Appendices
dere is móre
UNIT 1 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Ouça os trechos das apresentações pessoais e complete as frases com as informações do quadro.
Apresentação pessoal um
Título: Introducing myself – Malina
Data: 06/02/2016
Fonte: Maria Hoffmann
INTRODUCING myself – Malina. 2016. Vídeo (2 minutos18 segundos fecha parênteses. Publicado pelo canal: Maria Hoffmann. Disponível em: https://oeds.link/bFzfoy. Acesso em: 30 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoal dois
Título: 1 minute self-introduction video
Data: 17/06/2018
Fonte: Rejhon Tolentino
1 MINUTE self-introduction video. 2018. Vídeo (1 minutos7 segundos). Publicado pelo canal: Rejhon Tolentino. Disponível em: https://oeds.link/UF6Xq6. Acesso em: 30 maio 2022.
Apresentação pessoal três
Título: Let me introduce myself reticências
Data: 01/05/2015
Fonte: Rosie Evans
LET me introduce myself reticências 2015. Vídeo (1 minutos12 segundos). Publicado pelo canal Rosie Evans. Disponível em: https://oeds.link/CoCxf6. Acesso em: 30 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Apresentação pessoal quatro
Título: Creative way to introduce yourself in Online Class – Animation
Data: 17/08/2000
Fonte: Canal Allysa Achivida
CREATIVE way to introduce yourself in Online Class – Animation. 2000. Vídeo (1 minutos43 segundos). Publicado pelo canal: Canal Allysa Achivida. Disponível em: https://oeds.link/WWZTRw. Acesso em: 30 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
she 18 Germany he is Maria she years old 19
2. Complete os quadros a seguir no seu caderno.
Country |
Nationality |
---|---|
I |
Brazilian |
China |
II |
III |
English |
France |
IV |
Country |
Nationality |
---|---|
V |
German |
Portugal |
VI |
VII |
Russian |
Spain |
VIII |
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.
1 um: A – Maria; B – 18; C – she
1 dois: A – he; B – years old
1 três: A – is; B – is
1 quatro: A – She; B – 19
Objetivo da questão 2: praticar vocabulário de países e nacionalidades.
2: um – Brazil, dois – Chinese, três – England, quatro – French; cinco – Germany, seis – Portuguese, sete – Russia, oito – Spanish
professor ou professora
Este apêndice apresenta questões diversas que abarcam compreensão, produção e práticas léxico-gramaticais. Ele pode ser utilizado, por exemplo, como refôrço nos casos em que tal necessidade for observada conforme a autoavaliação dos estudantes na seção Think it over. Se não forem empregadas com esse propósito, as questões podem ser indicadas como tarefa de casa ou como instrumentos alternativos de avaliação e/ou revisão.
Neste apêndice, são reforçadas as competências e habilidades da Bê êne cê cê já trabalhadas anteriormente nas unidades.
3. Complete o (visto permanente para estrangeiros que moram nos Estados Unidos) com suas informações pessoais.
4. Ouça a apresentação pessoal da brasileira Jennifer e anote as principais informações.
Apresentação pessoal cinco
Título: Processo seletivo de bolsistas
Data: 2018
Fonte: PROLEM/ ú éfe éfe
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Apresentação gravada para participação em processo seletivo de instrutores de línguas do Programa de Línguas Estrangeiras Modernas (PROLEM). Rio de Janeiro: ú éfe éfe, 2018.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
5. Complete a conversa em aplicativo de mensagens com as palavras do quadro.
I you she we
Respostas e comentários
3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: praticar vocabulário relativo a informações pessoais.
3 Respostas: Date of Birth: Resposta esperada: a data de nascimento do ou da estudante Sex: Resposta esperada: éfe ou , conforme o gênero ême do ou da estudante.
4 Resposta pessoal. Resposta possível: ela tem 24 anos, mora em Niterói e acaba de concluir Letras‑Inglês e de ingressar no curso de Pedagogia.
Objetivo da questão 5: praticar os pronomes pessoais.
5: um – She; dois – We; três – she; quatro – I; cinco – I; seis – you
6. Complete a conversa em aplicativo de mensagens com as fórmas adequadas do verbo tchu bi.
7. Leia a apresentação pessoal de maria sanchez e complete o com as informações pessoais dela.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 6: praticar o verbo to be.
6: um – is; dois – am; três – is; quatro – s; cinco – isn't; seis – are; sete – am
Objetivo da questão 7: praticar vocabulário relativo a informações pessoais.
7 Respostas esperadas: Surname – Sánchez; Given Name – María; Country of Birth – Colombia; Date of Birth – 06 fêbruéri 2002; Sex –
UNIT 2 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Complete os verbetes a seguir com ís ou ár .
a. ei cartúm
b. ei cartúm um
doisc. ei cartuunist um
doisd. gréfics um
doisAdaptado de COLLINS Cobuild New Student’s Dictionary. segunda edição Glasgow, Escócia: HarperCollins, 2002. página 98.
2. Complete a transcrição de vídeo com as fórmas apropriadas do verbo tchu bi.
Hey, everybody! This (I) espaço para resposta Aaron Reynolds. I (II) espaço para resposta the children’s author of more than 30 books for kids, including the new graphic novel series Caveboy Dave and I’(III) espaço para resposta here today in my writing studio to talk to you all about graphic novels and, in particular, I want to talk to you about the difference between comic books and graphic novels. You know, a lot of people assume […] that comic books and graphic novels (IV) espaço para resposta the exact same thing. Well, […] the way I want you to think about it (V) espaço para resposta the difference between a television show and a movie. We all know they’(VI) espaço para resposta not the exact same thing. They’ (VII) espaço para resposta similar, they’(VIII) espaço para resposta both entertainment mediums […], we watch both on a screen, but we all know that they’(IX) espaço para resposta not the exact same thing. Well, […] that’(X) espaço para resposta the same thing, that’(XI) espaço para resposta true of graphic novels and comics and that’(XII) espaço para resposta a great analogy to use when thinking about them.
GRAPHIC Novels vs. Comic Books. {Estados Unidos}: rréchitégui (cerquilha, sustenido) bê êne Hangout, 9 julho 2018. Publicado pelo canal Barnes & Noble. Disponível em: https://oeds.link/NzQgit. Acesso em: 15 janeiro 2022.
3. Ouça o áudio e complete a transcrição com ei ou na.
Explicação sobre gêneros gráficos
Título: Graphic Novels versus Comic Books
Data: 25/07/2018
Fonte: Barnes e Noble
GRAPHIC Novels vs. Comic Books. 2018. Vídeo (2 minutos51 segundos). Publicado pelo canal Barnes e Noble. Disponível em: https://oeds.link/NzQgit. Acesso em: 30 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Let’s use Caveboy Dave and one of my star-lord comic books from my own comic collection as (I) espaço para resposta example. Now if you look at the star-lord comic, you know, it’s very thin it’s a weight is the television show in this analogy that we’re using. It is not usually (II) espaço para resposta complete story, it’s (III) espaço para resposta episode, it’s (IV) espaço para resposta episode of (V) espaço para resposta longer story […]
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: praticar o verbo to be.
1a: is
1b: um – is; dois – are
1c: um – is; dois – is
1d: um – are; dois – are
Objetivo da questão 2: praticar o verbo to be.
1d: um – is; dois – am; três – m; quatro – are; cinco – is; seis – re; sete – re; oito – re; nove – re; dez – s; onze – s; doze – s
Objetivo da questão 3: praticar artigo definido e artigo indefinido.
3: ih – an; í í – a; í í í – an; í vê – an; vê – a
4. Escreva a versão em inglês das placas bilíngues, combinando as palavras a seguir na ordem correta.
Airport Parking Stadium Zone
International National North Public
a. Aeroporto Internacional
b. Estacionamento Público
c. Estádio Nacional
d. Zona Norte
5. Leia o seguinte verbete de dicionário e faça o que se pede.
cartoonist êne A cartoonist is a person whose job is to draw cartoons for newspapers and magazines.
COLLINS Cobuild New Student’s Dictionary. segunda edição Glasgow: HarperCollins Publishers, 2002. página 98.
- Que profissão é definida no verbete?
- Como o verbete define essa profissão?
- A palavra definida no verbete é um
- adjetivo.
- pronome.
- substantivo.
- verbo.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: praticar ordem de palavras.
4a Resposta esperada: International Airport
4b Resposta esperada: Public Parking
4c Resposta esperada: National Stadium
4d Resposta esperada: North Zone
Objetivo da questão 5: identificar informações explícitas no texto.
5a Resposta esperada: cartunista.
5b Resposta esperada: um cartunista é uma pessoa cujo trabalho é desenhar charges para jornais e revistas.
5c: três
UNIT 3 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Complete as frases retiradas dos áudios usando as palavras do quadro.
Entrevista
Título: éss éss él underlaini bi uon underlaini él faivi My Favorite Student Interview
Subject: Student interview
Data: 11/04/2016
Fonte: LeapnLearn
éss éss él underlaini bi uon underlaini él faivi My favorite subject: Student interview. 2016. Vídeo segundos. Publicado pelo canal Leap eLearn. Disponível em: https://oeds.link/hJeSDe. Acesso em: 30 maio 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
art favorite Music name por exemplo subject what’s
Codie: – My name is Codie.
Annie: – What is your ( um) espaço para resposta subject?
Codie: – I like ( dois) espaço para resposta. I am good at soccer.
Bailey: – My ( três) espaço para resposta is Bailey. My favorite subject is ( quatro) espaço para resposta. I like drawing.
Sam: – How about you, Annie, ( cinco) espaço para resposta your favorite ( seis) espaço para resposta?
Annie: – My favorite subject is ( sete) espaço para resposta. I like to play the violin.
2. Veja a seção áison grémer da ( página 70) e complete o quadro de horários da sua turma.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: praticar características estilísticas do gênero entrevista.
1: um – favorite; dois – três – name, quatro – art; cinco – what's; seis – subject; sete – music
Objetivos da questão 2: praticar vocabulário relacionado a disciplinas escolares e dias da semana; praticar o gênero quadro de horários.
2: um – Tuesday; dois – Friday
- Agora responda de acôrdo com o seu quadro de horários.
- por exemplo
4. Complete o cartaz a seguir com as palavras do quadro.
black pencil blue pen colored pencils erasers
notebooks red pen rulers sharpeners
5. Converse face a face ou por meio de um aplicativo de mensagens com um colega de classe sôbre as matérias escolares de que vocês gostam ou não gostam. Leia o exemplo a seguir para se inspirar.
Maria: I like school very much. The subject I like most is History, but Math I don’t like very much. My best friend Sarah likes Math, but she doesn’t like History much. It’s funny. And you, what school subjects do you like?
João: I like Portuguese, English, P.E., and Arts very much. In fact, I like all school subjects. What is funny is that my brother doesn’t like school very much. We are very different.
Respostas e comentários
3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: praticar vocabulário relacionado a disciplinas escolares e dias da semana.
4 Objetivo da questão 4: praticar vocabulário relacionado a material escolar.
4: um – rulers; dois – red pen; três – sharpeners; quatro – black pencil; cinco – blue pen; seis – notebooks; sete – colored pencils; oito – erasers
Objetivo da questão 5: praticar presente simples e vocabulário relacionado às disciplinas escolares.
UNIT 4 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Complete o quadro a seguir no seu caderno.
FLAG |
COUNTRY |
NATIONALITY |
MAIN LANGUAGE |
---|---|---|---|
|
I |
Argentine/Argentinian |
Spanish |
|
Australia |
II |
English |
|
Bolivia |
Bolivian |
III |
|
Brazil |
IV |
Portuguese |
|
V |
Canadian |
English/French |
|
China |
VI |
Chinese |
|
Egypt |
VII |
Arabic |
|
England |
English |
VIII |
|
France |
IX |
French |
|
X |
German |
German |
|
Greece |
XI |
Greek |
|
XII |
Israeli |
Hebrew |
|
XIII |
Italian |
Italian |
|
Japan |
XIV |
Japanese |
|
Korea |
Korean |
XV |
|
Portugal |
XVI |
Portuguese |
|
Russia |
Russian |
XVII |
|
XVIII |
Spanish |
Spanish |
|
(the) United States |
American |
XIX |
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: praticar vocabulário relacionado a países, nacionalidades e línguas.
1: um – Argentina; dois – Australian; três – Spanish; quatro – Brazilian; cinco – Canada; seis – Chinese; sete – Egyptian; oito – English; nove – French; dez – Germany; onze – Greek; doze – Israel; treze – Italy; catorze – Japanese; quinze – Korean; dezesseis – Portuguese; dezessete – Russian; dezoito – Spain; dezenove – English
2. Complete com a fórma correta dos verbos entre parênteses.
MORE THAN WORDS: HOW LANGUAGE (I) espaço para resposta (AFFECT/AFFECTS)
THE WAY WE (II) espaço para resposta (THINK/THINKS)
by Marielle Zagada | Mar 13, 2020 | Blogs | 2 comments
One of the greatest abilities humans (III) espaço para resposta (have/has) is this — Language.
[…]
Now, of course, there’s no single language spoken around the world. There are more than 7,000 that (IV) espaço para resposta (exist/exists) today! And all these languages (V) espaço para resposta (differ/differs) from one another in all kinds of ways; they all (VI) espaço para resposta (have/has) different sounds, vocabularies, and structures. This, now, (VII) espaço para resposta (beg/begs) the question: (VIII) X (Do/Does) language (IX) espaço para resposta (influence/influences) the way we (X) X (think/thinks)? Many have suggested that it (XI) espaço para resposta (do/does)! It(XII) espaço para resposta (widen/widens) our perspective, (XIII) espaço para resposta (deepen/deepens) our knowledge, and (XIV) espaço para resposta (change/changes) the way we (XV) espaço para resposta (perceive/perceives) the world. But how is that?
Language isn’t just a way to communicate, it’s a component of culture that (XVI) espaço para resposta (make/makes) it unique and specific. […] This (XVII) espaço para resposta (mean/means) that the language you (XVIII) espaço para resposta (speak/speaks) (XIX) espaço para resposta (reflect/reflects) what your values and beliefs are. […]
But […] languages (XX) espaço para resposta (don’t limit/doesn’t limit) our ability to perceive the world or to think about the world, rather, they (XXI) espaço para resposta (focus/focuses) our attention, and thought on specific aspects of the world.
[…]
ZAGADA, Marielle. More than words: How language affects the way we think. abre colchete sem local fecha colchete: 13 março 2020. goFLUENT. Disponível em: https://oeds.link/zao8bl. Acesso em: 25 janeiro 2022.
3. Prepare e ensaie um texto de introdução a um documentário sôbre o Brasil, usando as informações a seguir. Veja também o exemplo sôbre Portugal para se inspirar.
BRAZIL FACTS
Official name: Federal Republic of Brazil
Form of government: Democratic federal republic
Capital: Brasilia
Population: 214,360,922
Official language: Portuguese
Money: Real
Area: 3,286,470 square miles (8,511,965 square kilometers)
BRAZIL facts: discover this super-cool country! National Geographic Kids. [Reino Unido], janeiro 2015. Words from kids.nationalgeographic.com. Disponível em: https://oeds.link/ygsFAcdiscover/geography/countries/country-fact-file-brazil/. Acesso em: 25 janeiro 2022. 1 Fonte: í bê gê É. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação em 17/03/2022.
Respostas e comentários
2: um – AFFECTS; dois – THINK; três – have; quatro – exist; cinco – differ; seis – have; sete – begs; oito – Does; nove – influence; dez – think; onze – does; doze – widens; treze – deepens; catorze – changes; quinze – perceive; dezesseis – makes; dezessete – means; dezoito – speak; dezenove – reflects; vinte – don't limit; vinte e um – focus
Objetivo da questão 2: praticar o simple present.
Objetivo da questão 3: praticar a produção oral.
3 Resposta esperada: the official name of Brazil is Federal Republic of Brazil. It is a Democratic federal republic, and its capital is Brasilia. The population of Brazil amounts to more than two hundred and fourteen million people. Its official language is Portuguese, and its currency is the Real. The country occupies an area of more than eight million square kilometers in South America.
PORTUGAL (exemplo)
The official name of Portugal is Portuguese Republic. It is a Parliamentary democratic republic, and the Capital city is Lisbon. The population of Portugal is about ten million people. Its official language is Portuguese, and its currency is the Euro. The country occupies an area of more than ninety-two thousand square kilometers in Europe.
UNIT 5 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Leia o seguinte relato pessoal e responda às perguntas.
Karen Hans –Librarian
Name: Karen Hans
Job role: Librarian
School: St Martin-in-the-Fields High School
Bio: I have worked in lots of library sectors: public, academic, health, industrial and have volunteered in schools
I am a school librarian and have been in post since 1999. Initially it was just me working in the library. Now I job-share with an assistant librarian and we also have a senior library assistant and a part-time library assistant, so things have changed a lot over the years, as the school has grown and the library service has developed.
[…]
There is no typical day! I can spend time planning lessons and schemes of work or team-teaching with teachers (library induction, research skills, reading development). I might be asked to investigate and implement e-learning databases and platforms for the school and encourage staff and pupils to use them. I am responsible for buying library resources and making them available to staff and pupils, I run clubs at lunchtimes and take pupils on relevant trips, I also arrange author events in school.
[…]
SKILLS for schools. Disponível em: https://oeds.link/zFGqbe. Acesso em: 25 janeiro2022.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar características composicionais do gênero relato pessoal.
- Qual é o objetivo do texto?
- Quem relata os fatos abordados no texto?
- Leia o texto novamente e escolha a opção adequada.
- Qual é a profissão de Karen?
- diretora
- secretária
- professora
- bibliotecária
- Uma das atividades que fazem parte da rotina dela é
- fazer faxina na sala da direção.
- adquirir livros e demais recursos para a biblioteca escolar.
- providenciar refeições para os estudantes que vão fazer pesquisas.
3. Complete o quadro com suas informações para o mural da sala. Observe o exemplo na linha “” para se inspirar.
Respostas e comentários
1a Resposta esperada: dar informações sobre o trabalho de Karen.
1b Resposta esperada: a própria Karen.
Objetivo da questão 2: identificar informação explícita e detalhada no texto.
2a: quatro
2b: dois
Objetivos da questão 3: praticar vocabulário e simple present.
3 um Resposta pessoal.
3 dois Resposta esperada: student.
3 três Resposta pessoal.
3 quatro Resposta pessoal.
3 cinco Resposta pessoal.
3 seis Resposta pessoal.
4. Escreva as perguntas da entrevista a seguir usando as palavras do quadro.
What Where Why
SCHOOL NEWS
Interview of the Month – Dona Jane
Student: Hi, Dona Jane! (I)
D. Jane: I am a History teacher. That’s my job.
Student: (II)
D. Jane: I work here and at another School: Colégio Estadual Oscar Niemeyer.
Student: (III)
D. Jane: History is important because it helps understand the present.
Student: Thank you!
D. Jane: My pleasure.
5. Complete a troca de mensagens a seguir com as alternativas corretas.
6. Converse face a face ou por meio de um aplicativo de mensagens com um ou uma colega de classe sobre os esportes de que você gosta e os de que não gosta. Você pode usar palavras do quadro a seguir.
athletics badminton basketball competitive favorite football judo
play pleier ou pleiers rugby ispot ou isportis tim ou tims tennis volleyball
Respostas e comentários
Objetivo da questão 4: praticar question words.
4: um – What is your job?/ What do you do?; dois – Where do you work?; três – Why is History important?
Objetivo da questão 5: praticar possessive adjectives.
5 Resposta possível:
Antônio: Hi, João! Do you like sports?
João: I don't like athletics and badminton, but I like basketball and soccer very much.
Antônio: I like soccer very much, too. It's my favorite sport.
João: I also like volleyball, but I'm not a very good player.
Antônio: No problem. What I really like is to have fun.
João: Me too. :)
5: um – our; dois – My; três – Our; quatro – Their; cinco – Her
Objetivos da questão 6: praticar vocabulário relacionado a esportes e likes e dislikes.
UNIT 6 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Ouça o áudio e leia a transcrição a seguir, em que Óliver explica a Réui Póter como funciona o jôgo de quadribol, e faça o que se pede.
Tutorial de jôgo
Título: Harry Potter and the phylosopher stone
Data: 2021
Fonte: Warner Bros Pictures
HARRY Potter and the phylosopher stone. Direção: Chris Columbus; Estados Unidos da América, Reino Unido: Warner Bros Pictures, Heyday Films, 1492 Pictures, 2001, 1 dêvedê minutos.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
[…]
Oliver: Quidditch is easy enough to understand. Each team has seven players: three chasers, two beaters, one keeper and the seeker – that’s you. There are three kinds of balls. This one’s called the Quaffle. Now the chasers handle the Quaffle and try to put it through one of those three hoops. A keeper (that’s me) defends the hoops. With me so far?
Potter: I think so. What are those?
Oliver: You better take this. [he gives Harry a bat and releases the ball.] Careful now, it’s coming back. [Harry hits the ball with the bat.] Not bad, Potter. You’d make a fair beater.
Potter: What’s that?
Oliver: A Bludger. Nasty little Bludgers. But you, you are a seeker. The only thing I want you to worry about is this: the Golden Snitch. […]
- Encontre nas primeiras linhas cinco palavras que se referem aos jogadores. Três estão no plural e duas no singular.
- O que essas palavras têm em comum?
- O que você acha que significa “”? Dica: você pode procurar o significado de “ bíti” no dicionário.
2. Complete o texto a seguir com as palavras que indicam os jogadores e suas posições no futebol, o fútból associeichion ou . Use o dicionário, caso seja necessário.
In general, a soccer team will present four main positions: one ( um) espaço para resposta (who keeps the ball from entering the goal), three to five ( dois) espaço para resposta (who defend the goal from the attacks of the other team), two to five ( três) espaço para resposta (who play in midfield, connecting defense and attack) and one to three ( quatro) espaço para resposta (who attack the goal of the other team).
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: praticar vocabulário: verbo mais sufixo menos.
1a Resposta esperada: players, chasers, beaters, keeper e seeker.
1b Resposta esperada: a terminação menos.
1c Resposta esperada: batedor (ou rebatedor).
Objetivo da questão 2: praticar vocabulário: verbo mais sufixo menos.
2: um – (goal) keeper; dois – defenders; três – midfielders; quatro – attackers
3. Complete a explicação de como fazer a preparação para um jôgo de damas (“”) com os verbos do quadro no modo adequado.
to determine to place to remember to sit
CHECKERS
Game setup
1. (A) who goes first. (B) espaço para resposta that, in checkers, the player with the white checkers always goes first.
2. Set up the board. (A) espaço para resposta across from your opponent and (B) espaço para resposta the board between you and your opponent.
3. (A) the checkers on the board. (B) espaço para resposta that checkers may only move in diagonal directions on the dark squares.
4. A escola está fazendo uma enquete sôbre o que os alunos fazem no fim de semana. Escreva algumas linhas sôbre o que você costuma fazer aos sábados e domingos, usando algumas das atividades do quadro. Não se esqueça de usar palavras com fãrst, dên, e , para encadear a sequência de ações.
brush my teeth get back home get dressed go dancing at the ball go play outside
go to church go to sleep go to the beach go to the shopping mall have breakfast
have lunch play soccer with friends play video games take a shower
wake up wash my face watch tê vê
b.
UNIT 7 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. Forme famílias com os personagens a seguir e escreva em inglês o parentesco entre eles. Use sua criatividade! Caso seja necessário, consulte o vocabulário sôbre famílias na seção áison grémer.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: praticar o modo imperativo.
3: 1A – Determine; 1B – Remember; 2A – Sit; 2B – place; 3A – Place; 3B – Remember
Objetivo da questão 4: praticar sequence words.
4a Resposta possível: First I wake up, then I brush my teeth and take a shower. Next I get dressed, I have breakfast and go play outside. Then I have lunch and watch TV. Finally I go to sleep.
4b Resposta possível: First I wake up, then I brush my teeth and take shower. Next I get dressed, I have breakfast and go to church. Then I have lunch and go dancing at the ball. Finally I get back home and go to sleep.
1 Resposta pessoal. Objetivo da questão 1: praticar vocabulário relacionado a família.
2. Agora, represente a sua família, informando o nome de cada pessoa e o grau de parentesco entre eles e você. Caso seja necessário, consulte o vocabulário da seção áison grémer ou as palavras do boxe.
sister aunt grandfather niece stepfather nephew father
cousin brother grandmother stepmother mother uncle
- Leia a sinopse a seguir e faça o que é solicitado.
- Complete a sinopse com as palavras do quadro.
family friends love orphans police
My Life as a Zucchini
Nominated for an Academy Award régistârd for Best Animated Feature and beloved by audiences and critics alike, My Life as a Zucchini is a delightful and touching tale about the uplifting power of friendship in the face of adversity.
After befriending a kind ( um) espaço para resposta officer, nine-year-old Zucchini is taken to a foster home filled with other ( dois) espaço para resposta his age. Though he struggles to find his place at first, with the help of his new ( três) espaço para resposta, Zucchini learns to trust and ( quatro) espaço para resposta again as he searches for a new ( cinco) espaço para resposta of his own. With a band of unforgettable characters you’ll be cheering for, My Life as a Zucchini stands as a testament to the resilience of the human heart. Life as a Zucchini stands as a testament to the resilience of the human heart.
My Life as a Zucchini. Direção: Claude Barras; Produção: Armelle Glorennec, Éric Jacquot, Marc Bonny. França, Suíça, 2016. 1 dêvedê (68 minutos).
- Identifique no texto
- o título do filme.
- o personagem principal.
- a pessoa que faz amizade com o personagem principal.
- o lugar onde vive o personagem principal.
4. Identifique na sinopse duas palavras que caracterizam o filme.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: praticar vocabulário relacionado à família.
Objetivos da questão 3: praticar e identificar informações explícitas no texto.
, reproduzimos a capa do professor ou professora dêvedê para que o suporte da sinopse pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve se dar na reprodução da sinopse.
3a: um – police; dois – orphans; três – friends; quatro – love; cinco – family.
3b um Resposta esperada: My life as a Zucchini.
3b dois Resposta esperada: Zucchini.
3b três Resposta esperada: um policial.
3b quatro Resposta esperada: um orfanato.
4 Resposta esperada: “delightful” e “touching”. Objetivo da questão 4: identificar informações específicas no texto (compreensão detalhada).
5. Reescreva o texto a seguir, usando o ésse para indicar posse nos trechos em destaque.
6. Complete a troca de mensagens por meio de aplicativo entre dois colegas de classe, usando a fórma adequada dos verbos entre parênteses.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 5: praticar possessive case.
3 Respostas esperadas: um – your best friend's family; dois – your best friend's house; três – his/her father's favorite TV show; quatro – your friend's closet; cinco – his/her mother's favorite soccer team; seis – his/her favorite cousin's name; sete – your friend’s family
Objetivo da questão 6: praticar o present continuous.
4: um – are you doing; dois – m watching; três – are you watching; quatro – are cooking; cinco – is cooking; seis – m not paying; sete – is baking; oito – m coming
UNIT 8 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- Observe as imagens e relacione-as com as legendas a seguir.
II.
III.
IV.
- Leia novamente as legendas da questão 2 e identifique quais das seguintes informações podem ser encontradas nelas.
- característica da cidade
- nome da localidade
- número de habitantes
- quantidade de edifícios
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal.
1a: três
1b: dois
1c: um
1d: quatro
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.
2: a, bê
3. Complete a lista de características de cidades sustentáveis com as fórmas apropriadas do verbo tchu révi.
What (I) espaço para resposta sustainable cities (II) espaço para resposta?
Sustainable cities (III) espaço para resposta efficient and accessible public transportation. Cars are responsible for a great amount of air pollution, and a way to reduce carbon emissions is to create a “bike culture” among the citizens. Copenhagen, for example, (IV) espaço para resposta more bikes than cars, and more the 42% of the population go to work by bike. Cities that (V) espaço para resposta bike paths are generally greener than those that (VI) espaço para resposta (not) them. The use of solar energy is also important. But many citizens (VII) espaço para resposta (not) the best conditions to change to solar energy. That’s why a lot of cities (VIII) espaço para resposta solar farms, so that both public buildings and residents (IX) espaço para resposta access to solar power. A good system of waste management is another important thing that every green city (X) . And your city, is it sustainable? What ( espaço para respostaXI) espaço para resposta it (XII) espaço para resposta ?
4. Agora escreva algumas linhas sôbre o lugar onde você mora, usando as perguntas do quadro como roteiro.
5. Complete as lacunas escrevendo os números por extenso.
According to the Bureau of Transportation Statistics, the US has ( um) espaço para resposta (150,162 million) workers. ( dois) espaço para resposta (115,386 million), ( três) espaço para resposta (76.8%) use an automobile to go to work. Only ( quatro) espaço para resposta (4,830 million), ( cinco) espaço para resposta (3.2%) use public transportation. ( seis) espaço para resposta (6,198 million), ( sete) espaço para resposta (4.1%) use other means (such as taxicabs, bicycles, motorbikes, or walk to work), and ( oito) espaço para resposta (23,748 million), ( nove) espaço para resposta (15.8%) work at home.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 3: praticar o verbo to have no simple present.
3: um – do;
dois – have;
três – have;
quatro – has;
cinco – have;
seis – do not have;
sete – do not have;
oito – have;
nove – have;
dez – has;
onze – does;
doze – have
Objetivo da questão 4: praticar vocabulário relacionado a cidades.
4 Resposta possível: I live in an apartment in São Gonçalo. I study at Colégio Estadual Darcy Ribeiro and I walk to school every day. There is a hospital nearby, but not a library. Usually I play with my friends in the streets, because we don’t have a park or a playground nearby.
Objetivo da questão 5: praticar numerais em inglês.
5: um - 150,162 – one hundred and fifty million, one hundred and sixty-two thousand; dois - 115,386 – one hundred and fifteen million, three hundred and eighty-six thousand; três - 76.8% – seventy-six point eight percent; quatro - 4,830 – four million and eight hundred and thirty thousand; cinco - 3.2% – three point two; seis - 6,198 – six million and a hundred and ninety-eight thousand; sete - 4.1% – four point one percent; oito - 23,748 – twenty-three million and seven hundred and forty-eight thousand; nove - 15.8% – fifteen point eight percent