UNIT 3

I.

Fotografia. Em em preto e branco. Uma criança vista dos joelhos para cima, de lenço sobre a cabeça, com laço esquerdo na parte superior e outro lenço sobre a cabeça, sobre pescoço e os ombros dela, até os braços em tons escuros. Por baixo, ela usa vestes longas. Ela olha para frente, com um leve sorriso e mão direita sobre a mão esquerda, perto do ventre.

II.

Fotografia. Em preto e branco.  Um menino sentado sobre banco formado por galhos de madeira na horizontal. Ele é preto, tem cabelos escuros crespos, com jaqueta de mangas compridas e bermuda. O menino está com as mãos apoiadas sobre o banco de madeira e olha para frente. Ao fundo, quadro negro com rabiscos de giz branco.
Respostas e comentários

UNIT 3

professor ou professora

Esta unidade tem como objetivo principal abordar os gêneros discursivos convenção em versão para crianças e entrevista oral. Os textos têm como tema os direitos universais da criança e do adolescente, especialmente aqueles garantidos pela Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU, 1989), como alimentação, proteção, cuidado, educação, saúde e lazer. A amplitude e a versatilidade desse tema favoreceram a inclusão de atividades que fomentam reflexões acerca da importância desses direitos, assim como daqueles estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990).

As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com Ciências Humanas. Assim, é relevante levar em consideração o conhecimento prévio dos estudantes para a compreensão dos textos em inglês sobre direitos humanos. Destaca-se, ainda, a inter-relação com a habilidade de História do 5o ano Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos –, que será importante para o entendimento desses conceitos.

No que tange ao tema, esta unidade avança com o trabalho acerca de direitos e cidadania iniciado na Unidade 2, cujo foco era o papel da mulher na sociedade. Agora, o cerne da discussão são as crianças e os adolescentes, especialmente no que diz respeito à responsabilidade das famílias e dos governos de garantir seus direitos.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

III.

Fotografia. Em preto e branco.  Uma menina branca em pé, vista da cintura para cima. Ela usa uma touca sobre a cabeça com faixas, um cardigã de mangas compridas de botões e vestes longas da cintura para baixo, escuras. Ela olha para frente, sorrindo, mostrando os dentes, a mão esquerda segurando os dedos da mão direita. Ao fundo, parede com blocos na horizontal.

IV.

Fotografia. Um menino indígena visto da cintura para cima. Ele tem cabelos pretos lisos com franja, com pinturas nas bochechas e canudos finos espetados em horizontal nas narinas e outros três na boca, apontando para baixo: um em cada canto e outro no centro do lábio inferior. Sobre o corpo dele, dois colares finos que e cruzam no peito, fazendo o formato de um x. Na altura dos cotovelos, ornamentos feitos com o que aparentam ser folhas.
Crianças ao redor do mundo fotografadas por Sebastião Salgado.

Gêneros discursivos: convenção em versão para crianças e entrevista oral.

Tema: direitos da criança.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos convenção em versão para crianças e entrevista oral;
  • refletir sobre os direitos que você tem como criança ou adolescente.
Respostas e comentários

As imagens das páginas de abertura apresentam crianças de diferentes partes do mundo retratadas pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Elas não abordam explicitamente os direitos da criança, mas suscitam reflexões relativas a esse tema, inclusive em virtude da diversidade cultural e social que mostram. Avalie a conveniência de usar essas imagens, que serão trabalhadas posteriormente na seção Pit stop, como recurso para estimular um debate inicial de reconhecimento dos direitos da criança.

Embora os direitos da criança e do adolescente não sejam explicitamente mencionados nas habilidades de língua inglesa presentes na Bê êne cê cê, os direitos humanos, nos quais estão inseridos os direitos específicos de todos os grupos sociais, permeiam o documento. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente é citado em sua introdução.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de local aberto com grama e árvore com folhas verdes. À frente, três crianças brincando. À esquerda, uma menina saltando com o corpo no ar, passando por corda amarela fina. Ela tem cabelos escuros penteados para trás, com faixa sobre o cabelo e camiseta laranja, de calça azul-claro e par de tênis rosa. Ao centro, um garoto de cabelos pretos, camiseta amarela, bermuda e tênis vermelhos com as mãos sobre os joelhos e olhando para os pés da menina saltando. À direita, um menino ajoelhado sobre o joelho esquerdo, com o corpo para a esquerda, com braços apoiados na perna direita que está dobrada. Ele tem cabelos castanhos, com camiseta e calça azul e tênis pretos.

II.

Fotografia. Vista geral de sala de aula vista de cima por trás das carteiras. Há três fileiras de alunos sentados em suas carteiras, olhando para a frente. Ao fundo, parede branca e vermelha, com lousa branca na horizontal. Perto de um aluno à frente, um homem em pé, de cabelos pretos e camiseta com faixas em branco e azul. Na ponta da direita, porta vermelha, aberta.

III.

Fotografia. Um homem abraçado a uma menina, vistos dos cotovelos para cima. O homem à direita, com o corpo para a esquerda, tem cabelos pretos curtos,  par de óculos de grau  e camiseta branca. Ele sorri. A menina ao seu lado tem o rosto colado ao dele. Ela tem cabelos escuros com tranças pequenas e blusa vermelha de mangas compridas. Ao fundo, vista desfocada de uma área externa com árvores.

IV.

Fotografia. Uma mulher à esquerda, vista da cintura para cima. Ela tem cabelos curtos pretos para trás, de jaleco e par de luvas brancas. Ela usa um estetoscópio para ouvir o coração de um menino sentado à sua frente em uma maca com lençol branco, que está olhando para ela. Ele está sem camisa e usa uma bermuda azul escuro.
  1. Vocês acham que os direitos das crianças são diferentes dos direitos dos adultos? Por quê?
  1. Quais direitos das crianças vocês conhecem?

c. Cada uma dessas imagens ilustra um direito diferente das crianças. Quais direitos seriam esses?

Ícone de atividade oral.
    1. A quais direitos e deveres estão relacionados os seguintes documentos?

Constituição da República Federativa do Brasil

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

  1. Direitos da criança e do adolescente.
  2. Direitos e deveres de todo cidadão brasileiro.

b. Se um cidadão perceber que seus direitos estão sendo desrespeitados, o que ele deve fazer?

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta pessoal.

1c Respostas esperadas: (um) o direito de brincar; (dois) o direito à educação; (três) o direito à proteção e ao cuidado; (quatro) o direito à assistência médica adequada.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero convenção em versão para crianças.

2a um: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

2a dois: Constituição da República Federativa do Brasil

2b: Resposta esperada: procurar órgãos públicos por meio dos quais possa denunciar e reivindicar que seus direitos sejam respeitados.

Time to think

Objetivo da seção

Prosseguir com a reflexão, iniciada nas páginas de abertura, sobre o tema da unidade, em especial no que diz respeito à identificação de alguns direitos da criança e do adolescente.

As imagens selecionadas para a questão 1 e os documentos mencionados na questão 2 objetivam fomentar a reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente. Assim, busca-se ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade, de fórma a permitir o engajamento na construção de sentidos dos textos que se seguirão. Sugerimos que você, professor ou professora avalie se os estudantes conhecem a noção de direito trabalhista e se, em seu contexto, há a possibilidade de levar para a sala de aula uma carteira de trabalho, assim como exemplares impressos dos documentos presentes na questão 2.

A questão 3 dialoga com o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), que dispõe sobre o uso de castigo físico empregado por algumas pessoas contra crianças e adolescentes. Por meio dela, buscou-se introduzir características encontradas em um dos gêneros trabalhados na unidade, que é de cunho legal: a convenção, em uma versão para crianças.

Os estudantes possivelmente já trabalharam as noções de direitos humanos e direitos da criança em outras atividades na escola, portanto, consideramos que pode ser necessária uma avaliação mais detalhada desse conhecimento prévio. Convém observar, em sua turma, se há alguém sofrendo algum tipo de desrespeito a seus direitos, especialmente maus-tratos físicos e psicológicos. Para esses casos, pode ser necessário, sob sua avaliação, mais cuidado ao longo do trabalho com esta unidade.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
Ícone de atividade no caderno.

3.   .

Artigo. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como fórmas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.”

BRASIL. Lei norteº 8 069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal, ano 128, número 135, página 13 563-13 577, 1990.

  1. O assunto principal do documento
  1. O objetivo do artigo 18
  1. O castigo físico a crianças e adolescentes, segundo o artigo,
  1. é garantir a segurança e a proteção de crianças e adolescentes.
  2. são os direitos da criança e do adolescente no Brasil.
  3. é desrespeitoso e ilegal.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. ensser .
    1. Vocês sabem o que são declarações e convenções universais? Expliquem. Se não souberem, o que acham que poderiam ser?
    1. Na opinião de vocês, por que é importante existirem convenções internacionais, como as elaboradas pela Organização das Nações Unidas (ônu), que assegurem os direitos das pessoas?
    1. O que vocês esperariam encontrar em uma convenção universal sobre os direitos da criança? Deem pelo menos dois exemplos.

Did you know?

A Organização das Nações Unidas (ônu) foi criada em 1945 com a finalidade de atuar em defesa da paz e do desenvolvimento no mundo. Atualmente, possui 193 países-membros, os quais, entre outras tarefas, elaboram convenções e declarações universais – documentos que defendem os direitos humanos de grupos diversos, como os direitos das crianças, das pessoas com deficiência e das mulheres, entre outros. As convenções devem ser obrigatoriamente cumpridas pelos países que as assinaram.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a: II

3b: I

3c: III

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta possível: são documentos que buscam defender os direitos humanos em geral ou de grupos específicos, como os das crianças e das pessoas com deficiência.

Também requer uma atenção especial o caso de estudantes que sofrem punições físicas, mesmo aquelas naturalizadas pela sociedade e justificadas como supostamente “educativas”. Sugerimos que, nesses casos, eles sejam encaminhados à equipe de orientação educacional da escola.

Para ler

professor ou professora se desejar saber mais a respeito da legislação brasileira sobre direitos humanos, recomendamos a leitura do Decreto nº 7 037/2009, que dispõe sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos pê êne dê agá três (BRASIL, 2009), e da Resolução Conselho Nacional de Educação/ci pi nº 1/2012, que traz as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2012).

Reading

Objetivo da seção

Construir sentidos por meio da interação com o gênero convenção, apresentando um texto sobre os direitos da criança e do adolescente, em versão adequada para essa faixa etária.

Task 1

Para a ativação do conhecimento prévio sobre os direitos da criança e do adolescente, em Before reading, apresentam-se questões de aproximação ao escopo de atuação da Organização das Nações Unidas (ONU). Recomendamos, caso considere necessário, enfatizar a reflexão sobre atitudes a serem tomadas diante do desrespeito a direitos.

    • identificar os direitos da criança;
    • verificar características de convenções em versão para crianças.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1, 2 AND 3

UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language

Article 1

Everyone under 18 has these rights.

Article 2

All children have these rights, no matter who they are, where they live, what their parents do, what language they speak, what their religion is, whether they are a boy or girl, what their culture is, whether they have a disability, whether they are rich or poor. No child should be treated unfairly on any basis.

Article 3

All adults should do what is best for you.

Article 4

The government has a responsibility to make sure your rights are protected. They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.

Article 5

Your family has the responsibility to help you learn to exercise your rights, and to ensure that your rights are protected.

Article 6

You have the right to be alive.

Article 7

You have the right to a name, and this should be officially recognized by the government. You have the right to a nationality (to belong to a country).

Article 8

You have the right to an identity an official record of who you are. No one should take this away from you.

Article 9

You have the right to live with your parent(s), unless it is bad for you. You have the right to live with a family who cares for you.

Folheto. Uma folha na vertical  amarela. Na parte superior, à esquerda, dois macacos marrons. Um acima, com pernas cruzadas, de par de tênis vermelho e branco, mãos atrás da cabeça e um pé encostando a sola com a sola do pé de outro macaco. Este está abaixo, com um par de tênis azul e branco, com o corpo estirado no chão e pernas para cima. Na parte inferior, outros animais: dois ursos de pelos marrons, um deles com uma vasilha de água redonda azul. Entre os dois, ao fundo, um pássaro de penas marrons sobrevoando. À direita, sobre folhas verdes, um animal sobre elas, similar a um filhote de leão de pelos marrons. Ele olha para a direita, em direção a uma girafa de cor bege com manchas marrom. Ela está com a boca semiaberta e sobre o pescoço dela, dois guaxinins pequenos, um deles com uma folha branca e uma cruz vermelha. Na parte superior, à direita, quatro logotipos em preto: Unicef, Canadian Child Care Federation, CRCDE e QUEEN ALEXANDRA.  Na parte superior, texto: UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language. Há também trechos do texto destacados em caixa branca com bordas azuis.
unicéfi.
Respostas e comentários

Leitura

1 professor ou professora, reproduzimos o texto em seu suporte original apenas para que ele possa ser observado, mas o texto verbal para leitura se encontra ampliado.

Para Read to learn, foi selecionado um fragmento da UN Convention on the Rights of Child in Child-Friendly Language. O texto original é da esfera jurídica e, como tal, é muito complexo para a faixa etária dos estudantes. Assim, como versões em linguagem acessível ou até mesmo transposições de gênero de documentos dessa natureza circulam socialmente, consideramos que conhecer o conteúdo dessa convenção e ter contato com o gênero discursivo em versão para crianças é relevante para estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental. Além de possibilitar a construção de sentidos sobre o conteúdo dos artigos, o texto pode despertar a curiosidade dos estudantes para conhecer mais sobre o tema.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
minins
Ícone de atividade no caderno.
    1. Com base nos artigos do texto, como você sintetizaria, em uma frase, o que esse documento defende?
    1. Como o texto define o que é ser criança?
    1. Relacione os objetivos com os artigos:
      1. Apresentar os direitos de crianças e adolescentes.
      2. Oferecer definições e obrigações de pessoas ou instituições em relação às crianças.
      • Artigos 1 a 5
      • Artigos 6 a 9
    1. Nos artigos 6 a 9, qual fragmento em inglês é repetido para apresentar os direitos?
Ícone de atividade no caderno.
    1. De acordo com o texto, quem é responsável por
      1. ajudar a criança a exercer os seus direitos?
      2. garantir os direitos da criança?
      3. fazer o melhor pela criança?
      • adultos
      • família
      • governo
    1. Identifique no texto os artigos que falam sobre o direito
      1. à vida.
      2. de ter os direitos protegidos.
      3. de ter um nome e uma nacionalidade.
      4. de ser tratado com igualdade e justiça.
      • Artigo 2
      • Artigo 4
      • Artigo 6
      • Artigo 7
Ícone de atividade no caderno.
    1. Algum desses xemplos apareceu nos artigos do texto? qual ou quais? Se não, por que deveria ou deveriam estar nesse documento?
    1. De qual ou quais dos artigos a sua resposta à questão 1c mais se aproxima?

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
    1. Vocês vão ler outros artigos da íu en ôn óf tchaild ín tchaild- lenguadji. Que direitos vocês esperam encontrar? Por quê?
    1. Um país não aceitou os direitos estabelecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). Quais artigos vocês usariam para tentar convencer o presidente desse país a aceitar o documento? Justifiquem sua resposta.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informações específicas nele.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: ele defende os direitos fundamentais da criança, os quais devem ser respeitados por todas as pessoas, em todos os lugares e situações.

1b Resposta esperada: ter até 18 anos de idade.

1c um: Artigos 6 a 9

1c dois: Artigos 1 a 5

1d Resposta esperada: o fragmento repetido é you have the right to.

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas e explícitas no texto.

2a um: família

2a dois: governo

2a três: adultos

2b um: Artigo 6

2b dois: Artigo 4

2b três: Artigo 7

2b quatro: Artigo 2

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: comprovar hipóteses.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

Na mesma direção, as questões de Constructing meanings procuram problematizar, assim como foi feito na seção Time to think e em Before reading, a importância de assegurar os direitos da criança e do adolescente e, especificamente, de se conscientizar sobre eles, bem como conhecer as características do gênero discursivo em análise. Se parecer viável, professor ou professoraconsidere a possibilidade de motivar os estudantes a discutir sobre outros direitos, além dos que eles citarem na questão 3, que não apareceram nesse primeiro excerto de texto, mas que poderiam compor o documento.

Task 2

Como continuação e ainda sob a mesma perspectiva, nessa Task são apresentados, em Read to learn, mais artigos da UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language. Assim, o assunto é ampliado e as discussões são aprofundadas. Uma vez que os estudantes já estão familiarizados com o gênero, os artigos apresentados incluem mais variedade de informações e propiciam focar os recursos estilísticos do gênero.

Em Before reading, há questões que suscitam novas reflexões e discussões, uma vez que encorajam os estudantes a levantar hipóteses sobre o conteúdo do texto a ser lido e justificar suas respostas com base nos conhecimentos construídos na Task 1.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir sentido global.
  • Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
    • identificar os direitos da criança;
    • verificar características de convenções em versão para crianças.

Eyes on grammar  EXAMPLES 2 AND 3

UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language

Article 12

You have the right to give your opinion, and for adults to listen and take it seriously.

Article 15

You have the right to choose your own friends and join or set up groups, as long as it isn’t harmful to others.

Article 16

You have the right to privacy.

Article 19

You have the right to be protected from being hurt and mistreated, in body or mind.

Article 23

You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.

Article 27

You have the right to food, clothing, a safe place to live and to have your basic needs met. You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.

Article 28

You have the right to a good-quality education.

Article 31

You have the right to play and rest.

Article 32

You have the right to protection from work that harms you and is bad for your health and education. If you work, you have the right to be safe and paid fairly.

Article 42

You have the right to know your rights! Adults should know about these rights and help you learn about them, too.

Folheto. Uma folha na vertical  amarela. Na parte superior, à esquerda, dois macacos marrons. Um acima, com pernas cruzadas, de par de tênis vermelho e branco, mãos atrás da cabeça e um pé encostando a sola com a sola do pé de outro macaco. Este está abaixo, com um par de tênis azul e branco, com o corpo estirado no chão e pernas para cima. Na parte inferior, outros animais: dois ursos de pelos marrons, um deles com uma vasilha de água redonda azul. Entre os dois, ao fundo, um pássaro sobrevoando de penas marrons. À direita, sobre folhas verdes, um animal sobre elas, similar a um filhote de leão de pelos marrons. Ele olha para a direita, em direção a uma girafa de cor bege com manchas marrom. Ela está com a boca semiaberta e sobre o pescoço dela, dois guaxinins pequenos, um deles com uma folha branca e uma cruz vermelha. Na parte superior, à direita, quatro logotipos em preto: Unicef, Canadian Child Care Federation, CRCDE e QUEEN ALEXANDRA. 
Na parte superior, texto:  UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language. Há também trechos do texto destacados em caixas brancas com bordas azuis.
unicéfi.
Respostas e comentários

Leitura

1 professor ou professora, reproduzimos o texto em seu suporte original apenas para que ele possa ser observado, mas o texto verbal para leitura se encontra ampliado.

minins
Ícone de atividade no caderno.

1.

Article 12  Article 23  Article 28  Article 31

Fotografia um. Três crianças negras em área externa brincando em chão de terra com partes do solo à mostra e partes com grama verde. À esquerda, menina de cabelos escuros, regata rosa e saia vermelha. Ela segura a ponta de uma corda com a mão direita e à frente dela há uma menina pulando. Esta tem cabelos escuros presos para trás, regata e saia com estampa multicolorida. À direita, menina vista de costas, de cabelos escuros com vestido azul-claro de mangas curtas. Ao fundo, árvores com copas verdes.
Fotografia dois. Menino indígena visto de lado, com pintura vermelha perto do olho esquerdo e adereços coloridos no braço direito. Ele escreve em um caderno. Ao fundo, há outras crianças indígenas em uma sala de aula.
Fotografia três. Sentadas sobre um sofá lilás, duas meninas negras, de cabelo amarrado no alto, uma de frente para a outra. A da esquerda usa camiseta salmão e a outra menina, camiseta branca.
Fotografia quatro. Em um pátio perto de duas arquibancadas com cinco níveis de altura uma menina em pé empurra uma cadeira de rodas com um menino sentado. Os dois têm cabelo escuro. Ambos usam camiseta cinza, calça azul e tênis. Ele tem as mãos tocando as rodas. Olham para frente, sorrindo.
Ícone de atividade no caderno.
    1. Identifique qual das opções a seguir apresenta direitos que constam no texto.
      1. Possuir bens materiais e recursos financeiros.
      2. Poder escolher onde estudar e como cuidar da própria saúde.
      3. Ter garantidas a privacidade, a liberdade de opinião e a educação.
    1. Indique os artigos da Convenção que justificam a resposta dada no item anterior.
    1. De acordo com o texto, quais desses direitos da criança precisam ser garantidos?
      1. Alimentação, proteção e educação.
      2. Amizade, brinquedos e saúde.
      3. Educação, oportunidades e carinho.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivo da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal.

1: um Article 31; dois Article 28; três Article 12; quatro Article 23

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas e explícitas no texto.

2a: três

2b Resposta esperada: Artigos 12, 16 e 28.

2c: um

Em Constructing meanings, as questões expandem as discussões e evidenciam elementos composicionais do gênero, além de chamar a atenção dos estudantes para outros conteúdos da UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language, estabelecendo também um diálogo com a Constituição brasileira. Prossegue-se com a problematização da importância de assegurar os direitos da criança e do adolescente.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd .
    1. Qual artigo da íu en ôn óf tchaild ín tchaild- lenguadji é descumprido na situação retratada por esta imagem? Por quê?
Fotografia. Local aberto com um menino à esquerda, visto dos joelhos para cima. Ele tem cabelos escuros, com boné azul, camisa branca de botões, calça jeans azul, olhando para baixo. Ele segura um grande saco branco sobre as costas. À direita, outros sacos semelhantes estão perto um dos outros.  Ao fundo, vegetação seca em tons de marrom.

b. Leia o seguinte fragmento da Constituição Federal brasileira e compare-o com o que diz a Convenção sobre o mesmo assunto.

Artigo. 7º

trigésimo terceiro – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;”

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. quarta edição São Paulo: Saraiva, 1990.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Esse texto é uma versão específica para o público infantil. Quais são as principais características dessa versão?
      1. As letras coloridas.
      2. A linguagem complexa.
      3. As imagens de animais.
      4. O uso do pronome , dirigindo-se diretamente às crianças.
    1. Observe o uso do verbo rarm no artigo 32. Esse verbo significa algo positivo ou negativo?
    1. Quais palavras nos artigos ajudam a identificar o sentido de ?
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Na opinião de vocês, quais direitos da criança ainda não são plenamente respeitados no Brasil? Justifiquem sua resposta.
    1. Caso vocês pudessem acrescentar um direito à íu en ôn óf tchaild ín tchaild- lenguadji, o que vocês acrescentariam? Por quê?
    1. O que pode ocorrer caso uma pessoa não conheça seus direitos?
    1. Muitas crianças no mundo não conhecem seus direitos. O que poderia ser feito para conscientizá-las sobre eles?
    1. Vocês acham que, além de direitos, as crianças têm deveres? Quais seriam eles? Por quê?
Respostas e comentários

Objetivos da questão 3: identificar informações específicas no texto; relacionar linguagens verbal e não verbal; ler criticamente e relacionar textos de diferentes gêneros.

3a Respostas esperadas: o Artigo 32; porque, na imagem, a criança está fazendo um trabalho pesado, que certamente vai prejudicar sua saúde.

3b Resposta esperada: a Constituição Federal brasileira é ainda mais rigorosa, pois estabelece idade mínima para o trabalho.

Objetivos da questão 4: identificar características composicionais e estilísticas do gênero e refletir sobre o sentido de palavra no texto.

4a: um, três, quatro

4b Resposta esperada: negativo.

4c Resposta esperada: “bad”.

Pós-leitura

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema e o gênero do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Think a little more

Nas questões de Think a little more, sugerimos a reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente que ainda não são totalmente respeitados no Brasil, de modo geral, e, caso considere adequado, na região em que se localiza a escola, especificamente. Por meio dessas questões, procura-se estimular a reflexão sobre a temática e o aprofundamento da conscientização acerca dos direitos dos estudantes, bem como das consequências que podem advir do não cumprimento destes. Se possível, estimule-os a responder e debater em língua inglesa.

Para ler

professor ou professora caso queira conhecer mais sobre o gênero convenção, seus artigos e sua estrutura, recomendamos a leitura da versão original da Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU, 1989) e, também do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990).

Caso julgue pertinente ler mais sobre os direitos humanos e sobre os direitos da criança e do adolescente, bem como saber sobre suas reverberações na educação, sugerimos o livro de Candau et al. (2010). Se desejar motivar os estudantes a discutir sobre outros documentos que tratam dos direitos humanos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, sugerimos a versão escrita para o público infantil (FLOWERS, 2007). Recomendamos ainda, para seu aprofundamento, o livro de Silva Pereira (1996).

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór lissenin

Ícone de atividade oral.
  1. . dên .
    1. Imaginem que um colega conta para vocês que conhece crianças cujos direitos foram desrespeitados. Que recomendações vocês dariam nessa situação?
    1. Se vocês fossem chamados para falar sobre os direitos da criança, sobre qual ou quais falariam? Por quê?
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês vão ouvir entrevistas que fazem parte de uma campanha com o título “uót du quíds hév?”. Na opinião de vocês, qual pode ser o propósito dessas entrevistas?
    1. Com base no título, quem vocês imaginam que serão entrevistados?
    1. Nas entrevistas, vocês vão ouvir apenas as respostas às perguntas a seguir. O que vocês acham que os entrevistados vão dizer? Por quê?
Pergunta. Do kids have the right to food and water?

II.

Pergunta. Do kids have the right to protection from harm?

III.

Pergunta. Do kids have the right to education?

IV.

Pergunta. What rights do kids have?

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. íntervíu dis ín :
    • identificar o assunto da entrevista e relacioná-lo aos textos lidos até agora na unidade;
    • verificar características de entrevistas orais.

Entrevista

Título: What Rights Do Kids Have?

Data: 19/9/2016

Fonte: Unicef USA

WHAT Rights Do Kids Have?. Nova York: Unicef USA, 2016. Son., color. Disponível em: https://oeds.link/kKHZx9. Acesso em: 18 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Respostas e comentários

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e formular hipóteses.

Audição

Listening

Objetivo da seção

Expandir os conhecimentos sobre o gênero entrevista oral por meio da compreensão auditiva.

O gênero entrevista, estudado para a compreensão oral, nesta seção, será produzido pelos estudantes na seção Speaking.

Em Listen to learn, os estudantes ouvirão um fragmento do áudio de um vídeo produzido pelo Unicef no qual crianças são entrevistadas sobre alguns direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança. Nesse momento, espera-se que os estudantes já estejam familiarizados com a temática, de fórma que, em Before listening, propõe-se uma retomada sob outra perspectiva.

Pode ser importante retomar a questão 4 da Task 2, Reading, com a inferência sobre o sentido de harm. Sugerimos que avalie se, em seu contexto, os estudantes precisam de outras questões de inferência lexical na pré-audição.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. íntervíu ênd .
    1. As respostas que você e seu colega deram às questões 2a e 2b em bifór lissenin estavam corretas? Justifique sua resposta.
    1. Na questão 2c em bifór lissenin, as perguntas feitas aos entrevistados estão fora de ordem. Ordene-as de acordo com a sequência de respostas que você ouviu.
    1. Você conseguiu acertar o que os entrevistados diriam nas hipóteses que levantou na questão 2c de bifór rídin? Se não acertou, qual pode ser o motivo?
    1. O que é possível descobrir por meio das respostas dos entrevistados?
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. íntervíu ênd bést .
    1. Para os dois primeiros entrevistados, todas as pessoas deveriam ter direito a
      1. alimentação e água.
      2. segurança e educação.
    1. Para a terceira entrevistada, educação é importante porque possibilita
      1. um bom futuro e oportunidades.
      2. um emprego e aprendizado.
    1. Na resposta da quarta entrevistada, o significado mais próximo da palavra “rarm ” é
      1. perigo.
      2. segurança.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. uót hév diãst ensser .
    1. Quais artigos da íu en ôn óf tchaild ín tchaild- lenguadji estão relacionados a essas entrevistas?
    1. Vocês concordam com as respostas que os participantes deram na entrevista? Justifiquem sua resposta.
    1. Se vocês tivessem a oportunidade de dar uma entrevista, o que responderiam às mesmas perguntas?
    1. O áudio que vocês ouviram foi retirado de um vídeo que termina afirmando que todos os países do mundo concordaram com a Convenção dos Direitos da Criança, exceto um. Qual seria esse país? Justifiquem sua resposta.
    1. Na opinião de vocês, todos os países que assinaram a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) respeitam totalmente os direitos da criança? Justifiquem sua resposta.
Respostas e comentários

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e comprovar hipóteses.

1a Resposta pessoal.

1b Resposta esperada: quatro, um, três, dois.

1c Respostas pessoais.

1d Resposta esperada: o que algumas crianças sabem e pensam sobre seus direitos e os de outras crianças.

Objetivos da questão 2: identificar informações específicas e inferir o sentido de palavra no texto.

2a: um

2b: dois

2c: um

Pós-audição

Objetivos da questão 1: formular hipóteses e refletir criticamente sobre o tema do texto, relacionando-o com a experiência pessoal.

1a Resposta esperada: Artigos 19, 27 e 28.

1b Resposta pessoal.

1c Resposta pessoal.

1d Resposta pessoal. Resposta possível: Estados Unidos.

1e Resposta pessoal.

A compreensão auditiva é trabalhada em Constructing meanings. O áudio é curto, mas pode ser interessante, se for viável em seu contexto e você considerar pertinente contrastar a modalidade oral do áudio com a escrita presente na UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language.

Think a little more

O item d da questão 2 de Think a little more pode despertar a curiosidade dos estudantes e abrir espaço para um questionamento da posição ocupada pelos Estados Unidos, país que não assinou a Convenção sobre os Direitos da Criança, no mundo contemporâneo e de determinadas escolhas desse país quanto a questões coletivas relevantes. No entanto, é igualmente importante levá-los a refletir que assinar uma convenção não garante, por si só, que os direitos estipulados nela serão realmente respeitados. Por essa razão, é fundamental que todos conheçam seus direitos e se mobilizem para que sejam efetivamente cumpridos.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. Complete os artigos usando os conectores do quadro. Se necessário, consulte a explicação na seção ôn .

as long as  because (duas vezes)  if  so that  unless

iunivêrsal óf rríumãn

Article 8, Right to remedy by capable judges:

(um) espaço para resposta your legal rights are violated, you have the right to fair and capable judges to uphold your rights.

FLOWERS, N. (edição) Compasito: Manual on human rights education for children. Budapeste: Directorate of Youth and Sport of the Council of Europe, 2007.

ôn rríumãn

Article 16, Restrictions on political activity of aliens:

The government cannot restrict your political activity simply (dois) espaço para resposta you are not a citizen of that country.

FLOWERS, N. (edição) Compasito: Manual on human rights education for children. Budapeste: Directorate of Youth and Sport of the Council of Europe, 2007.

ôn óf tchaild

Article 9, Separation from parents:

 If your parents have separated, you have the right to stay in contact with both of them (três) espaço para resposta this might hurt you.

Article 14, Freedom of thought, conscience and religion:

You have the right to think and believe what you want and to practise your religion (quatro) espaço para resposta you do not stop other people from enjoying their rights. Your parents should guide you on these matters.

Article 22, Refugee children:

If you have come to a new country (cinco) espaço para resposta your home country was unsafe, you have a right to protection and support. You have the same rights as children born in that country.

Article 23, Disabled children:

If you have any kind of disability, you should have special care, support and education (seis) espaço para resposta you can lead a full and independent life and participate in the community to the best of your ability.

FLOWERS, N. (edição) Compasito: Manual on human rights education for children. Budapeste. Directorate of Youth and Sport of the Council of Europe, 2007.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: praticar o uso de conectores.

1a: um - if; dois - because; três - unless; quatro - as long as; cinco - because; seis - so that

Language in action

Objetivo da seção

Refletir sobre aspectos lexicais e gramaticais relativos ao gênero convenção em versão para crianças e praticar o uso de modal verbs e de connectors.

Na questão 1, são trabalhados alguns conectores relevantes para o gênero, posteriormente sistematizados na seção Eyes on grammar. Para tanto, são usados fragmentos de algumas declarações e convenções em versões para crianças. Uma possibilidade, se for de seu interesse, é usar outros fragmentos ou os documentos na íntegra para avançar na discussão com a turma. Eles podem ser encontrados na obra organizada por Flowers (2007) e publicada pelo Conselho da Europa.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo () e conectores ( entre outros).
  • Empregar, de fórma inteligível, o verbo modal ken para descrever habilidades (no presente e no passado).
  1. Quais conectores usados na questão a expressam as seguintes ideias?
    1. cândíchân.
    2. pãrpouze.
    3. rrison.

2. .

because  but  if  so that

  1. ôn óf ís / ít ít cliâr dét hév rríumãn
  1. pérentis tiú rít , / dei uúd fór / dei rít na

c. ei dáiréct bituín ênd steite / ár bái steite

CHILD RIGHTS INTERNATIONAL NETWORK. What are children’s rights? Disponível em: https://oeds.link/Cm2LtF. Acesso em: 25 maio 2022.

3.

Article 4

 They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.

Article 20

You have the right to special care and help if you cannot live with your parents.

Article 27

 You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.

UNICEF. UN Convention on the Rights of the Child in Child Friendly Language. 2006.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Em quais artigos ken e  kenóti / indicam
    1. possibilidade?
    2. impossibilidade?
Ícone de atividade no caderno.

b. Tendo seus direitos respeitados, as crianças e os adolescentes podem crescer de fórma saudável e em ambientes que promovam o aprendizado. Nessas condições, que habilidades as crianças e os adolescentes podem desenvolver? Elabore três frases, em inglês, conforme este exemplo: ken plêi ispórtis.

Ícone de atividade oral.

c. Converse com um colega sobre as frases que vocês escreveram na questão 3b e analisem se vocês têm ou não as habilidades mencionadas. Usem “ai ken” e “.

Respostas e comentários

1b um: if, as long as, unless

1b dois: so that

1b três: because

Objetivo da questão 2: praticar o uso de conectores.

2a Resposta esperada: The Convention on the Rights of Children is a very important document because it makes it clear that children have human rights.

2b Resposta esperada: Most countries allow parents to hit their children, but they would be prosecuted for assault if they hit an adult.

2c Resposta esperada: The CRC established a direct relationship between a child and the State so that children’s rights are protected by the State.

Objetivo da questão 3: praticar o uso do verbo modal can.

3a um: Artigos 4 e 27.

3a dois: Artigo 20.

3b Respostas pessoais.

3c Resposta pessoal.

Ícone de atividade no caderno.
  1. uôrdis fróm bócsês.

disability  government  needs  right

Article 24

You have the (um) espaço para resposta to go to school and cannot be excluded from education because of a (dois) espaço para resposta. Your (três) espaço para resposta must provide the help you need to realize this right. For example, it must provide appropriate ways for you to communicate, and make sure that teachers are prepared to respond to your (quatro) espaço para resposta.

UNICEF. Child-Friendly Text UN Disability Convention. 2007.

b.

clean  drink  environment  food  right  water

Article 24

You have the (um) espaço para resposta to the best health care possible, safe (dois) espaço para resposta to (três) espaço para resposta, nutritious (quatro) espaço para resposta, a (cinco) espaço para resposta and safe (seis) espaço para resposta and information to help you stay well.

UNICEF. UN Convention on the Rights of the Child in Child Friendly Language. 2006.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rít

Sua tarefa é realizar, com um colega, uma entrevista oral com um estudante de sua escola que esteja no 8o ou no 9o ano. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele na seção Listening.

1. bifór pripérin iór íntervíu, clôuse atenchãn .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Entrevista oral.

Qual é o tema?O respeito aos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

Qual é o objetivo?Conhecer a opinião de um colega do 8o ou do 9o ano sobre o respeito aos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Será transcrita e compartilhada em um mural da escola.

Quem participará?Todos os estudantes da turma, organizados em duplas.

túlbóks

1. Fólou dis istépis. dei uil iór íntervíu.

Ícone de atividade no caderno.

a. Revisem os direitos da criança e do adolescente estudados nas seções anteriores e busquem mais informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (éca).

Respostas e comentários

Objetivo da questão 4: praticar vocabulário relativo a convenções.

4a: um right; dois - disability; três - government; quatro - needs

4b: um - right; dois - water; três - drink; quatro - food; cinco - clean; seis - environment

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo da entrevista; preparar uma versão inicial do roteiro e planejar a entrevista.

1 Respostas pessoais.

Após uma reflexão sobre os sentidos expressos pelo verbo modal can na questão 3, a questão 4 trabalha vocabulário relativo ao tema da unidade por meio de um fragmento do Child-Friendly Text: UN Disability Convention. Caso considere válida a sugestão, essa pode ser uma oportunidade de discutir a ideia de uma cidade acessível para todos, independentemente da faixa etária ou do tipo de deficiência, além de refletir sobre o respeito aos direitos desses cidadãos.

Para ler

Caso sinta a necessidade de conhecer mais sobre as políticas e práticas inclusivas, principalmente na educação, recomendamos o livro organizado por Goés e Laplane (2004). Sugerimos a leitura do Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) e do Decreto norteoeste 7 611/2011, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado (a ê ê) (BRASIL, 2011).

Speaking

Objetivo da seção

Aprofundar o conhecimento sobre o gênero entrevista oral por meio da produção oral.

Nessa atividade, solicita-se a produção de uma entrevista oral que será posteriormente transcrita e divulgada na escola. Caso seja viável em seu contexto escolar, uma alternativa seria gravar as entrevistas com um smartphone e promover uma apresentação dos vídeos em um evento escolar. Embora oriente-se um trabalho em duplas, sugerimos que avalie se, em sua turma, seria mais adequado desenvolver o trabalho em grupos.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.
Ícone de atividade no caderno.
  1. Pensem em quais informações a comunidade escolar deveria conhecer sobre os direitos da criança e do adolescente. Façam uma lista dessas informações, começando com os direitos mais básicos, como o direito à vida, a um nome e à alimentação. Vocês podem escolher algumas das sugestões a seguir ou pensar em outros direitos que conheceram nos textos das seções anteriores ou em sua pesquisa.
    1. afetividade
    2. alimentação
    3. cidadania
    4. educação
    5. família
    6. lazer
    7. liberdade de expressão
    8. moradia
    9. saúde
    10. segurança
Ícone de atividade no caderno.

c. Agora, pesquisem em dicionários, aplicativos ou na internet as palavras que vocês ainda não sabem em inglês para elaborar as perguntas da entrevista.

Ícone de atividade no caderno.

d. Façam uma primeira versão do roteiro, escrevendo as perguntas de acordo com o que escolheram em 1b. Lembrem-se de: iniciar a entrevista cumprimentando o entrevistado e perguntando seu nome e turma; verificar se ele conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente e/ou os documentos da ônu sobre os direitos da criança e do adolescente; concluir a entrevista agradecendo.

Ícone de atividade oral.

e. Ensaiem as perguntas entre vocês e, em seguida, apresentem-nas a outra dupla. Troquem ideias com esses colegas e depois modifiquem o que acharem necessário em sua própria entrevista. Treinem a gravação da entrevista ou, caso não seja possível gravá-la, pratiquem as anotações das respostas do entrevistado.

Ícone de atividade oral.

f. Escolham o estudante do 8o ou do 9o ano que vocês vão entrevistar. Verifiquem se ele aceita participar da atividade e expliquem que as perguntas devem ser respondidas em inglês.

stép Bék

Ícone de atividade no caderno.
    • saudação ao entrevistado;
    • pergunta sobre seu nome e turma;
    • pergunta sobre seu conhecimento dos direitos da criança e do adolescente (éca, Convenção sobre os Direitos da Criança);
    • perguntas sobre os direitos que você e seu colega escolheram enfocar;
    • outras perguntas que vocês considerem importantes;
    • agradecimento final.
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu íf:
    • as perguntas estão escritas em inglês de maneira adequada, incluindo o uso de fórm;
    • a pronúncia de vocês está compreensível ao enunciar as perguntas em voz alta;
    • o equipamento para a gravação ou o material para tomar notas está preparado.
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do roteiro da entrevista.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: revisar os elementos para a realização da entrevista.

A proposta de entrevistar colegas do 8º ou do 9º ano é uma fórma de promover a interação entre os estudantes da escola e pode também ser um reforço na autoestima da sua turma, que poderá mostrar aos colegas mais velhos que já domina determinados conteúdos de Língua Inglesa.

professor ou professora, caso considere pertinente, essa pode ser uma oportunidade de relembrar os conteúdos gramaticais trabalhados na unidade anterior e estimular os estudantes a fazer perguntas relacionadas às experiências dos entrevistados quanto aos direitos da criança, utilizando o past simple.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade no caderno.

3. ít ís táime tiú íntervíu iór .

Ícone de atividade no caderno.
  1. áfter íntervíu ís , .
    1. Transcrevam a entrevista. Lembrem-se de que as respostas do entrevistado devem estar em inglês.
    1. Compartilhem a versão escrita da entrevista em um mural para que todos na escola possam conhecer um pouco mais sobre os direitos da criança e do adolescente no Brasil.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. lúqui Bék ét óf () ênd .
    1. Que relação pode ser estabelecida entre as imagens e os assuntos discutidos nessa unidade?
    1. Você acha que os direitos das crianças estão sendo respeitados nessas imagens?
    1. As crianças devem ter deveres? Quais? Você usaria alguma dessas imagens para ilustrá-los? qual ou quais? Por quê?
    1. Use as imagens como fonte de inspiração e desenhe ilustrações para os direitos das crianças que vocês consideram mais importantes.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você achou mais importante nesta unidade? Por quê?
    1. Após ler vários artigos da íu en ôn óf tchaild ín tchaild- lenguadji, o que você pensa sobre seus próprios direitos?
    1. O que você consegue lembrar sobre a íu en ôn óf tchaild ín tchaild- lenguadji?
    1. Qual emoji representa seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos:
      1. Leitura de convenções em versão para crianças.
Ilustração. Três emojis em linha, da esquerda para a direita: um emoji em amarelo, de cabeça redonda, olhos bem abertos e boca bem aberta. Ao centro: um emoji com os olhos bem abertos e boca fechada, de formato de uma linha reta. Do lado direito: um emoji com olhos bem abertos, sobrancelhas para baixo e boca fechada, para baixo. Os emojis se repetem nos quatro tópicos da atividade.

II. Compreensão de entrevistas orais.

Ilustração. Três emojis em linha, da esquerda para a direita: um emoji em amarelo, de cabeça redonda, olhos bem abertos e boca bem aberta. Ao centro: um emoji com os olhos bem abertos e boca fechada, de formato de uma linha reta. Do lado direito: um emoji com olhos bem abertos, sobrancelhas para baixo e boca fechada, para baixo. Os emojis se repetem nos quatro tópicos da atividade.

III. Entrevista com estudante do 8º ou 9º ano.

Ilustração. Três emojis em linha, da esquerda para a direita: um emoji em amarelo, de cabeça redonda, olhos bem abertos e boca bem aberta. Ao centro: um emoji com os olhos bem abertos e boca fechada, de formato de uma linha reta. Do lado direito: um emoji com olhos bem abertos, sobrancelhas para baixo e boca fechada, para baixo. Os emojis se repetem nos quatro tópicos da atividade.

IV. Participação durante as aulas.

Ilustração. Três emojis em linha, da esquerda para a direita: um emoji em amarelo, de cabeça redonda, olhos bem abertos e boca bem aberta. Ao centro: um emoji com os olhos bem abertos e boca fechada, de formato de uma linha reta. Do lado direito: um emoji com olhos bem abertos, sobrancelhas para baixo e boca fechada, para baixo. Os emojis se repetem nos quatro tópicos da atividade.
Respostas e comentários

3 Resposta pessoal. Objetivo da questão 3: fazer a versão final da entrevista.

4 Respostas pessoais. Objetivos da questão 4: fazer a versão escrita da entrevista e divulgá-la em um mural da escola.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Realizar uma reflexão final a respeito da discussão sobre os direitos da criança e do adolescente que perpassou a unidade.

Nesta seção, pede-se aos estudantes que relacionem as imagens das páginas de abertura ao tema e aos textos trabalhados, bem como às suas experiências de vida e aos seus conhecimentos prévios. Dessa fórma, eles poderão não só consolidar a reflexão realizada ao longo da unidade, mas também participar de um momento de troca com os colegas. Se possível, seria interessante estimulá-los a interagir em inglês.

Além disso, uma fórma de ampliar a reflexão sobre as imagens seria pedir aos estudantes que pesquisem sobre Sebastião Salgado e seu trabalho, reconhecido internacionalmente.

Para ler

Se desejar conhecer um pouco mais da obra de Sebastião Salgado, sugerimos o livro do próprio fotógrafo: Da minha terra à Terra (SALGADO; FRANCQ, 2014).

Think it over

Objetivo da seção

Realizar uma autoavaliação da aprendizagem, especialmente sobre a compreensão e a produção de textos.

professor ou professoraesse pode ser um bom momento para verificar se algum estudante está apresentando dificuldades. Observe se é necessária uma reorganização dos seus procedimentos ou se a dificuldade é pontual. Nesse caso, indicamos o uso do apêndice There is more e das Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, para suprir necessidades de reforço e de avaliação dos conhecimentos prévios.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol

Article 2

All children have these rights, no matter who they are, where they live, what their parents do, what language they speak, what their religion is, whether they are a boy or girl, what their culture is, whether they have a disability, whether they are rich or poor. No child should be treated unfairly on any basis.

Article 4

The government has a responsibility to make sure your rights are protected. They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.

(página 58)

Article 6

You have the right to be alive.”

(página 58)

RIGHTS AND CONVENTIONS / DIREITOS E CONVENÇÕES

alive
beliefs
care
develop
disability
disadvantaged
encouraged
ensure
environment
government
harm
harmful

highest
indigenous
life
minority
peacefully
potential
privacy
rights
share
sources
unfairly
well-being

egzâmpol

Article 9

You have the right to live with your parent(s), unless it is bad for you. You have the right to live with a family who cares for you.”

(página58)

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o vocabulário relativo a direitos e convenções, os conectores e o verbo modal can.

Avalie se seria o caso de reforçar, com sua turma, que os usos do verbo modal can exemplificados em Eyes on grammar não são os únicos possíveis.

Para aprofundar o conteúdo dessa sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades, inclusive de caráter lúdico. O site do Unicef apresenta uma vasta gama de atividades pedagógicas desenvolvidas para enriquecer e estimular o trabalho com os direitos da criança e do adolescente. Além do Unicef, há outras organizações internacionais que disponibilizam atividades didáticas com conteúdo interessante e propostas variadas em seus sites, os quais podem ser úteis.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo e conectores entre outros).
  • Empregar, de fórma inteligível, o verbo modal ken para descrever habilidades (no presente e no passado).

Article 15

You have the right to choose your own friends and join or set up groups, as long as it isn’t harmful to others.

Article 23

You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life. ”

(página60)

CONNECTORS / CONECTORES

Addition

“You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.”

Condition

“You have the right to live with your parent(s), unless it is bad for you. You have the right to live with a family who cares for you.”
“You have the right to special education and care
if you have a disability [...].”
“You have the right to choose your own friends and join or set up groups,
as long as it isn’t harmful to others.”

Purpose

“You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.”
“[...] You should not be disadvantaged
so that you can’t do many of the things other kids can do.”

  • significa íf + nót.
  • Alguns conectores podem ter sentidos diferentes em outros enunciados.

egzâmpol

Article 4

 They must help your family to protect your rights and create an environment where you can grow and reach your potential.”

(página 58)

Article 23

You have the right to special education and care if you have a disability, as well as all the rights in this Convention, so that you can live a full life.

Article 27

 You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.”

(página 60)

MODAL VERB – CAN / VERBO MODAL – CAN

Affirmative form

Negative form

Interrogative form

Ability

I can play sports.

I can’t / cannot play sports.

Can I play sports?

Possibility

“[…] They must help your family to […] create an environment where you can grow and reach your potential.”

“[…] You should not be disadvantaged so that you can’t do many of the things other kids can do.”

Can you come back in a minute, please?

O verbo modal ken funciona como verbo auxiliar e pode expressar habilidade ou capacidade de fazer algo, além de possibilidade ou permissão. Na fórma negativa, pode expressar inabilidade ou incapacidade de fazer algo, impossibilidade ou proibição. Outros exemplos de usos desse verbo modal serão vistos na Unidade 5.

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê). Brasília, 2018.

BRASIL. Decreto nº 7 037, de 21 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (pê êne dê agá três). Diário Oficial: República Federativa do Brasil: Brasília, 17, 22 dezembro 2009

BRASIL. Decreto nº 7 611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado (a ê ê). Diário Oficial: República Federativa do Brasil: Brasília, 12, 18 novembro 2011.

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