UNIT 3 –
I.
II.
III.
IV.
Gêneros discursivos: convenção em versão para crianças e entrevista oral.
Tema: direitos da criança.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos convenção em versão para crianças e entrevista oral;
- refletir sobre os direitos que você tem como criança ou adolescente.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
II.
III.
IV.
- Vocês acham que os direitos das crianças são diferentes dos direitos dos adultos? Por quê?
- Quais direitos das crianças vocês conhecem?
c. Cada uma dessas imagens ilustra um direito diferente das crianças. Quais direitos seriam esses?
-
- A quais direitos e deveres estão relacionados os seguintes documentos?
Constituição da República Federativa do Brasil
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
- Direitos da criança e do adolescente.
- Direitos e deveres de todo cidadão brasileiro.
b. Se um cidadão perceber que seus direitos estão sendo desrespeitados, o que ele deve fazer?
3. dê .
“ Artigo. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como fórmas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.”
BRASIL. Lei norteº 8 069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal, ano 128, número 135, página 13 563-13 577, 1990.
- O assunto principal do documento
- O objetivo do artigo 18
- O castigo físico a crianças e adolescentes, segundo o artigo,
- é garantir a segurança e a proteção de crianças e adolescentes.
- são os direitos da criança e do adolescente no Brasil.
- é desrespeitoso e ilegal.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- ensser dê .
- Vocês sabem o que são declarações e convenções universais? Expliquem. Se não souberem, o que acham que poderiam ser?
- Na opinião de vocês, por que é importante existirem convenções internacionais, como as elaboradas pela Organização das Nações Unidas ( ônu), que assegurem os direitos das pessoas?
- O que vocês esperariam encontrar em uma convenção universal sobre os direitos da criança? Deem pelo menos dois exemplos.
Did you know?
• A Organização das Nações Unidas ( ônu) foi criada em 1945 com a finalidade de atuar em defesa da paz e do desenvolvimento no mundo. Atualmente, possui 193 países-membros, os quais, entre outras tarefas, elaboram convenções e declarações universais – documentos que defendem os direitos humanos de grupos diversos, como os direitos das crianças, das pessoas com deficiência e das mulheres, entre outros. As convenções devem ser obrigatoriamente cumpridas pelos países que as assinaram.
-
- identificar os direitos da criança;
- verificar características de convenções em versão para crianças.
Eyes on grammar – EXAMPLES 1, 2 AND 3
UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language
Article 1
Everyone under 18 has these rights.
Article 2
All children have these rights, no matter who they are, where they live, what their parents do, what language they speak, what their religion is, whether they are a boy or girl, what their culture is, whether they have a disability, whether they are rich or poor. No child should be treated unfairly on any basis.
Article 3
All adults should do what is best for you.
Article 4
The government has a responsibility to make sure your rights are protected. They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.
Article 5
Your family has the responsibility to help you learn to exercise your rights, and to ensure that your rights are protected.
Article 6
You have the right to be alive.
Article 7
You have the right to a name, and this should be officially recognized by the government. You have the right to a nationality (to belong to a country).
Article 8
You have the right to an identity – an official record of who you are. No one should take this away from you.
Article 9
You have the right to live with your parent(s), unless it is bad for you. You have the right to live with a family who cares for you.
minins
-
- Com base nos artigos do texto, como você sintetizaria, em uma frase, o que esse documento defende?
- Como o texto define o que é ser criança?
- Relacione os objetivos com os artigos:
- Apresentar os direitos de crianças e adolescentes.
- Oferecer definições e obrigações de pessoas ou instituições em relação às crianças.
- Artigos 1 a 5
- Artigos 6 a 9
- Nos artigos 6 a 9, qual fragmento em inglês é repetido para apresentar os direitos?
-
- De acordo com o texto, quem é responsável por
- ajudar a criança a exercer os seus direitos?
- garantir os direitos da criança?
- fazer o melhor pela criança?
- adultos
- família
- governo
- Identifique no texto os artigos que falam sobre o direito
- à vida.
- de ter os direitos protegidos.
- de ter um nome e uma nacionalidade.
- de ser tratado com igualdade e justiça.
- Artigo 2
- Artigo 4
- Artigo 6
- Artigo 7
- De acordo com o texto, quem é responsável por
-
- Algum desses xemplos apareceu nos artigos do texto? qual ou quais? Se não, por que deveria ou deveriam estar nesse documento?
- De qual ou quais dos artigos a sua resposta à questão 1c mais se aproxima?
tésqui tchu
bifór rídin
-
- Vocês vão ler outros artigos da íu en ôn dê óf dê tchaild ín tchaild- lenguadji. Que direitos vocês esperam encontrar? Por quê?
- Um país não aceitou os direitos estabelecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). Quais artigos vocês usariam para tentar convencer o presidente desse país a aceitar o documento? Justifiquem sua resposta.
-
- identificar os direitos da criança;
- verificar características de convenções em versão para crianças.
Eyes on grammar – EXAMPLES 2 AND 3
UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language
Article 12
You have the right to give your opinion, and for adults to listen and take it seriously.
Article 15
You have the right to choose your own friends and join or set up groups, as long as it isn’t harmful to others.
Article 16
You have the right to privacy.
Article 19
You have the right to be protected from being hurt and mistreated, in body or mind.
Article 23
You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.
Article 27
You have the right to food, clothing, a safe place to live and to have your basic needs met. You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.
Article 28
You have the right to a good-quality education.
Article 31
You have the right to play and rest.
Article 32
You have the right to protection from work that harms you and is bad for your health and education. If you work, you have the right to be safe and paid fairly.
Article 42
You have the right to know your rights! Adults should know about these rights and help you learn about them, too.
minins
1.
Article 12 Article 23 Article 28 Article 31
-
- Identifique qual das opções a seguir apresenta direitos que constam no texto.
- Possuir bens materiais e recursos financeiros.
- Poder escolher onde estudar e como cuidar da própria saúde.
- Ter garantidas a privacidade, a liberdade de opinião e a educação.
- Indique os artigos da Convenção que justificam a resposta dada no item anterior.
- De acordo com o texto, quais desses direitos da criança precisam ser garantidos?
- Alimentação, proteção e educação.
- Amizade, brinquedos e saúde.
- Educação, oportunidades e carinho.
- Identifique qual das opções a seguir apresenta direitos que constam no texto.
- ênd .
- Qual artigo da íu en ôn dê óf dê tchaild ín tchaild- lenguadji é descumprido na situação retratada por esta imagem? Por quê?
b. Leia o seguinte fragmento da Constituição Federal brasileira e compare-o com o que diz a Convenção sobre o mesmo assunto.
“ Artigo. 7º
trigésimo terceiro – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;”
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. quarta edição São Paulo: Saraiva, 1990.
-
- Esse texto é uma versão específica para o público infantil. Quais são as principais características dessa versão?
- As letras coloridas.
- A linguagem complexa.
- As imagens de animais.
- O uso do pronome “ iú”, dirigindo-se diretamente às crianças.
- Observe o uso do verbo “ rarm ” no artigo 32. Esse verbo significa algo positivo ou negativo?
- Quais palavras nos artigos ajudam a identificar o sentido de “”?
- Esse texto é uma versão específica para o público infantil. Quais são as principais características dessa versão?
think a lítol mór
-
- Na opinião de vocês, quais direitos da criança ainda não são plenamente respeitados no Brasil? Justifiquem sua resposta.
- Caso vocês pudessem acrescentar um direito à íu en ôn dê óf dê tchaild ín tchaild- lenguadji, o que vocês acrescentariam? Por quê?
- O que pode ocorrer caso uma pessoa não conheça seus direitos?
- Muitas crianças no mundo não conhecem seus direitos. O que poderia ser feito para conscientizá-las sobre eles?
- Vocês acham que, além de direitos, as crianças têm deveres? Quais seriam eles? Por quê?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór lissenin
- dê . dên dê .
- Imaginem que um colega conta para vocês que conhece crianças cujos direitos foram desrespeitados. Que recomendações vocês dariam nessa situação?
- Se vocês fossem chamados para falar sobre os direitos da criança, sobre qual ou quais falariam? Por quê?
- dê .
- Vocês vão ouvir entrevistas que fazem parte de uma campanha com o título “ uót du quíds hév?”. Na opinião de vocês, qual pode ser o propósito dessas entrevistas?
- Com base no título, quem vocês imaginam que serão entrevistados?
- Nas entrevistas, vocês vão ouvir apenas as respostas às perguntas a seguir. O que vocês acham que os entrevistados vão dizer? Por quê?
II.
III.
IV.
- íntervíu dis ín :
- identificar o assunto da entrevista e relacioná-lo aos textos lidos até agora na unidade;
- verificar características de entrevistas orais.
Entrevista
Título: What Rights Do Kids Have?
Data: 19/9/2016
Fonte: Unicef USA
WHAT Rights Do Kids Have?. Nova York: Unicef USA, 2016. Son., color. Disponível em: https://oeds.link/kKHZx9. Acesso em: 18 abril 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
minins
- íntervíu ênd .
- As respostas que você e seu colega deram às questões 2a e 2b em bifór lissenin estavam corretas? Justifique sua resposta.
- Na questão 2c em bifór lissenin, as perguntas feitas aos entrevistados estão fora de ordem. Ordene-as de acordo com a sequência de respostas que você ouviu.
- Você conseguiu acertar o que os entrevistados diriam nas hipóteses que levantou na questão 2c de bifór rídin? Se não acertou, qual pode ser o motivo?
- O que é possível descobrir por meio das respostas dos entrevistados?
- íntervíu ênd dê bést dê .
- Para os dois primeiros entrevistados, todas as pessoas deveriam ter direito a
- alimentação e água.
- segurança e educação.
- Para a terceira entrevistada, educação é importante porque possibilita
- um bom futuro e oportunidades.
- um emprego e aprendizado.
- Na resposta da quarta entrevistada, o significado mais próximo da palavra “ rarm ” é
- perigo.
- segurança.
- Para os dois primeiros entrevistados, todas as pessoas deveriam ter direito a
think a lítol mór
- uót iú hév diãst ensser dê .
- Quais artigos da íu en ôn dê óf dê tchaild ín tchaild- lenguadji estão relacionados a essas entrevistas?
- Vocês concordam com as respostas que os participantes deram na entrevista? Justifiquem sua resposta.
- Se vocês tivessem a oportunidade de dar uma entrevista, o que responderiam às mesmas perguntas?
- O áudio que vocês ouviram foi retirado de um vídeo que termina afirmando que todos os países do mundo concordaram com a Convenção dos Direitos da Criança, exceto um. Qual seria esse país? Justifiquem sua resposta.
- Na opinião de vocês, todos os países que assinaram a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) respeitam totalmente os direitos da criança? Justifiquem sua resposta.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Complete os artigos usando os conectores do quadro. Se necessário, consulte a explicação na seção ôn .
as long as because () duas vezes if so that unless
iunivêrsal óf rríumãn
Article 8, Right to remedy by capable judges:
( um) espaço para resposta your legal rights are violated, you have the right to fair and capable judges to uphold your rights.
FLOWERS, N. ( edição) Compasito: Manual on human rights education for children. Budapeste: Directorate of Youth and Sport of the Council of Europe, 2007.
dê ôn rríumãn
Article 16, Restrictions on political activity of aliens:
The government cannot restrict your political activity simply ( dois) espaço para resposta you are not a citizen of that country.
FLOWERS, N. ( edição) Compasito: Manual on human rights education for children. Budapeste: Directorate of Youth and Sport of the Council of Europe, 2007.
ôn dê óf dê tchaild
Article 9, Separation from parents:
If your parents have separated, you have the right to stay in contact with both of them ( três) espaço para resposta this might hurt you.
Article 14, Freedom of thought, conscience and religion:
You have the right to think and believe what you want and to practise your religion ( quatro) espaço para resposta you do not stop other people from enjoying their rights. Your parents should guide you on these matters.
Article 22, Refugee children:
If you have come to a new country ( cinco) espaço para resposta your home country was unsafe, you have a right to protection and support. You have the same rights as children born in that country.
Article 23, Disabled children:
If you have any kind of disability, you should have special care, support and education ( seis) espaço para resposta you can lead a full and independent life and participate in the community to the best of your ability.
FLOWERS, N. ( edição) Compasito: Manual on human rights education for children. Budapeste. Directorate of Youth and Sport of the Council of Europe, 2007.
- Quais conectores usados na questão a expressam as seguintes ideias?
- cândíchân.
- pãrpouze.
- rrison.
2. .
because but if so that
- dê ôn dê óf ís / ít ít cliâr dét hév rríumãn
- pérentis tiú rít , / dei uúd fór / dei rít na
c. dê ei dáiréct bituín ênd dê steite / ár bái dê steite
CHILD RIGHTS INTERNATIONAL NETWORK. What are children’s rights? Disponível em: https://oeds.link/Cm2LtF. Acesso em: 25 maio 2022.
3.
Article 4
They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.
Article 20
You have the right to special care and help if you cannot live with your parents.
Article 27
You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.
UNICEF. UN Convention on the Rights of the Child in Child Friendly Language. 2006.
- Em quais artigos ken e kenóti / indicam
- possibilidade?
- impossibilidade?
b. Tendo seus direitos respeitados, as crianças e os adolescentes podem crescer de fórma saudável e em ambientes que promovam o aprendizado. Nessas condições, que habilidades as crianças e os adolescentes podem desenvolver? Elabore três frases, em inglês, conforme este exemplo: ken plêi ispórtis.
c. Converse com um colega sobre as frases que vocês escreveram na questão 3b e analisem se vocês têm ou não as habilidades mencionadas. Usem “ ai ken” e “”.
- dê dê uôrdis fróm dê bócsês.
disability government needs right
Article 24
You have the ( um) espaço para resposta to go to school and cannot be excluded from education because of a ( dois) espaço para resposta. Your ( três) espaço para resposta must provide the help you need to realize this right. For example, it must provide appropriate ways for you to communicate, and make sure that teachers are prepared to respond to your ( quatro) espaço para resposta.
UNICEF. Child-Friendly Text UN Disability Convention. 2007.
b.
clean drink environment food right water
Article 24
You have the ( um) espaço para resposta to the best health care possible, safe ( dois) espaço para resposta to ( três) espaço para resposta, nutritious ( quatro) espaço para resposta, a ( cinco) espaço para resposta and safe ( seis) espaço para resposta and information to help you stay well.
UNICEF. UN Convention on the Rights of the Child in Child Friendly Language. 2006.
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rít dê
Sua tarefa é realizar, com um colega, uma entrevista oral com um estudante de sua escola que esteja no 8o ou no 9o ano. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele na seção Listening.
1. bifór pripérin iór íntervíu, clôuse atenchãn .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Entrevista oral.
Qual é o tema? O respeito aos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
Qual é o objetivo? Conhecer a opinião de um colega do 8o ou do 9o ano sobre o respeito aos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Será transcrita e compartilhada em um mural da escola.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, organizados em duplas.
túlbóks
1. Fólou dis istépis. dei uil iú iór íntervíu.
a. Revisem os direitos da criança e do adolescente estudados nas seções anteriores e busquem mais informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente ( éca).
- Pensem em quais informações a comunidade escolar deveria conhecer sobre os direitos da criança e do adolescente. Façam uma lista dessas informações, começando com os direitos mais básicos, como o direito à vida, a um nome e à alimentação. Vocês podem escolher algumas das sugestões a seguir ou pensar em outros direitos que conheceram nos textos das seções anteriores ou em sua pesquisa.
- afetividade
- alimentação
- cidadania
- educação
- família
- lazer
- liberdade de expressão
- moradia
- saúde
- segurança
c. Agora, pesquisem em dicionários, aplicativos ou na internet as palavras que vocês ainda não sabem em inglês para elaborar as perguntas da entrevista.
d. Façam uma primeira versão do roteiro, escrevendo as perguntas de acordo com o que escolheram em 1b. Lembrem-se de: iniciar a entrevista cumprimentando o entrevistado e perguntando seu nome e turma; verificar se ele conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente e/ou os documentos da ônu sobre os direitos da criança e do adolescente; concluir a entrevista agradecendo.
e. Ensaiem as perguntas entre vocês e, em seguida, apresentem-nas a outra dupla. Troquem ideias com esses colegas e depois modifiquem o que acharem necessário em sua própria entrevista. Treinem a gravação da entrevista ou, caso não seja possível gravá-la, pratiquem as anotações das respostas do entrevistado.
f. Escolham o estudante do 8o ou do 9o ano que vocês vão entrevistar. Verifiquem se ele aceita participar da atividade e expliquem que as perguntas devem ser respondidas em inglês.
stép Bék
-
- saudação ao entrevistado;
- pergunta sobre seu nome e turma;
- pergunta sobre seu conhecimento dos direitos da criança e do adolescente ( éca, Convenção sobre os Direitos da Criança);
- perguntas sobre os direitos que você e seu colega escolheram enfocar;
- outras perguntas que vocês considerem importantes;
- agradecimento final.
- Náu íf:
- as perguntas estão escritas em inglês de maneira adequada, incluindo o uso de fórm;
- a pronúncia de vocês está compreensível ao enunciar as perguntas em voz alta;
- o equipamento para a gravação ou o material para tomar notas está preparado.
3. ít ís táime tiú íntervíu iór .
- áfter dê íntervíu ís , .
- Transcrevam a entrevista. Lembrem-se de que as respostas do entrevistado devem estar em inglês.
- Compartilhem a versão escrita da entrevista em um mural para que todos na escola possam conhecer um pouco mais sobre os direitos da criança e do adolescente no Brasil.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- lúqui Bék ét dê óf () ênd .
- Que relação pode ser estabelecida entre as imagens e os assuntos discutidos nessa unidade?
- Você acha que os direitos das crianças estão sendo respeitados nessas imagens?
- As crianças devem ter deveres? Quais? Você usaria alguma dessas imagens para ilustrá-los? qual ou quais? Por quê?
- Use as imagens como fonte de inspiração e desenhe ilustrações para os direitos das crianças que vocês consideram mais importantes.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você achou mais importante nesta unidade? Por quê?
- Após ler vários artigos da íu en ôn dê óf dê tchaild ín tchaild- lenguadji, o que você pensa sobre seus próprios direitos?
- O que você consegue lembrar sobre a íu en ôn dê óf dê tchaild ín tchaild- lenguadji?
- Qual emoji representa seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
- Leitura de convenções em versão para crianças.
II. Compreensão de entrevistas orais.
III. Entrevista com estudante do 8º ou 9º ano.
IV. Participação durante as aulas.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol
“Article 2
All children have these rights, no matter who they are, where they live, what their parents do, what language they speak, what their religion is, whether they are a boy or girl, what their culture is, whether they have a disability, whether they are rich or poor. No child should be treated unfairly on any basis.
Article 4
The government has a responsibility to make sure your rights are protected. They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.”
( página 58)
“Article 6
You have the right to be alive.”
( página 58)
alive |
highest |
egzâmpol
“Article 9
You have the right to live with your parent(s), unless it is bad for you. You have the right to live with a family who cares for you.”
( página58)
“Article 15
You have the right to choose your own friends and join or set up groups, as long as it isn’t harmful to others.
Article 23
You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life. ”
( página60)
Addition |
“You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.” |
---|---|
Condition |
“You have the right to live with your parent(s), unless it is bad for you. You have the right to live with a family who cares for you.” |
Purpose |
“You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.” |
- significa íf + nót.
- Alguns conectores podem ter sentidos diferentes em outros enunciados.
egzâmpol
“Article 4
They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.”
( página 58)
“Article 23
You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.
Article 27
You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.”
( página 60)
Affirmative form |
Negative form |
Interrogative form |
---|---|---|
Ability |
||
I can play sports. |
I can’t / cannot play sports. |
Can I play sports? |
Possibility |
||
“[…] They must help your family to […] create an environment where you can grow and reach your potential.” |
“[…] You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.” |
Can you come back in a minute, please? |
• O verbo modal ken funciona como verbo auxiliar e pode expressar habilidade ou capacidade de fazer algo, além de possibilidade ou permissão. Na fórma negativa, pode expressar inabilidade ou incapacidade de fazer algo, impossibilidade ou proibição. Outros exemplos de usos desse verbo modal serão vistos na Unidade 5.