istartin pointi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
PRIMEIRA PARTE
No 7º ano, você aprendeu muitas coisas novas em Língua Inglesa! Agora, você consegue ler e entender com mais facilidade textos escritos e orais. Também já sabe escrever e falar um pouco em inglês. Neste ano, você vai continuar aprendendo e, nesta seção, vai perceber que conhecimentos diversos ajudam muito a compreensão de textos nessa língua.
1. .
THE NEW YORKER. Nova York: Condé Nast, 5 abril 2021.
- Que lugar é representado na capa da revista?
- Que relação pode haver entre a mulher e a criança?
- O que elas estão fazendo?
- Qual é a provável nacionalidade delas?
- O que pode significar o gesto da mulher?
- Por que não há outras pessoas nesse lugar?
- O que indica o uso de máscaras pela mulher e pela criança?
h. Que informação escrita na capa contribui para contextualizar a imagem? Por quê?
- .
- Os conhecimentos que você já tinha antes e que ajudaram você a ler a capa da revista.
- A informação escrita na capa que contribuiu para contextualizar a imagem.
Você já tinha pensado sobre leitura de imagens? Vamos a outro desafio?
3.
- O que vocês sabem sobre o unicéfi?
- Que relação vocês acham que existe entre o , a imagem da criança e a frase “ unicéfi fór éveri tcháild”?
- O que pode significar a frase “ uan lóv” na campanha promovida pelo ? unicéfi
- Na opinião de vocês, por que há um desenho em fórma de coração na palavra Lóv ?
e. Considerando o pôster e as respostas anteriores, qual pode ser o objetivo da campanha?
4. .
A campanha Reimagine foi lançada pelo Unicef em julho de 2020 com o objetivo de repensar o mundo acometido pela covid-19 e torná-lo menos discriminatório para as crianças, já que a pandemia aguçou as desigualdades entre os países e dentro deles. A música “One love”, de Bob Marley, lançada em 1977, foi regravada pela família do cantor para promover a campanha.
Informações baseadas no release da campanha, disponível em: https://oeds.link/iV0lSz. Acesso em: 14 maio 2022.
5.
One love
One love, one heart
Let’s get together and feel all right.
ONE love. Intérprete: Bob Marley & The Wailers. Compositores: B. Marley.In: TRENCHTOWN Days: The Birth Of A Legend. Intérprete: Bob Marley & The Wailers. Kingston, Jamaica: Calla Records, 1977. 1 , faixa 2. cedê
- Considerando esses versos, como vocês explicariam o desenho do coração no pôster da campanha?
- Qual palavra do segundo verso reforça a ideia contida no primeiro? Por quê?
c. Na opinião de vocês, por que a canção de bób márlei foi escolhida como tema da campanha ? riimédgin
Did you know?
• O título riimédginda campanha do Unicef dialoga com a famosa canção “”, imédgin composta por . Se você não a conhece, pesquise a letra e procure os versos que transmitem uma ideia semelhante aos versos da canção “ Djón lênon uan lóv”.
-
- O que você aprendeu sobre a leitura de imagens e sobre a relação entre linguagens verbal e não verbal?
- De que fórmao que você aprendeu pode ajudar na leitura de outros textos que têm imagens?
- Além das imagens, quais outros elementos da linguagem não verbal podem facilitar a leitura de um texto?
- Como você relacionou os conhecimentos novos com os que já tinha antes?
SEGUNDA PARTE
Que tal revisar alguns assuntos estudados no 7º ano? Vamos lá!
1.
The robots are coming, and Sweden is all for it
GARPENBERG, SWEDEN
Technology is embraced by workers who see their job prospects improve
BY PETER S. GOODMAN
From inside the control room carved into the rock more than half a mile underground, Mika Persson can see the robots on the march, supposedly coming for his job here at the New Boliden mine.
He’s fine with it.
Sweden’s famously generous social welfare system makes this place a not prone to fretting about automation – or much else, for that matter.
THE NEW YORK TIMES, Nova York, 29 dezembro 2017.
- rédilaini: .
2.
Versão adaptada acessível
Atividade 2.
Read the following comics and choose the text that best completes each speech balloon. Remember they should correspond to the events in the story sequence.
c.
3.
Events of the 1960s
In 1960 the civil rights movement um espaço para resposta (begin) using a form of protest dois espaço para resposta (call) the sit-in. Protesters três espaço para resposta (sit) down in a place where they quatro espaço para resposta (know) they would not be served, such as a segregated lunch counter, and cinco espaço para resposta (refuse) to leave. Though the protesters seis espaço para resposta (be) often harassed or arrested, they sete espaço para resposta (remain) peaceful, which oito espaço para resposta (create) sympathy for their cause. A group called the Student Nonviolent Coordinating Committee nove espaço para resposta (organize) many sit-ins.
In 1961 a group called the Congress of Racial Equality dez espaço para resposta (begin) sponsoring Freedom Rides through the South. African Americans and whites espaço para resposta (travel) together to make sure buses and stations espaço para resposta (be) integrated. Some Freedom Riders[i espaço para resposta (be) beaten or arrested. In Alabama a bus espaço para resposta (be) bombed.
In August 1963 about 250,000 people espaço para resposta (gather) in Washington, D.C., to urge Congress to pass a civil rights law. The people espaço para resposta (sing) “We Shall Overcome,” and King espaço para resposta (deliver) a powerful speech known for the phrase “I Have a Dream.” The event espaço para resposta (be) called the March on Washington.
The civil rights movement espaço para resposta (win) major victories with the passage of new laws in 1964 and 1965. The Civil Rights Act of 1964 espaço para resposta (be) the most extensive civil rights law in U.S. history. It espaço para resposta (outlaw) discrimination in public places, in hiring, and in government programs. It also espaço para resposta (end) registration requirements and other obstacles to voting. The Voting Rights Act of 1965 espaço para resposta (end) other voting restrictions and espaço para resposta (lead) to a great increase in the number of black voters.
EVENTS of the 1960s. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, Inc., 2015. página 129-131.
- .
d. .
4.
Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs?
Avinash Bhunjun Wednesday 22 novembro 2017 4:12 p.m.
In tennis, the term “Battle of the Sexes” describes various exhibition matches played between a man and a woman. This term was coined famously for a nationally televised match on 21 September, 1973, between Bobby Riggs and Billie Jean King. The match was held at the Houston Astrodome in front of 30,000 spectators and attracted a televised audience of around 90 million people. This match was seen as a landmark for public perception and acceptance of women’s tennis.
BHUNJUN, A. Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Metro: news... but not as you know it, Londres, 22 novembro 2017.
- Uma reportagem, assim como uma notícia, geralmente se organiza em torno de perguntas básicas. Tente localizar no texto as respostas para as seguintes perguntas.
- Quem?
- O quê?
- Quando?
- Onde?
- Por quê?
- Observe o início da reportagem. Quais são as diferenças gráficas entre o título, o subtítulo e o texto principal?
- Identifique duas características da linguagem usada na reportagem.
- direta
- indireta
- objetiva
- subjetiva
d. Como as reportagens abordam eventos já ocorridos, quase sempre os verbos estão conjugados no pésti simplôl . No entanto, é possível encontrar um verbo no Prézent simpou nesse texto. Qual é esse verbo? Em que parte da reportagem ele se encontra e por que é usado?
5.
“Eradicating Malaria in the nation is a lot easier than it seems. All you have to do is take a stand. Sleep inside a net for a Malaria free Nigeria. Take a stand. Play your part.’’
- Qual é o assunto do texto?
b. A palavra nét tem diferentes significados, como os representados pelas imagens a seguir. Relacione estas imagens com as frases correspondentes, considerando os sentidos dessa palavra em seu contexto de uso.
I.
II.
III.
A Some people use a net to catch butterflies.
B You could use a net to prevent mosquito bites while sleeping.
C Some games are played with a net separating the opponents.
- A palavra “ nét” também pode ser usada como verbo, conforme se observa no texto. Que sentido ela tem em Ai nét!
- Capturar peixes.
- Usar mosquiteiro.
- Acessar a internet.
- Como a imagem contribui para a eficácia da campanha?
- Reescreva as frases a seguir usando o verbo modal can, de modo que elas expressem a ideia de possibilidade. Se tiver dúvidas, consulte a seção áison grémer.
6. Leia a seguinte capa de revista e responda às perguntas.
MAKE, volume43, 2015. Capa.
- Observando a capa, qual é o tema principal da revista?
- Na manchete “ háu ai meid mai tchu hândrid fífti dólar robótic árm”, a quem se refere o pronome “ ai”?
c. Em “ robótic árm” e “ smárt uótch”, quais são as palavras principais e quais são as que as qualificam?