iuniti sévenisportis in auer laives

Fotografia um. Vista geral de uma quadra esportiva de piso verde ao céu com linhas demarcatórias brancas,  vista de cima. Na parte de baixo da quadra, três jovens de costas, ao centro, uma rede está estendida dividindo a quadra em dois lados. A rede é mantida esticada com a ajuda de dois postes fixos em pneus de carros que servem como base. À direita da rede, um adolescente perto de uma camiseta laranja pendurada em um dos poses. À esquerda e à direita da quadra, piso com blocos de pedra.
Fotografia dois. Vista geral de uma rua asfaltada, com seis garotos jogando basquete, sendo que três deles estão sem camisetas, perto de uma tabela e cesta com haste verde, com parte superior em branco e contornos em verde e amarelo, que é mantida em pé com a ajuda de grandes pedras na base. Três jogadores estão à esquerda disputando uma bola que está no alto. À direita, os outros três jogadores observam. Em segundo plano, prédios de parede de madeira.
Fotografia três. Três meninas brincando com bola branca, com local aberto. Chão de terra com trechos com grama verde e casas de palhas em bege entre árvores de folhas verdes ao fundo. À frente, menina de cabelos escuros, com vestido curto com listras verticais, correndo para a direita atrás de uma bola. Ao fundo, outras duas meninas.
Respostas e comentários

UNIT 7

professor ou professora

O objetivo desta unidade é familiarizar os estudantes com o gênero reportagem e ampliar seus conhecimentos sobre relatos históricos orais. Para tanto, utilizamos o recurso de dividir em três partes o texto da reportagem selecionada para a seção Reading, trabalhando-as em sequência nas Tasks 1, 2 e 3. Esse recurso se justifica pela necessidade de progredir no trabalho de compreensão leitora, que não deve se restringir apenas aos gêneros discursivos mais curtos ou a excertos de gêneros mais longos. Consideramos que, aproximando-se o final do 7o ano, os estudantes já tenham desenvolvido maior habilidade na construção de sentidos na interação com textos em língua inglesa, estando em condições de lidar com textos de gêneros mais extensos em sua completude. No que diz respeito à compreensão e à produção de narrativas orais, a opção foi por escolher um texto mais curto, por conta do maior grau de esforço que é necessário à interação com textos orais em outra língua. A relação entre os dois gêneros trabalhados se estabelece pela opção, ligada ao tema da unidade, de utilizar narrativas orais não ficcionais, assegurando o caráter informativo e factual que permite o diálogo com gêneros jornalísticos, como a reportagem.

É importante ressaltar que há diferenças de nomenclatura e concepção dos gêneros da esfera jornalística no contexto brasileiro e no de países anglófonos. No Brasil, o gênero denominado “artigo jornalístico” é quase sempre um texto opinativo, de natureza semelhante à de um editorial, o que não corresponde exatamente à noção expressa por article em inglês. Na verdade, o termo article é muito usado por jornalistas e leigos para se referir a diversos gêneros jornalísticos.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Fotografia quatro. Vista geral de local com piso de concreto e linhas demarcatórias em branco. À esquerda, menina vista de costas, de cabelos longos escuros, com o corpo curvado levemente para a frente, blusa regata preta e azul, calça branca e par de tênis cinza, segurando uma bola pequena na mão direita, prestes a jogá-la para frente. Ao fundo, um jovem em pé, de cabelos escuros, camiseta cinza e preta, bermuda e sapatos pretos. Perto dele, outros jovens. Em segundo plano, vista parcial de casas e árvores. No alto, céu azul-claro e nuvens brancas.
Fotografia cinco. Vista geral de quadra de futebol vista parcialmente. Piso verde com partes em marrom, com listras brancas e traves do gol com rede ao fundo. Ao centro, um menino visto de costas, de cabelos escuros, camiseta amarela, calça jeans azul e par de tênis cinza. Ao fundo, outras seis crianças em pé, perto de uma bola de futebol em azul e outras três perto do gol. Ao fundo, parede branca.
Fotografia seis. Em um local aberto, aparentemente uma praça em uma cidade, há três meninos jogando beisebol. Um dos meninos está de costas, da cintura para cima, de cabelos pretos curtos, com regata em laranja. Este segura nas mãos, um bastão de beisebol feito de madeira. Mais à frente, um menino em pé, olhando para frente, com uma luva de beisebol de couro na mão esquerda, com regata cinza, calça jeans azul e sapatos cinza. Ele tem cabelos castanhos. Mais ao fundo, à esquerda, um outro menino com o corpo um pouco curvado para frente, com as mãos sobre os joelhos. Ele tem cabelos castanhos, usa blusa regata azul, bermuda xadrez cinza e sapatos bege. Em segundo plano, local com grama verde, árvores, arbustos e plantas ornamentais.  Mais ao fundo, um prédio com várias portas grandes em arco.
Esportes e jogos tradicionais.

Gêneros discursivos: reportagem e relato histórico oral.

Tema: esportes em nossas vidas.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos reportagem e relato histórico oral;
  • refletir sobre como os esportes, enquanto prática ou entretenimento, influenciam aspectos de nossas ações diárias, pensamentos e valores.
Respostas e comentários

Entretanto, as definições e explicações disponíveis em dicionários diversos e em corpora permitem concluir que um feature article seria, em essência, informativo, ainda que tenha diferenças em relação ao gênero news article, que chamamos de “notícia”. Entre essas diferenças destacam-se um maior espaço para a contextualização (background information) e o recurso, por vezes, a um estilo mais literário, a fim de atrair a atenção do leitor. Assim, o que chamamos de “reportagem” em português usualmente é chamado de feature article nos países de língua inglesa.

O esporte é o tema que permeia as reportagens, os relatos históricos orais, as imagens e as atividades da unidade. Tal tema é abordado sob diversas perspectivas, permitindo tanto a discussão do papel da prática de esportes no cotidiano da população em geral como a reflexão sobre os esportes praticados profissionalmente e sua relação com a indústria cultural e de entretenimento. A valorização do acesso de todos à prática de esportes e a relação entre eventos esportivos e questões sociais mais amplas, como o combate ao racismo e ao machismo e a promoção dos direitos humanos, propiciam um trabalho de educação linguística que não se limita ao ensino de questões gramaticais e de vocabulário.

As atividades da unidade favorecem de modo explícito a interdisciplinaridade com Educação Física e com História. Além disso, a unidade estabelece uma progressão temática ao retomar, sob nova perspectiva, temas abordados na Unidade 4, como a discussão sobre direitos civis e racismo, desta vez sob o viés do esporte.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

a

Fotografia. Vista geral de um ginásio de natação com uma piscina de água azul. De frente para ela, cadeiras e dois  homens vistos de costas, sentados em suas cadeiras de rodas com mochila penduradas na parte de atrás. Ambos têm  cabelos escuros e usam touca de natação e óculos. Ao fundo, as arquibancadas do ginásio em azul.

Fotografia. Vista geral de ginásio de esportes de piso de madeira clara com linhas demarcatórias em branco. À direita, gol com traves longas na horizontal em verde e com três jogadores deitados no chão com os braços e pernas esticados, com par de vendas de plástico cobrindo seus olhos em preto. Eles estão com uniforme de mangas compridas e calças longas em vermelho e preto e próximo a eles, uma bola azul. Em segundo plano, plateia com várias pessoas sentadas.

Fotografia. Em um estádio com arquibancadas ao fundo, há um atleta no ar, com as pernas esticadas para a frente. Uma das suas pernas é uma prótese de metal no formato de um ponto de interrogação ao contrário. Ele veste camiseta regata laranja e shorts apertados na cor azul. Ele está sobre uma caixa de areia no solo. Em segundo plano, plateia com plateia.

Fotografia. Duas pessoas correndo em uma pista de corrida em um estádio. À esquerda, uma mulher de cabelos marrons para trás, de top branco, vermelho e azul e bermuda azul, com par de tênis azul-claro e par de óculos escuros. Ela segura com a mão esquerda um laço de corda azul que também é segurado pela outra ponta por um homem à direita dela. Este é negro, de cabelos pretos, com regata em laranja, bermuda e sapatos pretos. Ao fundo, arquibancada.
  1. Quais esportes vocês identificam nessas imagens?
    1. bêizeból
    2. fútból
    3. tênis
    4. vôleibol
  1. Na opinião de vocês, os esportes deveriam desempenhar um papel relevante nas vidas de pessoas com deficiência? Por quê?
  1. Vocês conhecem o conceito de acessibilidade? Como acham que a acessibilidade poderia ser melhorada na sua cidade? Caso não conheçam esse conceito, perguntem aos colegas e ao professor ou à professora.

d. O que poderia ser feito para tornar os esportes acessíveis a todas as pessoas na sua cidade?

Respostas e comentários

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre o próprio contexto.

1a:

1b Resposta pessoal.

1c Respostas pessoais.

1d Resposta pessoal.

A abertura, com imagens de crianças e jovens praticando esportes populares em espaços improvisados, tem como objetivo introduzir o tema da unidade e promover uma discussão sobre, por um lado, a relevância da prática de jogos e esportes em nossa vida cotidiana e, por outro, a importância da participação do poder público no fomento e na disponibilização de espaços adequados a essa prática. Note-se que as imagens não são apenas do Brasil, mostrando que em países considerados desenvolvidos também podem ser encontrados exemplos de prática esportiva em locais improvisados. Embora a seção Pit stop, ao fim da unidade, traga questões que visam à exploração dessas imagens, você pode avaliar a conveniência de utilizá-las para introduzir o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade, observando a multiplicidade de contextos em que a prática de esportes está presente.

As imagens de esportes paralímpicos utilizadas na questão 1 visam a promover a reflexão sobre o acesso de todos às práticas esportivas. professor ou professora, caso haja, na escola ou na comunidade escolar, pessoas com deficiência que praticam esportes ou que gostariam de praticá-los, mas carecem de acessibilidade adequada, essa pode ser uma oportunidade para engajar os estudantes em uma discussão concreta e relevante. Assim, para além do cumprimento de uma tarefa escolar, a situação da comunidade no que diz respeito ao acesso de todos à prática de esportes também pode, caso considere adequado, ser tema de discussão.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
Ícone de atividade oral.
  1. .
Fotografia. Em local com chão de areia, um grupo de mulheres puxando uma corda, com o corpo inclinado para trás. Elas são morenas, de cabelos longos pretos, usando top e um short. Em segundo plano, vista parcial de pessoas que as observam.

II.

Fotografia. Em um local com chão de areia, ao centro, um homem em pé, de cabelos pretos lisos, com saiote de palha segura na mão direita, uma lança. Ao fundo, homens e mulheres em pé. Entre eles, um homem indígena, de cabelos pretos, com cocar amarelo e vermelho sobre a cabeça e pinturas no corpo.
  1. Quem são as pessoas nas imagens e o que estão fazendo?
  1. Como se chama, em português, o esporte da imagem um? Pesquisem na internet ou em dicionários e descubram como ele é chamado em inglês.
  1. Na opinião de vocês, o que faz com que um esporte não seja considerado importante pela mídia?

d. Com que frequência vocês veem notícias sobre esses esportes na TV ou em jornais impressos? Por que isso acontece?

Ícone de atividade oral.
  1. .
Fotografia. Em uma quadra de tênis, a jogadora de tênis Serena Williams, uma mulher negra, alta e musculosa, com cabelos longos em castanho, penteados e presos para trás, de regata e saia curta azul. Ela usa par de tênis branco e meia com detalhes em azul, segurando com as duas mãos uma raquete, para trás. Perto dela, uma bolinha de tênis amarela. Ao fundo, parede verde.

II.

Fotografia. Em um tablado em bege-claro, a ginasta Rebeca Andrade, uma moça com cabelos pretos, saltando com as pernas para cima e cabeça para baixo. Ela usa uma roupa com mangas compridas em branco, com estampa em rosa e amarelo, com as mãos sobre os joelhos.

III.

Fotografia. A skatista Rayssa Leal, uma menina jovem, pequena e magra, fazendo manobra com o skate no ar sem as mãos. Ela tem cabelos longos castanhos, com capacete branco sobre a cabeça, de camiseta azul, calça amarela e par de tênis branco, com os braços para frente, à esquerda. Ao fundo, uma barra cinza na diagonal. Em segundo plano, arquibancada e árvores de folhas verde-escuro.
  1. Quem são as atletas das imagens? O que sabem sobre elas? Caso não as reconheçam, tentem descobrir quem elas são.
  1. Elas são amadoras ou profissionais?
  1. Os atletas famosos se tornaram celebridades. Vocês concordam com essa afirmação? Por quê?
  1. Qual é o esporte favorito de vocês
    1. para assistir?
    2. para praticar?

e. Os esportes são responsáveis por transformações pessoais e sociais? Comentem.

Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2a Respostas esperadas: são indígenas brasileiros participando de competições nos Jogos dos Povos Indígenas.

2b Respostas esperadas: “cabo de guerra”; tug of war.

2c Resposta pessoal.

2d Respostas pessoais.

Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.

3a Respostas pessoais. Respostas possíveis: um - tenista estadunidense Serena Williams; dois - ginasta brasileira Rebeca Andrade; três - skatista brasileira Rayssa Leal.

3b Resposta esperada: são atletas profissionais.

3c Resposta pessoal.

3d Respostas pessoais.

3e Resposta pessoal.

Essa questão tem, ainda, um papel importante no combate ao preconceito contra pessoas com deficiência e, por isso, contribui para o cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015). Caso considere adequado, apresente diferentes esportes em inglês. Muitos já são conhecidos pelos estudantes, pois nos jogos olímpicos, pan-americanos e nas transmissões televisivas eles aparecem, quase sempre, em língua inglesa.

As imagens dos jogos indígenas na questão 2 e de atletas profissionais na questão 3 introduzem a discussão sobre o esporte como espetáculo e o prestígio que algumas modalidades ganham em relação a outras na mídia. Esse pode ser um momento para conversar sobre esportes praticados pelos estudantes que nem sempre são considerados esportes. A “queimada” e o “cabo de guerra” são alguns exemplos. Se for possível, considere promover, com o professor de Educação Física, uma partida (ou um torneio) de um desses jogos, antecedida pela introdução ou ativação de vocabulário pertinente ao jogo em inglês (ball, rope, team, court, playeretcétera) ou de suas regras.

Nas questões 1 e 2 há itens que estimulam a pesquisa na internet. Atualmente, na maioria dos contextos, esse recurso é o mais factível e permite o acesso a informações de ampla diversidade. Sugerimos que você reforce a importância de verificar a confiabilidade dos sites consultados para que a investigação seja válida.

Esta seção pode ser um momento para avaliar os diversos níveis de conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema e sobre os gêneros discursivos que serão abordados na unidade. Com essa avaliação, será possível refletir sobre o encaminhamento das atividades e a eventual necessidade de reforço para alguns de seus estudantes.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
Fotografia. Vista geral de um pequeno pódio em branco com três lugares. Na parte da frente do pódio há os números 2 à esquerda, o número 1 no centro na parte mais alta, e à direita o número 3. Também há cinco anéis nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, formando os aros olímpicos. Sobre o pódio, três pessoas em pé, com o corpo voltado para a esquerda. À esquerda, um homem de cabelos castanhos, com casaco e calça verde-escuro e listras amarelas. Ao centro, um homem de cabelos pretos, de camiseta e calça azul-escuro, com o braço direito para cima. À direita, um homem de cabelos castanhos, de camiseta e calça azul-escuro. O primeiro e o segundo colocados erguem um dos seus braços para o alto com o punho cerrado e a cabeça baixa. Em segundo plano, solo em grama verde e arquibancada.

II.

Fotografia. Em preto e branco. Uma rua, com dezenas pessoas se manifestando, com mulheres e homens, sendo que alguns seguram cartazes de madeira com várias frases diferentes como: WE DEMAND EQUAL RIGHTS NOW! e WE MARCH FOR INTEGRATED SCHOOLS NOW!, WE DEMAND DECENT HOUSING NOW! À frente, à esquerda, uma mulher de cabelos curtos escuros, com blusa de mangas compridas em claro e par de óculos de sol, levando bolsa pequena na mão esquerda e um cartaz na mão direta onde se lê parte de uma frase que termina com "EQUALS FREEDOM".
  1. Descrevam as imagens. O que vocês entenderam de cada uma delas?
  1. Que relação vocês podem estabelecer entre as duas imagens?
  1. Na imagem um, um dos atletas não faz o mesmo gesto de seus colegas. Na opinião de vocês, o que isso significa?
  1. Vocês sabem como se diz, em inglês, o gesto presente na imagem um, isto é, o punho erguido? Caso não saibam, procurem em dicionários ou na internet.

e. Qual é o significado do gesto dos atletas na imagem um? Caso não saibam, pesquisem sobre ele.

Ícone de atividade oral.

2. um .

Ilustração. Uma coroa de folhas de louro em verde, à esquerda e à direita. Ao centro, texto em preto; Olympic Project for human rights.
  1. Os três atletas da imagem estão usando o broche reproduzido anteriormente em seus uniformes. De acordo com o texto do broche, o que eles defendem?
    1. O esporte olímpico.
    2. Os direitos humanos.
    3. A humanização do esporte.
    4. As organizações de atletas.

b. Com base nisso, vocês manteriam sua resposta à questão um cê? Por quê?

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta esperada: a imagem um representa um pódio olímpico com dois atletas negros de cabeça baixa e erguendo o punho cerrado, coberto por uma luva preta; a imagem dois mostra homens e mulheres negros carregando cartazes em uma manifestação.

1b Resposta pessoal. Resposta possível: as duas representam manifestações de negros por igualdade de direitos.

1c Resposta pessoal.

1d Resposta esperada: raised fist ou clenched fist.

1e Resposta esperada: é a saudação do movimento negro Black Power e também um símbolo da luta contra a opressão.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto e comprovar hipóteses.

2a: dois

2b Respostas pessoais.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver a compreensão leitora, entendida como um processo em que os sentidos são construídos ativamente por meio da interação com o texto, neste caso pertencente ao gênero discursivo reportagem.

Task 1

Como mencionado anteriormente, optamos, nesta unidade, pela segmentação de uma única reportagem em três partes, a fim de abranger a leitura integral do texto de fórma viável para o trabalho docente, considerando o conhecimento adquirido pelos estudantes até aqui.

Em Before reading, a questão 1, de ativação do conhecimento prévio, é proposta por meio da leitura da imagem icônica do protesto no pódio olímpico, seguida de uma foto que retrata uma manifestação pelos direitos civis nos Estados Unidos durante a década de 1960. professor ou professora, neste momento, avalie se seria interessante lembrar aos estudantes, caso eles mesmos não façam menção a isso, que a luta dos negros pelos direitos civis foi abordada na Unidade 4. O conhecimento construído naquela unidade, se ativado com sucesso, tende a facilitar a interação com o texto proposto.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero sete éle ih zero seis) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero sete) Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar o assunto principal do texto;
    • verificar características de reportagens.
Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em azul-escuro e título:  The Sydney Morning Herald. Texto: SPORT Título He didn’t raise his fist – but he did lend a hand By Philip Derriman and Len Johnson 4 October 2006 – 10:00 a.m. IT REMAINS the defining image of the 1968 Olympics: the American 200 m sprinters Tommie Smith and John Carlos, who have just won gold and bronze medals, giving a black-power salute with gloved fists on the victory podium while the silver medallist, Australia’s Peter Norman, stands beside them impassively, looking straight ahead. Linha 5 In fact, Norman, who died yesterday at 64 after a heart attack while mowing his lawn in Melbourne, was not at all fazed by the Americans’ protest. On the contrary: he knew it was coming and gave it his tacit supp ort by wearing an American human rights badge on his tracksuit during the medals ceremony. “Because I [was] sympathetic to their cause I became part of it,” Norman said in an interview last year. With apparent pride, he quoted Smith as saying of him that while he may not have raised a fist on the Linha 10 podium he did lend a hand. Norman often told the story of how it was he who suggested that, with only one pair of black gloves available, the two sprinters should share them. This was why Smith had his right arm raised and Carlos, his left. Norman was the last Australian male sprinter to win an Olympic medal. He was a 200 m special ist, a strongly built runner famed for a powerful finish.

DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist – but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13abril 2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      3. .
    1. .
    1. ?
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informação explícita no texto.

1a: um

1b Resposta esperada: Tommie Smith, John Carlos e Peter Norman.

1c Resposta esperada: ele morreu depois de um ataque cardíaco.

Em Read to learn, apresenta-se a primeira parte da reportagem, incluindo o cabeçalho do jornal, o título, a imagem e a legenda, além dos cinco primeiros parágrafos do texto, que estabelecem a relação entre Peter Norman e o protesto no pódio olímpico em 1968. Esse ato de Tommie Smith e John Carlos que, ao erguer o punho cerrado, reproduziram uma saudação do movimento Black Power (movimento social que combatia a discriminação racial nos Estados Unidos), teve uma enorme importância histórica na luta contra o racismo, especialmente nos Estados Unidos, onde a lei que garantia direitos civis iguais aos negros em todo o país havia sido publicada em 1964. Peter Norman, o atleta branco australiano, não levantou o braço durante o protesto, mas apoiou o ato dos colegas e, junto aos seus companheiros de pódio, foi punido por participar do ato.

Em Constructing meanings, optamos por utilizar, em algumas questões, o formato de múltipla escolha e, em outras, o de relacionar informações, para oferecer suporte aos estudantes e facilitar a produção de sentidos sobre o texto.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • () Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
  • () Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • () Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. .
      1. Name
Fotografia. Em local com grama verde, com um pódio pequeno em branco, três medalhistas em pé, com o corpo para a esquerda, com medalhas penduradas no pescoço. Dois deles são negros e levantam um dos braços para o alto com o punho cerrado. O primeiro lugar levanta seu braço esquerdo e o terceiro colocado, seu braço direito. Eles têm uma luva preta na mão do braço levantado. Próximo a eles, dois homens em pé, para a esquerda, um homem de cabelos grisalhos, de terno vermelho e outro de cabelos grisalhos com terno azul. Ao redor, seis imagens em zoom de partes da foto principal: um: Um homem com o braço esquerdo para cima com luva preta. Dois: Foco na mão de um homem com luva em preto. Três: Rosto de homem de cabelos escuros, para baixo. Quatro: Rosto de homem com a mão para cima, com luva preta. Cinco: Dos ombros para baixo até os joelhos, com as mãos perto da cintura e medalha sobre o pescoço dele. Seis: Pódio em branco, com detalhes para o segundo colocado e pés do atleta com tênis brancos.

badge gloved fist

left armright arm

tracksuit victory podium

Ícone de atividade no caderno.

3. .

Versão adaptada acessível

Atividade 3

Choose the option that best expresses the meaning of "was not at all fazed by", "lend a hand", "sprinters" e "a powerful finish".

  1. .” ()
  1. l.” ()
  1. (); .” ()
  1. .” ()
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
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    1. ?
Respostas e comentários

Objetivos da questão 2: identificar informações explícitas e inferir o sentido de palavras e expressões no texto.

2a: um - Peter Norman; dois - australiano; três - 64 anos

2b um: right arm

2b dois: gloved fist

2b três: badge

2b quatro: left arm

2b cinco: tracksuit

2b seis: victory podium

Objetivo da questão 3: inferir o sentido de palavras e expressões no texto.

3a: um

3b: dois

3c: um

3d: í í

Objetivo da questão 4: identificar informação explícita no texto.

4a:

4b Resposta esperada: porque ele apoiava a causa.

O uso da imagem do pódio para trabalhar vocabulário também foi pensado para tornar mais fácil a inferência do sentido de palavras e expressões do texto. Caso considere relevante, cabe, nesse momento, conduzir uma reflexão coletiva sobre as diferenças e as relações entre fist e hand, de fórma a contribuir para a compreensão do jogo de palavras contido no título da reportagem.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Sobre quem é o texto que vocês estão lendo?
    1. O que o tornou um atleta conhecido?
    1. O texto que vocês estão lendo é
      1. uma reportagem.
      2. um verbete de enciclopédia.
      3. um folheto de campanha social.
ríd tchu lârn
  1. tesqui uon (rídin) :
    • observar como são indicadas as falas citadas na reportagem;
    • identificar a quem os autores dão voz nesses trechos da reportagem.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em azul-escuro e título:  The Sydney Morning Herald. Texto: Linha 15 Raelene Boyle, a teammate of Norman’s at those Games and, coincidentally, waiting to receive her silver medal from the women’s 200m, witnessed the medal ceremony from a holding room under the stands. It was, Boyle said yesterday, “the most highly dramatic moment in an Olympic Games charged with drama.” Jim Webster, who covered the 1968 Games at Mexico City for the Herald, said: “Norman really Linha 20 didn’t get wound up until he was 40m from the tape. Then he moved into another gear.” In the final, Norman trailed at sixth as the runners entered the straight, then produced his usual finishing surge. According to Webster, Carlos eased off slightly when he realised that Smith was going to win, apparently unaware that Norman was closing rapidly. In that moment, Norman powered past him. “Carlos heard Norman coming, but it was too late for him to re-accelerate,” Webster said. “Norm an Linha 25 cleaned him up in the last 10 metres.” Smith’s time, 19.83 seconds, was a world record. Norman clocked 20.06 and Carlos 20.10. Thirty-eight years later, remarkably, Norman’s time is still the Australian 200m record.

DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist — but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13 abril 2022.

Respostas e comentários

Pré-leitura

Objetivo da questão 1: ativar conhecimento prévio sobre o texto.

1a Resposta esperada: Peter Norman, atleta que ganhou a medalha de prata olímpica em 1968.

1b Resposta esperada: ter participado de um protesto pelos direitos humanos nas Olimpíadas de 1968.

1c: ih

Leitura

Task 2

Na Task 2, os estudantes continuam a leitura do texto, trabalhando, em Before reading, questões que visam ativar o conhecimento construído durante a leitura de sua primeira parte. Caso sinta a necessidade, sugerimos que retome as questões da Task 1, pois é importante que as informações adquiridas na leitura da primeira parte do texto sejam ativadas para que sua continuação faça sentido. Em Read to learn, apresentam-se os cinco parágrafos seguintes da reportagem: um trecho que dá voz a duas testemunhas da cerimônia das medalhas e da prova de corrida, que acaba por ser o foco desse fragmento.

professor ou professora, caso considere propício, antes de passar às questões de Constructing meanings, peça aos estudantes que observem e justifiquem o uso das aspas em algumas partes do texto. Dessa fórma, poderão identificar os trechos relativos às falas das pessoas que presenciaram os acontecimentos relatados na reportagem. Nesse caso, você pode avaliar também a pertinência de destacar o emprego de verbos, tais como said, para aludir ao que foi dito por outra pessoa, explicar a diferença entre os discursos direto e indireto e comentar a função desse recurso em gêneros discursivos da esfera jornalística.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      3. .
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      1. .
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      3. tômi smíf.
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
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Ícone de atividade no caderno.
  1. éf .
    1. .
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Piter Nórmen
    1. tômi smíf

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. A segunda parte da reportagem, lida na tésqui tchu (rídin), concentrou-se principalmente na
      1. corrida.
      2. repercussão do caso.
      3. cerimônia de entrega das medalhas.
    1. Leia os fragmentos a seguir, retirados do início dos três primeiros parágrafos da terceira parte da reportagem, e identifique que assuntos serão tratados.
      1. (linha 28)
      • Punições impostas a Ismíf e Carlos em decorrência do protesto.
      • Custos que Ismíf e Carlos tiveram na preparação do protesto.
      1. (linha 32)
      • Punições sofridas por .
      • Participação de no protesto.
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informação explícita no texto.

1a: ih

1b: ih

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2a Resposta esperada: a cobertura jornalística do evento.

2b Respostas esperadas: ela recebeu a medalha de prata na prova feminina dos 200 metros; disse que a cerimônia foi o momento mais dramático daqueles Jogos Olímpicos.

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.

3a: T

3b: F; ele estava no sexto lugar.

3c: T

Objetivo da questão 4: identificar informações explícitas no texto.

4a: três

4b: dois

4c: um

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a:um

1b um: Punições impostas a Smith e Carlos em decorrência do protesto.

1b dois: Punições sofridas por Norman.

Em Constructing meanings, a questão 3, que precisa de maior suporte em decorrência do vocabulário pouco familiar do texto, foi formulada no formato “verdadeiro ou falso”. Uma sugestão seria avaliar a necessidade de um trabalho mais intenso, focado especificamente no vocabulário do texto. Caso considere necessário, professor ou professora, apresente algumas palavras-chave que aparecerão no texto a fim de criar conjuntamente com a turma hipóteses sobre o tema. Ao fazer isso poderá verificar se seus estudantes conhecem ou não essas palavras e poderá explorar as que desconhecerem. É importante, para a aprendizagem de uma língua adicional, lidar com a incerteza e se engajar na construção de sentidos e na resolução de tarefas, aceitando a possibilidade do erro como parte do processo. Contudo, grupos diversos apresentam necessidades específicas que não convém menosprezar. Assim, consideramos que pode ser necessário fornecer mais conhecimento sistêmico para estudantes menos afeitos a lidar com a incerteza no processo de leitura, desde que não se negligencie o incentivo à mudança gradual de atitude.

Task 3

Na Task 3, em Read to learn, apresenta-se a parte final da reportagem, que abarca o período que vai das consequências do protesto durante a cerimônia de entrega de medalhas até o fim da vida de Peter Norman. Before reading traz uma questão que visa a ativar o conhecimento construído durante a leitura do trecho anterior da reportagem e produzir hipóteses sobre o novo fragmento, por meio da leitura da oração inicial dos três primeiros parágrafos dessa parte final.

  1. (linha 35)
  • O período imediatamente posterior a 1968.
  • O período que vai de 1968 até o falecimento de .
  1. tesqui uon (rídin) :
    • identificar novas informações sobre a vida de Piter Nórmen;
    • verificar como se dá a conclusão da reportagem.

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em azul-escuro e título:  The Sydney Morning Herald. Texto: Herald Smith and Carlos were made to pay for their protest: they were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee. Their use of an Olympic podium to make a political linha 30 statement was widely condemned in the U.S., not least because many Americans believed they had given a Black Panther salute. Both also received death threats. Norman was reprimanded for his role, minor though it may have been. He was cautioned by the Australian Olympic o_cial, Judy Patching, but, unlike Smith and Carlos, he did not have to leave Mexico City. He always maintained he was proud to have been part of it all. linha 35 Norman kept in touch with the two Americans until the end, most recently by email. Last September, he flew to the United States to attend and speak at a ceremony at San Jose State College, the university both men attended, where a statue of the two was unveiled. Originally a teacher, Norman worked for the Victorian Department of Sport and Recreation. He was also in demand as a speaker at sports functions. His death followed a recent triple bypass operation.

DERRIMAN, P.; JOHNSON, L. He didn’t raise his fist – but he did lend a hand. The Sydney Morning Herald, 4 outubro 2006. Disponível em: https://oeds.link/ZYfYgW. Acesso em: 13 abril2022.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. .
      2. .
      1. .
      2. .
    1. ?
Respostas e comentários

1b três: O período que vai de 1968 até o falecimento de Norman.

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente e identificar informações específicas no texto.

1a um Resposta esperada: os dois primeiros parágrafos.

1a dois Resposta esperada: os três últimos parágrafos.

1b: dois

1c Resposta esperada: Smith e Carlos foram criticados pelo protesto, expulsos dos jogos e ainda sofreram ameaças de morte.

É bom lembrar que a importância da formulação de hipóteses na compreensão leitora vai muito além de acertar ou errar a previsão. A tentativa de antecipar as informações dos textos é prática comum de leitores fluentes em contextos extraescolares. Independentemente do erro ou do acerto da hipótese, sua formulação estabelece uma perspectiva para a interpretação ativa do texto por parte do leitor, mesmo que eventualmente ele sinta a necessidade de reformular suas considerações.

Em Constructing meanings, as hipóteses levantadas são verificadas por meio das questões propostas. Além disso, os estudantes relacionam os temas tratados no texto aos parágrafos em que são abordados. Essa compreensão mais geral é complementada por questões que pedem a explicação e o detalhamento desses temas. Recomendamos analisar a pertinência de, ao final da Task 3, solicitar à turma que conte oralmente, com suas palavras, a história da reportagem. Essa pode ser uma maneira de garantir que o texto seja compreendido em sua totalidade, e não de fórma fragmentada.

Ressaltamos que, em virtude da possibilidade que o gênero discursivo reportagem oferece de abordar temas relevantes para a educação linguística em língua inglesa, ele será explorado novamente no volume do 8º ano.

Ícone de atividade no caderno.
  1. éf . .
    1. .
    1. .
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.
  1. Read the text again and identify where the following information are given.
    1. .
    1. .
    1. .
    1. .
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês consideram justa a punição sofrida pelos atletas estadunidenses? Justifiquem sua resposta.
    1. Ao tratar da reação dos Estados Unidos ao protesto, vocês acham que a reportagem considerou a opinião dos negros estadunidenses? Por quê?
    1. Vocês já viram ou leram alguma reportagem em que se apresentava o posicionamento da população contra ou a favor de alguma situação? Qual era o assunto da reportagem e qual era o posicionamento da população?
    1. Muitas vezes as reportagens apresentam apenas a opinião de um grupo de pessoas. Como as reportagens poderiam mostrar a situação de uma fórma mais abrangente?
    1. Comentem a frase: As reportagens, ao apresentarem as opiniões de um determinado grupo, sempre baseiam as informações em pesquisas de opinião e em dados estatísticos.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Qual é nome da entidade que organiza a Copa do Mundo de futebol?
    1. Quantas Copas do Mundo a seleção brasileira de futebol masculino conquistou até o mundial de 2018?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informação explícita no texto.

2a: F; ele foi repreendido, mas pôde continuar na vila.

2b: F; ele sempre disse que se orgulhava de sua participação.

2c: F; eles mantiveram contato até sua morte.

2d: T

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.

3a Resposta esperada: “Smith and Carlos were made to pay for their protest: they were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee.”

3b Resposta esperada: “Norman was reprimanded for his role [...]. He was cautioned by the Australian Olympic official, Judy Patching, but, unlike Smith and Carlos, he did not have to leave Mexico City.”

3c Resposta esperada: the U.S. Olympic Committee.

3d Resposta esperada: the Australian Olympic official, Judy Patching.

Pós-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e sobre o gênero reportagem.

Pré-audição

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta esperada: Federação Internacional de Futebol (FIFA).

1b Resposta esperada: cinco.

Think a little more

As questões em Think a little more visam à reflexão crítica sobre as representações e os silenciamentos nos textos jornalísticos, com base na problematização da afirmação contida no texto lido de que o gesto dos corredores foi “amplamente condenado nos Estados Unidos”.

professor ou professora, é importante ajudar os estudantes a perceber a tensão entre “informação” e “formação de opinião” presente nos textos jornalísticos, mesmo naqueles que são considerados mais neutros. A busca por exemplos em revistas e jornais brasileiros pode ajudar a tornar a discussão mais concreta e relevante para a turma.

Para ler

Para saber um pouco mais sobre os gêneros jornalísticos, recomendamos a leitura do artigo de Melo e Assis (2016).

Listening

Objetivo da seção

Desenvolver da compreensão de relatos históricos orais sobre grandes esportistas do passado.

O jogador de futebol Garrincha é o tema do relato histórico oral, tendo sido escolhido em razão de sua importância para a história do futebol brasileiro e mundial, aliada ao relativo desconhecimento de sua trajetória por parte das novas gerações.

Em Before listening, optamos por ativar o conhecimento prévio relativo à seleção brasileira masculina de futebol e às Copas do Mundo. Decidimos limitar as perguntas ao período que vai até 2018 em razão de a Copa de 2022 ocorrer após a produção desta coleção.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero sete éle ih zero três) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero quatro) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
  1. Em que anos ocorreram essas conquistas?
    1. 1958
    2. 1962
    3. 1970
    4. 1974
    5. 1990
    6. 1994
    7.  1998
    8.  2002
  1. Qual jogador brasileiro ficou conhecido como o “Rei do futebol”?
  1. Durante a conquista dos dois primeiros títulos, fazia parte da seleção um jogador brasileiro que é considerado um dos melhores dribladores da história do futebol. Respondam às seguintes perguntas sobre ele.
    1. Por qual nome ele era conhecido?
    2. Em que clube ele jogava naquela época?

f. O relato que vocês vão ouvir em líssen tchu lârn faz parte de uma série intitulada fifa . Sobre o que vocês acham que ele trata?

líssen tchu lârn

Ícone. Áudio.
  1. :
    • identificar sobre quem é o relato e que informações ele traz;
    • verificar características de relatos históricos orais.

Eyes on grammar EXAMPLE 3

Relato histórico oral – Partes um e dois

Título:rréchitégui (cerquilha, sustenido)tê bê tê – GARRINCHA – FIFA Classic Player

Data: vinte e um de outubro de dois mil e quinze

Fonte:

GARRINCHA | FIFA Classic Player. Suíça: FIFA, 2015. Série FIFA Classic Players. Disponível em: https://oeds.link/JIQTUW. Acesso em: 13 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
      1. Pelé.
      2. Zico.
      3. Romário.
      4. Garrincha.
    1. ?
Ícone de atividade no caderno.
Ícone. Áudio.
  1. .
  1. .
  1. .
  1. .

d. .

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. ( / pítcher) .
    1. (árm / ).
Respostas e comentários

1c:

1dada: Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé.

1e um Resposta esperada: Garrincha.

1e dois Resposta esperada: Botafogo (do Rio de Janeiro).

1f Resposta pessoal. Resposta possível: sobre a história de Garrincha.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivo da questão 1: compreender globalmente o texto.

1a: quatro

1b Resposta esperada: por ter sido um dos melhores dribladores da história do futebol e ter ajudado o Brasil a vencer duas Copas do Mundo com seu incrível talento.

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto.

2a Resposta esperada: Garrincha; 28 de outubro de 1933.

2b Resposta esperada: 1958 e 1962.

2c Resposta esperada: Pelé.

2d Resposta esperada: 1983.

Objetivo da questão 3: identificar informações explícitas no texto.

3a: dribbler

3b: leg

O áudio de Listen to learn é um extrato de um relato histórico que se concentra nos feitos de Garrincha como jogador de futebol, não abordando aspectos de sua vida fóra dos campos.

Em Constructing meanings, são propostas questões de compreensão global, seletiva e detalhada do texto. As questões variam desde as mais simples, que cumprem a função de mostrar aos estudantes com possíveis dificuldades que eles são capazes de produzir sentidos sobre textos em inglês, até algumas de maior complexidade. Destacamos a possibilidade de que, na questão um bê, surjam respostas diferentes da que foi sugerida, mas que podem ser igualmente adequadas.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero sete éle ih zero cinco) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
  • (ê éfe zero sete éle ih um oito) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Considerando as suas respostas à questão três bê de constrãquitchion minins, vocês acham que esse grande jogador do passado conseguiria participar de um time profissional nos dias de hoje? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês acham que esse relato histórico oral cumpre bem sua função de informar o público? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Encontre no texto trechos que correspondam às frases a seguir.
      1. .
      2. .
    1. Os trechos retirados do texto estão na voz
      1. ativa.
      2. passiva.
    1. Nos trechos retirados do texto, que verbo aparece antes do verbo principal em cada frase?
Ícone de atividade no caderno.

2. áison grémer, .

Reprodução de página da internet. METRO, News...But not as you know it. Na parte inferior, menus: HOME, NEWS, SPORT, ENTERTAINMENT, SOAPS, LIFESTYLE, VIDEO, MORE, FOOTBALL, TENNIS, CRICKET e BOXING. Título: Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Avinash Bhunjun Wednesday 22 Nov. 2017 4:12 p.m. In tennis, the term “Battle of the Sexes” describes various exhibition matches played between a man and a woman. This term was coined (coin) famously for a nationally televised match on 21 September, 1973, between Bobby Riggs and Billie Jean King. The match (espaço para resposta) A (hold) at the Houston Astrodome in front of 30,000 spectators and attracted a televised audience of around 90 million people. This match (espaço para resposta) B (see) as a landmark for public perception and acceptance of women’s tennis.

BHUNJUN, Avinash. Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Metro, 22 novembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/rP9EZb. Acesso em: 13abril 2022.

Respostas e comentários

Pós-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e sobre sua função social e relacioná-lo com o contexto atual.

Objetivo da questão 1: identificar o uso da voz passiva.

1a um Resposta esperada: “Norman was reprimanded for his role […].” (linha 32)

1a dois Resposta esperada: “He was cautioned by the Australian Olympic official […].” (linhas 32-33)

1b: dois

1c Resposta esperada: o verbo to be.

Objetivo da questão 2: praticar a voz passiva.

2: a - was held; - was seen

Think a little more

A questão de Think a little more compara o contexto do futebol profissional da época de Garrincha com o atual e retoma a função social do gênero discursivo relato histórico oral.

professor ou professora, caso perceba que suas alunas têm uma participação menos expressiva talvez seja interessante expandir essa discussão para questões relacionadas ao futebol feminino, no que diz respeito a sua representatividade, sua importância como fórma de empoderamento da mulher no meio esportivo. Comente também sobre o sucesso que essa modalidade vem obtendo nos últimos anos e as diferenças ainda existentes na valorização monetária de suas atletas. Nesse caso, a contribuição de colegas que conheçam mais do assunto, em especial os professores de Educação Física e de História, pode ser de grande valia.

Para ler

Caso deseje saber mais sobre a história de Garrincha, sugerimos a leitura do livro de Castro (2013). Sobre a história do futebol, recomendamos o livro de Murray (2000) ou o livro de Salvador et al (2009).

Language in action

Objetivo da seção

Praticar aspectos estilísticos dos gêneros reportagem e relato oral, tais como a voz passiva e o passado contínuo.

As questões 1 e 2 levam os estudantes a observar e empregar a voz passiva, usando o verbo to be no passado.


Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero sete éle ih um cinco) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (fórmas no passado), preposições de tempo (ín, ôn, ét) e conectores (ênd, bãt, bicós, dên, sou, bifór, áfter, entre outros).
  • (ê éfe zero sete éle ih um seis) Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (traço ê dê).
Ícone de atividade no caderno.
  1. éf.
    • huáiol , , .
    • , xi .
    • .
    1. .
    1. ”, “”, ênd .
    1. .
    1. .
Ícone de atividade no caderno.

4. .

Reprodução de página da internet.
Fundo em preto. Na parte superior, à esquerda, em vermelho e branco: CARMAG. Na parte inferior, menus: HOME, NEWS, REVIEWS, SPEED, TECH, PRICES AND SPECS, VIDEOS, MAGAZINE, CAR DEALER.

“When people ask me where I (A) was / was being when Senna (B) died / was dying I can give them a pinpoint answer”, former McLaren driver and current ITV commentator Martin Brundle (C) said / was saying. “I (D) avoided / was avoiding one of his wheels. I (E) ran / was running seventh when he (F) crashed / was crashing and one of his wheels came bouncing my way.”

CAR MAGAZINE. ‘Driver error caused Senna death’. Car Magazine, 22 abril2004. Disponível em: https://oeds.link/uK1P4Z. Acesso em: 13 abril 2022.

Ícone de atividade no caderno.
Ícone. Áudio.

5. .

Relato histórico oral

Título: rréchitégui (cerquilha, sustenido)tê bê tê FRANZ BECKENBAUER – FIFA Classic Player

Data:

Fonte:

FRANZ Beckenbauer | FIFA Classic Player: Suíça, 2015. Son., color. Legendado. Série FIFA Classic Players. Disponível em: https://oeds.link/d2zXEX. Acesso em: 13 abril2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Qual tempo verbal predomina no relato?

b. Você percebe alguma diferença na pronúncia do traço ê dê final em “niquineimd” e “celebreited”?

Respostas e comentários

Objetivo da questão 3: identificar os usos de verbos no past simple e no past continuous.

3a: F

3b: T

3c: T

3d: T

Objetivo da questão 4: praticar o uso de verbos no past simple e no past continuous.

4: A - was; B - died; C - said; D - was avoiding; E - was running; F - crashed

Objetivos da questão 5: identificar o uso do passado e as diferenças na pronúncia da terminação menosê de.

5a Resposta esperada: passado.

5b Resposta pessoal.

A voz passiva é um recurso linguístico muito usado em gêneros informativos da esfera jornalística e em relatos de modo geral. Antes da realização das questões, considere se é interessante revisar a diferença entre voz ativa e voz passiva, apresentando primeiramente exemplos em português e, se houver condições, mostrando depois manchetes ou pequenos fragmentos de notícias em inglês.

O past continuous, explorado nas questões 3 e 4, é outro elemento gramatical cujo uso pode ser introduzido com exemplos em português. A partir de situações do cotidiano, com a pergunta “o que você estava fazendo quando...?”, os estudantes podem refletir sobre a relação entre uma ação passada pontual e outra em progresso.

O uso do past simple em relatos orais é focalizado na questão 5. Se houver possibilidade e você considerar conveniente, sugerimos apresentar o relato na íntegra e motivar os estudantes a identificar outros verbos no passado e contrastar as pronúncias da referida terminação, o que facilitará a realização da questão 6.

Talvez algum estudante saiba que, após a Copa do Mundo de 2018, o técnico Didier Deschamps tornou-se mais um campeão mundial como jogador e técnico, assim como Beckenbauer e Zagallo, mencionados no relato da questão 4, que foi produzido em 2015. Caso nenhum deles esteja ciente disso, podem ser estimulados a fazer uma pesquisa sobre o assunto.

Ícone. Áudio.
Ícone de atividade no caderno.
  1. í di . áison grémer.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa agora é elaborar e apresentar, em duplas, um relato histórico oral sobre uma personalidade de sua escolha que tenha entrado para a história do esporte. Vocês já viram um exemplo e trabalharam com ele em Listening.

Ícone de atividade no caderno.

1. .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Relato histórico oral.

Qual é o tema?Uma personalidade que entrou para a história do esporte.

Qual é o objetivo?Apresentar de fórma breve a história da personalidade escolhida.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Em uma apresentação oral na sala de aula.

Quem participará?Todos os estudantes, organizados em duplas.

túlbóks

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. Escolham o ou a esportista que será tema do relato e façam uma pesquisa para levantar o máximo de informações que puderem sobre a personalidade escolhida. Consultem sáites de esportes, documentários e jornais. Escolham, pela leitura dos títulos, textos adequados ao tema de sua pesquisa.
    1. Organizem as informações obtidas em ordem cronológica. Lembrem-se de usar as palavras fãrst, dên, , áfter, , e os verbos no pésti simplôl e no pést contínuous para se referirem aos acontecimentos da vida da personalidade escolhida. Caso não saibam se um verbo é regular ou irregular, consultem um dicionário ou o apêndice líst óvirégiuler vãrbs.
    1. Façam um roteiro organizando os itens na ordem em que eles serão ditos, para não esquecerem nada, nem alterarem a ordem dos fatos relatados durante a apresentação.
    1. Apresentem seu relato histórico para outra dupla e perguntem a eles se conseguiram entender tudo e se o texto está bem organizado.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 6: identificar a pronúncia da terminação menosê de.

6 um: /Id/

6 dois: /d/

6 três: /t/

6 quatro: /Id/

6 cinco: /d/

6 seis: /d/

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: planejar o conteúdo, as características composicionais e estilísticas do gênero relato histórico oral e preparar uma versão inicial do texto.

Speaking

Objetivo da seção

Produzir um relato histórico oral sobre grandes esportistas do passado.

Nesta seção, pede-se aos estudantes que, em duplas, elaborem e apresentem à turma um relato histórico oral sobre um ou uma atleta que tenha entrado para a história do esporte. professor ou professora, optamos por deixar livre a escolha da personalidade a ser abordada no relato de cada dupla. No entanto, caso sinta a necessidade de oferecer sugestões aos estudantes, algumas possibilidades seriam: Ana Moser, Ayrton Senna, Daiane dos Santos, Hélia Rogério de Souza Pinto (Fofão), Hortência Marcari, João Carlos de Oliveira (João do Pulo), Maria Esther Bueno e Maria Paula Gonçalves da Silva (Magic Paula). O relato histórico oral, gênero cuja produção já foi trabalhada em grupos, com foco em acontecimentos importantes do passado, na Unidade 5, será agora planejado e elaborado em duplas, destacando personalidades marcantes. Caso considere interessante, você pode pedir aos estudantes que completem uma ficha com informações básicas sobre as personalidades apresentadas.

istép béqui

Ícone de atividade no caderno.
  1. :
    • informações corretas e relevantes sobre a personalidade escolhida;
    • organização dos fatos em ordem cronológica e uso consistente dos verbos;
    • vocabulário pertinente para contar a história do ou da esportista;
    • pronúncia adequada.
Ícone de atividade oral.

2. .

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que as imagens mostram?
    1. Onde estão as pessoas representadas?
    1. Como vocês relacionariam as imagens às discussões feitas ao longo desta unidade?
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Não é incomum ver atletas sofrendo lesões causadas pelo próprio esporte que praticam. Alguns deles tiveram que encerrar suas carreiras por essa razão. Na opinião de vocês, por que isso acontece? Como esse fato se relaciona com a ideia amplamente difundida de que “praticar esportes faz bem à saúde”?
    1. Pesquisem artigos sobre times de futebol profissionais brasileiros e compartilhem com seus colegas de classe o que vocês aprenderam. Lembrem-se de selecionar textos de fontes confiáveis, como sáites com boa reputação, para checar o que publicam e evitar o sensacionalismo.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade no caderno.
  1. .
    1. O que você mais gostou de discutir nesta unidade?
    1. Você aprendeu algo novo sobre esportes? Mudou sua opinião sobre algum aspecto?
    1. Você teve dificuldade para ler as reportagens apresentadas?
    1. Você ficou satisfeito com seu relato histórico oral? Como você poderia melhorá-lo?
    1. O que você aprendeu sobre as reportagens? E sobre os relatos históricos orais?
    1. Você participou das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do relato histórico oral.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final do relato histórico oral.

Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

1a Resposta esperada: jovens praticando esportes e jogos coletivos.

1b Resposta esperada: em quadras, ruas, várzeas etcétera

1c Resposta pessoal.

2 Respostas pessoais. Objetivos da questão 2: refletir criticamente sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.

1 Respostas pessoais.

Pit stop

Objetivo da seção

Retomar, por meio das imagens de abertura, a discussão sobre as relações entre prática de esportes e saúde, bem como refletir sobre questões ligadas à prática profissional de um esporte.

professor ou professora, ao retomar as imagens de jovens praticando esportes e jogos coletivos que são muito frequentes nas diversas regiões do Brasil, procuramos reforçar essas atividades, que têm perdido lugar para os jogos digitais. Se julgar oportuno, aproveite para enfatizar a importância dessas práticas tradicionais. Caso haja em sua cidade clubes ou associações que mantenham equipes de atletas profissionais, pode ser interessante propor aos estudantes uma visita a esses locais para entrevistar atletas e dirigentes. 

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar aprendizagem sobre os gêneros discursivos trabalhados na unidade.

professor ou professora, sugerimos que você aproveite essa seção para fazer uma avaliação de possíveis pontos positivos e negativos tanto do processo de ensino-aprendizagem como da interação professor-estudante e estudante-estudante. Avalie, se achar apropriado, se as escolhas feitas ao longo da unidade surtiram os efeitos desejados e quais possíveis mudanças poderiam ser implementadas para uma volta aos temas abordados por um novo prisma. Caso detecte dificuldades pontuais de alguns estudantes, indicamos a utilização do apêndice There is more e das Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, para suprir necessidades de reforço.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

According to Webster, Carlos eased off slightly when he realised that Smith was going to win, apparently unaware that Norman was closing rapidly. In that moment, Norman powered past him.”

(página141)

Esquema. Linha da esquerda para a direita, com seta no final.  Em uma caixa de texto verde na parte de baixo da linha: PAST CONTINUOUS, PASSADO CONTÍNUO. Em uma caixa de texto amarela na parte de baixo da linha: PAST SIMPLE, PASSADO SIMPLES. Em uma caixa de texto azul na parte de baixo da linha: PRESENT, PRESENTE. Em uma caixa de texto verde na parte de cima da linha: Norman was closing rapidly. Em uma caixa de texto amarela na parte de cima da linha: Norman powered past him.
  • O pésti simplôl indica eventos que ocorreram em um momento definido no passado, mesmo que a frase não mencione explicitamente quando esses eventos aconteceram.
  • O pést contínuous se refere a eventos que estavam ocorrendo em dado momento no passado.
  • ” é um evento que estava em andamento e, em um momento específico, “ ”.

egzâmpol tchu

Smith and Carlos were made to pay for their protest: they were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee. Their use of an Olympic podium to make a political statement was widely condemned in the U.S., not least because many Americans believed they had given a Black Panther salute. Both also received death threats.

Norman was reprimanded for his role, minor though it may have been. He was cautioned by the Australian Olympic official, Judy Patching, but, unlike Smith and Carlos, he did not have to leave Mexico City.

(página 143)

Respostas e comentários

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o past continuous e o past simple, a voz passiva e a pronúncia da terminação traço ê dê nas fórmas regulares do past simple.

professor ou professora, avalie se há a necessidade de intensificar o trabalho com os tempos verbais past continuous e past simple. Caso considere necessário, recomendamos organizar a turma em grupos e pedir aos estudantes que procurem, na internet ou em livros, jornais e revistas, exemplos de frases contendo os dois tempos verbais. Em seguida, pode-se fazer uma breve discussão sobre os exemplos encontrados, com vistas a inferir a existência de padrões estruturais subjacentes às frases.

Habilidades desenvolvidas em Eyes on grammar


  • (ê éfe zero sete éle ih um seis) Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (traço ê dê).
  • (ê éfe zero sete éle ih um oito) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

ACTIVE VOICE / VOZ ATIVA

PASSIVE VOICE / VOZ PASSIVA

The U.S. Olympic Committee expelled Smith and Carlos from the Olympic village and suspended them.

Smith and Carlos were expelled from the Olympic village and suspended by the U.S. Olympic Committee.

  • A voz passiva é usada para dar ênfase a uma ação, em vez de enfatizar quem a realizou.
  • O sujeito de uma frase na voz passiva é a pessoa, coisa ou animal que recebe a ação (“). O agente da ação nem sempre está explícito, mas, quando aparece de fórma explícita, é precedido por bái (“).
  • Construímos frases na voz passiva usando o verbo tchu bi(conjugado no tempo verbal adequado) seguido do pést párticipou do verbo principal.
  • O pést párticipou dos verbos regulares tem a mesma fórma que a assumida no pésti simplôl  ( í di). A lista dos verbos irregulares está disponível no apêndice líst óvirégiuler vãrbs.

One of the finest dribblers in the history of the game, he was admired for his explosive pace and incomparable skills – talents that helped Brazil two successive FIFA World Cup triumphs in 1958 and 1962.

At the 1958 finals in Sweden, Garrincha became part of a formidable attack that included a precocious teenager by the name of Pelé.”

145; Relato histórico oral – Partes um e umum)

PAST SIMPLE AND PAST PARTICIPLE – REGULAR VERBS / PASSADO SIMPLES E PARTICÍPIO PASSADO – VERBOS REGULARES
-ED PRONUNCIATION / PRONÚNCIA -ED

/t/
Infinitives that end in an unvoiced sound / Infinitivos que terminam em consoante surda

/d/
Infinitives that end in a voiced sound / Infinitivos que terminam em consoante sonora

/ɪd/ – /əd/
Infinitives that end in the sound /t/ or /d/ / Infinitivos que terminam com os sons /t/ ou /d/

cough – coughed
finish – finished
fix – fixed
force – forced
help – helped
watch – watched
work – worked

admire – admired
amaze – amazed
call – called
condemn – condemned
damage – damaged
follow – followed
live – lived
rub – rubbed
turn – turned

create – created
grant – granted
include – included
last – lasted
need – needed
protest – protested
restrict – restricted

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  • Os verbos regulares no pésti simplôl e no pést párticipou admitem pronúncias diferentes para a terminação í di, que dependem do som com que o infinitivo termina.
  • Na última coluna, as duas pronúncias são corretas e variam de acordo com a região falante de inglês.
Respostas e comentários

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei nº 13 146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

CASTRO, R. Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MELO, J. M.; ASSIS, F. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, volume 39, número 1, página 39-56, janeiro a abril 2016.

MURRAY, B. Uma história do futebol. São Paulo: Hedra, 2000.

SALVADOR, M. A. S.; SANTORO, M.; SOARES, A. A Memória da Copa de 1970: esquecimentos e lembranças do futebol na construção da identidade nacional. Campinas: Autores Associados, 2009. volume 1. 137 página