iuniti siquis  gueimis conéquitin de uorld

Fotografia um. Uma menina e um homem vistos da cintura para cima, com corpo voltado para a esquerda, rindo e entretidos. Mais ao fundo, menina de cabelos escuros penteados para trás, com blusa de mangas compridas em azul-claro, olhando para cima sorrindo. Ao lado, um senhor de cabelos escuros e grisalhos, de camisa branca e relógio preto no braço. No rosto, par de óculos de grau e ambos seguram nas mãos controles pretos de videogame.
Fotografia dois. Um menino visto da cintura para cima atrás de uma mesa, à esquerda, de frente para uma mesa vestindo camiseta amarela de mangas compridas em uma sala de estar de frente para outra pessoa que está quase totalmente fora de quadro. Ele está sentado em uma cadeira preta, preso com cintos de segurança no tórax e nos braços há próteses de plástico. Ele olha para frente rindo. Sobre a mesa, botões pequenos em preto e vermelho em um tabuleiro de jogo de damas.
Respostas e comentários

UNIT 6

professor ou professora

O principal objetivo desta unidade é trabalhar os gêneros verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogo, tendo como tema predominante jogos, brincadeiras e passatempos ao redor do mundo. Consideramos relevante abordar esse tema por ele fazer parte da vida social da maioria dos estudantes. Desse modo, eles já têm certa familiaridade com instruções de brincadeiras e passatempos, assim como com tutoriais de jogos.

A unidade possibilita também a reflexão crítica sobre o papel de jogos, brincadeiras e passatempos no mundo social, como um modo de vivenciar a interação, a inclusão e a diversidade. Além disso, jogos são instrumentos bastante adequados para desenvolver não só o raciocínio, mas também valores como solidariedade, ética e trabalho em equipe. Assim, por meio das atividades propostas, espera-se que o aspecto lúdico e o espírito colaborativo relacionados ao tema abordado favoreçam o fortalecimento de relações de parceria e de amizade entre os estudantes. Procura-se, dessa maneira, dar continuidade às reflexões motivadas nas Units 3 e 4, nas quais o ambiente escolar foi tratado como espaço tanto de ampliação de conhecimentos quanto de desenvolvimento da consciência crítica e da formação para a cidadania, por meio de gestos solidários e da valorização dos diferentes profissionais da educação.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia três. Vista do alto para baixo de duas crianças sentadas de frente um para o outro em uma mesa baixa, brincando com um jogo de tabuleiro feito à mão com um caminho de pequenos quadrados. Ao centro, título: Jogo do Conhecimento. À esquerda, uma menina de cabelos escuros com duas tranças grandes e vestido em rosa-claro e bolinhas pretas. À direita, menino de cabelos pretos curtos, com camiseta em cinza e calça jeans azul. Eles estão em uma sala de recreação onde se praticam outras atividades, como é possível notar ao fundo, onde há duas pessoas com os pés descalços em cima de um piso de borracha.
Fotografia quatro. Três crianças vistas da cintura para cima, de frente para um tabuleiro de madeira marrom com peças de xadrez em bege e em marrom escuro. À esquerda, um menino com camiseta vermelha, camisa em azul por cima, olhando para baixo, com a mão esquerda tocando a peça do rei com dois dedos. À sua direita, menina negra o observa, olhando para a peça que ele toca, com cabelos pretos penteados para trás, de blusa branca e outra por cima em azul-claro, com os braços cruzados e apoiados na mesa onde está o tabuleiro. Á direita, um homem negro com o corpo parcialmente à mostra, trajando camiseta azul escura.
Crianças e adultos participando de jogos e brincadeiras.

Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogos.

Tema: jogos ao redor do mundo.

Os objetivos da unidade são:

  • familiarizar-se com os seguintes gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobraduras e tutorial de jogos.
  • refletir sobre jogos como parte da identidade cultural e como práticas sociais e educacionais.
Respostas e comentários

Os conteúdos desta unidade propiciam a interdisciplinaridade com Arte e Educação Física, uma vez que propõem questões desenvolvidas nesses componentes curriculares, como dobraduras e jogos.

As imagens das páginas de abertura procuram levar os estudantes a identificar os jogos como uma fórma de interagir com familiares e amigos. Elas evidenciam, também, o caráter de entretenimento e descontração propiciado por situações nas quais jogar pode ser uma fórma de compartilhar momentos agradáveis com outras pessoas. Na seção Pit stop, ao final da unidade, há questões que retomam a reflexão sobre essas imagens. Avalie a conveniência de antecipá-las para introduzir a discussão sobre jogos e brincadeiras ou de usar alternativas diferentes para alcançar esse propósito.

As imagens em questão também têm o objetivo de promover uma discussão sobre o papel do idoso na sociedade brasileira. Com isso, possibilitam ampliar o debate sobre o respeito, os direitos e a não discriminação dessa parcela importante da população, conforme determina a Lei norteº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.

Partimos do pressuposto de que atividades lúdicas, como as desta unidade, favorecem as práticas de linguagem oral entre os estudantes. Desse modo, habilidades relacionadas com a interação em inglês podem ser reforçadas de fórma significativa.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista do alto para baixo, de duas crianças brincando com um brinquedo tradicional feito em madeira, com doze pares de buracos escavados, onde há várias sementes verdes. Os dois são negros, cabelos pretos, de blusa e calça estampadas em amarelo, laranja e cinza. À direita, ao fundo, outro menino mostrado parcialmente, sentado. Ele aparece do pescoço para baixo, usando camiseta azul e bermuda vermelha.
Crianças brincando de “”.

II.

Fotografia. Imagem de um menino pulando amarelinha desenhada no chão de uma rua. O menino é pardo, os cabelos escuros, camiseta vermelho claro, bermuda azul e tênis pretos, com o corpo no ar. Em segundo plano, outras quatro crianças em pé, vistos de forma desfocado ao fundo. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes. No alto, céu azul com nuvens.
Crianças brincando de “amarelinha”.
  1. O que as duas imagens têm em comum?
  1. Pelas imagens, como seriam essas brincadeiras? Vocês conhecem alguma brincadeira parecida?

c. Para vocês, qual é a importância de brincadeiras como as representadas nas imagens para crianças e jovens?

Did you know?

é um grupo de jogos de tabuleiro originados na África. Os tabuleiros são normalmente de madeira, com duas ou mais fileiras de casas. As peças costumam ser pequenas conchas ou sementes secas. O nome desse grupo de jogos varia segundo a região.

Ícone de atividade no caderno.
Fotografia. Vista geral de campo com grama verde, com jovens jogando com camiseta vermelha, bermuda preta. À esquerda, uma pessoa com os braços para cima e à direita e perto dela uma bolinha amarela. À direita, um menino com o corpo no ar e pernas separadas. Eles têm cintos pretos com sacos compridos de diferentes cores, amarelo e vermelho. Ao fundo, outros jovens com o mesmo tipo de uniforme, carros, casas e árvores.
jôgo de “quiorarri” na Nova Zelândia.

II.

Fotografia. Local com solo arenoso claro, com seis homens indígenas jogando. Eles têm cabelos pretos, sem camiseta e bermuda em azul e vermelho, alguns com cocares sobre a cabeça com penas em amarelo. Todos seguram hastes de madeira que usam para empurrar algo que não está identificado na foto e ao fundo, outras pessoas vistas parcialmente acompanham a partida.
jôgo de “ronkrã” no Pará, Brasil.

III.

Fotografia. Vista geral de local com areia clara e jovens jogando. À esquerda, um menino visto de costas, com camiseta e bermuda em branco. No alto, bola de futebol em branco e preto. À direita, um jovem branco, cabelos escuros, de blusa clara e bermuda em azul-escuro, com o corpo para inclinado para baixo e mão direita para cima, que acabou de cabecear a bola. Na parte direita, uma menina em pé, parda. cabelos escuros compridos, blusa colorida e shorts azul, de chapéu em bege sobre cabeça. Ao fundo, outros jovens em pé observam os três jogando. Ao fundo, o mar com ondas. No alto, céu em azul sem nuvens.
jôgo de “altinho” no Rio de Janeiro, Brasil.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

1a Resposta esperada: ambas mostram crianças brincando.

1b Respostas pessoais.

1c Resposta pessoal.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Expandir a percepção sobre diferentes fórmas de brincar e de jogar, ampliando a contextualização iniciada nas páginas de abertura.

O tema da unidade é apresentado por meio de imagens que remetem à diversidade cultural no universo lúdico. As duas imagens da questão 1 mostram crianças de culturas distintas brincando e têm o objetivo de estimular a discussão sobre diferentes tipos de brincadeira e a importância delas na vida dos jovens. Procura-se instigar, de modo indireto, a reflexão sobre as mudanças de hábitos ao longo do tempo, sobretudo nas cidades. Se, há alguns anos, as atividades de lazer em locais públicos, como a rua ou a praça, eram comuns entre as crianças, atualmente, em muitos contextos, as atividades de lazer ocorrem em ambientes fechados e/ou individualmente. Por essa razão, é possível que os estudantes desconheçam brincadeiras tradicionais como a amarelinha e outras que você, professor ou professora, pode mencionar, caso julgue apropriado. No caso do mancala, se achar conveniente e houver a possibilidade, estimule os estudantes a pesquisar sobre os jogos de tabuleiro dessa família, para ampliar as informações apresentadas em Did you know?.

A questão 2 explora imagens de dois jogos brasileiros e um neozelandês para que os estudantes tenham um primeiro contato com a descrição de jogos populares em culturas distintas.

Habilidade desenvolvida em Time to Think


Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

  1. Jogo semelhante ao hóquei sobre grama, é jogado em um campo de tamanho similar ao de futebol.
  1. Jogo de contato e de velocidade cujo objetivo consiste em passar e segurar uma bola tecida em linho, em um campo circular.

c. Jogo em formato de roda, em que cada um só pode dar até dois toques por vez na bola, sem usar as mãos. O objetivo é não deixar a bola cair no chão.

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês conhecem algum dos jogos descritos na questão 2 ou algum jogo parecido com eles? qual ou quais?
    1. Qual jôgo pareceu mais interessante? Por quê?
    1. Ao comparar esses jogos com os eletrônicos, que semelhanças e diferenças vocês observam?
    1. Que jogos ou brincadeiras são muito populares em sua região?
Ícone de atividade oral.

4.

Cartaz. Fundo em verde-claro. Texto:RELEMBRANDO O PASSADO. Brincadeiras divertidas que faziam a alegria da garotada podem ser resgatadas pelos pais. BOLINHA DE GUDE. Com as opções mata-mata ou jogo do mata, a bolinha de gude reunia a molecada nas ruas em grandes disputas. Muitas crianças tinham coleções das mais variadas bolinhas. QUEIMADA. Dois times separados por uma linha central tentavam acertar a bola no adversário para poder retirá-lo da partida. O time com menos eliminações vencia. AMARELINHA. Dez quadrados desenhados no chão cavam entre o céu e o inferno. Uma pedra era jogada no número um e a criança deveria pular o devido quadrado e dar sequência nos outros números. PEGA-PEGA. Uma das brincadeiras mais conhecidas, exigia habilidade e fôlego das crianças. Enquanto uma começava a rodada, as outras corriam para não serem pegas.

RELEMBRANDO o passado. Jornal do Trem, Osasco, 14 outubro 2016.

  1. No lugar onde vocês moram, essas são brincadeiras do passado ou ainda são comuns? Por quê?
  1. Vocês acham que, em alguns lugares, essas brincadeiras não fazem mais a alegria de crianças e adolescentes? Por quê?
  1. Quais brincadeiras atuais vocês acham que serão do passado daqui a alguns anos? Por quê?

d. Vocês acham que as brincadeiras estão bem explicadas no texto? Justifiquem a resposta.

Respostas e comentários

2a: dois

2b: um

2c: três

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

4 Respostas pessoais. Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

A relação entre cultura e lazer é aprofundada na questão 3, que procura estimular a discussão sobre os diferentes modos de jogar e de brincar de acordo com diferentes características geográficas e socioculturais e com o maior ou menor contato com outras fórmas de lazer, associadas às novas tecnologias. Essa pode ser uma oportunidade para sondar os conhecimentos dos estudantes sobre jogos e brincadeiras tradicionais de sua região. Caso observe que a turma não tem esses conhecimentos prévios, se considerar relevante, proponha uma pesquisa na qual os estudantes perguntariam a pessoas mais velhas quais eram as brincadeiras comuns durante sua infância e adolescência.

A questão 4 faz contraste entre o modo como crianças e adolescentes brincam hoje e como brincavam há alguns anos. Caso os estudantes não conheçam as brincadeiras descritas no texto, é recomendável verificar se eles conseguem entender como se brinca apenas lendo as regras apresentadas. Se eles conhecerem, poderão avaliar se as regras estão bem descritas. Você também pode considerar a pertinência de discutir com a turma as razões que provocam o desaparecimento de certas tradições e, ainda, levá-los ao pátio para praticar essas brincadeiras.

Nesta seção, sugerimos que você procure observar a pertinência de ampliar os conhecimentos para o desenvolvimento da unidade, como fórma de amenizar possíveis dificuldades na realização das atividades seguintes.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Fotografia. Um menino em pé com o corpo para a esquerda, de frente para tronco de árvore encostando os olhos fechados em seu braço direito. Ele tem cabelos escuros, de camiseta em verde, bermuda em bege. Ao fundo, local com grama verde e duas crianças vistas de costas, correndo em direção oposta a da criança que está na árvore. À esquerda, uma menina de cabelos escuros e vestes brancas. O menino usa camiseta vermelha e bermuda em preto.
Crianças brincando em um parque.

II.

Pintura. Em uma floresta com árvores durante o dia, há três crianças trajando roupas antigas. À esquerda, há uma criança bem jovem, de cabelo loiro e vestes brancas e colete regata em preto, com um galho fino na mão esquerda levantada e apontando para cima. À direita, escondidas atrás de árvores, há uma pessoa agachada, com lenço rosa sobre a cabeça e ombros, de saia marrom e perto dela, um cesto de palha em marrom e ao fundo, uma menina em pé loira, de blusa de mangas compridas em branco. Há um cesto vazio no chão atrás da pessoa de lenço rosa.
1840. Óleo sobre metal, 17 centímetros por 20 centímetros. Coleção privada, Alemanha.
  1. Que brincadeira as imagens retratam? Destaquem semelhanças e diferenças entre as imagens.
  1. Essa brincadeira é popular em sua região? Expliquem suas regras.
  1. Procurem se lembrar de outras brincadeiras semelhantes que vocês conhecem. Quais são as regras dessas brincadeiras? Compartilhem com a turma.

d. A imagem dois foi retirada do texto que vocês vão ler em ríd tchu lârn. Quais informações vocês acham que vão encontrar sobre essa brincadeira?

Did you know?

(1808-1879) foi um pintor alemão. Seus trabalhos retratam especialmente cenas da vida cotidiana, pintadas com um realismo cuidadoso.

Ícone de atividade oral.
    1. Em inglês, a brincadeira retratada na questão 1 se chama “raidi end siqui ”. Baseando-se nas ações envolvidas nessa brincadeira, como vocês traduziriam esse nome? Consultem o dicionário para confirmar a hipótese.
    1. Comparem os nomes que essa brincadeira tem em sua região e em inglês.
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema e formular hipóteses sobre o texto.

1a Respostas esperadas: esconde-esconde. As imagens mostram crianças fazendo movimentos característicos dessa brincadeira. A primeira é uma fotografia, e a segunda, uma pintura; além disso, na primeira as crianças vestem roupas atuais e, na segunda, roupas de um estilo antigo.

1b Respostas pessoais. Resposta possível: uma criança deve contar até determinado número, com os olhos fechados, enquanto as outras se escondem. Quando acabar de contar, deve procurar os escondidos. Se conseguir encontrá­‑los, ela ganha, caso contrário, ela perde.

1c Respostas pessoais.

1d Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e inferir o sentido de palavras.

2a Resposta esperada: as palavras hide e seek significam “esconder” e “procurar”, respectivamente.

2b Resposta pessoal. Resposta possível: no nome em inglês, são mencionadas as atividades de todos os participantes da brincadeira, os que se escondem e os que procuram; em português, só uma das atividades é mencionada (“esconde-esconde” ou “pique-esconde”).

Reading

Objetivo da seção

Ter contato com gêneros discursivos que apresentam descrição de regras e instruções de jôgo.

Task 1

Na Task 1, optamos por trabalhar com um fragmento de verbete de enciclopédia sobre uma brincadeira popular: o “esconde-esconde” ou “pique-esconde” (hide-and-seek). Esse texto apresenta a descrição de uma brincadeira provavelmente conhecida pela turma, cujas regras são tradicionalmente transmitidas de fórma oral. Os estudantes já foram apresentados a verbetes de dicionários em Starting point e na Unit 2, os quais se aproximam, por seu caráter descritivo, dos verbetes enciclopédicos. As características desse gênero, no entanto, não são abordadas nesta unidade pois serão aprofundadas no volume do 7º ano.

Com o intuito de ativar os conhecimentos prévios sobre a brincadeira descrita no verbete, apresentam-se, em Before reading, imagens para ajudá-los a perceber que, embora o “esconde-esconde” seja uma brincadeira antiga, atravessou o tempo graças à transmissão de conhecimentos de uma geração para outra e continua sendo praticado. Como fórma de introduzir vocabulário novo e avançar na contextualização, destacam-se os termos hide e seek. Estimula-se o emprego da estratégia de fazer inferência, pois consideramos possível inferir o significado das palavras por meio da associação com as ações realizadas na brincadeira. O uso de dicionário ou a consulta na internet podem ser descartados se você achá-los inconvenientes ou se não forem viáveis em seu contexto. Se houver a possibilidade de usar dicionários bilíngues, impressos ou digitais, os estudantes podem também consultar outras palavras relacionadas ao tema.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um um) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
ríd tchu lârn
    • identificar o propósito do texto;
    • verificar como as regras da brincadeira em questão são descritas no verbete de enciclopédia.

Eyes on grammar egzâmpol uan

Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. In one of many forms of the game, the hiders try to run back to base while the seeker is away looking for them; if all of the hiders return safely, the seeker repeats as seeker in the next round.

HIDE-AND-SEEK. In: THE New Encyclopædia Britannica. décima quinta edição Chicago: Encyclopædia Britannica, 1993. página 913.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Na questão 1b de bifór rídin, você explicou as regras que conhece para a brincadeira esconde-esconde. Quais semelhanças existem entre elas e as regras que você acabou de ler?
    1. Observe a primeira frase do texto: “ ”. De que fórma a brincadeira de esconder é descrita?
    1. Volte ao texto e relacione os participantes da brincadeira com as ações que podem realizar.
      1. reticências
      2. reticências
      3. reticências
      4. reticênciasreticênciasreticênciasClôsesreticênciasreticências
Ícone de atividade no caderno.
    1. Esse jogo se destina a que faixa etária?
    1. Normalmente se conta até que número?
    1. Em que trecho do texto é explicado
      1. quem ganha a brincadeira?
      2. quem será a próxima pessoa a procurar?
      3. o que acontece se todos os que estavam escondidos conseguirem voltar ao ponto de partida?
      • reticências
      • reticências
      • reticências
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação explícita e específica no texto.

1a Resposta pessoal.

1 Resposta esperada: é descrita como antiga e popular.

1c: um - closes his or her eyes; dois - opens his or her eyes and tries to find the hiders; três - try to run back to base; quatro - return safely.

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

2a Resposta esperada: crianças.

2b Resposta esperada: até 100.

2c: um - the seeker repeats as seeker in the next round”; dois - the first one found is the next seeker,”; três - the last (hider found) is the winner of the round”

Em Constructing meanings, as questões buscam propiciar a compreensão do conteúdo do texto, observando a importância de uma descrição clara e ordenada das regras para que se possa entender como a brincadeira é realizada. Procura-se, também, chamar a atenção para o vocabulário e para o uso do present simple, tempo verbal comumente empregado em verbetes de enciclopédia e que já foi estudado em unidades anteriores deste volume.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês conhecem a arte representada nesta imagem? Sabem como ela se chama?
Fotografia. Dobradura de um elefante de cor verde, com o corpo para a esquerda, com a tromba para cima, com uma ponta e rabo na outra ponta, pequeno.
  1. Essa arte teve origem em um país oriental. De que país vocês acham que ela é?
  1. Vocês já fizeram algo parecido? O que fizeram e como aprenderam a fazer? Se não fizeram, gostariam de aprender? Por quê?

d. As figuras representadas nesse tipo de arte têm diferentes significados para seus criadores. Na opinião de vocês, qual seria o significado da seguinte figura?

Fotografia. Dobradura de uma tartaruga de cor verde, com quatro patas pequenas, um rabo para a esquerda e a cabeça arredondada à direita.
  1. rigidez
  2. lentidão
  3. vida curta
  4. longevidade

Did you know?

O origâmi é uma arte tradicional japonesa que consiste em dobrar uma folha de papel, transformando-a em figuras de animais, flores, objetos utilitários e geométricos. A palavra vem do japonês ori (dobrar) mais cami (papel). Muitas pessoas praticam essa arte como um passatempo.

Ícone de atividade oral.
    1. Qual é o propósito do texto?
    1. Onde textos como esse podem ser encontrados?
Respostas e comentários

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Resposta possível: sim; é um tipo de dobradura chamada origami.

1b Resposta possível: do Japão.

1d Resposta possível: quatro

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta esperada: ensinar a fazer um origami.

2b Resposta esperada: em livros, revistas ou na internet.

Task 2

Na Task 2, são apresentadas instruções para a elaboração de um origami, arte de dobraduras de origem japonesa que algumas pessoas praticam como passatempo. O texto é verbo-visual, característica que pode facilitar a compreensão das instruções escritas por parte dos estudantes, já que as imagens servem de apôio para o vocabulário trabalhado. Além de terem a oportunidade de explorar um gênero instrucional, os estudantes provavelmente se motivarão com a possibilidade de aprender essa arte, em especial com a questão 3 de Constructing meanings, que os convida a elaborar o origami presente em Read to learn.

As questões de Before reading possibilitam averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre origamis. Mesmo que nunca tenham tido contato com essa arte, provavelmente já fizeram dobraduras e, portanto, as imagens apresentadas na questão 1 parecerão familiares. Com relação ao significado da figura da tartaruga, é importante ressaltar que ela é uma representação simbólica, segundo a cultura japonesa. Embora acreditem que a tartaruga representa uma vida longa de acôrdo com a tradição popular, sugerimos que você avalie a possibilidade de aceitar diferentes opções. De qualquer fórma, seria interessante pedir aos estudantes que justifiquem suas respostas.

ríd tchu lârn
  1. origâmi
    • relacionar texto verbal e texto não verbal;
    • identificar características de instruções de origâmi.

Eyes on grammar egzâmpol tchu

Ilustração. Instruções para criar uma dobradura com dezessete passos. Título na parte inferior direita: A turtle. One. Fold in Half. Um papel quadrado com a parte interna branca e externa amarela, na diagonal, com uma linha pontilhada ao centro, mostrando o vinco da dobradura, formando um triângulo na parte superior e na parte inferior, com uma flecha de cima para baixo mostrando a direção que o papel deve ser dobrado. Two. Fold in Half. O papel com o formato triangular para baixo com uma linha pontilhada na metade do triângulo, com a seta indicando a dobra da direita para a esquerda. Three. Open the pocket from. O papel com o formato triangular tem duas camadas e abertura na base, com uma flecha branca indicando a abertura na camada superior e linha pontilhada no meio do triângulo, além de uma seta indicando a dobra da esquerda para a direita. Four. Flatten to square. A camada de baixo do triângulo continua igual, enquanto a superior está dobrada em formato de losango, com seta apontando para baixo, mostrando a dobra que é feita para deixar a parte de cima em forma de quadrado. Five. Turn over. Há uma seta indicando que é preciso virar a dobradura e deixar o outro lado para cima. Six. Open and flatten the pocket like steps three and four. Uma seta indica o movimento da direita para a esquerda, nos moldes do que foi feito nos passos três e quatro, para criar um quadrado do outro lado do que foi feito anteriormente. Seven. Fold to make creases and fold back. A dobradura em formato de quadrado está com a parte que é aberta para baixo e mostra três linhas pontilhadas formando um triângulo de ponta cabeça, com a ponto dele terminando na parte aberta da dobradura. Eight. Lift the corner up to make pockets. Seta indicando que a parte inferior da dobradura deve ser levantada para cima. Nine. Flatten the pockets. A dobradura está com uma espécie de bolsa em formato de losango e duas setas apontando para o centro indicam que elas devem ser dobradas até se encontrarem no meio. Ten. Cut with a pair of scissors and fold them along the dotted lines.  A dobradura é mostrada do avesso, ainda com a ponta mais fina para cima. Há um ícone de tesoura na ponta, indicando que deve ser feito um corte em linha reta até a metade do losango. Duas setas indicam que cada ponta deve ser aberta em direções diferentes, uma para a esquerda e a outra para a direita. Eleven. Step fold. Atrás das pontas que fora abertas no último passo, há uma pequena ponta da dobradura que deve ser dobrada para frente e para baixo, formando um triângulo e em seguida dobrada para frente e para cima, formando um triângulo menor. É possível notar que se trata da cabeça da tartaruga. Twelve. Fold along the dotted lines. Linhas pontilhadas indicam que as pontas dos triângulos que foram criados após o corte devem ser ocultas dobrando-as para dentro, deixando as bordas retas e não pontudas. É possível notar que são as nadadeiras dianteiras da tartaruga. Thirteen. Fold along the dotted lines. Duas setas indicam que as pontas na parte de baixo da dobradura devem ser levantadas para lados opostos, não ultrapassando a metade da dobradura, formando dois triângulos menores. É possível notar que se tratam das nadadeiras traseiras da tartaruga. Fourteen. Fold along the dotted lines. Setas indicam que as abas que estão entre as nadadeiras frontais e traseiras devem ser dobradas para dentro, formando um hectágono que é o casco da tartaruga. Há uma seta mostrando uma dobra na ponta de baixo, abaixo das nadadeiras. A dobra é semelhante a que foi mostrada no passo para formar a cabeça e é possível notar que se trata do começo da dobra para formar a cauda da tartaruga. Fifteen. Fold along the dotted lines. Seta indicando a última dobra para baixo da parte que foi dobrada no passo anterior, finalizando a dobra que forma a cauda da tartaruga. Sixteen. Turn over. Uma seta indica que é preciso virar a dobradura do avesso. Seventeen. Finished. Dobradura finalizada mostrando um hectágono formando o casco, duas nadadeiras frontais mais longas, duas nadadeiras traseiras em formato de triângulos menores, assim como um triângulo um pouco maior que as nadadeiras traseiras formando a cabeça e finalmente um triângulo muito pequeno na parte de trás, formando a cauda da tartaruga.
Respostas e comentários

Leitura

Em Read to learn, destaca-se como um dos objetivos de leitura que os estudantes verifiquem a relação entre linguagens verbal e não verbal, uma vez que é fundamental não se ater apenas ao texto escrito. Assim, se você, professor ou professora, considerar necessário, ressalte a importância de ler cada instrução e observar atentamente as indicações das imagens. Desse modo, as figuras facilitarão, simultaneamente, a compreensão do vocabulário novo e dos movimentos para fazer o origami.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é a característica principal desse texto?
    1. Por que são usados números no texto?
    1. O que indicam as setas pretas e brancas? Elas são importantes para a compreensão do texto? Por quê?
Ícone de atividade no caderno.
  1. origâmi
    1. A palavra é usada com frequência no texto. O que ela significa? Como você conseguiu chegar a essa resposta?
    1. Relacione as seguintes palavras do texto com as imagens a seguir.
Fotografia. Vista do alto das mãos de uma criança segurando um papel retangular dobrado no meio formando um triângulo, segurando nas pontas e em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos.
Fotografia. Vista do alto dos dedos de uma criança apertando uma dobradura cirando um vinco em um papel vermelho, com o polegar sobre forma triangular e o indicador na ponta inferior, de triângulo invertido e em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos.
Fotografia. Vista do alto das mãos de uma criança cortando uma dobradura em papel vermelho em formato de quadrado com uma tesoura  e em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos, além de algumas folhas de cores diversas.
Fotografia. Vista do alto das mãos de uma criança sobre uma mesa, segurando triângulo feito com papel bege dobrado ao meio. Ao centro da folha, uma dobra demarcada. Em cima da mesa há lápis de diversas cores e três cortadores de papel pequenos e folhas de papel em cores diversas.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e inferir o sentido de palavras.

1a Resposta esperada: indicar os passos para elaborar um origami.

1b Resposta esperada: para representar a sequência das ações descritas.

1c Respostas esperadas: as setas pretas indicam a direção da dobradura e as brancas, as partes referidas da dobradura. Elas são importantes porque complementam as instruções escritas.

Objetivo da questão 2: inferir o sentido de palavras no texto.

2a Resposta esperada: fold significa “dobrar”. Resposta pessoal. Resposta possível: relacionando texto verbal e imagens.

2b: um - foto inferior esquerda; dois - foto superior direita; três - foto superior esquerda: quatro - foto inferior direita.

As questões de Constructing meanings chamam a atenção para os elementos composicionais e estilísticos do gênero instruções de origami. O propósito é que os estudantes observem a função de cada um desses elementos e percebam que a ausência das setas ou dos números, por exemplo, dificultaria a compreensão e, consequentemente, poderia inviabilizar a execução das ações. Do mesmo modo, busca-se evidenciar o emprego do modo imperativo como recurso estilístico característico do gênero em questão.

c. Relacione as seguintes palavras às imagens que as representam.

half  pocket  scissors

Ilustração. Instruções para criar uma dobradura com três passos. Imagem um. Um papel verde dobrado em formato de um triângulo, com uma linha pontilhada na vertical bem no meio e uma seta indo da esquerda para a direita. Na parte inferior, há uma seta branca entrando no meio das camadas da dobradura. Mais abaixo, seta laranja em curva apontando para cima.  Imagem dois. Na parte superior, desenho em traço em forma de quadrado mostrando uma linha pontilhada bem no meio e uma seta indicando movimento de cima para baixo. Há uma seta laranja em curva indicando para baixo, onde há uma dobradura de triângulo com o topo voltado para baixo, com uma linha pontilhada ao centro e seta indicando movimento da direita para a esquerda.  Imagem três. Papel com um losango comprido na parte da frente da dobradura, com uma linha pontilhada em formato de V na ponta de cima. Há um ícone de tesoura indicando um corte nessa ponta. Setas apontando para lados opostos indicam que cada ponta deve ser dobrada em direções opostas, para a esquerda e para a direita, em formato triangular. À esquerda, há uma seta laranja em curva para a direita.
Ícone de atividade oral.
  1. origâmi
    1. Sigam as instruções do texto e façam o origâmi da tartaruga da seguinte fórma: um de vocês vai ler as instruções enquanto o outro faz o origâmi. Caso o colega que esteja fazendo o origâmi não entenda alguma parte das instruções, deve pedir explicações àquele que está lendo e vendo as imagens. Não se esqueçam de que é importante falar em inglês nesse momento.
    1. Caso alguma parte do origâmi não esteja correta, repitam cuidadosamente as instruções e refaçam os procedimentos.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, é possível fazer um origâmi como o da tartaruga da tésqui tchu (rídin) sem seguir as instruções? Por quê?
    1. Na tesqui uon (rídin), vocês leram um verbete de enciclopédia sobre a brincadeira esconde-esconde. Como vocês acham que deveria ser um verbete sobre o origâmi?
    1. Vocês já sabiam que a brincadeira esconde-esconde é antiga e existe em vários países? Por que vocês acham que ela é tão popular?
    1. Por que as brincadeiras precisam ter instruções?
    1. Vocês acham que as brincadeiras são parte da cultura de um povo? Justifiquem.
    1. Os jogos e brincadeiras podem ser úteis no aprendizado de uma língua? Por quê? Caso respondam positivamente, deem exemplos.
Respostas e comentários

2c: pocket; half; scissors

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: identificar informações específicas no texto e reconhecer a função social do gênero instrução de dobradura.

Pós-leitura

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta pessoal. Resposta possível: deveria explicar que é uma arte tradicional japonesa por meio da qual é possível fazer dobraduras com papel para formar diferentes figuras.

1c Respostas pessoais.

1d Resposta esperada: porque, se uma pessoa não conhecer a brincadeira e não receber as instruções, provavelmente não saberá brincar.

1e Respostas pessoais.

1f Respostas pessoais.

Consideramos que a proposta de fazer o origami, ao final da subseção, também contribui para o processo de construção de significados do texto. Caso não seja possível realizar essa atividade em sala, sugerimos que a turma seja motivada a fazer o origami em casa e apresentá-lo na aula seguinte.

Think a little more

As perguntas de Think a little more têm o propósito de levar os estudantes a refletir sobre a função social dos gêneros instruções e verbete de enciclopédia, observando as diferenças entre eles quando se tratar de apresentar as regras de uma brincadeira ou um passatempo. Se julgar apropriado, no item 1b, em vez de apenas dizer como deveria ser um verbete sobre o origami, os estudantes podem elaborar de fato o verbete em inglês, com base nas informações presentes em Did you know? e com o apoio de dicionários, se esses recursos estiverem disponíveis. A pergunta proposta acerca da popularidade do esconde-esconde propicia a reflexão sobre o caráter educativo e integrador das brincadeiras, que, além de distrair, contribuem para aperfeiçoar habilidades, adquirir conhecimentos e promover a interação.

Para ler

Há pouca bibliografia sobre gêneros instrucionais na educação linguística, mas recomendamos a leitura da dissertação de Sumiya (2017), com uma proposta para o ensino de francês, e do artigo de Santos e Nascimento (2012), com uma análise de livros didáticos de português. O livro de Bittencourt (2017) aborda especificamente o origami no ensino de inglês.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
    1. Para ensinar as regras de um jôgo precisamos dar explicações sobre
      1. o objetivo do jôgo.
      2. a fórma de começar o jôgo.
      3. o local onde comprar o jôgo.
      4. o número de participantes.
      5. o modo de marcar os pontos.
      6. o que cada jogador deve fazer.
    1. Que tipos de palavra são importantes para ensinar essas regras?
    1. Vocês já utilizaram a internet para aprender as regras de um jôgo? Como foi essa experiência ou como vocês imaginam que seria?
Fotografia. Vista geral de tabuleiro de madeira, com círculos pequenos em linha, em diversas direções, peças de peões coloridos em amarelo, azul, vermelho e verde, com dois dados, um branco e outro preto.

II.

Fotografia. Vista parcial de cartas de baralho em preto e vermelho do numero 8 com naipe de paus, ouros, espadas e copas.

III.

Fotografia. Vista geral de tabuleiro com peças de xadrez de madeira em cor mais clara à esquerda e cor mais escura à direita. Os reis estão em frente ao outro no meio do tabuleiro.
Ícone de atividade oral.

a. O tutorial de jôgo que vocês vão ouvir se chama . Qual dessas imagens vocês acham que está relacionada ao tutorial?

Ícone de atividade no caderno.
  1. Com base na imagem escolhida, selecionem as palavras que vocês acreditam que vão ouvir no tutorial. Caso seja necessário, consultem um dicionário ou perguntem ao professor.
    1. bóu
    2. carrrd
    3. diôuquer
    4. Piquitchãr
    5. pleier
    6. têibou
Respostas e comentários

Pré-audição

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio acerca do tema do texto e do gênero tutorial de jôgo.

1a: um, dois, quatro, cinco e seis.

1b Resposta pessoal.

1c Respostas pessoais.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta possível: a imagem dois.

2b Respostas possíveis: dois, três, seis, sete e oito.

Listening

Objetivo da seção

Explorar o gênero tutorial de jôgo e familiarizar-se com aspectos dessa fórma de dar instruções.

Os tutoriais de jôgo vêm sendo muito difundidos atualmente na internet, portanto, os estudantes que têm acesso à rede certamente já conhecem esse gênero discursivo. Por essa razão, a questão 1 de Before listening pretende verificar quem já teve algum contato com esses textos. Aqueles que já o conhecem provavelmente se empolgarão e se interessarão em falar mais sobre o assunto e compartilhar seus conhecimentos. Se ainda não o conhecem, espera-se suscitar a curiosidade deles. A questão 2 introduz informações sobre o jôgo crazy 8s”, conhecido como “8 maluco” em português. Embora existam cartas específicas para esse jogo, as do baralho convencional podem ser utilizadas para jogá-lo, conforme apresenta o tutorial de Listen to learn. No item 2a, espera-se que os estudantes, mesmo sem conhecer, identifiquem a imagem correta usando a estratégia de inferência com base no nome do jogo. Quanto ao item 2b, como é possível que os estudantes não saibam o significado de algumas palavras apresentadas, sugerimos considerar as escolhas feitas por eles como hipóteses. Então, nesse momento, não seriam indicadas as respostas corretas. Depois de ouvir o tutorial, poderão voltar a esse item e verificar os acertos.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
  • (ê éfe zero seis éle ih um um) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar os passos para jogar;
    • verificar características de tutoriais de jogos.

Tutorial de jogo – Partes um e dois

Título: How to play “crazy

Data: 12/7/2013

Fonte: MomsMinivan

HOW to play crazy 8s -kids card game - tutorial. [sem local], 12 julho 2013. 1 vídeo (2minutos42segundos). Publicado pelo canal MomsMinivan. Disponível em: https://oeds.link/n6CMUf. Acesso em: 10 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Qual é o objetivo do tutorial?
    1. Ordene as imagens de acordo com a sequência das regras do jôgo.

I.

Fotografia. Mãos de uma pessoa segurando várias cartas de costas em tons coloridos de preto, amarelo, vermelho e branco. Perto dela, à direita, dois montes de cartas separados.

II.

Fotografia. À esquerda, uma pilha de cartas com a face voltada para baixo e à direita outras cartas com a face voltada para cima mostrando os naipes oito de espadas e seis de paus.

III.

Fotografia. A mão esquerda de uma pessoa segura a carta do coringa com imagem de um bobo da corte, um homem com roupa de palhaço em tons de vermelho, amarelo, azul e preto. À direita, uma pilha de cartas com a face voltada para baixo.

IV.

Fotografia. À esquerda, mão de uma pessoa segurando cinco cartas com os naipes valete de ouros, três de espadas, Às de copas, rei de copas e quatro de espadas. À direita, pilha de cartas com a face voltada para baixo, e ao lado direito a carta três de ouros com a face voltada para cima.

V.

Fotografia. Mãos de uma pessoa embaralhando as cartas. Com a mão direita ela segura metade do maço de cartas e mistura com outra metade do maço de cartas que segura com a mão esquerda logo abaixo.

VI.

Fotografia. Mão esquerda de uma pessoa segurando as cartas reis de copas, valete de ouros, seis de copas e três de copas. Com a mão direita, a pessoa pega uma carta do monte com a face voltada para baixo e ao lado, um pilha de cartas com a face voltada para cima, com a carta quatro de espadas com a face voltada para cima.
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações específicas; relacionar elementos verbais e não verbais.

1a Resposta esperada: dar instruções de um jôgo.

1b: três - cinco - um - quatro - seis - dois

O tutorial de jôgo é um gênero que associa linguagens verbal e não verbal; por isso, ao ouvir as instruções sem acompanhar as imagens, pode ser que os estudantes manifestem dificuldade, sobretudo porque também terão de lidar com o vocabulário específico relativo ao jogo. Sugerimos que você avalie se é necessário que ouçam uma ou duas vezes o tutorial completo para ter contato com o conteúdo e, em seguida, ouçam-no novamente, com pausas, quantas vezes você julgar necessárias para poder ordenar as imagens e as instruções nos itens 1b e 2a de Constructing meanings.

Eyes on grammar

Ícone de atividade de áudio.

2.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Numere as instruções do jôgo de acordo com a sequência apresentada.
Ícone de atividade no caderno.
  1. Com base no item 2a, escolha as palavras que marcam a sequência das ações no jogo.
    1. carrrd
    2. dáun
    3. fãrst
    4. dên
Ícone de atividade no caderno.

c. Relacione as palavras do quadro com seu sentido no texto.

deal  place  remove  shuffle  turn over

  1. coloque
  2. distribua
  3. embaralhe
  4. remova
  5. vire
Ícone de atividade no caderno.
  1. Para que foram usados os verbos do item 2c no texto?
    1. Fazer pedidos.
    2. Dar instruções.
    3.  Apresentar possibilidades.
Ícone de atividade oral.

e. Ouça uma vez mais o tutorial para se certificar de que você aprendeu o jogo. Chame seus colegas para jogar “creizi eitchis ” em casa. Durante a partida, se alguém tiver dúvidas, procurem perguntar e dar as instruções em inglês.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. As instruções de jogos apresentadas em fórma de tutorial na internet podem ser úteis para um iniciante? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês consideraram fáceis ou difíceis as instruções de “creizi eitchis ”? Por quê?
    1. Como vocês acham que devem ser as instruções para que uma pessoa consiga entender como participar de um jogo ou de uma brincadeira?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. reticências

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas no texto, características estilísticas e função social do gênero tutorial de jôgo; inferir o sentido de palavras e compreender globalmente o texto.

2a: um - 2

2a: dois - 3

2a: três - 1

2a: quatro - 4

2a: cinco - 5

2b: três; quatro; cinco

2c: um - place; dois - deal; três - shuffle; quatro - remove; cinco - turn over

2d: dois

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto.

Objetivo da questão 1: praticar vocabulário e verbo + sufixo êr.

Recomendamos, igualmente, avaliar a conveniência de realizar o item 2e em sala de aula; entretanto, destacamos que essa seria uma oportunidade de interação em inglês entre os estudantes, já que eles podem ser estimulados a relembrar e citar as instruções para a realização do jôgo.

Caso considere necessário, pode ser interessante reforçar que jogos de cartas existem em diversas culturas e que provavelmente foram criados na China há cêrca de mil anos. Em nossa sociedade, esses jogos costumam estar presentes em muitas casas e fazer parte das diversões familiares.

Think a little more

Espera-se que, ao responder às perguntas de Think a little more, os estudantes manifestem experiências positivas com relação aos conhecimentos adquiridos por meio da atividade. Assim como em outros momentos da unidade, é importante que eles compartilhem suas experiências. Ademais, se já tiverem aprendido algum jogo por meio de tutoriais, poderão falar com propriedade sobre a importância da clareza e da objetividade na apresentação de regras.

Language in action

Objetivo da seção

Explorar o uso de recursos linguístico-discursivos característicos dos gêneros verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogo, principalmente, vocabulário, Imperative e sequence words.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih dois um) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.
  1. Que letras formam a terminação comum a todas as palavras em destaque?
  1. Por que algumas palavras terminam com a letra s?
  1. Relacione as palavras a seguir aos seus significados.
    1. plêi
    • brincar, jogar
    • esconder
    • ganhar, vencer
    • procurar
  1. Compare as palavras do item c com as palavras em destaque no texto. O que a terminação comum às palavras em destaque indica?
    1. Uma pessoa que realiza a ação.
    2. Uma comparação entre dois elementos.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e d.

  1. Que letras formam a terminação comum as palavras "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner"?
  1. Compare as palavras do item c com as palavras em "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner. O que a terminação comum às palavras indica?
    1. Uma pessoa que realiza a ação.
    2. Uma comparação entre dois elementos.
Ícone de atividade no caderno.

2. crêizi

play  player  players

Here’s how to (um)

espaço para resposta

crazy . It’s a great game for kids learning how to (dois)

espaço para resposta

cards for the first time. The object of the game is to be the first person to get rid of all your cards. Here’s how to (três)

espaço para resposta

: deal five cards to each (quatro)

espaço para resposta

, or seven cards if you have only two (cinco)

espaço para resposta

. The (seis)

espaço para resposta

to the left of the dealer goes first . The first (sete)

espaço para resposta

to get rid of all their cards wins. (página 127, Tutorial de jogo - Partes um e umum)

Ícone de atividade no caderno.

3.

Here’s how to play. First, remove the jokers reticências. You don’t need them for this game. Then shuffle the deck. Next, deal five cards to each player, or seven cards if you have only two players. Place the rest of the deck in the center. Turn over the top card. The player to the left of the dealer goes first. Then it’s the next player’s turn. The first player to get rid of all their cards wins. (página 127, Tutorial de jogo - Partes um e umum)

  1. As palavras em destaque ajudam a marcar
    1. a sequência de ações antes e durante o jogo.
    2. a localização dos jogadores em tôrno da mesa.

b. Complete o fragmento de texto a seguir com as palavras adequadas.

Chinese jump rope

(um) (First – Next), you begin with the rope around the ankles of two children. Another child jumps in the rope with both feet. (dois) (First – Then), the child jumps out of the rope with both legs straddling each outside rope. (três) (First – Next), the child jumps from side to side. Finally, the child takes the rope, crosses it using their legs, so that their legs are inside of an décima.

CHINESE Jump Rope. Kids Games. [sem local]. [2011símbolo de ponto de interrogação].

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item a.

As palavras "first", "then" e "next" ajudam a marcar

  1. a sequência de ações antes e durante o jogo.
  2. a localização dos jogadores em torno da mesa.
Respostas e comentários

1a Resposta esperada: êr.

1b Resposta esperada: porque estão no plural.

1c: ih - esconder

1c: í í - brincar, jogar

1c: í í í - procurar

1c: í vê - ganhar, vencer

1d Resposta: ih

Objetivo da questão 2: praticar vocabulário verbo + sufixo êr.

2: ih - play; í í - play; í í í - play; í vê - player; - players; vê í - player; vê í í - player

Objetivo da questão 3: praticar marcadores de sequência temporal.

3a: ih

3b: ih - First; í í - Then; í í í - Next

Nesta seção, o foco recai no vocabulário relacionado ao campo semântico de jogos e brincadeiras, em especial palavras derivadas de verbos com o acréscimo do sufixo êr, no uso do imperativo, com a função específica de dar instruções, e na prática de marcadores de sequência temporal.

Neste ponto da unidade, o vocabulário já é relativamente familiar para os estudantes, visto que já foi explorado em atividades anteriores; portanto, eles provavelmente não terão dificuldade para compreendê-lo.

A questão 3 aborda os marcadores de sequência temporal um recurso estilístico característico das instruções e dos tutoriais. Caso julgue necessário, sugerimos que você avalie fórmas de dar mais suporte aos estudantes para responder às questões desta seção, como a consulta à seção Eyes on grammar e o uso de dicionários, conforme a disponibilidade.

Ícone de atividade no caderno.

4. origâmipê ponto

Versão adaptada acessível

Atividade 4, item b.

As palavras "fold", "open", "cut" e "fold" são

  1. verbos.
  2. adjetivos.
  3. advérbios.
  4. pronomes.

Fold in half” (steps 1 and 2)

Open the pocket (step 3)

Cut with a pair of scissors (step 10)

Fold along the dotted lines” (steps 12 to 15)

  1. Qual é a função das frases?
    1. Dar instruções.
    2. Fazer afirmações.
    3. Descrever situações.
  1. As palavras em destaque são
    1. verbos.
    2. adjetivos.
    3. advérbios.
    4.  pronomes

c. Complete as instruções usando a fórma apropriada dos verbos que estão no quadro.

to cut  to draw  to finish  to fold  to turn over

Ilustração. Instruções para criar uma dobradura com nove passos. Título no canto inferior direito: A pineapple. Um. Uma folha de papel quadrada, com as pontas voltadas para a parte superior e inferior. Há uma linha pontilhada ao centro indicando a dobra, com uma seta com duas pontas mostrando à esquerda e outra para a direita, indicando que o papel deve ser aberto após criar-se o vinco no meio. Dois. A folha de papel quadrada está na mesma posição e há duas linhas pontilhadas indicando que as pontas da esquerda e da direita devem ser dobradas e se encontrar no meio do quadrado, onde há um vinco. Três. A dobradura agora mostra um triângulo longo de ponta cabeça na cor amarela, que é a outra face do papel, e um triângulo menor e baixo na parte de cima, na cor branca, que é a face interna do papel. Uma seta que dá a volta em si mesma indica que a dobradura deve ser virada com a face para baixo. Quatro. A dobradura agora mostra a face amarela do papel. Duas setas, uma da esquerda e a direita e duas linhas pontilhadas formando um V invertido indicam que as pontas devem ser dobradas e se unir ao centro. Uma outra seta na ponta de baixo da dobradura indica que ela deve ser dobrada verticalmente para dentro, de acordo com uma linha pontilhada de cerca de um quinto do comprimento total da altura da dobradura. Cinco. A dobradura agora tem a ponta superior mais alongada, mostrando a parte interna do papel. Um ícone de tesoura no topo da ilustração indica um corte vertical no meio de cerca de um terço do comprimento da altura da dobradura. Duas setas apontando para a esquerda e para a direita indicam que após o corte as pontas devem ser dobradas para fora. Seis. A parte superior da dobradura ficou com dois triângulos, um à esquerda e outro à direita. Há linhas pontilhadas no meio desses dois triângulos indicando uma dobra bem no meio deles. Setas de fora para dentro indicam que as pontas devem ser dobradas para o centro, se sobrepondo. Sete. As pontas que foram dobradas no passo anterior e que se sobrepõem agora devem ser dobradas novamente, desta vez deixando as pontas apontadas para cima, formando dois picos que ficam lado a lado na parte de cima da dobradura. Oito. Uma seta em curva indica que a dobradura deve ser virada do avesso. Nove. Dobradura finalizada mostrando um tipo de hexágono comprido, onde no topo há quatro pontas, sendo duas delas maiores à esquerda e à direita, e duas menores e pontudas, lado a lado no centro e no topo da dobradura.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar o imperativo.

4a: um

4b: um

Quanto ao imperativo, ressalta-se sua função específica nos gêneros instrucionais abordados, ampliando os conhecimentos adquiridos na Unit 3.

1. (um) espaço para resposta along the dotted line to make creases and (dois) espaço para resposta back.

2. espaço para resposta along the dotted lines to meet the center.

3. espaço para resposta.

4. espaço para resposta along the dotted lines.

5. (um) espaço para resposta with a pair of scissors and (dois) espaço para resposta along the dotted lines.

6. espaço para resposta along the dotted lines.

7. espaço para resposta along the dotted line.

8. espaço para resposta.

9. (um) espaço para resposta lines and (dois) espaço para resposta.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar, com três colegas, um tutorial de um jogo que vocês conhecem. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele no Listening.

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Instruções para fazer uma dobradura.

Qual é o tema?Dobradura.

Qual é o objetivo?Ensinar o passo a passo de como fazer uma dobradura para um iniciante.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Por escrito, no mural da sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes da turma, em grupos de quatro.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. Definam qual dobradura pretendem ensinar. Vocês devem saber fazer a dobradura para decidir quais passos deverão aparecer nas instruções.
    1. Antes de começar a escrever, vocês precisam fazer um roteiro com as imagens e os passos que precisarão apresentar aos leitores. É importante lembrar que as instruções devem ser breves e objetivas, ou seja, somente as instruções necessárias deverão ser apresentadas. Para isso, façam uma lista dos pontos que precisam ser explicados para, em seguida, elaborarem as instruções.
    1. De acordo com a dobradura que vocês escolherem, consultem o vocabulário específico necessário para as instruções. Se possível, pesquisem em dicionários ou na internet e busquem as palavras que não conhecem.
    1. Ao elaborar o roteiro, lembrem-se de usar números e setas de diferentes tipos para auxiliar no entendimento.
Respostas e comentários

4c 1: um - Fold; dois - fold

4c 2: Fold

4c 3: Turn over

4c 4: Fold

4c 5: um - Cut; dois - fold

4c 6: Fold

4c 7: Fold

4c 8: Turn over

4c 9: um - Draw; dois - finish

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo e as características composicionais e estilísticas de instruções de dobradura; explorar dicionários e ambientes virtuais para construir repertório lexical.

Writing

Objetivo da seção

Aprofundar os conhecimentos sobre o gênero instruções de dobradura por meio da produção escrita.

professor ou professora, avalie a melhor fórma de propor o encaminhamento apresentado em Toolbox de acordo com o que pode ser efetivamente feito em seu contexto. Consideramos que essa atividade, além de favorecer a prática de conteúdos linguísticos e lexicais, especialmente do modo imperativo e do vocabulário específico do jogo, seja uma oportunidade para promover um momento lúdico em sala de aula por meio da interação em inglês.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • (ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  1. Em textos que têm a função de dar instruções, geralmente se usam verbos no modo imperativo, tais como os que aparecem no lissenin e no rídin (, , tãrni , , , cãt). Em áison grémer, vocês podem estudar esse modo verbal.
  1. É importante se lembrar de escrever as instruções próximas às ilustrações correspondentes.

g. Uma vez que as instruções estejam prontas, vocês devem testá-las com outro grupo. Vejam se eles são capazes de construir a dobradura seguindo as instruções que vocês acabaram de escrever. Caso tenham tido dúvidas, anotem o que perceberem que precisa ser melhorado.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • estão breves e objetivas;
    • contêm todos os passos importantes;
    • apresentam o uso adequado do modo imperativo.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade oral.
    1. O que as imagens mostram? Qual é a relação entre elas e o título da unidade?
    1. Em sua opinião, por que atualmente não é tão comum as crianças brincarem na rua, principalmente nas cidades grandes?
    1. Qual jogo ou brincadeira é muito popular em sua região? Façam uma pesquisa sobre esse jogo ou brincadeira. Procurem saber se existe em outros países e qual seria o nome em inglês.
    1. Pesquisem na internet ou na biblioteca um jôgo ou brincadeira originário de um país falante de inglês. Expliquem a história e as regras do jôgo ou da brincadeira para a turma.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você aprendeu sôbre jogos e brincadeiras com base nas atividades realizadas?
    1. Como você avalia o seu desempenho na realização das atividades desta unidade?

A = ótimo

B = bom

C = razoável

c. Qual atividade você mais gostou de fazer? Por quê?

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do tutorial de jogo.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final do tutorial de jogo.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.

1a Respostas possíveis: pessoas se divertindo com jogos diversos, como eletrônicos e de tabuleiro. Os jogos podem promover a interação entre as pessoas.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Refletir sobre as imagens das páginas de abertura da unidade, considerando as discussões feitas e os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade.

Espera-se que os estudantes, neste ponto da unidade, tenham assumido uma nova perspectiva a respeito da importância que jogos, brincadeiras e passatempos podem ter. Além disso, é possível retomar a reflexão sobre o progressivo desaparecimento das brincadeiras tradicionais, sobretudo nas grandes cidades, e a preferência crescente pelos jogos eletrônicos. Recomendamos que, se houver possibilidade, os estudantes interajam em inglês durante a realização da atividade desta seção.

Sugerimos que verifique se em sua cidade há algum espaço educativo com jogos e brincadeiras. Outra opção seria visitar espaços virtuais com o mesmo fim.

Think it over

Objetivo da seção

Avaliar seu aprendizado, principalmente, da leitura, da audição e da produção oral de instruções de dobradura e tutorais de jogos.

Neste momento, tente estimular a turma a expressar efetivamente sua percepção acerca da aprendizagem do que foi trabalhado na unidade. Os conhecimentos que não estiverem consolidados, por toda turma ou somente por alguns estudantes, podem ser reforçados com atividades complementares elaboradas por você ou as presentes no apêndice There is more e na introdução do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

reticências The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders reticências.”

(página 121)

SUFFIX -ER / SUFIXO -ER

Verb + suffix = new word

deal

+ -er

dealer

hide

+ -r

hider

play

+ -er

player

seek

+ -er

seeker

O sufixo êr é acrescentado a verbos para formar novas palavras. Em alguns casos, as palavras formadas indicam a pessoa que realiza a ação expressa pelo verbo. Quando o verbo termina em ê, acrescenta-se apenas .

egzâmpol tchu

Fold in half”

(página 123)

Open the pocket reticências

(página 123)

INFINITIVE / INFINITIVO

IMPERATIVE / IMPERATIVO

Affirmative

Negative

to fold

Fold in half.

Don’t fold in half.

to open

Open the pocket.

Don’t open the pocket.

O imperativo é o modo verbal usado para expressar ordens, pedidos e sugestões. Ele também é empregado em instruções.

First, remove the jokers from the deck . Then, shuffle the deck. Next, deal five cards to each player .”

(página 127; Tutorial de Jogo - Parte um)

SEQUENCE WORDS / PALAVRAS DE LIGAÇÃO

first

at first
before
earlier
once upon a time

next
then

after
afterwards
later
meanwhile
once
second
soon
the next day

finally

at the end
lastly

Para dar instruções de jogos e outras instruções em geral, normalmente precisamos de palavras para indicar a ordem (sequência) em que as ações devem acontecer. Essas palavras são chamadas de .

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistemar conhecimentos sobre o modo imperativo nas fórmas afirmativa e negativa, alguns marcadores de sequência temporal e o sufixo

Os conteúdos sistematizados nesta seção podem ser praticados de diferentes maneiras, tendo em vista os gêneros explorados na unidade. Os estudantes, em grupos, podem escrever as instruções em inglês de algum jogo ou brincadeira de que gostem e apresentá-las para que os colegas descubram de qual se trata. Nessa atividade, podem usar tanto o modo imperativo quanto os marcadores de sequência temporal e o sufixo êr. Também podem preparar instruções para fazer um origami ou outra dobradura simples que conheçam e compartilhar essas instruções com os colegas.

Referências bibliográficas

BITTENCOURT, M. Origami e o inglês: uma experiência interdisciplinar e lúdica. Curitiba: Appris, 2017.

BRASIL. Lei norteº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sôbre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, página 1, 3 outubro 2003.

SANTOS, L. W.; NASCIMENTO, S. J. S. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, volume 31, página 61-70, 2012.

SUMIYA, A. H. O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. 2017. 174 folhas Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.