iuniti eitchi a bérer pleice
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Gêneros discursivos: anúncio publicitário, folheto e fôlder.
Tema: campanhas sociais.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos anúncio publicitário, folheto e fôlder;
- refletir sobre a importância de campanhas sociais para ajudar os outros e tornar-se cidadão consciente.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- O que vocês sabem sobre campanhas sociais?
- Que tipos de campanha social são frequentes no Brasil? Por que elas são importantes?
2. .
Did you know?
• “ uaterchéd” é uma área de terreno elevado a partir da qual a água flui para um rio. Também significa um evento que marca uma mudança no curso dos acontecimentos (divisor de águas).
- Quais são as ideias que o texto transmite?
- As pequenas ações podem fazer uma grande diferença.
- As pessoas destroem a natureza conscientemente.
- A proteção do meio ambiente é nossa responsabilidade.
- O consumismo pode ter um impacto positivo sobre a natureza.
b. Na opinião de vocês, como as cores utilizadas no texto contribuem para transmitir essas ideias?
- .
- Vocês acham importante proteger o meio ambiente? Por quê?
- Quais ações vocês podem realizar individualmente para fazer a diferença?
4. .
- Qual é o tema do texto?
b. Qual é a relação destas imagens com o tema do texto?
c. Vocês costumam doar roupas, calçados e objetos que não usam mais? O que vocês doam? Para quem? Se não fazem doações, expliquem a razão.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- .
- Vocês acham que ter hábitos saudáveis é importante para a vida das pessoas? Por quê?
- Tomando por base as imagens e expressões a seguir, qual é o melhor significado para a palavra “ rrélfi”?
- natural
- saudável
- animado
- sedentário
c. Observem a imagem usada no texto de . ríd tchu lârn Qual pode ser o assunto desse anúncio publicitário?
ríd tchu lârn
- :
- identificar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
- verificar características de anúncios publicitários de campanha social.
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2
constrãquitchion minins
- .
- óf bifór rídin .
-
- .
- .
- .
-
- .
- .
- .
- ?
- ?
- superar-se
- enganar-se
- desculpar-se
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item e
In the sentence “Who knew that not apologizing for your actions [...]”, what does the verb "apologizing" mean in Portuguese?
- superar-se
- enganar-se
- desculpar-se
-
- .
- .
- .
2. .
- ?
b. ?
tésqui tchu
bifór rídin
1. .
- Que tipo de campanha essa imagem pode representar?
- Qual é o objetivo de uma campanha com esse tema?
- Como a escola de vocês discute essa questão?
d. Na opinião de vocês, por que campanhas com esse tema são importantes para o ambiente escolar?
ríd tchu lârn
- :
- identificar o propósito da campanha;
- verificar características de folhetos de campanha social.
constrãquitchion minins
- .
- ?
-
- . búlin
- .
- ?
- ?
e. ?
- .
- .
- . islôgam
- Público-alvo.
- Data de início.
- Tema abordado.
- sáite para informações.
- Telefone para contato.
- Nome dos responsáveis pela campanha.
- Nome da organização promotora da campanha.
- Nome dos profissionais envolvidos na campanha.
- Logotipo da organização promotora da campanha.
- ?
- ? ? uai
- ?
- “” ?
- .
tésk thri
bifór rídin
- .
- Que tipo de campanha social vocês acham que é promovida por uma organização chamada ?
- Observem as imagens do texto de . ríd tchu lârn Qual pode ser o objetivo da campanha social divulgada por esse texto?
- Por que campanhas desse tipo de texto são necessárias?
- Que informações vocês esperam encontrar no texto?
ríd tchu lârn
- :
- identificar as informações principais do texto;
- verificar características de fôlderes de campanha social.
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
constrãquitchion minins
- .
- ?
- ?
-
- .
- .
- .
- ?
- Divulgar possíveis vantagens da manutenção de elefantes em cativeiro para o desenvolvimento científico sobre esses animais.
- Conscientizar a população sobre a importância do retorno dos elefantes que se encontram em cativeiro às florestas.
- Persuadir proprietários de elefantes e autoridades a promover outras atividades que garantam o bem-estar dos animais.
- .
- ?
- .
- .
- ?
- ?
- .
- .
- .
- .
think a lítol mór
- .
- Qual das campanhas sociais apresentadas nas tésks e ( rídin) vocês consideram mais importante? Por quê?
- Que campanhas vocês gostariam que fossem realizadas em sua escola ou sua cidade? Por quê?
- Baseando-se nas campanhas lidas, quais meios de divulgação podem ser usados para difundir campanhas sociais?
- Na opinião de vocês, por que a conscientização proposta por essas campanhas é importante para vivermos em um mundo melhor?
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
- .
- Que ações vocês acham que são normalmente realizadas em missões humanitárias?
- Na opinião de vocês, por que as pessoas se voluntariam em missões humanitárias? Vocês conhecem alguém que seja voluntário em uma ação social?
- Observem a imagem a seguir. Vocês sabem que tipo de trabalho é realizado por essa organização? Na opinião de vocês, por que o nome da organização aparece em duas línguas?
d. Leiam o título do texto da seção líssen tchu lârn. Qual pode ser o assunto tratado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
líssen tchu lârn
- :
- identificar o objetivo da organização;
- verificar características de anúncios publicitários de organizações humanitárias.
Anúncio publicitário de organização humanitária
Título: This is Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF)
Data:
Fonte: Doctors Without Borders/MSF-USA
THIS IS Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF). Estados Unidos, 2016. 1 vídeo (2 minutos 14 ). Publicado por segundos Doctors Without Borders/MSF — USA. Disponível em: https://oeds.link/JuoBF8. Acesso em: 14 abril 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
- .
- ?
- .
- .
- .
- ?
- ?
- .
- .
- .
- .
- ?
- .
- ?
- ?
- ?
- ?
- .
- ?
- .
- .
- ?
- ?
think a lítol mór
- .
- Na opinião de vocês, de que fórma o texto ressalta a importância do trabalho realizado pela ême ésse éfe?
- Vocês gostariam de contribuir com alguma ação social? Por quê?
- Em quais países vocês acham que a ême ésse éfe atua com mais frequência? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. .
“What can you do?” ( página 152)
“Think about what you could save […]” ( página 153)
- Quais são os verbos principais dos fragmentos em destaque?
- Que ideia é expressa por ken e cúld nesses fragmentos?
- habilidade
- permissão
- possibilidade
- tésk thri () rídin .
- Identifique as opções que respondem à pergunta: ?
- rãn
- Na frase ken , que ideia transmite o verbo destacado?
- habilidade
- permissão
- possibilidade
- Agora escolha as opções adequadas para completar a seguinte informação sobre os elefantes.
- Identifique as opções que respondem à pergunta: ?
When the elephants are chained, they
(I) (can/can’t) move freely as they
(II) (can/could) when they were free in the jungle.
3. .
HELP STOP BULLYING
- ken . du
- . du
- .
- .
- .
- .
- .
f. .
- .
- A lista “” expressa
- habilidades.
- possibilidades.
- A lista “” expressa ações que não são
- permitidas.
- possíveis.
- A lista “” expressa
5. .
UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language
[…]
Article 12
You have the right to give your opinion, and for adults to listen and take it seriously.
[…]
Article 28
You have the right to a good-quality education.
[…]
Article 31
You have the right to play and rest.
[…]
UN Convention on the Rights of the Child In child friendly language. Canadá: Unicef, , cê cê érre cê dê ê Queen Alexandra Foundation for Children, Canadian Heritage, 2006. 1 pôster.
- Relacione cada habilidade a seguir a um direito.
- rídin
- ispíquin
- Agora complete as frases a seguir com as fórmas apropriadas de “ cúld” e “ ken”, para falar daquilo que é verdade sobre você.
- espaço para resposta . espaço para resposta . ()
- espaço para resposta , espaço para resposta . ( ispíqui / istópi)
- ai espaço para resposta espaço para resposta . ( / ) rãn
6. .
Versão adaptada acessível
Atividade 6
Read the excerpts from social campaigns below and mark the alternative that best expresses the meaning of "stand by", "step in", "took", "off", "looked back" e "speaking up".
- “ . istênd bái .”
- “? .”
- “ iú óv .”
- “ .”
7. tí éf .
Don’t just stand there. Do something to help!
Step on the platform.
I looked in her direction, took the glass and drank the water.
Speaking a new language can be fun.
- Os verbos das frases apresentam o mesmo sentido que nas frases da questão 6.
b. Os verbos das frases têm sentidos diferentes na questão 6, porque se combinam com outras palavras.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é elaborar, com um colega, um folheto para uma campanha social de doação de roupas e calçados. Vocês já viram exemplos de folhetos e trabalharam com eles nesta unidade.
1. .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Folheto de campanha social.
Qual é o tema? Doação de roupas e calçados.
Qual é o objetivo? Divulgar uma campanha social de doação de roupas e calçados.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Será apresentado para os colegas de turma.
Quem participará? Todos os estudantes, em duplas.
túlbóks
- .
- Ao longo da unidade, vocês viram algumas campanhas sociais de diferentes naturezas. Voltem ao texto da tésqui tchu () rídin e observem, especialmente:
- o formato do folheto:
- as imagens utilizadas;
- o efeito das cores;
- o tamanho e a fórma das letras;
- as frases que anunciam a campanha;
- as informações disponibilizadas.
- Observem os elementos principais que compõem o folheto da seção taimi tchu finqui ( página 154):
- o islôgam;
- os elementos visuais;
- o chamado para aderir à campanha;
- a disposição dos elementos no folheto.
- A linguagem dos folhetos deve ser simples e objetiva. As frases devem expressar o propósito da campanha e chamar a atenção do leitor. Para elaborá-las, sigam estes passos:
- pesquisem palavras relacionadas a vestuário;
- pensem em frases criativas que possam despertar o interesse do leitor sobre o tema;
- decidam sobre as informações relacionadas à doação: onde, quando, para quem entregar os materiais doados
- se tiverem dúvidas, consultem dicionários.
- Ao longo da unidade, vocês viram algumas campanhas sociais de diferentes naturezas. Voltem ao texto da tésqui tchu () rídin e observem, especialmente:
- O convite para a ação social deve ter frases convincentes. Pensem na atitude que vocês esperam de seu público-alvo. Vocês podem usar o modo imperativo para expressar um pedido (“”, “”, “ stép ” du , por exemplo) ou os verbos modais “” ken e “” cúld para convencer o leitor a participar da campanha. As informações da seção áison grémer podem ajudá-los.
- As imagens escolhidas e as cores, os tamanhos e os formatos das letras são muito importantes para a composição do folheto, pois ajudam a chamar a atenção das pessoas e transmitir o propósito da campanha. Pensem cuidadosamente no uso desses elementos.
f. Elaborem uma primeira versão do folheto. Levem em consideração as informações essenciais que devem estar presentes nele. Quando essa versão estiver pronta, mostrem para outra dupla e anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisarem de ajustes.
istép béqui
- :
- tem equilíbrio entre imagem e texto;
- apresenta frases simples, objetivas e convincentes;
- motiva a doação de peças de vestuário;
- oferece informações sobre como, quando e onde fazer as doações.
- .
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- O que você pode dizer sobre esses “ islôgans”?
- Como você relaciona esses “ islôgans” com as campanhas apresentadas nesta unidade?
- Você acha que essas campanhas realmente levam as pessoas a tornar-se mais conscientes dos problemas sociais e a ajudar a resolvê-los?
- .
- O que vocês aprenderam sobre campanhas sociais?
- Vocês gostaram de discutir sobre elas?
- De qual campanha vocês mais gostaram? Justifiquem sua resposta.
- Que outros tipos de campanhas sociais vocês gostariam de discutir? Por quê?
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Consigo ler anúncios, folhetos e fôlderes de campanhas sociais?
I.
II.
III.
b. Entendo anúncios publicitários orais sobre trabalhos humanitários?
I.
II.
III.
c. Consigo escrever folhetos de campanhas sociais?
I.
II.
III.
d. Tenho novos conhecimentos sobre campanhas sociais?
I.
II.
III.
e. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?
I.
II.
III.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“Don’t stand by. Reach out! Take action against violence.”
( página 152)
“You took the afternoon off and never looked back.”
( página 156)
Verb / Verbo |
Meaning / Significado |
Phrasal verb |
Meaning / Significado |
---|---|---|---|
stand |
to get up to or maintain an upright position on one’s feet |
stand by |
to refrain from acting |
stand out |
to be or become very noticeable |
||
reach |
to stretch an arm to touch or take something |
reach out |
to offer help or support |
look |
to turn one’s eyes in a certain direction |
look back |
to think about past events |
look after |
to take care of |
- “ freisal verbis” são verbos que, quando combinados com uma preposição, com um advérbio ou com ambos, adquirem sentidos diferentes de seus originais.
- Na última coluna, apresenta-se uma das acepções dos verbos, embora eles tenham outras.
egzâmpol tchu
“Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would. Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?”
( página 156)
“What can you do? Here are some jumbo solutions.”
( página 160)
Can |
|
---|---|
Ability in the present |
I can play the guitar. |
Possibility in the present |
“Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would.” “What can you do?” |
Could |
|
Ability in the past |
John could speak English when he was 5. |
Possibility in the past |
“Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?” |
Can’t (Cannot) |
|
Lack of ability in the present |
The elephant can’t jump. |
Impossibility in the past |
We can’t do it without you. |
Couldn’t (Could not) |
|
Lack of ability in the past |
The campaign leaders couldn’t translate the slogan into Japanese. |
Impossibility in the present |
Some people couldn’t contribute to the campaign. |
• Na fórma interrogativa, além de servirem para perguntar sobre habilidades e possibilidades, “ ken” e “ cúld” podem ser usados para pedir permissão ou favor.
Affirmative form / Forma afirmativa |
Negative form / Forma negativa |
Interrogative form / Forma interrogativa |
---|---|---|
I/You/He/She/It/We/You/They can/ could + bare infinitive. |
I/You/He/She/It/We/You/They can’t (cannot)/couldn’t (could not) + bare infinitive. |
Can/Could + I/you/he/she/it/we/ you/they + bare infinitive? |