Project 1 – “ ingleshes ” dê Glôube
Produto final: uma minienciclopédia.
[Gênero discursivo: verbete de enciclopédia.]Gênero discursivo: verbete de enciclopédia.
Tema: o alcance global do inglês.
Os objetivos deste projeto são:
- criar uma minienciclopédia sobre as variedades do inglês;
- praticar a compreensão e a criação de entradas de enciclopédias;
- discutir questões relacionadas ao uso da língua inglesa em diferentes países e compreender as variedades do inglês como expressão das culturas desses países.
guétin stárted
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê .
- Que enciclopédias vocês conhecem ou já consultaram?
- Vocês concordam que as enciclopédias são uma importante fonte de conhecimento? Por quê?
- Como vocês pesquisariam em que países do mundo o inglês é falado como língua oficial ou principal?
2. dê ênd dê .
LANGUAGE. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2010. volume 1, página 104-106.
- uót ís dê óf ?
- rráu mêni dâs óf dê ? hév
- , téquisti rráu du lenguages ?
- ét dê ênd Bék iú ín , iuniti fór uót és óf ? jãnrá
- dê iuse óf ímages és part óf dê ? ? uai
3. Náu .
NAMIBIA. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2010. 9, volume 6-7. página
- ensser dê abáuti dê .
- uót ís dê subijequiti óf ?
- uítch óf dê informeichion abáuti
- dê lenguages ín dê ? kãntri
- dê ?
- mein ? actívitis
- dê dét tiú ?
- rráu dâs óf , prôujéct dét , ís óf ?
- dê ênd dê . ensser
- dê téquisti óf na ís
- .
- .
- .
- atenchãn iuzed ín dê . uót ís dê vêrbi ?
- pést .
- présânt .
- présânt .
- dê téquisti óf na ís
6. ênd na . dên .
lingua franca n language used for communication between people of different mother tongues.
LINGUA FRANCA. In: COLLINS English Dictionary & Thesaurus. Glasgow: HarperCollins, 2005. 161. página
“[…] This is by definition what it means for a language to be international – that it spreads and becomes a global lingua franca for the benefit of all, rather than being distributed to facilitate communication with the natives.”
JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015. página 44.
- uai cúld ei ?
- uót ís abáuti ei ? iór . ensser
- uúd iú laiqui mór abáuti dê óf ? iór . ensser
e. ódêr óf uér ís dê mein ór oficial . lenguadji
7. ét sâm óf fróm . búk dên dê bituín . iú ken lúqui âpí dê iú nou ór ôn dê . internéti
Indian English |
English English |
---|---|
Helloji! |
Hello! |
Thank youji! |
Thank you! |
Singapore English |
English English |
---|---|
She eat here yesterday. |
She ate here yesterday. |
She look after my niece and nephew. |
She looks after my niece and nephew. |
I bought a lot of furnitures. |
I bought a lot of furniture. |
Yah sat on elephant’s back. |
Yah sat on an elephant’s back. |
Australian English |
English English |
---|---|
footpath |
pavement |
station |
stock farm |
barbie |
barbecue |
arvo |
afternoon |
Nigerian, Malaysian and Zambian English |
English English |
---|---|
Discuss about the questions. |
Discuss the questions. |
Fonte das informações: JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015.
pripérin dâ prôujéct
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- iú ár ei - míni. dê ênd du dê .
- Neste projeto, a turma vai produzir uma minienciclopédia com o tema “ ingleshes ” dê Glôube. Para isso, vocês vão se reunir em pequenos grupos e, com a ajuda do professor, elaborarão os verbetes da minienciclopédia. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que julgarem necessários:
- como e onde será realizado o trabalho de elaboração dos verbetes;
- como a minienciclopédia será organizada;
- quanto tempo será necessário para concluir o trabalho;
- quando será feita a apresentação do projeto para a escola.
- Neste projeto, a turma vai produzir uma minienciclopédia com o tema “ ingleshes ” dê Glôube. Para isso, vocês vão se reunir em pequenos grupos e, com a ajuda do professor, elaborarão os verbetes da minienciclopédia. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que julgarem necessários:
b. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno e o completem com os dados que faltam.
Sobre a produção proposta
Qual é o produto final? Uma minienciclopédia.
Qual é o gênero discursivo? Verbete de enciclopédia.
Qual é o objetivo? Apresentar países que têm o inglês como língua oficial ou principal.
Qual é o tema? O alcance da língua inglesa no mundo.
A quem se dirige? À turma e à comunidade escolar.
Como e onde será divulgada?
Quem participará? Toda a turma, organizada em grupos.
Qual será a data de divulgação?
Quais serão os recursos materiais necessários?
- bái dê .
- Antes de começar a preparar os textos, cada grupo, com a mediação do professor, escolherá um país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial.
- Os grupos devem pesquisar textos em língua inglesa sobre o país escolhido em fontes confiáveis, como em sáites de universidades, instituições de pesquisa e órgãos oficiais ou em enciclopédias virtuais e impressas.
hénds ón
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- ensser dê iór .
- Sobre qual país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial vocês pretendem escrever o verbete? Por que vocês escolheram esse país?
- Que tipos de informações vocês acharam interessantes no verbete que leram sobre a Namíbia e gostariam de incluir no verbete que vão elaborar? Que outras informações ou curiosidades vocês gostariam de apresentar no verbete?
- Como vocês pensam em organizar essas informações no verbete? Que recursos visuais (imagens, gráficos, mapas etcétera.) vocês acham que podem inserir para ilustrar e enriquecer o trabalho?
- Como vocês dividirão as tarefas (pesquisa, seleção de dados, escrita, revisão e reescrita)?
- dê iú ken présânt abáuti dê . kãntri iuse dê tiú . iú
- Quando o inglês foi introduzido no país?
- Como o inglês chegou lá?
- Que outras línguas são faladas no país?
- O inglês é usado em todos os contextos ou em apenas alguns, como para tratar de assuntos do governo, na educação ou nos negócios?
- Citem algumas das modificações mais importantes que a língua inglesa sofreu no país.
- Há mais alguma informação relevante para o seu público-alvo?
- dê .
- Qual será o título do verbete?
- Quantas e quais serão suas seções?
- Qual será a sequência dos conteúdos?
- abáuti dê . ímages iuse iór na . ét dê .
- Busquem imagens que estejam relacionadas às características do país que será apresentado: símbolos como bandeiras e brasões ou fotografias representativas da cultura local.
- Observem a coerência entre as informações do texto escrito e as imagens escolhidas.
- dê .
- Façam um rascunho do verbete, considerando todos os detalhes vistos até agora: conteúdo interessante para o público leitor, organização das informações, linguagem verbal apropriada, linguagem visual adequada.
- Usem diferentes tamanhos de letras para destacar o título e os subtítulos.
istép béqui
- rivíu iór . iór íf iór dê :
- título e subtítulos apropriados;
- informações corretas e coerentes;
- imagens relacionadas ao tema;
- texto adequado.
2. dê fáinal Vershón óf dê iór .
djóinin aidías
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê - míni.
- Após a criação dos verbetes, no dia combinado com o professor, a turma deverá se organizar para planejar a confecção da minienciclopédia. Algumas decisões precisam ser tomadas:
- o meio de divulgação (impresso e/ou eletrônico);
- os materiais necessários, conforme o meio escolhido (papel, computador etcétera.);
- o título e a capa da minienciclopédia.
- A elaboração da minienciclopédia pode ser feita em grupos, cada um com uma tarefa, conforme as seguintes sugestões:
- Após a criação dos verbetes, no dia combinado com o professor, a turma deverá se organizar para planejar a confecção da minienciclopédia. Algumas decisões precisam ser tomadas:
• Grupo 1 – Organizar os verbetes na minienciclopédia.
• Grupo 2 – Criar a capa da minienciclopédia.
• Grupo 3 – Montar a minienciclopédia.
• Grupo 4 – Planejar o lançamento da minienciclopédia na escola.