iuniti siquis rriumor is in de éir

Fotografia um. Capa de revista em quadrinhos. Na parte superior, título: Monica’s gang. Personagens da turma da Mônica, à esquerda, menina de cabelos pretos penteados para a esquerda com vestido vermelho de mangas curtas, segurando na mão esquerda, um coelhinho de pelúcia azul. Ao lado dela, Cebolinha, menino de cabelos pretos com cinco fios, de camiseta verde e bermuda em preto. Atrás dele, Cascão, menino de cabelos pretos curtos, de camiseta amarela e macacão vermelho de uma alça.  Ele olha para cima, com a cabeça perto de uma bola de futebol branca e preta. Na parte inferior, à direita, Magali, menina de cabelos pretos para a esquerda, de olhos fechados, sorrindo. Fotografia dois. Capa de revista em quadrinhos. Na parte superior, texto: Garfield. Ao centro, personagem Garfield, gato de pelos laranja, olhos grandes e pata dianteira, esquerda  levantada. Ele segura na pata direita um bichinho pelúcia com o formato de urso. Ao redor, outros personagens: um cachorro visto parcialmente de pelos amarelos, orelhas marrons longas, olhos grandes e boca aberta com língua vermelha para fora. Na ponta da direita, uma gata vista parcialmente de pelos em lilás e olhos grandes. À frente deles todos, um rato cinza acenando com a mão esquerda para frente. Fotografia três. Capa de revista em quadrinhos. Na parte superior, título: Tom and Jerry. À esquerda, o personagem Tom, gato de pelos cinza e peito e barriga brancos, olhos verdes. Ele olha para baixo, com a boca aberta. À direita, Jerry, um rato pequeno de pelos marrons e grandes orelhas arredondadas, olhos fechados, e um outro rato menor, com pelos cinza vestindo fralda laranja. Fotografia quatro. Capa de revista. Na parte superior, título: The Smurflings. Local com gramado verde claro, flores de pétalas em branco e quatro personagens de pele azul. À frente, à esquerda, menina de cabelos ruivos presos em rabos de cavalo nas duas laterais da cabeça, de gorro branco sobre a cabeça, jardineira regata em rosa. Ao fundo, outros três personagens em pé, um de camiseta vermelha, de gorro branco caminhando para a esquerda. Ao centro, um personagem de gorro bege, jardineira laranja, com o dedo esquerdo para cima, perto de borboleta amarela e laranja. À direita, um outro, visto sentado, de olhos fechados e braços para cima. Em segundo plano, vegetação e moradias à esquerda, com chaminés na parte superior. Fotografia V. Capa de revista em quadrinhos. Na parte superior, título: Shonen Jump. Na parte inferior, ilustração de um personagem visto do rosto para cima. Ele tem cabelos curtos pretos, de olhos grandes e boca aberta, mãos segurando a borda de um chapéu na cabeça. Atrás dele, ao fundo, dezenas de miniaturas de outras pessoas. Abaixo, texto: Congragulations on twnety years of one piece.
Respostas e comentários

UNIT 6

professor ou professora

Esta unidade tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre os gêneros história em quadrinhos (agá quê) e série de comédia, apresentando suas características principais. A temática privilegiada no trabalho com esses gêneros é o humor, propiciando discussões sobre as situações da vida cotidiana que provocam o riso e permeiam as diferentes fórmas de entretenimento.

O tema da unidade e as atividades abrem a possibilidade do trabalho interdisciplinar com Arte, no que tange à criatividade e ao desenvolvimento das competências de fruição, interpretação e produção de textos artísticos. É importante também resgatar os conhecimentos sobre os gêneros tirinha e charge, que foram desenvolvidos no volume do 6o ano e que podem auxiliar na construção de sentidos das histórias em quadrinhos.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia seis. Capa de revista em quadrinhos. Na parte superior, texto; Walter Lantz, Woody Woodpecker. Na parte inferior, personagem Pica-pau, pássaro de penas vermelhas, com gorro azul, bico laranja, pelos azuis e brancos no corpo, par de luvas rosa e chapéu roxo com faixas amarelas. Com a mão direita ele segura uma mangueira de uma bomba de gasolina verde e acima, placa em rosa: GAS. À direita, dele, um pássaro do mesmo tipo menor, olhando para o outro e segura nas mãos, um avião verde de hélice frontal, debaixo de gota da mangueira que o Pica-pau segura. Fotografia sete. Capa de revista em quadrinhos. Fundo em amarelo. Na parte superior, título: The Pink Panther and the Inspector. À esquerda, o personagem Pantera cor de rosa, uma pantera com focinho alongado, corpo em rosa-escuro e partes em rosa-claro no focinho e barriga. Ele segura na mão direita, uma chaleira em rosa por onde sai liquido. Este é derramado sobre a cabeça de um homem baixo, de nariz longo e arredondado, de chapéu azul com faixa verde e roupa de gola alta roxa. Fotografia oito. Capa de revista em quadrinhos. Título: Kwezi.  Há um local com pedras cinza, com quatro personagens acima, olhando ao longe. Da esquerda para a direita: um homem de barba preta, de blusa de mangas compridas e capa azul, com calça marrom. À direita, menino de cabelos pretos, de camiseta amarela com estampa do contorno do continente africano, jaqueta preta e calça azul. Em seguida, uma mulher com chapéu e vestes vermelhas longas, detalhes em dourado na cintura e chapéu alto vermelho. Na ponta da direita, um homem sentado sobre estrutura de pedras. Ele tem cabelos pretos, roupa regata e verde, descalço, com par de óculos de sol amarelo. Ao fundo, céu noturno de cor escura. Fotografia nove. Capa de revista. Na parte superior, título: Aya life in yoop city. Abaixo, uma mulher vista dos joelhos para cima. Ela tem cabelos pretos, de vestido regata em tons de laranja, linhas em verde e amarelo, argolas nas orelhas. Ela olha para a direita e mãos sobre a cintura. Ao fundo, à esquerda, uma menina vista dos joelhos para cima, de cabelos pretos curtos e com vestido regata em verde-claro, com os olhos fechados e cabeça para baixo. À direita, outra menina vista das pernas para cima, de cabelos pretos amarrados para trás, de vestido azul de alças finas, com a mão direita para cima. Em segundo plano, residências vistas parcialmente em bege e árvore de folhas em verde. No alto, céu em tons de verde-claro e folhas de árvores em verde-escuro, à esquerda.
Capas de revistas de histórias em quadrinhos de diversos países.

Gêneros discursivos: história em quadrinhos e série de comédia.

Tema: humor.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos história em quadrinhos e série de comédia;
  • refletir sobre como temas socialmente relevantes podem ser discutidos por meio do humor.
Respostas e comentários

Com o propósito de preparar para o tema da unidade, as capas de revistas de histórias em quadrinhos de diferentes épocas e lugares presentes nas páginas de abertura visam a despertar lembranças e experiências com o gênero e com os personagens. Cabe, nesse início de unidade, perguntar aos estudantes sobre as revistas de histórias em quadrinhos de que mais gostam, bem como se o humor desempenha ou não um papel importante nessas histórias.

Caso considere oportuno, professor ou professora, você pode pedir que tragam exemplares de seus quadrinhos favoritos para aproximar mais a discussão de suas experiências pessoais. É possível também, caso julgue conveniente, antecipar as perguntas propostas na seção Pit stop para motivar a discussão sobre as imagens.

Para ler

Sugerimos a leitura do ensaio de Bergson (2004) sobre o riso. Publicado pela primeira vez em 1900, é considerado uma referência relevante para debater o conceito de humor.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 6.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1. .

Charge. Um sofá em tons de azul-claro, com o formato em curva. Sobre ele, da esquerda para a direita: uma menina de cabelos em preto em rabos de cavalo nas laterais da cabeça, regata azul e saia marrom. Ao lado, um menino de cabelos pretos, de camiseta e bermuda marrons. Na outra ponta da direita, outras duas crianças. Um menino de cabelos encaracolados em preto, camiseta marrom, calça verde e uma menina de cabelos pretos curtos, de blusa regata cinza e saia azul. Ambos  estão olhando um pouco para baixo, em direção ao celular cinza que cada um tem. Eles tocam fazendo barulho de: TIC! TIC! TIC! TIC! TIC! Ao centro, uma senhora sentada de cabelos cinzas em coque, de roupa de mangas longas em laranja, com as sobrancelhas para baixo e mãos com os dedos entrelaçadas entre eles. Todos estão com os pés descalços. A senhora diz: OBRIGADA PELA VISITA, MEUS NETINHOS. EU FICO MUITO FELIZ.
  1. Escolha as opções que indicam os objetivos do texto.
    1. Incentivar o uso de celulares.
    2. Mostrar uma característica da vida moderna.
    3. Demonstrar o afeto entre membros de uma família.
    4. Apontar um efeito negativo do uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

b. Vocês acham que a expressão do rosto da avó está de acordo com o que ela diz? Por quê?

Ícone de atividade oral.

2. .

Ilustração. Balões de fala e pensamento com formatos variados e textos dentro. Balão de fala com linhas retas e pontas finas e texto: POW! Balão de fala com linhas arredondadas e pontas pequenas e finas e texto: BOOM! Balão de pensamento com contornos redondos e texto: OOPS! Balão de pensamento com contornos redondos e texto: OMG! Balão de fala com pontas pequenas e texto: BOOM! Balão de fala com contornos arredondados e texto: BANG. Balões de pensamento com contornos arredondados e textos: WOW! OH!... BAM! Balões de fala com contornos lisos formando um círculo e textos: KA-BOO! BANG! BOOM! Balão de fala com pontas finas ao redor e texto: CRASH!
  1. Onde essas palavras costumam ser usadas?
  1. A principal função dessas palavras é
    1. substituir as falas de personagens.
    2. representar por escrito sons familiares.
    3. ilustrar diferentes combinações de letras.
    4. destacar os principais acontecimentos de uma história.
Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir criticamente sobre o tema da unidade.

1a:

1b Resposta pessoal.

Objetivo da questão 2: refletir sobre o uso de onomatopeias.

2a Resposta esperada: em charges, tirinhas cômicas e histórias em quadrinhos.

2b: dois

Time to think

Objetivo da seção

Discutir sobre temas relevantes por meio dos gêneros discursivos charge e tirinha, caracterizados pelo humor e pela ironia.

As situações apresentadas pelos textos das questões 1 e 3, relacionadas com o uso excessivo de recursos tecnológicos, podem suscitar reflexões diferentes, dependendo da região onde a escola se localiza e, consequentemente, das experiências prévias dos estudantes com tais situações e com o humor, que pode se manifestar de diferentes maneiras. De acordo com sua realidade, avalie a necessidade de contextualizar de fórma mais explícita e detalhada cada texto e situação representada para facilitar a compreensão.

Nesse momento, sugerimos motivar a reflexão sobre os possíveis efeitos do uso da tecnologia, como o acesso às redes sociais e aos meios de informação, por crianças, jovens e adultos. É importante destacar os pontos positivos da tecnologia, porém também é essencial sensibilizar os estudantes para seus pontos negativos, abordados de maneira bem-humorada pelo texto, como o afastamento da família e a relação entre o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e problemas de interação. É também uma boa oportunidade para refletir sobre as novas configurações da vida moderna e os diferentes setores em que elas podem ser sentidas, tais como na família ou na escola.

A questão 2 explora as onomatopeias como fórma de dar ênfase a um elemento significativo de charges, tiras cômicas e histórias em quadrinhos. É uma atividade que certamente ativará o conhecimento prévio dos estudantes e, ao mesmo tempo, possibilitará um momento de descontração. Conforme o interesse da turma, sugerimos explorar outras onomatopeias no item dois áponto

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • (ê éfe zero sete éle ih um sete) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
  1. Essas palavras são chamadas de onomatopeias (, em inglês). Que palavra do texto da questão 1 é uma onomatopeia? Justifique sua resposta.
  1. Que onomatopeias dos balões vocês associariam a
    1. um susto.
    2. uma batida.
    3. uma explosão.
    4. uma surpresa.
  1. Que onomatopeias vocês usariam para representar as seguintes ações?
    1. riso
    2. choro
    3. espirro
    4. miado do gato
Ícone de atividade oral.

3. .

Tirinha composta por dois quadros. As cenas se passam em uma sala de aula, vista parcial das cabeças de alunos para cima, com paredes em branco, janela cinza à esquerda e à direita, lousa comprida verde, com texto branco sobre ela. Perto dela, uma mulher de cabelos curtos grisalhos com franja, camiseta branca e saia marrom longa, com livro de capa preta na mão direita. Perto dela, uma mulher de cabelos curtos com franja preta, camisa de gola cinza e saia preta. Esta segura um livro de capa azul. Quadro um: Os alunos olhando para frente, com os olhos bem aberto e sobre eles, balões de pensamentos com um ponto de interrogação dentro. À direita, de frente para a lousa a mulher de cabelos grisalhos com o giz branco na mão esquerda, olhando para frente, diz: OH, SORRY, KIDS. I FORGOT... Sobre a lousa, texto em branco: Welcome back to school, students! A outra mulher de cabelos pretos, olha para frente, com leve sorriso. Quadro dois: A mulher de cabelos grisalhos, com o corpo para a esquerda, e acrescenta com o giz o seguinte texto: WB 2 SKOOL STDNTS. Ela diz: THEY SPENT THE ENTIRE SUMMER TEXTING. IT TAKES A WHILE TO WEAN THEM. A direita, a mulher com os olhos bem abertos olhando para a esquerda.
  1. O humor nesse texto é construído a partir da ideia de que os alunos
    1. têm muitas dúvidas nas aulas.
    2. estudam inglês eventualmente.
    3. interagem pouco com os professores.
    4. costumam usar diferentes grafias para se comunicarem.
  1. O que significam os pontos de interrogação no primeiro quadrinho?
  1. Qual seria o significado se, em vez de pontos de interrogação, fosse ou fossem
    1. reticências.
    2. ponto de exclamação.
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês gostam de ler textos de humor? Quais preferem? Se não gostam, expliquem a razão.
    1. Vocês acham que o humor também pode provocar a reflexão crítica? Justifiquem.
    1. O humor não pode ser ofensivo. Vocês concordam? Por quê?
    1. O que poderia ser ofensivo em um texto de humor?
    1. Considerando os textos das questões 1 e 3,
      • quais temas atuais poderiam ser o assunto de uma charge?
      • quais situações engraçadas, comuns na sua sala de aula, poderiam ser representadas em uma tirinha?
Respostas e comentários

2c Resposta esperada: tic; a palavra imita o som da digitação no celular.

2d Respostas pessoais. Respostas possíveis: um oops!, oh!; dois crash!; três boom!; quatro wow!, omg!, oh!

2e Respostas pessoais.

Objetivo da questão 3: ativar o conhecimento prévio.

3a: quatro

3b Resposta esperada: eles indicam que os alunos não entendem o que está escrito na lousa.

3c Resposta esperada: um – expectativa, dúvida; dois – admiração, surpresa.

4 Respostas pessoais. Objetivo da questão 4: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

Como os gêneros charge e tirinha já foram explorados no volume do 6o ano, seria interessante resgatar as características principais desses gêneros, como a articulação entre as linguagens verbal e não verbal para a construção de sentidos no texto.

professor ou professora, se considerar adequado, aproveite a oportunidade para ativar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre outros gêneros que tenham o humor como característica principal. Dessa maneira, será possível observar a necessidade de ampliar esses conhecimentos como fórma de amenizar possíveis dificuldades na realização das atividades seguintes.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês gostam de ler histórias em quadrinhos? Quais costumam ler? Se não gostam, perguntem quais são as preferidas de seus colegas.
    1. Quais personagens de histórias em quadrinhos vocês conhecem? Quais são seus favoritos?
    1. Na opinião de vocês, qual é a principal característica de uma história em quadrinhos?
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Observem a imagem e leiam a frase. O que vocês acham que a frase significa?
Fotografia. Vista geral de local com nuvens em tons de laranja e violeta. Ao centro, luz incandescente amarela por onde caem raios amarelos com o formato ramificado em direção às árvores na parte inferior.

A storm is approaching! Everyone take cover!

b. Essa frase aparece na história em quadrinhos na página seguinte. Deem uma olhada no texto. Vocês acham que ela tem o mesmo significado apontado na pergunta anterior?

ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar os elementos de humor do texto;
    • verificar características de histórias em quadrinhos.
Respostas e comentários

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero história em quadrinhos.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: refletir sobre o sentido de palavras e formular hipóteses.

Leitura

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver estratégias necessárias para a compreensão de textos do gênero história em quadrinhos e para a observação do uso do humor na abordagem de temas que fazem parte do cotidiano.

Task 1

Esta tarefa introduz na unidade o gênero história em quadrinhos. Para a realização das questões de Before reading, pode-se retomar a conversa feita a partir das capas que ilustram as páginas de abertura. Caso julgue conveniente, aprofunde a discussão sobre os personagens favoritos, pois é sempre interessante conhecer as razões pelas quais os estudantes preferem alguns personagens em detrimento de outros. Um elemento importante focalizado na pré-leitura e retomado mais adiante é a polissemia, um recurso bastante explorado nesse gênero, por contribuir para a criação de efeitos de humor. Consideramos necessário trabalhar esse conceito com a turma a fim de estimular a criatividade e desenvolver a capacidade de interpretação do léxico, que vai além do sentido mais frequente das palavras.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero sete éle ih zero seis) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero sete) chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • (ê éfe zero sete éle ih zero oito) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.

Eyes on grammar EXAMPLE 1

História em quadrinhos. Imagens em preto e branco. HQ composta por dez quadros. Apresenta como personagens: Linus, menino pequeno de cabelos finos, vestido com camiseta com listras na horizontal, bermuda preta e sapatos redondos. Ele sempre segura uma manta com ele. Lucy: menina pequena de cabelos pretos, curtos com franja, de blusa de mangas compridas, saia com listras na horizontal e sapatos redondos. As cenas se passam na sala dentro de uma casa. Título: Peanuts by Schulz. Quadro um: Linus sentado, com a manta sobre as pernas, olhando para cima. Sobre ele, perto da cabeça, uma nuvem com traços pretos dentro. Quadro dois: Linus à esquerda, com o polegar direito dentro da boca, olhos fechados, segurando na mão esquerda uma manta, cobrindo a orelha e de olhos fechados. Perto dele, Lucy diz: OH, NO! Quadro três: Lucy à direita, em pé, com o corpo para a esquerda, de frente para chão com várias revistas espalhadas, perto umas das outras. Ela diz: ALL RIGHT! WHO’S BEEN IN MY COMIC BOOKS?! Quadro quatro: Linus sentado, com a manta perto da orelha esquerda e o dedo polegar da mão direita perto do rosto dele. Ele olha de lado, para a direita. Quadro cinco: Linus ainda sentado, com a manta sobre o corpo, fala: A STORM IS APPROACHING! EVERYONE TAKE COVER! Quadro seis: Linus à esquerda, ainda com a manta sobre o corpo e Lucy à direita dele, em pé, com uma revista em cada mão. Ela de frente para ele diz: YOU’VE BEEN IN MY COMIC BOOKS AGAIN, HAVEN’T YOU?!! Em segundo plano, à esquerda, uma mesa com um vaso de plantas vistos parcialmente e à direita, um sofá visto parcialmente. Quadro sete: à esquerda, Linus ainda com a manta sobre o corpo, linhas finas perto e à direita, Lucy, agachada de joelhos, com os braços abertos, segurando nas mãos, as revistas, com a cabeça para cima, boca bem aberta e ao redor da cabeça dela, gotas de choro. Ela diz: I TRY TO KEEP THEM IN ORDER, AND NOW YOU’VE MESSED THEM ALL UP! YOU DRIVE ME CRAZY!! Ao fundo, à esquerda a mesa com o vaso de planta e à direita o sofá, ambos vistos parcialmente. Quadro oito: Lucy, vista dos ombros para cima, com o corpo para a esquerda, com o braço esquerdo para frente e punho fechado, olhos bem abertos diz: FROM NOW ON, LEAVE THEM ALONE! AND STAY OUT OF MY ROOM! Quadro nove: à esquerda, Linus sentado com a manta sobre o corpo e à direita, Lucy, caminhando para a direita e segurando na mão esquerda, a revista. Quadro dez: Linus sentado, chupando o dedo polegar da mão direita e com a manta sobre a orelha esquerda, olhos fechados, diz: THE STORM ABATES... THE SUN COMES OUT... PEACE REIGNS AGAIN.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      3. .
      4. .
      1. .
      2. .
      3. .
      4. .
    1. .
    1. ?
    1. ?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal; fazer inferências e refletir sobre o sentido de palavras no texto.

1a:um

1b: um

1c Resposta esperada: de Lucy. O balão aponta para a direção de onde ela vem, para fóra do quadrinho; Linus aparece apenas ouvindo a voz dela.

1d Resposta esperada: que ela está gritando com Linus e chorando.

1e Resposta esperada: Linus compara a reação de sua irmã, Lucy, com uma tempestade (“storm”), que é forte, mas passa rápido. O sol (“sun”), representa a volta da tranquilidade, da paz, após a saída de Lucy. As palavras são usadas em sentido figurado.

As questões de Constructing meanings procuram despertar a atenção para a importância da linguagem não verbal na construção de sentidos. Se os estudantes demonstrarem dificuldade para compreender o texto, sugerimos que eles sejam estimulados a observar atentamente as imagens, procurando identificar a situação representada e o papel de cada personagem. Dessa maneira, será mais fácil atribuir significado ao que está escrito nos balões.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero sete éle ih zero nove) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
  • (ê éfe zero sete éle ih um sete) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1. .

Ilustração. Garfield, gato de tamanho médio, de cor laranja, com os olhos grandes, arredondados, manchas em preto no rabo e no dorso do corpo. Ele está sentado, de frente, segurando as patas dianteiras um sanduíche grande de frente para a boca dele, bem aberta. O sanduíche está na horizontal, uma azeitona verde espetada em cada lado e, dentro, recheio com alface, tomates, queijo e pedaços de cebolas roxas.
  1. Com base na imagem, que característica do personagem gárfild vocês podem identificar?

b. Na história em quadrinhos de ríd tchu lârn, que mostra esse mesmo personagem, vocês acham que essa característica pode aparecer? Por quê?

Ícone de atividade oral.
  1. ríd tchu lârn .
    1. O que a expressão de gárfild representa?
    1. O que a fisionomia de Jon, o dono de gárfild, expressa?
      1. raiva
      2. vergonha
      3. satisfação
      4. indiferença
    1. Vocês acham que Jon está preocupado com gárfild? Por quê?
    1. Como vocês imaginam a continuação dessa história? Por que ela pode ser engraçada?
ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar os elementos de humor do texto;
    • verificar características de histórias em quadrinhos.
Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta esperada: que ele gosta muito de comer.

1b Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta esperada: que ele está faminto e quer a comida do outro personagem da história.

2b: quatro

2c Respostas pessoais.

2d Respostas pessoais.

Leitura

Task 2

A Task 2 busca destacar a relação entre as linguagens verbal e não verbal como elemento significativo do gênero história em quadrinhos. Em Before reading, os estudantes são estimulados a formular hipóteses sobre o texto com base em imagens e em seu conhecimento prévio. Em geral, os estudantes dessa faixa etária estão bastante familiarizados com o gênero em decorrência de situações de leitura espontânea ou de aprendizagem em Língua Portuguesa, o que favorece a construção de sentidos sobre o texto.

A escolha da história em quadrinhos de Garfield em Read to learn foi motivada pela riqueza de elementos característicos do gênero, tais como o uso de onomatopeias, diferentes tipos de balões de fala e imagens importantes para a construção do humor na história.

Eyes on grammar EXAMPLE 2

História em quadrinhos. Composta por oito quadros. Apresenta como personagens: Garfield, um gato de tamanho médio de cor laranja, com os olhos grandes, arredondados, manchas em preto no rabo e no dorso do corpo. Jon, homem de cabelos encaracolados em marrom, com camisa de gola em azul-claro e olhos bem grandes e arredondados. Título: Garfield. Quadro um: Sobre uma mesa comprida na horizontal em cinza claro, Garfield em pé sobre ela com o corpo para a direita, boca aberta com a língua para fora, olhos esbugalhados, pata dianteira para a frente com dedos entreabertos e linhas pretas pelo corpo e cabeça. Jon à direita, sentado de frente para mesa, com um garfo com comida marrom na mão direita e perto dele, um prato com comida em branco e marrom. Jon olhando para Garfield e dizendo: STOP BEING SO MELODRAMATIC, GARFIELD. YOU’VE ONLY BEEN ON YOUR DIET FOR TEN MINUTES. Quadro dois: Garfield deitado sobre uma cama pequena retangular em azul e com uma manta em azul-claro sobre ele. Ele está de olhos fechados, com leve sorriso e patas perto da boca dele. Próximo a ele, balão de fala: Z. Quadro três: Garfield em pé, com a barriga inchada, pegando nas patas dianteiras um prato cheio de comida que ele joga para dentro de sua boca. Ele pensa: MMM, FOOD! Quadro quatro: Garfield à direita, com a barriga maior voltado para a esquerda, duas vezes maior que o tamanho normal, pega com as patas dianteiras uma mesa com muitas comidas sobre ela e as leva para dentro da sua boca. Ele pensa: I LOVE FOOD! Quadro cinco: Garfield com o corpo para a esquerda, maior ainda devido a quantidade de comida, olhando ao longe e perto dele, Jon, com a mão esquerda sobre a barriga de Garfield e o fala: GARFIELD! YOUR EATING IS OUT OF CONTROL! Quadro seis: Garfield na mesma posição, com a pata dianteira esquerda lança Jon para dentro da boca dele. Vê-se apenas as pernas de Jon para fora da boca. Garfield, pensa: MORE FOOD! Quadro sete: Garfield à esquerda, visto da cintura para cima, com a boca bem aberta comendo toda a cidade, com grama verde, rua, caminhões passando, casa de paredes rosa e helicóptero azul sobrevoando no céu. Ele pensa: MORE TRAINLOADS OF FOOD! AIR-DROP FOOD INTO MY MOUTH ! MORE, CATTLE ! HURRY ! I’M HUNGRY! Quadro oito: Garfield à esquerda, ainda inchado, com o corpo flutuando no espaço sideral, em roxo, com estrelas pequenas em amarelo, três esferas celestes. Ele pensa: AHHH! DESSERT! Ao centro, texto! POOF! À direita, Garfield deitado, olhando para frente, com a pata esquerda para fora da cama e pensa: THE ONLY GOOD THING ABOUT A DIET IS THE GREAT DREAMS.
constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. ?
    1. ?
    1. ?
    1. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
      4. .
    1. ?
      1. Dessert.
      2. daiéti.
      3. .
      4. .
      5. .
      6. .
      7. fing.
      8. .
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: relacionar linguagens verbal e não verbal e refletir sobre o sentido de palavras no texto.

1a Resposta esperada: Garfield está exagerando ao pedir comida de fórma dramática, visto que ele está de dieta há apenas 10 minutos.

1b Resposta esperada: indica que Garfield está dormindo.

1c Resposta esperada: que Garfield come tudo o que vê pela frente, inclusive objetos muito maiores que ele.

1d Respostas esperadas: Garfield se sente bem. Ele usa os termos “good thing” e “great dreams”.

Objetivos da questão 2: relacionar linguagens verbal e não verbal e analisar o sentido de palavras no texto.

2a Respostas esperadas: uma explosão causada pelo excesso de comida e o fim do sonho, que são representados com a imagem de uma nuvem de fumaça e a onomatopeia POOF!.

2b: quatro

2c:

As questões da seção Constructing meanings visam à identificação das características composicionais do gênero e dos elementos de humor presentes no texto, o que se configura como o principal objetivo de leitura para os estudantes – uma vez que, embora pareça simples e de fácil compreensão, a história em quadrinhos é, na verdade, um gênero complexo, sobretudo por ser multimodal. Dessa fórma, uma sugestão seria estimular os estudantes a observar as referências textuais que, juntas, constituem os sentidos da história.

É importante uma vez mais motivá-los a interpretar também as imagens, ou seja, ler todos os elementos, verbais e não verbais, da história e buscar construir sentidos por meio da interação que se estabelece entre eles.

Caso considere relevante, procure destacar também o caráter potencialmente polissêmico da palavra “dream”, que aparecerá com outro sentido na Task 3; para tanto, pode-se usar como estratégia os diferentes significados da palavra “sonho” em português e relembrar o sentido que a palavra “storm” adquire no texto da Task 1.

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. De que vocês mais gostam nas histórias em quadrinhos? Por quê?
    1. Que elementos ajudam a compreensão de histórias em quadrinhos, além do texto escrito?
    1. Vocês já leram histórias da Turma da Mônica (Mônicas guéngue)? Em caso afirmativo, contem o que sabem sobre os personagens. Caso nunca tenham lido, como vocês imaginam a Mônica e seus amigos?
Ícone de atividade oral.
  1. .
Capa de revista em quadrinhos. Na parte superior, título: Mônica. Na parte inferior, uma cabana laranja e, acima, telhado vermelho e rosa, vista parcialmente. Sobre a cabana, um cartaz com a foto da personagem Mônica, com as mãos esticadas para frente, expressão com testa franzida e sorriso maléfico. Esta tem cabelos pretos divididos ao meio e usa vestido vermelho. Acima, texto: Não percam a menina Gorila! Na parte inferior, à frente, Magali correndo, com nuvens de poeira perto dos pés, para a direita, segurando uma banana descascada na mão direita e um cacho de bananas na mão esquerda. Ela tem cabelos pretos penteados para a esquerda, a boca aberta, gotas de transpiração perto do rosto e usa vestido amarelo de mangas curtas. Em segundo plano, à esquerda, Cebolinha sobre um caixote de madeira. Ele tem cinco fios de cabelos finos e usa um terno azul, camisa bege. gravata vermelha e sapatos cinza. Ele segura na mão direita uma varinha de mágico e um chapéu azul com faixa rosa. Perto dele, duas bananas no ar. No alto, céu azul-claro e. em segundo plano, outras tendas.

II.

Capa de revista em quadrinhos. No alto, título: Monica’s gang. Local aberto com grama verde e à frente, poça de lama marrom com a Mônica nela, vista da cintura para cima, de camiseta vermelha, braços cruzados e cenho franzido, olhando para frente. Sobre a cabeça, linha fina em preto em forma de ciclone. Ao fundo, à esquerda, Cebolinha sentado sobre um trator amarelo e haste para frente. À direita, Cascão de boné laranja sobre a cabeça com uma lanterna amarela e vermelha amarrada, de camiseta amarela, jardineira vermelha, com o braço direito para frente e dedo indicador esticado. Ele segura na mão esquerda uma prancheta marrom. Ao fundo, silhueta de prédios de cidade com céu azul-claro e nuvens brancas. Abaixo, texto à esquerda: There was mud in the way.
  1. As duas capas são da mesma série de revistas de história em quadrinhos? Justifiquem sua resposta.
  1. Na opinião de vocês, sobre o que devem ser as histórias em quadrinhos da revista um? E as da revista dois?

c. Em ríd tchu lârn, vocês vão ler uma história em quadrinhos em que (Mônica) está conversando com sua amiga mégui (Magali). Observem as imagens. Qual pode ser o assunto da conversa? Por quê?

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero história em quadrinhos e sobre o tema do texto.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta esperada: as imagens, os diferentes tipos de balões de fala, as representações de alguns sons.

1c Respostas pessoais.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

2a Resposta esperada: sim, ambas são da Turma da Mônica, como o título e os personagens indicam; mas uma é a versão em português e a outra, em inglês.

2b Respostas pessoais. Respostas possíveis: a revista um deve ter histórias sobre um circo; a revista dois deve apresentar histórias em que dois personagens (Cebolinha e Cascão) fazem alguma brincadeira de mau gosto com outro (Mônica).

2c Respostas pessoais. Respostas possíveis: elas devem estar conversando sobre viagens, pois Magali aparece em lugares turísticos na Europa.

Task 3

A Task 3 apresenta uma história em quadrinhos bastante conhecida do público brasileiro. Em Before reading, além de ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o gênero, você pode, caso julgue oportuno, conversar com eles sobre os pontos de interseção entre as duas histórias no que concerne ao tema do gosto compulsivo por comida dos personagens Garfield e Maggy (Magali).

Os estudantes podem considerar a situação engraçada, levando em conta a fórma exagerada com que é tratada nos textos, mas ela também pode ser motivadora de conversas em sala de aula, pois a obesidade e os distúrbios alimentares, como a busca de dietas e do corpo perfeito, que podem gerar anorexia e bulimia, são temas bastante pertinentes para a discussão com adolescentes e jovens do mundo contemporâneo.

Sugerimos que observe seu contexto ao trabalhar esse tema, já que a obesidade em crianças e adolescentes tem aumentado em todo o mundo (ABARCA-GÓMEZ, 2017). É de grande importância, por motivo de saúde pública, que o tema seja levado às salas de aula. Optamos por não reforçar perguntas sobre esse aspecto porque consideramos que somente você, professor ou professora, pode perceber a necessidade de aprofundar essa discussão com a turma. No entanto, há uma questão em Think a little more cujo propósito é motivar a reflexão sobre distúrbio alimentar.

ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar os elementos de humor do texto;
    • verificar características de histórias em quadrinhos.

Eyes on grammar EXAMPLES 2 AND 3

História em quadrinhos. Composta por oito quadros. Apresenta como personagens: Mônica, menina de cabelos pretos e vestido vermelho de mangas curtas. Magali, menina de cabelos pretos com vestido amarelo de mangas curtas. As cenas se passam em locais diferentes. Título: Monica’s gang - Mauricio. Quadro um: Mônica e Magali vista da cintura para cima, de frente para uma mesa com toalha azul, vista parcialmente. À esquerda, Mônica com as mãos sobre as bochechas e olhando para cima. Ela diz: OH, MAGGY! MY DREAM IS TO VISIT EUROPE... OVER ON THE OTHER SIDE OF THE OCEAN... À direita, Magali de braços cruzados e olhando para frente com leve sorriso. Perto delas, linhas finas em preto indicando movimento. Quadro dois: à esquerda, Mônica com as mãos ainda debaixo das bochechas e olhando para a esquerda. Ao lado dela, Magali com o braço direito para frente dizendo: REALLY? MINE TOO! Quadro três: Magali à esquerda, com uma boina verde sobre a cabeça, boca bem aberta e braços abertos, com gotas de transpiração perto da cabeça, com o corpo para a direita, vista de costas. À direita, uma torre na vertical, feita com discos de pizza e molho de cor amarela. Texto: I’D LOVE TO GO TO ITALY AND VISIT THE TOWER OF PIZZA!! Quadro quatro: Em local aberto, com a torre de pizza parcialmente mordida pela Magali, em pé, de olhos fechados, boca bem aberta com língua vermelha para fora, de colete preto em cima do vestido, de braços abertos para frente. À esquerda, três pessoas caminhando para a esquerda. Um homem de cabelos castanhos de camiseta e boina vermelhos, calça e sapatos marrons, um menino de cabelos castanho-claros, blusa verde e calça e sapatos pretos e um homem de cabelos grisalhos para trás, blusa cinza de mangas compridas, calça e sapatos azuis. Todos estão com os olhos fechados e mastigando. Perto das bocas, duas gotas de salivas. Ao fundo, local com vegetação verde e prédio laranja à esquerda. Texto: THEY SAY TOURISTS HAVE TAKEN SO MANY SAMPLES OF THE TOWER THAT NOW IT LEANS TO ONE SIDE... Quadro cinco: Ao centro, uma torre de ripas de madeira, com o formato da Torre Eiffel, ao centro em rua cinza. Nas laterais esquerda e direita, arbustos em verde-claro. No canto direito, Magali com boina verde e cachecol azul-claro, com os olhos bem abertos e boca aberta com a língua para fora. Ao redor do rosto dela, linhas finas em preto. Em segundo plano, silhueta de prédios em rosa, nuvens brancas e céu azul-claro. Texto em caixa retangular no canto superior esquerdo: AND THEN I’D GO TO PARIS, IN FRANCE, TO VISIT THE WONDERFUL WAFER TOWER! Texto em caixa retangular no canto superior direito: I GET HUNGRY JUST THINKING ABOUT SNACKING ON ALL THOSE LAYERS OF WAFERS AND... Quadro seis: Mônica à esquerda, vista da cintura para cima, com o cenho franzido, olhando para frente e com as mãos na cintura, pálpebras um pouco baixas, fala; MAGGY!! WHAT ARE YOU SAYING?! IT’S THE TOWER OF PISA, NOT PIZZA! AND IT’S THE EIFFEL TOWER NOT THE WAFER TOWER!! À direita, Magali, olhando para frente com os olhos bem abertos e boca com formato circular. Quadro sete: à esquerda, Mônica olhando para frente, com cenho franzido, pálpebras baixas e mão esquerda sobre a mesa. À direita, Magali com a mão de frente da boca e de olhos bem abertos. Ela diz: YAH? HMM... Quadro oito: à esquerda, Mônica sentada de frente a uma mesa de toalha azul. Ela olha para frente com os olhos arregalados, com linhas finas perto do rosto dela. À direita, Magali de olhos fechados, boca aberta olhando para a esquerda, mão esquerda para frente com a palma da mão virada para cima, caminhando e deixando nuvens de poeira. Ela diz: WELL... THEN MY DREAM IS TO GO TO TODDY’S BAKE SHOP, WHERE THEY’VE GOT ALL MY FAVORITE YUMMY STUFF AND IT’S RIGHT ON THE CORNER! Ao fundo, parede em rosa e, à direita, porta marrom com fechadura azul. Texto: THE END.
Respostas e comentários

Em Read to learn, a história em quadrinhos da Turma da Mônica (Monica’s Gang) ajuda a identificar outras características do gênero, como a representação da fala da personagem em caixas de texto durante cenas que se passam em sua imaginação, em oposição ao uso de balões de fala, e a localização do tempo real, ou seja, o momento do diálogo entre Monica e Maggy, e do tempo imaginário, no qual Maggy imagina-se conhecendo a Europa. O trabalho com o gênero estimula os estudantes a desenvolver um olhar interpretativo para as imagens, as expressões faciais e corporais dos personagens, os cenários e balões indicativos de sons (onomatopeias), as falas, os pensamentos e os tons de voz. Todas essas características podem ser encontradas nos textos das Tasks 2 e 3.

Se considerar pertinente, você pode aproveitar a oportunidade para resgatar e reforçar a interpretação do elemento de humor nesse texto, motivando os estudantes a destacar os trechos em que eles identificam o exagero ou o absurdo na narrativa, como a Torre Eiffel feita de wafer.

Ademais, esta seção também tem como propósito chamar a atenção dos estudantes para a polissemia da palavra “dream”, que assume o sentido de desejo nesse texto. Essa palavra aparece também no texto da Task 2, sendo, portanto, possível comparar os sentidos nas duas histórias em quadrinhos.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. istóri.
      3. drim .
      4. .
    1. ?
    1. ?
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
      4. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. ?
    1. tésqui tchu (rídin)?
    1. drim gárfildêndMônicas guéngue?
      1. .
      2. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      3. .
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. As histórias em quadrinhos dastésks e rídin têm a paixão por comida como tema. Qual é o limite entre o consumo saudável e o que pode ser prejudicial à saúde?
    1. Os sonhos de gárfild e mégui são representados de maneira fantasiosa e engraçada. Falem sobre um sonho que vocês tiveram. Como vocês o descreveriam?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: identificar informações explícitas no texto; fazer inferências e identificar características composicionais do gênero história em quadrinhos.

1a: três

1b Respostas esperadas: ela aparece comendo e está encantada com os monumentos feitos de wafer e pizza.

1c Resposta esperada: a conversa entre Monica e Maggy sentadas à mesa é real; já os lugares da Europa em que Maggy aparece são fruto de sua imaginação.

1d: quatro

Objetivos da questão 2: compreender globalmente os textos; identificar informações explícitas e refletir sobre polissemia.

2a Resposta esperada: ela ouviu dizer que os turistas pegaram (comeram) tantas amostras da torre que agora ela está inclinada para um lado.

2b Resposta esperada: ambas têm cenas sonhadas/imaginadas relacionadas a comida, já que os dois personagens principais adoram comer.

2c um: Garfield

2c dois: Monica’s Gang

Objetivo da questão 3: identificar características estilísticas e composicionais do gênero história em quadrinhos.

3a: um

3b: três

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos.

Think a little more

Esta subseção busca estimular a reflexão crítica sobre o tema da unidade e propor a discussão de assuntos suscitados pelos textos. Se julgar oportuno, sugerimos que você amplie a discussão sobre o tema dos transtornos alimentares, seja organizando um debate com a turma, seja levando outras fontes de informação sobre o tema para que os estudantes tenham, de fato, a oportunidade de tratar da questão de fórma colaborativa.

Para ler

Sobre o gênero histórias em quadrinhos no contexto escolar, recomendamos a leitura de Vergueiro (2009), Mendonça (2010) e Tavares (2011). Caso você considere importante ler mais sobre multiletramentos na sala de aula, recomendamos os livros de Rojo (2012) e de Rojo e Barbosa (2015).

  1. Qual dos sonhos vocês acham mais exagerado: o de gárfild ou o de mégui? Por quê?

d. Os textos de humor geralmente lidam com fatos da realidade sob uma perspectiva exagerada ou absurda. Reflitam sobre esse tipo de texto e identifiquem situações que os fazem rir.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Task 1

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês conhecem séries de comédia da televisão? qual ou quais?
    1. Que tipo de situações engraçadas essas séries costumam apresentar? Citem alguns exemplos.
    1. Como se chamam, em inglês, as séries de comédia de curta duração que se baseiam em situações comuns do cotidiano?
      1. sítcôms
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
Fotografia. Em preto e branco. O trio de comediantes Os Três Patetas. Eles estão um atrás do outro, olhando por cima do ombro para o lado direito. À esquerda, um homem de cabelos escuros lisos com corte reto na horizontal, sobrancelhas grossas e terno claro. Ao centro, um homem calvo perto da testa e cabelos encaracolados dos lados, terno escuro e camisa de gola clara e à direita, homem de cabelos raspados com terno claro, camisa clara e gravata escura.

II.

Fotografia. Turma da série de TV Chaves. Seis pessoas distribuídas em duas fileiras de três, uma na frente da outra. Eles estão em frente a uma vila com janelas marrons e, à esquerda, escada com corrimão e balde cinza sobre um barril. Da esquerda para direita, um senhor com bigode branco, de boina, blusa de mangas compridas e calça cinza; uma mulher de cabelos grisalhos, com flores rosa sobre a cabeça e blusa azul de mangas compridas, parcialmente encoberta pela menina que está à sua frente. Mais à direita, um homem alto de cabelos e bigode grisalhos, de camisa branca e terno cinza. À frente deles, uma garota de cabelos escuros, colete vermelho sobre vestido verde, par de óculos de grau preto. Ele tem o braço esquerdo sobre ombro de um garoto com gorro com abas laterais que cobrem as orelhas, camiseta de listras em bege e marrom, com jardineira em bege com duas alças finas sobre o ombro direito. E mais à direita mulher de cabelos enrolados com bobes de cabelo, de blusa em bege e avental claro na cintura. Ambos olham para frente, posando para foto.

III.

Fotografia. Personagem Mr. Bean, um homem visto da cintura para cima, de cabelos escuros, com o corpo fora de uma porta, olhando para a esquerda, com olhos arregalados, e boca aberta com o formato redondo. Ele usa camisa de gola branca, gravata vermelha e terno marrom. A porta é azul e cinza.
  1. Associe as imagens aos seguintes nomes de séries de comédia.
    • MISTER BIN
    • de thrii stuges (Os três patetas)
  1. O que essas séries têm em comum?

c. Com base nas questões 1, 2 e 3, o que você acha que vai ouvir em líssen tchu lârn?

Respostas e comentários

Listening

Pré-audição

Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o gênero série de comédia.

1a Respostas pessoais.

1b Resposta pessoal.

1c: um

Objetivo da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o texto.

2a: ih - The Three Stooges (Os três patetas); dois - Chaves; três - Mr. Bean

2b Resposta esperada: são todas de humor.

2c Resposta pessoal. Resposta possível: um trecho de uma série de comédia.

Listening

Objetivo da seção

Desenvolver a habilidade de compreensão auditiva por meio do trabalho com o gênero série de comédia.

Nesta seção, o gênero série de comédia amplia a abordagem do tema da unidade. Em Before listening, ao realizar as questões que motivam a ativação de conhecimento prévio esperamos que os estudantes estabeleçam pontos de contato entre o que era considerado humor décadas atrás e o que pode ser considerado humor hoje.

O resgate de séries de comédia do passado é uma oportunidade para que você, professor ou professora, possa acrescentar novas fontes de conhecimento à rede já construída pelos estudantes. É um momento propício também para ajudá-los a identificar as características relacionadas ao gênero, evocando que tipos de piadas ou de cenas engraçadas são passíveis de aparecer nesses programas de humor. Assim, eles podem criar hipóteses sobre o fragmento que ouvirão.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero sete éle ih zero três) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero quatro) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

líssen tchu lârn

Ícone. Áudio.
  1. :
    • identificar o efeito de humor;
    • verificar características de séries de comédia.

Série de comédia

Título: I Love Lucy

Data: 1954

Fonte: dêvedê I Love Lucy

I LOVE Lucy. Lucy’s mother-in-law. Temporada 4, episódio 8. Direção: William Asher. Estados Unidos: cê bê ésse/Paramount, 1954. 1 dêvedê.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. ?
    1. ?
    1. ?
    1. ?

es.te.re.ó.ti.posubstantivo masculino 2 imagem preconcebida sobre alguém ou algo baseada num modelo ou numa generalização.

PEQUENO Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. quarta ediçãoRio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, 2012. página 329.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone. Áudio.
  1. .
      1. .
      2. .
      3. .
    1. ênd “arroz”?
      1. .
      2. .
      3. .
Ícone de atividade no caderno.
Ícone. Áudio.
  1. .
    1. .
Respostas e comentários

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.

1a Resposta esperada: um fala inglês, e o outro, espanhol.

1b Resposta pessoal. Resposta possível: os personagens tentam se comunicar sobre a comida.

1c Resposta esperada: porque, para se fazer entender, Lucy faz imitações de sons associados às palavras que ela quer traduzir.

1d Resposta esperada: sim, porque há uma associação entre chineses e arroz.

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto (compreensão detalhada).

2a: três

2b: dois

Objetivos da questão 3: identificar informações explícitas e fazer inferências.

3a: a - don't think so; - 're having

Em Listen to learn, apresentamos uma cena da série estadunidense I Love Lucy. As questões de Constructing meanings possibilitam um trabalho de compreensão acerca de uma situação comunicativa entre pessoas oriundas de países, línguas e culturas diferentes.

A cena pode ser uma excelente oportunidade de abordar estereótipos em gêneros humorísticos, passíveis de reforçar preconceitos. Por meio dela, é viável desconstruir a visão do hispânico como aquele que não tem conhecimento suficiente de inglês, inclusive com exemplos de artistas famosos que atuam em espanhol e em inglês, como Antonio Banderas e Salma Hayek. Outro aspecto passível de ser questionado é a associação entre chineses e arroz, uma generalização que pode ser trabalhada comparando com a associação comumente feita entre o arroz com feijão e os brasileiros.

Ainda com relação à cena, é interessante chamar a atenção para o fato de que a tentativa de negociação da informação se dá sem que haja uma preocupação com a forma linguística, enfatizando a centralidade da nossa capacidade de comunicação em uma língua estrangeira. Alguns elementos característicos do gênero podem ser explorados, tais como o tom de voz dos personagens, a repetição de palavras e os diferentes sons que compõem a cena e ajudam a construir o contexto e os sentidos veiculados.

Mother-in-law: Ya sé… gallina, gallina!

Lucy: Gallina?

Mother-in-law: Sí!

Lucy: Oh, I (A) espaço para resposta, but anyway, (B) we espaço para resposta a good rice. RICE! [She starts singing and miming in Chinese.]

Mother-in-law: Arroz! Arroz con pollo!

b. ?

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês acham que as pessoas geralmente tratam com senso de humor as diferenças entre culturas? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês já viveram alguma situação ou conhecem alguma história engraçada relacionada à dificuldade de comunicação entre as pessoas, como na cena de ai lãvi lússi ? Compartilhem com os colegas.
    1. Como vocês acham que devemos agir quando não entendemos o que uma pessoa está falando?
    1. Na opinião de vocês, o humor pode ser preconceituoso? Justifiquem sua resposta.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. Mônicas guéngue .
    1. Que sentido expressa o trecho sublinhado na frase ?
      1. Certeza.
      2. Desejo.
      3. Dúvida.
      4. Possibilidade.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

Que sentido expressa "I'd love to" na frase “I’d love to go to Italy and visit the Tower of Pizza!!”?

  1. Certeza.
  2. Desejo.
  3. Dúvida.
  4. Possibilidade.

b. gárfildMônicas guéngue éf

I love food!” (p. 121)

I’d love to go to Italy […]” (p. 123)

  1. A primeira frase expressa um desejo.
  2. Os trechos sublinhados têm o mesmo sentido.
  3. O verbo principal dos dois trechos sublinhados é o mesmo.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item b, subitens I, II e III.

  1. A primeira frase expressa um desejo.
  2. Os trechos "I love" e "I'd love to" têm o mesmo sentido.
  3. O verbo principal de "I love" e "I'd love to" é o mesmo.
Respostas e comentários

3b Resposta esperada: Lucy demonstra ter dificuldade para compreender as palavras em espanhol, mas faz outra tentativa de se comunicar, cantando como uma chinesa.

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Objetivos da questão 1: inferir sentidos e identificar expressão de desejos.

1a: dois

1b um: F Expressa um gosto.

1b dois: F As partes sublinhadas têm sentidos diferentes: gosto e desejo, respectivamente.

1b três: T

Think a little more

Objetivo da seção

As questões estão relacionadas a situações engraçadas ocorridas por conta da diversidade cultural e linguística. É uma oportunidade para discutir também assuntos mais sérios acerca da convivência e do respeito mútuo entre culturas diferentes. Cabe a você avaliar a pertinência de aprofundar essa discussão em seu contexto escolar.

Language in action

Objetivo da seção

Trabalhar a polissemia e as formas de expressar vontade ou desejo em inglês.

As questões 1 a 4 focalizam as formas de expressar vontade ou desejo em inglês e contrastam os usos de "love/want" e "would love/would want". O encaminhamento feito na questão 1 favorece a realização de inferências quanto a esses usos, mas se os estudantes tiverem dificuldade, avalie se é conveniente uma consulta prévia à seção Eyes on grammar.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero sete éle ih zero sete) Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • (ê éfe zero sete éle ih zero oito) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
  • (ê éfe zero sete éle ih um sete) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
Ícone de atividade no caderno.
  1. gárfildMônicas guéngue .
    1. mégui espaço para resposta .
    1. espaço para resposta fuudi .
    1. espaço para resposta .
    1. gárfild espaço para resposta .
    1. mégui espaço para resposta .
Ícone de atividade no caderno.

3. .

Eyes on grammar  EXAMPLE 3

Tirinha. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Haroldo, tigre com faixas em branco e preto e focinho escuro. Calvin, menino pequeno de cabelos arrepiados, de camiseta listrada, calça preta e sapatos redondos. As cenas se passam em local aberto. Quadro um: Haroldo à esquerda, caminhando com o corpo para a direita, olhando ao longe. Ao lado, Calvin caminhando na mesma direção. Ele diz: I DON’T WANT TO PAY ANY DUES IN LIFE. Quadro dois: à esquerda, Haroldo visto da cintura para cima, com o corpo para a direita, olhando para baixo, em direção de Calvin. Este visto dos ombros para cima, com o corpo para a esquerda, olhos fechados, com os braços esticados para cima. Este fala: I WANT TO BE A ONE-IN-A-MILLION, OVERNIGHT SUCCESS! I WANT THE WORLD HANDED TO ME ON A SILVER PLATTER! Quadro três: Calvin à esquerda, olhando para a direita, em direção a Haroldo, este que caminha para a direita, olhando para cima e dizendo: GOOD LUCK. Quadro quatro: Calvin em pé, corpo voltado para a direita, com os braços para frente, mãos na altura da boca aberta, gritando: SURELY YOU CONCEDE I DESERVE IT!
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: praticar a expressão de gostos e de desejos.

2a: loves

2b: love

2c: would love to

2d: would love to

2e: would love to

Objetivo da questão 3: praticar a expressão de desejos.

Did you know?

Calvin, um garoto de seis anos, e rróbis, um tigre esperto, são personagens criados pelo estadunidense Bíl Uáterson em 1985. As histórias foram publicadas em vários jornais do mundo até 1995. Na versão em português, o tigre chama-se Haroldo.

  1. Destaque do texto exemplos de frases que expressam desejos.
  1. Observe as fórmas verbais a seguir e diga se elas expressam
    1. desejos.
    2. gostos.
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
Ícone de atividade no caderno.

5. .

Garfield: “The only good thing about a diet is the great dreams.” (p. 121)

Monica: “My dream is to visit Europe.” (p. 123)

  1. Qual personagem usou o termo drim ór drimscom o sentido daquilo que
    1. se deseja muito?
    2. acontece na mente quando se dorme?

b. Explique com suas próprias palavras os sentidos do termo gol nas citações a seguir.

To win you have to score one more goal than your opponent.” – Johan Cruyff

Goals are not only absolutely necessary to motivate us. They are essential to really keep us alive.” – Robert H. Schuller

Ícone de atividade no caderno.

6. pínãts.

A storm is approaching!

  1. O que Linus quer dizer com essa frase?
  1. Na historinha, essa frase está usada em que sentido?
    1. Figurado.
    2. Literal.

c. Dê um exemplo de uma situação em que você usaria essa frase com o mesmo sentido.

Respostas e comentários

3a Resposta esperada: I want to be a one-in-a-million, overnight success!”; “I want the world handed to me on a silver platter!”

3b: um - want/wants to; would/’d like to; would/’d love to; dois - like/likes; love/loves

4 Respostas pessoais. Objetivo da questão 4: praticar a expressão de gostos e desejos.

Objetivo da questão 5: identificar polissemia.

5a: um - Resposta esperada: Monica.

5a: dois - Resposta esperada: Garfield.

5b Resposta esperada: na primeira citação, o termo corresponde a cada “ponto” marcado em uma partida de futebol, enquanto na segunda ele se refere a objetivos, metas na vida de uma pessoa.

Objetivo da questão 6: identificar sentidos literal e figurado.

6a Resposta esperada: que a irmã está chegando e vai brigar com ele.

6b: um

6c Resposta pessoal.

As questões 5 a 7 destacam o uso da polissemia em fragmentos das histórias em quadrinhos lidas em Reading. Por ser um recurso muito explorado nesse gênero discursivo, a turma deve estar familiarizada com ele. Sugerimos chamar a atenção para o fato de que o sentido literal é, na verdade, o significado usual, ou seja, aquele com o qual as palavras são empregadas com mais frequência. O sentido figurado, por sua vez, depende mais do contexto para ser inferido. Os estudantes podem ser estimulados a dar exemplos, começando por palavras em português que costumam usar com sentido figurado e, depois, passar para exemplos com palavras em inglês.

professor ou professora, se desejar e considerar pertinente, estimule os estudantes a responderem às questões em sala de aula para que seja possível fazer peer” correction, ou seja, para que eles possam trocar o caderno com um colega e verificar as respostas um do outro.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. , .
    1. Em qual das frases a palavra “san” está sendo usada em sentido literal?
    1. Dê exemplos de frases em que a palavra “” seja usada com sentido literal e com sentido figurado.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa agora é criar, em grupos, uma história em quadrinhos sobre alguma situação engraçada do cotidiano. Vocês já viram exemplos de histórias em quadrinhos na seção Reading e, em Listening, ouviram um exemplo de cena engraçada do dia a dia.

Ícone de atividade no caderno.

1. .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?História em quadrinhos.

Qual é o tema?Uma situação do cotidiano.

Qual é o objetivo?Entreter o leitor.

A quem se dirige?Aos colegas de turma e à comunidade escolar.

Como e onde será divulgada?Em uma revista de histórias em quadrinhos para ser apresentada à escola.

Quem participará?Todos os estudantes da turma, organizados em grupos de quatro ou cinco integrantes.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. O primeiro passo para escrever uma história em quadrinhos é definir o tema. Procurem anotar todos os detalhes sobre a situação do cotidiano que vai compor o enredo da história.
    1. Pensem sobre os personagens envolvidos e organizem as informações da história relacionadas a eles. Ao planejar os personagens, deem a eles características de personalidade para que a narrativa fique mais interessante. Nas histórias que vocês leram em rídin, por exemplo, percebemos que a temática gira em torno de uma característica marcante nos personagens Garfield e mégui: o gosto compulsivo por comida.
    1. Decidam o número de quadrinhos necessários para contar a história. Em uma história de uma página, pode ser que vocês utilizem de 4 a 9 quadrinhos, dependendo do tamanho e do formato de cada um deles.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 7: identificar sentidos literal e figurado.

7a Resposta esperada: na frase dois.

7b Resposta pessoal.

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo da história em quadrinhos; planejar características composicionais e estilísticas e preparar uma versão inicial do texto.

Writing

Objetivo da seção

Desenvolver a habilidade de escrita por meio da produção de uma história em quadrinhos.

Nesta seção, os estudantes recebem orientações para produzir uma história em quadrinhos, gênero que desperta o lado criativo dos estudantes, além de já fazer parte do repertório deles dentro e fóra da sala de aula, como leitura de entretenimento. As orientações retomam as características composicionais do gênero, trabalhadas ao longo da unidade. Entre essas características, destacamos o uso de: linguagens verbal e não verbal, balões de fala e de pensamento, frases curtas e onomatopeias, além da sucessão de quadros que marcam a sequência temporal da história. A produção final será uma oportunidade para que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos de língua inglesa e do gênero história em quadrinhos.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • (ê éfe zero sete éle ih um dois) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, leiáuti e suporte).
  • (ê éfe zero sete éle ih um três) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
  1. As falas e os pensamentos dos personagens são expressos em balões; portanto, não devem ter textos muito longos. Observem a função das imagens e dos balões de fala nas histórias em quadrinhos de rídin. Como esses elementos, juntos, compõem a história?
  1. Planejem o efeito de humor. Esse é um elemento central de muitas histórias em quadrinhos, que pode estar presente no enredo, nas falas dos personagens ou nas imagens.
  1. Pensem nas onomatopeias. Os efeitos como barulho, grito, pensamento ou voz baixa são representados em balões diversos e escritos em letras de tamanho, cor e formato diferentes. Planejem as características gráficas dos textos e dos balões de sua história em quadrinhos.
  1. Escrevam a primeira versão da história, observando a relação das imagens com os balões de fala e a distribuição adequada do conteúdo pelos quadrinhos.

h. Com a versão inicial em mãos, façam a primeira revisão, buscando comparar sua história em quadrinhos com as que vocês leram na seção rídin. Depois, troquem sua história com a de outro grupo para que um ajude o outro a identificar o que pode ser melhorado.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
  1. :
    • retrata uma situação do cotidiano de fórma bem-humorada;
    • tem um número de quadrinhos adequado ao tempo da história;
    • utiliza os tipos de balão de fala adequados a cada situação;
    • articula as ilustrações e os balões de fala;
    • apresenta linguagem apropriada à situação narrada;
    • apresenta recursos não verbais que contribuem para a compreensão da narrativa.
  2. .

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Qual é a relação das imagens com o tema abordado na unidade?
    1. Quais revistas em quadrinhos chamaram mais a sua atenção? Por quê?
    1. Mencione semelhanças e diferenças entre as histórias que as capas das revistas sugerem.
    1. Quais outras revistas de quadrinhos você acrescentaria? Por quê?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial da história em quadrinhos.

Objetivos da questão 2: reunir as histórias em quadrinhos e organizar a revista.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre as imagens de abertura e sua relação com o tema da unidade.

Consideramos que a organização de uma revista reunindo a turma pode ser um importante estímulo, porque, em geral, os estudantes gostam de expor seus trabalhos. professor ou professora, caso considere adequado, sugira um trabalho interdisciplinar com Arte a fim de ajudar os estudantes a criar o contexto e o cenário para sua história em quadrinhos, refinando a proposta de elaboração do gênero, que é, por natureza, multimodal, e de orientá-los na confecção da revista. Nesse caso, avalie a viabilidade de promover um concurso para motivar a criação e a escolha da capa.

Pit stop

Objetivo da seção

Fazer uma releitura das páginas de abertura e refletir sobre as capas de diferentes histórias em quadrinhos e sua relação com o tema da unidade.

Nesta seção é importante enfatizar o humor como elemento que permeia essas e outras histórias em quadrinhos, com o uso de linguagem informal, além da combinação das linguagens verbal e não verbal. Se você considerar pertinente e possível em seu contexto, leve para a sala de aula diferentes revistas de histórias em quadrinhos para que os estudantes possam manusear e analisar os conteúdos das capas, construindo seu próprio repertório de conhecimento sobre o gênero.

Habilidade desenvolvida em Pit stop


(ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Consigo ler histórias em quadrinhos e entender seus efeitos de humor?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Entendo séries de comédia?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Consigo escrever minhas próprias histórias em quadrinhos?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

The storm abates… The sun comes out… Peace reigns again

(página 119)

FIGURATIVE MEANING / SENTIDO FIGURADO

Storm

Literal: disturbance of the atmosphere with strong wind, heavy rain, thunder and lightning.

Figurative: a conflict, a very difficult situation.

Sun

Literal: the star in the Solar System.

Figurative: peace, a good situation.

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Think it over

Objetivo da seção

Promover a avaliação do próprio aprendizado, principalmente acerca da leitura e da produção de histórias em quadrinhos, assim como da audição de séries de comédia.

Recomendamos que a autoavaliação seja um momento para os estudantes expressarem de fato como se sentem em relação ao que foi trabalhado na unidade. É importante que desenvolvam a capacidade de identificar quais conhecimentos foram consolidados e quais, eventualmente, não foram dominados satisfatoriamente. Essa é também uma oportunidade para você, professor ou professora, verificar se é necessário retomar algum assunto ou alguma atividade para esclarecer dúvidas. As questões do apêndice There is more e as Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, também podem ser úteis para revisar alguns conteúdos da unidade.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Destacar os sentidos polissêmicos e figurados de palavras dentro de um contexto e sistematizar diferentes fórmas de expressar desejos em inglês.

professor ou professora, é recomendável realçar as diferenças entre os modos de expressar desejo em inglês, destacando que would like é uma fórma menos enfática e mais polida que want. Se julgar adequado e de acordo com o grau de compreensão da turma, usando como referências os exemplos apontados nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e de Calvin e Hobbes (Calvin e Haroldo, em português), procure estimulá-los a praticar os novos conhecimentos, apresentando outros exemplos com base nas vivências e nos sentimentos dos estudantes.

Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


(ê éfe zero sete éle ih um sete) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

Uma palavra é usada em sentido figurado quando, em determinado contexto, possui um sentido diferente daquele que é mais comum. Alguns sentidos figurados são de uso mais frequente e podem ser encontrados em dicionários, como “”, que pode significar “ ou ”.

egzâmpol tchu

The only good thing about a diet is the great dreams.”

(página121)

Oh, Maggy! My dream is to visit Europe… Over on the other side of the ocean…”

(página123)

POLYSEMY / POLISSEMIA

Dream

What happens in your mind when you are sleeping.

Something that you want to happen, an aspiration or ideal.

Polissemia é a propriedade que as palavras têm de assumirem diferentes significados de acordo com o contexto no qual são usadas. Há inúmeras palavras polissêmicas em inglês registradas em dicionários; por exemplo, o verbo “” pode significar “”, “”, “”, “ etcétera

I’d love to go to Italy and visit the Tower of Pizza!!

(página123)

I want to be a one-in-a-million, overnight success! I want the world handed to me on a silver platter!

(página128)

EXPRESSING DESIRE / EXPRESSAR DESEJO

would like/love + verb

I’d (would) like/love to go to Italy.

want

I want to go to Italy.

Existem diferentes fórmas de expressar um desejo ou uma vontade em inglês. “uud laik” é uma fórma mais sutil e gentil, enquanto “” é uma fórma mais direta. Assim, geralmente o uso de “uud laik” é considerado um modo mais educado de expressar esses sentimentos.

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

ABARCA-GÓMEZ, L. et al. Worldwide trends in body-mass index, underweight, overweight, and obesity from 1975 to 2016: a pooled analysis of 2 416 population-based measurement studies in 128.9 million children, adolescents, and adults. In: The Lancet, volume 390, número .10113, página .2627-.2642, dezembro 2017.

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (organizador). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. página 209-224.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

TAVARES, M. O uso de histórias em quadrinhos no contexto escolar: contribuições para o ensino/aprendizado crítico-reflexivo. In: Revista Linguasagem, décima sexta edição, página 1-17, 2011.

VERGUEIRO, W. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. terceira edição. São Paulo: Contexto, 2009.