iuniti tchu – uimen ru meide a differenci
Gêneros discursivos: biografia escrita e oral e linha do tempo.
Tema: mulheres que contribuíram positivamente para o mundo.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos linha do tempo e biografia oral e escrita;
- refletir sobre a importância de mulheres que se destacaram em suas áreas.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê .
- Você conhece mulheres que contribuíram para um mundo melhor? Faça uma lista e discuta a importância de cada uma delas.
- Compare a sua lista com as que seus colegas fizeram. Quais são as semelhanças? Qual é a nacionalidade das mulheres presentes em sua lista?
- Qual é a importância de falar sobre essas mulheres?
II.
III.
IV.
V.
VI.
- Artista brasileira modernista.
- Ativista indiana dos direitos das mulheres.
- Ativista estadunidense no movimento de direitos civis.
- Primeira atleta brasileira a participar dos Jogos Olímpicos.
- Fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, uma organização brasileira.
f. Escritora sul-africana que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1991.
3. dê téquisti ênd .
Did you know?
• én frênqui (1929-1945), jovem judia vítima do Holocausto, escreveu um diário sobre o período em que viveu escondida durante a Segunda Guerra Mundial. Seu diário tornou-se um livro mundialmente conhecido (O Diário de ). én frênqui
- As palavras “ san” e “” estão associadas respectivamente a
- .
- .
- .
b. De que fórma as palavras positivas de én frênqui podem inspirar outras pessoas?
- ensser dê .
- Na sua opinião, como pode én frênqui, uma adolescente, nos ensinar uma lição?
- Vocês conhecem outras adolescentes que fazem ou fizeram a diferença no mundo? Quem são? Mesmo que não conheçam, acham necessário o engajamento de adolescentes em causas socialmente importantes? Por quê?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- dê .
- O que é uma biografia?
- Ficção sobre personagens históricos.
- Texto sobre a história de vida de uma pessoa.
- Relato que uma pessoa escreve sobre sua própria vida.
- Que informações vocês acham que podem ser encontradas em biografias?
- Na opinião de vocês, biografias são importantes? Por quê?
- Vocês já leram biografias para alguma disciplina da escola? Para qual ou quais? Em caso negativo, em quais disciplinas vocês acham que seria útil ler biografias? Por quê?
- O que é uma biografia?
- ênd .
- O que vocês sabem sobre o Prêmio Nobel? Escolham as opções adequadas.
- É uma premiação da indústria musical.
- São premiações nas esferas cultural, científica e esportiva.
- É um conjunto de prêmios internacionais divididos em várias categorias.
- São prêmios nos campos de literatura, medicina, física, química, ciências econômicas e paz.
- Na opinião de vocês, esse tipo de prêmio é importante? Por quê?
- É importante premiar pessoas que se dedicam a causas humanitárias? Na opinião de vocês, de que fórma trabalhos humanitários podem contribuir para um mundo melhor?
- O que vocês sabem sobre o Prêmio Nobel? Escolham as opções adequadas.
3. ét dê ímage ênd ensser dis .
- Com base na imagem, qual vocês acreditam que seja o propósito do Grín ?
b. Leiam o título do texto em tiú lêrn. Na opinião de vocês, qual pode ser o conteúdo desse texto?
- dê baiógrefí dis ín :
- identificar as principais informações do texto;
- verificar características de biografias escritas.
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 4
MUTHOGA, E.; OFOEGO, O. Wangari Maathai and the Green Belt Movement. Paris: Unesco, 2014. página 7.
minins
- dê téquisti ênd .
- Qual era a profissão de uangari matai?
- assistente social
- agente comunitária
- pesquisadora acadêmica
- Como se chama a organização criada por uangari matai?
- Com qual propósito a organização foi criada?
- Com o tempo, a organização também passou a lutar contra
- a falta de emprego.
- os abusos de poder.
- a violência de gênero.
- Que prêmio internacional uangari matai recebeu? Em que ano?
- Por que a escolha de uanguari matai nessa premiação foi tão representativa?
- Qual era a profissão de uangari matai?
tésqui tchu
bifór rídin
- ênd .
- Vocês acham que, atualmente, homens e mulheres têm os mesmos direitos? Justifiquem sua resposta.
- Ao longo do tempo, as mulheres têm lutado para adquirir direitos iguais aos dos homens. Discutam alguns exemplos disso.
- A seguinte imagem representa a luta das mulheres pelo direito
- à amamentação.
- à saúde.
- ao trabalho.
- ao voto.
- Considerando o título e a imagem do texto em tiú lêrn, que informações vocês esperam encontrar nele?
e. As palavras a seguir foram retiradas do texto. Com base nelas, qual vocês acham que pode ser o assunto abordado?
leader movement vote women
- dê baiógrefí ênd dê taimelaine dis ín :
- verificar os dados apresentados nos textos;
- identificar características de biografias escritas e linhas do tempo.
Eyes on grammar – EXAMPLES 2 AND 3
I.
KATE Sheppard biography. Biography.com Editors. [], 25 maio 2021. Disponível em: sem local https://oeds.link/GzEDt6. Acesso em: 20 abril 2023.
Did you know?
- , em português, Movimento sufragista, foi um movimento internacional pelo direito ao voto (sufrágio) feminino em eleições.
- Por causa da importância de Keiti xépard para a história da Nova Zelândia, a nota de dez dólares neozelandesa tem o seu retrato estampado.
II.
Fonte: DALEY, C.; NOLAN, M. (). organizador Suffrage and beyond: international feminist perspectives. Auckland: Auckland University Press, 1994. 349-352. página
minins
- dê ênd .
- Keiti xépard teve uma grande importância social porque
- atuou no Parlamento da Nova Zelândia.
- participou do movimento sufragista inglês.
- candidatou-se a cargos políticos em vários países.
- lutou pelo direito ao voto das mulheres neozelandesas.
- De acordo com o texto um, qual foi o primeiro país a garantir o direito das mulheres ao voto? Quando isso aconteceu?
- O texto dois confirma essa informação sobre o voto feminino? Justifique sua resposta.
- Segundo o texto dois, em que década mais países falantes de inglês garantiram às mulheres o direito ao voto?
- Keiti xépard teve uma grande importância social porque
2. taimelaine ín iór noutibúqui ênd ít dê informeichion abáuti Keiti xépard ôn dê . deit
- Fundou a dáblio cê tê u.
- Mudou-se para a Nova Zelândia.
- Nasceu.
- Faleceu.
e. Tornou-se líder da campanha sufragista.
- ensser dê abáuti ai ênd .
- Os fatos destacados na biografia dizem respeito a que acontecimentos?
- futuros
- passados
- presentes
- Usando o texto ih como parâmetro, a apresentação de que informações seria característica de biografias?
- Quais alternativas são verdadeiras com relação à fórma como as informações são apresentadas no texto um?
- Fatos contados em primeira pessoa.
- Fatos contados em terceira pessoa.
- Verbos majoritariamente no passado.
- Verbos majoritariamente no presente.
- Episódios de vida em ordem cronológica.
- Quais são as semelhanças e as diferenças entre biografias e linhas do tempo?
- Os fatos destacados na biografia dizem respeito a que acontecimentos?
think a lítol mór
- dê .
- O que as biografias das tésks e () rídin têm em comum?
- Qual biografia chamou mais a atenção de vocês? Por quê?
- Qual é, na opinião de vocês, a importância de estudar sobre mulheres que contribuíram positivamente para a humanidade?
- Baseando-se na linha do tempo da () rídin, o que vocês podem comentar sobre o direito ao voto conquistado pelas mulheres?
- Por que vocês acham que as mulheres não tinham direito ao voto e tiveram de lutar por ele em todo o mundo?
- Quando as brasileiras conquistaram o direito ao voto? Caso não saibam, façam uma pesquisa.
- Na opinião de vocês, em quais lutas as mulheres estão engajadas hoje?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór lissenin
- dê .
- Se vocês precisassem pesquisar sobre a vida de personalidades, como fariam?
- Vocês já ouviram biografias orais na televisão ou na internéti? Sobre ? Caso não tenham, sobre vocês teriam interesse em ouvir?
- As palavras que aparecem nas legendas das imagens a seguir estão relacionadas à biografia que vocês vão ouvir em tiú lêrn. Considerando as imagens que essas legendas acompanham, o que elas significam?
II.
III.
d. A biografia em tiú lêrn apresenta , uma ativista iraniana premiada com o Nobel da Paz. Levando em consideração as informações do item Xirin ebadi 1c, que tipo de trabalho vocês acreditam que ela realiza?
-
- identificar as informações principais;
- verificar características de biografias orais.
Biografia – Parts I and II
Título: Shirin Ebadi: Iran Awakening: Human Rights Women and Islam
Data: 7/2/2006
Fonte: University of California Television (UCTV)
SHIRIN Ebadi: Iran awakening: Human Rights Women and Islam. 2006. Vídeo (57 minutos 2 ). Publicado pelo segundos canal University California Television (UCTV).
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Did you know?
• Xirin ebadi (1947) recebeu o Nobel da Paz em 2003 por sua luta pelos direitos humanos, especialmente de mulheres e crianças. Foi a primeira cidadã iraniana e a primeira mulher muçulmana a receber um Prêmio Nobel.
minins
- baiógrefí ênd ensser dê .
- Como Xirin ebadi e suas irmãs eram tratadas por sua família?
- Da mesma fórma que o irmão.
- De fórma diferente do irmão, porque eram meninas.
- Quando criança, o que Xirin ebadi descobriu em relação ao tratamento recebido por meninos e meninas na sociedade iraniana?
- Que meninos no Irã tinham privilégios que meninas não tinham.
- Que meninas no Irã tinham privilégios que meninos não tinham.
- Quem por instigar em Shirin Ebadi a noção de igualdade de gênero?
- seu pai
- sua
- seus pais
- seus avós
- Quem por incentivar Xirin ebadi a ser uma mulher independente?
- seu pai
- sua
- seus pais
- seus avós
- Por causa de sua criação, qual foi a profissão escolhida por Xirin ebadi?
- juíza
- advogada
- promotora
- Como Xirin ebadi e suas irmãs eram tratadas por sua família?
- ensser dê .
- No Irã, quando as meninas e os meninos cresciam, eles tinham as mesmas oportunidades? Justifique sua resposta.
- A profissão de Shirin Ebadi era comum para mulheres no Irã? Justifique sua resposta.
3. baiógrefí ênd ít dê fróm dê . bóx
contracted expanded grew had led
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
“Dr. Ebadi espaço para resposta () um up in a home where she and her sisters were treated the same as their brother. In her book, she writes that this seemed perfectly natural at the time, and only later did she realize that it was anything but natural. Male children in Iran espaço para resposta () dois privileges that girls did not. As boys grew up, their opportunities espaço para resposta (), três while girls’ opportunities espaço para resposta (). quatro She credits her parents for instilling in her the notion of gender equality and her father for championing her own independence, an independence that she says espaço para resposta () cinco her to have the confidence to pursue becoming a judge – the first female judge in Iran.”
SHIRIN Ebadi: Iran awakening: Human rights women and Islam. 2008. Vídeo (57 minutos 2 ). Publicado pelo canal segundos University California Television (UCTV).
think a lítol mór
- dê .
- Que informação da biografia de Xirin ebadi vocês acharam mais relevante? Por quê?
- Na opinião de vocês, por que ter uma mulher em um cargo de poder (como o de juíza) é tão significativo em um país como o Irã?
- No Brasil, as mulheres ocupam cargos de poder na mesma proporção que os homens? Justifiquem sua resposta.
- O Prêmio Nobel da Paz é dado a pessoas de grande relevância para a humanidade. Na opinião de vocês, que brasileira poderia receber esse prêmio? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. uanguari matai baiógrefí pést .
be die found receive
- uanguari matai espaço para resposta bórni ín .
- xi espaço para resposta dê Grín ín .
- xi espaço para resposta dê Nobél pice ín .
d. xi espaço para resposta ín .
- dê baiógrefí ênd ensser dê .
- Complete o texto com os verbos entre parênteses conjugados no pést .
Bertina Lopes
Bertina Lopes espaço para resposta um (be) a world-renowned Mozambican painter and sculptor. Born in 1935 in Lourenço Marques (Maputo) of a Portuguese father and an African mother, she espaço para resposta dois (study) fine arts in Lisbon before returning to Mozambique in 1953, where she espaço para resposta três (teach) drawing for 9 years. In 1962, after a period of study in Portugal, she espaço para resposta quatro (flee) Salazar’s dictatorship and colonial policy, going into exile in Italy, where she espaço para resposta cinco(live) up until her death, in 2012. Her work, figurative and then abstract, was influenced by the Mozambican poets José Craveirinha and Noémia de Sousa.
BERTINA Lopes. In: Women in African History. Unesco, Paris, [20--]. Disponível em: https://oeds.link/noEEP4. Acesso em: 14 abril 2022.
- Elabore uma linha do tempo com as informações sobre Bertina Lopes.
- As palavras destacadas em negrito na biografia apresentam, nesse contexto, a ideia de
- consequência.
- razão.
- tempo.
Versão adaptada acessível
Atividade 2, item c.
As palavras "before" e "after" na biografia apresentam, nesse contexto, a ideia de
- consequência.
- razão.
- tempo.
- dê baiógrefí ênd ensser dê .
- Complete este fragmento do texto com as seguintes palavras e expressões de tempo.
later the following year thereafter
Biography of Amelia Earhart
Born in Atchison, Kansas, on July 24, 1897, the daughter of a railroad attorney, she spent her childhood in various towns, including Atchison and Kansas City, Kansas and Des Moines, Iowa. At age 19, Amelia attended Ogontz School near Philadelphia, Pennsylvania. Two years espaço para resposta um, after visiting her sister, Muriel, in Toronto, Canada, Amelia felt compelled to leave school. Taking a course in Red Cross First Aid, Amelia enlisted as a nurse’s aide at Spadina Military Hospital in Toronto, Canada, tending to wounded soldiers during World War I. espaço para resposta dois, Amelia enrolled as a premedical student at Columbia University, in New York. Shortly espaço para resposta três, Amelia’s parents insisted she moved to California, where they were living.
BIOGRAPHY of Amelia Earhart. Wings over Kansas. [], 28 sem local . 2007. Disponível em: outubro https://oeds.link/1o8w4S. Acesso em: 28 março 2022.
b. Complete este outro fragmento do texto com os seguintes verbos conjugados no pést .
be () três vezes become have make take think
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 4
Amelia espaço para resposta ( um) great strides in opening the new field of aviation to women. In 1935, Amelia espaço para resposta ( dois) the first person to fly from Hawaii to the American mainland. By doing so, Amelia became not only the first person to solo anywhere in the Pacific, but also the first person to solo both the Atlantic and Pacific Oceans. Also in 1935, Amelia joined the faculty of Purdue University as a female career consultant. It espaço para resposta ( três) the purchase of a Lockheed Electra, through Purdue University, that enabled Amelia to fulfill her dream – circumnavigating the globe by air.
In June 1937, Amelia embarked upon the first around-the-world flight at the Equator. On July 2, after completing nearly two-thirds of her historic flight – over 22,000 miles –, Amelia vanished along with her navigator, Frederick Noonan. They espaço para resposta ( quatro) off from Lae, New Guinea, bound for tiny Howland Island in the vast Pacific Ocean. The distance from Lae to Howland espaço para resposta ( cinco) about equal to a transcontinental flight across the U.S. A great naval, air and land search failed to locate Amelia, Noonan or the aircraft, and it was assumed they espaço para resposta ( seis) lost at sea. To this day, their fate is the subject of unending speculation.
Some theorized that the pair ran out of fuel looking for Howland Island, and espaço para resposta ( sete) to ditch in the Pacific. Others espaço para resposta ( oito) they may have crash landed on another small island. Some speculated they were captured by the Japanese, accused of espionage, then held as bargaining chips in the eventual war erupted between the U.S. and Japan.
In 1939, George [Putnam] authored Amelia’s biography, entitled Soaring Wings, as a tribute to his beloved wife.
BIOGRAPHY of Amelia Earhart. Wings over Kansas. [], 28 sem local outubro 2007. Disponível em: https://oeds.link/1o8w4S. Acesso em: 28 março 2022.
- Os conectores bãt, , ênd álsou e dên estão destacados no texto. Que ideia eles expressam, respectivamente?
- Contraste, adição, razão e tempo.
- Tempo, razão, adição e consequência.
- Consequência, contraste, tempo e razão.
- Contraste, adição, adição e consequência.
d. Com base nessa biografia, elabore uma linha do tempo com as informações sobre Amelia .
- dê ênd .
- Complete as frases com os seguintes conectores.
because but so such as
- uas uorld espaço para resposta xi fór ráit
- espaço para resposta uanguari matai ár óf grêit . uorld
- uas bórni ín , espaço para resposta xi láivês ín .
- , espaço para resposta .
b. Classifique cada frase do item 4a de acordo com o sentido que seu conector expressa.
causa conclusão contraste exemplificação
5. dê ênd marqui dê .
“In 1977, she founded the Green Belt Movement, a non-governmental organization that encourages women to plant trees to combat deforestation and environmental degradation.” ( página 39)
“Born on March 10, 1847, in Liverpool, England, Kate Sheppard moved to New Zealand in the late 1860s. In 1885, she founded the Women’s Christian Temperance Union […]. She died in New Zealand in 1934.” (41) página
“In June 1937, Amelia embarked upon the first around-the-world flight at the Equator. On July 2, after completing nearly two-thirds of her historic flight – over 22,000 miles –, Amelia vanished along with her navigator, Frederick Noonan.” ( página 48)
- Nos dois primeiros fragmentos, a preposição “ ín” em destaque introduz um
- ano.
- dia.
- mês.
- No último fragmento, “ ín” introduz um
- ano.
- dia.
- mês.
- Nas duas vezes em que aparece, “ ôn” introduz um
- ano.
- dia.
- mês.
- ín ór ôn
- “ uan óf ’ Mecsíco apóstrofo s , ártists cálo espaço para resposta () ( um) bórni espaço para resposta () dois , , ín , Mecsíco , cíti . Mecsíco xi espaço para resposta () três ( ) âpí ín dê ’ fémili apóstrofo s rôum uér espaço para resposta () ( quatro) tiú és dê ráus ór .”
- “ cálo espaço para resposta ( um) () dê néchional ín Mecsíco cíti espaço para resposta ( dois) dê óf . ár ín dét ênd xi espaço para resposta ( três) () fêmous fór râr ênd .”
- “ espaço para resposta ( um) dê , cálo espaço para resposta ( dois) ( djôin) óf rú espaço para resposta ( três) ( chér) ênd víus. xi espaço para resposta ( três) ( chér) ênd víus. xi espaço para resposta ( quatro) (). espaço para resposta ( cinco) ei xi espaço para resposta ( seis) () ôn ei dê espaço para resposta () ( xi espaço para resposta ( oito) () espaço para resposta ( nove) () rôum fór .”
FRIDA Kahlo biography. Frida Kahlo: Paintings, biography, quotes. [], [20--]. Disponível em: sem local https://oeds.link/KHqKsN. Acesso em: 14 abril 2022.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rít dê
Sua tarefa é elaborar, com um colega, uma biografia escrita de uma mulher que se por suas realizações no âmbito social e na luta pela igualdade de gênero. Vocês já viram exemplos e trabalharam com eles em destaca ou destacou Reading.
1. bifór pripérin dê , baiógrefí clôuse atenchãn .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Biografia escrita.
Qual é o tema? Uma mulher de relevância social.
Qual é o objetivo? Apresentar informações sobre a vida de uma mulher de relevância social.
A quem se dirige? Aos colegas de turma e da escola.
Como e onde será divulgada? Em um mural na sala de aula ou na escola.
Quem participará? Todos os estudantes, em duplas.
túlbóks
- Fólou dis . istépis dei uil iú dê . baiógrefí
- Decidam qual mulher de relevância social será apresentada e façam uma pesquisa sobre ela.
- Observem as informações que constam nas biografias da seção rídin. Em seguida, decidam quais informações vocês vão apresentar sobre a vida da mulher escolhida e elaborem uma linha do tempo para orientar a organização da biografia.
- Leiam novamente as biografias da seção rídin e prestem atenção às seguintes características para planejar seu texto: episódios de vida em ordem cronológica, fatos contados em terceira pessoa, verbos predominantemente no passado.
- Elaborem a biografia com base nas informações da linha do tempo e, se possível, incluam uma imagem da pessoa biografada. O conteúdo da seção ôn poderá ajudá-los.
- Mostrem seu texto para outra dupla e anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisarem de ajustes.
stép Bék
- áfter iór ’ , fidbék íf iór baiógrefí dê :
- contém as informações essenciais de uma biografia;
- apresenta essas informações em ordem cronológica;
- está redigida com a linguagem adequada.
- dê baiógrefí ôn dê bórdi ênd inváiti iór tiú dê . téquisti
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- lúqui Bék ét dê óf () ênd ensser dis .
- O que é mostrado nas imagens? O que pode ser dito sobre a representatividade feminina para a sociedade?
- Como você relaciona as imagens com as discussões propostas nesta unidade?
- Que outras mulheres poderiam aparecer nas páginas iniciais desta unidade? Por quê?
- O que você aprendeu sobre as mulheres brasileiras apresentadas nesta unidade? Você gostou de saber mais sobre cada uma delas? Por quê?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- abáuti iú ín ênd dê . ênd iór .
- Consigo ler biografias e linhas do tempo?
- Entendo biografias orais?
- Consigo escrever biografias e linhas do tempo?
- Tenho novos conhecimentos sobre mulheres importantes para o mundo?
- Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
Example 1
“Wangari Maathai (1940-2011), the first woman to obtain a PhD in East and Central Africa, was a scholar and an environmental and human rights activist. reticências Maathai began to use her organization as a springboard […].”
( página39)
“Male children in Iran had privileges that girls did not.”
( página 46)
“Some speculated they were captured by the Japanese, accused of espionage, then held as bargaining chips in the eventual war erupted between the U.S. and Japan.”
( página48)
Affirmative / Afirmativo |
Negative / Negativo |
Interrogative / Interrogativo |
---|---|---|
I/He/She/It was... |
I/He/She/It was not/wasn’t... |
Was I/he/she/it…? |
You/We/They were... |
You/We/They were not/weren’t... |
Were you/we/they…? |
Affirmative / Afirmativo |
Negative / Negativo |
Interrogative / Interrogativo |
---|---|---|
She was a leader. |
She was not/wasn’t a leader. |
Was she a leader? |
They were aid workers. |
They were not/weren’t aid workers. |
Were they aid workers? |
Bare infinitive / Infinitivo |
Past simple / Passado simples |
Bare infinitive / Infinitivo |
Past simple / Passado simples |
Bare infinitive / Infinitivo |
Past simple / Passado simples |
---|---|---|---|---|---|
become |
became |
flee |
fled |
see |
saw |
begin |
began |
grow |
grew |
spread |
spread |
break |
broke |
have |
had |
take |
took |
come |
came |
hold |
held |
teach |
taught |
do |
did |
lead |
led |
tell |
told |
feel |
felt |
make |
made |
think |
thought |
• Outros verbos irregulares no pést podem ser vistos no apêndice óf .
Example 2
“Born on March 10, 1847, in Liverpool, England, Kate Sheppard moved to New Zealand in the late 1860s. In 1885, she founded the Women’s Christian Temperance Union […].”
( página 41)
months, years and decades / meses, anos e décadas |
days / dias |
---|---|
in May |
on June 24 |
• Para fazer referência às partes do dia, usa-se a preposição : ín ín dê //. Com a palavra “ náit”, no entanto, usa-se a preposição : ét ét náit.
Example 3
“[…] two years later, became leader of its suffrage campaign. Several suffrage bills failed before New Zealand Parliament finally granted women the right to vote in 1893. Sheppard was later active in woman suffrage movements in other countries.”
( página 41)
yesterday |
the following day(s)/month(s)/year(s) |
• Essas expressões de tempo são utilizadas com o pést para especificar o período em que um evento ocorreu.
Example 4
“Maathai began to use her organization as a springboard in the struggle against abuses of power, such as land-grabbing or the illegal detention of political opponents. She was eventually elected as a Member of Parliament upon Kenya’s effective return to multiparty democracy in 2002, also serving as Assistant Minister in the Ministry for Environmental and Natural Resources.”
( página 39)
“By doing so, Amelia became not only the first person to solo anywhere in the Pacific, but also the first person to solo both the Atlantic and Pacific Oceans.”
( página 48)
Addition / Adição |
“She was eventually elected as a Member of Parliament upon Kenya’s effective return to multiparty democracy in 2002, also serving as Assistant Minister in the Ministry for Environmental and Natural Resources.” |
---|---|
Conclusion / Conclusão |
Maathai was a very competent activist, so she was nominated to receive a prize. |
Contrast / Contraste |
Kate lived in New Zealand, but she was born in England. |
Exemplification / Exemplificação |
“Maathai began to use her organization as a springboard in the struggle against abuses of power, such as land-grabbing or the illegal detention of political opponents.” |
Reason / Razão |
Bertina Lopes moved to Italy because there was a dictatorship in Portugal. |
• Alguns conectores podem ter sentidos diferentes em outros enunciados.