iuniti faivi uar end pice
Respostas e comentários
UNIT 5
professor ou professora
Como ampliação do trabalho com os gêneros discursivos da esfera jornalística apresentados na Unidade 1, esta unidade tem como objetivo principal familiarizar os estudantes com notícias da imprensa escrita e relatos históricos orais.
A unidade enfoca acontecimentos históricos dos séculos vinte e , em especial conflitos, guerras e suas consequências, e avança nas reflexões acerca dos direitos humanos. É relevante ressaltar que, segundo o relatório vinte e um A child is a child: Protecting children on the move from violence, abuse and exploitation, do Fundo das Nações para a Infância (UNICEF, ), o número de crianças refugiadas e imigrantes que se deslocam sozinhas quintuplicou em 80 países de 2010 a 2017. Essa informação dialoga com o tema da Unidade 3, que discute os direitos à educação, à proteção, à segurança e à presença da família garantidos pela Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU, 1989), além de explicitar a responsabilidade das famílias e dos governos a esse respeito. Nesta unidade, contudo, o cerne da discussão encontra-se em situações de ameaça à paz e no acolhimento de refugiados e imigrantes.
As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com as Ciências Humanas. Destaca-se a relação transversal que os temas estabelecem com os conteúdos de anos anteriores e posteriores, como acontece em relação à habilidade ê éfe zero cinco agá ih zero quatro – Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos – , estabelecida pela Bê êne cê cê para o 5º ano de História e com o contexto histórico, em especial, do pós-Segunda Guerra Mundial aos dias atuais, previsto para o 8º ano em Geografia e o 9º ano em História.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: notícia de jornal e relato histórico oral.
Tema: importantes eventos do passado.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos notícia de jornal e relato histórico oral;
- refletir sobre eventos significativos do passado.
Respostas e comentários
As imagens das páginas de abertura apresentam fotos de lugares que sofreram impactos de diferentes guerras. Elas foram escolhidas porque suscitam reflexões diretamente relacionadas ao tema da unidade, inclusive pela transformação drástica dos lugares antes e depois das guerras que os atingiram. Por sua vez, o título da unidade estabelece uma relação intertextual com o romance Guerra e paz, do escritor russo Liev Tolstói. Tanto as imagens como a referência ao livro serão exploradas na seção Pit stop, mas você, , pode avaliar a conveniência de propor um debate inicial para introduzir o tema e ativar os conhecimentos prévios dos estudantes. professor ou professora
Com o trabalho desenvolvido na unidade, buscamos estimular o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, com vistas ao respeito mútuo e à promoção dos direitos humanos, acolhendo e valorizando a multiplicidade e a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. Ademais, esta unidade está em consonância com o Decreto no 7 037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos, e atende às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2012).
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- ét dis ímages ênd dê .
II.
III.
a. Relacionem as imagens e três aos seguintes fatos históricos:
A o primeiro computador, criado em 1946.
B a explosão de uma bomba atômica no Japão, em 1945.
C o primeiro voo do Number 9, dirigível de Santos Dumont, em 1903.
- Vocês já tinham ouvido falar sobre esses fatos? Por que eles são significativos para a humanidade?
c. De qual ou quais outros fatos históricos vocês se lembram? Onde vocês conseguiriam ter mais informações sobre ele ou eles?
- dis .
- Relacione as manchetes com os fatos retratados na questão 1.
- Relacione as manchetes com os fatos retratados na questão 1.
TORONTO DAILY STAR. Toronto, 8 agosto 1945.
II.
THE CALGARY HERALD. Calgary, 1 novembro1946.
III.
THE NEW YORK HERALD. Nova York, 24 junho 1903.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
1a A: Imagem três
1a B: Imagem dois
1a C: Imagem um
1b Respostas pessoais.
1c Respostas pessoais.
Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade e sobre o gênero notícia.
2 professor ou professora, as manchetes estão em dimensão suficiente para o desenvolvimento da atividade.
2a um: imagem dois
2a dois: imagem três
2a três: imagem um
Time to think
Objetivo da seção
Dar continuidade às reflexões, iniciadas nas páginas de abertura, sobre alguns acontecimentos que marcaram a história mundial nos séculos vinte e vinte e um.
As imagens selecionadas para a seção objetivam estimular a reflexão sobre importantes marcos históricos que foram noticiados por jornais e revistas. Assim, busca-se ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade, de fórma a permitir o engajamento ativo na construção de sentidos dos textos trabalhados nessa unidade.
As questões propostas motivam uma reflexão mais específica sobre fatos históricos importantes do século vinte – tanto positivos, como a invenção do avião, quanto negativos, como a bomba atômica no Japão – para, em seguida, centrar-se nas guerras mais recentes, na crise de refugiados e nos impactos diretos desses acontecimentos para os habitantes dos países afetados.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- ( ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
- ( ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
- De onde essas manchetes foram retiradas?
c. Onde podemos ler textos como esses nos dias de hoje?
- dê .
- Como uma pessoa pode se manter informada sobre o que está acontecendo em sua cidade ou país?
- Sobre quais assuntos vocês leem com frequência? Deem quantas respostas desejarem. Consultem um dicionário impresso ou ôn-, caso tenham dúvidas sobre alguma palavra.
- cíti
- cûltiur
- eduqueichion
- enváironment
- fémili
- guêimis
- míusic
- Onde vocês costumam ler sobre esses assuntos?
II.
III.
- Que fatos são mostrados pelas imagens?
- Quais foram os impactos desses fatos na vida dessas pessoas?
c. O que vocês sabem sobre o lugar onde esses fatos ocorreram?
Respostas e comentários
2b Resposta esperada: dos jornais em que foram publicados.
2c Respostas pessoais. Respostas possíveis: em jornais e revistas impressos ou digitais e em sites da internet.
Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o gênero notícia.
3a Resposta esperada: por meio de jornais impressos ou on-line, de sites da internet, de noticiários de rádio ou televisão etcétera
3b Respostas pessoais.
3c Resposta pessoal.
Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
4a Resposta esperada: uma guerra e pessoas que fogem dela (refugiados.
4b Resposta pessoal.
4c Resposta pessoal.
As questões 4 e 5 possibilitam a contextualização de uma das áreas geográficas atingidas por esses conflitos e favorecem a localização no mapa (cujas fronteiras do Oriente Médio baseiam-se em í bê gê É, 2016) de alguns dos países que mais sofreram com guerras nos últimos anos. Buscou-se, ainda, introduzir o tema de maneira direta e explorar imagens e manchetes, características de um dos gêneros da esfera jornalística que será trabalhado na unidade: a notícia.
5.
6. Náu ét ímage ênd ensser dê .
- O que essa imagem representa?
b. Qual é a relação existente entre essa imagem e as fotos da questão 4?
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- .
- Que veículo de comunicação publicou essa notícia?
- Que assuntos estão relacionados a essa manchete?
- Qual é a função de uma manchete? Que características ela costuma ter?
Respostas e comentários
Objetivos da questão 5: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
5: Syria
Objetivos da questão 6: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
6 professor ou professora, esta bandeira tem caráter ilustrativo.
6a Resposta pessoal. Resposta possível: representa a Síria e as pessoas que estão deixando o país em função da guerra.
6b Resposta esperada: as imagens representam algumas das consequências da guerra na Síria, que levou milhões de pessoas a abandonarem o país e buscarem abrigo em outros lugares.
Pré-leitura
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o gênero notícia.
1a Resposta esperada: o jornal irlandês Independent.ie.
1b Resposta esperada: a situação dos imigrantes, que têm fugido de seus países em busca de abrigo e proteção; os meios pelos quais essas pessoas têm viajado/fugido.
1c Respostas esperadas: despertar o interesse do leitor para a notícia ou reportagem; normalmente é curta e destaca dados importantes de um acontecimento.
professor ou professora, para a realização da questão 5 pode ser necessário apresentar algumas informações sobre a Síria, como o nome da capital, Damasco, sua localização no Oriente Médio e a imagem da bandeira, adotada oficialmente em 1980.
Considerando que os estudantes possam ter discutido sobre guerras em outros contextos, talvez seja necessário avaliar mais detalhadamente a diversidade de conhecimentos da turma e a pertinência de aprofundar algumas discussões. Também convém observar se, em sua turma, há refugiados, imigrantes ou alguém que conheça pessoas nessas situações. Para esses casos, pode ser necessário, sob sua avaliação, ter diferentes cuidados ao longo da unidade.
Para ler
Caso queira se aprofundar nos temas abordados na unidade, indicamos a obra de Hobsbawm (1995) sobre o século vinte e as publicações do Unicef (2017b) sobre a crise de refugiados.
Reading
Objetivo da seção
Construir sentidos por meio da interação com textos verbo-visuais do gênero notícia.
Task 1
Para ativar o conhecimento prévio em Before reading solicita-se a leitura da manchete e da legenda da imagem na notícia que consta em Read to learn. Esse procedimento facilita a formulação de hipóteses sobre o conteúdo do texto.
professor ou professora, se considerar relevante para sua turma, apresente fotos retiradas de jornais em língua portuguesa. Após explorarem as imagens, os estudantes manifestam quais são suas hipóteses sobre as notícias que acompanham as fotografias. Por fim, eles leem as notícias e constatam se suas hipóteses são ou não verdadeiras.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero sete éle ih zero seis) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
- ( ê éfe zero sete éle ih zero sete) Identificar a informação ou as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
- ( ê éfe zero sete éle ih zero oito) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
-
- Como vocês imaginam que seja uma viagem como a descrita na legenda? Vocês viajariam dessa fórma? Por quê?
- Na sua opinião, por que essas pessoas fizeram uma viagem assim?
- Que informações vocês imaginam que serão apresentadas na notícia em que essa imagem aparece?
- dê níus dis ín :
- identificar o propósito do texto;
- verificar características de notícias.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Migrants in six boats rescued in Mediterranean
December 31, 2017 8:01 AM
Spain’s maritime rescue service said it has saved 177 migrants from six boats attempting to cross the Mediterranean.
The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane, the service said. Thousands of migrants and refugees attempt the perilous crossing from Africa in the hopes of reaching European shores each year. They are often packed by human traffickers into small boats unfit for the open sea.
AP
ASSOCIATE PRESS. Migrants in six boats rescued in Mediterranean. Independent.ie, 31 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/nXilx8. Acesso em: 18 abril 2022.
minins
- dê níus .
- uót ís dê ? téquisti
- clôuse atenchãn fãrst óf dê téquisti ênd
- uér ít .
- rú uas .
- uai ít .
Respostas e comentários
2 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio, refletir sobre o tema da unidade e formular hipóteses sobre o texto.
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; comprovar hipóteses; identificar informações explícitas e características do gênero notícia.
1a Resposta esperada: imigrantes foram resgatados pela marinha espanhola no Mediterrâneo enquanto tentavam chegar à Europa.
1b um: Resposta esperada: no Mar Mediterrâneo.
1b dois: Resposta esperada: o serviço de resgate da marinha espanhola e os imigrantes.
1b três: Resposta esperada: os imigrantes estavam tentando cruzar o Mediterrâneo em botes.
Entretanto, há um caminho mais rápido para abordar a fórma como nos aproximamos de um texto jornalístico: fazendo perguntas diretas. Questione os estudantes sobre aquilo que os atrai, em primeiro lugar, quando têm oportunidade de ler um jornal (impresso ou digital), como decidem o que vão ler e por que agem dessa fórma.
Uma notícia curta foi selecionada para o trabalho em Read to learn. Embora se trate de um texto da esfera jornalística, ele não apresenta vocabulário ou organização gramatical complexos para os estudantes, possibilitando, portanto, que as principais características do gênero e o tema sejam explorados de fórma direta e fluida. Consideramos relevante para os estudantes do 7o ano o contato com textos dessa natureza, que circulam socialmente e podem ser acessados com facilidade.
Em Constructing meanings, as questões prosseguem com a discussão sobre o impacto das guerras e a situação urgente dos refugiados e imigrantes que tentam escapar a qualquer custo de seus países em guerra, muitas vezes arriscando a própria vida para isso.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero sete éle ih zero nove) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
- ( ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
- dê bést . téquisti
- rráu mêni uêr ôn dê ?
- dê uêr bái
- dê iispénish .
- ei bôrder .
- ênd mêik óf tiú rriich
- . eijia
- . Iuróp
- rráu mêni uêr ôn dê ?
- métch óf informeichion ít . tiú
- uót dê iispénish saíd ít .
- dê óf ênd rú tiú cróss .
- dê fór pípou ôn dê .
4.
Versão adaptada acessível
Atividade 4.
Pay close attention to the words "attempt", "perilous" e "reaching" in the sentence below and choose the option with the most appropriate meaning for each one of them.
“Thousands of migrants and refugees attempt the perilous crossing from Africa in the hopes of reaching Europe each year.”
- tchu du ; ; .
b. iuse ; ; fãni .
tésqui tchu
bifór rídin
- dê .
- Na opinião de vocês, qual é a principal diferença entre “imigrante” e “refugiado”?
- Quais podem ser os desafios para uma pessoa que, ao fugir de uma situação de pobreza extrema ou guerra, precisa recomeçar a vida em outro país?
- Vocês já tiveram contato com algum estrangeiro no Brasil? Como e onde foi essa experiência? O que acham que mais impressiona um estrangeiro quando chega ao Brasil?
- ét dê rédilaini ênd ét dê ímage ín dê níus ín . ríd tchu lârn dên dê .
- Qual é a relação entre a manchete da notícia e a imagem?
- Quem é o adolescente na foto?
- Que informações vocês esperam encontrar na notícia?
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto
2a: um
2b: dois
2c: dois
Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.
3a: três
3b: um
3c: dois
Objetivos da questão 4: inferir o sentido de palavras no texto e identificar fórma e uso do past continuous.
4: a
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.
1a Resposta possível: um imigrante é uma pessoa que sai de seu país para viver em outro; um refugiado é um imigrante que sai de seu país em razão de conflitos ou outras situações que colocam sua vida em risco.
1b Resposta possível: aprender uma nova língua, encontrar um lugar para morar, conseguir trabalho, adaptar-se a uma nova cultura, ficar distante de parentes e amigos etcétera
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
2a Resposta esperada: a imagem retrata o momento no qual o adolescente recebeu a premiação mencionada na manchete.
2b Resposta esperada: um garoto sírio.
2c Resposta pessoal.
Há também um trabalho com as características do gênero discursivo, além de uma reflexão sobre vocabulário e o sentido do past continuous no texto. O trabalho com esse tempo verbal será retomado em Language in action.
Task 2
Ampliando as reflexões sobre a temática dos refugiados e o gênero discursivo, a subseção Read to learn apresenta outra notícia. Como os estudantes já estão familiarizados com o gênero discursivo, o texto inclui mais variedade de informações e de recursos estilísticos do gênero notícia, além de ser mais longo e proporcionar um trabalho mais detalhado.
Em Before reading, há questões mais complexas sobre a condição de refugiado e de imigrante e algumas de suas consequências, como o choque cultural, além de questões sobre as características do gênero.
- dê níus dis ín :
- informar-se sobre a situação de refugiados e imigrantes;
- identificar características de notícias.
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2
The Washington Post | December 4, 2017
Syrian boy who started school
for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize
By Valerie Strauss
A Syrian teenager who started a school for refugees when he was 12 years old was awarded the International Children’s Peace Prize, given annually to a child who fights for the rights of other children.
Mohamad Al Jounde, who is now 16, received the prize at a ceremony on Monday in the Netherlands from Malala Yousafzai [...]
The teenager was forced to flee his homeland because of the brutal Syrian civil war and started a school in a refugee camp in Lebanon. This is his story, taken from the prize’s website: “Mohamad, 16 years old, grew up in Syria, but fled for Lebanon when life became too dangerous at home. Like thousands of other refugee children in the country, he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation. Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. At the age of 12 already, he was teaching Math and Photography. Now 200 children access here their right to an education. Mohamad helps children to heal, learn and have fun with games and photography. He is a natural storyteller, raising awareness about the challenges refugee children face by bringing their stories to a wider audience.”
[…]
STRAUSS, V. Syrian boy who started school for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize. The Washington Post. Washington, D.C., 4 2017. dezembro
minins
- dê ímage ênd ensser dê .
- rú ár dê pípou ín dê ? Piquitchãr
- uér ár dei ? fróm
- did dê ?
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal e identificar informações explícitas no texto.
1a Resposta esperada: Mohamad Al Jounde e Malala Yousafzai.
1b Resposta esperada: Síria e Paquistão, respectivamente.
1c Resposta esperada: em 4 de dezembro (de 2017).
O trabalho com a manchete e a imagem da notícia em Read to learn possibilita novas reflexões e discussões, assim como o levantamento de hipóteses sobre o conteúdo do texto.
Em Constructing meanings, as questões chamam a atenção para a temática que se amplia e a perspectiva de que, apesar de enfrentar situações perigosas e difíceis, os refugiados e imigrantes podem ser agentes de transformação na luta pela paz e na reconstrução de seus países. Novamente, a importância de assegurar o direito à educação a todas as crianças emerge de fórma explícita. Caso julgue oportuno, retome brevemente algumas imagens e textos da Unidade 3, a fim de discutir o texto sob a perspectiva dos direitos da criança.
- dê fãrst óf dê níus ênd métch questchion . ensser
- uót ?
- uai did ít ?
- uót ís dê óf ?
- rú ís dê ? abáuti
- .
- na internéchional .
- bicós fór uas .
- tiú rú fór dê óf ódêr .
- dê bést níus . dên iór fróm dê . téquisti
- rráu ôld uas morraméd au jounde dê uas ?
- sikstin
- ín uítch kãntri did dê ?
- ín dê néderlends
- ín síria
- dê fór uas
- réfiudji ín .
- . cíti
- rráu ôld uas morraméd au jounde dê uas ?
- dê níus .
- ís dê rédilaini óf níus óf informeichion ín dê ? téquisti iór . ensser
- uót ís dê óf níus ?
- dê fróm dê fórth ênd ensser dê .
“He is a natural storyteller, raising awareness about the challenges refugee children face by bringing their stories to a wider audience.”
- uót ár dê bái dê ín dê ? téquisti
- .
- dê . kãntri
- .
- lívin réfiudji .
- .
- fuudi ét dê .
II. ín iór rú ís dê “ ”?
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).
2a: dois
2b: três
2c: quatro
2d: um
Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.
3a: dois Resposta esperada: “Mohamad Al Jounde, who is now 16
3b: um Resposta esperada: “[…] at a ceremony on Monday in the Netherlands
3c: um Resposta esperada: “[…] [he] started a school in a refugee camp in Lebanon.”.
Objetivos da questão 4: inferir o interlocutor ao qual se dirige o texto; identificar características composicionais do gênero notícia; compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e fazer inferências.
4a Resposta esperada: sim, pois as informações anunciadas na manchete são explicadas detalhadamente ao longo do texto.
4b Resposta esperada: para leitores do jornal The Washington Post que buscam se informar sobre assuntos relacionados a refugiados e imigrantes.
4c um: Leaving school; leaving the country; living in a refugee camp; facing dangerous situations.
4c dois: Resposta pessoal. Resposta possível: outros países e pessoas que possam ajudar as crianças refugiadas.
- áfter rídin dê níus , ít ís tiú
- dê uai tiú . kãntri
- dê óf ênd ín . kãntri
- sâm hád tiú .
- dê présânt ín dê níus .
- dê lenguadji iuzed ís
- ênd .
- ênd .
- dê mein níus ís tiú
- .
- ôn .
- dê lenguadji iuzed ís
6. clôuse atenchãn ín dê ênd métch . minins
Versão adaptada acessível
Atividade 6.
Pay close attention to the expressions "fled for", "set out", "raising awareness about" e "enables" in the fragments below and match them to their respective meanings.
- “, , ôld âpí ín , síria bãt fór
- sét fór ín dê .”
- “ , istóri teller abáuti dê réfiudji
- “ dê óf dê dét dê
- .
- . tiú
- .
- ít . fór
think a lítol mór
- dê .
- Que informações novas os textos na seção rídin ( tésks e ) apresentaram a vocês?
- Na opinião de vocês, além de conflitos civis e guerras, quais outros motivos podem levar pessoas a saírem de seu país?
- Qual seria a melhor fórma de acolher essas pessoas que buscam refúgio em outros países? Justifiquem sua resposta.
- dê ín rídin ( tésks 1 ênd 2) ênd dê .
- Na opinião de vocês, por que as pessoas mencionadas no texto da tesqui uon se dirigiam à Europa e não a outro continente?
- Além do que é mencionado nos textos das tésks e , quais outros desafios vocês acham que refugiados e imigrantes enfrentam?
- Algumas pessoas acreditam que a chegada de refugiados e imigrantes a seu país pode causar prejuízos. Após ler o texto da , tésqui tchu qual é a opinião de vocês sobre esse assunto?
Respostas e comentários
4d:
Objetivo da questão 5: identificar características composicionais e estilísticas do gênero notícia.
5a: um
5b: um
Objetivo da questão 6: inferir o sentido de palavras ou expressões no texto.
6a: dois
6b: três
6c: um
6d: quatro
Pós-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema e o gênero dos textos e relacioná--los com a experiência pessoal.
2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: refletir criticamente sobre o tema e o gênero dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.
Think a little more
Nas questões de Think a little more, sugerimos aprofundar a reflexão sobre a situação e a realocação dos refugiados e imigrantes, bem como sobre os modos de acolhê-los, inclusive no Brasil. Recomendamos que você, , esteja professor ou professora à possibilidade de reprodução de discursos discriminatórios em relação a imigrantes e refugiados no Brasil, a fim de questionar a lógica do preconceito e motivar uma reflexão mais profunda e uma atitude mais acolhedora. Se possível, estimule os estudantes a responder e debater em língua inglesa.
Para ler
professor ou professora, há muitas pesquisas sobre o discurso jornalístico. Caso sinta a necessidade de conhecer mais sobre esse assunto e sobre o gênero notícia, recomendamos a leitura de Charaudeau (2006), Bonini e outros (2014). Para possibilidades de uso da notícia no ensino de línguas, incluindo atividades interdisciplinares, indicamos Faria e Zanchetta (2005) e Barros e Storto (2017).
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór lissenin
- dê .
- O que vocês sabem sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)? Caso considerem que sabem ainda pouco sobre esse assunto, busquem informações em bibliotecas, na internet ou com colegas de outros anos que já tenham estudado esse tópico em História.
- As imagens a seguir estão relacionadas ao relato histórico oral que vocês vão ouvir. Vocês sabem qual fato da Segunda Guerra Mundial é retratado nessas imagens? O que vocês sabem sobre ele? O que vocês imaginam que aconteceu?
II.
III.
- lúqui ét ímage ih ênd ensser dê .
- Qual é o sentido do termo “!” no cartaz , publicado originalmente nos Estados Unidos? um
- Quem o homem da imagem representa?
- Considerando o contexto apresentado até aqui, o relato que vão ouvir narra um episódio do conflito entre quais países?
- dê .
- O relato apresentado na seção tiú , lêrn cujo título é “ óf iroshíma ”, foi feito por . Considerando que a palavra destacada é a junção de cetisuko turlou “” e “”, qual pode ser seu significado?
- Analista de fatos.
- Testemunha ocular.
- Considerando as questões anteriores, o que vocês esperam ouvir no relato feito por cetisuko turlou?
- O relato apresentado na seção tiú , lêrn cujo título é “ óf iroshíma ”, foi feito por . Considerando que a palavra destacada é a junção de cetisuko turlou “” e “”, qual pode ser seu significado?
Respostas e comentários
Pré-audição
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
1b Resposta possível: as imagens representam o bombardeio atômico estadunidense às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.
2a Resposta esperada: é uma ameaça ao Japão como o próximo país a ser derrotado pelos Estados Unidos.
2b Resposta esperada: um soldado estadunidense na guerra.
2c Resposta esperada: Estados Unidos e Japão.
Objetivos da questão 3: inferir significado de palavra usada no texto e formular hipóteses.
3a: dois
3b Resposta pessoal.
Listening
Objetivo da seção
Expandir os conhecimentos sobre o gênero relato histórico oral na compreensão auditiva.
A seção se organiza em torno da compreensão oral do gênero relato histórico oral, cuja produção será requisitada em Speaking. As atividades de Before listening buscam, com base na leitura de imagens, a construção do contexto histórico do áudio que será trabalhado na seção. O tema central é o bombardeio da cidade japonesa de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Uma dessas imagens é um documento histórico: um cartaz oficial das fôrças armadas estadunidenses, produzido à época, com uma ameaça ao Japão como o próximo país a ser atacado pelos Aliados. A leitura dessa imagem talvez necessite de sua orientação para que os estudantes consigam construir significados, pois, nesse nível de aprendizado, talvez ainda não tenham sido apresentados aos fatos que propomos para discussão. Será necessário explicar à turma que o Japão foi o último país integrante do Eixo a se render e que o fez apenas após as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, enquanto a Itália se rendera em 1943 e a Alemanha, em maio de 1945.
Habilidades desenvolvidas em Listening
- ( ê éfe zero sete éle ih zero três) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
- ( ê éfe zero sete éle ih zero quatro) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
- rístori dis ín :
- relacionar o assunto aos textos lidos na unidade e à história contemporânea;
- identificar características de relatos históricos orais.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Relato histórico oral - Partes um e dois
Título: Eyewitness Account of Hiroshima Bombing
Data: 30/10/2017
Fonte: National Post
EYEWITNESS account of Hiroshima bombing. []: sem local National Post, 2017. Son., color.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
minins
- rístori ênd dê bést .
- rráu ôld uas dê event happened?
- . ôld
- . ôld
- ín uítch uas ?
- séventh .
- êigth
- uót uas ôn dê óf dê ?
- , és mêni ódêr . uêr
- friendis fróm .
- ét dét , táime uas lãrnin rráu
- tiú óf fór rôum . iuse
- ei .
- uér uas ét dê dê uas ?
- ét . rôum
- ét dê .
- uér did istóri ?
- ín .
- ín dê Iunáited .
- rráu ôld uas dê event happened?
- dê dét bést dê . dên rístori tiú iór .
- “ ai uás ei espaço para resposta .”
- stúdent
- uas espaço para resposta ín dê vár
- ai uás [] tiú espaço para resposta rráu .”
- lêrn
- titchi
- “[] ei -- ôld uas lãrnin espaço para resposta tóp .”
- tiú âpí
- “ ai uás ei espaço para resposta .”
Respostas e comentários
Audição
Compreensão auditiva
Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas no texto e fazer inferência.
1a: um
1b: dois
1c: um
1d: dois
1e: dois
1f: um
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.
2a: dois
2b: um
2c: um
2d: um
Em Listen to learn, os estudantes são instruídos a ouvir fragmentos de um relato histórico oral em que uma sobrevivente do ataque atômico a Hiroshima conta o que estava fazendo no dia do acontecimento. Nesse momento, espera-se que eles já estejam familiarizados com a temática da unidade e, sobretudo, com as diversas consequências que as guerras podem acarretar à vida das pessoas. É possível, no entanto, que não tenham conhecimento prévio sobre o bombardeio atômico no Japão, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. Sugerimos avaliar a necessidade de explicar que as bombas atômicas foram lançadas sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945 e sobre Nagasaki em 9 de agosto do mesmo ano. Entre as consequências desses ataques está a morte de mais de 300 mil pessoas. Posteriormente, por causa dos altos índices de radiação no ar e na água, mais milhares de pessoas morreram e outras milhares sofreram com os efeitos da radiação por toda a vida. É importante aproveitar esse momento para discutir o evento do ponto de vista ético, visando à construção de uma consciência favorável à busca da resolução pacífica de conflitos entre pessoas e países e, mais especificamente, contrária à utilização de armas atômicas em qualquer circunstância.
Em Constructing meanings, o conteúdo do relato histórico oral é explorado com o intuito de favorecer a compreensão dos estudantes. Os áudios são curtos e, embora tenham um vocabulário complexo em alguns momentos, as questões buscam atenuar possíveis dificuldades.
3. rístori uan mór táime .
a.
b.
- abáuti dê rístori .
- rú uas fór dê ?
- rú dê .
- ei rú dê istóri .
- dê ís
- ín fãrst .
- na - tãrd .
- rú uas fór dê ?
think a lítol mór
- uót iú hév diãst ênd ensser dê .
- O que vocês aprenderam por meio do relato histórico oral? Como ele se relaciona com os textos que vocês leram na seção rídin?
- Vocês conhecem de pessoas que viveram situações de conflito? Se conhecem, contem- no ou nos aos colegas. Se não conhecem, pesquisem sobre pessoas que escaparam de guerras ou de outro tipo de conflito.
- Na opinião de vocês, quais são os grupos que mais sofrem durante situações de conflito? Justifiquem.
- Com base no que vocês estudaram sobre pessoas refugiadas e sobre um ataque atômico, por que a paz no mundo é importante?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- dê níus abáuti dê bói rú fór () .
- Os verbos utilizados no texto da notícia estão predominantemente no
- presente.
- passado.
- Complete a afirmação sobre o texto com a fórma adequada dos verbos entre parênteses.
- Os verbos utilizados no texto da notícia estão predominantemente no
Mohamad (I) espaço para resposta (help) children who (II) espaço para resposta (be) living in difficult circumstances, like him. He (III) espaço para resposta (face) great difficulties in opening a school for refugees. There he (IV) espaço para resposta (teach) Math and photography.
Respostas e comentários
3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: compreender globalmente o texto.
Objetivo da questão 4: identificar características composicionais do gênero relato histórico oral.
4a: um
4b: um
Pós-audição
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.
Objetivo da questão 1: identificar características composicionais e estilísticas do gênero notícia.
1a: dois
1b: um - helped; dois - were; três - faced; quatro - taught
Think a little more
Nesta subseção, o item 1b pode despertar a curiosidade dos estudantes e abrir espaço para uma pesquisa sobre outros acontecimentos marcantes na história mundial.
Para ler
Caso queira ampliar a reflexão sobre o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki, sugerimos o trabalho com filmes sobre a temática. Para ler mais sobre o episódio, sugerimos Silva e outros (2015).
Language in action
Objetivo da seção
Refletir sobre aspectos linguísticos relativos ao gênero notícia e praticar o uso do past simple, do past continuous e de connectors.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- ( ê éfe zero sete éle ih um cinco) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares ( fórmas no passado), preposições de tempo () e conectores (, entre outros).
- ( ê éfe zero sete éle ih um oito) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
2. dê rédilaini ênd óf dê níus . dên ít dê pést fórm óf dê ín dê . bóx
be culminate start end be force have know pick up start
“I (I) espaço para resposta people who (II) espaço para resposta harder lives than me” – the Syrian refugee child who (III) espaço para resposta a school
For Mohamad Al Jounde, now 16, the problem (IV) espaço para resposta chronic – (V) espaço para resposta to flee from his home country, out of school, no money, nowhere to go, nothing to do. When he (VI) espaço para resposta a camera for the first time in a refugee camp in Lebanon, it (VII) espaço para resposta a chain of events that (VIII) espaço para resposta with him opening a school in a camp when he (IX) espaço para resposta 12, and (X) espaço para resposta with Malala Yousafzai presenting him with an award. Life comes at you fast.
STRAUSS, V. Syrian boy who started school for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize. The Washington Post. Washington, D.C., 4 2017. dezembro
3. dê óf dê níus ênd ensser dê .
“The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane .” (p. 101)
“Despite the dicult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp.” (p. 103)
- Os eventos narrados nos exemplos pertencem a que tempo?
- Futuro.
- Passado.
- Presente.
- Quais desses eventos são ações em progresso?
- bílti réfiudji .”
- “ dê óf dê uas
- “ dê uas lívin ín
4.
get have teach
Taking photographs (I) espaço para resposta a profound effect on the children Mohamad (II) espaço para resposta “The kids from Syria in the camps don’t like to talk and don’t know how to express themselves or tell us about what they’ve been through,” he says. “Photography helps them show us where they live and how they live in more detail – and there are children who only take pictures of people they really trust.” If they showed Mohamad pictures of a particular person, they would get in touch with them and consult with them about the child’s welfare, making sure both adult and child (III) espaço para resposta proper support.
NIANIAS, H. ‘I knew people who had harder lives than me’ – the Syrian refugee child who started a school. The Guardian. Londres, 22 2017. dezembro
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: praticar usos e fórmas do past simple.
2: um - knew; dois - had; três - started; quatro - was; cinco - forced; seis - picked up; sete - started; oito - ended; nove - was; dez - culminated
Objetivo da questão 3: identificar fórma e uso do past continuous.
3a: dois
3b:
Objetivo da questão 4: praticar usos e fórmas do past simple e do past continuous.
4: um - had; dois - was teaching; três - were getting.
Na questão 2, são trabalhados os verbos no past simple, retomando o conteúdo estudado nas unidades anteriores que é pertinente aos gêneros focalizados nesta unidade. Para tanto, são utilizados a manchete e um fragmento de uma notícia. As questões 4 e 5 contrastam o past simple e o past continuous, e a última questão da seção propõe a prática do uso dos conectores com base em outros trechos da notícia trabalhada. , é importante ajudar os estudantes a perceber os sentidos sinalizados pelos conectores, pois a conscientização sobre seu valor semântico tem um papel importante no desenvolvimento não só das habilidades de compreensão, mas também das de produção oral e escrita. professor ou professora
5.
was crossed exploded finished led was cheering was was walking finished went were urging was
Switzerland’s Gabriela Andersen-Schiess ( um) espaço para resposta 37th in the inaugural women’s Olympic marathon at the Los Angeles 1984 Summer Games. However, her refusal to quit the race despite the exhausting conditions and suffering from dehydration ( dois) espaço para resposta to an iconic Olympic moment […].
The way Gabriela ( três espaço para resposta looked like she had risen from the dead. […]
Everyone in the entire LA Coliseum that morning ( quatro) espaço para resposta for her like mad. This ( cinco) espaço para resposta more than finishing a race, this ( seis) espaço para resposta about being the first ever marathon for women after so many years of men saying that women couldn’t do it. No one remembers the name of the winner, but everyone remembers that one runner that (VII) espaço para resposta no matter what. You find out what you’re made of when you see what it takes to stop you. […]
[…] The people ( oito) espaço para resposta her on, and the noise level ( nove) espaço para resposta mind-boggling. When she finally ( dez espaço para resposta the finish line, the crowd ( onze) espaço para resposta with cheers, and the noise level ( doze) espaço para resposta noticeably louder.
TAYLOR, S. The Most Incredible Final Lap in Olympic Marathon History: The 1984 Women’s Olympic Marathon. Entertainment Today. Los Angeles, 24 janeiro 2021. Disponível em: https://oeds.link/MZCVF4. Acesso em: 18 2022. abril
6.
and because but either
- “ ai mai ,
- “ sou ai finkin ár :
- “ ai ai cúld mêik mai láife bérer dén ít uas ín , síria
- “ uí fróm diãst êniuán
- espaço para resposta ai ken mêik a bérer
- espaço para resposta ór ai ken .”
- espaço para resposta uí ít tchu bi ei rôum prôujéct.”
- espaço para resposta
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rít dê
Sua tarefa é compor, em pequenos grupos, um relato oral sobre algum acontecimento histórico que você presenciou. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele na seção Listening.
1. bifór pripérin iór rístori , clôuse atenchãn .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Relato histórico oral.
Qual é o tema? Um fato histórico importante.
Qual é o objetivo? Contar um acontecimento importante do passado.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Será apresentada oralmente para os colegas de turma.
Quem participará? Todos os estudantes da turma, organizados em pequenos grupos.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 5: praticar o uso de verbos no past simple e no past continuous.
5: um - finished; dois - led; três - was walking; quatro - was cheering; cinco - was; seis - was; sete - finished; oito - were urging; nove - was; dez - crossed; onze - exploded; doze - went.
Objetivo da questão 6: praticar o uso de conectores.
seis á: quatro - but
6b: dois - either
6c: um - and
6d: três - because
Objetivo da questão 6: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.
Speaking
Objetivo da seção
Expandir os conhecimentos sobre o gênero relato histórico oral por meio da produção oral.
Nessa seção, solicita-se aos estudantes que produzam um relato histórico oral a ser apresentado aos colegas de turma. Recomenda-se que o trabalho seja realizado em pequenos grupos. A proposta compreende a apresentação do relato de um acontecimento histórico que tenha sido presenciado pelos estudantes ou sobre o qual eles tenham aprendido em outras disciplinas ou por meio de textos jornalísticos ou acadêmicos. Cabe destacar a importância da pesquisa para obter informações confiáveis, de modo que os relatos produzidos contribuam para a ampliação dos conhecimentos da turma.
Habilidades desenvolvidas em Speaking
- ( ê éfe zero sete éle ih zero cinco) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
- ( ê éfe zero sete éle ih um zero) Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
túlbóks
- Fólou dis . istépis dei uil iú iór rístori .
- Escolham um fato histórico que vocês queiram relatar. Por exemplo, um fato recente que vocês tenham vivenciado ou sobre o qual tenham tomado conhecimento, mesmo que apenas pelos meios de comunicação, ou outro acontecimento pelo qual vocês tenham interesse.
- Ainda que vocês tenham vivenciado o fato escolhido para o relato, é importante pesquisar sobre ele para não dar informações erradas. Procurem livros na biblioteca, peçam ajuda ao professor de História ou Geografia e ou ou pesquisem em sáites confiáveis.
- Pensem em quais podem ser os detalhes e as informações relevantes de seu relato. Façam uma lista com base nos seguintes itens.
- O que aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Por que aconteceu?
- Quais foram as consequências?
- Por que é um fato histórico marcante?
- Como se trata de um acontecimento histórico, será necessário usar tempos verbais do passado. Voltem às seções ôn das unidades anteriores para relembrarem as fórmas e os usos do pést e consultem a seção ôn desta unidade para estudar o pést .
- Façam uma primeira versão escrita do roteiro do que vão apresentar, organizando as informações e os acontecimentos da maneira que melhor se adequar ao que vocês pretendem relatar. Lembrem-se de que, apesar de o relato ser oral, vocês podem seguir o roteiro durante a apresentação, se necessário.
- Ensaiem a apresentação com os colegas. Troquem ideias com eles e modifiquem o que acharem necessário. Esse pode ser um bom momento para praticar a pronúncia das palavras, a entonação e o ritmo das frases.
stép Bék
- áfter iór ’ , fidbék íf iór rístori :
- contém as informações fundamentais relacionadas ao fato histórico que escolheram;
- apresenta o motivo de vocês terem escolhido esse fato.
- álsou : íf
- a pronúncia de vocês está compreensível;
- o relato foi elaborado adequadamente em inglês, incluindo o uso apropriado de pést .
3. Náu ít ís présânt iór rístori .
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e as características estilísticas do relato histórico oral e preparar uma versão inicial do texto.
Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do roteiro do relato histórico oral.
Objetivo da questão 2: revisar os elementos da realização do relato histórico oral.
Objetivo da questão 3: apresentar a versão final do relato histórico oral.
Caso julgue pertinente, essa pode ser uma oportunidade para relembrar os conteúdos gramaticais trabalhados nas unidades anteriores e estimular os estudantes a utilizar, por exemplo, o past simple e o past continuous para elaborar seus relatos. Para que possam utilizar o past continuous, sugerimos que consultem a seção Eyes on grammar ao fim da unidade.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- lúqui Bék ét dê óf () .
- Que relação você pode estabelecer entre essas imagens e os assuntos discutidos nesta unidade?
- As imagens mostram como eram algumas cidades antes e depois de uma guerra. Quais diferenças você pode observar?
- Se você pudesse enviar uma mensagem para as pessoas que vivem em países em guerra, o que você diria? Faça um cartaz com imagens e mensagens de paz. Em seguida, exponha-o no mural da escola.
- Se você pudesse conversar com um refugiado, o que você perguntaria a ele? Por quê?
- O título desta unidade é “”, uar end pice que também é o nome de um livro. Pesquise sobre esse livro e relacione-o com o conteúdo desta unidade.
- Tente encontrar pessoas mais velhas da sua comunidade e peça que lhe falem sobre fatos históricos. Em seguida, compartilhe os relatos de história oral com seus colegas.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- O que você aprendeu sobre a crise de refugiados?
- Após ler a notícia sobre o garoto que fundou uma escola em um campo de refugiados, qual é a importância da educação para nossa vida? Por quê?
- O que você consegue lembrar sobre o relato histórico oral de cetisuko turlou?
d. Desenhe em seu caderno um (
) que represente seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos- compreensão leitora de notícias;
- compreensão auditiva de relatos históricos orais;
- apresentação de relato histórico oral;
- participação ao longo das aulas.
Versão adaptada acessível
Descreva seu desempenho como "muito bom", "razoável" ou "ainda preciso melhorar" em cada um dos seguintes tópicos
- compreensão leitora de notícias;
- compreensão auditiva de relatos históricos orais;
- apresentação de relato histórico oral;
- participação ao longo das aulas.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade, as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane, the service said.”
( página101)
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.
1 Respostas pessoais.
Pit stop
Objetivo da seção
Sintetizar o que foi discutido na unidade e realizar uma reflexão final sobre o tema abordado.
Nesta seção, ao retomar as imagens introdutórias da unidade, pede-se aos estudantes que as relacionem ao tema da unidade e aos textos nela trabalhados, bem como aos seus conhecimentos e suas experiências de vida. Dessa fórma, pode-se consolidar a reflexão realizada ao longo da unidade e proporcionar um momento de troca com os colegas.
Se houver em sua cidade ou região um museu histórico, mesmo que não aborde especificamente as questões historiográficas enfocadas nesta unidade, pode ser interessante organizar uma visita. Caso seja inviável, sugerimos uma visita virtual a museus históricos.
Think it over
Objetivo da seção
Realizar autoavaliação sobre o desempenho nas atividades da unidade.
Sugerimos que observe, nesse momento, a conveniência de propor práticas suplementares para atenuar dificuldades oriundas de diferentes níveis de conhecimento na turma.
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar o uso do tempo verbal past continuous e dos conectores.
, esse é um bom momento para trabalhar as diferenças entre o professor ou professora past simple e o past continuous.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- ( ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
- ( ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
“Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. At the age of 12 already, he was teaching Math and Photography.”
( página103)
“[…] in those days, Japan was losing fast in the war […]. Can you imagine? [A] 13-year-old girl was learning to deal with a top secret. And I learned how to write the messages and how to translate messages.”
( página107; Relato histórico oral - Partes um e dois )
Affirmative form / Forma afirmativa |
Negative form / Forma negativa |
Interrogative form / Forma interrogativa |
---|---|---|
I/He/She/It was living in difficult circumstances. |
I/He/She/It was not/wasn’t living in difficult circumstances. |
Was I/he/she/it living in difficult circumstances? |
You/We/They were living in difficult circumstances. |
You/We/They were not/weren’t living in difficult circumstances. |
Were you/we/they living in difficult circumstances? |
• O pést é usado para: – descrever uma ação em andamento em determinado momento do passado; – descrever o contexto de uma história passada, expressando relações de sequência e causalidade; – descrever ações que aconteceram simultaneamente no passado, geralmente usando a conjunção ; huáiol – indicar uma ação em progresso no passado que foi interrompida por outra ação, também no passado.
egzâmpol tchu
“Syrian Mohamad Al Jounde, 16, celebrates after receiving the International Children’s Peace Prize, presented to him by Pakistani activist and Nobel Peace Prize laureate Malala Yousafzai on Dec. 4 in The Hague.”
( página103)
“Mohamad, 16 years old, grew up in Syria, but fled for Lebanon when life became too dangerous at home. he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation. Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. ”
Concession / Concessão |
“Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp.” |
---|---|
Consequence / Consequência |
“[…] he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation.” |
Correlation / Alternância |
I have two options: either I give up or I continue studying. |
Sequence / Sequência |
“Syrian Mohamad Al Jounde, 16, celebrates after receiving the International Children’s Peace Prize […].” |
( página 103)
Respostas e comentários
Para aprofundar os conteúdos presentes nessa sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades complementares de caráter lúdico. Alguns sites apresentam atividades pedagógicas desenvolvidas para enriquecer e estimular o trabalho em torno das temáticas sobre refugiados e imigrantes de países em guerra.
Referências bibliográficas
BARROS, E. M. D.; STORTO, L. J. Gêneros do jornal e ensino: práticas de letramentos na contemporaneidade. volume 1. Campinas: Pontes Editores, 2017.
BONINI, A. et al. Os gêneros do jornal. Florianópolis: Insular, 2014.
BRASIL. Decreto nº 7 037, de 21 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos () e dá outras providências. pê êne dê agá três Diário Oficial: República Federativa do Brasil: Brasília, , Distrito Federal página 17, 22 dezembro 2009
BRASIL. Resolução cê êne Ê/ ci pi nº 1, de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
FARIA, M. A.; ZANCHETTA, J. J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. segunda edição São Paulo: Contexto, 2005.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século vinte (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
í bê gê É. Atlas geográfico escolar. sétima edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.
ONU. Convenção sobre os Direitos da Criança. Genebra: ONU, 1989.
SILVA, F. C. T. et al. Enciclopédia de guerras e revoluções do século vinte – . II: a época dos fascismos, das ditaduras e da Segunda Guerra Mundial (1919-1945). segunda ediçãoSão Paulo: Elsevier, 2015.
UNICEF. A child is a child: Protecting children on the move from violence, abuse and exploitation. Nova York: UNICEF, 2017a.
UNICEF. Uprooted: The growing crisis for refugee and migrant children. Nova York: UNICEF, 2017b.
Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar
- ( ê éfe zero sete éle ih um cinco) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares ( fórmas no passado), preposições de tempo () e conectores (, entre outros).
- ( ê éfe zero sete éle ih um oito) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.