istartin pointi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

PRIMEIRA PARTE

No 7º ano, você aprendeu muitas coisas novas em Língua Inglesa! Agora, você consegue ler e entender com mais facilidade textos escritos e orais. Também já sabe escrever e falar um pouco em inglês. Neste ano, você vai continuar aprendendo e, nesta seção, vai perceber que conhecimentos diversos ajudam muito a compreensão de textos nessa língua.

Ícone de atividade oral.

1. .

Capa de revista. De frente de uma plataforma, uma criança de mão dada para uma mulher ao lado dela. À esquerda, menina de cabelos pretos amarrados para trás, de blusa preta por dentro, casaco por cima de mangas compridas em azul-claro, calça em cinza e sapatos em rosa-claro. Ela usa máscara preta sobre o rosto, sobre o nariz e boca. Ela olha para à esquerda, com a mão esquerda dada para a mulher. Esta tem cabelos pretos curtos, penteados para à esquerda, com blusa de frio em bege e casaco de mangas compridas em azul, calça preta e par de tênis em azul-claro. Com o braço esquerdo levando para cima, e relógio preto no pulso, olhando para à direita. A plataforma tem uma linha fina à frente, com viga de ferro na vertical e em segundo plano, parede de blocos de cor cinza-claro. No lado esquerdo, há um cartaz visto parcialmente em branco e textos em preto. Na parte superior, texto em branco: PRICE eight dollars ninety nine cents APRIL fifth, two thousand and twenty-one. THE NEW YORKER.

THE NEW YORKER. Nova York: Condé Nast, 5 abril 2021.

  1. Que lugar é representado na capa da revista?
  1. Que relação pode haver entre a mulher e a criança?
  1. O que elas estão fazendo?
  1. Qual é a provável nacionalidade delas?
  1. O que pode significar o gesto da mulher?
  1. Por que não há outras pessoas nesse lugar?
  1. O que indica o uso de máscaras pela mulher e pela criança?

h. Que informação escrita na capa contribui para contextualizar a imagem? Por quê?

Ícone de atividade oral.
  1. .
    1. Os conhecimentos que você já tinha antes e que ajudaram você a ler a capa da revista.
    1. A informação escrita na capa que contribuiu para contextualizar a imagem.

Você já tinha pensado sobre leitura de imagens? Vamos a outro desafio?

3.

Cartaz. Fundo azul claro, com foto de uma menina ao centro, vista dos ombros para cima. Ela tem cabelos escuros divididos ao meio, amarrados para trás, sorrindo com os dentes à mostra e blusa de cor amarela, com desenhos em preto e um colar fino em marrom. No canto superior esquerdo, texto em preto: one love. Abaixo, texto em branco: UNICEF for every chid.
  1. O que vocês sabem sobre o unicéfi?
  1. Que relação vocês acham que existe entre o unicéfi, a imagem da criança e a frase “fór éveri tcháild”?
  1. O que pode significar a frase “uan lóv” na campanha promovida pelo unicéfi?
  1. Na opinião de vocês, por que há um desenho em fórma de coração na palavra Lóv ?

e. Considerando o pôster e as respostas anteriores, qual pode ser o objetivo da campanha?

Ícone de atividade oral.

4. .

A campanha Reimagine foi lançada pelo Unicef em julho de 2020 com o objetivo de repensar o mundo acometido pela covid-19 e torná-lo menos discriminatório para as crianças, já que a pandemia aguçou as desigualdades entre os países e dentro deles. A música One love, de Bob Marley, lançada em 1977, foi regravada pela família do cantor para promover a campanha.

Informações baseadas no release da campanha, disponível em: https://oeds.link/iV0lSz. Acesso em: 14 maio 2022.

Ícone de atividade oral.

5.

Ilustração. Um homem com o corpo voltado para à direita, visto dos ombros para cima. Ele tem cavanhaque preto, cabelos longos escondidos por um gorro com listras em vermelho, preto e amarelo, fone de ouvido grande, vestido com blusa de zíper frontal amarelo de mangas compridas em amarelo e detalhes em preto. Ele está com a cabeça com o queixo erguido, olhos fechado e braço esquerdo levantado, com a mão esquerda sobre o fone. Em segundo plano, parede com ilustração de um disco.

One love

One love, one heart

Let’s get together and feel all right.

ONE love. Intérprete: Bob Marley & The Wailers. Compositores: B. Marley.In: TRENCHTOWN Days: The Birth Of A Legend. Intérprete: Bob Marley & The Wailers. Kingston, Jamaica: Calla Records, 1977. 1 cedê, faixa 2.

  1. Considerando esses versos, como vocês explicariam o desenho do coração no pôster da campanha?
  1. Qual palavra do segundo verso reforça a ideia contida no primeiro? Por quê?

c. Na opinião de vocês, por que a canção de bób márlei foi escolhida como tema da campanha riimédgin?

Did you know?

O título riimédginda campanha do Unicef dialoga com a famosa canção imédgin”, composta por Djón lênon. Se você não a conhece, pesquise a letra e procure os versos que transmitem uma ideia semelhante aos versos da canção “uan lóv”.

    1. O que você aprendeu sobre a leitura de imagens e sobre a relação entre linguagens verbal e não verbal?
    1. De que fórmao que você aprendeu pode ajudar na leitura de outros textos que têm imagens?
    1. Além das imagens, quais outros elementos da linguagem não verbal podem facilitar a leitura de um texto?
    1. Como você relacionou os conhecimentos novos com os que já tinha antes?

SEGUNDA PARTE

Que tal revisar alguns assuntos estudados no 7º ano? Vamos lá!

ícone de atividade no caderno.

1.

The robots are coming, and Sweden is all for it

GARPENBERG, SWEDEN


Technology is embraced by workers who see their job prospects improve

BY PETER S. GOODMAN

From inside the control room carved into the rock more than half a mile underground, Mika Persson can see the robots on the march, supposedly coming for his job here at the New Boliden mine.

He’s fine with it.

Sweden’s famously generous social welfare system makes this place a not prone to fretting about automation – or much else, for that matter.

THE NEW YORK TIMES, Nova York, 29 dezembro 2017.

  1. rédilaini: .
ícone de atividade no caderno.

2.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Read the following comics and choose the text that best completes each speech balloon. Remember they should correspond to the events in the story sequence.

Ícone. Notebook.
História em quadrinhos. Composta por oito quadros. Apresenta como personagens: Snoopy, um cachorro pequeno, de cor branca com orelhas, mancha no dorso e focinho pequeno em preto. Lucy, menina de cabelos curtos em preto, usando regata em amarelo, bermuda em laranja e com um par de patins em cinza. As cenas se passam em local aberto.   Título: Classic Peanuts feafuring “Good ol' Charlie Brown” by Schulz. Quadro um: Snoopy atrás de um balcão branco com texto: LAST AID e uma cruz vermelha. À direita, uma maleta pequena azul. Snoopy é visto do pescoço para cima com um chapéu sobre a cabeça e olhos fechados.  Quadro dois: Lucy andando de patins, em piso cinza com os braços bem abertos. Ao fundo, à esquerda, local com grama verde e um tronco de árvore. Quadro três: Lucy, com o corpo voltado para à direita, se movendo velozmente. Ela olha para frente, olhos arregalados e expressão tensa. Mais ao fundo, local com grama e Snoopy em pé, a observa. Quadro quatro: Lucy cai com o corpo para cima, pernas ao ar, boca bem aberta e olhos arregalados. Perto dela, balão de fala e dentro, espaço para resposta um. Ao fundo, à esquerda, Snoopy olhando para ela, de olhos abertos e orelhas erguidas para cima.  Quadro cinco: Lucy caindo e batendo as costas no chão, com os olhos bem abertos. Acima, texto: WHAM! E no ar, estrelas rosas. À esquerda, Snoopy em pé, olhando um pouco para baixo, em direção a Lucy. Quadro seis: à esquerda, Snoopy em pé, caminhando para à esquerda e à direita, Lucy com o corpo estendido sobre o chão. Ela olha um pouco para frente, uma linha fina acima dela em espiral. Ao fundo, local com grama e vista parcial de árvore à direita.  Quadro sete: Lucy à direita, com o corpo no chão, a cabeça um pouco para cima, olhando para a esquerda, com a boca bem aberta. Balão de fala com espaço para resposta dois. Próximo à cabeça dela, linhas finas em espiral e com três estrelas em azul-claro.  Quadro oito: à esquerda, uma casa pequena em vermelho de  telhado triangular, onde Snoopy está deitado, com corpo estirado, olhos fechados e orelhas caídas para baixo. Perto dele, balão de pensamento com espaço para resposta três. Ao fundo, local com grama verde e acima, céu azul claro.

c.

ícone de atividade no caderno.

3.

Events of the 1960s

In 1960 the civil rights movement um espaço para resposta (begin) using a form of protest dois espaço para resposta (call) the sit-in. Protesters três espaço para resposta (sit) down in a place where they quatro espaço para resposta (know) they would not be served, such as a segregated lunch counter, and cinco espaço para resposta (refuse) to leave. Though the protestersseis espaço para resposta (be) often harassed or arrested, theysete espaço para resposta (remain) peaceful, which oito espaço para resposta (create) sympathy for their cause. A group called the Student Nonviolent Coordinating Committee nove espaço para resposta (organize) many sit-ins.

In 1961 a group called the Congress of Racial Equality dez espaço para resposta (begin) sponsoring Freedom Rides through the South. African Americans and whites espaço para resposta (travel) together to make sure buses and stations espaço para resposta (be) integrated. Some Freedom Riders[i espaço para resposta (be) beaten or arrested. In Alabama a bus espaço para resposta (be) bombed.

In August 1963 about 250,000 people espaço para resposta (gather) in Washington, D.C., to urge Congress to pass a civil rights law. The people espaço para resposta (sing) “We Shall Overcome,” and King espaço para resposta (deliver) a powerful speech known for the phrase “I Have a Dream.” The event espaço para resposta (be) called the March on Washington.

The civil rights movement espaço para resposta (win) major victories with the passage of new laws in 1964 and 1965. The Civil Rights Act of 1964 espaço para resposta (be) the most extensive civil rights law in U.S. history. It espaço para resposta (outlaw) discrimination in public places, in hiring, and in government programs. It also espaço para resposta (end) registration requirements and other obstacles to voting. The Voting Rights Act of 1965 espaço para resposta (end) other voting restrictions and espaço para resposta (lead) to a great increase in the number of black voters.

EVENTS of the 1960s. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, Inc., 2015. página 129-131.

  1. .

d. .

4.

Reprodução de página da internet.  Na parte superior, título: METRO NEWS...BUT NOT AS YOU KNOW IT. Menus: HOME, NEWS, SPORT, ENTERTAINMENT, SOAPS, LIFESTYLE, VIDEO, MORE, FOOTBALL, TENNIS, CRICKET, BOXING.

Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs?

Avinash Bhunjun Wednesday 22 novembro 2017 4:12 p.m.


In tennis, the term “Battle of the Sexes” describes various exhibition matches played between a man and a woman. This term was coined famously for a nationally televised match on 21 September, 1973, between Bobby Riggs and Billie Jean King. The match was held at the Houston Astrodome in front of 30,000 spectators and attracted a televised audience of around 90 million people. This match was seen as a landmark for public perception and acceptance of women’s tennis.

BHUNJUN, A. Who won the Battle of the Sexes tennis match between Billie Jean King and Bobby Riggs? Metro: news... but not as you know it, Londres, 22 novembro 2017.

  1. Uma reportagem, assim como uma notícia, geralmente se organiza em torno de perguntas básicas. Tente localizar no texto as respostas para as seguintes perguntas.
    1. Quem?
    2. O quê?
    3. Quando?
    4. Onde?
    5. Por quê?
  1. Observe o início da reportagem. Quais são as diferenças gráficas entre o título, o subtítulo e o texto principal?
  1. Identifique duas características da linguagem usada na reportagem.
    1. direta
    2. indireta
    3. objetiva
    4. subjetiva

d. Como as reportagens abordam eventos já ocorridos, quase sempre os verbos estão conjugados no pésti simplôl . No entanto, é possível encontrar um verbo no Prézent simpou nesse texto. Qual é esse verbo? Em que parte da reportagem ele se encontra e por que é usado?

5.

Cartaz. Uma mulher à direita, vista da cintura para cima, de cabelos pretos, amarrados para trás, o braço direito esticado para cima tocando um tecido branco. Ela olha para frente, com um leve sorriso. Na parte inferior, texto: I NET! DO YOU? Barbara Ayalogu, Makeup Ariste. À esquerda, quadro com texto com seta em azul indicando uma caixa de texto ao lado do cartaz.

Eradicating Malaria in the nation is a lot easier than it seems. All you have to do is take a stand. Sleep inside a net for a Malaria free Nigeria. Take a stand. Play your part.’’

  1. Qual é o assunto do texto?

b. A palavra nét tem diferentes significados, como os representados pelas imagens a seguir. Relacione estas imagens com as frases correspondentes, considerando os sentidos dessa palavra em seu contexto de uso.

I.

Fotografia. Vista parcial de quadra de tênis com grama verde, linhas em branco e uma rede na horizontal esticada com hastes amarelas na vertical à direita.

II.

Fotografia. Uma rede arredondada em amarelo e verde, com haste na vertical. Ao fundo, céu em azul-claro, com nuvens em branco à direita.

III.

Fotografia. Interior de uma cabana de madeira com uma cama coberta por mosquiteiro de cor branca. À frente da cama, uma mobília de madeira marrom, similar a um pequeno baú. À direita, abertura por onde vê-se folhas verdes de árvores.

A Some people use a net to catch butterflies.

B You could use a net to prevent mosquito bites while sleeping.

C Some games are played with a net separating the opponents.

  1. A palavra “nét” também pode ser usada como verbo, conforme se observa no texto. Que sentido ela tem em Ai nét!
    1. Capturar peixes.
    2. Usar mosquiteiro.
    3. Acessar a internet.
  1. Como a imagem contribui para a eficácia da campanha?
  1. Reescreva as frases a seguir usando o verbo modal can, de modo que elas expressem a ideia de possibilidade. Se tiver dúvidas, consulte a seção áison grémer.

6. Leia a seguinte capa de revista e responda às perguntas.

Capa de revista. Um homem visto da cintura para cima, com o corpo para à direita. Ele tem cabelos e barba pretos, sobrancelhas grossas da mesma cor. Ele olha para frente sorrindo, de blusa de mangas compridas. Ele está com os braços cruzados à frente do peito, sendo que o da direita é um braço mecânico com fios e mão em material sintético preto. Na parte superior, nome da revista: MAKE. Acima, texto: Electronics, Wearables, Microcontrollers. Mais abaixo, relógio em azul digital, escrito: Build This Smart Watch. Na parte inferior, outro texto: “How I made my two hundred fifty dollars robotic ARM”. Garage Bionics. thirty-four. Projects Inside! No canto inferior direito, código de barra.

MAKE, volume43, 2015. Capa.

  1. Observando a capa, qual é o tema principal da revista?
  1. Na manchete “háu ai meid mai tchu hândrid fífti dólar robótic árm”, a quem se refere o pronome “ai”?

c. Em “robótic árm” e “smárt uótch”, quais são as palavras principais e quais são as que as qualificam?