Project 1 ingleshes Glôube

Produto final: uma minienciclopédia.

[Gênero discursivo: verbete de enciclopédia.]Gênero discursivo: verbete de enciclopédia.

Tema: o alcance global do inglês.

Os objetivos deste projeto são:

  • criar uma minienciclopédia sobre as variedades do inglês;
  • praticar a compreensão e a criação de entradas de enciclopédias;
  • discutir questões relacionadas ao uso da língua inglesa em diferentes países e compreender as variedades do inglês como expressão das culturas desses países.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que enciclopédias vocês conhecem ou já consultaram?
    1. Vocês concordam que as enciclopédias são uma importante fonte de conhecimento? Por quê?
    1. Como vocês pesquisariam em que países do mundo o inglês é falado como língua oficial ou principal?
Ícone de atividade oral.

2. ênd .

Página de enciclopédia. Título: Language.Texto: Language is a system that people use to communicate or share information. (marcas de supressão). Fotografia um. Grupo de três meninas dos ombros para cima. À esquerda, menina de cabelos até os ombros e franja loira, com blusa de cor rosa, faixas pequenas em vermelho e amarelo, com uma mochila sobre as costas em rosa e amarelo. Ao centro, uma menina morena, cabelos castanhos com blusa em tons de vermelho, olhando para frente com a boca aberta. À direita, menina com o corpo para a esquerda, de frente para a outra loira. Esta tem cabelos loiros, blusa de mangas compridas em laranja. Ao fundo, local com parede em bege.  Legenda: Three girls use language to communicate. Children usually begin to speak between ages one and two. They understand some language even earlier. Subtítulo Languages of the World There are thousands of languages throughout the world. Some are spoken by millions of people. Mandarin Chinese, English and Spanish are the most widely spoken languages in the world. Most countries have a standard, or official, language so that citizens can understand each other. (Marcas de supressão). Fotografia dois. Vista geral de local com corredor, duas pessoas em pé ao fundo, caminhando e vistas de costas. Na parte superior, placa branca, com bandeirola nas cores azul, vermelho e branco, e à direita no centro, o texto: POLLING PLACE. Na parte inferior, o mesmo texto em seis idiomas diferentes. Na parte inferior, à direita, símbolo de uma pessoa cadeirante de silhueta branca e ao fundo azul claro. Legenda: A sign in the U.S. state of California says “polling place” in seven languages. English is at the top. Chinese, Japanese and Korean are on the left. Spanish, Tagalog and Vietnamese are on the right. Subtítulo How Language Changes At times, people need to speak with others who do not know their language. For example, Europeans who came to the Americas hundreds of years ago needed a way to speak with Native Americans. Over time, they began to use a simplified mixture of their languages. (marcas de supressão duas vezes) Countries have borders, but languages and dialects do not. One language may borrow words from another language. Many English speakers use such words as pajamas (from Hindi), pasta (from Italian), karate (from Japanese) and fiesta (from Spanish). (Marcas de supressão)

LANGUAGE. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2010. volume 1, página 104-106.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do projeto e sobre o gênero verbete de enciclopédia.

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e específicas no texto e identificar características composicionais e estilísticas do gênero verbete de enciclopédia.

Project 1

professor ou professora,

Este projeto tem como objetivo principal envolver os estudantes em uma tarefa colaborativa de elaboração de verbetes para compor uma minienciclopédia com o tema “Englishes” around the globe. A presença do inglês ao redor do mundo, bem como seu papel de língua global, precisa ser alvo de debates em sala de aula, principalmente durante o estudo de Linguagens. Por meio da retomada e da produção do gênero verbete de enciclopédia, já apresentado na Unidade 4, o projeto viabiliza o aprofundamento da concepção de pesquisa como princípio pedagógico.

O tema e o gênero focalizados propiciam aos estudantes a conscientização sobre a extensão e a pluralidade da língua inglesa no mundo contemporâneo, além de promoverem seu engajamento e sua participação social.

O projeto “Englishes” around the globe tem início com a apresentação de dois verbetes de enciclopédia em inglês, a fim de ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o gênero em questão, além de prover repertório linguístico e inspirar a tarefa de produção do próprio verbete. Sugerimos que você, professor ou professora explore o conteúdo desses textos da maneira que julgar apropriada, se necessário, envolvendo os estudantes no tema e oferecendo-lhes a oportunidade de contribuir com sua experiência pessoal. Os verbetes das questões 2 e 3 de Getting started podem ser usados para retomar a discussão sobre as línguas no mundo e sobre as variedades linguísticas.

Competências gerais desenvolvidas no projeto


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

  1. uót ís óf ?
  1. rráu mêni dâs óf hév?
  1. téquisti , rráu du lenguages ?
  1. ét ênd Bék ín iuniti fór, uót és óf jãnrá?
  1. iuse óf ímages és part óf ? uai?

3. Náu .

Página de enciclopédia. Título Language. Ilustração. Uma bandeira com faixa vermelha com bordas brancas na diagonal subindo do canto inferior esquerdo para o canto superior direito, enquanto no canto superior esquerdo há um sol amarelo no fundo azul e no canto inferior direito, fundo em verde. Texto: Namibia sits on the southwestern coast of Africa. The country gained Independence from South Africa in 1990. Windhoek is Namibia’s capital and largest city. Subtítulo: Geography Namibia shares borders with Angola, Zambia, Botswana and South Africa. The Atlantic Ocean lies to the west. […] Ilustração. Mapa. mapa do continente africano com destaque para a região da Namibia, capital: Windhoek, e as fronteiras dos países: Angola, Zambia, Botswana e South Africa. Mais à esquerda, na região costeira. Texto: Namib Desert.  Mais à esquerda, texto: Atlantic Ocean, Tropic of capricorn. No canto inferior esquerdo, há uma rosa dos ventos com as direções:  N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: zero, three hundred and forty kilometers. Texto: Plants and Animals The Namib and the Kalahari deserts have few plants. (marcas de supressão). Fotografia um. Vista geral de local desértico, extenso, com pisadas ao centro, em linha reta. No alto, céu azul-claro. Legenda: Footprints line the top of a sand dune in the Namib desert, Namibia. Subtítulo: People. Texto: The Ovambo people and other African groups make up most of Namibia’s population. (marcas de supressão) English is the national language, but African languages are more commonly spoken. (marcas de supressão). Subtítulo: Economy. Namibia’s economy depends on mining. Namibia has some of the largest mineral deposits in Africa. (marcas de supressão) armers grow grains, fruits, vegetables and beans. Processed fish and beef are important products. Tourism is growing in Namibia. Visitors come to see the country’s natural beauty and wildlife. Subtítulo: History. The earliest people in what is now Namibia were the San, or Bushmen. (marcas de supressão) In the late 1400s, Portuguese explorers visited the Namibian coast. The Dutch and the English later explored the area. (marcas de supressão) Fotografia dois. Duas mulheres vistas do busto para cima. À esquerda, mulher de cabelos pretos curtos, de chapéu vermelho sobre a cabeça com o topo chato e largo. Ela usa blusa laranja e outra por cima de mangas compridas em bege. Na ponta direita, uma mulher negra, vista da cintura para cima, com roupa similar. Em segundo plano, à esquerda, local com parede em bege e janela em marrom. No alto, céu azul-claro, sem nuvens. Legenda: A woman in Namibia carries her son.

NAMIBIA. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2010. volume9, página6-7.

Respostas e comentários

2a Language.

2b Resposta esperada: duas.

2c Resposta esperada: em função da necessidade de comunicação entre falantes de diferentes línguas.

2d Resposta esperada: o título, os subtítulos, a linguagem formal, o uso de imagens ilustrativas e o caráter informativo.

2e Respostas pessoais.

Por meio das questões propostas em Getting started, é possível verificar se a turma identifica com facilidade as características do gênero verbete. É uma oportunidade para dirimir dúvidas, caso seja necessário.

A seção aborda relações entre língua, território e cultura, valorizando o caráter formativo do ensino de inglês em uma perspectiva crítica. O projeto “Englishes” around the globe, portanto, motiva a reflexão sobre a diversidade linguístico-cultural, entendendo-a como elemento constitutivo da humanidade.

Competências específicas desenvolvidas no projeto


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5.

Ícone de atividade oral.
  1. ensser abáuti .
    1. uót ís subijequiti óf ?
    1. uítch óf informeichion abáuti
      1. lenguages ín kãntri?
      2. ?
      3. mein actívitis?
      4. dét tiú ?
    1. rráu dâs óf prôujéct, dét ís, óf ?
Ícone de atividade no caderno.
  1. ênd ensser .
    1. téquisti óf na ís
      1. .
      2. .
      3. .
    1. atenchãn iuzed ín . uót ís vêrbi ?
      1. pést .
      2. présânt .
      3. présânt .
Ícone de atividade oral.

6. ênd na . dên .

lingua franca n language used for communication between people of different mother tongues.

LINGUA FRANCA. In: COLLINS English Dictionary & Thesaurus. Glasgow: HarperCollins, 2005. página161.

“[…] This is by definition what it means for a language to be international that it spreads and becomes a global lingua franca for the benefit of all, rather than being distributed to facilitate communication with the natives.

JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015. página 44.

  1. uai cúld ei ?
  1. uót ís abáuti ei ? iór ensser .
  1. uúd laiqui mór abáuti óf ? iór ensser .

e. ódêr óf uér ís mein ór oficial lenguadji.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e relacionar o texto com o tema do projeto.

4a Resposta esperada: a Namíbia, um país da África.

4b um Resposta esperada: People.

4b dois Resposta esperada: Geography.

4b três Resposta esperada: Economy.

4b quatro Resposta esperada: History.

4c Resposta esperada: o verbete trata de um dos países da África onde se fala uma variedade da língua inglesa.

Objetivo da questão 5: refletir sobre as características composicionais do gênero verbete de enciclopédia.

5a: dois

5b: três

Objetivos da questão 6: compreender globalmente os textos; fazer inferências e refletir criticamente sobre o tema dos textos e do projeto.

6a Resposta esperada: porque, além de ser a língua principal de diversos países, também é muito estudado como língua adicional, o que permite o contato entre falantes de diferentes línguas maternas.

6b Resposta esperada: a autora afirma que uma língua franca se dissemina para o benefício de todos, não apenas para facilitar a interação com nativos.

6c Respostas pessoais. Respostas possíveis: sim; porque as línguas nativas expressam a identidade dos povos e, se eles perderem sua identidade, deixam de existir.

6d Respostas pessoais.

6e Resposta pessoal. Resposta possível: Filipinas, Índia, Paquistão, Malásia e Singapura (Ásia); África do Sul e Nigéria (África); Austrália e Nova Zelândia (Oceania); Jamaica, Barbados e Belize (Américas), entre outros.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
Ícone de atividade oral.

7. ét sâm óf fróm búk. dên bituín . ken lúqui âpí nou ór ôn internéti.

Indian English

English English

Helloji!

Hello!

Thank youji!

Thank you!


Singapore English

English English

She eat here yesterday.

She ate here yesterday.

She look after my niece and nephew.

She looks after my niece and nephew.

I bought a lot of furnitures.

I bought a lot of furniture.

Yah sat on elephant’s back.

Yah sat on an elephant’s back.


Australian English

English English

footpath

pavement

station

stock farm

barbie

barbecue

arvo

afternoon


Nigerian, Malaysian and Zambian English

English English

Discuss about the questions.

Discuss the questions.

Fonte das informações: JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015.

pripérin dâ prôujéct

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ár ei míni-. ênd du .
    1. Neste projeto, a turma vai produzir uma minienciclopédia com o tema ingleshes Glôube. Para isso, vocês vão se reunir em pequenos grupos e, com a ajuda do professor, elaborarão os verbetes da minienciclopédia. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que julgarem necessários:
      1. como e onde será realizado o trabalho de elaboração dos verbetes;
      2. como a minienciclopédia será organizada;
      3. quanto tempo será necessário para concluir o trabalho;
      4. quando será feita a apresentação do projeto para a escola.
Respostas e comentários

7 Respostas pessoais. Objetivo da questão 7: ampliar o conhecimento sobre o tema do projeto.

Objetivos da questão 1: conhecer a proposta do projeto e começar a planejar sua execução.

As atividades propostas no projeto visam a percorrer com os estudantes as etapas de elaboração de um verbete de enciclopédia, oferecendo as ferramentas necessárias para o planejamento e a produção do texto. Trabalha-se também o fato de que tal gênero envolve o uso das linguagens verbal e não verbal, contribuindo para a ampliação dos multiletramentos, visão segundo a qual o processo de significação é fruto do entrelaçamento de diferentes semioses e linguagens.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
  • Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

b. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno e o completem com os dados que faltam.

Ícone. Notebook.

Sobre a produção proposta

Qual é o produto final?Uma minienciclopédia.

Qual é o gênero discursivo?Verbete de enciclopédia.

Qual é o objetivo?Apresentar países que têm o inglês como língua oficial ou principal.

Qual é o tema?O alcance da língua inglesa no mundo.

A quem se dirige?À turma e à comunidade escolar.

Como e onde será divulgada?

Quem participará?Toda a turma, organizada em grupos.

Qual será a data de divulgação?

Quais serão os recursos materiais necessários?

Ícone de atividade no caderno.
  1. bái .
    1. Antes de começar a preparar os textos, cada grupo, com a mediação do professor, escolherá um país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial.
    1. Os grupos devem pesquisar textos em língua inglesa sobre o país escolhido em fontes confiáveis, como em sáites de universidades, instituições de pesquisa e órgãos oficiais ou em enciclopédias virtuais e impressas.

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. ensser iór .
    1. Sobre qual país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial vocês pretendem escrever o verbete? Por que vocês escolheram esse país?
    1. Que tipos de informações vocês acharam interessantes no verbete que leram sobre a Namíbia e gostariam de incluir no verbete que vão elaborar? Que outras informações ou curiosidades vocês gostariam de apresentar no verbete?
    1. Como vocês pensam em organizar essas informações no verbete? Que recursos visuais (imagens, gráficos, mapas etcétera.) vocês acham que podem inserir para ilustrar e enriquecer o trabalho?
    1. Como vocês dividirão as tarefas (pesquisa, seleção de dados, escrita, revisão e reescrita)?
Ícone de atividade no caderno.
  1. ken présânt abáuti kãntri. iuse tiú .
    1. Quando o inglês foi introduzido no país?
    1. Como o inglês chegou lá?
    1. Que outras línguas são faladas no país?
    1. O inglês é usado em todos os contextos ou em apenas alguns, como para tratar de assuntos do governo, na educação ou nos negócios?
    1. Citem algumas das modificações mais importantes que a língua inglesa sofreu no país.
    1. Há mais alguma informação relevante para o seu público-alvo?
Respostas e comentários

1b Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: conhecer a proposta do projeto e começar a planejar sua execução.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo do verbete de enciclopédia e a divisão de tarefas do grupo.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: planejar o conteúdo do verbete de enciclopédia.

Os verbetes da minienciclopédia serão criados em grupos de três ou quatro estudantes, e cada um deles apresentará um país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial. Seria recomendável verificar se eles se lembram de que muitas vezes a língua principal de um país não é oficializada em uma lei, como o inglês no Reino Unido; por outro lado, há línguas oficiais, por lei, que não são faladas por grande parte da população, como o inglês no Paquistão (EBERHARD; SIMONS; FENNIG, 2022). Sugerimos que a Namíbia seja excluída das possibilidades de escolha dos grupos, uma vez que um verbete sobre esse país já foi usado como exemplo.

No encaminhamento para a realização das etapas do projeto, encontram-se orientações relativas aos componentes do gênero, como conteúdo temático, construção composicional e estilo. Se julgar conveniente, oriente a turma a retornar à seção Eyes on grammar de unidades anteriores para que revisem os elementos lexicais e gramaticais necessários para a preparação dos textos verbais. Também pode ser interessante reforçar a questão das escolhas lexicais adequadas ao gênero e considerar a importância da linguagem não verbal selecionada e o seu papel na construção de sentidos.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, leiáuti e suporte).
  • Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
  • Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/taimeláines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Qual será o título do verbete?
    1. Quantas e quais serão suas seções?
    1. Qual será a sequência dos conteúdos?
  2. abáuti ímages. iuse iór na . ét .
    1. Busquem imagens que estejam relacionadas às características do país que será apresentado: símbolos como bandeiras e brasões ou fotografias representativas da cultura local.
    1. Observem a coerência entre as informações do texto escrito e as imagens escolhidas.
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Façam um rascunho do verbete, considerando todos os detalhes vistos até agora: conteúdo interessante para o público leitor, organização das informações, linguagem verbal apropriada, linguagem visual adequada.
    1. Usem diferentes tamanhos de letras para destacar o título e os subtítulos.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
  1. rivíu iór . iór íf iór :
    • título e subtítulos apropriados;
    • informações corretas e coerentes;
    • imagens relacionadas ao tema;
    • texto adequado.
Ícone de atividade no caderno.

2. fáinal Vershón óf iór .

djóinin aidías

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. míni-.
    1. Após a criação dos verbetes, no dia combinado com o professor, a turma deverá se organizar para planejar a confecção da minienciclopédia. Algumas decisões precisam ser tomadas:
      1. o meio de divulgação (impresso e/ou eletrônico);
      2. os materiais necessários, conforme o meio escolhido (papel, computador etcétera.);
      3. o título e a capa da minienciclopédia.
    1. A elaboração da minienciclopédia pode ser feita em grupos, cada um com uma tarefa, conforme as seguintes sugestões:

Grupo 1 – Organizar os verbetes na minienciclopédia.

Grupo 2 – Criar a capa da minienciclopédia.

Grupo 3 – Montar a minienciclopédia.

Grupo 4 – Planejar o lançamento da minienciclopédia na escola.

Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: planejar os elementos composicionais do verbete de enciclopédia.

Objetivo da questão 4: planejar os elementos não verbais do verbete de enciclopédia.

Objetivo da questão 5: preparar a versão inicial do verbete de enciclopédia.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do verbete de enciclopédia.

Objetivo da questão 2: fazer a versão final do verbete de enciclopédia.

Objetivo da questão 1: preparar o suporte de circulação dos verbetes de enciclopédia.

Ao final das atividades de elaboração do verbete de enciclopédia, os estudantes encontram a subseção Step back, cujo objetivo é revisar a versão inicial do texto detalhadamente para, então, preparar a versão final.

Como conclusão do projeto, os estudantes se envolverão em uma atividade coletiva para a elaboração da minienciclopédia da turma. Cabe a você, professor ou professora estimar o tempo necessário e o modo de realização desta etapa do projeto (em sala, durante as aulas, ou como atividade extraclasse), considerando as características de sua turma e o tempo disponível. Sugerimos o trabalho em grupos de três ou quatro integrantes a fim de propiciar maior interação entre os estudantes. Fica a seu critério, no entanto, decidir a melhor fórma de organizar a turma.

Para ler

Para seu aprofundamento no tema do projeto, sugerimos a obra de Jenkins (2015), que, segundo a autora, tem a função de conscientizar o leitor sobre as questões históricas e sociopolíticas que explicam as variedades do inglês falado no mundo contemporâneo. Outra sugestão é a obra de Crystal (2003), mais especificamente o capítulo intitulado “World English”, com informações objetivas acompanhadas de mapas, gráficos e ilustrações sobre o tema.

Referências bibliográficas

CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of the English Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNIG, C. D. Ethnologue: Languages of the world: Twenty-fifth edition. Dallas, Texas: SIL International, 2022.

JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015.

Habilidades desenvolvidas no projeto


  • Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.
  • Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.
  • Reconhecer a variação linguística como manifestação de fórmas de pensar e expressar o mundo.