iuniti sévenisportis in auer laives

Fotografia um. Vista geral de uma quadra esportiva de piso verde ao céu com linhas demarcatórias brancas,  vista de cima. Na parte de baixo da quadra, três jovens de costas, ao centro, uma rede está estendida dividindo a quadra em dois lados. A rede é mantida esticada com a ajuda de dois postes fixos em pneus de carros que servem como base. À direita da rede, um adolescente perto de uma camiseta laranja pendurada em um dos poses. À esquerda e à direita da quadra, piso com blocos de pedra.
Fotografia dois. Vista geral de uma rua asfaltada, com seis garotos jogando basquete, sendo que três deles estão sem camisetas, perto de uma tabela e cesta com haste verde, com parte superior em branco e contornos em verde e amarelo, que é mantida em pé com a ajuda de grandes pedras na base. Três jogadores estão à esquerda disputando uma bola que está no alto. À direita, os outros três jogadores observam. Em segundo plano, prédios de parede de madeira.
Fotografia três. Três meninas brincando com bola branca, com local aberto. Chão de terra com trechos com grama verde e casas de palhas em bege entre árvores de folhas verdes ao fundo. À frente, menina de cabelos escuros, com vestido curto com listras verticais, correndo para a direita atrás de uma bola. Ao fundo, outras duas meninas.
Fotografia quatro. Vista geral de local com piso de concreto e linhas demarcatórias em branco. À esquerda, menina vista de costas, de cabelos longos escuros, com o corpo curvado levemente para a frente, blusa regata preta e azul, calça branca e par de tênis cinza, segurando uma bola pequena na mão direita, prestes a jogá-la para frente. Ao fundo, um jovem em pé, de cabelos escuros, camiseta cinza e preta, bermuda e sapatos pretos. Perto dele, outros jovens. Em segundo plano, vista parcial de casas e árvores. No alto, céu azul-claro e nuvens brancas.
Fotografia cinco. Vista geral de quadra de futebol vista parcialmente. Piso verde com partes em marrom, com listras brancas e traves do gol com rede ao fundo. Ao centro, um menino visto de costas, de cabelos escuros, camiseta amarela, calça jeans azul e par de tênis cinza. Ao fundo, outras seis crianças em pé, perto de uma bola de futebol em azul e outras três perto do gol. Ao fundo, parede branca.
Fotografia seis. Em um local aberto, aparentemente uma praça em uma cidade, há três meninos jogando beisebol. Um dos meninos está de costas, da cintura para cima, de cabelos pretos curtos, com regata em laranja. Este segura nas mãos, um bastão de beisebol feito de madeira. Mais à frente, um menino em pé, olhando para frente, com uma luva de beisebol de couro na mão esquerda, com regata cinza, calça jeans azul e sapatos cinza. Ele tem cabelos castanhos. Mais ao fundo, à esquerda, um outro menino com o corpo um pouco curvado para frente, com as mãos sobre os joelhos. Ele tem cabelos castanhos, usa blusa regata azul, bermuda xadrez cinza e sapatos bege. Em segundo plano, local com grama verde, árvores, arbustos e plantas ornamentais.  Mais ao fundo, um prédio com várias portas grandes em arco.
Esportes e jogos tradicionais.

Gêneros discursivos: reportagem e relato histórico oral.

Tema: esportes em nossas vidas.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos reportagem e relato histórico oral;
  • refletir sobre como os esportes, enquanto prática ou entretenimento, influenciam aspectos de nossas ações diárias, pensamentos e valores.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

a

Fotografia. Vista geral de um ginásio de natação com uma piscina de água azul. De frente para ela, cadeiras e dois  homens vistos de costas, sentados em suas cadeiras de rodas com mochila penduradas na parte de atrás. Ambos têm  cabelos escuros e usam touca de natação e óculos. Ao fundo, as arquibancadas do ginásio em azul.

Fotografia. Vista geral de ginásio de esportes de piso de madeira clara com linhas demarcatórias em branco. À direita, gol com traves longas na horizontal em verde e com três jogadores deitados no chão com os braços e pernas esticados, com par de vendas de plástico cobrindo seus olhos em preto. Eles estão com uniforme de mangas compridas e calças longas em vermelho e preto e próximo a eles, uma bola azul. Em segundo plano, plateia com várias pessoas sentadas.

Fotografia. Em um estádio com arquibancadas ao fundo, há um atleta no ar, com as pernas esticadas para a frente. Uma das suas pernas é uma prótese de metal no formato de um ponto de interrogação ao contrário. Ele veste camiseta regata laranja e shorts apertados na cor azul. Ele está sobre uma caixa de areia no solo. Em segundo plano, plateia com plateia.

Fotografia. Duas pessoas correndo em uma pista de corrida em um estádio. À esquerda, uma mulher de cabelos marrons para trás, de top branco, vermelho e azul e bermuda azul, com par de tênis azul-claro e par de óculos escuros. Ela segura com a mão esquerda um laço de corda azul que também é segurado pela outra ponta por um homem à direita dela. Este é negro, de cabelos pretos, com regata em laranja, bermuda e sapatos pretos. Ao fundo, arquibancada.
  1. Quais esportes vocês identificam nessas imagens?
    1. bêizeból
    2. fútból
    3. tênis
    4. vôleibol
  1. Na opinião de vocês, os esportes deveriam desempenhar um papel relevante nas vidas de pessoas com deficiência? Por quê?
  1. Vocês conhecem o conceito de acessibilidade? Como acham que a acessibilidade poderia ser melhorada na sua cidade? Caso não conheçam esse conceito, perguntem aos colegas e ao professor ou à professora.

d. O que poderia ser feito para tornar os esportes acessíveis a todas as pessoas na sua cidade?

Ícone de atividade oral.
  1. .
Fotografia. Em local com chão de areia, um grupo de mulheres puxando uma corda, com o corpo inclinado para trás. Elas são morenas, de cabelos longos pretos, usando top e um short. Em segundo plano, vista parcial de pessoas que as observam.

II.

Fotografia. Em um local com chão de areia, ao centro, um homem em pé, de cabelos pretos lisos, com saiote de palha segura na mão direita, uma lança. Ao fundo, homens e mulheres em pé. Entre eles, um homem indígena, de cabelos pretos, com cocar amarelo e vermelho sobre a cabeça e pinturas no corpo.
  1. Quem são as pessoas nas imagens e o que estão fazendo?
  1. Como se chama, em português, o esporte da imagem um? Pesquisem na internet ou em dicionários e descubram como ele é chamado em inglês.
  1. Na opinião de vocês, o que faz com que um esporte não seja considerado importante pela mídia?

d. Com que frequência vocês veem notícias sobre esses esportes na TV ou em jornais impressos? Por que isso acontece?

Ícone de atividade oral.
  1. .
Fotografia. Em uma quadra de tênis, a jogadora de tênis Serena Williams, uma mulher negra, alta e musculosa, com cabelos longos em castanho, penteados e presos para trás, de regata e saia curta azul. Ela usa par de tênis branco e meia com detalhes em azul, segurando com as duas mãos uma raquete, para trás. Perto dela, uma bolinha de tênis amarela. Ao fundo, parede verde.

II.

Fotografia. Em um tablado em bege-claro, a ginasta Rebeca Andrade, uma moça com cabelos pretos, saltando com as pernas para cima e cabeça para baixo. Ela usa uma roupa com mangas compridas em branco, com estampa em rosa e amarelo, com as mãos sobre os joelhos.

III.

Fotografia. A skatista Rayssa Leal, uma menina jovem, pequena e magra, fazendo manobra com o skate no ar sem as mãos. Ela tem cabelos longos castanhos, com capacete branco sobre a cabeça, de camiseta azul, calça amarela e par de tênis branco, com os braços para frente, à esquerda. Ao fundo, uma barra cinza na diagonal. Em segundo plano, arquibancada e árvores de folhas verde-escuro.
  1. Quem são as atletas das imagens? O que sabem sobre elas? Caso não as reconheçam, tentem descobrir quem elas são.
  1. Elas são amadoras ou profissionais?
  1. Os atletas famosos se tornaram celebridades. Vocês concordam com essa afirmação? Por quê?
  1. Qual é o esporte favorito de vocês
    1. para assistir?
    2. para praticar?

e. Os esportes são responsáveis por transformações pessoais e sociais? Comentem.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
Fotografia. Vista geral de um pequeno pódio em branco com três lugares. Na parte da frente do pódio há os números 2 à esquerda, o número 1 no centro na parte mais alta, e à direita o número 3. Também há cinco anéis nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, formando os aros olímpicos. Sobre o pódio, três pessoas em pé, com o corpo voltado para a esquerda. À esquerda, um homem de cabelos castanhos, com casaco e calça verde-escuro e listras amarelas. Ao centro, um homem de cabelos pretos, de camiseta e calça azul-escuro, com o braço direito para cima. À direita, um homem de cabelos castanhos, de camiseta e calça azul-escuro. O primeiro e o segundo colocados erguem um dos seus braços para o alto com o punho cerrado e a cabeça baixa. Em segundo plano, solo em grama verde e arquibancada.

II.

Fotografia. Em preto e branco. Uma rua, com dezenas pessoas se manifestando, com mulheres e homens, sendo que alguns seguram cartazes de madeira com várias frases diferentes como: WE DEMAND EQUAL RIGHTS NOW! e WE MARCH FOR INTEGRATED SCHOOLS NOW!, WE DEMAND DECENT HOUSING NOW! À frente, à esquerda, uma mulher de cabelos curtos escuros, com blusa de mangas compridas em claro e par de óculos de sol, levando bolsa pequena na mão esquerda e um cartaz na mão direta onde se lê parte de uma frase que termina com "EQUALS FREEDOM".
  1. Descrevam as imagens. O que vocês entenderam de cada uma delas?
  1. Que relação vocês podem estabelecer entre as duas imagens?
  1. Na imagem um, um dos atletas não faz o mesmo gesto de seus colegas. Na opinião de vocês, o que isso significa?
  1. Vocês sabem como se diz, em inglês, o gesto presente na imagem um, isto é, o punho erguido? Caso não saibam, procurem em dicionários ou na internet.

e. Qual é o significado do gesto dos atletas na imagem um? Caso não saibam, pesquisem sobre ele.

Ícone de atividade oral.

2. um .

Ilustração. Uma coroa de folhas de louro em verde, à esquerda e à direita. Ao centro, texto em preto; Olympic Project for human rights.
  1. Os três atletas da imagem estão usando o broche reproduzido anteriormente em seus uniformes. De acordo com o texto do broche, o que eles defendem?
    1. O esporte olímpico.
    2. Os direitos humanos.
    3. A humanização do esporte.
    4. As organizações de atletas.

b. Com base nisso, vocês manteriam sua resposta à questão um cê? Por quê?

ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar o assunto principal do texto;
    • verificar características de reportagens.
Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em azul-escuro e título:  The Sydney Morning Herald. Texto: SPORT Título He didn’t raise his fist – but he did lend a hand By Philip Derriman and Len Johnson 4 October 2006 – 10:00 a.m. IT REMAINS the defining image of the 1968 Olympics: the American 200 m sprinters Tommie Smith and John Carlos, who have just won gold and bronze medals, giving a black-power salute with gloved fists on the victory podium while the silver medallist, Australia’s Peter Norman, stands beside them impassively, looking straight ahead. Linha 5 In fact, Norman, who died yesterday at 64 after a heart attack while mowing his lawn in Melbourne, was not at all fazed by the Americans’ protest. On the contrary: he knew it was coming and gave it his tacit supp ort by wearing an American human rights badge on his tracksuit during the medals ceremony. “Because I [was] sympathetic to their cause I became part of it,” Norman said in an interview last year. With apparent pride, he quoted Smith as saying of him that while he may not have raised a fist on the Linha 10 podium he did lend a hand. Norman often told the story of how it was he who suggested that, with only one pair of black gloves available, the two sprinters should share them. This was why Smith had his right arm raised and Carlos, his left. Norman was the last Australian male sprinter to win an Olympic medal. He was a 200 m special ist, a strongly built runner famed for a powerful finish.

DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist – but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13abril 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      3. .
    1. .
    1. ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. .
      1. Name
Fotografia. Em local com grama verde, com um pódio pequeno em branco, três medalhistas em pé, com o corpo para a esquerda, com medalhas penduradas no pescoço. Dois deles são negros e levantam um dos braços para o alto com o punho cerrado. O primeiro lugar levanta seu braço esquerdo e o terceiro colocado, seu braço direito. Eles têm uma luva preta na mão do braço levantado. Próximo a eles, dois homens em pé, para a esquerda, um homem de cabelos grisalhos, de terno vermelho e outro de cabelos grisalhos com terno azul. Ao redor, seis imagens em zoom de partes da foto principal: um: Um homem com o braço esquerdo para cima com luva preta. Dois: Foco na mão de um homem com luva em preto. Três: Rosto de homem de cabelos escuros, para baixo. Quatro: Rosto de homem com a mão para cima, com luva preta. Cinco: Dos ombros para baixo até os joelhos, com as mãos perto da cintura e medalha sobre o pescoço dele. Seis: Pódio em branco, com detalhes para o segundo colocado e pés do atleta com tênis brancos.

badge gloved fist

left armright arm

tracksuit victory podium

Ícone de atividade no caderno.

3. .

Versão adaptada acessível

Atividade 3

Choose the option that best expresses the meaning of "was not at all fazed by", "lend a hand", "sprinters" e "a powerful finish".

  1. .” ()
  1. l.” ()
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  1. .” ()
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
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tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Sobre quem é o texto que vocês estão lendo?
    1. O que o tornou um atleta conhecido?
    1. O texto que vocês estão lendo é
      1. uma reportagem.
      2. um verbete de enciclopédia.
      3. um folheto de campanha social.
ríd tchu lârn
  1. tesqui uon (rídin) :
    • observar como são indicadas as falas citadas na reportagem;
    • identificar a quem os autores dão voz nesses trechos da reportagem.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em azul-escuro e título:  The Sydney Morning Herald. Texto: Linha 15 Raelene Boyle, a teammate of Norman’s at those Games and, coincidentally, waiting to receive her silver medal from the women’s 200m, witnessed the medal ceremony from a holding room under the stands. It was, Boyle said yesterday, “the most highly dramatic moment in an Olympic Games charged with drama.” Jim Webster, who covered the 1968 Games at Mexico City for the Herald, said: “Norman really Linha 20 didn’t get wound up until he was 40m from the tape. Then he moved into another gear.” In the final, Norman trailed at sixth as the runners entered the straight, then produced his usual finishing surge. According to Webster, Carlos eased off slightly when he realised that Smith was going to win, apparently unaware that Norman was closing rapidly. In that moment, Norman powered past him. “Carlos heard Norman coming, but it was too late for him to re-accelerate,” Webster said. “Norm an Linha 25 cleaned him up in the last 10 metres.” Smith’s time, 19.83 seconds, was a world record. Norman clocked 20.06 and Carlos 20.10. Thirty-eight years later, remarkably, Norman’s time is still the Australian 200m record.

DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist — but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13 abril 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      3. .
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. tômi smíf.
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
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Ícone de atividade no caderno.
  1. éf .
    1. .
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Piter Nórmen
    1. tômi smíf

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. A segunda parte da reportagem, lida na tésqui tchu (rídin), concentrou-se principalmente na
      1. corrida.
      2. repercussão do caso.
      3. cerimônia de entrega das medalhas.
    1. Leia os fragmentos a seguir, retirados do início dos três primeiros parágrafos da terceira parte da reportagem, e identifique que assuntos serão tratados.
      1. (linha 28)
      • Punições impostas a Ismíf e Carlos em decorrência do protesto.
      • Custos que Ismíf e Carlos tiveram na preparação do protesto.
      1. (linha 32)
      • Punições sofridas por .
      • Participação de no protesto.
  1. (linha 35)
  • O período imediatamente posterior a 1968.
  • O período que vai de 1968 até o falecimento de .
  1. tesqui uon (rídin) :
    • identificar novas informações sobre a vida de Piter Nórmen;
    • verificar como se dá a conclusão da reportagem.

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em azul-escuro e título:  The Sydney Morning Herald. Texto: Herald Smith and Carlos were made to pay for their protest: they were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee. Their use of an Olympic podium to make a political linha 30 statement was widely condemned in the U.S., not least because many Americans believed they had given a Black Panther salute. Both also received death threats. Norman was reprimanded for his role, minor though it may have been. He was cautioned by the Australian Olympic o_cial, Judy Patching, but, unlike Smith and Carlos, he did not have to leave Mexico City. He always maintained he was proud to have been part of it all. linha 35 Norman kept in touch with the two Americans until the end, most recently by email. Last September, he flew to the United States to attend and speak at a ceremony at San Jose State College, the university both men attended, where a statue of the two was unveiled. Originally a teacher, Norman worked for the Victorian Department of Sport and Recreation. He was also in demand as a speaker at sports functions. His death followed a recent triple bypass operation.

DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist – but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13 abril2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      1. .
      2. .
    1. ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. éf . .
    1. .
    1. .
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. Read the text again and identify where the following information are given.
    1. .
    1. .
    1. .
    1. .
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês consideram justa a punição sofrida pelos atletas estadunidenses? Justifiquem sua resposta.
    1. Ao tratar da reação dos Estados Unidos ao protesto, vocês acham que a reportagem considerou a opinião dos negros estadunidenses? Por quê?
    1. Vocês já viram ou leram alguma reportagem em que se apresentava o posicionamento da população contra ou a favor de alguma situação? Qual era o assunto da reportagem e qual era o posicionamento da população?
    1. Muitas vezes as reportagens apresentam apenas a opinião de um grupo de pessoas. Como as reportagens poderiam mostrar a situação de uma fórma mais abrangente?
    1. Comentem a frase: As reportagens, ao apresentarem as opiniões de um determinado grupo, sempre baseiam as informações em pesquisas de opinião e em dados estatísticos.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Qual é nome da entidade que organiza a Copa do Mundo de futebol?
    1. Quantas Copas do Mundo a seleção brasileira de futebol masculino conquistou até o mundial de 2018?
  1. Em que anos ocorreram essas conquistas?
    1. 1958
    2. 1962
    3. 1970
    4. 1974
    5. 1990
    6. 1994
    7.  1998
    8.  2002
  1. Qual jogador brasileiro ficou conhecido como o “Rei do futebol”?
  1. Durante a conquista dos dois primeiros títulos, fazia parte da seleção um jogador brasileiro que é considerado um dos melhores dribladores da história do futebol. Respondam às seguintes perguntas sobre ele.
    1. Por qual nome ele era conhecido?
    2. Em que clube ele jogava naquela época?

f. O relato que vocês vão ouvir em líssen tchu lârn faz parte de uma série intitulada fifa . Sobre o que vocês acham que ele trata?

líssen tchu lârn

Ícone. Áudio.
  1. :
    • identificar sobre quem é o relato e que informações ele traz;
    • verificar características de relatos históricos orais.

Eyes on grammar EXAMPLE 3

Relato histórico oral – Partes um e dois

Título:rréchitégui (cerquilha, sustenido)tê bê tê – GARRINCHA – FIFA Classic Player

Data: vinte e um de outubro de dois mil e quinze

Fonte:

GARRINCHA | FIFA Classic Player. Suíça: FIFA, 2015. Série FIFA Classic Players. Disponível em: https://oeds.link/JIQTUW. Acesso em: 13 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

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constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. Pelé.
      2. Zico.
      3. Romário.
      4. Garrincha.
    1. ?
Ícone de atividade no caderno.
Ícone. Áudio.
  1. .
  1. .
  1. .
  1. .

d. .

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. ( / pítcher) .
    1. (árm / ).

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Considerando as suas respostas à questão três bê de constrãquitchion minins, vocês acham que esse grande jogador do passado conseguiria participar de um time profissional nos dias de hoje? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês acham que esse relato histórico oral cumpre bem sua função de informar o público? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Encontre no texto trechos que correspondam às frases a seguir.
      1. .
      2. .
    1. Os trechos retirados do texto estão na voz
      1. ativa.
      2. passiva.
    1. Nos trechos retirados do texto, que verbo aparece antes do verbo principal em cada frase?
Ícone de atividade no caderno.

2. áison grémer, .

Reprodução de página da internet. METRO, News...But not as you know it. Na parte inferior, menus: HOME, NEWS, SPORT, ENTERTAINMENT, SOAPS, LIFESTYLE, VIDEO, MORE, FOOTBALL, TENNIS, CRICKET e BOXING. Título: Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Avinash Bhunjun Wednesday 22 Nov. 2017 4:12 p.m. In tennis, the term “Battle of the Sexes” describes various exhibition matches played between a man and a woman. This term was coined (coin) famously for a nationally televised match on 21 September, 1973, between Bobby Riggs and Billie Jean King. The match (espaço para resposta) A (hold) at the Houston Astrodome in front of 30,000 spectators and attracted a televised audience of around 90 million people. This match (espaço para resposta) B (see) as a landmark for public perception and acceptance of women’s tennis.

BHUNJUN, Avinash. Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Metro, 22 novembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/rP9EZb. Acesso em: 13abril 2022.

Ícone de atividade no caderno.
  1. éf.
    • huáiol , , .
    • , xi .
    • .
    1. .
    1. ”, “”, ênd .
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.

4. .

Reprodução de página da internet.
Fundo em preto. Na parte superior, à esquerda, em vermelho e branco: CARMAG. Na parte inferior, menus: HOME, NEWS, REVIEWS, SPEED, TECH, PRICES AND SPECS, VIDEOS, MAGAZINE, CAR DEALER.

“When people ask me where I (A) was / was being when Senna (B) died / was dying I can give them a pinpoint answer”, former McLaren driver and current ITV commentator Martin Brundle (C) said / was saying. “I (D) avoided / was avoiding one of his wheels. I (E) ran / was running seventh when he (F) crashed / was crashing and one of his wheels came bouncing my way.”

CAR MAGAZINE. ‘Driver error caused Senna death’. Car Magazine, 22 abril2004. Disponível em: https://oeds.link/uK1P4Z. Acesso em: 13 abril 2022.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone. Áudio.

5. .

Relato histórico oral

Título: rréchitégui (cerquilha, sustenido)tê bê tê FRANZ BECKENBAUER – FIFA Classic Player

Data:

Fonte:

FRANZ Beckenbauer | FIFA Classic Player: Suíça, 2015. Son., color. Legendado. Série FIFA Classic Players. Disponível em: https://oeds.link/d2zXEX. Acesso em: 13 abril2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Qual tempo verbal predomina no relato?

b. Você percebe alguma diferença na pronúncia do traço ê dê final em “niquineimd” e “celebreited”?

Ícone. Áudio.
Ícone de atividade no caderno.
  1. í di . áison grémer.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa agora é elaborar e apresentar, em duplas, um relato histórico oral sobre uma personalidade de sua escolha que tenha entrado para a história do esporte. Vocês já viram um exemplo e trabalharam com ele em Listening.

Ícone de atividade no caderno.

1. .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Relato histórico oral.

Qual é o tema?Uma personalidade que entrou para a história do esporte.

Qual é o objetivo?Apresentar de fórma breve a história da personalidade escolhida.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Em uma apresentação oral na sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes, organizados em duplas.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Escolham o ou a esportista que será tema do relato e façam uma pesquisa para levantar o máximo de informações que puderem sobre a personalidade escolhida. Consultem sáites de esportes, documentários e jornais. Escolham, pela leitura dos títulos, textos adequados ao tema de sua pesquisa.
    1. Organizem as informações obtidas em ordem cronológica. Lembrem-se de usar as palavras fãrst, dên, , áfter, , e os verbos no pésti simplôl e no pést contínuous para se referirem aos acontecimentos da vida da personalidade escolhida. Caso não saibam se um verbo é regular ou irregular, consultem um dicionário ou o apêndice líst óvirégiuler vãrbs.
    1. Façam um roteiro organizando os itens na ordem em que eles serão ditos, para não esquecerem nada, nem alterarem a ordem dos fatos relatados durante a apresentação.
    1. Apresentem seu relato histórico para outra dupla e perguntem a eles se conseguiram entender tudo e se o texto está bem organizado.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
  1. :
    • informações corretas e relevantes sobre a personalidade escolhida;
    • organização dos fatos em ordem cronológica e uso consistente dos verbos;
    • vocabulário pertinente para contar a história do ou da esportista;
    • pronúncia adequada.
Ícone de atividade oral.

2. .

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que as imagens mostram?
    1. Onde estão as pessoas representadas?
    1. Como vocês relacionariam as imagens às discussões feitas ao longo desta unidade?
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Não é incomum ver atletas sofrendo lesões causadas pelo próprio esporte que praticam. Alguns deles tiveram que encerrar suas carreiras por essa razão. Na opinião de vocês, por que isso acontece? Como esse fato se relaciona com a ideia amplamente difundida de que “praticar esportes faz bem à saúde”?
    1. Pesquisem artigos sobre times de futebol profissionais brasileiros e compartilhem com seus colegas de classe o que vocês aprenderam. Lembrem-se de selecionar textos de fontes confiáveis, como sáites com boa reputação, para checar o que publicam e evitar o sensacionalismo.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. O que você mais gostou de discutir nesta unidade?
    1. Você aprendeu algo novo sobre esportes? Mudou sua opinião sobre algum aspecto?
    1. Você teve dificuldade para ler as reportagens apresentadas?
    1. Você ficou satisfeito com seu relato histórico oral? Como você poderia melhorá-lo?
    1. O que você aprendeu sobre as reportagens? E sobre os relatos históricos orais?
    1. Você participou das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

According to Webster, Carlos eased off slightly when he realised that Smith was going to win, apparently unaware that Norman was closing rapidly. In that moment, Norman powered past him.”

(página141)

Esquema. Linha da esquerda para a direita, com seta no final.  Em uma caixa de texto verde na parte de baixo da linha: PAST CONTINUOUS, PASSADO CONTÍNUO. Em uma caixa de texto amarela na parte de baixo da linha: PAST SIMPLE, PASSADO SIMPLES. Em uma caixa de texto azul na parte de baixo da linha: PRESENT, PRESENTE. Em uma caixa de texto verde na parte de cima da linha: Norman was closing rapidly. Em uma caixa de texto amarela na parte de cima da linha: Norman powered past him.
  • O pésti simplôl indica eventos que ocorreram em um momento definido no passado, mesmo que a frase não mencione explicitamente quando esses eventos aconteceram.
  • O pést contínuous se refere a eventos que estavam ocorrendo em dado momento no passado.
  • ” é um evento que estava em andamento e, em um momento específico, “ ”.

egzâmpol tchu

Smith and Carlos were made to pay for their protest: they were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee. Their use of an Olympic podium to make a political statement was widely condemned in the U.S., not least because many Americans believed they had given a Black Panther salute. Both also received death threats.

Norman was reprimanded for his role, minor though it may have been. He was cautioned by the Australian Olympic official, Judy Patching, but, unlike Smith and Carlos, he did not have to leave Mexico City.

(página 143)

ACTIVE VOICE / VOZ ATIVA

PASSIVE VOICE / VOZ PASSIVA

The U.S. Olympic Committee expelled Smith and Carlos from the Olympic village and suspended them.

Smith and Carlos were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee.

  • A voz passiva é usada para dar ênfase a uma ação, em vez de enfatizar quem a realizou.
  • O sujeito de uma frase na voz passiva é a pessoa, coisa ou animal que recebe a ação (“). O agente da ação nem sempre está explícito, mas, quando aparece de fórma explícita, é precedido por bái (“).
  • Construímos frases na voz passiva usando o verbo tchu bi(conjugado no tempo verbal adequado) seguido do pést párticipou do verbo principal.
  • O pést párticipou dos verbos regulares tem a mesma fórma que a assumida no pésti simplôl  ( í di). A lista dos verbos irregulares está disponível no apêndice líst óvirégiuler vãrbs.

One of the finest dribblers in the history of the game, he was admired for his explosive pace and incomparable skills – talents that helped Brazil two successive FIFA World Cup triumphs in 1958 and 1962.

At the 1958 finals in Sweden, Garrincha became part of a formidable attack that included a precocious teenager by the name of Pelé.”

145; Relato histórico oral – Partes um e umum)

PAST SIMPLE AND PAST PARTICIPLE – REGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES E PARTICÍPIO PASSADO – VERBOS REGULARES
-ED PRONUNCIATION / PRONÚNCIA -ED

/t/
Infinitives that end in an unvoiced sound / Infinitivos que terminam em consoante surda

/d/
Infinitives that end in a voiced sound / Infinitivos que terminam em consoante sonora

/ɪd/ – /əd/
Infinitives that end in the sound /t/ or /d/ / Infinitivos que terminam com os sons /t/ ou /d/

cough – coughed
finish – finished
fix – fixed
force – forced
help – helped
watch – watched
work – worked

admire – admired
amaze – amazed
call – called
condemn – condemned
damage – damaged
follow – followed
live – lived
rub – rubbed
turn – turned

create – created
grant – granted
include – included
last – lasted
need – needed
protest – protested
restrict – restricted

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  • Os verbos regulares no pésti simplôl e no pést párticipou admitem pronúncias diferentes para a terminação í di, que dependem do som com que o infinitivo termina.
  • Na última coluna, as duas pronúncias são corretas e variam de acordo com a região falante de inglês.