iuniti séven isportis in auer laives
Gêneros discursivos: reportagem e relato histórico oral.
Tema: esportes em nossas vidas.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos reportagem e relato histórico oral;
- refletir sobre como os esportes, enquanto prática ou entretenimento, influenciam aspectos de nossas ações diárias, pensamentos e valores.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
a
bê
cê
dê
- Quais esportes vocês identificam nessas imagens?
- bêizeból
- fútból
- tênis
- vôleibol
- Na opinião de vocês, os esportes deveriam desempenhar um papel relevante nas vidas de pessoas com deficiência? Por quê?
- Vocês conhecem o conceito de acessibilidade? Como acham que a acessibilidade poderia ser melhorada na sua cidade? Caso não conheçam esse conceito, perguntem aos colegas e ao professor ou à professora.
d. O que poderia ser feito para tornar os esportes acessíveis a todas as pessoas na sua cidade?
- .
II.
- Quem são as pessoas nas imagens e o que estão fazendo?
- Como se chama, em português, o esporte da imagem um? Pesquisem na internet ou em dicionários e descubram como ele é chamado em inglês.
- Na opinião de vocês, o que faz com que um esporte não seja considerado importante pela mídia?
d. Com que frequência vocês veem notícias sobre esses esportes na TV ou em jornais impressos? Por que isso acontece?
- .
II.
III.
- Quem são as atletas das imagens? O que sabem sobre elas? Caso não as reconheçam, tentem descobrir quem elas são.
- Elas são amadoras ou profissionais?
- Os atletas famosos se tornaram celebridades. Vocês concordam com essa afirmação? Por quê?
- Qual é o esporte favorito de vocês
- para assistir?
- para praticar?
e. Os esportes são responsáveis por transformações pessoais e sociais? Comentem.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- .
II.
- Descrevam as imagens. O que vocês entenderam de cada uma delas?
- Que relação vocês podem estabelecer entre as duas imagens?
- Na imagem um, um dos atletas não faz o mesmo gesto de seus colegas. Na opinião de vocês, o que isso significa?
- Vocês sabem como se diz, em inglês, o gesto presente na imagem um, isto é, o punho erguido? Caso não saibam, procurem em dicionários ou na internet.
e. Qual é o significado do gesto dos atletas na imagem um? Caso não saibam, pesquisem sobre ele.
2. um .
- Os três atletas da imagem estão usando o broche reproduzido anteriormente em seus uniformes. De acordo com o texto do broche, o que eles defendem?
- O esporte olímpico.
- Os direitos humanos.
- A humanização do esporte.
- As organizações de atletas.
b. Com base nisso, vocês manteriam sua resposta à questão um cê? Por quê?
ríd tchu lârn
- :
- identificar o assunto principal do texto;
- verificar características de reportagens.
DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist – but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13 abril 2022.
constrãquitchion minins
- .
-
- .
- .
- .
- .
- ?
-
- .
- .
- Name
- .
badge gloved fist
left arm right arm
tracksuit victory podium
3. .
Versão adaptada acessível
Atividade 3
Choose the option that best expresses the meaning of "was not at all fazed by", "lend a hand", "sprinters" e "a powerful finish".
- “ .” ()
- l.” ()
- (); .” ()
- “ .” ()
- .
- ?
- ?
- ?
tésqui tchu
bifór rídin
- .
- Sobre quem é o texto que vocês estão lendo?
- O que o tornou um atleta conhecido?
- O texto que vocês estão lendo é
- uma reportagem.
- um verbete de enciclopédia.
- um folheto de campanha social.
ríd tchu lârn
- tesqui uon () rídin :
- observar como são indicadas as falas citadas na reportagem;
- identificar a quem os autores dão voz nesses trechos da reportagem.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist — but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13 abril 2022.
constrãquitchion minins
- .
-
- .
- .
- .
- ?
- .
- .
- tômi smíf.
-
- .
- ?
- ?
- tí éf .
- .
- .
- .
- .
- Piter Nórmen
- tômi smíf
tésk thri
bifór rídin
- .
- A segunda parte da reportagem, lida na tésqui tchu (), rídin concentrou-se principalmente na
- corrida.
- repercussão do caso.
- cerimônia de entrega das medalhas.
- Leia os fragmentos a seguir, retirados do início dos três primeiros parágrafos da terceira parte da reportagem, e identifique que assuntos serão tratados.
- “ (linha 28)
- Punições impostas a Ismíf e Carlos em decorrência do protesto.
- Custos que Ismíf e Carlos tiveram na preparação do protesto.
- “ (linha 32)
- Punições sofridas por .
- Participação de no protesto.
- A segunda parte da reportagem, lida na tésqui tchu (), rídin concentrou-se principalmente na
- “ (linha 35)
- O período imediatamente posterior a 1968.
- O período que vai de 1968 até o falecimento de .
- tesqui uon () rídin :
- identificar novas informações sobre a vida de Piter Nórmen;
- verificar como se dá a conclusão da reportagem.
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist – but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13 2022. abril
constrãquitchion minins
- .
-
- .
- .
-
- .
- .
- ?
-
- tí éf . .
- .
- .
- .
- .
- Read the text again and identify where the following information are given.
- .
- .
- .
- .
think a lítol mór
- .
- Vocês consideram justa a punição sofrida pelos atletas estadunidenses? Justifiquem sua resposta.
- Ao tratar da reação dos Estados Unidos ao protesto, vocês acham que a reportagem considerou a opinião dos negros estadunidenses? Por quê?
- Vocês já viram ou leram alguma reportagem em que se apresentava o posicionamento da população contra ou a favor de alguma situação? Qual era o assunto da reportagem e qual era o posicionamento da população?
- Muitas vezes as reportagens apresentam apenas a opinião de um grupo de pessoas. Como as reportagens poderiam mostrar a situação de uma fórma mais abrangente?
- Comentem a frase: As reportagens, ao apresentarem as opiniões de um determinado grupo, sempre baseiam as informações em pesquisas de opinião e em dados estatísticos.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
- .
- Qual é nome da entidade que organiza a Copa do Mundo de futebol?
- Quantas Copas do Mundo a seleção brasileira de futebol masculino conquistou até o mundial de 2018?
- Em que anos ocorreram essas conquistas?
- 1958
- 1962
- 1970
- 1974
- 1990
- 1994
- 1998
- 2002
- Qual jogador brasileiro ficou conhecido como o “Rei do futebol”?
- Durante a conquista dos dois primeiros títulos, fazia parte da seleção um jogador brasileiro que é considerado um dos melhores dribladores da história do futebol. Respondam às seguintes perguntas sobre ele.
- Por qual nome ele era conhecido?
- Em que clube ele jogava naquela época?
f. O relato que vocês vão ouvir em líssen tchu lârn faz parte de uma série intitulada fifa . Sobre o que vocês acham que ele trata?
líssen tchu lârn
- :
- identificar sobre quem é o relato e que informações ele traz;
- verificar características de relatos históricos orais.
Eyes on grammar – EXAMPLE 3
Relato histórico oral – Partes um e dois
Título: rréchitégui (cerquilha, sustenido) tê bê tê – GARRINCHA – FIFA Classic Player
Data: vinte e um de outubro de dois mil e quinze
Fonte:
GARRINCHA | FIFA Classic Player. Suíça: FIFA, 2015. Série FIFA Classic Players. Disponível em: https://oeds.link/JIQTUW. Acesso em: 13 abril 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
- .
-
- Pelé.
- Zico.
- Romário.
- Garrincha.
- ?
-
- .
- .
- .
- .
d. .
- .
- ( / ) pítcher .
- ( árm / ).
think a lítol mór
- .
- Considerando as suas respostas à questão três bê de , constrãquitchion minins vocês acham que esse grande jogador do passado conseguiria participar de um time profissional nos dias de hoje? Justifiquem sua resposta.
- Vocês acham que esse relato histórico oral cumpre bem sua função de informar o público? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Encontre no texto trechos que correspondam às frases a seguir.
- .
- .
- Os trechos retirados do texto estão na voz
- ativa.
- passiva.
- Nos trechos retirados do texto, que verbo aparece antes do verbo principal em cada frase?
- Encontre no texto trechos que correspondam às frases a seguir.
2. , áison grémer .
BHUNJUN, Avinash. Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Metro, 22 novembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/rP9EZb. Acesso em: 13 abril 2022.
- tí éf.
- huáiol , , .
- , xi .
- .
- .
- “”, “”, ênd “” .
- ” .
- .
4. .
CAR MAGAZINE. ‘Driver error caused Senna death’. Car Magazine, 22 2004. Disponível em: abril https://oeds.link/uK1P4Z. Acesso em: 13 abril 2022.
5. .
Relato histórico oral
Título: rréchitégui (cerquilha, sustenido) tê bê tê – FRANZ BECKENBAUER – FIFA Classic Player
Data:
Fonte:
FRANZ Beckenbauer | FIFA Classic Player: Suíça, 2015. Son., color. Legendado. Série FIFA Classic Players. Disponível em: https://oeds.link/d2zXEX. Acesso em: 13 2022. abril
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
- Qual tempo verbal predomina no relato?
b. Você percebe alguma diferença na pronúncia do traço ê dê final em “ niquineimd” e “ celebreited”?
- í di . . áison grémer
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa agora é elaborar e apresentar, em duplas, um relato histórico oral sobre uma personalidade de sua escolha que tenha entrado para a história do esporte. Vocês já viram um exemplo e trabalharam com ele em Listening.
1. .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Relato histórico oral.
Qual é o tema? Uma personalidade que entrou para a história do esporte.
Qual é o objetivo? Apresentar de fórma breve a história da personalidade escolhida.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Em uma apresentação oral na sala de aula.
Quem participará? Todos os estudantes, organizados em duplas.
túlbóks
- .
- Escolham o ou a esportista que será tema do relato e façam uma pesquisa para levantar o máximo de informações que puderem sobre a personalidade escolhida. Consultem sáites de esportes, documentários e jornais. Escolham, pela leitura dos títulos, textos adequados ao tema de sua pesquisa.
- Organizem as informações obtidas em ordem cronológica. Lembrem-se de usar as palavras , fãrst , dên , , áfter , e os verbos no pésti simplôl e no pést contínuous para se referirem aos acontecimentos da vida da personalidade escolhida. Caso não saibam se um verbo é regular ou irregular, consultem um dicionário ou o apêndice . líst óvirégiuler vãrbs
- Façam um roteiro organizando os itens na ordem em que eles serão ditos, para não esquecerem nada, nem alterarem a ordem dos fatos relatados durante a apresentação.
- Apresentem seu relato histórico para outra dupla e perguntem a eles se conseguiram entender tudo e se o texto está bem organizado.
istép béqui
- :
- informações corretas e relevantes sobre a personalidade escolhida;
- organização dos fatos em ordem cronológica e uso consistente dos verbos;
- vocabulário pertinente para contar a história do ou da esportista;
- pronúncia adequada.
2. .
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- O que as imagens mostram?
- Onde estão as pessoas representadas?
- Como vocês relacionariam as imagens às discussões feitas ao longo desta unidade?
- .
- Não é incomum ver atletas sofrendo lesões causadas pelo próprio esporte que praticam. Alguns deles tiveram que encerrar suas carreiras por essa razão. Na opinião de vocês, por que isso acontece? Como esse fato se relaciona com a ideia amplamente difundida de que “praticar esportes faz bem à saúde”?
- Pesquisem artigos sobre times de futebol profissionais brasileiros e compartilhem com seus colegas de classe o que vocês aprenderam. Lembrem-se de selecionar textos de fontes confiáveis, como sáites com boa reputação, para checar o que publicam e evitar o sensacionalismo.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- O que você mais gostou de discutir nesta unidade?
- Você aprendeu algo novo sobre esportes? Mudou sua opinião sobre algum aspecto?
- Você teve dificuldade para ler as reportagens apresentadas?
- Você ficou satisfeito com seu relato histórico oral? Como você poderia melhorá-lo?
- O que você aprendeu sobre as reportagens? E sobre os relatos históricos orais?
- Você participou das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“According to Webster, Carlos eased off slightly when he realised that Smith was going to win, apparently unaware that Norman was closing rapidly. In that moment, Norman powered past him.”
( página141)
- O pésti simplôl indica eventos que ocorreram em um momento definido no passado, mesmo que a frase não mencione explicitamente quando esses eventos aconteceram.
- O pést contínuous se refere a eventos que estavam ocorrendo em dado momento no passado.
- “ ” é um evento que estava em andamento e, em um momento específico, “ ”.
egzâmpol tchu
“Smith and Carlos were made to pay for their protest: they were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee. Their use of an Olympic podium to make a political statement was widely condemned in the U.S., not least because many Americans believed they had given a Black Panther salute. Both also received death threats.
Norman was reprimanded for his role, minor though it may have been. He was cautioned by the Australian Olympic official, Judy Patching, but, unlike Smith and Carlos, he did not have to leave Mexico City.”
( página 143)
ACTIVE VOICE / VOZ ATIVA |
PASSIVE VOICE / VOZ PASSIVA |
---|---|
The U.S. Olympic Committee expelled Smith and Carlos from the Olympic village and suspended them. |
Smith and Carlos were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee. |
- A voz passiva é usada para dar ênfase a uma ação, em vez de enfatizar quem a realizou.
- O sujeito de uma frase na voz passiva é a pessoa, coisa ou animal que recebe a ação (“”). O agente da ação nem sempre está explícito, mas, quando aparece de fórma explícita, é precedido por bái (“”).
- Construímos frases na voz passiva usando o verbo tchu bi(conjugado no tempo verbal adequado) seguido do pést párticipou do verbo principal.
- O pést párticipou dos verbos regulares tem a mesma fórma que a assumida no pésti simplôl (). A lista dos verbos irregulares está disponível no apêndice í di . líst óvirégiuler vãrbs
“One of the finest dribblers in the history of the game, he was admired for his explosive pace and incomparable skills – talents that helped Brazil two successive FIFA World Cup triumphs in 1958 and 1962.
At the 1958 finals in Sweden, Garrincha became part of a formidable attack that included a precocious teenager by the name of Pelé.”
145; Relato histórico oral – Partes um e um um)
/t/ |
/d/ |
/ɪd/ – /əd/ |
---|---|---|
cough – coughed |
admire – admired |
create – created |
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
- Os verbos regulares no pésti simplôl e no pést párticipou admitem pronúncias diferentes para a terminação , que dependem do som com que o infinitivo termina. í di
- Na última coluna, as duas pronúncias são corretas e variam de acordo com a região falante de inglês.