Project 2 – léts plei nou búlin
Produto final: um jogo de tabuleiro.
Gêneros discursivos: cartas de jogo, instruções de jogo, relato (em um post de blogue).
Tema: Nada de bullying!
Os objetivos deste projeto são:
- criar um jogo de tabuleiro;
- escrever instruções para o jogo de tabuleiro;
- escrever um relato das experiências em um pôst de blogue;
- discutir a prática do , búlin bem como fórmas de promover a empatia.
guétin stárted
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Vocês sabem o que é búlin? Em caso afirmativo, quais comportamentos e atitudes poderiam ser considerados atos de ? búlin Em caso negativo, perguntem a seus colegas e descubram o que eles sabem sobre o assunto.
- Na opinião de vocês, a prática do búlin virtual (também chamado de ) saiberbulin é tão grave quanto o búlin praticado presencialmente? Por quê?
- Vocês já sofreram ou conhecem alguém que tenha sofrido búlin? Em caso afirmativo, vocês se incomodariam em relatar qual foi o tipo de búlin sofrido? Em caso negativo, como acham que se sente um estudante que sofre búlin na escola?
- Se vocês presenciassem um caso de búlin em sua escola, o que fariam?
- Caso vocês pudessem criar um projeto para prevenir a prática de búlin na escola, quais seriam as principais ações envolvidas?
- .
- O que vocês acham que é empatia?
- Qual opção não representa uma maneira de promover a empatia em sala de aula como fórma de evitar conflitos?
- Sensibilizar os colegas quanto às consequências de seus atos, pois toda ação tende a gerar uma reação.
- Assumir uma postura autoritária como fórma de resolver conflitos, separar brigas e minimizar discussões.
- Priorizar o diálogo, deixando claras, sempre que possível, as regras de conduta/comportamento para um bom convívio coletivo.
- Estimular a socialização por meio da interação com outras pessoas, conhecendo diferentes realidades, comportamentos e modos de ser e estar no mundo.
3. .
- ?
b. .
material moral physical psychological social verbal
- .
- .
- .
- .
- .
- .
c. .
I.
II.
III.
IV.
V.
VI.
4. .
- ?
- ?
- .
- .
- .
- . adivertiseiment
- .
- .
- .
II.
III.
IV.
- .
- .
- .
- .
- .
- Que tipo de jogo é representado na imagem a seguir?
- bingo
- dominó
- jogo de cartas
- jogo de tabuleiro
- Vocês gostam desse tipo de jogo? Por quê?
- Considerando que os jogos possuem instruções e regras para o bom desenvolvimento das tarefas, escolham o item que não apresenta um exemplo de seção presente nas instruções de um jogo de tabuleiro.
- pleiers
d. .
Snakes & ladders
Players: 2-4
Equipment: Snakes & Ladders Board, 4 Pawns, each player takes 1
All players start at the space marked “1”.
Players move around the board hoping not to be “swallowed” by a snake, and getting a raise up a ladder. First player to land on the one-hundred square by exact count wins.
Each player moves his marker according to the number thrown on the die. If the marker lands on a square at the foot of a ladder, the player may move the marker to the top of the ladder. If the marker lands on the head of a snake, the marker slides down the snake to the square at its tail!
101 GAMES instructions. Nova York: Cardinal Industries. [201-?]. página 5.
pripérin dâ prôujéct
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Neste projeto, a turma vai criar jogos de tabuleiro com o tema e, depois de jogá-los, vai relatar a experiência em uma publicação de blogue. Para isso, vocês vão se reunir em quatro grupos de cinco a dez integrantes e cada grupo criará seu próprio jogo. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que vocês julgarem necessários:
- como e onde será realizado o trabalho de elaboração do jogo;
- como vocês vão jogar e, depois, escrever o relato no blogue;
- quanto tempo será necessário para concluir cada etapa do trabalho;
- quando e como será feita a publicação do relato no blogue.
- Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno e o completem com os dados que faltam.
- Neste projeto, a turma vai criar jogos de tabuleiro com o tema e, depois de jogá-los, vai relatar a experiência em uma publicação de blogue. Para isso, vocês vão se reunir em quatro grupos de cinco a dez integrantes e cada grupo criará seu próprio jogo. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que vocês julgarem necessários:
Sobre a produção proposta
Qual é o produto final? Um jogo de tabuleiro.
Qual é o gênero discursivo? Cartas de jogo, instruções de jogo, relato (em um blogue).
Qual é o objetivo? Promover a empatia e refletir sobre a prática de bullying.
Qual é o tema? No bullying!
A quem se dirige? À turma e à comunidade escolar.
Como e onde será divulgada? Em um relato, publicado em um blogue.
Quem participará? Toda a turma, organizada em grupos.
Qual será a data de divulgação?
Quais serão os recursos materiais necessários?
- Antes de começarem a preparar os textos, observem as seguintes orientações:
- cada grupo ficará responsável pela confecção do seu jogo e posterior relato das ações desenvolvidas em um blogue da turma;
- o objetivo desse jogo é chegar ao final do percurso após ter percorrido todas as casas do tabuleiro seguindo as instruções apresentadas nas cartas do jogo.
- Observem o exemplo de jogo a seguir para se inspirar e elaborem o jogo de vocês.
- Tabuleiro O tabuleiro é a principal peça do jogo. A casa istarti ór finixi indica o início e o fim do percurso do jogo e as setas indicam a direção que os jogadores devem seguir. No centro do tabuleiro ficam dispostas as demais peças do jogo.
II. Cartas do jogo
As cartas do jogo apresentam instruções e ações do jogo. No jogo do exemplo, elas são divididas em duas categorias: buhdi cardis e . buli cardis As buhdi cardis representam valores positivos, atribuídos a ações e atitudes adequadas. Elas permitem aos jogadores avançar no tabuleiro e obter êxito no jogo. Por outro lado, as buli cardis representam valores negativos, atitudes que merecem ser repensadas. Essas cartas fazem que os jogadores voltem casas no tabuleiro, dificultando seu avanço no jogo. Observem: No jogo do exemplo, todas as buhdi cardis são verdes e todas as buli cardis são amarelas. A carta ! é a que permite ao jogador avançar mais casas no tabuleiro, o que a torna a carta mais desejada durante o jogo.hénds ón
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Agora vocês já podem começar a criar seu jogo. Pensem com os colegas do grupo sobre a possibilidade de utilizarem o tabuleiro apresentado em pripérin dâ prôujéct como ponto de partida ou, então, criem um novo formato para o jogo. Para tornar o jogo mais dinâmico, sugere-se desenhar no mínimo quarenta casas.
- Para elaborar as cartas, vocês podem utilizar folhas de papel-cartão das cores de sua preferência e seguir o modelo apresentado em pripérin dâ prôujéct ou um formato próprio. Recomenda-se escrever ! no verso de todas as cartas, de maneira que não seja possível distingui-las pelo verso. Na frente das cartas, sugere-se incluir um título, um aspecto positivo (no caso das buhdi cardis) ou negativo (para as buli cardis) e a instrução de ação a ser tomada no jogo.
- .
- Antes de elaborar as instruções do jogo de tabuleiro em inglês, retomem as instruções do jogo “ isneiqui end léders ” na questão cinco dê em guétin stárted e relembrem as informações que não podem faltar em um texto como esse.
- Em seu caderno, copiem estes itens para elaborar um texto curto em inglês com as instruções e regras do jogo que vocês criaram. Vocês podem utilizar as orientações que estão a seguir dos itens para completar seu texto.
- .
- .
- .
- .
- .
- .
- .
• Name of the game:
• Number of players:
• Objective of the game: to be the first to get to the end of the board.
• Equipment:
• How to play:
istép béqui
- :
- tabuleiro com quantidade adequada de casas;
- leiáuti nítido, com cores e dimensões apropriadas;
- número suficiente de peões para incluir todos os participantes do grupo na partida;
- cartas que tenham relação com o objetivo do jogo;
- instruções objetivas e bem definidas.
- !
- Ao terminar de criar as cartas e o tabuleiro e de elaborar o texto com as instruções do jogo, comecem a jogar.
- Ao final do jogo, discutam as questões a seguir com toda a turma.
- O que vocês acharam do jogo?
- Como o grupo escolheu os aspectos positivos que fariam o jogador avançar pelo tabuleiro?
- E como escolheu as atitudes que fariam o jogador voltar casas?
- Vocês acreditam que esse tipo de jogo pode ajudar na reflexão sobre a prática de búlin na escola? Em caso afirmativo, de que maneira? Em caso negativo, o que pode ser melhorado para que esse jogo de tabuleiro cumpra esse papel educativo?
djóinin aidías
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Façam um rascunho do relato, descrevendo o objetivo do jogo que vocês produziram.
- Relatem cuidadosamente todas as etapas envolvidas na criação do jogo.
- Fotografem e incluam no texto imagens do jogo produzido, descrevendo-as em detalhes.
- Acrescentem opiniões pessoais sobre como foi para os participantes do grupo terem produzido um jogo de tabuleiro.
- Relatem a experiência do grupo ao jogar. Lembrem-se de que o texto deve ser escrito principalmente com tempos verbais no passado.
2. :
• título e subtítulos adequados;
• descrição das etapas de criação do jogo;
• uso de tempos verbais adequados;
• imagens do jogo;
• opiniões dos participantes sobre a experiência de produzir o jogo;
• descrição da experiência de jogar.
3. .