Project 2  léts plei nou búlin

Produto final: um jogo de tabuleiro.

Gêneros discursivos: cartas de jogo, instruções de jogo, relato (em um post de blogue).

Tema: Nada de bullying!

Os objetivos deste projeto são:

  • criar um jogo de tabuleiro;
  • escrever instruções para o jogo de tabuleiro;
  • escrever um relato das experiências em um pôst de blogue;
  • discutir a prática do búlin, bem como fórmas de promover a empatia.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Fala.
  1. .
    1. Vocês sabem o que é búlin? Em caso afirmativo, quais comportamentos e atitudes poderiam ser considerados atos de búlin? Em caso negativo, perguntem a seus colegas e descubram o que eles sabem sobre o assunto.
    1. Na opinião de vocês, a prática do búlin virtual (também chamado de saiberbulin) é tão grave quanto o búlin praticado presencialmente? Por quê?
    1. Vocês já sofreram ou conhecem alguém que tenha sofrido búlin? Em caso afirmativo, vocês se incomodariam em relatar qual foi o tipo de búlin sofrido? Em caso negativo, como acham que se sente um estudante que sofre búlin na escola?
    1. Se vocês presenciassem um caso de búlin em sua escola, o que fariam?
    1. Caso vocês pudessem criar um projeto para prevenir a prática de búlin na escola, quais seriam as principais ações envolvidas?
Ícone. Fala.
  1. .
    1. O que vocês acham que é empatia?
    1. Qual opção não representa uma maneira de promover a empatia em sala de aula como fórma de evitar conflitos?
      1. Sensibilizar os colegas quanto às consequências de seus atos, pois toda ação tende a gerar uma reação.
      2. Assumir uma postura autoritária como fórma de resolver conflitos, separar brigas e minimizar discussões.
      3. Priorizar o diálogo, deixando claras, sempre que possível, as regras de conduta/comportamento para um bom convívio coletivo.
      4. Estimular a socialização por meio da interação com outras pessoas, conhecendo diferentes realidades, comportamentos e modos de ser e estar no mundo.
Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

Ícone. Escrita.

3. .

Ilustração. Uma criança sentada de frente para uma mesa comprida, na horizontal, de frente para três monitores de computadores. Ele tem cabelos loiros, camiseta branca e laranja, com o braço esquerdo para cima, sobrancelhas para baixo e boca aberta. Sobre ele, seis fantasmas coloridos, com os olhos pretos e expressão de incômodo.  Do lado esquerdo, um boxe com título: Cyberbullying. Texto: Humilhar ou constranger pessoas pela internet, invadir a intimidade delas com mensagens ou publicar imagens e textos ridicularizando-as.
  1. ?

b. .

material  moral  physical  psychological  social  verbal

  1. .
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  6. .

c. .

I.

Ilustração. Uma menina sentada à esquerda, de frente para carteira escolar cinza. Ela tem cabelos longos encaracolados em castanho com camiseta branca de mangas curtas laranja, de braço direito esticado para frente, com a boca aberta e olhos bem arregalados. À direita,  um menino em pé com o mesmo tipo de uniforme, de cabelos curtos castanhos, segurando na mão esquerda, um estojo vermelho e com a mão direita segura o braço da menina. Ela a olha sorrindo com o cenho  franzido.

II.

Ilustração. Dois meninos com o mesmo tipo de uniforme. À esquerda, menino de cabelos encaracolados castanhos, de olhos fechados, rindo e com os braços esticados, de frente para um menino loiro. Este com o corpo para a direita, segurando na mão direita, um copo branco com água. Ao fundo, arquibancada, muro cinza e vista parcial de cesta de basquete e muro cinza. Mais ao fundo, folhas verdes de árvore e céu azul-claro, com nuvens brancas.

III.

Ilustração. À frente, uma menina com o mesmo uniforme descrito anteriormente, de cabelos longos e franja marrom, segurando com as mãos um livro de capa azul e, nas costas, uma mochila lilás. Ela olha para o canto esquerdo com sobrancelhas para baixo e boca também e curva o corpo para frente. Em segundo plano, à esquerda, em cima de escada, três jovens um ao lado do outro, olhando para frente e rindo da menina de livro azul. Em segundo plano, muro cinza na horizontal e, atrás, árvores com folhas verdes. No alto, céu azul-claro.

IV.

Ilustração. À esquerda, três crianças da cintura para cima, com uniforme, uma menina de cabelos castanhos com faixa verde olhando para a direita, sorrindo. Ao lado, um menino de cabelos castanhos, de mochila azul nas costas e mãos sobre as alças. À direita, menino de cabelos loiros, com mãos sobre as bochechas e boca aberta. Ao fundo, à direita, um menino passando olhando para eles segurando seu braço direito estendido para baixo com a mão esquerda. Ele tem cabelos encaracolados em ruivo, com o olhar cabisbaixo e boca para baixo. Atrás dele, prédio marrom e janelas com vidro azul-claro.

V.

Ilustração. À frente, à esquerda, menina de cabelos loiros e franja, com faixa azul sobre a cabeça e uniforme. Ela está com o corpo para a esquerda, olhando para trás, de boca bem aberta e sobrancelhas para baixo e mão esquerda para cima. Perto dela, à direita, atrás dela, um menino segurando na mão esquerda com minhoca na altura do rosto da menina. Ele tem cabelos castanhos, olhando para a menina sorrindo e com o cenho franzido. Mais ao fundo, parede em roxo, porta de sala de aula enumeradas.

VI.

Ilustração. Sobre um banco de madeira marrom, à esquerda, há três crianças com uniforme, duas sentadas, menina de cabelos encaracolados em castanho e faixa verde. Menino de cabelos castanhos, ambos olhando para direita, rindo. Atrás, um menino em pé, de cabelos encaracolados em castanho, olhando para a direita, sorrindo. Na ponta da direita, menino sentado, com a cabeça para baixo, olhos caídos e fechados e boca para baixo, com a mão esquerda perto da bochecha. Em segundo plano, vegetação verde e prédio de paredes marrons e janelas azul-claro na vertical.
Ícone. Escrita.

4. .

Cinco ilustrações de ícones em círculos cinzas da esquerda para a direita mostrando: Um cadeado fechado, seta apontando para a direita e abaixo o sinal de adição e o número um, seta apontando para a esquerda e abaixo o sinal de subtração e o número 3, emoji com olhos e boca para baixo, duas estrelas, uma grande e escura e outra menor em cor clara.
  1. ?
  1. ?
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    4. adivertiseiment.
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Ilustração. Ícone em tons de cinza. Um cadeado fechado.

II.

Ilustração. Ícone em tons de cinza. Dois dados pequenos.

III.

Ilustração. Ícone em tons de cinza. Seta apontando para a direita e abaixo o sinal de adição e o número 6.

IV.

Ilustração. Ícone em tons de cinza. Seta apontando para a esquerda e abaixo o sinal de subtração e o número 2.
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Ícone. Escrita.
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    1. Que tipo de jogo é representado na imagem a seguir?
Ilustração. Um tabuleiro com 100 quadrados numerados de um à cem nas cores vermelho, branco, verde, amarelo e azul, começando no quadrado inferior esquerdo e terminando no quadrado superior esquerdo. Sobre os quadrados, escadas de tamanhos diferentes, subindo para a direita e para a esquerda, espalhadas. Entre elas, serpentes em tons de amarelo e verde.
  1. bingo
  2. dominó
  3. jogo de cartas
  4. jogo de tabuleiro
  1. Vocês gostam desse tipo de jogo? Por quê?
  1. Considerando que os jogos possuem instruções e regras para o bom desenvolvimento das tarefas, escolham o item que não apresenta um exemplo de seção presente nas instruções de um jogo de tabuleiro.
    1. pleiers

d. .

Snakes & ladders

Players: 2-4

Equipment: Snakes & Ladders Board, 4 Pawns, each player takes 1

All players start at the space marked “1”.

Players move around the board hoping not to be “swallowed” by a snake, and getting a raise up a ladder. First player to land on the one-hundred square by exact count wins.

Each player moves his marker according to the number thrown on the die. If the marker lands on a square at the foot of a ladder, the player may move the marker to the top of the ladder. If the marker lands on the head of a snake, the marker slides down the snake to the square at its tail!

101 GAMES instructions. Nova York: Cardinal Industries. [201-?]. página 5.

pripérin dâ prôujéct

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. Neste projeto, a turma vai criar jogos de tabuleiro com o tema e, depois de jogá-los, vai relatar a experiência em uma publicação de blogue. Para isso, vocês vão se reunir em quatro grupos de cinco a dez integrantes e cada grupo criará seu próprio jogo. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que vocês julgarem necessários:
      1. como e onde será realizado o trabalho de elaboração do jogo;
      2. como vocês vão jogar e, depois, escrever o relato no blogue;
      3. quanto tempo será necessário para concluir cada etapa do trabalho;
      4. quando e como será feita a publicação do relato no blogue.
    1. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno e o completem com os dados que faltam.
Ícone. Notebook.

Sobre a produção proposta

Qual é o produto final?Um jogo de tabuleiro.

Qual é o gênero discursivo?Cartas de jogo, instruções de jogo, relato (em um blogue).

Qual é o objetivo?Promover a empatia e refletir sobre a prática de bullying.

Qual é o tema?No bullying!

A quem se dirige?À turma e à comunidade escolar.

Como e onde será divulgada?Em um relato, publicado em um blogue.

Quem participará?Toda a turma, organizada em grupos.

Qual será a data de divulgação?

Quais serão os recursos materiais necessários?

  1. Antes de começarem a preparar os textos, observem as seguintes orientações:
    1. cada grupo ficará responsável pela confecção do seu jogo e posterior relato das ações desenvolvidas em um blogue da turma;
    2. o objetivo desse jogo é chegar ao final do percurso após ter percorrido todas as casas do tabuleiro seguindo as instruções apresentadas nas cartas do jogo.
  1. Observem o exemplo de jogo a seguir para se inspirar e elaborem o jogo de vocês.
    1. Tabuleiro O tabuleiro é a principal peça do jogo. A casa istarti ór finixi indica o início e o fim do percurso do jogo e as setas indicam a direção que os jogadores devem seguir. No centro do tabuleiro ficam dispostas as demais peças do jogo.
Ilustração. tabuleiro na vertical com os contornos com quadrados coloridos e entre eles, flechas. Ao centro, dois dados brancos com bolinhas em preto, um retângulo branco e cartas retangulares uma sobre a outra. Contornos em verde, laranja e branco.

II. Cartas do jogo

Ilustração. Carta na vertical com contornos em verde, detalhes em amarelo, azul e branco. Texto: Congrats! Você foi contemplado, contemplada com a carta especial. Que ela sirva de incentivo para que você siga sendo uma pessoa empática: AVANCE SEIS CASAS.
frente das cartas
Ilustração. Carta na vertical com contornos em verde, detalhes em amarelo, azul e branco. Texto: Be a buddy, not a bully!
verso das cartas
As cartas do jogo apresentam instruções e ações do jogo. No jogo do exemplo, elas são divididas em duas categorias: buhdi cardis e buli cardis. As buhdi cardis representam valores positivos, atribuídos a ações e atitudes adequadas. Elas permitem aos jogadores avançar no tabuleiro e obter êxito no jogo. Por outro lado, as buli cardis representam valores negativos, atitudes que merecem ser repensadas. Essas cartas fazem que os jogadores voltem casas no tabuleiro, dificultando seu avanço no jogo. Observem:
Ilustração. Duas cartas na vertical com contornos em verde, detalhes em amarelo, azul e branco. Carta um. Texto: Smile. Você sempre recebe seus colegas com um sorriso, o que torna o convívio com as pessoas à sua volta agradável. Por isso, você foi contemplado, contemplada: SORRIA PARA OS OUTROS JOGADORES E AVANCE UMA CASA. Carta dois. Texto: Name-calling. Que triste! Os seus colegas se sentem constrangidos e magoados quando você se refere a eles com nomes ofensivos. Reflita sobre seus atos e mude de atitude! Enquanto isso: VOLTE DUAS CASAS.
No jogo do exemplo, todas as buhdi cardis são verdes e todas as buli cardis são amarelas. A carta ! é a que permite ao jogador avançar mais casas no tabuleiro, o que a torna a carta mais desejada durante o jogo.

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.
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    1. Agora vocês já podem começar a criar seu jogo. Pensem com os colegas do grupo sobre a possibilidade de utilizarem o tabuleiro apresentado em pripérin dâ prôujéct como ponto de partida ou, então, criem um novo formato para o jogo. Para tornar o jogo mais dinâmico, sugere-se desenhar no mínimo quarenta casas.
    1. Para elaborar as cartas, vocês podem utilizar folhas de papel-cartão das cores de sua preferência e seguir o modelo apresentado em pripérin dâ prôujéct ou um formato próprio. Recomenda-se escrever ! no verso de todas as cartas, de maneira que não seja possível distingui-las pelo verso. Na frente das cartas, sugere-se incluir um título, um aspecto positivo (no caso das buhdi cardis) ou negativo (para as buli cardis) e a instrução de ação a ser tomada no jogo.
Ícone. Escrita.
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    1. Antes de elaborar as instruções do jogo de tabuleiro em inglês, retomem as instruções do jogo “isneiqui end léders ” na questão cinco dê em guétin stárted e relembrem as informações que não podem faltar em um texto como esse.
    1. Em seu caderno, copiem estes itens para elaborar um texto curto em inglês com as instruções e regras do jogo que vocês criaram. Vocês podem utilizar as orientações que estão a seguir dos itens para completar seu texto.
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Ícone. Notebook.

Name of the game:

Number of players:

Objective of the game: to be the first to get to the end of the board.

Equipment:

How to play:

istép béqui

Ícone. Escrita.
  1. :
    • tabuleiro com quantidade adequada de casas;
    • leiáuti nítido, com cores e dimensões apropriadas;
    • número suficiente de peões para incluir todos os participantes do grupo na partida;
    • cartas que tenham relação com o objetivo do jogo;
    • instruções objetivas e bem definidas.
Ícone. Fala.
  1. !
    1. Ao terminar de criar as cartas e o tabuleiro e de elaborar o texto com as instruções do jogo, comecem a jogar.
    1. Ao final do jogo, discutam as questões a seguir com toda a turma.
      1. O que vocês acharam do jogo?
      2. Como o grupo escolheu os aspectos positivos que fariam o jogador avançar pelo tabuleiro?
      3. E como escolheu as atitudes que fariam o jogador voltar casas?
      4. Vocês acreditam que esse tipo de jogo pode ajudar na reflexão sobre a prática de búlin na escola? Em caso afirmativo, de que maneira? Em caso negativo, o que pode ser melhorado para que esse jogo de tabuleiro cumpra esse papel educativo?

djóinin aidías

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.
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    1. Façam um rascunho do relato, descrevendo o objetivo do jogo que vocês produziram.
    1. Relatem cuidadosamente todas as etapas envolvidas na criação do jogo.
    1. Fotografem e incluam no texto imagens do jogo produzido, descrevendo-as em detalhes.
    1. Acrescentem opiniões pessoais sobre como foi para os participantes do grupo terem produzido um jogo de tabuleiro.
    1. Relatem a experiência do grupo ao jogar. Lembrem-se de que o texto deve ser escrito principalmente com tempos verbais no passado.
Ícone. Escrita.

2. :

título e subtítulos adequados;

descrição das etapas de criação do jogo;

uso de tempos verbais adequados;

imagens do jogo;

opiniões dos participantes sobre a experiência de produzir o jogo;

descrição da experiência de jogar.

Ícone. Escrita.

3. .