iuniti siquis rriumor is in de éir
Gêneros discursivos: história em quadrinhos e série de comédia.
Tema: humor.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos história em quadrinhos e série de comédia;
- refletir sobre como temas socialmente relevantes podem ser discutidos por meio do humor.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. .
- Escolha as opções que indicam os objetivos do texto.
- Incentivar o uso de celulares.
- Mostrar uma característica da vida moderna.
- Demonstrar o afeto entre membros de uma família.
- Apontar um efeito negativo do uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
b. Vocês acham que a expressão do rosto da avó está de acordo com o que ela diz? Por quê?
2. .
- Onde essas palavras costumam ser usadas?
- A principal função dessas palavras é
- substituir as falas de personagens.
- representar por escrito sons familiares.
- ilustrar diferentes combinações de letras.
- destacar os principais acontecimentos de uma história.
- Essas palavras são chamadas de onomatopeias (, em inglês). Que palavra do texto da questão 1 é uma onomatopeia? Justifique sua resposta.
- Que onomatopeias dos balões vocês associariam a
- um susto.
- uma batida.
- uma explosão.
- uma surpresa.
- Que onomatopeias vocês usariam para representar as seguintes ações?
- riso
- choro
- espirro
- miado do gato
3. .
- O humor nesse texto é construído a partir da ideia de que os alunos
- têm muitas dúvidas nas aulas.
- estudam inglês eventualmente.
- interagem pouco com os professores.
- costumam usar diferentes grafias para se comunicarem.
- O que significam os pontos de interrogação no primeiro quadrinho?
- Qual seria o significado se, em vez de pontos de interrogação, fosse ou fossem
- reticências.
- ponto de exclamação.
- .
- Vocês gostam de ler textos de humor? Quais preferem? Se não gostam, expliquem a razão.
- Vocês acham que o humor também pode provocar a reflexão crítica? Justifiquem.
- O humor não pode ser ofensivo. Vocês concordam? Por quê?
- O que poderia ser ofensivo em um texto de humor?
- Considerando os textos das questões 1 e 3,
- quais temas atuais poderiam ser o assunto de uma charge?
- quais situações engraçadas, comuns na sua sala de aula, poderiam ser representadas em uma tirinha?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- .
- Vocês gostam de ler histórias em quadrinhos? Quais costumam ler? Se não gostam, perguntem quais são as preferidas de seus colegas.
- Quais personagens de histórias em quadrinhos vocês conhecem? Quais são seus favoritos?
- Na opinião de vocês, qual é a principal característica de uma história em quadrinhos?
- .
- Observem a imagem e leiam a frase. O que vocês acham que a frase significa?
A storm is approaching! Everyone take cover!
b. Essa frase aparece na história em quadrinhos na página seguinte. Deem uma olhada no texto. Vocês acham que ela tem o mesmo significado apontado na pergunta anterior?
ríd tchu lârn
- :
- identificar os elementos de humor do texto;
- verificar características de histórias em quadrinhos.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
constrãquitchion minins
- .
-
- .
- .
- .
- .
-
- .
- .
- .
- .
- .
- ?
- ?
-
tésqui tchu
bifór rídin
1. .
- Com base na imagem, que característica do personagem gárfild vocês podem identificar?
b. Na história em quadrinhos de , ríd tchu lârn que mostra esse mesmo personagem, vocês acham que essa característica pode aparecer? Por quê?
- ríd tchu lârn .
- O que a expressão de gárfild representa?
- O que a fisionomia de Jon, o dono de gárfild, expressa?
- raiva
- vergonha
- satisfação
- indiferença
- Vocês acham que Jon está preocupado com gárfild? Por quê?
- Como vocês imaginam a continuação dessa história? Por que ela pode ser engraçada?
ríd tchu lârn
- :
- identificar os elementos de humor do texto;
- verificar características de histórias em quadrinhos.
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
constrãquitchion minins
- .
- ?
- ?
- ?
- .
- .
- ?
-
- .
- .
- .
- .
- ?
- Dessert.
- . daiéti
- .
- .
- .
- .
- . fing
- .
tésk thri
bifór rídin
- .
- De que vocês mais gostam nas histórias em quadrinhos? Por quê?
- Que elementos ajudam a compreensão de histórias em quadrinhos, além do texto escrito?
- Vocês já leram histórias da Turma da Mônica ( Mônicas guéngue)? Em caso afirmativo, contem o que sabem sobre os personagens. Caso nunca tenham lido, como vocês imaginam a Mônica e seus amigos?
- .
II.
- As duas capas são da mesma série de revistas de história em quadrinhos? Justifiquem sua resposta.
- Na opinião de vocês, sobre o que devem ser as histórias em quadrinhos da revista um? E as da revista dois?
c. Em , ríd tchu lârn vocês vão ler uma história em quadrinhos em que (Mônica) está conversando com sua amiga mégui (Magali). Observem as imagens. Qual pode ser o assunto da conversa? Por quê?
ríd tchu lârn
- :
- identificar os elementos de humor do texto;
- verificar características de histórias em quadrinhos.
Eyes on grammar – EXAMPLES 2 AND 3
constrãquitchion minins
- .
-
- .
- . istóri
- . drim
- .
- ?
- ?
- ?
- .
- .
- .
- .
-
- .
- ?
- tésqui tchu ()? rídin
- drim gárfild ênd Mônicas guéngue?
- .
- .
- .
-
- .
- .
- .
- ?
- .
- .
- .
-
think a lítol mór
- .
- As histórias em quadrinhos das tésks e rídin têm a paixão por comida como tema. Qual é o limite entre o consumo saudável e o que pode ser prejudicial à saúde?
- Os sonhos de gárfild e mégui são representados de maneira fantasiosa e engraçada. Falem sobre um sonho que vocês tiveram. Como vocês o descreveriam?
- Qual dos sonhos vocês acham mais exagerado: o de gárfild ou o de mégui? Por quê?
d. Os textos de humor geralmente lidam com fatos da realidade sob uma perspectiva exagerada ou absurda. Reflitam sobre esse tipo de texto e identifiquem situações que os fazem rir.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
Task 1
bifór listenin
- .
- Vocês conhecem séries de comédia da televisão? qual ou quais?
- Que tipo de situações engraçadas essas séries costumam apresentar? Citem alguns exemplos.
- Como se chamam, em inglês, as séries de comédia de curta duração que se baseiam em situações comuns do cotidiano?
- sítcôms
- .
II.
III.
- Associe as imagens aos seguintes nomes de séries de comédia.
- MISTER BIN
- de thrii stuges (Os três patetas)
- O que essas séries têm em comum?
c. Com base nas questões 1, 2 e 3, o que você acha que vai ouvir em ? líssen tchu lârn
líssen tchu lârn
- :
- identificar o efeito de humor;
- verificar características de séries de comédia.
Série de comédia
Título: I Love Lucy
Data: 1954
Fonte: dêvedê I Love Lucy
I LOVE Lucy. Lucy’s mother-in-law. Temporada 4, episódio 8. Direção: William Asher. Estados Unidos: / cê bê ésseParamount, 1954. 1 . dêvedê
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
- .
- ?
- ?
- ?
- ?
es.te.re.ó.ti.po substantivo masculino 2 imagem preconcebida sobre alguém ou algo baseada num modelo ou numa generalização.
PEQUENO Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. quarta ediçãoRio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, 2012. página 329.
- .
-
- .
- .
- .
- “” ênd “arroz”?
- .
- .
- .
-
- .
- .
Mother-in-law: Ya sé… gallina, gallina!
Lucy: Gallina?
Mother-in-law: Sí!
Lucy: Oh, I (A) , espaço para resposta but anyway, (B) we espaço para resposta a good rice. RICE! [She starts singing and miming in Chinese.]
Mother-in-law: Arroz! Arroz con pollo!
b. ?
think a lítol mór
- .
- Vocês acham que as pessoas geralmente tratam com senso de humor as diferenças entre culturas? Justifiquem sua resposta.
- Vocês já viveram alguma situação ou conhecem alguma história engraçada relacionada à dificuldade de comunicação entre as pessoas, como na cena de ai lãvi lússi ? Compartilhem com os colegas.
- Como vocês acham que devemos agir quando não entendemos o que uma pessoa está falando?
- Na opinião de vocês, o humor pode ser preconceituoso? Justifiquem sua resposta.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- Mônicas guéngue .
- Que sentido expressa o trecho sublinhado na frase ?
- Certeza.
- Desejo.
- Dúvida.
- Possibilidade.
- Que sentido expressa o trecho sublinhado na frase ?
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item a.
Que sentido expressa "I'd love to" na frase “I’d love to go to Italy and visit the Tower of Pizza!!”?
- Certeza.
- Desejo.
- Dúvida.
- Possibilidade.
b. gárfild Mônicas guéngue tí éf
“I love food!” (p. 121)
“I’d love to go to Italy […]” (p. 123)
- A primeira frase expressa um desejo.
- Os trechos sublinhados têm o mesmo sentido.
- O verbo principal dos dois trechos sublinhados é o mesmo.
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item b, subitens I, II e III.
- A primeira frase expressa um desejo.
- Os trechos "I love" e "I'd love to" têm o mesmo sentido.
- O verbo principal de "I love" e "I'd love to" é o mesmo.
- gárfild Mônicas guéngue .
- mégui espaço para resposta .
- espaço para resposta fuudi .
- espaço para resposta .
- gárfild espaço para resposta .
- mégui espaço para resposta .
3. .
Eyes on grammar – EXAMPLE 3
Did you know?
• Calvin, um garoto de seis anos, e rróbis, um tigre esperto, são personagens criados pelo estadunidense Bíl Uáterson em 1985. As histórias foram publicadas em vários jornais do mundo até 1995. Na versão em português, o tigre chama-se Haroldo.
- Destaque do texto exemplos de frases que expressam desejos.
- Observe as fórmas verbais a seguir e diga se elas expressam
- desejos.
- gostos.
- .
5. .
Garfield: “The only good thing about a diet is the great dreams.” (p. 121)
Monica: “My dream is to visit Europe.” (p. 123)
- Qual personagem usou o termo drim ór drimscom o sentido daquilo que
- se deseja muito?
- acontece na mente quando se dorme?
b. Explique com suas próprias palavras os sentidos do termo “” gol nas citações a seguir.
“To win you have to score one more goal than your opponent.” – Johan Cruyff
“Goals are not only absolutely necessary to motivate us. They are essential to really keep us alive.” – Robert H. Schuller
6. pínãts.
“A storm is approaching!”
- O que Linus quer dizer com essa frase?
- Na historinha, essa frase está usada em que sentido?
- Figurado.
- Literal.
c. Dê um exemplo de uma situação em que você usaria essa frase com o mesmo sentido.
- .
- , .
- Em qual das frases a palavra “ san” está sendo usada em sentido literal?
- Dê exemplos de frases em que a palavra “” seja usada com sentido literal e com sentido figurado.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa agora é criar, em grupos, uma história em quadrinhos sobre alguma situação engraçada do cotidiano. Vocês já viram exemplos de histórias em quadrinhos na seção Reading e, em Listening, ouviram um exemplo de cena engraçada do dia a dia.
1. .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? História em quadrinhos.
Qual é o tema? Uma situação do cotidiano.
Qual é o objetivo? Entreter o leitor.
A quem se dirige? Aos colegas de turma e à comunidade escolar.
Como e onde será divulgada? Em uma revista de histórias em quadrinhos para ser apresentada à escola.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, organizados em grupos de quatro ou cinco integrantes.
túlbóks
- .
- O primeiro passo para escrever uma história em quadrinhos é definir o tema. Procurem anotar todos os detalhes sobre a situação do cotidiano que vai compor o enredo da história.
- Pensem sobre os personagens envolvidos e organizem as informações da história relacionadas a eles. Ao planejar os personagens, deem a eles características de personalidade para que a narrativa fique mais interessante. Nas histórias que vocês leram em , rídin por exemplo, percebemos que a temática gira em torno de uma característica marcante nos personagens Garfield e : o gosto compulsivo por comida. mégui
- Decidam o número de quadrinhos necessários para contar a história. Em uma história de uma página, pode ser que vocês utilizem de 4 a 9 quadrinhos, dependendo do tamanho e do formato de cada um deles.
- As falas e os pensamentos dos personagens são expressos em balões; portanto, não devem ter textos muito longos. Observem a função das imagens e dos balões de fala nas histórias em quadrinhos de . rídin Como esses elementos, juntos, compõem a história?
- Planejem o efeito de humor. Esse é um elemento central de muitas histórias em quadrinhos, que pode estar presente no enredo, nas falas dos personagens ou nas imagens.
- Pensem nas onomatopeias. Os efeitos como barulho, grito, pensamento ou voz baixa são representados em balões diversos e escritos em letras de tamanho, cor e formato diferentes. Planejem as características gráficas dos textos e dos balões de sua história em quadrinhos.
- Escrevam a primeira versão da história, observando a relação das imagens com os balões de fala e a distribuição adequada do conteúdo pelos quadrinhos.
h. Com a versão inicial em mãos, façam a primeira revisão, buscando comparar sua história em quadrinhos com as que vocês leram na seção rídin. Depois, troquem sua história com a de outro grupo para que um ajude o outro a identificar o que pode ser melhorado.
istép béqui
- :
- retrata uma situação do cotidiano de fórma bem-humorada;
- tem um número de quadrinhos adequado ao tempo da história;
- utiliza os tipos de balão de fala adequados a cada situação;
- articula as ilustrações e os balões de fala;
- apresenta linguagem apropriada à situação narrada;
- apresenta recursos não verbais que contribuem para a compreensão da narrativa.
- .
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Qual é a relação das imagens com o tema abordado na unidade?
- Quais revistas em quadrinhos chamaram mais a sua atenção? Por quê?
- Mencione semelhanças e diferenças entre as histórias que as capas das revistas sugerem.
- Quais outras revistas de quadrinhos você acrescentaria? Por quê?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Consigo ler histórias em quadrinhos e entender seus efeitos de humor?
I.
II.
III.
b. Entendo séries de comédia?
I.
II.
III.
c. Consigo escrever minhas próprias histórias em quadrinhos?
I.
II.
III.
d. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?
I.
II.
III.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“The storm abates… The sun comes out… Peace reigns again”
( página 119)
Storm |
Literal: disturbance of the atmosphere with strong wind, heavy rain, thunder and lightning. |
---|---|
Figurative: a conflict, a very difficult situation. |
|
Sun |
Literal: the star in the Solar System. |
Figurative: peace, a good situation. |
• Uma palavra é usada em sentido figurado quando, em determinado contexto, possui um sentido diferente daquele que é mais comum. Alguns sentidos figurados são de uso mais frequente e podem ser encontrados em dicionários, como “”, que pode significar “” ou “”.
egzâmpol tchu
“The only good thing about a diet is the great dreams.”
( página121)
“Oh, Maggy! My dream is to visit Europe… Over on the other side of the ocean…”
( página123)
Dream |
What happens in your mind when you are sleeping. |
---|---|
Something that you want to happen, an aspiration or ideal. |
• Polissemia é a propriedade que as palavras têm de assumirem diferentes significados de acordo com o contexto no qual são usadas. Há inúmeras palavras polissêmicas em inglês registradas em dicionários; por exemplo, o verbo “” pode significar “”, “”, “”, “” etcétera
“I’d love to go to Italy and visit the Tower of Pizza!!”
( página123)
“I want to be a one-in-a-million, overnight success! I want the world handed to me on a silver platter!”
( página128)
would like/love + verb |
I’d (would) like/love to go to Italy. |
want |
I want to go to Italy. |
• Existem diferentes fórmas de expressar um desejo ou uma vontade em inglês. “ uud laik” é uma fórma mais sutil e gentil, enquanto “” é uma fórma mais direta. Assim, geralmente o uso de “ uud laik” é considerado um modo mais educado de expressar esses sentimentos.