Appendices

dere is móre

UNIT 1 Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade de áudio.

1. Ouça os trechos das apresentações pessoais e complete as frases com as informações do quadro.

Apresentação pessoal um

Título: Introducing myself – Malina

Data: 06/02/2016

Fonte: Maria Hoffmann

INTRODUCING myself – Malina. 2016. Vídeo (2minutos18segundosfecha parênteses. Publicado pelo canal: Maria Hoffmann. Disponível em: https://oeds.link/bFzfoy. Acesso em: 30 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Apresentação pessoal dois

Título: 1 minute self-introduction video

Data: 17/06/2018

Fonte: Rejhon Tolentino

1 MINUTE self-introduction video. 2018. Vídeo (1minutos7segundos). Publicado pelo canal: Rejhon Tolentino. Disponível em: https://oeds.link/UF6Xq6. Acesso em: 30 maio 2022.

Apresentação pessoal três

Título: Let me introduce myselfreticências

Data: 01/05/2015

Fonte: Rosie Evans

LET me introduce myselfreticências 2015. Vídeo (1minutos12segundos). Publicado pelo canal Rosie Evans. Disponível em: https://oeds.link/CoCxf6. Acesso em: 30 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Apresentação pessoal quatro

Título: Creative way to introduce yourself in Online Class – Animation

Data: 17/08/2000

Fonte: Canal Allysa Achivida

CREATIVE way to introduce yourself in Online Class – Animation. 2000. Vídeo (1minutos43segundos). Publicado pelo canal: Canal Allysa Achivida. Disponível em: https://oeds.link/WWZTRw. Acesso em: 30 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

she  18  Germany  he  is  Maria  she  years old  19

Apresentação pessoal um a
espaço para resposta
espaço para resposta
espaço para resposta
Apresentação pessoal dois a
espaço para resposta
espaço para resposta
Apresentação pessoal três xia
espaço para resposta
espaço para resposta
Apresentação pessoal quatro a
espaço para resposta
espaço para resposta

2. Complete os quadros a seguir no seu caderno.

Ícone. Notebook.

Country

Nationality

I

Brazilian

China

II

III

English

France

IV

Country

Nationality

V

German

Portugal

VI

VII

Russian

Spain

VIII

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: identificar informações específicas no texto.

1 um: A – Maria; B – 18; C – she

1 dois: A – he; B – years old

1 três: A – is; B – is

1 quatro: A – She; B – 19

Objetivo da questão 2: praticar vocabulário de países e nacionalidades.

2: um Brazil, dois Chinese, três England, quatro French; cinco Germany, seis Portuguese, sete Russia, oito Spanish

professor ou professora

Este apêndice apresenta questões diversas que abarcam compreensão, produção e práticas léxico-gramaticais. Ele pode ser utilizado, por exemplo, como refôrço nos casos em que tal necessidade for observada conforme a autoavaliação dos estudantes na seção Think it over. Se não forem empregadas com esse propósito, as questões podem ser indicadas como tarefa de casa ou como instrumentos alternativos de avaliação e/ou revisão.

Neste apêndice, são reforçadas as competências e habilidades da Bê êne cê cê já trabalhadas anteriormente nas unidades.

3. Complete o (visto permanente para estrangeiros que moram nos Estados Unidos) com suas informações pessoais.

Documento. Um cartão na horizontal em tons de verde. Na parte superior, texto: United States of America Permanent Resident. Ao centro, texto em preto e à direita, ilustração em marca d'água da estátua da liberdade, vista dos ombros para cima. Do lado esquerdo, espaço para foto três por quatro. Do lado direito, espaço para impressão digital em formato quadrado. No centro, texto: Surname, Given Name, USCIS#, Category, Country of Birth,  Date of Birth, Sex, Card expires, Resident since.
Ícone de atividade de áudio.

4. Ouça a apresentação pessoal da brasileira Jennifer e anote as principais informações.

Apresentação pessoal cinco

Título: Processo seletivo de bolsistas

Data: 2018

Fonte: PROLEM/ú éfe éfe

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Apresentação gravada para participação em processo seletivo de instrutores de línguas do Programa de Línguas Estrangeiras Modernas (PROLEM). Rio de Janeiro: ú éfe éfe, 2018.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

5. Complete a conversa em aplicativo de mensagens com as palavras do quadro.

I  you  she  we

Ilustração. Um celular na vertical, com a borda em preto. Uma conversa aberta em aplicativo de conversa. Na parte superior, texto: Classroom. Na parte inferior, texto: Hello, everybody in the group. My name is Antônio and I am 11 years old. Ilustração de uma pessoa vista do pescoço para cima, de corpo para a esquerda, com cabelos escuros presos para trás e camiseta vermelha. Ao fundo, silhueta de prédios, nuvens brancas e céu azul. Abaixo, texto: This is Jéssica. Espaço para resposta um is my friend. Espaço para resposta dois study in the same classroom. Is Espaço para resposta três in the group? Jéssica, Yes, Espaço para resposta quatro am, Antônio. Espaço para resposta cinco 'm glad that Espaço para resposta seis are in the group now.
Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: praticar vocabulário relativo a informações pessoais.

3 Respostas: Date of Birth: Resposta esperada: a data de nascimento do ou da estudante Sex: Resposta esperada: éfe ou ême, conforme o gênero do ou da estudante.

4 Resposta pessoal. Resposta possível: ela tem 24 anos, mora em Niterói e acaba de concluir Letras­‑Inglês e de ingressar no curso de Pedagogia.

Objetivo da questão 5: praticar os pronomes pessoais.

5: um She; dois We; três she; quatro I; cinco I; seis you

6. Complete a conversa em aplicativo de mensagens com as fórmas adequadas do verbo tchu bi.

Ilustração. Um celular na vertical, com a borda em preto. Uma conversa aberta em aplicativo de conversa. Na parte superior, texto: Classroom. Texto: Rita de Cássia: My name, Espaço para resposta um, Rita de Cássia and I, Espaço para resposta, dois, your English teacher. Nice to meet you all! Alice: Teacher, Espaço para resposta três, English very difficult? Rita de Cássia: No, it', Espaço para resposta quatro, not. It, Espaço para resposta cinco, a difficult language, Espaço para resposta seis, you Brazilian, teacher? Rita de Cássia: Yes, I, Espaço para resposta sete, and I love Brazil. Let's study now.

7. Leia a apresentação pessoal de maria sanchez e complete o com as informações pessoais dela.

Documento. Um cartão na horizontal em tons de verde. Na parte superior, texto: United States of America Permanent Résident. Ao centro, texto em preto e à direita, ilustração em marca d'água da estátua da liberdade, vista dos ombros para cima. Do lado esquerdo, foto três por quatro de uma mulher asiática com cabelos pretos compridos. Do lado direito, espaço para impressão digital em formato quadrado. No centro, texto: Surname, Given Name, USCIS#, Category, Country of Birth,  Date of Birth, Sex, Card expires, Resident since. Acima da ilustração há um balão de fala cinza com o texto: Hi, everybody! My name is María Sánchez. I am a Colombian university student living in the U.S.A. My birthday is February 6th. I was born in the year of 2002. It’s very nice to meet you all!
Respostas e comentários

Objetivo da questão 6: praticar o verbo to be.

6: um is; dois am; três is; quatro s; cinco isn't; seis are; sete am

Objetivo da questão 7: praticar vocabulário relativo a informações pessoais.

7 Respostas esperadas: Surname Sánchez; Given Name María; Country of Birth Colombia; Date of Birth 06 fêbruéri 2002; Sex

UNIT 2 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1. Complete os verbetes a seguir com ís ou ár .

a. ei cartúm

espaço para resposta

b. ei cartúmum

espaço para resposta
dois
espaço para resposta

c. ei cartuunistum

espaço para resposta
dois
espaço para resposta

d. gréficsum

espaço para resposta
dois
espaço para resposta

Adaptado de COLLINS Cobuild New Student’s Dictionary. segunda edição Glasgow, Escócia: HarperCollins, 2002. página 98.

2. Complete a transcrição de vídeo com as fórmas apropriadas do verbo tchu bi.

Reprodução de página da internet.

Hey, everybody! This (I) espaço para resposta Aaron Reynolds. I (II) espaço para resposta the children’s author of more than 30 books for kids, including the new graphic novel series Caveboy Dave and I’(III) espaço para resposta here today in my writing studio to talk to you all about graphic novels and, in particular, I want to talk to you about the difference between comic books and graphic novels. You know, a lot of people assume […] that comic books and graphic novels (IV) espaço para resposta the exact same thing. Well, […] the way I want you to think about it (V) espaço para resposta the difference between a television show and a movie. We all know they’(VI) espaço para resposta not the exact same thing. They’ (VII) espaço para resposta similar, they’(VIII) espaço para resposta both entertainment mediums […], we watch both on a screen, but we all know that they’(IX) espaço para resposta not the exact same thing. Well, […] that’(X) espaço para resposta the same thing, that’(XI) espaço para resposta true of graphic novels and comics and that’(XII) espaço para resposta a great analogy to use when thinking about them.

GRAPHIC Novels vs. Comic Books. {Estados Unidos}: rréchitégui (cerquilha, sustenido)bê êne Hangout, 9 julho 2018. Publicado pelo canal Barnes & Noble. Disponível em: https://oeds.link/NzQgit. Acesso em: 15 janeiro 2022.

Ícone de atividade de áudio.

3. Ouça o áudio e complete a transcrição com ei ou na.

Explicação sobre gêneros gráficos

Título: Graphic Novels versus Comic Books

Data: 25/07/2018

Fonte: Barnes e Noble

GRAPHIC Novels vs. Comic Books. 2018. Vídeo (2minutos51segundos). Publicado pelo canal Barnes e Noble. Disponível em: https://oeds.link/NzQgit. Acesso em: 30 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Reprodução de página da internet.

Let’s use Caveboy Dave and one of my star-lord comic books from my own comic collection as (I) espaço para resposta example. Now if you look at the star-lord comic, you know, it’s very thin it’s a weight is the television show in this analogy that we’re using. It is not usually (II) espaço para resposta complete story, it’s (III) espaço para resposta episode, it’s (IV) espaço para resposta episode of (V) espaço para resposta longer story […]

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: praticar o verbo to be.

1a: is

1b: um is; dois are

1c: um is; dois is

1d: um are; dois are

Objetivo da questão 2: praticar o verbo to be.

1d: um is; dois am; três m; quatro are; cinco is; seis re; sete re; oito re; nove re; dez s; onze s; doze s

Objetivo da questão 3: praticar artigo definido e artigo indefinido.

3: ih an; í í a; í í í an; í vê an; a

4. Escreva a versão em inglês das placas bilíngues, combinando as palavras a seguir na ordem correta.

Airport  Parking  Stadium  Zone

International  National  North  Public

a. Aeroporto Internacional

Ilustração. Placa de trânsito cinza indicando com seta para a esquerda, um avião em preto e texto: Aeroporto Internacional. Ao fundo, céu em azul com nuvens brancas. Espaço para resposta.

b. Estacionamento Público

Ilustração. Grade em cinza, com placa pendurada em verde, com texto: Estacionamento Público. Espaço para resposta.

c. Estádio Nacional

Ilustração. Placa de trânsito cinza indicando com seta para a direita um ícone de estádio em preto com o texto: Estádio Nacional. Na parte inferior, espaço para resposta.

d. Zona Norte

Ilustração. Placa cinza com seta para cima, bola de futebol em verde e listras à direita em laranja e verde. Texto: Zona norte. Espaço para resposta.

5. Leia o seguinte verbete de dicionário e faça o que se pede.

cartoonistêne A cartoonist is a person whose job is to draw cartoons for newspapers and magazines.

COLLINS Cobuild New Student’s Dictionary. segunda edição Glasgow: HarperCollins Publishers, 2002. página 98.

  1. Que profissão é definida no verbete?
  1. Como o verbete define essa profissão?
  1. A palavra definida no verbete é um
    1. adjetivo.
    2. pronome.
    3. substantivo.
    4. verbo.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar ordem de palavras.

4a Resposta esperada: International Airport

4b Resposta esperada: Public Parking

4c Resposta esperada: National Stadium

4d Resposta esperada: North Zone

Objetivo da questão 5: identificar informações explícitas no texto.

5a Resposta esperada: cartunista.

5b Resposta esperada: um cartunista é uma pessoa cujo trabalho é desenhar charges para jornais e revistas.

5c: três

UNIT 3 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade de áudio.

1. Complete as frases retiradas dos áudios usando as palavras do quadro.

Entrevista

Título: éss éss él underlaini bi uon underlaini él faivi My Favorite Student Interview

Subject: Student interview

Data: 11/04/2016

Fonte: LeapnLearn

éss éss él underlaini bi uon underlaini él faivi My favorite subject: Student interview. 2016. Vídeo segundos. Publicado pelo canal LeapeLearn. Disponível em: https://oeds.link/hJeSDe. Acesso em: 30 maio 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

art  favorite  Music  name  por exemplo  subject  what’s

Codie: My name is Codie.

Annie: What is your (um) espaço para resposta subject?

Codie: I like (dois) espaço para resposta. I am good at soccer.

Bailey: My (três) espaço para resposta is Bailey. My favorite subject is (quatro) espaço para resposta. I like drawing.

Sam: How about you, Annie, (cinco) espaço para resposta your favorite (seis) espaço para resposta?

Annie: My favorite subject is (sete) espaço para resposta. I like to play the violin.

2. Veja a seção áison grémer da (página 70) e complete o quadro de horários da sua turma.

Ilustração. Tabela. Cinco colunas na vertical, a primeira com o título Monday, a segunda com Espaço para preencher um, a terceira com o título Wednesday, a quarta com o título Thursday, a quinta com Espaço para preencher dois. Na parte inferior, vários espaços para resposta. Na ponta inferior, texto: End of Day. Ícone notebook.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: praticar características estilísticas do gênero entrevista.

1: um favorite; dois três name, quatro art; cinco what's; seis subject; sete music

Objetivos da questão 2: praticar vocabulário relacionado a disciplinas escolares e dias da semana; praticar o gênero quadro de horários.

2: um Tuesday; dois Friday

  1. Agora responda de acôrdo com o seu quadro de horários.
  1. por exemplo

4. Complete o cartaz a seguir com as palavras do quadro.

black pencil  blue pen  colored pencils  erasers

notebooks  red pen  rulers  sharpeners

Ilustração. Um cartaz na horizontal em bege presa na parede com fitas adesivas. Na parte superior, há um texto que diz: Help us! Help students in need. Abaixo do texto há objetos escolares, identificados com números de um à oito, distribuídos em duas fileiras no cartaz, um abaixo da outra. Na primeira fileira, estão:  Número três, do lado esquerdo. Dois apontadores, um vermelho quadrado e outro redondo em azul. Número um, no centro da fileira. Duas réguas na horizontal em cinza e outra em amarelo. Número dois, do lado direito. Uma caneta com tinta e tampa vermelhas. Número cinco, à esquerda da caneta vermelha. Uma caneta com tinta e tampa azuis. No meio do cartaz, está a palavra Donate. Na fileira de baixo, estão: Número seis, do lado esquerdo. Dois cadernos com espiral, um verde e outro em laranja. Número sete, no meio. Seis lápis coloridos.  Número oito, do lado direito. Duas borrachas, uma verde e outra branca com capa em vermelho. Número quatro, acima dos lápis coloridos e das borrachas. Um lápis de escrever em verde, na horizontal. Ícone notebook.

5. Converse face a face ou por meio de um aplicativo de mensagens com um colega de classe sôbre as matérias escolares de que vocês gostam ou não gostam. Leia o exemplo a seguir para se inspirar.

Reprodução de página da internet.

Maria: I like school very much. The subject I like most is History, but Math I don’t like very much. My best friend Sarah likes Math, but she doesn’t like History much. It’s funny. And you, what school subjects do you like?

João: I like Portuguese, English, P.E., and Arts very much. In fact, I like all school subjects. What is funny is that my brother doesn’t like school very much. We are very different.

ilustração. Um celular na vertical, de cor preta e contornos em azul. Na tela, uma menina em vídeo, de cabelos escuros penteados para trás, com laço lilás e vestida com camiseta em branco e gola em azul. Na ponta da direita, uma janela de vídeo pequena de um menino de cabelos castanhos e camiseta em laranja.
Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: praticar vocabulário relacionado a disciplinas escolares e dias da semana.

4 Objetivo da questão 4: praticar vocabulário relacionado a material escolar.

4: um rulers; dois red pen; três sharpeners; quatro black pencil; cinco blue pen; seis notebooks; sete colored pencils; oito erasers

Objetivo da questão 5: praticar presente simples e vocabulário relacionado às disciplinas escolares.

UNIT 4 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1. Complete o quadro a seguir no seu caderno.

Ícone. Notebook.

FLAG

COUNTRY

NATIONALITY

MAIN LANGUAGE

Imagem da bandeira da Argentina.

I

Argentine/Argentinian

Spanish

Imagem da bandeira da Austrália.

Australia

II

English

Imagem da bandeira da Bolívia.

Bolivia

Bolivian

III

Imagem da bandeira do Brasil.

Brazil

IV

Portuguese

Imagem da bandeira do Canadá.

V

Canadian

English/French

Imagem da bandeira da China.

China

VI

Chinese

Imagem da bandeira do Egito.

Egypt

VII

Arabic

Imagem da bandeira da Inglaterra.

England

English

VIII

Imagem da bandeira da França.

France

IX

French

Imagem da bandeira da Alemanha.

X

German

German

Imagem da bandeira da Grécia.

Greece

XI

Greek

Imagem da bandeira de Israel.

XII

Israeli

Hebrew

Imagem da bandeira da Itália.

XIII

Italian

Italian

Imagem da bandeira do Japão.

Japan

XIV

Japanese

Imagem da bandeira da Coreia.

Korea

Korean

XV

Imagem da bandeira de Portugal.

Portugal

XVI

Portuguese

Imagem da bandeira da Rússia.

Russia

Russian

XVII

Imagem da bandeira da Espanha.

XVIII

Spanish

Spanish

Imagem da bandeira do Estados Unidos da América.

(the) United States

American

XIX

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: praticar vocabulário relacionado a países, nacionalidades e línguas.

1: um Argentina; dois Australian; três Spanish; quatro Brazilian; cinco Canada; seis Chinese; sete Egyptian; oito English; nove French; dez Germany; onze Greek; doze Israel; treze Italy; catorze Japanese; quinze Korean; dezesseis Portuguese; dezessete Russian; dezoito Spain; dezenove English

2. Complete com a fórma correta dos verbos entre parênteses.

Reprodução de página da internet.

MORE THAN WORDS: HOW LANGUAGE (I) espaço para resposta (AFFECT/AFFECTS)

THE WAY WE (II) espaço para resposta (THINK/THINKS)

by Marielle Zagada | Mar 13, 2020 | Blogs | 2 comments

One of the greatest abilities humans (III) espaço para resposta (have/has) is this — Language.

[…]

Now, of course, there’s no single language spoken around the world. There are more than 7,000 that (IV) espaço para resposta (exist/exists) today! And all these languages (V) espaço para resposta (differ/differs) from one another in all kinds of ways; they all (VI) espaço para resposta (have/has) different sounds, vocabularies, and structures. This, now, (VII) espaço para resposta (beg/begs) the question: (VIII) X (Do/Does) language (IX) espaço para resposta (influence/influences) the way we (X) X (think/thinks)? Many have suggested that it (XI) espaço para resposta (do/does)! It(XII) espaço para resposta (widen/widens) our perspective, (XIII) espaço para resposta (deepen/deepens) our knowledge, and (XIV) espaço para resposta (change/changes) the way we (XV) espaço para resposta (perceive/perceives) the world. But how is that?

Language isn’t just a way to communicate, it’s a component of culture that (XVI) espaço para resposta (make/makes) it unique and specific. […] This (XVII) espaço para resposta (mean/means) that the language you (XVIII) espaço para resposta (speak/speaks) (XIX) espaço para resposta (reflect/reflects) what your values and beliefs are. […]

But […] languages (XX) espaço para resposta (don’t limit/doesn’t limit) our ability to perceive the world or to think about the world, rather, they (XXI) espaço para resposta (focus/focuses) our attention, and thought on specific aspects of the world.

[…]

ZAGADA, Marielle. More than words: How language affects the way we think. abre colchetesem localfecha colchete: 13 março 2020. goFLUENT. Disponível em: https://oeds.link/zao8bl. Acesso em: 25 janeiro 2022.

3. Prepare e ensaie um texto de introdução a um documentário sôbre o Brasil, usando as informações a seguir. Veja também o exemplo sôbre Portugal para se inspirar.

Reprodução de página da internet.

BRAZIL FACTS

Official name: Federal Republic of Brazil

Form of government: Democratic federal republic

Capital: Brasilia

Population: 214,360,922

Official language: Portuguese

Money: Real

Area: 3,286,470 square miles (8,511,965 square kilometers)

BRAZIL facts: discover this super-cool country! National Geographic Kids. [Reino Unido],janeiro 2015. Words from kids.nationalgeographic.com. Disponível em: https://oeds.link/ygsFAcdiscover/geography/countries/country-fact-file-brazil/. Acesso em: 25 janeiro 2022. 1 Fonte: í bê gê É. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação em 17/03/2022.

Respostas e comentários

2: um AFFECTS; dois THINK; três have; quatro exist; cinco differ; seis have; sete begs; oito Does; nove influence; dez think; onze does; doze widens; treze deepens; catorze changes; quinze perceive; dezesseis makes; dezessete means; dezoito speak; dezenove reflects; vinte don't limit; vinte e um focus

Objetivo da questão 2: praticar o simple present.

Objetivo da questão 3: praticar a produção oral.

3 Resposta esperada: the official name of Brazil is Federal Republic of Brazil. It is a Democratic federal republic, and its capital is Brasilia. The population of Brazil amounts to more than two hundred and fourteen million people. Its official language is Portuguese, and its currency is the Real. The country occupies an area of more than eight million square kilometers in South America.

Reprodução de página da internet.

PORTUGAL (exemplo)

The official name of Portugal is Portuguese Republic. It is a Parliamentary democratic republic, and the Capital city is Lisbon. The population of Portugal is about ten million people. Its official language is Portuguese, and its currency is the Euro. The country occupies an area of more than ninety-two thousand square kilometers in Europe.

UNIT 5 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1. Leia o seguinte relato pessoal e responda às perguntas.

Reprodução de página da internet.
Os links para as outras áreas da página são: ROLES IN SCHOOL, TRAINING, CAREER PLANNER, LIBRARY, REAL LIFE STORIES, FAQS, WALES - REGISTRATION. Abaixo há o caminho para o texto de Karen Hans: HOME > REAL LIFE STORIES > KAREN HANS - LIBRARIAN.

Karen Hans –Librarian

Name: Karen Hans

Job role: Librarian

School: St Martin-in-the-Fields High School

Bio: I have worked in lots of library sectors: public, academic, health, industrial and have volunteered in schools

I am a school librarian and have been in post since 1999. Initially it was just me working in the library. Now I job-share with an assistant librarian and we also have a senior library assistant and a part-time library assistant, so things have changed a lot over the years, as the school has grown and the library service has developed.

[…]

There is no typical day! I can spend time planning lessons and schemes of work or team-teaching with teachers (library induction, research skills, reading development). I might be asked to investigate and implement e-learning databases and platforms for the school and encourage staff and pupils to use them. I am responsible for buying library resources and making them available to staff and pupils, I run clubs at lunchtimes and take pupils on relevant trips, I also arrange author events in school.

[…]

SKILLS for schools. Disponível em: https://oeds.link/zFGqbe. Acesso em: 25 janeiro2022.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar características composicionais do gênero relato pessoal.

  1. Qual é o objetivo do texto?
  1. Quem relata os fatos abordados no texto?
  1. Leia o texto novamente e escolha a opção adequada.
  1. Qual é a profissão de Karen?
    1. diretora
    2. secretária
    3. professora
    4. bibliotecária
  1. Uma das atividades que fazem parte da rotina dela é
    1. fazer faxina na sala da direção.
    2. adquirir livros e demais recursos para a biblioteca escolar.
    3. providenciar refeições para os estudantes que vão fazer pesquisas.

3. Complete o quadro com suas informações para o mural da sala. Observe o exemplo na linha para se inspirar.

Ilustração. Quadro. My personal story. Name: Espaço para resposta um. Occupation: Espaço para resposta dois. School: Espaço para resposta três. Routine: I go to school every day, from Monday to Friday. I study, meet friends and talk to teachers and other school workers. I go Espaço para resposta quatro Likes: I like Espaço para resposta cinco. Dislikes: I don't like Espaço para resposta seis. Ícone notebook.
Respostas e comentários

1a Resposta esperada: dar informações sobre o trabalho de Karen.

1b Resposta esperada: a própria Karen.

Objetivo da questão 2: identificar informação explícita e detalhada no texto.

2a: quatro

2b: dois

Objetivos da questão 3: praticar vocabulário e simple present.

3um Resposta pessoal.

3dois Resposta esperada: student.

3três Resposta pessoal.

3quatro Resposta pessoal.

3cinco Resposta pessoal.

3seis Resposta pessoal.

4. Escreva as perguntas da entrevista a seguir usando as palavras do quadro.

What  Where  Why

Reprodução de página da internet.

SCHOOL NEWS

Interview of the Month – Dona Jane

Student: Hi, Dona Jane! (I)

D. Jane: I am a History teacher. That’s my job.

Student: (II)

D. Jane: I work here and at another School: Colégio Estadual Oscar Niemeyer.

Student: (III)

D. Jane: History is important because it helps understand the present.

Student: Thank you!

D. Jane: My pleasure.

5. Complete a troca de mensagens a seguir com as alternativas corretas.

Ilustração. dois celulares na vertical com contorno em preto, lado a lado. Na tela, conversas e grupo de aplicativo com título: Classroom. Celular um, texto: Célia: Hi, girls, Who wants to join Espaço para resposta um his, our volleyball team? Marcela: I do. Kátia: Me too. Célia: Good! Do you know other classmates who like volleyball? Kátia: Espaço para resposta dois My, Her cousin, Kelly, likes it very much. And she is a very good player, too. Celular um, texto: very much. And she is a very good player, too. Célia: Good! We need good players. Espaço para resposta três Our, They match game will be against class six oh two. Espaço para resposta quatro Our, Their team is very good. Marcela: Don't worry. We are good, too. And with Kelly on the team, we are even better. Espaço para resposta cinco Your, Her way of playing is fantastic.

6. Converse face a face ou por meio de um aplicativo de mensagens com um ou uma colega de classe sobre os esportes de que você gosta e os de que não gosta. Você pode usar palavras do quadro a seguir.

athletics  badminton  basketball  competitive  favorite  football  judo

play  pleier ou pleiers   rugby  ispot ou isportis  tim ou tims   tennis   volleyball

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar question words.

4: um What is your job?/ What do you do?; dois Where do you work?; três Why is History important?

Objetivo da questão 5: praticar possessive adjectives.

5 Resposta possível:

Antônio: Hi, João! Do you like sports?

João: I don't like athletics and badminton, but I like basketball and soccer very much.

Antônio: I like soccer very much, too. It's my favorite sport.

João: I also like volleyball, but I'm not a very good player.

Antônio: No problem. What I really like is to have fun.

João: Me too. :)

5: um our; dois My; três Our; quatro Their; cinco Her

Objetivos da questão 6: praticar vocabulário relacionado a esportes e likes e dislikes.

UNIT 6 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade de áudio.

1. Ouça o áudio e leia a transcrição a seguir, em que Óliver explica a Réui Póter como funciona o jôgo de quadribol, e faça o que se pede.

Tutorial de jôgo

Título: Harry Potter and the phylosopher stone

Data: 2021

Fonte: Warner Bros Pictures

HARRY Potter and the phylosopher stone. Direção: Chris Columbus; Estados Unidos da América, Reino Unido: Warner Bros Pictures, Heyday Films, 1492 Pictures, 2001, 1 dêvedê minutos.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Reprodução de página da internet.

[…]

Oliver: Quidditch is easy enough to understand. Each team has seven players: three chasers, two beaters, one keeper and the seeker – that’s you. There are three kinds of balls. This one’s called the Quaffle. Now the chasers handle the Quaffle and try to put it through one of those three hoops. A keeper (that’s me) defends the hoops. With me so far?

Potter: I think so. What are those?

Oliver: You better take this. [he gives Harry a bat and releases the ball.] Careful now, it’s coming back. [Harry hits the ball with the bat.] Not bad, Potter. You’d make a fair beater.

Potter: What’s that?

Oliver: A Bludger. Nasty little Bludgers. But you, you are a seeker. The only thing I want you to worry about is this: the Golden Snitch. […]

  1. Encontre nas primeiras linhas cinco palavras que se referem aos jogadores. Três estão no plural e duas no singular.
  1. O que essas palavras têm em comum?
  1. O que você acha que significa “”? Dica: você pode procurar o significado de “bíti” no dicionário.

2. Complete o texto a seguir com as palavras que indicam os jogadores e suas posições no futebol, o fútból associeichion ou . Use o dicionário, caso seja necessário.

In general, a soccer team will present four main positions: one (um) espaço para resposta (who keeps the ball from entering the goal), three to five (dois) espaço para resposta (who defend the goal from the attacks of the other team), two to five (três) espaço para resposta (who play in midfield, connecting defense and attack) and one to three (quatro) espaço para resposta (who attack the goal of the other team).

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: praticar vocabulário: verbo mais sufixo menos.

1a Resposta esperada: players, chasers, beaters, keeper e seeker.

1b Resposta esperada: a terminação menos.

1c Resposta esperada: batedor (ou rebatedor).

Objetivo da questão 2: praticar vocabulário: verbo mais sufixo menos.

2: um (goal) keeper; dois defenders; três midfielders; quatro attackers

3. Complete a explicação de como fazer a preparação para um jôgo de damas (“”) com os verbos do quadro no modo adequado.

to determine  to place  to remember  to sit

CHECKERS

Game setup

1. (A) who goes first. (B) espaço para resposta that, in checkers, the player with the white checkers always goes first.

2. Set up the board. (A) espaço para resposta across from your opponent and (B) espaço para resposta the board between you and your opponent.

3. (A) the checkers on the board. (B) espaço para resposta that checkers may only move in diagonal directions on the dark squares.

4. A escola está fazendo uma enquete sôbre o que os alunos fazem no fim de semana. Escreva algumas linhas sôbre o que você costuma fazer aos sábados e domingos, usando algumas das atividades do quadro. Não se esqueça de usar palavras com fãrst, dên, e , para encadear a sequência de ações.

brush my teeth  get back home  get dressed  go dancing at the ball  go play outside

go to church  go to sleep  go to the beach  go to the shopping mall  have breakfast

have lunch  play soccer with friends  play video games  take a shower

wake up  wash my face  watch tê vê

b.

UNIT 7 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1. Forme famílias com os personagens a seguir e escreva em inglês o parentesco entre eles. Use sua criatividade! Caso seja necessário, consulte o vocabulário sôbre famílias na seção áison grémer.

Pôster da animação. Título: The Legacy of Rubies, mostrando um jovem ao centro, de cabelos crespos pretos, de camiseta em azul, rasgada, um colar com pedra vermelha e calça amarela. Ele olha para a direita, com o braço e mão esquerdos levantados na altura do queixo. Ao fundo, um senhor negro, visto parcialmente dos joelhos para cima. Ele é careca, com sobrancelhas e barba brancas, vestindo toga longa branca, com a mão direita levantada na altura do queixo. Ao fundo, do lado esquerdo, há um grupo de três adultos, sendo um homem e duas mulheres, além de uma criança. Eles usam vestimentas leves, em cores variadas. O homem está sem camisa. Mais ao fundo, desfocada, há uma cidade em tons de verde. No alto, texto: A GERMAN NIGERIAN USA SHORT ANIMATION COPRODUCTION, INSPIRED BY AN AFRICAN FAIRY TALE; WRITTEN & DIRECTED BY EBELE OKOYE, PRODUCED BY SHRINKFISH LTD & EBELE OKOYE WITH THE SUPPORT OF THE FOCUS FEATURES AFRICA FIRST SHORT FILM PROGRAMME.
Pôster de filme. Título: Eu e meu guarda-chuva. Um grupo de três crianças e um homem à frente, vistos de baixo para cima. Ao centro, um menino de cabelos escuros, de camiseta e camisa em xadrez por cima em bege, com mochila em preto nas costas e na mão esquerda, um guarda-chuva preto com cabo de madeira. À esquerda, um menino de cabelos castanhos e blusa de mangas compridas em preto e bege. À direita, uma menina de cabelos escuros, com roupa marrom e casaco em vermelho. À direita da menina, um homem de cabelos castanhos armados e casaco em marrom-escuro. Ao fundo, uma mansão imponente com as paredes brancas acizentadas. No alto, céu com a lua cheia e tons de azul escuro.
Cena de animação. Título: Bino e Fino. Cinco adultos em pé ano fundo, uma ao lado da outra e quatro crianças à frente delas. No canto superior direito há uma menina muito pequena pairando no ar com par de asas em amarelo, de vestido em preto, cabelos curtos pretos com barra laranja, de braços abertos, sorrindo.
Ao fundo, da esquerda para a direita: Homem de cabelos, sobrancelhas e barba em branco, de roupa de mangas compridas em marrom, verde e bege, com par de óculos de grau no rosto. Ao lado dele, um homem de cabelos pretos, de camiseta em amarelo e azul, de botões brancos. Ao lado dele, uma mulher negra de cabelos pretos em coque e blusa de mangas compridas em preto, marrom e bege. Ao lado dela, uma mulher de lenço amarelo cobrindo a cabeça e camiseta da mesma cor e mais a direita, um homem com lenço e vestes de mangas longas com estampa em linhas nas cores azul, bege e marrom. Todos olham para frente, com leve sorriso.
As crianças são negras também. Duas meninas de cabelos pretos, uma à esquerda de roupa em preto, marrom e branco, com chuquinhas enquanto a outra tem cabelo preso formando dois coques grandes, vestido em branco e preto e sapatos em vermelho. À direita, há uma criança de cabelos pretos, negra, com par de óculos de grau, olhos vermelhos, de camiseta laranja, bermuda preta e sapatos cinzas. E mais à direita, há um menino de cabelos pretos, de blusa de mangas compridas em verde, calça em preto. Todos olham para frente, sorrindo e de braços abertos.
Cena de animação. Título: Brave. À esquerda, uma menina ruiva de cabelos longos e fartos, encaracolados, com olhos em verde e blusa de mangas compridas em azul-claro. À direita, de frente para a menina, uma mulher de cabelos longos castanhos, com coroa e laço nos cabelos em dourado e roupa de mangas compridas em verde. Ambas se entreolham com olhos arregalados. Ao fundo, local com paredes em pedras.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: praticar o modo imperativo.

3: 1A – Determine; 1B – Remember; 2A – Sit; 2B – place; 3A – Place; 3B – Remember

Objetivo da questão 4: praticar sequence words.

4a Resposta possível: First I wake up, then I brush my teeth and take a shower. Next I get dressed, I have breakfast and go play outside. Then I have lunch and watch TV. Finally I go to sleep.

4b Resposta possível: First I wake up, then I brush my teeth and take shower. Next I get dressed, I have breakfast and go to church. Then I have lunch and go dancing at the ball. Finally I get back home and go to sleep.

1 Resposta pessoal. Objetivo da questão 1: praticar vocabulário relacionado a família.

2. Agora, represente a sua família, informando o nome de cada pessoa e o grau de parentesco entre eles e você. Caso seja necessário, consulte o vocabulário da seção áison grémer ou as palavras do boxe.

sister  aunt  grandfather  niece  stepfather  nephew  father

cousin  brother  grandmother  stepmother  mother  uncle

  1. Leia a sinopse a seguir e faça o que é solicitado.
    1. Complete a sinopse com as palavras do quadro.

family  friends  love  orphans  police

Contracapa de DVD. Título: My Life as a Zucchini. Na parte superior, personagens da animação espiando por trás de um pilar de concreto. Eles têm olhos grandes, nariz fino e boca pequena. Os cabelos são em tons de vermelho e laranja. No meio da capa há uma faixa com três cenas da animação. Na primeira, temos um menino de cabelos azuis escuros e olhos coloridos em uma mesa com materiais de papelaria. Na segunda, temos um grupo de crianças com uma mulher adulta em uma área externa de uma casa com gramado. Na terceira, temos um casal de homem e mulher de meia idade. Ela sua óculos e tem cabelos presos e ele tem bigode. Abaixo das fotos, informações em texto da animação.

My Life as a Zucchini

Nominated for an Academy Awardrégistârd for Best Animated Feature and beloved by audiences and critics alike, My Life as a Zucchini is a delightful and touching tale about the uplifting power of friendship in the face of adversity.

After befriending a kind (um) espaço para resposta officer, nine-year-old Zucchini is taken to a foster home filled with other (dois) espaço para resposta his age. Though he struggles to find his place at first, with the help of his new (três) espaço para resposta, Zucchini learns to trust and (quatro) espaço para resposta again as he searches for a new (cinco) espaço para resposta of his own. With a band of unforgettable characters you’ll be cheering for, My Life as a Zucchini stands as a testament to the resilience of the human heart. Life as a Zucchini stands as a testament to the resilience of the human heart.

My Life as a Zucchini. Direção: Claude Barras; Produção: Armelle Glorennec, Éric Jacquot, Marc Bonny. França, Suíça, 2016. 1 dêvedê (68 minutos).

  1. Identifique no texto
    1. o título do filme.
    2. o personagem principal.
    3. a pessoa que faz amizade com o personagem principal.
    4. o lugar onde vive o personagem principal.

4. Identifique na sinopse duas palavras que caracterizam o filme.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar vocabulário relacionado à família.

Objetivos da questão 3: praticar e identificar informações explícitas no texto.

professor ou professora, reproduzimos a capa do dêvedê para que o suporte da sinopse pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve se dar na reprodução da sinopse.

3a: um police; dois orphans; três friends; quatro love; cinco family.

3b um Resposta esperada: My life as a Zucchini.

3b dois Resposta esperada: Zucchini.

3b três Resposta esperada: um policial.

3b quatro Resposta esperada: um orfanato.

4 Resposta esperada: “delightful” e “touching”. Objetivo da questão 4: identificar informações específicas no texto (compreensão detalhada).

5. Reescreva o texto a seguir, usando o ésse para indicar posse nos trechos em destaque.

"Ilustração de página de caderno com o seguinte texto: Are you almost a member of the family of your best friend? (one) o trecho the family of your best friend?  está sublinhado. Let’s check: • Do you spend most of your free time at the house of your best friend? (two) o trecho the house of your best friend? está sublinhado. • Do you know the favorite TV show of his/her father? (three) o trecho the favorite TV show of his/her father? está sublinhado. • Do you have clothes in the closet of your friend? (four) o trecho the closet of your friend? está sublinhado. • Do you know the favorite soccer team of his/her mother? (five) o trecho the favorite soccer team of his/her mother? está sublinhado. • Do you know the name of his/her favorite cousin? (six) o trecho the name of his/her favorite cousin? está sublinhado. • If you answered “yes” to most of the questions, you are definitely a member of the family of your friend. (seven) o trecho the family of your friend. está sublinhado. Ícone notebook.

6. Complete a troca de mensagens por meio de aplicativo entre dois colegas de classe, usando a fórma adequada dos verbos entre parênteses.

Ilustração. Dois celulares na vertical com contorno em preto, lado a lado. Na tela, conversas e grupo de aplicativo com título: Classroom. Celular um, texto: Francisca: Hi, Carla. What Espaço para resposta um? do, you. Carla: I' Espaço para resposta dois TV, watch. Francisca: Really? What Espaço para resposta três? watch, you. Carla: A reality show. The guys and girls Espaço para resposta quatro meals for the chefs, cook. Francisca: In your opinion, who Espaço para resposta cinco the best meal? cook. Celular dois, texto: Carla: I don't know. I' Espaço para resposta seis attention. pay, not. Francisca: So, why don't you come to my place? My father, Espaço para resposta sete, that chocolate cake that you love. bake. Carla: You don't need to ask again. I' Espaço para resposta oito right now. come.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: praticar possessive case.

3 Respostas esperadas: um your best friend's family; dois your best friend's house; três his/her father's favorite TV show; quatro your friend's closet; cinco his/her mother's favorite soccer team; seis his/her favorite cousin's name; sete your friend’s family

Objetivo da questão 6: praticar o present continuous.

4: um are you doing; dois m watching; três are you watching; quatro are cooking; cinco is cooking; seis m not paying; sete is baking; oito m coming

UNIT 8 – Faça no caderno as questões de resposta escrita.

  1. Observe as imagens e relacione-as com as legendas a seguir.
Fotografia. Vista geral de morro de terra marrom clara, com moradias perto uma das outras na base do morro. A maioria tem paredes em tons de bege e teto em marrom, com várias janelas.

II.

Fotografia. Vista geral de dezenas de casas aglomeradas, em um morro, com paredes em tons de marrom e algumas em cinza, construídas irregularmente.

III.

Fotografia. Vista geral de cidade com uma rua ao centro, com linhas demarcando as vias em branco por onde passam carros. À esquerda e à direita, calçadas arborizadas e com vegetação rasteira. À esquerda, ao fundo, prédio moderno com estruturas de aço em tons de cinza e branco. Em segundo plano, ao fundo, prédios altos. Na parte superior, céu azul com nuvens brancas.

IV.

Fotografia. Vista geral de cidade com residências à frente, com telhados em marrom. Ao fundo, prédios de tamanho médio nas cores bege, azul claro e partes em marrom escuro, com muitas janelas. Entre algumas residências e prédios, árvores de folhas verdes.
  1. Leia novamente as legendas da questão 2 e identifique quais das seguintes informações podem ser encontradas nelas.
    1. característica da cidade
    1. nome da localidade
    1. número de habitantes
    1. quantidade de edifícios
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal.

1a: três

1b: dois

1c: um

1d: quatro

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2: a,

3. Complete a lista de características de cidades sustentáveis com as fórmas apropriadas do verbo tchu révi.

Reprodução de página da internet.

What (I) espaço para resposta sustainable cities (II) espaço para resposta?

Sustainable cities (III) espaço para resposta efficient and accessible public transportation. Cars are responsible for a great amount of air pollution, and a way to reduce carbon emissions is to create a “bike culture” among the citizens. Copenhagen, for example, (IV) espaço para resposta more bikes than cars, and more the 42% of the population go to work by bike. Cities that (V) espaço para resposta bike paths are generally greener than those that (VI) espaço para resposta (not) them. The use of solar energy is also important. But many citizens (VII) espaço para resposta (not) the best conditions to change to solar energy. That’s why a lot of cities (VIII) espaço para resposta solar farms, so that both public buildings and residents (IX) espaço para resposta access to solar power. A good system of waste management is another important thing that every green city (X) espaço para resposta. And your city, is it sustainable? What (XI) espaço para resposta it (XII) espaço para resposta ?

4. Agora escreva algumas linhas sôbre o lugar onde você mora, usando as perguntas do quadro como roteiro.

5. Complete as lacunas escrevendo os números por extenso.

According to the Bureau of Transportation Statistics, the US has (um) espaço para resposta (150,162 million) workers. (dois) espaço para resposta (115,386 million), (três) espaço para resposta (76.8%) use an automobile to go to work. Only (quatro) espaço para resposta (4,830 million), (cinco) espaço para resposta (3.2%) use public transportation. (seis) espaço para resposta (6,198 million), (sete) espaço para resposta (4.1%) use other means (such as taxicabs, bicycles, motorbikes, or walk to work), and (oito) espaço para resposta (23,748 million), (nove) espaço para resposta (15.8%) work at home.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: praticar o verbo to have no simple present.

3: um do;

dois have;

três have;

quatro has;

cinco have;

seis do not have;

sete do not have;

oito have;

nove have;

dez has;

onze does;

doze have

Objetivo da questão 4: praticar vocabulário relacionado a cidades.

4 Resposta possível: I live in an apartment in São Gonçalo. I study at Colégio Estadual Darcy Ribeiro and I walk to school every day. There is a hospital nearby, but not a library. Usually I play with my friends in the streets, because we don’t have a park or a playground nearby.

Objetivo da questão 5: praticar numerais em inglês.

5: um - 150,162 one hundred and fifty million, one hundred and sixty-two thousand; dois - 115,386 one hundred and fifteen million, three hundred and eighty-six thousand; três - 76.8% seventy-six point eight percent; quatro - 4,830 four million and eight hundred and thirty thousand; cinco - 3.2% three point two; seis - 6,198 six million and a hundred and ninety-eight thousand; sete - 4.1% four point one percent; oito - 23,748 twenty-three million and seven hundred and forty-eight thousand; nove - 15.8% fifteen point eight percent