iuniti faiviuar end pice

Fotografia um. Em preto e branco . Vista do alto de cidade francesa no final dos anos 30, com prédios pequenos entre residências. Ao fundo, uma catedral com duas torres à direita.
rãms, na França, antes da Primeira Guerra Mundial.
Fotografia dois. Em preto e branco. Vista geral da mesma cidade francesa, desta vez em meados de 1945. Alguns prédios estão danificados ou em ruínas.
rãms após a Primeira Guerra Mundial.
Fotografia três. Vista geral de uma mesquita com exterior bege, com portas grandes de madeira em arco. À esquerda, local com um dois coretos, um de tamanho médio e outra menor, com telhado cinza arredondado. À frente, uma pessoa em pé, caminhando para frente com blusa cinza de mangas compridas e calça marrom, com objeto da mesma cor na mão direita. O piso do local é de pedra trabalhada em quadrados e retângulos de cores cinza, laranja, amarelo e bege. Há um poste de pedra com três luzes em lanterna do lado direito. No alto, céu azul-claro e nuvens brancas.
Mesquita de umaiadi, em Aleppo, na Síria, antes da guerra civil iniciada em 2011.
Fotografia quatro. Vista geral da mesma mesquita em ruinas sobre o chão e ao fundo, uma torre na vertical em bege e parede com paredes e os dois coretos de teto cinza. Na parte superior, céu azul-claro e nuvens brancas.
Mesquita de umaiadi após a guerra civil iniciada em 2011.
Respostas e comentários

UNIT 5

professor ou professora

Como ampliação do trabalho com os gêneros discursivos da esfera jornalística apresentados na Unidade 1, esta unidade tem como objetivo principal familiarizar os estudantes com notícias da imprensa escrita e relatos históricos orais.

A unidade enfoca acontecimentos históricos dos séculos vinte e vinte e um, em especial conflitos, guerras e suas consequências, e avança nas reflexões acerca dos direitos humanos. É relevante ressaltar que, segundo o relatório A child is a child: Protecting children on the move from violence, abuse and exploitation, do Fundo das Nações para a Infância (UNICEF, ), o número de crianças refugiadas e imigrantes que se deslocam sozinhas quintuplicou em 80 países de 2010 a 2017. Essa informação dialoga com o tema da Unidade 3, que discute os direitos à educação, à proteção, à segurança e à presença da família garantidos pela Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU, 1989), além de explicitar a responsabilidade das famílias e dos governos a esse respeito. Nesta unidade, contudo, o cerne da discussão encontra-se em situações de ameaça à paz e no acolhimento de refugiados e imigrantes.

As atividades propostas promovem a interdisciplinaridade com as Ciências Humanas. Destaca-se a relação transversal que os temas estabelecem com os conteúdos de anos anteriores e posteriores, como acontece em relação à habilidade ê éfe zero cinco agá ih zero quatro – Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos – , estabelecida pela Bê êne cê cê para o 5º ano de História e com o contexto histórico, em especial, do pós-Segunda Guerra Mundial aos dias atuais, previsto para o 8º ano em Geografia e o 9º ano em História.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia cinco. Em preto e branco. Vista geral de local com um prédio governamental grande, com três andares, largo e com dezenas de janelas. Ao centro, na parte superior, cúpula arredondada em preto. Na parte inferior, árvores ao redor.
Edifício da Prefeitura de Hiroshima, no Japão, antes do bombardeio de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
Fotografia seis. Em preto e branco.  Vista geral de local descrito anteriormente em ruínas, com a cúpula apenas com a estrutura metálica, sem vidros e com parte do fundo sem paredes e janelas quebradas.
Edifício da Prefeitura de Hiroshima após bombardeio de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
Fotografia sete. Vista geral de local com um prédio retangular grande com cinco andares, várias janelas e na parte superior, ao centro, parte com ornamentos e bandeira da Ucrânia, azul claro e amarelo, ao centro hasteada. À esquerda, carros estacionados e árvores de folhas verdes.  Perto, pessoas caminhando e passando em frente do local.
Praça da Liberdade, em cárquivi, Ucrânia, antes da invasão russa em 2022.
Fotografia oito. Vista geral do local  descrito anteriormente, com janelas quebradas, e chão coberto de destroços. As paredes em tons acinzentados e pedaços de vidros sobre o chão, à frente. No local, uma pessoa ao centro, vista de costas, em pé de frente para o estabelecimento.
Praça da Liberdade, na Ucrânia, depois da invasão russa em 2022.

Gêneros discursivos: notícia de jornal e relato histórico oral.

Tema: importantes eventos do passado.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos notícia de jornal e relato histórico oral;
  • refletir sobre eventos significativos do passado.
Respostas e comentários

As imagens das páginas de abertura apresentam fotos de lugares que sofreram impactos de diferentes guerras. Elas foram escolhidas porque suscitam reflexões diretamente relacionadas ao tema da unidade, inclusive pela transformação drástica dos lugares antes e depois das guerras que os atingiram. Por sua vez, o título da unidade estabelece uma relação intertextual com o romance Guerra e paz, do escritor russo Liev Tolstói. Tanto as imagens como a referência ao livro serão exploradas na seção Pit stop, mas você, professor ou professora, pode avaliar a conveniência de propor um debate inicial para introduzir o tema e ativar os conhecimentos prévios dos estudantes.

Com o trabalho desenvolvido na unidade, buscamos estimular o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, com vistas ao respeito mútuo e à promoção dos direitos humanos, acolhendo e valorizando a multiplicidade e a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. Ademais, esta unidade está em consonância com o Decreto no 7 037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos, e atende às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2012).

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. ét dis ímages ênd .
Fotografia. Em preto e branco. Vista geral de local aberto, com pessoas passando em charretes, outras em pé. Ao fundo, perto de prédios baixos, com várias janelas, um balão zeppelin na horizontal, de formato alongado e pontudo nas extremidades.

II.

Fotografia. Em preto e branco. Vista geral de local com uma grande coluna de fumaça em formato de cogumelo. Ao fundo, no céu, outras nuvens.

III.

Fotografia. Em preto e branco. À esquerda, um computador grande escuro, com vários botões e fios conectados. À direita, um homem em pé, de frente para o computador, de terno e sapatos escuros.

a. Relacionem as imagens e três aos seguintes fatos históricos:

A o primeiro computador, criado em 1946.

B a explosão de uma bomba atômica no Japão, em 1945.

C o primeiro voo do Number 9, dirigível de Santos Dumont, em 1903.

  1. Vocês já tinham ouvido falar sobre esses fatos? Por que eles são significativos para a humanidade?

c. De qual ou quais outros fatos históricos vocês se lembram? Onde vocês conseguiriam ter mais informações sobre ele ou eles?

Ícone de atividade no caderno.
  1. dis .
    1. Relacione as manchetes com os fatos retratados na questão 1.
Manchete de jornal. Em preto e branco. Título em inglês: Toronto Daily Star. TORONTO, WEDNESDAY, AUGUST eight, nineteen forty-five, thirty PAGES. Na parte inferior, texto: one hundred fifty thousand KILLED BY ATOM BOMB."

TORONTO DAILY STAR. Toronto, 8 agosto 1945.

II.

Manchete de jornal. Em preto e branco. Título em inglês: The Calgary Herald. Texto na parte inferior: An Electronic Brain Is Near Achievement.

THE CALGARY HERALD. Calgary, 1 novembro1946.

III.

Manchete de jornal. Em preto e branco. Título em inglês: M. Santos-Dumont goes in his number nine to breakfast in the Champs-Elysees."

THE NEW YORK HERALD. Nova York, 24 junho 1903.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

1a A: Imagem três

1a B: Imagem dois

1a C: Imagem um

1b Respostas pessoais.

1c Respostas pessoais.

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade e sobre o gênero notícia.

2 professor ou professora, as manchetes estão em dimensão suficiente para o desenvolvimento da atividade.

2a um: imagem dois

2a dois: imagem três

2a três: imagem um

Time to think

Objetivo da seção

Dar continuidade às reflexões, iniciadas nas páginas de abertura, sobre alguns acontecimentos que marcaram a história mundial nos séculos vinte e vinte e um.

As imagens selecionadas para a seção objetivam estimular a reflexão sobre importantes marcos históricos que foram noticiados por jornais e revistas. Assim, busca-se ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade, de fórma a permitir o engajamento ativo na construção de sentidos dos textos trabalhados nessa unidade.

As questões propostas motivam uma reflexão mais específica sobre fatos históricos importantes do século vinte – tanto positivos, como a invenção do avião, quanto negativos, como a bomba atômica no Japão – para, em seguida, centrar-se nas guerras mais recentes, na crise de refugiados e nos impactos diretos desses acontecimentos para os habitantes dos países afetados.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
  1. De onde essas manchetes foram retiradas?

c. Onde podemos ler textos como esses nos dias de hoje?

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Como uma pessoa pode se manter informada sobre o que está acontecendo em sua cidade ou país?
    1. Sobre quais assuntos vocês leem com frequência? Deem quantas respostas desejarem. Consultem um dicionário impresso ou ôn-, caso tenham dúvidas sobre alguma palavra.
      1. cíti
      2. cûltiur
      3. eduqueichion
      4. enváironment
      5. fémili
      6. guêimis
      7. míusic
    1. Onde vocês costumam ler sobre esses assuntos?
Ícone de atividade oral.
Fotografia. Vista geral de local de cidade com prédios com muitas janelas e, na parte superior, grande quantidade de fumaça cinza-escuro indo para o céu. Atrás, morros e céu cinza-claro.

II.

Fotografia. Em local com solo arenoso, em bege, dois homens caminham junto com três crianças. Eles carregam sacos grandes, malas e mochilas. Todos são morenos e têm cabelos escuros. Ao fundo, uma caçamba com muitos sacos dentro, um carro e outros grupos de pessoas caminhando

III.

Fotografia três. Em local com solo cinza, arenoso, com várias tendas arredondadas em cinza em fileira à esquerda e à direita. Ao centro, pessoas perto das tentas à direita e à esquerda, crianças brincando, fazendo uma ciranda. No alto, céu azul-claro, sem nuvens.
  1. Que fatos são mostrados pelas imagens?
  1. Quais foram os impactos desses fatos na vida dessas pessoas?

c. O que vocês sabem sobre o lugar onde esses fatos ocorreram?

Respostas e comentários

2b Resposta esperada: dos jornais em que foram publicados.

2c Respostas pessoais. Respostas possíveis: em jornais e revistas impressos ou digitais e em sites da internet.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o gênero notícia.

3a Resposta esperada: por meio de jornais impressos ou on-line, de sites da internet, de noticiários de rádio ou televisão etcétera

3b Respostas pessoais.

3c Resposta pessoal.

Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

4a Resposta esperada: uma guerra e pessoas que fogem dela (refugiados.

4b Resposta pessoal.

4c Resposta pessoal.

As questões 4 e 5 possibilitam a contextualização de uma das áreas geográficas atingidas por esses conflitos e favorecem a localização no mapa (cujas fronteiras do Oriente Médio baseiam-se em í bê gê É, 2016) de alguns dos países que mais sofreram com guerras nos últimos anos. Buscou-se, ainda, introduzir o tema de maneira direta e explorar imagens e manchetes, características de um dos gêneros da esfera jornalística que será trabalhado na unidade: a notícia.

Ícone de atividade oral.

5.

Mapa. Na parte superior, à direita, foco em globo terrestre com quadrado pequeno em destaque para região entre África e Europa. No canto inferior direito, uma rosa dos ventos com as direções: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: zero, three hundred kilometers. Países: Norte da África: Egyt, e no Oriente médio: Turkey, Syria, Cyprus, Lebanon, Israel, jordan, Iraq, Iran, Kuwait, Saudi Arabia, Bahrain, Qatar, United Arab Emirates, Yemen e Oman.
Ícone de atividade oral.

6. Náu ét ímage ênd ensser .

Ilustração. Bandeira na horizontal, com  faixa na parte superior em vermelho, ao centro em branco e na parte inferior, em preto. Sobre a faixa branca, duas estrelas verde inclinadas para a direita, com silhuetas pretas de pessoas caminhando na frente dela, em movimento para a direita.
  1. O que essa imagem representa?

b. Qual é a relação existente entre essa imagem e as fotos da questão 4?

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que veículo de comunicação publicou essa notícia?
    1. Que assuntos estão relacionados a essa manchete?
    1. Qual é a função de uma manchete? Que características ela costuma ter?
Respostas e comentários

Objetivos da questão 5: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

5: Syria

Objetivos da questão 6: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

6 professor ou professora, esta bandeira tem caráter ilustrativo.

6a Resposta pessoal. Resposta possível: representa a Síria e as pessoas que estão deixando o país em função da guerra.

6b Resposta esperada: as imagens representam algumas das consequências da guerra na Síria, que levou milhões de pessoas a abandonarem o país e buscarem abrigo em outros lugares.

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o gênero notícia.

1a Resposta esperada: o jornal irlandês Independent.ie.

1b Resposta esperada: a situação dos imigrantes, que têm fugido de seus países em busca de abrigo e proteção; os meios pelos quais essas pessoas têm viajado/fugido.

1c Respostas esperadas: despertar o interesse do leitor para a notícia ou reportagem; normalmente é curta e destaca dados importantes de um acontecimento.

professor ou professora, para a realização da questão 5 pode ser necessário apresentar algumas informações sobre a Síria, como o nome da capital, Damasco, sua localização no Oriente Médio e a imagem da bandeira, adotada oficialmente em 1980.

Considerando que os estudantes possam ter discutido sobre guerras em outros contextos, talvez seja necessário avaliar mais detalhadamente a diversidade de conhecimentos da turma e a pertinência de aprofundar algumas discussões. Também convém observar se, em sua turma, há refugiados, imigrantes ou alguém que conheça pessoas nessas situações. Para esses casos, pode ser necessário, sob sua avaliação, ter diferentes cuidados ao longo da unidade.

Para ler

Caso queira se aprofundar nos temas abordados na unidade, indicamos a obra de Hobsbawm (1995) sobre o século vinte e as publicações do Unicef (2017b) sobre a crise de refugiados.

Reading

Objetivo da seção

Construir sentidos por meio da interação com textos verbo-visuais do gênero notícia.

 Task 1

Para ativar o conhecimento prévio em Before reading solicita-se a leitura da manchete e da legenda da imagem na notícia que consta em Read to learn. Esse procedimento facilita a formulação de hipóteses sobre o conteúdo do texto.

professor ou professora, se considerar relevante para sua turma, apresente fotos retiradas de jornais em língua portuguesa. Após explorarem as imagens, os estudantes manifestam quais são suas hipóteses sobre as notícias que acompanham as fotografias. Por fim, eles leem as notícias e constatam se suas hipóteses são ou não verdadeiras.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero sete éle ih zero seis) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero sete) Identificar a informação ou as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • (ê éfe zero sete éle ih zero oito) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
Ícone de atividade oral.
    1. Como vocês imaginam que seja uma viagem como a descrita na legenda? Vocês viajariam dessa fórma? Por quê?
    1. Na sua opinião, por que essas pessoas fizeram uma viagem assim?
    1. Que informações vocês imaginam que serão apresentadas na notícia em que essa imagem aparece?
  1. níus dis ín :
    • identificar o propósito do texto;
    • verificar características de notícias.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Reprodução de página da internet. Na parte superior, menus: INDEPENDENT.IE, NEWS, OPINION, BUSINESS, SPORT, LIFE STYLE, ENTERTAINMENT, TRAVEL, VIDEO, PODCASTS. Selecionado o menu: NEWS. Abaixo, outros menus: Irish News, World News, Local Papers, Environment, Weather. Friday June twenty-nine, two thousand eighteen.

Migrants in six boats rescued in Mediterranean

December 31, 2017 8:01 AM

Spain’s maritime rescue service said it has saved 177 migrants from six boats attempting to cross the Mediterranean.

The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane, the service said. Thousands of migrants and refugees attempt the perilous crossing from Africa in the hopes of reaching European shores each year. They are often packed by human traffickers into small boats unfit for the open sea.

AP

Fotografia. Em alto-mar, um bote inflável com dezenas de pessoas sobre ele. Muitas estão em pé, algumas com colete salva-vidas em laranja. Em segundo plano, céu em tons de laranja e sol à esquerda.
Thousands of migrants and refugees attempt the perilous crossing from Africa in the hopes of reaching Europe each year.

ASSOCIATE PRESS. Migrants in six boats rescued in Mediterranean. Independent.ie, 31 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/nXilx8. Acesso em: 18 abril 2022.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. níus .
    1. uót ís téquisti ?
    1. clôuse atenchãn fãrst óf téquisti ênd
      1. uér ít .
      2. uas .
      3. uai ít .
Respostas e comentários

2 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio, refletir sobre o tema da unidade e formular hipóteses sobre o texto.

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; comprovar hipóteses; identificar informações explícitas e características do gênero notícia.

1a Resposta esperada: imigrantes foram resgatados pela marinha espanhola no Mediterrâneo enquanto tentavam chegar à Europa.

1b um: Resposta esperada: no Mar Mediterrâneo.

1b dois: Resposta esperada: o serviço de resgate da marinha espanhola e os imigrantes.

1b três: Resposta esperada: os imigrantes estavam tentando cruzar o Mediterrâneo em botes.

Entretanto, há um caminho mais rápido para abordar a fórma como nos aproximamos de um texto jornalístico: fazendo perguntas diretas. Questione os estudantes sobre aquilo que os atrai, em primeiro lugar, quando têm oportunidade de ler um jornal (impresso ou digital), como decidem o que vão ler e por que agem dessa fórma.

Uma notícia curta foi selecionada para o trabalho em Read to learn. Embora se trate de um texto da esfera jornalística, ele não apresenta vocabulário ou organização gramatical complexos para os estudantes, possibilitando, portanto, que as principais características do gênero e o tema sejam explorados de fórma direta e fluida. Consideramos relevante para os estudantes do 7o ano o contato com textos dessa natureza, que circulam socialmente e podem ser acessados com facilidade.

Em Constructing meanings, as questões prosseguem com a discussão sobre o impacto das guerras e a situação urgente dos refugiados e imigrantes que tentam escapar a qualquer custo de seus países em guerra, muitas vezes arriscando a própria vida para isso.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero sete éle ih zero nove) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
Ícone de atividade no caderno.
  1. bést téquisti .
    1. rráu mêni uêr ôn ?
    1. uêr bái
      1. iispénish .
      2. ei bôrder .
    1. ênd mêik óf tiú rriich
      1. eijia.
      2. Iuróp.
Ícone de atividade no caderno.
  1. métch óf informeichion ít tiú.
    1. uót iispénish saíd ít .
    1. óf ênd tiú cróss .
    1. fór pípou ôn .
Ícone de atividade no caderno.

4.

Versão adaptada acessível

Atividade 4.

Pay close attention to the words "attempt", "perilous" e "reaching" in the sentence below and choose the option with the most appropriate meaning for each one of them.

Thousands of migrants and refugees attempt the perilous crossing from Africa in the hopes of reaching Europe each year.”

  1. tchu du ; ; .

b. iuse ; fãni; .

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Na opinião de vocês, qual é a principal diferença entre “imigrante” e “refugiado”?
    1. Quais podem ser os desafios para uma pessoa que, ao fugir de uma situação de pobreza extrema ou guerra, precisa recomeçar a vida em outro país?
    1. Vocês já tiveram contato com algum estrangeiro no Brasil? Como e onde foi essa experiência? O que acham que mais impressiona um estrangeiro quando chega ao Brasil?
Ícone de atividade oral.
  1. ét rédilaini ênd ét ímage ín níus ín ríd tchu lârn. dên .
    1. Qual é a relação entre a manchete da notícia e a imagem?
    1. Quem é o adolescente na foto?
    1. Que informações vocês esperam encontrar na notícia?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto

2a: um

2b: dois

2c: dois

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.

3a: três

3b: um

3c: dois

Objetivos da questão 4: inferir o sentido de palavras no texto e identificar fórma e uso do past continuous.

4: a

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto.

1a Resposta possível: um imigrante é uma pessoa que sai de seu país para viver em outro; um refugiado é um imigrante que sai de seu país em razão de conflitos ou outras situações que colocam sua vida em risco.

1b Resposta possível: aprender uma nova língua, encontrar um lugar para morar, conseguir trabalho, adaptar-se a uma nova cultura, ficar distante de parentes e amigos etcétera

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta esperada: a imagem retrata o momento no qual o adolescente recebeu a premiação mencionada na manchete.

2b Resposta esperada: um garoto sírio.

2c Resposta pessoal.

Há também um trabalho com as características do gênero discursivo, além de uma reflexão sobre vocabulário e o sentido do past continuous no texto. O trabalho com esse tempo verbal será retomado em Language in action.

Task 2

Ampliando as reflexões sobre a temática dos refugiados e o gênero discursivo, a subseção Read to learn apresenta outra notícia. Como os estudantes já estão familiarizados com o gênero discursivo, o texto inclui mais variedade de informações e de recursos estilísticos do gênero notícia, além de ser mais longo e proporcionar um trabalho mais detalhado.

Em Before reading, há questões mais complexas sobre a condição de refugiado e de imigrante e algumas de suas consequências, como o choque cultural, além de questões sobre as características do gênero.

  1. níus dis ín :
    • informar-se sobre a situação de refugiados e imigrantes;
    • identificar características de notícias.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 2

The Washington Post | December 4, 2017

Syrian boy who started school

for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize

By Valerie Strauss

A Syrian teenager who started a school for refugees when he was 12 years old was awarded the International Children’s Peace Prize, given annually to a child who fights for the rights of other children.

Mohamad Al Jounde, who is now 16, received the prize at a ceremony on Monday in the Netherlands from Malala Yousafzai [...]

The teenager was forced to flee his homeland because of the brutal Syrian civil war and started a school in a refugee camp in Lebanon. This is his story, taken from the prize’s website: “Mohamad, 16 years old, grew up in Syria, but fled for Lebanon when life became too dangerous at home. Like thousands of other refugee children in the country, he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation. Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. At the age of 12 already, he was teaching Math and Photography. Now 200 children access here their right to an education. Mohamad helps children to heal, learn and have fun with games and photography. He is a natural storyteller, raising awareness about the challenges refugee children face by bringing their stories to a wider audience.”

[…]

Fotografia. Em um palco, à esquerda, uma jovem vista da cintura para cima. De cabelos pretos para a esquerda, com véu amarelo sobre a cabeça e ombros e de vestes longas em azul. Ela olha para a direita, batendo palmas e ao lado dela, um homem visto da cintura para cima. Este tem cabelos escuros, de camisa branca por dentro, terno azul-escuro e levanta um prêmio de formato arredondado e base de madeira marrom para o alto. Ao fundo, parede branca, azul e parte superior amarela com texto em marrom.
Syrian Mohamad Al Jounde, 16, celebrates after receiving the International Children’s Peace Prize, presented to him by Pakistani activist and Nobel Peace Prize laureate Malala Yousafzai on Dec. 4 in The Hague.

STRAUSS, V. Syrian boy who started school for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize. The Washington Post. Washington, D.C., 4 dezembro2017.

minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. ímage ênd ensser .
    1. ár pípou ín Piquitchãr?
    1. uér ár dei fróm?
    1. did ?
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal e identificar informações explícitas no texto.

1a Resposta esperada: Mohamad Al Jounde e Malala Yousafzai.

1b Resposta esperada: Síria e Paquistão, respectivamente.

1c Resposta esperada: em 4 de dezembro (de 2017).

O trabalho com a manchete e a imagem da notícia em Read to learn possibilita novas reflexões e discussões, assim como o levantamento de hipóteses sobre o conteúdo do texto.

Em Constructing meanings, as questões chamam a atenção para a temática que se amplia e a perspectiva de que, apesar de enfrentar situações perigosas e difíceis, os refugiados e imigrantes podem ser agentes de transformação na luta pela paz e na reconstrução de seus países. Novamente, a importância de assegurar o direito à educação a todas as crianças emerge de fórma explícita. Caso julgue oportuno, retome brevemente algumas imagens e textos da Unidade 3, a fim de discutir o texto sob a perspectiva dos direitos da criança.

Ícone de atividade no caderno.
  1. fãrst óf níus ênd métch questchion ensser .
    1. uót ?
    1. uai did ít ?
    1. uót ís óf ?
    1. ís abáuti?
      1. .
      2. na internéchional .
      3. bicós fór uas .
      4. tiú fór óf ódêr .
Ícone de atividade no caderno.
  1. bést níus . dên iór fróm téquisti .
    1. rráu ôld uas morraméd au jounde uas ?
      1. sikstin
    1. ín uítch kãntri did ?
      1. ín néderlends
      2. ín síria
    1. fór uas
      1. réfiudji ín .
      2. cíti.
Ícone de atividade no caderno.
  1. níus .
    1. ís rédilaini óf níus óf informeichion ín téquisti ? iór ensser .
    1. uót ís óf níus ?
    1. fróm fórth ênd ensser .

He is a natural storyteller, raising awareness about the challenges refugee children face by bringing their stories to a wider audience.

  1. uót ár bái ín téquisti ?
  • .
  • kãntri.
  • .
  • lívin réfiudji .
  • .
  • fuudi ét .

II. ín iór ís ”?

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).

2a: dois

2b: três

2c: quatro

2d: um

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.

3a: dois Resposta esperada: “Mohamad Al Jounde, who is now 16

3b: um Resposta esperada: “[…] at a ceremony on Monday in the Netherlands

3c: um Resposta esperada: “[…] [he] started a school in a refugee camp in Lebanon.”.

Objetivos da questão 4: inferir o interlocutor ao qual se dirige o texto; identificar características composicionais do gênero notícia; compreender globalmente o texto; identificar informações específicas e fazer inferências.

4a Resposta esperada: sim, pois as informações anunciadas na manchete são explicadas detalhadamente ao longo do texto.

4b Resposta esperada: para leitores do jornal The Washington Post que buscam se informar sobre assuntos relacionados a refugiados e imigrantes.

4c um: Leaving school; leaving the country; living in a refugee camp; facing dangerous situations.

4c dois: Resposta pessoal. Resposta possível: outros países e pessoas que possam ajudar as crianças refugiadas.

  1. áfter rídin níus , ít ís tiú
    1. uai tiú kãntri.
    2. óf ênd ín kãntri.
    3. sâm hád tiú .
Ícone de atividade no caderno.
  1. présânt ín níus .
    1. lenguadji iuzed ís
      1. ênd .
      2. ênd .
    1. mein níus ís tiú
      1. .
      2. ôn .
Ícone de atividade no caderno.

6. clôuse atenchãn ín ênd métch minins.

Versão adaptada acessível

Atividade 6.

Pay close attention to the expressions "fled for", "set out", "raising awareness about" e "enables" in the fragments below and match them to their respective meanings.

  1. , ôld, âpí ín síria, bãt fór
  1. sét fór ín .”
  1. istóri teller, abáuti réfiudji
  1. óf dét
    1. .
    2. tiú.
    3. .
    4. ít fór.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que informações novas os textos na seção rídin (tésks e ) apresentaram a vocês?
    1. Na opinião de vocês, além de conflitos civis e guerras, quais outros motivos podem levar pessoas a saírem de seu país?
    1. Qual seria a melhor fórma de acolher essas pessoas que buscam refúgio em outros países? Justifiquem sua resposta.
Ícone de atividade oral.
  1. ín rídin (tésks 1 ênd 2) ênd .
    1. Na opinião de vocês, por que as pessoas mencionadas no texto da tesqui uon se dirigiam à Europa e não a outro continente?
    1. Além do que é mencionado nos textos das tésks e , quais outros desafios vocês acham que refugiados e imigrantes enfrentam?
    1. Algumas pessoas acreditam que a chegada de refugiados e imigrantes a seu país pode causar prejuízos. Após ler o texto da tésqui tchu, qual é a opinião de vocês sobre esse assunto?
Respostas e comentários

4d:

Objetivo da questão 5: identificar características composicionais e estilísticas do gênero notícia.

5a: um

5b: um

Objetivo da questão 6: inferir o sentido de palavras ou expressões no texto.

6a: dois

6b: três

6c: um

6d: quatro

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema e o gênero dos textos e relacioná--los com a experiência pessoal.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: refletir criticamente sobre o tema e o gênero dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.

Think a little more

Nas questões de Think a little more, sugerimos aprofundar a reflexão sobre a situação e a realocação dos refugiados e imigrantes, bem como sobre os modos de acolhê-los, inclusive no Brasil. Recomendamos que você, professor ou professora, esteja à possibilidade de reprodução de discursos discriminatórios em relação a imigrantes e refugiados no Brasil, a fim de questionar a lógica do preconceito e motivar uma reflexão mais profunda e uma atitude mais acolhedora. Se possível, estimule os estudantes a responder e debater em língua inglesa.

Para ler

professor ou professora, há muitas pesquisas sobre o discurso jornalístico. Caso sinta a necessidade de conhecer mais sobre esse assunto e sobre o gênero notícia, recomendamos a leitura de Charaudeau (2006), Bonini e outros (2014). Para possibilidades de uso da notícia no ensino de línguas, incluindo atividades interdisciplinares, indicamos Faria e Zanchetta (2005) e Barros e Storto (2017).

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór lissenin

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que vocês sabem sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)? Caso considerem que sabem ainda pouco sobre esse assunto, busquem informações em bibliotecas, na internet ou com colegas de outros anos que já tenham estudado esse tópico em História.
    1. As imagens a seguir estão relacionadas ao relato histórico oral que vocês vão ouvir. Vocês sabem qual fato da Segunda Guerra Mundial é retratado nessas imagens? O que vocês sabem sobre ele? O que vocês imaginam que aconteceu?
Cartaz. Orientação na vertical. Ao centro, ilustração de rosto de um soldado, olhando para baixo. Este tem barba  e bigode ralos, olhando com o cenho franzido e sobre a cabeça, um capacete com estampa camuflada em bege, marrom e verde. Na parte inferior, desenho do território japonês, escrito: JAPAN. Texto no topo do cartaz: NEXT! Texto no canto inferior direito: sixth warn loan.

II.

Fotografia. Vista geral do alto de local com uma grande quantidade de fumaça de explosão, ao centro, subindo na vertical e acima, céu em tons escuros.

III.

Fotografia. Vista geral de local com casas simples, feitas de madeira. Ao fundo, morros e uma construção grande, com torres na vertical. À direita, outro morro maior. Todo o local está em ruínas.
Ícone de atividade oral.
  1. lúqui ét ímage ih ênd ensser .
    1. Qual é o sentido do termo “!” no cartaz um, publicado originalmente nos Estados Unidos?
    1. Quem o homem da imagem representa?
    1. Considerando o contexto apresentado até aqui, o relato que vão ouvir narra um episódio do conflito entre quais países?
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O relato apresentado na seção tiú lêrn, cujo título é óf iroshíma , foi feito por cetisuko turlou. Considerando que a palavra destacada é a junção de e , qual pode ser seu significado?
      1. Analista de fatos.
      2. Testemunha ocular.
    1. Considerando as questões anteriores, o que vocês esperam ouvir no relato feito por cetisuko turlou?
Respostas e comentários

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1b Resposta possível: as imagens representam o bombardeio atômico estadunidense às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Objetivo da questão 2: formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta esperada: é uma ameaça ao Japão como o próximo país a ser derrotado pelos Estados Unidos.

2b Resposta esperada: um soldado estadunidense na guerra.

2c Resposta esperada: Estados Unidos e Japão.

Objetivos da questão 3: inferir significado de palavra usada no texto e formular hipóteses.

3a: dois

3b Resposta pessoal.

Listening

Objetivo da seção

Expandir os conhecimentos sobre o gênero relato histórico oral na compreensão auditiva.

A seção se organiza em torno da compreensão oral do gênero relato histórico oral, cuja produção será requisitada em Speaking. As atividades de Before listening buscam, com base na leitura de imagens, a construção do contexto histórico do áudio que será trabalhado na seção. O tema central é o bombardeio da cidade japonesa de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Uma dessas imagens é um documento histórico: um cartaz oficial das fôrças armadas estadunidenses, produzido à época, com uma ameaça ao Japão como o próximo país a ser atacado pelos Aliados. A leitura dessa imagem talvez necessite de sua orientação para que os estudantes consigam construir significados, pois, nesse nível de aprendizado, talvez ainda não tenham sido apresentados aos fatos que propomos para discussão. Será necessário explicar à turma que o Japão foi o último país integrante do Eixo a se render e que o fez apenas após as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, enquanto a Itália se rendera em 1943 e a Alemanha, em maio de 1945.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero sete éle ih zero três) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero quatro) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

Ícone de atividade de áudio.
  1. rístori dis ín :
    • relacionar o assunto aos textos lidos na unidade e à história contemporânea;
    • identificar características de relatos históricos orais.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Relato histórico oral - Partes um e dois

Título: Eyewitness Account of Hiroshima Bombing

Data: 30/10/2017

Fonte: National Post

EYEWITNESS account of Hiroshima bombing. [sem local]: National Post, 2017. Son., color.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

minins

Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. rístori ênd bést .
    1. rráu ôld uas event happened?
      1. ôld.
      2. ôld.
    1. ín uítch uas ?
      1. séventh .
      2. êigth
    1. uót uas ôn óf ?
      1. , és mêni ódêr uêr .
      2. friendis fróm .
    1. ét dét táime, uas lãrnin rráu
      1. tiú óf fór rôum iuse.
      2. ei .
    1. uér uas ét uas ?
      1. ét rôum.
      2. ét .
    1. uér did istóri ?
      1. ín .
      2. ín Iunáited .
Ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
  1. dét bést . dên rístori tiú iór .
    1. ai uás ei espaço para resposta .”
      1. stúdent
    1. uas espaço para resposta ín vár
    1. ai uás [] tiú espaço para resposta rráu .”
      1. lêrn
      2. titchi
    1. “[ei] --ôld uas lãrnin espaço para resposta tóp .”
      1. tiú âpí
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas no texto e fazer inferência.

1a: um

1b: dois

1c: um

1d: dois

1e: dois

1f: um

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2a: dois

2b: um

2c: um

2d: um

Em Listen to learn, os estudantes são instruídos a ouvir fragmentos de um relato histórico oral em que uma sobrevivente do ataque atômico a Hiroshima conta o que estava fazendo no dia do acontecimento. Nesse momento, espera-se que eles já estejam familiarizados com a temática da unidade e, sobretudo, com as diversas consequências que as guerras podem acarretar à vida das pessoas. É possível, no entanto, que não tenham conhecimento prévio sobre o bombardeio atômico no Japão, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. Sugerimos avaliar a necessidade de explicar que as bombas atômicas foram lançadas sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945 e sobre Nagasaki em 9 de agosto do mesmo ano. Entre as consequências desses ataques está a morte de mais de 300 mil pessoas. Posteriormente, por causa dos altos índices de radiação no ar e na água, mais milhares de pessoas morreram e outras milhares sofreram com os efeitos da radiação por toda a vida. É importante aproveitar esse momento para discutir o evento do ponto de vista ético, visando à construção de uma consciência favorável à busca da resolução pacífica de conflitos entre pessoas e países e, mais especificamente, contrária à utilização de armas atômicas em qualquer circunstância.

Em Constructing meanings, o conteúdo do relato histórico oral é explorado com o intuito de favorecer a compreensão dos estudantes. Os áudios são curtos e, embora tenham um vocabulário complexo em alguns momentos, as questões buscam atenuar possíveis dificuldades.

Ícone de atividade de áudio.

3. rístori uan mór táime .

Ícone de atividade oral.

a.

Ícone de atividade no caderno.

b.

Ícone de atividade no caderno.
  1. abáuti rístori .
    1. uas fór ?
      1. .
      2. ei istóri .
    1. ís
      1. ín fãrst .
      2. na tãrd- .

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. uót hév diãst ênd ensser .
    1. O que vocês aprenderam por meio do relato histórico oral? Como ele se relaciona com os textos que vocês leram na seção rídin?
    1. Vocês conhecem de pessoas que viveram situações de conflito? Se conhecem, contem-no ou nos aos colegas. Se não conhecem, pesquisem sobre pessoas que escaparam de guerras ou de outro tipo de conflito.
    1. Na opinião de vocês, quais são os grupos que mais sofrem durante situações de conflito? Justifiquem.
    1. Com base no que vocês estudaram sobre pessoas refugiadas e sobre um ataque atômico, por que a paz no mundo é importante?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. níus abáuti bói fór () .
    1. Os verbos utilizados no texto da notícia estão predominantemente no
      1. presente.
      2. passado.
    1. Complete a afirmação sobre o texto com a fórma adequada dos verbos entre parênteses.

Mohamad (I) espaço para resposta (help) children who (II) espaço para resposta (be) living in difficult circumstances, like him. He (III) espaço para resposta (face) great difficulties in opening a school for refugees. There he (IV) espaço para resposta (teach) Math and photography.

Respostas e comentários

3 Respostas pessoais. Objetivo da questão 3: compreender globalmente o texto.

Objetivo da questão 4: identificar características composicionais do gênero relato histórico oral.

4a: um

4b: um

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Objetivo da questão 1: identificar características composicionais e estilísticas do gênero notícia.

1a: dois

1b: um - helped; dois - were; três - faced; quatro - taught

Think a little more

Nesta subseção, o item 1b pode despertar a curiosidade dos estudantes e abrir espaço para uma pesquisa sobre outros acontecimentos marcantes na história mundial.

Para ler

Caso queira ampliar a reflexão sobre o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki, sugerimos o trabalho com filmes sobre a temática. Para ler mais sobre o episódio, sugerimos Silva e outros (2015).

Language in action

Objetivo da seção

Refletir sobre aspectos linguísticos relativos ao gênero notícia e praticar o uso do past simple, do past continuous e de connectors.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero sete éle ih um cinco) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo () e conectores (, entre outros).
  • (ê éfe zero sete éle ih um oito) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
Ícone de atividade no caderno.

2. rédilaini ênd óf níus . dên ít pést fórm óf ín bóx.

be  culminate  start  end  be  force  have  know  pick up  start

I (I) espaço para resposta people who (II) espaço para resposta harder lives than me” – the Syrian refugee child who (III) espaço para resposta a school

For Mohamad Al Jounde, now 16, the problem (IV) espaço para resposta chronic – (V) espaço para resposta to flee from his home country, out of school, no money, nowhere to go, nothing to do. When he (VI) espaço para resposta a camera for the first time in a refugee camp in Lebanon, it (VII) espaço para resposta a chain of events that (VIII) espaço para resposta with him opening a school in a camp when he (IX) espaço para resposta 12, and (X) espaço para resposta with Malala Yousafzai presenting him with an award. Life comes at you fast.

STRAUSS, V. Syrian boy who started school for refugees when he was 12 wins Children’s Peace Prize. The Washington Post. Washington, D.C., 4 dezembro2017.

Ícone de atividade no caderno.

3. óf níus ênd ensser .

The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane .” (p. 101)

Despite the dicult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp.” (p. 103)

  1. Os eventos narrados nos exemplos pertencem a que tempo?
    1. Futuro.
    2. Passado.
    3. Presente.
  1. Quais desses eventos são ações em progresso?
    1. bílti réfiudji .”
    2. óf uas
    3. uas lívin ín
Ícone de atividade no caderno.

4.

get  have  teach

Taking photographs (I) espaço para resposta a profound effect on the children Mohamad (II) espaço para resposta The kids from Syria in the camps don’t like to talk and don’t know how to express themselves or tell us about what they’ve been through,” he says. “Photography helps them show us where they live and how they live in more detail – and there are children who only take pictures of people they really trust.” If they showed Mohamad pictures of a particular person, they would get in touch with them and consult with them about the child’s welfare, making sure both adult and child (III) espaço para resposta proper support.

NIANIAS, H. I knew people who had harder lives than me’ – the Syrian refugee child who started a school. The Guardian. Londres, 22 dezembro2017.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar usos e fórmas do past simple.

2: um - knew; dois - had; três - started; quatro - was; cinco - forced; seis - picked up; sete - started; oito - ended; nove - was; dez - culminated

Objetivo da questão 3: identificar fórma e uso do past continuous.

3a: dois

3b:

Objetivo da questão 4: praticar usos e fórmas do past simple e do past continuous.

4: um - had; dois - was teaching; três - were getting.

Na questão 2, são trabalhados os verbos no past simple, retomando o conteúdo estudado nas unidades anteriores que é pertinente aos gêneros focalizados nesta unidade. Para tanto, são utilizados a manchete e um fragmento de uma notícia. As questões 4 e 5 contrastam o past simple e o past continuous, e a última questão da seção propõe a prática do uso dos conectores com base em outros trechos da notícia trabalhada. professor ou professora, é importante ajudar os estudantes a perceber os sentidos sinalizados pelos conectores, pois a conscientização sobre seu valor semântico tem um papel importante no desenvolvimento não só das habilidades de compreensão, mas também das de produção oral e escrita.

Ícone de atividade no caderno.

5.

wascrossedexplodedfinishedledwas cheeringwaswas walkingfinishedwentwere urgingwas

Reprodução de página da internet.

Switzerland’s Gabriela Andersen-Schiess (um) espaço para resposta 37th in the inaugural women’s Olympic marathon at the Los Angeles 1984 Summer Games. However, her refusal to quit the race despite the exhausting conditions and suffering from dehydration (dois) espaço para resposta to an iconic Olympic moment […].

The way Gabriela (três espaço para resposta looked like she had risen from the dead. […]

Everyone in the entire LA Coliseum that morning (quatro) espaço para resposta for her like mad. This (cinco) espaço para resposta more than finishing a race, this (seis) espaço para resposta about being the first ever marathon for women after so many years of men saying that women couldn’t do it. No one remembers the name of the winner, but everyone remembers that one runner that (VII) espaço para resposta no matter what. You find out what you’re made of when you see what it takes to stop you. […]

[…] The people (oito) espaço para resposta her on, and the noise level (nove) espaço para resposta mind-boggling. When she finally (dez espaço para resposta the finish line, the crowd (onze) espaço para resposta with cheers, and the noise level (doze) espaço para resposta noticeably louder.

TAYLOR, S. The Most Incredible Final Lap in Olympic Marathon History: The 1984 Women’s Olympic Marathon. Entertainment Today. Los Angeles, 24 janeiro 2021. Disponível em: https://oeds.link/MZCVF4. Acesso em: 18 abril2022.

Ícone de atividade no caderno.

6.

and  because  but  either

  1. ai mai ,
  1. sou ai finkin ár :
  1. ai ai cúld mêik mai láife bérer dén ít uas ín síria,
  1. fróm diãst êniuán
    1. espaço para resposta ai ken mêik a bérer
    2. espaço para resposta ór ai ken .”
    3. espaço para resposta ít tchu bi ei rôum prôujéct.”
    4. espaço para resposta

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rít

Sua tarefa é compor, em pequenos grupos, um relato oral sobre algum acontecimento histórico que você presenciou. Vocês já ouviram um exemplo e trabalharam com ele na seção Listening.

1. bifór pripérin iór rístori , clôuse atenchãn .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Relato histórico oral.

Qual é o tema?Um fato histórico importante.

Qual é o objetivo?Contar um acontecimento importante do passado.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Será apresentada oralmente para os colegas de turma.

Quem participará?Todos os estudantes da turma, organizados em pequenos grupos.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 5: praticar o uso de verbos no past simple e no past continuous.

5: um - finished; dois - led; três - was walking; quatro - was cheering; cinco - was; seis - was; sete - finished; oito - were urging; nove - was; dez - crossed; onze - exploded; doze - went.

Objetivo da questão 6: praticar o uso de conectores.

seis á: quatro - but

6b: dois - either

6c: um - and

6d: três - because

Objetivo da questão 6: conhecer a proposta do texto oral a ser produzido.

Speaking

Objetivo da seção

Expandir os conhecimentos sobre o gênero relato histórico oral por meio da produção oral.

Nessa seção, solicita-se aos estudantes que produzam um relato histórico oral a ser apresentado aos colegas de turma. Recomenda-se que o trabalho seja realizado em pequenos grupos. A proposta compreende a apresentação do relato de um acontecimento histórico que tenha sido presenciado pelos estudantes ou sobre o qual eles tenham aprendido em outras disciplinas ou por meio de textos jornalísticos ou acadêmicos. Cabe destacar a importância da pesquisa para obter informações confiáveis, de modo que os relatos produzidos contribuam para a ampliação dos conhecimentos da turma.

Habilidades desenvolvidas em Speaking


  • (ê éfe zero sete éle ih zero cinco) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
  • (ê éfe zero sete éle ih um zero) Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. Fólou dis istépis. dei uil iór rístori .
    1. Escolham um fato histórico que vocês queiram relatar. Por exemplo, um fato recente que vocês tenham vivenciado ou sobre o qual tenham tomado conhecimento, mesmo que apenas pelos meios de comunicação, ou outro acontecimento pelo qual vocês tenham interesse.
    1. Ainda que vocês tenham vivenciado o fato escolhido para o relato, é importante pesquisar sobre ele para não dar informações erradas. Procurem livros na biblioteca, peçam ajuda ao professor de História ou Geografia e ou ou pesquisem em sáites confiáveis.
    1. Pensem em quais podem ser os detalhes e as informações relevantes de seu relato. Façam uma lista com base nos seguintes itens.
      1. O que aconteceu?
      2. Onde aconteceu?
      3. Quando aconteceu?
      4. Por que aconteceu?
      5. Quais foram as consequências?
      6. Por que é um fato histórico marcante?
    1. Como se trata de um acontecimento histórico, será necessário usar tempos verbais do passado. Voltem às seções ôn das unidades anteriores para relembrarem as fórmas e os usos do pést e consultem a seção ôn desta unidade para estudar o pést .
    1. Façam uma primeira versão escrita do roteiro do que vão apresentar, organizando as informações e os acontecimentos da maneira que melhor se adequar ao que vocês pretendem relatar. Lembrem-se de que, apesar de o relato ser oral, vocês podem seguir o roteiro durante a apresentação, se necessário.
    1. Ensaiem a apresentação com os colegas. Troquem ideias com eles e modifiquem o que acharem necessário. Esse pode ser um bom momento para praticar a pronúncia das palavras, a entonação e o ritmo das frases.

stép Bék

Ícone de atividade no caderno.
  1. áfter iór fidbék, íf iór rístori :
    • contém as informações fundamentais relacionadas ao fato histórico que escolheram;
    • apresenta o motivo de vocês terem escolhido esse fato.
Ícone de atividade oral.
  1. álsou íf:
    • a pronúncia de vocês está compreensível;
    • o relato foi elaborado adequadamente em inglês, incluindo o uso apropriado de pést .
Ícone de atividade oral.

3. Náu ít ís présânt iór rístori .

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo e as características estilísticas do relato histórico oral e preparar uma versão inicial do texto.

Objetivo da questão 1: revisar a versão inicial do roteiro do relato histórico oral.

Objetivo da questão 2: revisar os elementos da realização do relato histórico oral.

Objetivo da questão 3: apresentar a versão final do relato histórico oral.

Caso julgue pertinente, essa pode ser uma oportunidade para relembrar os conteúdos gramaticais trabalhados nas unidades anteriores e estimular os estudantes a utilizar, por exemplo, o past simple e o past continuous para elaborar seus relatos. Para que possam utilizar o past continuous, sugerimos que consultem a seção Eyes on grammar ao fim da unidade.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. lúqui Bék ét óf () .
    1. Que relação você pode estabelecer entre essas imagens e os assuntos discutidos nesta unidade?
    1. As imagens mostram como eram algumas cidades antes e depois de uma guerra. Quais diferenças você pode observar?
    1. Se você pudesse enviar uma mensagem para as pessoas que vivem em países em guerra, o que você diria? Faça um cartaz com imagens e mensagens de paz. Em seguida, exponha-o no mural da escola.
    1. Se você pudesse conversar com um refugiado, o que você perguntaria a ele? Por quê?
    1. O título desta unidade é uar end pice”, que também é o nome de um livro. Pesquise sobre esse livro e relacione-o com o conteúdo desta unidade.
    1. Tente encontrar pessoas mais velhas da sua comunidade e peça que lhe falem sobre fatos históricos. Em seguida, compartilhe os relatos de história oral com seus colegas.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
    1. O que você aprendeu sobre a crise de refugiados?
    1. Após ler a notícia sobre o garoto que fundou uma escola em um campo de refugiados, qual é a importância da educação para nossa vida? Por quê?
    1. O que você consegue lembrar sobre o relato histórico oral de cetisuko turlou?

d. Desenhe em seu caderno um (

Ilustração. Três emojis um ao lado do outro. Um emoji em amarelo, de cabeça redonda, olhos bem abertos e boca em um sorriso bem aberto à esquerda. No meio, um emoji com os olhos bem abertos e boca fechada, em formato de uma linha reta. À direita, um emoji com olhos bem abertos, sobrancelhas para baixo e boca fechada, curvada para baixo.
) que represente seu desempenho em cada um dos seguintes tópicos
  1. compreensão leitora de notícias;
  2. compreensão auditiva de relatos históricos orais;
  3. apresentação de relato histórico oral;
  4. participação ao longo das aulas.
Versão adaptada acessível

Descreva seu desempenho como "muito bom", "razoável" ou "ainda preciso melhorar" em cada um dos seguintes tópicos

  1. compreensão leitora de notícias;
  2. compreensão auditiva de relatos históricos orais;
  3. apresentação de relato histórico oral;
  4. participação ao longo das aulas.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade, as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

The largest of the boats was carrying 55 migrants when it was spotted by a European border control plane, the service said.”

(página101)

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens da abertura e sua relação com o tema da unidade.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Sintetizar o que foi discutido na unidade e realizar uma reflexão final sobre o tema abordado.

Nesta seção, ao retomar as imagens introdutórias da unidade, pede-se aos estudantes que as relacionem ao tema da unidade e aos textos nela trabalhados, bem como aos seus conhecimentos e suas experiências de vida. Dessa fórma, pode-se consolidar a reflexão realizada ao longo da unidade e proporcionar um momento de troca com os colegas.

Se houver em sua cidade ou região um museu histórico, mesmo que não aborde especificamente as questões historiográficas enfocadas nesta unidade, pode ser interessante organizar uma visita. Caso seja inviável, sugerimos uma visita virtual a museus históricos.

Think it over

Objetivo da seção

Realizar autoavaliação sobre o desempenho nas atividades da unidade.

Sugerimos que observe, nesse momento, a conveniência de propor práticas suplementares para atenuar dificuldades oriundas de diferentes níveis de conhecimento na turma.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o uso do tempo verbal past continuous e dos conectores.

professor ou professora, esse é um bom momento para trabalhar as diferenças entre o past simple e o past continuous.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp. At the age of 12 already, he was teaching Math and Photography.”

(página103)

“[…] in those days, Japan was losing fast in the war […]. Can you imagine? [A] 13-year-old girl was learning to deal with a top secret. And I learned how to write the messages and how to translate messages.”

(página107; Relato histórico oral - Partes um e dois )

PAST CONTINUOUS / PASSADO CONTÍNUO

Affirmative form / Forma afirmativa

Negative form / Forma negativa

Interrogative form / Forma interrogativa

I/He/She/It was living in difficult circumstances.

I/He/She/It was not/wasn’t living in difficult circumstances.

Was I/he/she/it living in difficult circumstances?

You/We/They were living in difficult circumstances.

You/We/They were not/weren’t living in difficult circumstances.

Were you/we/they living in difficult circumstances?

O pést  é usado para: descrever uma ação em andamento em determinado momento do passado; descrever o contexto de uma história passada, expressando relações de sequência e causalidade; descrever ações que aconteceram simultaneamente no passado, geralmente usando a conjunção huáiol; indicar uma ação em progresso no passado que foi interrompida por outra ação, também no passado.

egzâmpol tchu

Syrian Mohamad Al Jounde, 16, celebrates after receiving the International Children’s Peace Prize, presented to him by Pakistani activist and Nobel Peace Prize laureate Malala Yousafzai on Dec. 4 in The Hague.”

(página103)

Mohamad, 16 years old, grew up in Syria, but fled for Lebanon when life became too dangerous at home. he couldnt go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation. Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp.

CONNECTORS / CONECTORES

Concession / Concessão

Despite the difficult circumstances he was living in, Mohamad built a school in a refugee camp.”

Consequence / Consequência

“[…] he couldn’t go to school, so he set out to make a difference for children in the same situation.”

Correlation / Alternância

I have two options: either I give up or I continue studying.

Sequence / Sequência

“Syrian Mohamad Al Jounde, 16, celebrates after receiving the International Children’s Peace Prize […].”

(página 103)

Respostas e comentários

Para aprofundar os conteúdos presentes nessa sistematização, avalie a conveniência de propor algumas atividades complementares de caráter lúdico. Alguns sites apresentam atividades pedagógicas desenvolvidas para enriquecer e estimular o trabalho em torno das temáticas sobre refugiados e imigrantes de países em guerra.

Referências bibliográficas

BARROS, E. M. D.; STORTO, L. J. Gêneros do jornal e ensino: práticas de letramentos na contemporaneidade. volume 1. Campinas: Pontes Editores, 2017.

BONINI, A. et al. Os gêneros do jornal. Florianópolis: Insular, 2014.

BRASIL. Decreto nº 7 037, de 21 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (pê êne dê agá três) e dá outras providências. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: Brasília, Distrito Federal, página 17, 22 dezembro 2009

BRASIL. Resolução cê êne Ê/ci pi nº 1, de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

FARIA, M. A.; ZANCHETTA, J. J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. segunda edição São Paulo: Contexto, 2005.

HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século vinte (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

í bê gê É. Atlas geográfico escolar. sétima edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.

ONU. Convenção sobre os Direitos da Criança. Genebra: ONU, 1989.

SILVA, F. C. T. et al. Enciclopédia de guerras e revoluções do século vinte . II: a época dos fascismos, das ditaduras e da Segunda Guerra Mundial (1919-1945). segunda ediçãoSão Paulo: Elsevier, 2015.

UNICEF. A child is a child: Protecting children on the move from violence, abuse and exploitation. Nova York: UNICEF, 2017a.

UNICEF. Uprooted: The growing crisis for refugee and migrant children. Nova York: UNICEF, 2017b.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero sete éle ih um cinco) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo () e conectores (, entre outros).
  • (ê éfe zero sete éle ih um oito) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.