iúnit uán
Gêneros discursivos: capa de revista, primeira página de jornal impresso, home page de jornal digital, noticiário de televisão.
Tema: o mundo da informação.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos capa de revista, primeira página de jornal impresso, rome peigi de jornal digital, noticiário de televisão;
- refletir sobre diferentes fontes de informação disponíveis atualmente.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
- Quais desses meios de acesso à informação vocês costumam usar? Por quê?
- Atualmente, que outros meios podem ser utilizados para se informar?
c. Qual dos meios de acesso à informação retratados nas imagens é menos comum no seu dia a dia? Por quê?
2.
I.
II.
III.
- Na opinião de vocês, que dificuldades os usuários podem encontrar para obter informações usando esses dispositivos eletrônicos?
- Vocês acham que, em um futuro próximo, jornais, revistas e livros impressos serão substituídos definitivamente pelas versões digitais? Justifiquem sua resposta.
- Indiquem e comentem o que a internet nos oferece em termos de informação.
- Rapidez e variedade.
- Acesso livre e gratuito.
- Fontes sempre confiáveis.
- Diversidade de conhecimentos.
- Atualização permanente de informações.
- Liberdade irrestrita de publicações.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
-
- Vocês costumam ler revistas? Que tipos de revistas vocês conhecem?
- Com que periodicidade as revistas, de maneira geral, são publicadas?
- Considerando seus interesses, se vocês fossem escolher uma revista em inglês para ler, que tipo de revista seria?
- .
- Associe as capas de revista a seguir aos temas específicos de que elas tratam.
- Associe as capas de revista a seguir aos temas específicos de que elas tratam.
II.
III.
IV.
- alimentação saudável
- decoração
- fotografia
- música
b. Você vai ler a capa de uma revista chamada discôver. Com base no título, quais assuntos você acha que são abordados nela?
- dê dis ín :
- identificar informações apresentadas na capa da revista;
- verificar características de capas de revista.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
minins
- ensser dê abáuti dê .
- A que leitores a revista é destinada? Que elementos da capa indicam isso?
- Qual é o tema da reportagem principal dessa edição da revista?
- Qual é a relação entre a imagem e o título da reportagem principal?
- dê bést . opitchion ór ópitchions
- Com base no subtítulo “ uai ár dén éver”, podemos supor que os seres humanos
- voltarão a evoluir no futuro.
- evoluíram muito rápido no passado.
- estão evoluindo mais rápido do que nunca.
- Quais destas palavras estão relacionadas a assuntos de outras reportagens da revista?
- Tempo.
- Cérebro.
- Transporte.
- Mapa cósmico.
- Meio ambiente.
- Política internacional.
- A quem se referem as palavras sublinhadas nas frases a seguir?
- Com base no subtítulo “ uai ár dén éver”, podemos supor que os seres humanos
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item c.
A quem se referem as palavras "we" e "you" nas frases a seguir?
I.
“Are we still evolving?”
- Leitores da revista.
- Autores da reportagem.
- Todos os seres humanos.
- Moradores dos Estados Unidos.
II.
“7 lies your brain tells you about the world”
- Darwin.
- Leitor da revista.
- Editor da revista.
- Defensores do evolucionismo.
- dê ênd ensser dê .
- Como é possível identificar a reportagem principal da revista?
- Quais elementos compõem a capa da revista?
tésqui tchu
bifór rídin
- dis .
- Na opinião de vocês, quem são os leitores de jornais impressos atualmente? Por quê?
- Que informações podemos encontrar na primeira página de um jornal impresso?
- Observem rapidamente o texto de ríd tchu lârn na próxima página. O que vocês podem dizer sobre ele?
- dê frôn dis ín :
- identificar as principais notícias publicadas no jornal;
- verificar características de primeiras páginas de jornal impresso.
Eyes on grammar – EXAMPLES 2 AND 3
THE NEW YORK TIMES. Nova York, 29 dezembro 2017.
Did you know?
• fuudi é o nome dado a comidas que não são saudáveis por terem muitas calorias e pouco ou nenhum valor nutritivo.
minins
- dê frôn ênd .
- De que país é o jornal?
- Escócia.
- Inglaterra.
- Estados Unidos.
- Qual é o assunto da notícia principal publicada nesse jornal?
- Música.
- Tecnologia.
- Alimentação.
- Relacione os assuntos de outras notícias aos países a que elas se referem.
- Arte.
- Robôs.
- Poesia.
- Eleições.
- Suécia.
- Alemanha.
- Nicarágua.
- Emirados Árabes Unidos.
- Quais elementos você identifica ao observar atentamente a primeira página desse jornal?
- Nome do jornal.
- Data de publicação.
- Endereço da editora do jornal.
- Manchetes e sínteses das principais notícias.
- De que país é o jornal?
- dê frôn uan mór táime ênd .
- Observe o topo da primeira página do jornal. Em sua opinião, qual pode ser a relação entre as manchetes e as seções onde elas se encontram?
- Observe a notícia intitulada “ Bétou fuudi ”, a imagem sob o título e sua legenda. Em seguida, decida se as afirmações a seguir são V (verdadeiras) ou F (falsas).
- O aumento da diabetes entre indianos está associado à perda de peso.
- Os alimentos pouco saudáveis podem provocar aumento de peso e doenças.
- As refeições feitas na rua podem ter efeitos negativos sobre a saúde dos indianos.
- As pessoas normalmente comem alimentos saudáveis na rua em Nova Délhi (Índia).
- ensser dê .
- Como é possível identificar a notícia principal publicada no jornal pela análise de sua primeira página?
- Como as imagens estão relacionadas ao assunto dessa notícia?
- Com base no título e nas imagens, por que essa notícia é importante?
tésk thri
bifór rídin
- ét dis ímages ênd dê .
JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 8 julho 2022. Disponível em: https://oeds.link/YecStt. Acesso em: 8 julho 2022.
II.
AFRICANEWS. Pointe-Noire, República do Congo, 8 julho 2022. Disponível em: https://oeds.link/zCW4nm. Acesso em: 8 julho 2022.
III.
POST-COURIER. Port Moresby, Papua-Nova Guiné, 9 julho 2022. Disponível em: https://oeds.link/foJbGU. Acesso em: 9 julho 2022.
- O que essas três imagens apresentam?
- A que se referem as palavras em letras menores, na barra sob o nome de cada jornal?
- Sobre quais assuntos é possível ler no jornal pôst-?
- Ciência.
- Esportes.
- Negócios.
- Fatos internacionais.
- ênd .
- Identifiquem elementos que costumam estar presentes em um jornal digital.
- Vídeos com entrevistas.
- Acesso apenas à edição do dia.
- Notícias atualizadas ao longo do dia.
- linques para acesso a matérias relacionadas.
- Troca de mensagens instantâneas com os jornalistas.
- Em tiú lêrn, vocês vão ler a página inicial de um jornal digital cujo endereço eletrônico está inscrito no domínio “”. De qual país falante de inglês vocês acham que é o jornal? êne zê
- Identifiquem elementos que costumam estar presentes em um jornal digital.
- dê rôum dis ín :
- identificar as principais notícias divulgadas pelo jornal;
- verificar características de rôum de jornal digital.
Eyes on grammar – EXAMPLE 3
THE DOMINION POST. Disponível em: https://oeds.link/ylV4jZ. Acesso em: 24 janeiro 2018.
Did you know?
• A rôum de um jornal digital, assim como a primeira página de um jornal impresso, muda todos os dias, porque as notícias são sempre novas. Se guardarmos um jornal impresso, poderemos ler a primeira página quando quisermos, inclusive muito depois de ter sido publicada. Contudo, no caso de um jornal digital, só conseguimos ler a rôum da data em que entramos no . Além disso, ela pode ser atualizada e modificada várias vezes no mesmo dia; ou seja, se acessarmos o jornal duas vezes no mesmo dia, poderemos encontrar notícias diferentes. sáite
minins
- ensser dê abáuti dê rôum .
- Qual é o nome do jornal?
- Quais são os títulos das duas notícias em destaque?
- Se o leitor se interessar por uma das manchetes e quiser ler a notícia completa, o que deve fazer?
- Se o leitor quiser ler notícias sobre música, em que palavra da barra de conteúdos deve clicar?
- . ispórt
- . cûltiur
- . bíznes
- . láife
- dê rôum ênd ensser dê .
- Qual é o propósito da seção níus ?
- O que representam os números e as letras à esquerda do título das notícias dessa seção?
- O que o leitor pode acessar na seção pópiular?
- Observe a imagem em destaque à esquerda da página inicial do jornal, leia o título e o subtítulo. Que opções se referem a essa notícia?
- Vídeo feito por um piloto de planador.
- Vídeo feito por um passageiro de avião.
- Imagens de praias desertas.
- Imagens de topos de colinas.
Did you know?
• quiuí é uma palavra em inglês usada para designar uma fruta, um pássaro típico da Nova Zelândia e, coloquialmente, as pessoas nascidas naquele país. Esse fenômeno, de uma palavra ter sentidos diversos, é chamado de polissemia. No Brasil, costuma-se usar a palavra quiuí (também “quiuí” ou “quivi”) para dar nome à fruta.
mór
- dis .
- Quais são as principais diferenças entre a primeira página de um jornal impresso e a rôum de um jornal digital?
- Com base nas tésks e ( rídin), quais vantagens e desvantagens do jornal impresso e do jornal digital vocês podem mencionar?
- Que semelhanças e diferenças vocês identificam ao comparar uma capa de revista e a primeira página de um jornal impresso?
- Para vocês, o acesso à internet facilitou o acesso à informação? Por quê?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór lissenin
- dis .
- Vocês costumam assistir a noticiários de televisão? Por quê?
- Normalmente, como é apresentado um noticiário de televisão?
- Qual é a principal diferença entre noticiários transmitidos apenas em uma região e outros transmitidos para todo o país?
- Vocês vão ouvir dois fragmentos do noticiário néchional . Pelo título, que tipo de notícias vocês acham que esse noticiário transmite?
- télevisiom níus dê ín :
- identificar os acontecimentos que são noticiados;
- verificar características de noticiários de televisão.
Eyes on grammar – EXAMPLES 2 AND 3
Noticiário de televisão – Partes um e dois
Título: Global National
Data:
Fonte: Global News
GLOBAL National: março 29. [ sem local]: Corus Entertainment, Inc., 2018. Son., color.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
minins
- fãrst part óf dê télevisiom níus ênd .
- A que parte do noticiário se refere o fragmento que você ouviu? Que elementos possibilitam identificá-la?
- Em que dia da semana ocorreu a primeira notícia mencionada?
- Quais são as duas perguntas feitas nessa parte?
- Ouça novamente e ordene as palavras presentes no anúncio das notícias na sequência em que elas são apresentadas.
- Náu dê bést dê fãrst part óf dê télevisiom níus .
- O noticiário foi apresentado numa
- terça-feira.
- quinta-feira.
- sexta-feira.
- A primeira manchete fala de mudanças no
- controle de empresas.
- tratamento de doenças.
- sistema de justiça criminal.
- monitoramento de residências
- A especialidade médica mencionada em uma das manchetes é cirurgião
- cardíaco.
- ortopédico.
- neurológico.
- A frase “ iór dáta, iór ” foi dita pela apresentadora ao anunciar uma notícia relacionada à
- difusão de informações falsas por jornais digitais e redes sociais.
- apropriação de dados pessoais dos usuários por empresas ôn-.
- falta de atenção dos internautas ao acessar sáites de compras ôn-.
- Com relação às manchetes das notícias, observam-se as seguintes características:
- são frases curtas e objetivas.
- informam o local e a data dos fatos.
- dão detalhes sobre as pessoas envolvidas.
- procuram chamar a atenção do telespectador.
- O noticiário foi apresentado numa
- sécond part óf dê télevisiom níus ênd .
- A notícia se refere a um animal selvagem que
- entrou em um carro.
- fugiu de um zoológico.
- apareceu em uma casa.
- circulou no centro da cidade.
- A qual desses animais se refere a notícia?
- A notícia se refere a um animal selvagem que
II.
III.
- Verifique se as afirmações seguintes são V (verdadeiras) ou F (falsas) e corrija as informações falsas.
- O fato aconteceu durante um safári.
- O incidente provocou muito tumulto.
- O desfecho trouxe consequências graves para os envolvidos.
d. Na notícia aparecem informações sobre o que, por que, quando e onde ocorreu e quem participou? Justifique sua resposta.
think a lítol mór
-
- Em sua opinião, por que a notícia sobre um animal teve destaque no noticiário de televisão?
- Que fato surpreendente vocês se lembram de ter visto em um noticiário de televisão?
- Que acontecimentos recentes (nacionais ou internacionais) estão sendo muito comentados pelos meios de comunicação no Brasil? Por quê?
- Vocês acham importante o uso de imagens em noticiários de televisão e em jornais impressos e digitais? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dis ênd .
- “ ei Bétou fuudi ” ( página 20)
- “ âpí” ( página 20)
- “ men óf dê ” ( página 20)
- “ ãmeizin filmi óf ” ( página 23)
- “ ín ” ( página 23)
- “ ” ( página 23)
- Observe as palavras sublinhadas. Em seguida, identifique, em cada par, a palavra principal e aquela que a qualifica. Para auxiliá-lo, consulte a seção ôn .
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item a.
Observe, em cada frase, as seguintes palavras: lone battle, materials man, amazing film e train trouble. Em seguida, identifique, em cada par, a palavra principal e aquela que a qualifica. Para auxiliá-lo, consulte a seção Eyes on grammar.
- Indique quais manchetes
- contêm verbo no presente.
- não contêm verbo.
- O uso de verbos no presente ou a ausência de verbos se deve ao fato de que as manchetes procuram
- indicar estados permanentes.
- ressaltar a atualidade de fatos recentes.
- destacar a continuidade dos acontecimentos.
-
- espaço para resposta ()
- espaço para resposta
- espaço para resposta
- espaço para resposta
- dis óf níus ênd .
- Que tempo verbal costuma predominar em notícias? Por quê?
- Identifique, no seguinte fragmento de notícia, os verbos que estão no pést . Se necessário, consulte a seção ôn e o apêndice óf .
ANAND, G. One Man’s Stand against Junk Food as Diabetes Climbs across India. The New York Times. Nova York, 29 dezembro 2017.
c. No fragmento da notícia a seguir, escolha as opções adequadas. Se necessário, consulte a seção ôn e o apêndice óf .
COTTER, H. The Materials Man of the Emirates. The New York Times. Nova York, 29 dezembro 2017.
4.
Check out this close encounter. The Seattle man on Safari in the Serengeti had a cheetah climb into the back of his SUV. You can see him there, sitting very still despite the razor-sharp teeth and claws right behind him. He kept his cool and the cheetah eventually wandered off.
- Os pronomes em destaque se referem a
- “ dê ”.
- “ Ciátou men”.
- “”.
- “ ín dê ”.
- O pronome em destaque que funciona como sujeito da frase é
- “”.
- “”.
Versão adaptada acessível
Atividade 4, itens a e b.
- Os pronomes "him" (primeira ocorrência), "him" (segunda ocorrência) e "he" se referem a.
- “the cheetah”.
- “Seattle man”.
- “SUV”.
- “Safari in the Serengeti”.
- O pronome que funciona como sujeito da frase é
- “he”.
- “him”.
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rít dê
Sua tarefa é preparar, com toda a turma, uma simulação de noticiário de televisão, com notícias elaboradas por pequenos grupos, para apresentar em sala de aula ou em outro local da escola. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele na seção Listening.
1. bifór pripérin dê télevisiom níus , clôuse atenchãn .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Noticiário de televisão.
Qual é o tema? Acontecimentos recentes ocorridos na escola, no bairro ou na cidade.
Qual é o objetivo? Noticiar acontecimentos diversos.
A quem se dirige? À comunidade escolar.
Como e onde será divulgada? Na sala de aula ou em outro local da escola, por meio da simulação de um noticiário de televisão.
Quem participará? Todos os alunos da turma, organizados em grupos.
túlbóks
- Fólou dis . istépis dei uil iú iór télevisiom níus .
- O primeiro passo é decidir a pauta do noticiário, isto é, escolher as notícias que serão apresentadas. A escolha pode ser feita com a ajuda do professor, de acordo com a quantidade de grupos, de modo que cada um elabore e apresente uma notícia. Escolham fatos marcantes e recentes para dar destaque ao noticiário, tornando-o atrativo para os telespectadores.
- Depois de escolhidas as notícias, é necessário definir qual grupo ficará responsável por cada uma delas, a ordem em que elas serão apresentadas e qual delas terá maior destaque, pois esta precisa conter mais informações e imagens.
- Para finalizar o planejamento, é preciso pensar em como as notícias serão anunciadas na primeira parte do noticiário. As manchetes devem ser concisas, destacando o que é relevante para chamar a atenção do público.
- Fólou dis . istépis dei uil iú iór télevisiom níus .
- Antes de elaborar o texto das notícias, vocês devem reunir as informações principais: o que, por que, quando e onde ocorreu e quem estava envolvido. Verifiquem se vocês têm todos esses dados e, se faltar algum, procurem obtê-lo.
- Pesquisem em jornais e revistas impressos ou em fontes de informação ôn-, mas certifiquem-se de pesquisar em fontes confiáveis.
- Para dar mais credibilidade às notícias, é recomendável ter o depoimento de alguém que participou dos acontecimentos ou os testemunhou. Se possível, procurem por pessoas que possam dar informações sobre os fatos e anotem seus depoimentos.
- As notícias apresentadas na televisão devem ser acompanhadas de imagens. Se houver recursos, tirem fotos dos lugares e das pessoas relacionadas com os acontecimentos noticiados. Lembrem-se de que as pessoas que aparecerem nessas fotos devem autorizar o uso das imagens.
- Elaborem a primeira versão das notícias. Recordem que deve ser um texto breve, em linguagem formal e que apresente as principais informações. Lembrem-se de que o objetivo do noticiário é contar algo que aconteceu, portanto, não é adequado opinar sobre os fatos.
- Ouçam novamente a notícia sobre o caso do animal que entrou no carro durante um safári ( lissenin) e prestem atenção na organização, nos componentes do texto e no uso dos verbos no passado. Se for preciso, consultem dicionários e a seção ôn .
- Fólou dis . istépis dei uil iú iór télevisiom níus .
- Pensem em um nome para o noticiário de televisão que vocês apresentarão, planejem onde e como será a apresentação e verifiquem os recursos necessários para projetar as imagens.
- Elaborem as manchetes das notícias. Lembrem-se de que as frases devem ser curtas e objetivas e devem despertar o interesse do espectador.
- Façam um roteiro das manchetes para a apresentação. Coloquem a notícia principal em destaque.
- Escolham as imagens que ilustrarão as manchetes e as notícias; planejem o momento em que cada uma aparecerá.
- Decidam quem serão os apresentadores e quem se responsabilizará pelas outras tarefas, como organizar o local da apresentação e projetar as imagens.
- Façam um ensaio da apresentação do jornal, tanto da abertura com as manchetes como da leitura das notícias. Considerem que os textos serão lidos, mas os apresentadores precisam estar familiarizados com o texto e devem praticar com antecedência a pronúncia e a entoação.
- Durante o ensaio, verifiquem se as manchetes e notícias estão bem redigidas e claras. Escutem com atenção os comentários de seus colegas de outros grupos.
stép Bék
- áfter iór ’ , fidbék íf iór télevisiom níus istoris hév dê :
- informam sobre fatos recentes importantes;
- contêm as informações principais: o quê, quem, onde, quando e por quê;
- estão redigidas com linguagem adequada;
- empregam os verbos no passado.
- Náu ít ís táime tiú présânt iór télevisiom níus .
- Preparem tudo para a apresentação do noticiário de televisão.
- Façam a apresentação seguindo o roteiro com as manchetes e os textos das notícias.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- lúqui Bék ét dê óf (14-15) ênd ensser dê .
- Que semelhanças e diferenças vocês conseguem identificar entre os elementos retratados nas imagens?
- Depois de estudarem esta unidade, o que vocês podem comentar sobre essas imagens?
- dê ênd ôn dê .
- O uso de meios de informação impressos e digitais para saber o que acontece no mundo e adquirir novos conhecimentos.
- As principais diferenças entre jornais impressos e jornais digitais.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que foi mais fácil nesta unidade? E o que foi mais difícil? Por quê?
- O que você aprendeu sobre os diferentes meios de informação?
- Você consegue ler, de acordo com seus objetivos, capas de revistas, primeiras páginas de jornais impressos e páginas iniciais de jornais digitais em inglês? Justifique sua resposta.
- Como foi a experiência de participar da simulação de um noticiário de televisão com seus colegas?
- Como você avalia o seu desempenho na realização das atividades desta unidade? Justifique sua resposta.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“Are we still evolving?”
( página18)
“7 lies your brain tells you about the world”
( página18)
Subject |
Object |
---|---|
I |
me |
you |
you |
he |
him |
she |
her |
it |
it |
we |
us |
you |
you |
they |
them |
- Os pronomes sujeito ( subijequiti ) substituem o nome (substantivo) e são o sujeito da oração. Sempre aparecem antes dos verbos (salvo nas frases interrogativas, em que eles vêm depois do verbo auxiliar).
- Os pronomes objeto ( ) também substituem o nome (substantivo), mas quando ele ocupa a posição de objeto, ou seja, quando é um complemento do verbo. Eles sempre vêm depois do verbo.
egzâmpol tchu
“Junk food, the doctor warned, was especially dangerous to Indians Mr. Verma noticed a girl
( página 20)
“He kept his cool and the cheetah eventually wandered off.”
( página 25; Noticiário de televisão - Parte um um)
Bare infinitive |
Past simple |
---|---|
destroy |
destroyed |
order |
ordered |
wander off |
wandered off |
warn |
warned |
• Usamos o passado simples ( pést ) para falar sobre algo que aconteceu no passado, em um momento determinado e conhecido. O pést pode vir acompanhado de palavras e expressões como: , lást //, ín , iésterdei, entre outras. Para verbos regulares, acrescenta-se - ê de à fórma infinitiva do verbo no pést .
notice |
noticed |
study |
studied |
plan |
planned |
• Há alguns casos especiais de ortografia dos verbos regulares, todos eles relacionados à terminação da fórma infinitiva: – em ê: acrescenta-se apenas - dê; – em consoante + ípsilon: troca-se y por - ih + - ê de; – em consoante + vogal + consoante (com última sílaba tônica): repete-se a consoante final + - ê de.
Present simple/Presente simples |
Past simple/Passado simples |
|
---|---|---|
I |
am |
was |
he/she/it |
is |
was |
you/we/they |
are |
were |
• Além do verbo tiú , há muitos outros verbos irregulares. Eles podem ser vistos na seção ôn das Unidades 2 e 4 e também podem ser consultados no apêndice óf .
“A lone battle against junk food”
( página 20)
“House fire in Porirua”
( página 23)
“Amazing film of glider flight”
( página23)
“Toxic berries close Kāpiti park”
( página23)
“A reality check on what is planned and whether it will speed things up.”
( página25; Noticiário de televisão – Partes um e dois)
Modifier/Qualificador |
Head (noun)/Núcleo (substantivo) |
---|---|
lone |
battle |
house |
fire |
amazing |
film |
glider |
flight |
toxic |
berries |
Kāpiti |
park |
reality |
check |
• Nos grupos nominais ( ), a palavra principal (substantivo) vem sempre depois da palavra que a qualifica (geralmente, um adjetivo). Quando a palavra principal está no plural, o qualificador permanece no singular, pois ele é invariável.