iuniti eitchia bérer pleice

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Quadro de avisos de cor marrom-claro em duas partes. Primeira parte: quatro imagens com texto estão fixadas no quadro com tachinhas. Imagem um: Don’t stand by. Reach out! Take ACTION against violence. Imagem dois: THERE’S NO SUCH THING AS POVERTY? STEP IN THEIR SHOES. Imagem três: WHAT CAN YOU DO? Imagem quatro: You don’t have to be good to be healthy.
Respostas e comentários

UNIT 8

professor ou professora

Esta unidade objetiva familiarizar os estudantes com os propósitos, os usos e as características de anúncios publicitários, folhetos e fôlderes. A temática tem como foco campanhas sociais, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre a necessidade de ação para atenuar ou eliminar as causas de alguns problemas sociais e ambientais.

Cabe destacar que o trabalho com campanhas sociais é indicado na Bê êne cê cê em habilidades a serem desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, favorecendo, assim, a proposta realizada nesta unidade. As atividades permitem, também, a interdisciplinaridade com Ciências, História e Geografia, visto que as situações abordadas nos textos motivam a reflexão sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e a causas humanitárias.

Competências gerais desenvolvidas na unidade


As competências gerais da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Quadro de avisos de cor marrom-claro em duas partes. Segunda parte: quatro imagens com texto estão fixadas no quadro com tachinhas. Imagem cinco: Being bullied?; Imagem seis: I NET! DO YOU?; Imagem sete: climate change needs behavior change; Imagem oito: THINK ABOUT WHAT YOU COULD SAVE WHEN YOU SAVE WATER.
islôgans de campanhas sociais.

Gêneros discursivos: anúncio publicitário, folheto e fôlder.

Tema: campanhas sociais.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos anúncio publicitário, folheto e fôlder;
  • refletir sobre a importância de campanhas sociais para ajudar os outros e tornar-se cidadão consciente.
Respostas e comentários

As frases nas páginas de abertura visam a provocar a curiosidade pela temática da unidade e a incitar uma breve discussão sobre os tópicos levantados. Avalie se seria conveniente levar os estudantes a observar, neste momento, que essas frases são slogans de campanhas sociais. Considere também a possibilidade de pedir que tentem descobrir com que tipo de campanha os slogans se relacionam. Vale ressaltar que essas frases aparecerão nos textos da unidade e serão retomadas na seção Pit stop, por meio de perguntas a serem debatidas entre os estudantes.

professor ou professora, caso haja possibilidade, sugerimos que avalie a relevância de levar a canção “Heal the world”, de Michael Jackson, para a turma ouvir e debater em sala de aula, já que ela trata de um tema semelhante ao que será discutido ao longo dessa unidade.

Competências específicas desenvolvidas na unidade


As competências específicas da Bê êne cê cê desenvolvidas nesta unidade são 1, 2, 3, 4, 5.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que vocês sabem sobre campanhas sociais?
    1. Que tipos de campanha social são frequentes no Brasil? Por que elas são importantes?
Ícone de atividade oral.

2. .

Cartaz. Fundo em preto à esquerda e à direita, pequena parte em verde. Texto: o climate change needs behavior change watershed protection: a participatory, climate-smart solution. Na ponta superior, à direita, uma garota agachada para a esquerda, de cabelos longos em preto, penteados para a direita, com faixa em azul sobre eles. Ela usa camisa branca, com faixas vermelhas e azuis, e calça azul-escuro. A garota olha para frente sorrindo e mão à direita, perto do solo marrom, em meio a plantas verdes. Perto, parede azul e verde.

Did you know?

uaterchéd é uma área de terreno elevado a partir da qual a água flui para um rio. Também significa um evento que marca uma mudança no curso dos acontecimentos (divisor de águas).

  1. Quais são as ideias que o texto transmite?
    1. As pequenas ações podem fazer uma grande diferença.
    2. As pessoas destroem a natureza conscientemente.
    3. A proteção do meio ambiente é nossa responsabilidade.
    4. O consumismo pode ter um impacto positivo sobre a natureza.

b. Na opinião de vocês, como as cores utilizadas no texto contribuem para transmitir essas ideias?

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês acham importante proteger o meio ambiente? Por quê?
    1. Quais ações vocês podem realizar individualmente para fazer a diferença?
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: ativar o conhecimento prévio sobre o tema da unidade.

Objetivos da questão 2: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

2a: um, três

2b Resposta pessoal. Resposta possível: no texto, o verde representa a natureza e as mudanças que precisam ser realizadas para protegê-la.

3 Respostas pessoais. Objetivos da questão 3: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade.

Time to think

Objetivo da seção

Ampliar a discussão iniciada nas páginas de abertura por meio da apresentação de campanhas sociais.

As questões propostas buscam ativar o conhecimento prévio dos estudantes, que possivelmente já conhecem ou ouviram falar de campanhas sociais. No entanto, caso julgue necessário, apresente à turma alguma campanha impressa, digital ou veiculada no rádio ou na televisão, em língua portuguesa, para facilitar a abordagem do tema.

As campanhas abordadas provocam a reflexão sobre questões ambientais e ações humanitárias. Assim, os textos utilizados na seção procuram incitar a discussão acerca da cidadania e da solidariedade.

As questões desta seção possibilitam aos estudantes demonstrar o que já sabem sobre os assuntos abordados, mas esses conhecimentos podem ser diversificados, em virtude da heterogeneidade da turma. Desse modo, a interação favorece o aprendizado de uns com os outros. No entanto, caso julgue necessário e conveniente, estimule os estudantes a pesquisar sobre campanhas e outras iniciativas com propósitos sociais.

Habilidades desenvolvidas em Time to think


  • (ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
Ícone de atividade oral.

4. .

Cartaz. Orientação vertical de fundo branco com contornos em preto. Ao centro, um par de tênis preto e branco, sujo, um sobre o outro. Texto: THERE'S NO SUCH THING AS POVERTY? STEP IN THEIR SHOES. DO THE RIGHT THING. Na parte superior, símbolo de reciclagem, com o formato em triângulo. Na ponta da direita, uma lixeira amarela com olhos e sorriso em preto e texto: yellow bin, recycle to help.
  1. Qual é o tema do texto?

b. Qual é a relação destas imagens com o tema do texto?

Duas ilustrações. Ilustração um: Símbolo de reciclagem composto por três setas pretas, formando um triângulo. Ilustração dois: Uma lixeira amarela com olhos e sorriso em preto e texto: yellow bin, recycle to help.

c. Vocês costumam doar roupas, calçados e objetos que não usam mais? O que vocês doam? Para quem? Se não fazem doações, expliquem a razão.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Vocês acham que ter hábitos saudáveis é importante para a vida das pessoas? Por quê?
    1. Tomando por base as imagens e expressões a seguir, qual é o melhor significado para a palavra “rrélfi”?
Fotografia. Vista geral vários legumes, verduras e frutas aglomerados um perto do outro como: laranjas, mexericas, kiwis, mamão, entre outros.
Fotografia. Quatro pessoas correndo à frente, em rua de piso de blocos de pedras. À esquerda, um homem de cabelos escuros, de blusa regata azul, bermuda preta e tênis azul. Ao lado, mulher de cabelos longos castanhos, blusa regata cinza, short branco e cinza e sapatos azuis. Na ponta da direita, um homem  de cabelos escuros, de camiseta amarela e calça cinza. Na ponta da direita, uma mulher de cabelos pretos, boné cinza sobre a cabeça, camiseta laranja, bermuda e tênis azul. Em segundo plano, continuação da rua com árvores de folhas verdes e no alto, céu cinza-claro.
  1. natural
  2. saudável
  3. animado
  4. sedentário

c. Observem a imagem usada no texto de ríd tchu lârn. Qual pode ser o assunto desse anúncio publicitário?

Respostas e comentários

Objetivos da questão 4: ativar o conhecimento prévio e refletir sobre o tema da unidade e sobre seu próprio contexto.

4a Resposta esperada: a pobreza e como podemos ajudar a combatê-la.

4b Resposta esperada: doar é uma fórma de reciclar, pois as coisas são reutilizadas em vez de serem descartadas.

4c Respostas pessoais.

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o tema do texto.

1a Respostas pessoais.

1b: dois

1c Resposta pessoal.

Reading

Objetivo da seção

Desenvolver habilidades necessárias para a compreensão dos gêneros multissemióticos anúncio publicitário, folheto e fôlder de campanha social e sentidos levando em conta tanto os elementos verbais como os visuais.

Task 1

A Task 1 é pautada em um anúncio publicitário de campanha social cuja intenção é conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama. Em Before reading, a questão visa à ativação do conhecimento prévio e à formulação de hipóteses com base na observação da imagem do anúncio. Caso julgue pertinente, discuta com a turma os objetivos de anúncios publicitários de campanhas sociais.

ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar a relação entre linguagens verbal e não verbal;
    • verificar características de anúncios publicitários de campanha social.

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 AND 2

Cartaz na vertical com uma mulher vista dos joelhos para cima, com o corpo para a esquerda. Ela tem cabelos loiros penteados para a direita, roupa de neoprene preta de mangas compridas e par de luvas em preto. Ela olha para frente, sorrindo e segura no braço esquerdo, prancha de surf branca com faixas em amarelo e azul, com pequeno detalhe em rosa. Em segundo plano, mar com ondas à esquerda, areia cinza e, mais ao fundo, árvores de folhas verdes e céu em tons de cinza. Título You don’t have to be good to be healthy. Some people take a long lunch. You took the afternoon off and never looked back. Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would. Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice? You did. Just like you know that eating better, drinking less and quitting smoking are some of the other ways to help reduce the risk of breast cancer. reduceyourrisk.ca reduceyourrisk.ca Canadian Breast Cancer Foundation.
constrãquitchion minins
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. óf bifór rídin .
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; comprovar hipóteses; fazer inferências e identificar informações explícitas e implícitas no texto.

1a Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre diferentes fórmas de prevenir o câncer de mama. Resposta pessoal.

Em Read to learn, é importante para a compreensão do texto observar tanto a linguagem verbal como a não verbal. Considere se é preciso chamar a atenção para a relação entre atividades físicas, como a representada na imagem, e a prevenção do câncer de mama.

Na seção Constructing meanings, as questões focalizam os elementos verbais e não verbais do anúncio, ressaltando o caráter multimodal do gênero abordado. Além disso, a exploração de características composicionais do gênero contribui para a construção de sentidos. Avalie a possibilidade de motivar os estudantes a discutirem sobre o efeito da imagem no anúncio e a importância do símbolo do combate ao câncer de mama para a credibilidade da campanha.

Para ler

Caso você queira saber mais sobre o trabalho com o gênero anúncio publicitário em sala de aula, sugerimos a leitura de Alves e Calvo (2008). Se for de seu interesse aprofundar seus conhecimentos sobre a função social desse gênero, recomendamos a leitura de Arruda-Fernandes (2002).

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero sete éle ih zero seis) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero sete) Identificar a informação ou as informaçõeschave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
  • (ê éfe zero sete éle ih zero oito) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
    1. .
    2. .
    3. .
    1. .
    2. .
    3. .
  1. ?
  1. ?
    1. superar-se
    2. enganar-se
    3. desculpar-se
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item e

In the sentence “Who knew that not apologizing for your actions [...]”, what does the verb "apologizing" mean in Portuguese?

  1. superar-se
  2. enganar-se
  3. desculpar-se
    1. .
    2. .
    3. .
Ícone. Escrita.

2. .

Anúncio. Fundo em cinza-claro. À direita, uma fita rosa-escuro em looping e fundo em rosa-claro. À esquerda, texto em lilás: Canadian Breast Cancer Foundation.
  1. ?

b. ?

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1. .

Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, de cabelos castanhos penteados para a esquerda, blusa de mangas compridas em branco. Sobre as costas, mochila em amarelo, com a mão esquerda para frente, palma aberta e na mão direita segurando um cartaz branco com a palavra BULLYING cortada por um círculo vermelho e faixa na vertical, na diagonal. Em segundo plano, parede em cinza.
  1. Que tipo de campanha essa imagem pode representar?
  1. Qual é o objetivo de uma campanha com esse tema?
  1. Como a escola de vocês discute essa questão?

d. Na opinião de vocês, por que campanhas com esse tema são importantes para o ambiente escolar?

Respostas e comentários

1b: três

1c: três

1d Resposta esperada: comer melhor, ingerir menos bebida alcoólica e parar de fumar.

1e: três

1f: três

Objetivo da questão 2: relacionar elementos verbais a não verbais.

2a Resposta esperada: é o símbolo da campanha de combate ao câncer de mama.

2b Resposta esperada: o laço cor-de-rosa representa o combate a uma doença que atinge principalmente as mulheres, representadas pela imagem no centro do anúncio.

Pré-leitura

Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta esperada: uma campanha contra o bullying.

1b Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre o bullying e mostrar meios de combatê-lo.

1c Resposta pessoal.

1d Resposta pessoal.

Task 2

O gênero apresentado na Task 2 é folheto de campanha social. Em Before reading, o tema do texto é desenvolvido a partir de uma imagem que retrata uma ação contra o bullying. Além disso, destaca-se o papel da escola nessa discussão. Nesse momento, é importante enfatizar a relevância da reflexão sobre o tema para um ambiente harmônico, respeitoso e amistoso na escola.

Habilidades desenvolvidas em Reading


  • (ê éfe zero sete éle ih zero nove) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar o propósito da campanha;
    • verificar características de folhetos de campanha social.
Cartaz. Fundo em branco, ao centro, fotografia de uma criança com as mãos de frente com letras em preto, escrito: STOP BULLYING. Ela tem cabelos escuros, olhos claros e camiseta vermelha. Em segundo plano, parede cinza. Na ponta superior, logotipo em formato de uma flor colorida e texto: Bullying UK Part of Family lives. Abaixo, texto: Being bullied? Free (com asterisco) and confidential advice, information and support on any aspect of bullying via our helpline. zero eight oh eight eight hundred twenty-two twenty-two. Through life’s ups and downs, we’re with you, all the way. HYPERLINK, http://www.bullying.co.uk www.bullying.co.uk. (copyright symbol) Family Lives I Reg company number: three eight one seven seven six two, Reg charity number: one zero seven seven seven two two, Reg'd in England and Wales. CAN Mezzanine, forty-nine fifty-one, East Road, London NI sixty-four H From landlines and most mobile networks.
constrãquitchion minins
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
      1. búlin.
      2. .
Respostas e comentários

Leitura

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informações específicas e explícitas.

1a Resposta esperada: combater o bullying e divulgar um canal de apoio a quem sofre esse tipo de agressão.

1b: um

Em Read to learn, apresenta-se o folheto de uma campanha social anti-bullying realizada no Reino Unido. É importante destacar que os nomes usados para designar os gêneros discursivos relacionados com as campanhas sociais podem variar e que nem sempre há correspondência direta entre as designações em português e em inglês. Definimos como critério usar o termo “folheto” (em inglês, leaflet) para nomear o material de difusão em folha sem dobras e “fôlder” (em inglês, brochure) para o material de difusão em folha com dobras, impresso frente e verso, como o que é apresentado na Task 3. Outra observação relevante se refere ao critério para distinguir folheto e anúncio publicitário, visto que algumas características desses gêneros são semelhantes. No caso dos anúncios presentes na unidade, usamos a designação empregada na fonte de consulta e os consideramos materiais de divulgação cujos meios de circulação são sobretudo revistas, jornais e outdoors, sendo essa a principal diferença em relação aos folhetos.

As questões de Constructing meanings focam tanto a compreensão do texto como as características composicionais do gênero. Elas visam não somente à construção dos sentidos, mas também à constatação de quais são os elementos comumente encontrados em folhetos de campanhas sociais. Vale ressaltar a discussão sobre o chamado à ação e a importância da linguagem não verbal para esse gênero. Caso seja viável e você considere relevante em seu contexto, apresente folhetos similares produzidos no Brasil para debater mais profundamente o assunto.

  1. ?
  1. ?

e. ?

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. .
      1. islôgam.
      2. Público-alvo.
      3. Data de início.
      4. Tema abordado.
      5. sáite para informações.
      6. Telefone para contato.
      7. Nome dos responsáveis pela campanha.
      8. Nome da organização promotora da campanha.
      9. Nome dos profissionais envolvidos na campanha.
      10. Logotipo da organização promotora da campanha.
    1. ?
    1. ? uai?
    1. ?
    1. ?

tésk thri

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que tipo de campanha social vocês acham que é promovida por uma organização chamada ?
    1. Observem as imagens do texto de ríd tchu lârn. Qual pode ser o objetivo da campanha social divulgada por esse texto?
    1. Por que campanhas desse tipo de texto são necessárias?
    1. Que informações vocês esperam encontrar no texto?
Respostas e comentários

1c Resposta esperada: a pergunta na parte superior do folheto, a imagem com uma criança em posição de defesa e o texto em suas mãos, o uso de “you” na frase sob a imagem.

1d Resposta esperada: ligando para o número de telefone indicado.

1e Resposta esperada: telefonar ou acessar o site indicado.

Objetivo da questão 2: identificar características composicionais do gênero folheto de campanha social.

2a: um, dois, quatro, cinco, seis, oito, dez.

2b Resposta esperada: chama a atenção dos leitores e destaca de maneira diferente cada tipo de informação.

2c Respostas esperadas: a pergunta “Being bullied?” e o número do telefone; porque são as informações que devem ter mais destaque: o tema da campanha e o canal de apoio gratuito e confidencial.

2d Resposta esperada: a imagem mostra as mãos de uma criança com a frase “Stop bullying”. A frase apresenta o objetivo da campanha (parar o bullying) e a criança representa um alvo de bullying.

2e Resposta esperada: incentiva quem sofre bullying a procurar ajuda, pois terá alguém para apoiá-lo.

Pré-leitura

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta possível: uma campanha para a proteção de elefantes no Nepal.

1b Resposta possível: a proteção de elefantes.

1c Resposta possível: porque as pessoas precisam ser conscientizadas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da proteção dos animais.

Para ler

Caso seja de seu interesse obter mais informações sobre bullying e suas implicações, recomendamos a leitura de Beaudoin e Taylor (2006) e de Fante (2005). Sugerimos também a leitura de Kress e Van Leeuwen (2001) para saber mais sobre textos multimodais, especialmente no que se refere a aspectos inerentes à linguagem não verbal.

Task 3

Em Before reading, espera-se que os estudantes possam formular hipóteses acerca do tema da campanha social focalizada em Read to learn com base no nome da organização promotora da campanha e nas imagens do fôlder. Além disso, discute-se a necessidade de divulgação de campanhas dessa natureza, a fim de instigar a curiosidade sobre o assunto.

ríd tchu lârn
  1. :
    • identificar as informações principais do texto;
    • verificar características de fôlderes de campanha social.

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Fôlder. Na horizontal, um folheto com textos e quatro fotos diferentes. À esquerda, no canto inferior esquerdo, elefantes passando com pessoas montadas em cima. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Dois. WHAT CAN YOU DO? HERE ARE SOME JUMBO SOLUTIONS. REFRAIN from participating in elephant safaris. PROMOTE humane management, socialization and natural behavior. URGE elephant owners and authorities to create chain-fre e enclosures and replace safaris with welfare-based activities. PROMOTE scienti_c, humane techniques to train elephants. Segunda foto, foco na cara e tromba de um elefante. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Três. TAKE ACTION – STOP MUMBO JUMBO. JOIN OUR CAMPAIGN TODAY.  Take the Pledge.  Promote UK Travel Association’ s ABTA guidelines for Working Elephants. Support our Cause. Elephant Watch Nepal “Speaking up for Jumbos”. Terceira foto, formato de elefante e preenchido em verde, com par de chifres. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Cover. Planning na ELEPHANT JUNGLE SAFARI? A few things you should know.  Quarta foto, vista geral de árvores com folhas verdes. Do folheto saem setas azuis apontando para os textos em caixas de texto em destaque. Do folheto sai uma seta azul apontando para uma caixa de texto em destaque onde se lê: Um. SOME JUMBO FACTS. JUMBOS ARE OVERWORKED: Elephants conduct up to 7 trips, 7 long days a week, carrying at least 4 people on their back. JUMBOS ARE BEATEN: Virtually all elephants are beaten with a bamboo stick or ankush. JUMBOS ARE MADE TO PERFORM: “Bathing with tourists” is in fact a performance and highly stressful for the elephant. JUMBOS ARE CHAINED: Elephants are tied with (spiked) chains. They can hardly move and often stand in their urine, causing feet problems. JUMBOS SUFFER FROM ILL HEALTH: 30% of the elephants suffer from TB. Others su_er from saddle wounds, feet problems or severe handicaps. JUMBOS’ TRAINING IS CRUEL: The cruel “initiation ritual” consists of scarring, scaring and starving young elephants. JUMBOS DO NOT RETIRE: Nepal has no retirement facilities. This means elephants as old as 70 are still working.
Respostas e comentários

Leitura

professor ou professora, reproduzimos o fôlder de campanha social para que ele pudesse ser observado pelos estudantes. No entanto, a leitura deve se dar nas reproduções indicadas pelas setas.

Se considerar pertinente, sugerimos que explore o vocabulário antes de passar às questões de compreensão. Vale a pena, por exemplo, chamar a atenção para a palavra ankush, que se refere a um instrumento em fórma de bastão, com uma espécie de gancho na ponta, usado para domar elefantes. A imagem desse instrumento encontra-se reproduzida no fôlder e pode ser usada para motivar a reflexão acerca dos maus-tratos a animais.

constrãquitchion minins
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
    1. ?
      1. Divulgar possíveis vantagens da manutenção de elefantes em cativeiro para o desenvolvimento científico sobre esses animais.
      2. Conscientizar a população sobre a importância do retorno dos elefantes que se encontram em cativeiro às florestas.
      3. Persuadir proprietários de elefantes e autoridades a promover outras atividades que garantam o bem-estar dos animais.
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
    1. .
Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
    1. ?
      • .
      • .
      • .
      • .
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Qual das campanhas sociais apresentadas nas tésks e (rídin) vocês consideram mais importante? Por quê?
    1. Que campanhas vocês gostariam que fossem realizadas em sua escola ou sua cidade? Por quê?
    1. Baseando-se nas campanhas lidas, quais meios de divulgação podem ser usados para difundir campanhas sociais?
    1. Na opinião de vocês, por que a conscientização proposta por essas campanhas é importante para vivermos em um mundo melhor?
Respostas e comentários

Compreensão leitora

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto; fazer inferências e identificar informações específicas e explícitas.

1a Resposta esperada: conscientizar as pessoas sobre as péssimas condições a que os elefantes são submetidos nos safáris e mostrar como podem ajudar a combatê-las.

1b Resposta esperada: principalmente pessoas que estão planejando fazer um safári com elefantes.

1c: três

1d: três

Objetivo da questão 2: identificar informações específicas no texto e características composicionais do gênero fôlder.

2a Respostas esperadas: ele é desenhado com folhas verdes; para mostrar que ele é parte da natureza, das florestas.

2b Respostas esperadas: acima, um instrumento (“ankush”) usado para treinar elefantes, empregado também para machucá-los; abaixo, uma corrente. Eles mostram que os elefantes usados em safáris sofrem maus-tratos e vivem acorrentados em cativeiro.

2c Resposta esperada: para chamar a atenção, despertar o interesse dos leitores e destacar de maneira diferente cada tipo de informação.

Objetivo da questão 3: identificar informações específicas no texto e características composicionais do gênero fôlder.

3a Resposta esperada: fornecer informações sobre os maus-tratos sofridos pelos elefantes que são explorados em safáris.

3b um: objective and simple

3b dois: items

Pós-leitura

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema dos textos e relacioná-los com a experiência pessoal.

1a Respostas pessoais.

1b Respostas pessoais.

1c Resposta esperada: anúncio publicitário, folheto e fôlder.

1d Resposta pessoal.

Na questão 1 de Constructing meanings, o fôlder é explorado com perguntas de compreensão leitora que propiciam a construção de sentidos pelos estudantes e incidem sobre informações específicas, aprofundando o conteúdo do texto de fórma gradual. Na questão 2, analisa-se como a linguagem não verbal contribui para o propósito da campanha. Se julgar conveniente, é possível aprofundar os aspectos das linguagens verbal e não verbal retomando os textos de Time to think.

Think a little more

A subseção Think a little more fomenta o posicionamento crítico acerca de campanhas sociais com base na leitura dos textos das Tasks 1, 2 e 3. A discussão proposta tem como objetivo auxiliar os estudantes a pensar sobre a conscientização como elemento de transformação. Espera-se que, ao final desta seção, os estudantes tenham aprofundado sua reflexão sobre o papel das campanhas sociais e suas implicações para o exercício da cidadania.

Para ler

Para saber mais sobre multimodalidade, recomendamos Kersch, Coscarelli e Cani (2016).

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Que ações vocês acham que são normalmente realizadas em missões humanitárias?
    1. Na opinião de vocês, por que as pessoas se voluntariam em missões humanitárias? Vocês conhecem alguém que seja voluntário em uma ação social?
    1. Observem a imagem a seguir. Vocês sabem que tipo de trabalho é realizado por essa organização? Na opinião de vocês, por que o nome da organização aparece em duas línguas?
Logotipo. À esquerda, em vermelho e branco, ilustração com o formato de uma pessoa de braços abertos. À direita, texto em preto em duas linhas. Na linha de cima: Medicins sans frontieres. Na linha de baixo: Doctors without borders.

d. Leiam o título do texto da seção líssen tchu lârn. Qual pode ser o assunto tratado? Como vocês chegaram a essa conclusão?

líssen tchu lârn

Ícone. Áudio.
  1. :
    • identificar o objetivo da organização;
    • verificar características de anúncios publicitários de organizações humanitárias.

Anúncio publicitário de organização humanitária

Título: This is Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF)

Data:

Fonte: Doctors Without Borders/MSF-USA

THIS IS Doctors Without Borders/Médecins Sans Frontières (MSF). Estados Unidos, 2016. 1 vídeo (2 minutos 14 segundos). Publicado por Doctors Without Borders/MSF — USA. Disponível em: https://oeds.link/JuoBF8. Acesso em: 14 abril 2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
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    1. ?
      1. .
      2. .
      3. .
      4. .
Respostas e comentários

Pré-audição

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: ativar o conhecimento prévio e formular hipóteses sobre o texto.

1a Resposta possível: ações de ajuda a pessoas que sofrem com diferentes necessidades.

1c Respostas possíveis: ajuda médica; porque é uma organização internacional, conhecida tanto por seu nome original em francês como pela tradução em inglês.

Audição

Compreensão auditiva

Objetivos da questão 1: compreender globalmente o texto e identificar informação explícita.

1a: um, dois

1b Resposta esperada: ajuda médica.

1c: dois

Listening

Objetivo da seção

Ampliar os conhecimentos sobre os gêneros trabalhados na unidade por meio da compreensão auditiva de um anúncio publicitário de organização humanitária.

Nesta seção, os estudantes ouvirão um anúncio publicitário relacionado à divulgação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras, que oferece ajuda médica a vítimas de guerras ou de catástrofes naturais e a pessoas desprovidas de condições mínimas de saúde ao redor do mundo.

Em Before listening, os estudantes são levados a refletir sobre a escolha daqueles que decidem atuar como voluntários em ações humanitárias e a formular hipóteses sobre a organização divulgada no anúncio com base em seu nome e logotipo. As questões de Constructing meanings enfocam a organização Médicos Sem Fronteiras e a ajuda humanitária oferecida por ela, explorando as habilidades de compreensão detalhada e seletiva, assim como de inferência. Além disso, características do gênero apresentado são analisadas juntamente com sua função social. Caso seja possível o acesso à internet, poderá ser interessante mostrar aos estudantes o vídeo do qual foi retirado o áudio, a fim de favorecer a observação e a exploração dos elementos visuais e de suas implicações para os efeitos de sentido.

Habilidades desenvolvidas em Listening


  • (ê éfe zero sete éle ih zero três) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
  • (ê éfe zero sete éle ih zero quatro) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
Ícone. Escrita.
Ícone. Áudio.
  1. .
    1. ?
    1. ?
    1. ?
Ícone. Escrita.
Ícone. Áudio.
  1. .
    1. ?
      1. .
      2. .
    1. ?

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Na opinião de vocês, de que fórma o texto ressalta a importância do trabalho realizado pela ême ésse éfe?
    1. Vocês gostariam de contribuir com alguma ação social? Por quê?
    1. Em quais países vocês acham que a ême ésse éfe atua com mais frequência? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.

1. .

What can you do? (página 152)

Think about what you could save […]” (página 153)

  1. Quais são os verbos principais dos fragmentos em destaque?
  1. Que ideia é expressa por ken e cúld nesses fragmentos?
    1. habilidade
    2. permissão
    3. possibilidade
Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar informações explícitas no texto (compreensão seletiva).

2a: dois

2b: três

2c Resposta esperada: em cérca de setenta países.

Objetivos da questão 3: identificar características composicionais e estilísticas do gênero anúncio publicitário e fazer inferências.

3a: dois, três

3b Resposta esperada: porque trabalha em comunidades afetadas pela guerra, por desastres naturais, surtos de doenças e outras crises.

Pós-audição

1 Respostas pessoais.

Objetivos da questão 1: refletir criticamente sobre o tema do texto e relacioná-lo com a experiência pessoal.

Objetivo da questão 1: identificar as funções dos verbos modais can e could.

1a: dois

1b: três

Think a little more

Propõe-se uma reflexão crítica acerca da importância das organizações humanitárias. Espera-se que as questões instiguem o interesse dos estudantes pela ajuda ao próximo, promovendo a consciência cidadã e a solidariedade. Assim, professor ou professora, de acordo com seu contexto, avalie a pertinência de aprofundar esse assunto, apresentando exemplos de algumas ações locais ou nacionais.

Para ler

Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre gêneros multimodais, sobretudo a respeito da relação entre as linguagens verbal e não verbal, sugerimos Dionísio (2006).

Language in action

Objetivo da seção

Praticar o uso do modal “can”, no presente e no passado, e refletir sobre os sentidos de alguns phrasal verbs.

professor ou professora, a maior parte das questões nesta seção trabalha os usos de "can", nas fórmas afirmativa e negativa, no presente e no passado. Esse modal é muito utilizado em inglês devido aos sentidos que adquire conforme o contexto, avalie a conveniência de apresentar outros exemplos.

As questões de 1 a 4 têm o propósito de suscitar a reflexão sobre os valores de possibilidade, habilidade e permissão. As dife- renças podem não ser percebidas no primeiro momento. Por essa razão, situações do cotidiano servem de ponto de partida para ajudar a observar os sentidos conforme o que se quer expressar.

Habilidades desenvolvidas em Language in action


  • (ê éfe zero sete éle ih um sete) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
  • (ê éfe zero sete éle ih dois zero) Empregar, de fórma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).
Ícone. Escrita.
  1. tésk thri (rídin) .
    1. Identifique as opções que respondem à pergunta: ?
      1. rãn
    1. Na frase ken , que ideia transmite o verbo destacado?
      1. habilidade
      2. permissão
      3. possibilidade
    1. Agora escolha as opções adequadas para completar a seguinte informação sobre os elefantes.

When the elephants are chained, they

espaço para resposta

(I) (can/can’t) move freely as they

espaço para resposta

(II) (can/could) when they were free in the jungle.

Ícone. Escrita.

3. .

HELP STOP BULLYING

  1. ken du .
  2. du .
  1. .
  1. .
  1. .
  1. .
  1. .

f. .

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. A lista “” expressa
      1. habilidades.
      2. possibilidades.
    1. A lista “” expressa ações que não são
      1. permitidas.
      2. possíveis.
Ícone. Escrita.

5. .

UN Convention on the Rights of the Child in Child-Friendly Language

[…]

Article 12

You have the right to give your opinion, and for adults to listen and take it seriously.

[…]

Article 28

You have the right to a good-quality education.

[…]

Article 31

You have the right to play and rest.

[…]

UN Convention on the Rights of the Child In child friendly language. Canadá: Unicef, cê cê érre cê dê ê, Queen Alexandra Foundation for Children, Canadian Heritage, 2006. 1 pôster.

Respostas e comentários

Objetivo da questão 2: identificar as funções dos verbos modais.

2a: dois, três, quatro

2b: um

2c: um can’t, dois could

Objetivo da questão 3: praticar can e can’t.

3a: dois

3b: dois

3c: um

3d: um

3e: um

3f: dois

Objetivo da questão 4: identificar as funções de can e can’t.

4a: dois

4b: um

Objetivo da questão 5: praticar os verbos modais can e can’tpara expressar habilidades.

Sugerimos perguntas em inglês aos estudantes relacionadas às suas habilidades (cantar, dançar, desenhar ou praticar algum esporte); ao que eles podem ou não fazer na escola, na rua ou em alguma situação específica; e a ações possíveis para solucionar algum problema na comunidade.

Na questão 5, explora-se uma vez mais o uso dos verbos modais can e could, destacando o valor de habilidade. Avalie se é conveniente propor uma atividade complementar, pedindo aos estudantes que falem o que sabem fazer e o que podem fazer em determinadas situações, como quando estão de férias, por exemplo.

  1. Relacione cada habilidade a seguir a um direito.
    1. rídin
    2. ispíquin
  1. Agora complete as frases a seguir com as fórmas apropriadas de “cúld” e “ken”, para falar daquilo que é verdade sobre você.
    1. espaço para resposta . espaço para resposta . ()
    2. espaço para resposta , espaço para resposta . (ispíqui / istópi)
    3. ai espaço para resposta espaço para resposta . ( / rãn)
Ícone. Escrita.

6. .

Versão adaptada acessível

Atividade 6

Read the excerpts from social campaigns below and mark the alternative that best expresses the meaning of "stand by", "step in", "took", "off", "looked back" e "speaking up".

  1. istênd bái. .”
  1. ? .”
  1. óv .”
  1. .”
Ícone. Escrita.

7. éf .

Don’t just stand there. Do something to help!

Step on the platform.

I looked in her direction, took the glass and drank the water.

Speaking a new language can be fun.

  1. Os verbos das frases apresentam o mesmo sentido que nas frases da questão 6.

b. Os verbos das frases têm sentidos diferentes na questão 6, porque se combinam com outras palavras.

Respostas e comentários

5a um: Resposta esperada: artigo 28.

5a dois: Resposta esperada: artigo 12.

5a três: Resposta esperada: artigo 31.

5b um: A - couldn’t read; B - can

5b dois: A - couldn’t speak; B - can’t stop

5b três: A - couldn't walk; B - can run

Objetivo da questão 6: praticar phrasal verbs.

6a: dois

6b: um

6c: um

6d: dois

Objetivo da questão 7: refletir sobre o significado de phrasal verbs.

7a: F

7b: T

As questões 6 e 7 introduzem a noção do que são phrasal verbs. É importante que seja feito um encaminhamento indutivo para a reflexão, estimulando a observação das palavras destacadas em cada fragmento e do sentido que os verbos adquirem quando seguidos de preposição. Considerando-se que há uma grande variedade de phrasal verbs, avalie se é oportuno ampliar o quadro apresentado em Eyes on grammar. Se houver possibilidade, a consulta dos verbos come, go, look e outros no dicionário propicia o contraste entre os significados quando há o acréscimo de preposições ou advérbios.

ráitin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

Sua tarefa é elaborar, com um colega, um folheto para uma campanha social de doação de roupas e calçados. Vocês já viram exemplos de folhetos e trabalharam com eles nesta unidade.

1. .

Sobre a produção proposta

Qual é o gênero discursivo?Folheto de campanha social.

Qual é o tema?Doação de roupas e calçados.

Qual é o objetivo?Divulgar uma campanha social de doação de roupas e calçados.

A quem se dirige?Aos colegas de turma.

Como e onde será divulgada?Será apresentado para os colegas de turma.

Quem participará?Todos os estudantes, em duplas.

túlbóks

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. Ao longo da unidade, vocês viram algumas campanhas sociais de diferentes naturezas. Voltem ao texto da tésqui tchu (rídin) e observem, especialmente:
      1. o formato do folheto:
      2. as imagens utilizadas;
      3. o efeito das cores;
      4. o tamanho e a fórma das letras;
      5. as frases que anunciam a campanha;
      6. as informações disponibilizadas.
    1. Observem os elementos principais que compõem o folheto da seção taimi tchu finqui (página 154):
      1. o islôgam;
      2. os elementos visuais;
      3. o chamado para aderir à campanha;
      4. a disposição dos elementos no folheto.
    1. A linguagem dos folhetos deve ser simples e objetiva. As frases devem expressar o propósito da campanha e chamar a atenção do leitor. Para elaborá-las, sigam estes passos:
      1. pesquisem palavras relacionadas a vestuário;
      2. pensem em frases criativas que possam despertar o interesse do leitor sobre o tema;
      3. decidam sobre as informações relacionadas à doação: onde, quando, para quem entregar os materiais doados
      4. se tiverem dúvidas, consultem dicionários.
Respostas e comentários

Objetivo da questão 1: conhecer a proposta do texto a ser produzido.

1 Respostas pessoais. Objetivos da questão 1: identificar características composicionais do gênero folheto de campanha social; planejar o conteúdo do folheto e suas características estilísticas e composicionais e preparar uma versão inicial do folheto.

Writing

Objetivo da seção

Aprofundar os conhecimentos sobre o gênero folheto de campanha social por meio da produção escrita.

Nesta seção, os estudantes são orientados a produzir um folheto de campanha social voltado para a doação de roupas e calçados. Para isso, sugere-se uma retomada dos conteúdos trabalhados na unidade, a fim de buscar os elementos necessários para a realização da tarefa.

As orientações dadas em Toolbox ressaltam as características composicionais e estilísticas mais relevantes para a elaboração do folheto. Um recurso linguístico-discursivo comumente encontrado nesse gênero é o modo imperativo. Portanto, caso julgue necessário, cabe aprofundar o trabalho de revisão e prática desse conteúdo. Caso seja possível a real organização da campanha, sugerimos que os folhetos produzidos sejam bilíngues e distribuídos no contexto escolar; assim, é possível aproximar o material produzido da realidade de circulação do gênero.

Habilidades desenvolvidas em Writing


  • (ê éfe zero sete éle ih um dois) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, leiáuti e suporte).
  • (ê éfe zero sete éle ih um três) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
  1. O convite para a ação social deve ter frases convincentes. Pensem na atitude que vocês esperam de seu público-alvo. Vocês podem usar o modo imperativo para expressar um pedido (”, “stép ”, “du , por exemplo) ou os verbos modais ken e cúld para convencer o leitor a participar da campanha. As informações da seção áison grémer podem ajudá-los.
  1. As imagens escolhidas e as cores, os tamanhos e os formatos das letras são muito importantes para a composição do folheto, pois ajudam a chamar a atenção das pessoas e transmitir o propósito da campanha. Pensem cuidadosamente no uso desses elementos.

f. Elaborem uma primeira versão do folheto. Levem em consideração as informações essenciais que devem estar presentes nele. Quando essa versão estiver pronta, mostrem para outra dupla e anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisarem de ajustes.

istép béqui

Ícone. Escrita.
  1. :
    • tem equilíbrio entre imagem e texto;
    • apresenta frases simples, objetivas e convincentes;
    • motiva a doação de peças de vestuário;
    • oferece informações sobre como, quando e onde fazer as doações.
  2. .

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. O que você pode dizer sobre esses islôgans?
    1. Como você relaciona esses islôgans com as campanhas apresentadas nesta unidade?
    1. Você acha que essas campanhas realmente levam as pessoas a tornar-se mais conscientes dos problemas sociais e a ajudar a resolvê-los?
Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. O que vocês aprenderam sobre campanhas sociais?
    1. Vocês gostaram de discutir sobre elas?
    1. De qual campanha vocês mais gostaram? Justifiquem sua resposta.
    1. Que outros tipos de campanhas sociais vocês gostariam de discutir? Por quê?
Respostas e comentários

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: revisar a produção inicial do folheto de campanha social.

Objetivo da questão 2: apresentar a versão final do folheto de campanha social.

1 Respostas pessoais. Objetivo da questão 1: refletir criticamente sobre os “slogans” e sua relação com o tema da unidade.

2 Respostas pessoais. Objetivo da questão 2: refletir criticamente sobre o tema da unidade.

Pit stop

Objetivo da seção

Rever os slogans das páginas de abertura a fim de fazer reflexões e releituras com base nas discussões propostas ao longo da unidade.

Se você considerar pertinente ampliar a discussão, os estudantes podem ser organizados em grupos para aprofundar a reflexão sobre um dos slogans, à escolha deles, com base na análise das palavras utilizadas e no caráter polissêmico de algumas delas.

Além disso, sugerimos propor aos estudantes que considerem outras campanhas nas quais o slogan selecionado poderia ser usado e que imagens poderiam ser escolhidas para essas campanhas. 

Esse seria um momento propício para apresentar a canção Heal the world”, caso ainda não tenha sido apresentada, ou para retomá-la, pois certamente os estudantes terão outra percepção da letra depois das discussões propostas nas atividades.

Habilidades desenvolvidas em Pit stop


  • (ê éfe zero sete éle ih zero um) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
  • (ê éfe zero sete éle ih um um) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone. Escrita.
  1. .
    1. Consigo ler anúncios, folhetos e fôlderes de campanhas sociais?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Entendo anúncios publicitários orais sobre trabalhos humanitários?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Consigo escrever folhetos de campanhas sociais?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Tenho novos conhecimentos sobre campanhas sociais?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

e. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?

I.

Ilustração. Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Ilustração. Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Ilustração. Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

áison grémer

Observe os exemplos extraídos de textos desta unidade e as palavras e expressões destacadas, assim como as explicações que os seguem.

egzâmpol uan

Don’t stand by. Reach out! Take action against violence.”

(página 152)

You took the afternoon off and never looked back.”

(página 156)

PHRASAL VERBS

Verb / Verbo

Meaning / Significado

Phrasal verb

Meaning / Significado

stand

to get up to or maintain an upright position on one’s feet

stand by

to refrain from acting

stand out

to be or become very noticeable

reach

to stretch an arm to touch or take something

reach out

to offer help or support

look

to turn one’s eyes in a certain direction

look back

to think about past events

look after

to take care of

Respostas e comentários

1 Respostas pessoais.

Think it over

Objetivo da seção

Autoavaliar e analisar o aprendizado sobre os gêneros discursivos estudados, especialmente com relação à compreensão e à produção desses gêneros.

Esse momento propicia a oportunidade de observar os estudantes que precisam de atividades complementares para superar possíveis dificuldades. Sugerimos avaliar se é necessário usar o apêndice There is more ou as Atividades complementares, presentes na introdução do Manual do Professor, para alcançar esse propósito.

Eyes on grammar

Objetivo da seção

Sistematizar o uso dos verbos modais can e could, e destacar componentes lexicais, como os phrasal verbs.

Para aprofundar os conteúdos presentes nesta sistematização, avalie a conveniência de propor atividades complementares, tais como a consulta a dicionários para ampliar a tabela de phrasal verbs. Quanto aos usos de can, sugerimos o jogo “Celebrity game” para praticar esse modal com valor de habilidade, reforçando o contraste com o valor de possibilidade, explorado em algumas questões da unidade. Nesse caso, os estudantes, organizados em grupos, escolhem uma pessoa famosa e escrevem cinco frases sobre as habilidades dessa pessoa ou sobre atividades que ela não consegue fazer (por exemplo: She can sing very well, she can’t dance, she can act, she can speak two languages and she can take care of her children very well. Who is she?). O outro grupo deve descobrir quem está sendo descrito. Caso os estudantes queiram falar de alguém que já morreu ou que já não exerce a função nem a atividade pela qual ficou conhecido, basta incentivá-los a usar a fórma correspondente no passado (could).

Habilidade desenvolvida em Eyes on grammar


(ê éfe zero sete éle ih dois zero) Empregar, de fórma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

  • freisal verbis” são verbos que, quando combinados com uma preposição, com um advérbio ou com ambos, adquirem sentidos diferentes de seus originais.
  • Na última coluna, apresenta-se uma das acepções dos verbos, embora eles tenham outras.

egzâmpol tchu

Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would. Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?

(página 156)

What can you do? Here are some jumbo solutions.”

(página 160)

MODAL VERB / VERBO MODAL

Can

Ability in the present

I can play the guitar.

Possibility in the present

“Doing what you want can feel epic, especially because nobody believed you would.” “What can you do?”

Could

Ability in the past

John could speak English when he was 5.

Possibility in the past

“Who knew that not apologizing for your actions could actually be a healthy choice?”

Can’t (Cannot)

Lack of ability in the present

The elephant can’t jump.

Impossibility in the past

We can’t do it without you.

Couldn’t (Could not)

Lack of ability in the past

The campaign leaders couldn’t translate the slogan into Japanese.

Impossibility in the present

Some people couldn’t contribute to the campaign.

Na fórma interrogativa, além de servirem para perguntar sobre habilidades e possibilidades, “ken” e “cúld” podem ser usados para pedir permissão ou favor.

MODAL VERB / VERBO MODAL – CAN / COULD

Affirmative form / Forma afirmativa

Negative form / Forma negativa

Interrogative form / Forma interrogativa

I/You/He/She/It/We/You/They can/ could + bare infinitive.

I/You/He/She/It/We/You/They can’t (cannot)/couldn’t (could not) + bare infinitive.

Can/Could + I/you/he/she/it/we/ you/they + bare infinitive?

Respostas e comentários

Referências bibliográficas

ALVES, R. A.; CALVO, L. C. S. O gênero textual anúncio publicitário: análise da sua implantação em sala de aula. Programa de Desenvolvimento Educacional, Universidade Estadual de Maringá, 2010.

ARRUDA-FERNANDES, V. M. B. As funções sociais do gênero publicitário. In: Estudos Linguísticos trinta e um, 2002. .

BEAUDOIN, M.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARKOVSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (organizador). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. página 131-144.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.

KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (organizador). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes, 2016.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. Londres: Hodder Arnold, 2001.