Project 1 héchtég pípol en arts

Produto final: postagens de blogue sobre cultura popular e arte.

Gênero discursivo: postagem de blogue, tweet e mensagem instantânea.

Tema: cultura popular e arte.

Os objetivos deste projeto são:

  • criar postagens de blogue sobre cultura popular e arte;
  • familiarizar-se com diferentes expressões de cultura popular e arte;
  • praticar a compreensão e a criação de postagens de blogue, tuítis e mensagens instantâneas;
  • pensar criticamente sobre a relação entre arte, cultura e sociedade.

guétin stárted

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Vocês sabem o que é arte popular?
    1. O que vocês sabem sobre arte popular brasileira? Conseguem citar exemplos?
    1. Na opinião de vocês, qual é a importância da cultura popular?
    1. Vocês gostam de grafite? O que vocês sabem sobre isso?
    1. O que vocês sabem sobre rípi rópi? Como vocês podem relacionar rípi rópi e samba?
    1. Vocês acham que brasileiros apreciam arte urbana, como grafite e rípi rópi? Por quê?
    1. Existem festivais de arte popular na sua cidade? Vocês conseguem citar algum?
Ícone de atividade oral.

2.

Hip-hop


Hip-hop is a type of music. It is also a culture, or way of life. It includes many types of expression – for example, rapping, deejaying, dancing and graffiti painting. Fans of hip-hop culture also wear certain styles of clothing.

Hip-hop music often has heavy beats and electronic sounds. It may also include other musical styles, such as jazz or rock and roll. Rap is usually set to hip-hop music. Rap is speech that has a rhythm and rhymes.

Another part of hip-hop music is deejaying. Deejays change the sound of recorded music in various ways. They may mix songs together or speed up or slow down a song’s beat.

HIP-HOP. In: BRITANNICA Student Encyclopedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, Inc., 2010. página 58-59.

b.

d.

Ícone de atividade oral.

3.

I.

Reprodução de página da internet. No menu superior se lê: Graffiti street. home. artists. news.

The First CURA Street Art Festival in Belo Horizonte, Brazil 2017

Posted by Donna on 7th August, 2017 | Filed under: From the Street

The first edition of CURA (Urban Art Circuit) Street Art Festival hit the streets of Belo Horizonte, Brazil, from July 26th until August 6th 2017.

Belo Horizonte was named for its beautiful view of nearby mountains (“beautiful horizon”). It is the third largest and the first planned modern city in Brazil. Belo Horizonte has countless dimensions to the city, and its touristic diversity attracts people from all over the world. The streets are knitted with art, museums, theater, dance, music and literature, making the city standout as contemporary and culturally rich.

Fotografia. Vista geral de cidade com dezenas de prédios de tamanhos diversos, bege, claro e outras cores. Entre eles, ruas cinzas e árvores de folhas verdes. Na parte superior, céu em laranja-claro.

Brazilian graffiti art is considered among the most significant influences of a global urban art movement and the street art in Brazil is some of the best in the world. In March 2009, the Brazilian government passed law 706/2007, which decriminalised street art, and this has contributed to the flourishing street art scene.

So it makes sense to bring the urban art scene to Belo Horizonte. The CURA festival is literally a blank canvas for all the artists as this is the first time residents of the city have seen a street art festival. Five national and international artists were invited: Thiago Mazza and Priscila Amoni (Belo Horizonte), the Acidum Project, formed by Tereza Dequinta and Robézio Marqs (Fortaleza), and Spanish artist Marina Capdevilla.

The festival also included an extensive cultural program with discussion panels about art, parties, an art bazar, film screenings and guided tour of the murals of Belo Horizonte.

Fotografia. À esquerda, a lateral sem janelas de um prédio cinza, com traços finos em azul pintados na parte superior e pintura de um rosto feminino em laranja realizada por um pintor em um andaime. Acima dele, outro andaime com dois pintores vistos de costa. Em primeiro plano, folhas verdes de árvores.
Fotografia. Vista geral de local com prédios de tamanhos médios, grandes e alguns pequenos. Ao centro, um deles, com ilustração grande em toda parede lateral. Fundo em preto, com três rostos de pessoas com ornamentos sobre a cabeça, similar a penas coloridas e uma pessoa embaixo, homem de óculos de sol preto, camiseta verde e segurando nas mãos, um pandeiro.

HADEN, D. The First CURA Street Art festival in Belo Horizonte, Brazil 2017. GRAFFITISTREET, 2017. Disponível em: https://oeds.link/8xFN0B. Acesso em: 3 maio 2022.

II.

Reprodução de página da internet. Na parte superior, três círculos em preto, com um triângulo dentro e um rolo de pintura branco dentro. Na parte inferior, menus: Artists, Interviews e Blog.

Pictures from North West Walls festival

July 11, 2016 | Charlotte Bourgeon

North West Walls is a street art project on the site of the Rock Werchter music festival in Belgium. The project has been curated by Arne Quinze for three years now, a Belgian artist who began his carreer as a graffiti artist in the mid-1980s. This is a highly unusual and impressive project as Arne Quinze set the artists the challenge of painting on towers of shipping containers.

For the third edition of North West Walls, six massive talents were present: Bezt from Etam Cru (Poland), Alexandre Orion (Brazil), Low Bros (Germany), Nosego (USA), Case Ma’claim (Germany) and Deih (Spain).

The artists’ work can be admired long after the festival period is over, since it is a permanent installation – at least until the next edition!

BOURGEON, Charlotte. Pictures from North West Walls festival. Street Art Bio, 2016. Disponível em: https://oeds.link/2CyWJD. Acesso em: 3 maio 2022.

  1. um
  1. um ór dois.

e. um ênd dois

Ícone. Notebook.

Blog post I

Blog post II

Title

The First CURA Street Art Festival In Belo Horizonte, Brazil 2017

(I)

Purpose

(II)

Talk about a street art project.

Theme

(III)

The third edition of a street art project that happened in Belgium.

Author

Donna

(IV)

Date

August 7, 2017

(V)

Ícone de atividade oral.

4.

Reprodução de página da internet. Ilustração. Na parte superior, à esquerda, círculo com fundo amarelo e a silhueta do topo de uma lata de spray com gotas de tinta sendo liberadas usada como imagem de perfil de conta de rede social. Texto: Mundano, arroba mundano underline S P. Porque a Amazônia grita socorro! Hashtag dia da Amazonia. Ilustração. Vista do alto de mata fechada, em formato retangular, na horizontal. No centro, uma área desmatada faz o formato de um megafone. No contorno externo desta forma, os troncos árvores que sobraram ficam aparentes. Em segundo plano, solo em bege. Na parte inferior, texto: Sete horas, cinco minutos. Cinco de setembro de dois mil e dezoito, São Paulo, Brasil. Ícones: balão de fala, duas flechas em formato quadrado e um coração, mostrando o número quatro.

MUNDANO. Porque a Amazônia grita socorro! 5 setembro 2018. Twitter: @mundano_sp. Disponível em: https://oeds.link/OngjPW. Acesso em: 3 maio 2022.

c.

pripérin dâ prôujéct

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

1.

Ícone de atividade oral.
Ícone de atividade oral.

b.

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item b.

After the planning, reproduce the following chart and complete it with the missing information.

Ícone. Notebook.

For the written production

What is the final product?  Blog posts about popular culture and art.

What is the discursive genre?  Blog post.

What is the objective?  To promote popular culture events in the school neighborhood.

What is the theme?  Popular culture.

At whom is it aimed?  At the school community and the students’ families.

How and where is it going to be published?  It will be published on the school or class blog or on a school bulletin board.

Who is going to participate?  The whole class, organized into groups.

What materials/resources are going to be used?

When is it going to be published?

    1. guétin stárted

hénds ón

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Qual fórma de arte popular – por exemplo, murais de grafite, rípi rópi, samba, imagens de arte brasileira regional – vocês pretendem promover na sua postagem de blogue?
    1. Vocês gostaram das postagens de blogue na questão 3 de guétin stárted? De qual postagem vocês gostaram mais: um ou dois? Que tipo de informação dos textos vocês gostariam de incluir na postagem de vocês?
    1. Como vocês podem dar detalhes sobre o evento (data, localização, horário e ingressos) de uma fórma pessoal e criativa?
    1. Como vocês podem organizar as informações na postagem de vocês? Quais elementos visuais (fotos, ilustrações, memes, guífes, infográficos) podem ser usados?
Ícone de atividade oral.
    1. Como e quando foi criada essa expressão artística?
    1. Onde ela é popular?
    1. Onde e quando será o evento?
    1. Quanto custam os ingressos?
Ícone de atividade oral.
    1. Qual será o título?
    1. Em que tipo de informação vocês irão focar para atrair pessoas para o evento?
    1. Como vocês vão organizar a informação nos parágrafos?
    1. O que vocês vão escrever no parágrafo de abertura?
    1. O que vocês vão escrever no parágrafo de conclusão?
Ícone de atividade oral.
    1. Procurem imagens relacionadas à expressão artística escolhida para a postagem.
    1. Lembrem-se de que a linguagem não verbal precisa ser coerente com a linguagem verbal da postagem.
Ícone de atividade oral.
    1. Escrevam um rascunho. Considerem todos os detalhes mencionados até agora: informação relevante para audiência, organização, linguagem verbal apropriada e elementos visuais atraentes.
    1. Usem letras de diferentes fontes, tamanhos e cores para destacar informações. Vocês também podem usar imagens, ilustrações, memes, guífes, infográficos etcétera

istép béqui

Ícone de atividade oral.
    • título interessante e adequado;
    • informações corretas e relevantes;
    • imagens relacionadas ao tema;
    • texto revisado cuidadosamente.
Ícone de atividade oral.

2.

djóinin aidías

Faça no caderno as questões de resposta escrita.

Ícone de atividade oral.
    1. Depois de criar a postagem, criem um prazo para que você e seus colegas produzam tuítis e mensagens instantâneas para divulgar as postagens.
    1. Apresente seus tuítis e mensagens instantâneas para os outros grupos e para o ou a professor ou professora que podem fazer sugestões para corrigi-los ou melhorá-los.
    1. Compartilhem seus tuítis e mensagens na internet ou convidem estudantes de outras turmas para ler seus textos no mural da escola.