iuniti thriiléts gôu grín

Fotografia. À esquerda, mão de uma criança segurando um lápis. Abaixo, folha de papel bege com desenhos  e frases em tons em cinza. Ao centro, à esquerda, texto: Reduce, reuse,  recycle. À direita, outro texto: Stop Food Waste. Há um símbolo de reciclagem com três flechas em formato de um triângulo, um carro elétrico com cabo, painel solar, o planeta terra, torneira com uma gota saindo, cenoura, silhueta de uma pessoa jogando embalagem sobre lixeira, um carrinho de compra com símbolo de reciclagem, uma hélice em haste para captação de vento, cabeça de vaca com placa escrita: CO2, morango, folhas, etiqueta com símbolo de reciclagem e uma pessoa com o dedo indicador sobre um botão onde está escrito: ECO.
ilustração. Uma nuvem de palavras com o formato de árvore. Na parte superior, copa em verde, composta por várias palavras. As maiores são: Life, Bio, Ecology, Ecofriendly, Energy, Green, Earth, Eco, Renewable, Recycle, Biofuels, Forest etc. Na parte inferior, tronco em marrom com raízes na parte inferior, compostos com palavras. As maiores são: CO2, Grass, Clean, Eco, Car, Spring. Nas raízes: Style, Rain, Heat, Fresh, Soll, Cycle.

Gêneros discursivos: fôlder e anúncio de campanha educativa.

Tema: consumo consciente.

Os objetivos desta unidade são:

  • familiarizar-se com os gêneros discursivos fôlder e anúncio de campanha educativa;
  • refletir sobre consumo consciente.

taimi tchu finqui

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.

1.

Ilustração. Fundo em bege-claro. Ao centro, texto em preto: Love food. Don’t waste it! A letra o de love, em formato de coração. A letra O de dont, feita como esfera terrestre em azul-claro com continentes em verde.

a. Escolham a melhor imagem para representar o conceito de “uêist” no texto.

I.

Fotografia. Mão de uma pessoa à direita segurando uma garrafa transparente sobre lixeiras separados por materiais recicláveis em azul, vermelho e amarelo.

II.

Fotografia. À esquerda, uma pessoa vista parcialmente com braço direito esticado para frente, segurando na mão casca de banana de frente para lixeira de ferro e saco preto centro. A pessoa usa casaco cinza escuro. Ao fundo, em segundo plano, troncos de árvore em marrom. Mais atrás, grama em verde e outras árvores. Acima, céu em tons de cinza.

III.

Fotografia. Mãos de uma pessoa de blusa de mangas compridas em cinza, de frente para uma lixeira com saco transparente dentro. A pessoa segurando nas mãos, um prato redondo, branco, com comida: grão de bico e carne, sendo jogada na lixeira, com o auxílio de um garfo na mão direita.
  1. Que mensagem ou mensagens o texto busca transmitir? Escolham a melhor opção. Justifiquem sua resposta considerando, especialmente, a situação de países como o Brasil.
    1. A população deveria parar de produzir lixo.
    2. A sociedade deveria combater o uso de embalagens recicláveis.
    3. As pessoas deveriam lutar contra o excesso de lixo.
    4. Os indivíduos deveriam se preocupar com o desperdício de alimentos.
Ícone de atividade oral.
    1. Por que é importante reduzir a quantidade de lixo que produzimos?
    1. O que as pessoas podem fazer para contribuir com essa causa? Façam uma lista de ações e comparem com a lista de outros colegas.
Ícone de atividade oral.

3.

Ilustração. Na parte superior, texto: THE POWER OF CONSCIOUS CONSUMPTION. Decision aisle. Palavras espalhadas : green, socially responsible, equality, ethics, transparency, sustainable, organic, humain rights, fair trade, eco-friendly, reuse, animal welfare. Mais abaixo, em um local com piso azul claro, cinco pessoas passando. À esquerda, homem de cabelos e bigode castanhos, de blusa de mangas compridas em preto, calça azul-claro e sapatos em cinza. Ele olha para frente sorrindo, segurando na mão direita, um saco em bege com produtos.  Ao centro, uma mulher de mãos dadas a uma menina e esta de mãos dada à mulher e a um homem ao lado. Este de cabelos pretos, de blusa de mangas compridas e calça em verde e calça em laranja, com uma mão sobre um carrinho de compra. Na parte da direita, um homem com o corpo voltado para à esquerda, de cabelos castanhos, de blusa de mangas compridas em azul, calça verde e sapatos em cinza, segurando alimento e um cesto vermelho de compra.
  1. O que vocês entendem por “consumo consciente”?
  1. Como consumo consciente e ser “Grín” estão relacionados?
  1. Quais atitudes devem ser tomadas por consumidores conscientes? Escolham as melhores opções.
    1. Reutilizar e optar por produtos ecológicos.
    2. Pensar “Grín” e usar produtos processados.
    3. Apoiar a igualidade e desprezar a sustentabilidade.
    4. Ser socialmente responsável e consumir produtos que não prejudiquem os animais.

d. Vocês acham que o consumo consciente é uma fórma de garantir os direitos humanos? Justifiquem.

rídin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

tesqui uon

bifór rídin
Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

2.

Eyes on grammar  EXAMPLE 1

Folheto na vertical com fundo em branco. Ao centro, a esfera terrestre com mares e oceanos em azul-claro e os continentes em verde. Sobre o planeta, rostos sorridentes, a maioria de crianças. Ao redor da terra elementos da natureza e seus derivados, como uma árvore ao lado de um banco de madeira, uma vaca e um litro de leite, um peixe e um sushi, um ramo de algodão e uma camiseta. Texto: Consume Wisely to conserve our Biological Resources. Promotion of Sustainable Consumption of Biological Resources Public Engagement two thousand sixteen. Na parte inferior, logotipo composto por três flechas formando um círculo em laranja, azul e verde. À direita, texto em preto: Council for Sustainable Development.
    1. .

d.

ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLE 2

Folheto. Reprodução em miniatura de folheto aberto. Destacado em azul o conteúdo de duas páginas internas do folheto. Uma seta azul aponta para a reprodução ampliada das páginas destacadas do folheto. Na primeira página, com fundo amarelo se lê:  This public engagement exercise aims to raise public awareness on the importance of biological resources and calls for collaboration among stakeholders in realising sustainable consumption practices. What we should do. Ícone verde de uma árvore. Wise use of resources. Buy what we need; do not over consume!. Ícone em laranha de uma família formada por um homem, uma mulher e duas crianças. Allow resources to replenish for future use. Save biological resources for our next generations! Ícone em vermelho de borboleta. Smart choice. Know what we consume; identify the eco-labels; purchase sustainable products and practise green procurement! Ícone em azul de uma globo quadriculado. Respect the environment. Reduce our impact of using biological resources! Na segunda página, com fundo em vermelho se vê nove lápis de cor coloridos e abaixo se lê o seguinte texto: Sharing your views. The council for sustainable development welcomes your views and ideas. Please complete the questionnaire in the public engagement document and return to us on or before fifteen november two-thousand and sixteen. If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us at símbolo de arroba. email; símbolo de planeta terra com uma seta em cima. web address; símbolo de telefone. hotline. Printed on paper from sustainable sources.
constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
      1. .
ícone de atividade no caderno.

tésqui tchu

bifór rídin
Ícone de atividade oral.

1.

.Fotografia. Mãos de uma pessoa, segurando com as palmas das duas mãos uma muda de planta e um pouco de terra.
Ícone de atividade oral.
ríd tchu lârn

Eyes on grammar  EXAMPLES 1 and 3

Folheto com duas páginas e informações dentro ilegíveis. Ao lado, à direita, imagem aumentada das informações. À esquerda, ilustração de três balões coloridos em verde, laranja e azul. Texto:  Biological Resources and Us. Biological resources provide for our daily needs and the society’s development. They are the fundamental elements for our clothing, food and feed, shelter, fuel, paper, medicine etc.  However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment., including species depletion and extinction, and the destruction to habitats etc. These impacts in turn will affect the provision of biological resources. Na página à direita, ilustração dois peixes, um pássaro em tons amarelo e marrom, local com floresta e um macaco laranja de frente de árvores de folhas em verde. Texto: Scientists predict that world fisheries and seafood populations will collapse by two thousand forty-eight if current trends in overfishing and habitat destruction are to continue. Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by thirty percent over the past ten years. The number of Yellow-breasted Buntings fell by nearly ninety percent from nineteen eighty to two thousand thirteen due to our eating habits and industrial-scale hunting. Globally, an estimated seventy thousand square kilometers of forests are lost each year due to the huge demand for timber and wood products, equivalent to the size of twenty football fields every minute. About thirty five thousand square kilometers of rainforests in Indonesia, Malaysia and Papua New Guinea were lost for oil palm plantations between nineteen ninety and two thousand ten, causing destruction of natural habitats which were homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.
constrãquitchion minins
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
ícone de atividade no caderno.
think a lítol mór
Ícone de atividade oral.
    1. Por que as campanhas educativas como a apresentada nesta unidade são importantes para nossa sociedade?
    1. Na opinião de vocês, por que as pessoas desperdiçam recursos biológicos?
    1. Que atitudes sustentáveis vocês têm no dia a dia? Que outras medidas vocês poderiam tomar para se tornarem mais sustentáveis?
    1. Sua escola é um ambiente sustentável? Observem ao seu redor. O que vocês reduzem, reúsam e reciclam?
    1. Considerando as téskserídin, o que é feito na comunidade de vocês para contribuir para a conservação dos recursos biológicos?
    1. Vocês acham que a falta de consciência ecológica contribui para um aumento da pobreza e da fome? Justifiquem.

lissenin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

bifór listenin

Ícone de atividade oral.
Esquema. Três círculos entrelaçados entre si. Ao centro, na intersecção de todos os círculos, texto: Fair Trade. Nos círculos, há textos: À esquerda; People. À direita, Planet e mais abaixo, texto: Profit.

Did you know?

fér trêid é um movimento global que busca melhorar as condições de transações comerciais para produtos originários de países em desenvolvimento.

e. ínlíssen tchu lârn

líssen tchu lârn

Ícone de atividade de áudio.

Educational advertisement – Parts umand dois

Title: What is Fairtrade?

Published on: July 12, 2017

Source: Fairtrade ANZ

WHAT is Fairtrade? 12julho2017. 1 vídeo (1minuto46segundos). Publicado pelo canal FairtradeANZ. Disponível em: https://oeds.link/HCzjni. Acesso em: 23fevereiro2022.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

constrãquitchion minins

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno.

I.

Ilustração. Vista do alto de uma balança de cor cinza, com notas de dinheiro à esquerda, em verde. A parte está mais alta e à direita, parte mais baixa, moeda dourada com letra B em relevo.

II.

Ilustração. Oito pessoas vistas da cintura para cima, uma ao lado da outra. São cinco homens e quatro mulheres. À esquerda, um homem de cabelo castanho curto, camisa de manga curta xadrez azul e branco, com avental verde, segurando um cabo de madeira. Ao seu lado, uma mulher de cabelos curtos pretos, camiseta branca e jardineira por cima em laranja, segurando nas mãos uma cesta com frutas e legumes dentro. À sua direita, um casal branco usando chapéus de aba larga. O homem tem cavanhaque castanho claro, camisa de gola branca e blusa verde. A mulher tem cabelos loiros longos, camisa de mangas longas xadrez verde e branco. Ao lado dela, um homem de cabelos curtos, vestindo camisa de mangas arregaçadas em xadrez em dois tons de laranja, segurando um cabo de madeira com a mão esquerda. Ao seu lado, um homem de cabelos e barba escuros, de blusa de mangas compridas em verde e por dentro, camisa de gola branca, segurando objeto quadrado preto na mão esquerda. Mais à direita, uma mulher de cabelos escuros em coque para trás, de camiseta amarela e segurando na mão direita uma muda de terra em marrom com planta em verde. E ao lado dela, um homem  vestindo camisa de gola branca sobre blusa laranja e avental verde, com os braços cruzados. Atrás, fundo em azul-claro com ilustração em branco contornando comidas, sabugo de milho, maçã, cenouras, pão, talheres e um caminhão de colheita.

III.

Organograma. De cima para baixo:  No primeiro nível, uma silhueta de pessoa em branco sobre quadrado vermelho. No segundo nível, duas silhuetas de pessoa em branco e fundo em laranja. No terceiro nível, duas silhuetas de pessoa à esquerda e outras duas à direita em branco e fundo em azul. No quarto nível, seis silhuetas de pessoas em branco e fundo verde à esquerda e outros seis à direita.

d.

Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno.
      1. .
ícone de atividade no caderno.
Ícone de atividade de áudio.
ícone de atividade no caderno.

4.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

h.

ícone de atividade no caderno.

think a lítol mór

Ícone de atividade oral.
    1. Qual é a importância do sistema de negócios proposto no áudio?
    1. O comércio justo também é chamado de comércio solidário. Por quê?
    1. Vocês acham que as pessoas geralmente levam em consideração questões sociais ao fazer compras? Justifiquem sua resposta.
    1. Vocês costumam refletir sobre atitudes que podem contribuir para um mundo mais justo? Por quê?
    1. Vocês sabiam que o Brasil participa do comércio justo exportando produtos? Façam uma pesquisa para saber quais são esses produtos.
    1. Vocês já ouviram falar sobre iniciativas de comércio justo/solidário no mercado interno brasileiro? Em caso afirmativo, compartilhem o que sabem sobre essas iniciativas. Em caso negativo, procurem informações a esse respeito.

lenguagi in équitchon

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.

1. página

socially responsible

eco-friendly

ícone de atividade no caderno.
    1. naumespaço para resposta dois espaço para resposta .”
    1. umespaço para respostadoisespaço para resposta
    1. espaço para resposta

HOW to start a school recycling programme. Department of Environmental Affairs. Republic of South Africa.

ícone de atividade no caderno.
  1. página

If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us

    1. Prézent simpoupést
    2. Prézent simpouimpêrátiv

c.

If you only buy what you use, you do not overconsume.

    1. impêrátiv.
    2. Prézent simpou.
ícone de atividade no caderno.

4.

Ilustração de retícula azul claro com duas linhas e texto em preto. Na primeira linha se lê: you want the job e you cool it to zero degrees Celsius. Na segunda linha se lê: you heat water to one hundred degrees Celsius e You need more information.
Ilustração de retícula azul claro com duas linhas e texto em preto. Na primeira linha se lê: call us e it boils. Na segunda linha se lê: send us an e-mail.  e water turns to ice.
ícone de atividade no caderno.

5.

Ilustração. Quadrado em fundo em bege-claro. Ilustração em tons de bege-claro, de flores e ramos. Acima, textos: Reuse materials. Reduce waste. Spread the values of good environmental management. Avoid buying products with excessive packaging. Take responsibility for the project.

e.

ícone de atividade no caderno.

However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment?

(página 65)

b.

Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.”

65)

c.

homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.”

(página 65)

Versão adaptada acessível

Atividade 6, itens a, b e c.

  1. What idea does the connector "However" oppose in this excerpt? “However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment […]”? (p. 65)
  1. Which of the following options could replace the connectors "due to" and "i.e." in this excerpt? “Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.” (p. 65)

c. What does the connector "such as" indicate? “[…] homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.” (p. 65)

ispíquin

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

rit de rroudi

In small groups, you are going to create an educational campaign advertisement. Remember you listened to an example in Listening.

ícone de atividade no caderno.

1. .

For the oral production

What is the discursive genre?Educational campaign advertisement (on video or audio).

What is the theme?Going green.

What is the objective?To persuade people to become green or greener.

At whom is it aimed?The school community.

How and where is it going to be presented?On blogs, on the school website or as an oral presentation in class.

Who is going to participate?The whole class, organized into small groups.

túlbóks

1.

ícone de atividade no caderno.
  1. A campanha deve estimular atitudes ecologicamente responsáveis. É importante que o anúncio seja informativo, de modo que as pessoas entendam o que é ser sustentável. Considerem as seguintes questões:
    1. Que ações sustentáveis a campanha deve promover?
    2. Quais atitudes ecologicamente responsáveis devem ser incentivadas no anúncio? Como?
    3. Quais vantagens de adotar atitudes ecologicamente responsáveis convém destacar?
ícone de atividade no caderno.

b. Para definir as informações e as sugestões para mudanças de atitude a serem apresentadas no anúncio, leiam novamente os textos das tésks e rídin. Se for necessário, façam uma pesquisa para obter mais dados.

ícone de atividade no caderno.
  1. Pensem em frases ou islôgans para a campanha que possam incentivar a realização de ações em defesa do meio ambiente. Recordem alguns exemplos vistos nesta unidade:
ícone de atividade no caderno.

d. Escrevam o texto do anúncio usando linguagem clara e objetiva. Lembrem-se de que é um texto para ser falado (e não lido silenciosamente) e, por isso, as frases não devem ser longas. Consultem dicionários para usar vocabulário adequado.

ícone de atividade no caderno.

e. Se o anúncio for em vídeo, pensem também em quais imagens podem ser usadas para compô-lo. É importante que elas tenham relação com o tema do anúncio e sejam uma fórma de ilustrar ou complementar o texto verbal.

Ícone de atividade oral.

f. Quando o texto estiver pronto, ensaiem a leitura em voz alta antes de fazer a gravação. Decidam se cada integrante do grupo falará uma parte do texto ou se haverá apenas um narrador. Observem atentamente a pronúncia das palavras e o ritmo da fala.

Ícone de atividade oral.

g. Quando considerarem que o texto está bem ensaiado, apresentem a primeira versão do anúncio para outro grupo e peçam a seus integrantes que indiquem como o trabalho pode ser melhorado. Anotem os comentários dos colegas para reformular os pontos que precisam de ajustes.

istép béqui

ícone de atividade no caderno.
    • informações claras sobre o que são atitudes ecologicamente responsáveis;
    • sugestões de atitudes ecologicamente responsáveis que podem ser adotadas por todos;
    • islôgam ou frases expressivas que incentivem essas ações;
    • linguagem clara e frases curtas, que facilitem a compreensão;
    • imagens relacionadas com o conteúdo do anúncio, se for em vídeo.
Ícone de atividade oral.

2.

piti istopi

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

thinkirôver

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

ícone de atividade no caderno.
    1. Consigo ler fôlderes de campanhas educativas?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

b. Entendo anúncios educativos de organizações não governamentais?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

c. Consigo criar anúncios educativos?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

d. Adquiri novos conhecimentos sobre campanhas educativas?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

e. Participei das aulas, colaborando com o professor e com os colegas?

I.

Emoji sorrindo. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em sorriso aberto.

II.

Emoji sério. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos e boca em risco reto na horizontal.

III.

Emoji triste. Rosto arredondado amarelo com olhos abertos com sombrancelhas em diagonal para baixo nas laterais e boca em curva para baixo.

áison grémer

Read the examples extracted from this unit’s texts, as well as the highlighted words and expressions. Pay close attention to the notes that follow them.

egzâmpol uan

Consume Wisely to Conserve our Biological Resources

(página 62)

Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.

Globally, an estimated 70,000 km2 of forests are lost each year

(página 65)

WORD FORMATION (ADVERBS) – SUFFIXES / FORMAÇÃO DE PALAVRAS (ADVÉRBIOS) – SUFIXOS

Suffix / Sufixo

Meaning / Significado

Added to / Adicionado a

Adverbs / Advérbios

-ly

expresses the manner in which something is done or happens

nouns
adjectives

wise + -ly = wisely
part + -ly = partly
global + -ly = globally

egzâmpol tchu

If you want to know more about the upcoming public engagement activities, please contact us

(página63)

ZERO CONDITIONAL SENTENCES / ORAÇÕES CONDICIONAIS DO TIPO ZERO

If + present (condition) / presente (condição)

imperative (instruction) / imperativo (instrução)

If you want to know more about the upcoming public engagement activities,

please contact us.

If + present (condition) / presente (condição)

present (result) / presente (resultado)

If we consume wisely,

we conserve our biological resources.

As orações condicionais do tipo zero são usadas para falar sobre os resultados previsíveis de determinadas ações ou circunstâncias.

However, our current over-consumption pattern has various impacts on the ecosystems and the environment, including species depletion and extinction, and the destruction to habitats, etc.”

(página65)

Partly due to overfishing in South China Sea, the catches of a common fish consumed by Hong Kong people, i.e. Golden Threadfin Bream, has declined by 30% over the past 10 years.

About 35,000 km2 of rainforests in Indonesia, Malaysia and Papua New Guinea were lost for oil palm plantations between 1990 and 2010, causing destruction of natural habitats which were homes for many endangered species, such as rhinos, elephants, tigers and orangutans.”

(página 65)

CONNECTORS / CONECTORES

Clarification / Explicação

*i.e.
(that is)

Contrast / Contraste

however

Exemplification / Exemplificação

such as

Reason / Razão

due to

* i.e. – é abreviação da expressão latina id est, que significa “isto é”, “ou seja”.