iuniti thrii léts gôu grín
Gêneros discursivos: fôlder e anúncio de campanha educativa.
Tema: consumo consciente.
Os objetivos desta unidade são:
- familiarizar-se com os gêneros discursivos fôlder e anúncio de campanha educativa;
- refletir sobre consumo consciente.
taimi tchu finqui
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1.
a. Escolham a melhor imagem para representar o conceito de “ uêist” no texto.
I.
II.
III.
- Que mensagem ou mensagens o texto busca transmitir? Escolham a melhor opção. Justifiquem sua resposta considerando, especialmente, a situação de países como o Brasil.
- A população deveria parar de produzir lixo.
- A sociedade deveria combater o uso de embalagens recicláveis.
- As pessoas deveriam lutar contra o excesso de lixo.
- Os indivíduos deveriam se preocupar com o desperdício de alimentos.
-
- Por que é importante reduzir a quantidade de lixo que produzimos?
- O que as pessoas podem fazer para contribuir com essa causa? Façam uma lista de ações e comparem com a lista de outros colegas.
3.
- O que vocês entendem por “consumo consciente”?
- Como consumo consciente e ser “ Grín” estão relacionados?
- Quais atitudes devem ser tomadas por consumidores conscientes? Escolham as melhores opções.
- Reutilizar e optar por produtos ecológicos.
- Pensar “ Grín” e usar produtos processados.
- Apoiar a igualidade e desprezar a sustentabilidade.
- Ser socialmente responsável e consumir produtos que não prejudiquem os animais.
d. Vocês acham que o consumo consciente é uma fórma de garantir os direitos humanos? Justifiquem.
rídin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
tesqui uon
bifór rídin
2.
Eyes on grammar – EXAMPLE 1
-
- .
d.
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLE 2
constrãquitchion minins
-
-
- .
tésqui tchu
bifór rídin
1.
ríd tchu lârn
Eyes on grammar – EXAMPLES 1 and 3
constrãquitchion minins
think a lítol mór
-
- Por que as campanhas educativas como a apresentada nesta unidade são importantes para nossa sociedade?
- Na opinião de vocês, por que as pessoas desperdiçam recursos biológicos?
- Que atitudes sustentáveis vocês têm no dia a dia? Que outras medidas vocês poderiam tomar para se tornarem mais sustentáveis?
- Sua escola é um ambiente sustentável? Observem ao seu redor. O que vocês reduzem, reúsam e reciclam?
- Considerando as téskse rídin, o que é feito na comunidade de vocês para contribuir para a conservação dos recursos biológicos?
- Vocês acham que a falta de consciência ecológica contribui para um aumento da pobreza e da fome? Justifiquem.
lissenin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
bifór listenin
Did you know?
• fér trêid é um movimento global que busca melhorar as condições de transações comerciais para produtos originários de países em desenvolvimento.
e. ín líssen tchu lârn
líssen tchu lârn
Educational advertisement – Parts umand dois
Title: What is Fairtrade?
Published on: July 12, 2017
Source: Fairtrade ANZ
WHAT is Fairtrade? 122017. 1 vídeo (1 julho46 minuto). Publicado pelo canal segundos FairtradeANZ. Disponível em: https://oeds.link/HCzjni. Acesso em: 232022. fevereiro
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
constrãquitchion minins
I.
II.
III.
d.
-
-
- .
-
4.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
h.
think a lítol mór
-
- Qual é a importância do sistema de negócios proposto no áudio?
- O comércio justo também é chamado de comércio solidário. Por quê?
- Vocês acham que as pessoas geralmente levam em consideração questões sociais ao fazer compras? Justifiquem sua resposta.
- Vocês costumam refletir sobre atitudes que podem contribuir para um mundo mais justo? Por quê?
- Vocês sabiam que o Brasil participa do comércio justo exportando produtos? Façam uma pesquisa para saber quais são esses produtos.
- Vocês já ouviram falar sobre iniciativas de comércio justo/solidário no mercado interno brasileiro? Em caso afirmativo, compartilhem o que sabem sobre essas iniciativas. Em caso negativo, procurem informações a esse respeito.
lenguagi in équitchon
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
1. página
“socially responsible”
“eco-friendly”
-
- na um espaço para resposta dois espaço para resposta .”
- um espaço para resposta dois espaço para resposta
- espaço para resposta
HOW to start a school recycling programme. Department of Environmental Affairs. Republic of South Africa.
- página
“If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us
-
- Prézent simpou pést
- Prézent simpou impêrátiv
c.
If you only buy what you use, you do not overconsume.
-
- . impêrátiv
- . Prézent simpou
4.
5.
e.
“However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment?
( página 65)
b.
“Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.”
65)
c.
“homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.”
( página 65)
Versão adaptada acessível
Atividade 6, itens a, b e c.
- What idea does the connector "However" oppose in this excerpt? “However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment […]”? (p. 65)
- Which of the following options could replace the connectors "due to" and "i.e." in this excerpt? “Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.” (p. 65)
c. What does the connector "such as" indicate? “[…] homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.” (p. 65)
ispíquin
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
rit de rroudi
In small groups, you are going to create an educational campaign advertisement. Remember you listened to an example in Listening.
1. .
For the oral production
What is the discursive genre? Educational campaign advertisement (on video or audio).
What is the theme? Going green.
What is the objective? To persuade people to become green or greener.
At whom is it aimed? The school community.
How and where is it going to be presented? On blogs, on the school website or as an oral presentation in class.
Who is going to participate? The whole class, organized into small groups.
túlbóks
1.
- A campanha deve estimular atitudes ecologicamente responsáveis. É importante que o anúncio seja informativo, de modo que as pessoas entendam o que é ser sustentável. Considerem as seguintes questões:
- Que ações sustentáveis a campanha deve promover?
- Quais atitudes ecologicamente responsáveis devem ser incentivadas no anúncio? Como?
- Quais vantagens de adotar atitudes ecologicamente responsáveis convém destacar?
b. Para definir as informações e as sugestões para mudanças de atitude a serem apresentadas no anúncio, leiam novamente os textos das tésks e rídin. Se for necessário, façam uma pesquisa para obter mais dados.
- Pensem em frases ou islôgans para a campanha que possam incentivar a realização de ações em defesa do meio ambiente. Recordem alguns exemplos vistos nesta unidade:
d. Escrevam o texto do anúncio usando linguagem clara e objetiva. Lembrem-se de que é um texto para ser falado (e não lido silenciosamente) e, por isso, as frases não devem ser longas. Consultem dicionários para usar vocabulário adequado.
e. Se o anúncio for em vídeo, pensem também em quais imagens podem ser usadas para compô-lo. É importante que elas tenham relação com o tema do anúncio e sejam uma fórma de ilustrar ou complementar o texto verbal.
f. Quando o texto estiver pronto, ensaiem a leitura em voz alta antes de fazer a gravação. Decidam se cada integrante do grupo falará uma parte do texto ou se haverá apenas um narrador. Observem atentamente a pronúncia das palavras e o ritmo da fala.
g. Quando considerarem que o texto está bem ensaiado, apresentem a primeira versão do anúncio para outro grupo e peçam a seus integrantes que indiquem como o trabalho pode ser melhorado. Anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisam de ajustes.
istép béqui
-
- informações claras sobre o que são atitudes ecologicamente responsáveis;
- sugestões de atitudes ecologicamente responsáveis que podem ser adotadas por todos;
- islôgam ou frases expressivas que incentivem essas ações;
- linguagem clara e frases curtas, que facilitem a compreensão;
- imagens relacionadas com o conteúdo do anúncio, se for em vídeo.
2.
piti istopi
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
thinkirôver
Faça no caderno as questões de resposta escrita.
-
- Consigo ler fôlderes de campanhas educativas?
I.
II.
III.
b. Entendo anúncios educativos de organizações não governamentais?
I.
II.
III.
c. Consigo criar anúncios educativos?
I.
II.
III.
d. Adquiri novos conhecimentos sobre campanhas educativas?
I.
II.
III.
e. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?
I.
II.
III.
áison grémer
Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.
egzâmpol uan
“Consume Wisely to Conserve our Biological Resources”
( página 62)
“Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.
Globally, an estimated 70,000 km2 of forests are lost each year ”
( página 65)
Suffix / Sufixo |
Meaning / Significado |
Added to / Adicionado a |
Adverbs / Advérbios |
---|---|---|---|
-ly |
expresses the manner in which something is done or happens |
nouns |
wise + -ly = wisely |
egzâmpol tchu
“If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us ”
( página63)
If + present (condition) / presente (condição) |
imperative (instruction) / imperativo (instrução) |
---|---|
If you want to know more about the upcoming public engagement activities, |
please contact us. |
If + present (condition) / presente (condição) |
present (result) / presente (resultado) |
If we consume wisely, |
we conserve our biological resources. |
• As orações condicionais do tipo zero são usadas para falar sobre os resultados previsíveis de determinadas ações ou circunstâncias.
“However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment, including species depletion and extinction, and the destruction to habitats, etc.”
( página65)
“Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.
About 35,000 km2 of rainforests in Indonesia, Malaysia and Papua New Guinea were lost for oil palm plantations between 1990 and 2010, causing destruction of natural habitats which were homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.”
( página 65)
Clarification / Explicação |
*i.e. |
---|---|
Contrast / Contraste |
however |
Exemplification / Exemplificação |
such as |
Reason / Razão |
due to |
* i.e. – é abreviação da expressão latina id est, que significa “isto é”, “ou seja”.