. De quais matérias escolares vocês gostam mais? Por quê?
    1. Quais professores são seus preferidos? Eles são os professores das matérias favoritas? Justifiquem.
    1. Que situação divertida relacionada com um desses professores vocês poderiam representar em uma tirinha?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quem é o professor que participa dessa história?
    1. Qual é o nome dele?
    1. Que aspecto do trabalho dele na escola vocês vão destacar na tirinha?
    1. Quem serão os outros personagens da história?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Pensem sobre a situação escolhida. Como será o diálogo entre os personagens?
    1. Todos os personagens aparecerão em todos os quadrinhos? O que cada um deles dirá?
    1. Onde acontecerá esse diálogo?
    1. Quantos quadrinhos serão necessários?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Avaliem se é importante incluir na tirinha algum elemento visual relacionado à função do professor representado.
    1. Decidam se alguma característica desse professor deve ser ressaltada por meio de imagem.
    1. Imaginem como os demais personagens serão representados em seus desenhos.
    1. Verifiquem como os personagens serão posicionados em cada quadrinho.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da tirinha.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da tirinha.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da tirinha.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: definir os personagens da tirinha e suas características.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: planejar as características temáticas, composicionais e estilísticas da tirinha.

Objetivo da questão 4: planejar os elementos não verbais da tirinha.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Façam a primeira versão da tirinha. Observem a organização do espaço para incluir os balões nos quadrinhos.
    1. Utilizem os balões adequados, de acordo com o que as falas expressam.
    1. Usem recursos como tamanhos diferentes de letras e negrito, se forem necessários.
    1. Façam ajustes nas frases, se for preciso, para adequá-las aos balões.
    1. Considerem a possibilidade de usar onomatopeias para dar mais expressividade à tirinha.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • a situação proposta está representada de fórma coerente;
    • o professor está bem representado;
    • o conteúdo do diálogo está claro;
    • os personagens estão distribuídos de fórma equilibrada nos quadrinhos;
    • os balões, as letras e o tamanho das frases estão de acordo com o que se quer expressar.
Ícone de atividade no caderno.

2.

djóinin aidías

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Após a criação de todas as tirinhas, a turma deverá se organizar para planejar a coletânea. Algumas decisões precisam ser tomadas:
      1. o meio de divulgação (impresso e/ou eletrônico);
      2. os materiais necessários de acordo com o meio escolhido (papel, computador etcétera);
      3. o título da coletânea.
    1. A elaboração da coletânea pode ser feita em grupos, cada um com uma tarefa, conforme as seguintes sugestões:

Grupo 1 Decidir como as tirinhas serão organizadas na coletânea.

Grupo 2 Criar a capa da coletânea.

Grupo 3 Montar a coletânea reunindo as tirinhas produzidas pela turma e organizando-as, por exemplo, de acordo com os temas.

Grupo 4 Planejar o lançamento da coletânea na escola (data, fórma de divulgação, organização do espaço etcétera).

Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: preparar a versão inicial da tirinha.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da tirinha.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da tirinha.

Objetivo da questão 1: preparar o suporte de circulação das tirinhas.

Referências bibliográficas

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, São Paulo, número27, página81-95, janeiro a abril2012.

SOUZA, M. I. P. O.; MACHADO, R. P. B. O verbal e o não verbal na produção dos efeitos de sentido no gênero charge. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (organizador). Gêneros textuais: teoria e prática dois. Palmas: Kaygangue, 2005. página 59-74.

VERGUEIRO, W. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. quarta ediçãoSão Paulo: Contexto, 2014.