iuniti faivi uar end pice
Gêneros discursivos: notícia de jornal e relato histórico oral.
Tema: importantes eventos do passado.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos notícia de jornal e relato histórico oral;
- refletir sobre eventos significativos do passado.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- ét dis ímages ênd dê .
II.
III.
a. Relacionem as imagens e três aos seguintes fatos históricos:
A o primeiro computador, criado em 1946.
B a explosão de uma bomba atômica no Japão, em 1945.
C o primeiro voo do Number 9, dirigível de Santos Dumont, em 1903.
- Vocês já tinham ouvido falar sobre esses fatos? Por que eles são significativos para a humanidade?
c. De qual ou quais outros fatos históricos vocês se lembram? Onde vocês conseguiriam ter mais informações sobre ele ou eles?
- dis .
- Relacione as manchetes com os fatos retratados na questão 1.
- Relacione as manchetes com os fatos retratados na questão 1.
TORONTO DAILY STAR. Toronto, 8 agosto 1945.
II.
THE CALGARY HERALD. Calgary, 1 novembro1946.
III.
THE NEW YORK HERALD. Nova York, 24 junho 1903.
- De onde essas manchetes foram retiradas?
c. Onde podemos ler textos como esses nos dias de hoje?
- dê .
- Como uma pessoa pode se manter informada sobre o que está acontecendo em sua cidade ou país?
- Sobre quais assuntos vocês leem com frequência? Deem quantas respostas desejarem. Consultem um dicionário impresso ou ôn-, caso tenham dúvidas sobre alguma palavra.
- cíti
- cûltiur
- eduqueichion
- enváironment
- fémili
- guêimis
- míusic
- Onde vocês costumam ler sobre esses assuntos?
II.
III.
- Que fatos são mostrados pelas imagens?
- Quais foram os impactos desses fatos na vida dessas pessoas?
c. O que vocês sabem sobre o lugar onde esses fatos ocorreram?
5.
6. Náu ét ímage ênd ensser dê .
- O que essa imagem representa?
b. Qual é a relação existente entre essa imagem e as fotos da questão 4?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- .
- Que veículo de comunicação publicou essa notícia?
- Que assuntos estão relacionados a essa manchete?
- Qual é a função de uma manchete? Que características ela costuma ter?
-
- Como vocês imaginam que seja uma viagem como a descrita na legenda? Vocês viajariam dessa fórma? Por quê?
- Na sua opinião, por que essas pessoas fizeram uma viagem assim?
- Que informações vocês imaginam que serão apresentadas na notícia em que essa imagem aparece?
- dê níus dis ín :
- identificar o propósito do texto;
- verificar características de notícias.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Migrants in six boats rescued in Mediterranean
December 31, 2017 8:01 AM
Spain’s maritime rescue service said it has saved 177 migrants from six boats attempting to cross the Mediterranean.
The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane, the service said. Thousands of migrants and refugees attempt the perilous crossing from Africa in the hopes of reaching European shores each year. They are often packed by human traffickers into small boats unfit for the open sea.
AP
ASSOCIATE PRESS. Migrants in six boats rescued in Mediterranean. Independent.ie, 31 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/nXilx8. Acesso em: 18 abril 2022.
minins
- dê níus .
- uót ís dê ? téquisti
- clôuse atenchãn fãrst óf dê téquisti ênd
- uér ít .
- rú uas .
- uai ít .
- dê bést . téquisti
- rráu mêni uêr ôn dê ?
- dê uêr bái
- dê iispénish .
- ei bôrder .
- ênd mêik óf tiú rriich
- . eijia
- . Iuróp
- rráu mêni uêr ôn dê ?
- métch óf informeichion ít . tiú
- uót dê iispénish saíd ít .
- dê óf ênd rú tiú cróss .
- dê fór pípou ôn dê .
4.
Versão adaptada acessível
Atividade 4.
Pay close attention to the words "attempt", "perilous" e "reaching" in the sentence below and choose the option with the most appropriate meaning for each one of them.
“Thousands of migrants and refugees attempt the perilous crossing from Africa in the hopes of reaching Europe each year.”
- tchu du ; ; .
b. iuse ; ; fãni .
tésqui tchu
bifór rídin
- dê .
- Na opinião de vocês, qual é a principal diferença entre “imigrante” e “refugiado”?
- Quais podem ser os desafios para uma pessoa que, ao fugir de uma situação de pobreza extrema ou guerra, precisa recomeçar a vida em outro país?
- Vocês já tiveram contato com algum estrangeiro no Brasil? Como e onde foi essa experiência? O que acham que mais impressiona um estrangeiro quando chega ao Brasil?
- ét dê rédilaini ênd ét dê ímage ín dê níus ín . ríd tchu lârn dên dê .
- Qual é a relação entre a manchete da notícia e a imagem?
- Quem é o adolescente na foto?
- Que informações vocês esperam encontrar na notícia?
- dê níus dis ín :
- informar-se sobre a situação de refugiados e imigrantes;
- identificar características de notícias.
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2
The Washington Post | December 4, 2017
Syrian boy who started school
for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize
By Valerie Strauss
A Syrian teenager who started a school for refugees when he was 12 years old was awarded the International Children’s Peace Prize, given annually to a child who fights for the rights of other children.
Mohamad Al Jounde, who is now 16, received the prize at a ceremony on Monday in the Netherlands from Malala Yousafzai [...]
The teenager was forced to flee his homeland because of the brutal Syrian civil war and started a school in a refugee camp in Lebanon. This is his story, taken from the prize’s website: “Mohamad, 16 years old, grew up in Syria, but fled for Lebanon when life became too dangerous at home. Like thousands of other refugee children in the country, he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation. Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. At the age of 12 already, he was teaching Math and Photography. Now 200 children access here their right to an education. Mohamad helps children to heal, learn and have fun with games and photography. He is a natural storyteller, raising awareness about the challenges refugee children face by bringing their stories to a wider audience.”
[…]
STRAUSS, V. Syrian boy who started school for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize. The Washington Post. Washington, D.C., 4 2017. dezembro
minins
- dê ímage ênd ensser dê .
- rú ár dê pípou ín dê ? Piquitchãr
- uér ár dei ? fróm
- did dê ?
- dê fãrst óf dê níus ênd métch questchion . ensser
- uót ?
- uai did ít ?
- uót ís dê óf ?
- rú ís dê ? abáuti
- .
- na internéchional .
- bicós fór uas .
- tiú rú fór dê óf ódêr .
- dê bést níus . dên iór fróm dê . téquisti
- rráu ôld uas morraméd au jounde dê uas ?
- sikstin
- ín uítch kãntri did dê ?
- ín dê néderlends
- ín síria
- dê fór uas
- réfiudji ín .
- . cíti
- rráu ôld uas morraméd au jounde dê uas ?
- dê níus .
- ís dê rédilaini óf níus óf informeichion ín dê ? téquisti iór . ensser
- uót ís dê óf níus ?
- dê fróm dê fórth ênd ensser dê .
“He is a natural storyteller, raising awareness about the challenges refugee children face by bringing their stories to a wider audience.”
- uót ár dê bái dê ín dê ? téquisti
- .
- dê . kãntri
- .
- lívin réfiudji .
- .
- fuudi ét dê .
II. ín iór rú ís dê “ ”?
- áfter rídin dê níus , ít ís tiú
- dê uai tiú . kãntri
- dê óf ênd ín . kãntri
- sâm hád tiú .
- dê présânt ín dê níus .
- dê lenguadji iuzed ís
- ênd .
- ênd .
- dê mein níus ís tiú
- .
- ôn .
- dê lenguadji iuzed ís
6. clôuse atenchãn ín dê ênd métch . minins
Versão adaptada acessível
Atividade 6.
Pay close attention to the expressions "fled for", "set out", "raising awareness about" e "enables" in the fragments below and match them to their respective meanings.
- “, , ôld âpí ín , síria bãt fór
- sét fór ín dê .”
- “ , istóri teller abáuti dê réfiudji
- “ dê óf dê dét dê
- .
- . tiú
- .
- ít . fór
think a lítol mór
- dê .
- Que informações novas os textos na seção rídin ( tésks e ) apresentaram a vocês?
- Na opinião de vocês, além de conflitos civis e guerras, quais outros motivos podem levar pessoas a saírem de seu país?
- Qual seria a melhor fórma de acolher essas pessoas que buscam refúgio em outros países? Justifiquem sua resposta.
- dê ín rídin ( tésks 1 ênd 2) ênd dê .
- Na opinião de vocês, por que as pessoas mencionadas no texto da tesqui uon se dirigiam à Europa e não a outro continente?
- Além do que é mencionado nos textos das tésks e , quais outros desafios vocês acham que refugiados e imigrantes enfrentam?
- Algumas pessoas acreditam que a chegada de refugiados e imigrantes a seu país pode causar prejuízos. Após ler o texto da , tésqui tchu qual é a opinião de vocês sobre esse assunto?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór lissenin
- dê .
- O que vocês sabem sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)? Caso considerem que sabem ainda pouco sobre esse assunto, busquem informações em bibliotecas, na internet ou com colegas de outros anos que já tenham estudado esse tópico em História.
- As imagens a seguir estão relacionadas ao relato histórico oral que vocês vão ouvir. Vocês sabem qual fato da Segunda Guerra Mundial é retratado nessas imagens? O que vocês sabem sobre ele? O que vocês imaginam que aconteceu?
II.
III.
- lúqui ét ímage ih ênd ensser dê .
- Qual é o sentido do termo “!” no cartaz , publicado originalmente nos Estados Unidos? um
- Quem o homem da imagem representa?
- Considerando o contexto apresentado até aqui, o relato que vão ouvir narra um episódio do conflito entre quais países?
- dê .
- O relato apresentado na seção tiú , lêrn cujo título é “ óf iroshíma ”, foi feito por . Considerando que a palavra destacada é a junção de cetisuko turlou “” e “”, qual pode ser seu significado?
- Analista de fatos.
- Testemunha ocular.
- Considerando as questões anteriores, o que vocês esperam ouvir no relato feito por cetisuko turlou?
- O relato apresentado na seção tiú , lêrn cujo título é “ óf iroshíma ”, foi feito por . Considerando que a palavra destacada é a junção de cetisuko turlou “” e “”, qual pode ser seu significado?
- rístori dis ín :
- relacionar o assunto aos textos lidos na unidade e à história contemporânea;
- identificar características de relatos históricos orais.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Relato histórico oral - Partes um e dois
Título: Eyewitness Account of Hiroshima Bombing
Data: 30/10/2017
Fonte: National Post
EYEWITNESS account of Hiroshima bombing. []: sem local National Post, 2017. Son., color.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
minins
- rístori ênd dê bést .
- rráu ôld uas dê event happened?
- . ôld
- . ôld
- ín uítch uas ?
- séventh .
- êigth
- uót uas ôn dê óf dê ?
- , és mêni ódêr . uêr
- friendis fróm .
- ét dét , táime uas lãrnin rráu
- tiú óf fór rôum . iuse
- ei .
- uér uas ét dê dê uas ?
- ét . rôum
- ét dê .
- uér did istóri ?
- ín .
- ín dê Iunáited .
- rráu ôld uas dê event happened?
- dê dét bést dê . dên rístori tiú iór .
- “ ai uás ei espaço para resposta .”
- stúdent
- uas espaço para resposta ín dê vár
- ai uás [] tiú espaço para resposta rráu .”
- lêrn
- titchi
- “[] ei -- ôld uas lãrnin espaço para resposta tóp .”
- tiú âpí
- “ ai uás ei espaço para resposta .”
3. rístori uan mór táime .
a.
b.
- abáuti dê rístori .
- rú uas fór dê ?
- rú dê .
- ei rú dê istóri .
- dê ís
- ín fãrst .
- na - tãrd .
- rú uas fór dê ?
think a lítol mór
- uót iú hév diãst ênd ensser dê .
- O que vocês aprenderam por meio do relato histórico oral? Como ele se relaciona com os textos que vocês leram na seção rídin?
- Vocês conhecem de pessoas que viveram situações de conflito? Se conhecem, contem- no ou nos aos colegas. Se não conhecem, pesquisem sobre pessoas que escaparam de guerras ou de outro tipo de conflito.
- Na opinião de vocês, quais são os grupos que mais sofrem durante situações de conflito? Justifiquem.
- Com base no que vocês estudaram sobre pessoas refugiadas e sobre um ataque atômico, por que a paz no mundo é importante?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê níus abáuti dê bói rú fór () .
- Os verbos utilizados no texto da notícia estão predominantemente no
- presente.
- passado.
- Complete a afirmação sobre o texto com a fórma adequada dos verbos entre parênteses.
- Os verbos utilizados no texto da notícia estão predominantemente no
Mohamad (I) espaço para resposta (help) children who (II) espaço para resposta (be) living in difficult circumstances, like him. He (III) espaço para resposta (face) great difficulties in opening a school for refugees. There he (IV) espaço para resposta (teach) Math and photography.
2. dê rédilaini ênd óf dê níus . dên ít dê pést fórm óf dê ín dê . bóx
be culminate start end be force have know pick up start
“I (I) espaço para resposta people who (II) espaço para resposta harder lives than me” – the Syrian refugee child who (III) espaço para resposta a school
For Mohamad Al Jounde, now 16, the problem (IV) espaço para resposta chronic – (V) espaço para resposta to flee from his home country, out of school, no money, nowhere to go, nothing to do. When he (VI) espaço para resposta a camera for the first time in a refugee camp in Lebanon, it (VII) espaço para resposta a chain of events that (VIII) espaço para resposta with him opening a school in a camp when he (IX) espaço para resposta 12, and (X) espaço para resposta with Malala Yousafzai presenting him with an award. Life comes at you fast.
STRAUSS, V. Syrian boy who started school for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize. The Washington Post. Washington, D.C., 4 2017. dezembro
3. dê óf dê níus ênd ensser dê .
“The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane .” (p. 101)
“Despite the dicult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp.” (p. 103)
- Os eventos narrados nos exemplos pertencem a que tempo?
- Futuro.
- Passado.
- Presente.
- Quais desses eventos são ações em progresso?
- bílti réfiudji .”
- “ dê óf dê uas
- “ dê uas lívin ín
4.
get have teach
Taking photographs (I) espaço para resposta a profound effect on the children Mohamad (II) espaço para resposta “The kids from Syria in the camps don’t like to talk and don’t know how to express themselves or tell us about what they’ve been through,” he says. “Photography helps them show us where they live and how they live in more detail – and there are children who only take pictures of people they really trust.” If they showed Mohamad pictures of a particular person, they would get in touch with them and consult with them about the child’s welfare, making sure both adult and child (III) espaço para resposta proper support.
NIANIAS, H. ‘I knew people who had harder lives than me’ – the Syrian refugee child who started a school. The Guardian. Londres, 22 2017. dezembro
5.
was crossed exploded finished led was cheering was was walking finished went were urging was
Switzerland’s Gabriela Andersen-Schiess ( um) espaço para resposta 37th in the inaugural women’s Olympic marathon at the Los Angeles 1984 Summer Games. However, her refusal to quit the race despite the exhausting conditions and suffering from dehydration ( dois) espaço para resposta to an iconic Olympic moment […].
The way Gabriela ( três espaço para resposta looked like she had risen from the dead. […]
Everyone in the entire LA Coliseum that morning ( quatro) espaço para resposta for her like mad. This ( cinco) espaço para resposta more than finishing a race, this ( seis) espaço para resposta about being the first ever marathon for women after so many years of men saying that women couldn’t do it. No one remembers the name of the winner, but everyone remembers that one runner that (VII) espaço para resposta no matter what. You find out what you’re made of when you see what it takes to stop you. […]
[…] The people ( oito) espaço para resposta her on, and the noise level ( nove) espaço para resposta mind-boggling. When she finally ( dez espaço para resposta the finish line, the crowd ( onze) espaço para resposta with cheers, and the noise level ( doze) espaço para resposta noticeably louder.
TAYLOR, S. The Most Incredible Final Lap in Olympic Marathon History: The 1984 Women’s Olympic Marathon. Entertainment Today. Los Angeles, 24 janeiro 2021. Disponível em: https://oeds.link/MZCVF4. Acesso em: 18 2022. abril
6.
and because but either
- “ ai mai ,
- “ sou ai finkin ár :
- “ ai ai cúld mêik mai láife bérer dén ít uas ín , síria
- “ uí fróm diãst êniuán
- espaço para resposta ai ken mêik a bérer
- espaço para resposta ór ai ken .”
- espaço para resposta uí ít tchu bi ei rôum prôujéct.”
- espaço para resposta
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rít dê
Sua tarefa é compor, em pequenos grupos, um relato oral sobre algum acontecimento histórico que você presenciou. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele na seção Listening.
1. bifór pripérin iór rístori , clôuse atenchãn .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Relato histórico oral.
Qual é o tema? Um fato histórico importante.
Qual é o objetivo? Contar um acontecimento importante do passado.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Será apresentada oralmente para os colegas de turma.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, organizados em pequenos grupos.
túlbóks
- Fólou dis . istépis dei uil iú iór rístori .
- Escolham um fato histórico que vocês queiram relatar. Por exemplo, um fato recente que vocês tenham vivenciado ou sobre o qual tenham tomado conhecimento, mesmo que apenas pelos meios de comunicação, ou outro acontecimento pelo qual vocês tenham interesse.
- Ainda que vocês tenham vivenciado o fato escolhido para o relato, é importante pesquisar sobre ele para não dar informações erradas. Procurem livros na biblioteca, peçam ajuda ao professor de História ou Geografia e ou ou pesquisem em sáites confiáveis.
- Pensem em quais podem ser os detalhes e as informações relevantes de seu relato. Façam uma lista com base nos seguintes itens.
- O que aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Por que aconteceu?
- Quais foram as consequências?
- Por que é um fato histórico marcante?
- Como se trata de um acontecimento histórico, será necessário usar tempos verbais do passado. Voltem às seções ôn das unidades anteriores para relembrarem as fórmas e os usos do pést e consultem a seção ôn desta unidade para estudar o pést .
- Façam uma primeira versão escrita do roteiro do que vão apresentar, organizando as informações e os acontecimentos da maneira que melhor se adequar ao que vocês pretendem relatar. Lembrem-se de que, apesar de o relato ser oral, vocês podem seguir o roteiro durante a apresentação, se necessário.
- Ensaiem a apresentação com os colegas. Troquem ideias com eles e modifiquem o que acharem necessário. Esse pode ser um bom momento para praticar a pronúncia das palavras, a entonação e o ritmo das frases.
stép Bék
- áfter iór ’ , fidbék íf iór rístori :
- contém as informações fundamentais relacionadas ao fato histórico que escolheram;
- apresenta o motivo de vocês terem escolhido esse fato.
- álsou : íf
- a pronúncia de vocês está compreensível;
- o relato foi elaborado adequadamente em inglês, incluindo o uso apropriado de pést .
3. Náu ít ís présânt iór rístori .
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- lúqui Bék ét dê óf () .
- Que relação você pode estabelecer entre essas imagens e os assuntos discutidos nesta unidade?
- As imagens mostram como eram algumas cidades antes e depois de uma guerra. Quais diferenças você pode observar?
- Se você pudesse enviar uma mensagem para as pessoas que vivem em países em guerra, o que você diria? Faça um cartaz com imagens e mensagens de paz. Em seguida, exponha-o no mural da escola.
- Se você pudesse conversar com um refugiado, o que você perguntaria a ele? Por quê?
- O título desta unidade é “”, uar end pice que também é o nome de um livro. Pesquise sobre esse livro e relacione-o com o conteúdo desta unidade.
- Tente encontrar pessoas mais velhas da sua comunidade e peça que lhe falem sobre fatos históricos. Em seguida, compartilhe os relatos de história oral com seus colegas.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você aprendeu sobre a crise de refugiados?
- Após ler a notícia sobre o garoto que fundou uma escola em um campo de refugiados, qual é a importância da educação para nossa vida? Por quê?
- O que você consegue lembrar sobre o relato histórico oral de cetisuko turlou?
d. Desenhe em seu caderno um (
) que represente seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos- compreensão leitora de notícias;
- compreensão auditiva de relatos históricos orais;
- apresentação de relato histórico oral;
- participação ao longo das aulas.
Versão adaptada acessível
Descreva seu desempenho como "muito bom", "razoável" ou "ainda preciso melhorar" em cada um dos seguintes tópicos
- compreensão leitora de notícias;
- compreensão auditiva de relatos históricos orais;
- apresentação de relato histórico oral;
- participação ao longo das aulas.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade, as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane, the service said.”
( página101)
“Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. At the age of 12 already, he was teaching Math and Photography.”
( página103)
“[…] in those days, Japan was losing fast in the war […]. Can you imagine? [A] 13-year-old girl was learning to deal with a top secret. And I learned how to write the messages and how to translate messages.”
( página107; Relato histórico oral - Partes um e dois )
Affirmative form / Forma afirmativa |
Negative form / Forma negativa |
Interrogative form / Forma interrogativa |
---|---|---|
I/He/She/It was living in difficult circumstances. |
I/He/She/It was not/wasn’t living in difficult circumstances. |
Was I/he/she/it living in difficult circumstances? |
You/We/They were living in difficult circumstances. |
You/We/They were not/weren’t living in difficult circumstances. |
Were you/we/they living in difficult circumstances? |
• O pést é usado para: – descrever uma ação em andamento em determinado momento do passado; – descrever o contexto de uma história passada, expressando relações de sequência e causalidade; – descrever ações que aconteceram simultaneamente no passado, geralmente usando a conjunção ; huáiol – indicar uma ação em progresso no passado que foi interrompida por outra ação, também no passado.
egzâmpol tchu
“Syrian Mohamad Al Jounde, 16, celebrates after receiving the International Children’s Peace Prize, presented to him by Pakistani activist and Nobel Peace Prize laureate Malala Yousafzai on Dec. 4 in The Hague.”
( página103)
“Mohamad, 16 years old, grew up in Syria, but fled for Lebanon when life became too dangerous at home. he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation. Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. ”
Concession / Concessão |
“Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp.” |
---|---|
Consequence / Consequência |
“[…] he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation.” |
Correlation / Alternância |
I have two options: either I give up or I continue studying. |
Sequence / Sequência |
“Syrian Mohamad Al Jounde, 16, celebrates after receiving the International Children’s Peace Prize […].” |
( página 103)