Up to you
UNIT 1
O menino no espelho
Direção: Guilherme Fiúza Zenha. Produção: Camisa Listrada. Brasil, 2014.
Filme sôbre a construção da identidade, baseado no livro homônimo do escritor brasileiro Fernando Sabino, O menino no espelho conta a história de Fernando, um garoto de 10 anos muito travesso e cansado de fazer as tarefas que considera “as mais chatas da vida”. Seu desejo é ter um sósia que faça o dever de casa, tome os remédios e leve broncas em seu lugar enquanto ele se diverte à vontade. Um dia, esse desejo se realiza quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida, permitindo a ele aproveitar a sua “dupla personalidade” para dividir seus afazeres.
UNIT 2
Calvin and Hobbes: Sunday Pages 1985-1995
Autor: Bill Watterson. Editora: Andrews McMeel Publishing. Estados Unidos, 2001.
Coletânea de tirinhas ilustradas e escritas pelo autor estadunidense Bill Watterson que retrata as aventuras de Calvin, um menino de 6 anos cheio de personalidade, e de Hobbes (Haroldo, em português), seu tigre de pelúcia. Suas conversas inteligentes e bem-humoradas expõem particularidades do mundo infantil e contradições do mundo adulto.
UNIT 3
A caminho da escola
Direção: Pascal Plisson. Produção: Winds, Ymagis e Wild Bunch. França, 2013.
Documentário francês que narra a história real e comovente de quatro crianças: o queniano Jackson, de 10 anos; o indiano Samuel, de 11 anos; a marroquina Zahira, de 12 anos; e o argentino Carlito, de 11 anos. Elas têm algo em comum: precisam percorrer largas distâncias para chegar à escola e possuem uma determinação extraordinária.
UNIT 4
Localingual
Disponível em: https://oeds.link/Aao5c7. Acesso em: 15 março 2022.
Localingual é uma plataforma digital que apresenta um mapa interativo on-line no qual se podem ouvir trechos de falas de pessoas de diversas regiões do globo. Ao clicar duas vezes sôbre a área dos países, suas divisões administrativas internas são destacadas e, para escutar as vozes locais e os diferentes sotaques regionais, basta clicar nas principais cidades. Também é possível conferir expressões locais e gírias de todo o mundo.
UNIT 5
Museu de Artes e Ofícios
Localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Museu de Artes e Ofícios ( mao) possui em seu acervo mais de 2 000 instrumentos e ferramentas de trabalho do período pré- -industrial brasileiro. Com o uso de recursos audiovisuais do projeto Era Virtual, é possível realizar um tour virtual para conhecer as ferramentas, os ofícios, as relações sociais do trabalho e a história da produção popular pré‑industrial no Brasil.
UNIT 6
Easy Origami
Autor: John Montroll. Editora: Dover Publications. Estados Unidos, 1992.
Coleção de 32 projetos para aprendizes na arte de fazer origami. Bem ilustrado e com instruções fáceis de seguir, o livro possibilita até mesmo a iniciantes alcançarem resultados surpreendentes. Os assuntos vão de figuras mais básicas, como um chapéu e um cata-vento, até figuras mais desafiadoras, como um pinguim e um piano.
UNIT 7
O pequeno príncipe
Direção: Mark Osborne. Produção: Onyx Films, ON Animation Studios, On Entertainment e Paramount Animation. França, 2015.
Adaptação cinematográfica baseada no livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno príncipe narra a história de uma garota que acaba de se mudar com sua mãe, uma pessoa controladora que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha, para ela ser aprovada em uma escola conceituada e, no futuro, conseguir se realizar profissionalmente. Na excêntrica casa ao lado da delas, vive um senhor que tem um avião e é considerado maluco por todos no bairro. O novo vizinho conta à menina a história de um pequeno príncipe que vivia em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no meio do deserto.
UNIT 8
A Thirsty World
Direção: Thierry Piantanida e Baptiste Rouget-Luchaire. Produção: Hope. França, 2012.
Traduzido livremente como Um mundo sedento em português, o documentário narra a jornada do fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand em diversos lugares do mundo, destacando como vivem milhões de pessoas que não têm acesso à água. A produção propõe uma reflexão e uma discussão a respeito do uso dos recursos hídricos na sociedade.
List of irregular verbs
Base form |
Past simple |
Past participle |
Translation* |
---|---|---|---|
be |
was, were |
been |
estar; ser |
beat |
beat |
beaten |
bater; derrotar, vencer; superar |
become |
became |
become |
tornar-se |
begin |
began |
begun |
começar |
bet |
bet |
bet |
apostar |
blow |
blew |
blown |
soprar |
break |
broke |
broken |
quebrar |
bring |
brought |
brought |
trazer |
build |
built |
built |
construir |
buy |
bought |
bought |
comprar |
catch |
caught |
caught |
capturar, pegar |
choose |
chose |
chosen |
escolher |
come |
came |
come |
vir |
cut |
cut |
cut |
cortar |
deal |
dealt |
dealt |
dividir, repartir; lidar; negociar, tratar |
do |
did |
done |
fazer |
draw |
drew |
drawn |
atrair, chamar a atenção; desenhar |
dream |
dreamed/dreamt |
dreamed/dreamt |
sonhar |
drink |
drank |
drunk |
beber |
drive |
drove |
driven |
dirigir |
eat |
ate |
eaten |
comer |
fall |
fell |
fallen |
cair |
feel |
felt |
felt |
sentir |
fight |
fought |
fought |
brigar; lutar |
find |
found |
found |
encontrar |
fit |
fit |
fit |
ajustar; caber, servir |
flee |
fled |
fled |
escapar, fugir; evitar |
forget |
forgot |
forgotten |
esquecer |
get |
got |
gotten |
adquirir; conseguir, obter; receber |
give |
gave |
given |
dar |
go |
went |
gone |
ir |
grow |
grew |
grown |
crescer; cultivar |
have |
had |
had |
ter |
hear |
heard |
heard |
ouvir |
hide |
hid |
hidden |
esconder, ocultar |
hold |
held |
held |
abraçar; segurar |
keep |
kept |
kept |
manter |
know |
knew |
known |
conhecer; saber |
lay |
laid |
laid |
colocar, pôr; deitar |
lead |
led |
led |
comandar, conduzir; levar |
Base form |
Past simple |
Past participle |
Translation* |
---|---|---|---|
learn |
learned/learnt |
learned/learnt |
aprender |
leave |
left |
left |
abandonar, deixar |
let |
let |
let |
deixar, permitir |
lose |
lost |
lost |
perder |
make |
made |
made |
fazer |
mean |
meant |
meant |
significar |
meet |
met |
met |
conhecer; encontrar |
misunderstand |
misunderstood |
misunderstood |
entender mal, interpretar mal |
overcome |
overcame |
overcome |
superar |
pay |
paid |
paid |
pagar |
put |
put |
put |
colocar |
read |
read |
read |
ler |
rise |
rose |
risen |
erguer, levantar |
run |
ran |
run |
correr |
say |
said |
said |
dizer |
see |
saw |
seen |
ver |
seek |
sought |
sought |
buscar; objetivar |
send |
sent |
sent |
enviar |
set |
set |
set |
ajustar, marcar, pôr em determinada condição |
shake |
shook |
shaken |
sacudir |
shine |
shone |
shone |
brilhar, reluzir |
show |
showed |
showed/shown |
apresentar, mostrar |
sing |
sang |
sung |
cantar |
sit |
sat |
sat |
sentar |
sleep |
slept |
slept |
dormir |
speak |
spoke |
spoken |
falar |
spend |
spent |
spent |
gastar (dinheiro); passar (tempo) |
spread |
spread |
spread |
espalhar |
stand |
stood |
stood |
estar em pé; suportar |
steal |
stole |
stolen |
roubar |
strive |
strove |
striven |
esforçar-se, lutar |
swim |
swam |
swum |
nadar |
take |
took |
taken |
pegar |
teach |
taught |
taught |
ensinar |
tell |
told |
told |
contar, relatar |
think |
thought |
thought |
achar, pensar |
throw |
threw |
thrown |
arremessar, jogar |
understand |
understood |
understood |
compreender, entender |
wear |
wore |
worn |
usar, vestir |
win |
won |
won |
ganhar |
write |
wrote |
written |
escrever |
asteriscoO sentido dos verbos pode variar de acôrdo com o contexto de uso.
References
ACELERANDO no Zeneide, Natal, número 1, agosto 2016.
Jornal escolar produzido por uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zeneide Igino de Moura, localizada em Natal Rio Grande do Norte. Nesta primeira edição do jornal traz, em sua primeira página, textos de estudantes sôbre rios do município.
COLLINS Cobuild New Student’s Dictionary. segunda edição Glasgow, Reino Unido: HarperCollins, 2002.
Dicionário monolíngue da língua inglesa, oferece um guia dos principais tópicos gramaticais da língua, assim como exemplos de emprego dos vocábulos em sentenças e de uso cotidiano, além de destacar palavras de uso frequente, apresentar ilustrações explicativas e uma seção com dicas de uso do dicionário.
COLLINS Escolar Plus Dictionary. Glasgow: HarperCollins Publishers, 2009.
Dicionário bilíngue de língua inglesa desenvolvido para aprendizes falantes de língua portuguesa, apresenta traduções em português para as definiçõese exemplos apresentados.
CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language, terceira edição Cambridge: cê u pê, 2010.
Edição revisada da Cambridge Encyclopedia of Language, incorpora os principais avanços no campo do estudo de idiomas desde a década de 1990, além da apresentar atualizações de dados estatísticos, de tópicos envolvendo tecnologia e de informações de áreas do ensino.
DICIONÁRIO de português-inglês. Porto: Porto Editora, 1988.
Dicionário bilíngue para estudantes, tradutores e profissionais das mais diversas áreas. Os verbetes são apresentados em língua portuguesa e acompanhados de suas respectivas traduções e significados em língua inglesa.
DICIONÁRIO escolar. segunda edição Oxford: Oxford University Press, 2007.
Dicionário Oxford escolar bilíngue para estudantes brasileiros. Na mesma obra, encontram-se dois sistemas para consulta de verbetes: inglês-português e português-inglês.
EBERHARD, D. M., SIMONS, G. F.; FENNING, C. D. ( Ethnologue: Languages of the World. vigésima quinta edição Dallas: SIL International, 2022.
Obra de referência mais abrangentee anualmente atualizada com informações e estatísticas das línguas faladas ao redor do mundo. A catalogação, realizada desde os anos 1950, possibilita conhecer e analisar padrões de expansão e retração no número de falantes de cada língua em diferentes localidades.
EU e meu guarda-chuva. Direção: Toni Vanzolini. Produção: Brasil. Distribuição: Fox Film, 2010. 1 dêvedê (88 minutos).
Filme com direção de Toni Vanzolini e produção brasileira, contempla os gêneros fantasia e aventura. O longa‑metragem é uma adaptação de livro homônimo e conta a história de três amigos que, no último dia de férias, precisam enfrentar desafios sobrenaturais em sua própria escola.
FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. quarta edição Curitiba: Positivo, 2009.
Dicionário da língua portuguesa revisado de acôrdo com a Nova Ortografia. Apresenta os verbetes com indicação de origem, formação e evolução dos elementos de composição, assim como etimologia e formação das palavras, informações gramaticais, significados em outros países falantes de língua portuguesa, siglas, abreviaturas e símbolos de uso corrente.
FINDING Nemo. Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos, 2003. 1 dêvedê (100 minutos).
Animação estadunidense (no Brasil, Procurando Nemo), conta a história do peixe-palhaço Marlin e sua busca para encontrar seu único filho, Nemo, que foi capturado por um mergulhador e levado para o aquário de um dentista na Austrália.
GRANDE Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, 2018.
Reconhecido como a obra máxima de referência da língua portuguesa. Foi desenvolvido por mais de 150 especialistas e apresenta uma ampla seleção de verbetes, com profundidade de informações.
GRAY, J. P. editor. Peoples of the Americas. Nova York: Marshall Cavendish Corporation, 1999. volume1 e 8.
Obra com 11 volumes que examina os países, os territórios e as colônias das Américas do Norte, Central e do Sul e do Caribe. Apresenta informações acêrca de povos originários e imigrantes, destacando aspectos culturais e políticos.
IRMÃO do Jorel. Direção: Juliano Enrico, Rodrigo Soldado. Produção: Cartoon Network. Brasil: Copa Studio, tê vê Quase, 2014.
Série em desenho animado, dirigida por Juliano Enrico e Rodrigo Soldado, retrata a rotina do filho caçula de uma família muito peculiar que sempre encontra maneiras inusitadas de sair da sombra de seu irmão mais velho e popular.
JORNAL do trem. São Paulo, 16 outubro 2016.
Criado em 1994, esta publicação é distribuída gratuitamente a usuários do sistema ferroviário de transporte público da região metropolitana de São Paulo. Nesta edição, apresenta a descrição de diferentes brincadeiras de criança.
MICHAELIS dicionário escolar inglês. segunda edição São Paulo: Melhoramentos, 2008.
Dicionário escolar bilíngue criado estudantes brasileiros, apresenta os verbetes em dois sistemas de consulta: português-inglês e inglês-português.
MY LIFE as a Zucchini. Direção: Claude Barras. Produção: Armelle Glorennec, Éric Jacquot, Marc Bonny. França, Suíça, 2016. 1 dêvedê (66 minutos).
Drama animado franco-suíço (no Brasil, Minha vida de abobrinha), foi selecionado como representante da Suíça ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017. Conta a história de uma criança recém-chegada a um orfanato e de que maneira ela estabelece novos vínculos afetivos no local, após ter perdido a mãe.
OUR world. iu és ei Today, Washington ponto, Estados Unidos: United World, 27 maio 2004. Suplemento.
Suplemento regularmente distribuído junto ao jornal estadunidense iu és ei Today, apresenta, em cada número, um panorama de questões atuais de determinado país. Esta edição é dedicada ao Sudão.
RIO 2. Direção: Carlos Saldanha. Produção: tuentiéf Century Fox, Blue Sky Studios. Estados Unidos, 2014. 1 dêvedê (101 minutos).
Animação dirigida por Carlos Saldanha, apresenta a continuação da história da ararinha-azul Blu. Neste filme, Blu, sua esposa Jade e seus três filhotes, Carla, Bia e Tiago, vivem emocionantes aventuras em sua viagem à Floresta Amazônica em busca de outros representantes de sua espécie.
SAMBA do approach. Zeca Baleiro. In: VÔ Imbolá. Rio de Janeiro, eme ze a Music, 1999. 1 cedê, faixa 13.
Canção do álbum Vô imbolá do músico e compositor Zeca Baleiro.
SLEEPLESS in Seattle. Direção: Nora Ephron. Produção: Gary Foster. Estados Unidos: TriStar Pictures, 1993. 1 DVD (105 ême ih êne).
Comédia romântica estadunidense (no Brasil, Sintonia de amor), conta a história de um jovem viúvo que, graças à intervenção do filho pequeno, acaba participando de um programa de rádio, por meio do qual conhece uma nova namorada.
THE CROODS. Direção: Chris Sanders, Kirk de Micco. Produção: DreamWorks Animation. Estados Unidos, 2013. 1 dêvedê (98 minutos).
Animação (no Brasil, Os Croods) narra a história de uma família pré-histórica que precisa deixar a segurança da caverna onde vive e desbravar o mundo exterior cheio de belezas e perigos. Esta animação aborda questões como a vida em conjunto e o enfrentamento de medos.
THE GUARDIAN. Londres.
Jornal independente e um dos mais lidos no mundo, é conhecido por publicar furos jornalísticos e histórias de impacto social e econômicos relevantes.
THE INCREDIBLES. Direção: Brad Bird. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos, 2004. 1 dêvedê (115 minutos).
A animação (no Brasil, Os Incríveis) narra a história de uma família de super-heróis que é obrigada a esconder seus superpoderes, até o momento em que somente eles e seus superpoderes podem impedir a destruição da Terra.
THE NEW Encyclopædia Britannica. décima quinta edição Chicago: Encyclopædia Britannica, corporação, 1993.
A mais antiga enciclopédia generalista em língua inglesa. Esta edição, organizada em 32 volumes, apresenta cerca de 40 milhões de palavras e meio milhão de tópicos.
THE TELEGRAPH. Londres.
Jornal britânico fundado em 1855, com sede em Londres.
THE WASHINGTON POST. Washington Nash Holdings
Jornal diário dos Estados Unidos, publicado em Washington, dê cê
Transcrição dos áudios
Encontra-se a seguir a transcrição dos áudios que são trabalhados ao longo do livro, com a indicação da respectiva atividade e página.
STARTING POINT
página sikstin
Starting point - Alfabeto
“A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z”
Starting point - Letras
“G E K L T B E”
UNIT 1
Listening
página
Unit 1 - Apresentação pessoal um
Hi, my name is Antonio. I am Brazilian student and I am 11 years old. This video is introducing my channel about games. This video is short because it is in English and my language is Portuguese.
Unit 1 - Apresentação pessoal dois
Hello everyone! My name is Ann. And now I’m going to introduce myself to you. I was born in Kaohsiung, Taiwan. My birthday is August the twenty-third and now I’m 18 years old. My blood type is óh.
Unit 1 - Apresentação pessoal três
– Jonah, I’m home reticências Hey, Jonah reticências Jonah? reticências Hey, Jonah? reticências Hey, Jonah?
– Hi, Dad. This is Jessica.
– It’s nice to meet you, Jessica.
UNIT 2
Listening
página
Unit 2 - Vídeo informativo
English is a language, originally the language of the people of England. Today English is the main language of the United Kingdom, Ireland, The United States of America, Canada, Australia, New Zealand and more than 50 other countries. Interestingly, until as recently as 2017 English was not the official language of the iu és ei, although it had long been the official language of several iu és states.
UNIT 3
Listening
página
Unit 3 - Enquete um
My favorite subject is Art. I like the Art teacher because she was actually one of my Pre- cá teachers.
My favorite subject is probably Pernambuco because I like running and sports.
Unit 3 - Enquetes dois e três
Enquete dois
What is your favorite subject?
My favorite subjects are Science and Social Studies.
Enquete três
What was your favorite subject in school?
Geography, Geography and History. I think the two go hand in hand.
UNIT 4
Listening
página
Unit 4 - Programa educativo – Parte um
Perhaps surprisingly, English is only the third most spoken first language in the world with 335 million speakers – barely the populations of the u ésse and the iu quei combined.
But when including those who learned it as a second language, that number bumps up to 830 million, surpassing Spanish, but not Chinese.
Fun fact: English is not the official language of the United States. The u ésse doesn’t even have an official language. And yet, reportedly 97 percent of its residents speak English.
página
Unit 4 - Programa educativo – Parte dois
Well by a landslide, the most common language comes from the most populated country, China. With more than one in six people on Earth claiming it as their first language, Chinese is primarily spoken by nearly 1.2 billion. Technically, Chinese is a macro language made up of seven major groups spread out over more than 200 different dialects. In particular, Mandarin represents the vast majority of Chinese speakers. Some 70%.
constrãquitchion minins questchion página
Unit 4 - Pronúncia – Parte um
Pronúncia voiciléss ti eiti: third, with
Pronúncia vóiced ti eiti: the, those, that
página
Unit 4 - Pronúncia – Parte dois
Earth, North, Northern, sixth, South, than, thousand, weather
UNIT 5
Listening
página
Unit 5 - Entrevista
Interviewer: How many children are in this class?
Teacher: I have 192.
Interviewer: 192. Wow!
Teacher: Yes.
Interviewer: And what are the challenges that you face teaching 192 children in this class?
Teacher: Yeah reticências Controlling them in class is not easy and marking their books is also not easy and there is also a problem of seats.
UNIT 6
Listening
página
Unit 6 - Tutorial de jôgo – Parte um
First, remove the jokers from the deck. You don’t need them for this game. Then, shuffle the deck. Next, deal five cards to each player or seven cards if you only have two players. Place the rest of the deck in the center. Turn over the top card and place it down next to it. The player to the left of the dealer is going to go first.
Unit 6 - Tutorial de jôgo – Parte dois
They have to either play a card or pick one from the pile. To play a card it must either match the suit of the card on the top of the discard pile or match the number. For example: it’s a three of diamonds, you have to play either any three or any diamond. Then, it’s the next player’s turn. If you don’t have a card that can be played, then you have to draw one from the pile. Then, it’s the next player’s turn. The player who plays an 8 must state the suit which must be played next. For example, if you play an 8 you can say “hearts” and the next player must play a heart. The first player to get rid of all of their cards wins […].
UNIT 7
Listening
página
Unit 7 - Conversa um
Bob: All right, Dash. I know you’re listening. Come on out.
Helen: Vi? You, too, young lady.
Bob: Come on. Come on out. It’s okay, kids. We’re just having a discussion.
Violet: Pretty loud discussion.
Bob: Yeah. But that’s okay. Because what’s important is that Mommy and I are always a team. We’re always united against, uh, the forces of, uh reticências
Helen: Pigheadedness?
Bob: I was gonna say evil or something.
Helen: We’re sorry we woke you. Everything’s okay. Go back to bed. It’s late.
Dash: Good night, Mom. Night, Dad.
Violet: Good night.
Helen: In fact, we should all be in bed.
Unit 7 - Conversa dois
Simon: You guys aren’t sleek, you know?
Jujube: What are you doing?
Simon: Nothing
Ahmed: Is that a letter?
Simon: It’s from my mom.
Jujube: You’re gonna open it?
Ahmed: I’m gonna open this stuff. Let me see. Wow, a music player.
Jujube: That’s so cool!
Simon: Is there a letter in there?
Ahmed: Hmmm, no. Sorry Simon.
UNIT 8
Listening
página
Unit 8 - Anúncio de campanha social
– Excuse me, are you interested in water madame?
– Hi there, this is water from Somalia.
– How much is this one?
– That one is 20
– This one is 10 .
– Children in Somalia are having to walk 10 to get water. Sometimes in drought up to 50 .
– Okay.
– So, you need to walk 30 for this water.
– Are you interested?
– No, I’m not
THERE IS MORE
iúnit uán página
There is more - Unit 1 - Apresentação pessoal um
Hello, everybody! My name is Maria. I’m 18 years old. I’m from Germany. I do speak four languages, as you can hear also English, French, Russian and German. French because I learnt it at school, the same as English and Russian because my parents taught me how to speak Russian.
There is more - Unit 1 - Apresentações pessoais dois e três
Apresentação pessoal dois
Hi, my name is Rejhon Tolentino, you can call me John. I’m 24 years old.
Apresentação pessoal três
Hi everyone, it’s been a long time since you’ve seen this face on this channel. So I thought I’d better introduce myself. So, hi! My name is Rosie. I’m 21, I live in Buckinghamshire. I work at Waitrose and the library. My favorite color is yellow.
There is more - Unit 1 - Apresentação pessoal quatro
Hello, my name is Allysa Shayne Achivida but I prefer Lysa or Ly for short because I’m comfortable with it. I was born in September 1, 2000 and I’m 19 years old. I live in Carmen Cagayan India City.
página
There is more - Unit 1- Apresentação pessoal cinco
Hello! My name is Jennifer, I’m 24 and I live in Niterói. Uh, I have just graduated from ú éfe éfe, Letras-Inglês, but, in fact, my academic journey there is not over, because next semester I will start another graduation course: I will study Education.
página
There is more - Unit 2 - Explicação sobre gêneros gráficos
Let’s use Kboy Dave and one of my Star Lord comic books from my own comic collection as an example. Now if you look at the Star Lord comic, you know, it is very thin, it’s it’s smaller, it’s a weight is the television show in this analogy that we’re using. It is not a usually a complete story, it’s an episode, it’s an episode of a longer story.
página
There is more - Unit 3 - Entrevista
– My name is Codie.
–What is your favorite subject?
–I like Pernambuco. I am good at soccer.
–My name is Bailey. My favorite subject is Art. I like drawing.
– How about you, Annie? What is your favorite subject?
–My favorite subject is Music. I like to play the violin.
página
There is more - Unit 6 - Tutorial de jôgo
Oliver: Quidditch is easy enough to understand. Each team has seven players: three chasers, two beaters, one keeper and the seeker – that’s you. There are three kinds of balls. This one’s called the Quaffle. Now the chasers handle the Quaffle and try to put it through one of those three hoops. A keeper (that’s me) defends the hoops. With me so far?
Potter: I think so. What are those?
Oliver: You better take this. Careful now, it’s coming back. Not bad, Potter. You’d make a fair beater.
Potter: What was that?
Oliver: A Bludger. Nasty little Bludgers. But you are a seeker. The only thing I want you to worry about is this: the Golden Snitch.