iuniti tchu uimen ru meide a differenci

Imagem um. Fotografia. Em preto e branco, uma mulher branca em quadra de tênis, em pé, segurando na mão direita, uma raquete. Ela tem cabelos escuros curtos, de blusa de mangas compridas e saia longa clara, de sapatos escuros. Ao fundo, muro na horizontal e pessoas sentadas em arquibancadas.
(1870-1966), tenista britânica e primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos (1900).
Imagem dois. Ilustração. Em tons de sépia, uma mulher negra vista do busto para cima, de cabelos escuros, com lenço sobre a cabeça, claro, com as pontas inferiores em nós. Ela olha para frente, ao longe.
Dandara dos Palmares (?-1694), guerreira quilombola do período colonial brasileiro.
Imagem três. Fotografia. Uma mulher branca vista dos ombros para cima, de cabelos claros, capacete branco e roupa de astronauta com detalhes em branco e vermelho. Ela olha para a direita, ao longe. Ao fundo, objeto arredondado em ferro de cor cinza.
Valentina Tereshcôva (1937), cosmonauta russa e primeira mulher a ir ao espaço (1963).
Imagem quatro. Fotografia em preto e branco. Uma mulher negra vista dos ombros para cima, com o corpo para a esquerda. Ela tem cabelos escuros divididos ao meio, de laço na parte superior. Ela olha para frente, ao longe, com a mão direita perto da bochecha, de roupa de gola clara e roupa escura por cima.
Chiquinha Gonzaga (1847-1935), compositora e maestrina brasileira.
Respostas e comentários

UNIT 2

professor ou professora,

O objetivo principal desta unidade é familiarizar os estudantes com os propósitos, os usos e as características dos gêneros discursivos linha do tempo e biografia escrita e oral. A temática constitui-se de histórias de mulheres com ações relevantes para o mundo, buscando incitar a reflexão sobre a importância de seu papel para a sociedade. As mulheres apresentadas contribuíram positivamente para a história da humanidade por meio de lutas, superação de obstáculos e dedicação a diferentes causas. Os gêneros discursivos explorados possibilitam saber um pouco mais sobre a vida dessas mulheres, reconhecidas internacionalmente por sua atuação em diversas áreas.

As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com as Ciências Humanas ao possibilitar a discussão sobre o papel da mulher na sociedade moderna e explorar conquistas femininas que abriram caminho para reduzir a desigualdade de gênero em diferentes âmbitos. Além disso, esta unidade dá continuidade à anterior ao abordar o mundo da informação sob a perspectiva de relatos sobre a vida de pessoas públicas cujos feitos contribuíram para a efetivação de mudanças significativas em suas comunidades e na sociedade em geral.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Imagem cinco. Fotografia. Em preto e branco, uma mulher branca vista da cintura para cima, de cabelos escuros curtos, usando um vestido de mangas compridas, segurando na mão direita um frasco transparente com liquido e na mão esquerda uma tigela pequena clara. Ela olha para frente. À esquerda, vista parcial de outros frascos de vidro em uma mesa. Em segundo plano, local com parede e janelas grandes.
Marrí Kurrí (1867-1934), cientista polonesa e primeira mulher a receber um Prêmio Nobel (1903).
Imagem seis. Pintura. Uma mulher branca vista dos ombros para cima, de cabelos escuros para trás, divididos ao meio. Sobre o pescoço dela, um colar preto, nas orelhas, um brinco dourados e vestido com roupa preta de gola em bege.
Anita Garibaldi (1821-1849), brasileira que participou da Revolução Farroupilha (1835- -1845) e do processo de unificação da Itália.
Imagem sete. Pintura. Uma mulher negra vista dos ombros para cima, de cabelos pretos curtos encaracolados, com colar azul, roupa verde, de gola branca de pelos e sobre a cabeça uma coroa dourada com parte vermelha e plumas azuis. Ela olha para a esquerda, ao longe.
inzinga imbandi (1582-1663), rainha do indôngo, atual Angola, lutou contra a conquista portuguesa.
Imagem oito. Fotografia. Uma mulher negra vista dos ombros para cima, olhando para a esquerda, de cabelos escaracolados, do tipo black power.
Êngela Dêivis (1944), professora e filósofa estadunidense, militante do movimento das mulheres e dos negros.

Gêneros discursivos: biografia escrita e oral e linha do tempo.

Tema: mulheres que contribuíram positivamente para o mundo.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos linha do tempo e biografia oral e escrita;
  • refletir sobre a importância de mulheres que se destacaram em suas áreas.
Respostas e comentários

As imagens das páginas de abertura visam a despertar o interesse dos estudantes pelo tema abordado. Espera-se que eles possam identificar a relação entre as mulheres retratadas nas imagens, as respectivas legendas e o título da unidade. Avalie a conveniência de levar os estudantes a refletir sobre a identidade dessas mulheres e os motivos pelos quais elas foram escolhidas para ilustrar a abertura da unidade, assim como a pensar em outras personalidades femininas que poderiam também constar nessas páginas. Na seção Pit stop, encontram-se questões para suscitar a discussão acerca dessas imagens.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Você conhece mulheres que contribuíram para um mundo melhor? Faça uma lista e discuta a importância de cada uma delas.
    1. Compare a sua lista com as que seus colegas fizeram. Quais são as semelhanças? Qual é a nacionalidade das mulheres presentes em sua lista?
    1. Qual é a importância de falar sobre essas mulheres?
Ícone de atividade oral.
Fotografia. Mulher parda vista da cintura para cima, corpo voltado para a direita, atrás de um púlpito marrom. Ela tem cabelos longos pretos, usa blusa azul de mangas curtas com estampas em amarelo, falando de frente para um microfone preto.
(1987)

II.

Fotografia. Em preto e branco, vista do alto, de uma mulher branca subindo em escada de piscina. Ela tem cabelos escuros e maiô escuro. Ela olha para frente, segurando os canos laterais da escada.
Maria lenqui (1915-2007)

III.

Fotografia. Uma mulher branca vista dos ombros para cima, de cabelos grisalhos penteados para a direita, de olhos pretos e blusa branca de mangas compridas. Ela está com a mão direita debaixo do queixo, com colar sobre o pescoço.
Nadine górdimer(1923-2014)

IV.

Fotografia. Mulher negra vista da cintura para cima, de cabelos escuros, par de óculos de grau, roupa clara, olhando para frente falando. Perto dela, um púlpito escuro.
rosa párquis(1913-2005)

V.

Fotografia. Mulher negra sentada sobre cadeira com estofado vermelho. Ela tem cabelos curtos pretos, com blusa por dentro, calça e sapatos em preto e sobre ela, casaco branco. No rosto, par de óculos de grau. Ela olha para a esquerda, segurando nas mãos uma folha branca.
Sueli Carneiro (1950)

VI.

Fotografia. Mulher branca vista da cintura para cima, com o corpo para a direita. Ela tem cabelos escuros em coque, para trás, e usa vestido sem mangas. Olha para frente.
Tarsila do Amaral (1886-1973)
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Pensar sobre o papel de mulheres que fizeram a diferença no mundo.

As questões desta seção visam ativar o conhecimento prévio sobre mulheres que fizeram a diferença no mundo por meio de discussão acerca da importância de suas conquistas. Para ampliar essa discussão, a questão 2 apresenta mulheres de diversas origens que contribuíram positivamente para o mundo. Cabe aos estudantes reconhecer o papel e a importância de cada uma delas. Caso eles não as conheçam, professor ou professora, auxilie-os a inferir as respostas com base na observação de pistas textuais verbais e não verbais e na comparação entre elas.

As questões propostas em seguida têm o objetivo de incitar a reflexão sobre uma citação de Anne Frank que versa sobre otimismo e perseverança. A partir da análise do texto, os estudantes são estimulados a relacioná-lo com suas realidades por meio de discussões que auxiliarão na compreensão dos textos subsequentes.

Habilidade desenvolvida em Time to think


Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

  1. Artista brasileira modernista.
  1. Ativista indiana dos direitos das mulheres.
  1. Ativista estadunidense no movimento de direitos civis.
  1. Primeira atleta brasileira a participar dos Jogos Olímpicos.
  1. Fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, uma organização brasileira.

f. Escritora sul-africana que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1991.

Ícone de atividade oral.

3. téquisti ênd .

Cartaz. Fundo azul claro. Fotografia em preto e branco de uma menina, à direita, sentada de frente para uma mesa, escrevendo com caneta na mão direita sobre folhas claras. Ela tem cabelos lisos escuros, na altura dos ombros. Usa blusa de mangas compridas com gola branca. Na parte superior, texto: I Believe in The Sun. Even when it rains. Anne Frank.

Did you know?

én frênqui (1929-1945), jovem judia vítima do Holocausto, escreveu um diário sobre o período em que viveu escondida durante a Segunda Guerra Mundial. Seu diário tornou-se um livro mundialmente conhecido (O Diário de én frênqui).

  1. As palavras “san” e “” estão associadas respectivamente a
    1. .
    2. .
    3. .

b. De que fórma as palavras positivas de én frênqui podem inspirar outras pessoas?

Ícone de atividade oral.
  1. ensser .
    1. Na sua opinião, como pode én frênqui, uma adolescente, nos ensinar uma lição?
    1. Vocês conhecem outras adolescentes que fazem ou fizeram a diferença no mundo? Quem são? Mesmo que não conheçam, acham necessário o engajamento de adolescentes em causas socialmente importantes? Por quê?
Respostas e comentários

2a: seis

2b: um

2c: quatro

2d: dois

2e: cinco

2f: três

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a: três

3b Respostas pessoais.

Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

4a Resposta pessoal.

4b Respostas possíveis: sim, Malala Yousafzai (1997), paquistanesa reconhecida por sua atuação como ativista na luta pelo direito de meninas à educação e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2014, e a sueca Greta Thunberg, que ficou conhecida em 2018 por seu ativismo pelo meio ambiente.

professor ou professora, caso haja tempo disponível, considere a possibilidade de introduzir uma breve discussão sobre o gênero biografia, perguntando aos estudantes como fariam para conhecer mais sobre a vida de uma pessoa que admiram ou por quem se interessam. Pode ser relevante, ainda, perguntar quem seria essa pessoa e qual o motivo do interesse por ela. Dependendo da relação entre o número de mulheres e de homens citados, bem como entre o de personalidades brasileiras e estrangeiras, essas relações também podem se tornar objeto de reflexão.

Esta seção pode servir, ainda, para avaliar os diversos níveis de conhecimento prévio dos estudantes, tanto sobre o tema quanto sobre os gêneros discursivos que serão abordados na unidade. Pode ser também o momento de iniciar o trabalho educativo de reflexão sobre o preconceito de gênero. Com essa avaliação, será possível analisar o encaminhamento das atividades e a necessidade de reforço para alguns estudantes.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que é uma biografia?
      1. Ficção sobre personagens históricos.
      2. Texto sobre a história de vida de uma pessoa.
      3. Relato que uma pessoa escreve sobre sua própria vida.
    1. Que informações vocês acham que podem ser encontradas em biografias?
    1. Na opinião de vocês, biografias são importantes? Por quê?
    1. Vocês já leram biografias para alguma disciplina da escola? Para qual ou quais? Em caso negativo, em quais disciplinas vocês acham que seria útil ler biografias? Por quê?
Ícone de atividade oral.
  1. ênd .
    1. O que vocês sabem sobre o Prêmio Nobel? Escolham as opções adequadas.
      1. É uma premiação da indústria musical.
      2. São premiações nas esferas cultural, científica e esportiva.
      3. É um conjunto de prêmios internacionais divididos em várias categorias.
      4. São prêmios nos campos de literatura, medicina, física, química, ciências econômicas e paz.
    1. Na opinião de vocês, esse tipo de prêmio é importante? Por quê?
    1. É importante premiar pessoas que se dedicam a causas humanitárias? Na opinião de vocês, de que fórma trabalhos humanitários podem contribuir para um mundo melhor?
Ícone de atividade oral.

3. ét ímage ênd ensser dis .

Ilustração. Fundo em preto. Ilustração e texto em branco de uma árvore de tamanho médio, com folhas na parte superior. À direita, texto: ‘My little thing is planting trees’. Prof. Wangari Maathai. A letra L em minúscula da palavra: planting, é formada pelo tronco da árvore.
  1. Com base na imagem, qual vocês acreditam que seja o propósito do Grín ?

b. Leiam o título do texto em tiú lêrn. Na opinião de vocês, qual pode ser o conteúdo desse texto?

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero biografia escrita.

1a: dois

1b Resposta pessoal. Respostas possíveis: data e local de nascimento, filiação, escolaridade, profissão, informações sobre atividades que a pessoa desempenhou ou desempenha, data de morte (se aplicável).

1c Respostas pessoais. Respostas possíveis: sim, porque possibilitam conhecer detalhes da vida de uma pessoa.

1d Respostas pessoais.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2a: três, quatro

2b Respostas pessoais.

2c Respostas pessoais.

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: formular hipóteses sobre o tema do texto.

3a Resposta possível: estimular o plantio de árvores para preservar o meio ambiente.

3b Resposta possível: a participação e a importância de Wangari Maathai no Green Belt Movement.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver habilidades necessárias para a compreensão de textos e a construção de significados por meio do trabalho com os gêneros biografia e linha do tempo.

Task 1

Em Before reading, objetiva-se introduzir o gênero biografia por meio de questões que fomentam a reflexão acerca das informações que são comumente encontradas nesse gênero, bem como de sua importância para a ampliação do conhecimento de mundo deles. Caso os estudantes desconheçam o gênero, considere a viabilidade de apresentar primeiro alguma biografia em português ou de fazer uma breve discussão sobre a origem etimológica do vocábulo: “bio” (vida) e “grafia” (escrita). Por meio das questões, busca-se, também, ativar o conhecimento prévio sobre o Prêmio Nobel da Paz e sua relação com o trabalho humanitário, além de incentivar os estudantes a formular hipóteses acerca do texto que será lido. Se julgar conveniente, amplie a discussão a respeito das pessoas que se dedicam a causas humanitárias e das razões pelas quais o trabalho solidário é necessário em diversas regiões do mundo.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • ) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
  • Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
  1. baiógrefí dis ín :
    • identificar as principais informações do texto;
    • verificar características de biografias escritas.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 4

Composição de texto com foto. Fotografia. Uma mulher negra, vista da cintura para cima, olhando para frente, sorrindo. Ela tem cabelos encaracolados até os ombros, em castanho, com uma faixa azul-claro sobre a cabeça. Ela usa blusa de mangas compridas em tons de verde e por baixo, blusa de mangas compridas em preto e mão direita debaixo da outra, segurando com os dedos um relógio de pulso na mão esquerda. Acima da fotografia, em vermelho, lê-se o título Wangari Maathai and the Green Belt Movement. Ao lado, em preto, lê-se o seguinte texto: Wangari Maathai (1940-2011), the first woman to obtain a PhD in East and Central Africa, was a scholar and an environmental and human rights activist. In 1977, she founded the Green Belt Movement, a non-governmental organization that encourages women to plant trees to combat deforestation and environmental degradation. To date, the Green Belt Movement has planted over 50 million trees. In the face of regular opposition, she succeeded in deepening and expanding her engagement with local communities through an impressive network of regional and international alliances, which made the Green Belt Movement a model women’s organization. [...] Maathai began to use her organization as a springboard in the struggle against abuses of power, such as land-grabbing or the illegal detention of political opponents. She was eventually elected as a Member of Parliament upon Kenya’s e.ective return to multiparty democracy in 2002, also serving as Assistant Minister in the Ministry for Environmental and Natural Resources. In 2004, she was the first African woman to be awarded the Nobel Peace Prize.

MUTHOGA, E.; OFOEGO, O. Wangari Maathai and the Green Belt Movement. Paris: Unesco, 2014. página 7.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. téquisti ênd .
    1. Qual era a profissão de uangari matai?
      1. assistente social
      2. agente comunitária
      3. pesquisadora acadêmica
    1. Como se chama a organização criada por uangari matai?
    1. Com qual propósito a organização foi criada?
    1. Com o tempo, a organização também passou a lutar contra
      1. a falta de emprego.
      2. os abusos de poder.
      3. a violência de gênero.
    1. Que prêmio internacional uangari matai recebeu? Em que ano?
    1. Por que a escolha de uanguari matai nessa premiação foi tão representativa?
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: inferir o sentido de palavras no texto; identificar informação explícita e específica e ler criticamente.

1a: três

1b Resposta esperada:Green Belt Movement.

1c Resposta esperada: com o propósito de encorajar mulheres a plantar árvores para combater o desmatamento e a degradação ambiental.

1d: dois

1e Respostas esperadas: o Prêmio Nobel da Paz, em 2004.

1f Resposta esperada: porque ela foi a primeira mulher africana a receber esse prêmio.

Em Read to learn, apresenta-se uma biografia da queniana Wangari Maathai, que será trabalhada nas questões de Constructing meanings com questões sobre a vida e as conquistas dessa acadêmica. Propõe-se, também, que os estudantes completem com verbos frases que reconstroem a biografia lida a fim de praticar o past simple, característica estilística desse gênero. De acordo com a maturidade da turma, considere a possibilidade de aprofundar a reflexão acerca das diversas causas que podem motivar pessoas a se engajar em lutas cujo propósito é melhorar as condições de vida de toda a comunidade. Pode ser interessante aguçar a percepção dos estudantes sobre a importância de trabalhos voltados para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para o bem-estar coletivo.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. ênd .
    1. Vocês acham que, atualmente, homens e mulheres têm os mesmos direitos? Justifiquem sua resposta.
    1. Ao longo do tempo, as mulheres têm lutado para adquirir direitos iguais aos dos homens. Discutam alguns exemplos disso.
    1. A seguinte imagem representa a luta das mulheres pelo direito
      1. à amamentação.
      2. à saúde.
      3. ao trabalho.
      4. ao voto.
Cartaz. Orientação na vertical em tons de sépia. Na parte superior, ilustração de uma mulher segurando nas mãos um bebê. Ela tem cabelos claros para trás, com roupa de mangas compridas escura e gola clara, com a cabeça para baixo, à esquerda, observando o bebê. Na parte inferior, texto: Women bring all voters into the world. Let women Vote.
  1. Considerando o título e a imagem do texto em tiú lêrn, que informações vocês esperam encontrar nele?

e. As palavras a seguir foram retiradas do texto. Com base nelas, qual vocês acham que pode ser o assunto abordado?

leader  movementvotewomen

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

1a Resposta pessoal.

1b Resposta pessoal.

1c: quatro

1d Resposta pessoal. Resposta possível: informações sobre a vida de uma mulher: seu nome, de onde ela é, o que fez de importante para a sociedade etcétera.

1e Resposta pessoal. Resposta possível: a participação da pessoa biografada como líder de um movimento para reivindicar o direito das mulheres ao voto.

Task 2

A Task 2 contém dois textos. O primeiro é uma biografia um pouco diferente da apresentada na Task 1, pois se refere a uma mulher nascida em meados do século dezenove e que teve participação ativa na luta pelo voto feminino, um acontecimento histórico com repercussão mundial. Em vista da relevância desse acontecimento, o segundo texto é uma linha do tempo que indica o ano em que as mulheres conquistaram o direito ao voto em diversos países e territórios falantes de inglês ao redor do mundo.

Em Before reading, busca-se ativar o conhecimento prévio e estimular os estudantes a levantar hipóteses sobre o assunto dos textos por meio da análise de elementos textuais verbais e não verbais.

  1. baiógrefí ênd taimelaine dis ín :
    • verificar os dados apresentados nos textos;
    • identificar características de biografias escritas e linhas do tempo.

Eyes on grammar  EXAMPLES 2 AND 3

I.

Reprodução de página da internet. Fundo em preto com texto em branco. Título da página Biography. À direita, links para as áreas de SUBSCRIBE TO NEWSLETTER e ABOUT. Abaixo da palavra BIOGRAPHY, em uma área na cor cinza-claro, mais links: PEOPLE, NOSTALGIA, CELEBRITY, HISTORY AND  CULTURE, VIDEO. À esquerda, abaixo da barra de links, uma fotografia na vertical em tons de cinza de uma mulher com roupas e cabelo do século dezenove, vista da cintura para cima, de cabelos penteados para trás, em tons claros, olhando para frente, nariz e lábios finos, com roupa de gola alta e mangas compridas.  Ao lado, o texto: Kate Sheppard Biography Activist, Women’s Rights Activist (1847-1934) Kate Sheppard was a leader in the New Zealand women’s suffrage movement, helping women gain the right to vote in New Zealand. […] Born on March 10, 1847, in Liverpool, England, Kate Sheppard moved to New Zealand in the late 1860s. In 1885, she founded the Women’s Christian Temperance Union and, two years later, became leader of its surage campaign. Several suffrage bills failed before New Zealand Parliament finally granted women the right to vote in 1893. Sheppard was later active in woman suffrage movements in other countries. She died in New Zealand in 1934. (marcas de supressão) On September 19, 1893, Governor Glasgow (Sir David Boyle) signed the bill, making New Zealand the first country in the world to grant women the right to vote.

KATE Sheppard biography. Biography.com Editors. [sem local], 25 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/GzEDt6. Acesso em: 20 abril 2023.

Did you know?

  • , em português, Movimento sufragista, foi um movimento internacional pelo direito ao voto (sufrágio) feminino em eleições.
  • Por causa da importância de Keiti xépard para a história da Nova Zelândia, a nota de dez dólares neozelandesa tem o seu retrato estampado.
Fotografia. Uma nota de dinheiro da Nova Zelândia com tons de azul e rosa, com o número dez no canto inferior direito e texto: Ten Dollars. No centro, figura da mulher descrita na imagem anterior, vista do busto para cima, cabelos para trás e vestes longas de gola alta, claras. Na ponta superior, texto: Reserve bank of New Zeland.
Respostas e comentários

Leitura

A leitura da biografia da ativista Kate Sheppard e da linha do tempo sobre a conquista do voto feminino em diferentes países e territórios, apresentadas em Read to learn, pode ser uma oportunidade para discutir o fato de que certos direitos considerados naturais hoje são resultado da luta de diversas pessoas ao longo da história. Hoje, o voto feminino parece ser algo inquestionável, mas somente no decorrer do século vinte esse direito foi alcançado na maioria dos países. Por essa razão, é importante chamar a atenção dos estudantes para as datas na linha do tempo, ressaltando, por exemplo, que as mulheres da África do Sul só adquiriram o direito de votar há poucas décadas.

II.

Infográfico. Fundo em bege, com ilustração de uma mão de pessoa em vermelho, segurando uma cédula de papel e colocando-o na abertura no topo de uma urna eleitoral. Na parte inferior, texto: Women and the vote. World suffrage timeline, English speaking countries. Ao redor, texto: eighteen thirty-eight: Pitcairn Island, British Overseas Territory. Eighteen ninety-three: New Zealand, Cook Islands. nineteen twenty: United States. nineteen twenty-eight: United Kingdom. nineteen thirty-seven: Philippines. nineteen e forty-four: Jamaica. nineteen forty-five: Trinidad and Tobago. nineteen e forty-six: Malta. nineteen e forty-nine: India. nineteen fifty-one: Antigua, Barbados, Dominica, Grenada, Saint Christopher and Nevis, Saint Lucia, Saint Vincent and the Grenadines, Sierra Leone. nineteen fifty-four: Belize, Gold Coast Colony, Ghana. nineteen fifty-five: Ethiopia, Malaya, Malaysia. nineteen fifty-seven: Singapore. nineteen fifty-eight: Mauritius, Tanganyika, Tanzania. nineteen sixty: Canada, Gambia. nineteen sixty-one: Rwanda, Somalia. nineteen sixty-two: Australia, Bahamas. nineteen sixty-three: Kenya. nineteen sixty-four: Maldives, Sudan. nineteen sixty-six: Fiji, Lesotho. nineteen sixty-seven: Seychelles. nineteen sixty-eight: Nauru, Swaziland. nineteen seventy-one: Gilbert Islands, Kiribati. nineteen seventy-five: Papua New Guinea. nineteen seventy-eight: Tuvalu, Zimbabwe. nineteen eighty-four: Liberia. nineteen ninety-four: South Africa.

Fonte: DALEY, C.; NOLAN, M. (organizador). Suffrage and beyond: international feminist perspectives. Auckland: Auckland University Press, 1994. página349-352.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd .
    1. Keiti xépard teve uma grande importância social porque
      1. atuou no Parlamento da Nova Zelândia.
      2. participou do movimento sufragista inglês.
      3. candidatou-se a cargos políticos em vários países.
      4. lutou pelo direito ao voto das mulheres neozelandesas.
    1. De acordo com o texto um, qual foi o primeiro país a garantir o direito das mulheres ao voto? Quando isso aconteceu?
    1. O texto dois confirma essa informação sobre o voto feminino? Justifique sua resposta.
    1. Segundo o texto dois, em que década mais países falantes de inglês garantiram às mulheres o direito ao voto?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informações explícitas e específicas.

1a: quatro

1b Respostas esperadas: a Nova Zelândia; em 19 de setembro de 1893.

1c Resposta esperada: não, o texto dois afirma que, em 1838, as mulheres conquistaram o direito ao voto nas Ilhas Pitcairn e que, em 1893, o mesmo ocorreu na Nova Zelândia.

1d Resposta esperada: na década de 1950.

Em Constructing meanings são propostas questões de compreensão dos textos e a criação de uma linha do tempo que sintetiza as informações mais importantes sobre a vida de Kate Sheppard. Além disso, os textos são comparados no intuito de identificar características composicionais e estilísticas de biografias e linhas do tempo.

Caso seja apropriado, crie coletivamente uma linha do tempo sintetizando a vida de uma personalidade que seja escolhida pelos estudantes, ou alguém que você, professor ou professora, considere relevante para a turma. Como atividade extraclasse, eles poderão criar a linha do tempo de suas próprias vidas ou de uma pessoa que considerem importante.

Ícone de atividade no caderno.

2. taimelaine ín iór noutibúqui ênd ít informeichion abáuti Keiti xépard ôn deit.

Ilustração. Uma linha do tempo na horizontal, com círculos com contornos em amarelo, laranja e marrom. Dentro, datas diferentes, da esquerda para a direita: eighteen forty-seven, eighteen sixties, eighteen eighty-five, e nineteen thirty-four.
  1. Fundou a dáblio cê tê u.
  1. Mudou-se para a Nova Zelândia.
  1. Nasceu.
  1. Faleceu.

e. Tornou-se líder da campanha sufragista.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser abáuti ai ênd .
    1. Os fatos destacados na biografia dizem respeito a que acontecimentos?
      1. futuros
      2. passados
      3. presentes
    1. Usando o texto ih como parâmetro, a apresentação de que informações seria característica de biografias?
    1. Quais alternativas são verdadeiras com relação à fórma como as informações são apresentadas no texto um?
      1. Fatos contados em primeira pessoa.
      2. Fatos contados em terceira pessoa.
      3. Verbos majoritariamente no passado.
      4. Verbos majoritariamente no presente.
      5. Episódios de vida em ordem cronológica.
    1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre biografias e linhas do tempo?
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que as biografias das tésks e (rídin) têm em comum?
    1. Qual biografia chamou mais a atenção de vocês? Por quê?
    1. Qual é, na opinião de vocês, a importância de estudar sobre mulheres que contribuíram positivamente para a humanidade?
    1. Baseando-se na linha do tempo da (rídin), o que vocês podem comentar sobre o direito ao voto conquistado pelas mulheres?
    1. Por que vocês acham que as mulheres não tinham direito ao voto e tiveram de lutar por ele em todo o mundo?
    1. Quando as brasileiras conquistaram o direito ao voto? Caso não saibam, façam uma pesquisa.
    1. Na opinião de vocês, em quais lutas as mulheres estão engajadas hoje?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto (compreensão detalhada).

2a: 1885

2b:

2c: 1847

2d: 1934

2e: 1887

Objetivo da questão 3: identificar características estilísticas e composicionais dos gêneros biografia escrita e linha do tempo.

3a: dois

3b Resposta esperada: dos eventos relevantes da vida da pessoa biografada, com locais e datas.

3c: dois, três, cinco

3d Resposta esperada: tanto a biografia como a linha do tempo expõem fatos passados, indicando quando aconteceram. A biografia conta a vida de uma pessoa em fórma de narrativa; a linha do tempo apresenta fatos que ocorreram ao longo da vida de uma pessoa ou a respeito de um acontecimento histórico ou tema, situando-os cronologicamente.

Pós-leitura

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos.

1a Resposta esperada: são biografias de mulheres que se destacaram por terem se dedicado a causas importantes para a sociedade.

1b Respostas pessoais.

1c Resposta pessoal.

1d Resposta pessoal.

1e Resposta pessoal.

1f Resposta esperada: em 1932.

1g Resposta pessoal.

Think a little more

As questões têm por objetivo desenvolver a reflexão crítica sobre o tema da unidade, com base na leitura dos textos das Tasks 1 e 2. Os assuntos abordados até este momento são retomados a fim de que os estudantes reformulem ou mantenham suas opiniões, justificando-as, e de que você, professor ou professora, possa acompanhar e avaliar o desenvolvimento deles.

Espera-se que, neste ponto da unidade, os estudantes tenham desenvolvido uma reflexão crítica embasada e ponderada sobre o tema principal e sejam capazes de reconhecer e compreender biografias e linhas do tempo.

Para ler

Caso você considere importante ler mais sobre o gênero biografia e as possibilidades de sua utilização em sala de aula, recomendamos os artigos de Born (2001) e de Carino (1999).

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór lissenin

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Se vocês precisassem pesquisar sobre a vida de personalidades, como fariam?
    1. Vocês já ouviram biografias orais na televisão ou na internéti? Sobre ? Caso não tenham, sobre vocês teriam interesse em ouvir?
    1. As palavras que aparecem nas legendas das imagens a seguir estão relacionadas à biografia que vocês vão ouvir em tiú lêrn. Considerando as imagens que essas legendas acompanham, o que elas significam?
Fotografia. Um homem visto da cintura até a cabeça, sentado de frente para um púlpito, à esquerda. Ele usa camisa de gola branca, gravata e blusa de mangas compridas em preto. Na mão esquerda ele segura um martelo pequeno marrom sobre uma base redonda também de madeira.

II.

Fotografia. Um homem visto da cintura até os ombros, de camisa branca e terno cinza escuro. Sua cabeça não aparece. Ele escreve com caneta na mão direita em folhas de papel.  À frente, perto de um computador portátil visto parcialmente, uma estatueta de bronze sobre base de pedra verde. Ela tem o formato de uma mulher e com uma balança com duas bandejas redondas penduradas por correntes na mão esquerda.

III.

Ilustração. Uma balança na cor rosa escuro com duas bandejas, uma à esquerda e outra à direita. A balança é coberta pela expressão gender equality, escrita em branco e amarelo, que se repete diversas vezes e em várias direções. A silhueta em branco de uma mulher de vestido está na bandeja da esquerda, e a silhueta em branco de um homem está na bandeja da direita. As duas bandejas estão no mesmo nível.

d. A biografia em tiú lêrn apresenta Xirin ebadi, uma ativista iraniana premiada com o Nobel da Paz. Levando em consideração as informações do item 1c, que tipo de trabalho vocês acreditam que ela realiza?

Respostas e comentários

Pré-audição

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero biografia oral e sobre o tema do texto e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta pessoal.

1b Respostas pessoais.

1c Resposta esperada: um juiz; dois advogado; três igualdade entre os gêneros.

1d Resposta pessoal.

Listening

Objetivo da seção

Expandir os conhecimentos sobre o gênero biografia por meio da compreensão oral.

A seção objetiva desenvolver habilidades de compreensão auditiva por meio de uma breve biografia oral. Em Before listening, ativa-se o conhecimento prévio sobre o gênero e, com base na premissa de que o vocabulário do texto possa ser desconhecido pelos estudantes, apresenta-se uma questão para antecipar palavras-chave para a compreensão global do texto com o auxílio de imagens que as ilustram. Além disso, espera-se que os estudantes consigam, por meio da formulação de hipóteses, relacionar essas informações ao trabalho da ativista biografada.

Uma possibilidade de trabalho é utilizar as imagens para motivar os estudantes a mencionar palavras relacionadas ao áudio. Provavelmente, eles contribuirão com palavras em português e, nesse momento você, professor ou professora, poderá apresentar a versão em inglês dessas palavras.

Outra possibilidade de trabalho é escrever no quadro as palavras que, em sua opinião, os estudantes teriam dificuldade em compreender. Eles as dividiriam nas categorias: "conheço", "desconheço" e "acho que conheço". Ao fazer a classificação coletiva, os estudantes compartilhariam ideias e conhecimentos sobre essas palavras, enquanto você faria as complementações necessárias.

Habilidade desenvolvida em Listening


Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

Ícone de atividade de áudio.
    • identificar as informações principais;
    • verificar características de biografias orais.

Biografia – Parts I and II

Título: Shirin Ebadi: Iran Awakening: Human Rights Women and Islam

Data: 7/2/2006

Fonte: University of California Television (UCTV)

SHIRIN Ebadi: Iran awakening: Human Rights Women and Islam. 2006. Vídeo (57 minutos 2 segundos). Publicado pelo canal University California Television (UCTV).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Did you know?

Xirin ebadi (1947) recebeu o Nobel da Paz em 2003 por sua luta pelos direitos humanos, especialmente de mulheres e crianças. Foi a primeira cidadã iraniana e a primeira mulher muçulmana a receber um Prêmio Nobel.

Fotografia. Shirin Ebadi. Uma mulher vista dos ombros para cima, de cabelos longos castanhos, nariz e lábios finos e roupa marrom. Ao fundo, parede amarela. A mulher olha para frente sorrindo.

minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. baiógrefí ênd ensser .
    1. Como Xirin ebadi e suas irmãs eram tratadas por sua família?
      1. Da mesma fórma que o irmão.
      2. De fórma diferente do irmão, porque eram meninas.
    1. Quando criança, o que Xirin ebadi descobriu em relação ao tratamento recebido por meninos e meninas na sociedade iraniana?
      1. Que meninos no Irã tinham privilégios que meninas não tinham.
      2. Que meninas no Irã tinham privilégios que meninos não tinham.
    1. Quem por instigar em Shirin Ebadi a noção de igualdade de gênero?
      1. seu pai
      2. sua
      3. seus pais
      4. seus avós
    1. Quem por incentivar Xirin ebadi a ser uma mulher independente?
      1. seu pai
      2. sua
      3. seus pais
      4. seus avós
    1. Por causa de sua criação, qual foi a profissão escolhida por Xirin ebadi?
      1. juíza
      2. advogada
      3. promotora
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).

1a: um

1b: um

1c: três

1d: um

1e: um

Em Listen to learn buscam-se identificar as informações principais do texto e verificar as características do gênero. As questões de Constructing meanings visam explorar a compreensão oral seletiva e detalhada.

Essa atividade de compreensão auditiva versa sobre um breve texto biográfico oral apresentado em uma aula inaugural ministrada pela iraniana Shirin Ebadi em uma universidade estadunidense. Embora nessas situações a apresentação do conferencista costume ser feita por meio de uma biodata, com dados sobre sua formação e atuação profissional, o fato de esse papel ser ocupado, nesse caso, por uma ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, cuja história de vida foi muito marcante, gerou a produção de um texto de gênero híbrido, que tem características temáticas e composicionais de uma biografia, mas a função social de uma biodata. Optamos, portanto, por designá-lo biografia, considerando que os estudantes terão acesso apenas ao fragmento em que os dados biográficos são apresentados.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser .
    1. No Irã, quando as meninas e os meninos cresciam, eles tinham as mesmas oportunidades? Justifique sua resposta.
    1. A profissão de Shirin Ebadi era comum para mulheres no Irã? Justifique sua resposta.
Ícone de atividade de áudio.
Ícone de atividade no caderno.

3. baiógrefí ênd ít fróm bóx.

contracted  expanded  grew  had  led

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Dr. Ebadi espaço para resposta (um) up in a home where she and her sisters were treated the same as their brother. In her book, she writes that this seemed perfectly natural at the time, and only later did she realize that it was anything but natural. Male children in Iran espaço para resposta (dois) privileges that girls did not. As boys grew up, their opportunities espaço para resposta (três), while girls’ opportunities espaço para resposta (quatro). She credits her parents for instilling in her the notion of gender equality and her father for championing her own independence, an independence that she says espaço para resposta (cinco) her to have the confidence to pursue becoming a judge the first female judge in Iran.”

SHIRIN Ebadi: Iran awakening: Human rights women and Islam. 2008. Vídeo (57 minutos 2 segundos). Publicado pelo canal University California Television (UCTV).

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que informação da biografia de Xirin ebadi vocês acharam mais relevante? Por quê?
    1. Na opinião de vocês, por que ter uma mulher em um cargo de poder (como o de juíza) é tão significativo em um país como o Irã?
    1. No Brasil, as mulheres ocupam cargos de poder na mesma proporção que os homens? Justifiquem sua resposta.
    1. O Prêmio Nobel da Paz é dado a pessoas de grande relevância para a humanidade. Na opinião de vocês, que brasileira poderia receber esse prêmio? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1. uanguari matai baiógrefípést .

be  die  found  receive

  1. uanguari matai espaço para resposta bórni ín .
  1. xi espaço para resposta Grín ín .
  1. xi espaço para resposta Nobél pice ín .

d. xi espaço para resposta ín .

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas no texto e fazer inferências.

2a Resposta esperada: não, as meninas tinham menos oportunidades que os meninos, porque eles eram criados com mais privilégios que elas.

2b Resposta esperada: não, porque ela foi a primeira mulher a se tornar juíza no país.

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).

: um - grew; dois - had; três - expanded; quatro - contracted; cinco - led

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta pessoal. Resposta possível: porque esse tipo de cargo é normalmente ocupado por homens.

1c Resposta esperada: não. Embora já tenha havido uma mulher presidente da República e existam senadoras, governadoras, prefeitas e mulheres que ocupam cargos de chefia em empresas, proporcionalmente ainda há mais homens nesses cargos.

1d Respostas pessoais.

Objetivo da questão 1: praticar características estilísticas do gênero biografia.

1a: was

1b: founded

1c: received

1d: died

Think a little more

As questões estimulam questionamentos relacionados à representatividade das mulheres em cargos de poder no Irã, buscando relacionar essa realidade com a das mulheres no Brasil. Além disso, propõe-se aos estudantes que escolham uma brasileira que considerem elegível para receber o Prêmio Nobel da Paz, compartilhem sua escolha com a turma e a justifiquem.

professor ou professora é importante evitar o reforço de estereótipos relativos tanto à cultura árabe quanto à cultura ocidental. No momento da discussão, portanto, seria interessante pontuar as falas dos estudantes com dados que demonstrem o quanto países ocidentais precisam avançar no que diz respeito à participação das mulheres em cargos de poder. Citar a quantidade de mulheres que ocupam cargos políticos, comparando com a quantidade de homens, pode servir de antídoto à construção acrítica de uma imagem do Ocidente como igualitário e justo em questões de gênero, em oposição ao mundo árabe, onde as mulheres seriam discriminadas.

Para ler

Para compreender questões ligadas à construção das imagens do Ocidente e do Oriente, recomendamos a leitura do livro de Said (1990).

Language in action

Objetivo da seção

Praticar as características estilísticas dos gêneros abordados na unidade.

As questões desta seção giram em torno do uso de verbos no past simple, conectores e expressões de tempo.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo e conectores (, entre outros).
  • Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
Ícone de atividade no caderno.
  1. baiógrefí ênd ensser .
    1. Complete o texto com os verbos entre parênteses conjugados no pést .
Reprodução de página da internet.
Na parte de cima da página, há uma faixa azul com logo da UNESCO em branco. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Women in African History.

Bertina Lopes

Bertina Lopes espaço para resposta um (be) a world-renowned Mozambican painter and sculptor. Born in 1935 in Lourenço Marques (Maputo) of a Portuguese father and an African mother, she espaço para resposta dois (study) fine arts in Lisbon before returning to Mozambique in 1953, where she espaço para resposta três (teach) drawing for 9 years. In 1962, after a period of study in Portugal, she espaço para resposta quatro (flee) Salazar’s dictatorship and colonial policy, going into exile in Italy, where she espaço para resposta cinco(live) up until her death, in 2012. Her work, figurative and then abstract, was influenced by the Mozambican poets José Craveirinha and Noémia de Sousa.

BERTINA Lopes. In: Women in African History. Unesco, Paris, [20--]. Disponível em: https://oeds.link/noEEP4. Acesso em: 14 abril 2022.

  1. Elabore uma linha do tempo com as informações sobre Bertina Lopes.
  1. As palavras destacadas em negrito na biografia apresentam, nesse contexto, a ideia de
    1. consequência.
    2. razão.
    3. tempo.
Versão adaptada acessível

Atividade 2, item c.

As palavras "before" e "after" na biografia apresentam, nesse contexto, a ideia de

  1. consequência.
  2. razão.
  3. tempo.
Ícone de atividade no caderno.
  1. baiógrefí ênd ensser .
    1. Complete este fragmento do texto com as seguintes palavras e expressões de tempo.

laterthe following yearthereafter

Reprodução de página da internet.

Biography of Amelia Earhart

Born in Atchison, Kansas, on July 24, 1897, the daughter of a railroad attorney, she spent her childhood in various towns, including Atchison and Kansas City, Kansas and Des Moines, Iowa. At age 19, Amelia attended Ogontz School near Philadelphia, Pennsylvania. Two years espaço para resposta um, after visiting her sister, Muriel, in Toronto, Canada, Amelia felt compelled to leave school. Taking a course in Red Cross First Aid, Amelia enlisted as a nurse’s aide at Spadina Military Hospital in Toronto, Canada, tending to wounded soldiers during World War I. espaço para resposta dois, Amelia enrolled as a premedical student at Columbia University, in New York. Shortly espaço para resposta três, Amelia’s parents insisted she moved to California, where they were living.

Fotografia. Amelia Earhart em preto e branco. Uma mulher dentro de um avião escuro, antigo. Ela tem chapéu de aviador sobre a cabeça com óculos grandes e laterais longas que cobrem suas orelhas, e blusa de mangas compridas. Ela olha para o lado direito com um leve sorriso.

BIOGRAPHY of Amelia Earhart. Wings over Kansas. [sem local], 28 outubro. 2007. Disponível em: https://oeds.link/1o8w4S. Acesso em: 28 março 2022.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar características estilísticas e composicionais dos gêneros biografia e linha do tempo.

2a: um - was; dois - studied; três - taught; quatro - fled; cinco - lived

2b Resposta esperada: 1935 – She was born. 1953 – She returned to Mozambique. 1962 – She moved to Italy. 2012 – She died.

2c: três

Objetivo da questão 3: praticar características estilísticas e composicionais dos gêneros biografia e linha do tempo.

3a: um later; dois the following year; três thereafter

É importante que os estudantes sejam levados a refletir sobre a predominância desse tempo verbal nos gêneros trabalhados na unidade. Durante a prática, cabe chamar a atenção para o emprego de verbos irregulares, tranquilizando a turma quanto ao processo de familiarização com suas fórmas no past simple, que deverá acontecer pelo uso, de fórma gradual, sem a necessidade de memorização imediata. É recomendável estimular a consulta, sempre que tiverem dúvidas, ao apêndice List of irregular verbs. 

b. Complete este outro fragmento do texto com os seguintes verbos conjugados no pést .

be (três vezes)  become  have  make  take  think

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 4

Reprodução de página da internet.

Amelia espaço para resposta (um) great strides in opening the new field of aviation to women. In 1935, Amelia espaço para resposta (dois) the first person to fly from Hawaii to the American mainland. By doing so, Amelia became not only the first person to solo anywhere in the Pacific, but also the first person to solo both the Atlantic and Pacific Oceans. Also in 1935, Amelia joined the faculty of Purdue University as a female career consultant. It espaço para resposta (três) the purchase of a Lockheed Electra, through Purdue University, that enabled Amelia to fulfill her dream circumnavigating the globe by air.

In June 1937, Amelia embarked upon the first around-the-world flight at the Equator. On July 2, after completing nearly two-thirds of her historic flight over 22,000 miles –, Amelia vanished along with her navigator, Frederick Noonan. They espaço para resposta (quatro) off from Lae, New Guinea, bound for tiny Howland Island in the vast Pacific Ocean. The distance from Lae to Howland espaço para resposta (cinco) about equal to a transcontinental flight across the U.S. A great naval, air and land search failed to locate Amelia, Noonan or the aircraft, and it was assumed they espaço para resposta (seis) lost at sea. To this day, their fate is the subject of unending speculation.

Some theorized that the pair ran out of fuel looking for Howland Island, and espaço para resposta (sete) to ditch in the Pacific. Others espaço para resposta (oito) they may have crash landed on another small island. Some speculated they were captured by the Japanese, accused of espionage, then held as bargaining chips in the eventual war erupted between the U.S. and Japan.

In 1939, George [Putnam] authored Amelias biography, entitled Soaring Wings, as a tribute to his beloved wife.

BIOGRAPHY of Amelia Earhart. Wings over Kansas. [sem local], 28 outubro 2007. Disponível em: https://oeds.link/1o8w4S. Acesso em: 28 março 2022.

  1. Os conectores bãt, ênd, álsou e dên estão destacados no texto. Que ideia eles expressam, respectivamente?
    1. Contraste, adição, razão e tempo.
    2. Tempo, razão, adição e consequência.
    3. Consequência, contraste, tempo e razão.
    4. Contraste, adição, adição e consequência.

d. Com base nessa biografia, elabore uma linha do tempo com as informações sobre Amelia .

Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd .
    1. Complete as frases com os seguintes conectores.

because  but  so  such as

  1. uas uorld espaço para resposta xi fór ráit
  2. espaço para resposta uanguari matai ár óf grêit uorld.
  3. uas bórni ín , espaço para resposta xi láivês ín .
  4. , espaço para resposta .

b. Classifique cada frase do item 4a de acordo com o sentido que seu conector expressa.

causa  conclusão  contraste  exemplificação

Respostas e comentários

3b: um - made; dois - became; três - was; quatro - took; cinco - was; seis - were; VII - had; oito - thought

3c: quatro

3d Resposta esperada: 1897 She was born. 1916 She attended Ogontz School. 1918 She left school. 1935 She became the first person to fly from Hawaii to the American mainland and joined the faculty of Purdue University as a female career consultant. 1937 She vanished along with her navigator during a flight.

Objetivo da questão 4: praticar o uso de conectores.

4a um: because

4a dois: such as

4a três: but

4a quatro: so

4b: Respostas esperadas: um – causa; dois – exemplificação; três – contraste; quatro – conclusão.

Ao realizar a questão 4, sugerimos privilegiar os significados dos conectores, evidenciando, de maneira gradual, a função que exercem como recursos discursivos de coesão. Outros exemplos podem ser apresentados para ampliar a diversidade de usos, caso você julgue conveniente.

5. ênd marqui .

In 1977, she founded the Green Belt Movement, a non-governmental organization that encourages women to plant trees to combat deforestation and environmental degradation.” (página 39)

Born on March 10, 1847, in Liverpool, England, Kate Sheppard moved to New Zealand in the late 1860s. In 1885, she founded the Womens Christian Temperance Union […]. She died in New Zealand in 1934.” (página41)

In June 1937, Amelia embarked upon the first around-the-world flight at the Equator. On July 2, after completing nearly two-thirds of her historic flight over 22,000 miles –, Amelia vanished along with her navigator, Frederick Noonan.” (página 48)

  1. Nos dois primeiros fragmentos, a preposição “ín” em destaque introduz um
    1. ano.
    2. dia.
    3. mês.
  1. No último fragmento, “ín” introduz um
    1. ano.
    2. dia.
    3. mês.
  1. Nas duas vezes em que aparece, “ôn” introduz um
    1. ano.
    2. dia.
    3. mês.
  1. ínór ôn
    1. uan óf Mecsícoapóstrofo s ártists, cálo espaço para resposta (um) () bórni espaço para resposta (dois) , , ín , Mecsíco cíti, Mecsíco. xiespaço para resposta (três) ( âpí) ín fémiliapóstrofo s rôum uér espaço para resposta (quatro) ()  tiú és ráus ór .”
    1. cálo espaço para resposta (um) () néchional ín Mecsíco cíti espaço para resposta (dois) óf . ár ín dét ênd xi espaço para resposta (três) () fêmous fór râr ênd .”
    1. espaço para resposta (um) , cálo espaço para resposta (dois) (djôin) óf espaço para resposta (três) (chér) ênd víus. xi espaço para resposta (três) (chér) ênd víus. xi espaço para resposta (quatro) (). espaço para resposta (cinco) ei xi espaço para resposta (seis) () ôn ei espaço para resposta () (xi espaço para resposta (oito) () espaço para resposta (nove) () rôum fór .”

FRIDA Kahlo biography. Frida Kahlo: Paintings, biography, quotes. [sem local], [20--]. Disponível em: https://oeds.link/KHqKsN. Acesso em: 14 abril 2022.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: identificar preposições de tempo.

5a: um

5b: três

5c: dois

Objetivo da questão 6: praticar preposições de tempo e verbos no past simple.

6a: um was; dois on; três grew up; quatro was

6b: um attend; dois in; três became

6c: um In; dois joined; três shared; quatro fell; cinco On; seis traveled/travelled; sete happened; oito was; nove returned

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rít

Sua tarefa é elaborar, com um colega, uma biografia escrita de uma mulher que se destaca ou destacoupor suas realizações no âmbito social e na luta pela igualdade de gênero. Vocês já viram exemplos e trabalharam com eles em Reading.

1. bifór pripérin baiógrefí, clôuse atenchãn .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Biografia escrita.

Qual é o tema?Uma mulher de relevância social.

Qual é o objetivo?Apresentar informações sobre a vida de uma mulher de relevância social.

A quem se dirige?Aos colegas de turma e da escola.

Como e onde será divulgada?Em um mural na sala de aula ou na escola.

Quem participará?Todos os estudantes, em duplas.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. Fólou dis istépis. dei uil baiógrefí.
    1. Decidam qual mulher de relevância social será apresentada e façam uma pesquisa sobre ela.
    1. Observem as informações que constam nas biografias da seção rídin. Em seguida, decidam quais informações vocês vão apresentar sobre a vida da mulher escolhida e elaborem uma linha do tempo para orientar a organização da biografia.
    1. Leiam novamente as biografias da seção rídin e prestem atenção às seguintes características para planejar seu texto: episódios de vida em ordem cronológica, fatos contados em terceira pessoa, verbos predominantemente no passado.
    1. Elaborem a biografia com base nas informações da linha do tempo e, se possível, incluam uma imagem da pessoa biografada. O conteúdo da seção ôn poderá ajudá-los.
    1. Mostrem seu texto para outra dupla e anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisarem de ajustes.

stép Bék

Ícone de atividade no caderno.
  1. áfter iór fidbék, íf iór baiógrefí :
    • contém as informações essenciais de uma biografia;
    • apresenta essas informações em ordem cronológica;
    • está redigida com a linguagem adequada.
  2. baiógrefí ôn bórdi ênd inváiti iór tiú téquisti .
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e as características composicionais e estilísticas da biografia escrita e preparar uma versão inicial do texto.

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial da biografia escrita.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final da biografia escrita.

Writing

Objetivo da seção

Ampliar os conhecimentos sobre o gênero biografia por meio da produção escrita.

Nesta seção, os estudantes são orientados a escrever uma biografia de uma mulher de relevância social. Esse é um gênero que está presente em nosso cotidiano, seja para sabermos mais sobre a vida de pessoas que admiramos por ter destaque em alguma área, seja para obtermos conhecimentos novos ou satisfazermos possíveis curiosidades. As biografias podem ainda ser utilizadas no contexto escolar para facilitar a compreensão de acontecimentos históricos, por exemplo. As etapas sugeridas para a produção textual buscam retomar os conhecimentos obtidos ao longo da unidade a fim de ajudar os estudantes na elaboração da biografia. Espera-se que, ao final dessa tarefa, eles estejam familiarizados com o gênero discursivo trabalhado, favorecendo, para além do desenvolvimento da habilidade de escrita, a compreensão de biografias, que pode ser útil para o aprendizado de línguas, de modo particular, e para a vida escolar, de modo mais amplo.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens das páginas de abertura da unidade, que mostram mulheres historicamente relevantes para a sociedade, e fazer uma releitura dessas imagens com base nos conhecimentos adquiridos e nas reflexões realizadas ao longo da unidade.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade,leiáuti e suporte).
  • Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
  • Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linhas do tempo/taimeláines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. lúqui Bék ét óf () ênd ensser dis .
    1. O que é mostrado nas imagens? O que pode ser dito sobre a representatividade feminina para a sociedade?
    1. Como você relaciona as imagens com as discussões propostas nesta unidade?
    1. Que outras mulheres poderiam aparecer nas páginas iniciais desta unidade? Por quê?
    1. O que você aprendeu sobre as mulheres brasileiras apresentadas nesta unidade? Você gostou de saber mais sobre cada uma delas? Por quê?

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. abáuti ín ênd . ênd iór .
    1. Consigo ler biografias e linhas do tempo?
    1. Entendo biografias orais?
    1. Consigo escrever biografias e linhas do tempo?
    1. Tenho novos conhecimentos sobre mulheres importantes para o mundo?
    1. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

Example 1

Wangari Maathai (1940-2011), the first woman to obtain a PhD in East and Central Africa, was a scholar and an environmental and human rights activist. reticências Maathai began to use her organization as a springboard […].”

(página39)

Male children in Iran had privileges that girls did not.”

(página 46)

Some speculated they were captured by the Japanese, accused of espionage, then held as bargaining chips in the eventual war erupted between the U.S. and Japan.”

(página48)

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.

1a Resposta esperada: as imagens mostram mulheres que se destacaram em diferentes áreas. Resposta pessoal.

1b Resposta pessoal.

1c Respostas pessoais.

1d Respostas pessoais.

1 Respostas pessoais.

professor ou professora, se você considerar pertinente ampliar a discussão sobre o tema, uma possibilidade é propor aos estudantes que criem cartazes, para expor na sala de aula ou em outro local da escola, com imagens de mulheres que fizeram ou fazem história no Brasil e no mundo, acompanhadas de pequenas biografias em inglês com informações básicas sobre essas mulheres e os motivos pelos quais é importante conhecê-las. Dicionários bilíngues podem ajudá-los na realização dessa tarefa.

Sugerimos que verifique se há, em sua cidade, algum museu ou centro cultural com uma exposição que apresente a questão da mulher ou trabalhos de alguma mulher relevante para organizar uma visita com os estudantes. Outra possibilidade é realizar visitas virtuais a sites que discutam a questão da mulher, caso haja um laboratório de informática em sua escola.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar aprendizagem sobre a leitura, a audição e a produção escrita dos gêneros discursivos trabalhados na unidade.

professor ou professora, sugerimos que aproveite esta seção para estimular a fala dos estudantes sobre o andamento de sua aprendizagem e a fórma como a condução das aulas tem surtido efeito para cada um deles. Caso alguma estratégia ou procedimento não tenha sido tão bem-sucedido, avalie a possibilidade de mudanças. Caso detecte dificuldades pontuais de alguns estudantes, indicamos a utilização do apêndice There is more e das Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, para suprir necessidades de reforço e de avaliação.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórmarespeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

PAST SIMPLE (VERB TO BE) / PASSADO SIMPLES (VERBO TO BE)

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Interrogative / Interrogativo

I/He/She/It was...

I/He/She/It was not/wasn’t...

Was I/he/she/it…?

You/We/They were...

You/We/They were not/weren’t...

Were you/we/they…?

PAST SIMPLE (VERB TO BE) / PASSADO SIMPLES (VERBO TO BE)

Affirmative / Afirmativo

Negative / Negativo

Interrogative / Interrogativo

She was a leader.

She was not/wasn’t a leader.

Was she a leader?

They were aid workers.

They were not/weren’t aid workers.

Were they aid workers?

PAST SIMPLE – IRREGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES – VERBOS IRREGULARES

Bare infinitive / Infinitivo

Past simple / Passado simples

Bare infinitive / Infinitivo

Past simple / Passado simples

Bare infinitive / Infinitivo

Past simple / Passado simples

become

became

flee

fled

see

saw

begin

began

grow

grew

spread

spread

break

broke

have

had

take

took

come

came

hold

held

teach

taught

do

did

lead

led

tell

told

feel

felt

make

made

think

thought

Outros verbos irregulares no pést podem ser vistos no apêndice óf .

Example 2

Born on March 10, 1847, in Liverpool, England, Kate Sheppard moved to New Zealand in the late 1860s. In 1885, she founded the Women’s Christian Temperance Union […].”

(página 41)

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar verbos irregulares no past simple, preposições e expressões de tempo e conectores diversos, tomando como referências os textos explorados na unidade.

Para aprofundar os conteúdos presentes nesta sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades de caráter lúdico, como hangman ou puzzle. Os dois jogos podem ser facilmente preparados por você. Para elaborar o primeiro, crie frases no passado e retire os verbos no past simple. Indique o número de letras do verbo extraído para que os estudantes possam pensar nele e em sua conjugação no passado. Organize a turma em dois grandes grupos para que joguem forca. O segundo jogo demanda a criação de frases com verbos irregulares conjugados no past simple. Crie de dez a vinte frases, dependendo de sua disponibilidade, divida cada uma em pequenos trechos e deixe os verbos no infinitivo. Organize a turma em quatro grupos. Escreva os trechos das frases no quadro de fórma embaralhada e peça aos estudantes que formem quantas frases conseguirem em cinco minutos. Explique que eles devem conjugar os verbos no past simple. Vencerá o grupo que tiver escrito mais frases corretas.

Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo e conectores ( entre outros).

PREPOSITIONS OF TIME / PREPOSIÇÕES DE TEMPO

months, years and decades / meses, anos e décadas

days / dias

in May
in 1885
in July 2017
in the late 1860s
in the early 1990s

on June 24
on March 10, 1847
on Monday
on/at weekends
on my birthday

Para fazer referência às partes do dia, usa-se a preposição ín: ín //. Com a palavra “náit”, no entanto, usa-se a preposição ét: ét náit.

Example 3

“[…] two years later, became leader of its suffrage campaign. Several suffrage bills failed before New Zealand Parliament finally granted women the right to vote in 1893. Sheppard was later active in woman suffrage movements in other countries.”

(página 41)

EXPRESSIONS OF TIME / EXPRESSÕES DE TEMPO

yesterday
last
night/month/year
a minute/day/year
ago
three days/months/years earlier
four days/months/years before

the following day(s)/month(s)/year(s)
two days/months/years
later
five days/months/years after
thereafter

Essas expressões de tempo são utilizadas com o pést para especificar o período em que um evento ocorreu.

Example 4

Maathai began to use her organization as a springboard in the struggle against abuses of power, such as land-grabbing or the illegal detention of political opponents. She was eventually elected as a Member of Parliament upon Kenyas effective return to multiparty democracy in 2002, also serving as Assistant Minister in the Ministry for Environmental and Natural Resources.”

(página 39)

By doing so, Amelia became not only the first person to solo anywhere in the Pacific, but also the first person to solo both the Atlantic and Pacific Oceans.”

(página 48)

CONNECTORS / CONECTIVOS

Addition / Adição

“She was eventually elected as a Member of Parliament upon Kenya’s effective return to multiparty democracy in 2002, also serving as Assistant Minister in the Ministry for Environmental and Natural Resources.”

Conclusion / Conclusão

Maathai was a very competent activist, so she was nominated to receive a prize.

Contrast / Contraste

Kate lived in New Zealand, but she was born in England.

Exemplification / Exemplificação

“Maathai began to use her organization as a springboard in the struggle against abuses of power, such as land-grabbing or the illegal detention of political opponents.”

Reason / Razão

Bertina Lopes moved to Italy because there was a dictatorship in Portugal.

Alguns conectores podem ter sentidos diferentes em outros enunciados.

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

BORN, C. Gênero, trajetória de vida e biografia: desafios metodológicos e resultados empíricos. In: Sociologias, 2001, número 5. página 240-265.

CARINO, J. A biografia e sua instrumentalidade educativa. In: Revista Educação & Sociedade, volume 20, número 67, página 153-182, 1999.

SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.