iúnit uánárt is frídom

Fotografia. Número um. Vista parcial de pessoas negras, tocando tambores arredondados com uma das mãos enquanto a outra segura uma baqueta em curva. Elas são vistas da cintura, com as mãos fazendo movimentos.
Fotografia. Número dois. À esquerda, tecido em roxo com desenhos em amarelo, azul , vermelho, verde e laranja. À direita, linhas da mesma cor, ilustrando uma cena com uma pessoa à esquerda, agachada com joelhos e braços esticados para frente e animais à direita, similares a aves. Em segundo plano, árvore. Na parte inferior, outros dois quadrados com linhas coloridas.
Fotografia. Número três. Dois bonecos de tamanho médio, um ao lado do outro, em pé sobre base chata onde se lê o nome do artista: MANUEL EUDÓCIO. Ambos são morenos, estão vestidos de chapéu de cangaceiro sobre a cabeça, casaco de mangas compridas em marrom, de gola em amarelo, calça e sapatos em azul. À esquerda, um homem com baquetas amarelas batendo em tambor de tamanho médio em azul e listras em laranja e branco. À direita, o homem tocando um instrumento similar a uma flauta azul claro na horizontal com a boca e as duas mãos.
Fotografia. Número quatro. Parede com grafites de formatos abstratos multicoloridos. Ao centro, ilustração de um ser em tons de verde, na vertical, com o corpo para à esquerda, de olhos grandes e azuis. Há letras grandes em cores variadas de amarelo, azul, lilás e rosa. Na calçada, à direita, um hidrante e um poste pequeno.
Fotografia. Número cinco. Menina indígena fazendo pintura em seu rosto com a ajuda de um graveto fino na mão direita. Os desenhos são nas cores vermelha e preta e têm motivos geométricos.
Fotografia Número seis. Máscaras de madeira de rostos de pessoas. À esquerda, em tons de amarelo e pálpebras em vermelho. A do centro, em tons esfumados em preto e pálpebras em laranja. Abaixo, objeto arredondado com forma larga em azul, similar a estrela de dez pontas, com olhos arredondados e boca retangular. As máscaras estão penduradas em exposição em uma rede branca.
Pintura. Número sete. Oito homens em pé, um ao lado do outro, usando um chapéu em bege arredondado, blusa de mangas compridas em xadrez em vermelho e branco, calça azul e sapatos em marrom e no pescoço, lenço em rosa. A maioria está batendo palmas e dois deles ao centro, segurando um instrumento similar a um violão, próximos aos ombros. Eles são loiros, negros, pardos e brancos. Ao fundo, local com vegetação verde e acima, tijolos pequenos em marrom."
Ilustração. Número oito. Duas pessoas uma de frente para à outra, vistas da cintura para cima. À esquerda, homem pardo, de cabelos e bigode escuros, com forma arredonda sobre a cabeça em vermelho, olhos azuis, de blusa de mangas compridas em azul-claro, capa sobre as costas e par de luvas em vermelho. Ele está com os braços para frente em direção a outra pessoa. À direita, mulher asiática, cabelos escuros em coque, olhos em azul grandes, com roupa de mangas curtas em verde  luvas vermelhas nas mãos. Em segundo plano, ilustração em tons de verde e vermelho, com círculos em amarelo e partes em vermelho.

Gêneros discursivos: agenda cultural, press release e notícia cultural.

Tema: a influência das artes visuais na cultura, na identidade e na sociedade.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos agenda cultural, prés rilís e notícia cultural;
  • refletir sobre a influência das artes visuais na cultura, enfatizando seu papel na expressão da identidade cultural, bem como nos aspectos políticos e sociais.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

I.

Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, com o corpo para à direita, de frente de uma tela de pintura. Ela tem cabelos encaracolados em formato arredondado, vestida com camisa de mangas compridas e gola, em xadrez em azul, rosa e amarelo e avental azul por cima do corpo. Ela olha para frente, com um pincel na mão direita um pincel e na mão esquerda, paleta de tintas. Ao fundo, local com paredes em azul e bege e duas janelas vistas parcialmente por onde entra luz solar.

II.

Fotografia. Uma pessoa sentada, vista parcialmente, à esquerda, de camisa em branco e vermelho e tecido em marrom sobre as pernas. Ela está com as mãos para frente para uma peça de cerâmica em um torno manual, de formato de cogumelo, uma faca na mão direita alisando a peça. Mais ao fundo, à direita, uma mesa com outras peças de cerâmica, como vasos, tigelas e potes.

III.

Fotografia. Uma parede com graffiti abstrato em rosa, amarelo, roxo e branco. À direita, um homem visto de costas, de cabelos pretos, de camisa de mangas arregaçadas em rosa e roupa de baixo em verde. Ele segura na mão esquerda um tubo de spray de frente para parede.

IV.

Fotografia. Uma mulher à direita, agachada, de frente para um tear rústico  de madeira, com linhas brancas entrelaçadas com fios coloridos. A mulher tem cabelos escuros divididos ao meio, de lenço em rosa e branco sobre a cabeça e o corpo dela, de blusa de mangas curtas em bege. Sobre a testa, círculo pequeno em marrom, entre as sobrancelhas. Ela segura nas mãos, um garfo grande de madeira sobre as linhas.

V.

Fotografia. Mão de uma mulher, segurando caneta colorida rosa. Ela colore a boca de uma menina que está desenhada na folha de papel branco. À esquerda, outras canetas coloridas.

VI.

Fotografia. Uma pessoa vista da cintura para cima, de frente para grade, de cabelos encaracolados castanhos, de blusa com estampas em marrom e calça da mesma cor, com mangas arregaçadas. Ela está com câmera escura, arredondada, próxima do rosto e mãos sobre a câmera. Ao fundo, local com prédios e paredes em marrom e tons amarelados.
  1. O que essas imagens representam?
  1. De qual manifestação artística representada nessas imagens vocês mais gostam? Por quê?
  1. Vocês praticam alguma dessas manifestações artísticas? qual ou quais? Se não, escolham uma delas e expliquem por que gostariam de praticá-la. Justifiquem sua resposta.
  1. Vocês já foram a uma exibição de arte? Quando e onde foi isso? Vocês gostaram? Se não, gostariam de visitar alguma?

e. Vocês acreditam que arte é uma parte importante da cultura? Justifiquem sua resposta.

Ícone de atividade oral.

2.

Class survey on artistic abilities and interests

Find someone who

loves animations;

is good at painting;

can draw pretty well;

goes to art exhibitions;

would like to learn about graffiti art.

ícone de atividade no caderno
    1. Relacione cada imagem da questão 1 à arte visual que ela representa.
      1. fódógrafi
      2. sârémics
      3. dróin
      4. grâfíri árt
      5. pêintin
      6. tépestri
    1. Relacione cada trecho a uma função da arte.

educational  personal  social  spiritual

  1. .

RAGANS, R. ArtTalk. Woodland Hills, California, Estados Unidos: Glencoe/McGraw-Hill, 2005. página7-8.

Ícone de atividade oral.

4.

Benefits of street art are visible at different mutually interlinked levels. Those are visual, socio-political, cultural and economic benefits deriving from street art activities that contribute to the people of the city, even though all of them are not equally represented.”

c.

LUPINŠEK, P. Street art in Yogyakarta, Indonesia: messages of the streets. In: COSTA, P.; GUERRA, P.; NEVES, P. S. Urban intervention, street art and public space. Lisboa: Urban Creativity, 2017.página100-112.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1. .

b.

Ícone de atividade oral.

2. ópchiãn ór ópchiãnsprésent ór présents

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

I.

Fotografia. Em preto e branco. Ao centro, uma escada aberta, na vertical, com um homem em cima, de regata escura, calça clara, segurando uma haste longa na horizontal sobre a parede à frente dele, desenhando um círculo de traço fino. No canto superior esquerdo, texto: Few people go to exhibition nowadays. The power of Public Art is that enters people’s everyday life. No canto inferior direito, vista parcial de um carro.

II.

Cartaz. Texto sobre fundo em tons coloridos, em triângulos de cor verde, marrom e bege, onde está escrito: Art by anyone for everyone. It offers so much but asks for so little. My dog sighs.

III.

Texto azul sobre fundo de tons em rosa: In Afghanistan, I was doing street art because it was more open, but when I had a show, only men would come. I said, I’m an artist not only for men, but for women too. So that’s why I like graffiti. Malina Suliman

f.

Ícone de atividade oral.

3.

Eyes on grammar  EXAMPLE1

I.

Fotografia. Exterior de uma construção de dia. Uma mulher em pé, cabelos trançados presos em coque no topo da cabeça. Ela usa blusa de mangas compridas em bege e preto, de calça jeans em cinza-claro. Na mão direita, ela segura um tubo de spray colorindo um muro à frente dela, com ilustrações  e rosto de uma pessoa em tons de amarelo. Mais à direita, outra parede com ilustrações e letras.

II.

April 11-15

LALS Graffiti Week. Student painted on the graffiti wall throughout the week.

LALS 2015-2016.Waltham/Boston, Massachussetts, Estados Unidos: Brandeis University, , outono 2016.

  1. umdois?

c. umdois

ríd tchu lârn
    • .

Eyes on grammar  EXAMPLE1

Cartaz. No topo, o texto em verde:  LALS Graffiti/Youth Culture Week. No lado esquerdo, o texto: April eleventh to fifteenth. Generous funding from: Latin American and Latino Studies, African and Afro-American Studies, Mandel Center, Louis Brandeis one hundred, Celebration and Bernstein Creative Arts Festival. Questions? Email lcbrown@brandeis.edu. No centro, dentro de um quadrado verde, o texto: Monday, April eleventh, two p.m.: Graffiti Wall open for painting, tagging contest, between Volen Science Center and Chapel's Field, open Mondays, Tuesdays, Fridays two to five, Wednesdays and Thursdays, twelve to three. Tuesday, April twelfth. eleven a.m.: The Youth Movement, Urban Art and Puerto Rico's Economic Catastrophe talk by photographer Pablo Delano, Mandel G O O three. Wednesday, April thirteenth, three thirty p.m. Marcas de supressão. Roundtable Between Free Speech and the Spray Can: Graffiti as Social Protest from the Margin with Greg Childs and Brazilian graffiti artist Marcelo Ment, Lown two, room not accessible. Thursday, April fourteenth, four p.m.: Digital Cuba: Contemporary Screen Cultures talk by Paloma Duong, MIT, Mandel Reading Room three oh three. Friday, April fifteenth, three p.m.: Graffiti Demonstration by Marcelo Ment, between Volen Science Center and Chapel's Field. Graffiti contest prize awarded!

LALS 2015-2016.Waltham/Boston, Massachussetts, Estados Unidos: Brandeis University,número25, outono 2016.

constrãquitchion minins
Ícone de atividade oral.

1. 3cófBefore reading

ícone de atividade no caderno
  1. 3ófBefore reading.
    1. .”
    1. “‘.”
    1. .”
ícone de atividade no caderno
      1. .
      2. .
      3. .
    1. .
      1. .”
      2. .”
      3. .”
      4. .”
ícone de atividade no caderno
    1. loqueichion

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Fotografia. Uma mulher sentada, vista da cintura para cima. Ela tem cabelos lisos escuros, com uma mecha fina à frente do rosto, de blusa de mangas curtas em branco e estampas de flores de pétalas e linhas finas coloridas. À frente dela, vista parcial de bolsas coloridas, as quais ela observa e toca. Em segundo plano, tecidos em preto com linhas coloridas  de formas abstratas e outros com formato de aves estilizadas.
  1. ríd tchu lârn

d.

Eyes on grammar EXAMPLE 2

Mola are probably the most famous type of art produced in Panama and parts of northern Colombia reticências, made by generations of Kuna women reticências.

The mola blouse does, however, serve to identify who is Kuna and who is not

DEACON, D.A.; CALVIN, P. An international study of weaving, knitting, sewing, quilting, rug making and other fabric arts. Jefferson: McFarland, 2014,página 116-117.

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

ríd tchu lârn
  1. :

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 and 2

Reprodução de página da internet.  Na parte superior, fundo em preto e ilustração em tons de cinza de ornamentos na horizontal. Acima da ilustração, texto: TMC, art in life. Textile Museum of Canada. Abaixo, menus: PLAN YOUR VISITS, EXHIBITIONS, PROGRAMS, COLLECTIONS and RESEARCH, EDUCATION.

DRAWING WITH SCISSORS: MOLAS FROM KUNA YALA

Date: Jul 21, 2010 – Feb 13, 2011

Curated by: Max Allen

fotografia. Vista geral de local com paredes em marrom, à esquerda, entrada arredondada e na parte interna, porta arredondada com vidro transparente. À direita, parede com ilustrações na horizontal em tons de vermelho, amarelo, azul, preto e marrom de formatos abstratos e ornamentos. Na parte inferior, solo em tons de cinza.

After Panama became an independent nation in 1903, a law was passed that said the “wild indigenous tribes”, notably the Kuna, had to be “compelled to lead civilized lives”. Women’s blouses called mola, with their geometric and pictorial patterns that articulated the Kuna understanding of the world, were banned. At this point, the Kuna had had enough of colonial interference, and the result was their 1925 Revolution. Following a period of negotiation, the Kuna established the right to practice their traditions as well as gaining virtual autonomy over their own territory in the San Blas Islands, now called Kuna Yala.

ADDITIONAL INFORMATION

The graphic panels on the mola blousesreticências depict everything the Kuna see around them, from ancient plant and animal spirits to reimagined television news and Disney characters. Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those that were made yesterday, some by Domitila Deleon de Fernandez, the granddaughter of the leader of the 1925 Revolution. Photos in the exhibition show the matrilocal Kuna world of the San Blas Islands where, in order to protect old and successful traditions from the negative impacts of globalization, no outsider may own property.

DRAWING with Scissors: Molas from Kuna Yala. Disponível em: https://oeds.link/IqpgAl. Acesso em: 25 março2022.

constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno
  1. ór
    1. .
ícone de atividade no caderno
    1. môlas
    1. môlas
    1. môlas.
ícone de atividade no caderno
    1. :
      1. .
      1. .
      1. môlas

g. péragraf ór péragrafs

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item g.

In which text excerpt(s) can you find

  1. an account of a historical fact?
  2. a reference to a major figure in Panamanian history?
  3. an explanation about the technique used to make the mola?

h.

think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Que relação pode ser estabelecida entre os textos das tésks e rídin? Justifiquem sua resposta.
    1. Em sua opinião, por que a globalização pode representar uma ameaça para as tradições indígenas?
    1. Vocês consideram que as populações indígenas brasileiras fazem esforços semelhantes aos dos Kuna para manter suas tradições? Justifiquem sua resposta.
    1. Em sua opinião, de que fórmaésse a obra de arte de um artista reflete sua identidade e herança cultural?

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.

1.

Cartaz na horizontal. Solo em tons de bege, rosa, marrom e caminho em branco, com várias pessoas e crianças fazendo atividades diferentes.  À esquerda, um adulto de cabelos e blusa de mangas compridas em azul, calça em marrom e à frente dele, duas crianças, ambos brincando com bolhas transparentes de sabão. Ao centro, dois jovens caminhando para à esquerda, perto de dois cachorros um em preto e outro em branco e marrom. Um homem de cabelos pretos, camiseta em listras em vermelho e amarelo, com bermuda em vermelho e sapatos em preto. Uma menina de cabelos escuros penteados para trás, camiseta roxo, bermuda e sapatos em azul. Em segundo plano, pessoas fazendo outras atividades: tocando instrumentos, brincando de patinete, bicicleta, stands de comércios e em terceiro plano, estabelecimentos de paredes coloridas, prédios. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas. Na parte superior, texto: hashtag GREENFIELDWEEKENDMARKET. GREENFIELD DISTRICT CENTRAL PARK. À esquerda, logotipo em branco de GREENFIELD DISTRICT.

e.

Ícone de atividade oral.
      1. pleigraund

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.
    • t

Culture news - Partsumand dois

Title: A Mix of Food, Culture and Arts at the Greenfield Weekend Market

Published on: August 14, 2014

Source: Daybreak, 9TV Philippines

A MIX of Food, Culture and Arts at the Greenfield Weekend Market. Daybreak. 9TV Phillippines, Filipinas, 14 agosto 2014.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno
      1. bicós
      2. bissaids
      3. bãt
Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno
  1. éf
ícone de atividade no caderno
    1. .

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Como lugares ao ar livre e com atividades de lazer podem contribuir para a promoção da arte e da cultura na cidade?
    1. Na cidade de vocês, existem lugares a céu aberto onde as pessoas se reúnem para se divertir? O que as pessoas costumam fazer nesses locais e em que horários eles podem ser visitados? Caso não haja, tentem pensar no motivo dessa ausência.
    1. Existem locais em sua cidade aonde você possa ir para desfrutar de manifestações de arte e eventos culturais? Quais? Caso não os conheçam, digam como pensam que esses locais devam ser.
    1. A notícia cultural sobre o grinfíld uíkend márket foi veiculada na televisão em meio à grade da programação diária. Vocês acham que isso aconteceria no Brasil? Por quê?

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno

Artists are creative individuals who use imagination and skill to communicate in visual form.” (RAGANS, R. ArtTalk. Woodland Hills, Califórnia, Estados Unidos: Glencoe/McGraw-Hill, 2005. página6, 11.)

II.

After Panama became an independent nation in 1903, a law was passed that said the ‘wild indigenous tribes’, notably the Kuna, had to be ‘compelled to lead civilized lives’.” (página26)

III.

Lauren [Brevner] is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects, their clothing, her choice of materials and the overall compositions.” (Artlink Canada. February, 2016.)

IV.

“The People That Time Forgot – Edgar Rice Burroughs wrote this thrilling adventure-story as a sequel to his famous novel “The Land That Time Forgot”. (CARTER, L. Foreword. In: BURROUGHS, E. R. The people that time forgot. Cambridgeshire, Reino Unido: Gateway, 2013. página 8.)

    1. dét
    2. uítch
    3. dét
    1. pípol?
    2. thíngs?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a e b.

  1. What (or who) do the following words refer to?
  1. “who”
  2. “that”
  3. “which”
  4. “that”
  1. Which of the previous words refer to
    1. people?
    2. things?
ícone de atividade no caderno

2.

Keaton seems to have been one of those comic geniuses who, when not working, never felt entirely alive. He fulfilled the Flaubertian idea of the artist as someone whose whole existence is poured into his art

GOPNIK, Adam.Silent treatment: The case for Buster Keaton. The New Yorker. Nova Iorque, Estados Unidos: Condé Nast, 31 janeiro 2022. página 65.

    1. .
ícone de atividade no caderno
  1. áison grémer
    1. détpáginatésqui tchu
      1. .
    1. ?

Eyes on grammar EXAMPLE 2

Lauren is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects, their clothing, her choice of materials and the overall compositions.”

Artlink Canada. February, 2016.

c. tésqui tchurídin

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known 26).

  1. uítch
  2. rúse
ícone de atividade no caderno

4.

THE CULTURAL PAGES

25 things to see, hear, watch, and read.

MOVIES: See Jonas Mekas. A retrospective. Film Society of Lincoln Center, February 17 to 23; the Jewish Museum, February 18 to June 5.

The avant-garde filmmaking legend,um espaço para resposta died in 2019, is getting a dual tribute to his sprawling career.

TV: Watch Severance. One way to achieve work-life balance. Apple TV+, February 18.

Ben Stiller directs most episodes of this mystery-thriller about Mark (Adam Scott), dois espaço para resposta company performed “severance” on him, a procedure that ensures staffers’ work and home memories remain completely unconnected. Considering how great and totally legal this sounds, you may be as surprised as Mark to learn nefarious things may be going on at his company.

CLASSICAL MUSIC: Hear Curtis at 92Y. Chamber-music giants. 92nd Street Y, February 18.

The Curtis Institute of Music is a conservatory in Philadelphia . A contingent of its faculty and recent alumni offer two works for string quintet: A Shattered Vessel, freshly composed by the school’s own Richard Danielpour, and Schubert’s C-major Quintet, a piece três espaço para resposta makes all superlatives seem weak.

TV: Watch From. Stuck in a small town. Epix, February 20.

This horror series is set in a Middle American townquatro espaço para resposta traps any cincoespaço para resposta intrude. Those seis espaço para resposta try to leave have to fight dangerous creatures sete espaço para resposta emerge from the surrounding forest, and, yes, it evokes Stephen King’s The Mist.

NEW YORK. Nova Iorque, Estados Unidos: Vox Media. 14-27 fevereiro2022.página 66.

ícone de atividade no caderno
  1. Eyes on grammar
    1. páginaquestchion ínbifór rídintesqui uon

The graphic panels on the mola blouses 26)

Greenfield Weekend Market is open on Saturdays from 4 p.m. to twelve midnight.” 29)

  1. .
  2. .
ícone de atividade no caderno

6.

The Youth Movement, Urban Art and Puerto Rico’s Economic Catastrophe” talk by photographer Pablo Delano, Mandel G003. (página23)

Digital Cuba: Contemporary Screen Cultures” talk by Paloma Duong (MIT), Mandel Reading Room 303. (página 23)

c. .

ícone de atividade no caderno

I said, I’m an artist not only for men, but for women too. (página22)

b.

Graffiti Wall open for painting/tagging contest, between Volen Science Center and Chapel’s Field. (página23)

ícone de atividade no caderno

8.

Benefits of street art are visible at different mutually interlinked levels. Those are visual, socio-political, cultural and economic benefits deriving from street art activities that contribute to the people of the city, even though all of them are not equally represented.” (página21)

Generous funding from: Latin American and Latino Studies, African and Afro-American Studies, Mandel Center, Louis Brandeis 100 Celebration and Bernstein Creative Arts Festival.” (página 23)

c.

ícone de atividade no caderno

9.

Graffiti Wall open for painting/tagging contest, between Volen Science Center and Chapel’s Field”. 23)

Roundtable ‘Between Free Speech and the Spray Can: Graffiti as Social Protest from the Margin’ with Greg Childs and Brazilian graffiti artist Marcelo Ment, Lown 2 (room not accessible)”. (página 23)

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those that were made yesterday, some by Domitila Deleon de Fernandez, the granddaughter of the leader of the 1925 Revolution 26)

c.

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In pairs, you are going to create a piece of culture news on things to see and do around your neighborhood. Remember you have already seen an example of this in Listening.

ícone de atividade no caderno

1.

For the oral production

What is the genre?Culture news.

What is the theme?Arts and culture around the city.

What is the objective?To provide information about artistic and cultural activities.

At whom is it aimed?The whole class.

How and where is it going to be presented?Through an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, organized into pairs.

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno

a. Pensem em atividades artísticas e culturais para ver e participar em seu bairro ou sua cidade e façam uma lista dos eventos que estão acontecendo. Vocês podem buscar informações em um guia cultural, na seção de arte e cultura de um jornal, em um livro de referência da área ou na internet. Lembrem-se de organizar as atividades, de acordo com suas características, em diferentes categorias e assuntos, e de dispô-las em um quadro no estilo de uma agenda cultural semanal, que será usada durante a apresentação oral para toda a turma.

ícone de atividade no caderno

b. Pensem na melhor maneira de expressar suas ideias em inglês. Observem que existem aspectos de nossa cultura (nomes próprios, nomes de pratos culinários, estilos musicais estilos de dança, tradições etcétera que não podem ou não devem ser traduzidos, porque isso os descaracterizaria. Verifiquem, também, se estão usando a melhor expressão/palavra em inglês para descrever as atividades.

ícone de atividade no caderno

c. Façam um rascunho de sua notícia cultural para usar como roteiro durante a apresentação. Não se esqueçam de incluir o local onde as atividades acontecerão, bem como a data e o horário dos eventos. Vocês também podem incluir informações como a biografia do artista ou dos artistas, o público-alvo, meios de contato e outras informações que julgarem pertinentes. Considerem, também, a possibilidade de usar imagens para ilustrar os eventos artísticos e culturais. Caso tenham dúvidas, peçam ajuda ao professor.

Ícone de atividade oral.

d. Ensaiem sua apresentação, prestando atenção, particularmente, ao texto e à pronúncia das palavras para que vocês consigam se comunicar de fórma eficaz. Apresentem o conteúdo a outra dupla, para que uma ajude a outra a identificar o que está bom e o que pode ser melhorado.

ícone de atividade no caderno

e. Caso os colegas tenham achado necessário que vocês expliquem melhor alguma informação, reescrevam trechos da versão inicial ou elaborem novos trechos que contenham as sugestões deles.

Ícone de atividade oral.

f. Preparem-se bem, pois, no momento da apresentação final, vocês devem estar prontos para se autocorrigirem e reformularem algum trecho se necessário, bem como ter cuidado ao usarem gestos e expressões faciais, uma vez que a apresentação é um momento mais formal.

istép béqui

ícone de atividade no caderno
    • .
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno
Ícone de atividade oral.

2.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno
    1. Consigo ler uma agenda cultural e um prés rilís?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Consigo entender bem uma notícia cultural?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Sou capaz de produzir uma notícia cultural sobre um evento da minha comunidade?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sobrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.
  1. O que você aprendeu sobre artes visuais? Cite alguns exemplos.

e. Que conhecimentos novos sobre a língua inglesa você adquiriu nesta unidade? Esses aspectos são semelhantes em língua portuguesa? Justifique sua resposta.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

Art by anyone for everyone.”

(p. 22)

Student painted on the graffiti wall throughout the week.”

(p. 23)

Between Free Speech and the Spray Can: Graffiti as Social Protest from the Margin’ with Greg Childs and Brazilian graffiti artist Marcelo Ment .”

(p. 23)

The graphic panels on the mola blouses

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those

(página26)

PREPOSITIONS / PREPOSIÇÕES

MEANINGS / SIGNIFICADOS

among

in the middle of or surrounded by other things

between

at, into or across the space that separates two places, people or objects

by

used to identify the person or thing that does something

for

to the benefit of; having the purpose of

from

used to refer to the origin of something or someone

on

supported by a surface; being held by; specific date when something happens

throughout

during the whole period of time

with

accompanied by someone or something

As preposições podem ter diferentes sentidos dependendo do contexto.

egzâmpol tchu

The mola blouse does, however, serve to identify who is Kuna and who is not.”

(página 25)

Drawing with Scissors includes nearly 200 molas that are among the earliest known and those that were made yesterday .”

(página 26)

Lauren is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects, their clothing, her choice of materials and the overall compositions.”

Ilustração. Tabela. Título: RELATIVE PRONOUNS, PRONOMES RELATIVOS. Lauren Brevner is a young Canadian artist of mixed heritage who is most notably connected to her Japanese roots. As palavras Lauren Brevner, person, e who, pronoun, estão ligadas por um fio. Lauren Brevnner is a young Canadian artist of mixed heritage that is most notably connected to her Japanese roots. As palavras Lauren Brevner, person, e that, pronoun, estão ligadas por um fio.  The mola blouses, which you can see at the exhibition, were made by the same group of women. As palavras The mola blouses, person, e which, pronoun, estão ligadas por um fio. The mola blouses that you can see at the exhibition were made by the same group of women. As palavras The mola blouses, person, e that, pronoun, estão ligadas por um fio.  Lauren is most notably connected to her Japanese roots, which can be seen in the female subjects. Marcas de supressão. As palavras Japanese roots, Thing,  e which, pronoun, estão ligadas por um fio. Lauren Brevner is a young Canadian artist whose exhibition reflects the artist's mixed heritage, as well as her take on the cultural and contemporary ideals. As palavras whose, pronoun, e exhibition, possessive relationship, estão ligadas por um fio.

(página31)