iuniti faivi – dei-tchu-dei laifi ét iscul
Respostas e comentários
UNIT 5
professor ou professora
O objetivo principal desta unidade, no que diz respeito aos gêneros discursivos, é familiarizar os estudantes com a compreensão e a produção de relatos pessoais e entrevistas orais e escritas. Esses gêneros favorecem a problematização das relações entre oralidade e escrita, visto que neles estão presentes, em maior ou menor grau, as duas modalidades. Ainda que os relatos pessoais sejam apresentados na fórma escrita e as entrevistas nas fórmas oral e escrita, esses gêneros ilustram bem a complexa relação entre as modalidades. Uma entrevista, por exemplo, mesmo se for veiculada exclusivamente em áudio ou em vídeo, não costuma dispensar a elaboração prévia de um roteiro escrito pelo entrevistador e, quando veiculada em jornal ou revista impressa ou on-line, é muitas vezes a transposição para a fórma escrita de uma interação originalmente oral.
O tema da unidade é o cotidiano escolar, com ênfase na reflexão sobre os trabalhadores da escola e a multiplicidade de atividades e funções necessárias ao bom funcionamento da instituição. Para desenvolver esse tema, além dos relatos pessoais e das entrevistas, são exploradas imagens de profissionais exercendo suas funções dentro e fóra da escola, visando ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação a profissões que, embora fundamentais para o funcionamento da sociedade, nem sempre são valorizadas e reconhecidas.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: relato pessoal; entrevista escrita e oral.
Tema: diversidade de ocupações e de pessoas que trabalham na escola.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos relato pessoal e entrevista escrita e oral.
- refletir sobre a diversidade de pessoas trabalhando na escola, suas atividades e sua importância para o funcionamento diário da escola.
Respostas e comentários
As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com Educação Física. Além disso, ainda que de fórma menos explícita, a unidade tende a dialogar com Sociologia e Geografia em virtude da necessidade de reflexão crítica sobre cotidiano escolar e questões sociais.
É possível perceber que esta unidade dá continuidade à temática da Unit 3: a escola. O aprofundamento e o desdobramento desse tema se justificam por ser a escola, ao lado da família, uma das primeiras comunidades em que os estudantes são inseridos, vivendo ali grande parte de seu dia a dia, suas alegrias e tristezas, além de se desenvolverem cognitiva, física e afetivamente.
As páginas de abertura da unidade mostram trabalhadores, fóra do contexto escolar, desempenhando atividades essenciais para a vida em sociedade como a entendemos hoje. O objetivo é partir de uma reflexão mais geral sobre o trabalho e chegar à sua importância no cotidiano escolar, chamando a atenção para as diferentes atividades indispensáveis para seu bom funcionamento. Embora a seção Pit stop, ao fim da unidade, contenha questões para explorar essas imagens, você, professor ou professora, pode avaliar a conveniência de empregá-las para verificar a familiaridade da turma com o tema a ser trabalhado, a atitude ante as profissões representadas e o conhecimento de vocabulário relacionado a esse campo semântico, tanto em português quanto em inglês. Caso considere adequado, você pode utilizar essas questões para introduzir tal vocabulário.
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
- Que local está representado nas fotos?
- Que profissionais vocês conseguem identificar nas imagens? Quem mais aparece nelas?
c. Vocês consideram importantes as funções representadas nas imagens? Justifiquem.
2.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
1a Resposta esperada: a escola.
1b Respostas esperadas: merendeira, porteiro, faxineira, professores e diretor; estudantes.
1c Respostas pessoais.
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.
Time to think
Objetivo da seção
Ampliar a reflexão iniciada nas páginas de abertura e ativar o conhecimento prévio sobre o tema principal da unidade.
As imagens da seção Time to think tematizam, sobretudo, as diversas tarefas desempenhadas no ambiente escolar, bem como os profissionais que as realizam. Ainda que os contextos específicos das escolas brasileiras possam divergir bastante entre si, algumas atividades são essenciais ao funcionamento de todas elas, independentemente de quais profissionais as desempenhem. Caso considere relevante, aproveite a seção para ajudar os estudantes a refletir sobre como são realizadas essas atividades em sua escola, bem como sobre quem as realiza e quais são as especificidades de seu contexto em relação a elas.
Optamos por não introduzir ainda os gêneros relato pessoal e entrevista nesta seção, a fim de desenvolver um trabalho mais direcionado ao tema por meio da interpretação e da reflexão sobre as imagens. Contudo, se achar conveniente, você pode introduzir esse trabalho verificando o quanto os estudantes já conhecem dos gêneros estudados na unidade, perguntando se sabem o que é uma entrevista e se lembram de ter lido, visto ou ouvido alguma em que o entrevistado contasse uma história de sua vida pessoal ou profissional. Caso proponha essa discussão, ao mesmo tempo em que poderá fazer um diagnóstico do quanto os estudantes conhecem dos gêneros discursivos que serão explorados na unidade, você também fará uma preparação para as seções subsequentes ao ativar tais conhecimentos.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- ( ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero três) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
- Que profissões vocês conseguem distinguir nessa imagem?
- Entre os profissionais que vocês reconheceram, quais estão presentes na sua escola?
- Considerando a imagem, o que vocês acham que significa a expressão “ éf”?
d. Que problemas podem existir em escolas que funcionam apenas com professores e estudantes?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Task 1
bifór rídin
II.
III.
- Que momento do cotidiano escolar está representado nas imagens?
- Vocês consideram esse momento importante? Por quê?
c. Quem trabalha na escola para tornar esse momento possível?
-
- Que tipo de informação é possível encontrar em um sáite como esse? Justifiquem sua resposta.
- Considerando as imagens da questão 1 e o sáite, o que vocês esperam encontrar nesse texto?
Respostas e comentários
2a Resposta esperada: diretora, professor, inspetora, secretário, merendeira, bibliotecária e faxineiro.
2b Resposta pessoal.
2c Resposta esperada: o conjunto de profissionais que trabalham na escola.
2d Resposta pessoal.
Pré-leitura
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
1a Resposta esperada: a hora da merenda.
1b Respostas pessoais.
1c Resposta esperada: ou cozinheiros ou cozinheiras e auxiliares de cozinha.
Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
2a Resposta esperada: informações sobre profissões e carreiras relacionadas à escola.
2b Resposta esperada: informações sobre a profissão de
Sugerimos, sempre que possível, estimular as interações em língua inglesa em sala de aula, seja entre os próprios estudantes, seja com você, professor ou professora, inclusive para perguntas e dúvidas. Além disso, esta seção é um excelente momento para observar se é necessário algum apôio especial, seja para toda a turma ou para algum grupo de estudantes, para o desenvolvimento desta unidade.
Reading
Objetivo da seção
Desenvolver a competência leitora por meio dos gêneros relato pessoal e entrevista escrita.
Task 1
O texto estudado na Task 1 pertence ao gênero discursivo relato pessoal e foi publicado em uma seção intitulada “Real life stories” em um site cujo objetivo é ser um guia para profissionais da educação que não sejam docentes. O texto apresenta o relato de uma merendeira, profissional responsável pelo preparo da merenda e que torna efetivo o direito à alimentação escolar, garantida pela Lei norteº 11.947/2009. Sugerimos, professor ou professora, que proponha o debate sobre a importância desses trabalhadores para o bom funcionamento da unidade escolar.
Em Before reading, inicia-se a reflexão sobre a relação entre o texto e seu suporte, possibilitando inferências sobre seus propósitos e leitores. Contudo, é preciso lembrar que muitos textos atraem leitores com objetivos e perfis diversos, não ficando seu público restrito, portanto, àquele visado pelo autor ou pelo suporte. No caso em questão, o relato pode interessar a estudantes e seus responsáveis, além de pessoas que buscam informações para escolher uma carreira profissional.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
ríd tchu lârn
-
- conhecer as atividades de trabalhadores da escola;
- verificar características de relatos pessoais.
Eyes on grammar – egzâmpols uan en tchu
Caroline Tait – School cook
Name: Caroline Tait
Job role: School cook
School: Dunrossness Primary School, Shetland
Bio: Cook-in-charge at a primary school
I work at Dunrossness Primary School, Dunrossness, Shetland where I am cook-in-charge. I was encouraged to apply for this position by my supervisor, the SIC Catering Manager. I already worked for the Shetland Islands Council in another primary school as a kitchen assistant.
My tasks are to prepare and cook both courses (main meal and pudding) to be served that day with the help of my assistant cook and two kitchen assistants. I supervise the team ensuring that the health, safety, hygiene and security rules are followed.
[...]
I like providing a nutritious and economic meal to the pupils, ensuring they go back to class with a full tummy ready for an afternoon’s learning. We like to encourage them to try new dishes and flavours to broaden their minds. I enjoy the company of the staff and the good teamwork we have. The parents are great and very supportive too.
[...]
CAROLINE Tait. Skills for schools. [Reino Unido], [202- símbolo de ponto de interrogação]. Real Life Stories. Disponível em: https://oeds.link/Hm3Re8. Acesso em: 12 março 2022.
constrãquitchion minins
-
- Qual é a profissão de quérolaine e onde ela trabalha?
- Considerando a fonte do texto (isto é, o sáite de onde ele foi retirado, isquils fór ischools ) e seu conteúdo, a quem o texto se destina em primeiro lugar?
- Caroline já tinha experiência na profissão? Em caso afirmativo, onde ela trabalhou anteriormente e qual era o seu cargo?
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas e específicas no texto e inferir o sentido de palavras.
1a Respostas esperadas: merendeira escolar; na Dunrossness Primary School (Escola Primária Dunrossness).
1b Resposta esperada: a pessoas interessadas em seguir a profissão de .
1c Respostas esperadas: sim; ela trabalhou em outra escola primária como auxiliar de cozinha.
O texto presente em Read to learn pode, à primeira vista, parecer complexo para os estudantes do 6º ano. Contudo, do ponto de vista dialógico que norteia nossa proposta, a interação estabelecida pelo leitor entre seu conhecimento prévio e as pistas textuais e contextuais é essencial para a construção de sentidos.
Dessa fórma, o percurso feito ao longo de Constructing meanings reveste-se de grande importância para o sucesso da interação. Nesse contexto, pode ser conveniente uma atuação docente mais incisiva, no sentido de incentivar os estudantes a se apoiar em seu conhecimento prévio do assunto, nas palavras já conhecidas e nos cognatos (palavras “transparentes”). Sobretudo, é preciso incentivá-los a interagir com o texto para solucionar as questões propostas, em vez de buscar a compreensão exata de cada uma das palavras ou frases, o que, na verdade, raramente será possível na leitura de qualquer texto em uma língua adicional.
-
- O trecho que indica quem compõe a equipe de .
- Três palavras utilizadas para denominar refeições.
- O parágrafo em que descreve sua rotina.
-
- A atitude de em relação à sua equipe é positiva ou negativa? Localize fragmentos no texto que justifiquem sua resposta.
- E em relação aos pais dos alunos, qual é a atitude de ? Justifique sua resposta com fragmentos do texto.
tésqui tchu
bifór rídin
-
- Na escola de vocês, existe um jornal escolar? Que seções ele tem? Se não existe, vocês gostariam de criar um?
- Se vocês fossem responsáveis por um jornal da turma, o que gostariam de publicar nele?
2.
Avenews, Leicester, issue 7, 2013.
- Em sua opinião, que assunto será abordado nesse texto?
- Qual é o gênero desse texto?
- Tirinha.
- Entrevista.
- Reportagem.
- Considerando onde o texto foi publicado e seu provável assunto, quem poderia ser o Senhor nicols?
- Diretor da escola.
- Professor de Educação Física.
- Médico que atende os estudantes dessa escola.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e específicas no texto e inferir o sentido de palavras.
2a Resposta esperada: “ (with the help of) my assistant cook and two kitchen assistants.”
2b Respostas esperadas: courses, (main) meal, pudding, dishes.
2c Resposta esperada: segundo parágrafo.
Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto.
3a Resposta esperada: positiva. “I enjoy the company of the staff and the good teamwork we have.”
3b Resposta esperada: positiva. “The parents are great and very supportive .”
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre jornal escolar.
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
A proposta das atividades visa à atuação na chamada Zona de Desenvolvimento Proximal (VYGOTSKY, 1989) dos estudantes, sendo de suma importância, portanto, os suportes oferecidos tanto pelas próprias atividades quanto por você, professor ou professora, para a resolução das tarefas.
Task 2
O texto de Read to learn da Task 2 é uma entrevista publicada em um jornal escolar britânico. As questões em Before readingfocalizam, sobretudo, o suporte no qual o texto é veiculado e o reconhecimento de palavras-chave no título e no subtítulo da matéria. O reconhecimento de palavras-chave em títulos de gêneros informativos é responsável pela ativação de conhecimento prévio e pela formulação de hipóteses sobre os textos nas leituras cotidianas realizadas dentro e fora da sala de aula, sendo, portanto, uma atividade adequada ao nível da pré-leitura, ainda que, de certa fórma, envolva a leitura no sentido da percepção de alguns elementos do texto.
ríd tchu lârn
-
- informar-se sobre as atividades de um profissional de educação;
- identificar características de entrevistas escritas.
Eyes on grammar –
DO you like sports? Avenews. Leicester, Reino Unido, número 7, 2013.
constrãquitchion minins
-
- Quem é o Senhor nicols?
- Como obtemos a maioria das informações sobre ele no texto?
- Em um jornal, um texto com perguntas e respostas é característico de
- notícias.
- entrevistas.
- reportagens.
- cartas de leitores.
-
- Indique se cada frase sobre o texto é vê (verdadeira) ou éfe (falsa).
- Aborda os esportes de fórma geral.
- Dá informações sobre o Senhor nicols.
- Oferece informações sobre os esportes preferidos dos estudantes.
- Quais são os assuntos abordados no texto?
- Indique se cada frase sobre o texto é vê (verdadeira) ou éfe (falsa).
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: comprovar hipóteses e identificar características composicionais do gênero entrevista.
1a Resposta esperada: o novo professor-assistente de Educação Física da escola.
1b Resposta esperada: pelas respostas que ele dá às perguntas que o jornal faz.
1c: dois
Objetivo da questão 2: compreender globalmente o texto.
2a: um – éfe
2a: dois – vê
2a: três – vê
2b Resposta esperada: primeiro, informações sobre o Senhor Nicholls e, em seguida, sobre os esportes mais e menos populares entre os estudantes da escola.
As questões de compreensão leitora de Constructing meanings podem requerer maior mediação docente caso as hipóteses formuladas em Before reading precisem ser corrigidas. A sua mediação também pode ser necessária durante as tarefas de inferência lexical propostas.
-
- Leia as abreviações e as relacione às expressões correspondentes.
- A1, 2, 3, 4
- Q1, 2, 3, 4
- 1, 2, 3, 4
- 1, 2, 3, 4
-
- Levando em consideração as informações do segundo assunto do texto, que significado você atribuiria à palavra “”?
- Leia as abreviações e as relacione às expressões correspondentes.
-
- O Senhor nicols tem experiência prévia como professor? Justifique sua resposta.
- Qual é o esporte preferido da maioria dos estudantes? E o do Senhor nicols?
- Quais são os esportes de que os estudantes menos gostam?
- Quais esportes a maior parte dos estudantes deseja que sejam praticados na escola?
- Qual argumento o professor usa para justificar seu esporte favorito? Você acha que esse argumento é válido? Justifique sua resposta.
think a lítol mór
-
- Quais profissionais da sua escola exercem funções semelhantes às que foram abordadas nos textos? Há diferenças entre as tarefas que eles desempenham e as que foram descritas nos textos? Em caso afirmativo, quais são elas?
- Comentem a importância do trabalho de pelo menos três profissionais apresentados até este ponto da unidade para o bom funcionamento da escola.
- Como vocês e os demais estudantes costumam tratar os trabalhadores da sua escola? Há algo que poderiam melhorar na relação com eles? Comentem.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
- O que vocês sabem sôbre o trabalho realizado pelos diferentes profissionais de sua escola?
- Se vocês pudessem entrevistar um desses profissionais, qual deles escolheriam? Por quê?
- Que perguntas vocês fariam a esse profissional?
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: inferir o sentido de palavras e abreviações no texto.
3 a: um – Physical Education
3 a: dois – Teaching Assistant
3 a: três – Answers 1, 2, 3, 4
3 a: quatro – Questions1, 2, 3, 4
3 bê Resposta esperada: enquete, pesquisa de opinião.
Objetivos da questão 4: identificar informações explícitas e específicas no texto; ler criticamente o texto.
4 a Resposta esperada: não, ele afirma que aquele é seu primeiro emprego (“This is my first job.”).
4 bê Respostas esperadas: futebol; o Senhor Nicholls também prefere o futebol.
4 cê Resposta esperada: netball e rugby.
4 dê Resposta esperada: badminton and basketball.
4 ê Resposta esperada: ele diz que o futebol é muito competitivo. Resposta pessoal.
Pós-leitura
1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: relacionar o tema dos textos com a experiência pessoal e refletir criticamente sôbre os textos.
Pré-audição
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sôbre o tema do texto.
Recomendamos, entretanto, que a reflexão sobre o ponto de vista do entrevistado em relação à competitividade como valor positivo do esporte, no item e da questão 4, ocorra sem tanta intervenção sua, para evitar que a busca pela “resposta certa” (aquela que se acredita ser a esperada pelo professor) se transforme em um obstáculo ao desenvolvimento genuíno do pensamento crítico.
Think a little more
As questões de pós-leitura visam a levar os estudantes a comparar o que foi lido com a sua realidade, além de refletir criticamente sobre a importância do trabalho de diversos profissionais para o bom funcionamento da escola. Portanto, se você considerar viável, vale estimular uma atitude de respeito e valorização de todos os que contribuem para o cotidiano escolar.
Espera-se que, neste ponto, os estudantes tenham desenvolvido maior consciência sobre o tema da unidade e mais familiarização com a relação entre fala e escrita nos gêneros abordados.
Para ler
Caso tenha interesse em ler mais sobre a concepção dialógica de leitura, vale a pena consultar Nystrand e Wiemelt (1991).
Para maior aprofundamento sobre o conceito de Vygotsky e o trabalho de ensino de leitura em língua inglesa, recomendamos o texto de Buto (2013).
Sobre as atividades adequadas aos níveis de leitura, indicamos o texto de Amorim (1997) e, sobre o gênero entrevista, a leitura de Fávero (2000).
Listening
Objetivo da seção
Aprofundar conhecimento e o uso do gênero entrevista por meio de atividades de compreensão oral.
Nesta seção, optamos por apresentar um trecho relativamente curto de uma entrevista com uma diretora de escola. O trabalho de pré-audição desenvolvido em Before listening é de suma importância para a realização dessa tarefa a contento.
Habilidades desenvolvidas em Listening
- ( ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sôbre temas familiares.
- ( ê éfe zero seis éle ih um oito) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
2.
- Quais semelhanças e diferenças existem entre a sala de aula de vocês e a sala da imagem?
- Quais problemas vocês podem prever que existam na sala de aula da imagem?
- Vocês gostariam de ser professores por um dia? Por quê?
d. O que vocês acham que vão ouvir na entrevista em líssen tchu lârn?
líssen tchu lârn
-
- verificar o assunto da entrevista e relacioná-lo com o tema da unidade;
- identificar características de entrevistas orais.
Eyes on grammar –
Entrevista
Título: Interview Kunda Mary a teacher at Kisimbiri School
Data: 27/03/2015
Fonte: ajleon
INTERVIEW Kunda Mary a teacher at Kisimbiri School. Ajleon, [ sem local]. 2015. Áudio (1 minutos25 segundos). Disponível em: https://oeds.link/flUoZX. Acesso em: 6 junho 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o tema da entrevista?
- Qual destas perguntas é feita à professora?
Respostas e comentários
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.
2d Resposta possível: informações sobre o trabalho de uma diretora escolar.
Audição
Compreensão auditiva
Objetivos da questão 1: relacionar o tema dos textos com a experiência pessoal e refletir criticamente sobre os textos.
1a Resposta esperada: o trabalho de uma professora que tem muitos estudantes em sala de aula.
1b: III
É preciso que os estudantes, antes de ouvir o áudio, tenham formulado hipóteses sobre a função retratada, a mesma desempenhada pela entrevistada na escola. Sugerimos que você pronuncie o vocábulo “principal” algumas vezes durante as atividades de pré-audição para que os estudantes se familiarizem com sua fórma oral antes de ouvir o fragmento da entrevista.
Após uma primeira audição em Listen to learn, recomenda-se que, além das reproduções indicadas nos enunciados das questões, você leve em consideração as solicitações dos estudantes quanto a novas reproduções, atendendo-as sempre que julgar possível e pertinente. Sugerimos que avalie o acompanhamento da correção das questões com uma nova escuta do áudio para confirmação das respostas.
- Quantos estudantes a professora têm em sua turma?
- 29
- 92
- 102
- 192
- Quais desafios são mencionados pela professora?
- Dificuldade para corrigir tantos livros.
- Falta de carteiras para todos os estudantes.
- Falta de interesse por parte de muitos estudantes.
- Dificuldade para controlar todos os estudantes durante uma aula.
e. A palavra “” corresponde a “problema” em português. Que diferença você percebe na pronúncia dessas duas palavras?
think a lítol mór
-
- Vocês acham que a professora consegue realizar bem o trabalho dela apesar das dificuldades mencionadas? Justifiquem sua resposta.
- Qual é o propósito de entrevistar uma pessoa?
- Na opinião de vocês, o entrevistador prepara as perguntas antes ou pensa nelas na hora da entrevista? Justifiquem sua resposta.
- Que pergunta ou perguntas vocês acham que deveria ou deveriam ser feita ou feitas a um profissional para conhecer melhor o seu trabalho?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- página página
- Quais dêsses fragmentos expressam gostos pessoais?
- Qual expressão de cada um deles comprova se tratar de gosto pessoal?
- míster página
- Encontre nos textos duas perguntas sôbre gostos pessoais.
- Escreva três frases sôbre os gostos esportivos dos alunos da . Você pode usar os verbos ou na afirmativa ou na negativa bem como as expressões destacadas nos exemplos.
- a lóróv
Respostas e comentários
1c: quatro
1d: um, dois, quatro.
1e Resposta esperada: as palavras “problem” e “problema” são paroxítonas, mas em inglês a sílaba forte é ‘pro-’ e, em português, é ‘-ble-’.
Pós-audição
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e sobre o gênero entrevista.
1a Respostas pessoais.
1b Resposta esperada: obter informações sobre a própria pessoa ou sobre algum assunto que ela conheça.
1c Respostas pessoais. Resposta possível: ele deve preparar as questões antes para não esquecer de perguntar algo importante; e, de acordo com as respostas do entrevistado, pode excluir algumas perguntas e acrescentar outras.
1d Resposta pessoal.
Objetivo da questão 1: praticar a expressão de gostos pessoais.
1a Respostas esperadas: um e quatro.
1b Resposta esperada: um– “I love” e quatro – “I like”.
Objetivo da questão 2: praticar a indagação sôbre gostos pessoais e a sua expressão.
2a Resposta esperada: Do you like sports?; What is your favourite sport reticências?.
2b Respostas possíveis: “A lot of students like tennis.”; “Most students don’t like netball.”; “A lot of students like athletics.”
Think a little more
Ao desenvolver o trabalho de pós-audição, consideramos importante sua mediação a fim de levar os estudantes a refletir sobre as funções da direção escolar. A percepção de que tem tarefas tanto administrativas quanto educativas é essencial para que eles possam refletir sobre a primeira pergunta proposta. A mediação docente também pode ser bastante útil no estímulo e no auxílio à reflexão sobre os propósitos, as características e os papéis dos interlocutores no gênero entrevista.
Language in action
Objetivo da seção
Aprofundar o conhecimento sobre recursos linguístico-discursivos dos principais gêneros que foram abordados na unidade, principalmente, likes and dislikes, possessive adjectives e question words.
A questão 1 trabalha modos de expressar gostos e preferências em inglês. Um aspecto importante quanto a esse conteúdo gramatical é o uso frequente de fórmas verbais terminadas em após verbos como to like e to love. Se considerar conveniente, amplie a reflexão sugerindo aos estudantes que falem sobre seus gostos pessoais em relação a ações do cotidiano ou a prática de esportes, por exemplo, de modo que eles possam observar mais atentamente a especificidade mencionada. Essa pode ser também uma boa oportunidade para praticar a fórma negativa dos verbos citados.
Para ampliar o item 2a, caso haja condições, pode ser interessante estimular os estudantes a fazer perguntas aos colegas sobre seus gostos pessoais. Para a realização do item 2b, sugerimos chamar a atenção para os usos de a lot of e most, induzindo a turma a realizar inferências sobre os sentidos que esses termos têm nos exemplos.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- ( ê éfe zero seis éle ih zero cinco) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
- ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
- ( ê éfe zero seis éle ih dois três) Empregar, de fórma inteligível, os adjetivos possessivos.
“Q2. Where did you work before or train for P.E.?
A2. I trained at Loughborough College. This is my first job.
Q3. What is your favourite sport and why?
A3. Football is my favourite sport because it is very competitive.” ( pê ponto 104)
II.
“— How do you think what you do impacts students’ learning?
— I just want to make a difference in their lives too. I see a lot of kids are in trouble. Sometimes I try to encourage them to do the right thing.”
PERSONNEL Interview-School Secretary. 2019. Vídeo (7 minutos12 segundos). Publicado pelo canal Courtney Hallford. Disponível em: https://oeds.link/FF86Su. Acesso em: 27 maio 2022.
How What Where Why
- Onde (o lugar)
- Por que (a causa, a razão)
- Como (a maneira)
d. Qual, o que (o item, o tópico)
4.
how how long what where why
a.
Interview with míster Victor (custodian)
Victor: Hi, my name is Victor.
Dylan: I’m Dylan, and today I’m interviewing Victor about how it is being a custodian. um espaço para resposta bad is our mess when we don’t pick it up after lunch?
Victor: It’s pretty bad reticências Yeah, we spend a lot of time cleaning.
Dylan: dois espaço para resposta can we change that?
Victor: três espaço para resposta? By hmm reticências being more responsible [for] yourself.
Dylan: quatro espaço para resposta do you mostly pick our trash or mess?
Victor: Most of it is on the places where, like, where you sit down.
Dylan: cinco espaço para resposta does it take you to clean up our mess?
Victor: It depends. Sometimes it’ll take me like 20 to 25 minutes, sometimes it takes like 5 to 10 minutes.
INTERVIEW with míster Victor (custodian). 2015. Vídeo (4 minutos). Publicado pelo canal T0astykid 420. Disponível em: https://oeds.link/wDBEhn. Acesso em: 27 maio 2022.
b.
“
Q1. um espaço para resposta is your job at Avenue and dois espaço para resposta did you choose it?
A1. I am a I love doing por exemplo because it keeps you fit and I love teaching it too.
Q2. três espaço para resposta did you work before or train for P.E.?
A2. I trained at Loughborough College. This is my first job.
Q3. quatro espaço para resposta is your favourite sport and cinco espaço para resposta?
A3. Football is my favourite sport because it is very competitive.
Q4. seis espaço para resposta do you think sports are good for children?
A4. You are moving all the time and it’s good for a healthy lifestyle.
”
DO you like sports? Avenews. Leicester, Reino Unido, número 7, 2013.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: praticar question words.
3a: Where
3b: Why
3c: How
3d: What
Objetivo da questão 4: praticar question words.
4a: um – How; dois – How; três – How; quatro – Where; cinco – How long
4b: um – What; dois – why; três – Where; quatro – What; cinco – why; seis – Why
As questões 3, 4 e 5 evidenciam as question words e os adjetivos possessivos, elementos linguísticos característicos não só de entrevistas, mas também de conversas pessoais comuns em nosso cotidiano.
Para aprofundar a prática desse conteúdo, pode ser interessante motivar os estudantes a elaborar uma entrevista com algumas perguntas dirigidas aos colegas nas quais utilizem as wh-questions, ou seja, aquelas iniciadas por question words, e que ao mesmo tempo favoreçam o uso dos adjetivos possessivos nas respostas.
5. míster pê ponto
“We have a new sports teacher at our school who helps with por exemplo lessons. His name is míster Nicholls
reticências
Q3. What is your favourite sport and why?
A3. Football is my favourite sport because it is very competitive.”
- Qual é a função das palavras em destaque?
- Indicar posse.
- Substituir um nome.
- Indique as palavras em destaque que correspondem aos seguintes pronomes:
- ai
- iú
- uí
- iór
- mai
c. Leia o seguinte texto e passe os fragmentos sublinhados para a primeira pessoa do singular.
“
Mrs. Krisuk uses her passion for her work to participate in various creative learning experiences with her students. Just this year they started their coffee cart service, which provides the students practice on social and job skills, filling them with a sense of pride and ownership.
It is fairly obvious that Mrs. Krisuk is very dedicated to her work and her students. ”
MICCO, C. February's Spotlight Teacher. The Arrow, 31 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/kAvnPc. Acesso em: 18 junho 2022.
Versão adaptada acessível
Atividade 5, itens a até c.
- Qual é a função das palavras "our", "his", "your" e "my"?
- Indicar posse.
- Substituir um nome.
- Indique, entre as palavras "our", "his", "your" e "my", quais correspondem aos seguintes pronomes "I", "You", "He" e "We".
- Leia o seguinte texto e passe as frases indicadas a seguir para a primeira pessoa do singular.
- Mrs. Krisuk uses her passion for her work to participate in various creative learning experiences with her students.
- Mrs. Krisuk is very dedicated to her work and her students.
6. página
“ reticências My tasks are to prepare and cook both courses (main meal and pudding) to be served that day with the help of my assistant cook and two kitchen assistants. I supervise the team ensuring that the health, safety, hygiene and security rules are followed.
- O trecho se refere a ações que
- ocorreram às vezes.
- ocorrem rotineiramente.
- estão ocorrendo no momento da fala.
- Os verbos em destaque no fragmento estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
Versão adaptada acessível
Atividade 6, item b.
Os verbos "are" e "supervise" estão no
- futuro.
- passado.
- presente.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 5: praticar os possessive adjectives.
5a: um
5b: um – my
5b: dois - your
5b: três - his
5b: quatro - our
5c Resposta esperada: I use my passion for my work to participate in various creative learning experiences with my students. reticências
reticências I am very dedicated to my work and my students.
Objetivo da questão 6: praticar o uso do simple present para expressar ações rotineiras.
6a: dois
6b: três
As questões 6 e 7 exploram verbos normalmente empregados para falar de ações cotidianas. Para a realização da questão 7, outros verbos podem ser mencionados conforme a realidade dos estudantes. Avalie se é conveniente estimular a ampliação da resposta com informações que complementem os verbos.
7.
wake up watch TV have lunch go to school
take a shower have breakfast brush my teeth do my homework
I usually wake up at 7
8.
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é realizar, com três colegas, uma entrevista oral com um profissional de sua escola. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com entrevistas no Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Entrevista oral.
Qual é o tema? O trabalho de um profissional de sua escola.
Qual é o objetivo? Conseguir informações sobre o trabalho de algum profissional de sua escola para apresentá-las em sala de aula, comparando a rotina dele com a da turma.
A quem se dirige? À turma.
Como e onde será divulgada? Será apresentada em sala de aula.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, organizados em grupos de quatro integrantes, e os profissionais da escola que forem escolhidos e quiserem dar entrevista.
túlbóks
1.
a. Escolham a pessoa a ser entrevistada, perguntem a ela se aceita participar e agendem um dia, hora e local para a entrevista.
b. Pensem em quais informações seus colegas gostariam de saber sobre o entrevistado e sobre seu trabalho na escola. Façam uma lista com essas informações, começando com as mais básicas, como o nome e a profissão do entrevistado. Vocês também podem escolher algumas informações da lista a seguir.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 7: praticar o uso do simple present para expressar ações rotineiras.
7 Resposta possível: I wake up, brush my teeth, take a shower, have breakfast and go to school.
8 Respostas pessoais. Objetivo da questão 8: expressar ações rotineiras.
8 Respostas possíveis: I ride a bicycle. I play football with my friends. I cook lunch.
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar os conteúdos da entrevista; refletir sobre características estilísticas da entrevista e preparar uma versão inicial da entrevista e da apresentação.
Speaking
Objetivo da seção
Ampliar os conhecimentos sobre o gênero entrevista por meio da produção oral.
Nesta seção, propõe-se aos estudantes que, em grupos, planejem e realizem uma entrevista com um trabalhador de sua escola, visando a obter informações sobre seu trabalho cotidiano, e, em seguida, apresentem-na para a turma, comparando a rotina do profissional com as suas próprias. Considere a pertinência de sugerir aos grupos algumas possíveis informações que seus colegas gostariam de saber acerca do entrevistado, bem como de auxiliar sua busca pela maneira adequada de fazer as perguntas em inglês.
Habilidades desenvolvidas em Speaking
- ( ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero cinco) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero seis) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.
- Qual é o nome do cargo ou da função.
- Por que escolheu essa profissão.
- Quando começou a trabalhar na escola.
- De que mais gosta no trabalho.
- De que não gosta no trabalho.
- Quais são as tarefas e as responsabilidades profissionais.
- Como é um dia típico de trabalho na escola.
c. Façam pesquisas em dicionários, aplicativos ou na internet para elaborar perguntas em inglês adequadas a cada informação que vocês selecionaram.
d. Antes de prosseguir com o planejamento, observem na seção áison grémer o uso de palavras e expressões interrogativas (). Fiquem atentos ao uso adequado dessas palavras e expressões no roteiro da entrevista.
e. Façam uma primeira versão do roteiro da entrevista colocando as perguntas em uma ordem adequada. Lembrem-se de começar a entrevista cumprimentando o entrevistado e de terminar agradecendo.
f. Ensaiem as perguntas entre si e, em seguida, apresentem-nas a outro grupo. Troquem ideias com esses colegas e modifiquem o que acharem necessário. Este pode ser um bom momento para treinar a gravação da entrevista ou, caso não seja possível gravá-la, praticar as anotações das respostas do entrevistado.
g. Verifiquem se o profissional que vocês escolheram conseguirá entender as perguntas em inglês. Caso não entenda, perguntem em inglês e, em seguida, em português.
h. Para a apresentação à turma, tentem responder, em inglês, às perguntas que elaboraram para a entrevista e pensem nas diferenças que pode haver entre a rotina de vocês e a do trabalhador da escola. Se tiverem dúvidas, consultem a seção áison grémer.
istép béqui
-
- saudação ao entrevistado;
- informação ou pergunta sobre seu nome;
- informação ou pergunta sobre o nome de sua profissão ou função na escola;
- pergunta sobre suas tarefas e responsabilidades no cotidiano escolar;
- pergunta sobre o que mais gosta em seu trabalho;
- pergunta sobre aquilo de que não gosta em seu trabalho;
- outras perguntas que você e seus colegas considerem importantes;
- agradecimento final.
Respostas e comentários
1 Resposta pessoal. Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do roteiro da entrevista.
Seria interessante que conseguissem entrevistar trabalhadores da escola com conhecimento da língua inglesa, mas, caso isso não seja possível, a estratégia de perguntar em inglês e, em seguida, em português é viável, como acontece às vezes em programas transmitidos pela televisão com entrevistados estrangeiros. É provável que muitos estudantes se sintam satisfeitos em mostrar à comunidade escolar que já conseguem falar em inglês, o que reforça sua autoestima, por isso a proposta de uma entrevista dentro da própria escola. Se considerar pertinente, aproveite os momentos de elaboração do roteiro e da apresentação em sala para discutir de fórma mais explícita as inter-relações entre fala e escrita que caracterizam o gênero entrevista.
-
- a pronúncia de vocês está adequada;
- o equipamento para a gravação ou o material para tomar notas está preparado.
3.
-
- Preparem a apresentação que farão para a turma, comparando a rotina do profissional entrevistado com a de vocês. Usem a gravação e/ou as anotações que fizeram como base para a apresentação.
- Apresentem-se à turma no dia indicado pelo professor. Tentem responder às dúvidas dos colegas em inglês.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que as imagens mostram?
- O que essas imagens têm em comum?
- Qual é a importância das atividades representadas nas imagens para a vida cotidiana? Qual seria o impacto da interrupção de cada uma dessas atividades?
- Qual é a relação entre as imagens e o que foi tratado nesta unidade?
- Você acha que o trabalho de todos os profissionais da sua escola é reconhecido, respeitado e valorizado pela comunidade escolar? Dê exemplos. Responda pensando especificamente em sua escola.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que foi mais fácil nesta unidade? E o que foi mais difícil?
- O que você refletiu sobre o cotidiano escolar? E sobre as pessoas que trabalham na escola e suas funções?
- O que você aprendeu sobre as relações entre fala e escrita ao ler relatos pessoais e compreender e produzir entrevistas?
- Você achou a compreensão e a produção dos textos fáceis ou difíceis? Por quê?
- Que conhecimentos novos sobre a língua inglesa você adquiriu nesta unidade?
- Como você avaliaria sua participação nas aulas? O que considerou positivo? E negativo?
- O que você poderia mudar para melhorar seu aproveitamento? Comente.
Respostas e comentários
2 Resposta pessoal. Objetivo da questão 2: revisar os elementos da realização da entrevista.
3 Resposta pessoal. Objetivo da questão 3: fazer a versão final da entrevista.
4 Respostas pessoais. Objetivo da questão 4: fazer a apresentação oral.
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.
1a Resposta esperada: pessoas exercendo diversas profissões.
1b Resposta esperada: elas representam profissões que não costumam ser valorizadas.
1c Respostas esperadas: são atividades fundamentais para a vida em sociedade, como o transporte, a limpeza urbana, o comércio etcétera; sua interrupção afetaria a vida de todas as pessoas.
1d Resposta pessoal. Resposta esperada: da mesma fórma que se refletiu, ao longo da unidade, acerca da diversidade de trabalhadores e atividades necessárias ao bom funcionamento da escola, essas imagens mostram pessoas que exercem profissões muito importantes para o funcionamento da sociedade.
1e Respostas pessoais.
1 Respostas pessoais.
Pit stop
Objetivo da seção
Retomar as imagens das páginas de abertura da unidade, com trabalhadores em funções diversas, para fazer uma nova reflexão acerca delas.
Ao retomar as imagens de abertura à luz do que foi visto ao longo da unidade, seria interessante orientar os estudantes a levar a discussão sobre trabalhadores em geral e profissionais da educação para o seu ambiente escolar específico, de modo a considerar como são as relações pessoais e profissionais em seu cotidiano. Assim, eles poderão avaliar se há a necessidade e a possibilidade de agir em prol de seu aprimoramento.
Recomendamos que, se houver a possibilidade, os estudantes interajam em inglês durante a realização da atividade desta seção.
Think it over
Objetivo da seção
Autoavaliar a aprendizagem, com destaque para as atividades de compreensão de relatos pessoais e entrevistas e para a produção de entrevistas.
Este é um momento que pode ser aproveitado, se for do seu interesse, para uma verificação do entendimento da turma sobre o que seria “difícil” e o que seria “fácil”. Como essas noções são relativas, saber o que a turma considera “fácil” pode propiciar uma organização de conteúdos e de temas que iniciem com o “fácil” e avancem para o “difícil”.
Se perceber a necessidade de consolidar conhecimentos desta unidade, uma sugestão seria trabalhar com o apêndice There is more e com as Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor.
Habilidade desenvolvida em Pit stop
• ( ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“I like providing a nutritious and economic meal to the pupils . We like to encourage them to try new dishes and flavours to broaden their minds. I enjoy the company of the staff and the good teamwork we have.”
( página 102)
“Do you like sports?
reticências
I love doing P.E. because it keeps you fit and I love teaching it too.”
( página 104)
Subject/Sujeito |
Verb/Verbo |
Noun/Phrase/Complemento |
---|---|---|
I/You |
like |
sports |
He/She/It |
loves |
playing with friends |
We/You/They |
enjoy |
P.E. |
Subject/Sujeito |
Auxiliary verb + main verb/Verbo auxiliar + verbo principal |
Noun/Phrase/Complemento |
---|---|---|
I/You |
don’t like |
rugby |
He/She/It |
doesn’t enjoy |
playing with friends |
We/You/They |
don’t like |
waking up early |
Auxiliary verb/Verbo auxiliar |
Subject/Sujeito |
Main verb/Verbo principal |
Noun/Phrase/Complemento |
---|---|---|---|
Do |
I/you |
enjoy |
sports? |
Does |
he/she/it |
love |
playing with friends? |
Do |
we/you/they |
like |
teaching? |
• Quando queremos falar que gostamos, gostamos muito ou não gostamos de fazer algo, podemos empregar o verbo que expressa nossa preferência tanto na fórma do infinitivo com to quanto na fórma do gerúndio com .
Respostas e comentários
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar fórmas de expressar preferências (likes e dislikes), rotinas, vocabulário relacionado a esportes, adjetivos possessivos e question words.
Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar
- ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
- ( ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
- ( ê éfe zero seis éle ih dois três) Empregar, de fórma inteligível, os adjetivos possessivos.
egzâmpol tchu
“My tasks are to prepare and cook both courses (main meal and pudding) . I supervise the team .”
( página 102)
wake up/get up |
leave to/come back from school |
brush (my/your/his/her/our/their) teeth |
have lunch |
take a shower/a bath |
do homework |
have breakfast |
chat with friends |
go to school |
work out |
have classes |
play video games/soccer |
take a test |
have dinner |
have a break/a snack |
go to bed |
• O presente simples ( Prézent simpou) é utilizado para falar de rotinas. Por exemplo: /./.
“Football is my favourite sport .”
( página 104)
“Do you like sports?
Most popular:
Football 21%
Tennis 18%
Athletics 16%
Cricket 10%
Least popular:
Netball 5%
Rugby 5%
Clubs:
There are two clubs that most people wanted to be started at school:
Badminton and Basketball”
( página 104)
athletics |
judo |
badminton |
netball |
basketball |
rugby |
cricket |
swimming |
football (soccer) |
tennis |
golf |
volleyball |
Respostas e comentários
Para aprofundar a prática dos conteúdos presentes nesta sistematização, considere a conveniência de trabalhá-los de fórma lúdica. O vocabulário do âmbito dos esportes pode ser praticado, por exemplo, na fórma de um jogo de cartas elaboradas pelos estudantes com imagens relacionadas a práticas esportivas, no qual quem vira uma carta deve dizer, em inglês, o que está representado nela. Já as expressões de gostos pessoais poderão ser praticadas por meio de um jogo de adivinhação, em que os estudantes de uma equipe tentam adivinhar os gostos de um colega da equipe adversária, vencendo aquela que obtiver mais acertos.
“ We have a new sports teacher at our school who helps with P.E. lessons. His name is Mr. Nicholls and we asked him some questions:
Q1. What is your job at Avenue and why did you choose it?
A2. I trained at Loughborough College. This is my first job.”
( página 104)
SUBJECT / SUJEITO |
POSSESSIVE ADJECTIVES / ADJETIVOS POSSESSIVOS |
---|---|
I |
my |
you |
your |
he |
his |
she |
her |
it |
its |
we |
our |
you |
your |
they |
their |
• Os adjetivos possessivos ( pozéssiv ádjequitifs) indicam uma relação de posse, isto é, que algo pertence a alguém.
“ Q1. What is your job at Avenue and why did you choose it?
Q2. Where did you work before or train for P.E.?”
( página 104)
"And what are the challenges that you face teaching 192 children in this class?"
( página 106; Entrevista)
how |
como |
how long |
por quanto tempo |
what |
qual/quais/o que |
when |
quando |
where |
onde |
which |
qual/quais/o que |
who |
quem |
whom |
quem |
whose |
de quem/a quem pertence |
why |
por que |
• Os pronomes interrogativos () são palavras e expressões utilizadas na construção de perguntas. Elas revelam o tipo de informação que está sendo pedido e sempre iniciam a frase interrogativa.
Respostas e comentários
Referências bibliográficas
AMORIM, Ensinando leitura na sala de aula de Inglês: teoria e prática. In: TADDEI, ê ( edição). Perspectivas: o ensino da língua estrangeira. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 1997.
BRASIL. Lei norteº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sôbre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, página 2, 17 junho 2009.
BUTO, Leitura e interpretação em Língua Inglesa por meio de um conceito de Vygotsky – zê dê pê. In: NORTE, ( coordenação). Desafios para a docência em Língua Inglesa: teoria e prática. São Paulo: Unesp, 2013. página 9-27.
FÁVERO, A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, ( organizador). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/ São Paulo. São Paulo: Humanitas, 2000. página 79-97.
NYSTRAND, ême; WIEMELT, jota When is a text explicit? Formalist and dialogical conceptions. Text, volume 11, número 1, página 25-41, 1991.
VYGOTSKY, A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.