istartin pointi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
PRIMEIRA PARTE
No 6º ano, você aprendeu muitas coisas de língua inglesa, não é mesmo? Você já é capaz de ler e entender textos escritos e orais, bem como escrever e falar um pouco em inglês. Este ano, você vai aprender muito mais e, nesta seção, vai perceber que sabe muito mais do que imagina! Vamos lá?
1. .
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- Do que trata o texto?
- Onde ele foi publicado?
c. Como vocês conseguiram ler e responder se no texto algumas palavras foram substituídas por ? espaço para resposta
Conseguiu ler o texto com palavras misteriosas? Então, vamos a outro desafio?
2.
- Vocês conseguiram ler os textos? Como?
b. Qual é o assunto dos textos?
Respostas e comentários
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e fazer inferências.
1a Resposta esperada: da apresentação de um adolescente brasileiro.
1b Resposta esperada: em um blogue.
1c Resposta pessoal. Resposta possível: mesmo sem ver todas as palavras, é possível entender o texto porque o assunto é conhecido.
Objetivos da questão 2: compreender globalmente o texto e fazer inferências.
2a Resposta pessoal.
2b Resposta esperada: ambos falam sobre a capacidade de ler palavras mesmo com letras trocadas ou com números no lugar de algumas letras.
STARTING POINT
professor ou professora,
Os objetivos principais desta unidade são trabalhar algumas estratégias de leitura, especialmente a inferência, estimulando os estudantes a ativar seus conhecimentos prévios para compreender textos em inglês, e realizar uma breve revisão de alguns conteúdos do volume do 6o ano. Tendo em vista seu caráter introdutório, esta unidade não tem a mesma extensão nem a mesma organização que as demais.
Assim como no Starting point do 6o ano, as questões estão divididas em duas partes. Na primeira, há o trabalho com a inferência para mostrar aos estudantes que é possível compreender textos sem conhecer todas as suas palavras. Inferir sentidos de uma palavra ou de um texto requer a mobilização de conhecimentos prévios, do contexto e das pistas verbais e não verbais. É muito importante, para um bom trabalho em educação linguística, que os estudantes avancem na produção de inferências e tenham segurança para fazê-lo.
Na segunda parte, há uma breve revisão de conteúdos do 6o ano. Adicionalmente, as Atividades Complementares presentes no Manual do Professor do volume do 6o ano podem ser utilizadas como uma revisão maior, caso não as tenha usado com essa turma no ano anterior.
A questão 1 da primeira parte inicia-se com um breve texto de apresentação pessoal, assunto conhecido pelos estudantes, pois foi abordado nas primeiras unidades do volume do 6o ano. Entretanto, algumas palavras foram substituídas por
; eles precisam inferir seu sentido com base em pistas linguísticas presentes no texto.
A questão 2 apresenta dois textos: um no qual as letras das palavras estão fóra de ordem, e outro em que as palavras são constituídas por combinações de letras e números. Embora sejam recursos amplamente utilizados em projetos de leitura no Brasil desde os anos 1980, mais recentemente têm circulado em redes sociais, o que pode ajudar no engajamento da turma nas atividades. Sugerimos aproveitar a oportunidade para discutir as estratégias necessárias para conseguir ler o texto.
Competências gerais desenvolvidas em Starting point
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 10.
a place where children go to be educated
b.
a person who is studying at a university or school
c.
a person whose job is teaching, especially in a school
d.
a small piece of rubber or a similar substance, used for removing pencil marks from paper
e.
an instrument made of plastic or metal used for writing with ink (= coloured liquid for writing, etc.)
ERASER, PEN, SCHOOL, STUDENT, TEACHER. In: OXFORD Advanced Learner’s Dictionary. sexta edição Oxford: Oxford University Press, 2000. página289, 618, 759, 858, 887.
I.
II. pen
III.
IV. stúdent
V.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 3: compreender globalmente o texto e fazer inferências.
3a: três
3b: quatro
3c: cinco
3d: um
3e: dois
A questão 3 também trabalha a inferência por meio da relação entre verbetes de vocabulário sobre a escola e palavras, ajudadas por imagens. Assim, também é uma fórma de retomar palavras que podem ser necessárias no dia a dia das aulas de Língua Inglesa.
Competências específicas desenvolvidas em Starting point
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas em istartin pointi são 2, 3.
4.
Tainá: a oorsprong (Brasil, 2011)
A Amasone-reënwoud é invadida por piratas da biodiversidade, e a jovem inheems Maya acaba tornando-se vítima dos bandiete, deixando órfã a bebê Tainá. A kind é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo oud e solitário pajé Tigê, que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco jare depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser meisie, Tainá é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta meisie da cidade Laurinha e do inheems nerd Gobi, a inheems resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.
TAINÁ: a origem. Direção: Rosane Svartman. Produção: Pedro Rovai. [Brasil]: 2013. 1 (83 minutos
- O texto está escrito em que língua?
- Do que trata o texto?
- Há palavras no texto que vocês não conhecem? Quais?
- Essas palavras impediram que vocês compreendessem o texto? Justifiquem.
- Tentem relacionar cada uma das seguintes palavras ao seu sentido:
- inheems
- bandiéte
- caind
- oudi
- jare
- anos
- Floresta Amazônica
- bandidos
- criança
- indígena
- menina
- origem
- velho
Que tal fazer uma roda de conversa? Debatam com toda a turma: o que essas atividades ensinaram a vocês sobre a compreensão de textos em língua inglesa? De que fórma isso ajuda vocês a estudar inglês neste ano?
SEGUNDA PARTE
Que tal revisar alguns assuntos estudados no 6º ano? Vamos lá!
-
- Cumprimentem-se.
- Apresentem-se dizendo seu nome e idade.
- Perguntem se o colega está bem.
- Apresentem o colega a outra dupla de estudantes.
Hi! Hello! My name is… I’m …. years old. I’m… This is… (It’s) nice to meet you.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 4: compreender globalmente o texto e fazer inferências.
4a Resposta esperada: em português, mas com palavras inventadas ou em outra língua.
4b Resposta esperada: é uma sinopse do filme Taíná: a origem.
4c Resposta pessoal. Resposta possível: sim. “Oorsprong”, “Amasone-reënwoud”, “inheems”, “bandiete”, “kind”, “oud”, “jare”, “meisie”.
4d Resposta pessoal.
4e um - origem
4e dois - Floresta Amazônica
4e três - indígena
4e quatro - bandidos
4e cinco - criança
4e seis - velho
4e sete - anos
4e oito - menina
Objetivos da questão 1: praticar saudações, apresentações pessoais e o verbo to be.
Na questão 4, uma sinopse de filme, gênero estudado no 6o ano, teve as palavras originais substituídas por outras em africâner, uma das línguas oficiais da África do Sul, também falada em Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia. Caso julgue relevante, sugerimos que informe esse fato à turma e reforce, uma vez mais, que mesmo com palavras em uma língua que desconhecem, o texto pode ser compreendido.
Como o procedimento nessa primeira parte é indutivo, pode ser importante reforçar a autoestima dos estudantes, mostrando-lhes que conseguem compreender mesmo textos em que faltam palavras, escritos com palavras e letras trocadas e que, portanto, são capazes de compreender também textos em língua inglesa.
A questão 1 da segunda parte tem como objetivo praticar saudações, apresentações pessoais e o verbo to be. Considerando que será realizada no início do ano letivo, essa questão também pode ser uma fórma de acolher estudantes novos na turma, eventualmente ainda tímidos em interagir com os colegas.
Habilidades desenvolvidas em Starting point
- Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
- Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
- Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
- Participar de troca de opiniões e informações sobre textos lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
-
- Você precisa procurar uma palavra no dicionário impresso. Como você conseguiria encontrá-la? Por exemplo, a palavra “ isquejul ”, onde você a encontraria?
- Se você precisasse consultar no dicionário impresso as palavras “ cômic”, “ cartúm” e “ cartuunist”, em que ordem as encontraria?
- Se você quisesse descobrir o significado da palavra “ lenguages ”, que está no plural, como você procuraria no dicionário impresso ou on láine? Justifique sua resposta.
-
- Leia o texto e complete com os verbos entre parênteses no présânt .
FINDING Dory. Direção: Andrew Stanton. Produção: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures. Estados Unidos, 2016. DVD (97 min).
- Qual é o título do filme?
- Como se chama a personagem principal?
- Quem são os outros personagens que aparecem na história?
- Qual é a história do filme?
- Em sinopses, os personagens, os lugares e as situações costumam ser descritos. Identifique no texto as informações a seguir.
- Características físicas da protagonista.
- Problema que a impede de se lembrar de fatos passados.
- Tipo de aventura em que ela e seus amigos embarcam.
- Atividade do marine laifi institute.
Respostas e comentários
Objetivos da questão 2: identificar características composicionais de dicionários.
2a Respostas esperadas: as palavras estão em ordem alfabética, então procuraria na letra “ ésse”.
2b Resposta esperada: primeiro “cartoon”, depois “cartoonist[” e, por último, “comic”.
2c Resposta esperada: procuraria “language”, no singular, porque no dicionário não aparecem verbetes de palavras no plural.
Objetivos da questão 3: identificar informação explícita; compreender globalmente o texto e praticar o present simple.
3a: um - is; dois - suffers; três - is; quatro - embarks; cinco - brings; seis - knows
3b Resposta esperada: Finding Dory.
3c Resposta esperada: Dory.
3d Resposta esperada: Nemo e Marlin.
3e Resposta esperada: Dory procura seus pais.
3f ih Resposta esperada: “wide-eyed” e “blue tang fish”.
3f í í Resposta esperada: “memory loss”.
3f í í í Resposta esperada: “an epic adventure”.
3f í vê Resposta esperada: “a conservatory that houses diverse ocean species”.
A questão 2 retoma um aspecto muito importante para a educação linguística: o uso de dicionários. Nessa faixa etária, os estudantes nem sempre sabem consultar um dicionário, especialmente impresso. Como o estudo da língua inglesa requer esse conhecimento, consideramos fundamental reforçá-lo nesta unidade introdutória. Se for possível no seu contexto, é um momento oportuno para que os estudantes consultem dicionários, bilíngues e monolíngues, na sala de aula.
Na questão 3, há um trabalho com leitura e prática gramatical integradas, conforme a perspectiva teórico-metodológica desta obra. Assim, os estudantes precisam ler e compreender em língua inglesa uma sinopse de filme. Além disso, devem preencher as lacunas do texto com o Present simple e na 4, com o Imperative, trabalhado ao longo do 6º ano. Se julgar necessário aprofundar a revisão desse elemento gramatical, sugerimos explorar canções e tutoriais de jogos como fórma de aliar a aprendizagem a atividades lúdicas.