iuniti fór

Fotografia um. Duas mulheres negras vistas da cintura para cima. A da esquerda tem cabelos curtos encaracolados, usa par de brincos pequenos claros, blusa preta de mangas compridas com bolinhas brancas na gola. A da direita tem cabelos começando a ficar grisalhos, usa blusa cinza de mangas compridas. Ambas olham para frente, sorrindo. Ao fundo, parede com ilustrações em tons de verde, com folhas.
Jaqueline Goes de Jesus (1989) e Ester Cerdeira Sabino (1960), cientistas e professoras universitárias brasileiras integrantes da equipe que sequenciou o genoma da côvid dezenóve.
Fotografia dois. Homem preto visto do busto para cima, de cabelos compridos em dreadlocks, presos. Ele usa camisa de gola azul-claro, um brinco pequeno na orelha direita e olha para frente, sorrindo.
kaur rarti (1966), professor de Psicologia e Psiquiatria da Universidade de Columbia, Estados Unidos.
Fotografia três. Uma mulher e três crianças negras vistas da cintura para cima. A mulher tem cabelos castanhos curtos penteados para a esquerda e usa blusa de renda preta. Ao centro, um menino de cabelos pretos curtos, de regata branca, segura um bebê de colo, de cabelos pretos e regata azul. À direita, menina de cabelos escuros presos em coque, de vestido vermelho e cinto azul com laço na cintura.  Todos olham para frente, sorrindo. Ao fundo, vista parcial de casa de parede bege e janela branca.
Família do Quilombo Maria Romana em celebração ao Dia da Consciência Negra, Cabo Frio, Rio de Janeiro.
Fotografia quatro. Homem preto visto do busto para cima, com cabelos e barba grisalhos, com par de óculos de grau, blusa bege com estampa de motivos quadriculados pequenos em vermelho, amarelo e azul. Ele olha para frente, com leve sorriso.
Abdias Nascimento (1914-2011), escritor, poeta, dramaturgo, professor universitário e ativista do movimento negro brasileiro.
Respostas e comentários

UNIT 4

professor ou professora

O objetivo principal desta unidade, no que diz respeito aos gêneros discursivos, é aproximar os estudantes da compreensão e da produção escrita de verbetes de enciclopédia, bem como desenvolver a compreensão oral por meio do áudio de trechos de documentários cinematográficos. Os dois gêneros têm em comum o fato de serem essencialmente informativos e, portanto, terem como função social o compromisso com a apresentação de fatos que correspondem à realidade, em oposição à ficção.

A unidade tematiza os laços culturais e históricos que unem o continente africano, o Brasil e a população negra no mundo. Assim, está em consonância com a Lei nº 10639/2003, que inclui no currículo da Educação Básica a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, com a Lei nº .11645/2008, que acrescentou à obrigatoriedade a “História e Cultura Indígena”, com o Parecer cê êne Ê barra cê pê nº 3/2004 e a Resolução cê êne Ê barra cê pê nº 1/2004, que instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e com as Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Resolução cê êne Ê/CEB nº 8/2012).

Os textos verbais e não verbais da unidade tratam da participação da população negra em manifestações artístico-culturais e políticas, com ênfase nas lutas por liberdade, justiça e igualdade.

As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com História, Geografia e Arte, ao tratar de temas como a luta contra o apartheid na África do Sul e os quilombos no Brasil, além de outras revoltas por justiça e liberdade, lutas pela independência dos povos africanos e manifestações artístico-culturais com raízes africanas no Brasil e no mundo.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia cinco. Mulher preta vista do busto para cima. Ela tem cabelos grisalhos e volumosos, presos com faixa tipo corda no topo da cabeça, vestindo blusa estampada, de linhas e formas geométricas coloridas, com brinco em formato de gota grande na orelha esquerda.
Conceição Evaristo (1946), escritora, professora, doutora em Literatura e ativista dos movimentos de valorização da cultura negra brasileira.
Fotografia seis. Mulher preta vista do busto para cima, de frente para uma mesa de madeira. Ela tem cabelos pretos presos para trás, lenço sobre o pescoço e blusa azul-escuro de mangas compridas. Olha para frente sorrindo, o braço esquerdo sobre a mesa e a mão direita apoiando-se sobre ela. À frente dela, há um notebook branco aberto, uma xícara branca com pires no canto mais distante da mesa e um telefone celular ao lado do notebook.
Executiva afrodescendente.
Fotografia sete. Dois adolescentes pretos, um ao lado do outro. Ela está à esquerda, tem cabelos pretos encaracolados e volumosos, usa blusa azul-escuro com detalhes na gola em branco, azul e vermelho e brinco de pena na orelha direita. Ela sorri e aponta com o dedo indicador da mão direita para um caderno. Ele olha para o mesmo caderno, tem cabelos pretos raspados nas laterais e mais volumosos no topo, usa camiseta branca com listras finas em azul, branco e vermelho na gola. Ao fundo, há uma janela  por onde se veem folhas verdes à luz do dia.
Estudantes no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Salvador, Bahia.
Fotografia oito. Mulher preta vista dos ombros para cima, com o corpo para a esquerda. Ela tem cabelos pretos em coque arredondado no topo da cabeça. Tem brinco na orelha esquerda e usa blusa azul e branca com pequenas estampas em verde, branco e vermelho. Ela olha para frente com um leve sorriso.
Chimamanda Nigozi Adichie (1977), escritora nigeriana.

Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia e filme documentário.

Tema: conexões culturais e históricas entre África e Brasil.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos verbete de enciclopédia e documentário;
  • refletir sobre as conexões históricas e culturais entre africanos e afrodescendentes, enfatizando a luta pela liberdade e pela igualdade no passado e no presente.
Respostas e comentários

No que diz respeito ao estudo dos gêneros discursivos, esta unidade avança com o trabalho dirigido àqueles predominantemente informativos. Quanto ao tema, prossegue-se com a discussão de questões relacionadas à diversidade e aos direitos de grupos historicamente subalternizados, a exemplo da Unidade 2, que tratou do papel das mulheres na sociedade, e da Unidade 3, que debateu os direitos da criança e do adolescente.

As imagens das páginas de abertura retratam pessoas negras, incluindo personalidades bem-sucedidas nos âmbitos da literatura e da ciência. O objetivo é projetar imagens com as quais os estudantes afrodescendentes possam se identificar positivamente, ganhando confiança e ampliando seus horizontes quanto aos projetos de vida que podem almejar.

Pit stop, ao final da unidade, propõe questões para explorar essas imagens, incluindo uma perspectiva de reflexão crítica sobre a maneira como negros e negras são representados usualmente nos meios de comunicação de massa. Contudo, professor ou professora você pode avaliar a possibilidade e a conveniência de utilizar essas fotos para introduzir o tema já no início do trabalho com a unidade, observando o ponto de vista dos estudantes e verificando se há estereótipos e posições de intolerância que devem ser questionados e desconstruídos.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. ét dis ímages ênd ensser .
Fotografia. Mulher vista da cintura para cima, cantando com um microfone no pedestal à frente dela. Ela tem cabelos encaracolados penteados para a esquerda em castanho e loiro. Usa brincos de grandes argolas nas orelhas, blusa regata azul-escuro e um bracelete dourado no antebraço esquerdo. Ao fundo, parede com blocos em marrom e bege.

II.

Fotografia. Três pessoas dançando, fazendo passos na rua. À frente, homem de cabelos e barba pretos, de camisa azul e cinza quadriculada de mangas curtas, calça bege, tênis pretos e chapéu cinza. Ele está com o corpo e as duas pernas dobradas para cima, com o corpo equilibrado pelo braço esquerdo. Ao fundo, à esquerda, uma mulher em pé, com os braços para cima, de cabelos pretos longos e calça jeans, com as pernas afastadas. À direita, um homem de chapéu preto sobre a cabeça, camiseta azul e calça jeans, de par de tênis pretos dando um passo para a frente.

III.

Fotografia. Em um palco de teatro, duas mulheres encenando. À frente, uma mulher vista de costas, sentada, de cabelos em formato arredondado de cor castanho, de casaco de mangas compridas em bege e vestido vermelho. À frente dela, uma mulher com o mesmo tipo de roupa, negra e de cabelos curtos, em castanho claro. Ela olha para a outra e com a mão direita sobre o joelho direito. Há uma caixa quadrada branca com tampo preto entre elas. Ao fundo, cenário com objetos marrons e brancos.
  1. Relacionem as imagens com seus temas.
    • dança
    • música
    • teatro
  1. O que essas imagens têm em comum?
  1. Escolham os gêneros musicais que vocês acham que têm origem nas culturas negras ao redor do mundo.
    1. blûs
    2. kãntri
    3. fank
    4. rép
    5. régay
    6. róqui
    7. samba
    8. valsa

d. Vocês gostam de algum desses gêneros musicais? Quais?

Ícone de atividade oral.
  1. ét dis ímages. dên ensser .
Fotografia. Em sépia, dezenas de homens em pé no convés de um navio, de roupas brancas de mangas compridas, calça e quepe, com lenço escuro ao redor do pescoço e pontas caídas no peito. Na parte superior, degrau com os outros homens em pé, perto do mastro ao centro.
Participantes da Revolta da Chibata (Brasil, 1910).

II.

Fotografia. Em preto e branco, vista do alto de rua com dezenas de pessoas negras marchando na rua ao lado de carros. Entre elas, cartazes em branco com textos como: FREE SOUTH AFRICA, REMEMBER SOWETO e FREE NELSON MANDELA.
Manifestações contra o Apartháide (África do Sul, 1986).
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

1a: um - música; dois - dança; três - teatro

1b Resposta esperada: todas mostram manifestações artísticas com a presença de negros.

1c Respostas pessoais. Respostas possíveis: blues, funk, rap, reggae, rock, samba.

1d Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Refletir sobre o tema da unidade, por meio da ativação dos conhecimentos prévios acerca da cultura e dos movimentos negros, e sobre o gênero discursivo verbete de enciclopédia.

A questão 1 trata da participação de afrodescendentes nas artes, buscando desconstruir estereótipos e retratando sua participação em manifestações geralmente relacionadas à erudição, como o teatro. A questão 1c tem o objetivo de mostrar a riqueza da influência da cultura negra em inúmeros gêneros musicais de grande popularidade no Brasil e no mundo. É possível que alguns estudantes se surpreendam com a inclusão do rock nessa lista. Se você considerar adequado, pode, durante a discussão, dar pistas ou confirmar indagações quanto ao fato de que quase todos os gêneros musicais elencados têm influência da cultura negra. Pode, ainda, confirmar essa influência no que diz respeito ao rock ou sugerir uma pesquisa sobre o assunto, caso surja essa indagação.

A questão 2 tem como objetivo ativar e construir conhecimento sobre algumas das lutas políticas por direitos iguais dos negros em diferentes partes do mundo no século vinte.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  1. O que essas imagens têm em comum?
  1. Que países estão representados nelas?

c. Em que século aconteceram os eventos fotografados?

Ícone de atividade oral.
  1. Náu ímages ai ênd ín . dên .
Fotografia. Em uma rua, pessoas se manifestando, em pé, algumas carregando cartazes. À frente, ao centro, menino de cabelos pretos curtos e camiseta preta. Na frente dele, cartaz preto com texto em branco: CONTRA O GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA. À esquerda, senhora de cabelos brancos penteados para trás, de blusa e calça pretas, com casaco branco de mangas comprida e par de óculos de grau. Ao fundo, à direita, pessoa vista parcialmente com um cartaz preto e texto em branco: QUEREMOS VIDA!

II.

Fotografia. Vista geral de rua com uma multidão de pessoas em pé. À frente delas, uma faixa grande em preto, com texto em branco: BLACK LIVES MATTER. Ao fundo, outras pessoas com cartazes e prédios de tamanho médio e alto, à esquerda e à direita. No alto, céu nublado.
Movimentos negros em protesto contra a violência.
  1. Que época e que países vocês acham que essas imagens retratam?
  1. Essas imagens mostram manifestações contra a violência. Que tipo de violência é essa? Justifique.

c. Vocês conseguem pensar em outras fórmas de violência vivenciadas por esses grupos sociais?

Ícone de atividade oral.

4. téquisti ênd ensser .

enciclopédia

(en.ci.clo..di:a)

reticências

2. Obra de referência e consulta, que reúne vasta soma de conhecimentos humanos ou abrange apenas determinada área desses conhecimentos

reticências

ENCICLOPÉDIA. In: AULETE Digital. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. Disponível em: https://oeds.link/4zUt3B. Acesso em: 4 julho 2022.

  1. Vocês acham que seria possível reunir todo o conhecimento humano em um único livro? Justifiquem.
  1. De acordo com o verbete, todas as enciclopédias apresentam o mesmo tipo de informação? Por quê?

c. Formem grupos de quatro ou cinco alunos. Escolham um dos eventos da questão 2 e pesquisem sobre ele em uma enciclopédia. Compartilhem suas descobertas com a classe.

Respostas e comentários

2a Resposta esperada: ambas mostram negros que lutaram por liberdade e direitos.

2b Resposta esperada: Brasil e África do Sul.

2c Resposta esperada: no século vinte.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

3a Resposta pessoal. Resposta possível: são da época atual, do Brasil e dos Estados Unidos.

3b Resposta esperada: violência física, violência contra a vida etcétera. As palavras “genocídio”, na primeira imagem, e lives, na segunda, indicam que há risco para a vida das pessoas.

3c Resposta pessoal. Resposta possível: não ter acesso a direitos básicos, como educação, saúde, moradia, alimentação, emprego etcétera.; ser insultado por sua cor, tipo de cabelo, crenças etcétera.

Objetivo da questão 4: ativar o conhecimento prévio; refletir sobre o gênero verbete de enciclopédia e refletir sobre o tema da unidade.

4a Resposta pessoal. Resposta possível: não, porque o conhecimento humano é muito vasto.

4b Respostas esperadas: não; porque a obra pode reunir conhecimentos de apenas um domínio.

4c Resposta pessoal.

A questão 3 procura fazer a conexão das lutas do século vinte com as questões e lutas atuais. Embora os eventos discutidos na questão 2 envolvam majoritariamente a reivindicação dos negros por liberdade e igualdade de direitos, isso não significa que não houvesse brancos apoiando esses movimentos, nem que todos os marinheiros oprimidos pela prática das chibatadas na Marinha brasileira do início do século vinte fossem negros. A presença de outros grupos nessas lutas, entretanto, não elimina seu conteúdo alta e inequivocamente influenciado pela questão racial. Caso surja alguma contestação com esse teor, sugerimos que oriente uma discussão ou pesquisa que ajude a desfazer o equívoco.

A questão 4 auxilia na familiarização dos estudantes com o uso de enciclopédias e na construção de conhecimento sobre os eventos retratados na questão 2, introduzindo também, uma reflexão crítica sobre o projeto das enciclopédias de ampla reunião do conhecimento humano na questão quatro á.

As discussões propostas nesta seção podem auxiliar na verificação de possíveis discrepâncias nos conhecimentos prévios dos estudantes e, consequentemente, da eventual necessidade de aprofundar algum assunto para facilitar a realização das próximas atividades.

Para ler

Se quiser ampliar as leituras sobre o tema desta unidade, sugerimos que verifique na sua escola os volumes recebidos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – Temático 2013, que selecionou obras sobre quilombolas e relações étnico-raciais. Também recomendamos o livro organizado por Oliveira (2012).

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que vocês sabem sobre a história da África do Sul?
    1. Para saber mais sobre esse país e sua história, qual destas obras vocês consultariam?
      1. atlas
      2. dicionário
      3. enciclopédia
Ícone de atividade no caderno.
  1. dét téquisti ár tiú ís tiú ímage óf fróm táime tiú , ensser .
    1. De que assunto ele deve tratar?
    1. Onde ele pode ter sido publicado originalmente?
  1. dis ín :
    • ampliar o conhecimento sobre o assunto do texto;
    • identificar características de verbetes de enciclopédia.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1, 2 AND 3

Apartheid

Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa. It lasted from about 1950 to the early 1990s. [...]

[...] for many years the white people of South Africa controlled the country’s government. They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.

Apartheid divided South Africans into four groups: white, Bantu (black), Colored (of mixed descent) and Asian. The policy created separate areas in cities for each group. Members of a group were not allowed to live, operate businesses or own land outside of their area. Under “pass” laws, nonwhites had to carry passes while in white areas. Other laws set up separate schools and restricted each race to different types of jobs. [...]

With the support of some whites, many blacks in South Africa protested against apartheid. The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent. [...] Other countries also condemned apartheid. In 1985, Great Britain and the United States restricted trade with South Africa.

In response to the protests, the South African government granted nonwhites some rights in the late 1980s. In 1990-91, the government led by President F. W. de Klerk ended most of the apartheid laws. In 1994, all races were allowed to vote in a national election. Nelson Mandela, leader of the ANC, was elected president. Apartheid was over, but its effects remained. Racial discrimination continued in South Africa.

Fotografia. Vista geral de local fechado com paredes cinza e vários cartazes. Ao centro, na parte superior, faixa em laranja, com texto em preto: STRAND & SEE NET BLANKES BEACH & SEA WHITES ONLY.

APARTHEID. In: BRITANNICA Students Encyclopedia. Chicago, Estados Unidos: Encyclopaedia Britannica, 2015. página 145.

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o suporte do texto.

1a Resposta pessoal. Resposta possível: a África do Sul foi colônia da Inglaterra até 1961. A história do país é marcada pelo apartheid, sistema de segregação racial que durou de 1948 até 1994.

1b: três

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta possível: do apartheid, ou seja, da segregação racial na África do Sul.

2b Resposta possível: em uma enciclopédia.

Leitura

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver habilidades de leitura com base em dois textos do gênero discursivo verbete de enciclopédia.

Task 1

Na seção Read to learn, optamos por utilizar, na íntegra, o verbete apartheid publicado em uma enciclopédia para estudantes, por ter uma linguagem mais acessível. Contudo, isso não significa que se trate de um texto simples, já que a linguagem de verbetes de enciclopédia, seja ela dedicada a estudantes ou não, é formal e caracterizada pelo emprego frequente de termos e expressões nem sempre familiares à faixa etária.

Em Before reading, optou-se por ativar de modo minucioso o conhecimento prévio sobre o tema.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Identificar a informação ou as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd ensser .
    1. uót ís pãrpouze óf téquisti ?
    1. uót uas Apartháide?
    1. rráu did Apartháide lást és na oficial ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. bést téquisti .
    1. Éfrican néchional uas dét
      1. léd Apartháide.
      2. Apartháide cístem.
      3. sáufi Apartháide.
    1. Iunáited ênd grêit brítein trêid sáufi ín
      1. .
      2. .
      3. .
    1. Apartháide Lós uêr ín
      1. .
      2. .
      3. .
Ícone de atividade no caderno.
    1. uas Apartháide bái pípou óf sáufi ênd bái internéchional comiuniti?
    1. did ênd óf Apartháide ín ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ét sôrci óf téquisti ênd .
    1. téquisti ôn Apartháide uas ín
      1. a .
      2. .
      3. na .
    1. ín , ín óf ár tiú
      1. .
      2. .
      3. informeichion.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender a função do gênero verbete de enciclopédia; compreender globalmente e identificar informações específicas no texto.

1a Resposta esperada: fornecer informações gerais sobre o apartheid.

1b Resposta esperada: foi um sistema de leis que segregava pessoas brancas e não brancas na África do Sul, discriminando as últimas.

1c Resposta esperada: cêrca de 40 anos.

Objetivo da questão 2: identificar informação explícita no texto.

2a: um

2b: dois

2c: três

Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto.

3a Resposta esperada: não; “With the support of some whites, many blacks in South Africa protested against apartheid.”, “Other countries also condemned apartheid.”, “In 1985, Great Britain and the United States restricted trade with South Africa.”.

3b Resposta esperada: não; “Apartheid was over, but its effects remained.”.

Objetivos da questão 4: identificar o suporte do texto; refletir sobre características do gênero verbete de enciclopédia e ler criticamente o texto.

4a: três

4b: três

4c Resposta pessoal. Resposta possível: sim, identifica-se no verbete uma posição crítica em relação ao apartheid, mostrando-se contra a desigualdade e a discriminação associadas a esse sistema.

Em Constructing meanings, julgou-se necessário incluir questões variadas de compreensão, partindo de indagações de compreensão global e de identificação de informações explícitas para chegar a questões que demandam justificativas por pistas textuais e inferências.

Nesta unidade, as perguntas de compreensão leitora passam a ser redigidas em inglês, para ampliar o contato dos estudantes com a língua. Entretanto, as respostas esperadas ou possíveis permanecem em português, tendo em vista que a escrita na língua adicional ainda pode representar dificuldades para a turma. Caso seja viável em seu contexto, sugerimos que avalie a possibilidade de cobrar as respostas em inglês.

A questão 4 encerra a seção promovendo a reflexão crítica acerca de aspectos valorativos implícitos em um gênero discursivo de caráter predominantemente informativo, como é o verbete de enciclopédia. Espera-se que os estudantes possam identificar as palavras empregadas e a fórma como os fatos são descritos como elementos que nos propiciam perceber posicionamentos e opiniões subjacentes ao texto.

professor ou professora caso considere que essa última questão vai além das possibilidades atuais da sua turma, seria adequado ao menos introduzir o tópico de que as escolhas lexicais de qualquer texto tendem a carregar avaliações, valores e , construindo imagens positivas ou negativas de pessoas, grupos, comportamentos e fatos, conforme estes estejam mais ou menos de acordo com as crenças e os valores adotados pelo texto.

A discussão sobre o apartheid e sobre a história da África do Sul contribui para a ampliação do letramento histórico e geográfico dos estudantes, ao tratar de assuntos que serão desenvolvidos nas habilidades previstas pela Bê êne cê cê para esses componentes curriculares no 8º ano.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Task 2

bifór rídin
Ícone de atividade no caderno.
  1. ét dis ímages ênd .
Fotografia. Uma estátua de ferro grande, de um homem em tons de cinza escuro. Ele está com o corpo para a direita, com uma lança na mão direita levantada e braço esquerdo apontado para a frente. Ele está sem camiseta, com o corpo um pouco musculoso e calça dobrada até os joelhos. Na base da estátua há uma grade com lanças pontudas curtas contornando e placa de metal na base. Ao fundo, céu azul e nuvens brancas.

II.

Fotografia. Duas mulheres em pé, vistas de corpo inteiro, uma ao lado da outra, fazendo um passo de dança com os pés afastados na horizontal Elas são negras, de cabelos trançados, com vestido comprido em padrões de rosa, preto e amarelo. Ambas estão descalças, olhando para baixo. Ao fundo, faixa branca na vertical com frases e imagem do busto de um homem preto.

III.

Fotografia. Dois homens um de frente para o outro, fazendo passos de capoeira. À esquerda, homem  com regata branca e calça vermelha, com listras finas na vertical em amarelo e verde, e tênis pretos. Ele está com o corpo equilibrado com a perna esquerda e a perna direita, esticada para a frente. À direita, um homem de cabelos pretos, com camiseta, calça e sapatos brancos, o corpo curvado para o seu lado esquerdo baixo, com perna esquerda no chão e a outra para trás, com braço esquerdo tocando o chão e o outro sobre o rosto. Em segundo plano, outras pessoas em pé e mais atrás, árvores de folhas verdes e céu claro.
  1. Que país as imagens retratam?
  1. Relacione as imagens ao que está representado nelas.
    • dança
    • luta
    • personagem histórico
  1. Quem você acha que é o personagem histórico retratado?

d. O que você sabe sobre ele?

Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ét dis ódêr ímages ênd ensser .
Fotografia. Vista geral de local cercado com paredes feitas com troncos finos de madeira com espaço entre eles, com árvores ao fundo. Na área coberta com telhas em placas, há uma mesa e dois bancos longos de madeira, à direita.  Ao centro, uma viga grande de madeira escora o teto.
Pátio e refeitório da Escola Municipal Antônio Alves Moreira, no Quilombo São José da Serra, Valença, Rio de Janeiro.

II.

Fotografia. Vista geral de local com chão de terra e grama baixa. À direita, árvores de copa cheia, perto de uma casa grande, paredes beges e telhado de palha cinza. As janelas não tem vidros e sim estruturas com ripas de madeira em motivos geométricos. Ao fundo, outras árvores e acima, céu azul e nuvens brancas.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares, União dos Palmares, Alagoas.
  1. O que essas imagens têm em comum?
  1. O que você sabe sobre as comunidades retratadas?

c. Qual é a relação entre essas comunidades e o personagem que aparece nas imagens um e dois da questão 1? À qual das comunidades retratadas na questão 2 costuma-se associá-lo?

Ícone de atividade oral.
  1. ênd .
    1. Leiam os títulos a seguir e indiquem se eles se referem a uma enciclopédia sobre conhecimentos gerais ou de uma área específica.
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Resposta esperada: Brasil.

1b: dança - dois e três

1b: luta - um e três

1b: personagem histórico - um e dois

1c Resposta pessoal. Resposta possível: Zumbi dos Palmares.

1d Resposta pessoal.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

2a Resposta esperada: ambas estão relacionadas a quilombos.

2b Resposta pessoal. Resposta possível: foram comunidades criadas por negros escravizados que fugiram em busca da liberdade.

2c Respostas esperadas: Zumbi foi líder de um quilombo; ao Quilombo dos Palmares.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o suporte e o tema do texto e formular hipóteses sobre o texto.

Task 2

A questão 1 de Before reading convida os estudantes a refletirem sobre três imagens. As perguntas visam a prepará-los para a leitura do texto, cujo tema são os quilombos e no qual se menciona Palmares. Na questão 1b, o objetivo não é dar uma definição exata do que se vê nas imagens, mas fazer associações que ativem o conhecimento prévio. Assim, é esperado que os estudantes associem a capoeira às ideias de dança e de luta. Embora a definição que circula socialmente a considere um jogo, o Parecer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre o registro da capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil afirma que “ela se caracteriza como fenômeno multifacetado e multidimensional: dança, luta ou jogo, dependendo do momento histórico, do contexto imediato, dos objetivos dos atores envolvidos” (IPHAN, 2008, página6). Você, professor ou professora pode avaliar a conveniência de discutir sobre esse caráter multifacetado da capoeira após a resolução da questão ou de propor aos estudantes que realizem uma pesquisa sobre o assunto consultando, caso tenham acesso à internet, informações sobre a capoeira no site do Iphan.

  1. uorld
  2. óf natiur
  3. uorld búk
  4. óf uorld isleiveri
  1. Observem o título de enciclopédia da opção quatro. Vocês sabem o significado de “isleiveri ”? E de “isleive”? Caso não saibam, procurem em um dicionário ou na internet ou perguntem ao professor.

c. Vocês já conseguem imaginar que texto vão ler a seguir? De que será que ele trata? De onde pode ter sido retirado?

  1. dis ín :
    • identificar as principais informações apresentadas no verbete;
    • verificar o propósito do verbete de enciclopédia.

Eyes on grammar  EXAMPLE 3

Quilombos and Palenques

Quilombo is a Portuguese (Brazilian) term for a community of escaped slaves. The term was originally used by the people of Palmares, the largest and most enduring quilombo, but has since been applied to Brazilian maroon communities in general. The related term mocambo is nearly synonymous, but sometimes suggests a smaller or more temporary encampment. Similar communities existed in Spanish America, where they were called palenques […].

Quilombos […] existed throughout the era of slavery. The first were founded in the sixteenth century, and we have records of Brazilian attacks on them as late as 1876. They were spread from Maranhão, in the north, to Rio de Janeiro, in the south. Many were located within a few miles of the coast, but some existed deep in the Amazonian interior. Nor are these lists exhaustive. Secret by definition, many quilombos and palenques remain undiscovered and, therefore, unremembered.

[…]

QUILOMBOS and palenques. In: RODRIGUEZ, (edição.). Encyclopedia of slave resistance and rebellion. Westport: Greenwood Press, 2007, volume2. página 405.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser abáuti téquisti .
    1. uót óf informeichion dâs présânt abáuti ênd palênques?
      1. uót dis .
      2. palênquesuêr
      3. palênques
    1. ín uítch uêr dis ei fór ?
Respostas e comentários

3a: um - Conhecimentos gerais.

3a: dois - Conhecimentos de uma área específica.

3a: três - Conhecimentos gerais.

3a: quatro - Conhecimentos de uma área específica.

3b Respostas esperadas: “escravidão” e “escravo ou escrava”.

3c Respostas pessoais.

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informação explícita no texto.

1a: um e quatro

1b Resposta esperada: durante toda a era da escravidão.

Em Read to learn, a escolha foi trabalhar com um verbete sobre quilombos e palenques de uma enciclopédia especializada. A opção por um fragmento, em vez do texto completo, se deve à dificuldade que representaria para os estudantes do 7º ano a leitura de um verbete extenso, com muitas informações e léxico pouco familiar. Assim, foi feito um recorte coerente de um trecho do parágrafo que tratava exclusivamente dos palenques, para obter um texto concentrado nos quilombos e que desse uma sensação de completude ao leitor, ainda que seja apenas um recorte do original. A questão 2 de Constructing meanings prossegue com o trabalho iniciado na questão 1, mas agora integralmente dedicado à reflexão sobre o léxico, a fim de conduzir gradualmente os estudantes à inferência de seus sentidos, o que contribuirá sobremaneira para a compreensão global e detalhada do verbete.

  1. uót ís óf ”?
  1. uítch uas ?
  1. ?

f. uót ís bituín , ênd palênques?

espaço para resposta (um) suggest a smaller or temporary camp compared to a espaço para resposta (dois).

espaço para resposta (três) is the term used in Hispanic America.

Ícone de atividade no caderno.
  1. téquisti ênd .
    1. métch iuzed ín téquisti tiú
      1. .
      2. .
      • mór
    1. ríd tchu lârnbôudi.

The term was originally used by the people of Palmares, the largest and most enduring quilombo

QUILOMBOS and palenques. In: RODRIGUEZ, J. P. (edição.). Encyclopedia of slave resistance and rebellion. Westport: Greenwood Press, 2007. volume 2. página405.

“O maior e mais duradouro quilombo foi Palmares, no nordeste do Brasil Ativo por quase todo o século dezessete, no seu apogeu Palmares compunha-se de diversas aldeias com milhares de habitantes.”

ORSER JUNIOR, C. E.; FUNARI, P. P. A. Pesquisa arqueológica inicial em Palmares. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, volume18, n. 2, página54, dezembro 1992.

Ícone de atividade no caderno.
  1. lást fróm uan mór táime ênd .
    1. uót dâs íu en- uôrdis ênd ”?
    1. ôn ensser , uót fróm lást óf .
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Como já vimos, o fim do Apartháide não significou o fim dos seus efeitos. O mesmo pode ser dito sobre o fim da escravidão no Brasil? Justifiquem sua resposta.
    1. No período da escravidão, os negros eram considerados inferiores aos brancos, tanto que precisavam fugir e se esconder nos quilombos. Vocês acham que essa mentalidade ainda existe no Brasil de hoje? Justifiquem sua resposta.
Respostas e comentários

1c Resposta esperada: “quilombo” é o termo usado para indicar uma comunidade de negros que fugiram da escravidão.

1d Resposta esperada: Quilombo dos Palmares.

1e Resposta esperada: Palmares.

1f: um - Mocambo; dois - Quilombo; três - Palenque

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e inferir o sentido de palavras no texto.

2a: um - the largest; most enduring.

2a: dois - smaller; more temporary.

2b Resposta esperada: “maior” e “mais duradouro”.

Objetivos da questão 3: identificar fórma e uso de prefixo e inferir sentido de palavras no texto.

3a Resposta esperada: ideia de negação.

3b Resposta pessoal. Resposta possível: como eram comunidades secretas, muitos quilombos e palenques não foram descobertos e, por isso, não são lembrados.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com o contexto brasileiro e com a experiência pessoal e refletir criticamente sobre o gênero verbete de enciclopédia.

Pós-leitura

Think a little more

As questões desta seção visam a incentivar a reflexão crítica sobre o sistema escravagista e o racismo no Brasil, com base na discussão anterior sobre o apartheid.

A reflexão crítica se encerra com a retomada da discussão acerca da influência de valores e crenças na seleção dos conteúdos e da linguagem dos verbetes de enciclopédia. Caso considere adequado, esse pode ser um bom momento para discutir as implicações do eurocentrismo para a noção do que é conhecimento válido ou produção intelectual relevante para toda a humanidade, demonstrando que essa perspectiva tende a reproduzir a lógica e o sistema de valores dos povos e dos grupos que as produziram, sendo evidência disso a sua variação histórica.

Para ler

Para ler mais sobre o gênero verbete de enciclopédia, sugerimos o texto de Dionísio (2003).

No que diz respeito ao debate sobre eurocentrismo, recomendamos a leitura de Epistemologias do Sul, organizado por Santos e Meneses (2009).

  1. Vocês já viveram, presenciaram ou tomaram conhecimento de alguma situação em que alguém foi ofendido ou ridicularizado por ser negro ou indígena? Em sua opinião, por que esse tipo de discriminação ainda acontece? O que pode ser feito para combater esse comportamento?
  1. O que é considerado importante o suficiente para estar em uma enciclopédia, fonte dos textos lidos, pode variar de lugar para lugar ou de época para época? Comentem.

e. Se vocês fossem organizar uma enciclopédia, que conteúdos incluiriam a respeito da população negra brasileira?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór lissenin

  1. ét dis ímages ênd ensser .
Fotografia. Vista do alto de mãos de uma pessoa morena batendo sobre bongô. Na mão esquerda, aliança dourada no dedo anelar. O instrumento, visto parcialmente, é similar a um tambor em tons de amarelo.

II.

Fotografia. Vista geral de várias pessoas sentadas ao redor de mesas plásticas brancas ao ar livre em frente a prédios de estilo colonial nas cores azul e rosa tocando instrumentos. A maioria está com camisetas em amarelo e preto, dois homens à esquerda, com chapéu bege sobre a cabeça. Ao fundo, à esquerda, outras pessoas em pé. Em terceiro plano, troncos de árvores.

III.

Fotografia. O torso de um homem negro visto do pescoço até a cintura, tocando com as duas mãos um violão pequeno de madeira clara de oito cordas. Ele usa camiseta branca de gola e mangas curtas. Ao fundo, casa de parede azul com janela.

IV.

Fotografia. Parede de local em branco, com um arco na parte superior, em tons de bege claro. Mais abaixo, placa de pedra branca com letras douradas em formato de meia lua com faixa na parte de baixo. Mais abaixo, fotografia com o rosto da cantora Clara Nunes sorrindo, uma mulher negra de cabelos crespos, longos e escuros. Acima da fotografia, placa com o texto: Casa de Cultura, Clara Nunes.
  1. Essas imagens remetem a qual manifestação artística?
  1. Vocês acham importante que um povo se orgulhe da arte que produz? Por quê?
  1. Quais artistas vocês diriam que melhor representam o povo brasileiro?
  1. Vocês acham que a arte pode ser uma fórma de lutar contra as injustiças? Por quê?
  1. Quais artistas brasileiros vocês admiram? Por quê?

f. Vocês conhecem a cantora que aparece na imagem quatro? O que vocês fariam se quisessem saber um pouco mais sobre ela?

Respostas e comentários

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Resposta esperada: à música.

Listening

Objetivo da seção

Familiarizar-se com o gênero documentário cinematográfico por meio de atividades de compreensão auditiva.

O trabalho desenvolvido em Before listening visa a ajudar os estudantes a acessarem conhecimentos prévios sobre a pianista e cantora estadunidense Nina Simone (1933-2003) e sua importância como ativista do movimento negro nos Estados Unidos. Busca-se também familiarizar os estudantes com o gênero que ouvirão, ativando, assim, o enquadre adequado à compreensão do áudio. Caso julgue necessário, você poderá explorar o significado de algumas palavras importantes para a compreensão do texto a ser ouvido. Uma sugestão seria apresentá-las em uma atividade para relacionar colunas, na qual os estudantes possam relembrar palavras anteriormente vistas, mas ainda não ativas em seu vocabulário.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
Ícone de atividade oral.
  1. ênd .
    1. Como vocês costumam se informar sobre assuntos, pessoas, lugares ou eventos que desejam conhecer melhor?
      1. Pesquisando na internet.
      2. Consultando jornais ou revistas.
      3. Assistindo a programas informativos na tê vê.
      4. Consultando um livro ou uma enciclopédia.
      5. Perguntando a professores, familiares, amigos ou conhecidos.
    1. Filmes também podem ser uma fonte de informação? Justifiquem sua resposta.
    1. Os filmes que se propõem a retratar fatos reais são chamados de
      1. filmes de ficção.
      2. filmes baseados em histórias reais.
      3. filmes documentais ou documentários.
Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ét dis ímages ênd ensser .
Fotografia. Em preto e branco. A cantora Nina Simone vista da cintura para cima, com o corpo para a esquerda e rosto voltado para a frente. Ela usa faixa sobre a cabeça escondendo os cabelos, par de brincos grandes, vestido de alças finas e de tecido claro com estampas em motivos geométricos. Ela está com a boca aberta e segura na mão direita um microfone com  fio. Ao fundo, local escuro e com luzes claras de formato redondo.

II.

Fotografia. Em preto e branco. A cantora Nina Simone vista da cintura para cima, sentada, com o corpo para a direita. Ela tem cabelos curtos pretos, com par de brincos grandes e colar largo no pescoço, com vestes claras, de mangas bufantes até os cotovelos. Ela está com as mãos tocando as teclas de um piano preto e sobre ele, microfone fino de frente para a boca dela.
  1. Com base nas imagens, que informações é possível obter sobre essa artista?

b. Você vai ouvir um fragmento de um documentário. Já consegue imaginar qual pode ser o assunto dele? Quem ele retrata?

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero documentário.

2a Resposta pessoal.

2b Resposta pessoal.

2c: três

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto; fazer inferências e formular hipóteses.

3a Resposta possível: é uma artista negra. Ela canta e toca piano.

Habilidade desenvolvida em Listening


Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Ícone de atividade de áudio.
  1. dis ín :
    • verificar o assunto e relacioná-lo ao tema da unidade;
    • identificar características de documentários.

Eyes on grammar  EXAMPLES 2 AND 3

Documentário

Título: Nina: A historical perspective

Data: 1970

Fonte: DVD Nina: A historical perspective

NINA: A historical perspective. Direção: Joel Gold; Produção: Peter Aristotle Rodis. 1970. 1 dêvedê (23 minutos).

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. ênd .
    1. uót dâs tâlqui abáuti?
    1. xi tiú nót
      1. fíãr.
      2. .
      3. .
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. ênd .
    1. ensser questchion . xi
      1. éskd interviuer tiú ensser questchion .
      2. tiú râr.
      3. tiú mór .
    1. xi dét ei óf táimes xi frí
      1. ét rôum.
      2. ôn .
      3. râr fémili.
      4. ín .
    1. tiú uót óf pípou fíãr?
    1. xi saíd dét ít tiú frí. uai, ín iór , ís fílem frí sou tiú ?
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: identificar informações explícitas no texto.

1a: três

1b: um

Objetivos da questão 2: identificar informação explícita e ler criticamente o texto.

2a: um

2b: dois

2c: dois

2d Resposta esperada: Because she is a black woman living in a racist and sexist society.

Em Listen to learn, os estudantes ouvem trechos selecionados de um documentário sobre Nina Simone: Nina: A historical perspective (1970).

Recomendamos a reprodução do fragmento de áudio ao menos duas vezes antes da realização das atividades em Constructing meanings. Durante a correção, avalie a necessidade de reproduzi-los pela terceira vez, para que os estudantes ratifiquem ou retifiquem suas respostas.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Nina Simone teve que lutar contra o preconceito, pois foi discriminada por ser negra. Por que uma pessoa não deve ser discriminada em função da cor de sua pele?
    1. Vocês concordam com o que Nina Simone diz sobre liberdade? Justifiquem sua resposta. O que seria liberdade para vocês?
    1. Vocês conhecem artistas brasileiros que usam sua arte para combater o preconceito racial, como fazia Nina Simone? Quem são eles e o que fazem? Caso não conheçam, pesquisem e compartilhem com a turma, na próxima aula, as informações que encontrarem.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ôn Apartháide ênd ensser .
    1. No verbete há predominância de verbos no
      1. presente.
      2. passado.
      3. futuro.
    1. Por quê?
Ícone de atividade no caderno.

2. Náu ét ênd .

Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa. It lasted from about 1950 to the early 1990s.” (p. 76)

They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.” (p. 76)

The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent.” (p. 76)

a. Escreva no caderno a fórma básica (infinitivo sem tiú) dos verbos em destaque. Você pode consultar a seção ôn (página88) ou a óf (página198), se achar necessário.

Versão adaptada acessível

Atividade 2, item a.

Escreva no caderno a forma básica (infinitivo sem to) dos verbos "was", "lasted", "estabilished", "kept", "discriminated", "led" e "turned". Você pode consultar a seção Eyes on grammar (p. 88) ou a List of irregular verbs (p. 198), se achar necessário.

  1. Quais desses verbos são
    1. regulares?
    2. irregulares?

c. Que terminação indica que um verbo regular está conjugado no pést ?

Respostas e comentários

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Objetivo da questão 1: refletir sobre o uso do passado em verbetes enciclopédicos que abordam fatos históricos.

1a: dois

1b Resposta esperada: porque trata de um evento histórico, ou seja, de algo que ocorreu no passado.

Objetivo da questão 2: reconhecer verbos regulares e irregulares no simple past.

2a Resposta esperada: be; last; establish; keep; discriminate; lead; turn.

2b um: last; establish; discriminate; turn.

2b dois: be; keep; lead.

2c Resposta esperada: a terminação "traço ê dê".

Think a little more

Nesta seção, procura-se dar relevância ao papel que artistas podem assumir na luta pela igualdade de direitos. Por conseguir atingir um grande número de pessoas, as atitudes dos artistas podem motivar o público a se engajar em diversas causas, sobretudo se eles próprios tiverem passado por situações adversas, como é o caso de Nina Simone. Destaca-se também, uma vez mais, a questão da discriminação contra pessoas que têm como causa a questão racial. Essa é uma discussão que, dependendo de seu contexto, pode gerar constrangimentos nos estudantes. Assim, considere a melhor fórma de abordar o assunto ou avalie a possibilidade de deixar a discussão para outro momento.

Para ler

Para ler mais sobre o gênero documentário, recomendamos o trabalho de Melo (2013).

Language in action

Objetivo da seção

Aprofundar recursos léxico-gramaticais relacionados às características estilísticas do gênero verbete de enciclopédia, tais como o past simple.

Com as questões propostas nesta seção, procura-se aprofundar componentes estilísticos do gênero verbete de enciclopédia, com ênfase no caráter informativo e na linguagem formal.

Ícone de atividade no caderno.

3.

AFRICAN NATIONAL CONGRESS

A political party in South Africa, the African National Congress (ANC) espaço para resposta (um) (support) the rights of black and mixed-race people through the apartheid era. Nelson Mandela, the first black president of South Africa,espaço para resposta (dois) (belong) to the ANC.

In the early 1900s whites espaço para resposta (três) (rule) South Africa. Blacksespaço para resposta (quatro) (make up) most of the country’s population butespaço para resposta (cinco) (have/not) equal rights. In 1912 black Africans who espaço para resposta (seis) (want) equality formed (form) the party that espaço para resposta (sete) (become) the ANC.

AFRICAN National Congress. In: BRITANNICA Students Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2015. página45-46.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Náu ensser ín .
    1. uót did Apartháide ?
    1. ?
    1. sáufi ?
    1. did blék pípou hév ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd .
    1. Copie no caderno os seguintes mapas semânticos e complete-os com vocabulário adequado. Pesquise nos textos desta unidade, em dicionários impressos ou on láine e/ou em outros recursos digitais, se necessário.
Versão adaptada acessível

Atividade 5, item a.

Reproduza no caderno os seguintes mapas semânticos e complete-os com vocabulário adequado. Pesquise nos textos desta unidade, em dicionários impressos ou on-line e/ou em outros recursos digitais, se necessário.

Dois organogramas, um ao lado do outro. O primeiro tem a palavra discrimination ao centro. Abaixo, a palavra racism. Ao redor, cinco caixas de texto em branco (espaços para respostas). O segundo organograma tem a palavra equality no centro, e a expressão freedom for all acima. Ao redor, cinco caixas de texto em branco (espaços para respostas). No canto superior direito, ícone Notebook.

b. Agora, faça uma tabela como a do modelo a seguir, pensando em oposições. Se necessário, consulte a seção ôn .

Ícone. Notebook.
Discrimination vs. Equality

segregation

integration

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: praticar verbos regulares e irregulares no past simple.

3: um - supported; dois - belonged; três - ruled; quatro - made up; cinco - did not have; seis - wanted; sete - became

Objetivo da questão 4: praticar verbos regulares e irregulares no past simple.

4a Resposta esperada: It supported the rights of black and mixed-race people.

4b Resposta esperada: Nelson Mandela (did).

4c Resposta esperada: The whites (did).

4d Resposta esperada: No, they didn’t.

5 Respostas pessoais. Objetivo da questão 5: praticar vocabulário relacionado ao tema da unidade.

Quanto ao uso do past simple, considere a possibilidade de levar os estudantes a observar que o tempo verbal empregado se relaciona com o tema do verbete: quando esse tema diz respeito a um acontecimento ou personagem histórico, é frequente o uso de verbos no passado; por outro lado, quando o verbete tem como propósito explicar um conceito, é comum o uso de verbos no presente.

A última questão da seção, voltada para aspectos lexicais do tema desenvolvido nos textos focalizados na unidade, pode ser mais uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre o tema da discriminação. Sempre que possível, convém reforçar a importância de respeitar todas as pessoas, independentemente de suas características físicas e de outros fatores, como os sociais. Seria interessante expor os mapas semânticos e as tabelas elaboradas pelos estudantes em um mural no corredor ou no pátio da escola. Essa exposição pode funcionar como um estímulo à reflexão por parte de toda a comunidade escolar.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rít

Sua tarefa agora é criar, em grupo, um verbete de enciclopédia sobre algum destes gêneros musicais, todos eles originários de populações afrodescendentes do continente americano:

  • blûs;
  • fank;
  • diéz;
  • régay;
  • róqui;
  • samba.

Vocês já viram exemplos e trabalharam com verbetes em Reading.

1. bifór pripérin iór , clôuse atenchãn .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Verbete de enciclopédia.

Qual é o tema?Um gênero musical de origem afrodescendente.

Qual é o objetivo?Fornecer informações essenciais sobre o gênero musical escolhido.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Em um mural na sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes da turma, organizados em grupos.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. Fólou dis istépis. dei uil iór .
    1. Busquem o máximo de informações que puderem sobre o gênero musical escolhido. Pesquisem em fontes confiáveis na internet, como sáites de universidades, revistas especializadas e enciclopédias de credibilidade reconhecida.
    1. Organizem as informações obtidas em categorias, a fim de facilitar a escrita do verbete. As seguintes categorias podem ajudá-los no planejamento:
      • descrição do gênero musical;
      • origem e história;
      • significado de termos diretamente ligados ao gênero;
      • situação atual;
      • ligação com o Brasil;
      • curiosidades.
    1. Planejem a ordem das informações no verbete, começando pela definição ou descrição do gênero musical, seguida de sua origem e história, e encerrando com sua situação atual. Caso o verbete contenha outras categorias de informação (como termos específicos, relações com o Brasil, curiosidades), elas devem aparecer entre a origem e a história do gênero musical e sua situação atual. A ordem interna das categorias não é rígida; pode variar.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: pesquisar e planejar o conteúdo e as características estilísticas e composicionais do verbete e preparar uma versão inicial do texto.

Writing

Objetivo da seção

Aprofundar a análise e o uso do gênero verbete de enciclopédia por meio do planejamento e da produção de um verbete sobre um gênero musical de origem afrodescendente.

Nesta seção, em razão da relativa complexidade do gênero discursivo em questão, a produção de verbete de enciclopédia pode requerer dos estudantes um trabalho mais cuidadoso de pesquisa e planejamento. No entanto, como o tema proposto está mais diretamente relacionado a possíveis interesses deles, espera-se que se sintam motivados a buscar as informações necessárias para a elaboração do texto. Essa atividade, portanto, pode proporcionar a aquisição de novos conhecimentos em relação tanto aos gêneros musicais que serão pesquisados quanto às características do verbete de enciclopédia.

Como indicado no Toolbox, na primeira versão do texto, os estudantes não precisam se preocupar tanto com o uso do inglês, embora devam escrever o máximo que puderem nessa língua. Consideramos que, no primeiro momento, pode ser mais produtivo concentrar a atenção no conteúdo, ou seja, no que devem informar sobre o gênero musical escolhido. Definido o conteúdo, os estudantes poderão dedicar maior atenção ao vocabulário e à estruturação do texto em inglês, conforme as características estilísticas próprias do gênero discursivo produzido.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
  • Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, leiáuti e suporte).
  • Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
  • Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
  • Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo e conectores , entre outros).
  1. Pensem em como as informações que vocês coletaram podem ser expressas em inglês. Conversem com os colegas de grupo e o professor, consultem este e outros livros, dicionários e enciclopédias. É importante lembrar que talvez algumas palavras não tenham correspondente na língua inglesa e, nesse caso, devem ser escritas em português, em itálico. Uma revisão sobre as fórmas no passado dos verbos em inglês também pode ser de grande valia.
  1. Façam a primeira versão do verbete. Não se preocupem, nesse momento inicial, com os erros. Nessa versão, vocês podem escrever em português os termos que não souberem expressar em inglês, para depois pesquisar como eles poderiam ficar nessa língua. Lembrem-se, contudo: o objetivo não é fazer um verbete em português primeiro e depois passá-lo para o inglês, mas redigir um verbete em inglês.

f. Em grupo e com a ajuda do professor, verifiquem se a sequência de informações de seu texto está adequada. Troquem o verbete de vocês com o de outro grupo, para que se ajudem na identificação do que está bom e do que pode ser melhorado nos textos.

stép Bék

Ícone de atividade no caderno.
  • categorias próprias de verbetes;
  • organização coerente das informações;
  • vocabulário e construções adequados.

2. Náu tiú ôn clésrrum bórdi. mêik tiú Fólou .

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. lúqui Bék ét óf () ênd .
    1. O que as imagens de abertura desta unidade têm em comum?
    1. Vocês conhecem alguém retratado nessas imagens? Quem?
    1. Como elas se relacionam com o tema desenvolvido nesta unidade?
    1. Vocês acham que as imagens apresentam o tema de uma perspectiva negativa ou positiva? Por quê?
    1. Com que frequência vocês veem negros representados dessa mesma fórma em jornais, revistas, na televisão ou em sáites? Como vocês se sentem com isso?
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do verbete.

Objetivo da questão 2: expor a versão final do verbete.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.

1a Resposta esperada: todas retratam pessoas negras.

1b Respostas pessoais.

1c Resposta esperada: a unidade trata de questões relacionadas à história e à vida de pessoas negras, como as das imagens.

1d Respostas pessoais. Respostas possíveis: o tema é introduzido de fórma positiva, pois as pessoas retratadas demonstram alegria e confiança e não estão associadas a miséria, sofrimento etcétera.

1e Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar as imagens de abertura da unidade para incentivar a reflexão sobre as diversas possibilidades de representação visual de um grupo social, associando essas possibilidades ao tema explorado.

Ao apresentar imagens de pessoas públicas e anônimas que fogem aos estereótipos, consideramos a necessidade de propor uma representação com a qual os estudantes negros possam se identificar positivamente. Se julgar conveniente, estimule-os a procurar informações sobre as figuras públicas retratadas em algumas dessas imagens. O trabalho e a obra dessas pessoas podem revelar seu engajamento em causas sociais, demonstrando que o papel social delas vai muito além da profissão que exercem.

Sugerimos que pesquise se em sua região há algum quilombo. Uma visita seria muito interessante para a formação dos estudantes. Outra possibilidade seria levar um quilombola à escola, para uma roda de conversa.

Habilidade desenvolvida em Writing


Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. abáuti ín ênd .
    1. O que foi mais fácil nesta unidade? E o que foi mais difícil?
    1. O que você aprendeu sobre as conexões históricas e culturais entre a África e o Brasil? Você mudou de opinião sobre algum aspecto desse tema em função de algo que aprendeu na unidade? Justifique sua resposta.
    1. O que você aprendeu sobre verbetes de enciclopédia? E sobre documentários?
    1. Você achou a compreensão dos textos fácil ou difícil? Por quê?
    1. Você achou que escrever um verbete de enciclopédia foi fácil ou difícil? Por quê?
    1. Que conhecimentos novos sobre a língua inglesa você adquiriu nesta unidade?

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

Example 1

Apartheid divided South Africans into four groups: white, Bantu (black), Colored (of mixed descent) and Asian. The policy created separated areas in cities for each group.

(página76)

PAST SIMPLE – REGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES – VERBOS REGULARES

Bare infinitive / Infinitivo

Affirmative form / Afirmativo

Negative form / Negativo

Interrogative form / Interrogativo

divide

I divided…

I did not/didn’t divide…

Did I divide…?

You divided…

You did not/didn’t divide…

Did you divide…?

He/She/It divided…

He/She/It did not/didn’t divide…

Did he/she/it divide…?

We divided…

We did not/didn’t divide…

Did we divide…?

You divided…

You did not/didn’t divide…

Did you divide…?

They divided…

They did not/didn’t divide…

Did they divide…?

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar o aprendizado com relação à leitura, à audição e à produção escrita dos gêneros abordados na unidade.

É relevante que os estudantes se sintam motivados a expressar suas possíveis dificuldades e destacar as atividades que considerarem mais fáceis. As questões propostas no apêndice There is more e nas Atividades complementares, que constam na introdução do Manual do Professor, podem ajudar a reforçar ou aprofundar alguns conteúdos da unidade.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o past simple dos verbos regulares e irregulares nas fórmas afirmativa, negativa e interrogativa, bem como vocabulário relacionado à discriminação e à igualdade.

A prática do past simple de verbos irregulares em atividades lúdicas pode ser particularmente proveitosa. O uso de jogos da memória ou bingos para tal prática pode acelerar esse processo. A respeito do léxico, a maioria das palavras apresentadas ao final da seção são as que apareceram em textos da unidade, então, sugerimos considerar a possibilidade de incentivar os estudantes a ampliar o quadro, pesquisando em dicionários bilíngues palavras que se associem semanticamente, em especial ao termo equality.

Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo e conectores entre outros).

Example 2

They established laws that kept the races separate and discriminated against the nonwhite majority.

The African National Congress (ANC) led the fight.”

(página 76)

I had a couple times on stage when I really felt free.”

(página83; Documentário)

PAST SIMPLE – IRREGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES – VERBOS IRREGULARES

Bare infinitive / Infinitivo

Affirmative form / Afirmativo

Negative form / Negativo

Interrogative form / Interrogativo

keep

kept

did not/didn’t keep

Did… keep…?

lead

led

did not/didn’t lead

Did… lead…?

have

had

did not/didn’t have

Did… have…?

feel

felt

did not/didn’t feel

Did… feel…?

Para mais exemplos, consulte o anexo óf .

Example 3

Apartheid was a system for keeping white people and nonwhites separated in South Africa.

many blacks in South Africa protested against apartheid. The African National Congress (ANC) led the fight. The protests sometimes turned violent.

Racial discrimination continued in South Africa.

(página76)

Quilombo is a Portuguese (Brazilian) term for a community of escaped slaves.

Quilombos existed throughout the era of slavery.

(página79)

I’ll tell you what freedom is to me: no fear.

83; Documentário)

DISCRIMINATION vs. EQUALITY / DISCRIMINAÇÃO vs. IGUALDADE

affirmative actions

freedom

minority

racial discrimination

rights

indigenous/native people

nonwhites

segregation

blacks

prejudice

racism

slavery

fight

inequality

protests

racist

slaves

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei nº .10639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei número .9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, página 1, 10 janeiro 2003.

BRASIL. Lei nº .11645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 11 março 2008.

BRASIL. Parecer cê êne Ê barra cê pê nº 3/2004, de 10 de março de 2004. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, 19 maio 2004.

BRASIL. Resolução cê êne Ê barra cê pê nº 1/2004, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, página 11, 22 junho 2004.

BRASIL. Resolução cê êne ê barra cê bê ênº 8/2012, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Diário Oficial da União, Brasília, 21 novembro 2012.

DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. página 135-148.

IPHAN. Parecer nº 031/08. Registro da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Salvador: 7ª Superintendência Regional do Iphan, 2008.

MELO, C. T. V. Documentário no Ensino Médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. organização. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2013. página 135-160.

OLIVEIRA, I. organização. Relações raciais no contexto social, na educação e na saúde: Brasil, Cuba, Colômbia e África do Sul. Rio de Janeiro: Quartet, 2012.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009.