iuniti fór
Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia e filme documentário.
Tema: conexões culturais e históricas entre África e Brasil.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos verbete de enciclopédia e documentário;
- refletir sobre as conexões históricas e culturais entre africanos e afrodescendentes, enfatizando a luta pela liberdade e pela igualdade no passado e no presente.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- ét dis ímages ênd ensser dê .
II.
III.
- Relacionem as imagens com seus temas.
- dança
- música
- teatro
- O que essas imagens têm em comum?
- Escolham os gêneros musicais que vocês acham que têm origem nas culturas negras ao redor do mundo.
- blûs
- kãntri
- fank
- rép
- régay
- róqui
- samba
- valsa
d. Vocês gostam de algum desses gêneros musicais? Quais?
- ét dis . ímages dên ensser dê .
II.
- O que essas imagens têm em comum?
- Que países estão representados nelas?
c. Em que século aconteceram os eventos fotografados?
- Náu dê ímages ai ênd ín . dên dê .
II.
- Que época e que países vocês acham que essas imagens retratam?
- Essas imagens mostram manifestações contra a violência. Que tipo de violência é essa? Justifique.
c. Vocês conseguem pensar em outras fórmas de violência vivenciadas por esses grupos sociais?
4. dê téquisti ênd ensser dê .
enciclopédia
(en.ci.clo.pé.di:a)
reticências
2. Obra de referência e consulta, que reúne vasta soma de conhecimentos humanos ou abrange apenas determinada área desses conhecimentos
reticências
ENCICLOPÉDIA. In: AULETE Digital. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. Disponível em: https://oeds.link/4zUt3B. Acesso em: 4 julho 2022.
- Vocês acham que seria possível reunir todo o conhecimento humano em um único livro? Justifiquem.
- De acordo com o verbete, todas as enciclopédias apresentam o mesmo tipo de informação? Por quê?
c. Formem grupos de quatro ou cinco alunos. Escolham um dos eventos da questão 2 e pesquisem sobre ele em uma enciclopédia. Compartilhem suas descobertas com a classe.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- dê .
- O que vocês sabem sobre a história da África do Sul?
- Para saber mais sobre esse país e sua história, qual destas obras vocês consultariam?
- atlas
- dicionário
- enciclopédia
- dét dê téquisti iú ár tiú ís tiú ímage óf fróm táime tiú , ensser dê .
- De que assunto ele deve tratar?
- Onde ele pode ter sido publicado originalmente?
- dê dis ín :
- ampliar o conhecimento sobre o assunto do texto;
- identificar características de verbetes de enciclopédia.
Eyes on grammar – EXAMPLES 1, 2 AND 3
Apartheid
Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa. It lasted from about 1950 to the early 1990s. [...]
[...] for many years the white people of South Africa controlled the country’s government. They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.
Apartheid divided South Africans into four groups: white, Bantu (black), Colored (of mixed descent) and Asian. The policy created separate areas in cities for each group. Members of a group were not allowed to live, operate businesses or own land outside of their area. Under “pass” laws, nonwhites had to carry passes while in white areas. Other laws set up separate schools and restricted each race to different types of jobs. [...]
With the support of some whites, many blacks in South Africa protested against apartheid. The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent. [...] Other countries also condemned apartheid. In 1985, Great Britain and the United States restricted trade with South Africa.
In response to the protests, the South African government granted nonwhites some rights in the late 1980s. In 1990-91, the government led by President F. W. de Klerk ended most of the apartheid laws. In 1994, all races were allowed to vote in a national election. Nelson Mandela, leader of the ANC, was elected president. Apartheid was over, but its effects remained. Racial discrimination continued in South Africa.
APARTHEID. In: BRITANNICA Students Encyclopedia. Chicago, Estados Unidos: Encyclopaedia Britannica, 2015. página 145.
minins
- dê ênd ensser dê .
- uót ís dê pãrpouze óf dê ? téquisti
- uót uas ? Apartháide
- rráu did Apartháide lást és na oficial ?
- dê bést . téquisti
- dê Éfrican néchional uas dê dét
- léd dê . Apartháide
- dê Apartháide . cístem
- sáufi dê . Apartháide
- dê Iunáited ênd grêit brítein trêid sáufi ín
- .
- .
- .
- Apartháide Lós uêr ín dê
- .
- .
- .
- dê Éfrican néchional uas dê dét
-
- uas Apartháide bái dê pípou óf sáufi ênd bái dê internéchional ? comiuniti
- did dê ênd óf Apartháide ín ?
- Náu ét dê sôrci óf dê téquisti ênd .
- dê téquisti ôn Apartháide uas ín
- a .
- .
- na .
- ín , ín óf ár tiú
- .
- .
- . informeichion
- dê téquisti ôn Apartháide uas ín
Task 2
bifór rídin
- ét dis ímages ênd .
II.
III.
- Que país as imagens retratam?
- Relacione as imagens ao que está representado nelas.
- dança
- luta
- personagem histórico
- Quem você acha que é o personagem histórico retratado?
d. O que você sabe sobre ele?
- Náu ét dis ódêr ímages ênd ensser dê .
II.
- O que essas imagens têm em comum?
- O que você sabe sobre as comunidades retratadas?
c. Qual é a relação entre essas comunidades e o personagem que aparece nas imagens um e dois da questão 1? À qual das comunidades retratadas na questão 2 costuma-se associá-lo?
- ênd .
- Leiam os títulos a seguir e indiquem se eles se referem a uma enciclopédia sobre conhecimentos gerais ou de uma área específica.
- uorld
- óf natiur
- uorld búk
- dê óf uorld isleiveri
- Observem o título de enciclopédia da opção . Vocês sabem o significado de “ quatro isleiveri ”? E de “ isleive”? Caso não saibam, procurem em um dicionário ou na internet ou perguntem ao professor.
c. Vocês já conseguem imaginar que texto vão ler a seguir? De que será que ele trata? De onde pode ter sido retirado?
- dê dis ín :
- identificar as principais informações apresentadas no verbete;
- verificar o propósito do verbete de enciclopédia.
Eyes on grammar – EXAMPLE 3
Quilombos and Palenques
Quilombo is a Portuguese (Brazilian) term for a community of escaped slaves. The term was originally used by the people of Palmares, the largest and most enduring quilombo, but has since been applied to Brazilian maroon communities in general. The related term mocambo is nearly synonymous, but sometimes suggests a smaller or more temporary encampment. Similar communities existed in Spanish America, where they were called palenques […].
Quilombos […] existed throughout the era of slavery. The first were founded in the sixteenth century, and we have records of Brazilian attacks on them as late as 1876. They were spread from Maranhão, in the north, to Rio de Janeiro, in the south. Many were located within a few miles of the coast, but some existed deep in the Amazonian interior. Nor are these lists exhaustive. Secret by definition, many quilombos and palenques remain undiscovered and, therefore, unremembered.
[…]
QUILOMBOS and palenques. In: RODRIGUEZ, (.). edição Encyclopedia of slave resistance and rebellion. Westport: Greenwood Press, 2007, 2. volume página 405.
minins
- ensser dê abáuti dê . téquisti
- uót óf informeichion dâs dê présânt abáuti ênd ? palênques
- uót dis .
- palênques uêr
- palênques
- ín uítch uêr dis ei fór ?
- uót óf informeichion dâs dê présânt abáuti ênd ? palênques
- uót ís dê óf dê “”?
- uítch uas dê ?
- ?
f. uót ís dê bituín , ênd ? palênques
espaço para resposta () um suggest a smaller or temporary camp compared to a espaço para resposta ( dois).
espaço para resposta () três is the term used in Hispanic America.
- dê téquisti ênd .
- métch dê iuzed ín dê téquisti tiú
- .
- .
- dê
- mór
- ríd tchu lârn. bôudi
- métch dê iuzed ín dê téquisti tiú
“The term was originally used by the people of Palmares, the largest and most enduring quilombo
QUILOMBOS and palenques. In: RODRIGUEZ, J. P. (.). edição Encyclopedia of slave resistance and rebellion. Westport: Greenwood Press, 2007. volume 2. 405. página
“O maior e mais duradouro quilombo foi Palmares, no nordeste do Brasil Ativo por quase todo o século dezessete, no seu apogeu Palmares compunha-se de diversas aldeias com milhares de habitantes.”
ORSER JUNIOR, C. E.; FUNARI, P. P. A. Pesquisa arqueológica inicial em Palmares. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, volume18, n. 2, página54, dezembro 1992.
- dê lást fróm dê uan mór táime ênd .
- uót dâs dê - íu en uôrdis “” ênd “”?
- ôn dê , ensser uót iú fróm dê lást óf dê .
think a lítol mór
- dê .
- Como já vimos, o fim do Apartháide não significou o fim dos seus efeitos. O mesmo pode ser dito sobre o fim da escravidão no Brasil? Justifiquem sua resposta.
- No período da escravidão, os negros eram considerados inferiores aos brancos, tanto que precisavam fugir e se esconder nos quilombos. Vocês acham que essa mentalidade ainda existe no Brasil de hoje? Justifiquem sua resposta.
- Vocês já viveram, presenciaram ou tomaram conhecimento de alguma situação em que alguém foi ofendido ou ridicularizado por ser negro ou indígena? Em sua opinião, por que esse tipo de discriminação ainda acontece? O que pode ser feito para combater esse comportamento?
- O que é considerado importante o suficiente para estar em uma enciclopédia, fonte dos textos lidos, pode variar de lugar para lugar ou de época para época? Comentem.
e. Se vocês fossem organizar uma enciclopédia, que conteúdos incluiriam a respeito da população negra brasileira?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór lissenin
- ét dis ímages ênd ensser dê .
II.
III.
IV.
- Essas imagens remetem a qual manifestação artística?
- Vocês acham importante que um povo se orgulhe da arte que produz? Por quê?
- Quais artistas vocês diriam que melhor representam o povo brasileiro?
- Vocês acham que a arte pode ser uma fórma de lutar contra as injustiças? Por quê?
- Quais artistas brasileiros vocês admiram? Por quê?
f. Vocês conhecem a cantora que aparece na imagem quatro? O que vocês fariam se quisessem saber um pouco mais sobre ela?
- ênd .
- Como vocês costumam se informar sobre assuntos, pessoas, lugares ou eventos que desejam conhecer melhor?
- Pesquisando na internet.
- Consultando jornais ou revistas.
- Assistindo a programas informativos na tê vê.
- Consultando um livro ou uma enciclopédia.
- Perguntando a professores, familiares, amigos ou conhecidos.
- Filmes também podem ser uma fonte de informação? Justifiquem sua resposta.
- Os filmes que se propõem a retratar fatos reais são chamados de
- filmes de ficção.
- filmes baseados em histórias reais.
- filmes documentais ou documentários.
- Como vocês costumam se informar sobre assuntos, pessoas, lugares ou eventos que desejam conhecer melhor?
- Náu ét dis ímages ênd ensser dê .
II.
- Com base nas imagens, que informações é possível obter sobre essa artista?
b. Você vai ouvir um fragmento de um documentário. Já consegue imaginar qual pode ser o assunto dele? Quem ele retrata?
- dis ín :
- verificar o assunto e relacioná-lo ao tema da unidade;
- identificar características de documentários.
Eyes on grammar – EXAMPLES 2 AND 3
Documentário
Título: Nina: A historical perspective
Data: 1970
Fonte: DVD Nina: A historical perspective
NINA: A historical perspective. Direção: Joel Gold; Produção: Peter Aristotle Rodis. 1970. 1 dêvedê (23 ). minutos
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
minins
- ênd .
- uót dâs tâlqui ? abáuti
- xi tiú nót
- . fíãr
- .
- .
- uót dâs tâlqui ? abáuti
- ênd .
- ensser dê . questchion xi
- éskd dê interviuer tiú ensser . questchion
- dê tiú . râr
- dê tiú mór .
- xi dét ei óf táimes xi frí
- ét . rôum
- ôn .
- râr . fémili
- ín dê .
- tiú uót óf pípou Nô ? fíãr
- dê
- xi saíd dét ít tiú . frí , uai ín iór , ís fílem frí sou tiú ?
- ensser dê . questchion xi
think a lítol mór
- dê .
- Nina Simone teve que lutar contra o preconceito, pois foi discriminada por ser negra. Por que uma pessoa não deve ser discriminada em função da cor de sua pele?
- Vocês concordam com o que Nina Simone diz sobre liberdade? Justifiquem sua resposta. O que seria liberdade para vocês?
- Vocês conhecem artistas brasileiros que usam sua arte para combater o preconceito racial, como fazia Nina Simone? Quem são eles e o que fazem? Caso não conheçam, pesquisem e compartilhem com a turma, na próxima aula, as informações que encontrarem.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê ôn dê Apartháide ênd ensser dê .
- No verbete há predominância de verbos no
- presente.
- passado.
- futuro.
- Por quê?
- No verbete há predominância de verbos no
2. Náu ét dê ênd .
“Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa. It lasted from about 1950 to the early 1990s.” (p. 76)
“They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.” (p. 76)
“The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent.” (p. 76)
a. Escreva no caderno a fórma básica (infinitivo sem ) dos verbos em destaque. Você pode consultar a seção tiú ôn (88) ou a página óf (198), se achar necessário. página
Versão adaptada acessível
Atividade 2, item a.
Escreva no caderno a forma básica (infinitivo sem to) dos verbos "was", "lasted", "estabilished", "kept", "discriminated", "led" e "turned". Você pode consultar a seção Eyes on grammar (p. 88) ou a List of irregular verbs (p. 198), se achar necessário.
- Quais desses verbos são
- regulares?
- irregulares?
c. Que terminação indica que um verbo regular está conjugado no pést ?
3.
AFRICAN NATIONAL CONGRESS
A political party in South Africa, the African National Congress (ANC) espaço para resposta () um (support) the rights of black and mixed-race people through the apartheid era. Nelson Mandela, the first black president of South Africa, espaço para resposta () dois (belong) to the ANC.
In the early 1900s whites espaço para resposta () três (rule) South Africa. Blacks espaço para resposta () quatro (make up) most of the country’s population but espaço para resposta () cinco (have/not) equal rights. In 1912 black Africans who espaço para resposta () seis (want) equality formed (form) the party that espaço para resposta () sete (become) the ANC.
AFRICAN National Congress. In: BRITANNICA Students Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2015. 45-46. página
- Náu ensser dê ín .
- uót did dê dê Apartháide ?
- rú ?
- rú sáufi dê ?
- did blék pípou hév ?
- ênd .
- Copie no caderno os seguintes mapas semânticos e complete-os com vocabulário adequado. Pesquise nos textos desta unidade, em dicionários impressos ou on láine e/ou em outros recursos digitais, se necessário.
Versão adaptada acessível
Atividade 5, item a.
Reproduza no caderno os seguintes mapas semânticos e complete-os com vocabulário adequado. Pesquise nos textos desta unidade, em dicionários impressos ou on-line e/ou em outros recursos digitais, se necessário.
b. Agora, faça uma tabela como a do modelo a seguir, pensando em oposições. Se necessário, consulte a seção ôn .
segregation |
integration |
---|---|
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rít dê
Sua tarefa agora é criar, em grupo, um verbete de enciclopédia sobre algum destes gêneros musicais, todos eles originários de populações afrodescendentes do continente americano:
- ; blûs
- fank;
- diéz;
- régay;
- róqui;
- samba.
Vocês já viram exemplos e trabalharam com verbetes em Reading.
1. bifór pripérin iór , clôuse atenchãn .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Verbete de enciclopédia.
Qual é o tema? Um gênero musical de origem afrodescendente.
Qual é o objetivo? Fornecer informações essenciais sobre o gênero musical escolhido.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Em um mural na sala de aula.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, organizados em grupos.
túlbóks
- Fólou dis istépis. dei uil iú iór .
- Busquem o máximo de informações que puderem sobre o gênero musical escolhido. Pesquisem em fontes confiáveis na internet, como sáites de universidades, revistas especializadas e enciclopédias de credibilidade reconhecida.
- Organizem as informações obtidas em categorias, a fim de facilitar a escrita do verbete. As seguintes categorias podem ajudá-los no planejamento:
- descrição do gênero musical;
- origem e história;
- significado de termos diretamente ligados ao gênero;
- situação atual;
- ligação com o Brasil;
- curiosidades.
- Planejem a ordem das informações no verbete, começando pela definição ou descrição do gênero musical, seguida de sua origem e história, e encerrando com sua situação atual. Caso o verbete contenha outras categorias de informação (como termos específicos, relações com o Brasil, curiosidades), elas devem aparecer entre a origem e a história do gênero musical e sua situação atual. A ordem interna das categorias não é rígida; pode variar.
- Pensem em como as informações que vocês coletaram podem ser expressas em inglês. Conversem com os colegas de grupo e o professor, consultem este e outros livros, dicionários e enciclopédias. É importante lembrar que talvez algumas palavras não tenham correspondente na língua inglesa e, nesse caso, devem ser escritas em português, em itálico. Uma revisão sobre as fórmas no passado dos verbos em inglês também pode ser de grande valia.
- Façam a primeira versão do verbete. Não se preocupem, nesse momento inicial, com os erros. Nessa versão, vocês podem escrever em português os termos que não souberem expressar em inglês, para depois pesquisar como eles poderiam ficar nessa língua. Lembrem-se, contudo: o objetivo não é fazer um verbete em português primeiro e depois passá-lo para o inglês, mas redigir um verbete em inglês.
f. Em grupo e com a ajuda do professor, verifiquem se a sequência de informações de seu texto está adequada. Troquem o verbete de vocês com o de outro grupo, para que se ajudem na identificação do que está bom e do que pode ser melhorado nos textos.
stép Bék
- categorias próprias de verbetes;
- organização coerente das informações;
- vocabulário e construções adequados.
2. Náu dê tiú dê ôn dê clésrrum . bórdi mêik tiú Fólou dê .
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- lúqui Bék ét dê óf () ênd dê .
- O que as imagens de abertura desta unidade têm em comum?
- Vocês conhecem alguém retratado nessas imagens? Quem?
- Como elas se relacionam com o tema desenvolvido nesta unidade?
- Vocês acham que as imagens apresentam o tema de uma perspectiva negativa ou positiva? Por quê?
- Com que frequência vocês veem negros representados dessa mesma fórma em jornais, revistas, na televisão ou em sáites? Como vocês se sentem com isso?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- abáuti iú ín ênd dê .
- O que foi mais fácil nesta unidade? E o que foi mais difícil?
- O que você aprendeu sobre as conexões históricas e culturais entre a África e o Brasil? Você mudou de opinião sobre algum aspecto desse tema em função de algo que aprendeu na unidade? Justifique sua resposta.
- O que você aprendeu sobre verbetes de enciclopédia? E sobre documentários?
- Você achou a compreensão dos textos fácil ou difícil? Por quê?
- Você achou que escrever um verbete de enciclopédia foi fácil ou difícil? Por quê?
- Que conhecimentos novos sobre a língua inglesa você adquiriu nesta unidade?
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
Example 1
“Apartheid divided South Africans into four groups: white, Bantu (black), Colored (of mixed descent) and Asian. The policy created separated areas in cities for each group.
( página76)
Bare infinitive / Infinitivo |
Affirmative form / Afirmativo |
Negative form / Negativo |
Interrogative form / Interrogativo |
---|---|---|---|
divide |
I divided… |
I did not/didn’t divide… |
Did I divide…? |
You divided… |
You did not/didn’t divide… |
Did you divide…? |
|
He/She/It divided… |
He/She/It did not/didn’t divide… |
Did he/she/it divide…? |
|
We divided… |
We did not/didn’t divide… |
Did we divide…? |
|
You divided… |
You did not/didn’t divide… |
Did you divide…? |
|
They divided… |
They did not/didn’t divide… |
Did they divide…? |
Example 2
“They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.
The African National Congress (ANC) led the fight.”
( página 76)
“I had a couple times on stage when I really felt free.”
( página83; Documentário)
Bare infinitive / Infinitivo |
Affirmative form / Afirmativo |
Negative form / Negativo |
Interrogative form / Interrogativo |
---|---|---|---|
keep |
kept |
did not/didn’t keep |
Did… keep…? |
lead |
led |
did not/didn’t lead |
Did… lead…? |
have |
had |
did not/didn’t have |
Did… have…? |
feel |
felt |
did not/didn’t feel |
Did… feel…? |
• Para mais exemplos, consulte o anexo óf .
Example 3
“Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa.
many blacks in South Africa protested against apartheid. The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent.
Racial discrimination continued in South Africa.”
( página76)
“Quilombo is a Portuguese (Brazilian) term for a community of escaped slaves.
Quilombos existed throughout the era of slavery.”
( página79)
“I’ll tell you what freedom is to me: no fear.”
83; Documentário)
affirmative actions |
freedom |
minority |
racial discrimination |
rights |
indigenous/native people |
nonwhites |
segregation |
||
blacks |
prejudice |
racism |
slavery |
|
fight |
inequality |
protests |
racist |
slaves |