iuniti eitchi a bérer pleice
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
Respostas e comentários
UNIT 8
professor ou professora
Esta unidade objetiva familiarizar os estudantes com os propósitos, os usos e as características de anúncios publicitários, folhetos e fôlderes. A temática tem como foco campanhas sociais, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre a necessidade de ação para atenuar ou eliminar as causas de alguns problemas sociais e ambientais.
Cabe destacar que o trabalho com campanhas sociais é indicado na Bê êne cê cê em habilidades a serem desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, favorecendo, assim, a proposta realizada nesta unidade. As atividades permitem, também, a interdisciplinaridade com Ciências, História e Geografia, visto que as situações abordadas nos textos motivam a reflexão sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e a causas humanitárias.
Competências gerais desenvolvidas na unidade
• As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Gêneros discursivos: anúncio publicitário, folheto e fôlder.
Tema: campanhas sociais.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos anúncio publicitário, folheto e fôlder;
- refletir sobre a importância de campanhas sociais para ajudar os outros e tornar-se cidadão consciente.
Respostas e comentários
As frases nas páginas de abertura visam a provocar a curiosidade pela temática da unidade e a incitar uma breve discussão sobre os tópicos levantados. Avalie se seria conveniente levar os estudantes a observar, neste momento, que essas frases são slogans de campanhas sociais. Considere também a possibilidade de pedir que tentem descobrir com que tipo de campanha os slogans se relacionam. Vale ressaltar que essas frases aparecerão nos textos da unidade e serão retomadas na seção Pit stop, por meio de perguntas a serem debatidas entre os estudantes.
, caso haja possibilidade, sugerimos que avalie a relevância de levar a canção “ professor ou professoraHeal the world”, de Michael Jackson, para a turma ouvir e debater em sala de aula, já que ela trata de um tema semelhante ao que será discutido ao longo dessa unidade.
Competências específicas desenvolvidas na unidade
• As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- O que vocês sabem sobre campanhas sociais?
- Que tipos de campanha social são frequentes no Brasil? Por que elas são importantes?
2. .
Did you know?
• “ uaterchéd” é uma área de terreno elevado a partir da qual a água flui para um rio. Também significa um evento que marca uma mudança no curso dos acontecimentos (divisor de águas).
- Quais são as ideias que o texto transmite?
- As pequenas ações podem fazer uma grande diferença.
- As pessoas destroem a natureza conscientemente.
- A proteção do meio ambiente é nossa responsabilidade.
- O consumismo pode ter um impacto positivo sobre a natureza.
b. Na opinião de vocês, como as cores utilizadas no texto contribuem para transmitir essas ideias?
- .
- Vocês acham importante proteger o meio ambiente? Por quê?
- Quais ações vocês podem realizar individualmente para fazer a diferença?
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.
Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
2a: um, três
2b Resposta pessoal. Resposta possível: no texto, o verde representa a natureza e as mudanças que precisam ser realizadas para protegê-la.
3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.
Time to think
Objetivo da seção
Ampliar a discussão iniciada nas páginas de abertura por meio da apresentação de campanhas sociais.
As questões propostas buscam ativar o conhecimento prévio dos estudantes, que possivelmente já conhecem ou ouviram falar de campanhas sociais. No entanto, caso julgue necessário, apresente à turma alguma campanha impressa, digital ou veiculada no rádio ou na televisão, em língua portuguesa, para facilitar a abordagem do tema.
As campanhas abordadas provocam a reflexão sobre questões ambientais e ações humanitárias. Assim, os textos utilizados na seção procuram incitar a discussão acerca da cidadania e da solidariedade.
As questões desta seção possibilitam aos estudantes demonstrar o que já sabem sobre os assuntos abordados, mas esses conhecimentos podem ser diversificados, em virtude da heterogeneidade da turma. Desse modo, a interação favorece o aprendizado de uns com os outros. No entanto, caso julgue necessário e conveniente, estimule os estudantes a pesquisar sobre campanhas e outras iniciativas com propósitos sociais.
Habilidades desenvolvidas em Time to think
- ( ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
- ( ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
4. .
- Qual é o tema do texto?
b. Qual é a relação destas imagens com o tema do texto?
c. Vocês costumam doar roupas, calçados e objetos que não usam mais? O que vocês doam? Para quem? Se não fazem doações, expliquem a razão.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
- .
- Vocês acham que ter hábitos saudáveis é importante para a vida das pessoas? Por quê?
- Tomando por base as imagens e expressões a seguir, qual é o melhor significado para a palavra “ rrélfi”?
- natural
- saudável
- animado
- sedentário
c. Observem a imagem usada no texto de . ríd tchu lârn Qual pode ser o assunto desse anúncio publicitário?
Respostas e comentários
Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.
4a Resposta esperada: a pobreza e como podemos ajudar a combatê-la.
4b Resposta esperada: doar é uma fórma de reciclar, pois as coisas são reutilizadas em vez de serem descartadas.
4c Respostas pessoais.
Pré-leitura
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o tema do texto.
1a Respostas pessoais.
1b: dois
1c Resposta pessoal.
Reading
Objetivo da seção
Desenvolver habilidades necessárias para a compreensão dos gêneros multissemióticos anúncio publicitário, folheto e fôlder de campanha social e sentidos levando em conta tanto os elementos verbais como os visuais.
Task 1
A Task 1 é pautada em um anúncio publicitário de campanha social cuja intenção é conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama. Em Before reading, a questão visa à ativação do conhecimento prévio e à formulação de hipóteses com base na observação da imagem do anúncio. Caso julgue pertinente, discuta com a turma os objetivos de anúncios publicitários de campanhas sociais.
ríd tchu lârn
- :
- identificar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
- verificar características de anúncios publicitários de campanha social.
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 AND 2
constrãquitchion minins
- .
- óf bifór rídin .
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; comprovar hipóteses; fazer inferências e identificar informações explícitas e implícitas no texto.
1a Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre diferentes fórmas de prevenir o câncer de mama. Resposta pessoal.
Em Read to learn, é importante para a compreensão do texto observar tanto a linguagem verbal como a não verbal. Considere se é preciso chamar a atenção para a relação entre atividades físicas, como a representada na imagem, e a prevenção do câncer de mama.
Na seção Constructing meanings, as questões focalizam os elementos verbais e não verbais do anúncio, ressaltando o caráter multimodal do gênero abordado. Além disso, a exploração de características composicionais do gênero contribui para a construção de sentidos. Avalie a possibilidade de motivar os estudantes a discutirem sobre o efeito da imagem no anúncio e a importância do símbolo do combate ao câncer de mama para a credibilidade da campanha.
Para ler
Caso você queira saber mais sobre o trabalho com o gênero anúncio publicitário em sala de aula, sugerimos a leitura de Alves e Calvo (2008). Se for de seu interesse aprofundar seus conhecimentos sobre a função social desse gênero, recomendamos a leitura de Arruda-Fernandes (2002).
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero sete éle ih zero seis) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
- ( ê éfe zero sete éle ih zero sete) Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
- ( ê éfe zero sete éle ih zero oito) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
-
- .
- .
- .
-
- .
- .
- .
- ?
- ?
- superar-se
- enganar-se
- desculpar-se
Versão adaptada acessível
Atividade 1, item e
In the sentence “Who knew that not apologizing for your actions [...]”, what does the verb "apologizing" mean in Portuguese?
- superar-se
- enganar-se
- desculpar-se
-
- .
- .
- .
2. .
- ?
b. ?
tésqui tchu
bifór rídin
1. .
- Que tipo de campanha essa imagem pode representar?
- Qual é o objetivo de uma campanha com esse tema?
- Como a escola de vocês discute essa questão?
d. Na opinião de vocês, por que campanhas com esse tema são importantes para o ambiente escolar?
Respostas e comentários
1b: três
1c: três
1d Resposta esperada: comer melhor, ingerir menos bebida alcoólica e parar de fumar.
1e: três
1f: três
Objetivo da questão 2: relacionar elementos verbais a não verbais.
2a Resposta esperada: é o símbolo da campanha de combate ao câncer de mama.
2b Resposta esperada: o laço cor-de-rosa representa o combate a uma doença que atinge principalmente as mulheres, representadas pela imagem no centro do anúncio.
Pré-leitura
Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
1a Resposta esperada: uma campanha contra o bullying.
1b Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre o bullying e mostrar meios de combatê-lo.
1c Resposta pessoal.
1d Resposta pessoal.
Task 2
O gênero apresentado na Task 2 é folheto de campanha social. Em Before reading, o tema do texto é desenvolvido a partir de uma imagem que retrata uma ação contra o bullying. Além disso, destaca-se o papel da escola nessa discussão. Nesse momento, é importante enfatizar a relevância da reflexão sobre o tema para um ambiente harmônico, respeitoso e amistoso na escola.
Habilidades desenvolvidas em Reading
- ( ê éfe zero sete éle ih zero nove) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
- ( ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
ríd tchu lârn
- :
- identificar o propósito da campanha;
- verificar características de folhetos de campanha social.
constrãquitchion minins
- .
- ?
-
- . búlin
- .
Respostas e comentários
Leitura
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informações específicas e explícitas.
1a Resposta esperada: combater o bullying e divulgar um canal de apoio a quem sofre esse tipo de agressão.
1b: um
Em Read to learn, apresenta-se o folheto de uma campanha social anti-bullying realizada no Reino Unido. É importante destacar que os nomes usados para designar os gêneros discursivos relacionados com as campanhas sociais podem variar e que nem sempre há correspondência direta entre as designações em português e em inglês. Definimos como critério usar o termo “folheto” (em inglês, leaflet) para nomear o material de difusão em folha sem dobras e “fôlder” (em inglês, brochure) para o material de difusão em folha com dobras, impresso frente e verso, como o que é apresentado na Task 3. Outra observação relevante se refere ao critério para distinguir folheto e anúncio publicitário, visto que algumas características desses gêneros são semelhantes. No caso dos anúncios presentes na unidade, usamos a designação empregada na fonte de consulta e os consideramos materiais de divulgação cujos meios de circulação são sobretudo revistas, jornais e outdoors, sendo essa a principal diferença em relação aos folhetos.
As questões de Constructing meanings focam tanto a compreensão do texto como as características composicionais do gênero. Elas visam não somente à construção dos sentidos, mas também à constatação de quais são os elementos comumente encontrados em folhetos de campanhas sociais. Vale ressaltar a discussão sobre o chamado à ação e a importância da linguagem não verbal para esse gênero. Caso seja viável e você considere relevante em seu contexto, apresente folhetos similares produzidos no Brasil para debater mais profundamente o assunto.
- ?
- ?
e. ?
- .
- .
- . islôgam
- Público-alvo.
- Data de início.
- Tema abordado.
- sáite para informações.
- Telefone para contato.
- Nome dos responsáveis pela campanha.
- Nome da organização promotora da campanha.
- Nome dos profissionais envolvidos na campanha.
- Logotipo da organização promotora da campanha.
- ?
- ? ? uai
- ?
- “” ?
- .
tésk thri
bifór rídin
- .
- Que tipo de campanha social vocês acham que é promovida por uma organização chamada ?
- Observem as imagens do texto de . ríd tchu lârn Qual pode ser o objetivo da campanha social divulgada por esse texto?
- Por que campanhas desse tipo de texto são necessárias?
- Que informações vocês esperam encontrar no texto?
Respostas e comentários
1c Resposta esperada: a pergunta na parte superior do folheto, a imagem com uma criança em posição de defesa e o texto em suas mãos, o uso de “you” na frase sob a imagem.
1d Resposta esperada: ligando para o número de telefone indicado.
1e Resposta esperada: telefonar ou acessar o site indicado.
Objetivo da questão 2: identificar características composicionais do gênero folheto de campanha social.
2a: um, dois, quatro, cinco, seis, oito, dez.
2b Resposta esperada: chama a atenção dos leitores e destaca de maneira diferente cada tipo de informação.
2c Respostas esperadas: a pergunta “Being bullied?” e o número do telefone; porque são as informações que devem ter mais destaque: o tema da campanha e o canal de apoio gratuito e confidencial.
2d Resposta esperada: a imagem mostra as mãos de uma criança com a frase “Stop bullying”. A frase apresenta o objetivo da campanha (parar o bullying) e a criança representa um alvo de bullying.
2e Resposta esperada: incentiva quem sofre bullying a procurar ajuda, pois terá alguém para apoiá-lo.
Pré-leitura
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
1a Resposta possível: uma campanha para a proteção de elefantes no Nepal.
1b Resposta possível: a proteção de elefantes.
1c Resposta possível: porque as pessoas precisam ser conscientizadas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da proteção dos animais.
Para ler
Caso seja de seu interesse obter mais informações sobre bullying e suas implicações, recomendamos a leitura de Beaudoin e Taylor (2006) e de Fante (2005). Sugerimos também a leitura de Kress e Van Leeuwen (2001) para saber mais sobre textos multimodais, especialmente no que se refere a aspectos inerentes à linguagem não verbal.
Task 3
Em Before reading, espera-se que os estudantes possam formular hipóteses acerca do tema da campanha social focalizada em Read to learn com base no nome da organização promotora da campanha e nas imagens do fôlder. Além disso, discute-se a necessidade de divulgação de campanhas dessa natureza, a fim de instigar a curiosidade sobre o assunto.
ríd tchu lârn
- :
- identificar as informações principais do texto;
- verificar características de fôlderes de campanha social.
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
Respostas e comentários
Leitura
professor ou professora, reproduzimos o fôlder de campanha social para que ele pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve se dar nas reproduções indicadas pelas setas.
Se considerar pertinente, sugerimos que explore o vocabulário antes de passar às questões de compreensão. Vale a pena, por exemplo, chamar a atenção para a palavra ankush, que se refere a um instrumento em fórma de bastão, com uma espécie de gancho na ponta, usado para domar elefantes. A imagem desse instrumento encontra-se reproduzida no fôlder e pode ser usada para motivar a reflexão acerca dos maus-tratos a animais.
constrãquitchion minins
- .
- ?
- ?
-
- .
- .
- .
- ?
- Divulgar possíveis vantagens da manutenção de elefantes em cativeiro para o desenvolvimento científico sobre esses animais.
- Conscientizar a população sobre a importância do retorno dos elefantes que se encontram em cativeiro às florestas.
- Persuadir proprietários de elefantes e autoridades a promover outras atividades que garantam o bem-estar dos animais.
- .
- ?
- .
- .
- ?
- ?
- .
- .
- .
- .
think a lítol mór
- .
- Qual das campanhas sociais apresentadas nas tésks e ( rídin) vocês consideram mais importante? Por quê?
- Que campanhas vocês gostariam que fossem realizadas em sua escola ou sua cidade? Por quê?
- Baseando-se nas campanhas lidas, quais meios de divulgação podem ser usados para difundir campanhas sociais?
- Na opinião de vocês, por que a conscientização proposta por essas campanhas é importante para vivermos em um mundo melhor?
Respostas e comentários
Compreensão leitora
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; fazer inferências e identificar informações específicas e explícitas.
1a Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre as péssimas condições a que os elefantes são submetidos nos safáris e mostrar como podem ajudar a combatê-las.
1b Resposta esperada: principalmente pessoas que estão planejando fazer um safári com elefantes.
1c: três
1d: três
Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto e características composicionais do gênero fôlder.
2a Respostas esperadas: ele é desenhado com folhas verdes; para mostrar que ele é parte da natureza, das florestas.
2b Respostas esperadas: acima, um instrumento (“ankush”) usado para treinar elefantes, empregado também para machucá-los; abaixo, uma corrente. Eles mostram que os elefantes usados em safáris sofrem maus-tratos e vivem acorrentados em cativeiro.
2c Resposta esperada: para chamar a atenção, despertar o interesse dos leitores e destacar de maneira diferente cada tipo de informação.
Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto e características composicionais do gênero fôlder.
3a Resposta esperada: fornecer informações sobre os maus-tratos sofridos pelos elefantes que são explorados em safáris.
3b um: objective and simple
3b dois: items
Pós-leitura
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.
1a Respostas pessoais.
1b Respostas pessoais.
1c Resposta esperada: anúncio publicitário, folheto e fôlder.
1d Resposta pessoal.
Na questão 1 de Constructing meanings, o fôlder é explorado com perguntas de compreensão leitora que propiciam a construção de sentidos pelos estudantes e incidem sobre informações específicas, aprofundando o conteúdo do texto de fórma gradual. Na questão 2, analisa-se como a linguagem não verbal contribui para o propósito da campanha. Se julgar conveniente, é possível aprofundar os aspectos das linguagens verbal e não verbal retomando os textos de Time to think.
Think a little more
A subseção Think a little more fomenta o posicionamento crítico acerca de campanhas sociais com base na leitura dos textos das Tasks 1, 2 e 3. A discussão proposta tem como objetivo auxiliar os estudantes a pensar sobre a conscientização como elemento de transformação. Espera-se que, ao final desta seção, os estudantes tenham aprofundado sua reflexão sobre o papel das campanhas sociais e suas implicações para o exercício da cidadania.
Para ler
Para saber mais sobre multimodalidade, recomendamos Kersch, Coscarelli e Cani (2016).
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
- .
- Que ações vocês acham que são normalmente realizadas em missões humanitárias?
- Na opinião de vocês, por que as pessoas se voluntariam em missões humanitárias? Vocês conhecem alguém que seja voluntário em uma ação social?
- Observem a imagem a seguir. Vocês sabem que tipo de trabalho é realizado por essa organização? Na opinião de vocês, por que o nome da organização aparece em duas línguas?
d. Leiam o título do texto da seção líssen tchu lârn. Qual pode ser o assunto tratado? Como vocês chegaram a essa conclusão?
líssen tchu lârn
- :
- identificar o objetivo da organização;
- verificar características de anúncios publicitários de organizações humanitárias.
Anúncio publicitário de organização humanitária
Título: This is Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF)
Data:
Fonte: Doctors Without Borders/MSF-USA
THIS IS Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF). Estados Unidos, 2016. 1 vídeo (2 minutos 14 ). Publicado por segundos Doctors Without Borders/MSF — USA. Disponível em: https://oeds.link/JuoBF8. Acesso em: 14 abril 2022.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
- .
- ?
- .
- .
- .
- ?
- ?
- .
- .
- .
- .
- ?
Respostas e comentários
Pré-audição
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.
1a Resposta possível: ações de ajuda a pessoas que sofrem com diferentes necessidades.
1c Respostas possíveis: ajuda médica; porque é uma organização internacional, conhecida tanto por seu nome original em francês como pela tradução em inglês.
Audição
Compreensão auditiva
Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informação explícita.
1a: um, dois
1b Resposta esperada: ajuda médica.
1c: dois
Listening
Objetivo da seção
Ampliar os conhecimentos sobre os gêneros trabalhados na unidade por meio da compreensão auditiva de um anúncio publicitário de organização humanitária.
Nesta seção, os estudantes ouvirão um anúncio publicitário relacionado à divulgação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras, que oferece ajuda médica a vítimas de guerras ou de catástrofes naturais e a pessoas desprovidas de condições mínimas de saúde ao redor do mundo.
Em Before listening, os estudantes são levados a refletir sobre a escolha daqueles que decidem atuar como voluntários em ações humanitárias e a formular hipóteses sobre a organização divulgada no anúncio com base em seu nome e logotipo. As questões de Constructing meanings enfocam a organização Médicos Sem Fronteiras e a ajuda humanitária oferecida por ela, explorando as habilidades de compreensão detalhada e seletiva, assim como de inferência. Além disso, características do gênero apresentado são analisadas juntamente com sua função social. Caso seja possível o acesso à internet, poderá ser interessante mostrar aos estudantes o vídeo do qual foi retirado o áudio, a fim de favorecer a observação e a exploração dos elementos visuais e de suas implicações para os efeitos de sentido.
Habilidades desenvolvidas em Listening
- ( ê éfe zero sete éle ih zero três) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
- ( ê éfe zero sete éle ih zero quatro) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
- .
- ?
- ?
- ?
- ?
- .
- ?
- .
- .
- ?
- ?
think a lítol mór
- .
- Na opinião de vocês, de que fórma o texto ressalta a importância do trabalho realizado pela ême ésse éfe?
- Vocês gostariam de contribuir com alguma ação social? Por quê?
- Em quais países vocês acham que a ême ésse éfe atua com mais frequência? Por quê?
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. .
“What can you do?” ( página 152)
“Think about what you could save […]” ( página 153)
- Quais são os verbos principais dos fragmentos em destaque?
- Que ideia é expressa por ken e cúld nesses fragmentos?
- habilidade
- permissão
- possibilidade
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).
2a: dois
2b: três
2c Resposta esperada: em cérca de setenta países.
Objetivos da questão 3: identificar características composicionais e estilísticas do gênero anúncio publicitário e fazer inferências.
3a: dois, três
3b Resposta esperada: porque trabalha em comunidades afetadas pela guerra, por desastres naturais, surtos de doenças e outras crises.
Pós-audição
1 Respostas pessoais.
Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.
Objetivo da questão 1: identificar as funções dos verbos modais can e could.
1a: dois
1b: três
Think a little more
Propõe-se uma reflexão crítica acerca da importância das organizações humanitárias. Espera-se que as questões instiguem o interesse dos estudantes pela ajuda ao próximo, promovendo a consciência cidadã e a solidariedade. Assim, professor ou professora, de acordo com seu contexto, avalie a pertinência de aprofundar esse assunto, apresentando exemplos de algumas ações locais ou nacionais.
Para ler
Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre gêneros multimodais, sobretudo a respeito da relação entre as linguagens verbal e não verbal, sugerimos Dionísio (2006).
Language in action
Objetivo da seção
Praticar o uso do modal “can”, no presente e no passado, e refletir sobre os sentidos de alguns phrasal verbs.
, a maior parte das questões nesta seção trabalha os usos de " professor ou professoracan", nas fórmas afirmativa e negativa, no presente e no passado. Esse modal é muito utilizado em inglês devido aos sentidos que adquire conforme o contexto, avalie a conveniência de apresentar outros exemplos.
As questões de 1 a 4 têm o propósito de suscitar a reflexão sobre os valores de possibilidade, habilidade e permissão. As dife- renças podem não ser percebidas no primeiro momento. Por essa razão, situações do cotidiano servem de ponto de partida para ajudar a observar os sentidos conforme o que se quer expressar.
Habilidades desenvolvidas em Language in action
- ( ê éfe zero sete éle ih um sete) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
- ( ê éfe zero sete éle ih dois zero) Empregar, de fórma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).
- tésk thri () rídin .
- Identifique as opções que respondem à pergunta: ?
- rãn
- Na frase ken , que ideia transmite o verbo destacado?
- habilidade
- permissão
- possibilidade
- Agora escolha as opções adequadas para completar a seguinte informação sobre os elefantes.
- Identifique as opções que respondem à pergunta: ?
When the elephants are chained, they
(I) (can/can’t) move freely as they
(II) (can/could) when they were free in the jungle.
3. .
HELP STOP BULLYING
- ken . du
- . du
- .
- .
- .
- .
- .
f. .
- .
- A lista “” expressa
- habilidades.
- possibilidades.
- A lista “” expressa ações que não são
- permitidas.
- possíveis.
- A lista “” expressa
5. .
UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language
[…]
Article 12
You have the right to give your opinion, and for adults to listen and take it seriously.
[…]
Article 28
You have the right to a good-quality education.
[…]
Article 31
You have the right to play and rest.
[…]
UN Convention on the Rights of the Child In child friendly language. Canadá: Unicef, , cê cê érre cê dê ê Queen Alexandra Foundation for Children, Canadian Heritage, 2006. 1 pôster.
Respostas e comentários
Objetivo da questão 2: identificar as funções dos verbos modais.
2a: dois, três, quatro
2b: um
2c: um – can’t, dois – could
Objetivo da questão 3: praticar can e can’t.
3a: dois
3b: dois
3c: um
3d: um
3e: um
3f: dois
Objetivo da questão 4: identificar as funções de can e can’t.
4a: dois
4b: um
Objetivo da questão 5: praticar os verbos modais can e can’tpara expressar habilidades.
Sugerimos perguntas em inglês aos estudantes relacionadas às suas habilidades (cantar, dançar, desenhar ou praticar algum esporte); ao que eles podem ou não fazer na escola, na rua ou em alguma situação específica; e a ações possíveis para solucionar algum problema na comunidade.
Na questão 5, explora-se uma vez mais o uso dos verbos modais can e could, destacando o valor de habilidade. Avalie se é conveniente propor uma atividade complementar, pedindo aos estudantes que falem o que sabem fazer e o que podem fazer em determinadas situações, como quando estão de férias, por exemplo.
- Relacione cada habilidade a seguir a um direito.
- rídin
- ispíquin
- Agora complete as frases a seguir com as fórmas apropriadas de “ cúld” e “ ken”, para falar daquilo que é verdade sobre você.
- espaço para resposta . espaço para resposta . ()
- espaço para resposta , espaço para resposta . ( ispíqui / istópi)
- ai espaço para resposta espaço para resposta . ( / ) rãn
6. .
Versão adaptada acessível
Atividade 6
Read the excerpts from social campaigns below and mark the alternative that best expresses the meaning of "stand by", "step in", "took", "off", "looked back" e "speaking up".
- “ . istênd bái .”
- “? .”
- “ iú óv .”
- “ .”
7. tí éf .
Don’t just stand there. Do something to help!
Step on the platform.
I looked in her direction, took the glass and drank the water.
Speaking a new language can be fun.
- Os verbos das frases apresentam o mesmo sentido que nas frases da questão 6.
b. Os verbos das frases têm sentidos diferentes na questão 6, porque se combinam com outras palavras.
Respostas e comentários
5a um: Resposta esperada: artigo 28.
5a dois: Resposta esperada: artigo 12.
5a três: Resposta esperada: artigo 31.
5b um: A - couldn’t read; B - can
5b dois: A - couldn’t speak; B - can’t stop
5b três: A - couldn't walk; B - can run
Objetivo da questão 6: praticar phrasal verbs.
6a: dois
6b: um
6c: um
6d: dois
Objetivo da questão 7: refletir sobre o significado de phrasal verbs.
7a: F
7b: T
As questões 6 e 7 introduzem a noção do que são phrasal verbs. É importante que seja feito um encaminhamento indutivo para a reflexão, estimulando a observação das palavras destacadas em cada fragmento e do sentido que os verbos adquirem quando seguidos de preposição. Considerando-se que há uma grande variedade de phrasal verbs, avalie se é oportuno ampliar o quadro apresentado em Eyes on grammar. Se houver possibilidade, a consulta dos verbos come, go, look e outros no dicionário propicia o contraste entre os significados quando há o acréscimo de preposições ou advérbios.
ráitin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
Sua tarefa é elaborar, com um colega, um folheto para uma campanha social de doação de roupas e calçados. Vocês já viram exemplos de folhetos e trabalharam com eles nesta unidade.
1. .
Sobre a produção proposta
Qual é o gênero discursivo? Folheto de campanha social.
Qual é o tema? Doação de roupas e calçados.
Qual é o objetivo? Divulgar uma campanha social de doação de roupas e calçados.
A quem se dirige? Aos colegas de turma.
Como e onde será divulgada? Será apresentado para os colegas de turma.
Quem participará? Todos os estudantes, em duplas.
túlbóks
- .
- Ao longo da unidade, vocês viram algumas campanhas sociais de diferentes naturezas. Voltem ao texto da tésqui tchu () rídin e observem, especialmente:
- o formato do folheto:
- as imagens utilizadas;
- o efeito das cores;
- o tamanho e a fórma das letras;
- as frases que anunciam a campanha;
- as informações disponibilizadas.
- Observem os elementos principais que compõem o folheto da seção taimi tchu finqui ( página 154):
- o islôgam;
- os elementos visuais;
- o chamado para aderir à campanha;
- a disposição dos elementos no folheto.
- A linguagem dos folhetos deve ser simples e objetiva. As frases devem expressar o propósito da campanha e chamar a atenção do leitor. Para elaborá-las, sigam estes passos:
- pesquisem palavras relacionadas a vestuário;
- pensem em frases criativas que possam despertar o interesse do leitor sobre o tema;
- decidam sobre as informações relacionadas à doação: onde, quando, para quem entregar os materiais doados
- se tiverem dúvidas, consultem dicionários.
- Ao longo da unidade, vocês viram algumas campanhas sociais de diferentes naturezas. Voltem ao texto da tésqui tchu () rídin e observem, especialmente:
Respostas e comentários
Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.
1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: identificar características composicionais do gênero folheto de campanha social; planejar o conteúdo do folheto e suas características estilísticas e composicionais e preparar uma versão inicial do folheto.
Writing
Objetivo da seção
Aprofundar os conhecimentos sobre o gênero folheto de campanha social por meio da produção escrita.
Nesta seção, os estudantes são orientados a produzir um folheto de campanha social voltado para a doação de roupas e calçados. Para isso, sugere-se uma retomada dos conteúdos trabalhados na unidade, a fim de buscar os elementos necessários para a realização da tarefa.
As orientações dadas em Toolbox ressaltam as características composicionais e estilísticas mais relevantes para a elaboração do folheto. Um recurso linguístico-discursivo comumente encontrado nesse gênero é o modo imperativo. Portanto, caso julgue necessário, cabe aprofundar o trabalho de revisão e prática desse conteúdo. Caso seja possível a real organização da campanha, sugerimos que os folhetos produzidos sejam bilíngues e distribuídos no contexto escolar; assim, é possível aproximar o material produzido da realidade de circulação do gênero.
Habilidades desenvolvidas em Writing
- ( ê éfe zero sete éle ih um dois) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, leiáuti e suporte).
- ( ê éfe zero sete éle ih um três) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
- O convite para a ação social deve ter frases convincentes. Pensem na atitude que vocês esperam de seu público-alvo. Vocês podem usar o modo imperativo para expressar um pedido (“”, “”, “ stép ” du , por exemplo) ou os verbos modais “” ken e “” cúld para convencer o leitor a participar da campanha. As informações da seção áison grémer podem ajudá-los.
- As imagens escolhidas e as cores, os tamanhos e os formatos das letras são muito importantes para a composição do folheto, pois ajudam a chamar a atenção das pessoas e transmitir o propósito da campanha. Pensem cuidadosamente no uso desses elementos.
f. Elaborem uma primeira versão do folheto. Levem em consideração as informações essenciais que devem estar presentes nele. Quando essa versão estiver pronta, mostrem para outra dupla e anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisarem de ajustes.
istép béqui
- :
- tem equilíbrio entre imagem e texto;
- apresenta frases simples, objetivas e convincentes;
- motiva a doação de peças de vestuário;
- oferece informações sobre como, quando e onde fazer as doações.
- .
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- O que você pode dizer sobre esses “ islôgans”?
- Como você relaciona esses “ islôgans” com as campanhas apresentadas nesta unidade?
- Você acha que essas campanhas realmente levam as pessoas a tornar-se mais conscientes dos problemas sociais e a ajudar a resolvê-los?
- .
- O que vocês aprenderam sobre campanhas sociais?
- Vocês gostaram de discutir sobre elas?
- De qual campanha vocês mais gostaram? Justifiquem sua resposta.
- Que outros tipos de campanhas sociais vocês gostariam de discutir? Por quê?
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do folheto de campanha social.
Objetivo da questão 2: apresentar a versão final do folheto de campanha social.
1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre os “slogans” e sua relação com o tema da unidade.
2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir criticamente sobre o tema da unidade.
Pit stop
Objetivo da seção
Rever os slogans das páginas de abertura a fim de fazer reflexões e releituras com base nas discussões propostas ao longo da unidade.
Se você considerar pertinente ampliar a discussão, os estudantes podem ser organizados em grupos para aprofundar a reflexão sobre um dos slogans, à escolha deles, com base na análise das palavras utilizadas e no caráter polissêmico de algumas delas.
Além disso, sugerimos propor aos estudantes que considerem outras campanhas nas quais o slogan selecionado poderia ser usado e que imagens poderiam ser escolhidas para essas campanhas.
Esse seria um momento propício para apresentar a canção “Heal the world”, caso ainda não tenha sido apresentada, ou para retomá-la, pois certamente os estudantes terão outra percepção da letra depois das discussões propostas nas atividades.
Habilidades desenvolvidas em Pit stop
- ( ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
- ( ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
- .
- Consigo ler anúncios, folhetos e fôlderes de campanhas sociais?
I.
II.
III.
b. Entendo anúncios publicitários orais sobre trabalhos humanitários?
I.
II.
III.
c. Consigo escrever folhetos de campanhas sociais?
I.
II.
III.
d. Tenho novos conhecimentos sobre campanhas sociais?
I.
II.
III.
e. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?
I.
II.
III.
áison grémer
Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.
egzâmpol uan
“Don’t stand by. Reach out! Take action against violence.”
( página 152)
“You took the afternoon off and never looked back.”
( página 156)
Verb / Verbo |
Meaning / Significado |
Phrasal verb |
Meaning / Significado |
---|---|---|---|
stand |
to get up to or maintain an upright position on one’s feet |
stand by |
to refrain from acting |
stand out |
to be or become very noticeable |
||
reach |
to stretch an arm to touch or take something |
reach out |
to offer help or support |
look |
to turn one’s eyes in a certain direction |
look back |
to think about past events |
look after |
to take care of |
Respostas e comentários
1 Respostas pessoais.
Think it over
Objetivo da seção
Autoavaliar e analisar o aprendizado sobre os gêneros discursivos estudados, especialmente com relação à compreensão e à produção desses gêneros.
Esse momento propicia a oportunidade de observar os estudantes que precisam de atividades complementares para superar possíveis dificuldades. Sugerimos avaliar se é necessário usar o apêndice There is more ou as Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, para alcançar esse propósito.
Eyes on grammar
Objetivo da seção
Sistematizar o uso dos verbos modais can e could, e destacar componentes lexicais, como os phrasal verbs.
Para aprofundar os conteúdos presentes nesta sistematização, avalie a conveniência de propor atividades complementares, tais como a consulta a dicionários para ampliar a tabela de phrasal verbs. Quanto aos usos de can, sugerimos o jogo “Celebrity game” para praticar esse modal com valor de habilidade, reforçando o contraste com o valor de possibilidade, explorado em algumas questões da unidade. Nesse caso, os estudantes, organizados em grupos, escolhem uma pessoa famosa e escrevem cinco frases sobre as habilidades dessa pessoa ou sobre atividades que ela não consegue fazer (por exemplo: She can sing very well, she can’t dance, she can act, she can speak two languages and she can take care of her children very well. Who is she?). O outro grupo deve descobrir quem está sendo descrito. Caso os estudantes queiram falar de alguém que já morreu ou que já não exerce a função nem a atividade pela qual ficou conhecido, basta incentivá-los a usar a fórma correspondente no passado (could).
Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar
• ( ê éfe zero sete éle ih dois zero) Empregar, de fórma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).
- “ freisal verbis” são verbos que, quando combinados com uma preposição, com um advérbio ou com ambos, adquirem sentidos diferentes de seus originais.
- Na última coluna, apresenta-se uma das acepções dos verbos, embora eles tenham outras.
egzâmpol tchu
“Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would. Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?”
( página 156)
“What can you do? Here are some jumbo solutions.”
( página 160)
Can |
|
---|---|
Ability in the present |
I can play the guitar. |
Possibility in the present |
“Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would.” “What can you do?” |
Could |
|
Ability in the past |
John could speak English when he was 5. |
Possibility in the past |
“Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?” |
Can’t (Cannot) |
|
Lack of ability in the present |
The elephant can’t jump. |
Impossibility in the past |
We can’t do it without you. |
Couldn’t (Could not) |
|
Lack of ability in the past |
The campaign leaders couldn’t translate the slogan into Japanese. |
Impossibility in the present |
Some people couldn’t contribute to the campaign. |
• Na fórma interrogativa, além de servirem para perguntar sobre habilidades e possibilidades, “ ken” e “ cúld” podem ser usados para pedir permissão ou favor.
Affirmative form / Forma afirmativa |
Negative form / Forma negativa |
Interrogative form / Forma interrogativa |
---|---|---|
I/You/He/She/It/We/You/They can/ could + bare infinitive. |
I/You/He/She/It/We/You/They can’t (cannot)/couldn’t (could not) + bare infinitive. |
Can/Could + I/you/he/she/it/we/ you/they + bare infinitive? |
Respostas e comentários
Referências bibliográficas
ALVES, R. A.; CALVO, L. C. S. O gênero textual anúncio publicitário: análise da sua implantação em sala de aula. Programa de Desenvolvimento Educacional, Universidade Estadual de Maringá, 2010.
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BEAUDOIN, M.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARKOVSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. ( organizador). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. página 131-144.
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.
KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. ( organizador). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes, 2016.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. Londres: Hodder Arnold, 2001.