iuniti siquis – gueimis conéquitin de uorld
Respostas e comentários
UNIT 6
professor ou professora
O principal objetivo desta unidade é trabalhar os gêneros verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogo, tendo como tema predominante jogos, brincadeiras e passatempos ao redor do mundo. Consideramos relevante abordar esse tema por ele fazer parte da vida social da maioria dos estudantes. Desse modo, eles já têm certa familiaridade com instruções de brincadeiras e passatempos, assim como com tutoriais de jogos.
A unidade possibilita também a reflexão crítica sobre o papel de jogos, brincadeiras e passatempos no mundo social, como um modo de vivenciar a interação, a inclusão e a diversidade. Além disso, jogos são instrumentos bastante adequados para desenvolver não só o raciocínio, mas também valores como solidariedade, ética e trabalho em equipe. Assim, por meio das atividades propostas, espera-se que o aspecto lúdico e o espírito colaborativo relacionados ao tema abordado favoreçam o fortalecimento de relações de parceria e de amizade entre os estudantes. Procura-se, dessa maneira, dar continuidade às reflexões motivadas nas Units 3 e 4, nas quais o ambiente escolar foi tratado como espaço tanto de ampliação de conhecimentos quanto de desenvolvimento da consciência crítica e da formação para a cidadania, por meio de gestos solidários e da valorização dos diferentes profissionais da educação.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogos.
Tema: jogos ao redor do mundo.
Os objetivos da unidade são:
- familiarizar-se com os seguintes gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobraduras e tutorial de jogos.
- refletir sobre jogos como parte da identidade cultural e como práticas sociais e educacionais.
Respostas e comentários
Os conteúdos desta unidade propiciam a interdisciplinaridade com Arte e Educação Física, uma vez que propõem questões desenvolvidas nesses componentes curriculares, como dobraduras e jogos.
As imagens das páginas de abertura procuram levar os estudantes a identificar os jogos como uma fórma de interagir com familiares e amigos. Elas evidenciam, também, o caráter de entretenimento e descontração propiciado por situações nas quais jogar pode ser uma fórma de compartilhar momentos agradáveis com outras pessoas. Na seção Pit stop, ao final da unidade, há questões que retomam a reflexão sobre essas imagens. Avalie a conveniência de antecipá-las para introduzir a discussão sobre jogos e brincadeiras ou de usar alternativas diferentes para alcançar esse propósito.
As imagens em questão também têm o objetivo de promover uma discussão sobre o papel do idoso na sociedade brasileira. Com isso, possibilitam ampliar o debate sobre o respeito, os direitos e a não discriminação dessa parcela importante da população, conforme determina a Lei norteº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.
Partimos do pressuposto de que atividades lúdicas, como as desta unidade, favorecem as práticas de linguagem oral entre os estudantes. Desse modo, habilidades relacionadas com a interação em inglês podem ser reforçadas de fórma significativa.
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
- O que as duas imagens têm em comum?
- Pelas imagens, como seriam essas brincadeiras? Vocês conhecem alguma brincadeira parecida?
c. Para vocês, qual é a importância de brincadeiras como as representadas nas imagens para crianças e jovens?
Did you know?
• é um grupo de jogos de tabuleiro originados na África. Os tabuleiros são normalmente de madeira, com duas ou mais fileiras de casas. As peças costumam ser pequenas conchas ou sementes secas. O nome desse grupo de jogos varia segundo a região.
II.
III.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
1a Resposta esperada: ambas mostram crianças brincando.
1b Respostas pessoais.
1c Resposta pessoal.
Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
Time to think
Objetivo da seção
Expandir a percepção sobre diferentes fórmas de brincar e de jogar, ampliando a contextualização iniciada nas páginas de abertura.
O tema da unidade é apresentado por meio de imagens que remetem à diversidade cultural no universo lúdico. As duas imagens da questão 1 mostram crianças de culturas distintas brincando e têm o objetivo de estimular a discussão sobre diferentes tipos de brincadeira e a importância delas na vida dos jovens. Procura-se instigar, de modo indireto, a reflexão sobre as mudanças de hábitos ao longo do tempo, sobretudo nas cidades. Se, há alguns anos, as atividades de lazer em locais públicos, como a rua ou a praça, eram comuns entre as crianças, atualmente, em muitos contextos, as atividades de lazer ocorrem em ambientes fechados e/ou individualmente. Por essa razão, é possível que os estudantes desconheçam brincadeiras tradicionais como a amarelinha e outras que você, professor ou professora, pode mencionar, caso julgue apropriado. No caso do mancala, se achar conveniente e houver a possibilidade, estimule os estudantes a pesquisar sobre os jogos de tabuleiro dessa família, para ampliar as informações apresentadas em Did you know?.
A questão 2 explora imagens de dois jogos brasileiros e um neozelandês para que os estudantes tenham um primeiro contato com a descrição de jogos populares em culturas distintas.
Habilidade desenvolvida em Time to Think
• Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
- Jogo semelhante ao hóquei sobre grama, é jogado em um campo de tamanho similar ao de futebol.
- Jogo de contato e de velocidade cujo objetivo consiste em passar e segurar uma bola tecida em linho, em um campo circular.
c. Jogo em formato de roda, em que cada um só pode dar até dois toques por vez na bola, sem usar as mãos. O objetivo é não deixar a bola cair no chão.
-
- Vocês conhecem algum dos jogos descritos na questão 2 ou algum jogo parecido com eles? qual ou quais?
- Qual jôgo pareceu mais interessante? Por quê?
- Ao comparar esses jogos com os eletrônicos, que semelhanças e diferenças vocês observam?
- Que jogos ou brincadeiras são muito populares em sua região?
4.
RELEMBRANDO o passado. Jornal do Trem, Osasco, 14 outubro 2016.
- No lugar onde vocês moram, essas são brincadeiras do passado ou ainda são comuns? Por quê?
- Vocês acham que, em alguns lugares, essas brincadeiras não fazem mais a alegria de crianças e adolescentes? Por quê?
- Quais brincadeiras atuais vocês acham que serão do passado daqui a alguns anos? Por quê?
d. Vocês acham que as brincadeiras estão bem explicadas no texto? Justifiquem a resposta.
Respostas e comentários
2a: dois
2b: um
2c: três
3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
4 Respostas pessoais. Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
A relação entre cultura e lazer é aprofundada na questão 3, que procura estimular a discussão sobre os diferentes modos de jogar e de brincar de acordo com diferentes características geográficas e socioculturais e com o maior ou menor contato com outras fórmas de lazer, associadas às novas tecnologias. Essa pode ser uma oportunidade para sondar os conhecimentos dos estudantes sobre jogos e brincadeiras tradicionais de sua região. Caso observe que a turma não tem esses conhecimentos prévios, se considerar relevante, proponha uma pesquisa na qual os estudantes perguntariam a pessoas mais velhas quais eram as brincadeiras comuns durante sua infância e adolescência.
A questão 4 faz contraste entre o modo como crianças e adolescentes brincam hoje e como brincavam há alguns anos. Caso os estudantes não conheçam as brincadeiras descritas no texto, é recomendável verificar se eles conseguem entender como se brinca apenas lendo as regras apresentadas. Se eles conhecerem, poderão avaliar se as regras estão bem descritas. Você também pode considerar a pertinência de discutir com a turma as razões que provocam o desaparecimento de certas tradições e, ainda, levá-los ao pátio para praticar essas brincadeiras.
Nesta seção, sugerimos que você procure observar a pertinência de ampliar os conhecimentos para o desenvolvimento da unidade, como fórma de amenizar possíveis dificuldades na realização das atividades seguintes.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
II.
- Que brincadeira as imagens retratam? Destaquem semelhanças e diferenças entre as imagens.
- Essa brincadeira é popular em sua região? Expliquem suas regras.
- Procurem se lembrar de outras brincadeiras semelhantes que vocês conhecem. Quais são as regras dessas brincadeiras? Compartilhem com a turma.
d. A imagem dois foi retirada do texto que vocês vão ler em ríd tchu lârn. Quais informações vocês acham que vão encontrar sobre essa brincadeira?
Did you know?
• (1808-1879) foi um pintor alemão. Seus trabalhos retratam especialmente cenas da vida cotidiana, pintadas com um realismo cuidadoso.
-
- Em inglês, a brincadeira retratada na questão 1 se chama “ raidi end siqui ”. Baseando-se nas ações envolvidas nessa brincadeira, como vocês traduziriam esse nome? Consultem o dicionário para confirmar a hipótese.
- Comparem os nomes que essa brincadeira tem em sua região e em inglês.
Respostas e comentários
Pré-leitura
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema e formular hipóteses sobre o texto.
1a Respostas esperadas: esconde-esconde. As imagens mostram crianças fazendo movimentos característicos dessa brincadeira. A primeira é uma fotografia, e a segunda, uma pintura; além disso, na primeira as crianças vestem roupas atuais e, na segunda, roupas de um estilo antigo.
1b Respostas pessoais. Resposta possível: uma criança deve contar até determinado número, com os olhos fechados, enquanto as outras se escondem. Quando acabar de contar, deve procurar os escondidos. Se conseguir encontrá‑los, ela ganha, caso contrário, ela perde.
1c Respostas pessoais.
1d Respostas pessoais.
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e inferir o sentido de palavras.
2a Resposta esperada: as palavras hide e seek significam “esconder” e “procurar”, respectivamente.
2b Resposta pessoal. Resposta possível: no nome em inglês, são mencionadas as atividades de todos os participantes da brincadeira, os que se escondem e os que procuram; em português, só uma das atividades é mencionada (“esconde-esconde” ou “pique-esconde”).
Reading
Objetivo da seção
Ter contato com gêneros discursivos que apresentam descrição de regras e instruções de jôgo.
Task 1
Na Task 1, optamos por trabalhar com um fragmento de verbete de enciclopédia sobre uma brincadeira popular: o “esconde-esconde” ou “pique-esconde” (hide-and-seek). Esse texto apresenta a descrição de uma brincadeira provavelmente conhecida pela turma, cujas regras são tradicionalmente transmitidas de fórma oral. Os estudantes já foram apresentados a verbetes de dicionários em Starting point e na Unit 2, os quais se aproximam, por seu caráter descritivo, dos verbetes enciclopédicos. As características desse gênero, no entanto, não são abordadas nesta unidade pois serão aprofundadas no volume do 7º ano.
Com o intuito de ativar os conhecimentos prévios sobre a brincadeira descrita no verbete, apresentam-se, em Before reading, imagens para ajudá-los a perceber que, embora o “esconde-esconde” seja uma brincadeira antiga, atravessou o tempo graças à transmissão de conhecimentos de uma geração para outra e continua sendo praticado. Como fórma de introduzir vocabulário novo e avançar na contextualização, destacam-se os termos hide e seek. Estimula-se o emprego da estratégia de fazer inferência, pois consideramos possível inferir o significado das palavras por meio da associação com as ações realizadas na brincadeira. O uso de dicionário ou a consulta na internet podem ser descartados se você achá-los inconvenientes ou se não forem viáveis em seu contexto. Se houver a possibilidade de usar dicionários bilíngues, impressos ou digitais, os estudantes podem também consultar outras palavras relacionadas ao tema.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um um) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
ríd tchu lârn
-
- identificar o propósito do texto;
- verificar como as regras da brincadeira em questão são descritas no verbete de enciclopédia.
Eyes on grammar – egzâmpol uan
Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. In one of many forms of the game, the hiders try to run back to base while the seeker is away looking for them; if all of the hiders return safely, the seeker repeats as seeker in the next round.
HIDE-AND-SEEK. In: THE New Encyclopædia Britannica. décima quinta edição Chicago: Encyclopædia Britannica, 1993. página 913.
constrãquitchion minins
-
- Na questão 1b de bifór rídin, você explicou as regras que conhece para a brincadeira esconde-esconde. Quais semelhanças existem entre elas e as regras que você acabou de ler?
- Observe a primeira frase do texto: “ ”. De que fórma a brincadeira de esconder é descrita?
- Volte ao texto e relacione os participantes da brincadeira com as ações que podem realizar.
- reticências
- reticências
- reticências
- reticências reticências reticências Clôses reticências reticências
-
- Esse jogo se destina a que faixa etária?
- Normalmente se conta até que número?
- Em que trecho do texto é explicado
- quem ganha a brincadeira?
- quem será a próxima pessoa a procurar?
- o que acontece se todos os que estavam escondidos conseguirem voltar ao ponto de partida?
- reticências
- reticências
- reticências
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação explícita e específica no texto.
1a Resposta pessoal.
1 bê Resposta esperada: é descrita como antiga e popular.
1c: um - closes his or her eyes; dois - opens his or her eyes and tries to find the hiders; três - try to run back to base; quatro - return safely.
Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.
2a Resposta esperada: crianças.
2b Resposta esperada: até 100.
2c: um - “ the seeker repeats as seeker in the next round”; dois - the first one found is the next seeker,”; três - “ the last (hider found) is the winner of the round”
Em Constructing meanings, as questões buscam propiciar a compreensão do conteúdo do texto, observando a importância de uma descrição clara e ordenada das regras para que se possa entender como a brincadeira é realizada. Procura-se, também, chamar a atenção para o vocabulário e para o uso do present simple, tempo verbal comumente empregado em verbetes de enciclopédia e que já foi estudado em unidades anteriores deste volume.
tésqui tchu
bifór rídin
-
- Vocês conhecem a arte representada nesta imagem? Sabem como ela se chama?
- Essa arte teve origem em um país oriental. De que país vocês acham que ela é?
- Vocês já fizeram algo parecido? O que fizeram e como aprenderam a fazer? Se não fizeram, gostariam de aprender? Por quê?
d. As figuras representadas nesse tipo de arte têm diferentes significados para seus criadores. Na opinião de vocês, qual seria o significado da seguinte figura?
- rigidez
- lentidão
- vida curta
- longevidade
Did you know?
• O origâmi é uma arte tradicional japonesa que consiste em dobrar uma folha de papel, transformando-a em figuras de animais, flores, objetos utilitários e geométricos. A palavra vem do japonês ori (dobrar) mais cami (papel). Muitas pessoas praticam essa arte como um passatempo.
-
- Qual é o propósito do texto?
- Onde textos como esse podem ser encontrados?
Respostas e comentários
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivo: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
1a Resposta possível: sim; é um tipo de dobradura chamada origami.
1b Resposta possível: do Japão.
1d Resposta possível: quatro
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
2a Resposta esperada: ensinar a fazer um origami.
2b Resposta esperada: em livros, revistas ou na internet.
Task 2
Na Task 2, são apresentadas instruções para a elaboração de um origami, arte de dobraduras de origem japonesa que algumas pessoas praticam como passatempo. O texto é verbo-visual, característica que pode facilitar a compreensão das instruções escritas por parte dos estudantes, já que as imagens servem de apôio para o vocabulário trabalhado. Além de terem a oportunidade de explorar um gênero instrucional, os estudantes provavelmente se motivarão com a possibilidade de aprender essa arte, em especial com a questão 3 de Constructing meanings, que os convida a elaborar o origami presente em Read to learn.
As questões de Before reading possibilitam averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre origamis. Mesmo que nunca tenham tido contato com essa arte, provavelmente já fizeram dobraduras e, portanto, as imagens apresentadas na questão 1 parecerão familiares. Com relação ao significado da figura da tartaruga, é importante ressaltar que ela é uma representação simbólica, segundo a cultura japonesa. Embora acreditem que a tartaruga representa uma vida longa de acôrdo com a tradição popular, sugerimos que você avalie a possibilidade de aceitar diferentes opções. De qualquer fórma, seria interessante pedir aos estudantes que justifiquem suas respostas.
ríd tchu lârn
- origâmi
- relacionar texto verbal e texto não verbal;
- identificar características de instruções de origâmi.
Eyes on grammar – egzâmpol tchu
Respostas e comentários
Leitura
Em Read to learn, destaca-se como um dos objetivos de leitura que os estudantes verifiquem a relação entre linguagens verbal e não verbal, uma vez que é fundamental não se ater apenas ao texto escrito. Assim, se você, professor ou professora, considerar necessário, ressalte a importância de ler cada instrução e observar atentamente as indicações das imagens. Desse modo, as figuras facilitarão, simultaneamente, a compreensão do vocabulário novo e dos movimentos para fazer o origami.
constrãquitchion minins
-
- Qual é a característica principal desse texto?
- Por que são usados números no texto?
- O que indicam as setas pretas e brancas? Elas são importantes para a compreensão do texto? Por quê?
- origâmi
- A palavra é usada com frequência no texto. O que ela significa? Como você conseguiu chegar a essa resposta?
- Relacione as seguintes palavras do texto com as imagens a seguir.
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e inferir o sentido de palavras.
1a Resposta esperada: indicar os passos para elaborar um origami.
1b Resposta esperada: para representar a sequência das ações descritas.
1c Respostas esperadas: as setas pretas indicam a direção da dobradura e as brancas, as partes referidas da dobradura. Elas são importantes porque complementam as instruções escritas.
Objetivo da questão 2: inferir o sentido de palavras no texto.
2a Resposta esperada: fold significa “dobrar”. Resposta pessoal. Resposta possível: relacionando texto verbal e imagens.
2b: um - foto inferior esquerda; dois - foto superior direita; três - foto superior esquerda: quatro - foto inferior direita.
As questões de Constructing meanings chamam a atenção para os elementos composicionais e estilísticos do gênero instruções de origami. O propósito é que os estudantes observem a função de cada um desses elementos e percebam que a ausência das setas ou dos números, por exemplo, dificultaria a compreensão e, consequentemente, poderia inviabilizar a execução das ações. Do mesmo modo, busca-se evidenciar o emprego do modo imperativo como recurso estilístico característico do gênero em questão.
c. Relacione as seguintes palavras às imagens que as representam.
half pocket scissors
- origâmi
- Sigam as instruções do texto e façam o origâmi da tartaruga da seguinte fórma: um de vocês vai ler as instruções enquanto o outro faz o origâmi. Caso o colega que esteja fazendo o origâmi não entenda alguma parte das instruções, deve pedir explicações àquele que está lendo e vendo as imagens. Não se esqueçam de que é importante falar em inglês nesse momento.
- Caso alguma parte do origâmi não esteja correta, repitam cuidadosamente as instruções e refaçam os procedimentos.
think a lítol mór
-
- Na opinião de vocês, é possível fazer um origâmi como o da tartaruga da tésqui tchu ( rídin) sem seguir as instruções? Por quê?
- Na tesqui uon ( rídin), vocês leram um verbete de enciclopédia sobre a brincadeira esconde-esconde. Como vocês acham que deveria ser um verbete sobre o origâmi?
- Vocês já sabiam que a brincadeira esconde-esconde é antiga e existe em vários países? Por que vocês acham que ela é tão popular?
- Por que as brincadeiras precisam ter instruções?
- Vocês acham que as brincadeiras são parte da cultura de um povo? Justifiquem.
- Os jogos e brincadeiras podem ser úteis no aprendizado de uma língua? Por quê? Caso respondam positivamente, deem exemplos.
Respostas e comentários
2c: pocket; half; scissors
3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: identificar informações específicas no texto e reconhecer a função social do gênero instrução de dobradura.
Pós-leitura
Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos.
1a Respostas pessoais.
1b Resposta pessoal. Resposta possível: deveria explicar que é uma arte tradicional japonesa por meio da qual é possível fazer dobraduras com papel para formar diferentes figuras.
1c Respostas pessoais.
1d Resposta esperada: porque, se uma pessoa não conhecer a brincadeira e não receber as instruções, provavelmente não saberá brincar.
1e Respostas pessoais.
1f Respostas pessoais.
Consideramos que a proposta de fazer o origami, ao final da subseção, também contribui para o processo de construção de significados do texto. Caso não seja possível realizar essa atividade em sala, sugerimos que a turma seja motivada a fazer o origami em casa e apresentá-lo na aula seguinte.
Think a little more
As perguntas de Think a little more têm o propósito de levar os estudantes a refletir sobre a função social dos gêneros instruções e verbete de enciclopédia, observando as diferenças entre eles quando se tratar de apresentar as regras de uma brincadeira ou um passatempo. Se julgar apropriado, no item 1b, em vez de apenas dizer como deveria ser um verbete sobre o origami, os estudantes podem elaborar de fato o verbete em inglês, com base nas informações presentes em Did you know? e com o apoio de dicionários, se esses recursos estiverem disponíveis. A pergunta proposta acerca da popularidade do esconde-esconde propicia a reflexão sobre o caráter educativo e integrador das brincadeiras, que, além de distrair, contribuem para aperfeiçoar habilidades, adquirir conhecimentos e promover a interação.
Para ler
Há pouca bibliografia sobre gêneros instrucionais na educação linguística, mas recomendamos a leitura da dissertação de Sumiya (2017), com uma proposta para o ensino de francês, e do artigo de Santos e Nascimento (2012), com uma análise de livros didáticos de português. O livro de Bittencourt (2017) aborda especificamente o origami no ensino de inglês.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
-
- Para ensinar as regras de um jôgo precisamos dar explicações sobre
- o objetivo do jôgo.
- a fórma de começar o jôgo.
- o local onde comprar o jôgo.
- o número de participantes.
- o modo de marcar os pontos.
- o que cada jogador deve fazer.
- Que tipos de palavra são importantes para ensinar essas regras?
- Vocês já utilizaram a internet para aprender as regras de um jôgo? Como foi essa experiência ou como vocês imaginam que seria?
- Para ensinar as regras de um jôgo precisamos dar explicações sobre
-
II.
III.
a. O tutorial de jôgo que vocês vão ouvir se chama . Qual dessas imagens vocês acham que está relacionada ao tutorial?
- Com base na imagem escolhida, selecionem as palavras que vocês acreditam que vão ouvir no tutorial. Caso seja necessário, consultem um dicionário ou perguntem ao professor.
- bóu
- carrrd
- diôuquer
- Piquitchãr
- pleier
- têibou
Respostas e comentários
Pré-audição
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio acerca do tema do texto e do gênero tutorial de jôgo.
1a: um, dois, quatro, cinco e seis.
1b Resposta pessoal.
1c Respostas pessoais.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
2a Resposta possível: a imagem dois.
2b Respostas possíveis: dois, três, seis, sete e oito.
Listening
Objetivo da seção
Explorar o gênero tutorial de jôgo e familiarizar-se com aspectos dessa fórma de dar instruções.
Os tutoriais de jôgo vêm sendo muito difundidos atualmente na internet, portanto, os estudantes que têm acesso à rede certamente já conhecem esse gênero discursivo. Por essa razão, a questão 1 de Before listening pretende verificar quem já teve algum contato com esses textos. Aqueles que já o conhecem provavelmente se empolgarão e se interessarão em falar mais sobre o assunto e compartilhar seus conhecimentos. Se ainda não o conhecem, espera-se suscitar a curiosidade deles. A questão 2 introduz informações sobre o jôgo “crazy 8s”, conhecido como “8 maluco” em português. Embora existam cartas específicas para esse jogo, as do baralho convencional podem ser utilizadas para jogá-lo, conforme apresenta o tutorial de Listen to learn. No item 2a, espera-se que os estudantes, mesmo sem conhecer, identifiquem a imagem correta usando a estratégia de inferência com base no nome do jogo. Quanto ao item 2b, como é possível que os estudantes não saibam o significado de algumas palavras apresentadas, sugerimos considerar as escolhas feitas por eles como hipóteses. Então, nesse momento, não seriam indicadas as respostas corretas. Depois de ouvir o tutorial, poderão voltar a esse item e verificar os acertos.
Habilidades desenvolvidas em Listening
- ( ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
- ( ê éfe zero seis éle ih um um) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
líssen tchu lârn
-
- identificar os passos para jogar;
- verificar características de tutoriais de jogos.
Tutorial de jogo – Partes um e dois
Título: How to play “crazy ”
Data: 12/7/2013
Fonte: MomsMinivan
HOW to play crazy 8s -kids card game - tutorial. [ sem local], 12 julho 2013. 1 vídeo (2 minutos42 segundos). Publicado pelo canal MomsMinivan. Disponível em: https://oeds.link/n6CMUf. Acesso em: 10 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo do tutorial?
- Ordene as imagens de acordo com a sequência das regras do jôgo.
I.
II.
III.
IV.
V.
VI.
Respostas e comentários
Audição
Compreensão auditiva
Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações específicas; relacionar elementos verbais e não verbais.
1a Resposta esperada: dar instruções de um jôgo.
1b: três - cinco - um - quatro - seis - dois
O tutorial de jôgo é um gênero que associa linguagens verbal e não verbal; por isso, ao ouvir as instruções sem acompanhar as imagens, pode ser que os estudantes manifestem dificuldade, sobretudo porque também terão de lidar com o vocabulário específico relativo ao jogo. Sugerimos que você avalie se é necessário que ouçam uma ou duas vezes o tutorial completo para ter contato com o conteúdo e, em seguida, ouçam-no novamente, com pausas, quantas vezes você julgar necessárias para poder ordenar as imagens e as instruções nos itens 1b e 2a de Constructing meanings.
Eyes on grammar –
2.
- Numere as instruções do jôgo de acordo com a sequência apresentada.
- Com base no item 2a, escolha as palavras que marcam a sequência das ações no jogo.
- carrrd
- dáun
- fãrst
- dên
c. Relacione as palavras do quadro com seu sentido no texto.
deal place remove shuffle turn over
- coloque
- distribua
- embaralhe
- remova
- vire
- Para que foram usados os verbos do item 2c no texto?
- Fazer pedidos.
- Dar instruções.
- Apresentar possibilidades.
e. Ouça uma vez mais o tutorial para se certificar de que você aprendeu o jogo. Chame seus colegas para jogar “ creizi eitchis ” em casa. Durante a partida, se alguém tiver dúvidas, procurem perguntar e dar as instruções em inglês.
think a lítol mór
-
- As instruções de jogos apresentadas em fórma de tutorial na internet podem ser úteis para um iniciante? Justifiquem sua resposta.
- Vocês consideraram fáceis ou difíceis as instruções de “ creizi eitchis ”? Por quê?
- Como vocês acham que devem ser as instruções para que uma pessoa consiga entender como participar de um jogo ou de uma brincadeira?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
Hide-and-seek, old and popular children’s game in which one player closes his or her eyes for a brief period (often counting to 100) while the other players hide. The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders; the first one found is the next seeker, and the last is the winner of the round. reticências
Respostas e comentários
Objetivos da questão 2: identificar informações específicas no texto, características estilísticas e função social do gênero tutorial de jôgo; inferir o sentido de palavras e compreender globalmente o texto.
2a: um - 2
2a: dois - 3
2a: três - 1
2a: quatro - 4
2a: cinco - 5
2b: três; quatro; cinco
2c: um - place; dois - deal; três - shuffle; quatro - remove; cinco - turn over
2d: dois
Pós-audição
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto.
Objetivo da questão 1: praticar vocabulário e verbo + sufixo êr.
Recomendamos, igualmente, avaliar a conveniência de realizar o item 2e em sala de aula; entretanto, destacamos que essa seria uma oportunidade de interação em inglês entre os estudantes, já que eles podem ser estimulados a relembrar e citar as instruções para a realização do jôgo.
Caso considere necessário, pode ser interessante reforçar que jogos de cartas existem em diversas culturas e que provavelmente foram criados na China há cêrca de mil anos. Em nossa sociedade, esses jogos costumam estar presentes em muitas casas e fazer parte das diversões familiares.
Think a little more
Espera-se que, ao responder às perguntas de Think a little more, os estudantes manifestem experiências positivas com relação aos conhecimentos adquiridos por meio da atividade. Assim como em outros momentos da unidade, é importante que eles compartilhem suas experiências. Ademais, se já tiverem aprendido algum jogo por meio de tutoriais, poderão falar com propriedade sobre a importância da clareza e da objetividade na apresentação de regras.
Language in action
Objetivo da seção
Explorar o uso de recursos linguístico-discursivos característicos dos gêneros verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogo, principalmente, vocabulário, Imperative e sequence words.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
- ( ê éfe zero seis éle ih dois um) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.
- Que letras formam a terminação comum a todas as palavras em destaque?
- Por que algumas palavras terminam com a letra s?
- Relacione as palavras a seguir aos seus significados.
- plêi
- brincar, jogar
- esconder
- ganhar, vencer
- procurar
- Compare as palavras do item c com as palavras em destaque no texto. O que a terminação comum às palavras em destaque indica?
- Uma pessoa que realiza a ação.
- Uma comparação entre dois elementos.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a e d.
- Que letras formam a terminação comum as palavras "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner"?
- Compare as palavras do item c com as palavras em "player", players", "seeker", "hiders", "seeker" e "winner. O que a terminação comum às palavras indica?
- Uma pessoa que realiza a ação.
- Uma comparação entre dois elementos.
2. crêizi
play player players
Here’s how to ( um)
crazy . It’s a great game for kids learning how to ( dois)
cards for the first time. The object of the game is to be the first person to get rid of all your cards. Here’s how to ( três)
: deal five cards to each ( quatro)
, or seven cards if you have only two ( cinco)
. The ( seis)
to the left of the dealer goes first . The first ( sete)
to get rid of all their cards wins. ( página 127, Tutorial de jogo - Partes um e um um)
3.
Here’s how to play. First, remove the jokers reticências. You don’t need them for this game. Then shuffle the deck. Next, deal five cards to each player, or seven cards if you have only two players. Place the rest of the deck in the center. Turn over the top card. The player to the left of the dealer goes first. Then it’s the next player’s turn. The first player to get rid of all their cards wins. ( página 127, Tutorial de jogo - Partes um e um um)
- As palavras em destaque ajudam a marcar
- a sequência de ações antes e durante o jogo.
- a localização dos jogadores em tôrno da mesa.
b. Complete o fragmento de texto a seguir com as palavras adequadas.
Chinese jump rope
( um) (First – Next), you begin with the rope around the ankles of two children. Another child jumps in the rope with both feet. ( dois) (First – Then), the child jumps out of the rope with both legs straddling each outside rope. ( três) (First – Next), the child jumps from side to side. Finally, the child takes the rope, crosses it using their legs, so that their legs are inside of an décima.
CHINESE Jump Rope. Kids Games. [ sem local]. [2011 símbolo de ponto de interrogação].
Versão adaptada acessível
Atividade 3, item a.
As palavras "first", "then" e "next" ajudam a marcar
- a sequência de ações antes e durante o jogo.
- a localização dos jogadores em torno da mesa.
Respostas e comentários
1a Resposta esperada: êr.
1b Resposta esperada: porque estão no plural.
1c: ih - esconder
1c: í í - brincar, jogar
1c: í í í - procurar
1c: í vê - ganhar, vencer
1d Resposta: ih
Objetivo da questão 2: praticar vocabulário verbo + sufixo êr.
2: ih - play; í í - play; í í í - play; í vê - player; vê - players; vê í - player; vê í í - player
Objetivo da questão 3: praticar marcadores de sequência temporal.
3a: ih
3b: ih - First; í í - Then; í í í - Next
Nesta seção, o foco recai no vocabulário relacionado ao campo semântico de jogos e brincadeiras, em especial palavras derivadas de verbos com o acréscimo do sufixo êr, no uso do imperativo, com a função específica de dar instruções, e na prática de marcadores de sequência temporal.
Neste ponto da unidade, o vocabulário já é relativamente familiar para os estudantes, visto que já foi explorado em atividades anteriores; portanto, eles provavelmente não terão dificuldade para compreendê-lo.
A questão 3 aborda os marcadores de sequência temporal um recurso estilístico característico das instruções e dos tutoriais. Caso julgue necessário, sugerimos que você avalie fórmas de dar mais suporte aos estudantes para responder às questões desta seção, como a consulta à seção Eyes on grammar e o uso de dicionários, conforme a disponibilidade.
4. origâmi pê ponto
Versão adaptada acessível
Atividade 4, item b.
As palavras "fold", "open", "cut" e "fold" são
- verbos.
- adjetivos.
- advérbios.
- pronomes.
“Fold in half” (steps 1 and 2)
“Open the pocket ” (step 3)
“Cut with a pair of scissors ” (step 10)
“Fold along the dotted lines” (steps 12 to 15)
- Qual é a função das frases?
- Dar instruções.
- Fazer afirmações.
- Descrever situações.
- As palavras em destaque são
- verbos.
- adjetivos.
- advérbios.
- pronomes
c. Complete as instruções usando a fórma apropriada dos verbos que estão no quadro.
to cut to draw to finish to fold to turn over
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: praticar o imperativo.
4a: um
4b: um
Quanto ao imperativo, ressalta-se sua função específica nos gêneros instrucionais abordados, ampliando os conhecimentos adquiridos na Unit 3.
1. ( um) espaço para resposta along the dotted line to make creases and ( dois) espaço para resposta back.
2. espaço para resposta along the dotted lines to meet the center.
3. espaço para resposta.
4. espaço para resposta along the dotted lines.
5. ( um) espaço para resposta with a pair of scissors and ( dois) espaço para resposta along the dotted lines.
6. espaço para resposta along the dotted lines.
7. espaço para resposta along the dotted line.
8. espaço para resposta.
9. ( um) espaço para resposta lines and ( dois) espaço para resposta.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é criar, com três colegas, um tutorial de um jogo que vocês conhecem. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele no Listening.
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Instruções para fazer uma dobradura.
Qual é o tema? Dobradura.
Qual é o objetivo? Ensinar o passo a passo de como fazer uma dobradura para um iniciante.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Por escrito, no mural da sala de aula.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, em grupos de quatro.
túlbóks
-
- Definam qual dobradura pretendem ensinar. Vocês devem saber fazer a dobradura para decidir quais passos deverão aparecer nas instruções.
- Antes de começar a escrever, vocês precisam fazer um roteiro com as imagens e os passos que precisarão apresentar aos leitores. É importante lembrar que as instruções devem ser breves e objetivas, ou seja, somente as instruções necessárias deverão ser apresentadas. Para isso, façam uma lista dos pontos que precisam ser explicados para, em seguida, elaborarem as instruções.
- De acordo com a dobradura que vocês escolherem, consultem o vocabulário específico necessário para as instruções. Se possível, pesquisem em dicionários ou na internet e busquem as palavras que não conhecem.
- Ao elaborar o roteiro, lembrem-se de usar números e setas de diferentes tipos para auxiliar no entendimento.
Respostas e comentários
4c 1: um - Fold; dois - fold
4c 2: Fold
4c 3: Turn over
4c 4: Fold
4c 5: um - Cut; dois - fold
4c 6: Fold
4c 7: Fold
4c 8: Turn over
4c 9: um - Draw; dois - finish
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo e as características composicionais e estilísticas de instruções de dobradura; explorar dicionários e ambientes virtuais para construir repertório lexical.
Writing
Objetivo da seção
Aprofundar os conhecimentos sobre o gênero instruções de dobradura por meio da produção escrita.
professor ou professora, avalie a melhor fórma de propor o encaminhamento apresentado em Toolbox de acordo com o que pode ser efetivamente feito em seu contexto. Consideramos que essa atividade, além de favorecer a prática de conteúdos linguísticos e lexicais, especialmente do modo imperativo e do vocabulário específico do jogo, seja uma oportunidade para promover um momento lúdico em sala de aula por meio da interação em inglês.
Habilidades desenvolvidas em Writing
- ( ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
- Em textos que têm a função de dar instruções, geralmente se usam verbos no modo imperativo, tais como os que aparecem no lissenin e no rídin (, , tãrni , , , cãt). Em áison grémer, vocês podem estudar esse modo verbal.
- É importante se lembrar de escrever as instruções próximas às ilustrações correspondentes.
g. Uma vez que as instruções estejam prontas, vocês devem testá-las com outro grupo. Vejam se eles são capazes de construir a dobradura seguindo as instruções que vocês acabaram de escrever. Caso tenham tido dúvidas, anotem o que perceberem que precisa ser melhorado.
istép béqui
-
- estão breves e objetivas;
- contêm todos os passos importantes;
- apresentam o uso adequado do modo imperativo.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que as imagens mostram? Qual é a relação entre elas e o título da unidade?
- Em sua opinião, por que atualmente não é tão comum as crianças brincarem na rua, principalmente nas cidades grandes?
- Qual jogo ou brincadeira é muito popular em sua região? Façam uma pesquisa sobre esse jogo ou brincadeira. Procurem saber se existe em outros países e qual seria o nome em inglês.
- Pesquisem na internet ou na biblioteca um jôgo ou brincadeira originário de um país falante de inglês. Expliquem a história e as regras do jôgo ou da brincadeira para a turma.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você aprendeu sôbre jogos e brincadeiras com base nas atividades realizadas?
- Como você avalia o seu desempenho na realização das atividades desta unidade?
A = ótimo
B = bom
C = razoável
c. Qual atividade você mais gostou de fazer? Por quê?
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do tutorial de jogo.
Objetivo da questão 2: fazer a versão final do tutorial de jogo.
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.
1a Respostas possíveis: pessoas se divertindo com jogos diversos, como eletrônicos e de tabuleiro. Os jogos podem promover a interação entre as pessoas.
1 Respostas pessoais.
Pit stop
Objetivo da seção
Refletir sobre as imagens das páginas de abertura da unidade, considerando as discussões feitas e os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade.
Espera-se que os estudantes, neste ponto da unidade, tenham assumido uma nova perspectiva a respeito da importância que jogos, brincadeiras e passatempos podem ter. Além disso, é possível retomar a reflexão sobre o progressivo desaparecimento das brincadeiras tradicionais, sobretudo nas grandes cidades, e a preferência crescente pelos jogos eletrônicos. Recomendamos que, se houver possibilidade, os estudantes interajam em inglês durante a realização da atividade desta seção.
Sugerimos que verifique se em sua cidade há algum espaço educativo com jogos e brincadeiras. Outra opção seria visitar espaços virtuais com o mesmo fim.
Think it over
Objetivo da seção
Avaliar seu aprendizado, principalmente, da leitura, da audição e da produção oral de instruções de dobradura e tutorais de jogos.
Neste momento, tente estimular a turma a expressar efetivamente sua percepção acerca da aprendizagem do que foi trabalhado na unidade. Os conhecimentos que não estiverem consolidados, por toda turma ou somente por alguns estudantes, podem ser reforçados com atividades complementares elaboradas por você ou as presentes no apêndice There is more e na introdução do Manual do Professor.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- ( ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“ reticências The seeker then opens his or her eyes and tries to find the hiders reticências.”
( página 121)
Verb + suffix = new word |
||
---|---|---|
deal |
+ -er |
dealer |
hide |
+ -r |
hider |
play |
+ -er |
player |
seek |
+ -er |
seeker |
• O sufixo êr é acrescentado a verbos para formar novas palavras. Em alguns casos, as palavras formadas indicam a pessoa que realiza a ação expressa pelo verbo. Quando o verbo termina em ê, acrescenta-se apenas .
egzâmpol tchu
“Fold in half”
( página 123)
“Open the pocket reticências”
( página 123)
INFINITIVE / INFINITIVO |
IMPERATIVE / IMPERATIVO |
|
---|---|---|
Affirmative |
Negative |
|
to fold |
Fold in half. |
Don’t fold in half. |
to open |
Open the pocket. |
Don’t open the pocket. |
• O imperativo é o modo verbal usado para expressar ordens, pedidos e sugestões. Ele também é empregado em instruções.
“First, remove the jokers from the deck . Then, shuffle the deck. Next, deal five cards to each player .”
( página 127; Tutorial de Jogo - Parte um)
first |
at first |
next |
after |
finally |
at the end |
• Para dar instruções de jogos e outras instruções em geral, normalmente precisamos de palavras para indicar a ordem (sequência) em que as ações devem acontecer. Essas palavras são chamadas de .
Respostas e comentários
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistemar conhecimentos sobre o modo imperativo nas fórmas afirmativa e negativa, alguns marcadores de sequência temporal e o sufixo
Os conteúdos sistematizados nesta seção podem ser praticados de diferentes maneiras, tendo em vista os gêneros explorados na unidade. Os estudantes, em grupos, podem escrever as instruções em inglês de algum jogo ou brincadeira de que gostem e apresentá-las para que os colegas descubram de qual se trata. Nessa atividade, podem usar tanto o modo imperativo quanto os marcadores de sequência temporal e o sufixo êr. Também podem preparar instruções para fazer um origami ou outra dobradura simples que conheçam e compartilhar essas instruções com os colegas.
Referências bibliográficas
BITTENCOURT, M. Origami e o inglês: uma experiência interdisciplinar e lúdica. Curitiba: Appris, 2017.
BRASIL. Lei norteº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sôbre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, página 1, 3 outubro 2003.
SANTOS, L. W.; NASCIMENTO, S. J. S. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, volume 31, página 61-70, 2012.
SUMIYA, A. H. O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. 2017. 174 folhas Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar
- Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
- Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.