iuniti eitchia bérer pleice

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Quadro de avisos de cor marrom-claro em duas partes. Primeira parte: quatro imagens com texto estão fixadas no quadro com tachinhas. Imagem um: Don’t stand by. Reach out! Take ACTION against violence. Imagem dois: THERE’S NO SUCH THING AS POVERTY? STEP IN THEIR SHOES. Imagem três: WHAT CAN YOU DO? Imagem quatro: You don’t have to be good to be healthy.
Quadro de avisos de cor marrom-claro em duas partes. Segunda parte: quatro imagens com texto estão fixadas no quadro com tachinhas. Imagem cinco: Being bullied?; Imagem seis: I NET! DO YOU?; Imagem sete: climate change needs behavior change; Imagem oito: THINK ABOUT WHAT YOU COULD SAVE WHEN YOU SAVE WATER.
islôgans de campanhas sociais.

Gêneros discursivos: anúncio publicitário, folheto e fôlder.

Tema: campanhas sociais.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos anúncio publicitário, folheto e fôlder;
  • refletir sobre a importância de campanhas sociais para ajudar os outros e tornar-se cidadão consciente.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que vocês sabem sobre campanhas sociais?
    1. Que tipos de campanha social são frequentes no Brasil? Por que elas são importantes?
Ícone de atividade oral.

2. .

Cartaz. Fundo em preto à esquerda e à direita, pequena parte em verde. Texto: o climate change needs behavior change watershed protection: a participatory, climate-smart solution. Na ponta superior, à direita, uma garota agachada para a esquerda, de cabelos longos em preto, penteados para a direita, com faixa em azul sobre eles. Ela usa camisa branca, com faixas vermelhas e azuis, e calça azul-escuro. A garota olha para frente sorrindo e mão à direita, perto do solo marrom, em meio a plantas verdes. Perto, parede azul e verde.

Did you know?

uaterchéd é uma área de terreno elevado a partir da qual a água flui para um rio. Também significa um evento que marca uma mudança no curso dos acontecimentos (divisor de águas).

  1. Quais são as ideias que o texto transmite?
    1. As pequenas ações podem fazer uma grande diferença.
    2. As pessoas destroem a natureza conscientemente.
    3. A proteção do meio ambiente é nossa responsabilidade.
    4. O consumismo pode ter um impacto positivo sobre a natureza.

b. Na opinião de vocês, como as cores utilizadas no texto contribuem para transmitir essas ideias?

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês acham importante proteger o meio ambiente? Por quê?
    1. Quais ações vocês podem realizar individualmente para fazer a diferença?
Ícone de atividade oral.

4. .

Cartaz. Orientação vertical de fundo branco com contornos em preto. Ao centro, um par de tênis preto e branco, sujo, um sobre o outro. Texto: THERE'S NO SUCH THING AS POVERTY? STEP IN THEIR SHOES. DO THE RIGHT THING. Na parte superior, símbolo de reciclagem, com o formato em triângulo. Na ponta da direita, uma lixeira amarela com olhos e sorriso em preto e texto: yellow bin, recycle to help.
  1. Qual é o tema do texto?

b. Qual é a relação destas imagens com o tema do texto?

Duas ilustrações. Ilustração um: Símbolo de reciclagem composto por três setas pretas, formando um triângulo. Ilustração dois: Uma lixeira amarela com olhos e sorriso em preto e texto: yellow bin, recycle to help.

c. Vocês costumam doar roupas, calçados e objetos que não usam mais? O que vocês doam? Para quem? Se não fazem doações, expliquem a razão.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês acham que ter hábitos saudáveis é importante para a vida das pessoas? Por quê?
    1. Tomando por base as imagens e expressões a seguir, qual é o melhor significado para a palavra “rrélfi”?
Fotografia. Vista geral vários legumes, verduras e frutas aglomerados um perto do outro como: laranjas, mexericas, kiwis, mamão, entre outros.
Fotografia. Quatro pessoas correndo à frente, em rua de piso de blocos de pedras. À esquerda, um homem de cabelos escuros, de blusa regata azul, bermuda preta e tênis azul. Ao lado, mulher de cabelos longos castanhos, blusa regata cinza, short branco e cinza e sapatos azuis. Na ponta da direita, um homem  de cabelos escuros, de camiseta amarela e calça cinza. Na ponta da direita, uma mulher de cabelos pretos, boné cinza sobre a cabeça, camiseta laranja, bermuda e tênis azul. Em segundo plano, continuação da rua com árvores de folhas verdes e no alto, céu cinza-claro.
  1. natural
  2. saudável
  3. animado
  4. sedentário

c. Observem a imagem usada no texto de ríd tchu lârn. Qual pode ser o assunto desse anúncio publicitário?

ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
    • verificar características de anúncios publicitários de campanha social.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 2

Cartaz na vertical com uma mulher vista dos joelhos para cima, com o corpo para a esquerda. Ela tem cabelos loiros penteados para a direita, roupa de neoprene preta de mangas compridas e par de luvas em preto. Ela olha para frente, sorrindo e segura no braço esquerdo, prancha de surf branca com faixas em amarelo e azul, com pequeno detalhe em rosa. Em segundo plano, mar com ondas à esquerda, areia cinza e, mais ao fundo, árvores de folhas verdes e céu em tons de cinza. Título You don’t have to be good to be healthy. Some people take a long lunch. You took the afternoon off and never looked back. Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would. Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice? You did. Just like you know that eating better, drinking less and quitting smoking are some of the other ways to help reduce the risk of breast cancer. reduceyourrisk.ca reduceyourrisk.ca Canadian Breast Cancer Foundation.
constrãquitchion minins
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. óf bifór rídin .
    1. .
    2. .
    3. .
    1. .
    2. .
    3. .
  1. ?
  1. ?
    1. superar-se
    2. enganar-se
    3. desculpar-se
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item e

In the sentence “Who knew that not apologizing for your actions [...]”, what does the verb "apologizing" mean in Portuguese?

  1. superar-se
  2. enganar-se
  3. desculpar-se
    1. .
    2. .
    3. .
Ícone. Escrita.

2. .

Anúncio. Fundo em cinza-claro. À direita, uma fita rosa-escuro em looping e fundo em rosa-claro. À esquerda, texto em lilás: Canadian Breast Cancer Foundation.
  1. ?

b. ?

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1. .

Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, de cabelos castanhos penteados para a esquerda, blusa de mangas compridas em branco. Sobre as costas, mochila em amarelo, com a mão esquerda para frente, palma aberta e na mão direita segurando um cartaz branco com a palavra BULLYING cortada por um círculo vermelho e faixa na vertical, na diagonal. Em segundo plano, parede em cinza.
  1. Que tipo de campanha essa imagem pode representar?
  1. Qual é o objetivo de uma campanha com esse tema?
  1. Como a escola de vocês discute essa questão?

d. Na opinião de vocês, por que campanhas com esse tema são importantes para o ambiente escolar?

ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar o propósito da campanha;
    • verificar características de folhetos de campanha social.
Cartaz. Fundo em branco, ao centro, fotografia de uma criança com as mãos de frente com letras em preto, escrito: STOP BULLYING. Ela tem cabelos escuros, olhos claros e camiseta vermelha. Em segundo plano, parede cinza. Na ponta superior, logotipo em formato de uma flor colorida e texto: Bullying UK Part of Family lives. Abaixo, texto: Being bullied? Free (com asterisco) and confidential advice, information and support on any aspect of bullying via our helpline. zero eight oh eight eight hundred twenty-two twenty-two. Through life’s ups and downs, we’re with you, all the way. HYPERLINK, http://www.bullying.co.uk www.bullying.co.uk. (copyright symbol) Family Lives I Reg company number: three eight one seven seven six two, Reg charity number: one zero seven seven seven two two, Reg'd in England and Wales. CAN Mezzanine, forty-nine fifty-one, East Road, London NI sixty-four H From landlines and most mobile networks.
constrãquitchion minins
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
      1. búlin.
      2. .
  1. ?
  1. ?

e. ?

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. .
      1. islôgam.
      2. Público-alvo.
      3. Data de início.
      4. Tema abordado.
      5. sáite para informações.
      6. Telefone para contato.
      7. Nome dos responsáveis pela campanha.
      8. Nome da organização promotora da campanha.
      9. Nome dos profissionais envolvidos na campanha.
      10. Logotipo da organização promotora da campanha.
    1. ?
    1. ? uai?
    1. ?
    1. ?

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que tipo de campanha social vocês acham que é promovida por uma organização chamada ?
    1. Observem as imagens do texto de ríd tchu lârn. Qual pode ser o objetivo da campanha social divulgada por esse texto?
    1. Por que campanhas desse tipo de texto são necessárias?
    1. Que informações vocês esperam encontrar no texto?
ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar as informações principais do texto;
    • verificar características de fôlderes de campanha social.

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Fôlder. Na horizontal, um folheto com textos e quatro fotos diferentes. À esquerda, no canto inferior esquerdo, elefantes passando com pessoas montadas em cima. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Dois. WHAT CAN YOU DO? HERE ARE SOME JUMBO SOLUTIONS. REFRAIN from participating in elephant safaris. PROMOTE humane management, socialization and natural behavior. URGE elephant owners and authorities to create chain-fre e enclosures and replace safaris with welfare-based activities. PROMOTE scienti_c, humane techniques to train elephants. Segunda foto, foco na cara e tromba de um elefante. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Três. TAKE ACTION – STOP MUMBO JUMBO. JOIN OUR CAMPAIGN TODAY.  Take the Pledge.  Promote UK Travel Association’ s ABTA guidelines for Working Elephants. Support our Cause. Elephant Watch Nepal “Speaking up for Jumbos”. Terceira foto, formato de elefante e preenchido em verde, com par de chifres. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Cover. Planning na ELEPHANT JUNGLE SAFARI? A few things you should know.  Quarta foto, vista geral de árvores com folhas verdes. Do folheto saem setas azuis apontando para os textos em caixas de texto em destaque. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Um. SOME JUMBO FACTS. JUMBOS ARE OVERWORKED: Elephants conduct up to 7 trips, 7 long days a week, carrying at least 4 people on their back. JUMBOS ARE BEATEN: Virtually all elephants are beaten with a bamboo stick or ankush. JUMBOS ARE MADE TO PERFORM: “Bathing with tourists” is in fact a performance and highly stressful for the elephant. JUMBOS ARE CHAINED: Elephants are tied with (spiked) chains. They can hardly move and often stand in their urine, causing feet problems. JUMBOS SUFFER FROM ILL HEALTH: 30% of the elephants suffer from TB. Others su_er from saddle wounds, feet problems or severe handicaps. JUMBOS’ TRAINING IS CRUEL: The cruel “initiation ritual” consists of scarring, scaring and starving young elephants. JUMBOS DO NOT RETIRE: Nepal has no retirement facilities. This means elephants as old as 70 are still working.
constrãquitchion minins
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
    1. ?
      1. Divulgar possíveis vantagens da manutenção de elefantes em cativeiro para o desenvolvimento científico sobre esses animais.
      2. Conscientizar a população sobre a importância do retorno dos elefantes que se encontram em cativeiro às florestas.
      3. Persuadir proprietários de elefantes e autoridades a promover outras atividades que garantam o bem-estar dos animais.
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
    1. .
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
    1. ?
      • .
      • .
      • .
      • .
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Qual das campanhas sociais apresentadas nas tésks e (rídin) vocês consideram mais importante? Por quê?
    1. Que campanhas vocês gostariam que fossem realizadas em sua escola ou sua cidade? Por quê?
    1. Baseando-se nas campanhas lidas, quais meios de divulgação podem ser usados para difundir campanhas sociais?
    1. Na opinião de vocês, por que a conscientização proposta por essas campanhas é importante para vivermos em um mundo melhor?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que ações vocês acham que são normalmente realizadas em missões humanitárias?
    1. Na opinião de vocês, por que as pessoas se voluntariam em missões humanitárias? Vocês conhecem alguém que seja voluntário em uma ação social?
    1. Observem a imagem a seguir. Vocês sabem que tipo de trabalho é realizado por essa organização? Na opinião de vocês, por que o nome da organização aparece em duas línguas?
Logotipo. À esquerda, em vermelho e branco, ilustração com o formato de uma pessoa de braços abertos. À direita, texto em preto em duas linhas. Na linha de cima: Medicins sans frontieres. Na linha de baixo: Doctors without borders.

d. Leiam o título do texto da seção líssen tchu lârn. Qual pode ser o assunto tratado? Como vocês chegaram a essa conclusão?

líssen tchu lârn

Ícone. Áudio.
  1. :
    • identificar o objetivo da organização;
    • verificar características de anúncios publicitários de organizações humanitárias.

Anúncio publicitário de organização humanitária

Título: This is Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF)

Data:

Fonte: Doctors Without Borders/MSF-USA

THIS IS Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF). Estados Unidos, 2016. 1 vídeo (2 minutos 14 segundos). Publicado por Doctors Without Borders/MSF — USA. Disponível em: https://oeds.link/JuoBF8. Acesso em: 14 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
    1. ?
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
      4. .
Ícone. Escrita.
Ícone. Áudio.
  1. .
    1. ?
    1. ?
    1. ?
Ícone. Escrita.
Ícone. Áudio.
  1. .
    1. ?
      1. .
      2. .
    1. ?

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Na opinião de vocês, de que fórma o texto ressalta a importância do trabalho realizado pela ême ésse éfe?
    1. Vocês gostariam de contribuir com alguma ação social? Por quê?
    1. Em quais países vocês acham que a ême ésse éfe atua com mais frequência? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.

1. .

What can you do? (página 152)

Think about what you could save […]” (página 153)

  1. Quais são os verbos principais dos fragmentos em destaque?
  1. Que ideia é expressa por ken e cúld nesses fragmentos?
    1. habilidade
    2. permissão
    3. possibilidade
Ícone. Escrita.
  1. tésk thri (rídin) .
    1. Identifique as opções que respondem à pergunta: ?
      1. rãn
    1. Na frase ken , que ideia transmite o verbo destacado?
      1. habilidade
      2. permissão
      3. possibilidade
    1. Agora escolha as opções adequadas para completar a seguinte informação sobre os elefantes.

When the elephants are chained, they

espaço para resposta

(I) (can/can’t) move freely as they

espaço para resposta

(II) (can/could) when they were free in the jungle.

Ícone. Escrita.

3. .

HELP STOP BULLYING

  1. ken du .
  2. du .
  1. .
  1. .
  1. .
  1. .
  1. .

f. .

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. A lista “” expressa
      1. habilidades.
      2. possibilidades.
    1. A lista “” expressa ações que não são
      1. permitidas.
      2. possíveis.
Ícone. Escrita.

5. .

UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language

[…]

Article 12

You have the right to give your opinion, and for adults to listen and take it seriously.

[…]

Article 28

You have the right to a good-quality education.

[…]

Article 31

You have the right to play and rest.

[…]

UN Convention on the Rights of the Child In child friendly language. Canadá: Unicef, cê cê érre cê dê ê, Queen Alexandra Foundation for Children, Canadian Heritage, 2006. 1 pôster.

  1. Relacione cada habilidade a seguir a um direito.
    1. rídin
    2. ispíquin
  1. Agora complete as frases a seguir com as fórmas apropriadas de “cúld” e “ken”, para falar daquilo que é verdade sobre você.
    1. espaço para resposta . espaço para resposta . ()
    2. espaço para resposta , espaço para resposta . (ispíqui / istópi)
    3. ai espaço para resposta espaço para resposta . ( / rãn)
Ícone. Escrita.

6. .

Versão adaptada acessível

Atividade 6

Read the excerpts from social campaigns below and mark the alternative that best expresses the meaning of "stand by", "step in", "took", "off", "looked back" e "speaking up".

  1. istênd bái. .”
  1. ? .”
  1. óv .”
  1. .”
Ícone. Escrita.

7. éf .

Don’t just stand there. Do something to help!

Step on the platform.

I looked in her direction, took the glass and drank the water.

Speaking a new language can be fun.

  1. Os verbos das frases apresentam o mesmo sentido que nas frases da questão 6.

b. Os verbos das frases têm sentidos diferentes na questão 6, porque se combinam com outras palavras.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é elaborar, com um colega, um folheto para uma campanha social de doação de roupas e calçados. Vocês já viram exemplos de folhetos e trabalharam com eles nesta unidade.

1. .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Folheto de campanha social.

Qual é o tema?Doação de roupas e calçados.

Qual é o objetivo?Divulgar uma campanha social de doação de roupas e calçados.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Será apresentado para os colegas de turma.

Quem participará?Todos os estudantes, em duplas.

túlbóks

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. Ao longo da unidade, vocês viram algumas campanhas sociais de diferentes naturezas. Voltem ao texto da tésqui tchu (rídin) e observem, especialmente:
      1. o formato do folheto:
      2. as imagens utilizadas;
      3. o efeito das cores;
      4. o tamanho e a fórma das letras;
      5. as frases que anunciam a campanha;
      6. as informações disponibilizadas.
    1. Observem os elementos principais que compõem o folheto da seção taimi tchu finqui (página 154):
      1. o islôgam;
      2. os elementos visuais;
      3. o chamado para aderir à campanha;
      4. a disposição dos elementos no folheto.
    1. A linguagem dos folhetos deve ser simples e objetiva. As frases devem expressar o propósito da campanha e chamar a atenção do leitor. Para elaborá-las, sigam estes passos:
      1. pesquisem palavras relacionadas a vestuário;
      2. pensem em frases criativas que possam despertar o interesse do leitor sobre o tema;
      3. decidam sobre as informações relacionadas à doação: onde, quando, para quem entregar os materiais doados
      4. se tiverem dúvidas, consultem dicionários.
  1. O convite para a ação social deve ter frases convincentes. Pensem na atitude que vocês esperam de seu público-alvo. Vocês podem usar o modo imperativo para expressar um pedido (”, “stép ”, “du , por exemplo) ou os verbos modais ken e cúld para convencer o leitor a participar da campanha. As informações da seção áison grémer podem ajudá-los.
  1. As imagens escolhidas e as cores, os tamanhos e os formatos das letras são muito importantes para a composição do folheto, pois ajudam a chamar a atenção das pessoas e transmitir o propósito da campanha. Pensem cuidadosamente no uso desses elementos.

f. Elaborem uma primeira versão do folheto. Levem em consideração as informações essenciais que devem estar presentes nele. Quando essa versão estiver pronta, mostrem para outra dupla e anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisarem de ajustes.

istép béqui

Ícone. Escrita.
  1. :
    • tem equilíbrio entre imagem e texto;
    • apresenta frases simples, objetivas e convincentes;
    • motiva a doação de peças de vestuário;
    • oferece informações sobre como, quando e onde fazer as doações.
  2. .

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. O que você pode dizer sobre esses islôgans?
    1. Como você relaciona esses islôgans com as campanhas apresentadas nesta unidade?
    1. Você acha que essas campanhas realmente levam as pessoas a tornar-se mais conscientes dos problemas sociais e a ajudar a resolvê-los?
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que vocês aprenderam sobre campanhas sociais?
    1. Vocês gostaram de discutir sobre elas?
    1. De qual campanha vocês mais gostaram? Justifiquem sua resposta.
    1. Que outros tipos de campanhas sociais vocês gostariam de discutir? Por quê?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. Consigo ler anúncios, folhetos e fôlderes de campanhas sociais?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Entendo anúncios publicitários orais sobre trabalhos humanitários?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Consigo escrever folhetos de campanhas sociais?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Tenho novos conhecimentos sobre campanhas sociais?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

e. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Don’t stand by. Reach out! Take action against violence.”

(página 152)

You took the afternoon off and never looked back.”

(página 156)

PHRASAL VERBS

Verb / Verbo

Meaning / Significado

Phrasal verb

Meaning / Significado

stand

to get up to or maintain an upright position on one’s feet

stand by

to refrain from acting

stand out

to be or become very noticeable

reach

to stretch an arm to touch or take something

reach out

to offer help or support

look

to turn one’s eyes in a certain direction

look back

to think about past events

look after

to take care of

  • freisal verbis” são verbos que, quando combinados com uma preposição, com um advérbio ou com ambos, adquirem sentidos diferentes de seus originais.
  • Na última coluna, apresenta-se uma das acepções dos verbos, embora eles tenham outras.

egzâmpol tchu

Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would. Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?

(página 156)

What can you do? Here are some jumbo solutions.”

(página 160)

MODAL VERB / VERBO MODAL

Can

Ability in the present

I can play the guitar.

Possibility in the present

“Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would.” “What can you do?”

Could

Ability in the past

John could speak English when he was 5.

Possibility in the past

“Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?”

Can’t (Cannot)

Lack of ability in the present

The elephant can’t jump.

Impossibility in the past

We can’t do it without you.

Couldn’t (Could not)

Lack of ability in the past

The campaign leaders couldn’t translate the slogan into Japanese.

Impossibility in the present

Some people couldn’t contribute to the campaign.

Na fórma interrogativa, além de servirem para perguntar sobre habilidades e possibilidades, “ken” e “cúld” podem ser usados para pedir permissão ou favor.

MODAL VERB / VERBO MODAL – CAN / COULD

Affirmative form / Forma afirmativa

Negative form / Forma negativa

Interrogative form / Forma interrogativa

I/You/He/She/It/We/You/They can/ could + bare infinitive.

I/You/He/She/It/We/You/They can’t (cannot)/couldn’t (could not) + bare infinitive.

Can/Could + I/you/he/she/it/we/ you/they + bare infinitive?