Project 1 – “ ingleshes ” dê Glôube
Produto final: uma minienciclopédia.
[Gênero discursivo: verbete de enciclopédia.]Gênero discursivo: verbete de enciclopédia.
Tema: o alcance global do inglês.
Os objetivos deste projeto são:
- criar uma minienciclopédia sobre as variedades do inglês;
- praticar a compreensão e a criação de entradas de enciclopédias;
- discutir questões relacionadas ao uso da língua inglesa em diferentes países e compreender as variedades do inglês como expressão das culturas desses países.
guétin stárted
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê .
- Que enciclopédias vocês conhecem ou já consultaram?
- Vocês concordam que as enciclopédias são uma importante fonte de conhecimento? Por quê?
- Como vocês pesquisariam em que países do mundo o inglês é falado como língua oficial ou principal?
2. dê ênd dê .
LANGUAGE. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2010. volume 1, página 104-106.
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do projeto e sobre o gênero verbete de enciclopédia.
Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e específicas no texto e identificar características composicionais e estilísticas do gênero verbete de enciclopédia.
Project 1
professor ou professora,
Este projeto tem como objetivo principal envolver os estudantes em uma tarefa colaborativa de elaboração de verbetes para compor uma minienciclopédia com o tema “Englishes” around the globe. A presença do inglês ao redor do mundo, bem como seu papel de língua global, precisa ser alvo de debates em sala de aula, principalmente durante o estudo de Linguagens. Por meio da retomada e da produção do gênero verbete de enciclopédia, já apresentado na Unidade 4, o projeto viabiliza o aprofundamento da concepção de pesquisa como princípio pedagógico.
O tema e o gênero focalizados propiciam aos estudantes a conscientização sobre a extensão e a pluralidade da língua inglesa no mundo contemporâneo, além de promoverem seu engajamento e sua participação social.
O projeto “Englishes” around the globe tem início com a apresentação de dois verbetes de enciclopédia em inglês, a fim de ativar o conhecimento prévio sobre o tema e o gênero em questão, além de prover repertório linguístico e inspirar a tarefa de produção do próprio verbete. Sugerimos que você, professor ou professora explore o conteúdo desses textos da maneira que julgar apropriada, se necessário, envolvendo os estudantes no tema e oferecendo-lhes a oportunidade de contribuir com sua experiência pessoal. Os verbetes das questões 2 e 3 de Getting started podem ser usados para retomar a discussão sobre as línguas no mundo e sobre as variedades linguísticas.
Competências gerais desenvolvidas no projeto
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
- uót ís dê óf ?
- rráu mêni dâs óf dê ? hév
- , téquisti rráu du lenguages ?
- ét dê ênd Bék iú ín , iuniti fór uót és óf ? jãnrá
- dê iuse óf ímages és part óf dê ? ? uai
3. Náu .
NAMIBIA. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 2010. 9, volume 6-7. página
Respostas e comentários
2a Language.
2b Resposta esperada: duas.
2c Resposta esperada: em função da necessidade de comunicação entre falantes de diferentes línguas.
2d Resposta esperada: o título, os subtítulos, a linguagem formal, o uso de imagens ilustrativas e o caráter informativo.
2e Respostas pessoais.
Por meio das questões propostas em Getting started, é possível verificar se a turma identifica com facilidade as características do gênero verbete. É uma oportunidade para dirimir dúvidas, caso seja necessário.
A seção aborda relações entre língua, território e cultura, valorizando o caráter formativo do ensino de inglês em uma perspectiva crítica. O projeto “Englishes” around the globe, portanto, motiva a reflexão sobre a diversidade linguístico-cultural, entendendo-a como elemento constitutivo da humanidade.
Competências específicas desenvolvidas no projeto
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas neste projeto são 1, 2, 3, 4, 5.
- ensser dê abáuti dê .
- uót ís dê subijequiti óf ?
- uítch óf dê informeichion abáuti
- dê lenguages ín dê ? kãntri
- dê ?
- mein ? actívitis
- dê dét tiú ?
- rráu dâs óf , prôujéct dét , ís óf ?
- dê ênd dê . ensser
- dê téquisti óf na ís
- .
- .
- .
- atenchãn iuzed ín dê . uót ís dê vêrbi ?
- pést .
- présânt .
- présânt .
- dê téquisti óf na ís
6. ênd na . dên .
lingua franca n language used for communication between people of different mother tongues.
LINGUA FRANCA. In: COLLINS English Dictionary & Thesaurus. Glasgow: HarperCollins, 2005. 161. página
“[…] This is by definition what it means for a language to be international – that it spreads and becomes a global lingua franca for the benefit of all, rather than being distributed to facilitate communication with the natives.”
JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015. página 44.
- uai cúld ei ?
- uót ís abáuti ei ? iór . ensser
- uúd iú laiqui mór abáuti dê óf ? iór . ensser
e. ódêr óf uér ís dê mein ór oficial . lenguadji
Respostas e comentários
Objetivos da questão 4: compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e relacionar o texto com o tema do projeto.
4a Resposta esperada: a Namíbia, um país da África.
4b um Resposta esperada: People.
4b dois Resposta esperada: Geography.
4b três Resposta esperada: Economy.
4b quatro Resposta esperada: History.
4c Resposta esperada: o verbete trata de um dos países da África onde se fala uma variedade da língua inglesa.
Objetivo da questão 5: refletir sobre as características composicionais do gênero verbete de enciclopédia.
5a: dois
5b: três
Objetivos da questão 6: compreender globalmente os textos; fazer inferências e refletir criticamente sobre o tema dos textos e do projeto.
6a Resposta esperada: porque, além de ser a língua principal de diversos países, também é muito estudado como língua adicional, o que permite o contato entre falantes de diferentes línguas maternas.
6b Resposta esperada: a autora afirma que uma língua franca se dissemina para o benefício de todos, não apenas para facilitar a interação com nativos.
6c Respostas pessoais. Respostas possíveis: sim; porque as línguas nativas expressam a identidade dos povos e, se eles perderem sua identidade, deixam de existir.
6d Respostas pessoais.
6e Resposta pessoal. Resposta possível: Filipinas, Índia, Paquistão, Malásia e Singapura (Ásia); África do Sul e Nigéria (África); Austrália e Nova Zelândia (Oceania); Jamaica, Barbados e Belize (Américas), entre outros.
Habilidades desenvolvidas no projeto
- Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
- Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
- Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
7. ét sâm óf fróm . búk dên dê bituín . iú ken lúqui âpí dê iú nou ór ôn dê . internéti
Indian English |
English English |
---|---|
Helloji! |
Hello! |
Thank youji! |
Thank you! |
Singapore English |
English English |
---|---|
She eat here yesterday. |
She ate here yesterday. |
She look after my niece and nephew. |
She looks after my niece and nephew. |
I bought a lot of furnitures. |
I bought a lot of furniture. |
Yah sat on elephant’s back. |
Yah sat on an elephant’s back. |
Australian English |
English English |
---|---|
footpath |
pavement |
station |
stock farm |
barbie |
barbecue |
arvo |
afternoon |
Nigerian, Malaysian and Zambian English |
English English |
---|---|
Discuss about the questions. |
Discuss the questions. |
Fonte das informações: JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015.
pripérin dâ prôujéct
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- iú ár ei - míni. dê ênd du dê .
- Neste projeto, a turma vai produzir uma minienciclopédia com o tema “ ingleshes ” dê Glôube. Para isso, vocês vão se reunir em pequenos grupos e, com a ajuda do professor, elaborarão os verbetes da minienciclopédia. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que julgarem necessários:
- como e onde será realizado o trabalho de elaboração dos verbetes;
- como a minienciclopédia será organizada;
- quanto tempo será necessário para concluir o trabalho;
- quando será feita a apresentação do projeto para a escola.
- Neste projeto, a turma vai produzir uma minienciclopédia com o tema “ ingleshes ” dê Glôube. Para isso, vocês vão se reunir em pequenos grupos e, com a ajuda do professor, elaborarão os verbetes da minienciclopédia. Para que o trabalho seja bem executado, é preciso planejá-lo. Conversem com a turma e o professor sobre os seguintes tópicos e outros que julgarem necessários:
Respostas e comentários
7 Respostas pessoais. Objetivo da questão 7: ampliar o conhecimento sobre o tema do projeto.
Objetivos da questão 1: conhecer a proposta do projeto e começar a planejar sua execução.
As atividades propostas no projeto visam a percorrer com os estudantes as etapas de elaboração de um verbete de enciclopédia, oferecendo as ferramentas necessárias para o planejamento e a produção do texto. Trabalha-se também o fato de que tal gênero envolve o uso das linguagens verbal e não verbal, contribuindo para a ampliação dos multiletramentos, visão segundo a qual o processo de significação é fruto do entrelaçamento de diferentes semioses e linguagens.
Habilidades desenvolvidas no projeto
- Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
- Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
- Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
b. Depois de planejar o trabalho, copiem o quadro a seguir no caderno e o completem com os dados que faltam.
Sobre a produção proposta
Qual é o produto final? Uma minienciclopédia.
Qual é o gênero discursivo? Verbete de enciclopédia.
Qual é o objetivo? Apresentar países que têm o inglês como língua oficial ou principal.
Qual é o tema? O alcance da língua inglesa no mundo.
A quem se dirige? À turma e à comunidade escolar.
Como e onde será divulgada?
Quem participará? Toda a turma, organizada em grupos.
Qual será a data de divulgação?
Quais serão os recursos materiais necessários?
- bái dê .
- Antes de começar a preparar os textos, cada grupo, com a mediação do professor, escolherá um país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial.
- Os grupos devem pesquisar textos em língua inglesa sobre o país escolhido em fontes confiáveis, como em sáites de universidades, instituições de pesquisa e órgãos oficiais ou em enciclopédias virtuais e impressas.
hénds ón
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- ensser dê iór .
- Sobre qual país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial vocês pretendem escrever o verbete? Por que vocês escolheram esse país?
- Que tipos de informações vocês acharam interessantes no verbete que leram sobre a Namíbia e gostariam de incluir no verbete que vão elaborar? Que outras informações ou curiosidades vocês gostariam de apresentar no verbete?
- Como vocês pensam em organizar essas informações no verbete? Que recursos visuais (imagens, gráficos, mapas etcétera.) vocês acham que podem inserir para ilustrar e enriquecer o trabalho?
- Como vocês dividirão as tarefas (pesquisa, seleção de dados, escrita, revisão e reescrita)?
- dê iú ken présânt abáuti dê . kãntri iuse dê tiú . iú
- Quando o inglês foi introduzido no país?
- Como o inglês chegou lá?
- Que outras línguas são faladas no país?
- O inglês é usado em todos os contextos ou em apenas alguns, como para tratar de assuntos do governo, na educação ou nos negócios?
- Citem algumas das modificações mais importantes que a língua inglesa sofreu no país.
- Há mais alguma informação relevante para o seu público-alvo?
Respostas e comentários
1b Respostas pessoais.
Objetivos da questão 2: conhecer a proposta do projeto e começar a planejar sua execução.
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: planejar o conteúdo do verbete de enciclopédia e a divisão de tarefas do grupo.
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: planejar o conteúdo do verbete de enciclopédia.
Os verbetes da minienciclopédia serão criados em grupos de três ou quatro estudantes, e cada um deles apresentará um país onde o inglês é falado como língua principal ou oficial. Seria recomendável verificar se eles se lembram de que muitas vezes a língua principal de um país não é oficializada em uma lei, como o inglês no Reino Unido; por outro lado, há línguas oficiais, por lei, que não são faladas por grande parte da população, como o inglês no Paquistão (EBERHARD; SIMONS; FENNIG, 2022). Sugerimos que a Namíbia seja excluída das possibilidades de escolha dos grupos, uma vez que um verbete sobre esse país já foi usado como exemplo.
No encaminhamento para a realização das etapas do projeto, encontram-se orientações relativas aos componentes do gênero, como conteúdo temático, construção composicional e estilo. Se julgar conveniente, oriente a turma a retornar à seção Eyes on grammar de unidades anteriores para que revisem os elementos lexicais e gramaticais necessários para a preparação dos textos verbais. Também pode ser interessante reforçar a questão das escolhas lexicais adequadas ao gênero e considerar a importância da linguagem não verbal selecionada e o seu papel na construção de sentidos.
Habilidades desenvolvidas no projeto
- Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, leiáuti e suporte).
- Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
- Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/, taimeláines biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
- dê .
- Qual será o título do verbete?
- Quantas e quais serão suas seções?
- Qual será a sequência dos conteúdos?
- abáuti dê . ímages iuse iór na . ét dê .
- Busquem imagens que estejam relacionadas às características do país que será apresentado: símbolos como bandeiras e brasões ou fotografias representativas da cultura local.
- Observem a coerência entre as informações do texto escrito e as imagens escolhidas.
- dê .
- Façam um rascunho do verbete, considerando todos os detalhes vistos até agora: conteúdo interessante para o público leitor, organização das informações, linguagem verbal apropriada, linguagem visual adequada.
- Usem diferentes tamanhos de letras para destacar o título e os subtítulos.
istép béqui
- rivíu iór . iór íf iór dê :
- título e subtítulos apropriados;
- informações corretas e coerentes;
- imagens relacionadas ao tema;
- texto adequado.
2. dê fáinal Vershón óf dê iór .
djóinin aidías
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê - míni.
- Após a criação dos verbetes, no dia combinado com o professor, a turma deverá se organizar para planejar a confecção da minienciclopédia. Algumas decisões precisam ser tomadas:
- o meio de divulgação (impresso e/ou eletrônico);
- os materiais necessários, conforme o meio escolhido (papel, computador etcétera.);
- o título e a capa da minienciclopédia.
- A elaboração da minienciclopédia pode ser feita em grupos, cada um com uma tarefa, conforme as seguintes sugestões:
- Após a criação dos verbetes, no dia combinado com o professor, a turma deverá se organizar para planejar a confecção da minienciclopédia. Algumas decisões precisam ser tomadas:
• Grupo 1 – Organizar os verbetes na minienciclopédia.
• Grupo 2 – Criar a capa da minienciclopédia.
• Grupo 3 – Montar a minienciclopédia.
• Grupo 4 – Planejar o lançamento da minienciclopédia na escola.
Respostas e comentários
3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: planejar os elementos composicionais do verbete de enciclopédia.
Objetivo da questão 4: planejar os elementos não verbais do verbete de enciclopédia.
Objetivo da questão 5: preparar a versão inicial do verbete de enciclopédia.
Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do verbete de enciclopédia.
Objetivo da questão 2: fazer a versão final do verbete de enciclopédia.
Objetivo da questão 1: preparar o suporte de circulação dos verbetes de enciclopédia.
Ao final das atividades de elaboração do verbete de enciclopédia, os estudantes encontram a subseção Step back, cujo objetivo é revisar a versão inicial do texto detalhadamente para, então, preparar a versão final.
Como conclusão do projeto, os estudantes se envolverão em uma atividade coletiva para a elaboração da minienciclopédia da turma. Cabe a você, professor ou professora estimar o tempo necessário e o modo de realização desta etapa do projeto (em sala, durante as aulas, ou como atividade extraclasse), considerando as características de sua turma e o tempo disponível. Sugerimos o trabalho em grupos de três ou quatro integrantes a fim de propiciar maior interação entre os estudantes. Fica a seu critério, no entanto, decidir a melhor fórma de organizar a turma.
Para ler
Para seu aprofundamento no tema do projeto, sugerimos a obra de Jenkins (2015), que, segundo a autora, tem a função de conscientizar o leitor sobre as questões históricas e sociopolíticas que explicam as variedades do inglês falado no mundo contemporâneo. Outra sugestão é a obra de Crystal (2003), mais especificamente o capítulo intitulado “World English”, com informações objetivas acompanhadas de mapas, gráficos e ilustrações sobre o tema.
Referências bibliográficas
CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of the English Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
EBERHARD, D. M.; SIMONS, G. F.; FENNIG, C. D. Ethnologue: Languages of the world: Twenty-fifth edition. Dallas, Texas: SIL International, 2022.
JENKINS, J. Global Englishes: A resource book for students. Nova York: Routledge, 2015.
Habilidades desenvolvidas no projeto
- Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.
- Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.
- Reconhecer a variação linguística como manifestação de fórmas de pensar e expressar o mundo.