iuniti fór

Fotografia um. Duas mulheres negras vistas da cintura para cima. A da esquerda tem cabelos curtos encaracolados, usa par de brincos pequenos claros, blusa preta de mangas compridas com bolinhas brancas na gola. A da direita tem cabelos começando a ficar grisalhos, usa blusa cinza de mangas compridas. Ambas olham para frente, sorrindo. Ao fundo, parede com ilustrações em tons de verde, com folhas.
Jaqueline Goes de Jesus (1989) e Ester Cerdeira Sabino (1960), cientistas e professoras universitárias brasileiras integrantes da equipe que sequenciou o genoma da côvid dezenóve.
Fotografia dois. Homem preto visto do busto para cima, de cabelos compridos em dreadlocks, presos. Ele usa camisa de gola azul-claro, um brinco pequeno na orelha direita e olha para frente, sorrindo.
kaur rarti (1966), professor de Psicologia e Psiquiatria da Universidade de Columbia, Estados Unidos.
Fotografia três. Uma mulher e três crianças negras vistas da cintura para cima. A mulher tem cabelos castanhos curtos penteados para a esquerda e usa blusa de renda preta. Ao centro, um menino de cabelos pretos curtos, de regata branca, segura um bebê de colo, de cabelos pretos e regata azul. À direita, menina de cabelos escuros presos em coque, de vestido vermelho e cinto azul com laço na cintura.  Todos olham para frente, sorrindo. Ao fundo, vista parcial de casa de parede bege e janela branca.
Família do Quilombo Maria Romana em celebração ao Dia da Consciência Negra, Cabo Frio, Rio de Janeiro.
Fotografia quatro. Homem preto visto do busto para cima, com cabelos e barba grisalhos, com par de óculos de grau, blusa bege com estampa de motivos quadriculados pequenos em vermelho, amarelo e azul. Ele olha para frente, com leve sorriso.
Abdias Nascimento (1914-2011), escritor, poeta, dramaturgo, professor universitário e ativista do movimento negro brasileiro.
Fotografia cinco. Mulher preta vista do busto para cima. Ela tem cabelos grisalhos e volumosos, presos com faixa tipo corda no topo da cabeça, vestindo blusa estampada, de linhas e formas geométricas coloridas, com brinco em formato de gota grande na orelha esquerda.
Conceição Evaristo (1946), escritora, professora, doutora em Literatura e ativista dos movimentos de valorização da cultura negra brasileira.
Fotografia seis. Mulher preta vista do busto para cima, de frente para uma mesa de madeira. Ela tem cabelos pretos presos para trás, lenço sobre o pescoço e blusa azul-escuro de mangas compridas. Olha para frente sorrindo, o braço esquerdo sobre a mesa e a mão direita apoiando-se sobre ela. À frente dela, há um notebook branco aberto, uma xícara branca com pires no canto mais distante da mesa e um telefone celular ao lado do notebook.
Executiva afrodescendente.
Fotografia sete. Dois adolescentes pretos, um ao lado do outro. Ela está à esquerda, tem cabelos pretos encaracolados e volumosos, usa blusa azul-escuro com detalhes na gola em branco, azul e vermelho e brinco de pena na orelha direita. Ela sorri e aponta com o dedo indicador da mão direita para um caderno. Ele olha para o mesmo caderno, tem cabelos pretos raspados nas laterais e mais volumosos no topo, usa camiseta branca com listras finas em azul, branco e vermelho na gola. Ao fundo, há uma janela  por onde se veem folhas verdes à luz do dia.
Estudantes no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Salvador, Bahia.
Fotografia oito. Mulher preta vista dos ombros para cima, com o corpo para a esquerda. Ela tem cabelos pretos em coque arredondado no topo da cabeça. Tem brinco na orelha esquerda e usa blusa azul e branca com pequenas estampas em verde, branco e vermelho. Ela olha para frente com um leve sorriso.
Chimamanda Nigozi Adichie (1977), escritora nigeriana.

Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia e filme documentário.

Tema: conexões culturais e históricas entre África e Brasil.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos verbete de enciclopédia e documentário;
  • refletir sobre as conexões históricas e culturais entre africanos e afrodescendentes, enfatizando a luta pela liberdade e pela igualdade no passado e no presente.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. ét dis ímages ênd ensser .
Fotografia. Mulher vista da cintura para cima, cantando com um microfone no pedestal à frente dela. Ela tem cabelos encaracolados penteados para a esquerda em castanho e loiro. Usa brincos de grandes argolas nas orelhas, blusa regata azul-escuro e um bracelete dourado no antebraço esquerdo. Ao fundo, parede com blocos em marrom e bege.

II.

Fotografia. Três pessoas dançando, fazendo passos na rua. À frente, homem de cabelos e barba pretos, de camisa azul e cinza quadriculada de mangas curtas, calça bege, tênis pretos e chapéu cinza. Ele está com o corpo e as duas pernas dobradas para cima, com o corpo equilibrado pelo braço esquerdo. Ao fundo, à esquerda, uma mulher em pé, com os braços para cima, de cabelos pretos longos e calça jeans, com as pernas afastadas. À direita, um homem de chapéu preto sobre a cabeça, camiseta azul e calça jeans, de par de tênis pretos dando um passo para a frente.

III.

Fotografia. Em um palco de teatro, duas mulheres encenando. À frente, uma mulher vista de costas, sentada, de cabelos em formato arredondado de cor castanho, de casaco de mangas compridas em bege e vestido vermelho. À frente dela, uma mulher com o mesmo tipo de roupa, negra e de cabelos curtos, em castanho claro. Ela olha para a outra e com a mão direita sobre o joelho direito. Há uma caixa quadrada branca com tampo preto entre elas. Ao fundo, cenário com objetos marrons e brancos.
  1. Relacionem as imagens com seus temas.
    • dança
    • música
    • teatro
  1. O que essas imagens têm em comum?
  1. Escolham os gêneros musicais que vocês acham que têm origem nas culturas negras ao redor do mundo.
    1. blûs
    2. kãntri
    3. fank
    4. rép
    5. régay
    6. róqui
    7. samba
    8. valsa

d. Vocês gostam de algum desses gêneros musicais? Quais?

Ícone de atividade oral.
  1. ét dis ímages. dên ensser .
Fotografia. Em sépia, dezenas de homens em pé no convés de um navio, de roupas brancas de mangas compridas, calça e quepe, com lenço escuro ao redor do pescoço e pontas caídas no peito. Na parte superior, degrau com os outros homens em pé, perto do mastro ao centro.
Participantes da Revolta da Chibata (Brasil, 1910).

II.

Fotografia. Em preto e branco, vista do alto de rua com dezenas de pessoas negras marchando na rua ao lado de carros. Entre elas, cartazes em branco com textos como: FREE SOUTH AFRICA, REMEMBER SOWETO e FREE NELSON MANDELA.
Manifestações contra o Apartháide (África do Sul, 1986).
  1. O que essas imagens têm em comum?
  1. Que países estão representados nelas?

c. Em que século aconteceram os eventos fotografados?

Ícone de atividade oral.
  1. Náu ímages ai ênd ín . dên .
Fotografia. Em uma rua, pessoas se manifestando, em pé, algumas carregando cartazes. À frente, ao centro, menino de cabelos pretos curtos e camiseta preta. Na frente dele, cartaz preto com texto em branco: CONTRA O GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA. À esquerda, senhora de cabelos brancos penteados para trás, de blusa e calça pretas, com casaco branco de mangas comprida e par de óculos de grau. Ao fundo, à direita, pessoa vista parcialmente com um cartaz preto e texto em branco: QUEREMOS VIDA!

II.

Fotografia. Vista geral de rua com uma multidão de pessoas em pé. À frente delas, uma faixa grande em preto, com texto em branco: BLACK LIVES MATTER. Ao fundo, outras pessoas com cartazes e prédios de tamanho médio e alto, à esquerda e à direita. No alto, céu nublado.
Movimentos negros em protesto contra a violência.
  1. Que época e que países vocês acham que essas imagens retratam?
  1. Essas imagens mostram manifestações contra a violência. Que tipo de violência é essa? Justifique.

c. Vocês conseguem pensar em outras fórmas de violência vivenciadas por esses grupos sociais?

Ícone de atividade oral.

4. téquisti ênd ensser .

enciclopédia

(en.ci.clo..di:a)

reticências

2. Obra de referência e consulta, que reúne vasta soma de conhecimentos humanos ou abrange apenas determinada área desses conhecimentos

reticências

ENCICLOPÉDIA. In: AULETE Digital. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. Disponível em: https://oeds.link/4zUt3B. Acesso em: 4 julho 2022.

  1. Vocês acham que seria possível reunir todo o conhecimento humano em um único livro? Justifiquem.
  1. De acordo com o verbete, todas as enciclopédias apresentam o mesmo tipo de informação? Por quê?

c. Formem grupos de quatro ou cinco alunos. Escolham um dos eventos da questão 2 e pesquisem sobre ele em uma enciclopédia. Compartilhem suas descobertas com a classe.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que vocês sabem sobre a história da África do Sul?
    1. Para saber mais sobre esse país e sua história, qual destas obras vocês consultariam?
      1. atlas
      2. dicionário
      3. enciclopédia
Ícone de atividade no caderno.
  1. dét téquisti ár tiú ís tiú ímage óf fróm táime tiú , ensser .
    1. De que assunto ele deve tratar?
    1. Onde ele pode ter sido publicado originalmente?
  1. dis ín :
    • ampliar o conhecimento sobre o assunto do texto;
    • identificar características de verbetes de enciclopédia.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1, 2 AND 3

Apartheid

Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa. It lasted from about 1950 to the early 1990s. [...]

[...] for many years the white people of South Africa controlled the country’s government. They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.

Apartheid divided South Africans into four groups: white, Bantu (black), Colored (of mixed descent) and Asian. The policy created separate areas in cities for each group. Members of a group were not allowed to live, operate businesses or own land outside of their area. Under “pass” laws, nonwhites had to carry passes while in white areas. Other laws set up separate schools and restricted each race to different types of jobs. [...]

With the support of some whites, many blacks in South Africa protested against apartheid. The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent. [...] Other countries also condemned apartheid. In 1985, Great Britain and the United States restricted trade with South Africa.

In response to the protests, the South African government granted nonwhites some rights in the late 1980s. In 1990-91, the government led by President F. W. de Klerk ended most of the apartheid laws. In 1994, all races were allowed to vote in a national election. Nelson Mandela, leader of the ANC, was elected president. Apartheid was over, but its effects remained. Racial discrimination continued in South Africa.

Fotografia. Vista geral de local fechado com paredes cinza e vários cartazes. Ao centro, na parte superior, faixa em laranja, com texto em preto: STRAND & SEE NET BLANKES BEACH & SEA WHITES ONLY.

APARTHEID. In: BRITANNICA Students Encyclopedia. Chicago, Estados Unidos: Encyclopaedia Britannica, 2015. página 145.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd ensser .
    1. uót ís pãrpouze óf téquisti ?
    1. uót uas Apartháide?
    1. rráu did Apartháide lást és na oficial ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. bést téquisti .
    1. Éfrican néchional uas dét
      1. léd Apartháide.
      2. Apartháide cístem.
      3. sáufi Apartháide.
    1. Iunáited ênd grêit brítein trêid sáufi ín
      1. .
      2. .
      3. .
    1. Apartháide Lós uêr ín
      1. .
      2. .
      3. .
Ícone de atividade no caderno.
    1. uas Apartháide bái pípou óf sáufi ênd bái internéchional comiuniti?
    1. did ênd óf Apartháide ín ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ét sôrci óf téquisti ênd .
    1. téquisti ôn Apartháide uas ín
      1. a .
      2. .
      3. na .
    1. ín , ín óf ár tiú
      1. .
      2. .
      3. informeichion.

Task 2

bifór rídin
Ícone de atividade no caderno.
  1. ét dis ímages ênd .
Fotografia. Uma estátua de ferro grande, de um homem em tons de cinza escuro. Ele está com o corpo para a direita, com uma lança na mão direita levantada e braço esquerdo apontado para a frente. Ele está sem camiseta, com o corpo um pouco musculoso e calça dobrada até os joelhos. Na base da estátua há uma grade com lanças pontudas curtas contornando e placa de metal na base. Ao fundo, céu azul e nuvens brancas.

II.

Fotografia. Duas mulheres em pé, vistas de corpo inteiro, uma ao lado da outra, fazendo um passo de dança com os pés afastados na horizontal Elas são negras, de cabelos trançados, com vestido comprido em padrões de rosa, preto e amarelo. Ambas estão descalças, olhando para baixo. Ao fundo, faixa branca na vertical com frases e imagem do busto de um homem preto.

III.

Fotografia. Dois homens um de frente para o outro, fazendo passos de capoeira. À esquerda, homem  com regata branca e calça vermelha, com listras finas na vertical em amarelo e verde, e tênis pretos. Ele está com o corpo equilibrado com a perna esquerda e a perna direita, esticada para a frente. À direita, um homem de cabelos pretos, com camiseta, calça e sapatos brancos, o corpo curvado para o seu lado esquerdo baixo, com perna esquerda no chão e a outra para trás, com braço esquerdo tocando o chão e o outro sobre o rosto. Em segundo plano, outras pessoas em pé e mais atrás, árvores de folhas verdes e céu claro.
  1. Que país as imagens retratam?
  1. Relacione as imagens ao que está representado nelas.
    • dança
    • luta
    • personagem histórico
  1. Quem você acha que é o personagem histórico retratado?

d. O que você sabe sobre ele?

Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ét dis ódêr ímages ênd ensser .
Fotografia. Vista geral de local cercado com paredes feitas com troncos finos de madeira com espaço entre eles, com árvores ao fundo. Na área coberta com telhas em placas, há uma mesa e dois bancos longos de madeira, à direita.  Ao centro, uma viga grande de madeira escora o teto.
Pátio e refeitório da Escola Municipal Antônio Alves Moreira, no Quilombo São José da Serra, Valença, Rio de Janeiro.

II.

Fotografia. Vista geral de local com chão de terra e grama baixa. À direita, árvores de copa cheia, perto de uma casa grande, paredes beges e telhado de palha cinza. As janelas não tem vidros e sim estruturas com ripas de madeira em motivos geométricos. Ao fundo, outras árvores e acima, céu azul e nuvens brancas.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares, União dos Palmares, Alagoas.
  1. O que essas imagens têm em comum?
  1. O que você sabe sobre as comunidades retratadas?

c. Qual é a relação entre essas comunidades e o personagem que aparece nas imagens um e dois da questão 1? À qual das comunidades retratadas na questão 2 costuma-se associá-lo?

Ícone de atividade oral.
  1. ênd .
    1. Leiam os títulos a seguir e indiquem se eles se referem a uma enciclopédia sobre conhecimentos gerais ou de uma área específica.
  1. uorld
  2. óf natiur
  3. uorld búk
  4. óf uorld isleiveri
  1. Observem o título de enciclopédia da opção quatro. Vocês sabem o significado de “isleiveri ”? E de “isleive”? Caso não saibam, procurem em um dicionário ou na internet ou perguntem ao professor.

c. Vocês já conseguem imaginar que texto vão ler a seguir? De que será que ele trata? De onde pode ter sido retirado?

  1. dis ín :
    • identificar as principais informações apresentadas no verbete;
    • verificar o propósito do verbete de enciclopédia.

Eyes on grammar  EXAMPLE 3

Quilombos and Palenques

Quilombo is a Portuguese (Brazilian) term for a community of escaped slaves. The term was originally used by the people of Palmares, the largest and most enduring quilombo, but has since been applied to Brazilian maroon communities in general. The related term mocambo is nearly synonymous, but sometimes suggests a smaller or more temporary encampment. Similar communities existed in Spanish America, where they were called palenques […].

Quilombos […] existed throughout the era of slavery. The first were founded in the sixteenth century, and we have records of Brazilian attacks on them as late as 1876. They were spread from Maranhão, in the north, to Rio de Janeiro, in the south. Many were located within a few miles of the coast, but some existed deep in the Amazonian interior. Nor are these lists exhaustive. Secret by definition, many quilombos and palenques remain undiscovered and, therefore, unremembered.

[…]

QUILOMBOS and palenques. In: RODRIGUEZ, (edição.). Encyclopedia of slave resistance and rebellion. Westport: Greenwood Press, 2007, volume2. página 405.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser abáuti téquisti .
    1. uót óf informeichion dâs présânt abáuti ênd palênques?
      1. uót dis .
      2. palênquesuêr
      3. palênques
    1. ín uítch uêr dis ei fór ?
  1. uót ís óf ”?
  1. uítch uas ?
  1. ?

f. uót ís bituín , ênd palênques?

espaço para resposta (um) suggest a smaller or temporary camp compared to a espaço para resposta (dois).

espaço para resposta (três) is the term used in Hispanic America.

Ícone de atividade no caderno.
  1. téquisti ênd .
    1. métch iuzed ín téquisti tiú
      1. .
      2. .
      • mór
    1. ríd tchu lârnbôudi.

The term was originally used by the people of Palmares, the largest and most enduring quilombo

QUILOMBOS and palenques. In: RODRIGUEZ, J. P. (edição.). Encyclopedia of slave resistance and rebellion. Westport: Greenwood Press, 2007. volume 2. página405.

“O maior e mais duradouro quilombo foi Palmares, no nordeste do Brasil Ativo por quase todo o século dezessete, no seu apogeu Palmares compunha-se de diversas aldeias com milhares de habitantes.”

ORSER JUNIOR, C. E.; FUNARI, P. P. A. Pesquisa arqueológica inicial em Palmares. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, volume18, n. 2, página54, dezembro 1992.

Ícone de atividade no caderno.
  1. lást fróm uan mór táime ênd .
    1. uót dâs íu en- uôrdis ênd ”?
    1. ôn ensser , uót fróm lást óf .
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Como já vimos, o fim do Apartháide não significou o fim dos seus efeitos. O mesmo pode ser dito sobre o fim da escravidão no Brasil? Justifiquem sua resposta.
    1. No período da escravidão, os negros eram considerados inferiores aos brancos, tanto que precisavam fugir e se esconder nos quilombos. Vocês acham que essa mentalidade ainda existe no Brasil de hoje? Justifiquem sua resposta.
  1. Vocês já viveram, presenciaram ou tomaram conhecimento de alguma situação em que alguém foi ofendido ou ridicularizado por ser negro ou indígena? Em sua opinião, por que esse tipo de discriminação ainda acontece? O que pode ser feito para combater esse comportamento?
  1. O que é considerado importante o suficiente para estar em uma enciclopédia, fonte dos textos lidos, pode variar de lugar para lugar ou de época para época? Comentem.

e. Se vocês fossem organizar uma enciclopédia, que conteúdos incluiriam a respeito da população negra brasileira?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór lissenin

  1. ét dis ímages ênd ensser .
Fotografia. Vista do alto de mãos de uma pessoa morena batendo sobre bongô. Na mão esquerda, aliança dourada no dedo anelar. O instrumento, visto parcialmente, é similar a um tambor em tons de amarelo.

II.

Fotografia. Vista geral de várias pessoas sentadas ao redor de mesas plásticas brancas ao ar livre em frente a prédios de estilo colonial nas cores azul e rosa tocando instrumentos. A maioria está com camisetas em amarelo e preto, dois homens à esquerda, com chapéu bege sobre a cabeça. Ao fundo, à esquerda, outras pessoas em pé. Em terceiro plano, troncos de árvores.

III.

Fotografia. O torso de um homem negro visto do pescoço até a cintura, tocando com as duas mãos um violão pequeno de madeira clara de oito cordas. Ele usa camiseta branca de gola e mangas curtas. Ao fundo, casa de parede azul com janela.

IV.

Fotografia. Parede de local em branco, com um arco na parte superior, em tons de bege claro. Mais abaixo, placa de pedra branca com letras douradas em formato de meia lua com faixa na parte de baixo. Mais abaixo, fotografia com o rosto da cantora Clara Nunes sorrindo, uma mulher negra de cabelos crespos, longos e escuros. Acima da fotografia, placa com o texto: Casa de Cultura, Clara Nunes.
  1. Essas imagens remetem a qual manifestação artística?
  1. Vocês acham importante que um povo se orgulhe da arte que produz? Por quê?
  1. Quais artistas vocês diriam que melhor representam o povo brasileiro?
  1. Vocês acham que a arte pode ser uma fórma de lutar contra as injustiças? Por quê?
  1. Quais artistas brasileiros vocês admiram? Por quê?

f. Vocês conhecem a cantora que aparece na imagem quatro? O que vocês fariam se quisessem saber um pouco mais sobre ela?

Ícone de atividade oral.
  1. ênd .
    1. Como vocês costumam se informar sobre assuntos, pessoas, lugares ou eventos que desejam conhecer melhor?
      1. Pesquisando na internet.
      2. Consultando jornais ou revistas.
      3. Assistindo a programas informativos na tê vê.
      4. Consultando um livro ou uma enciclopédia.
      5. Perguntando a professores, familiares, amigos ou conhecidos.
    1. Filmes também podem ser uma fonte de informação? Justifiquem sua resposta.
    1. Os filmes que se propõem a retratar fatos reais são chamados de
      1. filmes de ficção.
      2. filmes baseados em histórias reais.
      3. filmes documentais ou documentários.
Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ét dis ímages ênd ensser .
Fotografia. Em preto e branco. A cantora Nina Simone vista da cintura para cima, com o corpo para a esquerda e rosto voltado para a frente. Ela usa faixa sobre a cabeça escondendo os cabelos, par de brincos grandes, vestido de alças finas e de tecido claro com estampas em motivos geométricos. Ela está com a boca aberta e segura na mão direita um microfone com  fio. Ao fundo, local escuro e com luzes claras de formato redondo.

II.

Fotografia. Em preto e branco. A cantora Nina Simone vista da cintura para cima, sentada, com o corpo para a direita. Ela tem cabelos curtos pretos, com par de brincos grandes e colar largo no pescoço, com vestes claras, de mangas bufantes até os cotovelos. Ela está com as mãos tocando as teclas de um piano preto e sobre ele, microfone fino de frente para a boca dela.
  1. Com base nas imagens, que informações é possível obter sobre essa artista?

b. Você vai ouvir um fragmento de um documentário. Já consegue imaginar qual pode ser o assunto dele? Quem ele retrata?

Ícone de atividade de áudio.
  1. dis ín :
    • verificar o assunto e relacioná-lo ao tema da unidade;
    • identificar características de documentários.

Eyes on grammar  EXAMPLES 2 AND 3

Documentário

Título: Nina: A historical perspective

Data: 1970

Fonte: DVD Nina: A historical perspective

NINA: A historical perspective. Direção: Joel Gold; Produção: Peter Aristotle Rodis. 1970. 1 dêvedê (23 minutos).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. ênd .
    1. uót dâs tâlqui abáuti?
    1. xi tiú nót
      1. fíãr.
      2. .
      3. .
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. ênd .
    1. ensser questchion . xi
      1. éskd interviuer tiú ensser questchion .
      2. tiú râr.
      3. tiú mór .
    1. xi dét ei óf táimes xi frí
      1. ét rôum.
      2. ôn .
      3. râr fémili.
      4. ín .
    1. tiú uót óf pípou fíãr?
    1. xi saíd dét ít tiú frí. uai, ín iór , ís fílem frí sou tiú ?

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Nina Simone teve que lutar contra o preconceito, pois foi discriminada por ser negra. Por que uma pessoa não deve ser discriminada em função da cor de sua pele?
    1. Vocês concordam com o que Nina Simone diz sobre liberdade? Justifiquem sua resposta. O que seria liberdade para vocês?
    1. Vocês conhecem artistas brasileiros que usam sua arte para combater o preconceito racial, como fazia Nina Simone? Quem são eles e o que fazem? Caso não conheçam, pesquisem e compartilhem com a turma, na próxima aula, as informações que encontrarem.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ôn Apartháide ênd ensser .
    1. No verbete há predominância de verbos no
      1. presente.
      2. passado.
      3. futuro.
    1. Por quê?
Ícone de atividade no caderno.

2. Náu ét ênd .

Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa. It lasted from about 1950 to the early 1990s.” (p. 76)

They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.” (p. 76)

The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent.” (p. 76)

a. Escreva no caderno a fórma básica (infinitivo sem tiú) dos verbos em destaque. Você pode consultar a seção ôn (página88) ou a óf (página198), se achar necessário.

Versão adaptada acessível

Atividade 2, item a.

Escreva no caderno a forma básica (infinitivo sem to) dos verbos "was", "lasted", "estabilished", "kept", "discriminated", "led" e "turned". Você pode consultar a seção Eyes on grammar (p. 88) ou a List of irregular verbs (p. 198), se achar necessário.

  1. Quais desses verbos são
    1. regulares?
    2. irregulares?

c. Que terminação indica que um verbo regular está conjugado no pést ?

Ícone de atividade no caderno.

3.

AFRICAN NATIONAL CONGRESS

A political party in South Africa, the African National Congress (ANC) espaço para resposta (um) (support) the rights of black and mixed-race people through the apartheid era. Nelson Mandela, the first black president of South Africa,espaço para resposta (dois) (belong) to the ANC.

In the early 1900s whites espaço para resposta (três) (rule) South Africa. Blacksespaço para resposta (quatro) (make up) most of the country’s population butespaço para resposta (cinco) (have/not) equal rights. In 1912 black Africans who espaço para resposta (seis) (want) equality formed (form) the party that espaço para resposta (sete) (become) the ANC.

AFRICAN National Congress. In: BRITANNICA Students Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2015. página45-46.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ensser ín .
    1. uót did Apartháide ?
    1. ?
    1. sáufi ?
    1. did blék pípou hév ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd .
    1. Copie no caderno os seguintes mapas semânticos e complete-os com vocabulário adequado. Pesquise nos textos desta unidade, em dicionários impressos ou on láine e/ou em outros recursos digitais, se necessário.
Versão adaptada acessível

Atividade 5, item a.

Reproduza no caderno os seguintes mapas semânticos e complete-os com vocabulário adequado. Pesquise nos textos desta unidade, em dicionários impressos ou on-line e/ou em outros recursos digitais, se necessário.

Dois organogramas, um ao lado do outro. O primeiro tem a palavra discrimination ao centro. Abaixo, a palavra racism. Ao redor, cinco caixas de texto em branco (espaços para respostas). O segundo organograma tem a palavra equality no centro, e a expressão freedom for all acima. Ao redor, cinco caixas de texto em branco (espaços para respostas). No canto superior direito, ícone Notebook.

b. Agora, faça uma tabela como a do modelo a seguir, pensando em oposições. Se necessário, consulte a seção ôn .

Ícone. Notebook.
Discrimination vs. Equality

segregation

integration

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rít

Sua tarefa agora é criar, em grupo, um verbete de enciclopédia sobre algum destes gêneros musicais, todos eles originários de populações afrodescendentes do continente americano:

  • blûs;
  • fank;
  • diéz;
  • régay;
  • róqui;
  • samba.

Vocês já viram exemplos e trabalharam com verbetes em Reading.

1. bifór pripérin iór , clôuse atenchãn .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Verbete de enciclopédia.

Qual é o tema?Um gênero musical de origem afrodescendente.

Qual é o objetivo?Fornecer informações essenciais sobre o gênero musical escolhido.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Em um mural na sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes da turma, organizados em grupos.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. Fólou dis istépis. dei uil iór .
    1. Busquem o máximo de informações que puderem sobre o gênero musical escolhido. Pesquisem em fontes confiáveis na internet, como sáites de universidades, revistas especializadas e enciclopédias de credibilidade reconhecida.
    1. Organizem as informações obtidas em categorias, a fim de facilitar a escrita do verbete. As seguintes categorias podem ajudá-los no planejamento:
      • descrição do gênero musical;
      • origem e história;
      • significado de termos diretamente ligados ao gênero;
      • situação atual;
      • ligação com o Brasil;
      • curiosidades.
    1. Planejem a ordem das informações no verbete, começando pela definição ou descrição do gênero musical, seguida de sua origem e história, e encerrando com sua situação atual. Caso o verbete contenha outras categorias de informação (como termos específicos, relações com o Brasil, curiosidades), elas devem aparecer entre a origem e a história do gênero musical e sua situação atual. A ordem interna das categorias não é rígida; pode variar.
  1. Pensem em como as informações que vocês coletaram podem ser expressas em inglês. Conversem com os colegas de grupo e o professor, consultem este e outros livros, dicionários e enciclopédias. É importante lembrar que talvez algumas palavras não tenham correspondente na língua inglesa e, nesse caso, devem ser escritas em português, em itálico. Uma revisão sobre as fórmas no passado dos verbos em inglês também pode ser de grande valia.
  1. Façam a primeira versão do verbete. Não se preocupem, nesse momento inicial, com os erros. Nessa versão, vocês podem escrever em português os termos que não souberem expressar em inglês, para depois pesquisar como eles poderiam ficar nessa língua. Lembrem-se, contudo: o objetivo não é fazer um verbete em português primeiro e depois passá-lo para o inglês, mas redigir um verbete em inglês.

f. Em grupo e com a ajuda do professor, verifiquem se a sequência de informações de seu texto está adequada. Troquem o verbete de vocês com o de outro grupo, para que se ajudem na identificação do que está bom e do que pode ser melhorado nos textos.

stép Bék

Ícone de atividade no caderno.
  • categorias próprias de verbetes;
  • organização coerente das informações;
  • vocabulário e construções adequados.

2. Náu tiú ôn clésrrum bórdi. mêik tiú Fólou .

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. lúqui Bék ét óf () ênd .
    1. O que as imagens de abertura desta unidade têm em comum?
    1. Vocês conhecem alguém retratado nessas imagens? Quem?
    1. Como elas se relacionam com o tema desenvolvido nesta unidade?
    1. Vocês acham que as imagens apresentam o tema de uma perspectiva negativa ou positiva? Por quê?
    1. Com que frequência vocês veem negros representados dessa mesma fórma em jornais, revistas, na televisão ou em sáites? Como vocês se sentem com isso?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. abáuti ín ênd .
    1. O que foi mais fácil nesta unidade? E o que foi mais difícil?
    1. O que você aprendeu sobre as conexões históricas e culturais entre a África e o Brasil? Você mudou de opinião sobre algum aspecto desse tema em função de algo que aprendeu na unidade? Justifique sua resposta.
    1. O que você aprendeu sobre verbetes de enciclopédia? E sobre documentários?
    1. Você achou a compreensão dos textos fácil ou difícil? Por quê?
    1. Você achou que escrever um verbete de enciclopédia foi fácil ou difícil? Por quê?
    1. Que conhecimentos novos sobre a língua inglesa você adquiriu nesta unidade?

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

Example 1

Apartheid divided South Africans into four groups: white, Bantu (black), Colored (of mixed descent) and Asian. The policy created separated areas in cities for each group.

(página76)

PAST SIMPLE – REGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES – VERBOS REGULARES

Bare infinitive / Infinitivo

Affirmative form / Afirmativo

Negative form / Negativo

Interrogative form / Interrogativo

divide

I divided…

I did not/didn’t divide…

Did I divide…?

You divided…

You did not/didn’t divide…

Did you divide…?

He/She/It divided…

He/She/It did not/didn’t divide…

Did he/she/it divide…?

We divided…

We did not/didn’t divide…

Did we divide…?

You divided…

You did not/didn’t divide…

Did you divide…?

They divided…

They did not/didn’t divide…

Did they divide…?

Example 2

They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.

The African National Congress (ANC) led the fight.”

(página 76)

I had a couple times on stage when I really felt free.”

(página83; Documentário)

PAST SIMPLE – IRREGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES – VERBOS IRREGULARES

Bare infinitive / Infinitivo

Affirmative form / Afirmativo

Negative form / Negativo

Interrogative form / Interrogativo

keep

kept

did not/didn’t keep

Did… keep…?

lead

led

did not/didn’t lead

Did… lead…?

have

had

did not/didn’t have

Did… have…?

feel

felt

did not/didn’t feel

Did… feel…?

Para mais exemplos, consulte o anexo óf .

Example 3

Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa.

many blacks in South Africa protested against apartheid. The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent.

Racial discrimination continued in South Africa.

(página76)

Quilombo is a Portuguese (Brazilian) term for a community of escaped slaves.

Quilombos existed throughout the era of slavery.

(página79)

I’ll tell you what freedom is to me: no fear.

83; Documentário)

DISCRIMINATION vs. EQUALITY / DISCRIMINAÇÃO vs. IGUALDADE

affirmative actions

freedom

minority

racial discrimination

rights

indigenous/native people

nonwhites

segregation

blacks

prejudice

racism

slavery

fight

inequality

protests

racist

slaves