Project 2 de pleici ui bilongui

Produto final: um blogue para discutir questões sobre o lugar onde moramos.

Gêneros discursivos: dados e fatos, infográfico, entrevista, introdução de blogues e cartaz.

Tema: nossa cidade.

Os objetivos deste projeto são:

  • criar um blogue para discutir questões sobre o lugar onde moramos;
  • praticar a compreensão leitora de postagens de blogue;
  • produzir dados e fatos, infográfico, entrevista, introdução de um blogue e cartaz;
  • discutir questões relacionadas à cidade;
  • desenvolver a colaboração por meio de um projeto em grupo.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Como vocês descreveriam o lugar onde vivem?
    1. Que lugares da cidade onde vocês moram recomendariam para alguém conhecer?
    1. Quais são os aspectos positivos e negativos da cidade onde vocês moram? Justifiquem a resposta.
    1. Como a população poderia melhorar a cidade onde vocês vivem?
    1. Como vocês poderiam contribuir para essas melhorias?
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês sabem o que é um blogue? Que tipos de blogue vocês conhecem? Caso não saibam, como vocês acham que é um blogue?
    1. Os blogues, muitas vezes, são criados para compartilhar experiências pessoais ou divulgar informações sobre pessoas, instituições e ações em favor de alguma causa. Que experiências vocês poderiam compartilhar em um blogue sobre a cidade onde vivem? Justifiquem sua resposta.
    1. Que textos vocês acham que encontrariam em um blogue de campanha social?
    1. Vocês sabem se existe algum blogue sobre o bairro ou a cidade onde vocês moram? Do que ele trata? Caso não haja, o que poderia ser interessante tratar nele?
    1. Pesquisem blogues que tratam de questões relacionadas a uma cidade ou um bairro e relatem o que encontraram. Vocês acham que esses blogues contribuem para a melhoria da região de que tratam? Como isso acontece?
    1. Se vocês fossem criar um blogue para uma campanha relacionada à cidade onde vivem, que causa defenderiam? Por quê?
    1. Como vocês acham que deveria ser esse blogue?
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do projeto.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre blogues, sobre os gêneros discursivos e sobre o tema do projeto; formular hipóteses sobre o projeto.

PROJECT 2

professor ou professora

Este projeto busca promover um encerramento de questões que estiveram presentes ao longo de todo o volume e se relacionam com alguns elementos que fazem parte da experiência de vida dos estudantes e de todos nós, vinculados à nossa identidade social e à nossa cultura: a família, a escola e a cidade em que vivemos. O objetivo geral é a realização de um trabalho envolvendo toda a turma, organizada em grupos: criar um blogue que tematize o lugar onde os estudantes vivem e os problemas que requerem a atenção da comunidade. É, portanto, uma tarefa de cunho colaborativo, assim como a causa de engajar a comunidade em uma campanha de ação social em benefício comum.

Este projeto é interdisciplinar, permitindo um trabalho integrado com outros componentes curriculares, especialmente Geografia, Ciências e Arte. O tempo de duração do projeto é variável, e fica a seu critério definir o prazo para viabilizá-lo, ao longo de um bimestre ou mesmo de um semestre letivo. Sugerimos avaliar, em seu contexto, se a melhor fórma de desenvolver o projeto é trabalhar no laboratório de informática da escola, se houver e for possível, ou em sala de aula, indicando algumas atividades para serem feitas em grupos e, depois, na casa dealgum ou alguns dos estudantes, com computadores ou aparelhos móveis pessoais, conforme disponibilidade.

Competências gerais desenvolvidas no projeto


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Ícone de atividade oral.

3.

Reprodução de página da internet.  Em azul-claro, uma esfera terrestre com ícones no contorno em prédio, árvores e pessoas caminhando. Ao centro, forma do mapa do Brasil em branco. Ilustração. Local com grama e silhueta de um menino sobre uma bicicleta para a direita e uma árvore. Acima, no céu, um pássaro sobrevoando. Descrição de post de blog. Espaço Ciência e Natureza Blog para divulgar as atividades de Educação Ambiental de Sapucaia do Sul. março 01, 2018. V Conferência Nacional. Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. VAMOS CUIDAR DO BRASIL. CUIDANDO DAS ÁGUAS Dia 28 de janeiro aconteceu no auditório da EMEF Júlio Ströher a 1a reunião de formação continuada do Coletivo Educador de Sapucaia do Sul. Esta atividade acontece uma vez por mês com o objetivo de instrumentalizar os professores no desenvolvimento dos projetos nas escolas. As atividades do Coletivo Educador acontecem através da parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. [...]

FORMAÇÃO de janeiro – Coletivo Educador/Sapucaia do Sul. In: Espaço Ciência e Natureza. Sapucaia do Sul, 1º março 2018. Disponível em: https://oeds.link/NC9k13. Acesso em: 3 janeiro2022.

  1. Que tipo de informação esse blogue divulga?
  1. Quem se interessaria em ler esse blogue?
  1. Na opinião de vocês, como o nome do blogue se relaciona à proposta da campanha? Justifiquem sua resposta.
  1. A postagem, isto é, o texto publicado no blogue, inicia-se com
    1. uma apresentação.
    2. um cartaz.
    3. uma entrevista.
    4. um infográfico.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: identificar informação explícita no texto; inferir o interlocutor ao qual se dirige o texto e fazer inferências.

3a Resposta esperada: atividades de educação ambiental de Sapucaia do Sul.

3b Resposta esperada: pessoas interessadas em educação ambiental, principalmente se forem moradores de Sapucaia do Sul.

3c Resposta pessoal. Resposta possível: o nome do blogue (Espaço Ciência e Natureza) remete ao conhecimento sobre a natureza, o que se relaciona à educação ambiental.

3d: dois

As atividades propostas para a realização do projeto têm por objetivo desenvolver com os estudantes as etapas de elaboração de um blogue e dos textos que o alimentarão, de diferentes gêneros discursivos, todos eles já trabalhados em unidades anteriores. Sugerimos que, se julgar necessário, estimule a turma a pensar sobre conteúdos discutidos ao longo das aulas que possam ser recuperados para o desenvolvimento desse projeto. É muito importante, ainda, que os estudantes se sintam à vontade para se posicionar criticamente e de maneira criativa sobre os problemas que podem ser solucionados ou amenizados na cidade em que vivem.

Competências específicas desenvolvidas no projeto


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5, 6.

Ícone de atividade oral.

4.

Reprodução de página da internet.
No topo da página, o texto: Instituto Jô Clemente, hashtag Inclusão. O blog oficial do Instituto Jô Clemente.  Abaixo, texto com o tótulo About. ilustração. Fundo em roxo, com texto em branco à esquerda: Instituto Jô Clemente #INCLUSÃO O blog oficial do Instituto Jô Clemente. Na ponta superior, à direita, ícones de redes sociais: facebook, twitter, LinkedIn, Instagram, youtube e lupa.

Sobre

O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.

SOBRE. In: rréchitégui (cerquilha, sustenido)Inclusão. abre colchetesem localfecha colchete: Instituto Jô Clemente. 2022. Disponível em: https://oeds.link/7CSxfk. Acesso em: 3 janeiro 2022.

  1. Qual é o propósito desse blogue?
  1. O texto intitulado “Sobre” tem qual finalidade?
  1. Na opinião de vocês, por que o nome do blogue é rréchitégui (cerquilha, sustenido)inclusão? Por qual motivo se usou rréchitégui (cerquilha, sustenido) (réchitégui) em seu nome?
  1. Vocês já conheciam o Instituto Jô Clemente, antiga apae de São Paulo? O que vocês aprenderam sobre ele após ler o texto?
  1. Vocês acham importante a atuação de organizações sem fins lucrativos, como o Instituto Jô Clemente? Por quê?

f. Vocês entrariam em contato com uma organização como esta? Que tipo de mensagem vocês enviariam?

Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: compreender globalmente o texto; ativar o conhecimento prévio; fazer inferência e refletir criticamente sobre o tema do texto.

4a Resposta esperada: divulgar as ações do Instituto Jô Clemente.

4b Resposta esperada: apresentar os objetivos da instituição responsável pelo blogue.

4c Respostas pessoais. Respostas possíveis: como o blogue é de uma instituição que promove a atenção integral a pessoas com deficiência intelectual, seu nome apresenta a sua preocupação com a inclusão social desses indivíduos. O uso da hashtag é um recurso para facilitar a busca na internet.

4d Respostas pessoais.

4e Respostas pessoais.

4f Respostas pessoais.

Recomendamos que avalie a viabilidade de explorar os textos e os blogues inspiradores, apresentados em Getting started, de maneira mais detalhada, bem como consultar outros, especialmente em inglês. O importante é chamar a atenção dos estudantes para a natureza diferenciada das campanhas atuais e para as diversas maneiras de atuação, ainda que de fórma gradual e em um pequeno grupo, para mudar aquilo que não nos agrada ou promover o que pode beneficiar a nossa comunidade. professor ou professora, considere a possibilidade de levantar essas questões com a turma, estimulando os estudantes a pesquisar e revisar os conteúdos estudados. Pensar sôbre a comunidade local é um bom exercício para os jovens se sentirem corresponsáveis por atitudes que costumamos atribuir ao outro.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • (ê éfe zero seis éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero dois) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
  • (ê éfe zero seis éle ih zero seis) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.
  • (ê éfe zero seis éle ih um três) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    Ícone de atividade oral.

    5.

    Reprodução de página da internert. À esquerda, logotipos coloridos e à direita, menus: About, #recyclingheroes v, Seventh resource, sponsors, resources, blog, media e contact. À esquerda, logotipo com planisfério em verde, com setas coloridas ao redor em rosa, laranja, azul e texto: Global Recycling Day, eighteen three. À direita, fotografia com partes coloridas em azul, verde, vermelho e amarelo. Texto em branco: Seven Questions We need to ask ourselves to ensure we create households and communities which recycle as responsibly as possible. Ao centro, uma fotografia. Uma mão de uma pessoa segurando embalagem em rosa amassada, perto de lixeira em laranja. Ao fundo, local com vegetação em verde. Ao redor textos enumerados: One. Do I dispose of everything I have used (from plastic bottles to refrigerators to cars) properly, so it can be recycled? Two. Do I know my municipality's policies on recycling and do I follow them? Three. Do I know what happens to my recyclables once they are taken away by my local municipality? Four. Do I, my family and my friends mend, repair and reuse in order to sustain the usefulness of the items around us for as long as possible? Five. Am I committed to producing as little waste as I can? Six. Do I know how, and do the brands that I buy make it easy for me, to make the right “recycling friendly” purchasing decisions? Seven. Am I sufficiently aware of my government's recycling legislation, or should I be demanding more? To learn more about our role in supporting a thriving recycling industry log on to www. Globalrecyclingday.com. To join voices across the world to have Global Recycling Day recognized by the UN please sign our petition by clicking here.

    SEVEN questions. In: Are you asking yourself the right recycling questions? sem local: Global Reclycling Day 18.03, [2022. Disponível em: https://oeds.link/nmg5KQ. Acesso em: 13 maio 2022.

    1. Pelo nome da campanha e pela logomarca, qual é a finalidade desse blogue?
    1. Para vocês, qual é a relação entre o nome da campanha e as ações que ela realiza?
    1. Na postagem do blogue há
      1. uma apresentação.
      2. um cartaz.
      3. uma entrevista.
      4. um infográfico.
    Respostas e comentários

    Objetivos da questão 5: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto; fazer inferência e identificar informação específica no texto.

    5a Resposta esperada: estimular a reciclagem, com um dia global para esse fim, como fórma de proteger o meio ambiente.

    5b Resposta pessoal.

    5c: quatro

    A escolha do suporte blogue possibilita a exposição, nas aulas de Inglês, a uma prática discursiva coerente com as práticas sociais com as quais os estudantes, em grande parte, têm contato atualmente. Ao mesmo tempo, a proposta valoriza a interação e a cooperação, que constituem a base do projeto. Ao pesquisarem e escreverem sobre a sua cidade e os problemas que identificaram ou os aspectos que gostariam de melhorar nela, os estudantes exercitam sua capacidade de reflexão crítica e de ação diante dos problemas coletivos. Eles terão, ainda, a oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos nas unidades anteriores, tais como verbos no presente do indicativo, verbos no modo imperativo e o vocabulário referente às famílias, comunidades e cidades, além das fórmas de falar sobre seus gostos e preferências.

    Hoje, podemos contar com o dinamismo que a tecnologia oferece para tornar ágil e mais abrangente uma campanha de conscientização ou uma ação comunitária. Avalie também a conveniência de explicar à turma que blogues podem ser tirados do ar ou sofrer mudanças em suas páginas iniciais de fórma mais frequente que uma página institucional; assim, inclusive os que foram utilizados como exemplo neste projeto podem não estar mais disponíveis ou estar com uma aparência diferente. No entanto, consideramos que é fundamental que os estudantes vejam, reproduzidas no livro, páginas de blogues que podem ser bons exemplos para o trabalho que produzirão.

    Ícone de atividade oral.
      1. O que os blogues apresentados neste projeto têm em comum?
      1. Com qual dessas campanhas vocês gostariam de colaborar? Por quê? Como vocês poderiam colaborar?

    pripérin dâ prôujéct

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    1.

    Neste projeto, você vai:

    um criar, com sua turma, um blogue com o tema The place where we live, apresentando uma proposta de ação social direcionada à cidade de vocês;

    dois integrar um dos cinco grupos da turma; cada um será responsável por um texto: apresentação do blogue, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico;

    três analisar, com a ajuda do professor, as possibilidades de hospedar o blogue na internet ou organizar o material e expô-lo em um mural da escola;

    quatro planejar o trabalho considerando:

    • como e onde será realizado o trabalho de elaboração do blogue;
    • qual texto será responsabilidade de cada grupo;
    • quanto tempo será necessário para realizar o projeto;
    • quando será feita a apresentação do blogue para a comunidade.
    Ícone de atividade no caderno.

    a. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno, completando-o com os dados que faltam.

    Ícone: NOTEBOOK.

    Sobre a produção proposta

    Qual é o produto final? Um blogue tematizando os problemas da nossa cidade que requerem a atenção da comunidade local.

    Quais são os gêneros discursivos? Apresentação de blogue, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico.

    Qual é o objetivo? Desenvolver uma proposta de ação social para melhorar nossa cidade.

    Qual é o tema? O lugar onde vivemos.

    A quem se dirige? À comunidade escolar.

    Como e onde será divulgado? Na internet ou em um mural da escola.

    Qual será a data de apresentação?

    espaços para respostas.

    Quais serão os recursos materiais necessários?

    espaços para respostas.
    Ícone de atividade no caderno.

    b. Organizem o cronograma e as tarefas em uma agenda da turma, escrita em língua inglesa.

    Respostas e comentários

    Objetivos da questão 6: relacionar textos e identificar relações de interdiscursividade, refletir criticamente sobre os temas dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.

    6a Resposta esperada: todos são voltados para ações sociais.

    6b Respostas pessoais.

    Objetivos da questão 1: conhecer a proposta do projeto e iniciar o planejamento de sua execução.

    1a Respostas pessoais.

    Em Preparing the project, a proposta de elaboração do blogue está sistematizada. O blogue é uma página eletrônica que permite uma configuração relativamente simples e uma atualização rápida por meio de publicações (posts). Ele normalmente é hospedado em um portal gratuito ou, ainda, em sites diversos, inclusive nas páginas eletrônicas de escolas ou das redes públicas de ensino. A elaboração de um blogue no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes, pois serão eles próprios os responsáveis por fazer pesquisas acêrca dos aspectos em discussão e por elaborar a página digital, que estará disponível para todos aqueles que quiserem visitá-la.

    Certamente, essa é uma proposta ousada, do ponto de vista da execução, não só em função da dificuldade de contar com os meios tecnológicos na escola, mas também pela própria complexidade da tarefa para os estudantes. No entanto, consideramos que muitos deles podem já ter mais experiência com o mundo virtual do que imaginamos, tendo em vista a velocidade do desenvolvimento da área de informática e do interesse dos jovens por ela.

    Caso a criação do blogue não seja possível em seu contexto escolar, sugerimos uma adaptação deste projeto com a preparação de uma espécie de simulação de blogue, que poderá ser apresentada em um mural da escola, por exemplo.

    Habilidades desenvolvidas no projeto


    • (ê éfe zero seis éle ih um quatro) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
    • (ê éfe zero seis éle ih um cinco) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, xétis, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
    • (ê éfe zero seis éle ih um sete) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
    Ilustração.  Calendário mensal. Retângulo na horizontal em amarelo. À esquerda, texto: November twenty twenty-four. À direita, dias da semana: Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday e Saturday.  Dia um em Friday e trinta em Saturday. Todos os dias com espaço para resposta. Ícone. Notebook.

    hénds ón

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade no caderno.

    1.

    Ícone: NOTEBOOK.

    Aspecto

    Como está a nossa cidade

    O que precisa melhorar

    Área verde

    Há parques, praças, bosques ou matas?

    Transporte

    Como as pessoas costumam se locomover?

    Moradia

    As moradias, sejam casas ou apartamentos, estão em bom estado? moradia para todos?

    Educação

    Há boas escolas públicas, de todos
    os níveis educativos, para todos?

    Outros

    Ícone de atividade no caderno.
      1. Qual será o nome do blogue?
      1. Como será o visual do blogue (cores, imagens, leiáuti etcétera)?
      1. Quem ficará responsável por toda a parte técnica do blogue: encontrar uma plataforma gratuita, selecionar o leiáuti conforme as preferências da turma e postar os textos?
      1. Além dos textos indicados para integrar o blogue (apresentação, cartaz, entrevista, dados e fatos e infográfico), vocês pensam em incluir mais algum? Se a resposta for afirmativa, pensem em qual seria e quem ficaria responsável por ele.
      1. As tarefas de cada grupo também precisam ser bem divididas entre seus membros e anotadas na agenda da turma:
        1. cartazes e infográficos precisam de responsáveis pelas imagens, pela pesquisa e pelo texto escrito;
        2. dados e fatos requerem uma pesquisa ampla para que as informações estejam corretas;
        3. entrevistas precisam de um roteiro escrito previamente elaborado, da escolha e de transcrição ou gravação da entrevista realizada;
        4. apresentações de blogue requerem um texto muito bem escrito e interessante para incentivar o leitor a continuar navegando e lendo os pôustes.
    Respostas e comentários

    1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo do blogue.

    2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: planejar os elementos do blogue.

    Em Hands on, momento de elaboração dos textos, é importante que os estudantes percebam, quanto ao conhecimento linguístico, a função social da língua e do texto verbal, além de associá-los à linguagem não verbal (fotografias, ilustrações, infográficos e outras mídias), com a finalidade de criar um blogue. Marcuschi (2004) chama a atenção para a natureza híbrida da linguagem em blogues, uma vez que são compostos de uma pluralidade de representações semióticas.

    Ícone de atividade oral.
      1. Selecionem com cuidado da cidade onde vocês moram que no blogue. Lembrem-se de que o objetivo é criar uma campanha; portanto, o ideal é selecionar algo que requeira bastante atenção da comunidade.
      1. Usem linguagem adequada ao público-alvo (pessoas da sua comunidade) e ao texto que ficou sob responsabilidade do seu grupo.
      1. Voltem às unidades nas quais os textos que vocês produzirão foram trabalhados: cartaz, Unidade 3; dados e fatos, Unidade 4; entrevista, Unidade 5; infográfico, Unidade 8. Na Unidade 1, há apresentações pessoais em blogues; neste projeto, contudo, o foco não é uma apresentação pessoal, mas dos objetivos do projeto.
    Ícone de atividade no caderno.
      1. Comecem pela pesquisa que vocês vão abordar e busquem textos que tenham esse conteúdo. Anotem suas conclusões e definam seus objetivos.
      1. Façam um rascunho da postagem de blogue e mostrem aos outros grupos para que eles façam comentários e deem sugestões.

    istép béqui

      • título adequado, que tenha relação com o objetivo proposto;
      • leiáuti visualmente organizado, com imagens, cores e linques adequados;
      • textos com linguagem adequada e que aproximem os leitores dos problemas apresentados;
      • proposta de ações com a participação da comunidade.
    Ícone de atividade no caderno.

    2.

    djóinin aidías

    Faça no caderno as questões de resposta escrita.

    Ícone de atividade oral.
      1. Após criarem o blogue da turma, vocês vão apresentá-lo à comunidade escolar com suas propostas e seus diferentes pontos de vista sobre a cidade. Esse é um momento em que os colegas e o professor podem trocar ideias e sugerir melhorias para a cidade.
      1. Um blogue como esse tem um caráter de manifestação e de colaboração, por isso precisa circular para que mais pessoas possam se conscientizar da necessidade de cuidar da cidade.
      1. É importante manter o blogue ativo. Organizem-se para incluir gradativamente novas informações.
      1. Considerem a possibilidade de consultar a comunidade escolar sobre sugestões para enriquecer o blogue.
    Respostas e comentários

    Objetivo da questão 3: refletir sobre a linguagem adequada ao blogue.

    Objetivos da questão 4: pesquisar o conteúdo do texto e preparar a versão inicial da postagem de blogue.

    Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial da postagem e do blogue.

    Objetivo da questão 2: fazer a versão final da postagem e do blogue.

    Objetivo da questão 1: apresentar as postagens e o blogue.

    O momento da divulgação do blogue, abordado em Joining the ideas, pode ser conciliado com algum projeto maior da escola, como uma feira de inovação e ciências, por exemplo, a fim de atingir o maior número possível de pessoas.

    Sugerimos, ainda, que estimule o uso da língua inglesa ao longo do desenvolvimento de todo o projeto. Avalie a pertinência e a viabilidade do uso, entre os estudantes, de comunicação sobre o trabalho via chats virtuais, também em inglês, por meio de aplicativos autorizados para a faixa etária da turma.

    Para ler

    Sugerimos, caso queira se aprofundar quanto a aspectos do mundo virtual, a leitura do livro de Lévy (1996). Para saber mais sobre os meios virtuais e o ensino de línguas, sugerimos as obras organizadas por Marcuschi e Xavier (2004), por Rojo e Moura (2012) e por Coscarelli e Ribeiro (2011).

    Referências bibliográficas

    COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (organizador). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. terceira edição Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2011.

    KOMESU, F. Blogs e as práticas de escrita sôbre si na internet. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (organizador). Hipertexto e gêneros digitais: novas fórmas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. página 110-119.

    LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

    MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (organizador). Hipertexto e gêneros digitais: novas fórmas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. página 13-67.

    MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (organizador). Hipertexto e gêneros digitais: novas fórmas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

    ROJO, R.; MOURA, E. (organizador). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.