iuniti eitchia pleici in de san

Fotografia um. Vista do alto da extensão de uma rua que corta verticalmente uma área residencial. Há muitas árvores dos dois lados da rua. Também vemos casas em amarelo, azul e branco, além de diferentes prédios.
Fotografia dois. Vista geral de terreno com pedras e gramas, com árvore à esquerda, cobertos por fina camada de neve. Em segundo plano, casas e prédios com paredes em bege, azul, vermelho e outras cores e com telhado triangular e uma fina camada de neve em cima. No alto, céu nublado.
Fotografia três. Vista geral de cidade litorânea à esquerda, com vários prédios de tamanhos diversos e mais atrás, morros. À direita, um oceano em azul com ondas em branco. No alto, céu em azul-claro com nuvens em branco.
Fotografia quatro. Vista geral da baia de uma cidade com prédios altos ao fundo e duas embarcações brancas pequenas na água. Os prédios são de tamanhos diferentes, modernos e alguns espelhados. No alto, céu em azul-claro com nuvens em branco. No canto superior esquerdo, folhas verdes de uma árvore que não aparece totalmente.
Respostas e comentários

UNIT 8

professor ou professora

O objetivo principal desta unidade é trabalhar os gêneros discursivos infográfico e álbum de fotos. O infográfico, inicialmente presente em meios de comunicação impressos, tem sido cada vez mais usado em mídias digitais. O álbum de fotos, cuja versão impressa talvez seja pouco frequente no contexto dos estudantes, possui versões digitais diversas, como as presentes em perfis de redes sociais e em meios de comunicação digitais, onde também são encontradas com o nome de photo gallery e são compostas de imagens e fotos-legendas.

A temática gira em tôrno das cidades, em especial dos aspectos relacionados ao meio ambiente e ao contraste entre urbes. Para desenvolvê-la, exploram-se imagens e textos sobre diversas regiões, em que contrastam os estilos de vida, a utilização de veículos automotores e o uso de recursos naturais. A amplitude e a versatilidade dos temas favoreceram a inclusão de atividades que fomentam discussões acêrca da educação ambiental e da educação no trânsito, entre outros assuntos pertinentes, como a importância do uso de transportes não poluentes. Desse modo, é possível suscitar reflexões importantes para a formação dos estudantes, conforme determinam a Lei norteº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e a Lei norteº 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia cinco. Vista geral de local com rua não asfaltada, com poças d’água e partes em terra molhada. À esquerda, vários carros, estacionados um ao lado do outro. Eles estão de frente para casas e estabelecimentos vistos parcialmente. Perto deles, postes com fios de energia. À direita, outra ponta da rua, com outros carros estacionados em paralelo com as casas, um atrás do outro. No alto, céu em azul, sem nuvens.
Fotografia seis. Uma estátua em dourado, similar a formato de corpo de pessoa sentada sobre estrutura com blocos em bege-claro. A estátua tem nas mãos um objeto que sai de sua boca e aponta cima, como um berrante. Ao fundo, à direita, árvores com folhas verdes e céu em azul-claro, sem nuvens.
Fotografia sete. Vista geral de cidade com casas, prédios e à direita, uma construção antiga de paredes em marrom, com duas torres na vertical, telhado em preto e ao fundo, uma grande cúpula em tons de branco e bege. À esquerda, oceano, com outra parte da cidade com prédios mais modernos, de tamanho médio e altos ao fundo, . Acima, céu em azul-claro e nuvens em branco.
Lugares ao redor do mundo.

Gêneros discursivos: infográfico e álbum de fotos.

Tema: o lugar onde vivemos.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos infográfico e álbum de fotos;
  • refletir sobre a diversidade das condições de vida em diferentes lugares e sobre as relação entre urbanização e questões ambientais.
Respostas e comentários

As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com Ciências e, principalmente, com Geografia, já que se destaca a relação com o objeto de conhecimento Território, redes e urbanização, indicado pela Bê êne cê cê para o 5º ano, e com a unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida, indicada para todo o Ensino Fundamental. Assim, o conhecimento prévio dos estudantes certamente será relevante para a compreensão dos textos em inglês com esses temas.

A temática da família, explorada na Unit 7 por meio de sinopses de filmes e conversas familiares, passa a receber nesta unidade um enfoque mais amplo, voltado para a reflexão sobre os espaços urbanos ocupados por essas famílias, especialmente no que diz respeito às interações com o meio ambiente e com a comunidade em que elas estão inseridas.

As imagens das páginas de abertura apresentam diferentes localidades do mundo, mostrando a diversidade sociocultural desses lugares e suscitando o interesse pelo tema. Avalie a conveniência de usar essas imagens, que serão exploradas na seção Pit stop, como um recurso para discutir a importância do cuidado com o meio ambiente e para refletir sobre o que pode ser feito em sua cidade com o intuito de torná-la um lugar mais “verde”. Outra possibilidade é a discussão sobre estereótipos associados a esses países, o que será visto mais adiante.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de local com rua com piso de pedras e um canteiro central largo, com árvore grande, de copa larga e com muitas folhas verdes, com algumas flores vermelhas. Há carros estacionados nos dois lados da rua. No lado direito, há carros estacionados na sombra da árvore e fachadas de casas coloridas em tons de azul e rosa. No alto, céu em azul-claro e poucas nuvens em branco.

II.

Fotografia. Vista geral de cidade com prédios de diferentes alturas. À esquerda, em primeiro plano, um prédio grande, com um relógio analógico grande no centro e muitas janelas. Entre os prédios, ruas, árvores e mais ao fundo, outras construções. No alto, céu azul sem nuvens.
  1. Qual é a principal diferença entre as duas imagens?
  1. Na opinião de vocês, quais são as vantagens de viver em cidades como as das duas imagens?
  1. Algumas pessoas consideram muito estressante a vida em uma cidade como a da imagem dois. Vocês concordam? Por quê?
  1. Em qual tipo de cidade vocês imaginam que a vida seja melhor? Expliquem.
  1. Indiquem qual imagem mostra a cidade em que provavelmente há mais
    1. carros.
    2. poluição.
    3. áreas verdes.
    4. lazer e eventos.
    5. lojas e restaurantes.
    6. silêncio e tranquilidade.
    7. prédios e construções altas.
Ícone de atividade oral.
    1. Como é a cidade onde vocês vivem?
    1. De quais lugares e características de sua cidade vocês gostam? Por quê?
    1. Existe algo de que vocês não gostem em sua cidade? Do quê?
    1. Na opinião de vocês, o que pode ser feito para que a vida em sua cidade se torne melhor?
    1. Vocês sentem falta de algo na cidade onde vivem? Inspirem-se no que é mencionado na questão 1e.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

1a Resposta esperada: a imagem um mostra uma cidade pequena e a imagem dois mostra uma cidade grande.

1b Resposta pessoal.

1c Respostas pessoais.

1d Resposta pessoal.

1e um: imagem dois.

1e dois: imagem dois.

1e três: imagem um.

1e quatro: imagem dois.

1e cinco: imagem dois.

1e seis: imagem um.

1e sete: imagem dois.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: refletir sobre o tema da unidade e sobre o próprio contexto.

Time to think

Objetivo da seção

Aprofundar a reflexão, iniciada nas páginas de abertura, sobre o tema da unidade, em especial no que diz respeito à diversidade presente nos espaços urbanos.

As imagens selecionadas para esta seção servem como base para a reflexão dos estudantes sobre o lugar onde vivem. Eles são levados a reconhecer as diferenças e similaridades entre sua cidade e outros lugares do mundo. Assim, busca-se aproximar o tema da realidade da turma, ativando o conhecimento prévio a fim de estimular o engajamento ativo na construção de sentidos dos textos que eles lerão na seção seguinte. Destacamos que a questão 4, ao mostrar duas áreas diferentes da cidade de São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos da América), tem o propósito de motivar os estudantes a desconstruir o senso comum de que em países desenvolvidos não há pobreza.

Esta seção pode ser também um momento de avaliação dos conhecimentos prévios sobre o tema e os gêneros discursivos que serão trabalhados. É importante considerar os diferentes perfis da turma para o desenvolvimento da unidade.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de uma cidade com grama verde à frente, e  casas uma ao lado da outra, de paredes em cores diversas: amarelo, verde e azul, com o telhado em formato triangular de cor escura. Ao fundo, prédios de alturas diferentes ocultam o horizonte. O  céu é azul sem nuvens.

II.

Fotografia. Vista geral de um viaduto em uma cidade onde há na parte de baixo, barracos, tendas e objetos de moradores de rua. Ao fundo, outros viadutos. No alto, céu azul sem nuvens.
  1. As imagens mostram duas áreas de uma mesma cidade. Que diferenças vocês observam entre elas? Quais seriam as razões da existência dessas diferenças?
  1. Na opinião de vocês, quais são as prováveis diferenças de estilo de vida dos moradores de cada um desses lugares?
  1. Em qual país vocês acham que essas fotos foram tiradas? Por quê?

d. Vocês acham que todos os países do mundo têm desigualdades sociais? Por quê?

Ícone de atividade oral.
    1. Quais serviços vocês consideram fundamentais para o bom funcionamento de uma cidade?
      1. Internet.
      2. Transporte.
      3. Luz elétrica.
      4. Coleta de lixo.
      5. Água canalizada.
      6. Esgoto canalizado.
    1. Esses serviços básicos que vocês assinalaram existem em sua cidade? Algum deles precisa ser melhorado? Por quê?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, por que a água é importante para nossas vidas?
    1. De onde vem a água que vocês bebem e usam em suas casas? Vocês sabem se há fontes naturais de água na cidade onde vivem?
    1. Vocês consideram que as pessoas se preocupam com o meio ambiente na cidade onde vocês vivem? Por quê?
    1. Vocês já viram um infográfico? Como vocês explicariam a um colega o que é um infográfico? Se nunca viram, imaginem pelo nome como seria.
Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: refletir sobre o tema da unidade.

3c Resposta possível: nos Estados Unidos.

4 Respostas pessoais. Objetivo da questão 4: refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

Reading

Objetivo da seção

Construir sentidos por meio da interação com textos verbo-visuais dos gêneros infográfico e álbum de fotos que tematizam questões relativas às cidades e ao meio ambiente.

Task 1

Entre as perguntas de pré-leitura propostas em Before reading, têm especial importância as dirigidas ao conhecimento dos estudantes acêrca da relação das pessoas de sua cidade com a água que utilizam. Pode ser que, em razão da faixa etária, eles ainda não tenham pensado profundamente sobre a importância da água para a vida e sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente; por isso, a reflexão pode prepará-los melhor para a leitura dos textos.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
ríd tchu lârn
    • observar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
    • identificar características de infográficos.

Eyes on grammar –

Cartaz. Orientação quadrada, mostrando uma área externa de local aberto com solo azul esverdeado. No parte de cima do cartaz, há um texto que diz: two point one billion people globally lack safe water at home. Entre parêntesis: Two thousand fifteen. À esquerda, em primeiro plano, há uma torneira grande cinza, por onde sai uma gota d'água. Há uma linha conectando a torneira ao texto: eight hundred forty-four million do not have basic drinking water services. À direita, em primeiro plano, desenho de uma mulher de cabelos castanhos para trás, de blusa regata rosa e saia em roxo, com um frasco de vidro na mão direita coletando água de um rio. Há uma linha ligando a ilustração ao texto: one hundred fifity-nine million drink water directly from surface sources, such as streams or lakes. Logo atrás da torneira, há um relógio cronometro laranja com fundo branco ligado a um texto que diz: Of those people, two hundred sixty-three million spend more than thirty minutes per round trip collecting water. Ao fundo, uma casa de paredes rosas, porta roxa e telhado triangular em vermelho. Em frente a casa, há uma mulher de cabelos pretos, blusa e sapatos amarelos, com saia longa em lilás. Ao lado, um homem com camiseta verde e calça roxa. À esquerda da casa, andando por um caminho, há uma mulher de cabelos pretos e vestido longo em rosa e braços para cima, equilibrando um balde azul na cabeça. No alto, céu em amarelo e nuvens brancas.  Na parte inferior do cartaz, há um texto dizendo: UNIVERSAL AND EQUITABLE ACCESS TO SAFE WATER FOR ALL BY TWO THOUSAND THIRTY. Mais abaixo, à esquerda logotipo em azul-claro. À direita, texto UNICEF e logotipo da mesma cor.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Qual é o objetivo do infográfico?
    1. Quais são as instituições internacionais responsáveis pelo infográfico? Como você identificou essa informação?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Segundo as informações do infográfico, 2,1 bilhões de pessoas
      1. já têm acesso à água potável em suas cidades.
      2. ainda não têm acesso à água potável em suas casas.
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação explícita no texto.

1a Resposta esperada: apresentar dados referentes à falta de acesso à água potável no mundo.

1b Resposta esperada: World Health Organization e Unicef. Os nomes e logomarcas estão na parte inferior do infográfico.

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.

2a: dois

Em Read to learn, o infográfico da Organização Mundial da Saúde e do Unicef viabiliza ampliar as discussões propostas na unidade instigando a reflexão sobre a escassez de água, problema que sempre afetou o semiárido nordestino e que, ultimamente, vem atingindo outras regiões brasileiras. professor ou professora, se sua escola estiver fóra do semiárido, é possível que os estudantes desconheçam que mais de oitocentas cidades brasileiras dependem de carros-pipa para terem acesso à água potável (Sedec, 2017). Nesse caso, pode ser que também não tenham ideia da quantidade de pessoas no mundo sem acesso à água potável. Assim, talvez valha a pena motivá-los a observar com atenção os números presentes no infográfico antes de passar às questões de compreensão de texto.

Em Constructing meanings, as questões buscam levar os estudantes, por um lado, a verificar o que representam os dados e, por outro, a relacionar o texto verbal com as imagens. Uma característica típica dos infográficos é a multimodalidade, ou seja, a presença de diferentes fórmas de comunicação (texto escrito e elementos visuais); por essa razão, é importante realçar o papel da linguagem não verbal para a construção dos sentidos do texto.

  1. De acordo com o infográfico, 159 milhões de pessoas
    1. têm acesso a água potável e encanada.
    2. bebem água diretamente de riachos e lagos.
  1. Conforme o texto, 263 milhões de pessoas
    1. têm fornecimento de água em suas casas.
    2. gastam mais de 30 minutos cada vez que precisam buscar água.
  1. O objetivo até o ano de 2030 é que haja acesso universal e igualitário
    1. à água potável.
    2. às fontes de água, como riachos e lagos.
Ícone de atividade no caderno.

3. Complete as informações de acordo com o infográfico e relacione-as com as imagens.

a. Tempo que

espaço para resposta
de pessoas gastam para buscar água.

b. Fontes superficiais onde

espaço para resposta
de pessoas coletam água para beber.

c. Fornecimento de água potável, ao qual

espaço para resposta
de pessoas não têm acesso.

I.

Fotografia. Uma torneira cinza, com uma gota d’água caindo.

II.

Fotografia. Um relógio redondo com o corpo amarelo, fundo branco e ponteiros pretos.

III.

Fotografia. Vista geral de local com vegetação verde, com uma passagem de rio ao centro. Ao fundo, árvores com folhas, morros e no alto, céu em azul com nuvens brancas.

d. Que expressões no texto correspondem a “água potável”?

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. O que as imagens têm em comum?
Fotografia. Vista geral de local com prédios de diferentes altura ao fundo. Há duas chaminés à esquerda e mais duas à direita, por onde saem grande quantidade de fumaça para o céu. No alto, céu nublado e ar poluído.

II.

Fotografia. Vista geral de local com árvores de folhas verdes, entre casas de telhados em marrom e poucos prédios de tamanho médio. Ao fundo, morros escuros e na parte superior, céu em azul-claro.
  1. Qual é a diferença entre elas?

c. Em qual das duas cidades vocês acham que a qualidade de vida é melhor? Por quê?

Respostas e comentários

2b: dois

2c: dois

2d: um

Objetivos da questão 3: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.

3a: 263 milhões, dois

3b: 159 milhões, três

3c: 844 milhões, um

3d Resposta esperada: drinking water e safe water.

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Resposta esperada: ambas mostram cidades grandes, com edifícios.

1b Resposta esperada: na imagem um, há muita poluição no ar e, na imagem dois, há muitas áreas verdes.

1c Respostas pessoais.

Task 2

Ainda sob a mesma perspectiva, na Task 2 apresenta-se a noção de “cidade verde” e, em Before reading, é introduzida a discussão sobre o papel dos meios de transporte na poluição ambiental, com um estímulo à reflexão sobre o uso de veículos não poluentes.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de um caminho com piso de pedras, por onde passam dois cavalos à esquerda, um branco e outro marrom, com dois homens montados, vistos de costas.  À direita, um pouco atrás dos cavalos, um homem adulto vestindo uma camisa de time de futebol listrada em preto, vermelho e branco com o número dez nas costas pedala seguido de uma criança vestindo camiseta azul. À frente deles, mais crianças e adultos  andando de bicicleta, todos de costas. Ao fundo, árvores de folhas em verde.

II.

Fotografia. Rua de cor cinza, com faixa de pedestre em vermelho e branco. Ao fundo, três fileiras com automóveis: carros, motos e ao fundo, ônibus azul claro. À esquerda, prédios, comércios e postes de energia.
  1. Algum dos meios de locomoção retratados nas imagens é comum em sua cidade para a ir de casa até o trabalho e até a escola? qual ou quais?
  1. Mencionem pelo menos uma vantagem e uma desvantagem de se locomover
    1. a pé.
    2. a cavalo.
    3. de carro.
    4. de ônibus.
    5. de bicicleta.
    6.  de motocicleta.

c. Quais meios de locomoção vocês acham mais adequados à preservação do meio ambiente? Por quê?

Ícone de atividade oral.
    1. Em sua cidade há áreas verdes, como parques, praças, bosques ou matas? Que atividades vocês realizam nesses lugares? Caso não haja áreas verdes, onde as pessoas praticam atividades ao ar livre em sua cidade?
    1. Vocês já ouviram a expressão “cidade verde”? O que acham que ela significa?
    1. Na opinião de vocês, que ações podem ser tomadas para que uma cidade se torne “verde”?
    1. Observem o título do infográfico em ríd tchu lârn. Qual pode ser o objetivo deste texto?
ríd tchu lârn
    • verificar a relação entre o título do texto e as informações apresentadas;
    • identificar características de infográficos.
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sôbre o tema do texto.

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

Leitura

Em Read to learn, o infográfico apresenta várias informações sôbre cidades que estão buscando tornar-se mais “verdes” e, portanto, oferecer mais qualidade de vida aos seus moradores. Durante a leitura, pode ser interessante orientar os estudantes a observar as imagens e inferir o que elas significam nesse contexto.

Eyes on grammar –

Infográfico. Título: Green Leaders? Subtitulo: Which cities are taking action? Legenda à direita, após o subtítulo, explicando que a silhueta laranja de pessoa equivale a mil pessoas. Duas fileiras com três quadros beges, um para cada cidade. Nome da cidade: New York. Ilustração da estátua da liberdade. Population: eight point for million, Area: three hundred and three square miles. Ilustração: Silhuetas de pessoas em laranja. Twenty-seven thousand and seven hundred people per square mile. Mapa em verde de New York do lado esquerdo e mapa em marrom dos EUA à direita. Forty four percent of New Yorkers own a car while ninety five percent of Americans own a car. Set a goal of planting one million new trees by two thousand seventeen. Four hundred and thirty thousand already planted. Nome da cidade: Vancouver. Ilustração em laranja da CN Tour Population: five hundred and eight thousand. Area: forty-four square miles. Ilustração: Silhuetas de pessoas laranja. Thirteen thousand and fifty-one people per square mile. Eleven point seven percent of the city is covered with green spaces. Ilustração de mapa com a parte inferior em verde. Uma árvore de folhas em verde. Planting one hundred and fifty thousand new trees by two thousand seventeen. Nome da cidade: Copenhagen. Ilustração de um estatua em cinza. Population: five hundred and fifty-one thousand and nine hundred. Area: thirty-four square miles. Silhuetas de pessoas em laranja. Sixteen thousand and one hundred and ninety-nine people per square mile. Has introduced a legal requirement that all new buildings have green roofs. The measure is predicted to add five thousand square meters of vegetation to the city. Ilustração de prédios em cinza, laranja e verde e na ponta da direita, uma casa de cor bege e telhado em verde. Nome da cidade: London. Ilustração: Um ônibus em vermelho de dois andares. Population: eight million, one hundred and seventy-four thousand, one hundred in an estimate from two thousand eleven. Area: six hundred and seven square miles. Silhuetas de pessoas em laranja. Thirteen thousand and four hundred and sixty-six people per square mile. Gráfico em círculo: forty-four percent. Households have access to a car. Ilustração: Uma casa de paredes em branco, com telhado e janelas em verde e um carro à esquerda em laranja. Nome da cidade: Amsterdam. Ilustração: Uma estrutura na vertical como roda-gigante. Population: eight hundred and twenty thousand, six hundred and fifty-four. Area: eighty-five square miles. Ilustração: Silhuetas em laranja de pessoas. Nine thousand and eighty people per square mile. There are six hundred thousand bicycles in Amsterdam, one for every zero point seventy-three people! Nome da cidade: Stockholm. Um prédio na vertical e laranja. Population: eight hundred and seventy-one Thousand, nine hundred and fifty-twoArea: seventy-three square miles. Ilustração: Silhuetas em laranja de pessoas. Eleven thousand, nine hundred and forty-four people per square mile. Generates forty-eight percent of its energy from hydroelectric sources. Ilustração de estruturas na horizontal em branco e escuro perto do rio em azul-claro. Ninety-five percent of the population live within three hundred meters of a green area.Ilustração de casa de paredes em marrom, porta e telhado em marrom-claro. Perto, árvores de folhas em verde.
Respostas e comentários

O infográfico abre precedentes para uma discussão mais substancial acêrca da cidade onde vivem os estudantes e sobre atitudes que podem impactar positivamente o meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes de um determinado lugar. professor ou professora, caso julgue conveniente, a expressão “cidade verde” pode ser explicitada durante essa discussão. Ela se refere ao município que se preocupa com o planejamento urbano e com estratégias ambientais que priorizam fontes de energia renováveis, índices de emissão de carbono reduzidos e consumo consciente de água e de outros recursos naturais. Caso a turma se interesse pelo assunto e seja viável, considere a possibilidade de estimulá-los a pesquisar sobre as “cidades verdes” no Brasil.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. O infográfico, publicado em 2014, apresenta dados sobre algumas cidades. Quais são as informações apresentadas?
    1. Quantas cidades são mencionadas no texto?
    1. Quais destas informações sobre as cidades podem ser encontradas no infográfico?
      1. População.
      2. Disponibilidade de áreas verdes.
      3. Quantidade de animais de estimação.
      1. Número de bicicletas.
      1. Quantidade de escolas.
      2. Porcentagem de pessoas que possuem automóvel.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Identifique no infográfico:
      1. a cidade com a maior população.
      2. a cidade com grande quantidade de bicicletas.
      3. as cidades cuja porcentagem de pessoas que têm automóveis foi citada.
    1. Relacione as cidades com suas respectivas informações.
      1. Amsterdam
      2. Copenhagen
      3. London
      4. Stockholm
      5. Vancouver
      • Possui seiscentas mil bicicletas.
      • Utiliza energia de hidrelétricas.
      • Dispõe de 11,7% de áreas verdes.
      • Tem uma população estimada de 8.174.100 pessoas.
      • Exige que as novas construções tenham telhados cobertos de vegetação.

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês gostam de ver fotos de lugares que não conhecem? Por quê?
    1. Que tipos de paisagem vocês gostam de ver em fotos?
      1. Cachoeiras.
      2. Cidades.
      3. Florestas.
      4. Jardins.
      5. Montanhas.
      6. Monumentos arquitetônicos.
      7. Praias.
      8. Rios.
      9. Trilhas.
    1. Se vocês tivessem de mostrar características da cidade onde vivem, que lugares fotografariam? Como vocês descreveriam esses lugares em poucas palavras?
    1. O que vocês esperam encontrar em um texto com fotos urbanas mais importantes de determinado ano?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informações explícitas no texto.

1a Resposta esperada: informações sobre o que algumas cidades têm feito para se tornarem mais “verdes”.

1b Resposta esperada: seis.

1c: um, dois, quatro, seis

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2a um Resposta esperada: New York.

2a dois Resposta esperada: Amsterdam.

2a três Resposta esperada: New York e [ing2_v6_uni8_160_0108_AL]London[ing2_v6_uni8_160_0108_AL].

2b um: Possui 600 mil bicicletas.

2b dois: Exige que as novas construções

2b três: Tem uma população estimada de

2b quatro: Utiliza energia de hidrelétricas.

2b cinco: Dispõe de 11,7% de áreas verdes.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

Como na Task 1, as questões de Constructing meanings incidem sobre os dados presentes no infográfico e possibilitam explorar as imagens, já que elas facilitam a localização das informações, contribuindo para a compreensão dos significados e a ampliação do vocabulário.

Task 3

A seção propõe o estudo do gênero álbum de fotos, composto de imagens e suas fotos-legendas, cuja produção será requisitada no Writing.

Embora esse não seja um gênero frequente em materiais de ensino de línguas, consideramos que suas características composicionais e estilísticas favorecem um trabalho interessante por conjugar linguagens verbal e não verbal, além de estar presente – muitas vezes com nomes diversos (slideshow, galeria de fotos, entre outros) – em meios digitais contemporâneos. Ressalta-se que ainda existem álbuns de fotos em papel e que, embora tenham especificidades em função do suporte, há diversas semelhanças entre eles e seus correlatos virtuais, o que torna viável uma abordagem didática conjunta.

ríd tchu lârn
    • observar a relação entre linguagem verbal e não verbal;
    • identificar características de álbuns de fotos.

Eyes on grammar – egzâmpol tchu

Reprodução de página da internet.
Álbum de fotos online. Na parte de cima da página, há uma fotografia com vista geral de local com muitas ruas, prédios de tamanhos e cores diversas, ambos cobertos por neve branca. Na parte inferior, texto: Urban photos of the year in pictures.Do lado esquerdo da página, há uma fotografia com vista do teto e dos andares de um local grande com várias pinturas coloridas abstratas em tons de bege, marrom, laranja e à direita, em rosa no teto.Texto na legenda: The new Markthal in Rotterdam became the ­first indoor fresh food market in the Netherlands, and contains two hundred and twenty-eight apartments in the walls and roof.Do lado direito da página, há uma fotografia com vista geral de cidade, com um trem passando ao centro, de cor cinza. Perto dele, casas aglomeradas, sem acabamento. À direita, prédios de tamanho médio e outros em tamanhos maiores. No alto, céu nublado. Texto na legenda: A train passes through slums in central Dhaka, with the buildings of the Karwan Bazaar district rising up in the background, on March eighteen.Fotografia no canto inferior esquerdo mostra a vista geral de cidade com ruas, prédios em tons de marrom, a maioria de tamanho médio. Sobre eles, neve branca. No alto, céu em azul com muitas nuvens.Texto na legenda: A wall of snow looms over Bu­alo and Lake Erie, New York on November eighteen. The autumn blizzard dumped a year’s worth of snow in three days.Fotografia no canto inferior direito mostra a vista geral de local aberto, com um córrego à esquerda, em rio em verde, com vegetação ao redor. À direita, moradias inacabadas, umas próximas umas das outras. Em uma delas, uma bandeira do Brasil hasteada. Perto do córrego, uma dezena de pessoas sentadas, aglomeradas. Ao fundo, árvores de folhas em verde. No alto, céu cinza com nuvens. Texto na legenda: People cluster around a TV to watch the World Cup match between Brazil and the Netherlands in Maré favela in Rio de Janeiro, Brazil.

BLASON, J. Urban photos of the year – in pictures. The Guardian, Londres, Reino Unido, 29 dezembro 2014. Seção Urban Eye. Disponível em: https://oeds.link/vyGrbl. Acesso em: 13 janeiro 2022.

Respostas e comentários

O fragmento de álbum de fotos em Read to learn apresenta cenas de diferentes cidades nas quais sobressai algum aspecto surpreendente. Talvez seja produtivo pedir aos estudantes que se detenham nas imagens, procurando observar os detalhes, antes de ler as fotos-legendas. Se considerar relevante, sugerimos chamar a atenção para a fonte do texto a fim de que os estudantes identifiquem o ano em que as fotos foram publicadas.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Em que cidades ocorreram as seguintes situações representadas nas imagens?
      1. Mercado rodeado de apartamentos.
      2. Pessoas reunidas durante a Copa do Mundo.
      3. Parede de neve formada por uma forte nevasca.
      4. Construções muito diferentes compartilhando a mesma área.
    1. Depois de observar as imagens e ler as fotos-legendas, que fato é possível afirmar que elas têm em comum?
      1. Mostram lugares isolados.
      2. Revelam cenas surpreendentes.
      3. Mostram catástrofes ambientais.
      4. Representam acontecimentos diários.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Identifique as características das fotos-legendas.
      1. São curtas e descritivas, retratando um lugar.
      2. São longas e narrativas, contando uma história.
      3. Indicam sempre o nome do país onde as fotos foram tiradas.
      4. Indicam sempre o lugar específico onde as fotos foram tiradas.
      5. Contêm muitas informações sobre os lugares representados.
      6. Contêm poucas informações sobre os lugares representados.
    1. Qual seria o propósito dessas fotos-legendas?
      1. Apresentar informações sobre como a foto foi tirada.
      2. Descrever as fotos, destacando o aspecto surpreendente da situação representada.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. O infográfico da mostra a falta de acesso à água potável ao redor do mundo. Na opinião de vocês, de que fórma a falta de água potável afeta a vida das pessoas?
    1. O infográfico da foi publicado há cêrca de dez anos. Como vocês acreditam que a situação esteja hoje? Por quê? Pesquisem sobre o assunto e atualizem os dados presentes no texto.
    1. Em comparação com as cidades apresentadas no infográfico da , o município onde vocês vivem pode ser considerado uma “cidade verde”? Por quê?
    1. O infográfico da mostra cidades de quais continentes? Qual poderia ser a razão da ausência de cidades de outros lugares do mundo na lista dos mais “verdes”?
    1. Qual foto da vocês acharam mais interessante? Por quê?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações específicas; relacionar linguagens verbal e não verbal e compreender globalmente o texto.

1a: um Rotterdam (the Netherlands); dois – Rio de Janeiro (Brazil); í í í New York (United States); quatro Dhaka (Bangladesh)

1b: dois

Objetivo da questão 2: identificar características composicionais e estilísticas do gênero álbum de fotos.

2a: um, quatro, seis

2b: dois

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Em Constructing meanings, as questões têm o propósito de chamar a atenção para alguns dos detalhes das imagens e, ao mesmo tempo, levar os estudantes a identificar características das fotos-legendas.

Think a little more

A questão de Think a little more leva os estudantes a pensar criticamente sobre o tema da unidade com base na leitura dos textos de Reading. Por meio das perguntas, procura-se estimular a reflexão acêrca da possibilidade de se encontrar uma postura equilibrada e consciente com relação aos recursos naturais e à vida em sociedade.

Se você considerar pertinente, amplie a reflexão proposta no item 1c, visto que a localização geográfica dos países apresentados no infográfico pode assumir diversas leituras; por exemplo, a de que não há “cidades verdes” no Hemisfério Sul ou a de que outras “cidades verdes” fóra do Hemisfério Norte são invisibilizadas por não estarem situadas em países hegemônicos.

Espera-se que, ao final desta seção, os estudantes tenham desenvolvido uma linha de reflexão crítica, embasada e ponderada sôbre o tema da unidade e sobre as implicações em seu contexto local.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Before Listening

Ícone de atividade oral.

1.

No pré-pandemia, quase 38por cento da população tinha alguma dificuldade de acesso à água

23/06/2021 10h00 | Atualizado em 23/06/2021 12h42

Resumo

  • Apenas 62,2% da população consumia água oriunda de rede geral de distribuição, com abastecimento diário e tinha estrutura de armazenamento.
  • 3,4% viviam em domicílios que não estavam ligados à rede geral de água nem tinham canalização. No Norte do país esse percentual era ainda maior, 10,7%.

BARROS, A. No pré-pandemia, quase 38% da população tinha alguma dificuldade de acesso à água. Agência de Notícias í bê gê É, abre colchetesem localfecha colchete, 23 junho 2021. Disponível em: https://oeds.link/h7CDpK. Acesso em: 14 janeiro 2022.

  1. Vocês tinham ideia de que essa situação de falta de acesso à água acontecia no Brasil? Justifiquem.
  1. Como é viver sem acesso diário à água? Que dificuldades acontecem no dia a dia de quem passa por essa situação?

c. Vocês vão ouvir o áudio de uma campanha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (unêsco) sobre o acesso à água. Por que uma instituição como a unêsco promove uma campanha com esse tema?

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar o objetivo do texto;
    • verificar características de anúncios de campanha social.

Anúncio de campanha social

Título: How far would you walk to find clean drinking water? | UNICEF

Data: 27/08/2017

Fonte: Unicef

HOW far would you walk to find clean drinking water? | UNICEF sem local: Unicef, 27 agosto 2017. 1 vídeo (1minutos57segundos). Publicado pelo Canal Unicef. Disponível em: https://oeds.link/Jer5v3. Acesso em: 14 janeiro 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Respostas e comentários

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

Audição

Listening

Objetivo da seção

Expandir os conhecimentos sobre a temática da unidade por meio da compreensão auditiva do gênero vídeo de campanha social.

A seção apresenta, em Listen to learn, o áudio de um vídeo de campanha social da Unicef, intitulado How far would you walk to find clean drinking water?. No Before listening, há um fragmento de texto sôbre a falta de acesso à água no Brasil. Espera-se que o debate para ativação do conhecimento prévio dos estudantes favoreça a compreensão do áudio, que tem uma proposta muito interessante. Caso seja possível em seu contexto, recomendamos que o vídeo seja apresentado à turma.

Habilidade desenvolvida em Listening


(ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
    1. Numere as seguintes imagens do vídeo ” de acôrdo com o que você ouve na gravação. Três imagens já têm os números.
Captura de tela. Dezenas de garrafas plásticas transparentes com água, tampa e embalagem azul claro. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: Are you interested in water, madame?

II.

Captura de tela. Homem de camisa cinza, visto de costas à esquerda e à frente dele, um homem de frente para garrafas d’água. Ele usa blusa com touca marrom que cobre um boné preto e par de óculos escuros, com a mão direita tocando uma garrafa. Ao fundo, pessoas caminhando na rua e um automóvel passando. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: How much is this one?"

III.

Captura de tela. À esquerda, um homem visto de costas, de cabelos e barba pretos, par de óculos de grau e camisa de mangas compridas em cinza, com o braço direito para frente. À frente dele, um homem de boné preto, camiseta branca com estampa de rosto em cinza e par de óculos de grau no rosto. Em segundo plano, pessoas caminhando. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: That one is twenty kilometers.

IV.

Captura de tela. O homem de camisa cinza à esquerda, de frente para as garradas d’água, com o braço esquerdo para frente. Perto das garrafas, à direita, duas pessoas vistas de costas. Um homem de cabelos castanhos, de blusa de mangas compridas em cinza e uma mulher loira, de blusa de frio em preto e branco e mochila em preto nas costas. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: Sometimes in drought up to fifty kilometers.

V.

Captura de tela. À esquerda, o homem de camisa cinza e à direita, uma mulher vista da cintura para cima, de cabelos castanhos para trás, blusa de mangas compridas em preto e cachecol no pescoço em vermelho, com um celular cinza na mão direita. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: This is water from Somalia.

VI.

Captura de tela. O homem de camisa cinza à esquerda, de frente para as garradas d’água, com o braço esquerdo para frente. Perto das garrafas, à direita, duas pessoas vistas de costas. Um homem de cabelos castanhos, de blusa de mangas compridas em cinza e uma mulher loira, de blusa de frio em preto e branco e mochila em preto nas costas.. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: Children in Somalia are having to walk ten kilometers to get water.

VII.

Captura de tela. À esquerda, o homem de camisa cinza, com o braço direito para frente, segurando uma garrafa e mostrando para a jovem à frente dele. Esta tem cabelos até os ombros em castanho, de jaqueta em rosa-claro e blusa por dentro em cinza. Ao lado dela, uma mulher vista parcialmente. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: This one is ten kilometers.

VIII.

Captura de tela. Em tons de preto e branco, vista do alto com o homem à esquerda e à direita, duas mulheres, atrás das garrafas de água. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: So you need to walk thirty kilometers for this water.

IX.

Captura de tela. À esquerda, o homem de camisa de mangas compridas, visto de frente a uma menina. Esta é vista de costas, de cabelos longos castanhos e blusa cinza. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: Are you interested?

X.

Captura de tela. O homem de camisa cinza à esquerda, com o braço direito para frente e perto dele, jovem de cabelos castanhos, com blusa em cinza e com a mão direita, segura bolsa verde no ombro direito. Ao fundo, rua com pessoas andando. Na parte inferior, legenda do vídeo que diz: No, I’m not.

b. Que relação existe entre o tema dessa campanha social e o infográfico da (rídin)?

Respostas e comentários

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.

1a: um - 1; dois - 3; três - 4; quatro - 7; cinco - 2; seis - 6; sete - 5; oito - 8; nove - 9; dez - 10

1b Resposta esperada: ambos tratam da dificuldade de acesso à água potável.

O trabalho realizado em Constructing meanings aposta na relação verbal e não verbal, solicitando a ordenação de imagens retiradas do vídeo de acôrdo com audição. Dessa fórma, mesmo que a turma tenha dificuldade para compreender alguma parte do áudio, as imagens podem contribuir para a construção de sentidos de fórma satisfatória.

    1. Qual é o objetivo da campanha apresentada no vídeo?
    1. As pessoas que aparecem no vídeo não aceitam a oferta de água. Por quê?

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Na cidade ou no bairro onde vocês moram, acontece o problema mencionado no áudio, ou seja, as pessoas não têm água em casa? Nesses casos, o que a população faz para ter acesso à água? Caso isso não aconteça, como vocês imaginam que é viver sem água encanada?
    1. Vocês acham que muitas pessoas no mundo passam pelo problema mencionado no áudio, de precisarem caminhar quilômetros para conseguir água? Justifiquem.
    1. É importante haver campanhas como essa, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o acesso à água potável no mundo? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.

1.

all new buildings have ‘green roofs’.” (um)

“44% of households have access to a car.” (dois)

There are 600,000 bicycles in Amsterdam (três)

“In industrialized countries everybody has access to safe water (quatro)

  1. Posse.

b. Existência.

Versão adaptada acessível

Atividade 1.

Match the verb forms "have", "there are" and "has" to the ideas they carry in each of the sentences.

Ícone de atividade no caderno.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: compreender globalmente o texto.

2a Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre a dificuldade de acesso à água em alguns lugares do mundo, como a Somália.

2b Resposta esperada: porque o “pagamento” seria caminhar vários quilômetros, como acontece para ter acesso à água na Somália.

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sôbre o tema dos textos e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Objetivo da questão 1: refletir sobre o uso do verbo to have no presente simples.

1a: um, dois, quatro

1b: três

Objetivo da questão 2: praticar o uso do verbo to have no presente simples.

2a: dois

2b: um

2c: um

Think a little more

Na pós-audição, a escolha foi pela reflexão crítica e pela aproximação do tema ao contexto dos estudantes. Caso seu município enfrente o problema da falta de água, este é um bom momento para ampliar a discussão, que pode ser levada a toda a escola em alguma atividade mais ampla.

Para ler

Caso queira conhecer mais sobre o gênero infográfico e as possibilidades de sua utilização no ensino de língua inglesa, recomendamos a leitura do artigo de Costa e Tarouco (2010) e do capítulo de Paiva (2016).

Sobre os conceitos abordados nos infográficos, em especial o de “cidades verdes”, sugerimos a leitura do texto de Beuron e outros (2015).

Language in action

Objetivo da seção

Refletir sobre elementos linguísticos característicos dos gêneros infográfico e álbum de fotos e praticar o uso de to have e de numerais.

As questões desta seção aprofundam o léxico suscitado pelos textos presentes nas atividades de leitura, além de abordar o verbo to have e os numerais, tão presentes em infográficos. Nas questões 2 e 3, o trabalho com a reflexão e com a prática do verbo to have não deve apresentar tantas dificuldades para os estudantes, mas é sempre bom recorrer à seção Eyes on grammar antes da prática, caso seja necessário. O mesmo vale para as questões 4 e 5 sobre numerais.

Habilidade desenvolvida em Language in action


(ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Ícone de atividade no caderno.

A DAY in the life of Aysha, 13. sem local: Unicef, [2018símbolo de ponto de interrogação]. 1 vídeo (1minutos58segundos). Publicado pelo Canal Unicef. Disponível em: https://oeds.link/okOPtR. Acesso em: 7 janeiro 2022.

  1. hév
  1. hév

d. hév

THE JOURNEY. Episode 2: Life without clean water. sem local: Unicef, [2017símbolo de ponto de interrogação]. 1 vídeo (6minutos39segundos). Publicado pelo Canal Charitywater. Disponível em: https://oeds.link/0VFlj7. Acesso em: 7 janeiro 2022.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ríd tchu lârnpágina
    1. Que tipo de numeral eles são?
      1. Cardinal.
      2. Decimal.
    1. Qual é a diferença entre a grafia deles em inglês e em português?
    1. Nos infográficos lidos nesta unidade, aparecem vários números. Por que eles costumam ser usados em infográficos?
Ícone de atividade no caderno.
    1. Reescreva os numerais no caderno usando as convenções da escrita em português.
      1.   1,000
        1. 7
      1. 8,174,100
        1. 85
    1. Quais numerais anteriores são cardinais e quais são decimais?
    1. Agora escreva no caderno os numerais do item a por extenso em inglês. Você pode consultar a seção áison grémer se achar necessário.
Ícone. Notebook.

I.

espaços para respostas.

II.

espaços para respostas.

III.

espaços para respostas.

IV.

espaços para respostas.

d. Complete as frases a seguir com os números dos parênteses por extenso.

I.

espaço para resposta

II.

espaço para resposta

III.

espaço para resposta

IV.

espaço para resposta
Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: praticar o verbo to have no presente simples.

3a: do not have

3b: has

3c: has

3d: has

Objetivos da questão 4: contrastar a grafia de numerais em inglês e em português e identificar características estilísticas do gênero infográfico.

4a: um

4b Resposta esperada: onde, em inglês, se usa vírgula, em português, se usa ponto.

4c Resposta esperada: porque muitos infográficos apresentam dados numéricos e mostram relações entre eles.

Objetivo da questão 5: praticar numerais em inglês.

5a um: .1000

5a dois: 11,7

5a três: ..8174100

5a quatro: 27,85

5b Resposta esperada: um e três são numerais cardinais, e dois e quatro são numerais decimais.

5c: um a/one thousand; dois eleven point seven; três eight million, a/one hundred and seventy­‑four thousand and a/one hundred; quatro twenty-seven point eight five

5d um: eight point five million / eight million and five hundred

5d dois: two hundred and twelve point six million people / two hundred and twelve million and six hundred thousand

5d três: thirty-one point four

5d quatro: one hundred and sixty-six point twenty-eight billion / one hundred and sixty-six billion and twenty-eight million

Ícone de atividade no caderno.

6.

Ilustração. Na parte inferior, local com água azul. Um pouco acima, uma rua cinza por onde passam pessoas em formato de silhueta preta, sobre bicicleta, andando com andador e outra acompanhando. Mais atrás, uma luminária de rua em cinza com lâmpada. Mais ao fundo, local com grama e arborizado, com banco e playground onde crianças brincam. Ao centro, ruas onde circulam carro e dois ônibus amarelos. À esquerda, duas casas, três prédios em tons de azul. Pessoas passam perto e mais ao fundo, uma fonte jorrando água. Em segundo plano, outras pessoas passando, rua com faixa de pedestres, ônibus amarelo passando na rua, calçada com pessoas e crianças. Em terceiro plano, outra área arborizada e com vegetação. À esquerda, casas entre árvores, uma quadra cinza com duas pessoas jogando basquete e à direita, um estabelecimento com um relógio redondo na parte superior. No alto, céu azul com nuvens brancas e sol amarelo.
  1. Quais desses elementos estão presentes na imagem?

b. Que itens se referem a meios de transporte?

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é produzir, com um colega, um álbum com imagens e fotos-legendas que apresentem a cidade ou o bairro onde vocês moram. Vocês já viram um exemplo e trabalharam com ele na Task 3 (Reading).

Respostas e comentários

Objetivo da questão 6: praticar vocabulário relacionado a cidade, meio ambiente e meios de transportes.

6a: um, dois, três, quatro, seis, sete, nove, dez

6b Resposta esperada: um, três, quatro, oito

Writing

Objetivo da seção

Expandir os conhecimentos sobre o gênero álbum de fotos, que abarca as imagens e as fotos-legendas, para a produção escrita.

Nesta seção, solicita-se a produção, em duplas, de um álbum de fotos com imagens e fotos-legendas de sua cidade ou de seu bairro, a ser exibido em sala de aula ou em outro espaço da escola.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • (ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • (ê éfe zero seis éle ih um cinco) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, xétis, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
  • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

1.

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Álbum de fotos.

Qual é o tema?O lugar onde vivemos.

Qual é o objetivo?Retratar lugares da cidade ou do bairro onde se vive.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?No mural da sala de aula ou da escola.

Quem participará?Todos os estudantes, em duplas.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
    1. A primeira decisão é da turma toda: se vão abordar o bairro ou a cidade onde vivem. Pensem nas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
    1. Cada dupla deve escolher o aspecto que vai destacar em suas imagens do álbum. Por exemplo, no álbum da tésk thri, todas as imagens mostram um aspecto surpreendente dos lugares, mas vocês podem retratar paisagens (áreas verdes, parques, praças), lugares públicos (hospitais, escolas) ou situações cotidianas (crianças brincando, pessoas fazendo compras etcétera).
    1. Decidam também como vão obter as imagens. Se tiverem um celular com câmera ou uma máquina fotográfica, considerem a viabilidade de tirar as fotos. Nesse caso, o álbum poderá ser digital. Caso isso não seja possível, verifiquem com parentes, vizinhos e amigos se eles têm fotos como as que vocês querem e se podem emprestá-las para montar o álbum. Outra opção é pesquisar em jornais, revistas, catálogos, folhetos etcétera – tanto em papel quanto na internet – fotos que possam usar.
    1. Observem novamente as imagens do álbum na e analisem suas fotos-legendas. Nelas são descritos brevemente a situação e o lugar retratados. Da mesma fórma, façam descrições das imagens que vocês escolheram para o álbum.
    1. Caso precisem saber palavras novas em inglês para redigir as fotos-legendas, consultem o professor, dicionários impressos e on láine, aplicativos e buscadores na internet. Lembrem-se de que as fotos-legendas devem ser curtas e descritivas.
    1. Pensem, com toda a turma, no título do álbum. Lembrem-se de que o título deve dar uma ideia do que as fotos representam, como o do álbum da : .
    1. Organizem as imagens e as fotos-legendas e montem a parte de vocês do álbum. Em seguida, troquem as imagens e as fotos-legendas com as de outra dupla, para que uma informe à outra o que considerou pertinente e o que pode ser melhorado.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar os conteúdos e as características estilísticas e composicionais do álbum de fotos e preparar uma versão inicial do álbum de fotos.

De acôrdo com seu contexto, julgue se seria mais viável a elaboração de um álbum digital ou de um álbum em papel. Também sugerimos avaliar a melhor fórma para que os estudantes obtenham as fotos. Caso eles mesmos fotografem os locais escolhidos, devem estar acompanhados de um adulto. Essa também pode ser uma oportunidade para uma visita didática a locais da cidade ou do bairro que sejam interessantes para a atividade, incentivando cada grupo a escolher uma perspectiva diferente do mesmo lugar para destacar em seu álbum.

Espera-se que, ao final dessa tarefa, os estudantes estejam bastante familiarizados com o gênero, tendo desenvolvido, para além da escrita, a reflexão sobre o local onde vivem.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
    • fotos adequadas ao aspecto que querem destacar do lugar escolhido;
    • fotos-legendas apropriadas, que descrevem a cena retratada de fórma concisa;
    • vocabulário adequado ao que é representado nas fotos.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Em sua opinião, como as imagens das páginas de abertura ilustram o título da unidade?
    1. Que relação você pode estabelecer entre os textos trabalhados na unidade e essas imagens?
    1. Observe atentamente as imagens, converse com os colegas e tente relacionar cada imagem ao país que ela retrata.
    • África do Sul
    • Austrália
    • Brasil
    • Colômbia
    • Estados Unidos
    • Panamá
    • Senegal
    1. Alguma resposta do item 1 surpreendeu você? Por quê?
    1. Você acha que os moradores das cidades representadas nas imagens têm o mesmo estilo de vida? Por quê?
    1. Após as reflexões propostas nesta unidade, como você avalia a qualidade de vida em sua cidade?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você achou mais interessante nesta unidade? Por quê?
    1. Os infográficos fizeram você refletir sobre questões ambientais e o lugar onde mora? De que maneira?
    1. Conte resumidamente o que você aprendeu nesta unidade sobre o acesso à água no mundo.

d. Em seu caderno, desenhe um emoji (

Ilustração. Três emojis de cabeça em amarelo com rosto. Um emoji, de olhos abertos e boca bem aberta sorrindo. Outro emoji, de olhos abertos e boca fechada em formato reto na horizontal. O último emoji, de olhos abertos, sobrancelhas para baixo e boca para baixo.
) para seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
  1. Leitura de infográficos.
  2. Leitura de álbuns de fotos.
  3. Produção de álbuns de fotos.
  4. Participação ao longo das aulas.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item d.

Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:

  1. Leitura de infográficos.
  2. Leitura de álbuns de fotos.
  3. Produção de álbuns de fotos.
  4. Participação ao longo das aulas.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do álbum de fotos.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final do álbum de fotos.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema da unidade e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1a Resposta pessoal.

1b Resposta pessoal.

1c: África do Sul - um; Austrália - quatro; Brasil - dois; Colômbia - sete; Estados Unidos - cinco; Panamá - três; Senegal - seis

1d Respostas pessoais.

1e Respostas pessoais.

1f Resposta pessoal.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Sintetizar e aprofundar a reflexão sobre o que foi discutido na unidade.

As questões desta seção retomam as imagens da abertura da unidade e, ao mesmo tempo, propõem aos estudantes que analisem a qualidade de vida em sua cidade, considerando os textos lidos e as discussões propostas.

A seleção das imagens foi feita com o intuito de romper estereótipos sobre os países representados, mostrando perspectivas diferentes das que são frequentemente escolhidas para retratá-los. Assim, são apresentadas as seguintes imagens: um – Cidade do Cabo, África do Sul; dois – São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, Brasil; três – Cidade do Panamá, Panamá; quatro York, Austrália; cinco Portland, Maine, Estados Unidos; seis – Dacar, Senegal; sete – Cartagena de Índias, Colômbia. professor ou professora, caso julgue necessário aprofundar o tema, consideramos que a construção de sentidos por meio da observação das imagens possibilita uma discussão sobre aspectos culturais e sociais, por exemplo.

Think it over

Objetivo da seção

Promover a autoavaliação dos estudantes acêrca de seu aprendizado, especialmente sobre a leitura e a produção escrita, bem como sobre sua participação nas aulas.

Sugerimos que tente perceber o avanço da autocrítica dos estudantes, observando se, de fato, estão ampliando a criticidade sobre seu aprendizado, sem uma exigência exagerada que cause algum problema de autoestima.

Caso perceba que é necessário consolidar conhecimentos desenvolvidos nesta unidade, recomendamos o uso, seja para toda a turma, seja apenas para um grupo de estudantes, do apêndice There is more ou das Atividades complementares presentes na introdução do Manual do Professor.

Habilidade desenvolvida em Pit stop


(ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol1

“844 million do not have basic drinking water services.”

(página156)

“44% of households have access to a car.”

(página 159)

PRESENT SIMPLE (VERB TO HAVE) / PRESENTE SIMPLES (VERBO TO HAVE)

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Interrogative / Interrogativo

I have basic drinking water services.

I do not/don’t have basic drinking water services.

Do I have basic drinking water services?

You have access to a car.

You do not/don’t have access to a car.

Do you have access to a car?

He/She/It has access to safe water.

He/She/It does not/doesn’t have access to safe water.

Does he/she/it have access to safe water?

We have piped water.

We do not/don’t have piped water.

Do we have piped water?

You have basic drinking water services.

You do not/don’t have basic drinking water services.

Do you have basic drinking water services?

They have access to safe water.

They do not/don’t have access to safe water.

Do they have access to safe water?

egzâmpol2

“159 million drink water directly from surface sources, such as streams or lakes.”

(página 156)

“44% of New Yorkers own a car. There are 600,000 bicycles in Amsterdam

(página 159)

“A train passes through slums in central Dhaka, with the buildings of the Karwan Bazaar district rising up in the background

(página 161)

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o verbo to have no present simple, vocabulário relativo ao meio ambiente, às cidades e aos meios de transporte, números decimais e números maiores que mil.

No que diz respeito ao uso do verbo to have no present simple, é importante chamar a atenção para a ampliação feita com relação ao que foi estudado na Unit 5, pois agora apresenta-se a conjugação do verbo em todas as pessoas do discurso.

Para aprofundar o vocabulário apresentado, avalie a conveniência de propor algumas atividades complementares, inclusive de caráter lúdico, como um caça-palavras ou um dominó relacionado ao tema da unidade. É possível encontrar sites gratuitos com cruzadinhas e caça-palavras em inglês; alguns oferecem também a possibilidade de criá-los. Além disso, pode ser interessante que os próprios estudantes, em grupos, criem esses jogos para compartilhar com os colegas.

Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


(ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

WATER / ÁGUA

lake
piped water
rainwater
river
safe water
stream
surface water

CITIES / CIDADES

apartment/flat
building
hospital
library
market

park
playground
school
slum
square

MEANS OF TRANSPORTATION / MEIOS DE TRANSPORTE

by

on

bike/bicycle
bus
car
plane subway/metro
taxi
train

foot

2.1 billion people

(página 156)

8.4 million 27,700 people/ 13,051 people/ 11.7% of the city is covered with green spaces 13,466 people/ 9,080 people/ There are 600,000 bicycles in Amsterdam

(página 159)

DECIMALS / DECIMAIS

2.1

two point one

8.4

eight point four

11.7

eleven point seven

15.25

fifteen point two five

LARGE NUMBERS / NÚMEROS ALTOS

1,000

a/one thousand

9,080

nine thousand eighty

13,051

thirteen thousand fifty-one

13,466

thirteen thousand four hundred sixty-six

27,700

twenty-seven thousand seven hundred

201,000

two hundred one thousand

600,000

six hundred thousand

Em inglês, usa-se vírgula para separar milhares e ponto para separar decimais.

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

BEURON, T. A. êti ól Cidades verdes e sustentabilidade: um panorama das publicações da última década. In: Anais XVII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA. São Paulo: Engema, USP, 2015.

BRASIL. Lei norteº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Brasília, 1997. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, página 21201, 24 setembro 1997.

BRASIL. Lei norteº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 28 abril 1999.

COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, volume 8, página 1-13, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Tábua completa de mortalidade para o Brasil – 2016. Brasília, Distrito Federal: í bê gê É, 2017.

PAIVA, F. A. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, C. V. (organizador). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. página 43-60.

SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. Relatório de gestão do exercício de 2016. Brasília, Distrito Federal: Sedec, 2017.