iúnit uán  

Fotografia um. Vista geral de estúdio de rádio com talas de madeira cobrindo as divisões dos painéis que cobrem a parede azul chumbo. À esquerda, janela de vidro grande e ao centro, uma mesa na horizontal em branco, com uma mulher e um homem jovens sentados de frente para outro homem jovem. A jovem sentada à esquerda da mesa tem cabelos e sobrancelhas pretos, camisa de mangas compridas azul-escuro e segura nas mãos uma folha de papel com anotações. Ela olha para frente sorrindo e de frente para ela, um microfone de cor preta perto da boca dela pendurado por um braço articulado que está fixo no beiral da janela de vidro. Ela olha para frente sorrindo. À direita dela, um rapaz de cabelos escuros e camisa polo verde-claro, visto parcialmente. De frente para ela, um outro menino de cabelos pretos, blusa de gola azul-escuro, segurando nas mãos uma folha branca com um gráfico em pizza ao centro.
Fotografia dois. Vista geral de um estúdio de televisão, com um balcão cinza na horizontal com parte de vidro embaixo. Atrás dele, duas pessoas vistas da cintura para cima. Um homem de cabelos castanhos, com camisa de gola, terno e gravata azuis e, à direita, mulher de cabelos curtos loiros, com terno marrom de mangas compridas. Ambos olhando para a direita. Na ponta da direita do balcão, uma outra mulher sentada em um banco alto sem encosto para as costas. Ela tem cabelos curtos, um terninho bege claro, calça e sapatos em preto. Em segundo plano, tela grande com título: TV News. No canto esquerdo, câmera grande preta e uma pessoa atrás, vista de costas parcialmente.
Respostas e comentários

UNIT 1

professor ou professora,

O tema desta unidade são os diferentes meios de acesso à informação, desde os impressos até o rádio, a televisão e as diversas mídias digitais que as novas tecnologias nos proporcionam na atualidade. O objetivo principal é tratar desse assunto por meio do trabalho com os seguintes gêneros discursivos: capa de revista impressa, primeira página de jornal impresso, home page (página inicial) de jornal digital e noticiário de televisão. O trabalho com esses gêneros inclui a familiarização dos estudantes com os elementos temáticos, composicionais e estilísticos característicos.

Por ser esta a primeira unidade do volume do 7º ano, a abordagem assemelha-se àquela do volume do 6º ano no que diz respeito ao uso da língua portuguesa nas propostas de atividades e explicações. A língua inglesa vai sendo introduzida com mais frequência, gradualmente, ao longo das unidades deste volume, à medida que os estudantes se apropriam e se familiarizam com as fórmas, os sentidos e os usos da língua.

As imagens das páginas de abertura apresentam um panorama de diferentes meios de acesso à informação, como o jornal, a televisão, o rádio e os meios digitais, que possibilitam o acesso a informações difundidas pela internet.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia três. Vista geral de jornais dobrados, um sobre o outro.
Fotografia quatro. Mãos de uma pessoa segurando um tablet na horizontal em branco, com textos e fotografias de um site, chamado: The Dominion Post. Há uma foto de uma montanha e o que aparenta ser uma parte de um planador em branco e azul.
Fotografia cinco. Vista geral de uma parede de madeira de uma livraria ou banca de jornal com oito andares e várias revistas uma ao lado da outra, com fio preto passando pela frente delas e segurando-as no lugar. Há revistas de diferentes títulos, capas e fotos variadas.
Meios de acesso à informação.

Gêneros discursivos: capa de revista, primeira página de jornal impresso, home page de jornal digital, noticiário de televisão.

Tema: o mundo da informação.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos capa de revista, primeira página de jornal impresso, rome peigi de jornal digital, noticiário de televisão;
  • refletir sobre diferentes fontes de informação disponíveis atualmente.
Respostas e comentários

Ao iniciar a unidade, você, professor ou professora poderá avaliar a pertinência de explorar essas imagens em uma discussão em sala de aula, para que os estudantes também tenham a chance de falar sobre suas impressões e experiências com esses meios de informação. Talvez eles se sintam motivados a partilhar suas expectativas e seu conhecimento sobre fórmas de acesso à informação não representadas na abertura da unidade. É esperado, principalmente nas zonas urbanas, que os estudantes estejam conectados a diversas maneiras de se informar que têm natureza dinâmica e híbrida. Caso julgue apropriado, essa pode se tornar uma oportunidade de desenvolver uma reflexão coletiva a respeito das diferentes visões sobre o tema da unidade. A página inicial do Dominion Post, um jornal digital da Nova Zelândia, por exemplo, pode despertar a curiosidade acerca do país, que está localizado na Oceania e tem o inglês como uma das línguas oficiais.

A unidade, ao enfocar as diversas possibilidades de acesso à informação, destaca a importância das palavras-chave e de outros elementos presentes nas publicações impressas e digitais para a seleção de textos. O mesmo ocorre na compreensão oral de abertura de noticiário de televisão.

O trabalho com gêneros discursivos da esfera jornalística é muito importante na educação linguística, especialmente em função das fake news que assolam os meios digitais.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Fotografia. Um rádio cinza na horizontal. À esquerda, alto-falante em forma redonda com grade de metal, com quatro botões à direita e tela digital em azul acima. Na parte de cima do rádio, à esquerda, há uma antena retrátil na diagonal, que não está totalmente esticada.
Fotografia. Uma tela na horizontal de uma televisão preta, com cena de uma mulher vista da cintura para cima, de cabelos castanhos e blusa azul. Ao fundo, imagem com continentes em azul e título: Breaking News. Na frente da televisão, a mão direita de uma pessoa segura um controle remoto, apontando-o para a tela e apertando um botão com o dedo polegar.
Fotografia. Vários jornais, empilhados um sobre o outro e não alinhados.
  1. Quais desses meios de acesso à informação vocês costumam usar? Por quê?
  1. Atualmente, que outros meios podem ser utilizados para se informar?

c. Qual dos meios de acesso à informação retratados nas imagens é menos comum no seu dia a dia? Por quê?

Ícone de atividade oral.

2.

I.

Fotografia um. Mãos de uma pessoa segurando na mão direita, um celular preto, com imagem em azul e barra de busca branca sem nada escrito.

II.

Fotografia dois. Dois tablets à esquerda, um monitor de televisão ao fundo e um notebook com a tela aberta à direita, todos com corpo preto e mostrando nas suas telas a mesma imagem: a capa de um jorrnal com título: NEWS.

III.

Fotografia. Mão esquerda de uma pessoa segurando tablet na vertical. O tablet tem bordas em preto e página branca com texto em preto. A pessoa toca a tela com o dedo indicador direito.
  1. Na opinião de vocês, que dificuldades os usuários podem encontrar para obter informações usando esses dispositivos eletrônicos?
  1. Vocês acham que, em um futuro próximo, jornais, revistas e livros impressos serão substituídos definitivamente pelas versões digitais? Justifiquem sua resposta.
  1. Indiquem e comentem o que a internet nos oferece em termos de informação.
    1. Rapidez e variedade.
    2. Acesso livre e gratuito.
    3. Fontes sempre confiáveis.
    4. Diversidade de conhecimentos.
    5. Atualização permanente de informações.
    6. Liberdade irrestrita de publicações.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

1b Resposta possível: hoje é possível acessar jornais, revistas e bibliotecas digitais, assim como programas de rádio e televisão, por meio da internet, usando smartphones, computadores, tablets etcétera.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir criticamente sobre o tema da unidade.

2a Resposta pessoal. Resposta possível: falta de acesso ou acesso limitado à internet, falta de familiaridade com a tecnologia digital, desconhecimento dos mecanismos de busca etcétera.

2b Resposta pessoal.

2c:

Time to think

Objetivo da seção

Discutir sobre os diferentes meios de informação disponíveis para ativar o conhecimento prévio e, ao mesmo tempo, desenvolver a visão crítica em relação ao tema.

Para dar sequência à discussão já iniciada, a seção apresenta imagens de recursos de acesso à informação usados atualmente.

Ao privilegiar imagens de um rádio de pilhas, de uma televisão e de jornais impressos, temos como propósito despertar a atenção dos estudantes para esses recursos, uma vez que, sobretudo no contexto urbano, torna-se cada vez mais frequente o uso de mídias digitais.

Se considerar adequado, sugerimos conversar sobre a história da comunicação e sua relação com os avanços tecnológicos. É importante levar a turma a perceber que, a cada nova invenção (imprensa, rádio, televisão, internet etcétera), a natureza da interação se altera e, com ela, também mudam os modos de se informar sobre o que acontece no mundo e, igualmente, de adquirir conhecimentos. É também interessante destacar os benefícios que os meios eletrônicos nos oferecem, como a rapidez e a variedade de fontes de informação. Como contraponto, pode ser importante citar os problemas que causam, como o excesso de informações, o vício na navegação e nos jogos virtuais e o acesso a fake news, ou seja, ao que Levy (1999) chama de “bobagens coletivas”.

Sugerimos que aproveite a seção Time to think para avaliar se o conhecimento prévio da turma necessita de reforço para a abordagem das questões propostas na unidade, tanto temáticas quanto linguístico-discursivas.

Para ler

Para melhor compreensão de questões relativas à interação na internet e seu impacto na vida contemporânea, recomendamos a leitura dos livros de Levy (1999) e de Manovich (2001).

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
    1. Vocês costumam ler revistas? Que tipos de revistas vocês conhecem?
    1. Com que periodicidade as revistas, de maneira geral, são publicadas?
    1. Considerando seus interesses, se vocês fossem escolher uma revista em inglês para ler, que tipo de revista seria?
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Associe as capas de revista a seguir aos temas específicos de que elas tratam.
Fotografia um. Capa de revista. Na parte superior, texto: Traditional Home,  Before and After. Foto de capa: Interior de cômodo de uma casa em parede branca, móveis como sofá e quadros na parede e à direita, escada em bege.  Sobre a foto, nos cantos da capa, há chamada para as matérias dentro da revista.
rôum. Estados Unidos: Méredif, 2013.

II.

Fotografia dois. Capa de revista. Na parte superior, título: JazzTimes. Um homem visto da cintura para cima de negra, cabelos e barba branca, de par de óculos de grau em preto e blusa de mangas compridas em roxo. Ele segura um saxofone em dourado na sua frente, na altura dos ombros.  Sobre a foto, nos cantos da capa, há chamadas diversas para as matérias dentro da revista.
. Estados Unidos: Mídia, junho 2016.

III.

Fotografia três. Capa de revista. Na parte superior, título em preto; Click. Foto de capa: vista do alto para baixo de uma mulher dos ombros para cima. Ela tem cabelos encaracolados castanhos, com blusa regata marrom e batom vermelho. O braço direito está posicionado ao lado do corpo e acima da cabeça sobre grama verde. Sobre a foto, nos cantos da capa, há chamada para as matérias dentro da revista.
. Estados Unidos: , 2017.

IV.

Fotografia quatro. Capa de revista. Na parte superior, título: Diabetic Living. Sobre uma mesa de madeira escura, com um prato à esquerda, redondo e branco, com alimentos dentro, posta de salmão na cor laranja-claro e legumes coloridos e folhas verdes. Sobre a foto, nos cantos da capa, há chamadas diversas para as matérias dentro da revista.
lívin. Estados Unidos: Méredif, 2016.
  • alimentação saudável
  • decoração
  • fotografia
  • música

b. Você vai ler a capa de uma revista chamada discôver. Com base no título, quais assuntos você acha que são abordados nela?

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta esperada: em geral, semanalmente ou mensalmente.

1c Resposta pessoal.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero capa de revista e formular hipóteses sobre o texto.

2 professor ou professora, as capas de revista estão em dimensão suficiente para leitura dos elementos verbais e não verbais necessários ao desenvolvimento da atividade.

2a:um - decoração; dois - música; três - fotografia; quatro - alimentação saudável

2b Resposta pessoal.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a competência leitora dos gêneros discursivos capa de revista, primeira página de jornal impresso e home page de jornal digital.

Task 1

Na Task 1, em Before reading, são focalizadas diferentes capas de revista com o objetivo de acionar o conhecimento prévio sobre o gênero de Read to learn. É interessante conversar com a turma sobre a capa da revista como um elemento fundamental para o leitor, uma vez que ele tende a fazer suas escolhas de adquirir as revistas ou ler seu conteúdo baseando-se nas informações contidas na capa, bem como na maneira como as informações são apresentadas e no contexto em que estão inseridas. É importante que os estudantes percebam a função social desse gênero, que é a de persuadir o leitor a ler a revista. Todos esses aspectos valem também para as revistas em formato digital.

  1. dis ín :
    • identificar informações apresentadas na capa da revista;
    • verificar características de capas de revista.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Capa de revista. Ilustração de quatro esqueletos em azul da esquerda para a direita, pequeno para maior, da coluna curvada do mais ereto, mostrando diferentes fases da evolução do ser humano. Na parte superior, texto: Special Issue The Darwin Revolution Turns one hundred and fifty. Título: Discover. Na parte inferior, textos: Are we still evolving? Why humans are changing faster than ever? What comes next? Darwin on love, Money, politics, and art. Evolution in the E.R. DNA versus Doubters. The Greatest cosmic MAP. Seven lies  your Brain tells you about the world. Plus: ET’s Bounty Hunter. How to watch the watchmen and the twisted truth about time. No canto inferior esquerdo, código de barras.
discôver. Estados Unidos: , março 2009.
minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser abáuti .
    1. A que leitores a revista é destinada? Que elementos da capa indicam isso?
    1. Qual é o tema da reportagem principal dessa edição da revista?
    1. Qual é a relação entre a imagem e o título da reportagem principal?
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

1a Respostas esperadas: a leitores interessados em ciência e tecnologia; o nome da revista, as palavras que aparecem sob o título (science, technology) e os temas das reportagens.

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informação explícita e relacionar linguagens verbal e não verbal.

1b Resposta esperada: a evolução da espécie humana.

1c Resposta esperada: a reportagem principal trata da evolução dos seres humanos e a imagem representa mudanças que ocorreram ao longo do tempo até chegarmos à espécie humana moderna.

Em Read to learn, a ênfase recai sobre a análise de uma capa de revista cujas temáticas são ciência, medicina, tecnologia e meio ambiente. A escolha dessa capa se deve à presença de assuntos relevantes para os estudantes do Ensino Fundamental, uma vez que os títulos das reportagens estimulam a curiosidade e a reflexão sobre o ser humano e sua relação com o mundo.

Em Constructing meanings, as questões são voltadas à compreensão geral do texto e à identificação de elementos próprios do gênero capa de revista, que tem como uma das características principais a multimodalidade, pois explora as linguagens verbal e não verbal por meio de imagens, títulos, subtítulos e fontes de tamanhos e cores diferentes. Pode ser interessante chamar a atenção para os aspectos gráficos da capa enquanto as questões são realizadas.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Identificar a informação ou as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
Ícone de atividade no caderno.
  1. bést opitchion ór ópitchions.
    1. Com base no subtítulo “uai ár dén éver”, podemos supor que os seres humanos
      1. voltarão a evoluir no futuro.
      2. evoluíram muito rápido no passado.
      3. estão evoluindo mais rápido do que nunca.
    1. Quais destas palavras estão relacionadas a assuntos de outras reportagens da revista?
      1. Tempo.
      2. Cérebro.
      3. Transporte.
      4. Mapa cósmico.
      5. Meio ambiente.
      6. Política internacional.
    1. A quem se referem as palavras sublinhadas nas frases a seguir?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item c.

A quem se referem as palavras "we" e "you" nas frases a seguir?

I.

Are we still evolving?”

  • Leitores da revista.
  • Autores da reportagem.
  • Todos os seres humanos.
  • Moradores dos Estados Unidos.

II.

7 lies your brain tells you about the world

  • Darwin.
  • Leitor da revista.
  • Editor da revista.
  • Defensores do evolucionismo.
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd ensser .
    1. Como é possível identificar a reportagem principal da revista?
    1. Quais elementos compõem a capa da revista?

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. dis .
    1. Na opinião de vocês, quem são os leitores de jornais impressos atualmente? Por quê?
    1. Que informações podemos encontrar na primeira página de um jornal impresso?
    1. Observem rapidamente o texto de ríd tchu lârn na próxima página. O que vocês podem dizer sobre ele?
  1. frôn dis ín :
    • identificar as principais notícias publicadas no jornal;
    • verificar características de primeiras páginas de jornal impresso.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas no texto e fazer inferências.

2a: três

2b:

2c um: Todos os seres humanos.

2c dois: Leitor da revista.

Objetivo da questão 3: identificar características composicionais do gênero capa de revista.

3a Resposta esperada: observando a manchete destacada com letras maiores e em cor diferente das demais, logo abaixo do título da revista.

3b Resposta esperada: o título da revista, as manchetes das principais reportagens em diferentes cores e tamanhos de fonte, alguns subtítulos e uma imagem.

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta esperada: o nome do jornal, a data de publicação, as manchetes das notícias mais importantes do dia, fotos e outras imagens, pequenas manchetes de diferentes seções do jornal etcétera

1c Resposta pessoal. Resposta possível: é a primeira página de um jornal em inglês, publicado em 29 de dezembro de 2017; uma das notícias é sobre comida.

Leitura

As perguntas mais específicas sobre elementos linguísticos relevantes no texto têm por objetivo motivar os estudantes a analisar a capa da revista como um gênero com múltiplas linguagens e estimulá-los a fazer inferências sobre as funções dos elementos linguísticos e as relações entre eles e o sentido que permitem construir. Considere a possibilidade de mostrar outras capas de revista que abordem temas relevantes para a turma.

Task 2

Na Task 2, o gênero estudado é a primeira página de jornal impresso, um gênero com o qual os estudantes talvez não estejam muito familiarizados, uma vez que, nessa faixa etária, costumam ter acesso mais frequente a meios eletrônicos e digitais de comunicação e informação. Mesmo em contextos com menos acesso às mídias digitais, a predominância do rádio e da televisão como meios de comunicação leva a supor que os estudantes não tenham contato frequente com o gênero em foco.

Em Before reading, as questões têm por objetivo ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o jornal impresso, em especial sobre a primeira página. Trata-se de um gênero que veicula muitas informações, empregando linguagens verbal e não verbal, e que pode direcionar a construção de sentidos ao influenciar o interesse pelas reportagens e imagens com mais destaque, por exemplo.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
  • Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

Eyes on grammar  EXAMPLES 2 AND 3

Página de jornal. Na parte superior, texto em preto: The New York Times. International Edition, Friday, December twenty-ninth, two thousand and seventeen. Abaixo do nome do jornal, uma foto grande de uma panela grande com sopa e ao redor, pessoas pegando um pouco com uma colher. No canto esquerdo da foto, um homem visto da cintura para cima, de cabelos escuros de camisa azul de mangas compridas e, mais ao fundo, bananas  amarelas Em segundo plano, uma multidão de pessoas em pé, perto umas das outras. À esquerda, título de artigo: Of Germany, and Social Democrats. Ao centro, abaixo, título de artigo: A lone battle Against junk food. Mais abaixo, vista geral de rua com pessoas em pé e, o centro, uma mesa baixa pequena, com pratos  amarelos com comida e, ao redor, meninos comendo. No canto inferior esquerdo, título: Materials man of the Emirates. Fotografia. Mesa amarels, um livre à esquerda com capa azul-claro e, à direita, canetas e lápis espalhados e pedaços de objetos pretos. No canto inferior direito, ilustração desfocada do busto de uma mulher em tons de verde.

THE NEW YORK TIMES. Nova York, 29 dezembro 2017.

Respostas e comentários

1 professor ou professora a primeira página do jornal impresso está em uma dimensão suficiente para leitura dos elementos verbais e não verbais necessários ao desenvolvimento da atividade.

O texto apresentado em Read to learn oferece uma boa oportunidade para a verificação dessas características do gênero discursivo. Cabe ressaltar que, em razão das dimensões da primeira página do jornal impresso, a redução da imagem dificulta a leitura do conteúdo das notícias. No entanto, essa redução não afetará a realização das questões.

Did you know?

fuudi é o nome dado a comidas que não são saudáveis por terem muitas calorias e pouco ou nenhum valor nutritivo.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. frôn ênd .
    1. De que país é o jornal?
      1. Escócia.
      2. Inglaterra.
      3. Estados Unidos.
    1. Qual é o assunto da notícia principal publicada nesse jornal?
      1. Música.
      2. Tecnologia.
      3. Alimentação.
    1. Relacione os assuntos de outras notícias aos países a que elas se referem.
      1. Arte.
      2. Robôs.
      3. Poesia.
      4. Eleições.
      • Suécia.
      • Alemanha.
      • Nicarágua.
      • Emirados Árabes Unidos.
    1. Quais elementos você identifica ao observar atentamente a primeira página desse jornal?
      1. Nome do jornal.
      2. Data de publicação.
      3. Endereço da editora do jornal.
      4. Manchetes e sínteses das principais notícias.
Ícone de atividade no caderno.
  1. frôn uan mór táime ênd .
    1. Observe o topo da primeira página do jornal. Em sua opinião, qual pode ser a relação entre as manchetes e as seções onde elas se encontram?
    1. Observe a notícia intitulada “ Bétou fuudi ”, a imagem sob o título e sua legenda. Em seguida, decida se as afirmações a seguir são V (verdadeiras) ou F (falsas).
      1. O aumento da diabetes entre indianos está associado à perda de peso.
      2. Os alimentos pouco saudáveis podem provocar aumento de peso e doenças.
      3. As refeições feitas na rua podem ter efeitos negativos sobre a saúde dos indianos.
      4. As pessoas normalmente comem alimentos saudáveis na rua em Nova Délhi (Índia).
Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser .
    1. Como é possível identificar a notícia principal publicada no jornal pela análise de sua primeira página?
    1. Como as imagens estão relacionadas ao assunto dessa notícia?
    1. Com base no título e nas imagens, por que essa notícia é importante?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações implícitas e explícitas no texto e características composicionais do gênero primeira página de jornal.

1a: três

1b: três

1c: um - Emirados Árabes Unidos; dois - Suécia; três - Nicarágua; quatro - Alemanha

1d:

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas e fazer inferências.

2a Resposta pessoal. Resposta possível: a primeira manchete (“Bright spots”) fala sobre uma tecnologia que deve ser importante para a área de negócios, já que a notícia está nessa seção; a segunda (“Dying breed”) menciona o rock ’n’ roll, um estilo musical, e, por isso, está na seção de cultura; a terceira (“Poet in his own land”) está na seção de viagem, pois apresenta lugares interessantes para se visitar na Nicarágua, terra natal do poeta Rubén Darío.

2b um: F

2b dois: V

2b três: V

2b quatro: F

Objetivos da questão 3: fazer inferências; identificar características composicionais do gênero primeira página de jornal e relacionar linguagens verbal e não verbal.

3a Resposta esperada: a chamada dessa notícia ocupa o centro da página, a manchete aparece em letras maiores que as demais e é acompanhada de duas imagens.

3b Resposta esperada: uma das imagens mostra pessoas sendo servidas e a outra apresenta pessoas comendo.

3c Resposta esperada: porque fala da luta de alguém contra um tipo de comida que não é saudável e que afeta muitas pessoas.

O foco das questões de Constructing meanings incide sobre os elementos composicionais do gênero e sobre as partes legíveis, visando sensibilizar o olhar dos estudantes para as informações que podem ser veiculadas na primeira página de um jornal impresso. Na questão 2, o objetivo é levá-los a identificar relações de sentido entre as manchetes e as seções do jornal, ao passo que, na questão 3, estimula-se a atenção para cada detalhe da página principal de um jornal, de modo a perceber a gama de informações que podem ser encontradas nela e a refletir sobre as relações entre título e imagens. Dessa fórma, além de trabalhar a compreensão do texto, as questões oferecem uma boa oportunidade para incentivar os estudantes a pensar criticamente sobre a importância das notícias selecionadas para a primeira página.

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. ét dis ímages ênd .
Reprodução de página da internet. Na parte superior, título em preto: Jornal do Brasil, Desde mil oitocentos e noventa e um. Na parte inferior, menus: Home, Informe JB, Colunistas, Pais, Rio, Economia, Internacional, Esportes, Ciência e tecnologia, Caderno B, Bem viver. Na ponta superior, à esquerda, texto: Sexta, doze de agosto de dois mil e vinte e dois. Na ponta da direita, texto: Diretor-presidente: Omar Peres.

JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 8 julho 2022. Disponível em: https://oeds.link/YecStt. Acesso em: 8 julho 2022.

II.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, à esquerda, fundo amarelo e texto em preto: africanews. Menu: En. Abaixo, menus: News, Business, Sport, Culture, Science o, menus: News, Business, Sport, Culture, Science and Technology, No comment, Programmes, Coronavirus.

AFRICANEWS. Pointe-Noire, República do Congo, 8 julho 2022. Disponível em: https://oeds.link/zCW4nm. Acesso em: 8 julho 2022.

III.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, título: Papua New Guinea, Post-Courier, The heartbeat of PNG. Na parte inferior, menus: HOME, TOP STORIES, NATIONAL NEWS, EDITORIAL, YU TOK, DRUM, BOUGAINVILLE, CLASSIFIEDS, BUSINESS, WORLD NEWS, SPORTS, COMMENTARIES AND  FEATURES, WEEKENDER.

POST-COURIER. Port Moresby, Papua-Nova Guiné, 9 julho 2022. Disponível em: https://oeds.link/foJbGU. Acesso em: 9 julho 2022.

  1. O que essas três imagens apresentam?
  1. A que se referem as palavras em letras menores, na barra sob o nome de cada jornal?
  1. Sobre quais assuntos é possível ler no jornal pôst-?
    1. Ciência.
    2. Esportes.
    3. Negócios.
    4. Fatos internacionais.
Ícone de atividade oral.
  1. ênd .
    1. Identifiquem elementos que costumam estar presentes em um jornal digital.
      1. Vídeos com entrevistas.
      2. Acesso apenas à edição do dia.
      3. Notícias atualizadas ao longo do dia.
      4. linques para acesso a matérias relacionadas.
      5. Troca de mensagens instantâneas com os jornalistas.
    1. Em tiú lêrn, vocês vão ler a página inicial de um jornal digital cujo endereço eletrônico está inscrito no domínio “êne zê”. De qual país falante de inglês vocês acham que é o jornal?
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero página inicial de jornal digital.

1a Resposta esperada: cabeçalhos de jornais digitais.

1b Resposta esperada: às seções do jornal.

1c:

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre home page de jornal digital e formular hipóteses.

2a:

2b Resposta pessoal. Resposta possível: Nova Zelândia.

Task 3

Na Task 3, em Before reading, os cabeçalhos de jornais digitais de diferentes continentes (América do Sul, África e Oceania) criam possibilidades para que os estudantes reconheçam o gênero home page de jornal digital, identifiquem as especificidades de cada cabeçalho e observem diferenças e semelhanças entre eles.

  1. rôum dis ín :
    • identificar as principais notícias divulgadas pelo jornal;
    • verificar características de rôum de jornal digital.

Eyes on grammar  EXAMPLE 3

Reprodução de página de internet. Jornal online. Na parte superior do texto, texto: stuff. Menus: National, World, Business, Opinion, Sport, Entertainment, Life AND Style, Travel e Motoring. Título: The Dominion Post. Mais abaixo, outros menus: News, Comment, Business, Capital Life, Culture, Sport, Local Papers, Print edition, Contact us, Digital edition. Na parte inferior, à esquerda, fotografia de local aberto, com morros marrons, céu azul e texto: Amazing film of glider flight Spanish pilot employs some Kiwi-style ingenuity over the Tararua hilltops. Na parte inferior, à esquerda, texto: latest news headlines. Five AM, The rise of girthism. Five twenty AM, Government should play key role in language. Six ten AM, Thursday's crossword solutions. Six thirty AM, Anzacs and the boat people. Ao centro, texto: House fire in Porirua, Thick black smoke over the city as crew attend a blaze at Ascot Park. Train trouble strands commuters. Passengers told to get off Kāpiti train after unspecified operational problem. Anglers plucked from harbor. Father and son fishing from kayaks in Wellington Harbour got swamped by waves. E-bikes gather pace. Sales are booming, particularly for those living on Wellington´s hills. Ambulance crashes in Mana. A patient was being transferred to Wellington when ambulance crashed on SH one. Editors' picks. Tongan bus crash driver sentenced. Union meeting restricts buses. Why is dying abroad so costly? Horowhenua fatal crash victim named. Making farms of state houses. No canto superior direito, fotografia de uma folha de um jogo de palavras cruzadas com ponta de lápis vermelho no canto inferior esquerdo. Texto: Wednesday's crossword solutions. Ao lado, há outra fotografia. Frutos de tamanho médio em amarelo. Texto: Toxic berries close Kāpiti park.Abaixo das fotos, outros links para matérias com os seguintes textos: most popular. viewed, shared, commented. Jacinda Ardern on what it's like as a first-time prime minister. Property downturn sees more homeowners cashing out with losses. Heartbroken dad drops fight for more time with his children. Rare cancer diagnosis puts North. Shore family's future in 'limbo' twenty years after her death, Aussie teen Hayley Dodd's earring caught her killer. Serena Williams' struggles raise serious concerns about Jacinda Ardern's motherhood. A storm moved a six hundred and twenty tonne rock in Ireland, a stunning new climate change omen. It is frankly scary: World financial system as stretched as before two thousand and eight crash.

THE DOMINION POST. Disponível em: https://oeds.link/ylV4jZ. Acesso em: 24 janeiro 2018.

Did you know?

A rôum de um jornal digital, assim como a primeira página de um jornal impresso, muda todos os dias, porque as notícias são sempre novas. Se guardarmos um jornal impresso, poderemos ler a primeira página quando quisermos, inclusive muito depois de ter sido publicada. Contudo, no caso de um jornal digital, só conseguimos ler a rôum da data em que entramos no sáite. Além disso, ela pode ser atualizada e modificada várias vezes no mesmo dia; ou seja, se acessarmos o jornal duas vezes no mesmo dia, poderemos encontrar notícias diferentes.

Respostas e comentários

Leitura

A home page de um jornal digital da Nova Zelândia, apresentada em Read to learn, pode ser utilizada para destacar a semelhança entre o layout e a organização em seções desse jornal e de jornais brasileiros com os quais os estudantes estejam mais familiarizados. Você, professor ou professora, pode levantar essas questões em aula para que eles observem essas características, inclusive retomando as imagens dos cabeçalhos presentes em Before reading. É uma boa oportunidade, também, para fazer relações com os gêneros anteriores (capa de revista e primeira página de jornal impresso), de modo que eles possam identificar semelhanças e/ou diferenças entre os elementos que compõem esses gêneros, assim como suas funções sociais.

Em Read to learn, vale chamar a atenção para a característica dinâmica dos jornais digitais (apresentada no boxe Did you know?), que podem ser atualizados várias vezes ao longo do dia, gerando novas informações a cada acesso do leitor. Essa é uma diferença importante entre os jornais e as revistas impressos e os digitais, já que estes são flexíveis e passíveis de mudança.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser abáuti rôum .
    1. Qual é o nome do jornal?
    1. Quais são os títulos das duas notícias em destaque?
    1. Se o leitor se interessar por uma das manchetes e quiser ler a notícia completa, o que deve fazer?
    1. Se o leitor quiser ler notícias sobre música, em que palavra da barra de conteúdos deve clicar?
      1. ispórt.
      2. cûltiur.
      3. bíznes.
      4. láife.
Ícone de atividade no caderno.
  1. rôum ênd ensser .
    1. Qual é o propósito da seção níus ?
    1. O que representam os números e as letras à esquerda do título das notícias dessa seção?
    1. O que o leitor pode acessar na seção pópiular?
    1. Observe a imagem em destaque à esquerda da página inicial do jornal, leia o título e o subtítulo. Que opções se referem a essa notícia?
      1. Vídeo feito por um piloto de planador.
      2. Vídeo feito por um passageiro de avião.
      3. Imagens de praias desertas.
      4. Imagens de topos de colinas.

Did you know?

quiuí é uma palavra em inglês usada para designar uma fruta, um pássaro típico da Nova Zelândia e, coloquialmente, as pessoas nascidas naquele país. Esse fenômeno, de uma palavra ter sentidos diversos, é chamado de polissemia. No Brasil, costuma-se usar a palavra quiuí (também “quiuí” ou “quivi”) para dar nome à fruta.

Fotografia. Uma ave de tamanho médio, de penas marrons, com o corpo arredondado e cabeça pequena, de bico fino na cor bege e olhos pequenos pretos. O bico está perto da grama em solo de terra.
Fotografia. Vários kiwis, dois inteiros e à frente, pedaços fatiados, mostrando polpa verde com sementes pequenas pretas e casca marrom.
mór
Ícone de atividade oral.
  1. dis .
    1. Quais são as principais diferenças entre a primeira página de um jornal impresso e a rôum de um jornal digital?
    1. Com base nas tésks e (rídin), quais vantagens e desvantagens do jornal impresso e do jornal digital vocês podem mencionar?
    1. Que semelhanças e diferenças vocês identificam ao comparar uma capa de revista e a primeira página de um jornal impresso?
    1. Para vocês, o acesso à internet facilitou o acesso à informação? Por quê?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas no texto e fazer inferências.

1a Resposta esperada: The Dominion Post.

1b Resposta esperada: “Amazing film of glider flight” e “House fire in Porirua”.

1c Resposta esperada: clicar na manchete para acessar a notícia.

1d: dois

Objetivos da questão 2: fazer inferência e relacionar linguagens verbal e não verbal.

2a Resposta esperada: mostrar as manchetes dos acontecimentos mais recentes noticiados no jornal.

2b Resposta esperada: o horário em que as notícias foram publicadas no jornal.

2c Resposta esperada: as notícias mais acessadas, compartilhadas e ou ou comentadas.

2d:

Pós-leitura

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre os gêneros dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.

1a Resposta esperada: a primeira página de um jornal impresso pode ser lida a qualquer momento depois da data de publicação, não é atualizada, contém o número da página em que as notícias completas podem ser lidas e o título de algumas das seções. No jornal digital, geralmente só podemos ler a página inicial do dia em que acessamos o site, suas notícias são atualizadas e não são indicados números de páginas, pois para ler a notícia completa basta clicar na manchete. Além disso, há uma barra com o nome das seções do jornal.

1b Resposta pessoal.

1d Respostas pessoais.

1c Resposta esperada: ambas contêm o título da publicação e as manchetes das principais notícias e reportagens publicadas; a primeira página de jornal, diferentemente da revista, pode apresentar o início de algumas notícias, indicar o número da página onde elas se encontram e mostrar o título de diversas seções.

Em Constructing meanings, o objetivo é desenvolver estratégias diversas de leitura, além da habilidade de lidar com as informações verbais e não verbais que compõem o gênero home page de jornal digital. Além disso, procura-se incentivar os estudantes a perceber a organização em seções dedicadas a assuntos diversos.

Think a little more

Na pós-leitura, as questões propostas motivam a reflexão crítica sobre diferenças e similaridades entre os gêneros trabalhados nas três Tasks (capa de revista, primeira página de jornal impresso e home page de jornal digital). Essa é uma fórma de verificar também o entendimento dos estudantes em relação aos gêneros, além de avaliar o amadurecimento de sua reflexão quanto ao tema da unidade, que é a disseminação da informação pelo mundo e ao longo do tempo.

Para ler

Para aprofundar o estudo de questões pertinentes aos gêneros multimodais, recomendamos os textos de Santaella (1999) e Orlandi (1996), os quais exploram a semiótica e as questões relativas às linguagens verbal e não verbal, e Silva (2010) e Dias (2005), que, por sua vez, discutem o papel dos textos multimodais no trabalho desenvolvido em sala de aula de língua inglesa e na formação de professores de inglês. Além de contemplar os gêneros caracterizados pelo hibridismo de linguagens, essas sugestões de leitura também abordam as referências intratextuais, intertextuais e hipertextuais por meio de hyperlinks.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór lissenin

Ícone de atividade oral.
  1. dis .
    1. Vocês costumam assistir a noticiários de televisão? Por quê?
    1. Normalmente, como é apresentado um noticiário de televisão?
    1. Qual é a principal diferença entre noticiários transmitidos apenas em uma região e outros transmitidos para todo o país?
    1. Vocês vão ouvir dois fragmentos do noticiário néchional . Pelo título, que tipo de notícias vocês acham que esse noticiário transmite?

Ícone de atividade de áudio.
  1. télevisiom níus ín :
    • identificar os acontecimentos que são noticiados;
    • verificar características de noticiários de televisão.

Eyes on grammar  EXAMPLES 2 AND 3

Noticiário de televisão – Partes um e dois

Título: Global National

Data:

Fonte: Global News

GLOBAL National: março 29. [sem local]: Corus Entertainment, Inc., 2018. Son., color.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. fãrst part óf télevisiom níus ênd .
    1. A que parte do noticiário se refere o fragmento que você ouviu? Que elementos possibilitam identificá-la?
    1. Em que dia da semana ocorreu a primeira notícia mencionada?
    1. Quais são as duas perguntas feitas nessa parte?
    1. Ouça novamente e ordene as palavras presentes no anúncio das notícias na sequência em que elas são apresentadas.
Respostas e comentários

Pré-audição

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero noticiário de televisão e formular hipóteses.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta esperada: uma ou duas pessoas sentadas atrás de uma bancada apresentam as notícias, aparecem imagens dos acontecimentos, mostrando os lugares e os envolvidos, repórteres dando mais informações diretamente dos locais onde os fatos ocorreram e, às vezes, fazendo entrevistas etcétera.

1c Resposta esperada: os noticiários locais normalmente apresentam notícias da região e dos lugares mais próximos; os nacionais apresentam notícias de vários lugares do país e de outros países.

1d Resposta pessoal.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informações explícitas.

1a Respostas esperadas: à abertura do noticiário. A música de fundo, a apresentação das manchetes das notícias que serão transmitidas, o nome do noticiário e o da apresentadora.

1b Resposta esperada: On a Thursday.

1c Resposta esperada: Why waste your time?; How are you?.

1d Resposta esperada: cinco - Trials; quatro - Privacy; um - Doctor; três - Heart; dois - Encounter.

Listening

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão do gênero discursivo noticiário de televisão, por meio da compreensão oral, expandindo o conhecimento dos gêneros da esfera jornalística.

Em consonância com a temática da informação, o Listening tem por objetivo expor os estudantes a um noticiário de televisão em inglês, gênero que produzirão posteriormente no Speaking.

As questões de pré-audição em Before listening são voltadas à sensibilização para o contexto da audição. Os estudantes são motivados a observar o título do telejornal e a inferir a natureza das notícias por ele veiculadas.

Em Constructing meanings as questões focam na compreensão do áudio, com o objetivo de identificar características específicas da abertura de um noticiário de televisão, quando se apresentam as manchetes por meio de frases curtas e objetivas, além de focalizar os elementos essenciais da notícia, como o que, por que, quando e onde ocorreu e quem eram os envolvidos.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu bést fãrst part óf télevisiom níus .
    1. O noticiário foi apresentado numa
      1. terça-feira.
      2. quinta-feira.
      3. sexta-feira.
    1. A primeira manchete fala de mudanças no
      1. controle de empresas.
      2. tratamento de doenças.
      3. sistema de justiça criminal.
      4. monitoramento de residências
    1. A especialidade médica mencionada em uma das manchetes é cirurgião
      1. cardíaco.
      2. ortopédico.
      3. neurológico.
    1. A frase “iór dáta, iór ” foi dita pela apresentadora ao anunciar uma notícia relacionada à
      1. difusão de informações falsas por jornais digitais e redes sociais.
      2. apropriação de dados pessoais dos usuários por empresas ôn-.
      3. falta de atenção dos internautas ao acessar sáites de compras ôn-.
    1. Com relação às manchetes das notícias, observam-se as seguintes características:
      1. são frases curtas e objetivas.
      2. informam o local e a data dos fatos.
      3. dão detalhes sobre as pessoas envolvidas.
      4. procuram chamar a atenção do telespectador.
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. sécond part óf télevisiom níus ênd .
    1. A notícia se refere a um animal selvagem que
      1. entrou em um carro.
      2. fugiu de um zoológico.
      3. apareceu em uma casa.
      4. circulou no centro da cidade.
    1. A qual desses animais se refere a notícia?
Fotografia. Um macaco pequeno com pelos cinza e pelos pequenos brancos nas orelhas. Ele está com o corpo para a direita, sobre galho marrom.

II.

Fotografia. Um guepardo, felino quadrúpede de tamanho médio amarelo e com pequenas manchas pretas pelo corpo, em pé, sobre pedra cinza. Ao fundo, vegetação rasteira amarela

III.

Fotografia. Um avestruz, ave de tamanho médio, pescoço cinza, com penas pretas e brancas no corpo, com duas patas longas. Ele está com o corpo para a esquerda, em local com solo arenoso bege e vegetação com raízes marrons e folhas verdes.
  1. Verifique se as afirmações seguintes são V (verdadeiras) ou F (falsas) e corrija as informações falsas.
    1. O fato aconteceu durante um safári.
    2. O incidente provocou muito tumulto.
    3. O desfecho trouxe consequências graves para os envolvidos.

d. Na notícia aparecem informações sobre o que, por que, quando e onde ocorreu e quem participou? Justifique sua resposta.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar características composicionais do gênero noticiário de televisão e identificar informações explícitas e específicas no texto.

2a: dois

2b: três

2c: um

2d: dois

2e:

Objetivos da questão 3: identificar características composicionais do gênero noticiário de televisão; identificar informações explícitas e específicas no texto.

3a: um

3b: dois

3c

3c dois: F - O homem envolvido manteve a calma.

3c três: F - O animal se afastou sem ferir ninguém.

3d Resposta esperada: quase todas; o fato é um animal selvagem ter entrado em um carro porque havia pessoas participando de um safári, que aconteceu em Serengeti, e o envolvido no episódio é um homem. Não é informado quando ocorreu, mas é possível deduzir que se trata de um fato recente, provavelmente ocorrido no mesmo dia ou na véspera da divulgação da notícia.

professor ou professora, essas perguntas basilares, que organizam a produção de diversos gêneros da esfera jornalística, também se prestam à verificação da compreensão inicial de um texto de um desses gêneros.

O trabalho constante com essas perguntas, seja durante a compreensão, seja durante a produção, facilitará a percepção dos estudantes quanto à organização canônica não só de notícias, mas também de reportagens, outro gênero que será estudado neste volume.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Em sua opinião, por que a notícia sobre um animal teve destaque no noticiário de televisão?
    1. Que fato surpreendente vocês se lembram de ter visto em um noticiário de televisão?
    1. Que acontecimentos recentes (nacionais ou internacionais) estão sendo muito comentados pelos meios de comunicação no Brasil? Por quê?
    1. Vocês acham importante o uso de imagens em noticiários de televisão e em jornais impressos e digitais? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

  1. dis ênd .
    1. ei Bétou fuudi ” (página 20)
    2. âpí” (página 20)
    3. men óf ” (página 20)
    4. ãmeizin filmi óf ” (página 23)
    5. ín ” (página 23)
    6. ” (página 23)
    1. Observe as palavras sublinhadas. Em seguida, identifique, em cada par, a palavra principal e aquela que a qualifica. Para auxiliá-lo, consulte a seção ôn .
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

Observe, em cada frase, as seguintes palavras: lone battle, materials man, amazing film e train trouble. Em seguida, identifique, em cada par, a palavra principal e aquela que a qualifica. Para auxiliá-lo, consulte a seção Eyes on grammar.

  1. Indique quais manchetes
    1. contêm verbo no presente.
    2. não contêm verbo.
  1. O uso de verbos no presente ou a ausência de verbos se deve ao fato de que as manchetes procuram
    1. indicar estados permanentes.
    2. ressaltar a atualidade de fatos recentes.
    3. destacar a continuidade dos acontecimentos.
Ícone de atividade no caderno.
    1. espaço para resposta ()
    1. espaço para resposta  
    1. espaço para resposta  
    1.  espaço para resposta 
Respostas e comentários

Pós-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.

1a Resposta possível: porque foi um fato curioso, já que se trata de um animal selvagem que entrou em um carro e não atacou ninguém.

Objetivo da questão 1: identificar elementos estilísticos de manchetes de jornal.

1a Resposta esperada: palavras principais: battle, man, film, trouble; palavras que as qualificam: lone, materials, amaizing, train.

1b

1b

1c: dois

Objetivo da questão 2: praticar noun phrases.

2a: new variants

2b: Natural disasters

2c: Mental health

2d: global literacy

Think a little more

As questões de Think a little more estimulam a reflexão sobre o noticiário de televisão como um gênero que permeia nossa vida social e que, por isso, reflete, mas também constrói, o contexto social em que vivemos, se considerarmos que alguns fatos são divulgados em detrimento de outros, que são omitidos. Ao refletir sobre o destaque de determinada notícia, os estudantes são motivados a perceber como funcionam os meios eletrônicos de comunicação de massa, como o rádio e a televisão, e a observar diferenças e semelhanças entre eles e os meios impressos. Se considerar apropriado, você pode promover uma discussão com a turma sobre as diferentes maneiras de tratar uma notícia, criando oportunidades para que os estudantes se conscientizem a respeito dos diferentes olhares que podemos lançar sobre um mesmo fato. Manchetes de diferentes jornais acerca de um mesmo assunto podem ser úteis para ilustrar e instigar essa discussão.

Language in action

Objetivo da seção

Refletir acerca de aspectos linguísticos próprios de gêneros discursivos da esfera jornalística e praticar o past simple, object pronouns e noun phrases.

Nesta seção, a ênfase recai sobre a linguagem própria dos gêneros trabalhados na unidade. Assim, os estudantes terão a oportunidade de pensar e construir sentidos acerca do vocabulário relacionado a esses gêneros, assim como de elementos gramaticais frequentemente encontrados neles, como verbos no passado e grupos nominais.

Habilidade desenvolvida em Language in action


Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo e conectores , entre outros).

Ícone de atividade no caderno.
  1. dis óf níus ênd .
    1. Que tempo verbal costuma predominar em notícias? Por quê?
    1. Identifique, no seguinte fragmento de notícia, os verbos que estão no pést . Se necessário, consulte a seção ôn e o apêndice óf .
Notícia de jornal. fundo em cinza claro, com texto em preto: A lone battle against junk food. NEW DELHI. With diabetes climbing across India, determined father takes a stand. BY GEETA ANAND. Rahul Verma's son (one) (espaço para resposta) was born gravely ill with digestive problems, but over years of visits to the boy's endocrinologist, Mr. Verma (two) (espaço para resposta) saw the doctor grow increasingly alarmed about a different problem, one threatening healthy children. Junk food, the doctor (three) (espaço para resposta) warned (four) (espaço para resposta) was especially dangerous to Indians, who are far more prone to diabetes than people from other parts of the world. One day in the doctor's waiting room, Mr. Verma (five) (espaço para resposta) noticed a girl who had gotten fat by compulsively eating potato chips. He (six) (espaço para resposta) decided he (seven) (espaço para resposta) had to do something.

ANAND, G. One Man’s Stand against Junk Food as Diabetes Climbs across India. The New York Times. Nova York, 29 dezembro 2017.

c. No fragmento da notícia a seguir, escolha as opções adequadas. Se necessário, consulte a seção ôn e o apêndice óf .

Fragmento de notícia. Fundo em cinza com texto em preto. Materials man of the Emirates […] Born in Iran, Sharif was raised in Dubai, which before the 1960s oil boom (I) (is/was) a low-rise town that made money from harvesting pearls. His father (II) (was/were) a baker and Sharif (III) (speculated/speculates) that his own interest in art as an activity — manipulating material, pushing ideas around — began with watching his father make cakes. When, a bit later, he came across reproductions of Cézanne, van Gogh and Picasso in books, he knew that an artist — and a modern one — (IV) (was / were) what he (V) (wanted/wants) to be. […]

COTTER, H. The Materials Man of the Emirates. The New York Times. Nova York, 29 dezembro 2017.

Ícone de atividade no caderno.

4.

Check out this close encounter. The Seattle man on Safari in the Serengeti had a cheetah climb into the back of his SUV. You can see him there, sitting very still despite the razor-sharp teeth and claws right behind him. He kept his cool and the cheetah eventually wandered off.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: identificar e praticar fórmas e usos do past simple.

3a Respostas esperadas: o past simple; porque as notícias falam sobre eventos que ocorreram em determinado momento do passado.

3b: um - was; dois - saw; três - warned; quatro - was; cinco - noticed; seis - decided; sete - had

3c: um - was; dois - was; três - speculates quatro - was; cinco - wanted

Objetivo da questão 4: identificar subjective e objective pronouns.

Espera-se, ainda, que os estudantes possam refletir sobre o uso de diferentes tempos verbais nos gêneros abordados e, em seguida, pôr em prática essa reflexão em contexto apropriado.

  1. Os pronomes em destaque se referem a
    1. ”.
    2. Ciátou men”.
    3. ”.
    4. ín ”.
  1. O pronome em destaque que funciona como sujeito da frase é
    1. ”.
    2. ”.
Versão adaptada acessível

Atividade 4, itens a e b.

  1. Os pronomes "him" (primeira ocorrência), "him" (segunda ocorrência) e "he" se referem a.
    1. “the cheetah”.
    2. “Seattle man”.
    3. “SUV”.
    4. “Safari in the Serengeti”.
  1. O pronome que funciona como sujeito da frase é
    1. “he”.
    2. “him”.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rít

Sua tarefa é preparar, com toda a turma, uma simulação de noticiário de televisão, com notícias elaboradas por pequenos grupos, para apresentar em sala de aula ou em outro local da escola. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele na seção Listening.

1. bifór pripérin télevisiom níus , clôuse atenchãn .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Noticiário de televisão.

Qual é o tema?Acontecimentos recentes ocorridos na escola, no bairro ou na cidade.

Qual é o objetivo?Noticiar acontecimentos diversos.

A quem se dirige?À comunidade escolar.

Como e onde será divulgada?Na sala de aula ou em outro local da escola, por meio da simulação de um noticiário de televisão.

Quem participará?Todos os alunos da turma, organizados em grupos.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. Fólou dis istépis. dei uil iór télevisiom níus .
    1. O primeiro passo é decidir a pauta do noticiário, isto é, escolher as notícias que serão apresentadas. A escolha pode ser feita com a ajuda do professor, de acordo com a quantidade de grupos, de modo que cada um elabore e apresente uma notícia. Escolham fatos marcantes e recentes para dar destaque ao noticiário, tornando-o atrativo para os telespectadores.
    1. Depois de escolhidas as notícias, é necessário definir qual grupo ficará responsável por cada uma delas, a ordem em que elas serão apresentadas e qual delas terá maior destaque, pois esta precisa conter mais informações e imagens.
    1. Para finalizar o planejamento, é preciso pensar em como as notícias serão anunciadas na primeira parte do noticiário. As manchetes devem ser concisas, destacando o que é relevante para chamar a atenção do público.
Respostas e comentários

4a: dois

4b: um

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo do noticiário.

Speaking

Objetivo da seção

Planejar e produzir um noticiário de televisão em que seja possível empregar os conhecimentos sobre gêneros da esfera jornalística adquiridos nas seções anteriores.

No Speaking, os estudantes farão, em grupos, uma simulação de noticiário de televisão, sob a sua orientação, professor ou professora. Em Toolbox, eles encontrarão etapas que propiciam uma condução mais autônoma da tarefa de produção do noticiário. É preciso, contudo, estar atento aos grupos e aos estudantes que precisem de mais apoio durante o processo. Destacamos que o noticiário deve ser apresentado em inglês. O objetivo é ampliar cada vez mais o uso da língua inglesa em sala de aula, visto que os estudantes estão no 7o ano. Atividades como a proposta promovem oportunidades para que eles se sintam mais à vontade e confiantes ao usar oralmente a língua.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
  • Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
  • Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
  1. Fólou dis istépis. dei uil iór télevisiom níus .
    1. Antes de elaborar o texto das notícias, vocês devem reunir as informações principais: o que, por que, quando e onde ocorreu e quem estava envolvido. Verifiquem se vocês têm todos esses dados e, se faltar algum, procurem obtê-lo.
    1. Pesquisem em jornais e revistas impressos ou em fontes de informação ôn-, mas certifiquem-se de pesquisar em fontes confiáveis.
    1. Para dar mais credibilidade às notícias, é recomendável ter o depoimento de alguém que participou dos acontecimentos ou os testemunhou. Se possível, procurem por pessoas que possam dar informações sobre os fatos e anotem seus depoimentos.
    1. As notícias apresentadas na televisão devem ser acompanhadas de imagens. Se houver recursos, tirem fotos dos lugares e das pessoas relacionadas com os acontecimentos noticiados. Lembrem-se de que as pessoas que aparecerem nessas fotos devem autorizar o uso das imagens.
    1. Elaborem a primeira versão das notícias. Recordem que deve ser um texto breve, em linguagem formal e que apresente as principais informações. Lembrem-se de que o objetivo do noticiário é contar algo que aconteceu, portanto, não é adequado opinar sobre os fatos.
    1. Ouçam novamente a notícia sobre o caso do animal que entrou no carro durante um safári (lissenin) e prestem atenção na organização, nos componentes do texto e no uso dos verbos no passado. Se for preciso, consultem dicionários e a seção ôn .
Ícone de atividade no caderno.
  1. Fólou dis istépis. dei uil iór télevisiom níus .
    1. Pensem em um nome para o noticiário de televisão que vocês apresentarão, planejem onde e como será a apresentação e verifiquem os recursos necessários para projetar as imagens.
    1. Elaborem as manchetes das notícias. Lembrem-se de que as frases devem ser curtas e objetivas e devem despertar o interesse do espectador.
    1. Façam um roteiro das manchetes para a apresentação. Coloquem a notícia principal em destaque.
    1. Escolham as imagens que ilustrarão as manchetes e as notícias; planejem o momento em que cada uma aparecerá.
    1. Decidam quem serão os apresentadores e quem se responsabilizará pelas outras tarefas, como organizar o local da apresentação e projetar as imagens.
    1. Façam um ensaio da apresentação do jornal, tanto da abertura com as manchetes como da leitura das notícias. Considerem que os textos serão lidos, mas os apresentadores precisam estar familiarizados com o texto e devem praticar com antecedência a pronúncia e a entoação.
    1. Durante o ensaio, verifiquem se as manchetes e notícias estão bem redigidas e claras. Escutem com atenção os comentários de seus colegas de outros grupos.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: planejar o conteúdo das notícias e preparar uma versão inicial dos textos.

Objetivo da questão 3: planejar a apresentação do noticiário.

O processo de elaboração do noticiário inclui o uso de recursos linguísticos e visuais com que os estudantes já tiveram contato anteriormente. Entretanto, vale reforçar a necessidade do planejamento e da organização das tarefas em grupo, bem como a importância de revisar o texto e selecionar as imagens adequadamente. Recomendamos que, na medida do possível, a tarefa seja acompanhada bem de perto, em seu passo a passo, pois é durante esse processo que grande parte do aprendizado se constrói.

stép Bék

Ícone de atividade no caderno.
  1. áfter iór fidbék, íf iór télevisiom níus istoris hév :
    • informam sobre fatos recentes importantes;
    • contêm as informações principais: o quê, quem, onde, quando e por quê;
    • estão redigidas com linguagem adequada;
    • empregam os verbos no passado.
Ícone de atividade oral.
  1. Náu ít ís táime tiú présânt iór télevisiom níus .
    1. Preparem tudo para a apresentação do noticiário de televisão.
    1. Façam a apresentação seguindo o roteiro com as manchetes e os textos das notícias.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. lúqui Bék ét óf (14-15) ênd ensser .
    1. Que semelhanças e diferenças vocês conseguem identificar entre os elementos retratados nas imagens?
    1. Depois de estudarem esta unidade, o que vocês podem comentar sobre essas imagens?
Ícone de atividade oral.
  1. ênd ôn .
    1. O uso de meios de informação impressos e digitais para saber o que acontece no mundo e adquirir novos conhecimentos.
    1. As principais diferenças entre jornais impressos e jornais digitais.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que foi mais fácil nesta unidade? E o que foi mais difícil? Por quê?
    1. O que você aprendeu sobre os diferentes meios de informação?
    1. Você consegue ler, de acordo com seus objetivos, capas de revistas, primeiras páginas de jornais impressos e páginas iniciais de jornais digitais em inglês? Justifique sua resposta.
    1. Como foi a experiência de participar da simulação de um noticiário de televisão com seus colegas?
    1. Como você avalia o seu desempenho na realização das atividades desta unidade? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial das notícias.

Objetivo da questão 2: fazer a apresentação do noticiário.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir sobre os conteúdos abordados na unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens da abertura da unidade para repensar seus sentidos com base no que foi discutido ao longo da unidade.

professor ou professora, pode ser pertinente incentivar uma discussão sobre as diferenças entre a internet e os outros meios de comunicação de massa.

Caso exista em sua região algum estúdio de rádio, de um canal de televisão ou a redação de um jornal, sugerimos que verifique a viabilidade de fazer uma visita com a turma. Outra possibilidade seria procurar na internet informações sobre esses espaços e compartilhá-las com os estudantes, para que vejam a complexidade do trabalho e a quantidade de pessoas envolvidas na produção de textos jornalísticos.

Think it over

Objetivo da seção

Realizar a autoavaliação da aprendizagem, especialmente com relação à compreensão de capas de revistas, primeiras páginas de jornais impressos e home pages de jornais digitais em inglês, e à produção de um noticiário de televisão.

Como se trata da primeira unidade deste volume, consideramos que é muito importante observar o desempenho da turma e verificar eventuais dificuldades dos estudantes. É importante, também, que eles sejam incentivados a expressar os problemas encontrados e que o grupo tente solucioná-los. Se observar que são necessárias atividades de reforço, sugerimos que aproveite o apêndice There is more e as Atividades complementares presentes na introdução do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Are we still evolving?

(página18)

7 lies your brain tells you about the world

(página18)

SUBJECT AND OBJECT PRONOUNS / PRONOMES SUJEITO E OBJETO

Subject

Object

I

me

you

you

he

him

she

her

it

it

we

us

you

you

they

them

  • Os pronomes sujeito (subijequiti ) substituem o nome (substantivo) e são o sujeito da oração. Sempre aparecem antes dos verbos (salvo nas frases interrogativas, em que eles vêm depois do verbo auxiliar).
  • Os pronomes objeto ( ) também substituem o nome (substantivo), mas quando ele ocupa a posição de objeto, ou seja, quando é um complemento do verbo. Eles sempre vêm depois do verbo.

egzâmpol tchu

Junk food, the doctor warned, was especially dangerous to Indians Mr. Verma noticed a girl

(página 20)

He kept his cool and the cheetah eventually wandered off.”

(página 25; Noticiário de televisão - Parte umum)

PAST SIMPLE – REGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES – VERBOS REGULARES

Bare infinitive

Past simple

destroy

destroyed

order

ordered

wander off

wandered off

warn

warned

Usamos o passado simples (pést ) para falar sobre algo que aconteceu no passado, em um momento determinado e conhecido. O pést pode vir acompanhado de palavras e expressões como: , lást //, ín , iésterdei, entre outras. Para verbos regulares, acrescenta-se -ê de à fórma infinitiva do verbo no pést .

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o past simple, os grupos nominais (noun phrases) e os pronomes pessoais (subject e object pronouns), tomando como referência os textos trabalhados na unidade.

professor ou professora, para aprofundar os conteúdos da seção, avalie a conveniência de propor algumas atividades para sua prática. Entre as diversas possibilidades, destacamos: a utilização de textos da esfera jornalística a ser completados com os tempos verbais adequados ou com o pronome correto, e o uso de jogos, como o dominó ou o jogo da memória, para a formação de pares apropriados, seja entre fórmas verbais no presente e no passado, entre subject e object pronouns, seja entre qualificadores e núcleos para formar noun phrases corretas e coerentes.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo () e conectores , entre outros).
  • Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

PAST SIMPLE – REGULAR VERBS – SPELLING CHANGES / PASSADO SIMPLES – VERBOS REGULARES – MUDANÇAS ORTOGRÁFICAS

notice

noticed

study

studied

plan

planned

Há alguns casos especiais de ortografia dos verbos regulares, todos eles relacionados à terminação da fórma infinitiva: em ê: acrescenta-se apenas -; em consoante + ípsilon: troca-se y por -ih + -ê de; em consoante + vogal + consoante (com última sílaba tônica): repete-se a consoante final + -ê de.

PAST SIMPLE (VERB TO BE) / PASSADO SIMPLES (VERBO TO BE)

Present simple/Presente simples

Past simple/Passado simples

I

am

was

he/she/it

is

was

you/we/they

are

were

Além do verbo tiú , há muitos outros verbos irregulares. Eles podem ser vistos na seção ôn das Unidades 2 e 4 e também podem ser consultados no apêndice óf .

A lone battle against junk food

(página 20)

House fire in Porirua

(página 23)

Amazing film of glider flight

(página23)

Toxic berries close Kāpiti park

(página23)

A reality check on what is planned and whether it will speed things up.”

(página25; Noticiário de televisão – Partes um e dois)

NOUN PHRASES / GRUPOS NOMINAIS

Modifier/Qualificador

Head (noun)/Núcleo (substantivo)

lone

battle

house

fire

amazing

film

glider

flight

toxic

berries

Kāpiti

park

reality

check

Nos grupos nominais ( ), a palavra principal (substantivo) vem sempre depois da palavra que a qualifica (geralmente, um adjetivo). Quando a palavra principal está no plural, o qualificador permanece no singular, pois ele é invariável.

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

DIAS, M. L. Multimodalidade em textos de treinamento de professores de inglês como língua estrangeira. In: Pesquisas em Discurso Pedagógico, número 2, volume 2, página 24-35, 2005.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MANOVICH, L. The language of new media. Londres: The MIT Press, 2001.

ORLANDI, E. P. Efeitos do verbal sobre o não verbal. In: MAGALHÃES, I. organização As múltiplas faces da linguagem. Brasília: ú êne bê, 1996.

SANTAELLA, L. O que é semiótica? São Paulo: Brasiliense, 1999.

SILVA, G. G. As imagens no ensino de língua estrangeira: um estudo de sala de aula por uma perspectiva multimodal. Dissertação (Mestrado em Letras), PUC-Rio de Janeiro, 2010.