iuniti séven eti de endi ofi de dei femili is femili

Fotografia um. Vista geral de local com solo em marrom-claro, com vinte pessoas em pé em fila, homens, mulheres, jovens e crianças. Eles são negros, todos estão descalços, alguns estão sem camisa, outros vestem panos enrolados na cintura formando saias, alguns seguram bexigas, outras parecem apenas esperar por algo. No alto, céu em azul-claro.
Fotografia dois. Três indígenas, uma mulher à esquerda e duas crianças à direita, vistos da cintura para cima. A mulher tem cabelos escuros penteados para a esquerda, com um tipo de colar de palha comprido cobrindo seu peito. Ela olha para a direita e ao lado dela, uma criança com a mão direita lhe segurando o braço esquerdo. Esta usa faixa em azul nos cabelos, sem camiseta e saiote em vermelho. À direita, o menino, mais velho que a menina, está sem camisa e usa um adereço de palha semelhante ao da mulher, mas cobrindo a parte de baixo de seu tronco.
Fotografia três. Vista geral de local com solo em barro de cor marrom-claro, com casa feita de palha, toras de madeira e uma lona branca como telhado. Na parte direita da casa há uma entrada. Há dois homens e uma mulher sentados em frente da casa, com lenços coloridos ao redor da cabeça e vestes longas em branco. Também há uma criança com roupas marrons compridas de frente para a casa. Próximo deles, panelas, bacias e outros utensílios. Ao fundo há morro com vegetação escassa. Mais à frente da casa, há uma pilha de gravetos e galhos finos.
Fotografia quatro. Vista geral de local aberto com pedaços de madeiras fincadas no solo formando uma cerca circular baixa. Perto delas, dois adultos, com vestes em marrom, tecidos coloridos e colar no pescoço. A mulher do lado esquerdo carrega um vasilhame alto com gargalo fino e uma alça, e à direita, o homem, sem camiseta e com saiote da cintura para baixo em azul e vermelho, apoia-se em uma das estacas. Há duas crianças também, uma atrás da cerca e outra do lado direito da fotografia, atrás do adulto. Perto desta, uma galinha preta e marrom. Em segundo plano, à esquerda, uma casa feita com pedaços de madeira com palhas na parte superior. Em segundo plano, árvores com folhas verdes. No alto, céu em azul-claro com nuvens em branco.
Respostas e comentários

UNIT 7

professor ou professora

O objetivo principal desta unidade é trabalhar os gêneros pôster e sinopse de filme e conversa em família. Os dois primeiros são estudados nas atividades de leitura e o terceiro, na seção de audição e fala. Esses gêneros são apresentados tendo como tema central a família. Portanto, a unidade promove uma discussão sobre um assunto socialmente relevante e que faz parte da vida cotidiana de todos. Especialmente na pré-adolescência, fase na qual os estudantes provavelmente se encontram, o debate sobre o papel da família, entendida de fórma ampla, é ainda mais significativo.

Para abordar questões da vida e das relações familiares, foi escolhido o cinema, uma manifestação artística muito próxima da maioria dos estudantes e muito relevante no mundo contemporâneo. Dessa fórma, a unidade destaca uma manifestação artística que, segundo a éle dê bê (BRASIL, 1996), não é contemplada como uma das linguagens do componente curricular Arte e, portanto, contribui para suprir essa carência.

Com o propósito de estabelecer uma relação entre o mundo dos estudantes e a unidade, optamos por incluir alguns filmes que muitos deles devem conhecer, seja pelo cinema, seja pela televisão, pois são grandes produções estadunidenses. No entanto, estimulamos também a aproximação com filmes de outras origens, como nigeriana, franco-suíça e brasileira. Seria interessante que os estudantes assistissem, se possível, ao filme de animação Boy & the World, 2013 (O menino e o mundo, Brasil, 2014), produção brasileira premiada que concorreu ao Oscar 2016 de melhor filme de animação. Cabe lembrar que a Lei norteº 13.006/2014 determina a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de Educação Básica.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia cinco. Sete crianças e uma mulher em pé, negros, carecas,  em local com vegetação seca em bege. Na ponta da esquerda para a direita, crianças menores até a maior. Ambas usam vestes longas em roxo e com colares brancos no pescoço. Ao centro, uma criança com capa por cima em azul. A mulher à direita com um tecido em azul e rosa carrega uma criança nas costas. No alto, céu com muitas nuvens em cinza.
Fotografia seis. Uma mulher agachada ao centro, entre duas crianças. Ela tem cabelos escuros penteados para trás, com lenço em vermelho sobre a cabeça, casaco pesado de mangas compridas em cinza e na ponta inferior em marrom. Ela tem olhos puxados e lábios finos. À esquerda e à direita, duas crianças com capuzes de pele pesados e grossos em marrom, blusa de mangas compridas em azul e detalhes em vermelho, amarelo, branco e verde. As mangas dos casacos de todos têm uma extensão que serve como luvas. Ao fundo, outra mulher carregando um bebê.
Fotografia sete. Em um local aberto, um homem sentado com uma criança sobre o colo dele entre outros dois meninos. O homem tem cabelos e bigode escuro, de vestes brancas e lenço sobre a cabeça em quadriculado marrom e bege. A criança tem cabelos castanhos, veste blusa de mangas compridas em verde, calça em rosa e amarelo e sapatos em marrom. À esquerda, um menino de cabelos pretos lisos, de camisa vermelha de botões debaixo de um colete fechado na cor bege com detalhes em vermelho e outro colete verde aberto, além de calçado cinza com detalhes em amarelo. Do lado direito, menino de cabelos escuros, de blusa de mangas compridas e calçados, tudo em tons de vermelho com detalhes em preto. Ao fundo, local com grama em verde e árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro, sem nuvens e morros ao longe, em bege.
Fotografia oito. Três mulheres em pé, uma ao lado da outra. À esquerda, mulher de cabelos pretos, com chapéu em amarelo com franjas, blusa de mangas compridas em vermelho com detalhes de linhas coloridas em azul, amarelo, vermelho e saiote grande em preto, com estampas. Ela segura na mão esquerda uma ovelha branca. Ao centro, uma outra pessoa com o mesmo tipo de vestimenta, chapéu azul com franjas sobre a cabeça que também segura nas mãos, uma ovelha branca com manchas pretas. A última mulher, à direita, veste o mesmo tipo de roupa, chapéu amarelo mas não segura nenhum animal. Ela olha para frente sorrindo. Ao fundo, local com paredes em marrom-claro e porta verde com rebites e puxadores de ferro.
Famílias ao redor do mundo.

Gêneros discursivos: pôster e sinopse de filme e diálogo familiar.

Tema: vida familiar.

Os objetivos desta unidade são:

  • conhecer os gêneros discursivos pôster e sinopse de filme e diálogo familiar;
  • refletir sôbre a vida familiar.
Respostas e comentários

A família e a escola formam os dois primeiros e principais ambientes de circulação social dos estudantes. Assim, considerando-se que a instituição escolar já foi tema das Units 3 e 5 e também do Projeto Our school in comic strips, ao enfocar as relações familiares, damos continuidade à abordagem de temas relacionados com a vida dos estudantes e ampliamos a reflexão iniciada na Unit 1, visto que a família é um importante elemento de construção identitária.

Para iniciar a discussão acerca do tema, as imagens das páginas de abertura apresentam famílias de diferentes lugares do mundo e com diversas composições. Na seção Pit stop, há uma exploração didática dessas imagens, mas sugerimos que você avalie se seria oportuno comentá-las ou realizar alguma atividade com elas antes de passar à seção Time to think. Esperamos que as imagens da abertura agucem a curiosidade dos estudantes; conviria, portanto, aproveitar esse possível interesse pedindo que imaginem como seriam o local de origem e a vida desses agrupamentos familiares tão distintos.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. À direita, um homem de cabelos pretos, de camiseta azul, segurando no colo, uma bebê. Ele olha para frente, sorrindo e a bebê, de cabelos pretos, tem uma faixa sobre a cabeça em azul-claro e blusa de mangas curtas em branco e preto. Atrás deles, uma mulher vista da cintura para cima, de cabelos pretos com tiara vermelha sobre a cabeça, blusa regata em vermelho e gola em branco, bordada. Ela olha ao longe, com leve sorriso para a esquerda. Ao fundo, vista parcial de um menino moreno, cabelos escuros, de camiseta azul-claro, olhando para a esquerda.

II.

Fotografia. Uma mulher sentada em cadeira de plástico amarela e ao lado dela, três crianças à direita, em pé. A mulher é negra, tem cabelos pretos presos, de blusa de mangas curtas em azul, bermuda em branco e preto, olhando para frente, sorrindo. Perto dela, menino moreno, de cabelos pretos, sem camiseta e com bermuda em vermelho. Na ponta da direita, duas meninas negras de cabelos encaracolados, sendo que uma delas veste regata rosa e a outra uma regata branca e saiote rosa. Ambas olham para frente sorrindo.

III.

Fotografia. Três mulheres e um menino, deitados sobre grama verde, olhando para frente. Da esquerda para a direita: Menina de cabelos crespos escuros, de blusa de alças finas em rosa e branco. Ao lado, mulher de cabelos encaracolados, metade penteada para trás, de blusa de alças em vermelho. As duas têm a cabeça apoiada nos punhos cerrados e cotovelos em contato com a grama. À direita, mulher de cabelos castanhos até os ombros, de blusa de alças em verde-claro, com a mão direita apoiando a cabeça perto da bochecha direita enquanto a mão esquerda segura o punho da mão direita. Mais à direita, um menino de  cabelos castanhos. Todos olham para frente sorrindo, com as pernas dobradas e mostrando as solas dos pés.

IV.

Fotografia. Dois senhores e duas crianças de frente para mesa em um cozinha, vistos da cintura para cima. Da esquerda, para a direita: homem de cabelos grisalhos, com camisa de gola em azul-claro, olhando para baixo, sorrindo, com a mão esquerda sobre um livro aberto. À direita, menina de cabelos trançados, blusa em amarelo e alças em rosa. À direita dela, uma senhora de cabelos grisalhos penteados para trás, segurando nas mãos, um livro e a sua direita, um menino negro, de cabelos pretos, olhando para baixo, de camiseta branca com o dedo indicador da mão esquerda apontando para livro aberto e sorrindo. Ao fundo, paredes com azulejos em branco e geladeira branca.
  1. Para vocês, o que é uma família?
  1. Vocês conhecem famílias como as apresentadas nas imagens?
  1. Como essas famílias se assemelham ou se diferenciam da família de vocês?

d. Vocês consideram importante viver em família? Por quê?

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Refletir sobre os temas família e cinema por meio de imagens, ampliando a contextualização temática iniciada nas páginas de abertura.

Avançando na reflexão iniciada nas páginas de abertura, a questão 1 desta seção mostra imagens de famílias brasileiras com constituições diversas, incluindo famílias de comunidades ribeirinhas e quilombolas. Convém reforçar que, segundo o í bê gê É (2016), famílias formadas por um casal com filho ou filhos correspondem a apenas 42,3% do universo familiar brasileiro, tendo sofrido uma queda substancial de 2005 a 2015. Enquanto isso, é bastante frequente a família composta apenas de mulher e filho ou filhos , representando 16,3% do total. Assim, para a seleção das imagens, foram consideradas essa multiplicidade e a representatividade de estudantes oriundos de composições familiares diversas.

A proximidade temática entre esta unidade e algumas anteriores possibilita um estímulo à interação, já nesta seção, em língua inglesa. Sugerimos que você avalie essa possibilidade, professor ou professora.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero cinco) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
Ícone de atividade oral.
Cena de filme. Filme: O Menino No Espelho. Um homem à esquerda sentado sobre cama, de frente para um menino deitado nela, à direita. O homem tem cabelos escuros, de camisa social roxa claro de mangas compridas e colete em preto. O menino tem cabelos escuros lisos. Ambos se entreolham com um leve sorriso. Ao fundo, quarto com paredes em azul, moveis em madeira, cadeiras e abajur aceso com a saia amarela.
O menino no espelho (2014, Brasil).

II.

Cena de animação. Filme: Valente.  À esquerda, uma menina ruiva de cabelos longos e fartos, encaracolados, com olhos em verde e blusa de mangas compridas em azul-claro. À direita, de frente para a menina, uma mulher de cabelos longos castanhos, com coroa e laço nos cabelos em dourado e roupa de mangas compridas em verde. Ambas se entreolham com olhos arregalados. Ao fundo, local com paredes em pedras.
(2012, iunáited istêits )

III.

Cena de animação. Animação: Bino e Fino. Cinco adultos em pé ano fundo, uma ao lado da outra e quatro crianças à frente delas. No canto superior direito há uma menina muito pequena pairando no ar com par de asas em amarelo, de vestido em preto, cabelos curtos pretos com barra laranja, de braços abertos, sorrindo. Ao fundo, da esquerda para a direita: Homem de cabelos, sobrancelhas e barba em branco, de roupa de mangas compridas em marrom, verde e bege, com par de óculos de grau no rosto. Ao lado dele, um homem de cabelos pretos, de camiseta em amarelo e azul, de botões brancos. Ao lado dele, uma mulher negra de cabelos pretos em coque e blusa de mangas compridas em preto, marrom e bege. Ao lado dela, uma mulher negra, de lenço amarelo cobrindo a cabeça e camiseta da mesma cor e mais a direita, um homem com lenço e vestes de mangas longas com estampa em linhas nas cores azul, bege e marrom. Todos olham para frente, com leve sorriso. As crianças são negras também. Duas meninas de cabelos pretos, uma à esquerda de roupa em preto, marrom e branco, com chuquinhas enquanto a outra tem cabelo preso formando dois coques grandes, vestido em branco e preto e sapatos em vermelho. À direita, há uma criança de cabelos pretos, negra, com par de óculos de grau, olhos vermelhos, de camiseta laranja, bermuda preta e sapatos cinzas. E mais à direita, há um menino de cabelos pretos, de blusa de mangas compridas em verde, calça em preto. Todos olham para frente, sorrindo e de braços abertos.
bino i fino (2011, Nigeria).
  1. Que relações familiares as imagens mostram?
  1. Quais aspectos do relacionamento entre os membros de uma família vocês acham que esses filmes mostram?

c. Caso não conheçam todos esses personagens e as produções em que aparecem, como vocês podem obter mais informações sobre eles?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês gostam de assistir a filmes? Que tipos de filme preferem? Se não gostam, expliquem por quê.
    1. Vocês já viram um pôster de filme? Onde? Caso nunca tenham visto, onde acham que encontrariam um?
    1. Quais informações vocês acham que aparecem em um pôster de filme?
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

2a Resposta possível: pai e filho (imagem um); mãe e filha (imagem dois); filhos, pai, mãe, avô e avó (imagem três).

2c Resposta possível: pesquisando na internet, em revistas e jornais; perguntando a outras pessoas etcétera.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema dos textos e sobre o gênero pôster de filme.

Na questão 2, destacamos famílias presentes em produções cinematográficas de animação e em um desenho animado. Também procuramos diversificar tanto as relações familiares, quanto a origem das produções (Estados Unidos, Brasil e Nigéria). Caso julgue apropriado, esse poderia ser um momento de apresentação de vocabulário relativo à família e, para isso, o Eyes on grammar pode ser consultado.

Os conhecimentos prévios e as vivências dos estudantes podem ser muito diferentes, e você pode aproveitar esta seção para verificar quais pontos da unidade merecem ser abordados de maneira mais ou menos aprofundada.

Para ler

Caso deseje conhecer um pouco mais sobre cinema, sugerimos o livro de Costa (2003).

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora, entendida como produção de sentidos, por meio de dois gêneros discursivos relacionados ao cinema: pôster e sinopse de filmes.

Task 1

A primeira atividade de leitura foi elaborada com o objetivo de explorar um gênero verbo-visual, o pôster de filme. Em Before reading promove-se o contato dos estudantes com esse gênero que, muito provavelmente, faz parte do conhecimento de mundo de toda a turma.

ríd tchu lârn
    • observar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
    • identificar características de pôsteres de filmes.
Pôster de filme. Orientação na vertical, com fundo em azul-claro, com um círculo ao centro nas cores amarelo, laranja, rosa roxo e azul em círculos concêntricos. Ao redor do círculo mais externo, há prédios e construções de formatos e cores diferentes e árvores. Entre eles, uma roda-gigante e torres de alturas diferentes. Há frases espalhadas pelo poster. Na parte superior: BOY & THE WORLD A FILM BY ALÊ ABREU. Na parte inferior: “DAZZLING!” “EXHILARATING” ‘VIBRANT!”, "A FILM OF BEAUTY, WONDER, SADNESS AND JOY". Há duas setas roxas que apontam para caixas de textos. Primeira caixa de texto: A film by Alê Abreu. Segunda caixa de texto: “Dazzling!”, Variety. “Exhilarating!”, The Skinny. “Vibrant!”, The Hollywood Reporter. “A film of beauty, wonder, sadness and joy”, Twitch Film.

II.

Poster da animação. Nome da animação The Legacy of Rubies, mostrando um jovem ao centro, de cabelos crespos pretos, de camiseta em azul, rasgada, um colar com pedra vermelha e calça amarela. Ele olha para a direita, com o braço e mão esquerdos levantados na altura do queixo. Ao fundo, um senhor negro, visto parcialmente dos joelhos para cima. Ele é careca, com sobrancelhas e barba brancas, vestindo toga longa branca, com a mão direita levantada na altura do queixo. Ao fundo, do lado esquerdo, há um grupo de três adultos, sendo um homem e duas mulheres, além de uma criança. Eles usam vestimentas leves, em cores variadas. O homem está sem camisa. Mais ao fundo, desfocada, há uma cidade em tons de verde. No alto, texto: A GERMAN NIGERIAN USA SHORT ANIMATION COPRODUCTION, INSPIRED BY AN AFRICAN FAIRY TALE; WRITTEN & DIRECTED BY EBELE OKOYE, PRODUCED BY SHRINKFISH LTD & EBELE OKOYE WITH THE SUPPORT OF THE FOCUS FEATURES AFRICA FIRST SHORT FILM PROGRAMME.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Quais informações estão presentes nos pôsteres?
    1. Qual pôster tem imagens representando:
      1. o título do filme.
      2. os personagens do filme.
    1. Observe atentamente os dois pôsteres e tente levantar hipóteses sôbre a história de cada filme.
    1. Com base nos pôsteres e em suas hipóteses, qual seria o gênero de cada filme?
      1. aventura
      2. drama
    1. Um dos pôsteres é de um filme brasileiro. Qual deles você acha que é? Justifique sua resposta.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês sabem o que é uma sinopse e para que ela serve? Caso não saibam, perguntem a outros colegas de turma.
Respostas e comentários

Leitura

professor ou professora, os pôsteres estão em uma dimensão suficiente para a leitura dos elementos verbais e não verbais necessários ao desenvolvimento da atividade.

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações específicas e implícitas nos textos; relacionar linguagens verbal e não verbal; compreender globalmente os textos e fazer inferências.

1a Respostas esperadas: o título do filme, uma frase sobre o filme etcétera.

1b um: Pôster um

1b dois: Pôster dois

1c Respostas pessoais. Respostas possíveis: pôster um – a história de um menino que dá a volta ao mundo; pôster dois – a história de um jovem africano que é separado de sua família, o que tem relação com um rubi que ele carrega consigo.

1d um: Boy & the World.

1d dois: The Legacy of Rubies.

1e Resposta pessoal. Resposta possível: Boy & the World, porque o nome do diretor parece ser de um brasileiro.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero sinopse de filme e formular hipóteses.

1a Resposta possível: é um texto breve que serve para informar o leitor sobre o assunto e o conteúdo de uma obra.

Em Read to learn foram utilizados pôsteres de duas produções cujas narrativas permeiam direta ou indiretamente o tema da unidade: Boy & the World, 2013 (O menino e o mundo, Brasil, 2014), filme do diretor brasileiro Alê Abreu, e The Legacy of Rubies (sem título em português, Nigéria/Alemanha, 2015), de Ebele Okoye. Se os estudantes tiverem assistido aos filmes, poderão ampliar a compreensão dos pôsteres com base em seus conhecimentos prévios. Se não tiverem assistido, talvez seja importante orientá-los, durante a leitura, a explorarem ao máximo as informações e as imagens.

Em Constructing meanings, busca-se reforçar a construção de sentidos envolvendo a linguagem verbal e a não verbal. Além disso, destaca-se a elaboração de inferências sobre as produções cinematográficas por meio da observação de seus respectivos pôsteres. Esses textos fazem parte das práticas de leitura do cotidiano, e a produção de inferências sobre seus conteúdos está relacionada à função social desse gênero discursivo.

Task 2

Na segunda atividade de leitura, foi apresentado outro filme com o intuito de trabalhar o gênero sinopse.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
  1. Quais informações vocês acham que uma sinopse deve conter para explicar bem ao leitor o conteúdo de um filme?

c. O texto a seguir é a sinopse do filme brasileiro Eu e meu guarda-chuva. Qual vocês acham que é a história desse filme?

ríd tchu lârn
    • verificar como o enredo de um filme é apresentado em uma sinopse;
    • identificar características de sinopses de filmes.
Contracapa de DVD. Nome do filme Eu e Meu Guarda-Chuva, na vertical, com fundo preto, mostrando um menino da cintura para cima de cabelos escuros, de camisa xadrez em bege, mochila nas costas em preto e olhando ao longe com os olhos bem abertos, no canto superior do poster. Na parte central da imagem há três quadros mostrando cenas do filme. Logo abaixo, texto em branco. Na parte inferior, informações técnicas do filme em branco.

EU e meu guarda-chuva. Direção: Toni Vanzolini. Produção: Conspiração Filmes. Brasil: Fox Film do Brasil, 2010. 1 dêvedê (88 minutos)

Eu e meu guarda-chuva (Brasil, 2010)

Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola – embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Após ler a sinopse, o que você entendeu sobre a história contada no filme?
    1. Quais das seguintes informações estão presentes na sinopse?
      1. O lugar onde a história se passa.
      2. A fórma como a história começa.
      3. A maneira como a história termina.
      4. A história que vai ser desenvolvida.
      5. A época em que a história acontece.
      6. O nome dos principais personagens.
      7. O papel dos personagens principais na história.
Respostas e comentários

1b Resposta possível: o gênero do filme, uma síntese sobre a história, informações sobre os personagens, o local e a época em que ocorre a narrativa etcétera.

Leitura

professor ou professora, reproduzimos a capa do dêvedê para que o suporte da sinopse pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve se dar na reprodução da sinopse que a acompanha.

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar as características composicionais e temáticas do gênero sinopse de filme.

1a Resposta pessoal.

1b: um, dois, quatro, seis

O texto de Read to learn é uma sinopse em português do filme Eu e meu guarda-chuva (Brasil, 2010), dirigido por Toni Vanzolini. Em outras unidades, já empregamos esse recurso de apresentar um texto em português do mesmo gênero discursivo que seria posteriormente trabalhado em inglês. Ao darmos insumos para a ampliação do conhecimento do gênero, a participação na atividade de leitura em inglês avança de fórma mais produtiva.

Nas questões propostas em Constructing meanings, o trabalho desenvolvido é, portanto, fundamentalmente de conhecimento dos elementos temáticos, composicionais e estilísticos do gênero sinopse. Assim, reforçamos também o interesse dos estudantes pela produção cinematográfica brasileira e por temas relativos à cultura dos povos originários do país.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih um zero) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on láine) para construir repertório lexical.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih dois dois) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo () + s.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Você sabe o que significa a palavra Espóiler, que tem sido usada com frequência no Brasil? Veja um dos significados em inglês e depois responda: uma sinopse deve conter ispóilers? Por quê? A sinopse de Eu e meu guarda-chuva tem algum Espóiler? Justifique sua resposta.

spoiler êne

5. information that you are given about what is going to happen in a film, television series, etc. before it is shown to the public.

SPOILER. In: Oxford Learner’s Dictionaries. Oxford: Oxford University Press. Disponível em: https://oeds.link/YWNpn3. Acesso em: 20 abr. 2023.

b. As hipóteses levantadas na questão 1c em bifór rídin estavam corretas? Justifique sua resposta.

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

Pôster de filme. Orientação vertical da animação Rio Two. Em um rio de água azul, em primeiro plano há um  jacaré de cor marrom, com os dentes para fora e parte superior à amostra, de frente. Ele está com os olhos para cima, observando várias araras azuis, filhotes e adultos. Um pouco acima deles, à esquerda, um tucano voa seguindo as araras. Em segundo plano, outros animais e mata densa com folhas em tons de verde. Na parte superior, texto: IT’S ON IN THE AMAZON. Na parte inferior, título do filme: RIO Two.
  1. Vocês conhecem esse filme? Relembrem sua história e seus personagens. Se não conhecem, comentem qual poderia ser o enredo e quais poderiam ser os personagens do filme.
  1. Vocês acham que o pôster chama a atenção para o conteúdo do filme? Por quê?

c. A seguir, vocês vão ler a sinopse desse filme. Que informações vocês esperam encontrar no texto?

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: refletir sobre características composicionais e temáticas do gênero sinopse de filme; compreender globalmente o texto e comprovar hipóteses.

2a Resposta pessoal. Resposta esperada: não, porque quebraria a expectativa do público ao contar detalhes surpreendentes do filme. Não tem, pois não há nenhuma revelação sobre partes importantes do enredo do filme.

2b Resposta pessoal.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

Procuramos alinhar o estudo do gênero sinopse à característica dinâmica do léxico por meio da análise de um verbete de dicionário on-line para o termo spoiler, que é usado com frequência atualmente, sobretudo em contextos digitais. Essa proposta dá continuidade ao trabalho desenvolvido na Unit 2, que aborda a organização de dicionários, inclusive os digitais, a fim de encorajar sua utilização na construção do repertório lexical.

Task 3

Agora que os estudantes têm um conhecimento mais sólido do gênero em questão, a Task 3 apresenta a sinopse da animação Rio 2 (Estados Unidos, 2014), produzida pela Century Fox e Blue Sky Studios e dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. A seleção de um filme muito popular, cuja história a maioria dos estudantes deve conhecer, foi proposital. Assim, unimos o conhecimento genérico, aprofundado na Task 2, ao conhecimento enciclopédico que os estudantes trazem do seu contato com o mundo (MAINGUENEAU, 2004).

ríd tchu lârn
    • observar as informações disponíveis sobre o filme;
    • identificar características de sinopses de filmes.

Eyes on grammar egzâmpols uan en tchu

Contracapa do DVD. Nome da animação Rio 2. Na parte superior, balões mostram personagens dos filmes, entre pássaros e outros animais e pessoas. Na parte superior, texto: WE NEED TO GO INTO THE WILD AND BE BIRDS. Ao centro, texto com a sinopse da animação e logo abaixo, várias araras azuis em local aberto, com a cidade do Rio ao fundo. Céu em azul-claro e nuvens brancas. Na parte inferior, texto em branco e fundo em preto com informações técnicas do filme.

Rio 2 (United States, 2014)

Blu, Jewel and their three kids leave their domesticated life in the city of Rio de Janeiro for a journey to the Amazon rainforest, where they encounter a menagerie of characters born to be wild. Upon arrival, the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws. But things get worse when they realize their Amazonian habitat is under threat and that Blu and Jewel’s old nemesis Nigel the cockatoo is back for revenge.

RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos da América, 2014. 1 dêvedê (101 min).

Did you know?

ararinhas-azuis.

Fotografia. Pousadas em um galho marrom, duas araras em azul-claro, com bico pequeno e olhos em preto. Ao fundo, vegetação de mata.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Que informações você encontrou na sinopse?
      1. Os lugares onde a história se passa.
      2. A época em que a história acontece.
      3. O nome dos principais personagens.
      4. A trama que é narrada.
      5. A fórma como a história começa.
      6. A maneira como a história termina.
    1. Relacione cada uma das seguintes palavras à caracterização feita na sinopse sobre a vida na cidade e na floresta.
Respostas e comentários

Leitura

professor ou professora, reproduzimos a capa do dêvedê para que o suporte da sinopse pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve se dar na reprodução da sinopse.

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações específicas e inferir o sentido de palavra no texto.

1a: um, três, quatro, cinco

1b um: floresta

1b dois: cidade

Nas questões de Constructing meanings, são abordados elementos do assunto do filme, relacionado à família, e é aprofundada a reflexão quanto ao estilo, ao tema e à construção composicional do gênero sinopse.

Reforçamos que, embora algumas respostas esperadas e possíveis da unidade estejam em inglês, cabe a você, professor ou professora, continuar avaliando se sua turma deve discutir os temas e responder às perguntas orais e escritas em português ou em inglês. Sugerimos, sempre que possível, um refôrço da interação em língua inglesa na sala de aula, pois assim pode-se ampliar o contato com o idioma.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Identifique as seguintes informações na sinopse do filme.
      1. O nome do filme.
      2. O nome dos principais personagens.
      3. O lugar onde a história começa.
      4. O lugar para onde os personagens vão no decorrer da história.
      5. O vilão do filme.
    1. Selecione as relações familiares mencionadas na sinopse.
      1. Pai e filha.
      2. Avós e netos.
      3. Avós, pais e filhos.
      4. Pai, mãe e filhos.
    1. Em da sinopse você conseguiu identificar as informações do item 2b?
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Qual pôster da tesqui uon (rídin) despertou mais o interesse de vocês em assistir ao filme? Por quê?
    1. Qual das sinopses vocês acharam mais informativa? Por quê?
    1. Tanto pôsteres quanto sinopses apresentam informações sobre filmes, mas com propósitos diferentes. Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem sua resposta.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Task 1

bifór listenin

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Ilustração. Uma mulher negra, de cabelos pretos com bastante volume e formato arredondado, sentada no sofá com o corpo virado para a direita. Ela usa blusa de mangas compridas de gola em branco, bermuda em verde musgo. À direita, um homem sentado de cabelos e barba escuros, com blusa laranja de mangas compridas e calça azul-claro. A mulher está com a mão esquerda para cima, cenho franzido e homem com as mãos com as palmas unidas. O sofá é cinza e ao fundo, paredes bege e janela branca à esquerda.

II.

Ilustração. A mulher da ilustração anterior está em pé, com a mão direita levantada na altura do peito e de frente para ela, o homem também em pé. Ao fundo, sofá com duas almofadas em bege. No canto direito, escadaria em branco, com corrimão marrom escuro.
  1. As imagens um e dois retratam uma situação semelhante à da conversa que vocês vão ouvir. Que tipo de relação vocês acham que há entre essas pessoas? O que está acontecendo com elas?

b. Na opinião de vocês, qual será o contexto da conversa que vocês vão ouvir?

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas e inferir o sentido de palavras no texto.

2a um Resposta esperada: Rio 2.

2a dois Resposta esperada: Blu, Jewel e Nigel.

2a três Resposta esperada: Rio de Janeiro.

2a quatro Resposta esperada: Amazônia.

2a cinco Resposta esperada: Nigel.

2b: um, quatro

2c Resposta esperada: Blu, Jewel and their three kids leave their domesticated life in the city of Rio de Janeiro e the family comes across Jewel’s long-lost father

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema e os gêneros dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.

1c Resposta possível: sim, porque o pôster tem como propósito divulgar o filme na época de seu lançamento, apresentando o título, os personagens principais e, às vezes, a data da estreia; já a sinopse tem como objetivo oferecer mais informações sobre o filme, apresentando resumidamente a história.

Listening

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: formular hipóteses sobre o tema do texto.

Think a little more

Finalmente, para que os estudantes possam relacionar os conteúdos estudados às suas experiências pessoais, na seção Think a little more são feitas perguntas que visam ao aprofundamento da reflexão crítica iniciada nas atividades anteriores, inclusive a respeito da relação entre os dois gêneros abordados nas Tasks 1 a 3. É pertinente ressaltar que as perguntas sugeridas são apenas um ponto de partida e podem ser expandidas para adequação a seu contexto, professor ou professora, considerando as múltiplas realidades brasileiras.

Para ler

Caso seja do seu interesse ampliar os estudos sobre cinema e ensino, sugerimos a leitura da obra organizada por Bolognini (2007). Ribeiro (2016) também pode ser uma importante contribuição para o trabalho com a multimodalidade característica de gêneros discursivos como pôsteres e filmes.

Listening

Objetivo da seção

Ampliar a reflexão sobre temas acerca das relações familiares em articulação com o cinema, por meio do trabalho com a audição de cenas de filmes que trazem conversas em família.

A seção apresenta o áudio de uma cena do filme The Incredibles (Os Incríveis, Estados Unidos, 2004) e de uma cena de My Life as a Zucchini (Minha Vida de Abobrinha, França/Suíça, 2016).

No Before listening, há imagens que apresentam situações semelhantes às que vivem os personagens de Os Incríveis e de Minha Vida de Abobrinha nos áudios. Espera-se que tanto as imagens como as perguntas propostas sobre elas favoreçam a compreensão dos diálogos.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
Ícone de atividade oral.
    1. A segunda conversa que vocês vão ouvir é com crianças em um orfanato. Qual pode ser o assunto da conversa?
    1. Uma dessas crianças recebe uma correspondência. O que pode ser? Quem vocês acham que pode ter enviado?

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • compreender as situações representadas;
    • identificar características de conversas em família.

Eyes on grammar

Conversa um

Título: The Incredibles

Data: 2004

Fonte: dêvedê The Incredibles

THE Incredibles. Direção: Brad Bird. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2004. 1 dêvedê (115 ême ih êne).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Eyes on grammar

Conversa dois

Título: My Life as a Zucchini

Data: 2016

Fonte: dêvedê My Life as a Zucchini

MY Life as a Zucchini. Direção: Claude Barras. Produção: Armelle Glorennec, Éric Jacquot, Marc Bonny. França, Suíça, 2016. 1 dêvedê (66 minutos).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Quais personagens iniciam a conversa?
      1. filho e filha
      2. mãe e filha
      3. pai e mãe
    1. Essa conversa ocorre em qual momento do dia? Como você conseguiu descobrir essa informação?
      1. pela manhã
      2. à tarde
      3. à noite
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

2.

a.

espaço para resposta
  1. lissenin

b.

espaço para resposta
  1. tâlqui
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual das opções a seguir seria um bom resumo do diálogo?
      1. Uma conversa dos pais com os filhos que brigam muito.
      2. Uma discussão de casal que é interrompida pelos filhos.
    1. As hipóteses que vocês levantaram em bifór listenin sobre a conversa 1 estavam corretas?
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o tema do texto.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva) e fazer inferência.

1a: três

1b: três. Resposta esperada: porque no final eles dizem Good night.”.

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

2a: um

2b: dois

Objetivos da questão 3: compreender globalmente os textos e comprovar hipóteses.

3a: dois

3b Resposta pessoal.

Novamente, ao selecionar os filmes para integrar a atividade, buscamos agrupar uma produção possivelmente conhecida da turma e outra, provavelmente desconhecida, que aborda um tema complexo de fórma muito sensível: crianças que vivem em um orfanato. Sugerimos, então, que você verifique se algum estudante vive uma situação parecida antes de começar esta atividade, para que as questões sejam discutidas de maneira mais cuidadosa.

O trabalho realizado com o primeiro excerto de áudio em Constructing meanings possibilita uma discussão sobre as dificuldades de relacionamento que uma família pode enfrentar. A exploração da segunda gravação acrescenta à temática oportunidades para reflexão crítica sobre a vida de crianças em orfanatos e a relação entre elas, que, a nosso ver, constitui um tipo diferenciado de agrupamento familiar. Dessa fórma, favorece um trabalho envolvendo a delicada situação de crianças que foram abandonadas ou que perderam seus pais.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. As crianças do orfanato estão conversando sobre uma correspondência. A princípio, elas pensam tratar-se de
      1. uma roupa.
      2. uma carta.
      3. um brinquedo.
    1. Quem é a pessoa citada na conversa?
      1. a avó
      2. a mãe
      3. a tia
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

5.

a.

espaço para resposta
  1. rídin

b. améd

espaço para resposta
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual das opções a seguir seria um bom resumo para a conversa 2?
      1. Uma criança órfã triste e ansiosa por receber uma carta da mãe.
      2. Um órfão que está feliz por receber um presente inesperado de um desconhecido.
    1. As hipóteses que vocês levantaram em bifór listenin sobre a conversa 2 estavam corretas?

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês já passaram por uma situação parecida com a da conversa 1? Como resolveram a discussão?
    1. Caso vocês não se sentissem à vontade para conversar sobre determinado assunto com sua família, com quem vocês conversariam?
    1. Vocês gostariam de receber, como na conversa 2, uma carta ou uma mensagem de alguém da família de vocês que estivesse distante? Por quê?
    1. Na opinião de vocês, as crianças que vivem em um orfanato formam uma família? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

“Blu, Jewel and their three kids leave their domesticated life in the city of Rio de Janeiro for a journey to the Amazon rainforest, where they encounter a menagerie of characters born to be wild. Upon arrival, the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws.”

RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos da América, 2014. 1 dêvedê (101 minutos).

Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: compreender globalmente e identificar informações explícitas no texto.

4a: dois

4b: dois

Objetivo da questão 5: identificar informações específicas no texto.

5a: um

5b: dois

Objetivos da questão 6: compreender globalmente os textos e comprovar hipóteses.

6a: um

6b Resposta pessoal.

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre os temas dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.

Objetivo da questão 1: praticar vocabulário de membros da família.

Think a little more

Optamos por não nos aprofundar no aspecto do abandono infantil porque consideramos que somente você, professor ou professora, tem condições de avaliar até que ponto esse assunto pode ser discutido em sala de aula sem ferir a suscetibilidade dos estudantes, ainda tão jovens. Pode ser interessante aproveitar a oportunidade para mostrar, em Think a little more, que crianças vivendo juntas nessa circunstância podem criar laços de natureza familiar.

Language in action

Objetivo da seção

Refletir sobre aspectos lexicais e gramaticais dos gêneros sinopse de filme e conversa em família, com base em cenas de produções cinematográficas e praticar o uso de genitive case e present continuous.

As questões 1 e 2 exploram a reflexão e a prática do vocabulário de membros da família. Sugerimos que você avalie se é necessário criar outras questões, pois os estudantes costumam ter interesse nesse vocabulário que tem relação direta com suas vivências. Convém, como já reforçamos em outros momentos desta unidade, um cuidado específico com relação aos diferentes formatos de família mencionados pela turma.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih um nove) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo tchu bi) e descrever rotinas diárias.
  • (ê éfe zero seis éle ih dois zero) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Bob: Come on. Come on out. It’s OK, kids. We’re just having a discussion.

Violet: Pretty loud discussion.

Bob: Yeah. But that’s OK. But what’s important is that Mommy and I are always a team.

Helen: We’re sorry we woke you. Everything’s OK. Go back to bed. It’s late.

Dash: Good night, Mom. Night, Dad.

THE Incredibles. Direção: Brad Bird. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2004. 1 dêvedê (115 minutos).

  1. Encontre nos fragmentos anteriores
    1. duas palavras que se referem a “mãe”.
    2. duas palavras que se referem a “pai”.
    3. uma palavra que pode se referir a “filhos” (e “filhas”).
Ícone de atividade no caderno.

2.

“Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy e a jovem Eep. Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior.

OS Croods. Direção: Chris Sanders, Kirk DeMicco. Estados Unidos da América: DreamWorks Animation, 2013. 1 dêvedê (98 minutos), color.

brother  children  father  mother  siblings  sister  wife

The Croods Family

Eep Crood has two espaço para resposta um: Thunk, her espaço para resposta dois, and Sandy, her espaço para resposta três. Their espaço para resposta quatro is Uga Crood, espaço para resposta cinco of Grug Crood, the espaço para resposta seis of the three espaço para resposta sete. Gran Crood is Uga’s espaço para resposta oito.

Ícone de atividade no caderno.
  1. página
    1. Que sentido o (apóstrofo seguido da letra indica em e em ”?
      1. abreviação
      2. plural
      3. posse
      4.  tempo
    1. A que personagem do filme se refere cada um dos trechos citados?
Ícone de atividade no caderno.

4. iuse

a.

espaço para resposta
. (irmãos do Jorel)

b.

espaço para resposta
. (amiga da Monica)

c.

espaço para resposta
. (pai do Jorel)

d.

espaço para resposta
(o nome do Cebolinha)
Respostas e comentários

1a um Resposta esperada: Mommy e Mom”.

1a dois Resposta esperada: father e Dad”.

1a três Resposta esperada: kids”.

Objetivo da questão 2: praticar vocabulário de membros da família.

2: um siblings; dois brother; três sister; quatro mother; cinco wife; seis father; sete children; oito mother

Objetivo da questão 3: praticar o genitive case.

3a: três

3b Resposta esperada: Ao pai da Jewel e a Nigel, inimigo de Blue e Jewel.

Objetivo da questão 4: praticar o genitive case.

4a Jorel’s brothers

4b Monica’s friend

4c Jorel’s father

4d Cebolinha’s name

As questões 3 e 4 abordam o caso genitivo, prosseguindo com a reflexão e a prática. Embora não seja um conteúdo gramatical complexo, pode causar estranhamento por causa de sua inexistência no português. Assim, pode ser necessário recorrer à explicação presente na seção Eyes on grammar para complementar a análise proposta na questão 3.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.

5.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. A frase dita por bóbi a déchi na conversa 1 foi
  1. A segunda frase da conversa 2, uma pergunta de jujubi a Sáimon, foi
  1. As frases ditas por déchi e jujubi se relacionam com o que
    1. aconteceu antes da conversa.
    2. vai acontecer depois da conversa.
    3. está acontecendo no momento da conversa.
  1. Neste contexto, as fórmas verbais lissenin e corresponderiam em português, respectivamente, a
    1. “ouvir” e “fazer”.
    2. “ouvido” e “feito”.
    3. “ouvindo” e “fazendo”.

6. faindin nimo (2003)

Reprodução de página de internet.

Coral: Shh, you’re gonna wake the kids.

Marlin: Oh, right. Right.

Coral: Aww, look. They (A) dream / ’re dreaming. We still (B) have / are having to name them.

Dory: Hey! How about we (C) play / ’re playing a game?

Marlin: All right.

FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 minutos).

Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: identificar características estilísticas do gênero conversa em família.

5a: quatro

5b: três

5c: três

5d: três

Objetivo da questão 6: identificar fórmas e usos do present continuous no texto.

6: A – 're dreaming; B – have; C – play; D – 'm thinking; E – 's going on; F – 'm looking.

A partir da questão 5, características linguísticas da conversa em família são abordadas com destaque para o present continuous, que aparece nos dois diálogos de Listen to learn more e em outras conversas exploradas na questão 6.

Reprodução de página de internet.

Dory: OK, I (D) think / ’m thinking of something orange, and it’s smallreticências

Marlin: It’s me.

Dory: Right!

Nemo: Excuse me. Are you all right?

Dory: I don’t know where I amreticências I don’t know what (E) goes on / ’s going on. I think I lost somebody but I, I can’t rememberreticências and I can’t rememberreticências

Nemo: It’s OK, it’s OK. I (F) look / ’m looking for someone, too. Hey, we can look together.

Dory: I’m Dory.

Nemo: I’m Nemo.

FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 minutos).

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é criar e representar, com seus colegas, uma cena de conversa em família. A encenação será uma fórma de brincar de teatro. Vocês já ouviram exemplos e trabalharam com eles no Listening.

1.

sôbre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Conversa em família.

Qual é o tema?Vida em família.

Qual é o objetivo?Encenar para a turma, como se fosse um dia típico na vida de uma família.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Oralmente, na sala de aula ou em outro local da escola.

Quem participará?Todos os estudantes criarão e representarão a cena em grupos.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. O grupo deve decidir o assunto a ser tratado na encenação da conversa em família. Lembrem-se de que alguns temas da vida familiar podem ser delicados para colegas da turma, então é melhor evitá-los.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e identificar características composicionais e estilísticas da conversa em família.

Speaking

Objetivo da seção

Aprofundar os conhecimentos sobre o gênero conversa familiar por meio da produção oral.

Nesta seção, os estudantes são estimulados a criar e representar com os colegas uma cena de conversa em família, como uma fórma de brincar de fazer teatro. Como no 6º ano os estudantes costumam ter, em média, entre 11 e 12 anos, partimos do pressuposto, conforme Rocha (2008; 2012), de que a educação linguística em línguas adicionais na infância deve incluir os gêneros do brincar.

Para preparar a apresentação de uma cena de conversa em família, eles podem ler alguns diálogos dos filmes trabalhados e ouvir os excertos disponíveis na seção Listening como exemplos. O trabalho realizado em Toolbox pode ser ampliado, se você achar oportuno. Uma das alternativas, caso haja a possibilidade de acesso à internet ou a um aparelho de dêvedê e televisão, é explorar outros exemplos de conversas em família em filmes e seriados adequados à faixa etária dos estudantes.

Espera-se que, ao final do trabalho realizado, os estudantes possam identificar os principais itens lexicais relacionados ao tema da unidade, sejam capazes de produzir pequenos textos orais, além de apresentá-los para a turma, e possam utilizar alguns recursos linguístico-discursivos próprios dos gêneros estudados.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero cinco) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero seis) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.
Ícone de atividade de áudio.

b. No lissenin, vocês ouviram e trabalharam com duas conversas que tinham como assunto a vida em família. Ouçam-nas novamente e observem:

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. a troca de turnos de fala, ou seja, a mudança do falante, costuma ser rápida, pois as frases geralmente são curtas;
  2. o uso da linguagem informal, como se pode perceber por meio do vocabulário empregado: , , , ”;
  3. o emprego de expressões como “ãn” e “um”;
  4. outras características que considerem importantes.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

2.

Ícone de atividade no caderno.

a. Verifiquem o vocabulário e a construção das frases que vocês vão utilizar. É provável que seja necessário ampliar o vocabulário sobre família. Consultem a seção áison grémer e, se possível, um dicionário impresso ou digital.

Ícone de atividade no caderno.

b. Para criar um bom diálogo, é importante elaborar um roteiro. Leiam as transcrições a seguir, de duas cenas de filmes. A primeira, de (2003), é uma cena com Nemo e seu pai, Marlin, acordando para o primeiro dia de aula de Nemo; a segunda, de Rio 2 (2014), traz uma discussão entre o pai, blu, a mãe, jiél, e os filhos Carla e Tiago.

Transcrição 1

Nemo: First day of school! First day of school! Wake up, wake up! C’mon, first day of school!

Marlin: I don’t wanna go to school. Five more minutes.

Nemo: Not you, Dad. Me!

Marlin: OKreticências huh?

Nemo: Get up, get up! It’s time for school! It’s time for school! It’s time for school! It’s time for school! Oh boy! Oh boy!

Marlin: All right, I’m up, it’s time for school.

FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos da América, 2003. 1 dêvedê (100 minutos).

Transcrição 2

Blu: Kids, next time, ask me.

Carla: But you always say “no.”

Blu: No, I don’t.

Tiago: Dad, you’re in denial.

Blu: OK. Honey, do I always say “no?”

Jewel: Yes. I mean, uhreticências no.

Carla: Great. Now Mom’s saying it, too.

RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: 20th Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos da América, 2014. 1 dêvedê (101 minutos).

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: planejar características composicionais e estilísticas e preparar uma versão inicial da conversa em família.

É importante lembrar, no entanto, que, se eles não estudaram inglês antes, a expectativa quanto a essas produções deve ser adequada aos conhecimentos prévios que os estudantes possuem. Talvez seja importante chamar a atenção para o fato de que eles vão trabalhar com informações presentes nos textos explorados na unidade.

A encenação de uma conversa do dia a dia familiar pode ser explorada de inúmeras maneiras. Por isso, consideramos que ela pode proporcionar a familiarização dos estudantes com a escrita, a leitura e a fala em língua inglesa. A criatividade talvez possa motivá-los a querer gravar a encenação com um celular ou uma câmera e utilizar locais e recursos externos para a tarefa, o que assemelharia mais ainda a atividade com uma cena de filme. Nesse caso, os vídeos podem ser vistos depois em sala de aula ou em outro espaço da escola.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.

c. Preparem uma primeira versão do roteiro e mostrem a colegas de outros grupos. Anotem as sugestões deles, façam os ajustes necessários e, em seguida, ensaiem a encenação de vocês.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • roteiro bem organizado de uma conversa em família;
    • conteúdo adequado, vocabulário e construções utilizadas corretamente.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que as imagens mostram?
    1. Ao observar as imagens dessas famílias, de onde você imagina que elas sejam? Como você acha que é a vida dessas famílias?
    1. Caso você tivesse a chance de viver com sua família por algum tempo em qualquer lugar do mundo, que lugar você escolheria? Justifique sua resposta.
    1. Após ter estudado esta unidade, como você explicaria o título eti de endi ofi de dei femili is femili”?
    1. Qual dos textos da unidade você acha que ilustra melhor seu título?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você achou mais interessante nesta unidade?
    1. Os pôsteres observados deixaram você com vontade de assistir aos filmes? Por quê?
    1. O que você consegue lembrar sobre as histórias lidas nas sinopses dos filmes?

d. No caderno, que (

Ilustração. Três emojis de rosto amarelo redondo. O primeiro tem olhos pretos e sorriso, o segundo tem olhos pretos e boca em risco, e o terceiro tem olhos pretos tristes e boca em formato de curva para baixo.
) você desenharia para representar seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos?
  1. Leitura de pôsteres de filmes.
  2. Leitura de sinopses de filmes.
  3. Compreensão de conversas em família em filmes.
  4. Apresentação da cena de conversa em família para a turma.
  5. Participação durante as aulas.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item d.

Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:

  1. Leitura de pôsteres de filmes.
  2. Leitura de sinopses de filmes.
  3. Compreensão de conversas em família em filmes.
  4. Apresentação da cena de conversa em família para a turma.
  5. Participação durante as aulas.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial da conversa em família.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da conversa em família.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.

1a Resposta esperada: fotos de diferentes famílias, de culturas diversas, ao redor do mundo.

1b Respostas pessoais.

1c Resposta pessoal.

1d Resposta esperada: a família, independentemente de sua composição ou dos possíveis conflitos, é importante em nossa vida.

1e Resposta pessoal.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens das famílias presentes nas páginas de abertura e refletir sobre a proposta temática da unidade com base nos conhecimentos adquiridos.

As páginas de abertura apresentam oito imagens de famílias de culturas diferentes encontradas ao redor do mundo. Essas imagens foram selecionadas com o intuito de mostrar a diversidade cultural e de composição dos núcleos familiares.

As imagens ilustram: um família Hamer originária da Etiópia; dois família indígena da Amazônia; três família indiana de Pushkar; quatro família Malagasy originária de Tsibihina, Madagascar; cinco família aborígene Nenets do norte da Rússia; seis família Masal originária da Savan africana, na Tanzânia; sete família peruana tradicional da cidade de Cusco, Peru; oito família beduína no deserto do Egito.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar o aprendizado, especialmente no que diz respeito à leitura de pôsteres e sinopses e à compreensão e produção de conversas em família.

Recomendamos que você analise as respostas que serão fornecidas na autoavaliação para observar quais atividades talvez não tenham sido suficientemente produtivas na perspectiva da turma ou de alguns estudantes em especial. Caso seja necessário reforçar alguma habilidade ou algum ponto, sugerimos que trabalhe com o apêndice There is more e com as Atividades complementares da introdução do Manual do Professor. Você também pode considerar a possibilidade de solicitar que algumas questões sejam refeitas.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sôbre o que o texto informa/comunica.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras/expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Jewel’s long-lost father

(página 141)

Bob: Yeah. But that’s okay. Because what’s important is that Mommy and I are always a team.

Dash: Good night, Mom. Night, Dad.”

(página 143; Conversa um)

FAMILY MEMBERS / MEMBROS DA FAMÍLIA

Male / Masculino

Female / Feminino

grandfather

grandmother

father/dad/daddy

mother/mom/mommy

son

daughter

brother

sister

uncle

aunt

nephew

niece

husband

wife

OTHER WORDS ABOUT FAMILY / OUTRAS PALAVRAS SOBRE FAMÍLIA

Who / Quem

Example / Exemplo

parent

father/mother

Marlin and Coral are my parents.

grandparent

grandfather/grandmother

John and Mary are my grandparents.

sibling

brother/sister

Bino and Fino are siblings.

child

son/daughter

Dash and Violet are Bob and Helen’s children.

egzâmpol tchu

the family comes across Jewel’s long-lost father, in hiding with a group of other Spix’s Macaws.”

(página141)

Genitive case

  • Em inglês, acrescentamos um apóstrofo seguido de ésse () ao substantivo que queremos indicar como possuidor de algo.
  • Quando o substantivo já está no plural e termina em ésse, acrescentamos apenas o apóstrofo apóstrofo. Exemplo: .
Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar conteúdo léxico-gramatical abordado na unidade: vocabulário relativo à família, genitive case e present continuous.

Com base em exemplos de conversas em família retirados sobretudo de cenas de filmes, explica-se uma das funções do present continuous, bem como sua formação. As sinopses, por outro lado, fornecem exemplos de genitive case e permitem ampliar o vocabulário sobre família. Embora em Language in action já haja uma proposta para ampliação desse vocabulário, uma sugestão seria a apresentação de outras cenas de filmes nas quais esse léxico apareça contextualizado e em meio a um trabalho de compreensão auditiva.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
  • (ê éfe zero seis éle ih dois zero) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
  • (ê éfe zero seis éle ih dois dois) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo apóstrofo + ésse.
  • Caso mais de uma pessoa possua
  • a mesma coisa: acrescentamos apenas ésse ao final do último nome. Exemplo: ().
  • coisas diferentes: acrescentamos ésse após cada nome. Exemplo: ().

Bob: All right, Dash. I know you’re listening. Come on out.

Helen: Vi? You, too, young lady.

Bob: Come on. Come on out. It’s OK, kids. We’re just having a discussion.”

(página 143; Conversa um)

Simon: You guys aren’t sleek, you know?

Jujube: What are you doing?

Simon: Nothing.”

(página 143; Conversa umum)

PRESENT CONTINUOUS / PRESENTE CONTÍNUO

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Interrogative / Interrogativo

I’m watching a movie.

I’m not watching a movie.

Am I watching a movie?

You’re listening to the dialogues.

You’re not/You aren’t listening to the dialogues.

Are you listening to the dialogues?

He’s reading a movie poster.
She’s reading a movie poster.
It’s raining now.

He’s not/He isn’t reading a movie poster.
She’s not/She isn’t reading a movie poster.
It’s not/It isn’t raining now.

Is he reading a movie poster?
Is she reading a movie poster?
Is it raining now?

We’re reading the movie synopsis.

We’re not/We aren’t reading the movie synopsis.

Are we reading the movie synopsis?

You’re discussing the movie.

You’re not/You aren’t discussing the movie.

Are you discussing the movie?

They’re reading the script.

They’re not/They aren’t reading the script.

Are they reading the script?

  • O présenti contínuous é usado, na maior parte das vezes, para expressar situações que estejam acontecendo no exato momento em que estamos falando ou escrevendo.
  • Para formá-lo, usamos sujeito + verbo tchu bi + verbo principal, ao qual acrescentamos . Em alguns casos, a ortografia dos verbos principais precisa ser alterada:
    • para verbos terminados em ê (quando essa letra não é pronunciada), remove-se a letra e acrescenta-se . Exemplo: tchu révi > .
    • para verbos terminados em consoante + vogal + consoante (cuja única ou última sílaba seja a tônica), dobra-se a última consoante e acrescenta-se . Exemplo: > .
    • para verbos terminados em í ê, substitui-se oí ê por ípsilon e acrescenta-se . Exemplo: > .
Respostas e comentários

Referências bibliográficas

BOLOGNINI, C. Z. (organizador). Discurso e ensino: o cinema na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

BRASIL. Lei norteoeste 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, página 27833, 23 dezembro 1996.

COSTA, A. Compreender o cinema. terceira edição Traução: Nilson Moulin Louzada. Rio de Janeiro: Globo, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. terceira edição São Paulo: Cortez, 2004.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças: refletindo sôbre princípios e práticas. In: BASSO, ê A.; ROCHA, C. H. Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos: Claraluz, 2008.

ROCHA, C. H. Reflexões e propostas sôbre língua estrangeira no Ensino Fundamental um: plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. São Paulo: Pontes, 2012. volume 1.