Créditos

Elaboração dos originais:

Elzimar Goettenauer de Marins-Costa

Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ú éfe érre jota). Mestra em Letras/Literatura Brasileira, licenciada em Letras e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe). Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (ú éfe ême gê). Atua na graduação, na pós-graduação em Estudos Linguísticos e no Mestrado Profissional.

Luciana Maria Almeida de Freitas

Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ú éfe érre jota). Mestra em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada em Letras pelo Centro Universitário da Cidade – UniverCidade (Rio de Janeiro). Licenciada e bacharela em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ú éfe érre jota). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe). Atua na graduação, na qual leciona disciplinas de Pesquisa e Prática Educativa para as Licenciaturas em Letras, e na pós-graduação, em Estudos de Linguagem.

Rogério da Costa Neves

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo). Licenciado e bacharel em Letras (Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Colégio Pedro II, onde atua na Educação Básica e no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica.

Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ú éfe érre jota). Mestra em Letras/Linguística e licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe).

Déborah Senfft

Mestra em Estudos de Linguagem e licenciada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe). Professora de Língua Inglesa da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

João Paulo Xavier

Doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (-Minas Gerais). Mestre em Estudos Linguísticos/Linguística Aplicada e licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (ú éfe ême gê). Licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER-Paraná). Professor efetivo de Língua Inglesa do Departamento de Formação Geral do CEFET-Minas Gerais.

Joel Austin Windle

Doctor of Philosophy pela University of Melbourne (Doutor em Educação, Conhecimento e Inclusão Social de acordo com reconhecimento de título estabelecido pela Universidade Federal de Minas Gerais - ú éfe ême gê). Graduated in Education pela University of Melbourne (Licenciado em Letras, Habilitação em Língua Inglesa de acordo com revalidação junto à Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP). Professor de Inglês na Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe) e de Educação na University of South Australia.

Juliana da Fonseca Hermes Velloso

Doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Letras e especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe). Licenciada em Letras pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-Rio de Janeiro). Professora de Língua Inglesa nos ensinos fundamental e médio do Colégio Pedro II.

Ricardo Almeida

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe). Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ú éfe érre jota). Licenciado em Letras (Português- -Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ú éfe érre jota). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe). Leciona disciplinas de Prática de Ensino para o curso de Letras. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e no curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. Lecionou Língua Inglesa durante dez anos na rede municipal do Rio de Janeiro, período em que também atuou na graduação e na pós-graduação de universidades particulares. Desenvolve pesquisas nas áreas de Políticas Linguísticas e Formação Docente.

Verenna Klein

Licenciada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (ú éfe éfe). Professora em escola particular bilíngue.


Organização dos objetos digitais: Andressa Munique Paiva

Elaboração dos objetos digitais: Andressa Munique Paiva, Amanda Silva Leal


Coordenação editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Amanda Silva Leal

Edição de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Amanda Silva Leal

Assistência editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais

Preparação de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais

Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa

Coordenação de produção: Denis Torquato

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Bruno Tonel, Noctua Art, Alexandre Saes

Capa: Marta Cerqueira Leite, Bruno Tone, Daniela Cunha

Foto: Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, janeiro de 2014.

cópiráiti Gregorio Koji/Shutterstock

Coordenação de arte: Mônica Maldonado

Edição de arte: Leandro Cataldo

Editoração eletrônica: Teclas Editorial

Coordenação de revisão: Elaine C. del Nero

Revisão: Ana P. Felippe, Glória Cunha, Palavra Certa, Thiago Dias

Coordenação de pesquisa iconográfica: Flávia Aline de Morais

Pesquisa iconográfica: Neuza Faccin, Pâmela Nogueira

Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Ana Isabela Pithan Maraschin, Denise Feitoza Maciel, Marina M. Buzzinaro, Vânia Maia

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga, Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos

Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Ivenção

Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó

Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva


Ficha catalográfica. Dados Internacionais de Catalogação na publicação (CIP). (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Se liga na língua inglesa new beyond words [livro eletrônico]: 8º ano: livro digital-interativo / Elzimar Goettenauer de Marins-Costa (organizadora), Luciana Maria Almeida de Freitas (organizadora), Rogério da Costa Neves (organizador). 1. ed. São Paulo: Moderna, 2022. HTML. Componente curricular: Língua inglesa. ISBN 978-85-16-13795-3. 1. Inglês (Ensino fundamental) I. Marins-Consta, Elzimar Goettenauer de. II. Freitas, Luciana Maria Almeida de. III Neves, Rogério da Costa. 22-114888. CDD  - 372.652. Índices para catálogo sistemático: 1. Inglês: Ensino Fundamental 372.652. Cibele Maria Dias. Bibliotecária. CRB  - 8/9427.

Reprodução proibida. Artigo 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA limitada

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - São Paulo - Brasil - CEP 03303-904

Atendimento: telefone (11) 3240-6966

www.moderna.com.br

2022

Produzido no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2