iuniti eitchi a pleici in de san
Respostas e comentários
UNIT 8
professor ou professora
O objetivo principal desta unidade é trabalhar os gêneros discursivos infográfico e álbum de fotos. O infográfico, inicialmente presente em meios de comunicação impressos, tem sido cada vez mais usado em mídias digitais. O álbum de fotos, cuja versão impressa talvez seja pouco frequente no contexto dos estudantes, possui versões digitais diversas, como as presentes em perfis de redes sociais e em meios de comunicação digitais, onde também são encontradas com o nome de photo gallery e são compostas de imagens e fotos-legendas.
A temática gira em tôrno das cidades, em especial dos aspectos relacionados ao meio ambiente e ao contraste entre urbes. Para desenvolvê-la, exploram-se imagens e textos sobre diversas regiões, em que contrastam os estilos de vida, a utilização de veículos automotores e o uso de recursos naturais. A amplitude e a versatilidade dos temas favoreceram a inclusão de atividades que fomentam discussões acêrca da educação ambiental e da educação no trânsito, entre outros assuntos pertinentes, como a importância do uso de transportes não poluentes. Desse modo, é possível suscitar reflexões importantes para a formação dos estudantes, conforme determinam a Lei norteº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e a Lei norteº 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: infográfico e álbum de fotos.
Tema: o lugar onde vivemos.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos infográfico e álbum de fotos;
- refletir sobre a diversidade das condições de vida em diferentes lugares e sobre as relação entre urbanização e questões ambientais.
Respostas e comentários
As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com Ciências e, principalmente, com Geografia, já que se destaca a relação com o objeto de conhecimento Território, redes e urbanização, indicado pela Bê êne cê cê para o 5º ano, e com a unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida, indicada para todo o Ensino Fundamental. Assim, o conhecimento prévio dos estudantes certamente será relevante para a compreensão dos textos em inglês com esses temas.
A temática da família, explorada na Unit 7 por meio de sinopses de filmes e conversas familiares, passa a receber nesta unidade um enfoque mais amplo, voltado para a reflexão sobre os espaços urbanos ocupados por essas famílias, especialmente no que diz respeito às interações com o meio ambiente e com a comunidade em que elas estão inseridas.
As imagens das páginas de abertura apresentam diferentes localidades do mundo, mostrando a diversidade sociocultural desses lugares e suscitando o interesse pelo tema. Avalie a conveniência de usar essas imagens, que serão exploradas na seção Pit stop, como um recurso para discutir a importância do cuidado com o meio ambiente e para refletir sobre o que pode ser feito em sua cidade com o intuito de torná-la um lugar mais “verde”. Outra possibilidade é a discussão sobre estereótipos associados a esses países, o que será visto mais adiante.
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5, 6.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
- Qual é a principal diferença entre as duas imagens?
- Na opinião de vocês, quais são as vantagens de viver em cidades como as das duas imagens?
- Algumas pessoas consideram muito estressante a vida em uma cidade como a da imagem dois. Vocês concordam? Por quê?
- Em qual tipo de cidade vocês imaginam que a vida seja melhor? Expliquem.
- Indiquem qual imagem mostra a cidade em que provavelmente há mais
- carros.
- poluição.
- áreas verdes.
- lazer e eventos.
- lojas e restaurantes.
- silêncio e tranquilidade.
- prédios e construções altas.
-
- Como é a cidade onde vocês vivem?
- De quais lugares e características de sua cidade vocês gostam? Por quê?
- Existe algo de que vocês não gostem em sua cidade? Do quê?
- Na opinião de vocês, o que pode ser feito para que a vida em sua cidade se torne melhor?
- Vocês sentem falta de algo na cidade onde vivem? Inspirem-se no que é mencionado na questão 1e.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
1a Resposta esperada: a imagem um mostra uma cidade pequena e a imagem dois mostra uma cidade grande.
1b Resposta pessoal.
1c Respostas pessoais.
1d Resposta pessoal.
1e um: imagem dois.
1e dois: imagem dois.
1e três: imagem um.
1e quatro: imagem dois.
1e cinco: imagem dois.
1e seis: imagem um.
1e sete: imagem dois.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: refletir sobre o tema da unidade e sobre o próprio contexto.
Time to think
Objetivo da seção
Aprofundar a reflexão, iniciada nas páginas de abertura, sobre o tema da unidade, em especial no que diz respeito à diversidade presente nos espaços urbanos.
As imagens selecionadas para esta seção servem como base para a reflexão dos estudantes sobre o lugar onde vivem. Eles são levados a reconhecer as diferenças e similaridades entre sua cidade e outros lugares do mundo. Assim, busca-se aproximar o tema da realidade da turma, ativando o conhecimento prévio a fim de estimular o engajamento ativo na construção de sentidos dos textos que eles lerão na seção seguinte. Destacamos que a questão 4, ao mostrar duas áreas diferentes da cidade de São Francisco, na Califórnia ( Estados Unidos da América), tem o propósito de motivar os estudantes a desconstruir o senso comum de que em países desenvolvidos não há pobreza.
Esta seção pode ser também um momento de avaliação dos conhecimentos prévios sobre o tema e os gêneros discursivos que serão trabalhados. É importante considerar os diferentes perfis da turma para o desenvolvimento da unidade.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- ( ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
II.
- As imagens mostram duas áreas de uma mesma cidade. Que diferenças vocês observam entre elas? Quais seriam as razões da existência dessas diferenças?
- Na opinião de vocês, quais são as prováveis diferenças de estilo de vida dos moradores de cada um desses lugares?
- Em qual país vocês acham que essas fotos foram tiradas? Por quê?
d. Vocês acham que todos os países do mundo têm desigualdades sociais? Por quê?
-
- Quais serviços vocês consideram fundamentais para o bom funcionamento de uma cidade?
- Internet.
- Transporte.
- Luz elétrica.
- Coleta de lixo.
- Água canalizada.
- Esgoto canalizado.
- Esses serviços básicos que vocês assinalaram existem em sua cidade? Algum deles precisa ser melhorado? Por quê?
- Quais serviços vocês consideram fundamentais para o bom funcionamento de uma cidade?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- Na opinião de vocês, por que a água é importante para nossas vidas?
- De onde vem a água que vocês bebem e usam em suas casas? Vocês sabem se há fontes naturais de água na cidade onde vivem?
- Vocês consideram que as pessoas se preocupam com o meio ambiente na cidade onde vocês vivem? Por quê?
- Vocês já viram um infográfico? Como vocês explicariam a um colega o que é um infográfico? Se nunca viram, imaginem pelo nome como seria.
Respostas e comentários
3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: refletir sobre o tema da unidade.
3c Resposta possível: nos Estados Unidos.
4 Respostas pessoais. Objetivo da questão 4: refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.
Reading
Objetivo da seção
Construir sentidos por meio da interação com textos verbo-visuais dos gêneros infográfico e álbum de fotos que tematizam questões relativas às cidades e ao meio ambiente.
Task 1
Entre as perguntas de pré-leitura propostas em Before reading, têm especial importância as dirigidas ao conhecimento dos estudantes acêrca da relação das pessoas de sua cidade com a água que utilizam. Pode ser que, em razão da faixa etária, eles ainda não tenham pensado profundamente sobre a importância da água para a vida e sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente; por isso, a reflexão pode prepará-los melhor para a leitura dos textos.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero seis éle ih zero sete) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero oito) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
- ( ê éfe zero seis éle ih zero nove) Localizar informações específicas em texto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
ríd tchu lârn
-
- observar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
- identificar características de infográficos.
Eyes on grammar –
constrãquitchion minins
-
- Qual é o objetivo do infográfico?
- Quais são as instituições internacionais responsáveis pelo infográfico? Como você identificou essa informação?
-
- Segundo as informações do infográfico, 2,1 bilhões de pessoas
- já têm acesso à água potável em suas cidades.
- ainda não têm acesso à água potável em suas casas.
- Segundo as informações do infográfico, 2,1 bilhões de pessoas
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informação explícita no texto.
1a Resposta esperada: apresentar dados referentes à falta de acesso à água potável no mundo.
1b Resposta esperada: World Health Organization e Unicef. Os nomes e logomarcas estão na parte inferior do infográfico.
Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto.
2a: dois
Em Read to learn, o infográfico da Organização Mundial da Saúde e do Unicef viabiliza ampliar as discussões propostas na unidade instigando a reflexão sobre a escassez de água, problema que sempre afetou o semiárido nordestino e que, ultimamente, vem atingindo outras regiões brasileiras. , se sua escola estiver professor ou professora fóra do semiárido, é possível que os estudantes desconheçam que mais de oitocentas cidades brasileiras dependem de carros-pipa para terem acesso à água potável (Sedec, 2017). Nesse caso, pode ser que também não tenham ideia da quantidade de pessoas no mundo sem acesso à água potável. Assim, talvez valha a pena motivá-los a observar com atenção os números presentes no infográfico antes de passar às questões de compreensão de texto.
Em Constructing meanings, as questões buscam levar os estudantes, por um lado, a verificar o que representam os dados e, por outro, a relacionar o texto verbal com as imagens. Uma característica típica dos infográficos é a multimodalidade, ou seja, a presença de diferentes fórmas de comunicação (texto escrito e elementos visuais); por essa razão, é importante realçar o papel da linguagem não verbal para a construção dos sentidos do texto.
- De acordo com o infográfico, 159 milhões de pessoas
- têm acesso a água potável e encanada.
- bebem água diretamente de riachos e lagos.
- Conforme o texto, 263 milhões de pessoas
- têm fornecimento de água em suas casas.
- gastam mais de 30 minutos cada vez que precisam buscar água.
- O objetivo até o ano de 2030 é que haja acesso universal e igualitário
- à água potável.
- às fontes de água, como riachos e lagos.
3. Complete as informações de acordo com o infográfico e relacione-as com as imagens.
a. Tempo que
de pessoas gastam para buscar água.b. Fontes superficiais onde
de pessoas coletam água para beber.c. Fornecimento de água potável, ao qual
de pessoas não têm acesso.I.
II.
III.
d. Que expressões no texto correspondem a “água potável”?
tésqui tchu
bifór rídin
-
- O que as imagens têm em comum?
- O que as imagens têm em comum?
II.
- Qual é a diferença entre elas?
c. Em qual das duas cidades vocês acham que a qualidade de vida é melhor? Por quê?
Respostas e comentários
2b: dois
2c: dois
2d: um
Objetivos da questão 3: relacionar linguagens verbal e não verbal e fazer inferências.
3a: 263 milhões, dois
3b: 159 milhões, três
3c: 844 milhões, um
3d Resposta esperada: drinking water e safe water.
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
1a Resposta esperada: ambas mostram cidades grandes, com edifícios.
1b Resposta esperada: na imagem um, há muita poluição no ar e, na imagem dois, há muitas áreas verdes.
1c Respostas pessoais.
Task 2
Ainda sob a mesma perspectiva, na Task 2 apresenta-se a noção de “cidade verde” e, em Before reading, é introduzida a discussão sobre o papel dos meios de transporte na poluição ambiental, com um estímulo à reflexão sobre o uso de veículos não poluentes.
II.
- Algum dos meios de locomoção retratados nas imagens é comum em sua cidade para a ir de casa até o trabalho e até a escola? qual ou quais?
- Mencionem pelo menos uma vantagem e uma desvantagem de se locomover
- a pé.
- a cavalo.
- de carro.
- de ônibus.
- de bicicleta.
- de motocicleta.
c. Quais meios de locomoção vocês acham mais adequados à preservação do meio ambiente? Por quê?
-
- Em sua cidade há áreas verdes, como parques, praças, bosques ou matas? Que atividades vocês realizam nesses lugares? Caso não haja áreas verdes, onde as pessoas praticam atividades ao ar livre em sua cidade?
- Vocês já ouviram a expressão “cidade verde”? O que acham que ela significa?
- Na opinião de vocês, que ações podem ser tomadas para que uma cidade se torne “verde”?
- Observem o título do infográfico em ríd tchu lârn. Qual pode ser o objetivo deste texto?
ríd tchu lârn
-
- verificar a relação entre o título do texto e as informações apresentadas;
- identificar características de infográficos.
Respostas e comentários
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sôbre o tema do texto.
3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.
Leitura
Em Read to learn, o infográfico apresenta várias informações sôbre cidades que estão buscando tornar-se mais “verdes” e, portanto, oferecer mais qualidade de vida aos seus moradores. Durante a leitura, pode ser interessante orientar os estudantes a observar as imagens e inferir o que elas significam nesse contexto.
Eyes on grammar –
Respostas e comentários
O infográfico abre precedentes para uma discussão mais substancial acêrca da cidade onde vivem os estudantes e sobre atitudes que podem impactar positivamente o meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes de um determinado lugar. professor ou professora, caso julgue conveniente, a expressão “cidade verde” pode ser explicitada durante essa discussão. Ela se refere ao município que se preocupa com o planejamento urbano e com estratégias ambientais que priorizam fontes de energia renováveis, índices de emissão de carbono reduzidos e consumo consciente de água e de outros recursos naturais. Caso a turma se interesse pelo assunto e seja viável, considere a possibilidade de estimulá-los a pesquisar sobre as “cidades verdes” no Brasil.
constrãquitchion minins
-
- O infográfico, publicado em 2014, apresenta dados sobre algumas cidades. Quais são as informações apresentadas?
- Quantas cidades são mencionadas no texto?
- Quais destas informações sobre as cidades podem ser encontradas no infográfico?
- População.
- Disponibilidade de áreas verdes.
- Quantidade de animais de estimação.
- Número de bicicletas.
- Quantidade de escolas.
- Porcentagem de pessoas que possuem automóvel.
-
- Identifique no infográfico:
- a cidade com a maior população.
- a cidade com grande quantidade de bicicletas.
- as cidades cuja porcentagem de pessoas que têm automóveis foi citada.
- Relacione as cidades com suas respectivas informações.
- Amsterdam
- Copenhagen
- London
- Stockholm
- Vancouver
- Possui seiscentas mil bicicletas.
- Utiliza energia de hidrelétricas.
- Dispõe de 11,7% de áreas verdes.
- Tem uma população estimada de 8.174.100 pessoas.
- Exige que as novas construções tenham telhados cobertos de vegetação.
- Identifique no infográfico:
tésk thri
bifór rídin
-
- Vocês gostam de ver fotos de lugares que não conhecem? Por quê?
- Que tipos de paisagem vocês gostam de ver em fotos?
- Cachoeiras.
- Cidades.
- Florestas.
- Jardins.
- Montanhas.
- Monumentos arquitetônicos.
- Praias.
- Rios.
- Trilhas.
- Se vocês tivessem de mostrar características da cidade onde vivem, que lugares fotografariam? Como vocês descreveriam esses lugares em poucas palavras?
- O que vocês esperam encontrar em um texto com fotos urbanas mais importantes de determinado ano?
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivo da questão 1: compreender globalmente e identificar informações explícitas no texto.
1a Resposta esperada: informações sobre o que algumas cidades têm feito para se tornarem mais “verdes”.
1b Resposta esperada: seis.
1c: um, dois, quatro, seis
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.
2a um Resposta esperada: New York.
2a dois Resposta esperada: Amsterdam.
2a três Resposta esperada: New York e [ing2_v6_uni8_160_0108_AL]London[ing2_v6_uni8_160_0108_AL].
2b um: Possui 600 mil bicicletas.
2b dois: Exige que as novas construções
2b três: Tem uma população estimada de
2b quatro: Utiliza energia de hidrelétricas.
2b cinco: Dispõe de 11,7% de áreas verdes.
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.
Como na Task 1, as questões de Constructing meanings incidem sobre os dados presentes no infográfico e possibilitam explorar as imagens, já que elas facilitam a localização das informações, contribuindo para a compreensão dos significados e a ampliação do vocabulário.
Task 3
A seção propõe o estudo do gênero álbum de fotos, composto de imagens e suas fotos-legendas, cuja produção será requisitada no Writing.
Embora esse não seja um gênero frequente em materiais de ensino de línguas, consideramos que suas características composicionais e estilísticas favorecem um trabalho interessante por conjugar linguagens verbal e não verbal, além de estar presente – muitas vezes com nomes diversos (slideshow, galeria de fotos, entre outros) – em meios digitais contemporâneos. Ressalta-se que ainda existem álbuns de fotos em papel e que, embora tenham especificidades em função do suporte, há diversas semelhanças entre eles e seus correlatos virtuais, o que torna viável uma abordagem didática conjunta.
ríd tchu lârn
-
- observar a relação entre linguagem verbal e não verbal;
- identificar características de álbuns de fotos.
Eyes on grammar – egzâmpol tchu
BLASON, J. Urban photos of the year – in pictures. The Guardian, Londres, Reino Unido, 29 dezembro 2014. Seção Urban Eye. Disponível em: https://oeds.link/vyGrbl. Acesso em: 13 janeiro 2022.
Respostas e comentários
O fragmento de álbum de fotos em Read to learn apresenta cenas de diferentes cidades nas quais sobressai algum aspecto surpreendente. Talvez seja produtivo pedir aos estudantes que se detenham nas imagens, procurando observar os detalhes, antes de ler as fotos-legendas. Se considerar relevante, sugerimos chamar a atenção para a fonte do texto a fim de que os estudantes identifiquem o ano em que as fotos foram publicadas.
constrãquitchion minins
-
- Em que cidades ocorreram as seguintes situações representadas nas imagens?
- Mercado rodeado de apartamentos.
- Pessoas reunidas durante a Copa do Mundo.
- Parede de neve formada por uma forte nevasca.
- Construções muito diferentes compartilhando a mesma área.
- Depois de observar as imagens e ler as fotos-legendas, que fato é possível afirmar que elas têm em comum?
- Mostram lugares isolados.
- Revelam cenas surpreendentes.
- Mostram catástrofes ambientais.
- Representam acontecimentos diários.
- Em que cidades ocorreram as seguintes situações representadas nas imagens?
-
- Identifique as características das fotos-legendas.
- São curtas e descritivas, retratando um lugar.
- São longas e narrativas, contando uma história.
- Indicam sempre o nome do país onde as fotos foram tiradas.
- Indicam sempre o lugar específico onde as fotos foram tiradas.
- Contêm muitas informações sobre os lugares representados.
- Contêm poucas informações sobre os lugares representados.
- Qual seria o propósito dessas fotos-legendas?
- Apresentar informações sobre como a foto foi tirada.
- Descrever as fotos, destacando o aspecto surpreendente da situação representada.
- Identifique as características das fotos-legendas.
think a lítol mór
-
- O infográfico da mostra a falta de acesso à água potável ao redor do mundo. Na opinião de vocês, de que fórma a falta de água potável afeta a vida das pessoas?
- O infográfico da foi publicado há cêrca de dez anos. Como vocês acreditam que a situação esteja hoje? Por quê? Pesquisem sobre o assunto e atualizem os dados presentes no texto.
- Em comparação com as cidades apresentadas no infográfico da , o município onde vocês vivem pode ser considerado uma “cidade verde”? Por quê?
- O infográfico da mostra cidades de quais continentes? Qual poderia ser a razão da ausência de cidades de outros lugares do mundo na lista dos mais “verdes”?
- Qual foto da vocês acharam mais interessante? Por quê?
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: identificar informações específicas; relacionar linguagens verbal e não verbal e compreender globalmente o texto.
1a: um – Rotterdam (the Netherlands); dois – Rio de Janeiro (Brazil); í í í – New York (United States); quatro – Dhaka (Bangladesh)
1b: dois
Objetivo da questão 2: identificar características composicionais e estilísticas do gênero álbum de fotos.
2a: um, quatro, seis
2b: dois
Pós-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.
Em Constructing meanings, as questões têm o propósito de chamar a atenção para alguns dos detalhes das imagens e, ao mesmo tempo, levar os estudantes a identificar características das fotos-legendas.
Think a little more
A questão de Think a little more leva os estudantes a pensar criticamente sobre o tema da unidade com base na leitura dos textos de Reading. Por meio das perguntas, procura-se estimular a reflexão acêrca da possibilidade de se encontrar uma postura equilibrada e consciente com relação aos recursos naturais e à vida em sociedade.
Se você considerar pertinente, amplie a reflexão proposta no item 1c, visto que a localização geográfica dos países apresentados no infográfico pode assumir diversas leituras; por exemplo, a de que não há “cidades verdes” no Hemisfério Sul ou a de que outras “cidades verdes” fóra do Hemisfério Norte são invisibilizadas por não estarem situadas em países hegemônicos.
Espera-se que, ao final desta seção, os estudantes tenham desenvolvido uma linha de reflexão crítica, embasada e ponderada sôbre o tema da unidade e sobre as implicações em seu contexto local.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Before Listening
1.
No pré-pandemia, quase 38 por cento da população tinha alguma dificuldade de acesso à água
23/06/2021 10h00 | Atualizado em 23/06/2021 12h42
Resumo
- Apenas 62,2% da população consumia água oriunda de rede geral de distribuição, com abastecimento diário e tinha estrutura de armazenamento.
- 3,4% viviam em domicílios que não estavam ligados à rede geral de água nem tinham canalização. No Norte do país esse percentual era ainda maior, 10,7%.
BARROS, A. No pré-pandemia, quase 38% da população tinha alguma dificuldade de acesso à água. Agência de Notícias í bê gê É, abre colchete sem local fecha colchete, 23 junho 2021. Disponível em: https://oeds.link/h7CDpK. Acesso em: 14 janeiro 2022.
- Vocês tinham ideia de que essa situação de falta de acesso à água acontecia no Brasil? Justifiquem.
- Como é viver sem acesso diário à água? Que dificuldades acontecem no dia a dia de quem passa por essa situação?
c. Vocês vão ouvir o áudio de uma campanha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( unêsco) sobre o acesso à água. Por que uma instituição como a unêsco promove uma campanha com esse tema?
líssen tchu lârn
-
- identificar o objetivo do texto;
- verificar características de anúncios de campanha social.
Anúncio de campanha social
Título: How far would you walk to find clean drinking water? | UNICEF
Data: 27/08/2017
Fonte: Unicef
HOW far would you walk to find clean drinking water? | UNICEF : sem local Unicef, 27 agosto 2017. 1 vídeo (157 minutos). Publicado pelo Canal segundos Unicef. Disponível em: https://oeds.link/Jer5v3. Acesso em: 14 janeiro 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Respostas e comentários
Pré-audição
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.
Audição
Listening
Objetivo da seção
Expandir os conhecimentos sobre a temática da unidade por meio da compreensão auditiva do gênero vídeo de campanha social.
A seção apresenta, em Listen to learn, o áudio de um vídeo de campanha social da Unicef, intitulado How far would you walk to find clean drinking water?. No Before listening, há um fragmento de texto sôbre a falta de acesso à água no Brasil. Espera-se que o debate para ativação do conhecimento prévio dos estudantes favoreça a compreensão do áudio, que tem uma proposta muito interessante. Caso seja possível em seu contexto, recomendamos que o vídeo seja apresentado à turma.
Habilidade desenvolvida em Listening
• ( ê éfe zero seis éle ih zero quatro) Reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
constrãquitchion minins
-
- Numere as seguintes imagens do vídeo “” de acôrdo com o que você ouve na gravação. Três imagens já têm os números.
- Numere as seguintes imagens do vídeo “” de acôrdo com o que você ouve na gravação. Três imagens já têm os números.
II.
III.
IV.
V.
VI.
VII.
VIII.
IX.
X.
b. Que relação existe entre o tema dessa campanha social e o infográfico da ( rídin)?
Respostas e comentários
Compreensão auditiva
Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.
1a: um - 1; dois - 3; três - 4; quatro - 7; cinco - 2; seis - 6; sete - 5; oito - 8; nove - 9; dez - 10
1b Resposta esperada: ambos tratam da dificuldade de acesso à água potável.
O trabalho realizado em Constructing meanings aposta na relação verbal e não verbal, solicitando a ordenação de imagens retiradas do vídeo de acôrdo com audição. Dessa fórma, mesmo que a turma tenha dificuldade para compreender alguma parte do áudio, as imagens podem contribuir para a construção de sentidos de fórma satisfatória.
-
- Qual é o objetivo da campanha apresentada no vídeo?
- As pessoas que aparecem no vídeo não aceitam a oferta de água. Por quê?
think a lítol mór
-
- Na cidade ou no bairro onde vocês moram, acontece o problema mencionado no áudio, ou seja, as pessoas não têm água em casa? Nesses casos, o que a população faz para ter acesso à água? Caso isso não aconteça, como vocês imaginam que é viver sem água encanada?
- Vocês acham que muitas pessoas no mundo passam pelo problema mencionado no áudio, de precisarem caminhar quilômetros para conseguir água? Justifiquem.
- É importante haver campanhas como essa, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o acesso à água potável no mundo? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
all new buildings have ‘green roofs’.” ( um)
“44% of households have access to a car.” ( dois)
“There are 600,000 bicycles in Amsterdam ( três)
“In industrialized countries everybody has access to safe water ( quatro)
- Posse.
b. Existência.
Versão adaptada acessível
Atividade 1.
Match the verb forms "have", "there are" and "has" to the ideas they carry in each of the sentences.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: compreender globalmente o texto.
2a Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre a dificuldade de acesso à água em alguns lugares do mundo, como a Somália.
2b Resposta esperada: porque o “pagamento” seria caminhar vários quilômetros, como acontece para ter acesso à água na Somália.
Pós-audição
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sôbre o tema dos textos e relacioná-lo com a experiência pessoal.
Objetivo da questão 1: refletir sobre o uso do verbo to have no presente simples.
1a: um, dois, quatro
1b: três
Objetivo da questão 2: praticar o uso do verbo to have no presente simples.
2a: dois
2b: um
2c: um
Think a little more
Na pós-audição, a escolha foi pela reflexão crítica e pela aproximação do tema ao contexto dos estudantes. Caso seu município enfrente o problema da falta de água, este é um bom momento para ampliar a discussão, que pode ser levada a toda a escola em alguma atividade mais ampla.
Para ler
Caso queira conhecer mais sobre o gênero infográfico e as possibilidades de sua utilização no ensino de língua inglesa, recomendamos a leitura do artigo de Costa e Tarouco (2010) e do capítulo de Paiva (2016).
Sobre os conceitos abordados nos infográficos, em especial o de “cidades verdes”, sugerimos a leitura do texto de Beuron e outros (2015).
Language in action
Objetivo da seção
Refletir sobre elementos linguísticos característicos dos gêneros infográfico e álbum de fotos e praticar o uso de to have e de numerais.
As questões desta seção aprofundam o léxico suscitado pelos textos presentes nas atividades de leitura, além de abordar o verbo to have e os numerais, tão presentes em infográficos. Nas questões 2 e 3, o trabalho com a reflexão e com a prática do verbo to have não deve apresentar tantas dificuldades para os estudantes, mas é sempre bom recorrer à seção Eyes on grammar antes da prática, caso seja necessário. O mesmo vale para as questões 4 e 5 sobre numerais.
Habilidade desenvolvida em Language in action
• ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
A DAY in the life of Aysha, 13. : sem local Unicef, [2018]. 1 vídeo (1 símbolo de ponto de interrogação58 minutos). Publicado pelo Canal segundos Unicef. Disponível em: https://oeds.link/okOPtR. Acesso em: 7 janeiro 2022.
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THE JOURNEY. Episode 2: Life without clean water. : sem local Unicef, [2017]. 1 vídeo (6 símbolo de ponto de interrogação39 minutos). Publicado pelo Canal segundos Charitywater. Disponível em: https://oeds.link/0VFlj7. Acesso em: 7 janeiro 2022.
- ríd tchu lârn página
- Que tipo de numeral eles são?
- Cardinal.
- Decimal.
- Qual é a diferença entre a grafia deles em inglês e em português?
- Nos infográficos lidos nesta unidade, aparecem vários números. Por que eles costumam ser usados em infográficos?
- Que tipo de numeral eles são?
-
- Reescreva os numerais no caderno usando as convenções da escrita em português.
- 1,000
-
- 7
- 8,174,100
-
- 85
- Quais numerais anteriores são cardinais e quais são decimais?
- Agora escreva no caderno os numerais do item a por extenso em inglês. Você pode consultar a seção áison grémer se achar necessário.
- Reescreva os numerais no caderno usando as convenções da escrita em português.
I.
II.
III.
IV.
d. Complete as frases a seguir com os números dos parênteses por extenso.
I.
II.
III.
IV.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: praticar o verbo to have no presente simples.
3a: do not have
3b: has
3c: has
3d: has
Objetivos da questão 4: contrastar a grafia de numerais em inglês e em português e identificar características estilísticas do gênero infográfico.
4a: um
4b Resposta esperada: onde, em inglês, se usa vírgula, em português, se usa ponto.
4c Resposta esperada: porque muitos infográficos apresentam dados numéricos e mostram relações entre eles.
Objetivo da questão 5: praticar numerais em inglês.
5a um: .1000
5a dois: 11,7
5a três: ..8174100
5a quatro: 27,85
5b Resposta esperada: um e três são numerais cardinais, e dois e quatro são numerais decimais.
5c: um – a/one thousand; dois – eleven point seven; três – eight million, a/one hundred and seventy‑four thousand and a/one hundred; quatro – twenty-seven point eight five
5d um: eight point five million / eight million and five hundred
5d dois: two hundred and twelve point six million people / two hundred and twelve million and six hundred thousand
5d três: thirty-one point four
5d quatro: one hundred and sixty-six point twenty-eight billion / one hundred and sixty-six billion and twenty-eight million
6.
- Quais desses elementos estão presentes na imagem?
b. Que itens se referem a meios de transporte?
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é produzir, com um colega, um álbum com imagens e fotos-legendas que apresentem a cidade ou o bairro onde vocês moram. Vocês já viram um exemplo e trabalharam com ele na Task 3 (Reading).
Respostas e comentários
Objetivo da questão 6: praticar vocabulário relacionado a cidade, meio ambiente e meios de transportes.
6a: um, dois, três, quatro, seis, sete, nove, dez
6b Resposta esperada: um, três, quatro, oito
Writing
Objetivo da seção
Expandir os conhecimentos sobre o gênero álbum de fotos, que abarca as imagens e as fotos-legendas, para a produção escrita.
Nesta seção, solicita-se a produção, em duplas, de um álbum de fotos com imagens e fotos-legendas de sua cidade ou de seu bairro, a ser exibido em sala de aula ou em outro espaço da escola.
Habilidades desenvolvidas em Writing
- ( ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
- ( ê éfe zero seis éle ih um cinco) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, xétis, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
- ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
1.
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Álbum de fotos.
Qual é o tema? O lugar onde vivemos.
Qual é o objetivo? Retratar lugares da cidade ou do bairro onde se vive.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? No mural da sala de aula ou da escola.
Quem participará? Todos os estudantes, em duplas.
túlbóks
-
- A primeira decisão é da turma toda: se vão abordar o bairro ou a cidade onde vivem. Pensem nas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
- Cada dupla deve escolher o aspecto que vai destacar em suas imagens do álbum. Por exemplo, no álbum da tésk thri, todas as imagens mostram um aspecto surpreendente dos lugares, mas vocês podem retratar paisagens (áreas verdes, parques, praças), lugares públicos (hospitais, escolas) ou situações cotidianas (crianças brincando, pessoas fazendo compras ). etcétera
- Decidam também como vão obter as imagens. Se tiverem um celular com câmera ou uma máquina fotográfica, considerem a viabilidade de tirar as fotos. Nesse caso, o álbum poderá ser digital. Caso isso não seja possível, verifiquem com parentes, vizinhos e amigos se eles têm fotos como as que vocês querem e se podem emprestá-las para montar o álbum. Outra opção é pesquisar em jornais, revistas, catálogos, folhetos etcétera – tanto em papel quanto na internet – fotos que possam usar.
- Observem novamente as imagens do álbum na e analisem suas fotos-legendas. Nelas são descritos brevemente a situação e o lugar retratados. Da mesma , façam descrições das imagens que vocês escolheram para o álbum. fórma
- Caso precisem saber palavras novas em inglês para redigir as fotos-legendas, consultem o professor, dicionários impressos e on láine, aplicativos e buscadores na internet. Lembrem-se de que as fotos-legendas devem ser curtas e descritivas.
- Pensem, com toda a turma, no título do álbum. Lembrem-se de que o título deve dar uma ideia do que as fotos representam, como o do álbum da : “”.
- Organizem as imagens e as fotos-legendas e montem a parte de vocês do álbum. Em seguida, troquem as imagens e as fotos-legendas com as de outra dupla, para que uma informe à outra o que considerou pertinente e o que pode ser melhorado.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar os conteúdos e as características estilísticas e composicionais do álbum de fotos e preparar uma versão inicial do álbum de fotos.
De acôrdo com seu contexto, julgue se seria mais viável a elaboração de um álbum digital ou de um álbum em papel. Também sugerimos avaliar a melhor fórma para que os estudantes obtenham as fotos. Caso eles mesmos fotografem os locais escolhidos, devem estar acompanhados de um adulto. Essa também pode ser uma oportunidade para uma visita didática a locais da cidade ou do bairro que sejam interessantes para a atividade, incentivando cada grupo a escolher uma perspectiva diferente do mesmo lugar para destacar em seu álbum.
Espera-se que, ao final dessa tarefa, os estudantes estejam bastante familiarizados com o gênero, tendo desenvolvido, para além da escrita, a reflexão sobre o local onde vivem.
istép béqui
-
- fotos adequadas ao aspecto que querem destacar do lugar escolhido;
- fotos-legendas apropriadas, que descrevem a cena retratada de fórma concisa;
- vocabulário adequado ao que é representado nas fotos.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Em sua opinião, como as imagens das páginas de abertura ilustram o título da unidade?
- Que relação você pode estabelecer entre os textos trabalhados na unidade e essas imagens?
- Observe atentamente as imagens, converse com os colegas e tente relacionar cada imagem ao país que ela retrata.
- África do Sul
- Austrália
- Brasil
- Colômbia
- Estados Unidos
- Panamá
- Senegal
- Alguma resposta do item 1 cê surpreendeu você? Por quê?
- Você acha que os moradores das cidades representadas nas imagens têm o mesmo estilo de vida? Por quê?
- Após as reflexões propostas nesta unidade, como você avalia a qualidade de vida em sua cidade?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você achou mais interessante nesta unidade? Por quê?
- Os infográficos fizeram você refletir sobre questões ambientais e o lugar onde mora? De que maneira?
- Conte resumidamente o que você aprendeu nesta unidade sobre o acesso à água no mundo.
d. Em seu caderno, desenhe um emoji (
) para seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:- Leitura de infográficos.
- Leitura de álbuns de fotos.
- Produção de álbuns de fotos.
- Participação ao longo das aulas.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item d.
Represente o seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
- Leitura de infográficos.
- Leitura de álbuns de fotos.
- Produção de álbuns de fotos.
- Participação ao longo das aulas.
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do álbum de fotos.
Objetivo da questão 2: apresentar a versão final do álbum de fotos.
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema da unidade e relacioná-lo com a experiência pessoal.
1a Resposta pessoal.
1b Resposta pessoal.
1c: África do Sul - um; Austrália - quatro; Brasil - dois; Colômbia - sete; Estados Unidos - cinco; Panamá - três; Senegal - seis
1d Respostas pessoais.
1e Respostas pessoais.
1f Resposta pessoal.
1 Respostas pessoais.
Pit stop
Objetivo da seção
Sintetizar e aprofundar a reflexão sobre o que foi discutido na unidade.
As questões desta seção retomam as imagens da abertura da unidade e, ao mesmo tempo, propõem aos estudantes que analisem a qualidade de vida em sua cidade, considerando os textos lidos e as discussões propostas.
A seleção das imagens foi feita com o intuito de romper estereótipos sobre os países representados, mostrando perspectivas diferentes das que são frequentemente escolhidas para retratá-los. Assim, são apresentadas as seguintes imagens: um – Cidade do Cabo, África do Sul; dois – São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, Brasil; três – Cidade do Panamá, Panamá; quatro – York, Austrália; cinco – Portland, Maine, Estados Unidos; seis – Dacar, Senegal; sete – Cartagena de Índias, Colômbia. professor ou professora, caso julgue necessário aprofundar o tema, consideramos que a construção de sentidos por meio da observação das imagens possibilita uma discussão sobre aspectos culturais e sociais, por exemplo.
Think it over
Objetivo da seção
Promover a autoavaliação dos estudantes acêrca de seu aprendizado, especialmente sobre a leitura e a produção escrita, bem como sobre sua participação nas aulas.
Sugerimos que tente perceber o avanço da autocrítica dos estudantes, observando se, de fato, estão ampliando a criticidade sobre seu aprendizado, sem uma exigência exagerada que cause algum problema de autoestima.
Caso perceba que é necessário consolidar conhecimentos desenvolvidos nesta unidade, recomendamos o uso, seja para toda a turma, seja apenas para um grupo de estudantes, do apêndice There is more ou das Atividades complementares presentes na introdução do Manual do Professor.
Habilidade desenvolvida em Pit stop
• ( ê éfe zero seis éle ih um dois) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras destacadas, assim como as explicações que os seguem.
1 egzâmpol
“844 million do not have basic drinking water services.”
( página156)
“44% of households have access to a car.”
( página 159)
Affirmative / Afirmativo |
Negative / Negativo |
Interrogative / Interrogativo |
---|---|---|
I have basic drinking water services. |
I do not/don’t have basic drinking water services. |
Do I have basic drinking water services? |
You have access to a car. |
You do not/don’t have access to a car. |
Do you have access to a car? |
He/She/It has access to safe water. |
He/She/It does not/doesn’t have access to safe water. |
Does he/she/it have access to safe water? |
We have piped water. |
We do not/don’t have piped water. |
Do we have piped water? |
You have basic drinking water services. |
You do not/don’t have basic drinking water services. |
Do you have basic drinking water services? |
They have access to safe water. |
They do not/don’t have access to safe water. |
Do they have access to safe water? |
2 egzâmpol
“159 million drink water directly from surface sources, such as streams or lakes.”
( página 156)
“44% of New Yorkers own a car. There are 600,000 bicycles in Amsterdam
( página 159)
“A train passes through slums in central Dhaka, with the buildings of the Karwan Bazaar district rising up in the background
( página 161)
Respostas e comentários
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar o verbo to have no present simple, vocabulário relativo ao meio ambiente, às cidades e aos meios de transporte, números decimais e números maiores que mil.
No que diz respeito ao uso do verbo to have no present simple, é importante chamar a atenção para a ampliação feita com relação ao que foi estudado na Unit 5, pois agora apresenta-se a conjugação do verbo em todas as pessoas do discurso.
Para aprofundar o vocabulário apresentado, avalie a conveniência de propor algumas atividades complementares, inclusive de caráter lúdico, como um caça-palavras ou um dominó relacionado ao tema da unidade. É possível encontrar sites gratuitos com cruzadinhas e caça-palavras em inglês; alguns oferecem também a possibilidade de criá-los. Além disso, pode ser interessante que os próprios estudantes, em grupos, criem esses jogos para compartilhar com os colegas.
Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar
• ( ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
lake |
apartment/flat |
park |
by |
on |
---|---|
bike/bicycle |
foot |
“2.1 billion people
( página 156)
“8.4 million 27,700 people/ 13,051 people/ 11.7% of the city is covered with green spaces 13,466 people/ 9,080 people/ There are 600,000 bicycles in Amsterdam
( página 159)
2.1 |
two point one |
8.4 |
eight point four |
11.7 |
eleven point seven |
15.25 |
fifteen point two five |
1,000 |
a/one thousand |
9,080 |
nine thousand eighty |
13,051 |
thirteen thousand fifty-one |
13,466 |
thirteen thousand four hundred sixty-six |
27,700 |
twenty-seven thousand seven hundred |
201,000 |
two hundred one thousand |
600,000 |
six hundred thousand |
• Em inglês, usa-se vírgula para separar milhares e ponto para separar decimais.
Respostas e comentários
Referências bibliográficas
BEURON, T. A. êti ól Cidades verdes e sustentabilidade: um panorama das publicações da última década. In: Anais XVII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA. São Paulo: Engema, USP, 2015.
BRASIL. Lei norteº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Brasília, 1997. Diário Oficial da União, Brasília, , Distrito Federal página 21201, 24 setembro 1997.
BRASIL. Lei norteº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 28 abril 1999.
COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, volume 8, página 1-13, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Tábua completa de mortalidade para o Brasil – 2016. Brasília, Distrito Federal: í bê gê É, 2017.
PAIVA, F. A. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, C. V. ( organizador). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. página 43-60.
SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. Relatório de gestão do exercício de 2016. Brasília, Distrito Federal: Sedec, 2017.