istartin pointi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

PRIMEIRA PARTE

No 6º ano, você aprendeu muitas coisas de língua inglesa, não é mesmo? Você já é capaz de ler e entender textos escritos e orais, bem como escrever e falar um pouco em inglês. Este ano, você vai aprender muito mais e, nesta seção, vai perceber que sabe muito mais do que imagina! Vamos lá?

Ícone de atividade oral.

1. .

Hi! My espaço para resposta is Antônio. espaço para resposta a Brazilian student, I’m 12 espaço para resposta old and ih espaço para resposta games. I’m in the 7th grade of elementary espaço para resposta and the subject I espaço para resposta is English. This blog is espaço para resposta games and also about espaço para resposta, because ih espaço para resposta guitar.

  1. Do que trata o texto?
  1. Onde ele foi publicado?

c. Como vocês conseguiram ler e responder se no texto algumas palavras foram substituídas por espaço para resposta?

Conseguiu ler o texto com palavras misteriosas? Então, vamos a outro desafio?

Ícone de atividade oral.

2.

Cartaz. Fundo em azul-claro, com texto em branco, onde as letras das palavras estão na ordem errada: Sem dvdúia, vcoê é cpaaz ed ler e etneednr etse ttexo com lreats tcaorads
Caixa de texto. Fundo branco, com texto preto, onde as letras das palavras estão na ordem errada: 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 AP3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO55A C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4NT35! 3P4R3 N1550! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 C0MPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UT0M4TIC4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3NS4R MU1T0, C3RT0? POD3 F1C4R B3M ORGULH050 D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
  1. Vocês conseguiram ler os textos? Como?

b. Qual é o assunto dos textos?

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e fazer inferências.

1a Resposta esperada: da apresentação de um adolescente brasileiro.

1b Resposta esperada: em um blogue.

1c Resposta pessoal. Resposta possível: mesmo sem ver todas as palavras, é possível entender o texto porque o assunto é conhecido.

Objetivos da questão 2: compreender globalmente o texto e fazer inferências.

2a Resposta pessoal.

2b Resposta esperada: ambos falam sobre a capacidade de ler palavras mesmo com letras trocadas ou com números no lugar de algumas letras.

STARTING POINT

professor ou professora,

Os objetivos principais desta unidade são trabalhar algumas estratégias de leitura, especialmente a inferência, estimulando os estudantes a ativar seus conhecimentos prévios para compreender textos em inglês, e realizar uma breve revisão de alguns conteúdos do volume do 6o ano. Tendo em vista seu caráter introdutório, esta unidade não tem a mesma extensão nem a mesma organização que as demais.

Assim como no Starting point do 6o ano, as questões estão divididas em duas partes. Na primeira, há o trabalho com a inferência para mostrar aos estudantes que é possível compreender textos sem conhecer todas as suas palavras. Inferir sentidos de uma palavra ou de um texto requer a mobilização de conhecimentos prévios, do contexto e das pistas verbais e não verbais. É muito importante, para um bom trabalho em educação linguística, que os estudantes avancem na produção de inferências e tenham segurança para fazê-lo.

Na segunda parte, há uma breve revisão de conteúdos do 6o ano. Adicionalmente, as Atividades Complementares presentes no Manual do Professor do volume do 6o ano podem ser utilizadas como uma revisão maior, caso não as tenha usado com essa turma no ano anterior.

A questão 1 da primeira parte inicia-se com um breve texto de apresentação pessoal, assunto conhecido pelos estudantes, pois foi abordado nas primeiras unidades do volume do 6o ano. Entretanto, algumas palavras foram substituídas por

; eles precisam inferir seu sentido com base em pistas linguísticas presentes no texto.

A questão 2 apresenta dois textos: um no qual as letras das palavras estão fóra de ordem, e outro em que as palavras são constituídas por combinações de letras e números. Embora sejam recursos amplamente utilizados em projetos de leitura no Brasil desde os anos 1980, mais recentemente têm circulado em redes sociais, o que pode ajudar no engajamento da turma nas atividades. Sugerimos aproveitar a oportunidade para discutir as estratégias necessárias para conseguir ler o texto.

Competências gerais desenvolvidas em Starting point


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 10.

Ícone de atividade oral.

a place where children go to be educated

b.

a person who is studying at a university or school

c.

a person whose job is teaching, especially in a school

d.

a small piece of rubber or a similar substance, used for removing pencil marks from paper

e.

an instrument made of plastic or metal used for writing with ink (= coloured liquid for writing, etc.)

ERASER, PEN, SCHOOL, STUDENT, TEACHER. In: OXFORD Advanced Learner’s Dictionary. sexta edição Oxford: Oxford University Press, 2000.página289, 618, 759, 858, 887.

I.

Fotografia. Uma borracha metade branca, metade azul-escura.

II. pen

Fotografia. Uma caneta vermelha na horizontal com detalhes da mesma cor.

III.

Fotografia. Vista geral de estabelecimento retangular, de paredes amarelas claro, telhado marrom, janelas e na parte superior, texto em azul: Escola Municipal de Acuruí. Ao redor, local com grama verde. Na parte superior, céu com algumas nuvens.

IV. stúdent

Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima. Ela tem cabelos castanhos encaracolados, com blusa regata com gola polo azul clara, mochila nas costas da mesma cor. Ela olha para frente sorrindo e segurando nas mãos, cadernos com capas coloridas nas cores rosa e azul. Ao fundo, parede de pedras cinzas.

V.

Fotografia cinco. Um homem visto da cintura para cima, de cabelos curtos, bigode e barba escuros, usando camisa polo azul clara. Ele está com caneta na mão direita e relógio no pulso na mão esquerda. Ele olha para frente sorrindo, gesticulando com as mãos. Ao fundo, lousa branca com texto de cálculos em preto.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: compreender globalmente o texto e fazer inferências.

3a: três

3b: quatro

3c: cinco

3d: um

3e: dois

A questão 3 também trabalha a inferência por meio da relação entre verbetes de vocabulário sobre a escola e palavras, ajudadas por imagens. Assim, também é uma fórma de retomar palavras que podem ser necessárias no dia a dia das aulas de Língua Inglesa.

Competências específicas desenvolvidas em Starting point


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 3.

Ícone de atividade no caderno.

4.

Tainá: a oorsprong (Brasil, 2011)

A Amasone-reënwoud é invadida por piratas da biodiversidade, e a jovem inheems Maya acaba tornando-se vítima dos bandiete, deixando órfã a bebê Tainá. A kind é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo oud e solitário pajé Tigê, que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco jare depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser meisie, Tainá é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta meisie da cidade Laurinha e do inheems nerd Gobi, a inheems resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.

TAINÁ: a origem. Direção: Rosane Svartman. Produção: Pedro Rovai. [Brasil]: 2013. 1 (83 minutos

  1. O texto está escrito em que língua?
  1. Do que trata o texto?
  1. Há palavras no texto que vocês não conhecem? Quais?
  1. Essas palavras impediram que vocês compreendessem o texto? Justifiquem.
  1. Tentem relacionar cada uma das seguintes palavras ao seu sentido:
    1. inheems
    2. bandiéte
    3. caind
    4. oudi
    5. jare
    • anos
    • Floresta Amazônica
    • bandidos
    • criança
    • indígena
    • menina
    • origem
    • velho

Que tal fazer uma roda de conversa? Debatam com toda a turma: o que essas atividades ensinaram a vocês sobre a compreensão de textos em língua inglesa? De que fórma isso ajuda vocês a estudar inglês neste ano?

SEGUNDA PARTE

Que tal revisar alguns assuntos estudados no 6º ano? Vamos lá!

Ícone de atividade oral.
    1. Cumprimentem-se.
    1. Apresentem-se dizendo seu nome e idade.
    1. Perguntem se o colega está bem.
    1. Apresentem o colega a outra dupla de estudantes.

Hi!  Hello!  My name is  I’m …. years old.  I’m  This is  (It’s) nice to meet you.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: compreender globalmente o texto e fazer inferências.

4a Resposta esperada: em português, mas com palavras inventadas ou em outra língua.

4b Resposta esperada: é uma sinopse do filme Taíná: a origem.

4c Resposta pessoal. Resposta possível: sim. “Oorsprong”, “Amasone-reënwoud”, “inheems”, “bandiete”, “kind”, “oud”, “jare”, “meisie”.

4d Resposta pessoal.

4e um - origem

4e dois - Floresta Amazônica

4e três - indígena

4e quatro - bandidos

4e cinco - criança

4e seis - velho

4e sete - anos

4e oito - menina

Objetivos da questão 1: praticar saudações, apresentações pessoais e o verbo to be.

Na questão 4, uma sinopse de filme, gênero estudado no 6o ano, teve as palavras originais substituídas por outras em africâner, uma das línguas oficiais da África do Sul, também falada em Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia. Caso julgue relevante, sugerimos que informe esse fato à turma e reforce, uma vez mais, que mesmo com palavras em uma língua que desconhecem, o texto pode ser compreendido.

Como o procedimento nessa primeira parte é indutivo, pode ser importante reforçar a autoestima dos estudantes, mostrando-lhes que conseguem compreender mesmo textos em que faltam palavras, escritos com palavras e letras trocadas e que, portanto, são capazes de compreender também textos em língua inglesa.

A questão 1 da segunda parte tem como objetivo praticar saudações, apresentações pessoais e o verbo to be. Considerando que será realizada no início do ano letivo, essa questão também pode ser uma fórma de acolher estudantes novos na turma, eventualmente ainda tímidos em interagir com os colegas.

Habilidades desenvolvidas em Starting point


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Você precisa procurar uma palavra no dicionário impresso. Como você conseguiria encontrá-la? Por exemplo, a palavra “isquejul ”, onde você a encontraria?
    1. Se você precisasse consultar no dicionário impresso as palavras cômic”, “cartúm e “cartuunist”, em que ordem as encontraria?
    1. Se você quisesse descobrir o significado da palavra lenguages , que está no plural, como você procuraria no dicionário impresso ou on láine? Justifique sua resposta.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Leia o texto e complete com os verbos entre parênteses no présânt .
Contracapa de DVD.  Na parte superior, debaixo do oceano, um peixe à esquerda, personagem Dory, de cor azul-clara, detalhes em preto e partes em amarelo nas nadadeiras. Atrás dela, fauna marinha em tons de bege e plantas e coral em lilás. Em segundo plano, à direita, um tubarão com o corpo achatado, com a parte superior em azul e inferior em branco. Acima, título em branco: Have you seen her? À direita, caixa de texto com seta azul indicando que o texto está reproduzido na caixa de texto na página do livro. Na parte central, outra imagem do filme, debaixo do oceano, com Dory à esquerda e outro peixe pequeno, palhaço, em tons de laranja e branco, um de frente para o outro. À direita, um tubarão branco e azul. Ao fundo, parte do oceano verde. Na parte inferior, continuação do oceano e, mais abaixo, texto em branco com tabela, ilegíveis. Na caixa de texto ao lado da contracapa do DVD lê-se o seguinte texto: Finding Dory (United States, 2016) Dory lacuna (I) (to be) a wide-eyed, blue tang fish who lacuna (II) (to suffer) from memory loss every 10 seconds or so. The one Thing she can remembre lacuna (III) (to be) that she somehow became separated from her parents as a child. With help from her friends Nemo and Marlin, Dory lacuna (IV) (to embark) on an epic adventure to find them. Her Journey lacuna (V) (to bring) her to the Marine Life Institute, a conservator y that houses diverse ocean species. Dory now lacuna (VI) (to know) that her family reunion will only happen if she can save Mom and Dad from captivity.

FINDING Dory. Direção: Andrew Stanton. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos, 2016. DVD (97 min).

  1. Qual é o título do filme?
  1. Como se chama a personagem principal?
  1. Quem são os outros personagens que aparecem na história?
  1. Qual é a história do filme?
  1. Em sinopses, os personagens, os lugares e as situações costumam ser descritos. Identifique no texto as informações a seguir.
    1. Características físicas da protagonista.
    2. Problema que a impede de se lembrar de fatos passados.
    3. Tipo de aventura em que ela e seus amigos embarcam.
    4. Atividade do marine laifi institute.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar características composicionais de dicionários.

2a Respostas esperadas: as palavras estão em ordem alfabética, então procuraria na letra “ésse”.

2b Resposta esperada: primeiro “cartoon”, depois “cartoonist[” e, por último, “comic”.

2c Resposta esperada: procuraria “language”, no singular, porque no dicionário não aparecem verbetes de palavras no plural.

Objetivos da questão 3: identificar informação explícita; compreender globalmente o texto e praticar o present simple.

3a: um - is; dois - suffers; três - is; quatro - embarks; cinco - brings; seis - knows

3b Resposta esperada: Finding Dory.

3c Resposta esperada: Dory.

3d Resposta esperada: Nemo e Marlin.

3e Resposta esperada: Dory procura seus pais.

3f ih Resposta esperada: “wide-eyed” e “blue tang fish”.

3f í í Resposta esperada: “memory loss”.

3f í í í Resposta esperada: “an epic adventure”.

3f í vê Resposta esperada: “a conservatory that houses diverse ocean species”.

A questão 2 retoma um aspecto muito importante para a educação linguística: o uso de dicionários. Nessa faixa etária, os estudantes nem sempre sabem consultar um dicionário, especialmente impresso. Como o estudo da língua inglesa requer esse conhecimento, consideramos fundamental reforçá-lo nesta unidade introdutória. Se for possível no seu contexto, é um momento oportuno para que os estudantes consultem dicionários, bilíngues e monolíngues, na sala de aula.

Na questão 3, há um trabalho com leitura e prática gramatical integradas, conforme a perspectiva teórico-metodológica desta obra. Assim, os estudantes precisam ler e compreender em língua inglesa uma sinopse de filme. Além disso, devem preencher as lacunas do texto com o Present simple e na 4, com o Imperative, trabalhado ao longo do 6º ano. Se julgar necessário aprofundar a revisão desse elemento gramatical, sugerimos explorar canções e tutoriais de jogos como fórma de aliar a aprendizagem a atividades lúdicas.